"A nova geração compreende a vantagem de ter um emprego, uma renda.Ela quer ter roupa de homem branco,celular e essas coisas de gente jovem.Os governantes precisam aprender q nossos filhos querem ter tudo q os filhos do homem branco têm. Falar português, ir para a universidade e ser reconhecidos como brasileiros e índios", diz o cacique Megaron Txucarra- mãe, um dos mais respeitados líderes caiapós.
Te apoio amigo, falou melhor do que eu pensaria ter dito. Índio é uma cultura com valor inestimável para o mundo inteiro. Viver sem ancestrais é viver sem perspectiva de vida.
Oi Ju! Ja estou a tratar disso! Acabei de enviar de enviar um mail a uma deputada portuguesa do Bloco de Esquerda do Parlamento Europeu, para que ela exerça pressao junto dos seus pares e junto da Comissao Europeia para pressionar o Governo Estadual e/ou o Governo Federal! Os Guarani e todos os outros índigenas merecem isso e muito mais que todos possamos fazer para os ajudar nesta sua luta! Juntos teremos mais força! Vamos à luta! Juntos venceremos!
Meu coração sangra ao ver meus irmãos e irmãs sofrendo...Gente o que estamos fazendo?Somos responsáveis por isso ,estamos permitindo essa injustiça com a nossa família . Degradação ambiental em nome de um falso progresso
Os índios sempre habitaram o Brasil, e desde que os europeus chegaram, não tiveram um segundo de paz, essas terras os pertence, é um direito inalienável desse povo.
Como pode, eles são os verdadeiros donos da terra, nunca poluirão nada e o país não faz nada por eles. Devemos preservar esses povos... hoje somos uma mistura de povos, mas ninguém fez nada de bom para esse povo.
Assinem a petição, é simples e rápido... é uma forma de divulgar o que a mídia não divulga e de mostrar que nos importamos e que a comunidade indígena não está sozinha nesta luta!!!!
At first, I was disappointed that there were no translations. However, I quickly realized that I didn't need translation in order to understand the pain and frustration of the Guarani-Kaiowa people. Someone needs to do something. Genocide should never be tolerated!
Eu fiz a minha parte e vou continuar ajudando Por Deus que ta no céu, se eu fosse uma pessoa rica, eu com certeza estaria la agora pra ajudar esse povo! Porem não posso fazer nada porque sou de classe média baixa u.u
Tenho vergonha de fazer parte de um país tão desigual e que em NADA respeita as culturas. Vivemos a muito, um genocídio herdado pelos tempos da colonização, e o óbvio não é feito em prol do respeito e bem estar nos iniciadores da nossa cultura. Só rezo, me informo, luto e lamento...
Como portugues, junto-me à luta destas pessoas ja tantas vezes explorada, incluindo durante muitos seculos pelos meus compatriotas e isso e uma vergonha para sempre na historia do meu país! É tempo de dizer CHEGA!
Portugal foi "muito bom" para os índios na altura. Os aztecas eram bem mais avançados do que qualquer comunidade brasileira, e para onde os mandaram os espanhóis?
Tratamos dos indígenas em geral, mas especialmente dos kaiowás, porque nossa base é um vídeo sobre a causa deles e porque sabemos que cada povo indígena é uma etnia e uma cultura diferente das outras. Li em algum artigo ou vi num documentário que os kaiowás são exímios agricultores. Só que precisamos parar de pensar nos indígenas como brasileiros, como servos do capitalismo.
“A retirada dos arrozeiros só nos trouxe pobreza e dificuldade. Não existe mais o salário nem as diárias [pagas para quem trabalhava nas fazendas]. O governo não deu condições de desenvolvimento para a Raposa”, questiona Silva. “Não podemos derrubar uma árvore, porque disseram que só podemos preservar, proibiram a mineração. Querem nos matar de fome. Não somos mais como no passado, estamos aculturados.” Cacique macuxi Sílvio da Silva.
Vamos a isso Ju! também para dizer que na Televisão Pública Portuguesa, já noticiou o que está acontecendo! Infelizmente em rodapé, mas já é um começo! Com passos pequenos, mas, firmes e decididos vamos dar a conhecer esta Luta! Depois diz-me quando tiveres o Flash Mob pronto! :)
Maitei!! Añe'êta che angirû, ha pehengue guarã (saudações! falarei para meus companheiros e familiares -irmãos?-) Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko'ápe, ha ko'ángaite, upeicharamo, ñande mandu'a va'erã akói hese! (Estou agradecendo muito aos nossos ancestrais, nossa mãe, nosso pai... É por causa dele que estamos aqui, e nesse momento... Então, temos que nos lembrar sempre deles!)
Já disse mil vezes: não há um povo indígena, mas diversas etnias indígenas. A declaração do cacique Sílvio da Silva mostra uma associação indígena apática, declarando-se aculturada, propensa à submissão ao capitalismo, pronta pra vender mão-de-obra. É exatamente o que os kaiowás não querem e contra o que vêm lutando (até mesmo desde a chegada dos europeus). Os kaiowás sempre foram bravos guerreiros, insubmissos e sabem plantar seu próprio arroz.
Só tenho pena de estar deste lado do Atlântico, senao podem ter a certeza que ja estava ao lado destas pessoas! Mas no entanto vou fazer o que for possivel para divulgar a luta, nao so dos Guarani, mas todos os indigenas que sofrem por essa America do Sul toda! Viva Zapata!
Há governo de origem socialista no Brasil e na Argentina; recentemente, houve no Chile. Há governo declaradamente socialista na Bolívia, na Venezuela, em Cuba, no Equador, na Nicarágua, na Cidade do México. As guerrilhas socialistas na Colômbia nunca foram vencidas, o Estado Mexicano de Chiapas é independentemente declarado socialista. E as massas de todos os países subdesenvolvidos, e até dos desenvolvidos, a cada período grita mais alto. Tem razão, no momento o clima de ação está ardente.
Se eles aprendessem a melhorar sua agricultura,poderiam plantar muito mais usando as terras que já usam.Não faltaria nada e poderiam até vender alimentos.Falta investimentos,interesse.
NO BRASIL EU NÃO TENHO VISTO NINGUÉM PEDINDO ORAÇÕES PARA O SENHOR JESUS CRISTO ABENÇOAR E GUARDAR OS ÍNDIOS QUE DEPOIS DE MUITOS ANOS QUASE NADA MUDOU.. NÃO TENHO OUVINDO NOS NOTICIÁRIOS E NA TELEVISÃO SOBRE AS LUTAS DOS ÍNDIOS QUE ATÉ HOJE AINDA CONTINUA . NÃO TENHO VISTO MESMO QUE A MAIORIA NÃO SE IMPORTAM MESMO . 31 DE JANEIRO DE 2021🇧🇷🇧🇷✋🇧🇷 DAS MINHAS LEMBRANÇAS AINDA NA DÉCADA DE 1970 SE COMEMORAVA NA ESCOLA O DIA DO ÍNDIO!!!! !!!! MAIS AINDA HOJE SR COMEMORAM O DIA DO ÍNDIO NA ESCOLA !!! !!! MUITO TRISTE EM SABER QUE NADA MUDOU E A PERSEGUIÇÃO AINDA CONTINUA !! !!! !! SÓ O SENHOR JESUS CRISTO !! !!! !!! PRA DAR A PAZ E LIVRAMENTO 🇧🇷🇧🇷💕💕🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Ótima ideia, Douglas! Parece ser algo simples e que não fará nenhuma diferença, mas essa não é a verdade. Dependendo da proporção que a sua ideia atinja, ela fará uma diferença grandiosíssima. Guarani-Kaiowá como nossos sobrenomes!
Viver pra trabalhar. Um homem com enxada produz pra 100. Na industrialização contemporânea um homem pode produizir pra milhares. Por que adorar o trabalho como um deus? Trabalhar faz mal, envelhece, mata e é indigno. Cada um trabalhando muito pouco, a humanidade poderia viver bem, só de ciência, arte, esporte e prazer. Arístoteles disse: "Se os utensílios agissem sozinhos, não haveria necessidade de escravos". Esse sonho aristotélitco é a nossa realidade. A ilusão do lucro inibe o super-homem.
A FUNAI deveria ter uma política indigenista inteligente,que funcione,mas não é o que acontece.Ao invés de ajuda-los com um técnico agrícola e com máquinas agrícolas,querem deixar cidades inteiras com índios e não índios pobres e dependentes.
Não há o que se fazer. Infelizmente a pior parte de portugal veio para o brasil, que ainda temos de herança até hoje, como a corrupção. Porém essa conversa de culpar os portugeses já não dá certo atualmente. A culpa é de brasileiros e pronto. Meus respeitos a voce e ao seu país. Que nós possamos resolver nossos próprios problemas.
A questão kaiowá não tem nada a ver com planejamento familiar. Estamos falando de um povo, com etnia e cultura muito diferente do povo brasileiro. Sua cabeça vai durinha pra compreender isso. Você não tem senso crítico pra pensar em algo diferente da realidade que está à sua volta. É um forte camelo. Rotulado camelo. Assim você não chega à liberdade que é a simplicidade. Camelo, Caetano Veloso ri de você. Crie coragem e largue a carga, seja um leão.
O POVO BRASILEIRO NÃO RESPEITA SEUS IRMÃOS ÍNDIOS E NEM AO MENOS SE RESPEITA. UM PAÍS SEM JUSTIÇA, UMA TERRA DE DÉSPOTAS PODEROSOS QUE MASSACRAM SEM DAREM TRÉGUA O NOSSO TRISTE QUADRO SOCIAL.
O pai cometeu latrocínio, o filho não será responsabilizado. Ser responsabilizado por crime de roubo e assassinato é responder penalmente. Ninguém será penalizado pelos 480 anos de genocídio. Mas os descendentes dos criminosos temos o poder de suavizar os impactos, e por ser fruto de tal história, temos a dívida. Historicamente, não somos filhos, somos o amadurecimento dos nossos antepassados. Um território indígena é um país, não é como uma fazenda que se compra, paga o preço e acabou.
Sei, opinião formada pela imparcialidade, defendendo o que é a verdade e o que é o certo. Compreendo muito bem o que é essa imparcialidade. Estamos falando vagamente dos indígenas em geral dentro do foco nos kaiowás. Estamos debatendo sobre uma questão kaiowá, não fujamos do tema. Você está partindo pro lado sujo da discussão, ao transferir a irresponsabilidade com a terra para os indígenas. O que destrói mais a terra: agricultura de subsistência ou canaviais da economia neoliberal?
Excuse me,I am a aboriginal people from Taiwan. My tribe called Kahabu,and my name is Awui Kaisan.Could anyone please translate this film into English? thx^^
Segundo uma pesquisa feita no país todo pelo Datafolha:9 de 10 índios acham melhor morar em casa de alvenaria do q numa maloca.8 de 10 acham muito importante ter um banheiro em casa.
E não sei se Darwin sabia,mas muitos animais como cães,felinos,muitas vezes travam brigas violentíssimas com semelhantes por território,muitas que acabam em morte.Certamente que o homem não pensa como estes animais,mas a luta é pelo mesmo motivo.Se fossemos considerar que "quem estava aqui primeiro são os donos",quais seriam os critérios?Quem morava no local há mil anos?Há 1500 anos?Teríamos que considerar também as disputas entre tribo contra tribo,homens primitivos.No final nada faria sentido.
Por que o Brasil se sente responsável por povos indígenas autônomos? Isso é atitude dos conquistadores. Não é de política indigenista que estamos falando, estamos falando da questão kaiowá, povo que pretende voltar pra terra dos seus ancestrais, porque ela lhes é sagrada. Política pública é; portanto, se estivesse falando de política, não estaria discutindo. Defendo o que teria que ser. Só existe uma política indigenista. É próprio do Brasil (e do capitalismo) não respeitar diferenças.
Talvez os kaiowás consigam autonomia por alguns anos,não por muito tempo.Se a terra era deles há algumas décadas,que fique com eles,mas os problemas que eles enfrentam não acabarão.Realmente existe centenas de povos indígenas,mas só existe uma política indigenista e é disto que estamos falando.
Hoje é dia 7 de janeiro de 2021 em pensar que na década de 1970 em diante eu estudei ainda no primário com 8 9 10 11 12 e também no ginásio que no mês de abril se comemora eu acho que até hoje o dia do índio na verdade que é dia do índio imagina se não fosse essa data do mês de abril estamos em 2021 me parece que até hoje ainda assim comemora na escola o dia do índio no mês de abril imaginar que tem os direitos humanos que direitos humanos são esses aonde estão as autoridades as constituições as repartições públicas aonde são eles não vê eles não ouvem ou se sabem até hoje não se importam Por que no mês de abril se comemora um dia em comemoração do dia do índio porque na realidade é outra na vida real então saímos dos livros escolares dos bancos escolares e e vamos ver na realidade da vida um povo que quer que os seus direitos sejam respeitados um povo que quer viver em paz Mas aonde que estão as autoridades constituídas do Brasil quando precisar um deles para se eleger eles deram maior apoio , receberam sim como eles disseram no vídeo com respeito e apoiaram a candidatura nas eleições Mas o que aconteceu depois que foi eleito o que aconteceu o que os indígenas esperavam na verdade eles não esperavam essas tristes notícias hoje estou vendo esse vídeo e ouvindo hoje é dia 7 de janeiro de 2021 horas da tarde 16 e 31 minutos💟🇧🇷💟
Gente,estas disputas de terras não são tão simples assim.Temos que ver todos os lados.Veja as disputas de terras dos Marãiwatsédé no MT por exemplo.Estão querendo tirar SETE MIL pessoas de uma área para alguns poucos índios ficarem lá.O que vai acontecer com estas 7 mil pessoas?Pra onde vão?Qualquer um bem informado sabe que a situação dos Guaranis Kaiowá é uma exceção.Os índios no Brasil em geral não vivem exprimidos.Os índios que são 0,5% da população possuem mais de 12,5% do território do BR.
Esqueceu de falar da conivência dos indígenas com os roubos.Segundo a Constituição,eles podem morar nas TIs mas devem preservar as florestas e riquezas minerais.Eles entendem disto melhor que qualquer um.A Constituição fez isto na boa fé.Se os próprios indígenas são contra a presença do exército,os agricultores,o homem branco,como acham que conseguirão prosperidade?Temos que pensar no que pode ser feito,não em ideias fantasiosas e impossíveis.
Lado sujo na luta pelo domínio não existe mesmo, porque essa luta por domínio é completamente suja. Mas me referia ao lado sujo da discussão, que você vai manchando com a cobrança de responsabilidade dos indígenas sobre suas terras, claramente os acusando de irresponsabilidade. Não há ninguém dando terras aos indígenas, as terras são deles. Estrangeiros roubam o Brasil de outras formas, não com as terras indígenas ocupadas por povos indígenas.
Não sou fazendeiro,nem estava defendendo o governo.Só disse como as coisas são.De que adianta "serem donos de si e de suas terras" se são o grupo mais dependente do país?Quando falo de falta de responsabilidade você diz que é imoral,mas isto é um erro.Responsabilidade não existe só em nossa sociedade.A partir do momento em que a pessoa é adulta,que tem filhos,ela tem sua responsabilidade independente de sua cultura.
Eles têm que se desenvolver em seu ritmo natural, com o mínimo de influência dominadora. Precisam reaver o máximo que puderem de suas terras pra desenvolver seus potenciais. Só isso. Acabou.
É natural q eles vivam com menos conforto,pois moram longe de áreas mais desenvolvidas,mesmo porque eles moram em áreas imensas.A maioria não está interessada em trabalhar e estudar e muitas vezes mal usam a agricultura.E para piorar,a taxa de natalidade entre eles é altíssima.Eu chamo isto de irresponsabilidade,independente da cultura deles.Por isso a maioria vive dos benefícios.O Brasil tem muita pobreza porque no século XX tinha uma taxa de natalidade absurda antes mesmo de se industrializar.
Quem atacou os indígenas foram os dominadores, na época chamados portugueses. Hoje os dominadores se chamam fazendeiros. Mas agora a estratificação é maior: o dominador no topo se chama capital estrangeiro, que deixa nada pro povo da terra (você e eu), migalhas pro fazendeiro catar como cão, um pacotinho de migalhas na mão do capitalista moderno brasileiro e leva as riquezas. Não devemos só aos indígenas, devemos a nós mesmos a coragem de libertar esta terra.
continuação...... Ou será a Carta magna deste país uma simples folha de papel em branco?? Ou será, tmbém, que o legislador original, quando quis dizer todos, pensavam apenas neles, excluindo todos os demais brasileiros, em especial os mais necessitados. Supremo Tribunal Federal, acolha o pedido dos Guarani Kaiakowá! É de direito e de justiça!
Nossa, uma coisa tão fácil e simples assinar, se fosse uma "Gina indelicada e Irmã Zuleide" já passaríamos de 1 milhão de assinaturas, o governo faz vista grossa e o povo tem o poder de reverter a situação e não faz nada, é lamentável.
Falava de um modo geral,não só dos kaiowás.Terem uma cultura diferente não muda o fato de q eles também têm suas responsabilidades pelo menos com a região onde moram.Olhe q diferente de você eu nem preciso fazer suposições.Apenas citei alguns FATOS.Como eu disse,é mais fácil me rotular do q contestar os fatos.Não confunda as coisas.Não sou contra nem a favor de ninguém.Minha opinião é pura e simplesmente formada pela imparcialidade.Um conceito que você provavelmente nunca será capaz de entender.
Pessoal vamos protestar pelo facebook por esses brasileiros: Meu nome de verdade é Douglas Martins Costa hoje eu me chamo Douglas Martins Guarany Kaiowá
Irmãos índios... o que está acontecendo a vocês também acontece a outros povos, sempre aconteceu. Vamos para a frente... A mãe natureza é sábia: Também morre que puxa o gatilho.
Co existencia amigo, nao me parece que seja o que esta acontecendo! O Brasil é um país enorme e com certeza, eles merecem nem que seja 1% ou 2% do território, para que possam livremente salvar a sua cultura e o seu modo de vida! Não se esqueça, que perdendo as tribos índigenas, o Brasil perderá uma grande parte da sua cultura e da sua herança cultural! Acha que é tema que seja de alguma forma sobrevalorizado? Não me parece quando estao em causa 170 vidas de pessoas que apenas querem viver livre
Não se trata apenas dos kaiowás.A população deles tá aumentando no país todo.É óbvio mas acho que vou ter que dizer.Mesmo q uma tribo tenha uma área grande o suficiente para eles hoje,se a população deles aumentar muito,não terá como eles viverem de suas terras.Não quero exterminar ninguém.Pelo contrário,me preocupo com os problemas q virão no futuro se eles agirem de forma irresponsável.China e Índia demoraram pra controlar a população e sofriam muito mais antes de entrarem no capitalismo.
Não se pode justificar a miséria dos indígenas pelo aumento da sua taxa de natalidade. A terra deles era muito maior do que é agora, e sua população de 1500 pra cá foi muito mais reduzida que essa triplicada de agora. Ouvi depoimento de pessoa séria sobre o abandono dos kaiowás nas minúsculas reservas. Não importa quantos filhos eles façam. É como disse no comentário anterior: o Brasil lhes deve a mais alta qualidade de vida.
Não temos que ser responsabilizados pelo q nossos antepassados fizeram,assim como um filho não pode ser responsabilizado pelo crime cometido pelo pai.E como assim miséria?Não faz sentido comparar a nossa condição de vida com a deles,já q eles vivem de modo diferente,como uma sociedade diferente.Eles vivem em áreas imensas e recebem benefícios do governo,mesmo sem pagarem imposto.Nenhuma outra etnia recebe ajuda como eles.Muitos indígenas de OUTROS países vem aqui viver de benefícios ilegalmente.
Enfim, quanto aos kaiowás, não se trata de quem já estava nas terras na época da conquista, mas de quem estava nelas até recentemente e tem ligações culturais com seu habitat. Você diz ter senso crítico, mas demonstra ter apenas o senso mais comum: o implantado pelo sistema do Eu, que tem o objetivo de fazer com que todos tenham a mesma mentalidade.
Sobre esse assunto, Darwin chegou a saber tudo. Normalmente, animais da mesma espécie não se matam. Muita gente já observou que, na briga, quando um cão deita de barriga pra cima e urina, o conflito está resolvido. As lutas de animais por território são pra proteger sua sobrevivência, não por enriquecimento. Um povo que se diz superior e por isso se dá o direito de tomar as riquezas de outros prova o contrário: é inferior.
Não sou contra as reservas indígenas nem contra a assistência do governo,mas é uma falácia dizer que eles estão abandonados.Seria até melhor se houvesse uma presença maior do governo nas reservas(serviços públicos,presença do exército por perto,fiscalização para evitar extração ilegal e desmatamento...).Quanto a pobreza,isto também é responsabilidade dos indígenas.Segundo o IBGE,a população indígena praticamente triplicou de 1991 até 2010.Se isto continuar,é óbvio que a vida deles vai piorar.
Francamente,seus argumentos são simplesmente infantis.Infelizmente a realidade não é como você gostaria que fosse.Já é impossível não perceber que a maioria dos indígenas não conseguem ser autônomos,independente do tamanho da terra.Mesmo os q são,não serão por muito tempo porque a população deles cresce rapidamente.A Raposa Serra do Sol é um bom exemplo disto.Tira-se uns agricultores que ocupavam menos de 1% de uma reserva e cria-se uma pobreza generalizada q afeta até os índios.
Se estrangeiros roubam em terras indígenas, é com a conivência do Brasil. Se não há fauna e flora como antes, os indígenas não são responsáveis por isso, o Brasil sim. A maioria não consegue ser autônoma porque o Brasil a pressiona pra não conseguir. Alguns kaiowás (a maioria jovens seduzidos pelos espelhos do capitalismo, alguns maduros desesperados pela pressão de quem não trabalha não sobrevive) se vendem a fazendeiros. Mas isso não era e não é característica do povo kaiowá.
Por queê tanta ganância?? Eles pedem tão pouco.....apenas a terra que hes pertence! Apenas o que lhes foi prometido. E os Senhores desta nação prefere vêlos morrer, ou serem assassinados do que lhes garantir o direitoa vida, à propriedade.....o direito que é de todos porque sgundo reza a Constuição, todos somos iguais perante a lei.
Generalizar é um erro.Há centenas de tribos diferentes.E você quer dizer q eles não são civilizados?A taxa nacional de homicídios de índios não é nem a metade da taxa nacional do BR,e boa parte dos índios mortos foram vítimas de homem branco.E os maiores culpados dos roubos de riquezas no país são as ONGs estrangeiras,as igrejas,os políticos,a FUNAI,ou seja,homens brancos.Muitos índios nem consideram errado vender minérios de TIs porque consideram a terra deles.E se você parar pra pensar...
Douglas Guarany Kaiowá, por favor, não leve a mal. Nós somos brasileiros, o Brasil é nossa pátria. Pátria é mentirosamente mãe gentil, é verdadeiramente patrão carrasco. Somos brasileiros, teoricamente temos obrigação de suportar isso. Os indígenas não; não são brasileiros. Logo, a injustiça contra eles é ainda maior, já que não têm nenhuma obrigação de contribuir com enriquecimento do capital brasileiro.
Senso científico é movido pelo senso critico,mas eles não são sinônimos.Não há estudo científico que ajude a definir o que é certo e errado,pois isto é subjetivo. E eu nunca disse que não tenho senso comum.Não mesmo.Em nossa sociedade,é quase impossível não ter pelo menos 80% de seu senso ético,cultura e comportamento vindo do senso comum.O problema é estar 100% preso à ele.Este é um conhecimento importante,mas cheio de inverdades.
O que não é senso comum e não é científico não é ignorância. Perdoe-me por este equívoco. O que não é racional não pode ser ignorância, é apenas irracional. Um cão não pode ser ignorante, porque não tem raciocínio. Agora, a um humano que demonstra não ter senso científico e afirma ser desprovido de senso comum só resta a ignorância. Tente pensar. Considere todos os lados. Agora, diga que não é assim.
QUEM DISSE QUE ELES NÃO SÃO BRASILEIROS?Segundo a União eles são sim,e se eles se registram como brasileiros no Cimi pra ganhar Bolsa Família eles também estão se identificando como brasileiros.Quando é conveniente eles são brasileiros,quando não é,não são.Mesmo estes que você diz que não fazem parte da sociedade,não negam fazer parte quando é para ganhar benefícios,serviços públicos.Na prática,não existe o politicamente correto.Isto fica para os imbecis presos ao senso comum.
o preconceito esta em não conhecer e julgar com base em valores progressistas que distinguem dos valores desses povos que lutam por sua cultura suas crenças seus direitos. cultura desconhecida por isso estereotipada. crença marginalizada pelos valores eurocêntricos. direitos transformados em montanhas de papeis pela burocracia que só atende aquele que paga mais. devemos rever nossos conceitos e aprendermos com o outro, ou respeitar, antes de condena-lo com julgamentos preconceituosos e idiotas.
"A nova geração compreende a vantagem de ter um emprego, uma renda.Ela quer ter roupa de homem branco,celular e essas coisas de gente jovem.Os governantes precisam aprender q nossos filhos querem ter tudo q os filhos do homem branco têm. Falar português, ir para a universidade e ser reconhecidos como brasileiros e índios", diz o cacique Megaron Txucarra- mãe, um dos mais respeitados líderes caiapós.
Estamos junto kaiowas quem não luta já está morto não devemos temer quem mata nossos corpos
Te apoio amigo, falou melhor do que eu pensaria ter dito. Índio é uma cultura com valor inestimável para o mundo inteiro. Viver sem ancestrais é viver sem perspectiva de vida.
Oi Ju! Ja estou a tratar disso! Acabei de enviar de enviar um mail a uma deputada portuguesa do Bloco de Esquerda do Parlamento Europeu, para que ela exerça pressao junto dos seus pares e junto da Comissao Europeia para pressionar o Governo Estadual e/ou o Governo Federal! Os Guarani e todos os outros índigenas merecem isso e muito mais que todos possamos fazer para os ajudar nesta sua luta! Juntos teremos mais força! Vamos à luta! Juntos venceremos!
De fato um grito que sai do chão...da raiz da terra...da terra que é deles...um grito de dor e de indignação...vamos participar!
Meu coração sangra ao ver meus irmãos e irmãs sofrendo...Gente o que estamos fazendo?Somos responsáveis por isso ,estamos permitindo essa injustiça com a nossa família . Degradação ambiental em nome de um falso progresso
Os índios sempre habitaram o Brasil, e desde que os europeus chegaram, não tiveram um segundo de paz, essas terras os pertence, é um direito inalienável desse povo.
Como pode, eles são os verdadeiros donos da terra, nunca poluirão nada e o país não faz nada por eles. Devemos preservar esses povos... hoje somos uma mistura de povos, mas ninguém fez nada de bom para esse povo.
Assinem a petição, é simples e rápido... é uma forma de divulgar o que a mídia não divulga e de mostrar que nos importamos e que a comunidade indígena não está sozinha nesta luta!!!!
um abraço,e k os nossos países prosperem.
At first, I was disappointed that there were no translations. However, I quickly realized that I didn't need translation in order to understand the pain and frustration of the Guarani-Kaiowa people. Someone needs to do something. Genocide should never be tolerated!
João! Ajude a divulgar a campanha por aí!
Eu fiz a minha parte e vou continuar ajudando
Por Deus que ta no céu, se eu fosse uma pessoa rica, eu com certeza estaria la agora pra ajudar esse povo! Porem não posso fazer nada porque sou de classe média baixa u.u
Tenho vergonha de fazer parte de um país tão desigual e que em NADA respeita as culturas. Vivemos a muito, um genocídio herdado pelos tempos da colonização, e o óbvio não é feito em prol do respeito e bem estar nos iniciadores da nossa cultura. Só rezo, me informo, luto e lamento...
Como portugues, junto-me à luta destas pessoas ja tantas vezes explorada, incluindo durante muitos seculos pelos meus compatriotas e isso e uma vergonha para sempre na historia do meu país! É tempo de dizer CHEGA!
@tvcartamaior Atendendo a um pedido que li nos comentários, fiz a tradução do video para o inglês. Como posso enviar para vocês colocarem uma legenda?
Portugal foi "muito bom" para os índios na altura. Os aztecas eram bem mais avançados do que qualquer comunidade brasileira, e para onde os mandaram os espanhóis?
Tratamos dos indígenas em geral, mas especialmente dos kaiowás, porque nossa base é um vídeo sobre a causa deles e porque sabemos que cada povo indígena é uma etnia e uma cultura diferente das outras. Li em algum artigo ou vi num documentário que os kaiowás são exímios agricultores. Só que precisamos parar de pensar nos indígenas como brasileiros, como servos do capitalismo.
todos devem ajudar pq eles são nossa família não tratem eles como animais e sim como gente pq é isso que eles são enta ajudem se mobilizem
“A retirada dos arrozeiros só nos trouxe pobreza e dificuldade. Não existe mais o salário nem as diárias [pagas para quem trabalhava nas fazendas]. O governo não deu condições de desenvolvimento para a Raposa”, questiona Silva. “Não podemos derrubar uma árvore, porque disseram que só podemos preservar, proibiram a mineração. Querem nos matar de fome. Não somos mais como no passado, estamos aculturados.” Cacique macuxi Sílvio da Silva.
Vamos a isso Ju! também para dizer que na Televisão Pública Portuguesa, já noticiou o que está acontecendo! Infelizmente em rodapé, mas já é um começo! Com passos pequenos, mas, firmes e decididos vamos dar a conhecer esta Luta! Depois diz-me quando tiveres o Flash Mob pronto! :)
Maitei!! Añe'êta che angirû, ha pehengue guarã (saudações! falarei para meus companheiros e familiares -irmãos?-)
Aguyjevete hína ñande ypykuéra, ñande sy, ñande ru.. Hese, ñaime ko'ápe, ha ko'ángaite, upeicharamo, ñande mandu'a va'erã akói hese! (Estou agradecendo muito aos nossos ancestrais, nossa mãe, nosso pai... É por causa dele que estamos aqui, e nesse momento... Então, temos que nos lembrar sempre deles!)
Já disse mil vezes: não há um povo indígena, mas diversas etnias indígenas. A declaração do cacique Sílvio da Silva mostra uma associação indígena apática, declarando-se aculturada, propensa à submissão ao capitalismo, pronta pra vender mão-de-obra. É exatamente o que os kaiowás não querem e contra o que vêm lutando (até mesmo desde a chegada dos europeus). Os kaiowás sempre foram bravos guerreiros, insubmissos e sabem plantar seu próprio arroz.
Só tenho pena de estar deste lado do Atlântico, senao podem ter a certeza que ja estava ao lado destas pessoas! Mas no entanto vou fazer o que for possivel para divulgar a luta, nao so dos Guarani, mas todos os indigenas que sofrem por essa America do Sul toda! Viva Zapata!
Há governo de origem socialista no Brasil e na Argentina; recentemente, houve no Chile. Há governo declaradamente socialista na Bolívia, na Venezuela, em Cuba, no Equador, na Nicarágua, na Cidade do México. As guerrilhas socialistas na Colômbia nunca foram vencidas, o Estado Mexicano de Chiapas é independentemente declarado socialista. E as massas de todos os países subdesenvolvidos, e até dos desenvolvidos, a cada período grita mais alto. Tem razão, no momento o clima de ação está ardente.
Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente.
Enfim... Lindas palavras mas o problema persiste. Precisamos mais do que lindas palavras... Precisamos de ação!
Eu nao entendi o que ele diz sobre Lula, mas acho que todos os povos indigenas no Brasil deve ser respeitada. Os nativos sao o primeiro brasileiro.
O Brasil esta mesmo uma vergonha, sinto um desgosto por esse país, uma tristeza tamanha, por ver, que estamos decaindo cada vez más.
Dé aos indígenas o que é o direito deles e aí Deus se agrada de nós todos
tem legendas em ingles?
Se eles aprendessem a melhorar sua agricultura,poderiam plantar muito mais usando as terras que já usam.Não faltaria nada e poderiam até vender alimentos.Falta investimentos,interesse.
500 anos se passaram e nada mudou, agora querem exterminar de vez com o que restou..
Alguém poderia trazuzir em inglês para que o vídeo tenha visualizações em outros locais do mundo. Porque aqui no BR a maioria não está nem aí.
NO BRASIL EU NÃO TENHO VISTO NINGUÉM PEDINDO ORAÇÕES PARA O SENHOR JESUS CRISTO ABENÇOAR E GUARDAR OS ÍNDIOS QUE DEPOIS DE MUITOS ANOS QUASE NADA MUDOU.. NÃO TENHO OUVINDO NOS NOTICIÁRIOS E NA TELEVISÃO SOBRE AS LUTAS DOS ÍNDIOS QUE ATÉ HOJE AINDA CONTINUA . NÃO TENHO VISTO MESMO QUE A MAIORIA NÃO SE IMPORTAM MESMO . 31 DE JANEIRO DE 2021🇧🇷🇧🇷✋🇧🇷 DAS MINHAS LEMBRANÇAS AINDA NA DÉCADA DE 1970 SE COMEMORAVA NA ESCOLA O DIA DO ÍNDIO!!!! !!!! MAIS AINDA HOJE SR COMEMORAM O DIA DO ÍNDIO NA ESCOLA !!! !!! MUITO TRISTE EM SABER QUE NADA MUDOU E A PERSEGUIÇÃO AINDA CONTINUA !! !!! !! SÓ O SENHOR JESUS CRISTO !! !!! !!! PRA DAR A PAZ E LIVRAMENTO 🇧🇷🇧🇷💕💕🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Ótima ideia, Douglas! Parece ser algo simples e que não fará nenhuma diferença, mas essa não é a verdade. Dependendo da proporção que a sua ideia atinja, ela fará uma diferença grandiosíssima.
Guarani-Kaiowá como nossos sobrenomes!
Viver pra trabalhar. Um homem com enxada produz pra 100. Na industrialização contemporânea um homem pode produizir pra milhares. Por que adorar o trabalho como um deus? Trabalhar faz mal, envelhece, mata e é indigno. Cada um trabalhando muito pouco, a humanidade poderia viver bem, só de ciência, arte, esporte e prazer. Arístoteles disse: "Se os utensílios agissem sozinhos, não haveria necessidade de escravos". Esse sonho aristotélitco é a nossa realidade. A ilusão do lucro inibe o super-homem.
A FUNAI deveria ter uma política indigenista inteligente,que funcione,mas não é o que acontece.Ao invés de ajuda-los com um técnico agrícola e com máquinas agrícolas,querem deixar cidades inteiras com índios e não índios pobres e dependentes.
Há uma tiju é alguns que impede mais benefícios de organização da situação da terra que é de direito indígena.e a panela é grande
Não há o que se fazer. Infelizmente a pior parte de portugal veio para o brasil, que ainda temos de herança até hoje, como a corrupção. Porém essa conversa de culpar os portugeses já não dá certo atualmente. A culpa é de brasileiros e pronto. Meus respeitos a voce e ao seu país. Que nós possamos resolver nossos próprios problemas.
A questão kaiowá não tem nada a ver com planejamento familiar. Estamos falando de um povo, com etnia e cultura muito diferente do povo brasileiro. Sua cabeça vai durinha pra compreender isso. Você não tem senso crítico pra pensar em algo diferente da realidade que está à sua volta. É um forte camelo. Rotulado camelo. Assim você não chega à liberdade que é a simplicidade. Camelo, Caetano Veloso ri de você. Crie coragem e largue a carga, seja um leão.
O POVO BRASILEIRO NÃO RESPEITA SEUS IRMÃOS ÍNDIOS E NEM AO MENOS SE RESPEITA. UM PAÍS SEM JUSTIÇA, UMA TERRA DE DÉSPOTAS PODEROSOS QUE MASSACRAM SEM DAREM TRÉGUA O NOSSO TRISTE QUADRO SOCIAL.
O pai cometeu latrocínio, o filho não será responsabilizado. Ser responsabilizado por crime de roubo e assassinato é responder penalmente. Ninguém será penalizado pelos 480 anos de genocídio. Mas os descendentes dos criminosos temos o poder de suavizar os impactos, e por ser fruto de tal história, temos a dívida. Historicamente, não somos filhos, somos o amadurecimento dos nossos antepassados. Um território indígena é um país, não é como uma fazenda que se compra, paga o preço e acabou.
Sei, opinião formada pela imparcialidade, defendendo o que é a verdade e o que é o certo. Compreendo muito bem o que é essa imparcialidade. Estamos falando vagamente dos indígenas em geral dentro do foco nos kaiowás. Estamos debatendo sobre uma questão kaiowá, não fujamos do tema. Você está partindo pro lado sujo da discussão, ao transferir a irresponsabilidade com a terra para os indígenas. O que destrói mais a terra: agricultura de subsistência ou canaviais da economia neoliberal?
Excuse me,I am a aboriginal people from Taiwan. My tribe called Kahabu,and my name is Awui Kaisan.Could anyone please translate this film into English? thx^^
Segundo uma pesquisa feita no país todo pelo Datafolha:9 de 10 índios acham melhor morar em casa de alvenaria do q numa maloca.8 de 10 acham muito importante ter um banheiro em casa.
E não sei se Darwin sabia,mas muitos animais como cães,felinos,muitas vezes travam brigas violentíssimas com semelhantes por território,muitas que acabam em morte.Certamente que o homem não pensa como estes animais,mas a luta é pelo mesmo motivo.Se fossemos considerar que "quem estava aqui primeiro são os donos",quais seriam os critérios?Quem morava no local há mil anos?Há 1500 anos?Teríamos que considerar também as disputas entre tribo contra tribo,homens primitivos.No final nada faria sentido.
Somos índios de todas as cores e crenças... está na hora da "justiça" sofrer as consequências...
Quem tem que arrumar área pra essas 7 mil pessoas é o Brasil, o poder brasileiro, não os indígenas, que nem brasileiros são.
O povo Kaiowá já foi muito numeroso eu tenho sangue Kaiowá Epolíticos
Por que o Brasil se sente responsável por povos indígenas autônomos? Isso é atitude dos conquistadores. Não é de política indigenista que estamos falando, estamos falando da questão kaiowá, povo que pretende voltar pra terra dos seus ancestrais, porque ela lhes é sagrada. Política pública é; portanto, se estivesse falando de política, não estaria discutindo. Defendo o que teria que ser. Só existe uma política indigenista. É próprio do Brasil (e do capitalismo) não respeitar diferenças.
Talvez os kaiowás consigam autonomia por alguns anos,não por muito tempo.Se a terra era deles há algumas décadas,que fique com eles,mas os problemas que eles enfrentam não acabarão.Realmente existe centenas de povos indígenas,mas só existe uma política indigenista e é disto que estamos falando.
Hoje é dia 7 de janeiro de 2021 em pensar que na década de 1970 em diante eu estudei ainda no primário com 8 9 10 11 12 e também no ginásio que no mês de abril se comemora eu acho que até hoje o dia do índio na verdade que é dia do índio imagina se não fosse essa data do mês de abril estamos em 2021 me parece que até hoje ainda assim comemora na escola o dia do índio no mês de abril imaginar que tem os direitos humanos que direitos humanos são esses aonde estão as autoridades as constituições as repartições públicas aonde são eles não vê eles não ouvem ou se sabem até hoje não se importam Por que no mês de abril se comemora um dia em comemoração do dia do índio porque na realidade é outra na vida real então saímos dos livros escolares dos bancos escolares e e vamos ver na realidade da vida um povo que quer que os seus direitos sejam respeitados um povo que quer viver em paz Mas aonde que estão as autoridades constituídas do Brasil quando precisar um deles para se eleger eles deram maior apoio , receberam sim como eles disseram no vídeo com respeito e apoiaram a candidatura nas eleições Mas o que aconteceu depois que foi eleito o que aconteceu o que os indígenas esperavam na verdade eles não esperavam essas tristes notícias hoje estou vendo esse vídeo e ouvindo hoje é dia 7 de janeiro de 2021 horas da tarde 16 e 31 minutos💟🇧🇷💟
Gente,estas disputas de terras não são tão simples assim.Temos que ver todos os lados.Veja as disputas de terras dos Marãiwatsédé no MT por exemplo.Estão querendo tirar SETE MIL pessoas de uma área para alguns poucos índios ficarem lá.O que vai acontecer com estas 7 mil pessoas?Pra onde vão?Qualquer um bem informado sabe que a situação dos Guaranis Kaiowá é uma exceção.Os índios no Brasil em geral não vivem exprimidos.Os índios que são 0,5% da população possuem mais de 12,5% do território do BR.
carinha q fez terra vermelha
Esqueceu de falar da conivência dos indígenas com os roubos.Segundo a Constituição,eles podem morar nas TIs mas devem preservar as florestas e riquezas minerais.Eles entendem disto melhor que qualquer um.A Constituição fez isto na boa fé.Se os próprios indígenas são contra a presença do exército,os agricultores,o homem branco,como acham que conseguirão prosperidade?Temos que pensar no que pode ser feito,não em ideias fantasiosas e impossíveis.
I'll try, but I don't know how to put subtitle in.
Lado sujo na luta pelo domínio não existe mesmo, porque essa luta por domínio é completamente suja. Mas me referia ao lado sujo da discussão, que você vai manchando com a cobrança de responsabilidade dos indígenas sobre suas terras, claramente os acusando de irresponsabilidade. Não há ninguém dando terras aos indígenas, as terras são deles. Estrangeiros roubam o Brasil de outras formas, não com as terras indígenas ocupadas por povos indígenas.
É uma pena eu não poder melhorar a situação com muito mais do que petições assinadas e compartilhando a respeito..
Não sou fazendeiro,nem estava defendendo o governo.Só disse como as coisas são.De que adianta "serem donos de si e de suas terras" se são o grupo mais dependente do país?Quando falo de falta de responsabilidade você diz que é imoral,mas isto é um erro.Responsabilidade não existe só em nossa sociedade.A partir do momento em que a pessoa é adulta,que tem filhos,ela tem sua responsabilidade independente de sua cultura.
Eles têm que se desenvolver em seu ritmo natural, com o mínimo de influência dominadora. Precisam reaver o máximo que puderem de suas terras pra desenvolver seus potenciais. Só isso. Acabou.
É natural q eles vivam com menos conforto,pois moram longe de áreas mais desenvolvidas,mesmo porque eles moram em áreas imensas.A maioria não está interessada em trabalhar e estudar e muitas vezes mal usam a agricultura.E para piorar,a taxa de natalidade entre eles é altíssima.Eu chamo isto de irresponsabilidade,independente da cultura deles.Por isso a maioria vive dos benefícios.O Brasil tem muita pobreza porque no século XX tinha uma taxa de natalidade absurda antes mesmo de se industrializar.
Quem atacou os indígenas foram os dominadores, na época chamados portugueses. Hoje os dominadores se chamam fazendeiros. Mas agora a estratificação é maior: o dominador no topo se chama capital estrangeiro, que deixa nada pro povo da terra (você e eu), migalhas pro fazendeiro catar como cão, um pacotinho de migalhas na mão do capitalista moderno brasileiro e leva as riquezas. Não devemos só aos indígenas, devemos a nós mesmos a coragem de libertar esta terra.
Aliás, estrangeiros ocupando terras brasileiras ocorre é por meio do agronegócio.
continuação...... Ou será a Carta magna deste país uma simples folha de papel em branco?? Ou será, tmbém, que o legislador original, quando quis dizer todos, pensavam apenas neles, excluindo todos os demais brasileiros, em especial os mais necessitados.
Supremo Tribunal Federal, acolha o pedido dos Guarani Kaiakowá! É de direito e de justiça!
Nossa, uma coisa tão fácil e simples assinar, se fosse uma "Gina indelicada e Irmã Zuleide" já passaríamos de 1 milhão de assinaturas, o governo faz vista grossa e o povo tem o poder de reverter a situação e não faz nada, é lamentável.
Falava de um modo geral,não só dos kaiowás.Terem uma cultura diferente não muda o fato de q eles também têm suas responsabilidades pelo menos com a região onde moram.Olhe q diferente de você eu nem preciso fazer suposições.Apenas citei alguns FATOS.Como eu disse,é mais fácil me rotular do q contestar os fatos.Não confunda as coisas.Não sou contra nem a favor de ninguém.Minha opinião é pura e simplesmente formada pela imparcialidade.Um conceito que você provavelmente nunca será capaz de entender.
Pessoal vamos protestar pelo facebook por esses brasileiros: Meu nome de verdade é Douglas Martins Costa hoje eu me chamo Douglas Martins Guarany Kaiowá
Irmãos índios... o que está acontecendo a vocês também acontece a outros povos, sempre aconteceu. Vamos para a frente... A mãe natureza é sábia: Também morre que puxa o gatilho.
Á justiça brasileira sempre foi falha.
O Brasil nao aprende mesmo! muito triste..
Chocante e triste
Algumas palavras do povo Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul
Co existencia amigo, nao me parece que seja o que esta acontecendo! O Brasil é um país enorme e com certeza, eles merecem nem que seja 1% ou 2% do território, para que possam livremente salvar a sua cultura e o seu modo de vida! Não se esqueça, que perdendo as tribos índigenas, o Brasil perderá uma grande parte da sua cultura e da sua herança cultural! Acha que é tema que seja de alguma forma sobrevalorizado? Não me parece quando estao em causa 170 vidas de pessoas que apenas querem viver livre
Gente vamos nos unirmos e lutar contra o desmatamento as morte que acontece por teritorios , lutamos por um pais melhor.
Não se trata apenas dos kaiowás.A população deles tá aumentando no país todo.É óbvio mas acho que vou ter que dizer.Mesmo q uma tribo tenha uma área grande o suficiente para eles hoje,se a população deles aumentar muito,não terá como eles viverem de suas terras.Não quero exterminar ninguém.Pelo contrário,me preocupo com os problemas q virão no futuro se eles agirem de forma irresponsável.China e Índia demoraram pra controlar a população e sofriam muito mais antes de entrarem no capitalismo.
Não se pode justificar a miséria dos indígenas pelo aumento da sua taxa de natalidade. A terra deles era muito maior do que é agora, e sua população de 1500 pra cá foi muito mais reduzida que essa triplicada de agora. Ouvi depoimento de pessoa séria sobre o abandono dos kaiowás nas minúsculas reservas. Não importa quantos filhos eles façam. É como disse no comentário anterior: o Brasil lhes deve a mais alta qualidade de vida.
Não temos que ser responsabilizados pelo q nossos antepassados fizeram,assim como um filho não pode ser responsabilizado pelo crime cometido pelo pai.E como assim miséria?Não faz sentido comparar a nossa condição de vida com a deles,já q eles vivem de modo diferente,como uma sociedade diferente.Eles vivem em áreas imensas e recebem benefícios do governo,mesmo sem pagarem imposto.Nenhuma outra etnia recebe ajuda como eles.Muitos indígenas de OUTROS países vem aqui viver de benefícios ilegalmente.
Enfim, quanto aos kaiowás, não se trata de quem já estava nas terras na época da conquista, mas de quem estava nelas até recentemente e tem ligações culturais com seu habitat. Você diz ter senso crítico, mas demonstra ter apenas o senso mais comum: o implantado pelo sistema do Eu, que tem o objetivo de fazer com que todos tenham a mesma mentalidade.
Sobre esse assunto, Darwin chegou a saber tudo. Normalmente, animais da mesma espécie não se matam. Muita gente já observou que, na briga, quando um cão deita de barriga pra cima e urina, o conflito está resolvido. As lutas de animais por território são pra proteger sua sobrevivência, não por enriquecimento. Um povo que se diz superior e por isso se dá o direito de tomar as riquezas de outros prova o contrário: é inferior.
Enfim, não saber uma coisa básica como "conquista é tomar por meio de armas, terror e morte", sinônimo de roubo. Caetano Veloso em você.
Esse é o nosso Brasil... 6º maior economia do mundo,copa do mundo, olimpíadas, bla bla bla...
VERGONHA !
assinado!!!!!!!!!
ALTO A LA HUMILLACIÓN DE LA NACIÓN GUARANÍ
Não sou contra as reservas indígenas nem contra a assistência do governo,mas é uma falácia dizer que eles estão abandonados.Seria até melhor se houvesse uma presença maior do governo nas reservas(serviços públicos,presença do exército por perto,fiscalização para evitar extração ilegal e desmatamento...).Quanto a pobreza,isto também é responsabilidade dos indígenas.Segundo o IBGE,a população indígena praticamente triplicou de 1991 até 2010.Se isto continuar,é óbvio que a vida deles vai piorar.
Francamente,seus argumentos são simplesmente infantis.Infelizmente a realidade não é como você gostaria que fosse.Já é impossível não perceber que a maioria dos indígenas não conseguem ser autônomos,independente do tamanho da terra.Mesmo os q são,não serão por muito tempo porque a população deles cresce rapidamente.A Raposa Serra do Sol é um bom exemplo disto.Tira-se uns agricultores que ocupavam menos de 1% de uma reserva e cria-se uma pobreza generalizada q afeta até os índios.
pois os espanhois,exterminaram os astecas,os maias e os incas,ao contrario dos portugueses....
"Brasil sem justiça".
Se estrangeiros roubam em terras indígenas, é com a conivência do Brasil. Se não há fauna e flora como antes, os indígenas não são responsáveis por isso, o Brasil sim. A maioria não consegue ser autônoma porque o Brasil a pressiona pra não conseguir. Alguns kaiowás (a maioria jovens seduzidos pelos espelhos do capitalismo, alguns maduros desesperados pela pressão de quem não trabalha não sobrevive) se vendem a fazendeiros. Mas isso não era e não é característica do povo kaiowá.
fORÇA! CADÊ OS GOVERNOS....
Por queê tanta ganância?? Eles pedem tão pouco.....apenas a terra que hes pertence! Apenas o que lhes foi prometido. E os Senhores desta nação prefere vêlos morrer, ou serem assassinados do que lhes garantir o direitoa vida, à propriedade.....o direito que é de todos porque sgundo reza a Constuição, todos somos iguais perante a lei.
Generalizar é um erro.Há centenas de tribos diferentes.E você quer dizer q eles não são civilizados?A taxa nacional de homicídios de índios não é nem a metade da taxa nacional do BR,e boa parte dos índios mortos foram vítimas de homem branco.E os maiores culpados dos roubos de riquezas no país são as ONGs estrangeiras,as igrejas,os políticos,a FUNAI,ou seja,homens brancos.Muitos índios nem consideram errado vender minérios de TIs porque consideram a terra deles.E se você parar pra pensar...
ABSURDO, ESSE PAÍS TÁ UM LIXO!!!
ACORDA BRASIL
Douglas Guarany Kaiowá, por favor, não leve a mal. Nós somos brasileiros, o Brasil é nossa pátria. Pátria é mentirosamente mãe gentil, é verdadeiramente patrão carrasco. Somos brasileiros, teoricamente temos obrigação de suportar isso. Os indígenas não; não são brasileiros. Logo, a injustiça contra eles é ainda maior, já que não têm nenhuma obrigação de contribuir com enriquecimento do capital brasileiro.
Maravilha!
Estou tentando montar um Flash Mob!
Quando tiver todos os detalhes te repasso!
Senso científico é movido pelo senso critico,mas eles não são sinônimos.Não há estudo científico que ajude a definir o que é certo e errado,pois isto é subjetivo.
E eu nunca disse que não tenho senso comum.Não mesmo.Em nossa sociedade,é quase impossível não ter pelo menos 80% de seu senso ético,cultura e comportamento vindo do senso comum.O problema é estar 100% preso à ele.Este é um conhecimento importante,mas cheio de inverdades.
O que não é senso comum e não é científico não é ignorância. Perdoe-me por este equívoco. O que não é racional não pode ser ignorância, é apenas irracional. Um cão não pode ser ignorante, porque não tem raciocínio. Agora, a um humano que demonstra não ter senso científico e afirma ser desprovido de senso comum só resta a ignorância. Tente pensar. Considere todos os lados. Agora, diga que não é assim.
QUEM DISSE QUE ELES NÃO SÃO BRASILEIROS?Segundo a União eles são sim,e se eles se registram como brasileiros no Cimi pra ganhar Bolsa Família eles também estão se identificando como brasileiros.Quando é conveniente eles são brasileiros,quando não é,não são.Mesmo estes que você diz que não fazem parte da sociedade,não negam fazer parte quando é para ganhar benefícios,serviços públicos.Na prática,não existe o politicamente correto.Isto fica para os imbecis presos ao senso comum.
o preconceito esta em não conhecer e julgar com base em valores progressistas que distinguem dos valores desses povos que lutam por sua cultura suas crenças seus direitos. cultura desconhecida por isso estereotipada. crença marginalizada pelos valores eurocêntricos. direitos transformados em montanhas de papeis pela burocracia que só atende aquele que paga mais.
devemos rever nossos conceitos e aprendermos com o outro, ou respeitar, antes de condena-lo com julgamentos preconceituosos e idiotas.
Em algum momento iremos ter de responder pela morte dessas pessoas, ou pelo assassinato efetivo, ou pela omissão