Nota 10. Eu faço cicloturismo de longa distância com chuvas ou sem chuvas, uma única aplicada desse lubrificante já da um ótimo resultado com longa durabilidade sem a corrente dar ruídos. Parabéns pelo vídeo Edu e Fernando. TMJ e abraços.
Edu! Sua planta nos 4:27 está com pulgões, por isso as folhas estão enrugadas. Corte as folhas doentes e utilize um inseticida destes comuns a base de água. Abraços!
@@andersongaldinodesouzaee9604 kkkkkkkk é cada comentário né cara.....vou aproveitar a "onda" do pulgão e vou mandar outra: Edu, seus cabelos estão despenteados use pente com 48 dentes.
Edu, chorei de tanto rir da sua prece. Vela e corrente. Deve ser corrente de oração, não? Parabéns pelo seu canal. Não deixo de assistir suas dicas. Valem ouro.
Uma dica pra ficar melhor ainda a aplicação: depois da aplicação na corrente vc passa um soprador térmico ou até msm um secador de cabelo na corrente pra cera fica liquida e fundir melhor na corrente, assim a cera vai ficar bem encaixadinha nos elos corrente. abraço meus queridos.
Oi, Edu! Sigo o canal faz tempo, mas não costumo comentar, rs. Mas para o caso em tela, acho que posso contribuir. Primeiro, tenho uma revista gringa com testes de lubrificantes para corrente. Fizeram teste e contraprova, a cera de vela (parafina) foi o melhor sem dúvida. Teste muito bacana, vale a pena conhecer. Se tiver um email posso te mandar uma cópia (tudo em inglês). Quanto ao método, esse de cera em barra não funciona, não chega nos roletes. O certo é derreter a vela, mergulhar a corrente no líquido e depois pendurar para secar. Monta a corrente na bike de novo, roda um pouco para tirar a parte mais grossa e pronto. Fica top. Ladp ruim: ter de desmontar a corrente toda vez e quando acaba o efeito lubrificante é de uma vez. Lado bom: dura muito (para meus pedais, em torno de 200-250 km), lubrifica muito e não suja corrente.
Boa noite harley, vendo os relatos a respeito eu fiquei pensando, será que não é possível aplicar com ela ainda quente usando um pincel ou até mesmo esses kits de higienização de correntes como o edu usou no vídeo? Eu não sou muito partidário de remover a corrente com toda essa frequência, visto que causa folga nos pinos e a consequente perda de resistência da mesma, mesmo com power link ele tbm desgasta.. abraços
Verdade sobre a cera em barra. Eu comprovei isso quando fui aplicar a cera. Antes, eu dei umas três lavadas na corrente com água quente e sabão, pra tirar todo o resquício de lubrificante antigo. Apliquei em forma de barra. Quando fui fazer um pedal, não gostei do resultado, senti a corrente dura, seca e barulhenta. Voltei pra casa, retrabalhei a cera e deixei em consistência de uma pomada e o resultado foi muito melhor, me agradou bastante
@@PatrackaAff Usando um lubrificante premium como o Smoove, Squirt ou Drywax, você vê que são bem líquidos, depois eles ficam pastosos, impregnado no aço, assim escoando para dentro dos roletes na aplicação, isso sim é bom, no caso da cera do vídeo fiquei com receio de não "descer" até dentro dos roletes, para mim seria o caso do lubrificante ser mais líquido e solidificar em contato com o ar/aço, como numa cera caseira para o chão, líquida, mas vira pasta... essa seria a receita perfeita
Comprei PTFE super fino na China e o adicionei a parafina derretida. Lavei a correte com wap e mergulhei na parafina derretida a 80°C para não borbulhar. Faço isso a cada 700km em uma speed. Recomendação de outro canal gringo. De acordo com ele aumentou a vida útil dos componentes.
Funciona sim, na minha bike desde nova nunca usei outro lubrificante, sempre aplico uma camada desse, rodo uns 100km lavo apenas com água, deixo secar e reaplico minha relação fechou 6k e está nova, além de que não fica preta de sujeira. Uma dica, eu uso um tubo PVC de 40mm para moldar, a cera escorrega fácil e reutilizou quando termina. Abraço aí xará!
Funciona bastante faço isso a mais de 1 ano uso até pra competições indico muito funciona perfeitamente Em longoes em areia e terra fiz 120 km sem precisar lubrificar novamente e bem lubrificada ainda e a relação não acumula quase nada de poeira e por conta da parafina da vela a água é repetida perfeitamente
Nota milllll. Muito bom. Sem barulhos, fácil de limpar, e fica uma pasta, onde não escorre, mantendo sempre uma boa lubrificação na corrente. Rodando muito lisinho.
Boa tarde Edu. Eu uso a mais de um ano e até agora me atendeu perfeitamente, ontem fiz 105 km e ainda não precisou de reaplicar a cera novamente. Muito bom mesmo.
Dá pra usar igual o rolo deste vídeo, e pra empurrar a cera pra cima, use uma tampa plástica daquelas embalagens de produto de limpeza (galão de 5 litros)
Em moto.. já aqueci a corrente com um secador de cabelo e apliquei militec( que contém parafina clorada) ficou muito bom eliminanos ruídos na hora ..ele seca e não pega tanta poeira...
@@antraxtm3700 ja fiz 260km num único pedal usando cera da solifes. Do km 210-220 em diante a corrente começou a fazer barulho, mas bem leve e foi aumentando. Diria que o limite seriam os 220km msm. Detalhe : 110km de br e a volta inteira por trilha/estradão, pegando muita poeira fina
@@Mateusj4o1r19 eu não arriscaria passar de 200. O lubrificante é bem mais barato que corrente ou relação nova, compensa muito encurtar a quilometragem de aplicação xD
@@ThalesTML siiiiim, citei só essa situação como exemplo extremo. Normalmente eu faço a cada 100-120km ou quando faço alguma trilha que ela volta suja. Edit: No pedal dos 260 eu levei a cera, mas preferi ir pra casa com ela suja que lubrificar no meio da trilha e piorar a situação
edu meu velho tava usando muito os lubrificantes aí, a maioria deles ou quase todos fazem sujeira e com menos de 80 ou 60 km já tem que reaplicar, esse aí o cara colocar e dependendo do terreno sem forçar muito a corrente o cara faz 120 ou mais, já não compro mais lubrificantes kkkkkkk, sim acorrente fica silenciosa de um jeito viu, as trocas de marchas suaves e a bike fica com nova e outra não gruda muita areia não menos do que esses vendido aí por volta de 120 pila, ótimo vídeo fiz, testei e tá aprovadíssimo, kkkk.
A muitos anos uso parafina na corrente (tanto na aro 20" e agora na MTB aro 29"). Só que meu processo é diferente do vídeo. Já tenho uma lata de parafina pra fazer isso. Tiro a corrente da bike, já que tem aquela trava, enrolo e coloco a corrente dentro da parafina sem está derretida na lata. Coloco a corrente e a lata com a parafina no fogo. A medida que vai derretendo, a corrente vai mergulhando. Pra poder pegar na corrente, utilizo um alicate pelo fato da corrente está bastante quente. Com poucos minutos já se consegue pegar a corrente com a mão. Já instalo na bike e pronto.
Você faz da maneira mais correta e tem sempre a relação limpa, também faço isso a uns 10 anos. Mas no vídeo nem o óleo que estava dentro da corrente saiu e nem a parafina entrou. Me parece ser o pior dos dois mundos.
Verdade, deveria descontaminar 100% da corrente e ainda ter lavado o k7 com desengaxante... vou fazer um teste aqui, lavando a corrente em uma bacia ultrassônica.
Todo lugar tem uns Pokémon especiais que sabem mais, o vídeo foi top, e para ter mais trabalho que isso, melhor comprar feito. Os caras querem encher a receita do pedaleria com feitiços . Kkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkk
Opa. Eu usava algo, tec 50 entre outros a base de cera e nenhum dos testados ficou melhor do que a mistura de vela com óleo mineral... Não acreditava no começo, aceitei o desafio e hoje uso somente essa mistura... Não quero aqui dizer que é melhor do que os outros... Pra mim funciona muito bem tanto na terra quanto nas trilhas, durabilidade de 100 km tranquilo... Além do custo bem abaixo dos tradicionais. Valeu Edu ... Forte abraço, aprendi muito com seu videos já... Pedalo a 7 anos e sempre estou aberto a aprendizagem.
Lembro na minha infância isso nos anos 80,meu tio tirando a corrente colocando em uma vasilha com vela aquecedo, limpava lubrificava depois colocava de volta na bicicleta!
Melhor receita pra desengraxante é uma boa escova de dentes velha ou um pincel de pintura e um pouco de Intercap o famoso LM, passa na corrente ou onde tiver muita graxa se não sair tudo só esfregar um pouco vc só vai ver a graxa preta escorrendo depois só jogar uma água e sai tudinho eu faço isso nas minhas bikes nunca deu problema
Detergente de cozinha e água morna. Se não sair tudo, querosene... Limão é ácido, só use em corrente que já esteja enferrujada pra tentar converter e remover a ferrugem. Em correntes bem conservadas sem ferrugem o ácido pode diminuir a proteção de fábrica.
Tentei usar limão e detergente de cozinha mas não ficou legal,limpou nada e acho que não tirei todo o resíduo, enferrujou algumas partes da minha corrente. Trabalho em lava jato e desaconselho uso de intercap e solupan, são produtos ácidos, tira a proteção da corrente e pinturas e enferruja com o tempo
Eu vi aqui a galera do ciclismo de estrada da antiga Capi detetar a vela enfim e parafina o seu nome específico e mergulhar a corrente limpa na parafina ainda quente depois lógico retirar no processo de esfriamento o eceso vai escorer e líquida dai sim ela vai penetrar nos roletes
Sim a idéia é otima, o ideal é aquecer a corrente após a aplicação, pois os rolete e os pinos precisam estar limpos e bem lubrificados tanto na parte interna quanto externa. Abraço.
Rapaz vi sobre esse lubrificante esses dias e fiz ontem. Apliquei e rodei hoje 90km com chuva e altimetria de mais de 400m., achei simplesmente fantástico. Suja muito pouco em relação ao óleo, e rende muito mais. Super satisfeito. Aaaaaa! O meu terminei fazendo com óleo 5w 30 de carro mesmo porque já tinha em casa kkkkkkkk mas ficou muito bacana. Vlw!
Estou usando essa receita , rodei uns 50km sem qualquer tipo de ruído , como peguei chuva e muita lama tive que lavar e reaplicar , vou esticar pra 100km em tempo seco pra ver , mas como e barato vc pode limpar e aplicar o quanto quiser ... Até agora nada a reclamar ...
@@vgsanvg5015 ah é sim bicho, eu rodo de speed dentro de cidade, uso um lubrificante úmido com teflon e com 50km ja ta com uma quantidade considerável de sujeira
@@vgsanvg5015 é teste né fera , como peguei muita chuva ficou fazendo aquele barulho de areia na corrente ... Acredito que rode 100km tranquilo dependendo do terreno.
Já uso cera de vela (parafina) na transmissão a um bom tempo e funciona super bem, não cria aquela "pasta abrasiva" de gordura e sujeira dos outros lubrificantes, mantém a transmissão mais limpa e resiste mais ao contato com água, depois de aplicada quando começa a pedalar o "calor" do atrito a deixa mais maleável e ela penetra bem nos roletes criando uma película durável nos pontos mais escondidos, obvio que para iniciar a aplicação antes se deve limpar de forma intensa os componentes ou inciar o uso junto de componentes novos e sem resíduos, para se obter melhor resultado.
@@mountainbikeamador1150 Pelo fato da parafina ser mais consistente ela se mistura bem menos com as impureza e também não se dilui na água, eu uso parafina pura sem misturas, para espalhar de forma eficiente você encosta o bastão de parafina na corrente com um pouco de pressão e gira a corrente até ele "cavar" uma canaleta no pedaço de parafina, faça isto pelo lado de fora e o lado de dentro da corrente, quando você começar a pedalar o calor do atrito permite que a parafina fique mais macia e com a pressão ele entra nos roletes.
A corrente da minha Baik, estava dura, em tempo de arrebentar, ou outra coisa pior. Tinha que forçar a Baik bastante, estava com medo de arrebentar a corrente. Fiz a vela, segui passo a passo o vídeo, a corrente da bicicleta ficou ótima, maçia, lubrificada. Agradeço pelo vídeo. Deus ó abençoe 🤝
Eu mergulho a corrente com a parafina derretida e depois penduro e passo um pano p tirar o excesso! Faço isso a 5 anos depois que mudei aqui p alemanha que foi indicado pelo grupo que eu treino aqui ! Funciona tanto p mtb como speed .
Fiz hoje, e aproveitei pra testar na chuva. A corrente ficou limpa, sem barulho, coisa que não acontecia antes, quando eu usava óleo. Valeu pela dica. 🙏🏾🙏🏾👏🏽👏🏽
Eu uso graxa grafitada de junta homocinética, na moto e bike, me atende bem, tem hidrorepelência, adere bem, suja pouco, é barato e dura um tempão a bisnaga.
Olá aprendo muito com seus vídeos e tento fazer alguma coisa que vc mostra, com relação a cera caseira eu fiz porém eu utilizei a embalagem de partilhas de vitamina C e cotei o fundo e a tampo utilizei como embolou para empurrar a cera para fora mas fácil e prático do que o tudo de papel , fica a dica pra vcs
Eu faço diferente... Eu tenho 2 panelinhas( leiteira velha) com óleo + cera, e em uma delas eu coloquei um pouco de Militec (uma tampinha) .. Eu usei menos óleo, não cheguei a contar a quantidade, mas deve ter dado uns 200 ml de óleo de motor para quase um litro de cera. Primeiro eu passo um pano úmido na corrente para tirar a sujeira mais pesada, depois eu esquento primeira panela até derreter a cera, ai eu jogo a corrente nessa panela, rodo a corrente dentro da panela com cera bem liquida usando um alicate, depois eu esquento a segunda panela e repito o processo ... Ai eu deixo a corrente esfriar, e tiro o excesso de cera da corrente dobrando os elos.. Fazendo dessa forma cera + o óleo entram dentro dos elos da corrente.. Pra isso é obrigatório o uso de um Miss link na corrente .. Dessa forma tem me atendido muito bem no uso urbano.. A corrente suja bem pouco, ela roda facilmente uns 250Km no tempo seco antes de ter que repetir o processo . Eu não ano de bilke na chuva então não sei dizer como isso vai se comportar..
Muito obrigado Edu e toda a equipe do Pedaleria pelo excelente trabalho... Eu fiz com óleo singer e ficou insano... Eu pus de volta no vidrinho do óleo e consido aplicar com o bico dele, oque facilitou muito.
No UA-cam tem um vídeo de um senhor na gringolandia que ele pegou uma cera do mercado e uma relação zero quilômetro e planilhou totalmente o seu uso e o aumento do desgaste na corrente. Depois ele com a mesmo bicicleta colocou uma relação nova e planilhou o desgaste utilizando a vela. O resultado foi IMPRESSIONANTE!!!! A relação ficou indestrutível. Farei esse uso na minha relação, mas vou mergulhar a corrente na parafina mesmo, sem ajuda de óleo, extremamente como ele fez.
Edu... morei no Maranhão onde tem muito areia nas trilhas e a galera não gosta de lubrificante... eles derretem vela com sebo de carneiro e passam na corrente.... roda uns 500 km tranquilo
A melhor forma que eu encontrei é mergulhar a corrente limpa diretamente na parafina derretida (sem óleo), e deixar em banho maria por 10min e depois tirar a corrente e colocar ela p escorrer . Ela vai ficar dura, mas depois que coloca ela no lugar e da uns giros fica zero bala. Mas para dar certo a corrente tem de estar super limpa e sem resíduo de outros lubrificantes. Minha autonomia de cada lubrificação tem ficado entre 200 a 250Km. Minha corrente está com 3000km e desgaste inferior a 0.25. Utilização tanto em seco quanto em úmido. Não junta sujeira. Recomendo.
É muito bom pra mim aqui não tive problemas nenhum e tem uma durabilidade boa dependendo colocando um pouco menos de óleo fica mais rígida igual a um sabão mas funciona bem também
Essa receita parte de um vídeo de um americano....ele faz vários testes ....a diminuição sensível de "grudar" pó.....e a fácil limpeza são as principais vantagens.....a outras variações com a adição de ptfe... porém custo aumenta muito.....mas com certeza é muito recomendo
Eu fiz a minha misturando também com grafite. Preferi deixar a minha na consistência de um creme, pra não ficar despedaçando assim. Por ter colocado grafite, fica mais difícil de fazer uma mistura homogênea, então é bom misturar até que ela se esfrie. Gostei do resultado final, deixou a corrente até mais resistente à oxidação
Eu uso esse método faz uns 6 meses mais eu deixo na panela quando vou lubrificar derreto mergulho a corrente dentro , depois ponho prá secar e depois de seca ponho na bike e pronto fica muito top e não dá trabalho pra limpar, e o resto fica na panela guardado para a próxima vez.
Eu uso a mais de 1 ano, uso um vidro de óleo mineral para um maço de velas. Depois coloco na forma de gelo e já era. Não gruda terra, rodo 100 km sem fazer uma nova aplicação. Quando passo, uso o dedo depois para retirar o excesso e melhorar a penetração nos elos da corrente. Abraços
nao existe nada melhor que parafina pra lubrificar corrente, nenhum lubrificante do mercado é superior, eu ja uso a mais de 1 ano. a corrente fica macia nao tem barulho, parece que é correia de borracha, mas eu uso parafina em flucos e ptfe, coloco numa panela de derreter cera, quando esta liquida eu mergulho a corrente, deixo uns 10 minutos e depois deixo pendurada pra secar, dura em media 300km cada aplicaçao, muito top. fica tipo a Molten Speed Wax
Edu uso a um tempo essa fórmula. Vou te falar usei algo o, uma outra cara, tal fline acho. Essa é muito melhor já tem uns 1000 km que não lavo a corrente e nada de ranger ou poeira, peguei uma chuvinha até. Mas, tá na hora de lavar. E olha que eu lavava a corrente a cada 2, 3 pedais no máximo. Show.
EDU Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa, muita gente mora no interior e não encontra esses produtos de marca ou mesmo não tem condições financeiras, admiro a iniciativa mais como muitas crianças também acompanham o canal fica a dica de deixar um lembrete pra que crianças não tentem fazer isso em casa sozinhas pois a parafina e o óleo são produtos inflamáveis! acompanho seu canal e admiro muito o seu trabalho!
Eu já uso a 1 ano e adiciono também grafite junto a Vela na composição, e coloco também óleo mineral.fica perfeito e na hora de limpar vc usa detergente neutro q sai perfeitamente...eu vi de um camarada aq do UA-cam, só esqueci o nome dele.......mas é ótimo este lubrificante caseiro..eu rodo 200km e lavo dps disso e fica de boa...
Fiz a mistura parafina com vaselina, ja uso a mais de um ano, deu super certo e não faz muita sujeira . Com certeza dará certo também com óleo mineral.
Fiz muito isso, só que eu "cozinhava" a corrente junto com um pouco de grafite em pó, por uns 2 minutos, retirava e deixava secar com ela esticada na horizontal. Fazendo isso, penetra nas argolas da corrente e não somente na parte exterior da corrente.
Só pela imagem do vídeo eu já vim conferir e deixar meu like patrão kkkk. Você é brabo demais Edu, e essa Scott tá um espetáculo à parte. Parabéns e obrigado por mais uma dica monstro !! 👏🏿👏🏿
Eu particularmente desencanei desses lubrificantes. Uso óleo de corrente de motosserra e nem limpo mais como eu limpava antigamente (1x por semana). Só limpo a cada 6 meses junto com a revisão da bike (eu mesmo faço). Toda semana eu gotejo um pouco de óleo e já era.
Uso esse lubrificante caseiro a um bom tempo mas deixo ele em forma de pomada fica mais fácil de aplicar,dependendo da trilha que você faça chega a juntar uma pequena sujeira mas pra mim acho bastante significativo o custo benefício,na estrada ja cheguei a rodar 256 km em uma viajem e apliquei apenas duas vezes,eu recomendo o uso.
@@emersonribeiro5608 eu faço com oleo sintético 5w30,pego uma panela velha coloco umas 5 velas e depois coloco num vidro de palmito e deixo uns 45min para virar a pomada
Eu uso a muito tempo...um pouco diferente... na etapa que você derrete a parafina, eu aproveito, coloco um pouco de grafite em pó, um pouco de Militec e coloco junto a própria corrente, o fato de ela aquecer facilita a adesão do Militec... retiro, escorro o excesso, espero esfriar e pronto. Ps: não estou recomendado, só estou compartilhando a minha experiência que uso até a atualidade...
Aqui na minha cidade o óleo mineral é muito caro, fiz usando um óleo pra motor 2T que tinha perdido por aqui e ainda sim ficou muito bom rodo só na cidade não tenho do que reclamar
Na minha receita eu utilizo cera de carnaúba , aquela que se usa pra passar no chão , são duas velas e tres colheres de cera , de preferência incolor , para um melhor resultado utilizo um soprador térmico pra que a cera penetre entre os elos da corrente . OBS : proteja a bike do calor com uma tampa de panela ou utilize o bico defletor do soprador !
video bom demais edu!!! no lugar do tubo de papelão, acho que uma latinha de refrigerante seria melhor, pois da para fazer no banho maria, assim não suja a panela kkkkkkkkkk
Eu costumo usar cera incolor prá piso de madeira, fica muito mais prático e não faz tanta sujeira. É colocar a bike no sol prá derreter a cera ou usar um difusor de calor. Teste e mostre prá galera.
Eu sou rider de BMX, e na modalidade street, nos usamos muito isso, principalmente com grafite, então uma outra opção além do óleo, seria o uso grafite em pó, que é um ótimo lubrificante, porem sólido (seco).
Também dá certo no lugar dos tubos de palel, utilizar uma embalagem plastica de desodorante do tipo stick. São retrateis, já tem a tampa, não suja as mãos... E depois de aplicar, se utilizar um secador de cabelo ou soprador térmico, na corrente, a lubrificação fica ainda melhor.
Eu uso a muito tempo, Parafina misturado com grafite, mas faço a imersão a quente em uma panela elétrica de arroz. Melhor lubrificante que já usei, barato, alta durabilidade e tive um aumento de vida útil da corrente em cerca de 40% comparado a quando usava lubrificantes como Smoove. Mas a aplicação é um pouco mais complexa
Minha bike tem relação 12v slx tenho 3 correntes para rodízio, está chegando a 6000 km desde o início só usei essa receita de vela e óleo mineral,até agora só alegria, nenhuma corrente chegou nem perto da medida 0.50 ,texte em asfalto 200k,em estradao 130k,na lama 50k
Ja fiz, mas juntou muita sugeira, e não sai facilmente igual cerra,, tem que usar um desengraxante bem forte ou fever a corrente pra tirar a parafina, na minha opinião vale mais comprar uma Tec-50 logo, mas foi uma experiência legal, um ponto bom é que vc sente a relação bem macia e pouco barulhenta (até pegar areia) mas o problema pra limpar foi oq mais me desencorajou a continuar.
A receita que faz grudar quase nenhuma sujeira é impregnar a corrente direto na panela com parafina em estado líquido pura ou com só uma quantidade pequena do óleo. Nessa proporção 50/50% pega sujeira porque fica pastoso demais. Eu aconselho só usar 50/50 nos meses mais frios. No verão que a parafina já amolece fácil, use menos óleo, ou óleo nenhum com o método que expliquei no início. Pra lavar a cera antiga é só jogar água fervida direto na corrente.
Eu utilizo há 3 meses, no meu caso achei bem fácil a limpeza. Não gruda areia, gruda pó. Mas estou gostando bastante. Fora que é barato e não fico economizando na hora de passar. Lubrifico bem. Refaço a lubrificação a cada 100km. Quando pego chuva forte, passo um paninho (perfect) e coloco novamente. Cera, caro... Pro meu bolso e para 3 bikes. Então, melhor o sistema alternativo.
Eu acrescentaria grafite em pó nesta mistura, acredito que ficaria TOP das galaxias dos lubrificantes, eu uso com o algoo e fica show, não custa tentar
@@ricardorogeriolimaacciolya6176 O grafite escurece a corrente dando a impressão de estar usando óleo, fica um aspecto de sujeira. Mas deve reforçar um pouco a lubrificação se usar.
O grafite dá um aspecto sujo na relação e corrente principalmente para quem tem k7 prata e não sai com facilidade mesmo limpando mais vezes,mas tem ótima absorção com o metal
Minha receita que eu fiz aq em casa , lubrificante algoo + vela . Coloca pra derreter e depois desliga o fogo e mistura com algoo , em seguida liga o fogo novamente e mexe para misturar , em seguida desligue o fogo coloque no recipiente e deixe na em água gelada por 20 min e depois deixe secar naturalmente.
Fiz e usei um tempo,mas depois desisti de usar, porque garrou muito na corrente e coroa, deu um trabalhão pra tirar,mas funciona bem na questão do atrito e nas trocas de marcha fica bem suave.
Eu uso cera derretida em banho maria com PTFE. Dá trabalho aplicar, pois tem que lavar a corrente e tirar todo o óleo que vem nela com solventes. Faço banho da corrente com ela derretida, deixo escorrer e secar. Refaço a cada 100km ou um pouco menos, dependendo do uso. Não suja, que nem a sua, que levou óleo na composição...
Nota 10. Eu faço cicloturismo de longa distância com chuvas ou sem chuvas, uma única aplicada desse lubrificante já da um ótimo resultado com longa durabilidade sem a corrente dar ruídos. Parabéns pelo vídeo Edu e Fernando. TMJ e abraços.
Boa noite, vc reaplica de quanto em quanto tempo?
@@rilton7587 Depende se for pedalar todos os dias, eu reaplico a cada 10 dias mais ou menos. Isso pedalando mais em asfalto.
Sabe dizer se gruda muita sujeira comparado ao teflon seco?
@@lucascamposdh1 Na minha experiência de uso, não gruda tanto comparado ou outros lubrificantes tradicionais. Inclusive pedalando em estradas de chão.
@@MarceloCicloturdesde25102020 é pq o teflon da finishline é o q uso por grudar menos poeira, mas acho q vou testar esse ai entao. Obrigado
Fiz e deu certo, só modifiquei uma coisa, usei um tubo de PVC, funciona como uma cola bastão.
Edu! Sua planta nos 4:27 está com pulgões, por isso as folhas estão enrugadas. Corte as folhas doentes e utilize um inseticida destes comuns a base de água. Abraços!
" Edu, seus dentes estão suuuujos use escova de dentes e pasta dental " doooooorw
Aqui utilizo detergente neutro
Kkkkkkk dentes sujos. Kkkk
@@by_mxnotorious6702 " edu, seu sapato tá com sola gasta, compre outro."
@@andersongaldinodesouzaee9604 kkkkkkkk é cada comentário né cara.....vou aproveitar a "onda" do pulgão e vou mandar outra:
Edu, seus cabelos estão despenteados use pente com 48 dentes.
Minha bike tá com uma corrente fazendo hora extra ... essa receita tá se saindo uma maravilha agora vamo ver na hora de lavar.
Edu, chorei de tanto rir da sua prece. Vela e corrente. Deve ser corrente de oração, não? Parabéns pelo seu canal. Não deixo de assistir suas dicas. Valem ouro.
Uma dica pra ficar melhor ainda a aplicação: depois da aplicação na corrente vc passa um soprador térmico ou até msm um secador de cabelo na corrente pra cera fica liquida e fundir melhor na corrente, assim a cera vai ficar bem encaixadinha nos elos corrente. abraço meus queridos.
Show
Derretendo a cera é o que importa!
Pedalando e o calor gerado já vai fazer isso
Boa dica!
Ou então deixa a corrente no sol e passa o lubrificante nela sem colocar na bike
Oi, Edu! Sigo o canal faz tempo, mas não costumo comentar, rs. Mas para o caso em tela, acho que posso contribuir. Primeiro, tenho uma revista gringa com testes de lubrificantes para corrente. Fizeram teste e contraprova, a cera de vela (parafina) foi o melhor sem dúvida. Teste muito bacana, vale a pena conhecer. Se tiver um email posso te mandar uma cópia (tudo em inglês). Quanto ao método, esse de cera em barra não funciona, não chega nos roletes. O certo é derreter a vela, mergulhar a corrente no líquido e depois pendurar para secar. Monta a corrente na bike de novo, roda um pouco para tirar a parte mais grossa e pronto. Fica top. Ladp ruim: ter de desmontar a corrente toda vez e quando acaba o efeito lubrificante é de uma vez. Lado bom: dura muito (para meus pedais, em torno de 200-250 km), lubrifica muito e não suja corrente.
Boa noite harley, vendo os relatos a respeito eu fiquei pensando, será que não é possível aplicar com ela ainda quente usando um pincel ou até mesmo esses kits de higienização de correntes como o edu usou no vídeo?
Eu não sou muito partidário de remover a corrente com toda essa frequência, visto que causa folga nos pinos e a consequente perda de resistência da mesma, mesmo com power link ele tbm desgasta.. abraços
Voce pode mandar pra eu ler? Agradeco desde ja
Verdade sobre a cera em barra. Eu comprovei isso quando fui aplicar a cera. Antes, eu dei umas três lavadas na corrente com água quente e sabão, pra tirar todo o resquício de lubrificante antigo. Apliquei em forma de barra. Quando fui fazer um pedal, não gostei do resultado, senti a corrente dura, seca e barulhenta. Voltei pra casa, retrabalhei a cera e deixei em consistência de uma pomada e o resultado foi muito melhor, me agradou bastante
Dá pra fazer essa de mergulhar com menor frequência e usar a barra pra retocar.
@@PatrackaAff Usando um lubrificante premium como o Smoove, Squirt ou Drywax, você vê que são bem líquidos, depois eles ficam pastosos, impregnado no aço, assim escoando para dentro dos roletes na aplicação, isso sim é bom, no caso da cera do vídeo fiquei com receio de não "descer" até dentro dos roletes, para mim seria o caso do lubrificante ser mais líquido e solidificar em contato com o ar/aço, como numa cera caseira para o chão, líquida, mas vira pasta... essa seria a receita perfeita
Comprei PTFE super fino na China e o adicionei a parafina derretida. Lavei a correte com wap e mergulhei na parafina derretida a 80°C para não borbulhar. Faço isso a cada 700km em uma speed. Recomendação de outro canal gringo. De acordo com ele aumentou a vida útil dos componentes.
Amigo gostei dessa formula, esse PTFE é de quanto microns, e qual a proporçao do pó com os ml de parafina liquida?
Funciona sim, na minha bike desde nova nunca usei outro lubrificante, sempre aplico uma camada desse, rodo uns 100km lavo apenas com água, deixo secar e reaplico minha relação fechou 6k e está nova, além de que não fica preta de sujeira. Uma dica, eu uso um tubo PVC de 40mm para moldar, a cera escorrega fácil e reutilizou quando termina. Abraço aí xará!
Somente de parafina ou oleo mineral?
Funciona bastante faço isso a mais de 1 ano uso até pra competições indico muito funciona perfeitamente
Em longoes em areia e terra fiz 120 km sem precisar lubrificar novamente e bem lubrificada ainda e a relação não acumula quase nada de poeira e por conta da parafina da vela a água é repetida perfeitamente
Nota milllll. Muito bom. Sem barulhos, fácil de limpar, e fica uma pasta, onde não escorre, mantendo sempre uma boa lubrificação na corrente. Rodando muito lisinho.
Boa tarde Edu.
Eu uso a mais de um ano e até agora me atendeu perfeitamente, ontem fiz 105 km e ainda não precisou de reaplicar a cera novamente. Muito bom mesmo.
Não garra MT sujeira e poeira na corrente ?
@@lautner756pelo contrario amigo, sao lubrificantes a base de oleo que tendem a grudar sujeira
Um recipiente bom para ser usado é aquele da cola bastão, evita de ficar exposto e conforme vai utilizando pode ir ajustando
Dá pra usar igual o rolo deste vídeo, e pra empurrar a cera pra cima, use uma tampa plástica daquelas embalagens de produto de limpeza (galão de 5 litros)
Usei de desodorante daquele Rexona Clinical
Em moto.. já aqueci a corrente com um secador de cabelo e apliquei militec( que contém parafina clorada) ficou muito bom eliminanos ruídos na hora ..ele seca e não pega tanta poeira...
Uso esse lubrificante, e é sensacional, na cidade até esqueço de renovar.
Na terra ando 200km antes de limpar e colocar de novo
É isso mesmo. Eu fiz um parecido com óleo de carro 10w40. Usei bastante óleo e ficou quase líquido
Oloco 200 km ??? Nem o smoove dura isso
@@antraxtm3700 ja fiz 260km num único pedal usando cera da solifes. Do km 210-220 em diante a corrente começou a fazer barulho, mas bem leve e foi aumentando. Diria que o limite seriam os 220km msm.
Detalhe : 110km de br e a volta inteira por trilha/estradão, pegando muita poeira fina
@@Mateusj4o1r19 eu não arriscaria passar de 200. O lubrificante é bem mais barato que corrente ou relação nova, compensa muito encurtar a quilometragem de aplicação xD
@@ThalesTML siiiiim, citei só essa situação como exemplo extremo. Normalmente eu faço a cada 100-120km ou quando faço alguma trilha que ela volta suja.
Edit:
No pedal dos 260 eu levei a cera, mas preferi ir pra casa com ela suja que lubrificar no meio da trilha e piorar a situação
edu meu velho tava usando muito os lubrificantes aí, a maioria deles ou quase todos fazem sujeira e com menos de 80 ou 60 km já tem que reaplicar, esse aí o cara colocar e dependendo do terreno sem forçar muito a corrente o cara faz 120 ou mais, já não compro mais lubrificantes kkkkkkk, sim acorrente fica silenciosa de um jeito viu, as trocas de marchas suaves e a bike fica com nova e outra não gruda muita areia não menos do que esses vendido aí por volta de 120 pila, ótimo vídeo fiz, testei e tá aprovadíssimo, kkkk.
A muitos anos uso parafina na corrente (tanto na aro 20" e agora na MTB aro 29"). Só que meu processo é diferente do vídeo. Já tenho uma lata de parafina pra fazer isso. Tiro a corrente da bike, já que tem aquela trava, enrolo e coloco a corrente dentro da parafina sem está derretida na lata. Coloco a corrente e a lata com a parafina no fogo. A medida que vai derretendo, a corrente vai mergulhando. Pra poder pegar na corrente, utilizo um alicate pelo fato da corrente está bastante quente. Com poucos minutos já se consegue pegar a corrente com a mão. Já instalo na bike e pronto.
Você faz da maneira mais correta e tem sempre a relação limpa, também faço isso a uns 10 anos.
Mas no vídeo nem o óleo que estava dentro da corrente saiu e nem a parafina entrou. Me parece ser o pior dos dois mundos.
Verdade, deveria descontaminar 100% da corrente e ainda ter lavado o k7 com desengaxante... vou fazer um teste aqui, lavando a corrente em uma bacia ultrassônica.
Antes de colocar parafina na corrente nova, tiro todo o óleo com desengraxante.
@@luishamaral desengraxante na k7 kkkk
Todo lugar tem uns Pokémon especiais que sabem mais, o vídeo foi top, e para ter mais trabalho que isso, melhor comprar feito. Os caras querem encher a receita do pedaleria com feitiços . Kkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkkkk
Opa. Eu usava algo, tec 50 entre outros a base de cera e nenhum dos testados ficou melhor do que a mistura de vela com óleo mineral... Não acreditava no começo, aceitei o desafio e hoje uso somente essa mistura... Não quero aqui dizer que é melhor do que os outros... Pra mim funciona muito bem tanto na terra quanto nas trilhas, durabilidade de 100 km tranquilo... Além do custo bem abaixo dos tradicionais. Valeu Edu ... Forte abraço, aprendi muito com seu videos já... Pedalo a 7 anos e sempre estou aberto a aprendizagem.
Lembro na minha infância isso nos anos 80,meu tio tirando a corrente colocando em uma vasilha com vela aquecedo, limpava lubrificava depois colocava de volta na bicicleta!
Edu testa uma receita de desengraxante caseiro, ia ajudar bastante gente!
Melhor receita pra desengraxante é uma boa escova de dentes velha ou um pincel de pintura e um pouco de Intercap o famoso LM, passa na corrente ou onde tiver muita graxa se não sair tudo só esfregar um pouco vc só vai ver a graxa preta escorrendo depois só jogar uma água e sai tudinho eu faço isso nas minhas bikes nunca deu problema
Detergente de cozinha e água morna. Se não sair tudo, querosene... Limão é ácido, só use em corrente que já esteja enferrujada pra tentar converter e remover a ferrugem. Em correntes bem conservadas sem ferrugem o ácido pode diminuir a proteção de fábrica.
Tentei usar limão e detergente de cozinha mas não ficou legal,limpou nada e acho que não tirei todo o resíduo, enferrujou algumas partes da minha corrente.
Trabalho em lava jato e desaconselho uso de intercap e solupan, são produtos ácidos, tira a proteção da corrente e pinturas e enferruja com o tempo
Eu vi aqui a galera do ciclismo de estrada da antiga Capi detetar a vela enfim e parafina o seu nome específico e mergulhar a corrente limpa na parafina ainda quente depois lógico retirar no processo de esfriamento o eceso vai escorer e líquida dai sim ela vai penetrar nos roletes
Às vezes utilizo aqueles desengordurante de cozinha.
Sim a idéia é otima, o ideal é aquecer a corrente após a aplicação, pois os rolete e os pinos precisam estar limpos e bem lubrificados tanto na parte interna quanto externa. Abraço.
Rapaz vi sobre esse lubrificante esses dias e fiz ontem. Apliquei e rodei hoje 90km com chuva e altimetria de mais de 400m., achei simplesmente fantástico. Suja muito pouco em relação ao óleo, e rende muito mais. Super satisfeito. Aaaaaa! O meu terminei fazendo com óleo 5w 30 de carro mesmo porque já tinha em casa kkkkkkkk mas ficou muito bacana.
Vlw!
É muito bom
Estou usando essa receita , rodei uns 50km sem qualquer tipo de ruído , como peguei chuva e muita lama tive que lavar e reaplicar , vou esticar pra 100km em tempo seco pra ver , mas como e barato vc pode limpar e aplicar o quanto quiser ... Até agora nada a reclamar ...
50km não é nada pra tirar um lubrificante
@@vgsanvg5015 ah é sim bicho, eu rodo de speed dentro de cidade, uso um lubrificante úmido com teflon e com 50km ja ta com uma quantidade considerável de sujeira
@@vgsanvg5015 é teste né fera , como peguei muita chuva ficou fazendo aquele barulho de areia na corrente ... Acredito que rode 100km tranquilo dependendo do terreno.
@@ThalesTML 50km é duas horas de xc a 20km/h
@@vgsanvg5015 to ligado eu fiz xc por muito tempo. esses lubrificantes que se acha por ai me frustraram muito, vou tentar a vela e parafina
Faço a aplicação direta da vela, inclusive sempre levo para os longões que faço e até hoje tem me atendido muito bem.
Como assim? Vc só passa a vela na corrente?
Já uso cera de vela (parafina) na transmissão a um bom tempo e funciona super bem, não cria aquela "pasta abrasiva" de gordura e sujeira dos outros lubrificantes, mantém a transmissão mais limpa e resiste mais ao contato com água, depois de aplicada quando começa a pedalar o "calor" do atrito a deixa mais maleável e ela penetra bem nos roletes criando uma película durável nos pontos mais escondidos, obvio que para iniciar a aplicação antes se deve limpar de forma intensa os componentes ou inciar o uso junto de componentes novos e sem resíduos, para se obter melhor resultado.
Gruda muita areia?
@@mountainbikeamador1150 Pelo fato da parafina ser mais consistente ela se mistura bem menos com as impureza e também não se dilui na água, eu uso parafina pura sem misturas, para espalhar de forma eficiente você encosta o bastão de parafina na corrente com um pouco de pressão e gira a corrente até ele "cavar" uma canaleta no pedaço de parafina, faça isto pelo lado de fora e o lado de dentro da corrente, quando você começar a pedalar o calor do atrito permite que a parafina fique mais macia e com a pressão ele entra nos roletes.
@@opbike9848 vou fazer um teste
A corrente nova já vem com uma fina camada de óleo para proteção contra ferrugem.
Seus vídeos são muito bom muito educativo e produtivo! Forte abraço!!
Só uso elas.
Derreto 3 velas, após estado líquido misturo 1 colher de sopa de óleo Singer e outra de vaselina líquida... Fica um espetáculo.
Eu faço uso dela estou com uma relação rodando com 2.000km e vai durar muito tempo ainda recomendo.
Gruda pouco pó e vai bem na chuva.
Vou fazer hoje esse esquema para usar e ver se fica top mesmo
Fica melhor com óleo singer ? E vaselina né
Óleo Singer kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pode ser sem vaselina?
Eu uso esse lub a anos é o melhor que muitos de marcas famosas.
A corrente da minha Baik, estava dura, em tempo de arrebentar, ou outra coisa pior. Tinha que forçar a Baik bastante, estava com medo de arrebentar a corrente. Fiz a vela, segui passo a passo o vídeo, a corrente da bicicleta ficou ótima, maçia, lubrificada. Agradeço pelo vídeo. Deus ó abençoe 🤝
Eu mergulho a corrente com a parafina derretida e depois penduro e passo um pano p tirar o excesso! Faço isso a 5 anos depois que mudei aqui p alemanha que foi indicado pelo grupo que eu treino aqui ! Funciona tanto p mtb como speed .
Eu aqueço um pouco e submerjo a corrente, penetra em todos os gonzos e roletes da corrente. Lubrificante top e barato.
Tirando a parte de utilização de vela para lubrificação na passagem de fios, ou cabos elétricos em conduítes, o vídeo ficou ótimo como sempre.
Utilizei copo descartável aqui e deu muito certo.
Fiz hoje, e aproveitei pra testar na chuva. A corrente ficou limpa, sem barulho, coisa que não acontecia antes, quando eu usava óleo. Valeu pela dica. 🙏🏾🙏🏾👏🏽👏🏽
No auge da liseira eu já usei óleo de bebê da Monica.
E olhe que funcionou e ainda tinha o cheirinho bom , morriiiii 😁😁😁😁😁
Boa tarde Edu Capivara. Já usei varias vezes esse lubrificante em pedais longos, peguei chuva, lama, poeira, e é muito eficiente.
Eu uso graxa grafitada de junta homocinética, na moto e bike, me atende bem, tem hidrorepelência, adere bem, suja pouco, é barato e dura um tempão a bisnaga.
Eu fiz deu super certo top top custobenefício...uma dica na hora de passa o lubrificante é só aquece o bastão com um isqueiro deu super certo
Olá aprendo muito com seus vídeos e tento fazer alguma coisa que vc mostra, com relação a cera caseira eu fiz porém eu utilizei a embalagem de partilhas de vitamina C e cotei o fundo e a tampo utilizei como embolou para empurrar a cera para fora mas fácil e prático do que o tudo de papel , fica a dica pra vcs
Tenho feito com vela, parafina líquida e grafite em pó e fica top, muito bom.
Moro aqui no parana tenho uma bike aro 26 e uso ese produto vela derretida e oleo e muito bom
Bom dia . Farei o experimento em casa , espero ter sucesso como tivestes .
Eu faço diferente... Eu tenho 2 panelinhas( leiteira velha) com óleo + cera, e em uma delas eu coloquei um pouco de Militec (uma tampinha) .. Eu usei menos óleo, não cheguei a contar a quantidade, mas deve ter dado uns 200 ml de óleo de motor para quase um litro de cera. Primeiro eu passo um pano úmido na corrente para tirar a sujeira mais pesada, depois eu esquento primeira panela até derreter a cera, ai eu jogo a corrente nessa panela, rodo a corrente dentro da panela com cera bem liquida usando um alicate, depois eu esquento a segunda panela e repito o processo ... Ai eu deixo a corrente esfriar, e tiro o excesso de cera da corrente dobrando os elos.. Fazendo dessa forma cera + o óleo entram dentro dos elos da corrente.. Pra isso é obrigatório o uso de um Miss link na corrente .. Dessa forma tem me atendido muito bem no uso urbano.. A corrente suja bem pouco, ela roda facilmente uns 250Km no tempo seco antes de ter que repetir o processo . Eu não ano de bilke na chuva então não sei dizer como isso vai se comportar..
Essa funciona e muito bem uso faz tempo ,150 km tranquilo com uma única aplicação.
Muito obrigado Edu e toda a equipe do Pedaleria pelo excelente trabalho... Eu fiz com óleo singer e ficou insano... Eu pus de volta no vidrinho do óleo e consido aplicar com o bico dele, oque facilitou muito.
Nossa amigo. Então não ficou pedrado né? Pode me dizer qual proporção vc usou de oleo X vela para chegar nessa constância???
@@eltonhenrique3110 Usei todo o óleo e duas velas e meia (velas comuns)
Eu tô querendo usar óleo de cozinha kk pode!
?*
No UA-cam tem um vídeo de um senhor na gringolandia que ele pegou uma cera do mercado e uma relação zero quilômetro e planilhou totalmente o seu uso e o aumento do desgaste na corrente. Depois ele com a mesmo bicicleta colocou uma relação nova e planilhou o desgaste utilizando a vela. O resultado foi IMPRESSIONANTE!!!! A relação ficou indestrutível. Farei esse uso na minha relação, mas vou mergulhar a corrente na parafina mesmo, sem ajuda de óleo, extremamente como ele fez.
Manda o link pra nós @evandro Lima
Link mano
@@laboratoriofilmes59 está no comentário.
Edu... morei no Maranhão onde tem muito areia nas trilhas e a galera não gosta de lubrificante... eles derretem vela com sebo de carneiro e passam na corrente.... roda uns 500 km tranquilo
Qual a proporcao amigo? Tipo meio a meio de cada??
@@brunopill9777 75% de cera o resto sebo
A melhor forma que eu encontrei é mergulhar a corrente limpa diretamente na parafina derretida (sem óleo), e deixar em banho maria por 10min e depois tirar a corrente e colocar ela p escorrer . Ela vai ficar dura, mas depois que coloca ela no lugar e da uns giros fica zero bala. Mas para dar certo a corrente tem de estar super limpa e sem resíduo de outros lubrificantes. Minha autonomia de cada lubrificação tem ficado entre 200 a 250Km. Minha corrente está com 3000km e desgaste inferior a 0.25. Utilização tanto em seco quanto em úmido. Não junta sujeira. Recomendo.
Vendo agora, a ideia de usar aplicador da cola bastão é bem melhor para aplicar a parafina👏👏👏👏
Cara uso a um tempão isso e muito eficiente ..só que faço diferente o armanezamneto ....uso uma seringa corto a ponta e vira um bastão ...exelente
É muito bom pra mim aqui não tive problemas nenhum e tem uma durabilidade boa dependendo colocando um pouco menos de óleo fica mais rígida igual a um sabão mas funciona bem também
Fiz com oleo 20w50 e vela, 2 de oleo para 1 de velha, resultado top, andei em estrada de terra e nao gruda quase nada de terra
eu uso mais com disel e ele nao deixa a água ter contato com a correte nos classe baixa tem que obra milagre parabéns vidio muito bom IoI
Edu faço esse lubrificante uso na minha bike tanto asfalto e trilha dura bem ate na lavagem sai melhor👍
Uso a 1 ano... Rodo na speed e na bmx de boa...mesmo em dia de pedal com chuva suporta bem...
A capa desse vídeo deveria ganhar um prêmio especial pela bela criatividade.
Essa receita parte de um vídeo de um americano....ele faz vários testes ....a diminuição sensível de "grudar" pó.....e a fácil limpeza são as principais vantagens.....a outras variações com a adição de ptfe... porém custo aumenta muito.....mas com certeza é muito recomendo
Eu fiz a minha misturando também com grafite. Preferi deixar a minha na consistência de um creme, pra não ficar despedaçando assim. Por ter colocado grafite, fica mais difícil de fazer uma mistura homogênea, então é bom misturar até que ela se esfrie. Gostei do resultado final, deixou a corrente até mais resistente à oxidação
Edu, estou usano essa mesma receita ai ,ñ tenho oque falar corrente sem ruido ,uso a bike tds os dias pr ir trabalhar
Boa noite , eu uso esse lubrificante a bastante tempo.
Pra mim deu certo👍
Eu já uso assim,o que me dá economia e um bom resultado
minha vó dizia que meu avô fazia isso lá em 1900 é voltz,video muito top,parabéns Edu pelo ótimo trabalho
Parabéns Capivara, gosto muito de seus vídeos, são sempre e diretos sem enrolação. Sempre direto ao ponto.
Esse teste é top .a 1 ano uso nunca tive poblema .com securas de corrente faço 100 km e a corrente nenringe poeirz.
Eu uso esse método faz uns 6 meses mais eu deixo na panela quando vou lubrificar derreto mergulho a corrente dentro , depois ponho prá secar e depois de seca ponho na bike e pronto fica muito top e não dá trabalho pra limpar, e o resto fica na panela guardado para a próxima vez.
Eu uso a mais de 1 ano, uso um vidro de óleo mineral para um maço de velas. Depois coloco na forma de gelo e já era. Não gruda terra, rodo 100 km sem fazer uma nova aplicação. Quando passo, uso o dedo depois para retirar o excesso e melhorar a penetração nos elos da corrente. Abraços
nao existe nada melhor que parafina pra lubrificar corrente, nenhum lubrificante do mercado é superior, eu ja uso a mais de 1 ano. a corrente fica macia nao tem barulho, parece que é correia de borracha, mas eu uso parafina em flucos e ptfe, coloco numa panela de derreter cera, quando esta liquida eu mergulho a corrente, deixo uns 10 minutos e depois deixo pendurada pra secar, dura em media 300km cada aplicaçao, muito top. fica tipo a Molten Speed Wax
Eu também uso e acho ótimo até na hora de limpa é ótimo muito bom ,eu fiz e coloquem em várias tampas de desodorante pra ficar melhor na hora de usa
A cena da prece com a vela e corrente ficou fantástica.
Edu uso a um tempo essa fórmula. Vou te falar usei algo o, uma outra cara, tal fline acho. Essa é muito melhor já tem uns 1000 km que não lavo a corrente e nada de ranger ou poeira, peguei uma chuvinha até. Mas, tá na hora de lavar. E olha que eu lavava a corrente a cada 2, 3
pedais no máximo. Show.
EDU Parabéns pelo vídeo e pela iniciativa, muita gente mora no interior e não encontra esses produtos de marca ou mesmo não tem condições financeiras, admiro a iniciativa mais como muitas crianças também acompanham o canal fica a dica de deixar um lembrete pra que crianças não tentem fazer isso em casa sozinhas pois a parafina e o óleo são produtos inflamáveis! acompanho seu canal e admiro muito o seu trabalho!
Eu já faço o selante que aprendi com vc e agora irei fazer a cera que é bem mais simples... Show
Eu já uso a 1 ano e adiciono também grafite junto a Vela na composição, e coloco também óleo mineral.fica perfeito e na hora de limpar vc usa detergente neutro q sai perfeitamente...eu vi de um camarada aq do UA-cam, só esqueci o nome dele.......mas é ótimo este lubrificante caseiro..eu rodo 200km e lavo dps disso e fica de boa...
@Lipe é bom e barato, e não danifica absolutamente nada....
Fiz a mistura parafina com vaselina, ja uso a mais de um ano, deu super certo e não faz muita sujeira . Com certeza dará certo também com óleo mineral.
Fiz muito isso, só que eu "cozinhava" a corrente junto com um pouco de grafite em pó, por uns 2 minutos, retirava e deixava secar com ela esticada na horizontal. Fazendo isso, penetra nas argolas da corrente e não somente na parte exterior da corrente.
Só pela imagem do vídeo eu já vim conferir e deixar meu like patrão kkkk. Você é brabo demais Edu, e essa Scott tá um espetáculo à parte. Parabéns e obrigado por mais uma dica monstro !! 👏🏿👏🏿
Eu particularmente desencanei desses lubrificantes. Uso óleo de corrente de motosserra e nem limpo mais como eu limpava antigamente (1x por semana). Só limpo a cada 6 meses junto com a revisão da bike (eu mesmo faço). Toda semana eu gotejo um pouco de óleo e já era.
Olá Vinícius. Você acha que melhorou a lubrificação? Acumula menos sujeira? Ou somente facilitou o processo?
Olá boa noite eu já usei sim na minha bike kkk mas eu peguei só mente a vela msm kkk e achei bom e ainda continuo usa😊😊
Uso esse lubrificante caseiro a um bom tempo mas deixo ele em forma de pomada fica mais fácil de aplicar,dependendo da trilha que você faça chega a juntar uma pequena sujeira mas pra mim acho bastante significativo o custo benefício,na estrada ja cheguei a rodar 256 km em uma viajem e apliquei apenas duas vezes,eu recomendo o uso.
Como faz para ficar como pomada?
Uso assim também tipo pomada, só colocar menos vela que fica mais molinho.
@@emersonribeiro5608 eu faço com oleo sintético 5w30,pego uma panela velha coloco umas 5 velas e depois coloco num vidro de palmito e deixo uns 45min para virar a pomada
Edu tenho dois metodos, um pouco sujo, mas funcional Ole de maquina, parafina e grafite e o outro tiro o grafite e coloco talco .
Já usei muito esse sistema não em bike mas em corrente de moto .preparava com óleo lubrificante e cebo de carneiro.
Eu uso a muito tempo...um pouco diferente... na etapa que você derrete a parafina, eu aproveito, coloco um pouco de grafite em pó, um pouco de Militec e coloco junto a própria corrente, o fato de ela aquecer facilita a adesão do Militec... retiro, escorro o excesso, espero esfriar e pronto.
Ps: não estou recomendado, só estou compartilhando a minha experiência que uso até a atualidade...
Aqui na minha cidade o óleo mineral é muito caro, fiz usando um óleo pra motor 2T que tinha perdido por aqui e ainda sim ficou muito bom rodo só na cidade não tenho do que reclamar
Na minha receita eu utilizo cera de carnaúba , aquela que se usa pra passar no chão , são duas velas e tres colheres de cera , de preferência incolor , para um melhor resultado utilizo um soprador térmico pra que a cera penetre entre os elos da corrente . OBS : proteja a bike do calor com uma tampa de panela ou utilize o bico defletor do soprador !
video bom demais edu!!! no lugar do tubo de papelão, acho que uma latinha de refrigerante seria melhor, pois da para fazer no banho maria, assim não suja a panela kkkkkkkkkk
Eu costumo usar cera incolor prá piso de madeira, fica muito mais prático e não faz tanta sujeira. É colocar a bike no sol prá derreter a cera ou usar um difusor de calor. Teste e mostre prá galera.
Eu sou rider de BMX, e na modalidade street, nos usamos muito isso, principalmente com grafite, então uma outra opção além do óleo, seria o uso grafite em pó, que é um ótimo lubrificante, porem sólido (seco).
Grafite no mtb não funciona, junta sujeira demais.
@@Mateusj4o1r19 Hmmm saquei, bom saber!
A cena do Edu segurando a vela e a corrente foi a melhor... 🤣🤣🤣. Quanto a esse lubrificante também já usei.
Rachei aqui kkkk
Kkkkkkkkkk meu deus tutalocoman kkkkkkkkkkkllkkkdkdkdkdkdkdk
Fiz esse lubrificante e funcionou bem. Inclusive achei que ficou mais macia que com cera algoo, que é que usava até então.
Também dá certo no lugar dos tubos de palel, utilizar uma embalagem plastica de desodorante do tipo stick. São retrateis, já tem a tampa, não suja as mãos... E depois de aplicar, se utilizar um secador de cabelo ou soprador térmico, na corrente, a lubrificação fica ainda melhor.
E adicionei grafite nessa fórmula ficou muito bom
Na minha região é comum encontrar alguns trabalhos de MACUMBA nos pedais. Geralmente tem umas velas enormes. Vou testar pra ver se o resultado ajuda.
Fiz isso uma vez e 10 minutos depois bati de frente com um carro estacionado 😥
Aí e foda kkkkk
Cara, melhor não mexer!!! Kkkkkk
Rapaz, fosse tu n mexia n. Minha sogra uma vez chutou e seu ruim viu.
Eu uso a muito tempo, Parafina misturado com grafite, mas faço a imersão a quente em uma panela elétrica de arroz. Melhor lubrificante que já usei, barato, alta durabilidade e tive um aumento de vida útil da corrente em cerca de 40% comparado a quando usava lubrificantes como Smoove. Mas a aplicação é um pouco mais complexa
Minha bike tem relação 12v slx tenho 3 correntes para rodízio, está chegando a 6000 km desde o início só usei essa receita de vela e óleo mineral,até agora só alegria, nenhuma corrente chegou nem perto da medida 0.50 ,texte em asfalto 200k,em estradao 130k,na lama 50k
Poxa. Mas 6mil rende até com uma unica corrente sem chegar no 0.5
Ja fiz, mas juntou muita sugeira, e não sai facilmente igual cerra,, tem que usar um desengraxante bem forte ou fever a corrente pra tirar a parafina, na minha opinião vale mais comprar uma Tec-50 logo, mas foi uma experiência legal, um ponto bom é que vc sente a relação bem macia e pouco barulhenta (até pegar areia) mas o problema pra limpar foi oq mais me desencorajou a continuar.
Se vc me der licença , faço do seu comentário o meu próprio ,cada palavra ,essa foi a minha experiência tbm.
A receita que faz grudar quase nenhuma sujeira é impregnar a corrente direto na panela com parafina em estado líquido pura ou com só uma quantidade pequena do óleo.
Nessa proporção 50/50% pega sujeira porque fica pastoso demais. Eu aconselho só usar 50/50 nos meses mais frios. No verão que a parafina já amolece fácil, use menos óleo, ou óleo nenhum com o método que expliquei no início.
Pra lavar a cera antiga é só jogar água fervida direto na corrente.
Eu utilizo há 3 meses, no meu caso achei bem fácil a limpeza. Não gruda areia, gruda pó. Mas estou gostando bastante. Fora que é barato e não fico economizando na hora de passar. Lubrifico bem. Refaço a lubrificação a cada 100km. Quando pego chuva forte, passo um paninho (perfect) e coloco novamente. Cera, caro... Pro meu bolso e para 3 bikes. Então, melhor o sistema alternativo.
É, querer usar em uma MTB é bem complicado por ser muito poeira e terra, mas na cidade acredito que fique bom
Você usou muito óleo mineral
Faça o teste depois com um pouco menos de óleo
Use 50% parafina, 25% óleo mineral e 25% querosene.
Resultado: Cera mais pastosa e menos gordurosa, atrai bem menos sujeira.
fiz essa sua receita no dia de hoje. e ficou excelente.
😱
Vou tentar substituir o querosene por diesel
Eu acrescentaria grafite em pó nesta mistura, acredito que ficaria TOP das galaxias dos lubrificantes, eu uso com o algoo e fica show, não custa tentar
@@ricardorogeriolimaacciolya6176 O grafite escurece a corrente dando a impressão de estar usando óleo, fica um aspecto de sujeira. Mas deve reforçar um pouco a lubrificação se usar.
Maravilha!!! Acho que se acrescentar pó de grafite na receita vai potencializar a lubrificação.
O grafite dá um aspecto sujo na relação e corrente principalmente para quem tem k7 prata e não sai com facilidade mesmo limpando mais vezes,mas tem ótima absorção com o metal
Minha receita que eu fiz aq em casa , lubrificante algoo + vela .
Coloca pra derreter e depois desliga o fogo e mistura com algoo , em seguida liga o fogo novamente e mexe para misturar , em seguida desligue o fogo coloque no recipiente e deixe na em água gelada por 20 min e depois deixe secar naturalmente.
Fiz e usei um tempo,mas depois desisti de usar, porque garrou muito na corrente e coroa, deu um trabalhão pra tirar,mas funciona bem na questão do atrito e nas trocas de marcha fica bem suave.
Eu uso cera derretida em banho maria com PTFE. Dá trabalho aplicar, pois tem que lavar a corrente e tirar todo o óleo que vem nela com solventes. Faço banho da corrente com ela derretida, deixo escorrer e secar. Refaço a cada 100km ou um pouco menos, dependendo do uso. Não suja, que nem a sua, que levou óleo na composição...