No Senai os professores usam tanto termos técnicos e muita teoria acaba confundindo os alunos ,agora Você ensina de uma forma tão simples que por vídeo aula não aprende quem não tiver nehum interesse. Meus parabéns.
No SENAI aqui da Bahia meus colegas reclamam igual você. Mas o que percebo aqui é que o problema está nos alunos e não no professor pois os caras querem fazer um curso de elétrica sem uma boa formação escolar básica e aí ficam achando difícil entender até lei de ohm. Quem tem preguiça de estudar ou não quis nada com a vida escolar na juventude vê a conta ser cobrada num curso desses porque aquele básico que o cara não aprendeu, ou não ligou de aprender na escola, impede ele de aprender os rudimentos da elétrica e absorver o conhecimento da área tendendo a ser um profissional raso.
@@hemersonoliveira7047 bom dia ,Hemerson, eu creio que vc entendeu totalmente errado a minha explicação, vc tá tirando parâmetro de uma coisa que não tem haver com que eu falei ,eu falei em relação a muito professores ficar preso somente a teoria e não passar pro aluno a prática que vc vai enfrentar no campo de trabalho. Agora vc tá julgando as pessoas em dizer que elas não querem nada com o estudo ,vc não conhece o dia a dia das pessoas pra fazer pre julgamento. Talvez você teve na sua infância através dos seus pais a oportunidade de estudar. Você precisa rever os seus conceitos antes de fazer um pre julgamento. Que Deus te abençoe.
@@hemersonoliveira7047 Caro Hemerson Oliveira, vc expos uma realidade muito abrangente e factual em seu comentário inerente ao contexto na educação profissional, como por exemplo na aprendizagem em área de elétrica, fui professor(atualmente aposentado) nessa área e a maior dificuldades notadas por nós em alunos de elétrica era a resolução de projetos que envolviam cálculos matemáticos, como por exemplos dimensionamentos...
Dei sorte de encontrar sua pagina no UA-cam. Tenho que apresentar a memoria de calculo na faculdade e nenhum tutorial estava sendo objetivo, valeu obrigado.
Professor,se possível gostaria que fizesse um vídeo explicando como resolver a queda de tensão. Fazendo os dois cálculos simultâneo ajuda muito o entendimento. Obrigado
Obrigado professor dos professores, gosto muito de aprender com você, vou ver todos os vídeos alusivos a esse assunto e passar para um caderno. Interessante que eu estava à procura dessa informação.
boa noite professor ! estou gostando muito das suas aulas e aprendendo dimensionar circuitos da forma correta e sem enrolação . você é engenheiro eletricista ? meu nome é luiz e sou do rio de janeiro , abraço !!
Na empresa que trabalhei, certa vez um engenheiro "estava quebrando " a cabeça para "calcular" a energia de Mw em "MVA" que estávamos fornecendo para uma empresa. Eu fiz o cálculo e de forma ven rápida, e disse a ele, "É DE TANTOS MVA", e ele ficou "surpresa" como calculei de forma muito rápida. Ele "continuo o calculo", como ele estava fazendo, para "VERIFICAR" se o valor encontrado por ele, "ERA IGUAL AO MEU", e o resultado, fora igual. Aí ele perguntou, "COMO VOCÊ CALCULOU", aí disse a ele, "ELEVE A POTÊNCIA ATIVA AO QUADRADO, ELEVE TAMBÉM A TENSÃO AO QUADRADO, SOME ESSES DOIS VALORES, E DO VALOR ENCONTRADO, TIRE A RAIZ QUADRADA, E AI TERÁ A POTENCIA APARENTE, QUE É MVA".
Professor esse exemplo o Sr. usa como parâmetro o valor de corrente de 16A, esse valor é referente a corrente de proteção disjuntor ou devemos utilizar o calor da corrente referente ao valor ao dimensionamento do circuito? Exemplo: Se em 1 circuito tenho uma carga total de 1000W, a corrente deste circuito para uma tensão de 220V será de 4,54A. É este valor que devo considerar no calculo da queda de tensão ou o valor da corrente de proteção do disjuntor?
Bom dia Professor, quando aplicamos o fator da correção da Queda de Tensão no circuito o Disjuntor de Proteção devera acompanhar a nova bitola do cabo? exemplo o circuito esta com Disjuntor de 20A + cabo # 2,5 mm² após fazer a correção pela Queda de Tensão o cabo passou a ser #6,0 mm² eu mantenho o Disjuntor de 20A ou no caso tambem devo colocar disjuntor 32A para o cabo #6,0 mm² ?
Passo por um probleminha na minha rede elétrica. Tem queda de tenção na minha residência. Eu percebo porque as lâmpadas ela auxilia as vezes. Ha uma distância da minha residência ao poste da Coelba, entre 50 met + 12 ou seja de 62 metros. E o cabo que a Coelba colocou foi de 16 mm. Isso está certo?
Quando a gente tem um circuito trifásico, com mais de um cabo por fase, é só utilizar a fórmula dos 6:25 e considerar que a corrente será do circuito (16, no caso do exemplo) seria dividida entre os condutores, certo? Ou teria alguma fórmual diferente para este caso? Esta fórmula mais simplificada que você utilizou, teria alguma literatura em que ela aparece que possa me indicar? Eu ando me deparando com algumas fórmulas mais "complexas", utilizando a reatância, resistência e fator de potência da carga por exemplo...
Bom dia professor. Eu tenho uma dúvida em relação a distância. Uma casa que tem a distância de 30 metros do padrão de energia. Por ser uma distância grande, eu devo aplicar a distância partir do meu qdc ou do padrão de entrada de energia?
Andei observando os revestimentos dos cabos antigos e BI que eram revestindo de lan, que, é sabidamente um material ante-chama e que, foi sustituido por pvc. Qual foi o motivo dessa substituição, da lan pra o pvc como proteção mecânica?
O cabo do meu chuveiro aqueceu e derreteu, mas o mesmo é de 6 mm para uma potência de 7800w na resistência final com 4 metros do QDC, com queda de tensão 0.77 volts
Pontos a serem avaliados: Cabo é de boa qualidade? A capacidade de condução do cabo está correta? Foi considerado os fatores de agrupamento e temperatura? Derreteu próximo a emenda?
Tenho usado uma inversora de solda em 220 para soldar, em uma distância de 20 metros da rede até a peça que soldo. Uso de 80 a 100 amperes na máquina de solda. Qua o diâmetro do cabo que eu tenho que usar nesses 20 metros de distância?????
No meu caso tenho 120 metros de distância entre Meu quadro de distribuição e uma corrente de 43 amper. No meu cálculo deu %6,5 na queda de tensão porque estou usando um cabo de 10m. E para mim não vejo problema. E melhor do que pagar R$1300 em uma bitola de 16m. Algo insano porque mesmo com 16m ainda vou ter uma queda de tensão de 4% por R$1300. Se eu quiser ficar com 3% da norma. Eu preciso de uma bitola de 25mm um rolo custa 2300 reais 😂😂😂
boa explicação. Porem há uma equivoco no comprimento, pôs ser a distância da Fonte para Carga e de 30m o valor a ser colocado e de 30. e não soma a distância conforme a quantidade de condutor.
Acredito que você se equivocou. Veja bem, supondo que alimentaremos uma carga com fase+neutro ou fase+fase, necessitaremos de um cabo com um par de condutores. Cada condutor apresentará sua respectiva resistência. Teremos, então, duas resistências em série com a carga. Por isso deveremos considerar o comprimento total das duas seções do cabo no cálculo.
Professor explica ai qndo tem q transformar tudo em metro(m). Pq tem professores q nao misturam mm com m. E nem mm2 com m2. Pois vc tem L em metros e a sessão em milímetros
só uma dúvida, lendo alguns livros, vendo vídeos, alguns dizem que a resistência do cabo cobre é 0,0175 / 0,0178 / 0,179, e agora desse professor que diz que é 0,017. e agora? qual considerar? só preciso efetuar o calculo e programar o script com muita precisão. Se alguém puder ajudar por favor.
O valor 0.017 é menos preciso. Quanto mais números apos a vírgula, mas preciso será. Mas essa variação dessas casas decimais podem variar entre diferentes fabricantes. E não irão trazer tanta mudança no cálculo. Na nossa calculadora em eletricidadeonline.com, é usado o valor de 0.0172
A norma NBR 5410, que rege as instalações elétricas de baixa tensão no Brasil, especifica que a distância a ser considerada no cálculo da queda de tensão é apenas a do fio fase, ou seja, não é necessário calcular "IDA E VOLTA". se tem 30 metros de ida e 30 metros de volta, o cálculo é 30 metros.
Circuito fase e fase, é a mesma coisa que circuito fase e neutro. Os calculos são o mesmo para ambos os casos. Cuidado com a interpretação errada da norma.
@@Nada.deirasmande ai qual é o ponto (ou pontos) em que a norma fala sobre isso, por gentileza. Quando aprendi em meu técnico foi assim, na verdade isso foi ensinado antes do curso técnico. Mas mande ai, vai que realmente houve algum equívoco de nossos instrutores e professores.
Top a aula, mas infelizmente hj temos uma grande diferença entre calculos e a realidade devido a qualidade nos materias. No geral os cabos d hj o cobre é reciclados reduzindo a capacidade d corrente. Melhor forma d saber a capacidade real d cada cabo é realizando testes com cargas e medições. Iram se surpreender com os numeros reais apresentados pelos equipamentos d medição. Ninguem comenta nada, mas melhorar o isolamento dos cabos fazendo com q suportem mais corrente, não passa d uma forma d "enganar" o consumidor já q esse aquecimento nada mais é q dinheiro jogado fora. Quem ganha com isso é a industria e CIAs d energia sobrando para nós somente a conta para pagarmos! 🤷♂️
No Senai os professores usam tanto termos técnicos e muita teoria acaba confundindo os alunos ,agora Você ensina de uma forma tão simples que por vídeo aula não aprende quem não tiver nehum interesse. Meus parabéns.
No SENAI aqui da Bahia meus colegas reclamam igual você.
Mas o que percebo aqui é que o problema está nos alunos e não no professor pois os caras querem fazer um curso de elétrica sem uma boa formação escolar básica e aí ficam achando difícil entender até lei de ohm.
Quem tem preguiça de estudar ou não quis nada com a vida escolar na juventude vê a conta ser cobrada num curso desses porque aquele básico que o cara não aprendeu, ou não ligou de aprender na escola, impede ele de aprender os rudimentos da elétrica e absorver o conhecimento da área tendendo a ser um profissional raso.
@@hemersonoliveira7047 bom dia ,Hemerson, eu creio que vc entendeu totalmente errado a minha explicação, vc tá tirando parâmetro de uma coisa que não tem haver com que eu falei ,eu falei em relação a muito professores ficar preso somente a teoria e não passar pro aluno a prática que vc vai enfrentar no campo de trabalho. Agora vc tá julgando as pessoas em dizer que elas não querem nada com o estudo ,vc não conhece o dia a dia das pessoas pra fazer pre julgamento. Talvez você teve na sua infância através dos seus pais a oportunidade de estudar. Você precisa rever os seus conceitos antes de fazer um pre julgamento. Que Deus te abençoe.
@@marcolourenco743, tá certo.
@@hemersonoliveira7047 Caro Hemerson Oliveira, vc expos uma realidade muito abrangente e factual em seu comentário inerente ao contexto na educação profissional, como por exemplo na aprendizagem em área de elétrica, fui professor(atualmente aposentado) nessa área e a maior dificuldades notadas por nós em alunos de elétrica era a resolução de projetos que envolviam cálculos matemáticos, como por exemplos dimensionamentos...
Ninguem fala qual a resistência a cada metro de cabo adcionado
Bom dia estou terminado o técnico em mecatrônica , mas uma explicação dessa ainda não vi dentro do SENAI, Show demais.
Dei sorte de encontrar sua pagina no UA-cam. Tenho que apresentar a memoria de calculo na faculdade e nenhum tutorial estava sendo objetivo, valeu obrigado.
Veja nossa calculadora em eletricidadeonline.com Talvez te ajude mais ainda.
Você nasceu pra ensinar. Você é a luz no caminho de todos os profissionais da ária.
Bom dia😊
Sim, vídeo explicando com mais detalhes da roseta.
Desde já agradeço
Boa tarde, mais tenho que admitir todas suas vídeos aulas e todo seu conhecimento e ensinamentos, o cara é BOM de verdade, aulão de faculdade.
Muito bom, estou revendo a matéria e sua explicação fez parecer mais simples
Mt bom desse jeito é fácil com uma didática dessa Boa professor
Professor,se possível gostaria que fizesse um vídeo explicando como resolver a queda de tensão.
Fazendo os dois cálculos simultâneo ajuda muito o entendimento.
Obrigado
É desses calculos técnicos que diferencia alguns profissionais
O supermen da eletrica, sua humildade em ensinar da a sua vida a sabedoria de Deus
Show,ótima explicação,tem o dom 👍👍
Parabens, um dos poucos videos que menciona a resistência do cobre e do alumínio 😊
Vc é um dos melhores professores online parabéns pra vc,tenho aproveitado muito
Boa noite! Professor.
Obrigado professor dos professores, gosto muito de aprender com você, vou ver todos os vídeos alusivos a esse assunto e passar para um caderno. Interessante que eu estava à procura dessa informação.
Jorge Luis participando. Boa expricacao 👍
Ficou show bem explicado
Meus parabéns e muito obrigado!
Aula top!
Parabéns, professor, grande mestre de ensinamentos.
Aula incrível!! Já me inscrevi. Quero assistir essa aula de tensão completa.
Valeu muito bom esse video
Essa aula é de muito aproveito, já estou coloqcando em prática, valeu !
Muito top suas aulas, tranquilo pra entender, parabéns
Show demais , bem explicativo parabéns professor
Excelente explicação! Parabens!!
Parabéns professor cada dia aprendendo mais brigadão mesmo
Parabéns ótima aula!!!🤝🤝🤝
Top parabéns professor
A didática desse cara é fora da curva! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Excelente explicação, vc sabe transferir conhecimento obrigado.
Professor muiþo bom
Muito bom!
Ótima aula 👏👏
Poxa velho o cara explica bem demais....
boa noite professor ! estou gostando muito das suas aulas e aprendendo dimensionar circuitos da forma correta e sem enrolação . você é engenheiro eletricista ? meu nome é luiz e sou do rio de janeiro , abraço !!
Estou esperando esse próximo vídeo
Parabéns pelo trabalho, excelente explicação..
Muito bom
Na empresa que trabalhei, certa vez um engenheiro "estava quebrando " a cabeça para "calcular" a energia de Mw em "MVA" que estávamos fornecendo para uma empresa.
Eu fiz o cálculo e de forma ven rápida, e disse a ele, "É DE TANTOS MVA", e ele ficou "surpresa" como calculei de forma muito rápida.
Ele "continuo o calculo", como ele estava fazendo, para "VERIFICAR" se o valor encontrado por ele, "ERA IGUAL AO MEU", e o resultado, fora igual.
Aí ele perguntou, "COMO VOCÊ CALCULOU", aí disse a ele, "ELEVE A POTÊNCIA ATIVA AO QUADRADO, ELEVE TAMBÉM A TENSÃO AO QUADRADO, SOME ESSES DOIS VALORES, E DO VALOR ENCONTRADO, TIRE A RAIZ QUADRADA, E AI TERÁ A POTENCIA APARENTE, QUE É MVA".
Um show de aula mestre!! Agora uma pergunta. Os mesmos conceitos são utilizados para do padrão de entrada da concessionária para o Qdc da residência?
Sim. Vale para qualquer circuito
Show de explicação. A temperatura e a quantidade de cabo dentro do mesmo eletroduto irá mudar o valor da resistiva ?
Sim, pode alterar sim. Lembrando que a temperatura do cabo altera seu valor resitivo.
Bom dia amigo. Vai ter continuidade nas aulas de comandos elétricos?
show!
Boa as aulas
Valeu!
Boa aula, pergunta para corrente dc seria o mesmo cálculo?
Professor esse exemplo o Sr. usa como parâmetro o valor de corrente de 16A, esse valor é referente a corrente de proteção disjuntor ou devemos utilizar o calor da corrente referente ao valor ao dimensionamento do circuito? Exemplo: Se em 1 circuito tenho uma carga total de 1000W, a corrente deste circuito para uma tensão de 220V será de 4,54A. É este valor que devo considerar no calculo da queda de tensão ou o valor da corrente de proteção do disjuntor?
Showwwwwwww, parabéns
Bom dia Professor, quando aplicamos o fator da correção da Queda de Tensão no circuito o Disjuntor de Proteção devera acompanhar a nova bitola do cabo? exemplo o circuito esta com Disjuntor de 20A + cabo # 2,5 mm² após fazer a correção pela Queda de Tensão o cabo passou a ser #6,0 mm² eu mantenho o Disjuntor de 20A ou no caso tambem devo colocar disjuntor 32A para o cabo #6,0 mm² ?
Mantem o mesmo disjuntor do cálculo anterior
Passo por um probleminha na minha rede elétrica. Tem queda de tenção na minha residência. Eu percebo porque as lâmpadas ela auxilia as vezes. Ha uma distância da minha residência ao poste da Coelba, entre 50 met + 12 ou seja de 62 metros. E o cabo que a Coelba colocou foi de 16 mm. Isso está certo?
Quando a gente tem um circuito trifásico, com mais de um cabo por fase, é só utilizar a fórmula dos 6:25 e considerar que a corrente será do circuito (16, no caso do exemplo) seria dividida entre os condutores, certo? Ou teria alguma fórmual diferente para este caso?
Esta fórmula mais simplificada que você utilizou, teria alguma literatura em que ela aparece que possa me indicar?
Eu ando me deparando com algumas fórmulas mais "complexas", utilizando a reatância, resistência e fator de potência da carga por exemplo...
parabens
Bom dia professor. Eu tenho uma dúvida em relação a distância. Uma casa que tem a distância de 30 metros do padrão de energia. Por ser uma distância grande, eu devo aplicar a distância partir do meu qdc ou do padrão de entrada de energia?
Deve ser calculado do padrão ao QDC, vamos mostrar isso no próximo vídeo.
@@eletricidadeonline muito obrigado.
Andei observando os revestimentos dos cabos antigos e BI que eram revestindo de lan, que, é sabidamente um material ante-chama e que, foi sustituido por pvc. Qual foi o motivo dessa substituição, da lan pra o pvc como proteção mecânica?
Vou parar de ver seus videos. Ja to sabendo mais q meu professor. Nota 10
show
O cabo do meu chuveiro aqueceu e derreteu, mas o mesmo é de 6 mm para uma potência de 7800w na resistência final com 4 metros do QDC, com queda de tensão 0.77 volts
Pontos a serem avaliados:
Cabo é de boa qualidade?
A capacidade de condução do cabo está correta? Foi considerado os fatores de agrupamento e temperatura?
Derreteu próximo a emenda?
Pode ter certeza ou é cabo desbitolado ou é emenda mal feita proximo ao chuveiro
Tenho usado uma inversora de solda em 220 para soldar, em uma distância de 20 metros da rede até a peça que soldo. Uso de 80 a 100 amperes na máquina de solda. Qua o diâmetro do cabo que eu tenho que usar nesses 20 metros de distância?????
top 10
No meu caso tenho 120 metros de distância entre Meu quadro de distribuição e uma corrente de 43 amper. No meu cálculo deu %6,5 na queda de tensão porque estou usando um cabo de 10m. E para mim não vejo problema. E melhor do que pagar R$1300 em uma bitola de 16m. Algo insano porque mesmo com 16m ainda vou ter uma queda de tensão de 4% por R$1300. Se eu quiser ficar com 3% da norma. Eu preciso de uma bitola de 25mm um rolo custa 2300 reais 😂😂😂
Mas qual é a potência, o que vc está ligando pra dar 43 amperes?.
Só uma pergunta.
boa explicação. Porem há uma equivoco no comprimento, pôs ser a distância da Fonte para Carga e de 30m o valor a ser colocado e de 30. e não soma a distância conforme a quantidade de condutor.
Acredito que você se equivocou. Veja bem, supondo que alimentaremos uma carga com fase+neutro ou fase+fase, necessitaremos de um cabo com um par de condutores. Cada condutor apresentará sua respectiva resistência. Teremos, então, duas resistências em série com a carga. Por isso deveremos considerar o comprimento total das duas seções do cabo no cálculo.
Do padrão de entrada até o QDC tem uma distância de 50 metros, 2 fases e neutro. Que cabo devo usar?? 16 mm??
Professor explica ai qndo tem q transformar tudo em metro(m).
Pq tem professores q nao misturam mm com m.
E nem mm2 com m2.
Pois vc tem L em metros e a sessão em milímetros
O cálculo de fase fase neltro eu coloco os 3 junto em um exemplo de 50m dara 150 m
Qual o tamanho do cabo que tenho que usar para perder menos possível de voltagem, a uma distancia de 335 metro? e o tipo do cabo?
Queda de tensão em circuitos de corrente contínua, qual seria a fórmula?
Hislan Silva
só uma dúvida, lendo alguns livros, vendo vídeos, alguns dizem que a resistência do cabo cobre é 0,0175 / 0,0178 / 0,179, e agora desse professor que diz que é 0,017. e agora? qual considerar? só preciso efetuar o calculo e programar o script com muita precisão. Se alguém puder ajudar por favor.
O valor 0.017 é menos preciso. Quanto mais números apos a vírgula, mas preciso será. Mas essa variação dessas casas decimais podem variar entre diferentes fabricantes. E não irão trazer tanta mudança no cálculo.
Na nossa calculadora em eletricidadeonline.com, é usado o valor de 0.0172
5:11 você tem uma PERDA de 4,08 Volt.
A norma NBR 5410, que rege as instalações elétricas de baixa tensão no Brasil, especifica que a distância a ser considerada no cálculo da queda de tensão é apenas a do fio fase, ou seja, não é necessário calcular "IDA E VOLTA". se tem 30 metros de ida e 30 metros de volta, o cálculo é 30 metros.
Circuito fase e fase, é a mesma coisa que circuito fase e neutro.
Os calculos são o mesmo para ambos os casos. Cuidado com a interpretação errada da norma.
@@eletricidadeonline Não se faz o cálculo de "Ida e volta", a formula deixa isso bem claro.
@@Nada.deirasmande ai qual é o ponto (ou pontos) em que a norma fala sobre isso, por gentileza. Quando aprendi em meu técnico foi assim, na verdade isso foi ensinado antes do curso técnico. Mas mande ai, vai que realmente houve algum equívoco de nossos instrutores e professores.
Top a aula, mas infelizmente hj temos uma grande diferença entre calculos e a realidade devido a qualidade nos materias. No geral os cabos d hj o cobre é reciclados reduzindo a capacidade d corrente. Melhor forma d saber a capacidade real d cada cabo é realizando testes com cargas e medições. Iram se surpreender com os numeros reais apresentados pelos equipamentos d medição. Ninguem comenta nada, mas melhorar o isolamento dos cabos fazendo com q suportem mais corrente, não passa d uma forma d "enganar" o consumidor já q esse aquecimento nada mais é q dinheiro jogado fora. Quem ganha com isso é a industria e CIAs d energia sobrando para nós somente a conta para pagarmos! 🤷♂️
👏👏👏👍👍👍
Na hora de calcular a segunda lei de ohm você colocou o valor de área em mm2. O Correto não era colocar em metros quadrados (m2)?
Amigo porque uma tomada de dois pinos um dos pinos não sustenta carga.
A seção do cabo deve ser em m² e não em mm² como no exemplo do vídeo.
A área vc está usando errado. Área não é bitola do cabo.
Sobre a área, ele está falando da área transversal do condutor.
Aula massa!