INTRODUÇÃO AO IFR 22 - VOR - Mudanças de Radial Menor que 90 Graus

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 вер 2024
  • No voo balizado por VOR, assim como no voo balizado por NDB, muitas vezes é necessária a mudança do setor ou rumo de aproximação ou afastamento da estação, seja por exigências do procedimento ou a pedido do controle de tráfego aéreo. No VOR isso se denomina "mudança de radial". Tal mudança pode ser menor ou maior que 90 graus, a julgar pela diferença angular entre a radial voada e a radial pretendida ou solicitada. No vídeo de hoje, exploraremos a técnica para a mudança de radial MENOR que 90 graus.
    Apresentação: Pedro Sander e Cayo Krause
    Agradecimentos especiais a Sierra Bravo Escola de Aviação por apoiar mais essa empreitada!
    ------
    Sabia que agora você pode apoiar o Farol de Pouso? Não sabia? Então agora você tá sabendo!
    Ajude nosso secretário, e nessa série, nosso piloto aluno, a colocar umas gotinhas de AvGas no tanque e a chegar um pouco mais perto de suas carteiras de piloto. Acesse: apoia.se/farol...
    MAIORES INFORMAÇÕES E OUTROS PRODUTOS DO CANAL: linktr.ee/Faro...

КОМЕНТАРІ • 4

  • @matheuschristian1271
    @matheuschristian1271 7 місяців тому +1

    muito boa a explicação

  • @luisdurans7209
    @luisdurans7209 Рік тому +1

    Muito jóia as explicações, aula de primeira.
    Ganharam mais um inscrito.

  • @noneofyourbusiness5074
    @noneofyourbusiness5074 Рік тому +1

    Em relação às mudanças de proa para interceptar as radiais, as vezes é citado um "padrão de 30 graus" e as vezes abrimos 45 - 60 ou até 90 graus para interceptar determinada radial mais rápido, no voo real fica completamente a critério do piloto? se eu quiser abrir 10 graus ou 85 graus, tanto faz? não há certo ou errado? o controle entenderia se eu demorase a interceptar a radial solicitada?

    • @FaroldePouso
      @FaroldePouso  Рік тому +1

      Opa, tudo certo?
      Geralmente fica a critério do piloto. As vezes a depender do vento você vai abrir um pouco mais ou um pouco menos também.
      10 graus é um valor mais próximo de algo que nos usaríamos para uma correção, e não para uma mudança. Ex: nosso CDI está um pouco desviado para a direita. Eu abro 10 graus pra direita, centralizo o CDI e retorno pra proa correta para a manutenção da radial.
      Mas, via de regra a determinação do ângulo ou proa de intercepção fica a critério do piloto. O que pode acontecer é, durante a mudança caso o controlador sinta que algo está demorando demais, ele questionar ou pedir para informar a posição, algo nesse sentido.
      Qualquer outra dúvida, só mandar!