Excelente vídeo e complementa bastante com o meu vídeo, obrigado por ter mencionado, estou fazendo o mesmo no meu, assim o pessoal consegue ter acesso aos dois conteúdos. Da para falar muito sobre este assunto, mas como você disse o vídeo ficaria imenso. Um detalhe que senti falta no meu vídeo que poderia ter falado que fotografias mais abstratas se encaixam melhor para grandes ampliações já que não importa tanto nitidez e os defeitos não ficam aparente, algumas são bem borradas ou desfocadas de propósito e consequentemente podem utilizar menor resolução na impressão. Ótimo vídeo Vernaglia!
Sempre bom te ler por aqui meu caro! Achei bacana no teu vídeo que você detalhou melhor a questão de distâncias, algo que não fiz, por outro lado entrei na parte de ISO e qualidade técnica da foto, então acabam complementares os nossos vídeos, o que foi bacana! :) E sim, você tem razão, imagens mais abstratas possuem uma tolerância maior, assim como o PB tem maior tolerância a grão e ruído, abstratos podem ter uma queda de nitidez sem que isso comprometa a sensação da obra.
Vídeos claros,objetivos, sem firula e direto ao ponto.... Show, Melhor canal de fotografia. Muito obrigado por dedicar este tempo para nós informar de forma tão simples e brilhante!!!
Alguém conhece um canal tão relevante como esse do Armando Vernaglia? Canais no UA-cam tem vários, eu sei, mas com conteúdo tão relevante eu desconheço. A maioria não parece estar tão preocupando com o conteúdo e sim com as visualizações. O nosso amigo Vernáglia está deixando um legado e se tornando uma referência de conteúdo fotográfico e artístico.
Gostei dos dois vídeos do Ale Rodrigues e Armando Vernaglia Jr. Eu uso uma app que é "Photographer's companion Pro" que tem uma secção para calcular o tamanho de impressão. Temos de configurar a máquina, o tamanho de impressão e a aplicação dá a distância otima, os DPI e outras informações.
Bacana a dica do software, eu faço pelo PS mesmo, não tem como calcular a distância mas isso já tenho um tanto pela experiência de fazer isso há muito tempo, mas certamente o app deve dar uma ajudada no processo.
Olá Professor! Ótima aula! É um assunto mais complexo e muito importante. Já tinha visto alguns vídeos com essas explicações, mas não como este. Realmente completo, com a didática e a competência de sempre! Ajudou-me muito! Obrigado, Abraço!
Excelente vídeo Armando me ajudou bastante a entender melhor esse assunto. Fico sempre com medo de vc derrubar esse copo na sua mesa mas tudo bem, kkkk . Obrigado!
Sempre tive duvidas sobre a questão de tamanho de impressão, mas agora entendi como posso tratar minhas fotos. Tenho uma Canon 40D de 10 megapixels e sempre faço impressões de 30,5x48 , nesse caso estou fugindo muito a regra. Estou precisando aposentar minha velinha.
Melhor vídeo que encontrei. Sou iniciante na impressão fineart. Deixa eu ver se entendi. Devo então eu alterar o DPI do arquivo da imagem de acordo com o tamanho da impressão, não é isso? Considerando estes mínimos e máximos do cálculo de qualidade. Ou seja, cabe a mim artista a entrega do arquivo pronto deste modo (e não à loja da impressão)?
Não, é isso. Depende do método de impressão e isso quem imprimi é que vai te dizer. Conheço impressor que pede para enviar o arquivo no tamanho que sai da câmera, sem mudar tamanho, só fazendo o tratamento que quiser e aí qualquer mudança a pessoa faz para a impressora que vai ser usada, conheço quem pede para essa responsabilidade ser do fotógrafo que vai decidir se reduz DPI para ganhar área (espalhar os pixels para ocupar mais espaço), ou se vai manter a resolução e adotar ferramentas de interpolação (criação de mais pixels)... depende de vários aspectos. O vídeo é uma introdução ao tema mostrando como calcular tamanho de impressão dentro de certas condições, considerando que você vai imprimir, mas se outra pessoa vai imprimir, ela é quem te diz como vai trabalhar, ou se a responsabilidade vai ser tua mesmo.
Obrigado Vernaglia! Comprei uma Canon Selphy 1300 e estou muito satisfeito com ela. Bom pra imprimir e fazer bons álbuns com as fotos que tenho tirado. Um abraço!
Muito bem explicado, agora entendi porque ISO 6400 da minha t6 é aceitável pra mim KkkkkkK Porque eu edito só pelo celular e posto as fotos em no máximo a 2160 no lado maior ou 1350 Muito obrigado pelo conteúdo, sempre aprendo algo com teus vídeos. Um abração!!!
Armando, por alguma razão (pandemia, sei lá) não tinha visto esse vídeo antes. Falta de sorte minha. O vídeo foi tudo que eu precisava para, enfim, entender esse assunto. Há cerca de um mês juntei fotografias que fiz há 10 anos atrás, fiz a organização e diagramação para um formato 16x23. Usei o aplicativo do IPSISPUB. Recebi o boneco do fotolivro semana passada. Ficou bom (para o meu gosto, claro, rsrs), mas, com certeza, teria ficado melhor se tivesse assistido a esse seu vídeo antes. A Câmera era uma Sony HX1. 80% das fotos foram captadas em uma embarcação em movimento. E eu não queria fazer cortes para reenquadrar. Aprendi fazendo. E estou aprendendo agora como fazer melhor. Obrigado
Fico feliz que mesmo tardiamente, o conteúdo tenha sido útil para o aprendizado, tem mais aspectos além dos tratados aqui nesse vídeo pois processos de impressão diferentes podem pedir outros cálculos, e fontes de imagem (câmeras) variados também podem pedir outras lógicas, mas a base geral é o que coloco nesse vídeo.
Uma dúvida meio que fora do contexto por favor! um filme analógico 35mm qual seria a resolução? sabe me dizer sobre isso? gostaria de saber até que ponto posso ampliar, imprimir sem perder qualidade, obrigado e parabéns pelo canal.
Existiu muito debate por muito tempo de qual ser a equivalência em megapixels entre o filme digitalizado e a imagem digital gerada pelo sensor fotográfico, houve quem dissesse que o filme equivaleria a 10 megapixels, outros disseram 16, 20 e até valores maiores. Esses debates sempre esbarravam em problemas pois tínhamos (e ainda temos) sensores digitais diferentes em tecnologia e desempenho assim como temos filmes diferentes e scanners diferentes para a digitalização, ou seja, nunca houve uma conclusão de afinal quantos megapixels "tem" um filme fotográfico pois depende de fatores variados. Assim, grosso modo, se estamos falando de um filme fotográfico de ISO baixo (ISO 100 ou 200) e de boa qualidade, e que seja digitalizado em scanner de alta qualidade ou ampliado por meios ópticos com boa técnica, é de se esperar que ele atinja com tranquilidade o tamanho 40x60cm aproximadamente de impressão. Acima disso só casos específicos em termos de qualidade. Assim como no digital, isso é afetado pela qualidade da lente, pela técnica com a qual a foto foi feita, e pelas qualidades técnicas da impressão em si, por isso esses valores, seja coo falei no vídeo, seja aqui nesta resposta, são aproximados.
Muito bom, parabens! Eu acho que foto precisa ser impressa... eh um outro "mundo" quando vc sai da telinha. Eu imprimo relativamente muitas fotos. A cada 3 meses eu imprimo umas 30 / 40 fotos para trocar as fotos que ficam na parede. E acabo dando para os clientes as fotos ja impressas para os clientes que ja fizeram as fotos comigo as fotos impressas. Pessoal adora e tem muita gente que vem me visitar so para ver se tem foto deles nas paredes =P
Boa noite! Bem esclarecedor! Obrigada! Mas a minha duvida ainda nao resolvi, estou escrevendo sem acentos, porque o teclado nao e brasileiro, kkk!!! Eu toquei de pc para editar as minhas fotos e agora todas as fotos saem em uma resolucao de 240, antes 300, sei que posso trocar no photoshop, mas eu estaria forcando um aumento, e diminuiria a qualidade, isso?
No PS ao passar de 240 para 300 você verá que reduz o tamanho em centímetros da imagem, então fica na mesma, tamanho de arquivo e resolução são intercambiáveis, note que nos arquivos de 240dpi eles devem estar com tamanho em centímetros maior que os que antes estavam em 300, é só questão de quantos pontos em cada centímetro ou polegada estão sendo distribuídos. Se está clicando em raw, nas preferências do câmera raw você ajusta ali para que ele sempre considere 300 e não 240 se você prefere.
Fala, Armando! Obrigado pelas informações, bastante úteis. Gostaria de deixar uma sugestão de vídeo, partindo dessa boa explicação e do tema, sobre técnicas de fotografia para impressões ''wide'', Um exemplo que me ocorreu: impressão de paisagem com dimensões de 1m x 2m. Vejo que alguns fotógrafos preferem, neste caso, fotografar por parte, e entào compor a foto como um todo no pós processamento. É comum? Essa é a melhor forma de resolver manter um imagem na melhor qualidade de resolução em impressões ''wide''? Muito obrigado!
Olá Adriano, as panorâmicas, feitas usualmente com montagem de vários clicks para ampliar o tamanho da imagem, é prática usual, mas tem caído um pouco na medida em que surgem câmeras com resoluções passando dos 40 megapixels e o aumento de modelos de médio formato no mercado, então só mesmo para imagens muito grandes ou para quem não teve ainda como justificar a aquisição de um equipamento de resolução mais avançada. Existem prós e contras em montagens panorâmicas pois não é toda cena que vai encaixar perfeitamente e aí tem muito tempo de trabalho de pós produção para corrigir.
Muito bom o conteúdo do vídeo Vernaglia. Já precisou algumas vez recorrer a interpolação de imagem para chegar ao tamanho desejado de impressão? Se sim. O resultado ficou satisfatório? Mais uma vez obrigado Vernaglia.
Já, muitas vezes... interpolação segue regras semelhantes, ou seja, a perda de qualidade é diluída na distância de observação, e existem limites que variam com a qualidade técnica do arquivo, um arquivo com foco perfeito e iso 100 tem mais margem de interpolação que um não tão certo na técnica ou em ISO muito alto...
Ótimo vídeo, só gostaria de saber onde posso imprimir? Qualquer gráfica (daquelas que fazem cartões de visita?) E, qual o papel para imprimir a foto para deixar na parede? Se puder me ajudar com isso, agradeço desde já.
Obrigado. Sobre proporções, no meu curso de composição tem uma aula inteira sobre isso, da 1:1 (quadrada) ao 2,55:1 (cinema) passando por 3:2, 16:9 entre outras, ali mostro exemplos, explico melhor essas proporções, se puder adquirir o curso, tem esse tema numa aula inteira, e muitos outros temas, está em promoção durante o mês de abril, deixo aqui o link caso queira adquirir - vernaglia.com.br/cursosonline.html , veja a lista de aulas, a aula 15 é essa sobre proporção de quadro.
Bom dia amigo! Parabéns pelo trabalho,,estou com uma canon t6i de 24MP e as fotos só saem em 2MP o que faço?Já mudei nas configurações e coloquei 24 mas insiste em sair 2MP
Minha câmera gera uma imagem de 8,2mp, no maximo uma folha a4 para poder imprimir perfeita sem perder qualidade. Fui caindo os dpi e acabei chegando a 72 dpi para dar uma ampliação maior, a resolução é 3504x2336. Vi um detalhe interessante aqui, se salvar em png vai dar o mesmo tamanho da foto em raw, em se tratando de tamanho de arquivo, 7 megas no caso. Se mandar o arquivo para a revelação em png é melhor que jpeg ou é a mesma coisa?
É aquilo, quantidade de informação não se cria, podemos dar umas esticadas, mas não existe milagre. A interpolação é um processo com limites de até onde percebemos ou não as quedas de qualidade.
Ótimo conteúdo Armando Vernaglia! Imaginando essa situação de uma câmera de 24Mp... caso eu queira fazer uma impressão com 1 metro (lado maior) você saberia me dizer se o resultado fica melhor baixando resolução para 150ppi ou interpolando e mantendo os 300ppi? Muda muito? Valeu!
Na verdade os dois processos chegarão no mesmo lugar, pois se a impressão ocorrer em 300dpi, haverá interpolação do arquivo de 150 do mesmo jeito... hoje termos impressoras de jato de tinta, jato de cera e outros processos que trabalham com mais de 300dpi e o arquivo de 300 é "ajustado" para a diferença entre pixel do arquivo e o ponto de impressão, então no fim converter o arquivo para 150 e mandar imprimir, ou interpolar e mandar imprimir tendem a chegar em resultados muito semelhantes, se não iguais, eu não testei uma mesma foto fazendo as duas coisas, mas nas vezes que usei um processo ou outro, cheguei em resultados que considero similares ou mesmo iguais.
@@ArmandoVernagliaJunior Estava com a mesma dúvida, imprimo em um atelier muito bom, quase sempre em canvas, tipo 1,20 x,80 eles interpolam no PS mesmo, acho a qualidade muito boa, mas já ouvi falar do RESIZE do ON1, fiz uns testes e na tela pareceu a mesma coisa, diferença perceptível só quando coloca a tela em 100%
Obrigado, Vernaglia. Uma dúvida ainda: celulares modernos têm saído com uma quantidade incrivelmente alta de megapixels. Nesse caso, a qualidade da imagem (e da impressão) é prejudicada pelo tamanho pequeno de cada pixel, uma vez que recebe menos luz. Tendo isso em vista, qual a vantagem de as empresas de celulares fazerem aparelhos com resoluções tão altas? Alguns chegam a ter mais de 100 mp...
De fato, além da quantidade de pixels, tem a qualidade deles, de registro de cor etc. Aí entra o marketing mesmo, é um argumento de comercialização para público leigo em questões técnicas de fotografia. Isso vale para câmeras, a Canon quando leva a EOS 90D para 32mp sabe que o limite do aps-c estava mesmo em torno de 26mp, mas levaram para 32, o que não chega a estragar nada, mas também não dá muita vantagem, a Sony fez igual na A7RIV, com 60mp, sendo que uma Fuji de médio formato com 50mp faz uma imagem bem melhor, os megapixels ainda são argumento de venda de câmera e seguirão sendo, imagina para celulares.
Muito bem explicado o seu vídeo, como sempre. Você costuma imprimir fotos pra você mesmo e não profissionalmente? Pergunto porque gostaria de saber qual papel você costuma usar. Eu como imprimo pra mim mesmo, já que não trabalho com isso, eu sempre usei impressoras HP e gostava dos papéis da marca, porém ela parou de vender papéis aqui no Brasil. Já usei algumas marcas não muito conhecidas aí, mas não gostei do resultado. Vi alguns da Canon, que nunca usei, que talvez valham a pena, porém alguns são obviamente pra uso profissional devido ao preço.
Eu imprimo pouco para mim mesmo e muito para clientes, preciso melhorar nisso e imprimir mais para mim mesmo. Esse meu costume faz com que eu não tenha definido direito um papel que realmente prefiro, pois como faço mais para clientes varia caso a caso... como esse ano estou dando uma ênfase em alguns aspectos da minha produção de fineart, isso deve ser corrigido para breve e aí faço um vídeo sobre isso, um dos vídeos vai ser justamente sobre papeis, mostrando diferenças, mas esse demora um pouco ainda....
Depende, tem que fazer testes e ver o que consegue. Não há nada que impeça imprimir qualquer ciosa em qualquer tamanho, o que tem é o critério subjetivo de cada um sobre qualidade, então só vai saber mesmo testando.
Menu visualizar / opções de exibição / clicar em "mostrar sobreposição de informações" e nas opções tem uma chamada "dimensões cortadas", no LR em português está assim, aqui um link com a mesma coisa, só que em inglês - feedback.photoshop.com/photoshop_family/topics/lr_4_crop_tool_to_show_pixel_dimensions_of_crop - pessoalmente prefiro MIL vezes a abordagem do Photoshop para isso.
@@ArmandoVernagliaJunior Vlw Vernaglia, bem simples mesmo. Entao, eu edito minhas fotos pelo LR por isso quase nao uso o PS. Mas é bem simples, é so fazer a multiplicação que fico sabendo na hora com quantos mp ficou minha imagem. Muito Obrigado pela dica e pelo pronto atendimento!!!!
Mas rapaz, a conta tá explicada no vídeo. 😀 Divide 6000 por 96 e terá as polegadas, converte as polegadas em centímetros e terá o tamanho. Sobre a qualidade, depende de muitos fatores, qualidade técnica da foto, ruído de imagem, qualidade da impressão etc.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado professor pelo auxílio, eu tinha visto o vídeo e o cálculo ensinado, mas como algumas imagens que tenho estão 96 dpi achei que poderia ter um limite de tamanho nessa circunstância específica, muito obrigado pela atenção, sucesso 👏👏👏
Tenho duas perguntas: se eu quiser imprimir a foto em um tamanho menor sem fazer cortes para manter a composição... eu apenas teria que aumentar o número de pontos por polegadas na hora de imprimir!? Ex : imprimir a 600 ou 800 dpi! A segunda: se eu quero aumentar o tamanho da impressão seria melhor interpolar a foto e imprimir em 300dpi ou usar por exemplo 150dpi sem interpolar!? (no caso de uma foto bem nítida nas duas perguntas)
Fala, Vernaglia. Beleza? Cara, eu fiz um curso de impressão com o Clício lá no MadalenaCEI em 2013 e na época ele explicou que o DPI na exportação de imagens para WEB poderia ser 1 ou 1 milhão, que não faria diferença alguma. Uma vez que o DPI tem uso diferente. Isso ainda segue assim?
Na web, sempre que a imagem for aberta, ela será conformada pelo meio de exibição (site+monitor) então se você salvou teu arquivo com 72, 300 ou qual for o dpi, ele será exibido na resolução da tela que for exibido por isso não faz diferença mesmo. Ponto de tela é uma coisa, ponto de impressão é outra mesmo, por esse motivo há quem diferencie os usos dos termos PPI e DPI, eu não fiz essa diferenciação neste vídeo para ser prático e o vídeo não ficar muito longo.
Quer dizer que para tamanhos maiores o ideal é reduzir a resolução de dpi? Achava que quanto maior o tamanho maior devia ser o dpi para ter mais qualidade
Talvez eu não tenha sido claro, o que digo ali é que o número de pixels de uma imagem é fixo, quanto mais área tivermos, menos pixels por área teremos, é como ter 1L de água e colocar esse 1L em uma garrafa maior, a água se espalha na área maior mas segue sendo 1L. Aumentar o número de pixels para compensar é um processo chamado interpolação, que tem limites de aplicação variados conforme a qualidade da imagem e os objetivos da impressão.
Excelente explicação. Uma dúvida, fazendo o raciocínio inverso: uma câmera de 36 MP, gerando uma impressão de cerca de 21 x 28 cm. Uma resolução de 300 dpi, geraria uma imagem com ótima resolução. Teria alguma vantagem em aumentar, por exemplo, pra 600 dpi em termos de resolução? Grande abraço e obrigado mais uma vez pelos excelentes vídeos produzidos.
Depende muito do ISO e da qualidade da lente, mas fora isso, usando a lógica que está explicada no vídeo, algo em torno de 45cm no lado maior para altíssima qualidade.
Boa Tarde Mestre Armando Tudo na paz !? Te mandei msg no Instagram aí vc pediu pra mandar minha pergunta por aqui Pintou uma oportunidade pra pegar uma Nikon D100 qria saber com vc se ela é uma boa câmera pra pegar !? Apesar dela ser antiga desde já agradeço abçs e aguardo retorno
Na minha opinião ela foi uma boa câmera em seu tempo, mas estamos falando do ano de 2002 que é quando ela foi lançada, modelo com 6mp de resolução, bastante parecida com a Canon 10D da mesma época, usando ainda sensor CCD e não o CMOS como todos os modelos dos últimos dez anos, eu sinceramente não vejo uma câmera dessa geração como opção de compra para os dias de hoje, vejo um item assim mais como modelo de coleção por exemplo, então depende de muitos fatores. Você citou que às vezes clica co 7D, a 7D, que é de 2009 é imensamente superior em qualquer aspecto técnico, a T3i que você citou usa o mesmo CMOS da 7D então dividem qualidades similares em termos de imagem, ambas muito acima da D100, então eu não veria a D100 como opção nos tempos atuais para quase nenhum uso fotográfico. Lógico que cada um tem um potencial financeiro, cada um tem necessidades distintas, mas essa é minha opinião.
Olha, do que eu tenho visto nos smartphones eu seria mais restritivo com os tamanhos, vou te dar um exemplo, estou aqui testando no momento um Zenfone 7 que tem 64mp e a Canon EOS R5 que tem 45mp, o arquivo do Zenfone tem, como é de se esperar, uma qualidade bem menor que o da EOS R5, a um ponto que eu tenho que reduzir ele para menos de 16mp para que com essa redução eu ganhe nitidez num nível comparável com fotos feitas com boas câmeras, assim, ainda quero fazer mais testes, mas me parece que da resolução informada e captada num smartphone, ela terá entre 1/4 e metade da capacidade de ampliação que teríamos com mesmas resoluções numa câmera, variando com questões de qualidade da luz na hora que captou, lente estar bem limpa na hora etc. Por isso uma imagem de 24mp de um celular eu diria que para fins de cálculo eu consideraria que é na verdade uma imagem de 6 a 12mp nessa lógica fotográfica colocada nesse vídeo, isso são aproximações, ainda quero fazer mais testes, mas baseado nos arquivos de 108mp do Xiaomi Mi 10T pro e nos de 64mp do Zenfone 7, os do Xiaomi responderam bem sendo tratados como arquivos de 27mp e os do Zenfone estão tendo boa qualidade tratando eles como uns 16 a 20mp... enfim, tentando simplificar, onde nas câmeras eu divido por 300 para dar o tamanho em centímetros, no celular eu dividiria por 600 e assim chegaria num tamanho menor e mais adequado à qualidade dos arquivos dos smartphones.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado Armando, me ajudou bastante. Era uma dúvida. Eu achava estranho que mesmo oferecendo a mesma quantidade de pixels, a qualidade não era a mesma. Andei dando uma pesquisada e li que o tamanho do sensor também influencia nessa hora. Então teria que incluir nessa equação (não sei como) a variável "tamanho do sensor". Aproveitando aqui pra fazer outras perguntas. Aquela função do photoshop que aumenta a quantidade de pixels de uma foto, ajuda em alguma coisa? E converter para arquivos TIF melhora alguma coisa em termos resolução? Já que a quantidade de pixels sempre aumenta. Ou isso só deixa uma foto ruim mais "pesada"? Mais uma vez agradeço pela atenção e tempo dispensado e parabéns pelo canal!! Um dos melhores na categoria. Abraços.
Gostei do vídeo, mas acho que faltou a informar qual a quantidade de dpi mínima a se utilizar em uma impressão para que fique boa ou aceitável conforme aumenta-se a distância de quem visualiza. Uma escala proporcional disso. Do tipo a cada metro que se afasta da impressão seria possível diminuir quanto do dpi para que uma coisa compense a outra é a percepção da qualidade da imagem não se altere muito, entende? Para se ter uma ideia aproximada de qual o tamanho máximo de impressão seja possível fazer com uma determinada resolução de arquivo. Não sei se entendeu o que eu escrevi. Espero ter me feito claro kk
Como falei mais no começo do vídeo, isso é subjetivo, e depende da distância de observação, não existe esse mínimo, depende de fatores. No vídeo do Ale Rodrigues tem uma tabela nesse sentido (o link está na descrição do vídeo), mas mesmo a tabela depende de fatores como ISO, nitidez da imagem original etc... se for abordar isso num só vídeo dá um longa metragem. :D O meu e o do Ale somados já são mais de 40 minutos e não esgotamos o tema.
Quando escrevi esse roteiro pensei que era o básico (dá para aprofundar), mas coloquei também na playlist prá lá do básico, e quando aprofundar isso invento o bem prá lá do básico. :D
Aí é interpolação, cortar sem reduzir é interpolar, e isso faz cair nitidez, não entrei no assunto pois o vídeo teria 3 horas de duração, mas cortar redimensionando é o mesmo que interpolar e existe perda de qualidade.
pergunta talvez idiota mas eu sou leigo e tenho essa curiosidade. e se eu quiser imprimir a foto em um tamanho maior, e não diminuir a resolução... por exemplo, imprimir a foto com 1 metro, mas manter os 300dpi ao invés de 150??
Aí o que vai fazer é um processo chamado interpolação, no software (photoshop ou similar), vai colocar o tamanho desejado sem mudar a resolução de 300dpi, o software vai ter que "inventar" os pixels que preenchem a imagem, processo conhecido como interpolação, de forma geral funciona, pode ser feito, há uma queda de nitidez ao fazer isso, então seja interpolando, seja baixando o dpi do arquivo, perde um pouco de nitidez.
Tabela não serve para tudo, cada caso é um caso... se tem uma foto em ISO 100 é uma coisa, em 3200 é outra. Cada um encontra as melhores saídas pro próprio trabalho, eu s´uso RAW e sempre na máxima resolução, pois é o que preciso para meus trabalhos tanto de publicidade como de fineart, mas entendo que cada trampo tem necessidades específicas e cada um acha suas respostas. :)
Excelente vídeo e complementa bastante com o meu vídeo, obrigado por ter mencionado, estou fazendo o mesmo no meu, assim o pessoal consegue ter acesso aos dois conteúdos. Da para falar muito sobre este assunto, mas como você disse o vídeo ficaria imenso. Um detalhe que senti falta no meu vídeo que poderia ter falado que fotografias mais abstratas se encaixam melhor para grandes ampliações já que não importa tanto nitidez e os defeitos não ficam aparente, algumas são bem borradas ou desfocadas de propósito e consequentemente podem utilizar menor resolução na impressão. Ótimo vídeo Vernaglia!
Exatamente o que pensei Ale, pois ja tinha visto seu video e este complementou muito bem o assunto. Parabens a ambos pelo excelente trabalho.
Sempre bom te ler por aqui meu caro! Achei bacana no teu vídeo que você detalhou melhor a questão de distâncias, algo que não fiz, por outro lado entrei na parte de ISO e qualidade técnica da foto, então acabam complementares os nossos vídeos, o que foi bacana! :) E sim, você tem razão, imagens mais abstratas possuem uma tolerância maior, assim como o PB tem maior tolerância a grão e ruído, abstratos podem ter uma queda de nitidez sem que isso comprometa a sensação da obra.
Um canal completa o outro. Vocês são muito generosos dividindo tanto com todos nós.
Muito obrigado...
O melhor do UA-cam, muito técnico e imparcial...
Muito claro, muito bem explicado. Obrigado Vernaglia!
Obrigado meu caro, sempre bom te ler por aqui. :)
vc ve que o conteudo e de outro nivel quando fotografos de nivel avançado assistem QKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
aljudou muito como sempre
Obrigado. :)
Vídeos claros,objetivos, sem firula e direto ao ponto.... Show, Melhor canal de fotografia. Muito obrigado por dedicar este tempo para nós informar de forma tão simples e brilhante!!!
Obrigado. :)
Alguém conhece um canal tão relevante como esse do Armando Vernaglia? Canais no UA-cam tem vários, eu sei, mas com conteúdo tão relevante eu desconheço. A maioria não parece estar tão preocupando com o conteúdo e sim com as visualizações. O nosso amigo Vernáglia está deixando um legado e se tornando uma referência de conteúdo fotográfico e artístico.
Obrigado Vernaglia!! Didática perfeita.
Obrigado. :)
Gostei dos dois vídeos do Ale Rodrigues e Armando Vernaglia Jr. Eu uso uma app que é "Photographer's companion Pro" que tem uma secção para calcular o tamanho de impressão. Temos de configurar a máquina, o tamanho de impressão e a aplicação dá a distância otima, os DPI e outras informações.
Bacana a dica do software, eu faço pelo PS mesmo, não tem como calcular a distância mas isso já tenho um tanto pela experiência de fazer isso há muito tempo, mas certamente o app deve dar uma ajudada no processo.
otima didática.
Obrigado. :)
Este é o Vernaglia! ficou muito esclarecedor, valeu e obrigado.
Obrigado. :)
Muito bem explicado. Agora ficou claro!! Vlw.
Obrigado. 😊👍
Excelente professor!!!! Grata !!!!
Obrigado. :)
Tem coisa simples que desconhecemos. Valeu.
Obrigado. :) E sim, sempre tem algo que não sabemos, tem um monte de coisas nessa vida que eu não sei, estamos todos na busca.
Sabe muito esse cara! Simplesmente perfeito.
Obrigado. :D
Muito bom.
Muito obrigado. :)
bom tema , boa didática, parabéns
Obrigado. :)
Sempre vídeos que ajudam muito...
Obrigado. :)
OBRIGAAAAADA POR ESSE VÍDEEEEOOOO 💛💜
Obrigado. :)
Conteúdo importante, sempre me atrapalhava com isso. Valeu tirou as dúvidas.
Obrigado. :)
Parabens pelo excelente trabalho,
era exatamente o tema que eu precisava de ajuda.
Obrigado. :)
Muito bem explicado como sempre, parabéns Armando!! 👏👏👏
Muito obrigado. :)
Valeu Vernaglia, muito bom 👏🏼
Obrigado. :)
Muito bom
Obrigado. :)
Estava pesquisando sobre isso ontem há noite. Parabéns pela ajuda no conhecimento! Ótimo trabalho.
Obrigado. :)
Muito bom esse vídeo! Caraca!!! Esclarecedor demais! Simples e direto!!!! Muito obrigado!!!!!
Obrigado. :)
Puxa! Excelente aula! Parabéns e muito obrigado.
Obrigado. :)
Muito bom Vernaglia!
Obrigado. :)
Incrível aula, obrigado ;)
Obrigado. :)
Vídeo maravilhoso! Explicação simples e muito elucidativa.
Muito obrigado 😃
Boa, simples e clara explicação.
Obrigado. :)
Sou impressor de fine art e esta explicação esta perfeita. Parabéns pela aula!
Obrigado. :)
Olá Professor! Ótima aula! É um assunto mais complexo e muito importante. Já tinha visto alguns vídeos com essas explicações, mas não como este. Realmente completo, com a didática e a competência de sempre! Ajudou-me muito! Obrigado, Abraço!
Obrigado. :)
muito bom ! Parabéns.
Obrigado
Top... Obrigado pelas dicas.
Obrigado. :)
Excelente vídeo Armando me ajudou bastante a entender melhor esse assunto. Fico sempre com medo de vc derrubar esse copo na sua mesa mas tudo bem, kkkk . Obrigado!
Obrigado. Fico feliz de ter ajudado. :) Quase 200 vídeos e nenhum copo derrubado, seguimos bem. :D
Matou todas as minhas dúvidas. Muito obrigada por essa aula! Sempre aprendendo muito com você.
Fico feliz de ter ajudado.
Sempre tive duvidas sobre a questão de tamanho de impressão, mas agora entendi como posso tratar minhas fotos. Tenho uma Canon 40D de 10 megapixels e sempre faço impressões de 30,5x48 , nesse caso estou fugindo muito a regra. Estou precisando aposentar minha velinha.
Se a qualidade te atende, então tudo bem, coloquei aqui uma regra geral que uso para mim, mas o critério é bem subjetivo. :)
Muito bom. Parabéns!
Obrigado. :)
Excelente !!! Era o que eu precisava saber !!!! Obgduuuu
Obrigado :)
Parabéns Armando Vernaglia, vídeo preciso, estava procurando sobre esse tema há algum tempo e vc sanou todas as minhas dúvidas, te agradeço!
Fico feliz de ter ajudado. :)
Vídeo bastante esclarecedor. Será de grande valia para analisar impressão de minhas imagens. Valeu!
Obrigado. :)
Excelente conteúdo 😃
Obrigado 😃
Nem explico mais, quando pedem sobre eu só mando ver esse vídeo... Mais perfeitamente explicado impossivel
Obrigado. :)
Show de vídeo !!
Obrigado. :)
Ótimo vídeo, muito bem explicado!
Obrigado. :)
Melhor vídeo que encontrei. Sou iniciante na impressão fineart. Deixa eu ver se entendi. Devo então eu alterar o DPI do arquivo da imagem de acordo com o tamanho da impressão, não é isso? Considerando estes mínimos e máximos do cálculo de qualidade. Ou seja, cabe a mim artista a entrega do arquivo pronto deste modo (e não à loja da impressão)?
Não, é isso. Depende do método de impressão e isso quem imprimi é que vai te dizer. Conheço impressor que pede para enviar o arquivo no tamanho que sai da câmera, sem mudar tamanho, só fazendo o tratamento que quiser e aí qualquer mudança a pessoa faz para a impressora que vai ser usada, conheço quem pede para essa responsabilidade ser do fotógrafo que vai decidir se reduz DPI para ganhar área (espalhar os pixels para ocupar mais espaço), ou se vai manter a resolução e adotar ferramentas de interpolação (criação de mais pixels)... depende de vários aspectos. O vídeo é uma introdução ao tema mostrando como calcular tamanho de impressão dentro de certas condições, considerando que você vai imprimir, mas se outra pessoa vai imprimir, ela é quem te diz como vai trabalhar, ou se a responsabilidade vai ser tua mesmo.
Vídeo fantástico!!
Excelente explicação!! Obrigada!
Obrigado. :)
excelente vídeo, esse tema nunca fica ultrapassado. Expectativa pelo conteúdo de fine art, é um dos meus preferidos em fotografia...abs
Obrigado. :)
Obrigado Vernaglia! Comprei uma Canon Selphy 1300 e estou muito satisfeito com ela. Bom pra imprimir e fazer bons álbuns com as fotos que tenho tirado. Um abraço!
Essa impressora é muito legal para fazer pequeno formato e mini álbuns, qualidade é bem bacana.
@@ArmandoVernagliaJunior é pra isso que tenho utilizado. Assim posso dividir também minhas fotos fora da telinha digital!
Muito bem explicado, agora entendi porque ISO 6400 da minha t6 é aceitável pra mim KkkkkkK
Porque eu edito só pelo celular e posto as fotos em no máximo a 2160 no lado maior ou 1350
Muito obrigado pelo conteúdo, sempre aprendo algo com teus vídeos. Um abração!!!
Por isso que sempre falo que ISO e tolerância ao ruído são fatores subjetivos, acho que nesse vídeo isso ficou mais claro. :)
Armando, por alguma razão (pandemia, sei lá) não tinha visto esse vídeo antes. Falta de sorte minha. O vídeo foi tudo que eu precisava para, enfim, entender esse assunto. Há cerca de um mês juntei fotografias que fiz há 10 anos atrás, fiz a organização e diagramação para um formato 16x23. Usei o aplicativo do IPSISPUB. Recebi o boneco do fotolivro semana passada. Ficou bom (para o meu gosto, claro, rsrs), mas, com certeza, teria ficado melhor se tivesse assistido a esse seu vídeo antes. A Câmera era uma Sony HX1. 80% das fotos foram captadas em uma embarcação em movimento. E eu não queria fazer cortes para reenquadrar. Aprendi fazendo. E estou aprendendo agora como fazer melhor. Obrigado
Fico feliz que mesmo tardiamente, o conteúdo tenha sido útil para o aprendizado, tem mais aspectos além dos tratados aqui nesse vídeo pois processos de impressão diferentes podem pedir outros cálculos, e fontes de imagem (câmeras) variados também podem pedir outras lógicas, mas a base geral é o que coloco nesse vídeo.
Bom vídeo, e muito boa explicação, tal como no vídeo do Ale Rodrigues. E, que tamanhos ou dpi para publicar na internet?
Gratidão pelas explicações, tirou todas as minhas dúvidas. ❤
Muito obrigado. :)
Vídeo muito esclarecedor! Uma ideia já pra um próximo vídeo, o que olhar pra comprar uma impressora.
Obrigado. :)
Uma dúvida meio que fora do contexto por favor! um filme analógico 35mm qual seria a resolução? sabe me dizer sobre isso? gostaria de saber até que ponto posso ampliar, imprimir sem perder qualidade, obrigado e parabéns pelo canal.
Existiu muito debate por muito tempo de qual ser a equivalência em megapixels entre o filme digitalizado e a imagem digital gerada pelo sensor fotográfico, houve quem dissesse que o filme equivaleria a 10 megapixels, outros disseram 16, 20 e até valores maiores. Esses debates sempre esbarravam em problemas pois tínhamos (e ainda temos) sensores digitais diferentes em tecnologia e desempenho assim como temos filmes diferentes e scanners diferentes para a digitalização, ou seja, nunca houve uma conclusão de afinal quantos megapixels "tem" um filme fotográfico pois depende de fatores variados. Assim, grosso modo, se estamos falando de um filme fotográfico de ISO baixo (ISO 100 ou 200) e de boa qualidade, e que seja digitalizado em scanner de alta qualidade ou ampliado por meios ópticos com boa técnica, é de se esperar que ele atinja com tranquilidade o tamanho 40x60cm aproximadamente de impressão. Acima disso só casos específicos em termos de qualidade. Assim como no digital, isso é afetado pela qualidade da lente, pela técnica com a qual a foto foi feita, e pelas qualidades técnicas da impressão em si, por isso esses valores, seja coo falei no vídeo, seja aqui nesta resposta, são aproximados.
Dei like, agora vamos ver o vídeo...
Obrigado. :D E que o vídeo faça jus ao like!
Excelente explicaçao.
Obrigado. :)
Muito bom, parabens! Eu acho que foto precisa ser impressa... eh um outro "mundo" quando vc sai da telinha. Eu imprimo relativamente muitas fotos. A cada 3 meses eu imprimo umas 30 / 40 fotos para trocar as fotos que ficam na parede. E acabo dando para os clientes as fotos ja impressas para os clientes que ja fizeram as fotos comigo as fotos impressas. Pessoal adora e tem muita gente que vem me visitar so para ver se tem foto deles nas paredes =P
Muito bacana a ideia de trocar sempre as imagens e presentear os clientes, parabéns pela iniciativa.
Parabéns, Vernaglia. Mais uma vez um excelente vídeo.
Muito obrigado. :)
Excelente conteúdo, Vernaglia! Me tirou muitas dúvidas.
Obrigado!
Muito bom!!!!
Obrigado. :)
Excelente explicação! Parabéns!
Obrigado. :)
Muito bom Armando, obrigado!
Obrigado. :)
Boa noite! Bem esclarecedor! Obrigada! Mas a minha duvida ainda nao resolvi, estou escrevendo sem acentos, porque o teclado nao e brasileiro, kkk!!! Eu toquei de pc para editar as minhas fotos e agora todas as fotos saem em uma resolucao de 240, antes 300, sei que posso trocar no photoshop, mas eu estaria forcando um aumento, e diminuiria a qualidade, isso?
No PS ao passar de 240 para 300 você verá que reduz o tamanho em centímetros da imagem, então fica na mesma, tamanho de arquivo e resolução são intercambiáveis, note que nos arquivos de 240dpi eles devem estar com tamanho em centímetros maior que os que antes estavam em 300, é só questão de quantos pontos em cada centímetro ou polegada estão sendo distribuídos. Se está clicando em raw, nas preferências do câmera raw você ajusta ali para que ele sempre considere 300 e não 240 se você prefere.
Fala, Armando! Obrigado pelas informações, bastante úteis. Gostaria de deixar uma sugestão de vídeo, partindo dessa boa explicação e do tema, sobre técnicas de fotografia para impressões ''wide'', Um exemplo que me ocorreu: impressão de paisagem com dimensões de 1m x 2m. Vejo que alguns fotógrafos preferem, neste caso, fotografar por parte, e entào compor a foto como um todo no pós processamento. É comum? Essa é a melhor forma de resolver manter um imagem na melhor qualidade de resolução em impressões ''wide''? Muito obrigado!
Olá Adriano, as panorâmicas, feitas usualmente com montagem de vários clicks para ampliar o tamanho da imagem, é prática usual, mas tem caído um pouco na medida em que surgem câmeras com resoluções passando dos 40 megapixels e o aumento de modelos de médio formato no mercado, então só mesmo para imagens muito grandes ou para quem não teve ainda como justificar a aquisição de um equipamento de resolução mais avançada. Existem prós e contras em montagens panorâmicas pois não é toda cena que vai encaixar perfeitamente e aí tem muito tempo de trabalho de pós produção para corrigir.
@@ArmandoVernagliaJunior boa! Médio Formato é uma brincadeira bastante cara! Obrigado pela resposta! Um abraço.
Muito obrigado! :)
Muito bom o conteúdo do vídeo Vernaglia.
Já precisou algumas vez recorrer a interpolação de imagem para chegar ao tamanho desejado de impressão? Se sim. O resultado ficou satisfatório?
Mais uma vez obrigado Vernaglia.
Já, muitas vezes... interpolação segue regras semelhantes, ou seja, a perda de qualidade é diluída na distância de observação, e existem limites que variam com a qualidade técnica do arquivo, um arquivo com foco perfeito e iso 100 tem mais margem de interpolação que um não tão certo na técnica ou em ISO muito alto...
@@ArmandoVernagliaJunior , agradeço por compartilhar sua experiência. Um grande abraço.
Ótimo vídeo, só gostaria de saber onde posso imprimir? Qualquer gráfica (daquelas que fazem cartões de visita?) E, qual o papel para imprimir a foto para deixar na parede? Se puder me ajudar com isso, agradeço desde já.
Primeiro o like, depois o vídeo! haha
Obrigado! E que o vídeo faça justiça ao like dado! :D
Boa explicação como sempre. Uma dúvida que tenho e na proporção a usar 4:3, 3:2, 16:9... Poderia explicar ou fazer um vídeo?
Obrigado. Sobre proporções, no meu curso de composição tem uma aula inteira sobre isso, da 1:1 (quadrada) ao 2,55:1 (cinema) passando por 3:2, 16:9 entre outras, ali mostro exemplos, explico melhor essas proporções, se puder adquirir o curso, tem esse tema numa aula inteira, e muitos outros temas, está em promoção durante o mês de abril, deixo aqui o link caso queira adquirir - vernaglia.com.br/cursosonline.html , veja a lista de aulas, a aula 15 é essa sobre proporção de quadro.
O que tenho que fazer para voltar para uma resolucao de 300?
Bom dia amigo! Parabéns pelo trabalho,,estou com uma canon t6i de 24MP e as fotos só saem em 2MP o que faço?Já mudei nas configurações e coloquei 24 mas insiste em sair 2MP
Uai, qual o sentido disso, essas fotos estão em Raw?
Excelente resumo Vernaglia, e obrigado por compartilhar :)
Obrigado. :)
Ótimo conteúdo o do seu canal! Nesse vídeo fiquei com a seguinte dúvida: A imagem ser em Full HD ou 4K não interfere? Abraço!
Os arquivos da minha câmera z5 de 24mb quando fui imprimir vi que tinham 600dpi. Porque isso, alguém sabe?
Minha câmera gera uma imagem de 8,2mp, no maximo uma folha a4 para poder imprimir perfeita sem perder qualidade. Fui caindo os dpi e acabei chegando a 72 dpi para dar uma ampliação maior, a resolução é 3504x2336. Vi um detalhe interessante aqui, se salvar em png vai dar o mesmo tamanho da foto em raw, em se tratando de tamanho de arquivo, 7 megas no caso. Se mandar o arquivo para a revelação em png é melhor que jpeg ou é a mesma coisa?
É aquilo, quantidade de informação não se cria, podemos dar umas esticadas, mas não existe milagre. A interpolação é um processo com limites de até onde percebemos ou não as quedas de qualidade.
Ótimo conteúdo Armando Vernaglia! Imaginando essa situação de uma câmera de 24Mp... caso eu queira fazer uma impressão com 1 metro (lado maior) você saberia me dizer se o resultado fica melhor baixando resolução para 150ppi ou interpolando e mantendo os 300ppi? Muda muito? Valeu!
Na verdade os dois processos chegarão no mesmo lugar, pois se a impressão ocorrer em 300dpi, haverá interpolação do arquivo de 150 do mesmo jeito... hoje termos impressoras de jato de tinta, jato de cera e outros processos que trabalham com mais de 300dpi e o arquivo de 300 é "ajustado" para a diferença entre pixel do arquivo e o ponto de impressão, então no fim converter o arquivo para 150 e mandar imprimir, ou interpolar e mandar imprimir tendem a chegar em resultados muito semelhantes, se não iguais, eu não testei uma mesma foto fazendo as duas coisas, mas nas vezes que usei um processo ou outro, cheguei em resultados que considero similares ou mesmo iguais.
Legal! Muito obrigado!
@@ArmandoVernagliaJunior Estava com a mesma dúvida, imprimo em um atelier muito bom, quase sempre em canvas, tipo 1,20 x,80 eles interpolam no PS mesmo, acho a qualidade muito boa, mas já ouvi falar do RESIZE do ON1, fiz uns testes e na tela pareceu a mesma coisa, diferença perceptível só quando coloca a tela em 100%
Obrigado, Vernaglia. Uma dúvida ainda: celulares modernos têm saído com uma quantidade incrivelmente alta de megapixels. Nesse caso, a qualidade da imagem (e da impressão) é prejudicada pelo tamanho pequeno de cada pixel, uma vez que recebe menos luz. Tendo isso em vista, qual a vantagem de as empresas de celulares fazerem aparelhos com resoluções tão altas? Alguns chegam a ter mais de 100 mp...
De fato, além da quantidade de pixels, tem a qualidade deles, de registro de cor etc. Aí entra o marketing mesmo, é um argumento de comercialização para público leigo em questões técnicas de fotografia. Isso vale para câmeras, a Canon quando leva a EOS 90D para 32mp sabe que o limite do aps-c estava mesmo em torno de 26mp, mas levaram para 32, o que não chega a estragar nada, mas também não dá muita vantagem, a Sony fez igual na A7RIV, com 60mp, sendo que uma Fuji de médio formato com 50mp faz uma imagem bem melhor, os megapixels ainda são argumento de venda de câmera e seguirão sendo, imagina para celulares.
Muito bem explicado o seu vídeo, como sempre. Você costuma imprimir fotos pra você mesmo e não profissionalmente? Pergunto porque gostaria de saber qual papel você costuma usar. Eu como imprimo pra mim mesmo, já que não trabalho com isso, eu sempre usei impressoras HP e gostava dos papéis da marca, porém ela parou de vender papéis aqui no Brasil. Já usei algumas marcas não muito conhecidas aí, mas não gostei do resultado. Vi alguns da Canon, que nunca usei, que talvez valham a pena, porém alguns são obviamente pra uso profissional devido ao preço.
Eu imprimo pouco para mim mesmo e muito para clientes, preciso melhorar nisso e imprimir mais para mim mesmo. Esse meu costume faz com que eu não tenha definido direito um papel que realmente prefiro, pois como faço mais para clientes varia caso a caso... como esse ano estou dando uma ênfase em alguns aspectos da minha produção de fineart, isso deve ser corrigido para breve e aí faço um vídeo sobre isso, um dos vídeos vai ser justamente sobre papeis, mostrando diferenças, mas esse demora um pouco ainda....
Me dá uma luz professor! É forçar mto a barra imprimir fotos do iPhone 8plus? ( folha a4 no máximo)
Depende, tem que fazer testes e ver o que consegue. Não há nada que impeça imprimir qualquer ciosa em qualquer tamanho, o que tem é o critério subjetivo de cada um sobre qualidade, então só vai saber mesmo testando.
Armando Vernaglia Jr Muito agradecido professor! Assim q puder vou adquirir um curso seu! Admiro muito o seu trabalho!
Boa tarde Vernaglia. Se eu cortar a foto, no LR, como saber ali, na tela, com quantos mp ela ficou?
Menu visualizar / opções de exibição / clicar em "mostrar sobreposição de informações" e nas opções tem uma chamada "dimensões cortadas", no LR em português está assim, aqui um link com a mesma coisa, só que em inglês - feedback.photoshop.com/photoshop_family/topics/lr_4_crop_tool_to_show_pixel_dimensions_of_crop - pessoalmente prefiro MIL vezes a abordagem do Photoshop para isso.
E para saber MP, tem que multiplicar mesmo altura e largura.
@@ArmandoVernagliaJunior Vlw Vernaglia, bem simples mesmo. Entao, eu edito minhas fotos pelo LR por isso quase nao uso o PS. Mas é bem simples, é so fazer a multiplicação que fico sabendo na hora com quantos mp ficou minha imagem. Muito Obrigado pela dica e pelo pronto atendimento!!!!
Olá, imagens com tamanho de 6000x4000 em 96dpi tá para fazer impressões de qualidade, até qual tamanho?
Mas rapaz, a conta tá explicada no vídeo. 😀 Divide 6000 por 96 e terá as polegadas, converte as polegadas em centímetros e terá o tamanho. Sobre a qualidade, depende de muitos fatores, qualidade técnica da foto, ruído de imagem, qualidade da impressão etc.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigado professor pelo auxílio, eu tinha visto o vídeo e o cálculo ensinado, mas como algumas imagens que tenho estão 96 dpi achei que poderia ter um limite de tamanho nessa circunstância específica, muito obrigado pela atenção, sucesso 👏👏👏
Tenho duas perguntas: se eu quiser imprimir a foto em um tamanho menor sem fazer cortes para manter a composição... eu apenas teria que aumentar o número de pontos por polegadas na hora de imprimir!? Ex : imprimir a 600 ou 800 dpi! A segunda: se eu quero aumentar o tamanho da impressão seria melhor interpolar a foto e imprimir em 300dpi ou usar por exemplo 150dpi sem interpolar!? (no caso de uma foto bem nítida nas duas perguntas)
Essa capacidade de ao percepcionar um objecto, preencher os espaços vazios e construir um todo pelos pequenos detalhes se chama de Gestalt.
Fala, Vernaglia. Beleza?
Cara, eu fiz um curso de impressão com o Clício lá no MadalenaCEI em 2013 e na época ele explicou que o DPI na exportação de imagens para WEB poderia ser 1 ou 1 milhão, que não faria diferença alguma. Uma vez que o DPI tem uso diferente. Isso ainda segue assim?
Na web, sempre que a imagem for aberta, ela será conformada pelo meio de exibição (site+monitor) então se você salvou teu arquivo com 72, 300 ou qual for o dpi, ele será exibido na resolução da tela que for exibido por isso não faz diferença mesmo. Ponto de tela é uma coisa, ponto de impressão é outra mesmo, por esse motivo há quem diferencie os usos dos termos PPI e DPI, eu não fiz essa diferenciação neste vídeo para ser prático e o vídeo não ficar muito longo.
Quer dizer que para tamanhos maiores o ideal é reduzir a resolução de dpi? Achava que quanto maior o tamanho maior devia ser o dpi para ter mais qualidade
Talvez eu não tenha sido claro, o que digo ali é que o número de pixels de uma imagem é fixo, quanto mais área tivermos, menos pixels por área teremos, é como ter 1L de água e colocar esse 1L em uma garrafa maior, a água se espalha na área maior mas segue sendo 1L. Aumentar o número de pixels para compensar é um processo chamado interpolação, que tem limites de aplicação variados conforme a qualidade da imagem e os objetivos da impressão.
Excelente explicação. Uma dúvida, fazendo o raciocínio inverso: uma câmera de 36 MP, gerando uma impressão de cerca de 21 x 28 cm. Uma resolução de 300 dpi, geraria uma imagem com ótima resolução. Teria alguma vantagem em aumentar, por exemplo, pra 600 dpi em termos de resolução? Grande abraço e obrigado mais uma vez pelos excelentes vídeos produzidos.
Sim, encolher o arquivo, ou aumentar a resolução de saída, amplia a nitidez e reduz defeitos técnicos da imagem.
Eu tenho uma t3i qual também posso imprimir ? 40 por 40 posso ?
Depende muito do ISO e da qualidade da lente, mas fora isso, usando a lógica que está explicada no vídeo, algo em torno de 45cm no lado maior para altíssima qualidade.
@@ArmandoVernagliaJunior show obrigado meu amigo
Boa Tarde Mestre Armando
Tudo na paz !?
Te mandei msg no Instagram aí vc pediu pra mandar minha pergunta por aqui
Pintou uma oportunidade pra pegar uma Nikon D100 qria saber com vc se ela é uma boa câmera pra pegar !? Apesar dela ser antiga desde já agradeço abçs e aguardo retorno
Na minha opinião ela foi uma boa câmera em seu tempo, mas estamos falando do ano de 2002 que é quando ela foi lançada, modelo com 6mp de resolução, bastante parecida com a Canon 10D da mesma época, usando ainda sensor CCD e não o CMOS como todos os modelos dos últimos dez anos, eu sinceramente não vejo uma câmera dessa geração como opção de compra para os dias de hoje, vejo um item assim mais como modelo de coleção por exemplo, então depende de muitos fatores. Você citou que às vezes clica co 7D, a 7D, que é de 2009 é imensamente superior em qualquer aspecto técnico, a T3i que você citou usa o mesmo CMOS da 7D então dividem qualidades similares em termos de imagem, ambas muito acima da D100, então eu não veria a D100 como opção nos tempos atuais para quase nenhum uso fotográfico. Lógico que cada um tem um potencial financeiro, cada um tem necessidades distintas, mas essa é minha opinião.
Qual máquina q você me indicaria pra comprar num valor até uns 2,500 reais !?
Essa regra vale inclusive pra celulares que tem 24m ou tem diferença?
Olha, do que eu tenho visto nos smartphones eu seria mais restritivo com os tamanhos, vou te dar um exemplo, estou aqui testando no momento um Zenfone 7 que tem 64mp e a Canon EOS R5 que tem 45mp, o arquivo do Zenfone tem, como é de se esperar, uma qualidade bem menor que o da EOS R5, a um ponto que eu tenho que reduzir ele para menos de 16mp para que com essa redução eu ganhe nitidez num nível comparável com fotos feitas com boas câmeras, assim, ainda quero fazer mais testes, mas me parece que da resolução informada e captada num smartphone, ela terá entre 1/4 e metade da capacidade de ampliação que teríamos com mesmas resoluções numa câmera, variando com questões de qualidade da luz na hora que captou, lente estar bem limpa na hora etc. Por isso uma imagem de 24mp de um celular eu diria que para fins de cálculo eu consideraria que é na verdade uma imagem de 6 a 12mp nessa lógica fotográfica colocada nesse vídeo, isso são aproximações, ainda quero fazer mais testes, mas baseado nos arquivos de 108mp do Xiaomi Mi 10T pro e nos de 64mp do Zenfone 7, os do Xiaomi responderam bem sendo tratados como arquivos de 27mp e os do Zenfone estão tendo boa qualidade tratando eles como uns 16 a 20mp... enfim, tentando simplificar, onde nas câmeras eu divido por 300 para dar o tamanho em centímetros, no celular eu dividiria por 600 e assim chegaria num tamanho menor e mais adequado à qualidade dos arquivos dos smartphones.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado Armando, me ajudou bastante. Era uma dúvida. Eu achava estranho que mesmo oferecendo a mesma quantidade de pixels, a qualidade não era a mesma. Andei dando uma pesquisada e li que o tamanho do sensor também influencia nessa hora. Então teria que incluir nessa equação (não sei como) a variável "tamanho do sensor". Aproveitando aqui pra fazer outras perguntas. Aquela função do photoshop que aumenta a quantidade de pixels de uma foto, ajuda em alguma coisa?
E converter para arquivos TIF melhora alguma coisa em termos resolução? Já que a quantidade de pixels sempre aumenta. Ou isso só deixa uma foto ruim mais "pesada"?
Mais uma vez agradeço pela atenção e tempo dispensado e parabéns pelo canal!! Um dos melhores na categoria. Abraços.
Gostei do vídeo, mas acho que faltou a informar qual a quantidade de dpi mínima a se utilizar em uma impressão para que fique boa ou aceitável conforme aumenta-se a distância de quem visualiza. Uma escala proporcional disso. Do tipo a cada metro que se afasta da impressão seria possível diminuir quanto do dpi para que uma coisa compense a outra é a percepção da qualidade da imagem não se altere muito, entende? Para se ter uma ideia aproximada de qual o tamanho máximo de impressão seja possível fazer com uma determinada resolução de arquivo. Não sei se entendeu o que eu escrevi. Espero ter me feito claro kk
Como falei mais no começo do vídeo, isso é subjetivo, e depende da distância de observação, não existe esse mínimo, depende de fatores. No vídeo do Ale Rodrigues tem uma tabela nesse sentido (o link está na descrição do vídeo), mas mesmo a tabela depende de fatores como ISO, nitidez da imagem original etc... se for abordar isso num só vídeo dá um longa metragem. :D O meu e o do Ale somados já são mais de 40 minutos e não esgotamos o tema.
Pra lá do básico...
Quando escrevi esse roteiro pensei que era o básico (dá para aprofundar), mas coloquei também na playlist prá lá do básico, e quando aprofundar isso invento o bem prá lá do básico. :D
Mais um check o/
Obrigado. :)
Olá Vernaglia ! No photoshop podemos fazer o crop em nossa imagem sem perder a quantidade de megapixel.
Aí é interpolação, cortar sem reduzir é interpolar, e isso faz cair nitidez, não entrei no assunto pois o vídeo teria 3 horas de duração, mas cortar redimensionando é o mesmo que interpolar e existe perda de qualidade.
@@ArmandoVernagliaJunior OK.
pergunta talvez idiota mas eu sou leigo e tenho essa curiosidade. e se eu quiser imprimir a foto em um tamanho maior, e não diminuir a resolução... por exemplo, imprimir a foto com 1 metro, mas manter os 300dpi ao invés de 150??
Aí o que vai fazer é um processo chamado interpolação, no software (photoshop ou similar), vai colocar o tamanho desejado sem mudar a resolução de 300dpi, o software vai ter que "inventar" os pixels que preenchem a imagem, processo conhecido como interpolação, de forma geral funciona, pode ser feito, há uma queda de nitidez ao fazer isso, então seja interpolando, seja baixando o dpi do arquivo, perde um pouco de nitidez.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado Armando, seu canal é fantástico.
A T5 tem 18 megapixels , e no JPG dá 72 DPI E Raw 300 DPI
O arquivo é sempre o mesmo, sempre tem 18mp, o que muda é a distribuição dos pixels no espaço e isso você controla em qualquer software.
É só usar a tabelinha, nunca uso a resolução total da câmera, raramente trabalho com Raw
Tabela não serve para tudo, cada caso é um caso... se tem uma foto em ISO 100 é uma coisa, em 3200 é outra. Cada um encontra as melhores saídas pro próprio trabalho, eu s´uso RAW e sempre na máxima resolução, pois é o que preciso para meus trabalhos tanto de publicidade como de fineart, mas entendo que cada trampo tem necessidades específicas e cada um acha suas respostas. :)
@@ArmandoVernagliaJunior
Fine art e publicidade é imprescindível trabalhar com RAW
Eu vendo com a minha Canon 30d de 8,5 mega pixels na mão 🤡
Tive uma 30D por um bom tempo, excelente câmera, até hoje tenho foto em banco de imagens que fiz com ela e seguem vendendo.
PRÁ SE PREOCUPAR TANTO COM A QUALIDADE DE SUA IMAGEM,POIS DEPENDERÁ MUITO DO GRAU DE MIOPIA DE CADA OBSERVADOR,NÉ?