Turnê Fireworks, Curitiba estúdio 1250, 15/10/1999. Fui um dos poucos que conseguiu acessar o camarim (Baron tinha baixado o decreto!)... Clima pesado! Na época garoto, não entendi o porquê desse lance... Até comentei com os amigos... Confessori e Kiko totalmente fechados... Em 2.000 houve o anúncio da separação. Coisas da vida!
Conheço detalhadamente muito da história do Angra. Nunca parei para ouvir Angra. Só conheço algumas principais músicas sem detalhe nenhum. Gosto de ficar ouvindo as histórias nos cortes 😂
André tinha um “quê” daquela megalomania inerente aos gênios! Se tivessem uma gestão de carreira adequada, com as relações interpessoais tranquilas, teriam se tornado uma das maiores bandas do mundo, com toda certeza!!
Não sei se uma das maiores do mundo, mas que pelo menos no Br eles seriam valorizados do jeito que deveriam ser, isso é ctz. Pow, Andre morreu praticamente desconhecido e sozinho, paia d++++ com o cara
@@torumundo , aí sim eu concordo. Mas esse pessoal é muito vaidoso. Não era uma banda formada por amigos e já que era uma empresa a vaidade acabou turvando a visão de negócio. Também não é fácil, todo mundo dando palpite de todo lado. De certa forma com o Sepultura aconteceu algo parecido embora tenham sido bem maiores mundialmente.
@cidosantosz tu quer é uma manjuba nesse teu rabo, projeto fajuto de regis tadeu. o maluco morreu porra! baixa um pouco esse teu ego de merda, mostre um pouco de compaixão e vira gente.
Lembro do Olivier durante a turnê do Fireworks. Gente boa ele, conversamos um pouco em Bocholt na Alemanha durante o jantar depois do show e em Evry na França. Bons tempos. :-)
Andre Matos, a meu ver, era um autista savant, conhecido como autista gênio. A dificuldade de convivência vem daí. São pessoas que ficam em mundos próprios. Pena que os companheiros não tenham percebido que entre eles existia esse diamante. Sim, Andre era um gênio, sem sombra de dúvida. Sim, o Angra poderia ter sido uma das maiores bandas de metal DO MUNDO.
Assista ao filme do André feito pelo Anderson Bellini. Creio que terá mais evidências para a tua suspeição. Foi exatamente o que pensei vendo o filme. O depoimento da mãe proporciona essa mesma compreensão.
@Phabarata1 Amigo, eu tô tentando comprar o episódio um e não tô conseguindo. Só depois quero adquirir o dois e o três, quando estiver pronto. Como faço? Me dá uma dica. Andre era um ídolo para mim. Não vejo a hora de assistir o documentário. Era um ser humano ímpar.
8:53 Eu fui neste show mencionado que teve o Whitesnake e Queensryche e eu fui principalmente por causa do Megadeth (engraçado pra mim o Kiko não mencionar o Mega). E teve o Charlie Brown como banda de abertura.
Ninguém tá certo Rafael e Kiko também eram difíceis tinha muita inveja e ego brigaram com edu André Luis Ricardo Aquiles não e atoa que a banda está no 3 vocalista @@prsilva391
@@prsilva391 Andre Matos não era nem de longe um "mala" meu caro. Você está equivocado, ou melhor, tu não conhecia nada dele. Para além de um puta musicista e compositor, era um gentleman, altamente justo e correto no que fazia. O "mimado" fica por conta da tua fértil e maldosa imaginação.
@@makerleyludgero2380 Por quê o Silas? Ele tem muita experiência e conhecimento. Por mais que não se concorde com os pontos de vistas dos caras, acredite: o debate sempre fica interessante com gente pensando diferente.
Não sou mais tão ouvinte do estilo espadinha... Mas gosto dos garotos, músicos do estilo....acredito também, como foi dito, André era meio gênio... Conflitos acontecem nesses casos... Mas sou fã de vcs todos e defensor do metal brasileiro 🙏🏻
Eu entendo os dois, se imaginem na situação: Na hora que sua banda ta fazendo sucesso, só crescendo sem parar.... e aí seu vocal quer sair justo nessa hora Complicado
Existem pessoas que querem crescer como artista solo mas as vezes não conseguem sozinhos, então quando conseguem com uma guig depois quer se desvincular já grande, enfim são coisa que podem acontecer 🤣 Obs: Por isso os contratos são importantes porém quando se é pequeno tanto enquanto grupo como enquanto solo não existe contrato 😂😂
Comunicação é foda! Faltou transparência e clareza! Faltou uma liderança, pois aparentemente um líder comunicativo pra resolver isso! Bom ver o amadurecimento dos caras!
Onde está o tão citado Toninho? Falam tanto dele, mas ele nunca aparece para falar do seu ponto de vista do que aconteceu na época. P. S. Se já houver tal entrevista, por favor, disponibilizar o link. Grato.
Esse Toninho é Toninho Pirani que roubava deles. Era o empresário da banda na época e tentava agradar todos e fico a merda de ceder pra todos e cagar pra tudo. Só procurar esse nome
Não cantando em inglês com aquele sotaque do André. Aquilo ali só dá certo em países que não entendem inglês direito. É tipo aquelas bandas italianas de dance pop com um inglês todo errado que só faziam sucesso em lugares onde não entendiam inglês direito.
@@andre6563 "pelo em ovo"... Aquilo ali é o principal, imagina alguém cantando no Iron Maiden daquele jeito... Só vão ficar de historinha de que o Maiden estaria interessado.
Estas conversas com detalhes são ótimas. O Kiko tem uma visão mais técnica e detalhada das conversas. Acredito que mais amigável nas conversas que envolvem negócios. O Rafael podia sim chamar estas pessoas chave para mostrar como aconteceu o Angra.
Como toco guitarra sei muito bem quem são esses monstros chamados Rafael e o Kiko mas nunca escutei nada do Angra até porque não sou metaleiro. Mas essas histórias são maravilhosas de ouvir.
Antes de passar por uma banda, faz bem ter um trampo de 8h com carteira assinada, marmita e 3 horas de busão pra aprender a domar o ego. Vc não some por um mês e ainda preserva o emprego. Com uma banda não deveria ser diferente.
Eu entendo os sentimentos envolvidos quando se faz um álbum. As lembranças e o apreço dos músicos por suas obras vão tá influenciadas pelo clima do momento. Mas, acho que os caras do Angra poderiam reavaliar os seus terceiros discos das duas primeiras formações, ou seja, o Fireworks e o Aurora Consurgens. Para ambos, os caras do Angra sempre tem alguma ressalva, não acham que deram o melhor, sempre transparecendo relutância ou mesmo negatividade. Natural, os dois discos foram gravados em épocas delicadas da trajetória da banda. Mas, acho eu, os dois discos são absurdamente bons, cheios de identidade própria, com composições fortes e bem trabalhadas. O Fireworks é mais cru, direto, mas também marcado pela beleza das composições e pela versarilidade carácterítica daqueles caras. É um disco cru, sim, mas absurdamente bem composto e bem cuidado. O Aurora é um disco genial. O disco mais pesado do Angra, no sentido de timbre, de peso de guitarra, de heavy metal. Pesado, forte, cheio de camadas harmônicas, melódicas e também líricas. O tema das perturbações mentais não poderia ter caído melhor pra um momento tão conturbado da banda. Eles fizeram o que grande artistas fazem, expressaram, como um canal que dá vazão às águas de uma enchente, exatamente o que estavam sentindo e transformaram em arte, tornando público o estado de espírito de um momento. Dessa maneira, o Aurora é belíssimo, pesado, cheio de nuances, complicado, obscuro, truncado, melancólico, perturbado. Os gênios, quando experessam sentimentos ruins, tendem a contruir as maiores belezas. E, pra fechar, o Aurora tem uma das melhores composições do Angra, Ego Painted Gray. Uma música completa, com introdução marcante (dando protagonismo ao baixo, não tão comum no metal), refrão marcante, riff absurdamente forte e pesado; a ponte me dá arrepios de tão boa, pavimentando perfeitamente o caminho pro refrão; o solo é muito bom; e a letra, pra terminar, representando, na minha opinião, com muita sensibilidade o que é a experiência da depressão. Rafael mostrou delicadeza e força ao refletir sobre esse tema delicado e difícil, e saiu essa belíssima manifestação lírica e poética desse estado de ânimo que abala tantas pessoas hoje em dia. Parece que essa música se comunica e faz eco com as composições do Cycles of Pain. Enfim, deem uma nova chance para Fireworks e Aurora Consurgens. São tesouros antigos e subestimados que podem encantar muito quem lhes der atenção livre de lembranças ruins e preconceitos.
Fireworks é o meu favorito do Angra... pra mim nada que o Angra fizer vai bater esse álbum (que teve orquestra, inclusive! e ninguém fala disso ou valoriza)
Já que estão falando do Fireworks, eu pergunto: quando vão relançar este álbum??? Tá esgotado há tanto tempo e pagar R$150 em um disco usado é ridículo!!!!
Em 99 o salário era mais ou menos uns 100 reais , interessante! Deve ter sido massa , nessa época não conhecia angra e fui conhecer através de um professor em 2005 .
mas se forem relançar provavelmente o preço vai ficar por aí. Se for só pra ouvir tem na internet, mas pra ter o disco físico hj vai ser esse preço msm.
Não vi o DOC. To me baseando na fala do Rafa. Mas a versão do Kiko é bem mais complexa e com mais nuances o que comumente é mais próximo da realidade do que uma versão onde simplesmente o Toninho não quis e os outros boicotaram.
Bem lembrado! A gravadora ficou grande demais com diversas parcerias e o Rod Smallwood pouco mandava, recentemente o Mustaine disse que não foi legar ter ido para a Sanctuary
O lado do André tá contado no documentário "O Maestro do Rock"... e muito da história casa com o que o Kiko e o Rafa estão falando... Enfim, é uma história que tem "pelo menos" 3 lados - o do pessoal do Angra, o do André e "a verdade".
Vcs santificaram o Andre após a morte dele, tratam como se fosse perfeito imune a erros, mas ele tbm nunca fez questão de se reaproximar do Rafa e Kiko.
@@JoaoPedro-ko4qi Isso que não pode kkkk O cara era um músico e cantor excelente, mas, não conhecemos a persona do cara pra dizer se era ou não um alecrim dourado isento de erros
Uma pena. O andré era realmente extraordinário, mas sinto que ele se auto boicotou várias vezes. Muitas vezes eles pulou fora de projetos quando parecia que tava para estourar pra algo muito maior.
Ia ser uma bosta de história diluída com apenas metade da verdade pq iriam precisar da permissão do Rafael e do Kiko e nenhum dos dois iriam querer sair mal na história. Caso Rafael Bittencourt leia esse comentário também não quero falar mal, tenho admiração total por ele que “carrega o piano” até hoje.
Gostaria que Rafael e Kiko comentassem, a respeito do show do Angra no monsters of rock. No solo da Carry on , o Kiko solando e o Rafael chega e dá um baita empurrão no Kiko, qual o motivo??? Só falam de brigas com o Andre, e a briga de vocês. o que rolou????
Não sei qual o problema do metal espadinha. Gênero consolidado com várias bandas icônicas. 😅 Mas claro que o Angra fez seu estilo ao longo do tempo e ainda se recicla até hoje.
Esse festival com Whitesnake e Queensryche teve ainda o Megadeth , que simplesmente roubou a noite. Interessante o Kiko ter esquecido logo do Megadeth....
Esse assunto da saída do André é inesgotável a ponto de cada um poder criar sua própria versão e não estar totalmente errado. Então, como um fã de Angra há mais de vinte anos, vou dar meu pitaco aqui sobre o que eu acho que aconteceu. O André já tinha um "nome" na cena quando entrou no Angra, a ponto de se sentir um pouco acima dos demais membros da banda em vários aspectos, não apenas criativos. Nas entrevistas do Rafael até hoje fica no ar um certo ressentimento pelo fato do André nunca tê-lo respeitado devidamente como compositor. No primeiro conflito real entre as duas mentes mais iluminadas da banda (André e Rafael), houve uma ruptura que nunca foi superada, principalmente pelo André, que, talvez tenha se sentido ameaçado pelo Rafael. O sucesso do Angels Cry deve ter feito com que os ânimos se acalmassem um pouco, a ponto deles se aturarem para comporem mais um disco e fazerem mais uma turnê. À medida que não apenas o André, mas os demais membros do Angra, se desenvolvem como músicos e compositores, aumentando sua relevância para as contribuições na banda, o André começa a problematizar e tensionar para sair da banda. Faz-se um esforço para que ele permaneça (Fireworks), mas após a turnê ele não apenas sai da banda, mas cria um racha na banda e faz a cabeça de membros "aliados" (Luis e Ricardo) para o acompanharem na decisão de sair do Angra. Acredito que ele deve ter se sentido satisfeito ao sair do Angra fazendo todo aquele estardalhaço, imaginando que o Rafael e o Kiko jamais seriam capazes de manter a banda no nível de outrora, sendo que ele tinha seus projetos andando e podia sair por cima dessa situação. Felizmente, ele estava errado e o Angra contratou baixista e baterista muito superiores tecnicamente, e um vocalista que, na época, era excelente. Mais do que isso, gravaram dois discos fenomenais (Rebirth e ToS), motivo de desgosto para as viúvas do André, que detonavam o Angra "Nova Era" dia e noite nos fóruns da Internet - até o dia em que o Shaman acabou kkk... Convenhamos, sempre foi nítido o desprezo que o André Matos tinha pelo Angra após sua saída. Ele detestava o Rafael e as andrezetes tinham como hobby favorito "antagonizar" com o Angra, mirando especialmente no Edu (que deu motivos para ser ridicularizado). Eu gosto da obra do André, principalmente do Holy Land e do Ritual - a carreira solo flopou pq era ruim mesmo. Contudo, ele não é esse mito que tentam pintar até hoje. Era um ser humano com suas contradições. Seu legado deve ser apreciado e respeitado, mas não venerado.
mais uma vez a gente descobre que o Rafa foi um cara que deu a sorte de encontrar os parceiros certos ....... 3 x .....rsrsr
5 місяців тому+28
Talvez a Sanctuary fizesse com o Angra o que o próprio Toninho supostamente fez com o Wizards e o Paulo Baron supostamente fez com o Almah. Às vezes um empresário grande assina com um artista menor, mas foca a atenção apenas nos grandes nomes que já tinha, daí se o menor decolar ele morde uma fatia, mas acaba não atuando significativamente para ajudar, só espera. Isso acaba atrapalhando a carreira do artista.
É o que dizem sobre o Rick Bonnadio, que ele assinava contrato com bandas menores que estavam começando a fazer sucesso. Mas ele deixava essas bandas na geladeira e só focava naquelas que tinham mais nome, então essas bandas pequenas acabavam morrendo.
@@samuelsilvestrefaria5677 falam é q as menores tem q se banca em muita coisa e as vzs entrar gastando bem, mas qd ele q bota a grana o contrato é q ele leva a maioria se fizer sucesso. Naquele Rouge elas ganhavam merreca e trampavam sem parar.
@@ramoncardoso8180 pois é. Com alguns produtores e empresários os músicos se esforçam demais recebem pouco retorno. Por isso o ideal é que os novos músicos aprendam a se produzir e se divulgar sozinhos através das redes sociais.
cara, acho muito ruim falar de alguém que não esta presente. isso é falta de educação e sensibilidade. vcs (kiko e rafael) nao precisam disso. parece que precisa falar no Andre Matos pra ganharem clicks e visibilidade... SO SE FALA DE QUEM ESTA VIVO. SUCESSOS!
Amo o André, um dos meus maiores ídolos do Metal Mas vendo os 2 eps do documentário e depoimentos do Rafael e outros, que merda deveria ser trabalhar com o André. Por depoimentos, parece que ele ficava puto com pessoas por muito pouco e era difícil se reaproximar dele Mas no fim, fds, Só os caras sabem oq passaram
Era uma diva que achava que ele deveria ser o centro dos projetos dos quais fez parte....agiu assim em todas as bandas que passou e nunca fundou nenhuma delas...mas com um tempo se enjoava do som e jogava tudo pro alto....carreira solo ele descobriu que sozinho não funcionava tão bem....
O negocio do Angra era o seguinte: Todos compunham, todos tinham ideias, mas o André não conectava com as ideias dos caras, era bem diferente culturalmente.
Bom, ele não está aqui para se defender e quem garante que também não deve ser fácil trabalhar com esses dois? Ou será que o único membro que saiu da banda foi o André? Aliás, das duas formações consideradas "clássicas" sobraram apenas o Rafael e o Kiko, e agora só somente o Rafael como membro fundados. Como você mesmo disse, só eles sabem o que aconteceu nos bastidores, mas quem tem o "microfone de podcast" na frente, fala o que quer e essa acaba sendo a única verdade absoluta. O Kiko estava em uma das maiores bandas de Trash do mundo e também resolveu sair e os motivos devem ser respeitados. Só por isso ele também é também pode ser considerado "diva"?
@@MarceloGalvao-es1lz toda sorte a eles. Tomara que seja a banda de metal brasileira de maior destaque lá fora, mas deixei de ouvir desde o Rebirth. Não critico e nem desejo mal.
pior erro q o angra cometeu na minha opinião. o tal do metal "espadinha", ou power metal ou seja la é o que for, era o q dava aquela fantasia pra banda. aquela alma! eles terem corrido disso fez com q pelo menos pra mim, a banda perdesse muito peso emocional nas músicas. ate hoje escuto as primeiras musicas deles. o resto eu escutei na época e só. não tenho interesse nenhum nelas. Rhapsody of Fire q é uma das bandas mais conhecidas desse estilo eu simplesmente boto pra tocar e largo, praticamente tudo é puro ouro!
Gente, uma coisa que ninguém comenta: o André não era autista não? O comportamento dele é muito dentro do espectro, inclusive essa coisa de andar na ponta do pé quando criança, o "avoamento" no dia a dia, a vontade de fazer as coisas sozinho... Há autistas perfeitamente funcionais, com altas habilidades (uma coisa é próxima da outra, normalmente vindo junto), que têm justamente na dificuldade social o mais desafio. Enfim, não estou afirmando, óbvio, mas levantando uma suspeita. Será que não era o caso?
Macho kkk vocalista é assim mesmo.. já vi várias bandas ensaiando horas só instrumental kkk.. leiam: Eu sou Ozzy😂 .. “Pessoal vou alí comprar cigarro ou vou ali na minha namorada venho já (a mulher morando 40 km de distancia) 😂😂 figuras!! Talvez por isso, hoje, boa parte das bandas o guitarrista canta.
Gratidão Andre Matos !!!! Em nome do metal brasileiro e internacional.
Gratidão eterna!
Turnê Fireworks, Curitiba estúdio 1250, 15/10/1999. Fui um dos poucos que conseguiu acessar o camarim (Baron tinha baixado o decreto!)... Clima pesado! Na época garoto, não entendi o porquê desse lance... Até comentei com os amigos... Confessori e Kiko totalmente fechados... Em 2.000 houve o anúncio da separação. Coisas da vida!
@aroldocaron9263 Studio 1250 av Paraná, e a gente se encontra lá 😄
Assistindo esse corte deu para entender algumas coisas!!!!
Conheço detalhadamente muito da história do Angra. Nunca parei para ouvir Angra. Só conheço algumas principais músicas sem detalhe nenhum. Gosto de ficar ouvindo as histórias nos cortes 😂
Só as fofocas do Angra. Eu também, conheço só as mais populares. Mas as fofocas do André acompanho todas
Eu também!! 😂😂.... Achei que só eu fazia isso.
Achei que só eu acompanhava só as histórias do André sem ouvir o som da banda que não me agrada muito
@@Bibi_vlogs0 Clube de quem só gosta das fofocas e histórias. Na verdade mesmo eu gosto é de rock farofa, não espadinha.
o Rafael fala mto bem... é muito maneiro ver ele contando as tretas
O primeiro show de metal que fui na vida e meu primeiro porre, foi um Angra com o Edu no vocal, no ginásio municipal de Botucatu. Nunca vou esquecer.
Essa strato aria pro II azul é linda demais hipinotizante essa guitarra na parede
André tinha um “quê” daquela megalomania inerente aos gênios! Se tivessem uma gestão de carreira adequada, com as relações interpessoais tranquilas, teriam se tornado uma das maiores bandas do mundo, com toda certeza!!
Com o Falaschi é bem melhor.
Não teriam.
Não sei se uma das maiores do mundo, mas que pelo menos no Br eles seriam valorizados do jeito que deveriam ser, isso é ctz. Pow, Andre morreu praticamente desconhecido e sozinho, paia d++++ com o cara
@@torumundo , aí sim eu concordo. Mas esse pessoal é muito vaidoso. Não era uma banda formada por amigos e já que era uma empresa a vaidade acabou turvando a visão de negócio. Também não é fácil, todo mundo dando palpite de todo lado. De certa forma com o Sepultura aconteceu algo parecido embora tenham sido bem maiores mundialmente.
essa é a versão deles.
dois caras f*das. obrigado por tantas músicas boas.
Andre faz falta😢
Para todo mundo do metal nacional @cidosantosz
@cidosantosz faz sim!!
@cidosantosz tu quer é uma manjuba nesse teu rabo, projeto fajuto de regis tadeu. o maluco morreu porra! baixa um pouco esse teu ego de merda, mostre um pouco de compaixão e vira gente.
Drop the mic @cidosantosz
Pergunta de quem não entende nada de metal, tá no lugar errado fera, André melhor vocalista da história do Brasil @cidosantosz
Lembro do Olivier durante a turnê do Fireworks. Gente boa ele, conversamos um pouco em Bocholt na Alemanha durante o jantar depois do show e em Evry na França. Bons tempos. :-)
Quem é você, na fila do jantar? 😂
@@limafilipe33não entendo o que você quer dizer ou pelo menos não quero crê que alguma malícia desnecessária esteja sendo feita…
Bom rolar um papo com vcs e o Aquiles e Edu
era óbvio que a gravadora queria era tirar vcs do caminho...
Andre Matos, a meu ver, era um autista savant, conhecido como autista gênio. A dificuldade de convivência vem daí. São pessoas que ficam em mundos próprios. Pena que os companheiros não tenham percebido que entre eles existia esse diamante. Sim, Andre era um gênio, sem sombra de dúvida. Sim, o Angra poderia ter sido uma das maiores bandas de metal DO MUNDO.
Assista ao filme do André feito pelo Anderson Bellini. Creio que terá mais evidências para a tua suspeição. Foi exatamente o que pensei vendo o filme. O depoimento da mãe proporciona essa mesma compreensão.
@Phabarata1 Amigo, eu tô tentando comprar o episódio um e não tô conseguindo. Só depois quero adquirir o dois e o três, quando estiver pronto. Como faço? Me dá uma dica. Andre era um ídolo para mim. Não vejo a hora de assistir o documentário. Era um ser humano ímpar.
Bad vibes à parte, eu amo "Fireworks"!!
Cara eu tbm. Fireworks marcou minha vida
Eu amo também, ele tem um estilo muito único
Metal icarus é uma das minhas favoritas da banda
8:53 Eu fui neste show mencionado que teve o Whitesnake e Queensryche e eu fui principalmente por causa do Megadeth (engraçado pra mim o Kiko não mencionar o Mega). E teve o Charlie Brown como banda de abertura.
eu estava neste show também Marcio... foi em 97, aniversário da 89fm... tempo bom
Exato. Roubou a noite. Aqui no Rio abriu Vinie e os Pitbulls, que mais tarde se tornou uma banda meio funk (Vini).
Moral da Historia não é porque não está entre nós mais fica claro que André era uma cara Dificil
Um mala e mimado.
Mala mimado nada Kiko e Rafael são farinhas do mesmo saco Luis Ricardo Aquiles edu André todos ex membros tiveram problemas com eles@@prsilva391
Ninguém tá certo Rafael e Kiko também eram difíceis tinha muita inveja e ego brigaram com edu André Luis Ricardo Aquiles não e atoa que a banda está no 3 vocalista @@prsilva391
@@prsilva391 Andre Matos não era nem de longe um "mala" meu caro. Você está equivocado, ou melhor, tu não conhecia nada dele. Para além de um puta musicista e compositor, era um gentleman, altamente justo e correto no que fazia. O "mimado" fica por conta da tua fértil e maldosa imaginação.
Resenha boa demais desses dois.
Era muita estrela por metro quadrado, quando os caras não pensam mais em grupo vira essa guerra
Petição para não ter Regis Tadeu nos podcast
Pare, é legal ver a choradeira do fã débil mental que ele critica kkkkkkkk
E o tal do Silas
Eu topo irmão!! Régis Tadeu e um saco!!
Eu apoio
@@makerleyludgero2380 Por quê o Silas? Ele tem muita experiência e conhecimento. Por mais que não se concorde com os pontos de vistas dos caras, acredite: o debate sempre fica interessante com gente pensando diferente.
Hey Rafa, fui ver vcs em Colmar na França 01.11.2024
Foda demais, vlw pela palheta
Obs: Vc vai lembrar do maluco que parecia o Ovelha hahha
Não sou mais tão ouvinte do estilo espadinha... Mas gosto dos garotos, músicos do estilo....acredito também, como foi dito, André era meio gênio... Conflitos acontecem nesses casos... Mas sou fã de vcs todos e defensor do metal brasileiro 🙏🏻
Eu entendo os dois, se imaginem na situação:
Na hora que sua banda ta fazendo sucesso, só crescendo sem parar.... e aí seu vocal quer sair justo nessa hora
Complicado
Foi o mesmo com o Viper em 1990.
O André, apesar do talento, era um puta mala mimado.
Existem pessoas que querem crescer como artista solo mas as vezes não conseguem sozinhos, então quando conseguem com uma guig depois quer se desvincular já grande, enfim são coisa que podem acontecer 🤣
Obs: Por isso os contratos são importantes porém quando se é pequeno tanto enquanto grupo como enquanto solo não existe contrato 😂😂
Eu esteve nesse show parque antártica 12 anos Rádio 89
Comunicação é foda! Faltou transparência e clareza!
Faltou uma liderança, pois aparentemente um líder comunicativo pra resolver isso!
Bom ver o amadurecimento dos caras!
Amadureceram depois que o cara morreu...
Vamos ver essa reunião com o Kiko e o Edu, quiçá o Aquiles! 😍
Aquiles não, por favooooooor!! 😂
Aquiles não faz falta nenhuma
@@guiaugusto9162 também acho isso 🤜💥🤛
@@guiaugusto9162 só queria ver a formação que conheci o Angra... talvez não faça falta para vc, mas deve ser o desejo de muitos fãs! 😃😃
Imagine um projeto do Aquiles com o Ricardo.
Onde está o tão citado Toninho? Falam tanto dele, mas ele nunca aparece para falar do seu ponto de vista do que aconteceu na época.
P. S. Se já houver tal entrevista, por favor, disponibilizar o link. Grato.
Man, eu sempre me pergunto a mesma coisa. Se esse cara tiver vivo, tem que botar pra falar pow
Ele se recusa. Foi chamado para o doc do Matos, e recusou reiteradas vezes.
Esse Toninho é Toninho Pirani que roubava deles. Era o empresário da banda na época e tentava agradar todos e fico a merda de ceder pra todos e cagar pra tudo. Só procurar esse nome
Morro de rir desse negócio de "metal espadinha" kkkkkkkkkkkkk
O Kiko balançando a mão enquanto falava sobre isto 😂😂😂😂
Tem algum corte deles explicando o início da formação do Rebirth?
Sempre tive curiosidade sobre essa história da Sanctuary rsss
André era muito diferenciado. Andre poderia ter cantado em qualquer banda de metal do alto escalão do mundo. Kiko tb é, tanto que tocou no megadeth
Não cantando em inglês com aquele sotaque do André. Aquilo ali só dá certo em países que não entendem inglês direito. É tipo aquelas bandas italianas de dance pop com um inglês todo errado que só faziam sucesso em lugares onde não entendiam inglês direito.
@@8204Guskkkkk tu tá é procurando pelo em ovo pra criticar o cara, irmão.
@@andre6563 "pelo em ovo"... Aquilo ali é o principal, imagina alguém cantando no Iron Maiden daquele jeito... Só vão ficar de historinha de que o Maiden estaria interessado.
A banda cheia de segrêdos...muitas estrelas e muito égo
Muita estrela pra pouca constelação
"Segrêdos"... "Égo"... Tu tá escrevendo de onde? 1752?
@@Patuffson e vc queria que ela escrevesse como? "Muita treta entre os manos?"
@@namelessgunslinger4267estão fodendo com a linguagem. Agr é obrigatorio falar igual os moderninhos
@@Patuffson😂😂😂😂
Senti falta do Kiko e o Rafael juntos. Dois amigos conversando sobre a vidal
Sentiu m3uzovoss
Esse show aí no parque antártica com Whitesnake e Quensryche teve o Megadeth também hehehe
Corte fantástico, para entender muito o lance da gravadora do Iron maiden e não usa do Angra pós Fireworks
Estas conversas com detalhes são ótimas. O Kiko tem uma visão mais técnica e detalhada das conversas. Acredito que mais amigável nas conversas que envolvem negócios. O Rafael podia sim chamar estas pessoas chave para mostrar como aconteceu o Angra.
O André sempre saia depois de álbuns de sucesso.
"a gente é metal espadinha memo, cara" kkkkkkk maravilhoso momento
O solo da música Fireworks me emociona até hoje.
Como toco guitarra sei muito bem quem são esses monstros chamados Rafael e o Kiko mas nunca escutei nada do Angra até porque não sou metaleiro. Mas essas histórias são maravilhosas de ouvir.
Antes de passar por uma banda, faz bem ter um trampo de 8h com carteira assinada, marmita e 3 horas de busão pra aprender a domar o ego. Vc não some por um mês e ainda preserva o emprego. Com uma banda não deveria ser diferente.
Não dá mesmo.
Qual nome do documentário ?
Acho q o Fireworks é o melhor álbum do Angra.
Oque houve com Felipe?
Eu entendo os sentimentos envolvidos quando se faz um álbum. As lembranças e o apreço dos músicos por suas obras vão tá influenciadas pelo clima do momento. Mas, acho que os caras do Angra poderiam reavaliar os seus terceiros discos das duas primeiras formações, ou seja, o Fireworks e o Aurora Consurgens. Para ambos, os caras do Angra sempre tem alguma ressalva, não acham que deram o melhor, sempre transparecendo relutância ou mesmo negatividade. Natural, os dois discos foram gravados em épocas delicadas da trajetória da banda. Mas, acho eu, os dois discos são absurdamente bons, cheios de identidade própria, com composições fortes e bem trabalhadas. O Fireworks é mais cru, direto, mas também marcado pela beleza das composições e pela versarilidade carácterítica daqueles caras. É um disco cru, sim, mas absurdamente bem composto e bem cuidado. O Aurora é um disco genial. O disco mais pesado do Angra, no sentido de timbre, de peso de guitarra, de heavy metal. Pesado, forte, cheio de camadas harmônicas, melódicas e também líricas. O tema das perturbações mentais não poderia ter caído melhor pra um momento tão conturbado da banda. Eles fizeram o que grande artistas fazem, expressaram, como um canal que dá vazão às águas de uma enchente, exatamente o que estavam sentindo e transformaram em arte, tornando público o estado de espírito de um momento. Dessa maneira, o Aurora é belíssimo, pesado, cheio de nuances, complicado, obscuro, truncado, melancólico, perturbado. Os gênios, quando experessam sentimentos ruins, tendem a contruir as maiores belezas. E, pra fechar, o Aurora tem uma das melhores composições do Angra, Ego Painted Gray. Uma música completa, com introdução marcante (dando protagonismo ao baixo, não tão comum no metal), refrão marcante, riff absurdamente forte e pesado; a ponte me dá arrepios de tão boa, pavimentando perfeitamente o caminho pro refrão; o solo é muito bom; e a letra, pra terminar, representando, na minha opinião, com muita sensibilidade o que é a experiência da depressão. Rafael mostrou delicadeza e força ao refletir sobre esse tema delicado e difícil, e saiu essa belíssima manifestação lírica e poética desse estado de ânimo que abala tantas pessoas hoje em dia. Parece que essa música se comunica e faz eco com as composições do Cycles of Pain. Enfim, deem uma nova chance para Fireworks e Aurora Consurgens. São tesouros antigos e subestimados que podem encantar muito quem lhes der atenção livre de lembranças ruins e preconceitos.
Fireworks é o meu favorito do Angra... pra mim nada que o Angra fizer vai bater esse álbum (que teve orquestra, inclusive! e ninguém fala disso ou valoriza)
EGO PAINTED GREY é incrível!!! Amo essa música
Aurora é top 3 álbuns do Angra na minha opinião, uma obra de arte do início ao fim
Realidade: André não se impotava com nada disso...mas em um mundo tao materialista é difícil entender isso
Fireworks é discaço, além da arte ser muito bonita.
Já que estão falando do Fireworks, eu pergunto: quando vão relançar este álbum??? Tá esgotado há tanto tempo e pagar R$150 em um disco usado é ridículo!!!!
Fui em um show da turnê do fireworks em 99 , se não me engano o ingresso era 15 reais , sendo 20 reais levava o CD junto e pra mim é o melhor do Angra
Em 99 o salário era mais ou menos uns 100 reais , interessante! Deve ter sido massa , nessa época não conhecia angra e fui conhecer através de um professor em 2005 .
mas se forem relançar provavelmente o preço vai ficar por aí. Se for só pra ouvir tem na internet, mas pra ter o disco físico hj vai ser esse preço msm.
Histórico conflito de egos
Não vi o DOC. To me baseando na fala do Rafa. Mas a versão do Kiko é bem mais complexa e com mais nuances o que comumente é mais próximo da realidade do que uma versão onde simplesmente o Toninho não quis e os outros boicotaram.
A Sanctuary montou selo e comprou outras gravadoras, a SPV e a Metal Is tb!
Era grande demais, a ponto de empresariar a Beyoncé!
Bem lembrado! A gravadora ficou grande demais com diversas parcerias e o Rod Smallwood pouco mandava, recentemente o Mustaine disse que não foi legar ter ido para a Sanctuary
Fireworks é um trabalho, na minha percepção, emocional. Com uma levada brasileira, sensitiva talvez. (podfe ser loucura.kkkk)
🤘🏻🤘🏻🤘🏻
Parece que o Rafa, fica tentando limpar a barra dele,o André não tá mais aqui pra da a versão dele .
O lado do André tá contado no documentário "O Maestro do Rock"... e muito da história casa com o que o Kiko e o Rafa estão falando... Enfim, é uma história que tem "pelo menos" 3 lados - o do pessoal do Angra, o do André e "a verdade".
Se ele fosse falar algo pra limpar a barra, não seria para o Kiko Loureiro.
Vcs santificaram o Andre após a morte dele, tratam como se fosse perfeito imune a erros, mas ele tbm nunca fez questão de se reaproximar do Rafa e Kiko.
Porra, fala a verdade, o Toninho não quis que a banda assinasse com a Sanctuary, ele foi o responsável por não rolar aquele contrato, garayo!!!!!
@@JoaoPedro-ko4qi Isso que não pode kkkk O cara era um músico e cantor excelente, mas, não conhecemos a persona do cara pra dizer se era ou não um alecrim dourado isento de erros
Uma pena. O andré era realmente extraordinário, mas sinto que ele se auto boicotou várias vezes. Muitas vezes eles pulou fora de projetos quando parecia que tava para estourar pra algo muito maior.
Alguém tem que fazer um filme sobre o fim do Angra.
É muito disse-me-disse..😂
Um filme pra inventar um história oficial?
@@moroboshidan7960 claro.
Ia ser uma bosta de história diluída com apenas metade da verdade pq iriam precisar da permissão do Rafael e do Kiko e nenhum dos dois iriam querer sair mal na história.
Caso Rafael Bittencourt leia esse comentário também não quero falar mal, tenho admiração total por ele que “carrega o piano” até hoje.
Gostaria que Rafael e Kiko comentassem, a respeito do show do Angra no monsters of rock. No solo da Carry on , o Kiko solando e o Rafael chega e dá um baita empurrão no Kiko, qual o motivo??? Só falam de brigas com o Andre, e a briga de vocês. o que rolou????
Não sei qual o problema do metal espadinha. Gênero consolidado com várias bandas icônicas. 😅 Mas claro que o Angra fez seu estilo ao longo do tempo e ainda se recicla até hoje.
Metal tem tudo a ver com espadinha. Os caras q querem sempre ser o originalzão da parada.
O problema do metal espadinha é que tem muito frufru e pouco metal 😂
@@BocaoZ new metal é assim, muita pose e pouco som
N falaram da Pirataria dos cds no México, nem da confusão com o Toninho e Paulo Baron
Eu gosto do Fireworks. Tem uma pegada diferente.
Esse festival com Whitesnake e Queensryche teve ainda o Megadeth , que simplesmente roubou a noite. Interessante o Kiko ter esquecido logo do Megadeth....
Fire Works acho um algum fd.
O bate papo flui sem aquele cara chato.
Quem?
@@mat28751 Regis Tadeu
O Deco diretor?
Creio que seja o Régis Tadeu kkk
Acho que tá falando do Silas, do podcast anterior
Esse assunto da saída do André é inesgotável a ponto de cada um poder criar sua própria versão e não estar totalmente errado.
Então, como um fã de Angra há mais de vinte anos, vou dar meu pitaco aqui sobre o que eu acho que aconteceu.
O André já tinha um "nome" na cena quando entrou no Angra, a ponto de se sentir um pouco acima dos demais membros da banda em vários aspectos, não apenas criativos. Nas entrevistas do Rafael até hoje fica no ar um certo ressentimento pelo fato do André nunca tê-lo respeitado devidamente como compositor. No primeiro conflito real entre as duas mentes mais iluminadas da banda (André e Rafael), houve uma ruptura que nunca foi superada, principalmente pelo André, que, talvez tenha se sentido ameaçado pelo Rafael. O sucesso do Angels Cry deve ter feito com que os ânimos se acalmassem um pouco, a ponto deles se aturarem para comporem mais um disco e fazerem mais uma turnê. À medida que não apenas o André, mas os demais membros do Angra, se desenvolvem como músicos e compositores, aumentando sua relevância para as contribuições na banda, o André começa a problematizar e tensionar para sair da banda. Faz-se um esforço para que ele permaneça (Fireworks), mas após a turnê ele não apenas sai da banda, mas cria um racha na banda e faz a cabeça de membros "aliados" (Luis e Ricardo) para o acompanharem na decisão de sair do Angra. Acredito que ele deve ter se sentido satisfeito ao sair do Angra fazendo todo aquele estardalhaço, imaginando que o Rafael e o Kiko jamais seriam capazes de manter a banda no nível de outrora, sendo que ele tinha seus projetos andando e podia sair por cima dessa situação. Felizmente, ele estava errado e o Angra contratou baixista e baterista muito superiores tecnicamente, e um vocalista que, na época, era excelente. Mais do que isso, gravaram dois discos fenomenais (Rebirth e ToS), motivo de desgosto para as viúvas do André, que detonavam o Angra "Nova Era" dia e noite nos fóruns da Internet - até o dia em que o Shaman acabou kkk... Convenhamos, sempre foi nítido o desprezo que o André Matos tinha pelo Angra após sua saída. Ele detestava o Rafael e as andrezetes tinham como hobby favorito "antagonizar" com o Angra, mirando especialmente no Edu (que deu motivos para ser ridicularizado). Eu gosto da obra do André, principalmente do Holy Land e do Ritual - a carreira solo flopou pq era ruim mesmo. Contudo, ele não é esse mito que tentam pintar até hoje. Era um ser humano com suas contradições. Seu legado deve ser apreciado e respeitado, mas não venerado.
mais uma vez a gente descobre que o Rafa foi um cara que deu a sorte de encontrar os parceiros certos ....... 3 x .....rsrsr
Talvez a Sanctuary fizesse com o Angra o que o próprio Toninho supostamente fez com o Wizards e o Paulo Baron supostamente fez com o Almah.
Às vezes um empresário grande assina com um artista menor, mas foca a atenção apenas nos grandes nomes que já tinha, daí se o menor decolar ele morde uma fatia, mas acaba não atuando significativamente para ajudar, só espera. Isso acaba atrapalhando a carreira do artista.
É o que dizem sobre o Rick Bonnadio, que ele assinava contrato com bandas menores que estavam começando a fazer sucesso. Mas ele deixava essas bandas na geladeira e só focava naquelas que tinham mais nome, então essas bandas pequenas acabavam morrendo.
@@samuelsilvestrefaria5677 falam é q as menores tem q se banca em muita coisa e as vzs entrar gastando bem, mas qd ele q bota a grana o contrato é q ele leva a maioria se fizer sucesso. Naquele Rouge elas ganhavam merreca e trampavam sem parar.
@@ramoncardoso8180 pois é. Com alguns produtores e empresários os músicos se esforçam demais recebem pouco retorno.
Por isso o ideal é que os novos músicos aprendam a se produzir e se divulgar sozinhos através das redes sociais.
cara, acho muito ruim falar de alguém que não esta presente. isso é falta de educação e sensibilidade. vcs (kiko e rafael) nao precisam disso. parece que precisa falar no Andre Matos pra ganharem clicks e visibilidade... SO SE FALA DE QUEM ESTA VIVO.
SUCESSOS!
artista com cabeça de artista sempre vai ter pau com artista com cabeça de empresário.
não é certo nem errado, é simplesmente assim.
O André aparecendo lá e vendo outro cara no lugar dele shusah
O Sr Bitencourt quando calado, é um poeta! A falsidade e a ingratidão e sua ausência de postura são suas inseparáveis amigas!
Amo o André, um dos meus maiores ídolos do Metal
Mas vendo os 2 eps do documentário e depoimentos do Rafael e outros, que merda deveria ser trabalhar com o André.
Por depoimentos, parece que ele ficava puto com pessoas por muito pouco e era difícil se reaproximar dele
Mas no fim, fds, Só os caras sabem oq passaram
Era uma diva que achava que ele deveria ser o centro dos projetos dos quais fez parte....agiu assim em todas as bandas que passou e nunca fundou nenhuma delas...mas com um tempo se enjoava do som e jogava tudo pro alto....carreira solo ele descobriu que sozinho não funcionava tão bem....
O negocio do Angra era o seguinte: Todos compunham, todos tinham ideias, mas o André não conectava com as ideias dos caras, era bem diferente culturalmente.
Bom, ele não está aqui para se defender e quem garante que também não deve ser fácil trabalhar com esses dois? Ou será que o único membro que saiu da banda foi o André? Aliás, das duas formações consideradas "clássicas" sobraram apenas o Rafael e o Kiko, e agora só somente o Rafael como membro fundados. Como você mesmo disse, só eles sabem o que aconteceu nos bastidores, mas quem tem o "microfone de podcast" na frente, fala o que quer e essa acaba sendo a única verdade absoluta. O Kiko estava em uma das maiores bandas de Trash do mundo e também resolveu sair e os motivos devem ser respeitados. Só por isso ele também é também pode ser considerado "diva"?
@@ps55856não duvido esse Kiko logo está de volta no Angra
@@MarceloGalvao-es1lz toda sorte a eles. Tomara que seja a banda de metal brasileira de maior destaque lá fora, mas deixei de ouvir desde o Rebirth. Não critico e nem desejo mal.
Acho que ninguem vai receber no aeroporto por motivos bem palpáveis, e nada tem a ver com prossimidade pela web.
Ninguém pára na banda, mas o errado, difícil, sempre foi o Andre. Incrível, ne?
Metal espadinha hahahahahaahahah raxei 😅😂
pior erro q o angra cometeu na minha opinião. o tal do metal "espadinha", ou power metal ou seja la é o que for, era o q dava aquela fantasia pra banda. aquela alma!
eles terem corrido disso fez com q pelo menos pra mim, a banda perdesse muito peso emocional nas músicas. ate hoje escuto as primeiras musicas deles. o resto eu escutei na época e só.
não tenho interesse nenhum nelas.
Rhapsody of Fire q é uma das bandas mais conhecidas desse estilo eu simplesmente boto pra tocar e largo, praticamente tudo é puro ouro!
whitesnake + Queensryche + Megadeth
nuncacurti futebol, mas que interessante, agora não é mais palestra itália?
as vezes é bom viver "debaixo de uma pedra" kkkkkkk
Foi reformado e se chama allianz parque
@@darkhunterc7 "agora" tem quase 10 anos... Hahahaha (o Palestra Itália mudou de nome pra Allianz Parque em novembro de 2014)
Shampoo Silva
O André era complicado mesmo, hein?!
Pelo que andei vendo em vários vídeos, eu entendi que ele era bem temperamental...
@@Thinkabout1uma diva...😂
lembrando que essa é a versão deles. aliás, deixa o cara descansar, né? pelo amor...
O cara nem está mais aqui para dar a versão dele ,aff
Coisas de vocalista super normal
comercial com 45 segundos de video pqp YT ta passando fome
Eu fecho e abro de novo. Mas não dou 45s de atenção a propaganda.
Será que o Andre tinha um grau de autismo inerente aos gênios?
O problema dos músicos é serem muito musicais. 😅
Registro Tadeu é muito chato ele é literalmente crítico da música porque tudo pra ele é ruim!
Voces artistas nunca informam a hora que vão chegar na cidade e no hotel que ficam hospedados. Ai fica dificil né meu filho.
Óbvio né mano! Tem sempre uns malucos por aí. Não dá pra abrir isso.
@@musiclikeoldtimes327 entao como recepciona-los no aeroporto? eles falaram que não tem mais isso com tom de decepção.
Agora e tarde kkkkk
na boa, pq vcs não deixam o cara descansar. Já passou, não tem como saber a versão dele, deixa isso quieto.
Vc fumou maconha estragada?
Na minha opinião, esses 2 n merecem terem conhecido André Matos, hipocrisia pura
Gente, uma coisa que ninguém comenta: o André não era autista não? O comportamento dele é muito dentro do espectro, inclusive essa coisa de andar na ponta do pé quando criança, o "avoamento" no dia a dia, a vontade de fazer as coisas sozinho... Há autistas perfeitamente funcionais, com altas habilidades (uma coisa é próxima da outra, normalmente vindo junto), que têm justamente na dificuldade social o mais desafio. Enfim, não estou afirmando, óbvio, mas levantando uma suspeita. Será que não era o caso?
Vendo esses vídeos, e outros por ai, vejo como esse André Matos era pouco profissional (pra não dizer cuzã0!!!)
andre era muito diva mesmo, deve ter sido muito dificil trabalhar com ele durante esses anos
Macho kkk vocalista é assim mesmo.. já vi várias bandas ensaiando horas só instrumental kkk.. leiam: Eu sou Ozzy😂 .. “Pessoal vou alí comprar cigarro ou vou ali na minha namorada venho já (a mulher morando 40 km de distancia) 😂😂 figuras!!
Talvez por isso, hoje, boa parte das bandas o guitarrista canta.