A questão indígena no atual governo
Вставка
- Опубліковано 26 січ 2025
- De acordo com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), existem 462 terras indígenas no Brasil, que representam 12,2% do território nacional. Atualmente, 130 terras estão em processo de demarcação e correm o risco de ter a sua regularização barrada pelo atual governo.
Site: www.liliaschwar...
Facebook: / liliaschwarcz
Instagram: @liliaschwarcz
Realização: www.uzmk.com.br
Trilha:
Navajo Night de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (creativecommon...)
Artista: audionautix.com/
O índio sempre foi visto no Brasil como subcivilizado. Por aqui, ainda existe a ideia de que proteção ao meio ambiente é algo atrasado para o fatídico progresso.
Parabéns pelo vídeo.
Exato, a visão européia do século XVII reina entre os conservadores brasileiros e entre uma parcela desenvolvimentista da esquerda...
É isso mesmo. Uma parte dos brasileiros ainda não consegue aceitar que o índio é um cidadão como eu e você. No fundo ainda é percebido como uma espécie de sub-gente, e portanto não tem direitos nem a sua própria terra.
@@agathademani6821 Viver no meio do mato matando crianças e caçando animais não é subcivilizado ?
@@LiveToFly-Br Viver no meio do mato matando crianças e caçando animais não é subcivilizado ?
Viver no meio do mato matando crianças e caçando animais não é subcivilizado ?
Você realmente me inspirar a não desisti do país em meio a todo esse caos q estamos vivendo, obrigada por sua explicação tão linda e sensível de um povo tão sofrido e marginalizado 😭❤️
Olá professora! Sou ingressante no curso de História na USP, sempre tive interesse pelas causas sociais e a senhora segue sendo meu grande exemplo! Obrigado pelas elucidações!
Acho que vc n imagina o quanto seus vídeos são preciosos e importantes para todos nós!! Obrigado
Não seha inocente
Infelizmente a causa indígena no Brasil é vista com desprezo e negação :(
Debate extremamente necessário. Sou descendente de Potiguaras, e sinto que esse debate fica sempre no âmbito indígena e do Estado, não abrangendo a sociedade como um todo. Talvez seja culpa de um modelo de ensino que não se interessa pelos seus, também é reflexo de políticas que não nos concederam a liberdade e autonomia em forma de leis mais claras e consistentes. Enfim, as coisas para nosso lado só pioram, mas fico muito feliz por você ter coragem de colocar o assunto à baila, precisamos muito de apoio como o da senhora. Muito obrigado!
De fato esse debate sempre fica com o Estado(Funai) que impede que outros órgãos ou até mesmo pessoas física, interfiram nas "negociações", e a culpa não é do modelo de ensino, é mais complexo, na realidade tanto o poder público quanto a sociedade tem preguiça de debater com/sobre os indigenas. E também existe a idéia determinista, principalmente da esquerda de que índio tem que viver na floresta recluso da "civilização", sem saneamento, energia, tecnologia, saúde, educação e socialização. E pro outro lado temos uma direita gananciosa que visa a exploração de terras e recursos naturais, e que vêem os indígenas como obstáculo para o "progresso". E com isso ninguém quer saber dos interesses dos indígenas, que sobre tudo o maior desejo deles são de se sentirem brasileiros, e não uma peça de museu viva.
Gratidão pelo trabalho aqui no canal, precisamos de informação de qualidade nessas mídias
Que saudades dos seus vídeos, minha doce Lili
Lili querida, tenho muito apreço por você e suas análises. Fui à biblioteca semana passada, e fiquei muito feliz em ter encontrado seu livro "O Espetáculo das Raças", obrigado por essa obra tão brilhante a despeito do reportório do Brasil. Brasil: Uma Biografia - também de sua inteira lavra, com colaboração da Heloisa Starling -, é o meu atual livro de cabeceira!
Lilian, admiro muito o teu trabalho, não sou académica mas me interesso demais por todos esses assunto que também pertencem aos cidadãos comuns... Mas estou adorando seu canal estou te seguindo e acompanhando sempre, eu te conheci aqui no UA-cam o conteúdo que vc aborda e traz para nós são essenciais urgentes e muito esclarecedores, obrigada! Sigo te acompanhando.
que vídeo bom!!! obrigada pela informação de qualidade, lili.
Obrigada pelos vídeos tão cheios de conhecimento e conteúdo. Espero que esse trabalho cresça e cada vez mais a Internet seja povoada por informações confiáveis!
Adorei o vídeo, ele é muito educativo
adorei o canal, esclarecedor e necessário no momento que vivemos, parabéns!
A luta é desafiadora e temos que falar cada vez mais sobre estas culturas e sobre os territórios indigenas brasileiros!!!
Pelo amor de Deus, já estava com saudades dos vídeos !!!
é importante que a gente estude sobre todas as causas e problemas desse país e mundo, pra gente saber -> lidar, opinar, votar, protestar, enfim... transformar nossa realidade
dê sua atenção
Compartilhei com todo mundo que eu conheço!
Tô chocada
Boa noite, Professora, sempre uma ótima aula! OBRIGADO!
Eu acredito que esse debate é muito necessário dentro das escolas, no trabalho, dentro de casa, no ciclo com os amigos, por que pessoas como você, Lília, a professora Heloísa Starling, a professora Maria Regina de Almeida, a professora Manuela Carneiro. Também não apenas os estudiosos, mas o próprios indigenas que agora são parlamentares, também devem ser ouvidos. Vídeos como este e tantas outras questões devem ser sempre levadas ao diálogo, pois em uma era com tanta informação, é necessário debater o conhecimento da realidade e dos fatos.
Seus vídeos são incríveis! Que honra poder vê-los! Você é maravilhosa! ❤️
Que vídeo 👏👏👏
que video informativo, adorei
Oi Lilia, o seu canal está muito bom. Gostaria que você fizesse um vídeo falando sobre a imprensa no Brasil, inclusive comentando a atual situação dela nesse governo que se inicia.
Viva Mato Grosso do Sul..... Demarcação já! Muito obrigado... só fortalece. Genial...
Excelente vídeo! Muito esclarecedor!
Mulher, tu é sensacional!
Lili, excelente vídeo !!!!!
Parabéns pelo canal. FIAT LUX!!!
Lili, para expandir o assunto proponho convidar a ativista indígena KATÚ. Ela tem página no Facebook para o contato!
Parabéns. Por favor não desista desse canal após ele cair na mira dos fanáticos totalitaristas do youtube que se capitalizam com o deboche.
Oi Lili eh muito importante este ponto de vista antropologico no UA-cam vc poderia fazer uma serie sobre as comunidades indigenas o Brasil nao conhece o Brasil abs!
Vídeo novoooo 😍😍😍😍
Sou de Roraima, extremo norte do Brasil. Sou historiadora e faço pesquisa nas comunidades indígenas, o absurdo da herança histórica ainda muito presente por aqui é a subserviência imposta e na maioria das vezes aceita pelos indígenas.
Vídeo perfeito como sempre
Há um Relatório da ONU, de 2016, no qual a sua relatora especial, Victoria Tauli-Corpuz, em visita ao Brasil, afirmou que a estagnação dos processos de demarcação se deve a um conjunto de fatores que incluem, dentre outros: "a falta de vontade política para concluir os procedimentos de demarcação nos níveis ministerial e presidencial" (ONU, 2016, p. 7-8). O problema da demarcação das terras indígenas, bem como todas as questões relacionadas aos povos indígenas vem, como se pode ver, do governo anterior. Penso que esta questão é muita seria e merece mais cuidado e respeito.
Nao sejamos inocentes. Do jeito q fizeram, a demarcação fará outros países dentro do próprio Brasil. A idéia é dividir o país aos poucos para conquistar as mentes do povo burro brasileiro.
A frase "torna los extrangeiros a propia terra" é marcante.
Em que momento os índios assinaram escrituras passando as terras para os brancos? Não se trata de demarcação, mas de devolução, e pior, sem indenização.
Um dos defeitos dos brasileiros e por a culpa nos outros pelos seus fracassos
Só tô assistindo pq minha professora pediu 🤭
4:39
Só agora nesse governo. O quê foi feito antes pela esquerda?
Boa tarde mais uma vez, professora. Pergunto-lhe, professora, há quase quarenta anos efetivou-se o processo de redemocratização. Você acha que a FUNAI realmente cumpriu com as suas atribuições?? Você acha que antes do governo Bolsonaro, ou antes da questão indígena passar do Ministério da Justiça para o Ministério dos Direitos Humanos, alguém, em algum tempo da história da redemocratização beneficiou os indígenas?? Qualquer outro governo incluindo o atual, fez alguma coisa para dar uma assistência mais Justa e Humana a este pequeno grupo de apenas quatrocentos e tralalá... sobreviventes do genocídio indígena?? Professora, atualmente muitos estão debatendo sobre a filosofia de Foucault sobre disciplina, poder, verdade, necropolítica... Quanto a disciplina, penso que todos nós até certo ponto, somos submissos e adaptados para vivermos inseridos na sociedade. Viemos do período Pleistoceno até o atual, porque fomos nos adaptando às disciplinas dos Sistemas, verdade seja dita, não podemos mais manter os mesmos costumes tribais - como já mencionei acima, dos quais todos nós também viemos - de isolamento dos índios; urge que os mesmos sejam também inseridos e até certo ponto disciplinados para que possam interagir dentro da Era Neolítica. O Poder Judiciário em qualquer dos governos, sempre foi cego, surdo e mudo quanto as questões indígenas; os Direitos Humanos, cuja Carta foi promulgada há séculos pelos ingleses, pouco têm feito no que tange a estes, e aos demais banidos da sociedade de consumo.... esta é a verdade; quanto ao Poder, quando se faz presente, nem sempre é uma presença benéfica... Você mesma professora, concorda comigo que houve e ainda há genocídio... Quem está, esteve e estará sempre por trás desta necropolítica???? Obrigada pela atenção.
De fato, os povos indígenas sempre estiveram entre os mais atacados e menos defendidos no Brasil e no mundo. #EquipeLili
@@LiliSchwarcz Verdade. Obrigada.
Dra. Com todo respeito qual o problema de ir para o ministério dos direitos humanos ?
Pelo que me conste muitos órgãos públicos já tratam a questão dentro dos direitos humanos.
Adorei os dados ! Adoro o canal, mas, realmente não entendi essa relação.
Até uma justificativa mais plausível. É melhor que fique nos direitos humanos até pela proteção dos ativistas. Enfim...
Totalmente apartidário, mas não vi correlação.
Oi,Lília!
É possível comparar a escravização do povo africano no Brasil com a dos hebreus no Egito? Ou essa última não há dados históricos, só registros bíblicos q não são considerados científicos? Ou são? Bjsss
Que vídeo subjetivo
Se tivesse funcionado a Funai não teria alterações, há anos tem muitos índios pedindo esmolas Brasil.afora
kkkkkkkkk os indios devem ser conservados no museu
Parabéns Profa. Ficou excelente e bem resumido na perspectiva do Genocídio e o esbulho e a grilagem de terras. O proposital racismo institucional pretende a não-demarcação que lhes é de Direito originario e constitucional.
Tanto racista BOLSONARO QUE NA PRIMEIRA VEZ NA HISTORIA DO BRASIL, SEUS MINISTROS SAO DESCENDENTES DIRETOS DE INDIOS, NÈ????? IGNORANTE. PRA NAO DIZER da Responsabel da area medica. SAIBA QUE INDIO È GENTE. GISTA DE OCULIS RAY BAN, CARRÀO, JEANS DE MARCA....PRA VOCES, ATRASADOES DO BRASIL, INDIO TEM QUE FICAR LA NA ROCA, ACULTURADO, PELADAO, RELEGADO A DESCARTO HUMANO. HIPOCRITS MIL VEZES HIPOCRITAS!
Comece devolvendo o espaço q você mora para o nativo!!@
Governo lutando contra o país a favor dos americanos
O PT teve muuuuuito tempo pra resolver tudo isso e não resolveu. Lamentável.
Esse raciocínio é totalmente errôneo, de uma historiadora antropóloga que se perde no passado e não encara a realidade, na idéia determinista de que os indígenas querem viver longe da "civilização" e que isso destruiria a cultura indígena. Ninguém para pra ouvir os indígenas, tem um comentário aqui dizendo que os indígenas sempre foram vistos como subcivilizado, e isso é verdade, e é principalmente visto desta forma quem dizem "proteger" os indígenas da civilização. Se ter acesso a saneamento e água encanada, a eletricidade, a educação igual a todos os brasileiros, não as doutrinações da Funai, acesso a tecnologias, até mesmo as tecnologias agrárias, como sistemas de cultivo modernos e eficientes, significarem a "perda da identidade" indígena, que assim seja, afinal eles são primeiramente brasileiros depois que se discute sua etnia. Enfim quem já visitou terras indígenas sabem muito bem das condições de miséria humana que eles vivem, e que a esquerda principalmente, acha isso lindo, mas o que mais os indígenas querem mais do que tudo é serem visto como brasileiro, e não apenas de origem e cultura indígena.
é sim... quem sabe pra caralho do que fala é voce.
Faço minha tuas palavras e acrescento...
se é pra devolver..... demarcar não precisa..
dovolvam todo o territorio brasileiro pros indios.
séde do congresso...sede do stf...av paulista..av nossa senhora de copacabana..
emfim....tudo.
e deixe eles trabalharem e nos sustentarem ou...nos expulsarem sabe se la pra onde.
SEI, SEI. E O CULPADO É O BOLSONARO E MARAVILHOSO, MESMO É O PT.
O DE SEMPRE!
VIRA O DISCO LILI !!!!
Bullshit.
Eu lembro da nobre historiadora fazendo videozinho contra os amiguinhos do PT na epoca de Belo Monte. Eu juro que eu lembro.
Vídeo maravilhoso.
Obrigada