Síndrome do Peter Pan - Uma criança em um corpo de adulto | ANA BEATRIZ
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- ✔️ SE INSCREVA NO CANAL E ATIVE O SININHO PARA RECEBER AS NOTIFICAÇÕES DE NOVOS VÍDEOS.
-----
✔️ SIGA MINHAS REDES SOCIAIS
▪️ Instagram - / anabeatriz11
▪️ Twitter - / anabeatrizpsi
▪️ Facebook - / draanabeatriz
▪️ Site - www.draanabeat...
-----
📚 Conheça os Meus Livros:
draanabeatriz.c...
-----
⚠️ AVISO LEGAL ⚠️
De acordo com o Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter educativo, assim como, não são divulgados endereços e telefone de consultório, clínica ou serviço de saúde. Os vídeos do Canal Mentes em Pauta, são produzidos baseados na experiência da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, na observação prática de pacientes e em pesquisas científicas mais recentes até o momento. Em caso de dúvidas procure seu médico. Todos os materiais aqui divulgados são de propriedade da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva e não podem ser replicados sem autorização prévia em outros canais do UA-cam ou qualquer outra plataforma.
Tenho 22 e minha mae faleceu, fui obrigada a amadurecer sozinha, estou lidando com faculdade , estagio, casa, comida, e ainda lidar com o luto! É muito triste 😢
Nayane, olá! Bom dia 😊 Não é fácil seguir a vida sem a Mãe proxima. Mas entenda e viva cada momento da sua vida. Eu mesma perdi minha mãe em 2012 e fui filha unica. Não conheço meu pai e nessa altura da minha idade que estou com bem dizer 29 pra quase 30 anos não tenho vontade. Bem, o luto e ter essa vivencia é importante mas o que me mantem firme é as lembranças e a saudade eterna que eu sentirei sempre. Quer um conselho? Creia e tenha fé! Não sei se tem alguma religião mas se apegue as coisas boas da vida. Eu a partir daquele momento com 17 anos quando ela se foi tive que amadurecer sozinha.. ela me deu a base e as formas de viver e como viver estudar e trabalhar etc... mas na grande parte a vida irá mostrar o quão ardua é. Aprender sozinha não é facil mas, a vida pra gente tem que continuar. Fique firme e fique em paz! Deus te abençoe ❤
Oxe... 22 anos obrigada? Tá atrasada desde os 12 anos pelo menos ...
Que o Senhor te fortaleça.
Irmã Jesus contigo ele jamais te abandona 🙏
@@guiga1 Não entendi seu comentário atrasada de quê?
Melhor coisa do mundo morar sozinha, vivi com meus pais até as 32 e amo eles, mas, é indescritível o prazer de ter seu lugar ❤
Sem dúvidas. Uma coisa é querer, outra é poder.
@@politizone1im eu mesmo se tivesse condições eu morava sozinho hj mesmo kkkkkkk
Com certeza!!!
@@Rodrigo-Araujo Quando puder façam, eu fiquei namorando a ideia uns 5 anos e estou terminado de comprar as coisas, mas já me viso com o básico. Vai valer a pena.
@@thamitina2580 Eu sou solteiro sem filhos, ganho super bem e mesmo assim eu me assusto com o preço das coisas. Um cara inteligente hj só vai se relacionar com uma mulher pra valer mesmo se ela ganhar tao bem quanto ele. Senao, melhor ficar solteiro... e ter filhos entao, nessa modernidade onde vc so tera despesas. Melhor ser tachado de peter pan então.
Foi-se o tempo em que aos 18 anos a pessoa já conseguia um emprego minimamente estável e podia comprar uma casinha ou terreno.
A maior parte dos jovens tem dificuldade de conseguir um emprego, quando consegue é instável e pagando o mínimo, sendo que na maioria das cidades o aluguel já é quase o valor do salário. Até mesmo em cidades menores os alugueis estão subindo, mesmo as oportunidades de emprego sendo ainda menores.
A conta não tá fechando mais, não é culpa dos jovens.
Existem os imaturos, claro. Mas a maioria só não tem muita oportunidade de sair da casa dos pais e ainda morar em um lugar com oportunidades mínimas de emprego.
Pois é, por isso não se comparem.
Mas na época dos nossos pais/avós, a situação era diferente? O Brasil sempre foi um país miserável para a maioria da população, a inflação na década de 80-90 era galopante! E nossos pais/avós moravam com os pais deles até os 40 anos? Não! A diferença é que eles abriam mão de muita coisa para conseguir, coisa que a geração Peter Pan de hoje não abre.
@@curso_capac_tecnologica Sim, era bem diferente.
Apesar de todas as dificuldades do passado, havia maior oferta de casas e terrenos a um preço muito mais acessível.
Não era incomum uso capião em qualquer terreno baldio. Hoje, em muitas regiões, achar lugar para morar, mesmo que de aluguel, o valor se aproxima do próprio salário.
Sem falar que, no passado, mesmo uma pessoa sem o ensino fundamental tinha chance de conseguir emprego com o mínimo de estabilidade. Hoje é necessário cada vez mais qualificações e experiência profissional (o que é paradoxal, precisar ter experiência prévia pra conseguir o primeiro emprego kkkk) para conseguir vagas que pagam o mínimo e com cada vez menos estabilidade.
São tempos completamente diferentes, com desafios completamente diferentes.
Perfeita colocação!
@@jeffersondenier "precisar ter experiência prévia pra conseguir o primeiro emprego" falo isso há anos, hahahaha. Uma piada essa nossa sociedade. Se eu não fosse funcionário público, provavelmente, hoje, estaria desempregado.
Falou tudo sobre me,hoje aos 34 anos sem nada,nem emprego fixo tô tentando sair desse abismo na qual eu acomodei,mais nunca é tarde pra acordar né 😢
Te entendo amiga, eu to assim, na casa do meu pai e não tenho vontade nenhuma de crescer.
com as mulheres se chama sindrome da Cinderela, de uma olhada depois
@@jess.icaferrer pelo menos vc está na casa dos seus pais pior é eu num casamento falido sem ter como sair pra recomeçar,minha mãe já faleceu meu pai mora no interior tadinho nem teria como me ajudar, enfim,vamos crê que vai dar certo,mais vc pode começar da casa dos seus pais mesmo e depois vc procura um cantinho pra vc.
Vida continua, sigam em frente e busquem agir que as coisas acontecem
Eu moro com meus pais , ajudo em casa. Não tenho condições de morar sozinha, pq se ficar desempregada como faz sendo solteira? Se fosse casada pelo menos um se apoia no outro, mas sozinha ganhando pouco é impossivel. O que eu ganho morando com eles e ajudando em casa não sobra muita coisa. Tem casos que a pessoa não cresce mesmo, mas tem casos que é financeiro. Nao acho que morar com eles me torna infantil, pq eu resolvo muita coisa da minha vida sozinha as vezes parece que eu sou a adulta e eles as crianças pq nao é facil conviver com pais que brigam entre si o tempo todo.
Há quem julgue de maneira muito dura, como se fosse uma falha de caráter. Embora existam os acomodados, há muitas pessoas que não querem ser assim e que sofrem muito, se sentem infelizes, por estarem nessa situação. Sejamos mais solidários e menos julgadores.
Engraçado que até meio do século passado as familias tentavam se manter unidas, se não no mesmo casarão, , pelo menos nas imediações, e hoje vemos jovens,filhos de boa gente, mimados, imaturos, a fugirem de casa dos pais para viverem em "républicas", "tribos", metidos nas drogas, na promiscuidade, a catarem latas, para viajarem mundo fora com um saco cama às costas, criminalidade, porque realmente a propaganda da agenda contracultura desde os anos 60, é anular os valores da família, da religiäo da identidade dos povos, da sociedade, numa imitação psicodélica dos movimentos anglo-americanos hippie e punk... Descambou...
O resultado está à vista em pleno século XXI com a Agenda NWO... E mais ñ digo...🤔
Exato!
entendo a explicação de psicologia que ela deu sobre a síndrome, porém, na atualidade o desemprego é algo que afeta muito os mais jovens, na época dela não era assim, aí o jovem, cujos pais sempre foram a fonte de paz e sossego, não consegue passar pelas dores sozinho. É complicado.
Concordo totalmente com a sua inteligente e sensivel analise. As vezes ha, na verdade, tanto sofrimento!
@@mariafernanda-bi8ke Além de todas as dificuldades econômicas e da desigualdade social gritante, há que olhar de maneira mais humana para as dores psicológicas de cada indivíduo. Há tantas pessoas que carregam traumas e sofrimento mental que a gente nem imagina. Isso pode minar as forças da pessoa, pode criar barreiras que dificultam seguir em frente sem o apoio de alguém. Nem tudo é preguiça e exploração.
Comecei a trabalhar aos 15 anos e sempre estudei sem precisar de cobranças de meus pais e com 26 anos passei num concurso público. Nunca precisei incomodar meus pais na minha vida pessoal e hoje tenho 51 anos e estou muito feliz pela educação de sobreviver as dificuldades de viver.
Eu tbm passei num concurso público que nunca chamaram kkkkkkkk tenho faculdade e tudo e estou desempregada. Na sua juventude as coisas eram completamente diferentes de hoje em dia, raramente tem emprego e quando tem, é instável e o salário baixo
Ative o Sininho para evitar a Síndrome de Peter Pan.
😂😂😂😂
Ah não! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Trocadalho do Carilho
Kkkkk😂😂
😂😂😂😂
O amadurecimento e o discernimento é o mais importante para sua própria autonomia e responsabilidades futuras!
Morar sozinho te faz crescer muito, é a melhor coisa que existe.
Pessoas assim, vão aprender da pior forma possível a amadurecer. Falo por experiência própria. Hoje tenho 41 anos, moro de aluguel, sozinha, passo por muitas situações difíceis e não consegui construir nada na minha vida ainda, faculdade, carro, casa própria. Minha mãe me super protegeu demais, me tornou uma adulta insegura, não me deixava fazer muitas coisas, serviços domésticos, cozinhar, me mimou demais. Ela teve um câncer de mama que se espalhou para outros órgãos após 5 anos de tratamento e acabou falecendo e depois de uns anos, meu pai faleceu também (recentemente), e eu me vi sozinha, sem chão, sem rumo, entrei em depressão, fiquei muito mal. Tive que me virar e aprender muitas coisas sozinha, foi duro e até hoje eu me sinto perdida na vida, sem saber o que fazer. E além de tudo isso, ainda tive que cuidar do meu pai e mãe doentes, acamados, trocar a fralda do meu pai, dar banho, etc. Fiquei 6 anos sem poder trabalhar, sem poder estudar. Agora que estou retomando minha vida novamente e tentando amadurecer a cada dia.
Você vai conseguir . Erga a cabeça, e vá atrás desses 6 anos parada! Tudo vai ficar bem 🙌🙌🙌🙌
Tenho 30 anos e me identifiquei com vários aspectos sobre o que a doutora falou. Não tenho quase nenhuma responsabilidade, além de cuidar de uma doença autoimune, tomar remédios e etc. Minha família sempre me tratou como se eu tivesse numa bolha por conta dessa doença, aonde era super protegido, inclusive minha mãe pelo o que a doutora disse aparentemente tem a síndrome de Wendy, porque mesmo eu pedindo e explicando pra ela que eu preciso ser mais independente (sim, eu tenho consciência), ela da risada e nem se importa com nada, não se importa em lavar louça, limpar casa, lavar banheiro, minhas roupas, arrumar meu quarto e etc. Eu realmente tenho essa síndrome por crescer assim em criação e tenho medo de não conseguir sair disso, tanto por medo e comodismo. Nisso desenvolvi transtorno misto de ansiedade e depressão que me afeta bastante em todos os aspectos da vida, pessoal, amorosa, tanto que nunca trabalhei e vivo com o mínimo do mínimo. Fiz quimioterapia pra cuidar da minha doença e esperando me recuperar pra recuperar a minha vida e viver ela sem depender de ninguém.
Muitos não entenderam o ponto do vídeo: uma coisa é você morar na casa dos pais, mas ter emprego, estudar, ajudar em casa (financeiramente ou fazer o serviço doméstico enquanto seus pais trabalham) outra coisa é a pessoa não querer saber de estudar nem trabalhar, só fica deitado o dia inteiro assistindo tv ou mexendo no celular, não presta nem pra lavar a própria cueca/calcinha durante o banho.
As pessoas que a Dra. descreveu são essas. Pessoas que já estão na fase adulta e envelhecendo e não têm vida própria, vivem como se fossem crianças e só criam despesas para os pais.
Eu tenho 25 anos, trabalho, moro com a minha mãe, somos pobres, e eu não fiquei nem um pouco ofendida por esse vídeo, eu entendi completamente o que a doutora disse, até porque eu conheço gente que tem exatamente esse perfil, gente que não quer fazer nada da vida, mas acha que a mãe é caixa eletrônico pra ficar pedindo dinheiro.
Exatamente. Algumas pessoas não entenderam o ponto de vista explicado pela doutora
O problema é que até pela forma como ela explicou, parece que mesmo pessoas na sua situação, não querem nada com nada. Eu mesmo trabalhei em um emprego temporário durante os últimos 9 meses do ano passado e quando descobriram minha idade e que eu morava na casa dos pais, comecei a sofrer com preconceito, menosprezo, etc. Não é mimimi, eu estava de boa no meu canto e aparecia gente me olhando com cara feia e me criticando direta ou indiretamente. Fico me perguntando se esse povo não percebia que estava lá justamente pra me tornar independente. Comecei a estudar pra concurso com 13 anos, só que todos tinham limite de idade. Infelizmente não passei em nenhum e passei a trilhar outros caminhos, por isso na idade que estou, ainda estou estudando, porém, mesmo sendo aluno de uma Federal (cujos horários são bem impeditivos para quem quer trabalhar), ainda estou buscando chegar lá.
Kkk tu tá parecendo cristão aliviando quando lê a bíblia pô, ela n disse isso, ela deixou claro q mtas das vezes esse tipo de desculpa de q os pais precisam nem é real, q é pq a pessoa n quer gastar com aluguel ou a compra de uma casa e ter a renda afetada kk
As pessoas não sabem interpretar um vídeo… imagina um texto kkk
No video (assisti inteiro) ela só contempla duas situações extremas: o parasita e o guerreiro.
Ela deixa claro que não existe desculpa (na opinião dela) para morar com os pais e que a pessoa ter que resolver os próprios B.Os.
Vocês é que estão extrapolando a informação contida no vídeo. Não existe essa informação da pessoa que "não consegue sair da casa dos pais porque a vida é dura".
Enfrentar os desafios da vida e ser responsável por si mesmo é muito bom, uma sensação de poder, autoconfiança...
Estou no meu processo de amadurecimento e evolução. Sou independente desde meus 19 anos, hoje com 23 sou muito grata por ter firmado esse passo lá atrás. A resiliência faz toda diferença, de fato. Viver livre de forma responsável não tem preço!
Tem pessoas que nunca amadurece ,é sempre infantil incapaz de assumir a vida adulta, incapaz de assumir responsabilidades ,é sempre uma criança medrosa diante da vida.tem 40 anos e ainda depende dos pais ,adulto infantil.
É sobre esta Síndrome que ela FALA.
nesse universo da mente. Aprendi que só um narcisista não muda, mas alguém que não tem o transtorno e é só imaturo, mesmo que demore pode mudar.
Tenho uma pessoa dentro da minha família, que encaixa perfeitamente nessa síndrome.
Graças à Deus, eu fui totalmente ao contrário, quis ir atrás das minhas conquistas e fiquei independente logo cedo.. e sempre assumi minhas responsabilidades..e participei da cia da família, e cada um em sua casa .🙏🏻
Maravilhosa explicação, Dra Ana.🙏🏻
Oi, você é conservadora?
@@politizone1 ora por essa pessoa moça!
Eu sou uma pessoa responsável e madura emocionalmente, graças a Deus 🙏 Amém! A pessoa só muda quando ela quer... E com o passar do tempo!
Amo muito a Dra.Ana, mas morar totalmente sozinha em pleno 2023 tá inviável, tenho 25 anos e moro sozinha na casa do meu pai, tenho profissão e tudo, porém sonhar em estudar e morar sozinha em cidade grande não dá mesmo, para quem vem de família extremamente pobre e quer ser alguém através dos estudos deve sim ter apoio, os tempos mudaram!
@Mylena Santana, o fato de você morar na casa do seu pai não significa que você se encaixe na síndrome de Peter Pan nem que você não queira assumir responsabilidades. Pelo contrário, você tem uma profissão. Morar na casa do pai, no seu caso, como de milhares de brasileiros é uma questão de sobrevivência. Não podemos negar a realidade econômica e social. Isso não seria independência, seria dar um salto no escuro.
@@terezazerlottini3410 você tem razão ❤️
@@mylenasanttana1611 Te desejo boa sorte, amiga. Seja forte e mantenha a esperança.
@@terezazerlottini3410 muito obrigada de coração, e desejo também a você boa sorte em teus caminhos, e que Deus te dê forças onde você precisar ❤️❤️❤️❤️
@@mylenasanttana1611 Amém! Deus te abençoe. 🙏
Tive um ficante que é assim, ele tem adoração pelos pais, depende deles financeiramente, não corria atrás dos próprios objetivos, só queria beber, transar e usar drogas. Criticava os outros, tem um ego enorme e dizia que quando transava com os outros era um favor que ele fazia a eles.
Excelente vídeo, muito boa explicação. Como a maioria da população veio de famílias disfuncionais e com poucos recursos financeiros, com pouco apoio, provavelmente quem é mais rico tem essa benesse de evitar o crescimento e ser "Peter Pan". A pobreza nos obriga ao crescimento e ao amadurecimento talvez mais rápido. As mulheres também são mais cobradas a amadurecerem de modo célere. Sustento minha mãe desde os 19 anos, quando passei em concurso público, fui abandonada pelo meu pai na infância, então nunca essa chance de "não crescer". Quem é pobre não tem esse privilégio, se não se comporta, mesmo se esforçando bastante e levando pedrada de todos os lados, por vezes se ferra, passa necessidade desde cedo e ninguém quer saber ou ajudar, mas muitos lhe trazem ainda mais problemas ou abusos de todos os tipos. Para nós que viemos de famílias pobres, tudo é mais difícil. O Peter Pan playboy pode ficar na casa do papai, ganha tudo de graça ou é sustentado sem esforço até os 90 anos ou sabe-se lá quando, mas talvez seja menos de dez ou cinco por cento da população. De outro lado, milhões de pessoas nem pai tiveram, cresceram na pobreza ou na miséria, e até quando crianças eram cobradas a serem mini-adultos. Nós, que nascemos pobres, na maioria da população, nem pai tivemos, ou seja, a mensagem da injustiça social para o pobre é se vire desde a infância, salve-se quem puder, ou se comporta, ou se ferra, ou vai preso, ou morre ou acaba na rua. Esse privilégio de ser "Peter Pan" é para uma minoria da população, provavelmente nas classes mais ricas ou médias, dependendo de cada contexto.
Certo, mas a pessoa que tem síndrome de peter pan pra ela basta não trabalhar e ter alguém pra dar o arroz e o feijão pra sobreviver, isso qualquer trabalhador comum responsável tem a oferecer, não precisa ser de família bem de vida, isso é o suficiente pra um Peter pan parasitar, é como uma criança, ela só não é capaz de assumir responsabilidades e isso acontece muito em famílias pobres também, onde somente um membro da família sustenta com bem pouco vários membros da família.
@@AlexandreRodrigues-nn9rc isso é verdade, conheço uma mesmo que está perto dos 40 e nunca trabalhou na vida, literalmente, sempre foi sustentada pela mãe, depois pelo marido, e agora pela filha que está casada. A filha não sustenta apenas ela, mas também o irmão de 7 anos (filho que ela teve fora do casamento). Enfim, todos são muito pobres, chegaram a passar fome e tudo, de pedir comida na rua, mas nem assim a mulher nunca criou coragem pra vender uma água na rua. E qual o motivo disso? Sempre teve quem a sustentasse, tanto que na época que ela e a filha passaram necessidade quem ia pedir comida na rua era a filha ainda criança... As pessoas as vezes acham que ajudam essas pessoas quando na verdade estão a piorando e não permitindo sua evolução, complicado.
Acabei de fazer 36 anos e ainda moro com meus pais, sou servidora publica e ajudo nas contas da casa bem como pago o plano de saúde da minha mãe integralmente. Reconheço minha dificuldade em assumir a responsabilidade de sair de casa, morar sozinha e cumprir com as obrigações que isso traz, mas o componente econômico também tem um peso enorme na minha escolha de morar com meus pais ainda. Moro em uma cidade que tem uma bolha imobiliária com preços de aluguéis abusivos, e com meu orçamento atual, sair de casa deles comprometeria meu orçamento a ponto de eu não conseguir sustentar um aluguel, despesas advindas do aluguel, pagar o plano de saúde da minha mãe e ajudar na conta dos meus pais e ainda juntar dinheiro para meus próprios planos. Lógico que gostaria de morar sozinha e ter mais autonomia, até desejo isso cada dia mais, mas em termos de orçamento e economia, isso vai levar um tempo ainda, contra minha vontade.
Ao menos não está na minha situação, construí minha casa no terreno dos meus pais. A casa deles estava condenada então os chamei pra morar comigo até meu pai fazer outra pra ele. Pois bem que agora ele não quer sair, e quem vai ter de sair sou eu e começar tudo de novo...😢 Porque as pessoas acham que eu que moro com eles e não é assim! A casa é minha, mas entre tirar eles daqui eu prefiro começar de novo. Mas agora a longo prazo pois ainda faço faculdade e não tenho dinheiro nem pra pagar aluguel.
É isso aí ,a vida não espera nada nem ninguém 👏👏👏
Hoje está difícil viver sozinho. Depressão, custo de vida elevado, sociedade doente, os jovens dessa geração vão amadurecer tarde.
Minha mãe tem todas as características de síndrome de Wendy e Narcisismo. Fui criado de uma tal forma que nem cor preferida eu tinha e que homem segundo ela eram os namorados, de moral duvidosa, que ela tinha. Não podia pegar fila de banco, pegar ônibus pois poderia ser assaltado e assassinado. Fui me libertando dela a partir do momento que minha atual esposa apareceu em minha vida. Após assistir a esse vídeo fiquei pensando e se eu não tivesse saído de casa quão imaturo eu estaria morando ainda com a minha mãe.
Animal raro esse aí hein vou te falar que eu me envolvi com uma pessoa que era mais ou menos assim mas para ela fazer mais a pena ficar aceitando as regras e imposições da família extremamente narcisista simplesmente porque eles têm muito dinheiro e para ele era muito mais confortável viver assim sendo eternamente uma criança sem opinião. Mas cada um sabe de si e sabe quanto custa a sua liberdade ele vendeu a dele por dinheiro eu não vendo a minha por nada.
é tão triste ser criado assim,você cresce sem coragem de enfrentar a vida,sem autoestima,vive se escondendo do mundo. conheço pessoas que são assim e acham que a mãe está certa o tempo todo e estão se afundando cada vez mais. ainda bem que você acordou a tempo.
@@RaboFrangalStream //////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////YT
Não conhecia essa síndrome
Que maravilha adquirir conhecimento com você Dra Bia
Gratidão 🌹😘❤️
Atualmente resido com minha mãe, embora minha vontade é morar sozinha, mas infelizmente não tenho condições financeira no momento, porém, toda e qualquer despesas comigo, sou eu mesma quem banco, por exemplo, faculdade, alimentação, roupas, etc e tal, minha mãe não tem gasto nenhum comigo, aliás, nunca teve!
Infelizmente tem situações que não tem para onde corremos, é aceitar e seguir…diferente da minha irmã que além de não trabalhar, ainda tem um filho e é sustentada por minha mãe.
Podiam falar sobre o efeito pós TCC, em que muitas pessoas entram em depressão, ansiedade, conflitos psicológicos e vários outros problemas descarados durante esse período.
Sério? Depois do TCC?
Sim, pois geralmente quem julga um TCC são pessoas do mundo que não estão nem aí pra vc, querem apenas saber o resultado. É um relação fria, distante e objetiva. De vc levar muita pro pessoal vai realmente te contaminar.
Tenho 23 Anos e Ela me definiu por completo kkk acho engraçado mas me fez refletir
Eu tô preso nesse mal, e me angustia tanto ter que passar por essa fase assim. Eu só penso em querer sei lá, resetar a vida, começar de novo de uma forma diferente, porque do ponto que eu estou só desço ladeira abaixo...
Amei essa psiquiatra é fabulosa estou assistindo todas
Primeira vez que vejo alguém comentar sobre isso digo eu parabéns gratidão
CONCORDO COM A DR MATURIDADE E SABEDORIA É DE SUMA IMPORTÂNCIA.
Dr.Ana Beatriz super necessária já chego assitistindo e dando like. 🎉
Se eu não vesse esse video até hj estaria pensando de quando eu ficar adulto com meus pais!
Tem mães e pais narcisistas e controladores que tem prazer em destruir todas as oportunidades dos filhos de sair de casa e fazem tudo possível para ter aquela pessoa sob seu controle a vida inteira
Bem assim é em minha vida 😞 triste isso! Nem queria saber 😔
Super doleroso
Sai de casa aos 21, do interior pra estudar numa capital,ganhei uma bolsa integral e fui morar de favor na casa de conhecidos. Tres anos depois passei num concurso público. Comprei meu ap, sou completamente independente do meu marido, e nao ha coisa melhor do que CRESCER! Ser independente é a melhor coisa da vida.
Uma dupla maravilhosa gerando conteúdos relevantes. Parabéns
Maravilha de tema e debate.👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Dra Ana Beatriz o seu trabalho é um bem necessário.
Amooooo seu trabalho doutora 🙏🙏🙏 Deus te abençoe grandemente 🌹🙏😊
Tenho 28 anos e moro na casa dos pais, mais precisamente da minha avó. No caso ajudo nas contas, na organização da casa. Só não saí porque estou solteiro e ainda estou na fase de estagiário remunerado. Sou um Peter Pan? Trabalho desde meus 15 anos, minha mãe é doméstica, não tenho pai pra me suster, meu tio que sempre me deu umas ajudas, mas também me ensinou a lutar. Compro minhas coisas, não fico pedindo pra ninguém não.
Esses conceitos de psicologia são genéricos, funcionam mais como propaganda da psicanálise, pois somente numa consulta um psicólogo poderá atestar isso no sujeito.
O caso apresentado pela Dr. realmente são o cúmulo, embora haja muitos que compartilhem alguns pontos dessa situação. Eu vou me preocupar com minha, deixe os psicólogos com seus brinquedos.
É uma pena ela não colocar as questões sociais e políticas no meio
Ela faz a análise a partir da própria bolha social. Ou seja, é uma análise muito limitada.
Crise por exemplo ne, eu citei isso no meu comentário acima
@@marcossacramento4713 exato, e uma coisa que eu não gosto muito na Ana é que ela gosta de colocar as pessoas em caixinhas, como que dizendo "se tal pessoa é assim ela tem essa síndrome" ou "se tal pessoa tem essa síndrome ela é assim com certeza", como se não houvessem diferenças entre as pessoas com um mesmo diagnóstico
@@milabarbozaleao então, enquanto ouvia a entrevista do psiquiatra Guido Palomba ao Inteligência LDTA, li um comentário parecido sobre ela, no sentido de que tudo para ela é psicopatia. O Guido, por outro lado, evitou generalizações.
Se deixassem de encher a cara de cerveja, de ficar fazendo rolezinhos, viagens pra praia ou gastando com outras futilidades, teriam condições de ter pelo um AP simples ou um carro, mas preferem se manter imaturos irresponsáveis, apesar de já terem até filhos...
BIA , SIMPLESMENTE MARAVILHOSA VCS DOIS SÃO
Extraordinária psiquiatra! Já chego dando like. 🌹👏👏👏👏👏👏👏
Quando você tem transtornos, um psicológico quebrado, e também só tem a sua mãe como motivo para viver, é impossível se separar. Minhas crises só pioram quando estou longe da minha guerreira. Eu não estou e nunca vou estar preparado para se afastar. Sem ela ao meu lado todos os dias, esses sentimentos vão me consumir e o pânico vai ficar eterno em mim. É muito difícil você ter a mãe como a única fortaleza e precisar se separar. Eu não posso! Se ainda tô aqui é por causa dela.
Se você sabe disso, já pode começar a tratar essa dependência. O primeiro passo para resolver um problema é identificar ele. Ninguém é responsável por você além de você mesmo.
E por favor, eu não digo isso com o intuito de te machucar. Eu realmente disse isso para te ajudar. É muito ruim estar nessa posição e eu mesma já estive mal. Felizmente, estou melhorando
Não sei qual o seu transtorno,mas sofro de Transtorno também e fui á luta desde adolescência para ter minha independência ,trabalho e uma profissão.Comi o pão amassado e sempre lutando com Transtornos mentais.Paguei o preço e lhe digo que,apesar de AMAR muito minha mãe e ser dependente emocional dela,me tornei um membro útil da sociedade,me realizei na profissão como pessoa e valeu a pena! AINDA luto com Transtornos mentais e físicos também.Moro sozinha e NÃO DEPENDO DE NINGUÉM MAIS.Nem de minha mãe nem de pseudo amores.
@@carmenmaraschin5785 fico muito feliz! Quanto a sua pergunta, não tive transtornos. Apenas sofri muito durante toda a minha infância e adolescência e me apoiei emocionalmente na minha avó. Minha avó foi como uma mãe pra mim e ainda é. Só tô compartilhando que é muito difícil sair dessa dependência. Tinha dias onde eu não conseguia descansar direito com medo da minha avó de repente morrer. Mas o que eu queria dizer com o meu comentário, é que é melhor a gente sempre ser independente, não só financeiramente (isso é o de menos), mas também emocionalmente
@@Larabouerinasc Como fez pra sair dessa dependência emocional? Odeio isso que sinto pelos meus pais. É uma necessidade de aprovação, de mostrar pra eles que atendi tudo o que eles esperavam de mim.
Meu maior temor é que eles me vejam de outra forma e percebam que o filho deles é uma decepção, ainda que digam que não.
Não sei sobre o que a Ana fala, mas eu pessoalmente sempre detestei fazer aniversário e ficar mais velho, diferente das outras crianças que queriam ser adultos logo, e agora com 18, eu vejo que eu tinha toda a razão.
Essa Dra é incrível!!!!
Como amo essa mulher ❤❤❤❤
Adoro qdo a Dra, simultâneamente, explica sobre a espiritualidade.❤
O que é péssimo. Ela, como psiquiatra, não deveria colocar as crenças dela em vídeos supostamente científicos.
@@politizone1 Somos energia e a psique tem tudo a ver...
Portanto, não é uma crença é ciência...Ela não abordou em nenhum momento sobre religião, aí sim é crença.
@@politizone1 Espiritualidade não é crença, é simplesmente o que existe e o assunto sobre isso é enorme hj em dia
@@politizone1Exatamente! Ela vem com papo de que "não estamos aqui para sermos felizes, mas para evoluir?" Que?? O que é evoluir?
Estou quase terminando o relacionamento com um peter pan. Tem 31 anos de idade e vive como um adolescente, vive fugindo das responsabilidades da vida, a casa dos pais é suficiente pra ele, a super proteção da mãe é nítida. Trabalha, ganha suficiente para ser independente e vive inventando desculpas de que não dá pra viver com o que ele ganha. Cada dia que se passa tenho mais certeza de que ele nunca vai mudar.
Falar e facil. Vc criticando tbm n ajuda ele...
Bom para ele, para que gastar dinheiro, se pode juntar?
Concordo com a Dra Ana Beatriz, e vejo muito isso nos momentos atuais.
O que mais tem filho folgado na aba dos pais, fingindo que é os pais que pfecisam deles. Aiai tão bom ver que a Dra afirmou
Obrigado doutora por fazer eu acordar pra vida.
Foi por isso que me divorciei! Eterno filhinho da mamãe
Já passei por isso. Me separei Tb.
Por que casou?
Então pq vc casou como ele? Não analisou pq ? Foi erro seu também kkk
@@alexandresantos7274 pq qdo casei ele não aparentava ter essa carência toda de mamãe. Com o tempo, as coisas foram surgindo. Infelizmente, nem todo mundo é sincero, transparente. Mas...vida que segue. Existem pessoas que se recusam a crescer. Mas é a vida delas. Sigo meu caminho e ninguém precisa ficar inimigo por isso
@@andreamendoncadeoliveira764 Que conversa fiada duvido que a pessoas consegue mentir por anos a não ser que vc casou com 1 mês de namoro.
esse sou eu aos 24 anos, e que a minha paz esteja com vcs pois cristo meu pai e nosso pai morreu por pessoas como eu e todo naquele que acreditar e aqui estamos.
hahahaha e aqui estamos e ficaremos simples.
É o segundo vídeo que você fala sobre esse tema (ou algo parecido). As perguntas do Alex até pareceram se adiantar a eventuais questionamentos feitos no vídeo passado e talvez a serem feitos nesse. Talvez na sua cabeça um jovem, nessas condições, morando na casa dos pais, embora gerador da própria renda, não deve pegar numa vassoura ou lavar um copo. Isso não é uma regra. É fácil falar quando se é rica e milionária (eu assim já estaria do outro lado do mundo), e ainda que você não fosse, a profissão de médica em si já paga valores (MERECIDOS) acima da média dos demais empregos possibilitando tal mudança. Bia, a maioria nesse país vive com algo em torno de um a dois salários mínimos e aluguel não é R$100,00, até barraco na favela não fica abaixo de 400-500 reais (a situação tá feia). Você viveria bem nessas condições se tivesse alternativa? Muitos jovens em situação pior (desemprego) estão frustrados. Desemprego e sensação de fracasso ou incapacidade também deprimem, sabia? Para falar sobre esses assuntos é necessário sair da bolha e saber o país que vive e as condições do país. Fico imaginando um jovem pobre e desempregado do Norte/Nordeste vendo esse vídeo e se sentindo um fracasso mais ainda porque foi isso que ele entendeu no vídeo de uma das psiquiatras mais famosas do Brasil.
atualmente eu estou nessa situação de desemprego, me sentindo um fracassado por não estar conseguindo arrumar trabalho etc 🥺
Concordo. Ela tá bem fora da realidade da maioria do povo brasileiro…
@@lucasascimento550, não desiste, meu caro. Já estive nessa situação tmb.
Quando me formei engenheiro de computação, não conseguia emprego.
Para completar, minha ex me largou, pouco tampo depois meu pai teve um AVC hemorrágico e eu que já tava depressivo, fiquei pior. E piorava mais ainda quando as pessoas falavam: "nossa, ele não tá conseguindo emprego? Estranho, filho de fulano ganha tão bem com t.i"
Me formei em agosto de 2017. Pensa como foi difícil...
Mas hoje, com 34 anos, ainda morando com meus pais, mas ganhando mais de 12k e com planos casar no ano que vem, posso te dizer uma coisa: como é bom não se precipitar.
Se tivesse me precipitado, talvez não teria um bom carro, não teria um terreno em um condomínio, enfim..
Não se engane, vim da pobreza e acredito só não passamos fome em casa, porque Deus não deixou. (Se for ateu, não tem problema. Mas eu acredito em Deus.)
Enfim.. sua hora vai chegar, meu caro.
Só continua lutando e seja sempre justo, honesto e humilde (mas sem ser trouxa dos outros).
Abraço!
Lvcido e Redpillado
Essa mulher é louca
Tenho 19 e ja estou me sentindo exatamente assim muito dependente, e moro com meus pais. Ainda não tenho emprego mas minha profissão é designer digital, não tenho interesses de relacionamento, não trago mulheres para minha casa e etc, mas tenho muito medo de não ser autossuficiente e independente.
Na boa, o que mais vejo hoje em dia é homem adulto, casado, com filhos, bem sucedido no trabalho, porém, EXTREMAMENTE INFELIZ dentro da própria casa, pois as esposas de alguns não deixam o cara nem assistir um simples NETFLIX aos domingos.
Brilhante explicação!
Essa mulher é maravilhosa!!!
Concordo em partes doutora,as vezes não é nem dependência dos pais,mas estar confortável ao lado deles ,seguir a vida não quer dizer abandonar os pais, me incomoda e me angústia essa estória de TEM QUE SAIR PORQUE UM MUNDO EXIGE, NÃO! ,pode sair ? Pode! Mas é um direito,não uma OBRIGAÇÃO!
Os meus não querem pq sou companhia pra eles, além do mais, ajudo nas tarefas cotidianas, que acabaria sobrando tudo pra minha mãe.
Vamo lá:
Salario líquido: R$1.200,00
Kitnet: R$600,00
Luz: R$110,00
Agua: R$60,00
Feira: R$450,00
Internet: R$80,00
Custo:: R$1300,00
Não vou colocar locomoção, pq to imaginando que esse jovem ganha passagem de ônibus da empresa.
Eu coloquei tudo o mais barato possível, sem fazer faculdade.
AH, OS JOVENS DE HOJE NAO QUEREM SAIR DA CASA DOS PAIS.
Concordo! Acredito também que há uma questão de poder econômico, mas medmo assim daria pra diferenciar os hipotéticos jovens de baixa renda: o acomodado e o maduro que só precisa de oportunidade.
Pela minha ex-mulher haver fugido para a República Tcheca com a minha filha, em abril de 1990, eu acho que não consigo confiar em ninguém, mas ainda tenho a minha filha na Europa, graças a DEUS! A minha filha é a uma boa filha, graças a DEUS!
@Alfredo Buzzacchi, deixo aqui a minha solidariedade pela imensa decepção que você sofreu e pela dor de ter que viver longe da sua filha.
Amei o vídeo! 👏🏻💪🏻❤️📚
No caso da maioria de nós, que não foi mimado e nem teve boas condições financeiras, é meio que uma tentativa de compensar as frustrações da infância e adolescência. Eu não tive orientação nenhuma do que é ser adulto, hj estou enrolado nas dívidas e recebi tardiamente o diagnóstico de tdah e agora sinto que sempre estive em desvantagem.
Bem, eu não sou assim, pois eu tomo as minhas atitudes de gerenciar a minha residência, graças a DEUS! Eu cuido das minhas coisas as contas e as tarefas da minha residência, graças a DEUS!
Muito difícil esses conceitos, pois a aplicação deles é muito generalizada.
Muito bom !!! Super verdade !!!!
Eu sinto um pouco isso tbm.. Mas tô tentando crescer. Graças à Deus esperando meu ap na planta ficar pronto! Mas o medo de como vai ser quando estiver por conta própria é constante.
Vc é capaz!
Ela pensa assim porque foi apoiada pelos familiares que a prepararam com educação e financeiramente pra sair e conseguir um trabalho com doutorado! Quero ver conseguir isto com salário
Mínimo
Falou tudo.
Sabias palavras ! Adorei
Chocada que isso é Comum
Tenho 27 anos, moro sozinho há 10 anos. Saí da casa dos meus pais por conta própria, me arrependo até hoje. Conselho para os jovens homens:
1 - Não saiam da casa dos seus pais
2 - Construa sua riqueza e valorize seu dinheiro
3 - Planeje sua liberdade financeira/aposentadoria desde cedo
4 - Gastar com o que você gosta não é desperdício de dinheiro
5 - Saiba quando sair de uma relação quando você estiver tomando prejuízo emocional ou financeiro!
6 - Cuidado com mulheres interesseiras e aproveitadoras; elas não aparentam o que são de verdade e sabem fazer você fazer o que elas quiserem se conseguirem te tornar dependente delas emocionalmente. Elas são expert nisso!
7 - Não ligue para a pressão social; muitas pessoas vão exigir que você se case ou tenha filhos, que você largue seus hobbies para se dedicar à "coisas de gente adulta". É uma cilada Bino! São pessoas frustradas que querem que você se ferre igual elas!
8 - Cuidado com a liberdade em excesso; seja regrado consigo mesmo, tenha valores e não deixe o ego subir à cabeça.
Espero que tenha ajudado, aprendi muito, sofri muito, e essas foram algumas lições que aprendi da pior forma possível rsrs
Por que você se arrepende de ter saído da casa dos seus pais? 10 anos morando sozinho foi tão ruim assim?
@@2012csn Não foi de todo ruim. Porém se eu tivesse continuado na casa dos meus pais hoje o meu patrimônio seria muito maior e a minha vida muito mais estável e confortável. Outro ponto é que quando você mora sozinho sempre vem uma coitada que é a gata borralheira querendo sair da casa dos pais e procurando um trouxa pra assumir o B.O. Cheguei a morar junto por duas vezes, fora o sexo foi tudo uma porcaria. Problemas de horários, estilo de vida, etc... Acho que o erro do cara jovem é não controlar a sua libido. Só isso já deixaria o deixaria a frente de 99% dos outros. Mas fazer o quê, é assim que a natureza nos levou a mais de 7 bilhões de humanos. Na minha opinião o homem deveria ser celibatário até os 25 anos. Mas é só minha opinião.
Namorei uma pessoa assim. 37 anos e ainda mora com os pais, abriu uma loja que não dá lucro nenhum e eu não achei isso normal. Descobri que ele tem esse problema.
Chocada que isso é super comum .Meu Namorado é um Adulto no corpo de um Adolescente pq ele ainda joga futebol no meio da rua com os Adolescentes de 15 anos de idade. E ele reprovou 10 vezes o Ensino Médio na Escola.
Excelente esclarecimento.
Essa psicóloga é muito preparada.
Ela é médica psiquiatra, uma grande doutora inteligentíssima
Mas anda dando umas escorregadas...
Há quem julgue de maneira muito dura, como se fosse uma falha de caráter
Explica um vídeo de pessoas que não param num emprego de ajudante.
Super válidos os comentários da Doutora (se não fosse a realidade material - realidade das coisas: falta de emprego, empregos precarizados, inflação, ascensão social quase impossível, famílias que só sobrevivem quando todos trabalham na casa, impossibilitando algum membro sair para tocar a vida sozinho).
Entretanto, reitero que os comentários são válidos (para 000,1% das famílias brasileiras).
Eu não aproveitei minha infância pois meus pais não deixavam em brincar fora de casa pois a rua era perigosa, agora sou um adolescente e tenho mais liberdade porém não tenho mais tanto tempo livre e tenho medo de ser rejeitado pelos outros por ter vivido excluído todo esse tempo, há alguma maneira de eu recuperar esse tempo perdido?
Nós tempos atuais está extremamente difícil ter estabilidade financeira e ser independente e quando alcançamos isso tanto homem quanto mulher não queremos trocar por um relacionamento.
Mas a fala dela incomoda elas mesmas. Elas querem um homem provedor. Pra transferir a renda pra elas e elas ficarem de boa como era na casa dos pais oras. Repare a galera de mulheres nos comentários que estão velhas na casa dos pais... Heheheheh e os homens acordando e vendo que não vale a pena casamento em tempos de degeneração feminina total. A conta do femimimimimismo chegou e vai piorar mais.
Acertou em cheio!
Tem filho que tem Dependência Emocional e sente dificuldades de sair de casa.
Conheço um que vai fazer 70 anos e tem essa síndrome. Ele mora com a mãe e ainda é exigente. Faz até ameaças quando não consegue o que quer.
Caramba, como assim a mãe dele ainda é viva? Ela tem 85/90 anos?
Os tios do meu marido com 60 e poucos anos ainda moravam com a mãe!
Tenho 25 anos, e preciso amadurecer, eu trabalho e ajudo os pais, mas tenho interesse em sair daqui e viver sozinho mas do jeito que as coisas vão, tudo caro :/
Conheço um muito bem! Tudo isso aí !
As vazes o problema é mais financeiro do que maturidade e outras é a junção de vários fatores
Sim desemprego injustica social ta gritante nesse mundo . Nunca me faltou nada e nas entrevistas de emprego me tratam como se eu tivesse desesperado pelo emprego. Realmente to mas 30 pessoas na entrevista pra 1 vaga
@@cincoequinze Rh cheio de feministas não contrata homem
Muito pelo contrário, eu sou de classe baixa mas convivo com muitas pessoas de classe alta devido meu trabalho, acredite, os mais mimados são os de classe média alta para cima, são esses que herdaram, tiveram tudo de mão beijada, não saem da casa dos país e quando saem ainda exigem que os pais continuem mantendo seus luxos, não consegue resolver nenhum problema sem ligar para alguém da família, fazem faculdade apenas por status ou entretenimento, principalmente em áreas de marketing, publicidade, moda e quando terminam a faculdade muito provavelmente irão exercer apenas por hobby, pois não faz o menor sentido ter que encarar o mercado de trabalho sendo que seus pais podem muito bem te garantir mesada, moradia, comida, roupas etc.
No meu ponto de vista, quanto menos recursos a pessoa tem, mais cobrado essa pessoa será de tomar decisões difíceis, de sair da zona de conforto, de encarar o amargo, saber abrir mão de uma coisa para ter outra, isso faz com que a pessoa amadureça, eu vejo mais pessoas de classe baixa com poucos recursos decidirem sair de casa, tentar uma nova vida por questão de necessidade do que pessoas de classe alta fazendo o mesmo, pelo simples fato que a pessoa de vida fácil não terá motivos para encarar dificuldades, enquanto que aqueles com vida difícil não tem muita escolha.
Eu devo ter essa sindrome 😂😂😂😂 nao quero perder minha criança interna
Hehehe
Cada caso é um caso, a escolha do filho em permanecer com os pais pode ser simplesmente uma escolha. Essa visão de que tem que sair pro mundo e se virar é cobrança da sociedade. Cada um faz o que bem entender que é melhor pra si. Por conta desse tipo de cobrança social que as pessoas estão ficando deprimidas. Tem gente que não vê a hora de sair da casa dos pais, tem gente que não quer e qual o problema? Quando os pais morrerem a pessoa vai ter que se virar. Pra essa Dra. você se torna um adulto responsável só quando comprar um apartamento e um carro. A realidade não é bem assim. Por exemplo, ela é médica, ela pagou a faculdade dela ou teve ajuda de alguém? Fica fácil se formar em medicina até os 25 arrumar um trabalho pra ganhar uns 10 mil de troco e comprar um apartamento aos 26 anos. As opiniões precisam refletir a realidade social de toda a população.
Bom dia doutora Ana gosto muito suas explicações a paz 🌹🙌🙏
Minha irmã é advogada , tem uma personalidade totalmente diferente no trabalho , mas em casa com a minha mãe ela parece uma criança , a voz muda como se fosse uma bebê , tem muita ansiedade , gostaria de tentar entender o que acontece com ela , nunca namorou ninguém , nunca conseguimos entender esse comportamento
Eu sai de casa com 17 anos para trabalhar e estudar em outra em Novo Hamburgo/RS cortei meu polegar em uma
Máquina Serra Fita de Bancada e fiquei encostado não pude ir para o quartel nem acompanhar as aulas por estar com pino e pontos no dedo, voltei a morar com meus pais porque não tinha uma reserva de emergência. Depois que tirei os pontos e o pino voltei a trabalhar. Voltei para Novo Hamburgo novamente para trabalhar em uma nova empresa que na qual aprendi e gostei muito de trabalhar, voltei depois de 3 anos para casa dos meus pais continuei trabalhando no local, voltei para NH trabalhei voltei e agora com 30 anos estou pensando em ir para Santa Catarina na e não retornar para morar somente pra visitar. Não vou negar me sinto sufocado e frustrado.
Eu ligo uma pessoa que tem síndrome de Peter Pan a alguém que é mimado, não sabe lidar com frustrações, não tem responsabilidades próprias de adultos, ou até se vestem ou ficam presos mesmo a costumes adolescentes. Toda essa questão de renda, viver com pai e mãe na casa dos 30 não diz muita coisa, e se diz, é muito mais sobre a situação do país do que sobre a pessoa ser infantil.
esta cada vez mais comum vermos pessoas assim
Dra Ana, ótima fala!
Não é o medo de ser sozinho.... é a preguiça...
Obg dra, por nos passar tanta sabedoria !!! Gratidão ❤
Vou sair de casa e comprar meu apartamento, meu carro e pagar minhas contas, com meu salário de 0 REAIS. A maior frustração é não ter o dinheiro e ter que estar na casa dos pais. Morei 3 anos fora do país e tive que voltar esse ano, por motivos de saúde. Então não, não estou aqui por opção e sim por necessidade mesmo e espero que seja passageiro.
Se não fossem meus pais (avos) eu estaria só Deus sabe onde perdido em Amsterdam.
Sai da casa dos meus pais aos 19 dividia apartamento com outras colegas e irmão de uma delas, eu era a mais nova e a que tinha mais responsabilidade não saia só trabalhava e estudava, aos 22fui morar sozinha.