eletri.co/jornada-yt-comentario 👈🏻 Participe Gratuitamente da Jornada Eletricista Independente e descubra o passo a passo para se tornar um Eletricista Classe A e ter Clientes Todas as Semanas
Eu admirei sua forma pedagógica simples de explica, eu não trabalho sempre como eletricista , sou formado em eletrônica e edificações e, pego alguns bicos quando aparece. Por não trabalhar todo dia, as vezes esqueço alguns detalhes técnicos, pois gosto de seguir a norma da ABNT 4510. Seu método simples amei, mesmo eu conhecendo um pouco sobre o assunto me ajuda e, deve ajudar muito para aqueles que não sabem e tem vontade de aprender, já dei um pouco de aula e, sempre partia do pressuposto que as pessoas que estavam do outro lado não sabiam e estavam ali para aprender.
Sou aluno do SENAI em Fortaleza - Ce , do Curso de Eletricista Instalador Residencial , e gostaria de deixar aqui meus agradecimentos ao professor Everton Moraes pelo seu ótimo trabalho aqui no UA-cam , pois tem ajudado - me bastante.
Olá Leonidas, Muito obrigada! Ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso conteúdo e que ajudamos de alguma forma. Att, Engª Camila Andrade Equipe Sala da Elétrica.
Vídeo interessante. Só ressalto que a escolha da seção do cabo depende não só da qualidade do cabo, mas da forma como ele vai ser instalado (se em canaleta, drywall, eletroduto embutido em alvenaria...). Parabéns!
Olá Jose, tudo bem? Muito obrigada! Ficamos muito felizes em ver que nosso trabalho ajuda as pessoas de alguma forma. Att, Engª Camila Andrade Equipe Sala da Elétrica.
Everton parabéns pelo seu trabalho, gosto muito de seus vídeos, aprendo muito com eles, agora mim tira uma dúvida, como calcular a queda de tensão de um quadro de distribuição para outro?
Olá Éverton, tudo bem? Éverton, eu vi um vídeo, aqui no UA-cam, de um famoso canal sobre elétrica que diz que, a queda de tensão deve ser calculada em dobro. Ex: uma distância de 60 metros , como é o exemplo do vídeo, seria então, 120 metros, porque a tensão vai para carga e volta para fonte, segundo esse professor. O que você pode falar sobre isso?
Bom dia Everton parabéns pela sua força e dedicação em trazer conhecimento. Só para constar no caso de Santa Catarina e região é apenas um condutor carregado fase fase e fase neutro. Pergunta na formula seria 1 ro?
Boa tarde professor, muito bom este vídeo, se não for pedir demais poderia explicar ou mostrar a fórmula de cálculo para rede de tensão bifásica, no caso de são bernardo do campo, incluindo do QM até QD e depois até CARGA. Obrigado e um bom DOMINGO, sou Nivaldo de SBCampo
GIL DE OLIVEIRA Carvalho ......vc pode fazer assim tbm (I x D x 2)÷(58x8,8).......Onde I= corrente. .....D=distância. ...E o 2= número de pólo. ..Exemplo fase fase 220 volts ou fase neutro. .....Vai dar o mesmo resultado. .......entao se vc quiser fazer com circuito trifásico. .....somente trocar o número 2 (pólos )....Por 1.73.....que a raiz de três. .....entendeu? ????
Everton, tudo bom. Já fiz alguns cursos com você em 2017 ,sobre essa queda de tensão em corrente alternada usa-se essa fórmula. E no caso de corrente contínua? Trabalho muito com instalação de leds e na maioria das vezes existe a necessidade de deslocar os drivers para alguns alojamento pré determinados que como calcular queda de tensão nesse caso . Considerando 12v e 24v . Qual bitola de cabo usar até qual distância?
Everton, parabéns pelo vídeo. Se dimensionamos o condutor por esse método, precisamos dimensionar usando as tabelas 33, 36, 42, 46? O que manda é sempre a maior espessura? Obrigada.
Boa noite, você colocou potência por tensão ao quadrado, isso daria a corrente nominal do equipamento, mas não tem influência do fator de agrupamento não?
Olá..tudo bem?..faz um cálculo com triplex aluminio 2fase +1 neutro do Quadro medição até Até caixa de distribuicao, qual seria a bitola, são 3 casas que depende do mesmo cabo , não fiz o cálculo certo em carga, mas cada uma tem 1 chuveiro, cozinha: Microondas , geladeira, Escritório: computador simples Quarto: 2 tomada TUG Sala: 2 Tomada TUG Lembrando que usa o chuveiro um por vez. Att Juliano.
Boa noite, Everton! gostaria de saber qual a diferença de eletricista de obras para eletricista predial. Segundo fui informado que é a mesma cosa que a diferença esta edificações e alvenaria que tem no eletricista de obras, isto confere! Desde já agradeço
Boa noite Everton No caso foi calculado em cima de um chuveiro de 4400W Mas eu posso fazer o cálculo baseado em um chuveiro de potência maior caso futuramente eu decida trocar??
Ola, gostaria de tirar uma dúvida: Estou projetando uma rede secundária subterrânea para atender uma casa a 130 metros de distancia, ligação bifásica. Já calculei a queda de tensão e a seção do condutor que vou utilizar. A carga é 18000W e o cabo em função da distancia e queda deu 95mm2 de alumínio. Quando chega nos disjuntores de proteção no quadro de distribuição (63A), este cabo é muito espesso para entrar no borne do disjuntor. Como eu devo fazer? Posso colocar um pedaço de bitola menor tipo 16mm2 na saída do disjuntor e fazer uma conexão entre os dois cabos?
ola eventon eu gostaria de sabe de voce como mendi a tensao e corrente em uma instalaçao trifasica com alicate amperimetro se o djuntor estar para aquela carga ou precisa troca o mesmo
Boa tarde Everton. Muito bom esse esclarecimento. Então, posso usar essa mesma fórmula, pra um circuito trifásico, sendo que substituo o 2 por √3? Outra dúvida é que vc usou no cálculo a condutividade do cobre em 58, mas poderia usar 56?
Boa noite Everton, moro em um apartamento, aqui a instalação é monofasica 127v Fase + Neutro , fiz a alteração de carga do meu AP .... ficou DJ geral de 63A (era 127V 70A) a uma distancia aproximada de 75 metros, meus condutores atuais são de 25mm² 1kv de isolação, devo utilizar mais um condutor de 25mm² ou posso reduzir todos os condutores para 16mm²? a instalação passará a ser: 2 fios de fase e 1 condutor neutro.
Aula top!!! Porém estou com uma pequena dúvida ainda Everton. Se tenho um fornecimento bifásico, ou seja, três fios carregados (fase 1, fase 2 e neutro) e quero calcular a queda de tensão do quadro de medição à unidade consumidora, preciso substituir o "2"da fórmula por "3"já que são 3 condutores carregados e considerar limite máximo de até 5%? Isto está correto? Ficaria: S = 3*ro* (1/0,05*V²)*P*L? Ou o "2" permanece na fórmula mesmo sendo 3 condutores carregados? Essa dúvida é por conta mais que a distancia a ser analisada é do quadro de medicao à carga.
Irmão Boa tarde gostaria de saber se queda de energia pode danifica o compressor do arcondicionado? Minha rede e 127 vts quando chega aqui em casa e 105 vts quando ligo o ar cai pra 94 vts essa queda de energia pode danifica o aparelho
Seguindo a formula se mudarmos apenas a distância para 30 metros temos um resultado de 2,35 cabo de 2,5mm² se for 15 metros 1,17 cabo de 1,5 mm² 5 metros de distância 0,39 cabo de 1mm² Interessante essa formula!
Oi Everton tenho uma dúvida se puder ajudar...minha casa e mais antiga e nao tem QDC ..entao os circuitos sao ligados direto na rede principal inclusive o chuveiro...vi uns colegas num grupo reprovando o uso d fita isolante pra emendar o condutor no caso de uma emenda direta..disseram q tem q ser uma fita de alta fusão por causa do aquecimento mas e la na emenda da rede.principal tambem tenho esse aquecimento? Isolar com fita normal pode ser um risco? Desde ja agradeço..abraços..
Ola professor, bom dia, eu sou leigo ainda, e tenho uma dúvida, eu já vi fios do postinho (QM) até o QDC de uma residencia com bitola inferior a que liga por exp. o chuveiro da casa. Do QDC o fio para o chuveiro era 10 mm e do QM ate o QDC era 6mm isso pode? Abraços
Eu quero saber resolver o problema da queda de tensão em comandos elétricos Quando eu dou partida em motor 100cv de duas velocidades desliga outras máquinas
Boa tarde. Este cálculo também se aplica a situação entre o relógio (medidor) e o quadro de distribuição ( QD)? Tenho um amigo que está com um problema de queda de tensão porque a casa dele fica no final de linha elétrica da rua onde mora, e entre o medidor e o QD da casa tem uma distância de aproximadamente 50m em cabo 10mm² . E está num circuito monofásico de 127v / 40A. Será que somente aumentar a bitola deste cabo resolveria ou amenizaria este problema queda de tensão?
Olá Everton sou José porto de Vilhena RO e tenho uma motobomba Schneider 3 CV 5 estágio e estalei com 250 metros de distância com cabo de alumínio triplex de dez mm e chega 234 volt mas quando eu ligo a bomba a energia cai para 201 volt o que devo fazer? Obrigado
Tenho um medidor a 140mts de Distância quadro de Disjuntores (QD) a carga da Residência é de 13500w em 220V. Monofásica .. que cabo devo usar pra não ter queda de tensão
Olá amigo Éverton, tudo bem? Gostaria que se for possível voce me tirar uma dúvida. Comprei um inversor de solda bivolt, em 220 tem 7800 w 48 amp, em 127 tem 6100 w 35 amp. Qual a bitola e o comprimento do cabo eu posso fazer de extensão. Tem a tabela do fabricante no manual, mas fiquei com várias dúvidas porque na tabela, colocaram várias amperagem e medidas de cabo e eu fiquei numa dúvida cruel. Kkkk Se puder me esclarecer essa dúvida, eu vou agradecer e muito. Desde já muito obrigado.
Professor, Parabéns pelas aulas!! Essa formula posso usar para achar o cabo de alumínio? O senhor saberia me dizer qual seria o valor para o cabo de alumínio? Pois o senhor usou 1/58 para cabo de cobre. Obrigado pela atenção. Deus te abençoe!!
Bom de alumínio a fórmula muda um pouco ficaria assim 50 A ×250M×2 porque dobra a distância ÷(45 a constante do alumínio × 8,8 =63,13 mm ou seja cabo 70 mm o mais próximo 220%×4=8,8. Valeu manim espero ter ajudado. É um pouco diferente da fórmula que ele usou mas essa também da certo . Pra cálculo com cobre usa a constante 58.
Ola Everton parabéns pelo se trabalho eu fiz uma pergunta mais como são tantas acho que vc não leu ,eu troquei os condutores do elevador de um predio e na hora de ligar o elevador não funcionou o tecnico foi chamado e me disse que eu inverti os condutores (trifasico ) isso faz sentido?
Josebias Azevedo Kuchel se vc inverter as fases do sistema trifasico os motores irão funcionar investido .caso use inversores ai depende da programação e da marca.alguns mesmo que inverta a saida do inversor ele nao inverte o sentido dos motores . Alguns caso inverta a saida do inversor ele inverterá a rotação do motor. caso seja com inversores tem alguns que bloqueiam a inversão mesmo que altere a fiação ele sempre girará pra um mesmo sentido que foi programado
professor everton a minha professora de projetos eletricos industriais flw que o valor hô para o cobre é 1/56 e inclusive no livro de joão mamede tbm se refere a hô com esse valor de 1/56. esse pode ser variável?
Olá Tudo bem? Não é que ele é variável, é que a diferença será muito pequena. 1/58 = 0,01724 1/56=0,01786 Então, não é que está errado.... é que a diferença entre eles é muito pequena. Então não é errado usar 1/56 nem 1/58... dependendo da literatura será um valor. Esse valor varia de acordo com a temperatura. Att, Engª Camila Andrade Equipe Sala da Elétrica.
existe um fator que ninguém percebeu que influencia neste cálculo que é a densidade do ar e a capacidade térmica do ar, o objetivo da elétrica e eletrônica neste ponto é achar um ponto de temperatura de equilíbrio dinâmico, aonde a vazão do ar e igual a dissipação de potência elétrica, m.c.dx = R.i^2*dt, porém a energia em forma de calor varia com o tempo portanto para que ocorra o equilíbrio deve existir uma vazão ou corrente de convenção de fluido, ft.R.i^2dt = ro.v (t).c.a, o a e a temperatura de equilíbrio, ro.y (t).a.c.dt, ft.R.i^2 (t).dt = a.c.ro.y (t).dt, derivando para o tempo e igualando os integrandos, ft.P(ele) = c.ro.a.y(t) , abrindo a potência e isolando a resistência temos R.ft = c.ro.a.y(t)/i^2, e a resistência pode ser igualada a 2 lei de ohm, ft.phi.l/s = c.ro.a.y (t)/i^2, isolando a sessão transversal e a largura temos, l/s = c.ro.a.y (t)/ft.phi, na qual c e a capacidade térmica, RO e a densidade do ar externo,a é a temperatura de equilíbrio, y (t) e a vazão, ft e o fator de queda de tensão e phi é a resistividade do material, OPA ESQUECI DE LER A NORMA (zoera)
Olá Professor! Tem como explicar como eles tiram aqueles valores de tabela para cálculo de queda de tensão para versão V/A.km. Porque os valores nas tabelas só são encontrados para fatores de potência a 0.8 e 0.95.
@@rafaelsanchescardoso7833Boa noite Rafael! Eu encontrei o vídeo explicando sobre o assunto lá no canal Fam Engenharia, vídeo titulado por COMO CALCULAR QUEDA DE TENSÃO COM QUALQUER FATOR DE POTÊNCIA | FAM ENGENHARIA
Boa noite Everton. Primeiro quero parabenizá-lo pelo canal, esse é o primeiro vídeo que assisto e achei muito boa sua explicação. Usando o exemplo de calculo que vc demonstrou fiz meu calculo aqui, e o resultado foi o seguinte: Meu chuveiro é de 3200w de potencia e fica a uma distância de 16mts do QD em uma rede de 127v. Seguindo seus passos, encontrei o seuinte resultado: S=2 x 1/58 x 1/0,04x127² x 3200x16 S=51200/37419 = 1.368mm² ou nesse caso elevando para 2mm². Esse calculo que fiz está correto? Essa instalação eu fiz no chuveiro aqui de casa, e usei um cabo de 6mm² para um disjuntor de 35A. Essa minha instalação tbm esta correta? Abçs, Diego Moura Xavier. Ps: Mais um seguidor do canal!!!
Bom dia Everton. Só uma dúvida, esse valor de 2 hõ, você disse que é monofásico pq é 220v devido o local ser assim, mas se for monofásico de 127v conforme minha cidade, o cálculo é o mesmo? O neutro considera como cabo carregado? Só mais uma pergunta: algumas tomadas da minha casa apresentam 117v as vezes ate 116v, isto é, bem abaixo do considerado. Reclamei com a concessinaria de energia e a alegação deles é que minha casa é final de rede. Como faço para resolver esse problema? Coloco na justiça? Em horarios de pico meu microondas fica com rotação muito baixa, ja medi e deu 110v. Eu entendi o video mas a unica duvida ficou quando voce explicou a parte do 2hô pois voce falou rapido e eu nao entendi essa parte, peço perdão pela minha ignorancia.
NOS MEUS CÁLCULOS. A PORCENTAGEM TEM QUE SER OBSERVADA CONFORME A NORMA. SÓ QUE ENTRE 1 - 4 , QUE QUANTO MENOR A PORCENTAGEM MAIOR A SEÇÃO DO CONDUTOR E QUANTO MAIOR A PORCENTAGEM MENOR A SEÇÃO DO CONDUTOR.
Muito bom! Uma dúvida. De acordo com o cálculo, foi estipulado um cabo de 6mm que suporta 41A. Se não houvesse essa queda de tensão, dividindo 4400 por 220 daria 20A. Qual disjuntor usar? Um de 25A de acordo com a corrente ou um de 40A de acordo com a bitola do cabo?
Olá! O disjuntor a ser dimensionado deve ter seu valor nominal entre a corrente de projeto, nesse caso 20A e a capacidade de condução do cabo, nesse caso 41A. Assim, o mais correto é escolher o disjuntor de 25A.
Olá, tudo bem? Em sistema trifásico seria substituído Raiz de 3 no lugar do 2. Segue vídeo para lhe auxiliar. ua-cam.com/video/vEj1ez_-JA0/v-deo.html Qualquer duvida estamos a disposição.Atenciosamente,Caio Paiva - Sucesso do ClienteSala da Elétrica
Na minha casa não tem aterramento e o eletricista ele colocou o cabo neutro junto com o cabo de aterramento no chuveiro ele falou que com esse procedimento não haveria risco de choque em tocar no registro para liberar a água essa instalação está correta ou não ?
O que adianta acabar c/ o choque no chuveiro? melhor colocar um registro com acabamento em plástico. Se o neutro for interrompido por algum problema da concessionário ou até mesmo na sua instalação; vc corre um sério risco de morrer...Já pensou, a faze retornando no cabo de aterramento que sai do seu chuveiro e descarregando toda essa potência pelo seu corpo molhado? ...É o aterramento ou nada!!!
Na prática até que funciona porque o neutro normalmente é aterrado próximo ao medidor. Porém não é aconselhável, pois a concessionária pede esse aterramento somente para o neutro. Diversos problemas podem ocorrer, além dos citados anteriormente. O neutro vem do fechamento no transformador, se o transformador explodir por exemplo, existe uma chance de surgir um retorno pelo neutro. Se a alimentação da sua casa estiver próximo ao transformador e o aterramento feito próximo ao medidor estiver sem funcionar por algum motivo, pode surgir um retorno pelo neutro, piorando ainda mais a situação do choque. O aconselhável é ter uma haste de aterramento individual para sua casa.
eletri.co/jornada-yt-comentario 👈🏻 Participe Gratuitamente da Jornada Eletricista Independente e descubra o passo a passo para se tornar um Eletricista Classe A e ter Clientes Todas as Semanas
Parabéns engenheiro, obrigado por continuar contribuindo para a melhor formação do profissional eletricista!
Eu admirei sua forma pedagógica simples de explica, eu não trabalho sempre como eletricista , sou formado em eletrônica e edificações e, pego alguns bicos quando aparece. Por não trabalhar todo dia, as vezes esqueço alguns detalhes técnicos, pois gosto de seguir a norma da ABNT 4510. Seu método simples amei, mesmo eu conhecendo um pouco sobre o assunto me ajuda e, deve ajudar muito para aqueles que não sabem e tem vontade de aprender, já dei um pouco de aula e, sempre partia do pressuposto que as pessoas que estavam do outro lado não sabiam e estavam ali para aprender.
Sou aluno do SENAI em Fortaleza - Ce , do Curso de Eletricista Instalador Residencial , e gostaria de deixar aqui meus agradecimentos ao professor Everton Moraes pelo seu ótimo trabalho aqui no UA-cam , pois tem ajudado - me bastante.
Olá Leonidas,
Muito obrigada!
Ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso conteúdo e que ajudamos de alguma forma.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Parábens pelo trabalho , vc explica muito bem , bem dinâmico na explicação.
Eu comentei pra fazer o cálculo com 120m, mas ñ me atentei que estava multiplicando por 2 no começo, ótima explicação.
Vídeo interessante. Só ressalto que a escolha da seção do cabo depende não só da qualidade do cabo, mas da forma como ele vai ser instalado (se em canaleta, drywall, eletroduto embutido em alvenaria...). Parabéns!
show de bola professor, comcerteza ta mudando a vida de muita gente com seu modo de ensino
Olá Jose, tudo bem?
Muito obrigada!
Ficamos muito felizes em ver que nosso trabalho ajuda as pessoas de alguma forma.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Everton, parabéns pela explicação e também pela qualidade do vídeo. Excelente áudio, imagem, produção.. Valeu!
Obrigado Everton por ter tirado minhas dúvidas também e pela excelente aula
Muito bom seus vídeos parabéns melhor que fazer aula em muitas escolas pagas por aí .
É um grande professor.👍
Parabéns por seus trabalhos , muito obrigado pela explicação. Vou fazer o curso com vocês muito obrigado.
Everton parabéns pelo seu trabalho, gosto muito de seus vídeos, aprendo muito com eles, agora mim tira uma dúvida, como calcular a queda de tensão de um quadro de distribuição para outro?
Boa pergunta, ótima resposta...
ótimo ! por mais vídeos de dimensionamento ! muito grato pelos ensinamentos !
Olá Éverton, tudo bem? Éverton, eu vi um vídeo, aqui no UA-cam, de um famoso canal sobre elétrica que diz que, a queda de tensão deve ser calculada em dobro. Ex: uma distância de 60 metros , como é o exemplo do vídeo, seria então, 120 metros, porque a tensão vai para carga e volta para fonte, segundo esse professor.
O que você pode falar sobre isso?
Bom dia Everton parabéns pela sua força e dedicação em trazer conhecimento.
Só para constar no caso de Santa Catarina e região é apenas um condutor carregado fase fase e fase neutro. Pergunta na formula seria 1 ro?
Boa tarde professor, muito bom este vídeo, se não for pedir demais poderia explicar ou mostrar a fórmula de cálculo para rede de tensão bifásica, no caso de são bernardo do campo, incluindo do QM até QD e depois até CARGA. Obrigado e um bom DOMINGO, sou Nivaldo de SBCampo
Muito boa essa sua explicação é fórmula que você utilizou e um ótimo vídeo.
Devemos levar em conta também fator de temperatura e o fator de agrupamento.
O Erveton Morais boa explicação só que é viável usar dois cabos paralelo de um e quatro milímetros quadrado
Muito top! Show de Bola.... E em circuitos bi e trifásicos, o que mudaria na fórmula!
Queria mais dicas sobre multimitro
Muito boa a explicação.......Parabéns!!!!
Tem algum video pra calculo tri fasico de queda?
S=L*2*I/58*X
30x2x30= 1.800
Queda desejável 2%
220/100*2=8.8
58*8.8=510,4
1.800/510,4=3,52mm2
S=4.0mm2
Distância de 30 metros do CD
Boa noite Everton essas formulas para calculo e tabela de resistividade do cobre e etc obrigado
Boa aula Parabéns! Faz um vídeo usando o mesmo exemplo usando um sistema 220v trifásico. Abraço
GIL DE OLIVEIRA Carvalho ......vc pode fazer assim tbm (I x D x 2)÷(58x8,8).......Onde I= corrente. .....D=distância. ...E o 2= número de pólo. ..Exemplo fase fase 220 volts ou fase neutro. .....Vai dar o mesmo resultado. .......entao se vc quiser fazer com circuito trifásico. .....somente trocar o número 2 (pólos )....Por 1.73.....que a raiz de três. .....entendeu? ????
Ah....lembrando que esse 8,8 seria a queda de tensão de 4% de 220....que está na questão do vídeo
Olá Everton boa aula
Everton, tudo bom.
Já fiz alguns cursos com você em 2017 ,sobre essa queda de tensão em corrente alternada usa-se essa fórmula.
E no caso de corrente contínua?
Trabalho muito com instalação de leds e na maioria das vezes existe a necessidade de deslocar os drivers para alguns alojamento pré determinados que como calcular queda de tensão nesse caso .
Considerando 12v e 24v .
Qual bitola de cabo usar até qual distância?
Boa noite professor, na distancia de 60m calcula somente sobre um cabo e não dos dois cabos que seriam 120 metros?
Everton sobre a duvida do Rodrigo voce fez as os cauculo e achou 6mm,mas eu querendo usar 10mm,tem algum probema.
Show de bola - Parabéns
Everton, parabéns pelo vídeo. Se dimensionamos o condutor por esse método, precisamos dimensionar usando as tabelas 33, 36, 42, 46? O que manda é sempre a maior espessura? Obrigada.
Muito bom!
Grato!
Ótima semana repleta de...
Realizações!
Olá Mario, tudo bem?
Muito obrigada!
Uma ótima semana a todos nós.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Obrigado pela orientaçáo valeu
Olá Josebias,
Esperamos ter ajudado de alguma forma.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Boa noite! Qual a diferença de consumo entre Cabo de alumínio com cobre em sem metros?
Boa tarde ! no caso de eu utilizar somente um condutor carregado em 127v , mudaria no calculo somente a parte de 1 x 1/58 e 127² ?
Excelente explicaçao.
bacana o video Everton. Como fazer o cálculo, para chegar a essa constante. Ou já existe alguma tabela elaborada?
boa noite Everton! se for circuito com triplex aluminio utilizando as duas fase e o neutro como seria a fórmula?
Excelente explicação!
É muito bom esse vídeo
Everton
Os cabos pp 4x6mm são tbm com a mesma corrente que os outros tipo 1x6mm !
Obrigada
Boa noite, você colocou potência por tensão ao quadrado, isso daria a corrente nominal do equipamento, mas não tem influência do fator de agrupamento não?
Olá..tudo bem?..faz um cálculo com triplex aluminio 2fase +1 neutro do Quadro medição até
Até caixa de distribuicao, qual seria a bitola, são 3 casas que depende do mesmo cabo , não fiz o cálculo certo em carga, mas cada uma tem 1 chuveiro, cozinha: Microondas , geladeira,
Escritório: computador simples
Quarto: 2 tomada TUG
Sala: 2 Tomada TUG
Lembrando que usa o chuveiro um por vez.
Att Juliano.
Boa noite, Everton! gostaria de saber qual a diferença de eletricista de obras para eletricista predial. Segundo fui informado que é a mesma cosa que a diferença esta edificações e alvenaria que tem no eletricista de obras, isto confere!
Desde já agradeço
No caso dos motores elétricos, esse queda de tensão é considerada na partida ou em pleno funcionamento?
boa aula....👍
Boa noite Everton
No caso foi calculado em cima de um chuveiro de 4400W
Mas eu posso fazer o cálculo baseado em um chuveiro de potência maior caso futuramente eu decida trocar??
Da saiu os 528000 e o 112288 eu queria intender tbm se cabo tem sua resistividade
Ola, gostaria de tirar uma dúvida: Estou projetando uma rede secundária subterrânea para atender uma casa a 130 metros de distancia, ligação bifásica. Já calculei a queda de tensão e a seção do condutor que vou utilizar. A carga é 18000W e o cabo em função da distancia e queda deu 95mm2 de alumínio. Quando chega nos disjuntores de proteção no quadro de distribuição (63A), este cabo é muito espesso para entrar no borne do disjuntor. Como eu devo fazer? Posso colocar um pedaço de bitola menor tipo 16mm2 na saída do disjuntor e fazer uma conexão entre os dois cabos?
Fiz o cálculo de outra forma, mas cheguei no mesmo resultado!
Olá Leonardo,
Que bom que o seu método também deu certo.
Realmente, tem alguns métodos de calcular.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica
ola eventon eu gostaria de sabe de voce como mendi a tensao e corrente em uma instalaçao trifasica com alicate amperimetro se o djuntor estar para aquela carga ou precisa troca o mesmo
Parabéns pelo trabalho. Feliz Dia dos Pais.
Gostaria de sua ajuda dimensionar condutores para uma rede Bifásica.
Qual a fórmula?
Boa tarde Everton. Muito bom esse esclarecimento. Então, posso usar essa mesma fórmula, pra um circuito trifásico, sendo que substituo o 2 por √3? Outra dúvida é que vc usou no cálculo a condutividade do cobre em 58, mas poderia usar 56?
Boa noite Everton, moro em um apartamento, aqui a instalação é monofasica 127v Fase + Neutro , fiz a alteração de carga do meu AP .... ficou DJ geral de 63A (era 127V 70A) a uma distancia aproximada de 75 metros, meus condutores atuais são de 25mm² 1kv de isolação, devo utilizar mais um condutor de 25mm² ou posso reduzir todos os condutores para 16mm²? a instalação passará a ser: 2 fios de fase e 1 condutor neutro.
bom dia, no caso, o que seria o 2p = 2x 1/58? isso seria uma referencia fixa em toda conta que for fazer?
Aula top!!! Porém estou com uma pequena dúvida ainda Everton. Se tenho um fornecimento bifásico, ou seja, três fios carregados (fase 1, fase 2 e neutro) e quero calcular a queda de tensão do quadro de medição à unidade consumidora, preciso substituir o "2"da fórmula por "3"já que são 3 condutores carregados e considerar limite máximo de até 5%? Isto está correto? Ficaria: S = 3*ro* (1/0,05*V²)*P*L? Ou o "2" permanece na fórmula mesmo sendo 3 condutores carregados? Essa dúvida é por conta mais que a distancia a ser analisada é do quadro de medicao à carga.
Irmão Boa tarde gostaria de saber se queda de energia pode danifica o compressor do arcondicionado? Minha rede e 127 vts quando chega aqui em casa e 105 vts quando ligo o ar cai pra 94 vts essa queda de energia pode danifica o aparelho
Seguindo a formula se mudarmos apenas a distância para 30 metros temos um resultado de 2,35 cabo de 2,5mm² se for 15 metros 1,17 cabo de 1,5 mm² 5 metros de distância 0,39 cabo de 1mm² Interessante essa formula!
Oi Everton tenho uma dúvida se puder ajudar...minha casa e mais antiga e nao tem QDC ..entao os circuitos sao ligados direto na rede principal inclusive o chuveiro...vi uns colegas num grupo reprovando o uso d fita isolante pra emendar o condutor no caso de uma emenda direta..disseram q tem q ser uma fita de alta fusão por causa do aquecimento mas e la na emenda da rede.principal tambem tenho esse aquecimento? Isolar com fita normal pode ser um risco? Desde ja agradeço..abraços..
Bom dia. A dúvida é, se o circuito é monofásico a distância não deveria ser dobrada, já que temos um condutor indo e outro voltando.
Muito bom
Ola professor, bom dia, eu sou leigo ainda, e tenho uma dúvida, eu já vi fios do postinho (QM) até o QDC de uma residencia com bitola inferior a que liga por exp. o chuveiro da casa. Do QDC o fio para o chuveiro era 10 mm e do QM ate o QDC era 6mm isso pode? Abraços
Eu quero saber resolver o problema da queda de tensão em comandos elétricos
Quando eu dou partida em motor 100cv de duas velocidades desliga outras máquinas
Bom dia professor!
Essa potência da fórmula não é a potência aparente?
Marcos Costa
Everton bom dia,no meu apartamento ao medir as tomadas descobri que não medi 127volt e sim 118 volt,é normal essa queda de tensão,um abç.
Boa tarde. Este cálculo também se aplica a situação entre o relógio (medidor) e o quadro de distribuição ( QD)? Tenho um amigo que está com um problema de queda de tensão porque a casa dele fica no final de linha elétrica da rua onde mora, e entre o medidor e o QD da casa tem uma distância de aproximadamente 50m em cabo 10mm² . E está num circuito monofásico de 127v / 40A. Será que somente aumentar a bitola deste cabo resolveria ou amenizaria este problema queda de tensão?
Olá Everton sou José porto de Vilhena RO e tenho uma motobomba Schneider 3 CV 5 estágio e estalei com 250 metros de distância com cabo de alumínio triplex de dez mm e chega 234 volt mas quando eu ligo a bomba a energia cai para 201 volt o que devo fazer? Obrigado
dividindo a potencia pela tensao obten-se a corrente do circuito .. por acaso a corrente a se usar nao seria a corrente de projeto?
serve para corrente continua?
Como seria esse cálculo para motores elétricos ?
Tenho um medidor a 140mts de Distância quadro de Disjuntores (QD) a carga da Residência é de 13500w em 220V. Monofásica .. que cabo devo usar pra não ter queda de tensão
Olá amigo Éverton, tudo bem?
Gostaria que se for possível voce me tirar uma dúvida.
Comprei um inversor de solda bivolt, em 220 tem 7800 w
48 amp, em 127 tem 6100 w 35 amp.
Qual a bitola e o comprimento do cabo eu posso fazer de extensão.
Tem a tabela do fabricante no manual, mas fiquei com várias dúvidas porque na tabela, colocaram várias amperagem e medidas de cabo e eu fiquei numa dúvida cruel. Kkkk
Se puder me esclarecer essa dúvida, eu vou agradecer e muito.
Desde já muito obrigado.
Professor, Parabéns pelas aulas!!
Essa formula posso usar para achar o cabo de alumínio?
O senhor saberia me dizer qual seria o valor para o cabo de alumínio? Pois o senhor usou 1/58 para cabo de cobre.
Obrigado pela atenção.
Deus te abençoe!!
Bom de alumínio a fórmula muda um pouco ficaria assim
50 A ×250M×2 porque dobra a distância ÷(45 a constante do alumínio × 8,8 =63,13 mm ou seja cabo 70 mm o mais próximo
220%×4=8,8.
Valeu manim espero ter ajudado.
É um pouco diferente da fórmula que ele usou mas essa também da certo .
Pra cálculo com cobre usa a constante 58.
Ola Everton parabéns pelo se trabalho eu fiz uma pergunta mais como são tantas acho que vc não leu ,eu troquei os condutores do elevador de um predio e na hora de ligar o elevador não funcionou o tecnico foi chamado e me disse que eu inverti os condutores (trifasico ) isso faz sentido?
Josebias Azevedo Kuchel se vc inverter as fases do sistema trifasico os motores irão funcionar investido .caso use inversores ai depende da programação e da marca.alguns mesmo que inverta a saida do inversor ele nao inverte o sentido dos motores . Alguns caso inverta a saida do inversor ele inverterá a rotação do motor. caso seja com inversores tem alguns que bloqueiam a inversão mesmo que altere a fiação ele sempre girará pra um mesmo sentido que foi programado
professor everton a minha professora de projetos eletricos industriais flw que o valor hô para o cobre é 1/56 e inclusive no livro de joão mamede tbm se refere a hô com esse valor de 1/56. esse pode ser variável?
Olá Tudo bem?
Não é que ele é variável, é que a diferença será muito pequena.
1/58 = 0,01724 1/56=0,01786
Então, não é que está errado.... é que a diferença entre eles é muito pequena. Então não é errado usar 1/56 nem 1/58... dependendo da literatura será um valor. Esse valor varia de acordo com a temperatura.
Att, Engª Camila Andrade
Equipe Sala da Elétrica.
Mais do medidor ao qdc bifasico em uma distância de 200metros qual é a seção do Cabo de aluminio
existe um fator que ninguém percebeu que influencia neste cálculo que é a densidade do ar e a capacidade térmica do ar, o objetivo da elétrica e eletrônica neste ponto é achar um ponto de temperatura de equilíbrio dinâmico, aonde a vazão do ar e igual a dissipação de potência elétrica, m.c.dx = R.i^2*dt, porém a energia em forma de calor varia com o tempo portanto para que ocorra o equilíbrio deve existir uma vazão ou corrente de convenção de fluido, ft.R.i^2dt = ro.v (t).c.a, o a e a temperatura de equilíbrio, ro.y (t).a.c.dt, ft.R.i^2 (t).dt = a.c.ro.y (t).dt, derivando para o tempo e igualando os integrandos, ft.P(ele) = c.ro.a.y(t) , abrindo a potência e isolando a resistência temos R.ft = c.ro.a.y(t)/i^2, e a resistência pode ser igualada a 2 lei de ohm, ft.phi.l/s = c.ro.a.y (t)/i^2, isolando a sessão transversal e a largura temos, l/s = c.ro.a.y (t)/ft.phi, na qual c e a capacidade térmica, RO e a densidade do ar externo,a é a temperatura de equilíbrio, y (t) e a vazão, ft e o fator de queda de tensão e phi é a resistividade do material, OPA ESQUECI DE LER A NORMA (zoera)
e para cabo de aluminio?
Professor qual seria a bitola do condutor para um motor de 2cv monofásico instalado a 250m?
O meu é um motor de 1cv a 150m.
Olá Professor! Tem como explicar como eles tiram aqueles valores de tabela para cálculo de queda de tensão para versão V/A.km. Porque os valores nas tabelas só são encontrados para fatores de potência a 0.8 e 0.95.
Também queria saber
@@rafaelsanchescardoso7833Boa noite Rafael! Eu encontrei o vídeo explicando sobre o assunto lá no canal Fam Engenharia, vídeo titulado por COMO CALCULAR QUEDA DE TENSÃO COM QUALQUER FATOR DE POTÊNCIA | FAM ENGENHARIA
@@detalhesdaeletricidade blz muito obrigado
@@rafaelsanchescardoso7833 Por nada!
Do padrão de energia até entrada da minha casa que e 30 metros de distância.... Qual seria correto
Pode calcular a queda com menos de 30 metros?
E mais em cabos de aluminio em distancia acima de 150metros
Boa noite Everton.
Primeiro quero parabenizá-lo pelo canal, esse é o primeiro vídeo que assisto e achei muito boa sua explicação.
Usando o exemplo de calculo que vc demonstrou fiz meu calculo aqui, e o resultado foi o seguinte:
Meu chuveiro é de 3200w de potencia e fica a uma distância de 16mts do QD em uma rede de 127v.
Seguindo seus passos, encontrei o seuinte resultado:
S=2 x 1/58 x 1/0,04x127² x 3200x16
S=51200/37419 = 1.368mm² ou nesse caso elevando para 2mm².
Esse calculo que fiz está correto?
Essa instalação eu fiz no chuveiro aqui de casa, e usei um cabo de 6mm² para um disjuntor de 35A. Essa minha instalação tbm esta correta?
Abçs, Diego Moura Xavier.
Ps: Mais um seguidor do canal!!!
Bom dia Everton. Só uma dúvida, esse valor de 2 hõ, você disse que é monofásico pq é 220v devido o local ser assim, mas se for monofásico de 127v conforme minha cidade, o cálculo é o mesmo? O neutro considera como cabo carregado? Só mais uma pergunta: algumas tomadas da minha casa apresentam 117v as vezes ate 116v, isto é, bem abaixo do considerado. Reclamei com a concessinaria de energia e a alegação deles é que minha casa é final de rede. Como faço para resolver esse problema? Coloco na justiça? Em horarios de pico meu microondas fica com rotação muito baixa, ja medi e deu 110v. Eu entendi o video mas a unica duvida ficou quando voce explicou a parte do 2hô pois voce falou rapido e eu nao entendi essa parte, peço perdão pela minha ignorancia.
Tenho um motor weg de 12cv está a 3oomt do trasfomador está esquentando oq pode cer
NOS MEUS CÁLCULOS. A PORCENTAGEM TEM QUE SER OBSERVADA CONFORME A NORMA. SÓ QUE ENTRE 1 - 4 , QUE QUANTO MENOR A PORCENTAGEM MAIOR A SEÇÃO DO CONDUTOR E QUANTO MAIOR A PORCENTAGEM MENOR A SEÇÃO DO CONDUTOR.
Tenho uma a29 preciso levar em 50 m, em 127v como devo calcular?
Ok
Muito bom!
Uma dúvida. De acordo com o cálculo, foi estipulado um cabo de 6mm que suporta 41A.
Se não houvesse essa queda de tensão, dividindo 4400 por 220 daria 20A.
Qual disjuntor usar? Um de 25A de acordo com a corrente ou um de 40A de acordo com a bitola do cabo?
Olá! O disjuntor a ser dimensionado deve ter seu valor nominal entre a corrente de projeto, nesse caso 20A e a capacidade de condução do cabo, nesse caso 41A. Assim, o mais correto é escolher o disjuntor de 25A.
25 amperes
e para um sistema trifásico? como ficaria o p?
Olá, tudo bem?
Em sistema trifásico seria substituído Raiz de 3 no lugar do 2.
Segue vídeo para lhe auxiliar.
ua-cam.com/video/vEj1ez_-JA0/v-deo.html
Qualquer duvida estamos a disposição.Atenciosamente,Caio Paiva - Sucesso do ClienteSala da Elétrica
Na minha casa não tem aterramento e o eletricista ele colocou o cabo neutro junto com o cabo de aterramento no chuveiro ele falou que com esse procedimento não haveria risco de choque em tocar no registro para liberar a água essa instalação está correta ou não ?
O que adianta acabar c/ o choque no chuveiro? melhor colocar um registro com acabamento em plástico. Se o neutro for interrompido por algum problema da concessionário ou até mesmo na sua instalação; vc corre um sério risco de morrer...Já pensou, a faze retornando no cabo de aterramento que sai do seu chuveiro e descarregando toda essa potência pelo seu corpo molhado? ...É o aterramento ou nada!!!
em caso também de acontecer de inverter o cabo neutro pelo fase no medidor, estará correndo um grande risco. onde era neutro passará a ser fase.
Completamente errado
Na prática até que funciona porque o neutro normalmente é aterrado próximo ao medidor. Porém não é aconselhável, pois a concessionária pede esse aterramento somente para o neutro. Diversos problemas podem ocorrer, além dos citados anteriormente. O neutro vem do fechamento no transformador, se o transformador explodir por exemplo, existe uma chance de surgir um retorno pelo neutro. Se a alimentação da sua casa estiver próximo ao transformador e o aterramento feito próximo ao medidor estiver sem funcionar por algum motivo, pode surgir um retorno pelo neutro, piorando ainda mais a situação do choque. O aconselhável é ter uma haste de aterramento individual para sua casa.
No caso se foce trifásico seria 3p
Qual a bitola do fio utilizado pra uma residência desde o quadro de medição 70 metros até o quadro de distribuição. ?
Everton que fórmula complicada como fazer esse cálculo de uma forma mais fácil
Manim leia a minha resposta ao Estevam Oliveira.
Tem alguma tabela mais fácil e prática ,,, para usar no dia a dia.