Primeiramente, parabéns pelo video. Entretanto tenho algumas ressalvas. O conceito de isolar eletricamente, esse projeto satisfaz. O problema é que o principal uso e função das D.I.'s não são apenas isolar, mas sim casar impedância e níveis de sinais, e nada do que foi proposto no vídeo casa às impedâncias corretas para o uso em uma D.I. (de alta para baixa e vice-versa) e muito menos satisfaz a relação de nível de sinal (De linha para Mic e vice-versa). E a respeito do último transformador de DVD, ele não é um transformador isolador, ele é um chopper que faz parte da etapa de filtragem de ruido (Filtro Low Pass) da fonte, formando apenas um filtro de linha básico. Seus enrolamentos não foram projetados para isolar eletricamente (embora tenho que concordar que como eles são iguais, no projeto não importa o lado que vc vai colocar, quem vai ser entrada ou saída o resultado é o msm, teoricamente 1:1). No entanto no circuito pra que eles foram projetados eles ficam em série com o restante do circuito, ou seja, o Fase da energia AC entra pelo um lado de um enrolamento e sai no outro terminal do msm enrolamento para a retificação, o msm acontecendo com o outro enrolamento. Entra o neutro em um terminal do enrolamento e o outro terminal desse msm enrolamento sai para a retificação. Conseguem enxergar que ele não foi projetado para áudio (Para operar na faixa 20-20KHz)? Nas D.I.'s passivas existem todo um cálculo para que esses transformadores DE AUDIO, consigam desempenhar sua função corretamente. (Inclusive eles nem são feitos com núcleo de ferrite, como esses do projeto). Outro problema de pegar transformadores arbitrários e sair colocando em suas mesas de som ou preamp's, é que essa diferença de impedância e níveis de sinal que esses transformadores vão gerar, talvez sejam até mais discrepantes do que usar apenas a fonte de sinal direto (causando mais riscos de queima dos circuitos internos de Preamplificação desses equipamentos do que proteger e garantir que esses níveis sejam entregues corretamente. Alem tbm de poder danificar algum componente de saída do instrumento, se este for ativo, já que sem a impedância correta (devidamente casada), há um risco de se ter quase que um curto na saída do instrumento (como no caso do Chopper de fonte ATX que o autor coloca um enrolamento extremamente grosso, que antes funcionava como saída de alta corrente, como entrada para uma fonte de sinal qualquer). Enfim, espero ter esclarecido e ajudado de alguma forma a todos. Novamente parabéns ao autor pela iniciativa e me desculpe por qualquer coisa, mas diante de tudo exposto, desencorajo o uso desses componentes para tal fim.
Dá pra ser feito se tiver algum critério. Primeiro ter em mente que o tranformador de uma DI reduz o sinal em amplitude de 10 a 20 vezes. E que a impedância de um trafo é refleida ao quadrado de uma lado para outro. Sendo assim vc pode primeiro olha a relação de entre as voltas, na minha opinião partir de uma transformador de força mesmo do 127/5 ou 227/10. Despois desse etapa e olhar as resposta de cada um deles usando um software do tipo analizador de expectro. Depois de encontrado basta projetar os divisores de tensão pra atenuação de -20 ou o valor que quiser. Como a impedância de saída e refletida ao quadrado provalvemente terá de fazer ajustes nos atenuadores pra ter uma impedância de saída entre 500 e 1500 homes. Em breve postarei no meu canal falando um pouco da teoria de transformadores e como contruir uma DI levando em conta os critérios técnicos.
só uma ressalva sobre o casamento de impedancias, ela serve pra que a potencia do sinal passado seja a máxima, alem de que os pré amp possuem impedancia de entrada muito alta (na ordem de mega ohms). No caso do chopper, não oferece risco nenhum, nem ao equipamento e nem ao pre amp. Mas deve cuidar quando usa abaixadores de tensão (se um transformador abaixa 10x a tensão, ele aumenta 10x a corrente também), pois esse sim oferece risco aos prés
Existem 3 canais que assisto sobre assunto criatividade. 1 - Luthieria de Pobre; 2 - Leandro Felipe; 3 - Improvisando o Mundo. Vocês são fora da curva. Obrigado por existirem por aqui.
Deve ter uns 200 milhões de vídeos no UA-cam sobre Direct Box, NENHUM deles mostra exemplos práticos do que ele faz com o sinal, muito obrigado por compartilhar esse conteúdo!
Olá irmão tudo certo? Muito boa a dica gostei, na hora de tirar a solda vc pode pegar um fio de cobre desemcapado e passar na solda, a tendência é o estanho grudar no cobre, abraços até mais
Parabéns pelo conteúdo, muito criativo e persistente até encontrar o melhor transformador. Quando eu vi achei que talvez o mais adequado seria o trafo de Internet, na verdade os indutores de fonte chaveada são projetados para trabalharem com alta frequência, geralmente acima de 40khz, mais que o dobro do som audível. Já os transformadores são projetados para operarem em 60Hz, frequência da rede, e não se comportaram bem em altas frequências. Isso explica as quedas de ganho em determinadas frequências... Outro ponto é que indutores recebem onda PWM, (onda quadrada) oriunda do chaveamento por mosfets. O ideal seria desmontar o transformador, e rebobinar ele na configuração 1 para 1, utilizando filamentos finos para não gerar um curto, visto que a corrente é muito baixa.
Cara, você está de parabéns, atava procurando esse tipo de informação a dias, semanas, e vc foi direto na ferida, kkkkk, preciso de um "desbalanceador", para ligar sinal de linha em entrada de mic, e sua matéria me deu a ferramenta ideal, obrigado, e que Deus te abençoe, sucesso em seus projetos.
Perfeito, cara parabéns! Tô conhecendo agora seu canal e curti demais a improvisação, inclusive para a falta de um sugador de solda. Só toma cuidado para não aspirar a fumaça, é um tanto tóxica.
Eu já usava esse sistema para tira rame de emissoras de rádio não min toquei que ficaria bom com estrumentos musicais vou usa aqui na medusa da igreja que sou mesário de som boa dica amigo parabéns
Pedal de reverb existe 2 formas "simples" de fazer hoje em dia, com um C.i pt2399 (mais barato) e modulos belton's (com o preço do modulo você monta o pedal com c.i, mas obviamente a qualidade do modulo é de outro mundo).
valeu, mano! já tenho filmado dois projetos de reverb de mola caseiros... um dia vai aparecer no canal.... aqui nio vídeo do apoia-se até aparece ua-cam.com/video/QJZmlhPcWhQ/v-deo.html
Muito Obrigado (todah rabah), evitou deu ficar fazendo um monte de teste hehehe, tenho aqui um de video cassete de sucata, desmontei, e ja retirei o trafinho isolador, testa-lo-ei na igreja.
Sou técnico de som e entusiasta em eletrônica, mas nunca me passou pela cabeça essa ideia. Adorei. Tenho várias coisas aqui que vai render alguns direct box.
parabens pelo vodeos muito bem explicado para mim um dos melhores sobre o assunto mui top. amigo nao me leva a mal olhe se vc usar um sucador de solda vai lhe ajudar a nao quebra os pinos na hora de tirar as soldas no mas tudo tobo um forte abraço e sucessos, estamos juntos. ja to inscrito no seu canal.
funciona sim... uma coisa que não mencionei no vídeo é a questão da impedância... alguns equipamentos têm uma impedância mínima na entrada... (normalmente é mais na saída que é problema), mas tem que ver isso antes de ligar qualquer transformador no sistema, para evitar estragar alguma coisa....
Vou fazer pro baixo da igreja...show de bola, obrigado! Como eu vi nos comentarios abaixo que na teoria não fica muito bom trabalhando com altas frequencias, como é para um baixo, deve servir.
@@ConstrutorMusical eu usei um transformador da fonte de uma mesa behringer, basicamente eu copiei esse esquema aqui: www.diyrecordingequipment.com/pages/line2amp-revc-v3-assembly-guide
pois é.... foram muitos testes, e acabei não fazendo um teste final mostrando o ruído no áudio.... fiz só o do vídeo, e que no final a compressão do youtube nem deixou ver direito.... kkkkk fica pra próxima...
Parabens, eu sou apaixonado por audio em microfone, este video é muito top, deixa o link deste programa que usou para os testes, achei muito interessante....Grato
Cara, se quiser um som balanceado, precisa de um transformador com center tap, onde de um lado entra mono, e do outro, onde tem o center tap, saem dois sinais, sendo o central o terra. Se quiser só puxar mais de uma saida do outro lado, pode soldar mais de um plugue, mas aí pode acarretar em ruido de um aparelho no outro... kkkk
Salve! Já usou algum desses "DI´s" em entrada balanceada? Estou procurando um projeto para usar com monitor de referencia, tipo ligar a pedaleira direto no monitor sem ter usar uma mesinha no meio do caminho. Grande Abraço. Muito sucesso e felicidades nesse novo ano.
não necessariamente. eu abri um santo angelo e era um transformador de elétrica 110v-9v com center tap. como existe a mudança de impedância de mic pra linha, essa diferença de voltagem faz esse papel.
Aquele vídeo aleatório que te faz se inscrever no canal. Parabéns!!!!
5 років тому+2
Mano, que benção cara. Mais um canal que estou seguindo. Já aprendi muito só com esse vídeo, imagine os outros. Cara, uma dúvida. É assim que se faz um patchbay pra isolar conexões em setup de pedais? Outra coisa. Por acaso dá pra fazer isso em guitarra com captador single na parte elétrica? Pode fazer esse tipo de instalação na parte elétrica da guitarra? Deus abençoe desde já!!
Oi, amigo, não estudei essa questão do patchbay.... não sei como funciona... vou dar uma olhada... sobre colocar dentro da guitarra, dá sim... só ressalto que não é para evitar interferências.... essa tem sido uma dúvida comum da galera... o direct box não elimina interferências de ondas que estão no ambiente... rádio, wifi, rede elétrica... tudo isso gera ruído e interferência... para isso precisa da blindagem... essa blindagem deve estar ligada no aterramento... entretanto, quando você liga um circuito eletrônico em outro, pode ser que um gere um ruído no terra, e esse ruído do terra atrapalhe o outro circuito eletrônico e gere mais ruido ainda... nesse caso, o direct box evita que a sujeira de um circuito vá para o outro. se uma guitarra ou baixo funciona bem direto no amp, porém quando liga numa pedaleira, fica um ruido forte, pode ser que isolando a pedaleira do amplificador com um direct box ajude....
Cara, achei muito legal o vídeo!! Parabéns!! Agora teria como vc fazer um balanceado e com uma saída extra pra retorno?? Será que da pra fazer de peças reaproveitadas??
oi amigo, dá sim.. o balanceado é o que expliquei, o transformador tem que ter 3 pernas de um dos lados, e 2 do outro... sobre a saída extra, no direct box que vi aqui, é só um fio ligado direto de um jack no outro.
PARABÉNS AMIGO VC E UM PROFESSOR ESPRICO TUDO QUE QUEREMOS SABER QUERIA SABER SE VC PODERIA FAZER UM DIRECT BOX COM 2 ENTRADAS USANDO O TRASFORMADOR DA FONTE ATX VC FARIA UM VIDEO CON ESSE PRJRTO DESDE JA AGRADEÇO
oi amigo, para ter duas entradas, provavelmente precisaria de algum sistema de mixagem passivo tipo isso: diystrat.blogspot.com/2008/08/two-channel-mini-mixer.html
Uma dica pra desoldar é aquecer a solda até ela ficar mole , e bater a placa com a solda pra baixo , assim com vibração da batida da placa a solda irá se desprender
Primeiramente parabéns pelo vídeo! cara.. essa deve ser a 4 ou 5 vez que assisto esse vídeo.. Amigo Jônatas.. so me tira uma dúvida pois não ficou claro para mim e me perdoe pela ignorância: Eu não entendi como você mandou o sinal do REAPER, para passar pelo D.I. e voltar e captar ele no computador novamente.. poderia explicar com mais detalhes essa ligação? obrigado
oi Jhonatas, consegue fazer um adaptador xlr/xlr de nível de linha para nivel de microfone, atenuando -20dB? Esses adaptadores são muitos caros no mercado (tipo o Shure A15LA) e creio que não tenha muito mistério. Um abraço. Seus vídeos são massa! Parabéns!
11:30 o que você estava segurando não é um transformador, mas sim um indutor, tem função diferente do transformador já que sua função é de acumular energia através de um campo magnético, também serve para impedir variações na corrente elétrica
Esse D.I que você fez serve para usar na saída da cadeia de pedais e liga direto em linha, para melhorar o som dos pedais e efeitos ligados em linha na mesa de som..?
essa tem sido uma dúvida comum da galera... o direct box não elimina interferências de ondas que estão no ambiente... rádio, wifi, rede elétrica... tudo isso gera ruído e interferência... para isso precisa da blindagem... essa blindagem deve estar ligada no aterramento... entretanto, quando você liga um circuito eletrônico em outro, pode ser que um gere um ruído no terra, e esse ruído do terra atrapalhe o outro circuito eletrônico e gere mais ruido ainda... nesse caso, o direct box evita que a sujeira de um circuito vá para o outro. se uma guitarra ou baixo funciona bem direto no amp, porém quando liga numa pedaleira, fica um ruido forte, pode ser que isolando a pedaleira do amplificador com um direct box ajude....
Muito legal esse projeto Jônatas, do jeito que você mostrou parece ser mais simples do que eu pensava. Só quero fazer uma correção: você menciona que o Reaper é gratuito, mas não é. Se você entrar no site do Reaper, lá você encontra as duas licenças disponíveis, uma para uso pessoal e outra para uso comercial. É permitido utilizar o Reaper por um tempo para avaliação, mas após esse período é necessário adquirir uma das licenças. Mesmo que o software não pare de funcionar após o período de avaliação não significa que não precisa comprá-lo. Essa é uma confusão que muita gente faz. Para quem não vai adquirir uma licença, seja por qual motivo for, existem outras ótimas opções que não exigem a compra de uma licença, dentre eles destaco o Presonus Studio One e o ProTools First. Parabéns pelo canal, um grande abraço e que Deus te abençoe.
Oi, amigo, é verdade! acabei cometendo esse erro... eu sei que não é free, mas mesmo assim falei... kkkkk não conheço essas opções que você citou, mas vou dar uma olhada com certeza! valeu!!!!
usei muito aqueles trafinhos que vem em microfone shure, eles tem um fio para low e outro para high , como eu usava cabo grande , usava ele em high para nao perder sinal na guitarra
Jônatas, achei muito bom o vídeo! Sei que o foco foi no isolamento do sinal mas fiquei em dúvida no conceito de balanceamento do sinal. Para entrar com o sinal de guitarra/baixo e transformar esse sinal em balanceado e no nível de sinal adequado quais testes fazer nos polos do transformador? Grande abraço! Obrigado pelo vídeo.
cara, sobre o balanceamento realmente eu não expliquei muito.... mas segundo meu amigo, um transformador 110v-->9v funciona perfeito pra isso... (segundo ele, é o que a santo angelo usa) é só achar um com center tap... se for uma relação de conversão maior, o sinal fica mais fraco, se for menor, fica mais forte.... no fundo esse transformador está reduzindo ou amplificando um sinal em 10 vezes aproximadamente... como o sinal de áudio é analisado logaritmicamente, não linearmente, essa relação não é igual, e deve dar uns 3 db... mas na minha opinião, mais importante que o nível do sinal é o corte de frequência... por isso que foquei mais nisso no vídeo.
transformador de impedância de 8 Ohms para 600 Ohms é o mais ideal esse tipo de transformados eu utilizei muitos em aparelhos telefônicos para conexão em mesas de som os telefones ficavam tipo chave hibrida
legal mas usa-se transformador com 600 holms para este fim , este que vc usou é um filtro de EMI dos aparelhos com fonte chaveada ele não é usado como transformador e sim filtro pois entra tensão e sai no mesmo fio para o outro lado ...mas o que importa é que deu certo...e abriu um leque de informação...
Excelente o tutorial mas pergunto aquele ruido chato de 60hz consegue-se tirar com esse isolador? Explico: tenho o pré de uma caixa que só esse ruido ligado com o amplficador proprio da caixa porem em outras caixas esse pre não passa ruido
essa tem sido uma dúvida comum da galera... o direct box não elimina interferências de ondas que estão no ambiente... rádio, wifi, rede elétrica... tudo isso gera ruído e interferência...justamente esses 60hz.... para isso precisa da blindagem... essa blindagem deve estar ligada no aterramento... entretanto, quando você liga um circuito eletrônico em outro, pode ser que um gere um ruído no terra, e esse ruído do terra atrapalhe o outro circuito eletrônico e gere mais ruido ainda... nesse caso, o direct box evita que a sujeira de um circuito vá para o outro. se uma guitarra ou baixo funciona bem direto no amp, porém quando liga numa pedaleira, fica um ruido forte, pode ser que isolando a pedaleira do amplificador com um direct box ajude....
Po brother eu me amarro nas paradas que você faz mais eu queria fazer um pedido de sugestão para o seu canal: "PEDAIS" É sabe aquelas latas de sardinha imagina só você depois tocar a stradocaster com seu amplificador de baixo custo e pedais de lata de sardinha Vlw
Valeu, Eduardo! No momento já tenho vários projetos encaminhados! Está no ar a guitarra, depois penso em fazer alguns pedais, bateria eletrônica, um contra-baixo, etc.. Não posso garantir quando vou fazer um projeto específico, mas sugestões são sempre bem vindas! Se quiser saber qual será o próximo projeto, acompanhe a página do canal no facebook. Lá vou mostrando em tempo real o que estou fazendo! no momento temos fotos do processo de fabricação da guitarra, inclusive com enquetes para decidir os detalhes junto com a galera! Passe por lá e siga o Luthieria de Pobre no Facebook também! É facebook.com/luthieriadepobre/ Abração!
Primeiramente, parabéns pelo video. Entretanto tenho algumas ressalvas. O conceito de isolar eletricamente, esse projeto satisfaz. O problema é que o principal uso e função das D.I.'s não são apenas isolar, mas sim casar impedância e níveis de sinais, e nada do que foi proposto no vídeo casa às impedâncias corretas para o uso em uma D.I. (de alta para baixa e vice-versa) e muito menos satisfaz a relação de nível de sinal (De linha para Mic e vice-versa). E a respeito do último transformador de DVD, ele não é um transformador isolador, ele é um chopper que faz parte da etapa de filtragem de ruido (Filtro Low Pass) da fonte, formando apenas um filtro de linha básico. Seus enrolamentos não foram projetados para isolar eletricamente (embora tenho que concordar que como eles são iguais, no projeto não importa o lado que vc vai colocar, quem vai ser entrada ou saída o resultado é o msm, teoricamente 1:1). No entanto no circuito pra que eles foram projetados eles ficam em série com o restante do circuito, ou seja, o Fase da energia AC entra pelo um lado de um enrolamento e sai no outro terminal do msm enrolamento para a retificação, o msm acontecendo com o outro enrolamento. Entra o neutro em um terminal do enrolamento e o outro terminal desse msm enrolamento sai para a retificação. Conseguem enxergar que ele não foi projetado para áudio (Para operar na faixa 20-20KHz)? Nas D.I.'s passivas existem todo um cálculo para que esses transformadores DE AUDIO, consigam desempenhar sua função corretamente. (Inclusive eles nem são feitos com núcleo de ferrite, como esses do projeto). Outro problema de pegar transformadores arbitrários e sair colocando em suas mesas de som ou preamp's, é que essa diferença de impedância e níveis de sinal que esses transformadores vão gerar, talvez sejam até mais discrepantes do que usar apenas a fonte de sinal direto (causando mais riscos de queima dos circuitos internos de Preamplificação desses equipamentos do que proteger e garantir que esses níveis sejam entregues corretamente. Alem tbm de poder danificar algum componente de saída do instrumento, se este for ativo, já que sem a impedância correta (devidamente casada), há um risco de se ter quase que um curto na saída do instrumento (como no caso do Chopper de fonte ATX que o autor coloca um enrolamento extremamente grosso, que antes funcionava como saída de alta corrente, como entrada para uma fonte de sinal qualquer). Enfim, espero ter esclarecido e ajudado de alguma forma a todos. Novamente parabéns ao autor pela iniciativa e me desculpe por qualquer coisa, mas diante de tudo exposto, desencorajo o uso desses componentes para tal fim.
Dá pra ser feito se tiver algum critério. Primeiro ter em mente que o tranformador de uma DI reduz o sinal em amplitude de 10 a 20 vezes. E que a impedância de um trafo é refleida ao quadrado de uma lado para outro. Sendo assim vc pode primeiro olha a relação de entre as voltas, na minha opinião partir de uma transformador de força mesmo do 127/5 ou 227/10. Despois desse etapa e olhar as resposta de cada um deles usando um software do tipo analizador de expectro. Depois de encontrado basta projetar os divisores de tensão pra atenuação de -20 ou o valor que quiser. Como a impedância de saída e refletida ao quadrado provalvemente terá de fazer ajustes nos atenuadores pra ter uma impedância de saída entre 500 e 1500 homes. Em breve postarei no meu canal falando um pouco da teoria de transformadores e como contruir uma DI levando em conta os critérios técnicos.
Lembrando que no caso da DI o que é ligado na saída do instrumento é o lado com mais voltas e no equipamento o lado com menos voltas.
só uma ressalva sobre o casamento de impedancias, ela serve pra que a potencia do sinal passado seja a máxima, alem de que os pré amp possuem impedancia de entrada muito alta (na ordem de mega ohms). No caso do chopper, não oferece risco nenhum, nem ao equipamento e nem ao pre amp. Mas deve cuidar quando usa abaixadores de tensão (se um transformador abaixa 10x a tensão, ele aumenta 10x a corrente também), pois esse sim oferece risco aos prés
Briga de cachorro grande 😂
brincadeira! eu só quero saber onde encontro um trafo de acordo com o meu simples arcano passivo?
Amigo como consigo testar o trafo de um directbox e saber se ele esta ok, só com o multímetro?
Existem 3 canais que assisto sobre assunto criatividade.
1 - Luthieria de Pobre;
2 - Leandro Felipe;
3 - Improvisando o Mundo.
Vocês são fora da curva.
Obrigado por existirem por aqui.
Cara aconselho vc assistir o canal fazendo arte, lá tmb rola uma idéias muito boas, aconselho vc dar uma visitada e ver se lhe agrada
1 - Tony Stark das madeiras
2 - Tony Stark das gambiarras
3 - Tony Stark do PVC
Leandro Felipe, um gênio criador de gambiarra, kk
Deve ter uns 200 milhões de vídeos no UA-cam sobre Direct Box, NENHUM deles mostra exemplos práticos do que ele faz com o sinal, muito obrigado por compartilhar esse conteúdo!
Olá irmão tudo certo? Muito boa a dica gostei, na hora de tirar a solda vc pode pegar um fio de cobre desemcapado e passar na solda, a tendência é o estanho grudar no cobre, abraços até mais
gostei... não tinha pensado nisso!
Parabéns pelo conteúdo, muito criativo e persistente até encontrar o melhor transformador.
Quando eu vi achei que talvez o mais adequado seria o trafo de Internet, na verdade os indutores de fonte chaveada são projetados para trabalharem com alta frequência, geralmente acima de 40khz, mais que o dobro do som audível. Já os transformadores são projetados para operarem em 60Hz, frequência da rede, e não se comportaram bem em altas frequências. Isso explica as quedas de ganho em determinadas frequências...
Outro ponto é que indutores recebem onda PWM, (onda quadrada) oriunda do chaveamento por mosfets.
O ideal seria desmontar o transformador, e rebobinar ele na configuração 1 para 1, utilizando filamentos finos para não gerar um curto, visto que a corrente é muito baixa.
Cara, você está de parabéns, atava procurando esse tipo de informação a dias, semanas, e vc foi direto na ferida, kkkkk, preciso de um "desbalanceador", para ligar sinal de linha em entrada de mic, e sua matéria me deu a ferramenta ideal, obrigado, e que Deus te abençoe, sucesso em seus projetos.
Perfeito, cara parabéns! Tô conhecendo agora seu canal e curti demais a improvisação, inclusive para a falta de um sugador de solda. Só toma cuidado para não aspirar a fumaça, é um tanto tóxica.
Eu já usava esse sistema para tira rame de emissoras de rádio não min toquei que ficaria bom com estrumentos musicais vou usa aqui na medusa da igreja que sou mesário de som boa dica amigo parabéns
Primeiro... mano graça a vc estou fazendo minha telecaster. Valeu não para não.... faz um pedal reverb...
Pedal de reverb existe 2 formas "simples" de fazer hoje em dia, com um C.i pt2399 (mais barato) e modulos belton's (com o preço do modulo você monta o pedal com c.i, mas obviamente a qualidade do modulo é de outro mundo).
valeu, mano! já tenho filmado dois projetos de reverb de mola caseiros... um dia vai aparecer no canal.... aqui nio vídeo do apoia-se até aparece ua-cam.com/video/QJZmlhPcWhQ/v-deo.html
Muito Obrigado (todah rabah), evitou deu ficar fazendo um monte de teste hehehe, tenho aqui um de video cassete de sucata, desmontei, e ja retirei o trafinho isolador, testa-lo-ei na igreja.
Show de bola, mano... principalmente a parte dos testes dos transformadores sem ter osciloscópio... a dica de usar Reaper foi fantástica. Vou fazer.
Acabei de conhecer seu canal e curti demais! Parabéns pelo conteúdo... vou maratonar hehehe...
Valeuuuu ☺️ seja bem vindo!
Execelente vídeo
Gostaria que vc fizesse um vídeo sobre loop de terra em AMPLIFICADOR e como eliminar
cara... esses assuntos não são muito minha praia... sugiro dar uma olhada no canal Curso Baroni que lembro de ver alguma coisa assim por lá...
Muito trabalhoso esses testes ,com certeza merece todo respeito
Sou técnico de som e entusiasta em eletrônica, mas nunca me passou pela cabeça essa ideia. Adorei. Tenho várias coisas aqui que vai render alguns direct box.
parabens pelo video,muito esclarecedor, mais uma aula bem aproveitada.
parabens pelo vodeos muito bem explicado para mim um dos melhores sobre o assunto mui top. amigo nao me leva a mal olhe se vc usar um sucador de solda vai lhe ajudar a nao quebra os pinos na hora de tirar as soldas no mas tudo tobo um forte abraço e sucessos, estamos juntos. ja to inscrito no seu canal.
pois é! preciso arrumar um... sempre que chega a hora que eu preciso não tenho kkkkk
Fazendo uns testes aqui consegui um bom resultado com transformador de 127v para 15 v.
Tive de colocar um divisor de tensão na saida 10x.
ACABO DE CONCLUIR POSSO DE ENVIAR?
show muito obrigado vc foi simples e descomplicado. abçs.
Muito legal esse vídeo!
Aprendi coisas novas!
Até fiquei curioso se um transformador 127/220 funciona em sinais passivos!
funciona sim... uma coisa que não mencionei no vídeo é a questão da impedância... alguns equipamentos têm uma impedância mínima na entrada... (normalmente é mais na saída que é problema), mas tem que ver isso antes de ligar qualquer transformador no sistema, para evitar estragar alguma coisa....
carismatico pra caramba vc irmão parabéns
Muito obrigado fui muito bom a sua aula gostei muito
Show demais!!! Realmente são diversos termos técnicos mas não tem como fugir rsrsrs. Parabéns pelo canal e pelo ótimo conteúdo
Um dos melhores videos do assunto em toda internet rsrs Parabens!!
Cara, parabéns! Muito criativo! Teve todo esse trabalho pra ajudar um monte de gente!
Eita! A parada ficou séria agora! Muito bom!!!
Que conteúdo sesacional, parabéns pelo esforço, foi de extrema serventia, muito obrigado!!!!
Sempre se superando na qualidade das informações que nos passa. Muito obrigado
ficou muito caprichado
Vou fazer pro baixo da igreja...show de bola, obrigado! Como eu vi nos comentarios abaixo que na teoria não fica muito bom trabalhando com altas frequencias, como é para um baixo, deve servir.
Cara, inacreditável!!! Que conteúdo valioso! MERMÃO!!!!!
Parabéns pelos vídeos!! Fiz um reamp box recentemente numa lata de sardinha e me resolveu!! Ótimas dicas de onde conseguir transformadores.
legal, qual tipo de transformador vc usa pro reampbox?
@@ConstrutorMusical eu usei um transformador da fonte de uma mesa behringer, basicamente eu copiei esse esquema aqui: www.diyrecordingequipment.com/pages/line2amp-revc-v3-assembly-guide
Muito bom! Só faltou fazer o teste do audio, plugando um instrumento com e sem o DI que você montou. Pra músico de bar isso é muito útil. 👍👍👍
pois é.... foram muitos testes, e acabei não fazendo um teste final mostrando o ruído no áudio.... fiz só o do vídeo, e que no final a compressão do youtube nem deixou ver direito.... kkkkk fica pra próxima...
Gostei dimais vou para pratica agora
Parabéns pelo belo video e excelente conteúdo ;-)
Exelente canal. Muito bem explicado! Deu pra ver que o mais importante ė ir testando! Vou tentar fazer. C certeza!
Top esse cara é genial obrigado e um forte abraço
Valeu amigo, que Deus abençoe!
Esse que vc usou provavelmente é um indutor do filtro LC da Fonte, porém na fonte é ligado em série
Show. Ficou ótimo o vídeo. Parabéns. A experiência que você fez ficou muito boa.
Parabens, eu sou apaixonado por audio em microfone, este video é muito top, deixa o link deste programa que usou para os testes, achei muito interessante....Grato
Tô usando o reaper... É uma daw simples, e o plugin que usei vem com ela.
video muito legal, muito obrigado por compartilhar o conhecimento
Avía buscado información sobre las cajas directas y este es el mejor explicado muchas gracias 👍👍
Já inscrito meu amigo isso vai me ajudar a ligar dois sistemas de audio em uma mesma alimentação ex. Um bluetooth em um amplificador.....valeu mesmo
Obrigado pelo vídeo, vc realmente manda muito bem! 👏🏻👏🏻👏🏻. Jma pergunta:
Se for pra fazer com duas saídas, oq mudaria no projeto? Valeu!
Cara, se quiser um som balanceado, precisa de um transformador com center tap, onde de um lado entra mono, e do outro, onde tem o center tap, saem dois sinais, sendo o central o terra. Se quiser só puxar mais de uma saida do outro lado, pode soldar mais de um plugue, mas aí pode acarretar em ruido de um aparelho no outro... kkkk
@@ConstrutorMusical valeu Jonatas! 👊🏼 kkkk, já to cassando as minhas fontes velhas de pedais pra tentar fazer.
Ah! To acompanhando o violão silent de pinus, com traste de raio de bicicleta. Ta muito bom!!!! 👍🏻👍🏻👍🏻
Parabéns pelo vídeo, ganhou mais um inscrito! Gostei muito das análises de áudio e da forma simples de transmitir o conteúdo.
Pra variar, perfeito!!
Mais uma vez, obrigado por compartilhar!!
Parabéns, tu é Fera Neném !
Excelente!!!! Farei um.
Salve! Já usou algum desses "DI´s" em entrada balanceada?
Estou procurando um projeto para usar com monitor de referencia, tipo ligar a pedaleira direto no monitor sem ter usar uma mesinha no meio do caminho.
Grande Abraço. Muito sucesso e felicidades nesse novo ano.
oi amigo, não usei não... mas em teoria funciona.... kkkk
Valeu pelas dicas mano. Valeu mesmo! 👍🏻
Muito boa explicação amigo parabéns, o transformador de um direct box como IMP por exemplo é 1:1 ?
não necessariamente. eu abri um santo angelo e era um transformador de elétrica 110v-9v com center tap. como existe a mudança de impedância de mic pra linha, essa diferença de voltagem faz esse papel.
Ah legal, santo Angelo é uma marca renomada, não usariam se não fosse funcional, obrigado pela atenção.
Aquele vídeo aleatório que te faz se inscrever no canal. Parabéns!!!!
Mano, que benção cara. Mais um canal que estou seguindo. Já aprendi muito só com esse vídeo, imagine os outros.
Cara, uma dúvida. É assim que se faz um patchbay pra isolar conexões em setup de pedais? Outra coisa. Por acaso dá pra fazer isso em guitarra com captador single na parte elétrica? Pode fazer esse tipo de instalação na parte elétrica da guitarra? Deus abençoe desde já!!
Oi, amigo, não estudei essa questão do patchbay.... não sei como funciona... vou dar uma olhada... sobre colocar dentro da guitarra, dá sim... só ressalto que não é para evitar interferências.... essa tem sido uma dúvida comum da galera... o direct box não elimina interferências de ondas que estão no ambiente... rádio, wifi, rede elétrica... tudo isso gera ruído e interferência... para isso precisa da blindagem... essa blindagem deve estar ligada no aterramento... entretanto, quando você liga um circuito eletrônico em outro, pode ser que um gere um ruído no terra, e esse ruído do terra atrapalhe o outro circuito eletrônico e gere mais ruido ainda... nesse caso, o direct box evita que a sujeira de um circuito vá para o outro. se uma guitarra ou baixo funciona bem direto no amp, porém quando liga numa pedaleira, fica um ruido forte, pode ser que isolando a pedaleira do amplificador com um direct box ajude....
Entendi obrigado
Caramba sempre quis saber sobre o uso de transformadores no audio! Você é fera! Like!
Muito bom conteúdo! Bem esclarecedor...
muito bom o video, vc deveria ter usado o ruído rosa pois é mais linear
Cara, achei muito legal o vídeo!! Parabéns!! Agora teria como vc fazer um balanceado e com uma saída extra pra retorno?? Será que da pra fazer de peças reaproveitadas??
oi amigo, dá sim.. o balanceado é o que expliquei, o transformador tem que ter 3 pernas de um dos lados, e 2 do outro... sobre a saída extra, no direct box que vi aqui, é só um fio ligado direto de um jack no outro.
@@ConstrutorMusical entendi cara!! Show!! E mais uma vez parabéns pelo canal!!
No som automotivo também tem esse tipo de isolado usando trafo porém não é 127v 9v
PARABÉNS AMIGO VC E UM PROFESSOR ESPRICO TUDO QUE QUEREMOS SABER QUERIA SABER SE VC PODERIA FAZER UM DIRECT BOX COM 2 ENTRADAS USANDO O TRASFORMADOR DA FONTE ATX VC FARIA UM VIDEO CON ESSE PRJRTO DESDE JA AGRADEÇO
oi amigo, para ter duas entradas, provavelmente precisaria de algum sistema de mixagem passivo tipo isso: diystrat.blogspot.com/2008/08/two-channel-mini-mixer.html
@@ConstrutorMusical boa noite dizem que o transformador tem que ter 50hz 60 hz com 600ohns pra fazr um direct box oque e isso e verdade isso
Uma dica pra desoldar é aquecer a solda até ela ficar mole , e bater a placa com a solda pra baixo , assim com vibração da batida da placa a solda irá se desprender
gostei! não tinha pensado nisso!
Gostei pra caralho, primeiro vídeo q eu vejo do canal, vou até ver os outros vídeos!
Bom vídeo.
Geralmente, acha-se pouco sobre áudio, mesmo na internet
VOCÊ É O CARA!!!
MUITO OBRIGADO POR POSTAR!!!
Parabéns pelo projeto.
Cara, sou seu fã hahahah seus projetos são bons demais
Muito legal. Parabéns mais uma vez pelo canal. 😀👏👍
Tá chic esse canal! Evoluiu bastante desde a "StradoCaster"
Primeiramente parabéns pelo vídeo! cara.. essa deve ser a 4 ou 5 vez que assisto esse vídeo.. Amigo Jônatas.. so me tira uma dúvida pois não ficou claro para mim e me perdoe pela ignorância: Eu não entendi como você mandou o sinal do REAPER, para passar pelo D.I. e voltar e captar ele no computador novamente.. poderia explicar com mais detalhes essa ligação? obrigado
Valeu pela dica
show, muito obrigado.
oi Jhonatas, consegue fazer um adaptador xlr/xlr de nível de linha para nivel de microfone, atenuando -20dB? Esses adaptadores são muitos caros no mercado (tipo o Shure A15LA) e creio que não tenha muito mistério. Um abraço. Seus vídeos são massa! Parabéns!
oi amigo, o segredo está no transformador.... achar um específico pra isso é que daria trabalho...
amigo você é muito bom, vou instalar no melhor amplificador que já ouvir o que eu fabrico valeu, felicidades
Kra parabéns muito bom 👏👏👏
11:30 o que você estava segurando não é um transformador, mas sim um indutor, tem função diferente do transformador já que sua função é de acumular energia através de um campo magnético, também serve para impedir variações na corrente elétrica
sim.... aquele que peguei na mão tinha só duas perninhas... kkkk os transformadores têm pelo menos 4 pernas....
Esse D.I que você fez serve para usar na saída da cadeia de pedais e liga direto em linha, para melhorar o som dos pedais e efeitos ligados em linha na mesa de som..?
Cara, "melhorar o som" não existe... Kkkk o que acontece é que ele isola os circuitos e pode ajudar a reduzir o ruído dependendo da origem do ruído.
Parabéns, continua assim...
Muito bom obrigado show
Parabéns pela ideia! Não daria para utilizar somente um amp op como buffer?
oi amigo, não sei o que seria um op amp... kkkk vou ficar devendo...
Parabéns
Ficou muito bacana, isso pode substituir a blindagem da guitarra?
Ótima pergunta
Cara ele diminui, mas não tem a mesma eficácia de uma blindagem.
@@raphaewr3560 man me chama no whats que te ajudo, as escuras é foda, (81)99592-6381
essa tem sido uma dúvida comum da galera... o direct box não elimina interferências de ondas que estão no ambiente... rádio, wifi, rede elétrica... tudo isso gera ruído e interferência... para isso precisa da blindagem... essa blindagem deve estar ligada no aterramento... entretanto, quando você liga um circuito eletrônico em outro, pode ser que um gere um ruído no terra, e esse ruído do terra atrapalhe o outro circuito eletrônico e gere mais ruido ainda... nesse caso, o direct box evita que a sujeira de um circuito vá para o outro. se uma guitarra ou baixo funciona bem direto no amp, porém quando liga numa pedaleira, fica um ruido forte, pode ser que isolando a pedaleira do amplificador com um direct box ajude....
Muito legal esse projeto Jônatas, do jeito que você mostrou parece ser mais simples do que eu pensava. Só quero fazer uma correção: você menciona que o Reaper é gratuito, mas não é. Se você entrar no site do Reaper, lá você encontra as duas licenças disponíveis, uma para uso pessoal e outra para uso comercial. É permitido utilizar o Reaper por um tempo para avaliação, mas após esse período é necessário adquirir uma das licenças. Mesmo que o software não pare de funcionar após o período de avaliação não significa que não precisa comprá-lo. Essa é uma confusão que muita gente faz. Para quem não vai adquirir uma licença, seja por qual motivo for, existem outras ótimas opções que não exigem a compra de uma licença, dentre eles destaco o Presonus Studio One e o ProTools First. Parabéns pelo canal, um grande abraço e que Deus te abençoe.
Oi, amigo, é verdade! acabei cometendo esse erro... eu sei que não é free, mas mesmo assim falei... kkkkk não conheço essas opções que você citou, mas vou dar uma olhada com certeza! valeu!!!!
Parabéns, como ligar o áudio no software junto cm o direct box ?
oi amigo, usei esses softwares aqui:
ua-cam.com/video/HnxOw1kFLgE/v-deo.html
Muito legal, o vídeo.
Muito obrigado
Muito bom
Boa amigo.
Uma dica compre um suga solda não é muito caro não.
usei muito aqueles trafinhos que vem em microfone shure, eles tem um fio para low e outro para high , como eu usava cabo grande , usava ele em high para nao perder sinal na guitarra
legal... não conheço, mas com certeza deve ser coisa boa! kkkk abração!
Muito legal este vídeo, parabéns!
Jônatas, achei muito bom o vídeo! Sei que o foco foi no isolamento do sinal mas fiquei em dúvida no conceito de balanceamento do sinal. Para entrar com o sinal de guitarra/baixo e transformar esse sinal em balanceado e no nível de sinal adequado quais testes fazer nos polos do transformador? Grande abraço! Obrigado pelo vídeo.
cara, sobre o balanceamento realmente eu não expliquei muito.... mas segundo meu amigo, um transformador 110v-->9v funciona perfeito pra isso... (segundo ele, é o que a santo angelo usa) é só achar um com center tap... se for uma relação de conversão maior, o sinal fica mais fraco, se for menor, fica mais forte.... no fundo esse transformador está reduzindo ou amplificando um sinal em 10 vezes aproximadamente... como o sinal de áudio é analisado logaritmicamente, não linearmente, essa relação não é igual, e deve dar uns 3 db... mas na minha opinião, mais importante que o nível do sinal é o corte de frequência... por isso que foquei mais nisso no vídeo.
Perfeito mestre! Grande abraço.
transformador de impedância de 8 Ohms para 600 Ohms é o mais ideal esse tipo de transformados eu utilizei muitos em aparelhos telefônicos para conexão em mesas de som os telefones ficavam tipo chave hibrida
Faz vídeo ensinando a trocar ou adicionar pintura na guitarra... Grato!
vamos ver... quando aparecer uma oportunidade, vou fazer sim... dá uma olhada no canal do jojo jack que ele já fez isso várias vezes....
legal mas usa-se transformador com 600 holms para este fim , este que vc usou é um filtro de EMI dos aparelhos com fonte chaveada ele não é usado como transformador e sim filtro pois entra tensão e sai no mesmo fio para o outro lado ...mas o que importa é que deu certo...e abriu um leque de informação...
cara... na verdade são isolados os dois lados... testei com o multímetro....
Cara, arranja um sugador de solda que vai facilitar muito tirar componentes de placas. É bem barato.
Meus parabéns!!!!
Master! Puedo usar transformador electrico de 220 a 19v?
provavelmente sim. eu usei 110-9v que é praticamente a mesma proporção, e funcionou bem.
Excelente o tutorial mas pergunto aquele ruido chato de 60hz consegue-se tirar com esse isolador? Explico: tenho o pré de uma caixa que só esse ruido ligado com o amplficador proprio da caixa porem em outras caixas esse pre não passa ruido
essa tem sido uma dúvida comum da galera... o direct box não elimina interferências de ondas que estão no ambiente... rádio, wifi, rede elétrica... tudo isso gera ruído e interferência...justamente esses 60hz.... para isso precisa da blindagem... essa blindagem deve estar ligada no aterramento... entretanto, quando você liga um circuito eletrônico em outro, pode ser que um gere um ruído no terra, e esse ruído do terra atrapalhe o outro circuito eletrônico e gere mais ruido ainda... nesse caso, o direct box evita que a sujeira de um circuito vá para o outro. se uma guitarra ou baixo funciona bem direto no amp, porém quando liga numa pedaleira, fica um ruido forte, pode ser que isolando a pedaleira do amplificador com um direct box ajude....
Ótimo vídeo ...
Parabéns e obg 😉
excelente
Muito bom!👏👏👏👏👏
Po brother eu me amarro nas paradas que você faz mais eu queria fazer um pedido de sugestão para o seu canal: "PEDAIS" É sabe aquelas latas de sardinha imagina só você depois tocar a stradocaster com seu amplificador de baixo custo e pedais de lata de sardinha Vlw
Valeu, Eduardo! No momento já tenho vários projetos encaminhados! Está no ar a guitarra, depois penso em fazer alguns pedais, bateria eletrônica, um contra-baixo, etc..
Não posso garantir quando vou fazer um projeto específico, mas sugestões são sempre bem vindas!
Se quiser saber qual será o próximo projeto, acompanhe a página do canal no facebook. Lá vou mostrando em tempo real o que estou fazendo! no momento temos fotos do processo de fabricação da guitarra, inclusive com enquetes para decidir os detalhes junto com a galera!
Passe por lá e siga o Luthieria de Pobre no Facebook também! É facebook.com/luthieriadepobre/
Abração!
Absurdo de bom