O escritor mais completo do mundo... um misto de sensibilidade, realismo, frieza, doçura, e sinceridade. Ele não tinha necessidade de querer parecer incrível, foi um poeta em sua plenitude, é como se tivesse entendido a vida em sua totalidade. Bravo! Bravo!
@@grazielabachiao7686 Amei suas palavras finais que vocé dezer: "Humano e honesto ao extremo e è uma grande verdade. Pra o Senhor Don Fernando Pessoa uns dos melhores poetas domundo e Portuguese. Desculpe mas obrigado.Sra Graziela Bachiao
Discordo. Acaso pode ser músico quem não senti absolutamente nada ao subir da quarta para quinta nota? A humanidade distanciou a razão dos sentimentos, o propósito do simbolismo.
@@AlefBernardo-do4el Bem, eu concordo que há diversas formas de sentir e que o sentimento pode se manifestar de maneiras distintas para cada pessoa. O que para alguns pode ser uma experiência profundamente tocante, para outros pode ser interpretado de maneira diferente. A variedade de experiências humanas enriquece nosso entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Cada perspectiva é válida e contribui para o diálogo sobre a complexidade das emoções e da percepção.
@@AlefBernardo-do4el na minha opinião acredito que o foco é uma forma de distração mas nem sempre de sentimento sendo possivel tocar uma música sem sentir nada, uma música pode tocar uma pessoa e outra não e as vezes de tanto ser ouvida também não evoca mais aquele sentimento, assim como nossa percepção de cores não é a mesma mesmo que não sejamos daltônicos, tornando a experiência única. Acredito que os sentimentos nunca foram racionais, eles são impulsos primitivos e uma linguagem mais antiga que a própria razão, o ser humano que na própria evolução tentou racionalizar os sentimentos.
Se estiveres sentado na varanda de uma fazenda, olhando o verde diante de ti, o pico emocional talvez venha no exato momento em que não estejas focado em nada. É um "perder-se no momento" e isso faz você sentir sem entender, sem conceber e sem saber explicar. Talvez por isso também ele antes tenha dito que a palavra explicação não tem sentido.
Vc fingir que gosta de vc mesmo, e não gosta,, absorção dos fingimentos do mundo e transforme, 0,1 % em verdade, ser humano quer um rascunho da vida, aí é fácil e sem sentido, todos nós temos uma vida de carreira solo viva ela com toda a elevação, não de coadjuvante
"Os campos não são tão verdes para quem é amado" Isso é a mais pura verdade. Encontrar consolo nos pequenos detalhes da vida e da natureza é o que nos resta.
"Uma vez amei, julguei que me amariam, Mas não fui amado. Não fui amado pela única grande razão - Porque não tinha que ser. Consolei-me voltando ao sol e à chuva, E sentando-me outra vez à porta de casa. Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados. Como para os que o não são. Sentir é estar distraído" 💌
Ora ora, ora..... Logo eu, "durão".... Acabei me emocionando.... Se eu morrer cedo, quero que esse texto seja lembrado...E com ele a certeza de que, eu VIVI e FUI FELIZ SEMPRE, até na minha dor...
Como Vinícius de morais, como Chico Buarque, como quais quer poeta deste mundo, tentei escrever pra ela o verdadeiro amor e falhei como todos os outros poetas.
Esse poema mostra, de forma explícita, o quanto Fernando aceitava a realidade como ela realmente é. Sem precisar chamar atenção diante dos outros, sem precisar ser extraordinário, mas ao mesmo tempo, sendo sentimental e delicado... Muito bom, simplesmente magnífico!
O poema "Não fui amado" de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, é uma reflexão profunda e simples sobre a existência e a ausência de um amor romântico ou pessoal. No poema, Caeiro expressa uma aceitação tranquila da falta de amor em sua vida, como se fosse algo natural e sem a carga emocional que muitas vezes associamos à falta de afeto. Caeiro, como poeta bucólico e naturalista, tem uma visão do mundo onde as coisas são o que são, sem as complicações ou expectativas humanas. Ele observa a vida de maneira direta e simples, e essa simplicidade reflete-se em sua aceitação do fato de não ter sido amado. O poema, portanto, pode ser interpretado como uma manifestação do seu desapego em relação às expectativas humanas de amor e afeto. Para Caeiro, a natureza é o que é, e não se deve esperar mais do que ela oferece. Ele não sente falta de algo que nunca teve e, assim, encontra uma espécie de paz ou serenidade em sua vida desprovida de amor. Esse desapego e aceitação tranquila são características centrais da filosofia de Caeiro, onde o importante é viver em harmonia com a natureza e com o que ela proporciona, sem adicionar camadas desnecessárias de emoções ou desejos.
Hoje dei um rolê num lugar perto de casa que nunca havia visto. Era uma trilha de bike... passava por arvores e tudo mais. Certo caminho dava nos trilhos de trem. Senti o sol queimar, o cheiro do mato, um homem passar com uma carroça... quando volto, vejo o trem e me despeço daquele lugar. Já em casa, vejo esse poema. Tomei sol e chuva quando havia.
Lindo demais! Moro em Portugal e falo aos portugueses que cruzam o meu caminho, que os brasileiros amam as obras do Fernando Pessoa, do José Saramago, do Camões, entre outros. Por sua vez, muitos deles também conhecem as obras de vários escritores e poetas tupiniquins. Acho tudo isso maravilhoso!
Sempre que leio ou ouço Fernando Pessoa tenho a impressão de estar sentado à mesa com um sujeito mais velho e muito mais sábio que está serenamente me explicando a vida. Cada verso tem amplitude, mas sem perder as sutilezas. É uma metralhadora de verdades que ele diz sem enfeitá-las, mas sem dramatizá-las demais. Simplesmente papo reto.
"De uma religião universal que só os homens não tem" Arrepiaaaaa! Fernando Pessoa o mais fragmentado ou o mais complexo. Pois ao mesmo tempo que é realista e frio ao extremo é também sensitivo e profundo...
Fernando Pessoa capturava os sentimentos no ar: as alegrias e, sobretudo, as tristezas. A melancolia da existência passava primeiro por suas observações. Muitas pessoas não se dão ao trabalho de pensar, não sentem, porque sentir é estar distraído. Estar atento é viver a vida que se tem, e não a que se sente ou gostaria de sentir. O poeta não vive sua vida mas sente a de todos, por isso de seus heterônimos; por não saber se situar em seus sentimentos, permitia-se pairar sobre todos. E me pergunto: sou tão triste e solitário; não sou eu um heterônimo do poeta em carne e osso, em suma, em pessoa?
Quando conheci o poeta Fernando Pessoa, fui atrás das origens do meu sobrenome, que também é Pessoa. E depois de uma longa e vasta investigação, horas de pesquisa, viagens e entrevistas com diversas pessoas, tive a surpresa de descobrir que... Não somos parentes.
"Fui feliz pq não pedi coisa nenhuma" de fato quando criança qualquer coisa já era suficiente pra estar feliz sem mascaras sociais ou a espectativa de receber algo dos outros, apenas sendo vc mesmo e aproveitando cada dia como unico.
Todos falando da parte de que ele disse não ter sido amado, como se essa fosse a parte mais importante, mas esse texto é uma declaração de amor a vida na minha opinião: "Nunca fui senão uma criança que brincava" - Olhar inocente para a vida, um olhar que contempla o presente, sem grandes preocupações, como os animais o fazem. "Fui gentil como o Sol e como a água" - A gentileza do Sol e da Agua para todos, homens e animais, precisamos deles e eles estão aqui todo dia para nos suprir "De uma religião universal que só os homens não têm" - Mais uma vez exaltando a contemplação dos animais à vida, pois os seres humanos abstraem do presente, presos no passado e fazendo projeções futuras. É universal, pois todos os seres vivos tem, porém só os humanos esquecem, mas há quem consiga viver assim: as crianças e os que tem alma poética. "Fui feliz porque não pedi coisa nenhuma, nem procurei achar nada" - A vida basta por si só, o simples fato de respirar, comer, amar, nos enchermos com o Sol, a água, e o vento é por si só um espetáculo. "e nem achei que houvesse mais explicação que a palavra explicação não ter sentido nenhum" - não se precisa se aprofundar sobre as coisas, basta SER. "não desejei senão estar ao sol ou à chuva, ao sol quando havia sol, e à chuva quando estava chovendo e nunca outra coisa" - mais uma vez reforçando que a vida presente basta por si só, que é grato pelo que a natureza nos oferta. "Senti calor e frio e vento, e não ir mais longe" - Sentir, que tem tudo a ver com o que foi dito, as sensações devem ser sentidas com calma, não devemos fugir das nossas sensações, mesmo as mais "ruins". (Vivemos em uma cultura de tentar jogar os sentimentos de tristeza e dor para debaixo do tapete) SEJAMOS, apenas. :)
Quando crianca li uma frase que nunca me saiu da memória: uma das maiores vantagens de falar o idioma Português e poder ler Fernando Pessoa no original.
Essa mensagem de Fernando Pessoa me lembrou demais do protagonista de Trabalhadores do Mar, Gilliatt. "Uma vez amei, julguei que me amariam. Mas não fui amado. Não fui amado por uma única e grande razão. Porque não tinha que ser. Consolei-me voltando ao sol e a chuva." Às vezes, o contato com a natureza e a solidão ajudam a cicatrizar algumas feridas doridas .
Este poema é de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Pessoa. Caeiro é o Mestre Ingênuo dos heterônimos nas palavras do próprio Pessoa, é o poeta da simplicidade, da linguagem simples , para quem "o pensar obstrui a visão". Daí o verso " pensar é estar distraído ".
LEMBREI DE UM AMOR QUE PASSOU EM MINHA VIDA E FOI EMBORA QUANDO VOLTOU FOI COM OUTRA PESSOA! AS VEZES O AMOR FICA! OUTRA VEZ VAI EMBORA! Em outra vida quero ficar com meu amor ❤❤
Maravilhoso. Li algumas obras dele e essa verdadeira "exploração " do avesso do sentimento, que é sentimento também, é algo que me atrai. Nesse trecho, quando diz que "os campos são mais verdes para os que não são amados", há uma descrição completa, feita por negação, do amor correspondido.
Pessoa! 💫 Tão simples e tão verdadeiro, atemporal e delicadamente realista e romântico!💫 Tudo ao mesmo tempo ✨em um poema perfeito dele , o grande , que se sentia pequeno!✨ Tão humano, que não tem como não se identificar✨ Gratidão Fernando ✨ Nosso Melhor ✨💫✨💫
Acho esse Poeta Extraordinário! Não tem igual...é orgulho di Portugal e não só ...é um poço di sabedoria...inteligência e sensibilidade...êle faz parte da història...da cultura artistica e literatura di Portugal...além disso êle é Patrimonio da Humanidade! Obrigado Pessoa! Um genio e imortal!!!❤
Lindissimo poema com certa revolta e alarme dito ao mundo num sofrer digno de momentos .o cujo silêncio rasgou o peito e deixou aflorar ámente tudo oqueguardava .Gostei emto dos dizeres , obrigada POETA do Redonde sobre poema do "Silêncio "!!!!! INÁ
Pessoa é uma pessoa capaz de dar razão à toda e qualquer emoção, seja ela genuína ou não, sentida em vão ou descabida de chão, seja poeira passageira ou a semeadura de um grão. Meu Preferido Poeta! Sr. "Formando" Pessoa.
Não é completo, explica ,esse sentimento, eu consigo, o ser humano tem que aprender a viver sozinho, que na verdade, ele está com a melhor companhia do mundo que é estar com ele mesmo, simples até você não entender vc mesmo não haverá tempo para as outras vidas a não ser sua família, ,o resto da vida que as coisas fúteis, não existirá, UMA VIDA É SUPER E AO MESMO TEMPO MARAVILHOSA E MUITO COMPLICADO DE EXPLICAR É MAIS EMPOLGANTE VIVER -LÁ SEM COM TODAS AS INCERTEZAS POSSÍVEIS
Belo poema!!! Fernando Pessoa nos mostra a realidade de uma maneira singela....."Eu amei...não fui amado...por uma única razão...não tinha que ser..." ♥️🍃
O escritor mais completo do mundo... um misto de sensibilidade, realismo, frieza, doçura, e sinceridade. Ele não tinha necessidade de querer parecer incrível, foi um poeta em sua plenitude, é como se tivesse entendido a vida em sua totalidade. Bravo! Bravo!
Concordo com tudo o que você disse. Pessoa é sensível, humano e honesto ao extremo.
Tudo vale a pena, quando? Quando a alma não é pequena.
(Fernando Pessoa)
Gosto da rosa no Rosa, gosto da pessoa no Pessoa.
(Caetano Veloso)
Eu tb escrevo assim igual a ele e ninguém me aplaude assim, na verdade nem sequer olham na minha cara pra dar bom dia rs
@@grazielabachiao7686 Amei suas palavras finais que vocé dezer: "Humano e honesto ao extremo e è uma grande verdade. Pra o Senhor Don Fernando Pessoa uns dos melhores poetas domundo e Portuguese. Desculpe mas obrigado.Sra Graziela Bachiao
Forte hein, me lembrou Edgar Alan Poe. "Tudo que amei, amei sozinho"
eu li hamelet e fiquei pasmo com as palavras paralelas de memorias postumas de brás cubas mesmas frases dittas com outras palavras ..
Calma aí fi, pegou pesado! 😢 o psiquiatra você que vai pagar!
O sofrido Edgar Alan Poe.
@@iespanolvivo198 O sofrimento em estado bruto
fortissimo mesmo
“...Sentir é estar distraído.”
Discordo. Acaso pode ser músico quem não senti absolutamente nada ao subir da quarta para quinta nota?
A humanidade distanciou a razão dos sentimentos, o propósito do simbolismo.
@@AlefBernardo-do4el Bem, eu concordo que há diversas formas de sentir e que o sentimento pode se manifestar de maneiras distintas para cada pessoa. O que para alguns pode ser uma experiência profundamente tocante, para outros pode ser interpretado de maneira diferente.
A variedade de experiências humanas enriquece nosso entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Cada perspectiva é válida e contribui para o diálogo sobre a complexidade das emoções e da percepção.
@@hayya4856 Pessoas com essa linha de raciocínio que você tem que estão segurando a degradação da raça humana. Concordo plenamente
@@AlefBernardo-do4el na minha opinião acredito que o foco é uma forma de distração mas nem sempre de sentimento sendo possivel tocar uma música sem sentir nada, uma música pode tocar uma pessoa e outra não e as vezes de tanto ser ouvida também não evoca mais aquele sentimento, assim como nossa percepção de cores não é a mesma mesmo que não sejamos daltônicos, tornando a experiência única. Acredito que os sentimentos nunca foram racionais, eles são impulsos primitivos e uma linguagem mais antiga que a própria razão, o ser humano que na própria evolução tentou racionalizar os sentimentos.
Se estiveres sentado na varanda de uma fazenda, olhando o verde diante de ti, o pico emocional talvez venha no exato momento em que não estejas focado em nada. É um "perder-se no momento" e isso faz você sentir sem entender, sem conceber e sem saber explicar. Talvez por isso também ele antes tenha dito que a palavra explicação não tem sentido.
“Uma vez amei, julguei que me amariam. Mas não fui amado. Não fui amado por uma única grande razão. Porque não tinha que ser.” ❤😭
"Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados quanto para os que não o são"
"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente." Fernando Pessoa.
Vc fingir que gosta de vc mesmo, e não gosta,, absorção dos fingimentos do mundo e transforme, 0,1 % em verdade, ser humano quer um rascunho da vida, aí é fácil e sem sentido, todos nós temos uma vida de carreira solo viva ela com toda a elevação, não de coadjuvante
@@angelojosebuoro2274 é poque somos todos impostores que suportamos uns aos outros: Emil cioram
Nao fui amado pq não tinha q ser! Só Fernando Pessoa para dizer com tanta propriedade e humildade q não foi amado. Amo Fernando Pessoa!
vai ver ele tinha micro pênis né, tadinho...
kkkkkkkkkkk
Não quer dizer que o eu lírico seja ele.
"Os campos não são tão verdes para quem é amado"
Isso é a mais pura verdade. Encontrar consolo nos pequenos detalhes da vida e da natureza é o que nos resta.
"Uma vez amei, julguei que me amariam,
Mas não fui amado.
Não fui amado pela única grande razão -
Porque não tinha que ser.
Consolei-me voltando ao sol e à chuva,
E sentando-me outra vez à porta de casa.
Os campos, afinal, não são tão verdes para os que são amados. Como para os que o não são.
Sentir é estar distraído"
💌
Muito bom!
"Sentir é estar distraído"
"...que eu procure mais amar, que ser amado..."
Ora ora, ora.....
Logo eu, "durão"....
Acabei me emocionando....
Se eu morrer cedo, quero que esse texto seja lembrado...E com ele a certeza de que, eu VIVI e FUI FELIZ SEMPRE, até na minha dor...
@@Suneater9 com o tempo deixei de questiona-la e passei a aprender com ela
levo esses parágrafos comigo... meu poema favorito.
Como Vinícius de morais, como Chico Buarque, como quais quer poeta deste mundo, tentei escrever pra ela o verdadeiro amor e falhei como todos os outros poetas.
"...não fui amado porque não tinha que ser...": uma vida para engolir isto.
@@ricardodemattos8490 Ah xará... Tenho que engolir isso por toda uma vida
Esse poema mostra, de forma explícita, o quanto Fernando aceitava a realidade como ela realmente é. Sem precisar chamar atenção diante dos outros, sem precisar ser extraordinário, mas ao mesmo tempo, sendo sentimental e delicado... Muito bom, simplesmente magnífico!
O poema "Não fui amado" de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa, é uma reflexão profunda e simples sobre a existência e a ausência de um amor romântico ou pessoal. No poema, Caeiro expressa uma aceitação tranquila da falta de amor em sua vida, como se fosse algo natural e sem a carga emocional que muitas vezes associamos à falta de afeto.
Caeiro, como poeta bucólico e naturalista, tem uma visão do mundo onde as coisas são o que são, sem as complicações ou expectativas humanas. Ele observa a vida de maneira direta e simples, e essa simplicidade reflete-se em sua aceitação do fato de não ter sido amado.
O poema, portanto, pode ser interpretado como uma manifestação do seu desapego em relação às expectativas humanas de amor e afeto. Para Caeiro, a natureza é o que é, e não se deve esperar mais do que ela oferece. Ele não sente falta de algo que nunca teve e, assim, encontra uma espécie de paz ou serenidade em sua vida desprovida de amor.
Esse desapego e aceitação tranquila são características centrais da filosofia de Caeiro, onde o importante é viver em harmonia com a natureza e com o que ela proporciona, sem adicionar camadas desnecessárias de emoções ou desejos.
Sentir é estar distraído. Isto é muito profundo.
Me lembra bastante a fenomenologia: ir além da separação sujeito e objeto e captar o fenômeno tal como se manifesta.
Meu Deus, que preciosidade ❤
Meu poeta preferido ❤
Hoje dei um rolê num lugar perto de casa que nunca havia visto.
Era uma trilha de bike... passava por arvores e tudo mais.
Certo caminho dava nos trilhos de trem.
Senti o sol queimar, o cheiro do mato, um homem passar com uma carroça...
quando volto, vejo o trem e me despeço daquele lugar.
Já em casa, vejo esse poema.
Tomei sol e chuva quando havia.
Para mim ele era um grande filósofo além de poeta. É meu favorito!
Lindo demais! Moro em Portugal e falo aos portugueses que cruzam o meu caminho, que os brasileiros amam as obras do Fernando Pessoa, do José Saramago, do Camões, entre outros. Por sua vez, muitos deles também conhecem as obras de vários escritores e poetas tupiniquins. Acho tudo isso maravilhoso!
A interpretação dessa garota é fascinante! Ela passa uma verdadeira inspiração aos ouvintes que se encontram do outro lado da tela...
Os campos, afinal,não são tão verdes para os que são amados. Como para os que não são. Profundo! Que Mestre!❤
não entendi muito bem esse trecho, poderia explicar a sua interpretação?
@@Luc-nz3bda pessoa amada não divaga sobre coisas triviais ela está alheia a minúcias pois está embebecida de paixão!
Sempre que leio ou ouço Fernando Pessoa tenho a impressão de estar sentado à mesa com um sujeito mais velho e muito mais sábio que está serenamente me explicando a vida. Cada verso tem amplitude, mas sem perder as sutilezas. É uma metralhadora de verdades que ele diz sem enfeitá-las, mas sem dramatizá-las demais. Simplesmente papo reto.
Sim por isso busco tanto sentir, para me distrair dessa vida tão somente dura pra mim.
Gratidão!
Precisava muito ouvir isso!
Faz todo o sentido!
Que Poema mais lindo! Uma verdade dita com suavidade 😍😍😍😍
"não fui amado pela única grande razão
porque não tinha que ser."
Sentir é estar distraído
Frase de profunda sabedoria
"De uma religião universal que só os homens não tem" Arrepiaaaaa! Fernando Pessoa o mais fragmentado ou o mais complexo. Pois ao mesmo tempo que é realista e frio ao extremo é também sensitivo e profundo...
O maravilhoso escritor Fernando Pessoa, já na luz eterna
Fernando Pessoa capturava os sentimentos no ar: as alegrias e, sobretudo, as tristezas. A melancolia da existência passava primeiro por suas observações. Muitas pessoas não se dão ao trabalho de pensar, não sentem, porque sentir é estar distraído. Estar atento é viver a vida que se tem, e não a que se sente ou gostaria de sentir. O poeta não vive sua vida mas sente a de todos, por isso de seus heterônimos; por não saber se situar em seus sentimentos, permitia-se pairar sobre todos. E me pergunto: sou tão triste e solitário; não sou eu um heterônimo do poeta em carne e osso, em suma, em pessoa?
Quando conheci o poeta Fernando Pessoa, fui atrás das origens do meu sobrenome, que também é Pessoa.
E depois de uma longa e vasta investigação, horas de pesquisa, viagens e entrevistas com diversas pessoas, tive a surpresa de descobrir que...
Não somos parentes.
"Fui feliz pq não pedi coisa nenhuma" de fato quando criança qualquer coisa já era suficiente pra estar feliz sem mascaras sociais ou a espectativa de receber algo dos outros, apenas sendo vc mesmo e aproveitando cada dia como unico.
Sim, Fernando pessoa é de uma complexidade tão grande, que constrange a todos com seus poemas....
Portugal com muito orgulho. ❤️🎤🌹 Portugal e o Mundo. PAZ.
OBRIGADO IRMÃO AMIGO 2😢😮
Todos falando da parte de que ele disse não ter sido amado, como se essa fosse a parte mais importante, mas esse texto é uma declaração de amor a vida na minha opinião:
"Nunca fui senão uma criança que brincava" - Olhar inocente para a vida, um olhar que contempla o presente, sem grandes preocupações, como os animais o fazem.
"Fui gentil como o Sol e como a água" - A gentileza do Sol e da Agua para todos, homens e animais, precisamos deles e eles estão aqui todo dia para nos suprir
"De uma religião universal que só os homens não têm" - Mais uma vez exaltando a contemplação dos animais à vida, pois os seres humanos abstraem do presente, presos no passado e fazendo projeções futuras. É universal, pois todos os seres vivos tem, porém só os humanos esquecem, mas há quem consiga viver assim: as crianças e os que tem alma poética.
"Fui feliz porque não pedi coisa nenhuma, nem procurei achar nada" - A vida basta por si só, o simples fato de respirar, comer, amar, nos enchermos com o Sol, a água, e o vento é por si só um espetáculo.
"e nem achei que houvesse mais explicação que a palavra explicação não ter sentido nenhum" - não se precisa se aprofundar sobre as coisas, basta SER.
"não desejei senão estar ao sol ou à chuva, ao sol quando havia sol, e à chuva quando estava chovendo e nunca outra coisa" - mais uma vez reforçando que a vida presente basta por si só, que é grato pelo que a natureza nos oferta.
"Senti calor e frio e vento, e não ir mais longe" - Sentir, que tem tudo a ver com o que foi dito, as sensações devem ser sentidas com calma, não devemos fugir das nossas sensações, mesmo as mais "ruins". (Vivemos em uma cultura de tentar jogar os sentimentos de tristeza e dor para debaixo do tapete)
SEJAMOS, apenas. :)
ESSE HOMEM E UMA DAS PESSOAS DE PERCEPÇÃO DA REALIDADE MAIS BRILHANTES QUE EU JA VI OTIMA NARAÇÃO
Nunca me imaginei ouvir poesia, mas a idade traz mudança desde que você se deixei mudar, obrigado pela sua interpretação.
Um predestinado... um escolhido...
Quando crianca li uma frase que nunca me saiu da memória: uma das maiores vantagens de falar o idioma Português e poder ler Fernando Pessoa no original.
❤
Busquei a vida toda explicação para o sentido da vida, e descobri que o sentido da vida, é senti-la.
Muito obrigado Fernando Pessoa.
Ťô de acordo, sr pessoa.
no final amar é melhor que ser amado.
Verdade, por mais que seja para distração
Essa mensagem de Fernando Pessoa me lembrou demais do protagonista de Trabalhadores do Mar, Gilliatt. "Uma vez amei, julguei que me amariam. Mas não fui amado. Não fui amado por uma única e grande razão. Porque não tinha que ser. Consolei-me voltando ao sol e a chuva." Às vezes, o contato com a natureza e a solidão ajudam a cicatrizar algumas feridas doridas .
O que foi...
É o que tinha que ser.
O importante é VIVER com prazer o momento.
Este poema é de Alberto Caeiro, um dos heterônimos de Pessoa.
Caeiro é o Mestre Ingênuo dos heterônimos nas palavras do próprio Pessoa,
é o poeta da simplicidade, da linguagem simples , para quem "o pensar obstrui a visão".
Daí o verso " pensar é estar distraído ".
Sabe me dizer em qual livro tem esse poema?
Interessante! Bom saber!
@@gisellems116 basicamente em qualquer livro de poemas de alberto caeiro. indico a edição da companhia das letras ou da l&pm pocket.
Como um punhal no coração!
Mestre eterno!! 💫
O Fernando Pessoa foi alguém realmente icónico. 🇵🇹
"Pensar é como andar à chuva "
Pessoa simplesmente a personificação fonologica em grafia
Esse era muitos em uma só Pessoa!
Fernando Pessoa, SUBLIME. Honra Portugal e toda a Humanidade.
Pra mim,o mais sensível poeta...sempre desbravando o que há de mais complexo na alma humana.
Amo.
Antigamente se lia muito,a literatura era fundamental aprendizado.
"sentir é estar distraído" caramba, que forte
É o poeta mais perfeito do mundo ❤❤❤❤❤❤❤❤
Amo Fernando Pessoa... Augusto dos Anjos e Álvares de Azevedo.
Bem forte! ❤
Quando eu morrer, alguém vai recitar essa obra no meu velório 🖤
O poema é maravilhoso e a menina declamou lindamente.
Isso é de uma profundidade absurda!
Uma vez amei
Julguei que me amariam
Mas não fui amado
Não fui amado por uma única grande razão
Por que não tinha que ser...
Caramba.....amei e doeu
Esse cara foi um ícone da literatura, cara!!
Muito eu , na parte do não recíproco
😢 ATÉ CHOREI... ISSO É QUE SER UM ARTISTA.
perdi as contas, de quantas vezes voltei para ver este video
Só essa música de fundo que f*de tudo.
LEMBREI DE UM AMOR QUE PASSOU EM MINHA VIDA E FOI EMBORA QUANDO VOLTOU FOI COM OUTRA PESSOA! AS VEZES O AMOR FICA! OUTRA VEZ VAI EMBORA! Em outra vida quero ficar com meu amor ❤❤
Essa poesia toca meu coração de uma forma diferente surreal
Maravilhoso.
Li algumas obras dele e essa verdadeira "exploração " do avesso do sentimento, que é sentimento também, é algo que me atrai.
Nesse trecho, quando diz que "os campos são mais verdes para os que não são amados", há uma descrição completa, feita por negação, do amor correspondido.
É tão lindo e faz todo sentido
"Sentir é estar distraído." Que coisa linda.
Pessoa! 💫 Tão simples e tão verdadeiro, atemporal e delicadamente realista e romântico!💫 Tudo ao mesmo tempo ✨em um poema perfeito dele , o grande , que se sentia pequeno!✨ Tão humano, que não tem como não se identificar✨ Gratidão Fernando ✨ Nosso Melhor ✨💫✨💫
Só consegue entender um grande poeta,aquele que ouve com a alma...
Caba bom!
Acho esse Poeta Extraordinário! Não tem igual...é orgulho di Portugal e não só ...é um poço di sabedoria...inteligência e sensibilidade...êle faz parte da història...da cultura artistica e literatura di Portugal...além disso êle é Patrimonio da Humanidade! Obrigado Pessoa! Um genio e imortal!!!❤
Lindissimo poema com certa revolta e alarme dito ao mundo num sofrer digno de momentos .o cujo silêncio rasgou o peito e deixou aflorar ámente tudo oqueguardava .Gostei emto dos dizeres , obrigada POETA do Redonde sobre poema do "Silêncio "!!!!! INÁ
❤😢😅😊
Pessoa é uma pessoa capaz de dar razão à toda e qualquer emoção, seja ela genuína ou não, sentida em vão ou descabida de chão, seja poeira passageira ou a semeadura de um grão. Meu Preferido Poeta! Sr. "Formando" Pessoa.
Não é completo, explica ,esse sentimento, eu consigo, o ser humano tem que aprender a viver sozinho, que na verdade, ele está com a melhor companhia do mundo que é estar com ele mesmo, simples até você não entender vc mesmo não haverá tempo para as outras vidas a não ser sua família, ,o resto da vida que as coisas fúteis, não existirá, UMA VIDA É SUPER E AO MESMO TEMPO MARAVILHOSA E MUITO COMPLICADO DE EXPLICAR É MAIS EMPOLGANTE VIVER -LÁ SEM COM TODAS AS INCERTEZAS POSSÍVEIS
Amo esse poeta.
eu chóro sempre.. não tem jeito.. bonito demais 😭
Fernando pessoa sempre foi surpreendente, um dos primeiros poetas que conheci lendo e um dos que mais amei!
♡Qual é o seu favorito??
@@Anonima-sf2eu no inglês Shakespeare . . . No português Camões
QUEM AMA INSPIRAÇÃO LITERÁRIA ME SEGUE ✌️👍
Palavras lindas❤❤❤❤
Jesus amou você
o maior amou amou a gente a gente que muitas vezes não percebe
Que triste 😢
Belo poema!!!
Fernando Pessoa nos mostra a realidade de uma maneira singela....."Eu amei...não fui amado...por uma única razão...não tinha que ser..." ♥️🍃
Que bom. Poesia e de Fernando Pessoa no UA-cam. ❤❤❤
Lindo Poema ❤
Parece que ele escreveu quando a chuva caia, admirando o campo, etc.. legal..
Lindo
" Uma vez amei...
...mas não fui amado...
...porque não tinha quer ser...
Maior poeta da língua portuguesa!
👏👏👏👏
Pqp
Que pedrada!
Esse poema descreveu completamente o que estou sentindo nesse exato momento. Obrigado, Pessoa. Por esse abraço fraternal