Kkkk😂😂😂 já astava querendo arrancar da tudo... vc e demais que figura, conheci teu canal hoje de madrugada fiz todas as aulas de elétrica de instrumentos... gostei muito parabéns pelo seu trabalho sou do RS Santa Maria. Forte abraço.
Olha aí uma sugestão paea um short... Qual melhor meio pra guardar meu instrumento? Case? Bag? Suporte de parede? Suporte de chão? Um abraço Alexandre!
Alexandre faz sentido, quando o climatempo fica chuvoso ou frio, as portas de banheiro etc tende a mudar... meu 2 vilões ficam dentro do quarto em case. Obrigado pela dica!
Nunca gostei desse suporte, pois exerce uma força desnecessária no braço do instrumento por um longo período, para mim no braço deve existir apenas tensão do tensor e cordas, nada mais, além disso, esses suportes deixam a mercê das variações de temperatura e umidade, sendo assim, só uso suporte de chão para ter onde deixar a guitarra quando estou tocando. Penso que lugar de instrumento é no case (case>>>>>>>capa), protegido de todos esses fatores.
O cara é simpático e didático pra caramba!! Com um tom de humor o vídeo fica até mais agradável. Tem talento jeito de apresentador. Valeu, cara! Sucesso.
Grande dica professor, parabéns! Numa live do nosso amigo Rodrigo Rocha Luthier ele falou sobre a variação de temperatura tipo frente fria no meu caso que moro em Cachoeiro do Instagram que as vezes atinge 42 graus e no dia frio o instrumento está todo alterado de afinação, em fim ele alertou que isso acontece devido a mudança brusca de temperatura, e agora vem vc com essa baita dica nos alertando, e eu já cometi esse erro de deixar o instrumento no quarto onde uso ar condicionado, gratidão a vcs profissionais que estão sempre preocupados em no manter informado sobre o cuidado com os instrumentos.
Excelente dica, eu sempre coloquei um termômetro no ambiente onde estão minhas guitarras, sempre mantenho a temperatura ente 21C° e 23C° com ajuda de um climatizador, não é caro, vale muito a pena.
Excelente conteúdo! Primeira vez que vejo um vídeo abordando esse assunto, e olha que já toco guitarra a muito tempo, nunca tinha visto nada como nesse seu vídeo! Parabéns
Cara eu sei que é difícil, mas o ideal desses condicionadores de ar, seria usar na faixa de climatização que é 21 a 24°C, sou técnico de refrigeração e sei que quase ninguém usa dessa forma, acredito que se manter dessa forma prejudica menos, além de que no processo de climatização o ar que também é composto por água perde essa água, tirando a umidade do ar pode prejudicar tbm componentes elétricos e eletrônicos seria interessante colocar um balde de água no local a fim de evitar a baixa umidade, isso seria num contexto ideal, muito difícil de acontecer 🤣🤣🤣, cara sou seu fã mesmo não sendo luthier e arranhado muito mal um violão, acho sua forma de trabalhar e explicar as coisas muito legal, um abraço.
Eu morava no litoral sul de saopaulo,Peruibe. Deixei meu violão na parede do quarto no suporte de parede,mas é um lugar muito quente e no verão de 2019, eu saí pra trabalhar vender picolé na praia e quando voltei lá pras 22h da noite eu vejo meu violão com o cavalete descolado trinco todo o tampo. Era um violão tamanha c40. Após esse período agora eu só deixo dentro do case de fibra de vidro e deixo embaixo da cama pra chegar a mudar tanto a temperatura.
aqui no norte o tempo é sempre umido media entre 25 a 33 graus em periodos com menos chuva, ou seja, durante o dia todo antes de junho ou julho quando nao muda a logica do tempo, ou em dezembro, o sol fica tinido bate na casa dos 34 sensação termina de uns 40. eu sempre deixo meus instrumentos fora da cases e pindurado n saiu com ele. otimas dicas alexandre, nesse tempo se eu deixar ele na case msm com essa temperatura ele pode vir a racha msm assim? valeu mano.
Alexandre, eu montei uma oficina usando aqueles contêineres. Uma vez, devido a uma reforma em casa, deixei as guitarras lá. Teve traste saltado, teve até corpo onde a emenda apareceu por baixo da pintura. Isso em 2 guitarras que eu tenho há 30 (TRINTA!) anos!
Cara top.seus vídeos eu queria que vc abordasse qualquer hora o tema das molas da guitarra , stratocaster e tals eu vi que na internet tem pouco conteúdo sobre isso tipo vi que tem molas de 3 tensões pelo menos e tamanhos para guitarra aí nós fika perdido qual comprar usar pra devida guitarra é um assunto que não tem conteúdo no UA-cam 🙏🙏🎸🎸🔥 se pudesse abordar esse tema , como deixar as cordas mais macias usando a mola certa no meu caso stratocaster
Eu tenho um baixo e e provavelmente terei que fazer uma viagem de 30 a 45 dias fora gostaria de saber qual o procedimento correto, deixar ele pendurado no suporte, deixar ele dentro da beg ou deixar ele em um móvel reto com as cordas pra baixo coberto pra não pegar poeira. Agradeço a atenção, Deus abençoe você abundantemente.
Sempre tive dúvidas com o suporte de instrumentos, mas nunca tive problemas. Legal o vídeo, ar condicionado sempre deve ser utilizado com cuidado. Valeu!!
Ótimo vídeo Alexandre. As extremas variações das condições climáticas: seco, úmido, quente, frio... Aqueles umidificadores de ambiente também podem causar problemas graves nos instrumentos. Perdemos tampos, regulagem, trastes e madeiras brigam entre si, e por ai vai. Trazer essa informação e como minimizar os efeitos do clima sobre os instrumentos musicais é uma excelente dica. Vlw.
Análise corretíssima! A situação que você demonstra do instrumento no suporte sujeito às variações de temperatura penso que se torna ainda mais grave quando o suporte é daquele de chão pois tem o peso do instrumento que já fica no suporte já meio inclinado para trás apoiado no final do braço perto do headstock e ainda tem a tensão das cordas que já força o braço pra frente.
E já pensou ? O ar condicionado no 15 e o braço empenando , se o tampo da viola for sólido acaba rachando . O que é que "cê" tá esperando arruma um case logo eu tô falando. "Wesley Safadão"
Somente para compartilhar uma experiência que eu tive há poucos meses: Apesar de ouvido não ser sobre estes suportes, mas vou falar sobre o ano que eu comprei. Suporte mesmo era muito bom, Mas o problema foi que utilizei o kit de parafuso e buchas que veio com ele. Por incrível que pareça, Aconteceu algo que eu nunca tinha visto: A bucha ficou bem fixa na parede, mas o parafuso soltou da bruxa e derrubou meu violão... O instrumento está com Luthier amigo para consertar... A dica que eu deixo é a seguinte: se for comprar esse tipo de suporte, compre parafuso e bucha em loja especializada para fixar. Não use o kit de parafusos e buchas que vem com este suporte .
Alexandre boa tarde, não uso suporte de parede e sim aquele que fica no chão, aquele que cabe 5,6 guitarras esse tem problema ? Acontece as mesmas características citadas por vc ?
Valeu! Uma pergunta: moro no nordeste...calor quase o ano todo. E se o instrumento ficar fora do ar condicionado, e só for para o ar condicionado na hora que eu for estudar?
Eu tenho dois baixos e duas cases rígidas, daquelas com tecido dentro e tal. Tem problema deixar sempre os baixos dentro delas? Eu deixo pendurado, mas depois dessa explicação fiquei com receio.
Então professor. . . . . . Tenho uma base de chão, e justamente preocupado com as mudanças de temperatura aqui do RJ coloquei meu bb na capa e só tiro na hora da prática. . . . . . Fiz o certo? Obs.: Não tenho AR Condicionado mas fiquei mais "seguro" dessa maneira ( poeira, crianças e etc. )
Ótimo vídeo brother!! Eu moro em Curitiba, aqui muda o clima a cada 1 hora, sempre deixei minha guitarra pendurada na parede, aonde ela tomava uma luz do sol, e quando eu ia tocar no porão tirava ela de lá e já levava ela pro porão, meu porão é um gelo, umido que som agora ta explicado o do porque o braço não ficar reto, kkkkkkkk, valeu pelas dicas Alexandre! Abraço!
Muito show essa dica meu amigo esse lance de mudança de temperatura em instrumento e brabo mesmo não so do ar condicionado ne, mas do clima mesmo, aqui em petropolis esta uma doideira só, as vezes temos as quatro estações do ano num dia so, os instrumentos sofrem kkk abraço
Muito bom o conteudo! Top como sempre! Olha que nem se considerou a questão da umidade. Se eu deixar um instrumento dentro do case ou bag num quarto com ar ligado aqui na região é certo que ele vai amanhecer embaçado igual janela de carro na chuva
Tampa de vidro de fogão também acontece de forma parecida, quando aquecida de forma acidental como deixar na chama, não acontece nada no momento, mas vai acontecer de madrugada quando esfriar, o vidro vai despedaçar sozinho.
Morro de medo em dias de ensaio, na maioria das vezes ensaio a noite então não pego temperaturas mto altas, mas em dias q preciso ensaiar durante a tarde, colocar o baixo dentro de um porta malas, pegar 1hr de estrada debaixo de sol e logo q tira o baixo do porta malas entra no estúdio com ar a 18 graus, sempre me dá um medinho kkkk, nunca tiver problemas estruturais mas a afinação não segura de jeito nenhum
Bom dia meu caro , tenho um aluno que comprou um cap kent armstrong porém a corda sol tem um volume absurdo as mais finas médias e as graves um pouco melhor ,porém nos outros cap o som está equilibrado será que o cap está com problema ou o luthier fez algo errado?agradeço desde já!
Mt boa dica meu amigo, no caso eu trabalho de dia chego em casa a noite e ligo ar, meu instrumento fica dentro da capa em cima do guarda roupa deitado. Tem risco de danificar? Moro no Rj tbm. Outra dúvida eu comprei um suporte desse e um conhecido me disse que ele empena o violão. Ele me disse que o peso todo fica no braço e acaba empenando
Baita dica! O quarto/escritório/estúdio que estou usando fica com as janelas viradas pra uma rua movimentada. É impossível ficar aqui dentro com as janelas abertas durante o dia por conta do barulho. E na parte da tarde ainda bate o sol nas janelas, sendo insuportável o calor nessa época do ano (no inverno é ok, já que estou no RS). Fui obrigado a instalar um ar condicionado. Como não é onde durmo, acaba acontecendo o contrário. O ar passa o dia inteiro ligado e desligo quando vou dormir. Deixo a peça fechada durante a noite. Quando volto de manhã, ela ainda está fresquinha. Já ligo o ar de novo. Deixo o ar sempre em 23ºC/24ºC. Só baixo pra 20ºC se for ter ensaio com banda. Pelo que entendi do vídeo, o problema é a variação brusca de temperatura. Então, creio que no meu caso, eu cuidando pra não deixar instrumentos na linha do vento do ar, estou relativamente seguro. Confere?
Alexandre, muito bom seu video. tenho apenas um comentário que acredito ajudar. A principal causa dessas rachaduras e outros problemas com madeiras de guitarras(violão), não é o frio nem o calor. Quando liga-se o Ar Condicionado, ele retira a humidade do ar e seca a sala. Em lugares de clima seco fica pior ainda. Por isso na Europa, vc encontra nas lojas de música humidificadores de ar para guitarras(violão). A pessoa tem que dosar. Mas, Você está correto quando diz que guardar o instrumento em um case é a melhor maneira. Saudações!
Alexandre, tive que tirar os meus violões do quarto e coloca-los na sala, dos violões e um ukulele, estão nesses suportes pendurados na parede ao lado de uma porta de vidro, eu não reparei se o lugar novo pode ter essa variação de temperatura. Vou ficar mais atento a esse detalhe. Agradeço pelo conteúdo e pela informação. PS, um dos violões tem o tampo maciço. Tem mais perigo de rachar?
Excelente vídeo. Fui vítima né rsrsrsrs Recomendo não colocar o instrumento no bagageiro de cima do onibus. Entrei no onibus, coloquei a guitarra no bagageiro de cima, aquele que fica bem acima das poltronas (não aquele que fica embaixo onde tudo vai solto e se socando durante a viagem). Fiquei até "feliz" por que ela coube certinho no local, ficou "travada" e não tinha risco de cair durante a viagem. Porém, o instrumento ficou por horas na saída do ar condicionado recebendo todo ar gelado... Descacetou tudo, todas as cordas ficaram trastejando... tive que levar o instrumento para esse cara ai do video regular o tensor. Fora do onibus estava quente e úmido, dentro do onibus estava frio e seco... a madeira sentiu.
Não sei se estou enganado, mas quando está frio o braço fica como se estivesse apertado o tensor, e quando calor fica como estivesse soltado o tensor ficando pouco mais altas as cordas
E foi assim que quebrei o headstock da minha Epiphone Standart 2011 , cheguei do trabalho e de alguma maneira ela tinha caído . Levei no luthier aqui da cidade e o cara sumiu da cidade com minha guitarra junto kkk
Calma, calma, tudo o que vc falou é verdade, mas estou em uma loja fechada onde moro, e os violões estão a 45 graus, e já faz tempo, ainda estão aguentando. Minaçu-Go cidade quente pra caramba!
Faz todo sentido, mas leva muito tempo pra essa oscilação causar impacto real na madeira, coisa de anos e não meses... pra um violão nenhum vilão é pior que poeira e um uso de cordas errado
Olha, eu tenho duas Ibanez Gio, uma Indonesia e outra chinesa. O Braço da chinesa parece uma massinha de modelar... putz qualquer alteração de temperatura varia a regulagem. Depois comprei uma Jem Jr, braço em 3 peças, esse não se mexe nem a pau.
São dois grandes vilões. Guitarra com acabamento em nitro e pendurada em suporte com revestimento de borracha sofre reação na pintura que vai até a madeira. Em relação à mudança brusca de temperatura concordo em partes, a qualidade do instrumento importa demais.
Eu tô lascado com meu violão e minha guitarra 🤦🏻♂️ Meu instrumentos sempre viveram no ar condicionado,tenho maior medo disso,durante o dia eles ficam no calor e noite ficam no ar,só que eu os deixo sempre nas capas,só tiro pra tocar/estudar,acabo já coloco eles nas capas.
Fico feliz que consegui adivinhar o verdadeiro vilão antes de ser revelado.
😂😂😂
Kkkk😂😂😂 já astava querendo arrancar da tudo... vc e demais que figura, conheci teu canal hoje de madrugada fiz todas as aulas de elétrica de instrumentos... gostei muito parabéns pelo seu trabalho sou do RS Santa Maria. Forte abraço.
kkkkk, eu ja tava com a marreta pra arrancar os suportes la de casa na força do ódio
Dois!
Olha aí uma sugestão paea um short...
Qual melhor meio pra guardar meu instrumento? Case? Bag? Suporte de parede? Suporte de chão? Um abraço Alexandre!
Alexandre faz sentido, quando o climatempo fica chuvoso ou frio, as portas de banheiro etc tende a mudar... meu 2 vilões ficam dentro do quarto em case. Obrigado pela dica!
Nunca gostei desse suporte, pois exerce uma força desnecessária no braço do instrumento por um longo período, para mim no braço deve existir apenas tensão do tensor e cordas, nada mais, além disso, esses suportes deixam a mercê das variações de temperatura e umidade, sendo assim, só uso suporte de chão para ter onde deixar a guitarra quando estou tocando. Penso que lugar de instrumento é no case (case>>>>>>>capa), protegido de todos esses fatores.
MELHOR COMENTÁRIO 👏🏻👏🏻
O cara é simpático e didático pra caramba!! Com um tom de humor o vídeo fica até mais agradável. Tem talento jeito de apresentador. Valeu, cara! Sucesso.
Grande dica professor, parabéns! Numa live do nosso amigo Rodrigo Rocha Luthier ele falou sobre a variação de temperatura tipo frente fria no meu caso que moro em Cachoeiro do Instagram que as vezes atinge 42 graus e no dia frio o instrumento está todo alterado de afinação, em fim ele alertou que isso acontece devido a mudança brusca de temperatura, e agora vem vc com essa baita dica nos alertando, e eu já cometi esse erro de deixar o instrumento no quarto onde uso ar condicionado, gratidão a vcs profissionais que estão sempre preocupados em no manter informado sobre o cuidado com os instrumentos.
Quando cansar do Rio, pode vir morar em Floripa que já tem um cliente garantido
Excelente dica, eu sempre coloquei um termômetro no ambiente onde estão minhas guitarras, sempre mantenho a temperatura ente 21C° e 23C° com ajuda de um climatizador, não é caro, vale muito a pena.
Dica de ouro! meu violão já está cheio dessas rachaduras... É um Di Giorgio dos anos 80... Será que tem restauração?
Excelente conteúdo! Primeira vez que vejo um vídeo abordando esse assunto, e olha que já toco guitarra a muito tempo, nunca tinha visto nada como nesse seu vídeo! Parabéns
Sempre dicas valiosas é muito esclarecedoras. Valeu Alexandre César luthier!
Muito bom amigo! Uma dica que parece pequena, mas é valiosa e não é nada óbvia. Parabéns pelo bom humor e pelo trabalho!
Cara eu sei que é difícil, mas o ideal desses condicionadores de ar, seria usar na faixa de climatização que é 21 a 24°C, sou técnico de refrigeração e sei que quase ninguém usa dessa forma, acredito que se manter dessa forma prejudica menos, além de que no processo de climatização o ar que também é composto por água perde essa água, tirando a umidade do ar pode prejudicar tbm componentes elétricos e eletrônicos seria interessante colocar um balde de água no local a fim de evitar a baixa umidade, isso seria num contexto ideal, muito difícil de acontecer 🤣🤣🤣, cara sou seu fã mesmo não sendo luthier e arranhado muito mal um violão, acho sua forma de trabalhar e explicar as coisas muito legal, um abraço.
Ótimas dicas! 👏👏👏
Por aqui, só ficam fora da capa os instrumentos que estou usando.
Acabou os trabalhos do dia, todos na capa novamente.
Mizerento!!! 4 suportes aqui com instrumentos pendurados.... KKKK Obrigado pelo ótimo conteúdo mano!!! KKKKK
Eu morava no litoral sul de saopaulo,Peruibe. Deixei meu violão na parede do quarto no suporte de parede,mas é um lugar muito quente e no verão de 2019, eu saí pra trabalhar vender picolé na praia e quando voltei lá pras 22h da noite eu vejo meu violão com o cavalete descolado trinco todo o tampo. Era um violão tamanha c40. Após esse período agora eu só deixo dentro do case de fibra de vidro e deixo embaixo da cama pra chegar a mudar tanto a temperatura.
aqui no norte o tempo é sempre umido media entre 25 a 33 graus em periodos com menos chuva, ou seja, durante o dia todo antes de junho ou julho quando nao muda a logica do tempo, ou em dezembro, o sol fica tinido bate na casa dos 34 sensação termina de uns 40. eu sempre deixo meus instrumentos fora da cases e pindurado n saiu com ele. otimas dicas alexandre, nesse tempo se eu deixar ele na case msm com essa temperatura ele pode vir a racha msm assim? valeu mano.
Alexandre, eu montei uma oficina usando aqueles contêineres. Uma vez, devido a uma reforma em casa, deixei as guitarras lá. Teve traste saltado, teve até corpo onde a emenda apareceu por baixo da pintura. Isso em 2 guitarras que eu tenho há 30 (TRINTA!) anos!
Cara top.seus vídeos eu queria que vc abordasse qualquer hora o tema das molas da guitarra , stratocaster e tals eu vi que na internet tem pouco conteúdo sobre isso tipo vi que tem molas de 3 tensões pelo menos e tamanhos para guitarra aí nós fika perdido qual comprar usar pra devida guitarra é um assunto que não tem conteúdo no UA-cam 🙏🙏🎸🎸🔥 se pudesse abordar esse tema , como deixar as cordas mais macias usando a mola certa no meu caso stratocaster
Amigo, poderia me dizer o que acha do violão Ibanez GA6CE? Obrigado, excelente conteúdo!
Vídeo excelente ótima análise 👏 valeu demais
Eu tenho um baixo e e provavelmente terei que fazer uma viagem de 30 a 45 dias fora gostaria de saber qual o procedimento correto, deixar ele pendurado no suporte, deixar ele dentro da beg ou deixar ele em um móvel reto com as cordas pra baixo coberto pra não pegar poeira. Agradeço a atenção, Deus abençoe você abundantemente.
Aguardando resposta
Pura verdade . Parabéns Alexandre 👍🏾
Cara,muita boa a introdução deste vídeo. Eu cheguei a imaginar que o vilão era de fato o suporte. Excelente dica. Vou passar para o meu filho.
Um dúvida, com o ventilador acontece algo semelhante ou totalmente diferente?
Vim correndo assistir o vídeo kkkkkk Minha guitarra fica nesse suporte!
Muito bom Alexandre, você e fera demais!!!
também fui tapeado Hahahahaha
mas foi bom o vídeo
Ótima dica meu amigo!
Sempre tive dúvidas com o suporte de instrumentos, mas nunca tive problemas. Legal o vídeo, ar condicionado sempre deve ser utilizado com cuidado. Valeu!!
Parabéns! Ganhou mais um inscrito.
Que vantagem em ser pobre e nem ter ar condicionado agora ein
Ótimo vídeo Alexandre.
As extremas variações das condições climáticas: seco, úmido, quente, frio...
Aqueles umidificadores de ambiente também podem causar problemas graves nos instrumentos. Perdemos tampos, regulagem, trastes e madeiras brigam entre si, e por ai vai.
Trazer essa informação e como minimizar os efeitos do clima sobre os instrumentos musicais é uma excelente dica. Vlw.
Como consertar tampo de violão,rachado e equilibrar as cores
Análise corretíssima! A situação que você demonstra do instrumento no suporte sujeito às variações de temperatura penso que se torna ainda mais grave quando o suporte é daquele de chão pois tem o peso do instrumento que já fica no suporte já meio inclinado para trás apoiado no final do braço perto do headstock e ainda tem a tensão das cordas que já força o braço pra frente.
E já pensou ? O ar condicionado no 15 e o braço empenando , se o tampo da viola for sólido acaba rachando . O que é que "cê" tá esperando arruma um case logo eu tô falando. "Wesley Safadão"
Somente para compartilhar uma experiência que eu tive há poucos meses:
Apesar de ouvido não ser sobre estes suportes, mas vou falar sobre o ano que eu comprei.
Suporte mesmo era muito bom, Mas o problema foi que utilizei o kit de parafuso e buchas que veio com ele.
Por incrível que pareça, Aconteceu algo que eu nunca tinha visto: A bucha ficou bem fixa na parede, mas o parafuso soltou da bruxa e derrubou meu violão...
O instrumento está com Luthier amigo para consertar...
A dica que eu deixo é a seguinte: se for comprar esse tipo de suporte, compre parafuso e bucha em loja especializada para fixar. Não use o kit de parafusos e buchas que vem com este suporte .
Alexandre boa tarde, não uso suporte de parede e sim aquele que fica no chão, aquele que cabe 5,6 guitarras esse tem problema ? Acontece as mesmas características citadas por vc ?
Valeu! Uma pergunta: moro no nordeste...calor quase o ano todo. E se o instrumento ficar fora do ar condicionado, e só for para o ar condicionado na hora que eu for estudar?
Muito boa a dica!
Parabéns pelo belo vídeo, eu tenho toda essa combinação dentro do meu quarto e nunca me atentei para isso.
Eu tenho dois baixos e duas cases rígidas, daquelas com tecido dentro e tal. Tem problema deixar sempre os baixos dentro delas? Eu deixo pendurado, mas depois dessa explicação fiquei com receio.
Obrigado pela dica, Valeu 👏👏👏
Então professor. . .
. . . Tenho uma base de chão, e justamente preocupado com as mudanças de temperatura aqui do RJ coloquei meu bb na capa e só tiro na hora da prática. . .
. . . Fiz o certo?
Obs.: Não tenho AR Condicionado mas fiquei mais "seguro" dessa maneira ( poeira, crianças e etc. )
Alexandre,mito bom!! Sua voz está rachando!! Grande abraço
Duas coisas certas na vida:
1- A morte
2- Serra Mármore ligada as 7:30h da manhã!
😁
Ótimo vídeo brother!!
Eu moro em Curitiba, aqui muda o clima a cada 1 hora, sempre deixei minha guitarra pendurada na parede, aonde ela tomava uma luz do sol, e quando eu ia tocar no porão tirava ela de lá e já levava ela pro porão, meu porão é um gelo, umido que som agora ta explicado o do porque o braço não ficar reto, kkkkkkkk, valeu pelas dicas Alexandre! Abraço!
alexandre o que eu faço se minha cidade varia 20 graus durante o dia em algumas épocas do ano?
Muito show essa dica meu amigo esse lance de mudança de temperatura em instrumento e brabo mesmo não so do ar condicionado ne, mas do clima mesmo, aqui em petropolis esta uma doideira só, as vezes temos as quatro estações do ano num dia so, os instrumentos sofrem kkk abraço
Ok, mestre!
Então, estando na case, problema resolvido?
Já ia desmontar os suportes aqui... Kkkkkkk top Alexandre!
Muito bom o conteudo! Top como sempre! Olha que nem se considerou a questão da umidade. Se eu deixar um instrumento dentro do case ou bag num quarto com ar ligado aqui na região é certo que ele vai amanhecer embaçado igual janela de carro na chuva
Legal demais brother, valeu pela dica, muito bom o canal!!
Tampa de vidro de fogão também acontece de forma parecida, quando aquecida de forma acidental como deixar na chama, não acontece nada no momento, mas vai acontecer de madrugada quando esfriar, o vidro vai despedaçar sozinho.
Agora sim o youtube me entregou o vídeo certinho! bom ano pra noiz com muito conteúdo de qualidade
Morro de medo em dias de ensaio, na maioria das vezes ensaio a noite então não pego temperaturas mto altas, mas em dias q preciso ensaiar durante a tarde, colocar o baixo dentro de um porta malas, pegar 1hr de estrada debaixo de sol e logo q tira o baixo do porta malas entra no estúdio com ar a 18 graus, sempre me dá um medinho kkkk, nunca tiver problemas estruturais mas a afinação não segura de jeito nenhum
Sensacional abertura de vídeo kkkkkkkk valeu
Bom dia meu caro , tenho um aluno que comprou um cap kent armstrong porém a corda sol tem um volume absurdo as mais finas médias e as graves um pouco melhor ,porém nos outros cap o som está equilibrado será que o cap está com problema ou o luthier fez algo errado?agradeço desde já!
Mt boa dica meu amigo, no caso eu trabalho de dia chego em casa a noite e ligo ar, meu instrumento fica dentro da capa em cima do guarda roupa deitado. Tem risco de danificar? Moro no Rj tbm. Outra dúvida eu comprei um suporte desse e um conhecido me disse que ele empena o violão. Ele me disse que o peso todo fica no braço e acaba empenando
Baita dica!
O quarto/escritório/estúdio que estou usando fica com as janelas viradas pra uma rua movimentada. É impossível ficar aqui dentro com as janelas abertas durante o dia por conta do barulho. E na parte da tarde ainda bate o sol nas janelas, sendo insuportável o calor nessa época do ano (no inverno é ok, já que estou no RS). Fui obrigado a instalar um ar condicionado.
Como não é onde durmo, acaba acontecendo o contrário. O ar passa o dia inteiro ligado e desligo quando vou dormir. Deixo a peça fechada durante a noite. Quando volto de manhã, ela ainda está fresquinha. Já ligo o ar de novo. Deixo o ar sempre em 23ºC/24ºC. Só baixo pra 20ºC se for ter ensaio com banda.
Pelo que entendi do vídeo, o problema é a variação brusca de temperatura. Então, creio que no meu caso, eu cuidando pra não deixar instrumentos na linha do vento do ar, estou relativamente seguro. Confere?
Alexandre, muito bom seu video. tenho apenas um comentário que acredito ajudar. A principal causa dessas rachaduras e outros problemas com madeiras de guitarras(violão), não é o frio nem o calor. Quando liga-se o Ar Condicionado, ele retira a humidade do ar e seca a sala. Em lugares de clima seco fica pior ainda. Por isso na Europa, vc encontra nas lojas de música humidificadores de ar para guitarras(violão). A pessoa tem que dosar. Mas, Você está correto quando diz que guardar o instrumento em um case é a melhor maneira. Saudações!
Excelente observação querido amigo!!!
Muito válido! obrigado fera
Alexandre, tive que tirar os meus violões do quarto e coloca-los na sala, dos violões e um ukulele, estão nesses suportes pendurados na parede ao lado de uma porta de vidro, eu não reparei se o lugar novo pode ter essa variação de temperatura. Vou ficar mais atento a esse detalhe.
Agradeço pelo conteúdo e pela informação. PS, um dos violões tem o tampo maciço. Tem mais perigo de rachar?
O Que se passa com o canal mais de 3 meses sem videos😢?!!
Pqp...já tava indo desparafusar os suportes da parede....kkkKKkkkkkk!
Kkkk na hora nanjei que era o ar condicionado.. mas já me disseram que esse suporte de parede tb prejudica.
valew pela dica 👍
esse risco tb se aplica a igreja?
As vezes fora esta calor mas no altar está gelado.
Excelente vídeo. Fui vítima né rsrsrsrs Recomendo não colocar o instrumento no bagageiro de cima do onibus. Entrei no onibus, coloquei a guitarra no bagageiro de cima, aquele que fica bem acima das poltronas (não aquele que fica embaixo onde tudo vai solto e se socando durante a viagem). Fiquei até "feliz" por que ela coube certinho no local, ficou "travada" e não tinha risco de cair durante a viagem. Porém, o instrumento ficou por horas na saída do ar condicionado recebendo todo ar gelado... Descacetou tudo, todas as cordas ficaram trastejando... tive que levar o instrumento para esse cara ai do video regular o tensor. Fora do onibus estava quente e úmido, dentro do onibus estava frio e seco... a madeira sentiu.
Vlw pela dica!
Levei um susto achando que ia ter que comprar suportes de chão.
Não sei se estou enganado, mas quando está frio o braço fica como se estivesse apertado o tensor, e quando calor fica como estivesse soltado o tensor ficando pouco mais altas as cordas
Kkkk eu já estava tirando minhas guitarras do pendurador de parede
E eu comprei esses suportes de parede e ja estava com a cara assim 🤡🤡🤡🤡
SHOW!
E foi assim que quebrei o headstock da minha Epiphone Standart 2011 , cheguei do trabalho e de alguma maneira ela tinha caído . Levei no luthier aqui da cidade e o cara sumiu da cidade com minha guitarra junto kkk
Caramba Alexandre eu imagino as grandes bandas que rodam o mundo todo.
Só de mudar de uma região para outra em uma turnê já desregula tudo.
Existem cases térmicos que ajudam a manter os instrumentos regulados.
Já vi em loja de instrumentos musicais nos EUA, que os violões ficam em uma sala separada, sem climatização.
Calma, calma, tudo o que vc falou é verdade, mas estou em uma loja fechada onde moro, e os violões estão a 45 graus, e já faz tempo, ainda estão aguentando. Minaçu-Go cidade quente pra caramba!
Já tava pegando as ferramentas pra remover o suporte da parede
kkkkk depois da vinheta que não tem... achei que fosse o ar condicionado...
O rapaz é bom no marketing KKKKKKKKKK
Eu achava que era o suporte, pois penduro todos no suporte! UFA!!! ainda bem que não. 😎
Faz todo sentido, mas leva muito tempo pra essa oscilação causar impacto real na madeira, coisa de anos e não meses... pra um violão nenhum vilão é pior que poeira e um uso de cordas errado
Então tá...
Olha, eu tenho duas Ibanez Gio, uma Indonesia e outra chinesa. O Braço da chinesa parece uma massinha de modelar... putz qualquer alteração de temperatura varia a regulagem. Depois comprei uma Jem Jr, braço em 3 peças, esse não se mexe nem a pau.
A turminha do reclama antes de assistir o vídeo, já vai babando hauahauha defendendo o suporte kkkkk
São dois grandes vilões. Guitarra com acabamento em nitro e pendurada em suporte com revestimento de borracha sofre reação na pintura que vai até a madeira. Em relação à mudança brusca de temperatura concordo em partes, a qualidade do instrumento importa demais.
O cara só no prank hard kkkk Ivo Holanda ficou com vergonha depois dessa.
Grande vilão do meu instrumento é eu mesmo que nao sou profissional e ele pena nas minhas mãos 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣😅
Top!!!
Obrigado
Além do fator temperatura, há de se considerar o fator umidade. Tanto baixa quanto alta são extremamente danosas ao instrumento.
Que susto! Os meus ficam todos pendurados...😂😂😂😂 Mas nao nao tenho ar na sala deles...😅😅😅
Boa tarde!
Se eu percebi direito, teu split está instalado colado no teto.
Para ele funcionar bem, ele precisa estar a, pelo menos, 10 cm do teto.
Ele está a 50 Cm do teto, aquela parte branca ainda é parede, o teto está mais acima. Obrigado pela dica!
Eu tô lascado com meu violão e minha guitarra 🤦🏻♂️
Meu instrumentos sempre viveram no ar condicionado,tenho maior medo disso,durante o dia eles ficam no calor e noite ficam no ar,só que eu os deixo sempre nas capas,só tiro pra tocar/estudar,acabo já coloco eles nas capas.
eu ja tava me preparando psicologicamente pra tirar os suportes de parede kkkkkkkkkkkkkk
Bom 😀☺️
Gostei da vinheta! 😂😂😂
Bem doido isso, estava estudando a matéria de física ''dilatação térmica'' agora mesmo e encontrei uma aplicação pratica dela. Ótimo conselho!
Po, já estava pegando a parafusadeira para tirar os meus suportes !🤦🏽♂️😂