~ Você valoriza a ciência e a filosofia? Participe dos cursos e clubes do livro do INSTITUTO PONTO AZUL: institutopontoazul.com.br/ ~ CANAL NO TELEGRAM (PSICÓLOGOS & GRADUANDOS EM PSI): t.me/+3v6B-B6HFRkzZmY5 ~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): ua-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html ~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 20 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim. Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: ua-cam.com/users/danielgontijojoin ~ LIVROS QUE ESTOU LENDO: - No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XHc9uy - Sapiens: uma breve história da humanidade (Yuval Harari): amzn.to/3NvwAXW - Ciência e religião são compatíveis? (Alvin Plantinga & Daniel Dennett): amzn.to/3Q6tPO5 - Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL - O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa ~ LIVROS/TRABALHOS MENCIONADOS: - Ciência e pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar (Ronaldo Pilati): amzn.to/3hWo1ps - O livro negro da psicanálise (Catherine Meyer): amzn.to/3a25q7Q - Será a Psicanálise uma pseudociência? (C. M. Ferreira): revistardp.org.br/revista/article/view/58/205 ~ LIVROS SUGERIDOS: - Armadilhas camufladas de ciência: mitos e pseudociências em nossas vidas (Marcelo Schappo): amzn.to/301pruh - Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências (Pasternak & Orsi): amzn.to/3bOLSov - Pura picaretagem (Bezerra & Orsi): amzn.to/3hhMyGr - O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV - Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL - Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5 - Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT ~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
Minha amiga me indicou. Paguei "caro" por uma sessão de constelação familiar, com um constelador famoso, detestei, me senti exposta diante de estranhos, e não obtive nenhum resultado. Por mim nunca deveria ter existido.
Falou perfeito . Exatamente o que eu sempre disse: “se a pessoa tiver um surto numa sessão o coach não saberá o que fazer”. Além de dar orientações absurdas, religiosas, equivocadas. E cobrando caríssimo.
Não existem orientações absurdas. Constelação familiar não é religiosa. E os preços são preços de qualquer terapia comum. Até porque geralmente uma pessoa faz uma Constelação ou duas na vida, por isso precisa ter um valor justo para todos, que é o valor de qualquer tipo de trabalho como esse. Procure conhecer e ver com seus próprios olhos, antes de ver vídeos que falam sobre, de pessoas que também nunca fizeram uma Constelação.
@@ManoelaMaMacedo um ator é tomado pra representar um familiar e muitas vezes apresenta os mesmos trejeitos e atitudes do familiar permitindo que o constelado "converse" com um familiar ausente e até morto para uma reconciliação ou perdão. Esse é um relato comum de pessoas que participaram da prática Pois pra mim isso está mais pra algo religioso e espiritualista do que uma prática científica que é o requisito para que a mesma seja aplicada em órgãos públicos de saúde e do judiciário por exemplo
@@Luanass2319 eu sou consteladora familiar desde 2016. Não existem atores. É muito claro que quem diz isso simplesmente não conhece constelação familiar. Não existe orientação religiosa alguma, nem atuação alguma.
@@ManoelaMaMacedo representação é atuação. Se você chama alguém pra representar um integrante da família do constelado isso é atuação. Aquela pessoa convidada não faz parte da família realmente Quanto a ser ou não algo com cerne espiritual, eu realmente não sei. Foi o que me pareceu através dos inúmeros relatos. Independentemente disso, o que considero mais importante é que tal prática foi proibida nas repartições públicas por ainda não ter sido cientificamente declarada como eficaz e segura.
@@ManoelaMaMacedotalvez você não de orientações absurdas, mas elas existem sim. Representei em constelações, constelei, um familiar meu é constelador formado pela Olinda Guedes e uma sessão com ele custa 450 reais (valor de uma consulta com um neurologista). Colocaram o dedo do lado do meu umbigo e falaram q tenho problema nos rins (não tenho), falaram que eu tinha q largar meu marido e me casar com alguém que fosse fisicamente parecido comigo para honrar o irmão gêmeo que eles falaram que morreu no útero, inclusive tive que ouvir que enquanto eu não comprasse minha casa própria, meu problema com hemorróidas nunca ia sarar (comprei um apê e minhas hemorróidas continuam por aqui). Esse familiar meu que é terapeuta foi orientado a deixar de tomar os remédios para bipolaridade e se tratar com meditação e pior que ele acha q está bem! Que está curado! Só eu e meus pais sabemos como é sofrido a convivência com ele por conta da bipolaridade não tratada. Se o tratamento com o psicólogo der errado eu posso reclamar pro conselho. Se for com um constelador eu reclamo com quem? Minha bronca com a constelação, alem de tudo isso, é se vender como ciência.
Só gostaria que me explicassem. Fiz duas constelações com pessoas diferentes e as duas disseram a mesmíssima coisa. As duas não se conheciam, inclusive são de estados diferentes. Como as informações foram as mesmas? Os conselhos os mesmos? Eu não consigo duvidar de algo que eu comprovei com meus próprios olhos. Falem o que quiserem, mas eu tive a prova. Nesse caso não houve coincidência alguma, porque eram informações muito especificas sobre minha vida. c
Eu tbm fiz, gostei mt, e meu filho tbm constelou e gostou, enfim tds q conheço q fizeram gostaram...... Melhor q tomar remédios, mts vzs virando robôs..... o meu ponto de vista.
É uma coisa chamada viés e outra chamada estereótipo. Quantas vezes uma novela ou filme retrata histórias ou sentimentos tão parecidos com os nossos ? Já vi vários que parece que alguém escreveu pra mim. Isso não quer dizer que adivinhem ou entendam, mas sim que as histórias da vida humana se repetem e que, debtre 100 pessoas, pra algumas a "carapuça" vai sempre servir. É assim que adivinhos, mediums etc ganham gente que os defende apaixonadamente mesmo após comprovadas fraudes, pra essas pessoas calhou da história colar.
@@stefanisilva2493 até acredito no que você explicou, mas quando se trata de detalhes, coisas muuuito específicas viés ou estereótipo pode explicar. A não ser que um espírito zombeteiro tenha soprado no ouvido dessas pessoas hahaha
Ana Cristina, parabéns pelo comentário! Pra variar as pessoas criticando o que não conseguem explicar! A constelação é MARAVILHOSA. mas deve ser feita com critério e por profissionais que sabem lidar com o que aparece. Fora isso, é um caminho incrível de cura. Agora, está na hora, quem sabe de algumas profissões reverem seus conceitos ultrapassados né?
Além de não ser usada por profissionais em consultórios, é mais urgente ainda que não seja oferecida no SUS, menos ainda nas conciliações que ocorrem no âmbito do poder Judiciário.
Será que é porque a constelação tem ajudado muitas pessoas,e sendo aplicado por psicólogos que eu já até já fiz com um psicóloga a constelação,a tetra é que os psicologia não tem resolvido a vida das pessoas..tendo que fazer várias e várias sessões e não chegando a lugar nenhum, eu posso dizer que tem ajudado muito a mim e outras pessoas que eu conheço..é bíblico que devemos honrar pai e mãe então acredito que se a constelação está com tanto sucesso e esta ofuscando o brilho da profissão de psicologia?
Fico feliz e espero que este seja o primeiro passo para a proibição total. É de assustar que o Conselho de Psicologia tenha deixado passar as fanfics criadas a partir dos sonhos molhados de um n4z1sta, por tanto tempo.
É triste, mas simples: no 1o. Ano da faculdade já se iniciam os conflitos de abordagem dentro dos só 3 TRÊS BRAÇOS do curso. Nos 4 anos seguintes rolam as discordâncias dentro de cada ramificação de cada braço..e por aí vai. Desunião é o que nos une👀😑
@@rafaelalemos9451 eu conheci alguns profissionais dentro da área da saúde que desdenham da psicologia e a consideram uma pseudociência. É triste, mas vendo como aceitam todo tipo de porcaria como "prática terapêutica", fica difícil contra argumentar.
@@rafaelalemos9451 Bizarro analisar que para ser um psicanalista você precisa ter pelo menos 100 horas de análise e estar fazendo análise com um profissional responsável, mas pra ser um psicólogo NÃO. Só mais um absurdo da cegueira nessa área tão importante. São hipócritas e tendenciosos. Uma pena ver tal desrespeito com o ser humano... E ainda há quem julgue a psicanálise, mãe das psicodinâmicas, como vertente negativa na cura do indivíduo.
Eu acho mais assustador, a psicologia, sabendo que tem vários problemas internos com seus métodos e resultados demorados, não ache pertinente criar protocolos de pesquisa e coleta de dados no bom uso da ferramenta. É claro que para tanto, os profissionais teriam que estudar profundamente o método e as vezes é mais fácil criticar, do que conhecer de perto. Constelação Familiar Sistemica, exige não apenas anos de estudo, como carga hora vivencial e um lugar, uma postura ética igual ou maior que um profissional de consultório. A pergunta inicial talvez seja: o quanto se aproximou e entendeu o que se quer excluir?
Otimo video. Fiz várias constelacoes, com pessoas alunas diretas do Bert, e na hora eu me senti bem, vista, parecia que tinham descoberto minhas questoes mesmo, mas hoje vejo como o circulo é um lugar emocional onde todos despejam suas dores, e por isso sse sentem contemplados, mas as respostas das facilitadoras (quando não são psicologas) são sempre as mesmas, as respostas escritas nos livros do B. H. como "as ordens do amor". Hoje faço terapia com psicóloga e vejo quanto aquilo atrasou minha efetiva emancipação como sujeito. Eu desaconselho muito a constelação seja com quem for. É legalzinho na hora, mas acreditem, não resolve! É terapia breve só para o terapeuta, porque muitas vezes vamos ter que lidar com várias culpas que aquilo vai nos colocar. Não se exponha a isso, busque um psicólogo de verdade!
Pra mim psicólogos , psiquiatras são um atraso de vida já passei em vários e não consegui resolver nada dentro de mim , psiquiatra só remédio e nada mais , psicólogo só blá , blá , blá a desanimei.
Falta ler os relatos das que foram traumatizadas por esses "profissionais" que fazem curso de um final de semana e acham que podem cuidar da saúde mental de alguém...
Agora eu fiquei curiosa para constelar. Quando alguém alcança a plenitude do conhecimento geralmente é expulsa do paraíso. Se tá incomodando é porque é bom.
Sou arrimo de família desde os 15 anos, ajudando minha mãe viúva e irmã surda congênita. Minha mãe nunca me impôs. Uma apoia a outra. Há 12 anos, devido ao trabalho muito complicado, acabei com depressão, TAG, síndrome do pânico. Depois sofre assédio sexual ascintoso do meu ex-superior e pelo trauma desenvolvi fibromialgia. Tentei alguns psicólogos, porém, não havia uma identificação, alguns com atitudes anti-eticas, outros colocando religião no meio. Em 2021, acreditei numa fisioterapeuta amiga, debido a fragilidade que eu estava por uma crise de depressão e acabei realizando Conteslação vom abmesma, e ela falou que ter fibromialgia era devido ao fato de eu tomar o lugar da minha mãe, afinal, eu vim depois e graças a ela, e estava no lugar dela. E que só por ela ter me dado a vida, já era mais que suficiente, que não teria obrigação de não fazer mais nada por mim. Após 4 vezes, disse que eu já tava bem e não precisava mais pois já sabia de onde vinha meus problemas ( ser o arrimo, no lugar da minha mãe), então, já nso havia necessidade de apoio. Aí vi a mentira e o perigo. Além, dela ter faltado com ética falando ou aceitando com algumas conhecidas falada mal de mim. Cortei qqs contato com essa pessoa. Há 01 ano faço terapia com uma pessoa psicóloga muito séria e ética e estou amando.
Fiz algumas constelações familiares e amei! Me ajudou muito a compreender alguns padrões repetitivos na minha vida. Com certeza é preciso saber quem é o constelador, do mesmo jeito que é preciso se saber com que psicologo vc vai fazer terapia. Se vcs estão perdendo campo para as diversas formas alternativas de terapia, melhor buscar mais proficiência.., não é verdade? Nem todos preferem um tipo específico de terapia. Não sou consteladora familiar, aliás, não sou terapeuta de espécie alguma, mas sou a favor da liberdade de poder escolher qual terapia. Decepcionada ao ver essa limitação que os psicólogos estão fazendo a si mesmo. Creio que existe outras maneiras de se conciliar, sem rechaçar... Apenas meu ponto de vista como pessoa que já fiz os dois tipos de terapia, a convencional e a constelação. Gostei de ambas, mas a constelação familiar, sinceramente, foi muito mais eficiente e rápida em todos os aspectos que já onstelei. Uma pena para os psicólogos, a meu ver. Podem estar dando um "tiro do próprio pé", com todo o respeito aos psicólogos...
Mas ninguém está limitando a possibilidade de usuários se consultarem em consteladores, a questão é que a teoria que embasa a constelação não pode se misturar à prática psicológica, por não possuir base de estudo nenhuma, seja clínica ou experimental.
Parabéns, Daniel! Mais um acerto ao apoiar a causa. Sobre cães: moro em Campinas (SP) e sei de uma clínica veterinária que oferece constelação familiar para cães e também se propõe a curar ou estagnar demência em animais. Duro ouvir essas barbaridades de um adestrador! Eu rebati e ele me disse que funciona. Enfim… um lugar pra não se ir nunca mais
@@cassiasimone2060 Sério. Criaram essa linha de clínicas com “tratamentos” alternativos para cães. São Paulo tem outras unidades com o mesmo nome, o que me faz pensar em franquia (mas não pesquisei a respeito, não sei se é). A grande notícia é que o estacionamento deles vive vazio. Não têm movimento. Sobre psicologia aplicada em animais: já vi também. Na verdade, um adestrador seria o indicado, mas para tutores que humanizam animais ao extremo, psicólogos devem fazer mais sentido, mesmo que a ideia seja um absurdo. Quer mais? Perdi um cão anos atrás e me indicaram um veterinária médium que se “comunica” com animais domésticos mortos. Ela tem Instagram. Percebe? É um terreno fértil para exploração da dor psíquica. Existe outra clínica aqui que vende tratamento de imunoterapia contra câncer em animais e diz que é uma pesquisa para Unicamp. São várias injeções com valor baixo. Detalhe: essa pesquisas não tem acompanhamento dos animais e mais, esse tipo de estudo só é passível de análise se obedecer alguns critérios, a começar pelos genéticos. Por isso, beagles são muito usados. Geneticamente eles são mais padronizados do que outras raças. Resumindo: a clínica ganha no volume. As pessoas arriscam porque já estão desesperadas visto que a medicina veterinária possui muito menos recursos do que a humana e também porque o tratamento é barato e vendido em nome da ciência. É o crime perfeito - a vítima não fala, o tutor não é informado e também não pensa: só quer que o sofrimento acabe.
A Constelacao mudou minha vida rapidamente o q a terapia com psicólogos demorou anos e nem chegou a 5% do entendimento q tenho hoje sobre as questões da minha vida!! EU AMO CONSTELAÇÃO
@@1oyagawa discordo. Sou totalmente contra a utilização como ciência. É perceptível a culpabilizacao de meninas e mulheres vítimas de abuso sexual, assim como pode ocorrer em qqr consultório de qqr profissional. Isso não qr dizer que n possa funcionar p uma pessoa. Apesar de não ser ciência e não puder ser apresentada como ciência.
Que legal! Fico feliz por você ter tido bons resultados. Ainda assim NÃO é comprovado ciência e portanto não deve ser aplicada em repartições públicas!
Sem dúvida. Muito pela nossa formação que ainda abraça um discurso acolhedor dessas pseudociencias danosas, e pouco crítica. Assim se formam diversos péssimos profissionais na área. Justamente essas práticas, como a constelação familiar, que prejudicam e muito a formação do psicólogo. Pois muitos professores até fomentam a busca por técnicas ineficazes dentro da faculdade. É complexo!
Conheço bem a abordagem e tem muita desinformação. É mais sobre os profissionais que praticam a terapia estarem ou não capacitados do que invalidar uma abordagem. Mas tenhamos paciência, um passo para trás, dois passos para frente.
Independente de ser ou não pseudociência, comigo não funcionou( e não ia funcionar, pseudo mesmo, sai com culpa e me sentindo péssima, culpada). Eu busquei, eu tentei por algumas seções mas me deixou mais confusa e quando busquei a psicologia e terapia comportamental e cognitiva, resolvi minhas dores.
Você não interpretou bem os livros do Helinger. Se não leu e ouviu falar o que escreveu aqui, cuidado com a fonte também não leu. Isso só existe na cabeça de quem não leu ou não entendeu o que leu ou... age de má fé.
Não é bem assim. O professor Daniel não está explicando direito a constelação. Seria preciso o professor Daniel se informar melhor sobre a constelação familiar antes de fazer o vídeo. A constelação pra mim foi mil vezes mais eficiente q a terapias convencionais que eu fiz.
@@heliananascimento2113 estes comentários estão burlando a base da metodologia cientifica que aprendemos no primeiro período de psicologia: Nunca leia uma abordagem com referencias externas à ela. Tipo interpretar o que se coloca na psicanálise com base nos conceitos da gestalt. Visivelmente uma leitura caricata, superficial e com desconhecimento teórico e pratico.
respondo : o s mais temos no Brasil são : advogados e psicólogos . Os cursos nas 2 áreas e’ baratíssimo e todos saem mal formados . Daí do interesse de ambos lesar os cidadãos em troca de grana .
Muitas vezes tem a formação apenas. Mas psicóloga d verdd eh outraaa coisa. Esses que defendem nem sabem o que estão defendendo. Ignorância tem em todas as profissões.
Eu fui direcionada ,por uma psicóloga da prefeitura,a fazer esse atendimento, não deram o nome do que era,fui no dia marcado,nem entrei ,virei as costas.Achar mais um fardo de culpa na vida, já deu.Agradeço você e a Gabriela Bailas,pela orientação.
@Odete Ledesma: que pena, perdeu a oportunidade de vivenciar e tirar suas próprias conclusões, e de ter muitas percepções dos desequilíbrios e padrões prejudiciais do seu sistema familiar aos quais você pode estar presa inconscientemente.
@@rosa-so-to5688 ela pode ir numa igreja ou num chá com amigas que pode ser fará melhor ao conflito interno da mente dela, juntar pessoas despreparadas pra esperar acontecer uma novelinha com um bando de gente despreparada não deve ajudar muito mais do que os outros exemplos não é mesmo?
Excelente vídeo. Psicólogos no Brasil não sabem o que é ciência e muito menos pseudociência. Faço psicologia e fico triste em ouvir defensores de pseudociência, ainda mais quando se fala em tratar pessoas.
Agradecida por defender a nós,meros inocentes pagantes e, por informar o Conselho finalizando em retirar essa tragédia explorada por qualquer pessoa sem capacitação alguma. Parabéns !!
A constelação pode mudar sua vida! Porém pra quem não sabe fazer pode destruir a vida da pessoa! É necessário muito entendimento. Não confio em qualquer pessoa que o faça! Hoje qualquer um se torna constelador... É inaceitável. Tem que saber muito bem o que está fazendo!
Bom, em psicologia, a Terapia Cognitivo-Comportamental é padrão ouro para o tratamento da maioria dos transtornos mentais. Centenas de ensaios clínicos randomizados e evidências científicas robustas apoiam a sua eficácia. Basta que, finalmente, as faculdades baseiem suas graduações em Psicologia Baseada em Evidências. E o CFP se posicione firmemente para coibir as pseudociências.
Ja vi tantas pessoas que foram ao Psicólogo e aquilo nao resultou. Vão ao psiquiatra e ficam encharcados de quimicos, e nada resolve. Não vejo onde está a ciência a funcionar. O problema da ciência é o que não entende elimina-se. Ainda me recordo quando a acupuntura apareceu, a ciência eliminou de imediato. E atualmente é uma pratica comum e aceite. Para as constelações familiares serem aceites pela ciência, ainda estamos a anos luz. Para a ciência é mais legítimo encharcar um paciente de psiquiatria com quimicos e o colocar numa situação vegetativa do que fazer constelações familiares. Nem sempre o que está provado é científico, nem o que não está ainda provado pela ciência não quer dizer que não tenha uma explicação científica. Descartes já dizia: Só sei que nada sei.
Entendo que não seria possível proibir essa prática pois como você falou, iria ser feita de qualquer maneira. Mas havendo "inconsistência científica" teria que ser retirada das pautas oficiais dos Ministério da Saúde, da Ciência e da Educação. Pelo conteúdo "conservador" eu diria que essa técnica pertence mais ao campo teocrático do que à Ciência.
A inconsistência científica é neste momento uma mera questão de escolha dos profissionais da psicologia, porque outros setores e profissionais tem buscado análise adequada. Linhas de pesquisa de Freud são base para o campo sistêmico, só para flertar com informações que parece que vocês desconhecem. Boa sorte
@@terapias4895 A qualificação de inconsistência científica partiu do Conselho Federal de Psicologia e não de pessoas leigas. A responsabilidade jurídica de fiscalização das atividades do setor é inerente a esse organismo. Nada impede que técnicas alternativas sejam praticadas consensualmente fora da área oficial da psicologia . Até porque a ciência está em permanente evolução, nada é definitivo. O que eu defendo é haja cobertura jurídica e definição clara . Concorda ?
@Tânia-JP A mente aberta e o olhar sem julgamento é ótimo, quando estamos no meio da ponte e também nos tornamos pais, eu tbm sou mãe, ferramentas rápidas e lentas precisam e devem atuar juntas. Falar com filhos ajuda, mas atitudes, exemplos, arrastam. Aprendi isso nos Protocolos do Amor Exigente. Eu não pretendo mais vir neste canal. Visão reducionista, fragmentada, vitimista de alguns profissionais psicólogos que aqui frequentam. Outra: o foco é rentabilizar e causar mais do que compromisso imparcial. Há cientistas e pesquisadores, e há cientistas e pesquisadores. Acho que eu no meu jeito aberto, imparcial e sem medo de adequadamente entender todas as vertentes ou dois lados de uma questão, com certeza, não conversa com a proposta rasa daqui. É minha ultima postagem e gastarei meu valioso tempo com canais mais produtivos e realmente compromissados em trazer desenvolvimento real à humanidade, ao invés de ficar com papinhos defendendo coisas que precisam mudar urgente dentro da psicologia de forma a acompanhar o caminho da humanidade hoje. Entendi o interesse particular do canal kkkk
@@diegojourdan8911 concordo que se deva fiscalizar. Meu setor: educação física, neurorreabilitação e terapia integrada, prezo, faço parte de grupos que buscam unir saberes, incentivar formações sejam de qualidade com horas teóricas e práticas. Discordo que as linhas da medicina tradicional faça movimentos de ruptura ao invés de auxílio na elaboração dos protocolos de pesquisa satisfatórios a todos, especialmente à segura e qualidade ao cliente final, para vocês (paciente). Retrocesso. Ainda bem que concordamos que as pessoas tenham liberdade em escolher o caminho que melhor lhes trate. Eu não tenho ego de que meu cliente seja paciente. A dor da alma, da psique, do emocional e até somatização física é bela ao like alheio. Que tal pensar de forma mais ampla a quem serves?
@@terapias4895 Totalmente de acordo. Lembrando que a construção da ciência é baseada e fundamentada na experiência, por tanto ao negar as novas experiências estamos mutilando a evolução da própria ciência. E tudo que puder aliviar o sofrimento humano é bem-vindo. Isso não isenta da comprovação científica, mas a sociedade, o Estado e o determinismo cultural sempre correm muito atrasados. Por exemplo Giordano Bruno foi queimado na fogueira por afirmar que o sol é o centro do nosso sistema, no ano de 1600. Darwin ainda é contestado por causa da Teoria da Evolução, tem gente que nega que o Homem já esteve na lua, e em pleno 2023 há quem diga que a Terra é plana. Eu sou cético em relação a religiões, mas minha cabeça está aberta à tudo aquilo que possa ser provado, embora isso requeira tempo e trabalho. Cordiais saudações, prazer de conversar contigo.
Eu fiz a constelação e muita vida melhoro u 1000 % , acredito que pata quem sofreu abuso pode ser que prejudique, mas para mim que tive uma mãe narcisista me libertou, hoje sou muito mais feliz.
@@sabiofilosofo1306 Nem sua resposta nega a possibilidade da experiência de Franciele caracterizar um fato concreto e não observado com a isenção necessária a qualquer método cientifico.
Desconfio de toda afirmação (ou negação) absoluta. O aprendizado é um processo sem fim, na medida em que nossa compreensão do que entendemos como realidade está em permanente expansão. Dialoguemos mais com os fatos e menos com julgamentos e sentenças nascidas da nossa pressa em ter supostas verdades em nossas mãos.
Quando entrei pra faculdade em 1976 os postulantes ao curso precisavam de um laudo dizendo que estavam aptos a fazerem o vestibular pra se tornarem psicólogos. Se não tivessem o tal laudo nem entravam. Depois, para serem inclusivas e politicamente corretas as faculdades aboliram o laudo. Como negar acesso ao título de psicólogo à uma pessoa deficiente visual ou auditiva? Então tive colegas que não fizeram as matérias de técnicas de avaliação psicológica, ou nunca ouviram um paciente, e se diplomaram,igualmente. Conheço colegas psicóticos tambem. Ao longo da formação a faculdade oferecia terapia para os alunos, supervisão e cursos extras. O profissional formado era instado a se apoiar nesse tripé : formação acadêmica, pessoal e profissional. Hoje, vejo com espanto, colegas psicólogos que saem da faculdade sem nunca terem experimentado nenhuma abordagem terapêutica, e vão atender em seus consultórios lépidos e lampeiros sem nenhuma supervisão ou formação continuada. Isso me arrepia muito mais do que ver profissionais experientes, com décadas de formação pessoal, acadêmica e profissional, que acrescentam todos os conhecimentos possíveis à sua bagagem. Constelações Familiares, Fenomenologia, Psicanálise, EMDR, Brainspotting, Psicomotricidade relacional, arte terapia, terapia dos contos, avaliação psicológica, mediação de conflitos, psicopatologia,psiconcologia, terapias energéticas como EFT, hipnoterapia, e tantos outros conhecimentos que só vem somar no arsenal de recursos do profissional. Constelações Familiares não me assustam, mas profissionais despreparados pra usar qualquer técnica, isso sim, é um desastre!
Te ho uma amiga formada recentemente em psicologia que me diz sempre pra tomar muito cuidado pois os profissionais que estão saindo da faculdade de psicologia não sabem nem lidar com suas próprias dores emocionais, não se submetem a serem analisados ou seja não conhecem a si mesmos e saem por aí achando que são experts pra tratar seus pacientes estando completamente despreparados pra isso.
Você começa bem o discurso e acaba mal. Acaba mal porque tão ruim quanto um profissional naturalmente inadequado para exercer a profissão, é um excelente profissional aplicando pseudociência ou maluquices como a Constelação, na clínica. Em ambos os casos não teremos uma clínica adequada, teremos uma pseudoclinica fantasiada de confiável pelo diploma do profissional, fazendo mal às pessoas. E aí muitos vão dizer que psicologia não funciona. É como ser um médico dando aspirina para um doente se curar de câncer porque fez um curso com um "terapeuta holístico" chinês, que "ensinou" essa barbaridade, e o médico se convenceu por "explicação via funcionamento de chacras" e começou a aplicar na clínica. É evidente que é importante uma pré-avaliação antes de se iniciar a formação de psicólogo, assim como é super importante limpar esse país de todo o lixo pseudocientificao liberado de forma inconsequente e irresponsável pelas autoridades de saúde pública, que inclusive empurraram para dentro do SUS muitas pseudociências. É também importante exigir dos Conselhos Federais e Estaduais de profissionais que saiam da cegueira conveniente para esse número enorme de pseudociências, cruzando os braços. Dizem que só podem intervir na conduta ética dos próprios profissionais, mas cruzar os braços para aceitar pseudociência dentro das próprias grades curriculares, deixar instituições de "terapeutas holísticos" surgirem, onde dão cursos de alguns meses para "curarem" emocionalmente seus pacientes com florais, reiki, etc, não tem cabimento. Os Conselhos precisam ser mais pró-ativos na defesa da formação profissional e atuação clínica baseada em evidências. E os próprios profissionais precisam ter discernimento para fazerem cursos de abordagens complementares ou extensões com aval científico.
Uma psicóloga de casais me disse durante um tratamento: que meu casamento não funcionou pq eu não havia trocado meu sobrenome de solteira pelo sobrenome na época do meu marido!?!?!?? 🤔🤭 Retruquei que era estrangeira, específicamente espanhola e lá nenhuma mulher troca o nome da família de solteira pelo sobrenome da família do marido ao se casar, mas os filhos que nascem recebem o nome do pai e mãe respectivamente; e, que os casamentos mesmo quando mudam de país não apresentavam nenhum problema pela razão absurda por ela citada e desisti de continuar pois percebi a total falta de capacidade dessa psicóloga de trabalhar o que realmente estaria acontecendo ... Concluindo a dificuldade não se trata de ser psicólogo, psiquiatra, constelação familiar *mas encontrar bons profissionais para qualquer profissão,* pois até para dentista ou jardineiro esse fator é importantíssimo para o trabalho ser realizado com sucesso
Fiz curso de constelação familiar, e pelo meu entendimento ela deve ter se baseado numa questão de exclusão do sobrenome, como se você rejeitasse a família de origem dele, devido a rejeição do sobrenome mesmo que inconscientemente, pois o sobrenome é o que tem de mais pessoal, inclusive retratava as profissões que cada família tinha como por exemplo: whinehouse - casa de vinhos, entre outros. Eu também me casei sem o sobrenome do meu marido, acredito que podemos fazer essas escolhas, e penso como você, caso tivesse filhos, ambos os filhos teriam o sobrenome dos pais.
@@daiane9769 na realidade não trocar de nome são questões culturais, nunca vi necessidade de trocar meu sobrenome, nunca se tratou de rejeição, há muitos casais que vivem juntos anos a fio nem assumem legalmente um casamento, contrato, etc... e não apresentam dificuldades relacionais
Eu fiz uma sessão com uma terapeuta famosa ( Constelação). Hj uma consulta passa dos $1000.... até hj não entendi o que aconteceu, pq eu fui fazer. Não entendi nada e não recomendo. O pior é que se vc não vê sentido na sessão, a culpa é do constelado...ele é que não está preparado. Eu até cheguei a acreditar em constelação...hj não mais. Abs.
Posso falar uma coisa? Isso é mais ou menos uma sessão espírita com outro nome para poder ser cobrado, simples assim! Até o Espírita Divaldo Franco já falou desse perigo.
@@cassiasimone2060 Já frequentei sessões espíritas e sessões de constelações familiares e elas me parecem distintas, não se confundem. Parece-me que Divaldo entende de espiritismo, mas será que sabe mesmo o que são as Constelações Familiares ou as confundiu também?
Precisamos de mais vídeos sobre a disseminação de pseudociência em nossos cursos de graduação e pós. Excelente vídeo sobre a nota de CFP, pois a constelação estava desenfreada sendo praticada até no Judiciário.
Quem dera fosse "até" a palavra certa, mas infelizmente é "sobretudo". Pelo menos as nossas "excelências" são os ícones da chacota por falta de percepção da realidade no momento atual. Tudo que vai, volta.
Há de haver alguns profissionais bem intencionados, mas a prática não deve ser permitida. Causa mais traumas. Dou graças ao meu bom senso que me permitiu resistir a me submeter a tal prática. Há q se ter mais cuidado com os doentes. Sou reikiana. Acredito nos efeitos mas só me auto aplico. Questão de crença, mas isso não pode estar no SUS tbm.
Eu penso que as pessoas tratadas por essa prática deveriam tb ser levadas em consideração, não em casos específicos, mas estatísticos, com visão ampla. E vai minha pergunta: por que as Psicologia não aceita nada de novo há 50 anos? São sempre as mesmas práticas de psicólogos "conte-me mais sobre isso.." A constelação esbarra, em partes, na terapia quantica, ela abre portais para comunicação com os ancestrais, com resultados práticos quando bem aplicada por um constelador experiente. Acontece que existe tb consteladores ruis, assim como existem os psicólogos ruins, mais neuróticos que seus pacientes. No meu entender, é muito mais uma briga por espaço no mercado do que sinceramente uma real preocupação com os problemas da sociedade que envolvem relações desarmônicas familiares e suas consequências devastas.
Como assim a psicologia "não aceita nada de novo há 50 anos"? Inúmeras terapias cognitivas surgiram nesse meio período, além da atualização das vertentes anteriores por novos autores e pesquisadores. O que a psicologia não aceita de "novo" são práticas infundadas filosoficamente ou experimentalmente. "Terapia quântica, comunicação com ancestrais" nada disso possui sustentação filosófica ou científica, logo não pode se misturar com a psicologia.
@@JoaoVitor-ox1zr Concordo com vc, João. Não se pode misturar essa técnica com a psicologia, pois realmente não é psicologia. É qq outra coisa "mística", que estranhamente dá resultado. Se vc fizer um estudo de quantas pessoas fizeram tratamento com a psicologia tradicional e não obtiveram resultados, vc vai verificar as falhas e limitações dessa ciência tb. Mas não significa que ela não funcione, pois para alguns não funciona. Mas na minha opinião, meu caro, há espaço para todos, pois as pessoas estão infelizes, muito infelizes e confusas no mundo! Porém, concordo tb que tem muita gente despreparada trabalhando com isso.
Bom dia!!! Não posso assistir agora, mas verei depois com prazer! Uma prática que tem acontecido e me assustado bastante são igrejas evangélicas oferecendo curso de psicanálise, com a chamada: Seja um psicanalista, com certificado e tudo. Apavorante! Penso que vocês da área devem se manifestar e muito contra isso. Obrigada, Daniel!
@@qualquercoisa8174 sim, a área da psicanálise deixa uma abertura, mas nunca que qualquer um possa um psicanalista. Pastores que mal sabem escrever, muitas das vezes, assim como seus “fiéis" humildes, como vão estudar e o que vão estudar, né? Preocupante isso
@@MsTassiAD existem maus profissionais em todas areas: médicos, dentistas, psicólogos, marceneiros, etc, etc. Lamento muito que vc tenha sofrido, mas para dezenas, talvez milhares de pessoas, a constelação esta sendo uma benção na vida.
@@cristinaarmend2737 da mesma forma podemos dizer que, para dezenas, talvez milhares de pessoas, ela é uma maldição, que revitimiza e culpabiliza pessoas que precisam de um suporte cientificamente comprovado.
O que o CRP quer é acabar com um concorrente. Se puderem, acabam com todas as terapias alternativas. Muitas são a preço acessível ou gratuitas. Eles não gostam pq querem que todo mundo dependa apenas de psicólogos formados, que são poucos, então são caros.
Lamento. A constelação familiar é uma excelente terapia. Me ajudou muito. Jung já deixou claro que a psicologia vai além da ciência. É estranho que em 2021 ainda haja polêmica sobre isso
Não lamente. Foi importante para vc e foi para mim tbm e essa polêmica faz parte. Precisei ler e estudar para entender. O máximo que pode acontecer é em relação aos psicólogos, só.
A Constelação Familiar é boa para algumas pessoas. Já outras, preferem uma gira de Exu e pomba gira, enquanto outros irão preferir mapa astral ... Não há nenhum problema nisso se faz bem para a pessoa. Porém, é necessário sabermos a diferença de *CRENÇA* e *CIÊNCIA* Uma coisa é a pessoa ter a sua crença e acreditar que as "teorias" da constelação são bacanas, outra coisa é colocar isso no judiciário ou SUS como terapia! Pessoal, não é pq uma CRENÇA foi boa para si que ela deve estar num órgão público de saúde, judiciário e etc.
@@adrianasousa8787 Talvez para um trauma de dirigir, um medo de altura, uma queda de bicicleta, a constelação ajude, mas as teorias são sem sentido, correlações absurdas, o cara que criou isso era um nazista assumido, o cara justifica abuso, pedofilia, machismo. A constelação culpa a vítima! Imagina uma criança ter que pedir desculpa para o pedófilo que a abusou e ainda segundo a constelação a culpa é da criança que atraiu aquela situação. A constelação justifica o abuso dizendo que tudo foi feito em nome do amor...me poupe! Nojo disso! Revoltante!
Vejo que a constelação está ganhando espaço porque está tendo mais resultado do que uma sessão com psicólogo... e falo porque participei tanto de uma como como de outra...e a constelação me ajudou muito mais do que as sessões tradicionais com psicólogo...e o que vc falou não tem nada haver com o que acontece nas sessões de constelação...
Não tem nada a ver com o que aconteceu com você. Mas está nos livros e no estudo da constelação exatamente isso que o Daniel falou. Honrar abusador, culpar a vítima, "você atraiu essa situação". É a base da constelação isso aí. É uma agressão a vítima! Um crime!
Eu sou aluna da formação em constelações familiares. E já fiz várias constelações que me trouxeram maior consciência sobre vários temas em minha vida. Que pena colega que vc resolveu gastsr seu tempo para desqualificar uma técnica tão eficaz!
Boa noite!!!! Fiz terapia tradicional durante muito tempo e não tinha muito resultados. Através das contrações consegui identificar o trauma primário e aí sim após essa identificação consegui me organizar emocionalmente.
Já tive uma psicóloga (que dá palestras pra centro espírita) que já recomendou eu ler sobre astrologia como curiosidade para tentar entender melhor minha personalidade.
@@bernadetefacciegonitramris8693 Lamento, não merece não, pois não se baseia em conhecimento científico como a Psicologia. Se quiser defender Astrologia, faça-o no campo do espiritual, religioso, mágico, mas não científico, e de modo a equipará-la a conhecimentos solidamente construídos com base em método científico.
Eu fiz um curso de quase 3 anos com professores alemães e posso dizer que a constelação é machista e joga toda a responsabilidade nas mulheres. Em algumas casos, como estupro e incesto, beira a crueldade psíquica. Um horror . 😢
O maior laboratório e trabalho de pesquisas do mundo, é o resultado prático na vida das pessoas. A observação dos resultados nas existencias das pessoas, é o único resultado científico que me convence . Pensando dessa forma, só considero a psicologia como ciência, se todos, ou a maioria do seu resultado na vida das pessoas for positivo! Não tenho identificado isso!
Minha opinião se baseia nas cinco experiências que tive como constelado com cinco consteladores diferentes. Tenho muitas criticas e dúvidas, mas não posso negar o quanto foi importante para mim vivenciar essas constelações. Trata-se de um campo a analisar com paciência e muita atenção a conclusões apressadas. Obrigado por abrir essa discussão.
Também tive experiências interessantes, a primeira apenas ao abrir um livro, Constelações Familiares, Bert Hellinger, em uma livraria para saber do que tratava. Algo não traduzível em palavras aconteceu no centro do meu peito e chorei imediatamente. Não precisei sequer de umx consteladorx para sentir os efeitos das Constelações Familiares, apenas a leitura de algumas linhas e...
Infelizmente a psicologia ao invés de evoluir parece que está degenerando. Hoje em dia existem diversas terapias chamadas integrativas que estão auxiliando pessoas e famílias em seus problemas. Ao invés da psicologia estudar à fundo estas novas terapias eles preferem se esconder atrás do ostracismo de uma prática que em muitas vezes faz a pessoa ficar anos à espera de uma evolução. Cursos e profissionais mediocres existem em todas as áreas, inclusive na psicologia.
Eu fiz muitas Constelações e nunca fui julgada nem aceitei nenhum abuso, aliás sempre saí com o coração leve das sessões e com mais força. Infelizmente essas interpretações são de pessoas que nunca se constelaram e não conhecem o processo. ... Uma experiência que posso compartilhar é de um cansaço crônico que eu tinha, na constelação apareceu que minha avó materna sentia muito isso e que isso vinha dela. Como eu não a conheci fui perguntar para minha família e descobri que ela havia morrido de problema pulmonar que causava muito cansaço, fiquei surpresa! Na constelação isso foi resignificado e eu nunca mais senti isso. ... Esse é só um dos casos. Acho que quem tem dúvida, deve fazer uma constelação com um profissional experiente e bem preparado para assim saber do que está falando.
A maioria dos consteladores não são profissionais de nada. Só compraram teorias furadas escritas por um nazista assumido há algumas décadas atrás. Tudo feito da imaginação doentia dele.
Quem só conhece um caminho acredita que não há outros caminhos e morre acreditando que só havia um caminho. COITADO. Vivam sem ter vergonha de ser feliz, e cantem a beleza de ser um eterno aprendiz.
Até que enfim essa palhaçada acabou no judiciário, agora gostaria que você falasse desses terapeutas que dizem que a pessoa não próspera porque brigou com o pai ,mãe, cachorro, papagaio, aparece cada um🙄
A pessoa que precisa ver um teatrinho para entender a própria dinâmica familiar, porque não poderia entendê-la através da psicoterapia? É porque quer acreditar no lado mágico da coisa, de achar que uma sessão as vezes milionária vai resolver seus problemas. Logo, diz que psicoterapia não funciona. A curto prazo não funciona, você deve fazer sua parte, e vai se ver repetindo os mesmos erros que você cansou de discutir em terapia. É assim mesmo, até você começar a lidar com suas emoções. Quem defende constelação acha que tudo se resolve num passe de mágica. Sinto lhe dizer que você mente para si mesma(o). Seu racional entende facilmente, mas seu emocional levará semanas, meses, anos pra digerir abusos que você mal percebia. A cada sessão de psicoterapia você se descobre mais e mais, desvenda aos poucos seu inconsciente. É isso que psicólogos estudam e consteladores de nada sabem!
Eu sou formada faz 22 anos e desde a Faculdade sempre achei que para termos o CRP, deveríamos passar por algumas avaliações...infelizmente tantos pacientes chegam ao consultório com relatos de absurdos ditos por nossos colegas. Como poderíamos fazer algo para mudar essa facilidade para atuação dos psicólogos??
Desconheço essa agressividade da constelação, pra mim só me fez bem! Hoje estou uma pessoa muito mais calma, minha relação com minhas filhas melhorou muito. Só aprendi coisas boas com ela. Tomara que não acabe nunca, vai ajudar muitas outras pessoas tbm.
Gente, vocês precisam estudar e experimentar antes de falar, pois fica claro aqui que não sabem nada sobre constelação familiar e ainda fazem deliberadamente interpretações distorcidas acerca dos princípios. Por exemplo, pega a hierarquia natural da vida que nos pede para agradecer os que vieram antes e coloca isso como imposição de submissão aos que vieram antes. Totalmente equivocado! Hierarquia pede reconhecimento dos caminhos abertos e gratidão. Nada a ver com se submeter aos que vieram antes. Inclusive Bert é o maior defensor das “ovelhas negras” porque são elas que trazem inovação e consequentemente evolução para a tradição familiar. Porém essa inovação pode ser feita com agradecimento pelas escolhas anteriores e auto liberação para fazer diferente. Tudo no amor. Sem guerra, sem rebeldia destrutiva. É outro nível de consciência! As outras interpretações do moço também estão equivocadas. Inclusive sobre a mulher que é a guardiã da vida e por isso a pessoa que mais precisa ser preservada e protegida para que a vida siga adiante. A mulher é o eixo da vida! E o homem serve a mulher, nas palavras de Bert. Mas claro, para saber disso é preciso conhecer a teoria e a prática a fundo. Sempre terá profissionais despreparados em todas as atividades da vida, inclusive na psicologia. Também conheço pessoas que tiveram sua psique bagunçada por psicólogos despreparados. Acontece em qualquer profissão. Aliás, os psicólogos que utilizam as constelações familiares por conhecer sua potência, serão os primeiros a continuar utilizando. Óbvio! Muito veneno disfarçado nessa fala. É o medo do novo sendo canalizado por pessoas invigilantes. Faz parte do processo de evolução. Mas precisamos vigiar nossas intenções profundas e manipulações disfarçadas de conhecimento. Isso é consciência e ética espiritual. Felizmente, quem já experimentou as constelações familiares tem a prova maior: o resultado. 🙏🏽♥️
No final da década de 80 houve um movimento de dentro da psicologia para que o Conselho Federal de Psicologia retirasse a hipnose da área, pois segundo alguns profissionais, Sigmund Freud não mais utilizava a hipnose. É assim que é o Conselho, removendo atributos, práticas e abrindo as pernas para entidades da Medicina.
Daniel, fale sobre a necessidade do estudante e futuro profissional de Psicologia fazer terapia tb. É impressionante o grande número de futuros profissionais da dessa área não terem suas próprias vivências e autoconhecimento e estão indo para o mercado de trabalho tratar pacientes somente com embasamento teórico e nunca sentiram na pele os benefícios daquilo que estudam. Isso para nós profissionais é extremamente importante. Faço sessões com minha psicóloga há quase uma década e amo mas o que vejo de estudantes de psicologia sem fazer seu próprio trabalho psicológico com um profissional da mesma área é assustador! Falar sobre os erros das demais terapias é bom e esclarece mas cara... tem muita coisa dentro da tua area que tá fazendo mal pra caralho tb. Falo por experiência própria. É muito profissional psicólogo estragando a cabeça de geral. Conheço alguns que dá vontade de chorar. As outras terapias podem até estar ruins mas vcs não estão num patamar muito diferente não. Eu sou fã da psicologia e das terapias integrativas, me beneficio das duas, mas atirar somente pedras nas casas de alguns como se a casa da psicologia fosse sã é tb subestimar a capacidade das pessoas raciocinarem. Passei por alguns psicólogos muito ruins, a m8nha é ótima e o dia em que ela se aposentar dificilmente procurarei um profissional da sua area pq não são confiáveis tb. Uma pena pq é uma ciência linda.
finalmente CRP de pronunciando, e agora cabe a nós psis nos pronunciarmos também. Falar nas redes sociais virtuais e presenciais. Não basta não praticar, precisamos lutar contra. Professor, fala um pouco sobre as energias masculinas e femininas sendo usadas para realinhamento de relacionamentos e etc? A gente precisa aprender a fuleiragem para explicar sobre fuleiragem! Kkkkk
Eu li alguns dos livros do criador da constelação e fica bem obvio que ele tem uma inveja enorme dos pisicologos. Fica falando mal deles o tempo todo no livro e esse comportamento tb é visível em muitos dos seus seguidores (pelo menos os que eu conheci)
Uma coisa curiosa é que conheci alguns que nunca leram os livros do criador, mas sim uma apostila. Então é possivel que nem todo mundo esteja em contato direto com o texto original (eles acharam que eu estava inventando o texto problemático). Tb pode ser só uns casos isolados, não sei
Os que faziam constelação familiar que conheci não falavam nada do que aqui foi dito, sempre há em todas as profissões indivíduos que seguem linhas bastante conflitantes e confusas
Sem contar na ídeia da pessoa ter problemas com os seus pais e isso refletir na vida profissional como causa. Tipo se vc tiver problemas com sua mãe, fu@#*! A mãe na visão dos consteladores é a quem nutre o pai é quem joga pra vida, é quem direciona o caminho. Nesse caso, a culpa é sua, você ficará fadado(a) nessas áreas da sua vida a ir mal porque seu pai te maltrada e você não aceita, sua mãe te abondona e você não perdoa! Entendeu??? A culpa é sua, aceite. Adorei esse vídeo.
Ótimo vídeo! O mesmo tinha que acontecer com a psicanálise. Eu sou psicóloga em Portugal e na Europa em geral a psicanálise também está caindo em desuso por sua falta de evidência. Além de toda a misoginia em que baseia esta abordagem. No Brasil, este tema ainda é polêmico e tratado como tabu. Não se deveria trabalhar com pessoas com transtornos mentais, muitas vezes graves, com técnicas sem evidências.
Desculpe, mas depende do profissional. Fiz vários tratamentos com psicólogos, achei péssimo, incompetentes, arrogantes e pouco capacitados. Resolvi TODA minha situação emocional com uma psicanalista. Ser graduada, não significa ter competência. Abraço.
Concordo q as pessoas deviam se capacitar mais antes de começar aplicar a Constelacao Mas como vc mesmo pode olhar aki nos comentários , essa técnica , trás muitos resultados positivos Eu respeito a psicologia , mas vc há de convir q vários pacientes q passam por anos a fio em sofrimento , mesmo com acompanhamento psicológico, conseguem melhorar e muito a sua qualidade de vida , depois q passam pelas constelações
Creio q o problema está em algumas pessoas não acreditarem ou não entenderem e nem aceitarem o q é visto/ descoberto sobre elas durante a Constelação Familiar.
O CFP pode até acabar com tal prática entre os psicólogos, já entre aqueles que são outros tipos de "profissionais", não pode fazer nada... O resultado é parecido com a da ingestão da ayahuasca, tem quem amou, e quem se deu (muito) mal.
É importante mesmo manter as coisas separadas ou então vira uma confusão quando você busca conhecimento e não sabe onde ta pisando. Minha prima mesmo estava tendo aulas de Homeopatia no curso de Fisioterapia, eu alertei dizendo que é até interessante saber do que se trata, mas que homeopatia não era conhecimento científico.
Fico feliz com a existência de profissionais como você estudam realmente para melhora do comportamento humano e respeito ao avanço científico, consciente e amoroso. Além de alertar a opinião pública quanto aos possíveis abusos e erros como as pseudociências. ❤
Fiz terapia por 8 anos. Não me ajudou. Fiz constelação e mudou minha vida! Foi maravilhoso foi libertador. Essas críticas a constelação me parece mais corporativismo da classe do que realmente a verdade. Co heco muitas pessoas que fizeram e TODOS amaram e resolveram suas pendências emocionais que antes a psicologianao tinga resolvido. EU ADORO CONSTELAÇÃO
"essas críticas a constelação me parece mais corporativismo da classe do que realmente a verdade" Você acha que entende de algo da verdade, mas pra supostamente convencer os leitores sobre o que funcionou com vocês, você cita a própria experiência particular e experiências de pessoas que você conhece. Agora, já parou pra pensar que você conheceria muito mais a verdade não apenas relatando a sua experiência, mas conhecendo as centenas de experiências negativas com esse tipo de prática? Não dá pra você relatar uma experiência pessoal sobre uma prática supostamente científica e dizer que essa é a realidade também pra todas as outras pessoas
Pra mim fez e faz diferença também. Entendi varios fatores sobre minha vida e da minha família, coloquei em prática (que é o que muda a vida da pessoa e não só conhecer), mas percebo que não é todos que estão preparados pra isso, por ego, orgulho muito elevado. Pra mim mesmo foi dificil por várias verdades terem vindo a tona, da qual eu escondia inconscientemente. Não fiz sessões, mas sim estudei os princípios. Sobre o perdão, mas pessoas confundem o significado e honra também. Fiz terapias, faço ainda, e pra minha vida tem feito grande diferença em todos os conhecimentos.
Ou seja, você apenas não tratou sobre problemas familiares na terapia, pois a terapia teria resolvido isso já que a constelação familiar se utiliza de mecanismos da psicoterapia, mas misturando surrealismo e coisas sem qualquer fundamento. Usar sua visão e experiência particular não muda o fato de ela ser algo totalmente pseudocientífico.
Acho lamentável essa posição do conselho! Já fiz três constelações familiares e minha vida mudou, o sistema familiar abriu completamente, simplesmente quebraram-se padrões importantes. Uma terapia não pode ser proibida. Minha terapeuta é especializada em constelação familiar e eu acredito muito na técnica. Nunca vi nada de colocar a mulher em papel inferior, de violência ou coisa do gênero. Nas varas de família inúmeros conflitos foram solucionados de forma efetiva com a constelação. Chocada com essa generalização do Conselho.
Será que vão falar TB sobre as pessoas que tiveram problemas psicológicos sérios, que buscaram se formar em psicologia por achar que se entenderiam melhor,... ou seja, não conseguem tratar a si mesmo e ainda por cima quer "tratar" os outros. Acho bem perigoso isso TB ( óbvio q não estou desmerecendo os bons profissionais). Mas assim como tem a OAB, deveria haver um teste bem apurado para ver quem está realmente apto a exercer a profissão.
Honrar tem um significado, vai ler no Aurélio, creio que deva ser minimamente suficiente para compreender isso. Amar, já é algo que cada um tem seu entendimento (as famílias e culturas) de amor e creio que o senhor pode inclusive nos orientar qual o olhar cientifico psicológico, sobre o uso adequado deste termo numa abordagem de atendimento clínico e orientação do psicólogo. Respeito, também, vem de um entendimento da palavra bem diferente do honrar e do amar. Porque citei as três palavras: Amor, Honra e Respeito? Não há orientação de amar agressores. Há uma sugestão de honrar o papel materno ou paterno daquele ser agressor, no sentido de pertencimento à aquele sistema familiar ainda que ele seja colapsado e doentio, já que existem pessoas que sentem necessidade de pertencer a seu próprio sistema familiar e trazem consigo uma dificuldade em aceitar que afastar-se é muito mais saudável. Muitos conseguem fazer o afastamento de narcisistas, ou pessoas tóxicas, depois de minimamente separar os papeis sociais daquele agressor (a). Acho, particularmente, que todos devem ter atendimento com médicos da medicina tradicional e se sentir vontade, na sua liberdade, buscar meios que lhes ajude se assim quiserem. Sabe onde concordo com você? Onde farmácia não devia vender sorvete e vendem. Onde padaria não deveria vender chip de celular e vendem. Onde profissional da medicina tradicional, faz cursinho de poucas horas num serviço que quer agregar e não faz questão de criar protocolos seguros, estudo profundo e coleta de dados, para conversar entre vocês da classe e defender, se assim ele (a) quer defender algo. Finalizando, retomo ao ponto onde sua fala, quis trazer base mais firme e demostra certa falta conhecimento sobre Constelação: O que se coloca não é amar quem tem atitudes absurdas para conosco, mas apenas agradecer, honrar a vida que se recebeu ainda que tenha sido de um ser humano vil, afinal psicólogo é homem ou mulher, empresário é homem ou mulher, um Ser Humano em papel de pai ou mãe, é um homem ou uma mulher, ainda que seja infantil, doente e incapaz de atuar no papel de paternidade ou maternidade. pontuado bem claramente isso, me despeço. Mas quem eu sou afinal? Sou uma sobrevivente de lar agressor, tóxico. Fui espancada a infância toda. Sempre tive minha psicóloga, tomei medicação e recebi acompanhamento com psiquiatra quando eu TIVE depressão e faço bom uso de terapias integrativas, sempre olhando quem é o terapeuta e seu conhecimento para me atender. Como pesquisadora, acho válido cada um no seu quadrado e aceitando que seu método pode dar resultados em horas ou levar anos e cada ser humano vai no profissional que melhor trás o resultado dentro do que se busca. Amo a psicologia, ficar lá tendo alguém que me ouça e pouco fale. E essa ultima frase não tem nenhum sarcasmo antes que pensem que sim.
Esse problema da "prática paralela", ou seja, do psicólogo atuar em vertentes que conflitam com o respectivo Código de Ética é muito sério. Muitas vezes, nessas "práticas extravagantes" que podem ser a tal constelação, cartomancia, mediação extrajudicial, a pessoa se apresenta como psicólogo nesses atendimentos para ganhar a credibilidade do atendido. E, no meu modesto entendimento, quando a pessoa SE APRESENTA como psicóloga a quem quer que preste atendimento, deve estar estritamente adstrita ao Código de Ética. Do contrário, não há segurança jurídica de cumprimento desse mesmo Código. Sim, eu viajei. :)
Muito bom td esse movimento pelo fim da picaretag4m da constelação , física quântica na espiritualidade e afins. Fiquei 2 ou 3 anos da minha vida tentando entender o porque essas pseudagens ditas científicas eram pseudagens científicas...Graças à canais como esse eu consegui. Muito obrigada
Daniel, esse vídeo me levantou um ponto. Poderia fazer um vídeo sobre testes projetivos? Os testes objetivos são pautados no modelo científico, os projetivos não, mas tb são aprovados pelo satepsi. Poderia fazer uma explanação?
Concordo com seu apontamento...bem relevante lembrar sobre os testes projetivos, além disso, se acaso a psicanálise fosse retirada da grade de psicologia, a filosofia também deveria ser, pq se volta para estudo e análise de mitos, porém, é o início de tudo, inclusive da psicologia.... enfim, lutar pela cientificidade sim, desmoronar toda uma base histórica não concordo.
Questionada por leigos, uma vez que explicamos fenômenos não observáveis como a psique, mas inferimos através do comportamento, que é observável e o que é dito pelo paciente.
Para formar uma opinião primeiro é preciso você se informar com pessoas sérias que conhecem e trabalham com as constelações familiares. Este professor além de não saber sobre constelações familiares ainda faz um vídeo com muita desinformação e não informação verdadeira. É uma vergonha um profissional professor de psicologia falar tanta bobagem.
@@veraconceicaoilhadietrich6908 vergonha é gente bandida dizer que a culpa de um estupro é da vitima e que uma criança deve satisfazer sexualmente um padastro pelo bem da familia. vcs sao nojentos
Mas a própria base da constelação é errônea, fazem correlações absurdas e a regra é: culpar a vítima, a vítima atraiu aquilo, você tem que honrar quem muitas vezes te destruiu fisicamente e psicologicamente. É o resumo da constelação. Coisa linda né ?
Psicanálise não ser ciência ?! Temos que pensar que tipo de ciência. Ciência dura? Porque nem a psiquiatria o é. Basta ver inúmeras críticas em torno do DSM V sem menor comprovação dos mais de 598 sintomas. E psicologia e ciência? E desde quanto a TCC é ciência?
Já participei da Constelação Familiar e para mim foi excelente e minha vida famíliar, melhorou consideravelmente, é a minha experiência. Cada um, cada um.
Sou psicóloga clínica há 22 anos e sou totalmente a constelação familiar. Atendi um paciente que quase se MATOU após uma sessão de constelação familiar.
Olá Luciana, estou interessado no desenrolar deste tema e reúno relatos sobre os fatos que sustentam o argumento de que a prática consiste em um perigo para os clientes atendidos. Poderia comentar um pouco sobre o caso sem necessariamente expor fatos e nomes que comprometeriam a identidade da paciente?
~ Você valoriza a ciência e a filosofia? Participe dos cursos e clubes do livro do INSTITUTO PONTO AZUL: institutopontoazul.com.br/
~ CANAL NO TELEGRAM (PSICÓLOGOS & GRADUANDOS EM PSI): t.me/+3v6B-B6HFRkzZmY5
~ MEU CANAL DE CORTES (VÍDEOS CURTOS): ua-cam.com/channels/unw2mQVG_viJV-PQ6dUdtw.html
~ SEJA MEMBRO: Ao apoiar este canal, você poderá, por exemplo: 1) Participar do nosso Grupo Cético no Telegram; 2) Receber de 20 até 100% de desconto em cursos, palestras e grupos de estudos que eu promovo regularmente; 3) Acessar conteúdos exclusivos sobre ciência e religião; e 4) Receber artigos, vídeos e outros materiais científicos compartilhados e explicados por mim.
Curtiu os benefícios? Clique aqui pra se tornar membro: ua-cam.com/users/danielgontijojoin
~ LIVROS QUE ESTOU LENDO:
- No armário do Vaticano: poder, hipocrisia e homossexualidade (Frédéric Martel): amzn.to/3XHc9uy
- Sapiens: uma breve história da humanidade (Yuval Harari): amzn.to/3NvwAXW
- Ciência e religião são compatíveis? (Alvin Plantinga & Daniel Dennett): amzn.to/3Q6tPO5
- Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço (Carl Sagan): amzn.to/3OZPDKL
- O caldeirão azul: o universo, o homem e seu espírito (Marcelo Gleiser): amzn.to/34uSMMa
~ LIVROS/TRABALHOS MENCIONADOS:
- Ciência e pseudociência: Por que acreditamos apenas naquilo em que queremos acreditar (Ronaldo Pilati): amzn.to/3hWo1ps
- O livro negro da psicanálise (Catherine Meyer): amzn.to/3a25q7Q
- Será a Psicanálise uma pseudociência? (C. M. Ferreira): revistardp.org.br/revista/article/view/58/205
~ LIVROS SUGERIDOS:
- Armadilhas camufladas de ciência: mitos e pseudociências em nossas vidas (Marcelo Schappo): amzn.to/301pruh
- Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências (Pasternak & Orsi): amzn.to/3bOLSov
- Pura picaretagem (Bezerra & Orsi): amzn.to/3hhMyGr
- O mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro (Carl Sagan): amzn.to/3284OKV
- Paranormalidade: por que vemos o que não existe? (Richard Wiseman): amzn.to/32EaAUL
- Cérebro e crença (Michael Shermer): amzn.to/3fbTna5
- Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas (Michael Shermer): amzn.to/2IrMyVT
~ MINHAS REDES SOCIAIS: lkt.bio/danielgontijo
Gostaria de sugerir um convidado pra entrevista. Pode ser aqui mesmo?
0ĺp
Minha amiga me indicou.
Paguei "caro" por uma sessão de constelação familiar, com um constelador famoso, detestei, me senti exposta diante de estranhos, e não obtive nenhum resultado.
Por mim nunca deveria ter existido.
Essa prática é absurda. Isso não é ciência. É pura enganação! Atua sobre as pessoas por um excesso de "sugestões". É uma prática "perigosa".
Falou perfeito . Exatamente o que eu sempre disse: “se a pessoa tiver um surto numa sessão o coach não saberá o que fazer”. Além de dar orientações absurdas, religiosas, equivocadas.
E cobrando caríssimo.
Não existem orientações absurdas. Constelação familiar não é religiosa. E os preços são preços de qualquer terapia comum. Até porque geralmente uma pessoa faz uma Constelação ou duas na vida, por isso precisa ter um valor justo para todos, que é o valor de qualquer tipo de trabalho como esse. Procure conhecer e ver com seus próprios olhos, antes de ver vídeos que falam sobre, de pessoas que também nunca fizeram uma Constelação.
@@ManoelaMaMacedo um ator é tomado pra representar um familiar e muitas vezes apresenta os mesmos trejeitos e atitudes do familiar permitindo que o constelado "converse" com um familiar ausente e até morto para uma reconciliação ou perdão.
Esse é um relato comum de pessoas que participaram da prática
Pois pra mim isso está mais pra algo religioso e espiritualista do que uma prática científica que é o requisito para que a mesma seja aplicada em órgãos públicos de saúde e do judiciário por exemplo
@@Luanass2319 eu sou consteladora familiar desde 2016. Não existem atores. É muito claro que quem diz isso simplesmente não conhece constelação familiar. Não existe orientação religiosa alguma, nem atuação alguma.
@@ManoelaMaMacedo representação é atuação. Se você chama alguém pra representar um integrante da família do constelado isso é atuação. Aquela pessoa convidada não faz parte da família realmente
Quanto a ser ou não algo com cerne espiritual, eu realmente não sei. Foi o que me pareceu através dos inúmeros relatos.
Independentemente disso, o que considero mais importante é que tal prática foi proibida nas repartições públicas por ainda não ter sido cientificamente declarada como eficaz e segura.
@@ManoelaMaMacedotalvez você não de orientações absurdas, mas elas existem sim. Representei em constelações, constelei, um familiar meu é constelador formado pela Olinda Guedes e uma sessão com ele custa 450 reais (valor de uma consulta com um neurologista). Colocaram o dedo do lado do meu umbigo e falaram q tenho problema nos rins (não tenho), falaram que eu tinha q largar meu marido e me casar com alguém que fosse fisicamente parecido comigo para honrar o irmão gêmeo que eles falaram que morreu no útero, inclusive tive que ouvir que enquanto eu não comprasse minha casa própria, meu problema com hemorróidas nunca ia sarar (comprei um apê e minhas hemorróidas continuam por aqui). Esse familiar meu que é terapeuta foi orientado a deixar de tomar os remédios para bipolaridade e se tratar com meditação e pior que ele acha q está bem! Que está curado! Só eu e meus pais sabemos como é sofrido a convivência com ele por conta da bipolaridade não tratada. Se o tratamento com o psicólogo der errado eu posso reclamar pro conselho. Se for com um constelador eu reclamo com quem? Minha bronca com a constelação, alem de tudo isso, é se vender como ciência.
Só gostaria que me explicassem. Fiz duas constelações com pessoas diferentes e as duas disseram a mesmíssima coisa. As duas não se conheciam, inclusive são de estados diferentes. Como as informações foram as mesmas? Os conselhos os mesmos? Eu não consigo duvidar de algo que eu comprovei com meus próprios olhos. Falem o que quiserem, mas eu tive a prova. Nesse caso não houve coincidência alguma, porque eram informações muito especificas sobre minha vida.
c
Eu também. A experiência foi bem fidedigna a minha história de vida
Eu tbm fiz, gostei mt, e meu filho tbm constelou e gostou, enfim tds q conheço q fizeram gostaram......
Melhor q tomar remédios, mts vzs virando robôs..... o meu ponto de vista.
É uma coisa chamada viés e outra chamada estereótipo. Quantas vezes uma novela ou filme retrata histórias ou sentimentos tão parecidos com os nossos ? Já vi vários que parece que alguém escreveu pra mim.
Isso não quer dizer que adivinhem ou entendam, mas sim que as histórias da vida humana se repetem e que, debtre 100 pessoas, pra algumas a "carapuça" vai sempre servir. É assim que adivinhos, mediums etc ganham gente que os defende apaixonadamente mesmo após comprovadas fraudes, pra essas pessoas calhou da história colar.
@@stefanisilva2493 até acredito no que você explicou, mas quando se trata de detalhes, coisas muuuito específicas viés ou estereótipo pode explicar. A não ser que um espírito zombeteiro tenha soprado no ouvido dessas pessoas hahaha
Ana Cristina, parabéns pelo comentário! Pra variar as pessoas criticando o que não conseguem explicar! A constelação é MARAVILHOSA. mas deve ser feita com critério e por profissionais que sabem lidar com o que aparece. Fora isso, é um caminho incrível de cura. Agora, está na hora, quem sabe de algumas profissões reverem seus conceitos ultrapassados né?
Além de não ser usada por profissionais em consultórios, é mais urgente ainda que não seja oferecida no SUS, menos ainda nas conciliações que ocorrem no âmbito do poder Judiciário.
Concordo. Bem perigoso o uso da constelação no judiciário. Parece que virou circo.
Não entendo como esses lunáticos chegaram até o SUS e o judiciário!
Bom dia Daniel, parabéns a você a bibi e a todos que lutaram por nós, e por todos que precisam de mais saúde mental e não menos....
PARABÉNS 👏👏👏👏👏👏
Você já participou de uma constelação familiar?
A psicanálise tb é considerada uma pseudo ciência, mesmo assim ajuda muita gente ao redor do mundo
@@PessoaAleatoria01 Ou não usam métodos rigorosos de Pesquisa.
Só que funcionou muito bem pra mim, mesmo sendo uma pseudociência.
Será que é porque a constelação tem ajudado muitas pessoas,e sendo aplicado por psicólogos que eu já até já fiz com um psicóloga a constelação,a tetra é que os psicologia não tem resolvido a vida das pessoas..tendo que fazer várias e várias sessões e não chegando a lugar nenhum, eu posso dizer que tem ajudado muito a mim e outras pessoas que eu conheço..é bíblico que devemos honrar pai e mãe então acredito que se a constelação está com tanto sucesso e esta ofuscando o brilho da profissão de psicologia?
Fico feliz e espero que este seja o primeiro passo para a proibição total. É de assustar que o Conselho de Psicologia tenha deixado passar as fanfics criadas a partir dos sonhos molhados de um n4z1sta, por tanto tempo.
Concordo totalmente
É triste, mas simples: no 1o. Ano da faculdade já se iniciam os conflitos de abordagem dentro dos só 3 TRÊS BRAÇOS do curso. Nos 4 anos seguintes rolam as discordâncias dentro de cada ramificação de cada braço..e por aí vai. Desunião é o que nos une👀😑
@@rafaelalemos9451 eu conheci alguns profissionais dentro da área da saúde que desdenham da psicologia e a consideram uma pseudociência. É triste, mas vendo como aceitam todo tipo de porcaria como "prática terapêutica", fica difícil contra argumentar.
@@rafaelalemos9451 Bizarro analisar que para ser um psicanalista você precisa ter pelo menos 100 horas de análise e estar fazendo análise com um profissional responsável, mas pra ser um psicólogo NÃO. Só mais um absurdo da cegueira nessa área tão importante. São hipócritas e tendenciosos. Uma pena ver tal desrespeito com o ser humano... E ainda há quem julgue a psicanálise, mãe das psicodinâmicas, como vertente negativa na cura do indivíduo.
Eu acho mais assustador, a psicologia, sabendo que tem vários problemas internos com seus métodos e resultados demorados, não ache pertinente criar protocolos de pesquisa e coleta de dados no bom uso da ferramenta. É claro que para tanto, os profissionais teriam que estudar profundamente o método e as vezes é mais fácil criticar, do que conhecer de perto. Constelação Familiar Sistemica, exige não apenas anos de estudo, como carga hora vivencial e um lugar, uma postura ética igual ou maior que um profissional de consultório. A pergunta inicial talvez seja: o quanto se aproximou e entendeu o que se quer excluir?
Otimo video. Fiz várias constelacoes, com pessoas alunas diretas do Bert, e na hora eu me senti bem, vista, parecia que tinham descoberto minhas questoes mesmo, mas hoje vejo como o circulo é um lugar emocional onde todos despejam suas dores, e por isso sse sentem contemplados, mas as respostas das facilitadoras (quando não são psicologas) são sempre as mesmas, as respostas escritas nos livros do B. H. como "as ordens do amor". Hoje faço terapia com psicóloga e vejo quanto aquilo atrasou minha efetiva emancipação como sujeito. Eu desaconselho muito a constelação seja com quem for. É legalzinho na hora, mas acreditem, não resolve! É terapia breve só para o terapeuta, porque muitas vezes vamos ter que lidar com várias culpas que aquilo vai nos colocar. Não se exponha a isso, busque um psicólogo de verdade!
Pra mim psicólogos , psiquiatras são um atraso de vida já passei em vários e não consegui resolver nada dentro de mim , psiquiatra só remédio e nada mais , psicólogo só blá , blá , blá a desanimei.
@@fabricioireno4272 depende do que você precisa e quem você buscou. Tem a TCC que parece ser a menos conversa e mais foco.
Só vejo as pessoas maravilhadas pelas constelações! Já fiz vários temas e mudou minha vida!!!
Falta ler os relatos das que foram traumatizadas por esses "profissionais" que fazem curso de um final de semana e acham que podem cuidar da saúde mental de alguém...
Agora eu fiquei curiosa para constelar. Quando alguém alcança a plenitude do conhecimento geralmente é expulsa do paraíso.
Se tá incomodando é porque é bom.
O que diabos é a "plenitude do conhecimento"? Se tudo que incomoda é bom, então mete o seu pé num prego enferrujado e sai por aí sorrindo. Oxe.
Se está incomodando profissionais de verdade é porque pode ser uma picaretagem.
Sou arrimo de família desde os 15 anos, ajudando minha mãe viúva e irmã surda congênita. Minha mãe nunca me impôs. Uma apoia a outra. Há 12 anos, devido ao trabalho muito complicado, acabei com depressão, TAG, síndrome do pânico. Depois sofre assédio sexual ascintoso do meu ex-superior e pelo trauma desenvolvi fibromialgia. Tentei alguns psicólogos, porém, não havia uma identificação, alguns com atitudes anti-eticas, outros colocando religião no meio. Em 2021, acreditei numa fisioterapeuta amiga, debido a fragilidade que eu estava por uma crise de depressão e acabei realizando Conteslação vom abmesma, e ela falou que ter fibromialgia era devido ao fato de eu tomar o lugar da minha mãe, afinal, eu vim depois e graças a ela, e estava no lugar dela. E que só por ela ter me dado a vida, já era mais que suficiente, que não teria obrigação de não fazer mais nada por mim. Após 4 vezes, disse que eu já tava bem e não precisava mais pois já sabia de onde vinha meus problemas ( ser o arrimo, no lugar da minha mãe), então, já nso havia necessidade de apoio. Aí vi a mentira e o perigo. Além, dela ter faltado com ética falando ou aceitando com algumas conhecidas falada mal de mim. Cortei qqs contato com essa pessoa. Há 01 ano faço terapia com uma pessoa psicóloga muito séria e ética e estou amando.
E a fibromialgia, como está hoje?
Fiz algumas constelações familiares e amei! Me ajudou muito a compreender alguns padrões repetitivos na minha vida. Com certeza é preciso saber quem é o constelador, do mesmo jeito que é preciso se saber com que psicologo vc vai fazer terapia. Se vcs estão perdendo campo para as diversas formas alternativas de terapia, melhor buscar mais proficiência.., não é verdade? Nem todos preferem um tipo específico de terapia. Não sou consteladora familiar, aliás, não sou terapeuta de espécie alguma, mas sou a favor da liberdade de poder escolher qual terapia. Decepcionada ao ver essa limitação que os psicólogos estão fazendo a si mesmo. Creio que existe outras maneiras de se conciliar, sem rechaçar... Apenas meu ponto de vista como pessoa que já fiz os dois tipos de terapia, a convencional e a constelação. Gostei de ambas, mas a constelação familiar, sinceramente, foi muito mais eficiente e rápida em todos os aspectos que já onstelei. Uma pena para os psicólogos, a meu ver. Podem estar dando um "tiro do próprio pé", com todo o respeito aos psicólogos...
👍
Mas ninguém está limitando a possibilidade de usuários se consultarem em consteladores, a questão é que a teoria que embasa a constelação não pode se misturar à prática psicológica, por não possuir base de estudo nenhuma, seja clínica ou experimental.
Parabéns, Daniel! Mais um acerto ao apoiar a causa. Sobre cães: moro em Campinas (SP) e sei de uma clínica veterinária que oferece constelação familiar para cães e também se propõe a curar ou estagnar demência em animais. Duro ouvir essas barbaridades de um adestrador! Eu rebati e ele me disse que funciona. Enfim… um lugar pra não se ir nunca mais
Daí p atinar q demência canina vem da demência humana , e’ facil
Sério? Conheci uma Veterinária com Clínica Psicológica para animais. Uma amiga levava a gata com depressão porque tomou banho.
Meu senhor quanta bizarrice !!
@@cassiasimone2060 Sério. Criaram essa linha de clínicas com “tratamentos” alternativos para cães. São Paulo tem outras unidades com o mesmo nome, o que me faz pensar em franquia (mas não pesquisei a respeito, não sei se é).
A grande notícia é que o estacionamento deles vive vazio. Não têm movimento.
Sobre psicologia aplicada em animais: já vi também. Na verdade, um adestrador seria o indicado, mas para tutores que humanizam animais ao extremo, psicólogos devem fazer mais sentido, mesmo que a ideia seja um absurdo. Quer mais? Perdi um cão anos atrás e me indicaram um veterinária médium que se “comunica” com animais domésticos mortos. Ela tem Instagram. Percebe? É um terreno fértil para exploração da dor psíquica. Existe outra clínica aqui que vende tratamento de imunoterapia contra câncer em animais e diz que é uma pesquisa para Unicamp. São várias injeções com valor baixo. Detalhe: essa pesquisas não tem acompanhamento dos animais e mais, esse tipo de estudo só é passível de análise se obedecer alguns critérios, a começar pelos genéticos. Por isso, beagles são muito usados. Geneticamente eles são mais padronizados do que outras raças. Resumindo: a clínica ganha no volume. As pessoas arriscam porque já estão desesperadas visto que a medicina veterinária possui muito menos recursos do que a humana e também porque o tratamento é barato e vendido em nome da ciência. É o crime perfeito - a vítima não fala, o tutor não é informado e também não pensa: só quer que o sofrimento acabe.
Será usado nas escolas. Nâo para de entrar post no meu face chamando pra curso. Um horror. Temer adotou em 2017
A Constelacao mudou minha vida rapidamente o q a terapia com psicólogos demorou anos e nem chegou a 5% do entendimento q tenho hoje sobre as questões da minha vida!! EU AMO CONSTELAÇÃO
Concordo com vc, constelação tem resultados na família toda.
Vcs foram enganadas só isso
Religião tbm pode mudar. Fé pode mudar. Não qr dizer que é ciência .
@@1oyagawa discordo. Sou totalmente contra a utilização como ciência. É perceptível a culpabilizacao de meninas e mulheres vítimas de abuso sexual, assim como pode ocorrer em qqr consultório de qqr profissional. Isso não qr dizer que n possa funcionar p uma pessoa. Apesar de não ser ciência e não puder ser apresentada como ciência.
Que legal! Fico feliz por você ter tido bons resultados. Ainda assim NÃO é comprovado ciência e portanto não deve ser aplicada em repartições públicas!
Já fjz terapias ineficazes ou retraumatizantes por psicólogos .
Sem dúvida. Muito pela nossa formação que ainda abraça um discurso acolhedor dessas pseudociencias danosas, e pouco crítica. Assim se formam diversos péssimos profissionais na área. Justamente essas práticas, como a constelação familiar, que prejudicam e muito a formação do psicólogo. Pois muitos professores até fomentam a busca por técnicas ineficazes dentro da faculdade. É complexo!
Conheço bem a abordagem e tem muita desinformação. É mais sobre os profissionais que praticam a terapia estarem ou não capacitados do que invalidar uma abordagem. Mas tenhamos paciência, um passo para trás, dois passos para frente.
Não justifica abraçar pseudociência ou picaretagem. Troque de psicólogo. Mas não pegue um psicanalista.
Independente de ser ou não pseudociência, comigo não funcionou( e não ia funcionar, pseudo mesmo, sai com culpa e me sentindo péssima, culpada). Eu busquei, eu tentei por algumas seções mas me deixou mais confusa e quando busquei a psicologia e terapia comportamental e cognitiva, resolvi minhas dores.
Finalmente
Isso é o que dizem o cidadão do vídeo e quem fez a nota técnica .
Você não interpretou bem os livros do Helinger. Se não leu e ouviu falar o que escreveu aqui, cuidado com a fonte também não leu. Isso só existe na cabeça de quem não leu ou não entendeu o que leu ou... age de má fé.
Não culpabilidade pq não julga. E não é ciência é uma filosofia. Procura se informar, aí vc pode emitir uma opinião com mais propriedade.
Não é bem assim.
O professor Daniel não está explicando direito a constelação. Seria preciso o professor Daniel se informar melhor sobre a constelação familiar antes de fazer o vídeo.
A constelação pra mim foi mil vezes mais eficiente q a terapias convencionais que eu fiz.
@@heliananascimento2113 estes comentários estão burlando a base da metodologia cientifica que aprendemos no primeiro período de psicologia: Nunca leia uma abordagem com referencias externas à ela. Tipo interpretar o que se coloca na psicanálise com base nos conceitos da gestalt. Visivelmente uma leitura caricata, superficial e com desconhecimento teórico e pratico.
O que não entendo é porque tantos psicólogos defendem a constelação familiar...
Porque movimenta muito dinheiro... infelizmente isso vem acima da saúde mental para muitos.
$$$$$$$$$$
respondo : o s mais temos no Brasil são : advogados e psicólogos . Os cursos nas 2 áreas e’ baratíssimo e todos saem mal formados . Daí do interesse de ambos lesar os cidadãos em troca de grana .
Vendidos??
Muitas vezes tem a formação apenas. Mas psicóloga d verdd eh outraaa coisa. Esses que defendem nem sabem o que estão defendendo. Ignorância tem em todas as profissões.
Eu fui direcionada ,por uma psicóloga da prefeitura,a fazer esse atendimento, não deram o nome do que era,fui no dia marcado,nem entrei ,virei as costas.Achar mais um fardo de culpa na vida, já deu.Agradeço você e a Gabriela Bailas,pela orientação.
Psi da prefeitura? Bolsonarentos???
👏👏👏👏👏👏👏 eu fiz a mesma coisa quando vi do que se tratava. Peguei minha bolsa e fui embora indignada!!!
@@ElaineM76 que pena!
@Odete Ledesma: que pena, perdeu a oportunidade de vivenciar e tirar suas próprias conclusões, e de ter muitas percepções dos desequilíbrios e padrões prejudiciais do seu sistema familiar aos quais você pode estar presa inconscientemente.
@@rosa-so-to5688 ela pode ir numa igreja ou num chá com amigas que pode ser fará melhor ao conflito interno da mente dela, juntar pessoas despreparadas pra esperar acontecer uma novelinha com um bando de gente despreparada não deve ajudar muito mais do que os outros exemplos não é mesmo?
Excelente vídeo. Psicólogos no Brasil não sabem o que é ciência e muito menos pseudociência. Faço psicologia e fico triste em ouvir defensores de pseudociência, ainda mais quando se fala em tratar pessoas.
Agradecida por defender a nós,meros inocentes pagantes e, por informar o Conselho finalizando em retirar essa tragédia explorada por qualquer pessoa sem capacitação alguma. Parabéns !!
A constelação pode mudar sua vida! Porém pra quem não sabe fazer pode destruir a vida da pessoa! É necessário muito entendimento. Não confio em qualquer pessoa que o faça! Hoje qualquer um se torna constelador... É inaceitável. Tem que saber muito bem o que está fazendo!
Daniel, fiquei confusa. Por esses critérios, a própria psicologia poderia ser considerada pseudociência, não? Qual a evidência de que funciona?
Bom, em psicologia, a Terapia Cognitivo-Comportamental é padrão ouro para o tratamento da maioria dos transtornos mentais. Centenas de ensaios clínicos randomizados e evidências científicas robustas apoiam a sua eficácia. Basta que, finalmente, as faculdades baseiem suas graduações em Psicologia Baseada em Evidências. E o CFP se posicione firmemente para coibir as pseudociências.
Ja vi tantas pessoas que foram ao Psicólogo e aquilo nao resultou.
Vão ao psiquiatra e ficam encharcados de quimicos, e nada resolve. Não vejo onde está a ciência a funcionar.
O problema da ciência é o que não entende elimina-se.
Ainda me recordo quando a acupuntura apareceu, a ciência eliminou de imediato. E atualmente é uma pratica comum e aceite.
Para as constelações familiares serem aceites pela ciência, ainda estamos a anos luz. Para a ciência é mais legítimo encharcar um paciente de psiquiatria com quimicos e o colocar numa situação vegetativa do que fazer constelações familiares.
Nem sempre o que está provado é científico, nem o que não está ainda provado pela ciência não quer dizer que não tenha uma explicação científica.
Descartes já dizia: Só sei que nada sei.
Entendo que não seria possível proibir essa prática pois como você falou, iria ser feita de qualquer maneira. Mas havendo "inconsistência científica" teria que ser retirada das pautas oficiais dos Ministério da Saúde, da Ciência e da Educação. Pelo conteúdo "conservador" eu diria que essa técnica pertence mais ao campo teocrático do que à Ciência.
A inconsistência científica é neste momento uma mera questão de escolha dos profissionais da psicologia, porque outros setores e profissionais tem buscado análise adequada. Linhas de pesquisa de Freud são base para o campo sistêmico, só para flertar com informações que parece que vocês desconhecem. Boa sorte
@@terapias4895 A qualificação de inconsistência científica partiu do Conselho Federal de Psicologia e não de pessoas leigas. A responsabilidade jurídica de fiscalização das atividades do setor é inerente a esse organismo. Nada impede que técnicas alternativas sejam praticadas
consensualmente fora da área oficial da
psicologia . Até porque a ciência está em
permanente evolução, nada é definitivo. O que eu defendo é haja cobertura jurídica e definição clara . Concorda ?
@Tânia-JP A mente aberta e o olhar sem julgamento é ótimo, quando estamos no meio da ponte e também nos tornamos pais, eu tbm sou mãe, ferramentas rápidas e lentas precisam e devem atuar juntas. Falar com filhos ajuda, mas atitudes, exemplos, arrastam. Aprendi isso nos Protocolos do Amor Exigente. Eu não pretendo mais vir neste canal. Visão reducionista, fragmentada, vitimista de alguns profissionais psicólogos que aqui frequentam. Outra: o foco é rentabilizar e causar mais do que compromisso imparcial. Há cientistas e pesquisadores, e há cientistas e pesquisadores. Acho que eu no meu jeito aberto, imparcial e sem medo de adequadamente entender todas as vertentes ou dois lados de uma questão, com certeza, não conversa com a proposta rasa daqui. É minha ultima postagem e gastarei meu valioso tempo com canais mais produtivos e realmente compromissados em trazer desenvolvimento real à humanidade, ao invés de ficar com papinhos defendendo coisas que precisam mudar urgente dentro da psicologia de forma a acompanhar o caminho da humanidade hoje. Entendi o interesse particular do canal kkkk
@@diegojourdan8911 concordo que se deva fiscalizar. Meu setor: educação física, neurorreabilitação e terapia integrada, prezo, faço parte de grupos que buscam unir saberes, incentivar formações sejam de qualidade com horas teóricas e práticas. Discordo que as linhas da medicina tradicional faça movimentos de ruptura ao invés de auxílio na elaboração dos protocolos de pesquisa satisfatórios a todos, especialmente à segura e qualidade ao cliente final, para vocês (paciente). Retrocesso. Ainda bem que concordamos que as pessoas tenham liberdade em escolher o caminho que melhor lhes trate. Eu não tenho ego de que meu cliente seja paciente. A dor da alma, da psique, do emocional e até somatização física é bela ao like alheio. Que tal pensar de forma mais ampla a quem serves?
@@terapias4895 Totalmente de acordo. Lembrando que a construção da ciência é baseada e fundamentada na experiência, por tanto ao negar as novas experiências estamos mutilando a evolução da própria ciência. E tudo que puder aliviar o sofrimento humano é bem-vindo.
Isso não isenta da comprovação científica, mas a sociedade, o Estado e o determinismo cultural sempre correm muito atrasados. Por exemplo Giordano Bruno foi queimado na fogueira por afirmar que o sol é o centro do nosso sistema, no ano de 1600. Darwin ainda é contestado por causa da Teoria da Evolução, tem gente que nega que o Homem já esteve na lua, e em pleno 2023 há quem diga que a Terra é plana. Eu sou cético em relação a religiões, mas minha cabeça está aberta à tudo aquilo que possa ser provado, embora isso requeira tempo e trabalho. Cordiais saudações, prazer de conversar contigo.
Eu fiz a constelação e muita vida melhoro u 1000 % , acredito que pata quem sofreu abuso pode ser que prejudique, mas para mim que tive uma mãe narcisista me libertou, hoje sou muito mais feliz.
@@sabiofilosofo1306 Nem sua resposta nega a possibilidade da experiência de Franciele caracterizar um fato concreto e não observado com a isenção necessária a qualquer método cientifico.
Desconfio de toda afirmação (ou negação) absoluta. O aprendizado é um processo sem fim, na medida em que nossa compreensão do que entendemos como realidade está em permanente expansão. Dialoguemos mais com os fatos e menos com julgamentos e sentenças nascidas da nossa pressa em ter supostas verdades em nossas mãos.
Como foi Dito: em dias alguém dizer que está tudo Bem e coisas que uma pessoa sofre a Anos?
Num final de SEMANA o milagre acontecer?
@@sabiofilosofo1306 Se a pressa em confirmar suas crenças lhe traz paz...
@@LipePaesBarreto concordo totalmente!
Quando entrei pra faculdade em 1976 os postulantes ao curso precisavam de um laudo dizendo que estavam aptos a fazerem o vestibular pra se tornarem psicólogos. Se não tivessem o tal laudo nem entravam. Depois, para serem inclusivas e politicamente corretas as faculdades aboliram o laudo. Como negar acesso ao título de psicólogo à uma pessoa deficiente visual ou auditiva? Então tive colegas que não fizeram as matérias de técnicas de avaliação psicológica, ou nunca ouviram um paciente, e se diplomaram,igualmente. Conheço colegas psicóticos tambem.
Ao longo da formação a faculdade oferecia terapia para os alunos, supervisão e cursos extras. O profissional formado era instado a se apoiar nesse tripé : formação acadêmica, pessoal e profissional. Hoje, vejo com espanto, colegas psicólogos que saem da faculdade sem nunca terem experimentado nenhuma abordagem terapêutica, e vão atender em seus consultórios lépidos e lampeiros sem nenhuma supervisão ou formação continuada. Isso me arrepia muito mais do que ver profissionais experientes, com décadas de formação pessoal, acadêmica e profissional, que acrescentam todos os conhecimentos possíveis à sua bagagem. Constelações Familiares, Fenomenologia, Psicanálise, EMDR, Brainspotting, Psicomotricidade relacional, arte terapia, terapia dos contos, avaliação psicológica, mediação de conflitos, psicopatologia,psiconcologia, terapias energéticas como EFT, hipnoterapia, e tantos outros conhecimentos que só vem somar no arsenal de recursos do profissional. Constelações Familiares não me assustam, mas profissionais despreparados pra usar qualquer técnica, isso sim, é um desastre!
Te ho uma amiga formada recentemente em psicologia que me diz sempre pra tomar muito cuidado pois os profissionais que estão saindo da faculdade de psicologia não sabem nem lidar com suas próprias dores emocionais, não se submetem a serem analisados ou seja não conhecem a si mesmos e saem por aí achando que são experts pra tratar seus pacientes estando completamente despreparados pra isso.
👋👋👋👋👋
Você começa bem o discurso e acaba mal.
Acaba mal porque tão ruim quanto um profissional naturalmente inadequado para exercer a profissão, é um excelente profissional aplicando pseudociência ou maluquices como a Constelação, na clínica.
Em ambos os casos não teremos uma clínica adequada, teremos uma pseudoclinica fantasiada de confiável pelo diploma do profissional, fazendo mal às pessoas. E aí muitos vão dizer que psicologia não funciona.
É como ser um médico dando aspirina para um doente se curar de câncer porque fez um curso com um "terapeuta holístico" chinês, que "ensinou" essa barbaridade, e o médico se convenceu por "explicação via funcionamento de chacras" e começou a aplicar na clínica.
É evidente que é importante uma pré-avaliação antes de se iniciar a formação de psicólogo, assim como é super importante limpar esse país de todo o lixo pseudocientificao liberado de forma inconsequente e irresponsável pelas autoridades de saúde pública, que inclusive empurraram para dentro do SUS muitas pseudociências.
É também importante exigir dos Conselhos Federais e Estaduais de profissionais que saiam da cegueira conveniente para esse número enorme de pseudociências, cruzando os braços. Dizem que só podem intervir na conduta ética dos próprios profissionais, mas cruzar os braços para aceitar pseudociência dentro das próprias grades curriculares, deixar instituições de "terapeutas holísticos" surgirem, onde dão cursos de alguns meses para "curarem" emocionalmente seus pacientes com florais, reiki, etc, não tem cabimento.
Os Conselhos precisam ser mais pró-ativos na defesa da formação profissional e atuação clínica baseada em evidências. E os próprios profissionais precisam ter discernimento para fazerem cursos de abordagens complementares ou extensões com aval científico.
Uma psicóloga de casais me disse durante um tratamento: que meu casamento não funcionou pq eu não havia trocado meu sobrenome de solteira pelo sobrenome na época do meu marido!?!?!?? 🤔🤭 Retruquei que era estrangeira, específicamente espanhola e lá nenhuma mulher troca o nome da família de solteira pelo sobrenome da família do marido ao se casar, mas os filhos que nascem recebem o nome do pai e mãe respectivamente; e, que os casamentos mesmo quando mudam de país não apresentavam nenhum problema pela razão absurda por ela citada e desisti de continuar pois percebi a total falta de capacidade dessa psicóloga de trabalhar o que realmente estaria acontecendo ... Concluindo a dificuldade não se trata de ser psicólogo, psiquiatra, constelação familiar *mas encontrar bons profissionais para qualquer profissão,* pois até para dentista ou jardineiro esse fator é importantíssimo para o trabalho ser realizado com sucesso
Fiz curso de constelação familiar, e pelo meu entendimento ela deve ter se baseado numa questão de exclusão do sobrenome, como se você rejeitasse a família de origem dele, devido a rejeição do sobrenome mesmo que inconscientemente, pois o sobrenome é o que tem de mais pessoal, inclusive retratava as profissões que cada família tinha como por exemplo: whinehouse - casa de vinhos, entre outros. Eu também me casei sem o sobrenome do meu marido, acredito que podemos fazer essas escolhas, e penso como você, caso tivesse filhos, ambos os filhos teriam o sobrenome dos pais.
@@daiane9769 na realidade não trocar de nome são questões culturais, nunca vi necessidade de trocar meu sobrenome, nunca se tratou de rejeição, há muitos casais que vivem juntos anos a fio nem assumem legalmente um casamento, contrato, etc... e não apresentam dificuldades relacionais
Eu fiz uma sessão com uma terapeuta famosa ( Constelação). Hj uma consulta passa dos $1000.... até hj não entendi o que aconteceu, pq eu fui fazer. Não entendi nada e não recomendo. O pior é que se vc não vê sentido na sessão, a culpa é do constelado...ele é que não está preparado. Eu até cheguei a acreditar em constelação...hj não mais. Abs.
Posso falar uma coisa? Isso é mais ou menos uma sessão espírita com outro nome para poder ser cobrado, simples assim!
Até o Espírita Divaldo Franco já falou desse perigo.
@@cassiasimone2060 tive essa sensação também 😂
Concordo com você! Sou psicóloga e fui fazer. Foi dinheiro jogado fora. Na época, paguei 3 vezes o valor que cobro.
@@cassiasimone2060
Já frequentei sessões espíritas e sessões de constelações familiares e elas me parecem distintas, não se confundem. Parece-me que Divaldo entende de espiritismo, mas será que sabe mesmo o que são as Constelações Familiares ou as confundiu também?
@@julietaseforarodriguesnune4063 Não confundiu, eu também já participei e para mim é invocação dos antepassados.
Odiei essa porcaria de Constelação.
Precisamos de mais vídeos sobre a disseminação de pseudociência em nossos cursos de graduação e pós. Excelente vídeo sobre a nota de CFP, pois a constelação estava desenfreada sendo praticada até no Judiciário.
Quem dera fosse "até" a palavra certa, mas infelizmente é "sobretudo". Pelo menos as nossas "excelências" são os ícones da chacota por falta de percepção da realidade no momento atual. Tudo que vai, volta.
Constelação não é ciência. Sr alguém te falou que é não conhece o tema. É uma filosofia sistêmica. Ciência não.
Há de haver alguns profissionais bem intencionados, mas a prática não deve ser permitida. Causa mais traumas. Dou graças ao meu bom senso que me permitiu resistir a me submeter a tal prática. Há q se ter mais cuidado com os doentes. Sou reikiana. Acredito nos efeitos mas só me auto aplico. Questão de crença, mas isso não pode estar no SUS tbm.
Isso...questão de crença. Acredito no Reiki, como fé.
E afinal? Vão tirar a Constelação do SUS e do Judiciário?
Boa. Nas escolas também.oferecem..
Espero que sim.
Eu penso que as pessoas tratadas por essa prática deveriam tb ser levadas em consideração, não em casos específicos, mas estatísticos, com visão ampla. E vai minha pergunta: por que as Psicologia não aceita nada de novo há 50 anos? São sempre as mesmas práticas de psicólogos "conte-me mais sobre isso.." A constelação esbarra, em partes, na terapia quantica, ela abre portais para comunicação com os ancestrais, com resultados práticos quando bem aplicada por um constelador experiente. Acontece que existe tb consteladores ruis, assim como existem os psicólogos ruins, mais neuróticos que seus pacientes. No meu entender, é muito mais uma briga por espaço no mercado do que sinceramente uma real preocupação com os problemas da sociedade que envolvem relações desarmônicas familiares e suas consequências devastas.
Como assim a psicologia "não aceita nada de novo há 50 anos"? Inúmeras terapias cognitivas surgiram nesse meio período, além da atualização das vertentes anteriores por novos autores e pesquisadores. O que a psicologia não aceita de "novo" são práticas infundadas filosoficamente ou experimentalmente. "Terapia quântica, comunicação com ancestrais" nada disso possui sustentação filosófica ou científica, logo não pode se misturar com a psicologia.
@@JoaoVitor-ox1zr Concordo com vc, João. Não se pode misturar essa técnica com a psicologia, pois realmente não é psicologia. É qq outra coisa "mística", que estranhamente dá resultado. Se vc fizer um estudo de quantas pessoas fizeram tratamento com a psicologia tradicional e não obtiveram resultados, vc vai verificar as falhas e limitações dessa ciência tb. Mas não significa que ela não funcione, pois para alguns não funciona. Mas na minha opinião, meu caro, há espaço para todos, pois as pessoas estão infelizes, muito infelizes e confusas no mundo! Porém, concordo tb que tem muita gente despreparada trabalhando com isso.
Porque eles são os donos da razão... Eu fiquei desorganizada psiquicamente com as sessões de terapias....
Sai com mais dúvidas...Olha os termos que ele usa para defender sua causA...
Sim viviane, achei q esse video seria sério, mas ele só peopaga mais fakenews sobre constelação
Bom dia!!! Não posso assistir agora, mas verei depois com prazer!
Uma prática que tem acontecido e me assustado bastante são igrejas evangélicas oferecendo curso de psicanálise, com a chamada: Seja um psicanalista, com certificado e tudo. Apavorante! Penso que vocês da área devem se manifestar e muito contra isso.
Obrigada, Daniel!
Aqui mesmo na cidade vizinha que moro tem uma que dá curso
Pra ser psicanalista nem precisa ser psicólogo
@@qualquercoisa8174 sim, a área da psicanálise deixa uma abertura, mas nunca que qualquer um possa um psicanalista. Pastores que mal sabem escrever, muitas das vezes, assim como seus “fiéis" humildes, como vão estudar e o que vão estudar, né? Preocupante isso
@@meditacoe4494 , isso é um absurdo, ao meu entender
Infelizmente sim, qualquer um pode ser psicanalista
Constelação familiar. Mudou minha vida. É algo muito além da simplicidade...se quer falar mal de algo precisa conhecer e falar com propriedade.
Eu fiz e foi HORRÍVEL!!!! Exatamente isso que ele colocou, sai muito mal e sem nenhum apoio e a minha Psicologa que teve que lutar depois.
@@MsTassiAD existem maus profissionais em todas areas: médicos, dentistas, psicólogos, marceneiros, etc, etc. Lamento muito que vc tenha sofrido, mas para dezenas, talvez milhares de pessoas, a constelação esta sendo uma benção na vida.
@@cristinaarmend2737 da mesma forma podemos dizer que, para dezenas, talvez milhares de pessoas, ela é uma maldição, que revitimiza e culpabiliza pessoas que precisam de um suporte cientificamente comprovado.
Também acho falam se conhecer
O que o CRP quer é acabar com um concorrente. Se puderem, acabam com todas as terapias alternativas. Muitas são a preço acessível ou gratuitas. Eles não gostam pq querem que todo mundo dependa apenas de psicólogos formados, que são poucos, então são caros.
Nunca constelei, mas acredito nas terapias! Existem profissionais ruins em todas as áreas, tanto psicólogos quanto terapeutas.
O problema é que muitos "praticantes" nem se quer desenvolveram uma visão crítica das asneiras do autor.
O criador dessa abominação incentivava p3d0f1lia e era n4z1sta. Tem como nascer algo bom disso?
@@MrVicentRodriguesonde estão suas fontes pra falar isso?
Lamento. A constelação familiar é uma excelente terapia. Me ajudou muito. Jung já deixou claro que a psicologia vai além da ciência. É estranho que em 2021 ainda haja polêmica sobre isso
Não lamente. Foi importante para vc e foi para mim tbm e essa polêmica faz parte. Precisei ler e estudar para entender. O máximo que pode acontecer é em relação aos psicólogos, só.
A Constelação Familiar é boa para algumas pessoas. Já outras, preferem uma gira de Exu e pomba gira, enquanto outros irão preferir mapa astral ... Não há nenhum problema nisso se faz bem para a pessoa. Porém, é necessário sabermos a diferença de *CRENÇA* e *CIÊNCIA*
Uma coisa é a pessoa ter a sua crença e acreditar que as "teorias" da constelação são bacanas, outra coisa é colocar isso no judiciário ou SUS como terapia!
Pessoal, não é pq uma CRENÇA foi boa para si que ela deve estar num órgão público de saúde, judiciário e etc.
@@adrianasousa8787 Talvez para um trauma de dirigir, um medo de altura, uma queda de bicicleta, a constelação ajude, mas as teorias são sem sentido, correlações absurdas, o cara que criou isso era um nazista assumido, o cara justifica abuso, pedofilia, machismo. A constelação culpa a vítima! Imagina uma criança ter que pedir desculpa para o pedófilo que a abusou e ainda segundo a constelação a culpa é da criança que atraiu aquela situação. A constelação justifica o abuso dizendo que tudo foi feito em nome do amor...me poupe! Nojo disso! Revoltante!
Uma boa sessão espírita pode ser eficaz, para quem acredita
Vejo que a constelação está ganhando espaço porque está tendo mais resultado do que uma sessão com psicólogo... e falo porque participei tanto de uma como como de outra...e a constelação me ajudou muito mais do que as sessões tradicionais com psicólogo...e o que vc falou não tem nada haver com o que acontece nas sessões de constelação...
Não tem nada a ver com o que aconteceu com você. Mas está nos livros e no estudo da constelação exatamente isso que o Daniel falou. Honrar abusador, culpar a vítima, "você atraiu essa situação". É a base da constelação isso aí. É uma agressão a vítima! Um crime!
Eu sou aluna da formação em constelações familiares. E já fiz várias constelações que me trouxeram maior consciência sobre vários temas em minha vida. Que pena colega que vc resolveu gastsr seu tempo para desqualificar uma técnica tão eficaz!
Esse povo tá precisando constelar. Só quem passa essa experiência dá valor.
Boa noite!!!!
Fiz terapia tradicional durante muito tempo e não tinha muito resultados.
Através das contrações consegui identificar o trauma primário e aí sim após essa identificação consegui me organizar emocionalmente.
Já tive uma psicóloga (que dá palestras pra centro espírita) que já recomendou eu ler sobre astrologia como curiosidade para tentar entender melhor minha personalidade.
Kkkk 😂🤣🤣
Lastimável. Não temos que tolerar charlatanismo e crendice.
@@bernadetefacciegonitramris8693 Lamento, não merece não, pois não se baseia em conhecimento científico como a Psicologia. Se quiser defender Astrologia, faça-o no campo do espiritual, religioso, mágico, mas não científico, e de modo a equipará-la a conhecimentos solidamente construídos com base em método científico.
Pois deveria ter denunciado ela para o Conselho.
Eu fiz um curso de quase 3 anos com professores alemães e posso dizer que a constelação é machista e joga toda a responsabilidade nas mulheres. Em algumas casos, como estupro e incesto, beira a crueldade psíquica. Um horror . 😢
Mostra muito bem quem é o criador da "técnica".
Parabéns pelo seu trabalho, Daniel !
O maior laboratório e trabalho de pesquisas do mundo, é o resultado prático na vida das pessoas.
A observação dos resultados nas existencias das pessoas, é o único resultado científico que me convence .
Pensando dessa forma, só considero a psicologia como ciência, se todos, ou a maioria do seu resultado na vida das pessoas for positivo! Não tenho identificado isso!
A psicologia não faz mágica. O paciente precisa fazer sua parte.
Ótimo vídeo, professor! Esclarecedor. 😊
Minha opinião se baseia nas cinco experiências que tive como constelado com cinco consteladores diferentes. Tenho muitas criticas e dúvidas, mas não posso negar o quanto foi importante para mim vivenciar essas constelações. Trata-se de um campo a analisar com paciência e muita atenção a conclusões apressadas. Obrigado por abrir essa discussão.
Também tive experiências interessantes, a primeira apenas ao abrir um livro, Constelações Familiares, Bert Hellinger, em uma livraria para saber do que tratava. Algo não traduzível em palavras aconteceu no centro do meu peito e chorei imediatamente. Não precisei sequer de umx consteladorx para sentir os efeitos das Constelações Familiares, apenas a leitura de algumas linhas e...
A regra máxima da constelação e que NINGUEM PODE SER EXCLUIDO DO SISTEMA. Essa regra se alinha com os princípios do pensamento sistêmico.
Você me ajudou a tomar uma decisão. Desistir do Curso de Psicologia.
Infelizmente a psicologia ao invés de evoluir parece que está degenerando. Hoje em dia existem diversas terapias chamadas integrativas que estão auxiliando pessoas e famílias em seus problemas. Ao invés da psicologia estudar à fundo estas novas terapias eles preferem se esconder atrás do ostracismo de uma prática que em muitas vezes faz a pessoa ficar anos à espera de uma evolução. Cursos e profissionais mediocres existem em todas as áreas, inclusive na psicologia.
Eu fiz muitas Constelações e nunca fui julgada nem aceitei nenhum abuso, aliás sempre saí com o coração leve das sessões e com mais força. Infelizmente essas interpretações são de pessoas que nunca se constelaram e não conhecem o processo.
...
Uma experiência que posso compartilhar é de um cansaço crônico que eu tinha, na constelação apareceu que minha avó materna sentia muito isso e que isso vinha dela. Como eu não a conheci fui perguntar para minha família e descobri que ela havia morrido de problema pulmonar que causava muito cansaço, fiquei surpresa!
Na constelação isso foi resignificado e eu nunca mais senti isso.
...
Esse é só um dos casos.
Acho que quem tem dúvida, deve fazer uma constelação com um profissional experiente e bem preparado para assim saber do que está falando.
Exatamente...tem que ser um profissional preparado .
Eu tbm fiz e foi bom .
Fala por vc, amore! Aliás, uma cachacinha de alambique também faz um bem danado, sabia!?
A maioria dos consteladores não são profissionais de nada. Só compraram teorias furadas escritas por um nazista assumido há algumas décadas atrás. Tudo feito da imaginação doentia dele.
Valeu Daniel Gontijo
Quem só conhece um caminho acredita que não há outros caminhos e morre acreditando que só havia um caminho. COITADO. Vivam sem ter vergonha de ser feliz, e cantem a beleza de ser um eterno aprendiz.
Nunca acreditei nisso e lembro bem quando começou. Fiquei horrorizada e as pessoas aceitavam sem questionar na minha área: educação.
Quase cai nesta. Não cai por comecei assistir o canal do Daniel e da Bibi. Daniel parabéns pelo lindo trabalho de informar a população.
Até que enfim essa palhaçada acabou no judiciário, agora gostaria que você falasse desses terapeutas que dizem que a pessoa não próspera porque brigou com o pai ,mãe, cachorro, papagaio, aparece cada um🙄
Infelizmente não acabou não. Continua sendo oferecida no judiciário. Triste demais.
A pessoa que precisa ver um teatrinho para entender a própria dinâmica familiar, porque não poderia entendê-la através da psicoterapia? É porque quer acreditar no lado mágico da coisa, de achar que uma sessão as vezes milionária vai resolver seus problemas. Logo, diz que psicoterapia não funciona. A curto prazo não funciona, você deve fazer sua parte, e vai se ver repetindo os mesmos erros que você cansou de discutir em terapia. É assim mesmo, até você começar a lidar com suas emoções. Quem defende constelação acha que tudo se resolve num passe de mágica. Sinto lhe dizer que você mente para si mesma(o). Seu racional entende facilmente, mas seu emocional levará semanas, meses, anos pra digerir abusos que você mal percebia. A cada sessão de psicoterapia você se descobre mais e mais, desvenda aos poucos seu inconsciente. É isso que psicólogos estudam e consteladores de nada sabem!
Eu sou formada faz 22 anos e desde a Faculdade sempre achei que para termos o CRP, deveríamos passar por algumas avaliações...infelizmente tantos pacientes chegam ao consultório com relatos de absurdos ditos por nossos colegas. Como poderíamos fazer algo para mudar essa facilidade para atuação dos psicólogos??
Desconheço essa agressividade da constelação, pra mim só me fez bem! Hoje estou uma pessoa muito mais calma, minha relação com minhas filhas melhorou muito. Só aprendi coisas boas com ela. Tomara que não acabe nunca, vai ajudar muitas outras pessoas tbm.
Gente, vocês precisam estudar e experimentar antes de falar, pois fica claro aqui que não sabem nada sobre constelação familiar e ainda fazem deliberadamente interpretações distorcidas acerca dos princípios.
Por exemplo, pega a hierarquia natural da vida que nos pede para agradecer os que vieram antes e coloca isso como imposição de submissão aos que vieram antes. Totalmente equivocado! Hierarquia pede reconhecimento dos caminhos abertos e gratidão. Nada a ver com se submeter aos que vieram antes. Inclusive Bert é o maior defensor das “ovelhas negras” porque são elas que trazem inovação e consequentemente evolução para a tradição familiar. Porém essa inovação pode ser feita com agradecimento pelas escolhas anteriores e auto liberação para fazer diferente. Tudo no amor. Sem guerra, sem rebeldia destrutiva. É outro nível de consciência!
As outras interpretações do moço também estão equivocadas. Inclusive sobre a mulher que é a guardiã da vida e por isso a pessoa que mais precisa ser preservada e protegida para que a vida siga adiante. A mulher é o eixo da vida! E o homem serve a mulher, nas palavras de Bert. Mas claro, para saber disso é preciso conhecer a teoria e a prática a fundo. Sempre terá profissionais despreparados em todas as atividades da vida, inclusive na psicologia. Também conheço pessoas que tiveram sua psique bagunçada por psicólogos despreparados. Acontece em qualquer profissão.
Aliás, os psicólogos que utilizam as constelações familiares por conhecer sua potência, serão os primeiros a continuar utilizando. Óbvio!
Muito veneno disfarçado nessa fala. É o medo do novo sendo canalizado por pessoas invigilantes. Faz parte do processo de evolução. Mas precisamos vigiar nossas intenções profundas e manipulações disfarçadas de conhecimento. Isso é consciência e ética espiritual.
Felizmente, quem já experimentou as constelações familiares tem a prova maior: o resultado. 🙏🏽♥️
Ingra Lyberato?!
Amei suas palavras. Resumiu bem.
💞🙏 💞🙏 💞🙏
No final da década de 80 houve um movimento de dentro da psicologia para que o Conselho Federal de Psicologia retirasse a hipnose da área, pois segundo alguns profissionais, Sigmund Freud não mais utilizava a hipnose. É assim que é o Conselho, removendo atributos, práticas e abrindo as pernas para entidades da Medicina.
Daniel, fale sobre a necessidade do estudante e futuro profissional de Psicologia fazer terapia tb. É impressionante o grande número de futuros profissionais da dessa área não terem suas próprias vivências e autoconhecimento e estão indo para o mercado de trabalho tratar pacientes somente com embasamento teórico e nunca sentiram na pele os benefícios daquilo que estudam. Isso para nós profissionais é extremamente importante. Faço sessões com minha psicóloga há quase uma década e amo mas o que vejo de estudantes de psicologia sem fazer seu próprio trabalho psicológico com um profissional da mesma área é assustador! Falar sobre os erros das demais terapias é bom e esclarece mas cara... tem muita coisa dentro da tua area que tá fazendo mal pra caralho tb. Falo por experiência própria. É muito profissional psicólogo estragando a cabeça de geral. Conheço alguns que dá vontade de chorar. As outras terapias podem até estar ruins mas vcs não estão num patamar muito diferente não. Eu sou fã da psicologia e das terapias integrativas, me beneficio das duas, mas atirar somente pedras nas casas de alguns como se a casa da psicologia fosse sã é tb subestimar a capacidade das pessoas raciocinarem. Passei por alguns psicólogos muito ruins, a m8nha é ótima e o dia em que ela se aposentar dificilmente procurarei um profissional da sua area pq não são confiáveis tb. Uma pena pq é uma ciência linda.
Professor Daniel, por gentileza faz uma live sobre o que a ciência tem que dizer sobre ocultismo, satanismo.. seria massa.!
finalmente CRP de pronunciando, e agora cabe a nós psis nos pronunciarmos também. Falar nas redes sociais virtuais e presenciais. Não basta não praticar, precisamos lutar contra.
Professor, fala um pouco sobre as energias masculinas e femininas sendo usadas para realinhamento de relacionamentos e etc? A gente precisa aprender a fuleiragem para explicar sobre fuleiragem! Kkkkk
Muito bom esse tema!
Vocês sera só mais uma fulera explicando sobre fulegarem p outras pessoas fuleiras. 😂😂😂😂
@@taynararibeiro5913 eu serei fulera falando sobre isso? Pelo contrário.
É cada uma….
Só em você usar esse palavreado já se sabe que tipo de profissional é.
Eu li alguns dos livros do criador da constelação e fica bem obvio que ele tem uma inveja enorme dos pisicologos. Fica falando mal deles o tempo todo no livro e esse comportamento tb é visível em muitos dos seus seguidores (pelo menos os que eu conheci)
Uma coisa curiosa é que conheci alguns que nunca leram os livros do criador, mas sim uma apostila. Então é possivel que nem todo mundo esteja em contato direto com o texto original (eles acharam que eu estava inventando o texto problemático). Tb pode ser só uns casos isolados, não sei
Os que faziam constelação familiar que conheci não falavam nada do que aqui foi dito, sempre há em todas as profissões indivíduos que seguem linhas bastante conflitantes e confusas
Quando um professor de psicologia se presta a fazer um vídeo como este com tanta desinformação é de se desconfiar.
Sem contar na ídeia da pessoa ter problemas com os seus pais e isso refletir na vida profissional como causa. Tipo se vc tiver problemas com sua mãe, fu@#*! A mãe na visão dos consteladores é a quem nutre o pai é quem joga pra vida, é quem direciona o caminho. Nesse caso, a culpa é sua, você ficará fadado(a) nessas áreas da sua vida a ir mal porque seu pai te maltrada e você não aceita, sua mãe te abondona e você não perdoa! Entendeu??? A culpa é sua, aceite. Adorei esse vídeo.
Ótimo vídeo! O mesmo tinha que acontecer com a psicanálise. Eu sou psicóloga em Portugal e na Europa em geral a psicanálise também está caindo em desuso por sua falta de evidência. Além de toda a misoginia em que baseia esta abordagem. No Brasil, este tema ainda é polêmico e tratado como tabu. Não se deveria trabalhar com pessoas com transtornos mentais, muitas vezes graves, com técnicas sem evidências.
Desculpe, mas depende do profissional. Fiz vários tratamentos com psicólogos, achei péssimo, incompetentes, arrogantes e pouco capacitados. Resolvi TODA minha situação emocional com uma psicanalista. Ser graduada, não significa ter competência. Abraço.
Concordo q as pessoas deviam se capacitar mais antes de começar aplicar a Constelacao
Mas como vc mesmo pode olhar aki nos comentários , essa técnica , trás muitos resultados positivos
Eu respeito a psicologia , mas vc há de convir q vários pacientes q passam por anos a fio em sofrimento , mesmo com acompanhamento psicológico, conseguem melhorar e muito a sua qualidade de vida , depois q passam pelas constelações
Ou podem ser os consteladores mesmos se passando por pacientes para tentar falar bem dela.
Parabéns pelo seu trabalho Daniel. Esse canal e outros que esclarecem sobre o que é pseudociência são muito importantes.
Creio q o problema está em algumas pessoas não acreditarem ou não entenderem e nem aceitarem o q é visto/ descoberto sobre elas durante a Constelação Familiar.
A vida vai muito além da ciência...muito.
É de dar nojo ver uma psicóloga indicar isso, como ja vi. O q eles culpam a crianca, é de vomitar
O CFP pode até acabar com tal prática entre os psicólogos, já entre aqueles que são outros tipos de "profissionais", não pode fazer nada... O resultado é parecido com a da ingestão da ayahuasca, tem quem amou, e quem se deu (muito) mal.
É importante mesmo manter as coisas separadas ou então vira uma confusão quando você busca conhecimento e não sabe onde ta pisando.
Minha prima mesmo estava tendo aulas de Homeopatia no curso de Fisioterapia, eu alertei dizendo que é até interessante saber do que se trata, mas que homeopatia não era conhecimento científico.
Fico feliz com a existência de profissionais como você estudam realmente para melhora do comportamento humano e respeito ao avanço científico, consciente e amoroso. Além de alertar a opinião pública quanto aos possíveis abusos e erros como as pseudociências. ❤
Parabéns Daniel, tomara que essa prática absurda acabe de vez!
Fiz terapia por 8 anos. Não me ajudou. Fiz constelação e mudou minha vida! Foi maravilhoso foi libertador. Essas críticas a constelação me parece mais corporativismo da classe do que realmente a verdade. Co heco muitas pessoas que fizeram e TODOS amaram e resolveram suas pendências emocionais que antes a psicologianao tinga resolvido. EU ADORO CONSTELAÇÃO
“Adoro”
"essas críticas a constelação me parece mais corporativismo da classe do que realmente a verdade"
Você acha que entende de algo da verdade, mas pra supostamente convencer os leitores sobre o que funcionou com vocês, você cita a própria experiência particular e experiências de pessoas que você conhece.
Agora, já parou pra pensar que você conheceria muito mais a verdade não apenas relatando a sua experiência, mas conhecendo as centenas de experiências negativas com esse tipo de prática?
Não dá pra você relatar uma experiência pessoal sobre uma prática supostamente científica e dizer que essa é a realidade também pra todas as outras pessoas
Eles não resolve seus próprios problemas é querem resolver os das outras pessoas, km!!
Pra mim fez e faz diferença também. Entendi varios fatores sobre minha vida e da minha família, coloquei em prática (que é o que muda a vida da pessoa e não só conhecer), mas percebo que não é todos que estão preparados pra isso, por ego, orgulho muito elevado. Pra mim mesmo foi dificil por várias verdades terem vindo a tona, da qual eu escondia inconscientemente. Não fiz sessões, mas sim estudei os princípios. Sobre o perdão, mas pessoas confundem o significado e honra também. Fiz terapias, faço ainda, e pra minha vida tem feito grande diferença em todos os conhecimentos.
Ou seja, você apenas não tratou sobre problemas familiares na terapia, pois a terapia teria resolvido isso já que a constelação familiar se utiliza de mecanismos da psicoterapia, mas misturando surrealismo e coisas sem qualquer fundamento. Usar sua visão e experiência particular não muda o fato de ela ser algo totalmente pseudocientífico.
Acho lamentável essa posição do conselho! Já fiz três constelações familiares e minha vida mudou, o sistema familiar abriu completamente, simplesmente quebraram-se padrões importantes. Uma terapia não pode ser proibida. Minha terapeuta é especializada em constelação familiar e eu acredito muito na técnica. Nunca vi nada de colocar a mulher em papel inferior, de violência ou coisa do gênero. Nas varas de família inúmeros conflitos foram solucionados de forma efetiva com a constelação. Chocada com essa generalização do Conselho.
Atacar um trabalho para tentar fortalecer o seu, revela a insegurança. Julgamentos infundados não são terapêuticos, são apenas expressão do ego doente
Será que vão falar TB sobre as pessoas que tiveram problemas psicológicos sérios, que buscaram se formar em psicologia por achar que se entenderiam melhor,... ou seja, não conseguem tratar a si mesmo e ainda por cima quer "tratar" os outros.
Acho bem perigoso isso TB ( óbvio q não estou desmerecendo os bons profissionais).
Mas assim como tem a OAB, deveria haver um teste bem apurado para ver quem está realmente apto a exercer a profissão.
Honrar tem um significado, vai ler no Aurélio, creio que deva ser minimamente suficiente para compreender isso. Amar, já é algo que cada um tem seu entendimento (as famílias e culturas) de amor e creio que o senhor pode inclusive nos orientar qual o olhar cientifico psicológico, sobre o uso adequado deste termo numa abordagem de atendimento clínico e orientação do psicólogo. Respeito, também, vem de um entendimento da palavra bem diferente do honrar e do amar. Porque citei as três palavras: Amor, Honra e Respeito? Não há orientação de amar agressores. Há uma sugestão de honrar o papel materno ou paterno daquele ser agressor, no sentido de pertencimento à aquele sistema familiar ainda que ele seja colapsado e doentio, já que existem pessoas que sentem necessidade de pertencer a seu próprio sistema familiar e trazem consigo uma dificuldade em aceitar que afastar-se é muito mais saudável. Muitos conseguem fazer o afastamento de narcisistas, ou pessoas tóxicas, depois de minimamente separar os papeis sociais daquele agressor (a). Acho, particularmente, que todos devem ter atendimento com médicos da medicina tradicional e se sentir vontade, na sua liberdade, buscar meios que lhes ajude se assim quiserem. Sabe onde concordo com você? Onde farmácia não devia vender sorvete e vendem. Onde padaria não deveria vender chip de celular e vendem. Onde profissional da medicina tradicional, faz cursinho de poucas horas num serviço que quer agregar e não faz questão de criar protocolos seguros, estudo profundo e coleta de dados, para conversar entre vocês da classe e defender, se assim ele (a) quer defender algo. Finalizando, retomo ao ponto onde sua fala, quis trazer base mais firme e demostra certa falta conhecimento sobre Constelação: O que se coloca não é amar quem tem atitudes absurdas para conosco, mas apenas agradecer, honrar a vida que se recebeu ainda que tenha sido de um ser humano vil, afinal psicólogo é homem ou mulher, empresário é homem ou mulher, um Ser Humano em papel de pai ou mãe, é um homem ou uma mulher, ainda que seja infantil, doente e incapaz de atuar no papel de paternidade ou maternidade. pontuado bem claramente isso, me despeço. Mas quem eu sou afinal? Sou uma sobrevivente de lar agressor, tóxico. Fui espancada a infância toda. Sempre tive minha psicóloga, tomei medicação e recebi acompanhamento com psiquiatra quando eu TIVE depressão e faço bom uso de terapias integrativas, sempre olhando quem é o terapeuta e seu conhecimento para me atender. Como pesquisadora, acho válido cada um no seu quadrado e aceitando que seu método pode dar resultados em horas ou levar anos e cada ser humano vai no profissional que melhor trás o resultado dentro do que se busca. Amo a psicologia, ficar lá tendo alguém que me ouça e pouco fale. E essa ultima frase não tem nenhum sarcasmo antes que pensem que sim.
Esse problema da "prática paralela", ou seja, do psicólogo atuar em vertentes que conflitam com o respectivo Código de Ética é muito sério. Muitas vezes, nessas "práticas extravagantes" que podem ser a tal constelação, cartomancia, mediação extrajudicial, a pessoa se apresenta como psicólogo nesses atendimentos para ganhar a credibilidade do atendido. E, no meu modesto entendimento, quando a pessoa SE APRESENTA como psicóloga a quem quer que preste atendimento, deve estar estritamente adstrita ao Código de Ética. Do contrário, não há segurança jurídica de cumprimento desse mesmo Código. Sim, eu viajei. :)
O dia até ficou mais bonito💕 um sopro de esperança no Brasil🇧🇷
Muito bom td esse movimento pelo fim da picaretag4m da constelação , física quântica na espiritualidade e afins. Fiquei 2 ou 3 anos da minha vida tentando entender o porque essas pseudagens ditas científicas eram pseudagens científicas...Graças à canais como esse eu consegui. Muito obrigada
Daniel, esse vídeo me levantou um ponto. Poderia fazer um vídeo sobre testes projetivos? Os testes objetivos são pautados no modelo científico, os projetivos não, mas tb são aprovados pelo satepsi. Poderia fazer uma explanação?
Tenho vontade de fazer. Pra contar pra vcs
Concordo com seu apontamento...bem relevante lembrar sobre os testes projetivos, além disso, se acaso a psicanálise fosse retirada da grade de psicologia, a filosofia também deveria ser, pq se volta para estudo e análise de mitos, porém, é o início de tudo, inclusive da psicologia.... enfim, lutar pela cientificidade sim, desmoronar toda uma base histórica não concordo.
Obrigada por enfrentar esse lobby, professor.
Lamentável lllll
Conheço e super recomendo CONSTELAÇÃO FAMILIAR a todossssssss
Lembrando que , até hoje , a própria Psicologia é questionada como ciência !
Questionada por leigos, uma vez que explicamos fenômenos não observáveis como a psique, mas inferimos através do comportamento, que é observável e o que é dito pelo paciente.
Quem devende essa coisa hedionda tem serios desvios de caráter. Só em culpar a vitima pelos abusos sofridos ja mostra como anti ético é isso.
Para formar uma opinião primeiro é preciso você se informar com pessoas sérias que conhecem e trabalham com as constelações familiares. Este professor além de não saber sobre constelações familiares ainda faz um vídeo com muita desinformação e não informação verdadeira. É uma vergonha um profissional professor de psicologia falar tanta bobagem.
@@veraconceicaoilhadietrich6908 vergonha é gente bandida dizer que a culpa de um estupro é da vitima e que uma criança deve satisfazer sexualmente um padastro pelo bem da familia. vcs sao nojentos
Distorções existem. E infelizmente tambem existem cursinhos de fim de semana para Constelação. Mas existem sim trabalhos sérios e conscientes!
Concordo com você, tem ótimos terapeutas de Constelaçao, que são muito sério. A constelação veio para ficar, já está consolidada.
Mas a própria base da constelação é errônea, fazem correlações absurdas e a regra é: culpar a vítima, a vítima atraiu aquilo, você tem que honrar quem muitas vezes te destruiu fisicamente e psicologicamente. É o resumo da constelação. Coisa linda né ?
Meu gato e cão que foram abandonados, eu mesmo faço o acolhimento familiar deles👦😽
Parabéns pela atitude 👏
Psicanálise não ser ciência ?!
Temos que pensar que tipo de ciência. Ciência dura? Porque nem a psiquiatria o é. Basta ver inúmeras críticas em torno do DSM V sem menor comprovação dos mais de 598 sintomas. E psicologia e ciência? E desde quanto a TCC é ciência?
Não, não será o fim, meu amigo!! É apenas o começo de uma Nova Grande Era dentro das relações!!
Quer oferecer isso? Ótimo, ofereça. Mas Psicologia séria se baseia em ciência, e isso NÃO É ciência. Ponto.
Até que enfim o conselho se manifestou, antes tarde do que nunca !!!!
Já participei da Constelação Familiar e para mim foi excelente e minha vida famíliar, melhorou consideravelmente, é a minha experiência. Cada um, cada um.
Graças a Deus! Sempre achei absurdo curiosos despreparados mexendo com coisa tão séria.
Aquilo é um ENGODO.
Na Justiça ainda tem.
Precisa acabar.
A direita religiosa desesperada
@@mirtesmuller9787 não tem nada a ver com religião. Abra a mente !
Ultimamente todo mundo virou constelador, o que achei sempre estranho e ninguém precisar de ser psicólogo, se preparam 10 dias e pronto!!
Também gostei muito da metodologia utilizada na Constelação Familiar. Me ajudou muito mais que a terapia que era massacre pra não dizer angustiante...
Sou psicóloga clínica há 22 anos e sou totalmente a constelação familiar. Atendi um paciente que quase se MATOU após uma sessão de constelação familiar.
Olá Luciana, estou interessado no desenrolar deste tema e reúno relatos sobre os fatos que sustentam o argumento de que a prática consiste em um perigo para os clientes atendidos. Poderia comentar um pouco sobre o caso sem necessariamente expor fatos e nomes que comprometeriam a identidade da paciente?
Qual é a evidência que mostra o que é e de onde vem a Vida? Qual é a evidência que mostra a existência da alma ou do espírito?
Isso tem que ser proibido para “coaches”
Faltou vc dizer o tanto de psicóloga ruim que tá solto por aí, inclusive amparado pela sua tão defendida ciência!
existem pessoas ruins em todos os lugares amigo
médico, fisioterapeuta, dentista