Devaneio excessivo e traumas na infância

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 27 лис 2024

КОМЕНТАРІ • 93

  • @DJVitorRocio
    @DJVitorRocio Рік тому +36

    Desde criança eu tenho isso. Lembro que uma das minhas diversões era ficar no quintal chutando a bola na parede e jogando sozinho enquanto imaginava e criava cenários na cabeça - lembro até de eu me perguntando "será que quando eu for adulto pararei de fazer isso, sendo que é tão bom?".
    Tudo é uma oportunidade pra eu começar com isso. Nas viagens eu ficava horas olhando pela janela imaginando e criando esses cenários. A música é o que mais me dá esse "poder" e dependendo do gênero da música, ela torna e me passa a emoção de forma mais vívida. Lavando louça eu fico nesse meu mundo.
    Hoje eu caminho 10-11 km diários e, ao longo do percurso, eu fico essas quase 2h criando e pensando sozinho. Imaginando às vezes que sou um jogador de futebol (e aí chego a imaginar os 20 anos de carreiras completo com detalhes), que sou um dirigente de futebol, alguém famoso, outras vidas etc.
    Eu chego ao ponto de imaginar que pessoas reais fazem parte da minha vida. Ex: eu sempre quis ter um irmão mais novo quando criança, mas não tinha. Então, qualquer garoto que eu visse e criasse uma conexão, eu ficava obcecado ao ponto de ficar imaginando ele como sendo meu irmão, da gente vivendo coisas com minha família etc. Até hoje eu tenho essa forte obsessão em pessoas, ao ponto de stalkear, salvar fotos e ficar às vezes revendo. Uma vez me tornei obcecado numa pessoa e cheguei ao ponto
    Lembro que na infância tbm eu não gostava da minha aparência então criava meu mundo onde eu tinha a aparência que eu queria, vivia situações proporcionadas por tal beleza ou criava na minha mente cenários em que eu era irmão do meu melhor amigo da escola (que tinha 2 irmãos da mesma idade e eu invejava ele extremamente por isso, pois enquanto isso, eu era sozinho e muitas vezes só restava eu e minha mente fértil).
    Isso nunca me atrapalhou em algo, que eu saiba. Mas sempre me senti diferente/estranho por isso. Não sei se posso ter TDAH ou mesmo autismo. E ah, eu às vezes tenho até mesmo surtos criativos, uma vez lavando louça, do nada, me veio um em que eu pensei num diálogo todo (de humor) entre duas pessoas, aí eu anotei, falei pro meu amigo e fizemos um print do tal diálogo e viralizou - aqueles prints de chats do facebook - a ponto de bater 300 mil likes.
    Outra coisa que é quase como uma droga pra mim: Cafeína. Volta e meia antes de caminhar eu tomo 420mg (cápsula) e quando o efeito bate eu fico feliz, eufórico, criativo, pensando e criando mais cenários ainda e dura por horas, depois começa a bater uma bad, mas o efeito do início é tão bom que a vontade é de sempre tomar.

  • @coringa686
    @coringa686 Рік тому +56

    Sofro dessa condição já a muito tempo porém ultimamente tem sido muito mais intenso e quando evito chego a me espantar com a realidade real da vida as vezes! Mas e como o rapaz falou, muitas das vezes nos entramos nesse mundo imaginário como mecanismo de defesa pq temos devaneios essecivos para poder suprir um sentimento q queríamos poder sentir, e isso sempre acontece comigo desde pequeno! Desde pequeno sou desprezado pelas pessoas, ignorado, excluído, criticado de tantas formas, sempre fui menosprezado mas dei a volta por cima, investi na minha auto estima, investi em mim, no meu psicologico, prático o amor próprio, porém sempre tenho devaneios essecivos para suprir o sentimento de solidão!

  • @julianamendes9943
    @julianamendes9943 10 місяців тому +47

    O que eu poderia dizer é saiam dessa enquanto há tempo... Eu vivi muitos anos da minha vida imersa nisso, desde criança não conseguia lidar muito com o ambiente ruim da minha familia, então eu aprendi a criar esses escapes... Mas a mente vicia muito nisso, e se deixar vc vai levando isso pra sua vida inteira. Eu associo ao vício em pornografia, pois e extremamante viciante para a mente usar esse recurso de fantasia e fiar imerso nela .

    • @Xuxutres23
      @Xuxutres23 4 місяці тому +2

      Como sai?

    • @julianamendes9943
      @julianamendes9943 4 місяці тому +8

      @@Xuxutres23Comigo funcionou encarando a realidade, terapia. Metodos de lidar com isso de frente. Escrever sobre o devaneio.... Com o tempo vai disciplinando a mente e mudando essa condição mental.

    • @CamilaVeríssimo-z8n
      @CamilaVeríssimo-z8n 3 місяці тому

      ​@@julianamendes9943pra mim é fácil sair eu quando estou focada em algo sobre uma meta que gostaria eu ficou muito focada. mas eu não vejo como um problema eu só separo a ficção e a realidade.

    • @lucastv5727
      @lucastv5727 2 місяці тому +1

      ​@@julianamendes9943Muito obrigado pelas dicas, tenho isso desse a adolescência, agr tenho 24, creio que a solidão foi uma das válvulas de escape pro meus devaneios, vou sair dessa se Deus quiser!

    • @julianamendes9943
      @julianamendes9943 2 місяці тому +1

      @@lucastv5727 Nossa mente é assim mesmo, é um exercício diário lidar com os pensamentos, a gente só consegue vencer enfrentando mesmo.

  • @jennykkjkkk
    @jennykkjkkk 9 місяців тому +12

    sofri assédio sexual quando tinha 7 anos, desde então não demorou muito a eu ficar cada vez mais "perturbada", piorou mais quando fui me isolando cada vez mais das pessoas, sempre fui tímida/introvertida, constantemente lembro do que sofri na infância e já chorei várias vezes por isso, mesmo que já tenha sido há quase 10 anos, e em relação ao isolamento me sinto culpada por ser assim, pq meus pais reclamam e eu sinto vontade de mudar pra agrada-los e pra me sentir melhor, eu acho. Devanear é meu refúgio, começou aos 8 anos, na minha realidade paralela eu sou o oposto da vida real, sei que os devaneios excessivos estão relacionados as minhas frustrações, pois nele eu posso viver da forma como quiser, aonde meus traumas não existem.

    • @elisilva3453
      @elisilva3453 6 місяців тому +2

      Sou extremamente assim, tímida introvertida e fico fantasiando uma vida diferente e lá eu sou outra pessoa diferente do que sou na realidade

  • @pablovasconselos5408
    @pablovasconselos5408 Рік тому +17

    Bom Dia!
    Um tema pouco falado e com poucos estudos ainda infelizmente, está lentamente, ganhando um pouco de mais força, mas ainda é pouco.
    Todos nos profissionais de saúde mental precisam estudar e conhecer o tema, recentemente uma cliente minha, me relatou segundo ela, que dois dos psicólogos que ela foi, não sabiam oq ela tinha e não tinham nenhum conhecimento sobre Devaneio excessivo. "triste" ter que escutar isso, principalmente pela forma que segundo ela, trataram o caso.
    "um transtorno novo" mas é Necessário ganhar mais alcance. enfim
    parabéns pelo vídeo.

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому +1

      Oi, Pablo! Pois é, infelizmente ainda é um tema pouquíssimo conhecido. Obrigado pela participação no canal! 🥰

  • @kurohige96
    @kurohige96 2 місяці тому +7

    Cara... Estou assustado em como os relatos dos comentários batem perfeitamente com tudo que aconteceu comigo. Que loucura.

  • @taynic119
    @taynic119 Рік тому +14

    Eu passo por isso. Sofri abuso sexual quando criança e isso me tornei muito fechafda. Os únicos momentos em que me sentia bem, feliz, e era um prazer surreal, era quando estava devaneando, criando esse mundo, essas situações na minha mente. Diminuiu bastante, de forma que quase não consigo mais fazer isso, embora eu tente todas as vezes que deito pra dormir.

  • @santatereza13
    @santatereza13 Рік тому +20

    Eu sofro disso, eu nunca consegui prestar atenção em nada na escola , somente viajava

  • @vanialazaro2470
    @vanialazaro2470 Рік тому +6

    Pra mim bateu, tive muito sofrimento mental na infância, abuso sexual, negligência, ambiente muito violento, e desde criança tenho isso, é muito real os sentimentos criados, muito debilitante tbm.
    Eu sinto que eu fico tentando "cuidar" dos meus traumas de uma forma enviesada, sem pensar diretamente neles.
    Por exemplo: me sentia muito sozinha pq sofria com negligência mesmo, quando criança eu criei história de uma criança que perdeu a mãe e se sentia muito sozinha. Pra mim é evidente que estava trabalhando com a solidão que eu mesma vivia. E é assim com tudo, isso é só um exemplo.
    Eu não tento ficar me impedindo de sonhar acordada, só tento delimitar um horário para isso, eu acho que eu preciso passar por esses devaneios para superar minhas dores.

  • @MM-pl5ed
    @MM-pl5ed Рік тому +13

    Isso acontece. Quem vivencia essa experiência, sabe que é bem real.

  • @Elenjulia
    @Elenjulia 7 місяців тому +4

    Sofri muito com isso ainda mais na escola, muitos professores relatavam que me viam em um mundo da lua, simplesmente parada é olhando pra um ponto fixo e na vdd eu estava viajando na minha mente.

  • @luizlima3610
    @luizlima3610 Рік тому +9

    Galera pratiquem Mindfullness, essa técnica de meditar e ter o controle da respiração me ajudo muito! 2 livros que também me ajudo nessa trajetória foi (10% mais feliz) e o (O poder do agora), no youtube tem audiobook.

  • @Ryuzaki-w6f
    @Ryuzaki-w6f Місяць тому +1

    Nossa.. que vídeo necessário! Excelente explicação, bem objetivo e claro!👏🏻👏🏻

  • @Rosa-jpa
    @Rosa-jpa 5 місяців тому +5

    TENHO 60 ANOS E ATÉ HOJE TENHO DEVANEIOS.
    QUANDO DÁ UM GATILHO ANDO EM CIRCULOS SE PERCEBER.
    MAS ESTOU LUTANDO PRA ME LIBERTAR DISSO, PORQUE QUANDO VOLTO PARA A REALIDADE FICO DEPRIMIDA.
    LUTO SOZINHA PORQUE A PSICANÁLISE PRA MIM NÃO DEU CERTO.

    • @danimatos2054
      @danimatos2054 3 місяці тому +2

      Tenta a terapia cognitivo comportamental

  • @chronos5457
    @chronos5457 Рік тому +2

    Muito bom esse vídeo! Que bom que esse assunto está sendo mais falado, porém o problema está aqui 1:24, encontrar um psicólogo que entenda sobre o assunto. Tenho desde criança e quando relatei a un profissional de saúde mental, vi uma.cara de quem não entendia.

  • @uwgegehejsbajwh
    @uwgegehejsbajwh Рік тому +3

    É um vício que era capaz de me fazer abrir mão de qualquer coisa. Os anos se passavam que eu nem via. Acho que nem o alcoolismo causa o prejuízo dos devaneios. Os alcoólatras mais racionais não deixam de entregar seus trabalhos e nem viajam na maionese direto, como eu viajava, já que eu sempre tinha os devaneios na mente. É um vício peculiar. Eu começava a devanear e perdia a hora. Perdi a noção da responsabilidade e, de passar tantos anos sem estudar direito, quando voltei, era muito tenso porque a minha mente automaticamente elaborava a forma que eu devia estudar e eu não sabia como recomeçar já que os devaneios afetam a percepção.
    Uma vez tive três provas da faculdade, não consegui estudar pras duas primeiras, mas graças a Deus não tirei notas ruins. Agora a última, foi triste. Tive quase um mês pra estudar pra essa prova e não estudei. Um dia antes tinha uma atividade pra entregar, fora outras. Eu tive uma recaída nesse meio-tempo e estava estressada por causa dessa prova (deve ter sido a pressão involuntária que minha mente colocava em mim pra tomar banho direito, mesmo eu não devaneando no banho. Tinha uma paranóia terrível toda vez que saía do banho. Demorava muito e não me acalmava, fazia no estresse mesmo), mas felizmente me liguei no meio do caos.
    Um bom sinal de que você está indo bem no desapego dos devaneios é se sentir mais preocupado com o que acontece na sua vida, como ficar chateado por uma nota baixa por exemplo, se sentir desesperado por ter deixado de fazer alguma coisa. Não sentir estresse ao interagir com os outros também. Sentir tédio e querer ver coisas novas também são bons sinais. Senti essas coisas e sim, foi horrível. São as coisas que tanto evitei sentir me refugiando nos devaneios.

    • @taianegoncalves2642
      @taianegoncalves2642 Місяць тому

      Obrigada pelo seu relato, Creio que você vá vencer Deus te dá força.

  • @dgzera660
    @dgzera660 2 місяці тому +2

    Cara eu vou cochilar e acaba que nao sei se estou dormindo ou acordado , começou a te criar umas histórias bem reais rsrs ,bem diferente dos sonhos que acontece coisas aleatórias

  • @ClaraRayssa-tx4lv
    @ClaraRayssa-tx4lv 10 місяців тому +1

    Obg por explicar agr eu me entendo melhor

  • @biancavitoriaoliveira729
    @biancavitoriaoliveira729 Рік тому +2

    Tenho a quatro anos já , estou um pouco assustada com alguns relatos de gente que passou mais de 20 anos com isso e não conseguiu se livrar , angustiante de imaginar pq é chato não poder se concentrar . Eu não quero parar por agora , vou continuar pois a minha vida é chata , quando eu for adulta e poder morar sozinha sair onde eu quiser já vai ser ótimo , acho que vou sonhar menos se eu tiver um pouco da vida que eu quero .
    Uma pena é as pessoas não falarem sobre isso ou só falarem quando vão citar outros transtornos ou doenças junto , nunca como um caso isolado , outra coisa chata é não poder contar pq ngm vai entender , só contei pra uma pessoa q eu achei q não ia julgar , mas ela achou q eu tava querendo chamar atenção ou sla oq

  • @joyceoliveira878
    @joyceoliveira878 5 місяців тому +3

    Sei que devanear em excesso pode ser prejudicial mas em meio ao contexto que me encontro, na vida pessoal, profissional. Nos relacionamentos familiar e amoroso, é tão bom devanear. Eu posso ser quem eu quiser, fazer o que eu quiser. A criatividade não tem limites e eu confesso que dependendo do cenário que eu estou criando na mente não dá vontade de voltar a realidade. Não sei ou não me lembro ao certo que gatilho despertou isso em mim mas eu faço isso desde os meus 8/9 anos e nunca parei. Nunca me atrapalhou nos estudos etc.... É meu refúgio nas horas que estou triste ou ansiosa.

    • @camilaalves8691
      @camilaalves8691 4 місяці тому +4

      O problema e que vai ficar cada vez mais forte

    • @fabiosantos5359
      @fabiosantos5359 2 місяці тому +2

      @@camilaalves8691, e fora de controle.
      A vida vai passar e as consequências de não vivê-la bem (trabalhando, estudando, se relacionando social e/ou afetivamente) virão, mais cedo ou mais tarde.
      E recuperar tempo é algo delicado!
      Nós não o temos de volta.

    • @taianegoncalves2642
      @taianegoncalves2642 Місяць тому +2

      Joice não conheço você, mais eu também tenho o devaneios e estou lutando, as vezes penso que minha vida real não me ajuda, mais eu oro a Deus pedindo socorro, porque e não posso vive nessa fantasia por que um dia me machucaram ou porque tenho um vida difícil. Sei que Deus que me fazer vive Sonhos não só imaginando coisas.
      Não fique assim, o Senhor tem senhos de verdade para você e não importa tua realidade, busque ao Senhor ele quer ser teu Pai de Verdade.

    • @jessicaeduarda13
      @jessicaeduarda13 Місяць тому

      Moça, entendo mas vai ficar pior, eu sofro com isso há 8 anos.. não estou conseguindo me concentrar nem em estudar pra um vestibular por causa disso.. só vim ver esse vídeo e buscar ajuda porque há alguns minutos tive um surto no quarto por causa da minha procrastinação em estudar com relação a esses devaneios.

  • @lhaissilva4992
    @lhaissilva4992 Рік тому +4

    Eu tenho muitos traumas de infância começando na família e na escola que eu era muito rejeitada e ninguém queria fazer trabalho comigo.
    E um comecei a falar a sozinha e passei a me sentir bem.
    Só que isso me atrapalha muito porque é excesso, eu falo sozinha até com pessoas do meu lado.
    Eu tento me controlar e não consigo. Eu quero parar de falar sozinha e parar de imaginar coisas, mas é muito difícil.😢😢😢😢😢

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому +1

      Oi, Lhais! Não deixe de procurar um profissional de saúde mental capacitado para te auxiliar. (psicólogos e psiquiatras) Obrigado pela participação no canal! Abraços.

    • @lhaissilva4992
      @lhaissilva4992 Рік тому +1

      Obrigada!
      Vou procurar tratamento, quero muito me livrar deste fantasma que me atrapalha viver. As acho que não sou normal por causa disso.

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому +1

      @@lhaissilva4992 Eu que agradeço pela participação! 😀

  • @Maddy__1307
    @Maddy__1307 Рік тому +4

    Eu não aguento mais viver iss 😢

  • @yawaop
    @yawaop Рік тому +6

    A minha vida tá um inferno por causa disso ;( não aguento mais

  • @elisilva3453
    @elisilva3453 6 місяців тому +2

    Conversei com meu psicológico ele me falou que eu tenho que diminuir a intensidade com que fantasio , já faço isso desde da infância porque sofrir muito na infância com pai alcoólatra. Até hj faço isso pra fugir da minha realidade, mas não faz bem pra mim pois esqueco de viver a realidade é me causa muit ansiedade. Estou na luta pra devaneiar espero me livrar desse vicio e viver a minha vida real mesmo que não seja mil maravilhas, tem me trazido vários problemas esses transtornos quero me livrar disso

    • @SorayaMachadoo2449
      @SorayaMachadoo2449 Місяць тому +1

      Mas ngm consegue diminuir assim por vontade própria,é preciso tomar remédio pra ansiedade e tratar a depressão,geralmente qm devaneia é deprimido(a)que se isola e n gosta da realidade,a partir do momento que vc se sentir melhor consigo mesmo vc se abre mais pro mundo e começa a se concentrar mais no que está aconteçendo

    • @elisilva3453
      @elisilva3453 Місяць тому +1

      @@SorayaMachadoo2449 obrigado, realmente faz sentindo. Estou aguardando passar pelo o psiquiatra

    • @SorayaMachadoo2449
      @SorayaMachadoo2449 Місяць тому

      @@elisilva3453 Faça isso,procure ajuda..aconselho vc a ser sincera com ele,se nao falar direitinho oq é o psiquiatra pode te dar remédios q n têm nd a ver com o problema e vc n vai ver mellhora,não esqueça de smp tratar a depressão pra n se isolar com frequençia..espero que vc fique bem viu,vai dar td certo.

  • @LeonardoSantoV
    @LeonardoSantoV Рік тому +5

    Eu gosto de viver no mundo da fantasia é bom parece real 🥰 e também é saudável para a mente não gosto da realidade que vivo não

    • @biancavitoriaoliveira729
      @biancavitoriaoliveira729 Рік тому +1

      Saudável até certo ponto , quando perceber que não consegue mais se concentrar ou quando deixar de interagir com as pessoas pra ficar no seu mundo vai ser tenso . A parte mais difícil é não conseguir se concentrar nem controlar , a de não interagir eu até que estou de boa

    • @LeonardoSantoV
      @LeonardoSantoV Рік тому +1

      @@biancavitoriaoliveira729 Mais pra falar a verdade eu me sinto bem assim mais do que a realidade mais nós tempo passa que tive foi bom mais parece que agora tá chato de mais pra eu te como escapar eu tenho que entrar no mundo da fantasia

    • @MarialourranySilvaTorres
      @MarialourranySilvaTorres 8 місяців тому

      Não suporto o mundo real também detesto.

  • @TH-ok8yc
    @TH-ok8yc Рік тому +3

    Esse devaneio tem a ver com as idealizacoes de poder, riqueza e amor ideal de um cluster B?

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому +1

      Olá! São duas coisas diferentes, mas, sim, o devaneio excessivo pode ser uma estratégia empregada por pacientes que possuem transtorno narcisista (TPN). Esse estudo, por exemplo, afirma que, no caso dos indivíduos com TPN, o devaneio excessivo (com fantasias de sucesso, poder e amor ideal) pode aliviar o sentimento de vergonha dos narcisistas patológicos:
      "Os narcisistas vulneráveis, particularmente, podem estar em risco de desenvolver devaneios desadaptativos na medida em que tendem a experimentar altos níveis de vergonha."
      GHINASSI, Simon; FIORAVANTI, Giulia; CASALE, Silvia. Is shame responsible for maladaptive daydreaming among grandiose and vulnerable narcissists? A general population study. Personality and Individual Differences, 2023, 206: 112122.
      www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0191886923000454

  • @jessicaresendefranco8312
    @jessicaresendefranco8312 Місяць тому

    Eu tenho isso desde os 7 anos não consegui me forma em faculdade nenhuma pq não tinha foco

  • @douglasmarques6546
    @douglasmarques6546 Рік тому +5

    Eu tenho isso 😢 a anos.

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому

      É mesmo angustiante, Douglas!

    • @douglasmarques6546
      @douglasmarques6546 Рік тому

      @@psicologomarcosspallini mas como faz pra controlar?

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому +3

      @@douglasmarques6546 depende do caso, mas, de um modo geral, humor deprimido parece piorar o devaneio excessivo. É preciso tratar a causa do devaneio, Douglas; isso vai variar de pessoa para pessoa. Se for um caso traumático, o ideal é buscar auxílio psicológico especializado, ok? Um grande abraço!

    • @douglasmarques6546
      @douglasmarques6546 Рік тому +1

      @@psicologomarcosspallini obrigado.

  • @raimundovale-dn9hn
    @raimundovale-dn9hn Рік тому +4

    😭😭😭😭 eu passei muito tempo assim

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому +1

      É muito angustiante sentir tudo isso, Raimundo. Não deixe de procurar auxílio psicológico se for necessário. Abraços!

  • @renatamartins729
    @renatamartins729 Рік тому +1

    tenho desde os 7 anos

  • @patylima75
    @patylima75 2 місяці тому

    Pior é que o negativo tá bem mais presente😢

  • @gi_2009
    @gi_2009 Рік тому +3

    Isso tem algo haver com autismo?

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  Рік тому +3

      Oi, Gabi! A princípio, as pesquisas relacionavam mais o devaneio excessivo com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entretanto, recentemente, sabemos que o devaneio excessivo e/ou imersivo aparece nos indivíduos do espectro autista (mais de 42% nos indivíduos com TEA; links abaixo). Lembrando que o TDAH é altamente comórbido (ou seja, com frequência aparece em conjunto) nos indivíduos com TEA (50-70%).
      TEA e devaneio excessivo:
      West, M. J., Somer, E., & Eigsti, I. M. (2023). Shared challenges and cooccurrence of maladaptive daydreaming and autism spectrum disorder. Advances in Neurodevelopmental Disorders, 7(1), 77-87.
      link.springer.com/article/10.1007/s41252-022-00279-1
      West, M. J., Somer, E., & Eigsti, I. M. (2023). Immersive and maladaptive daydreaming and divergent thinking in autism spectrum disorders. Imagination, Cognition and Personality, 42(4), 372-398.
      journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/02762366221129819
      TEA e TDAH:
      Hours, C., Recasens, C., & Baleyte, J. M. (2022). ASD and ADHD comorbidity: what are we talking about?. Frontiers in Psychiatry, 13, 154.
      www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8918663/

  • @moster12829
    @moster12829 11 місяців тому +1

    Mn eu só tenho a 1 ano mais posso me curar sozinho?

    • @psicologomarcosspallini
      @psicologomarcosspallini  11 місяців тому +1

      Dificilmente, pois é frequente o devaneio excessivo estar associado a distúrbios mentais crônicos e graves. Por isso o tratamento especializado é tão importante. Obrigado! 😀

    • @taianegoncalves2642
      @taianegoncalves2642 Місяць тому

      Sim
      Dicas
      1° Entender o que e isso.
      2°Procurar o que causar ( Fonte).
      3° Busca ao Senhor ( de onde viemos?, para onde vamos?, quem somos?)
      4° Fazer algum tipo de atividades Físicas.
      5° Fazer coisas que te faça bem. ( Tipo ir ao parque, etc.)
      6° Quem sou eu no mundo.
      7° Procurar ajuda de profissional.

  • @2003-l6h
    @2003-l6h 10 місяців тому +1

    E eu aqui pensando que era um dom, a única coisa boa que eu adquirira neste pacote de gordura, ossos, músculos e epiderme escura mas como sempre eu estava enganada, não há espaço para a imaginação e criatividade no Brasil, muito menos se você for feia, burra, pobre e adulta, porém foi o único jeito de eu lidar com a solidão e humilhação.
    It's just a nightmare. WAKE UP
    WAKE UP WAKE UP WAKE UP
    WAKE UP
    WAKE UP WAKE UP
    WAKE UP
    WAKE UP
    👁