⚡💪 Inscreva-se agora na Semana Guerra ao Zé Faísca: eletr.co/ep-fev24-comentario?TpUQ ------ Gostou desse vídeo? 😍 ✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos ✔ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links ------------------------------
eu joao domingos da silva costa sou eletricista a 32 anos ainda aprendendo e buscando conhecimento tecnico , assisto quases todos os dias as aulas da egehall brigado andrer,,,,,,,,
Esse último eu faço direto aqui em casa, a fiação tem mais de 50 anos e é fio rígido, se dobrar muito já era e não tem espaço de manobra na caixinha. Porém já estou planejando para alterar algumas instalações mais problemáticas, como cozinha, por exemplo. Infelizmente algumas vezes não há muito o que fazer e eu sou eletricista por "hobby" aqui em casa somente.
Boa noite Através dos vídeos da engehall me despertou o interesse em elétrica aprendi muito sobre elétrica e me incentivou a estudar, hj sou eletrotécnico Muito obrigado
Revoltante. E aqui em Uberaba não se vende disjuntor DPS para residências monofásicas. É pra acabar... Mas na falta de barramento, tem que usar no jumper uma bitola de cabo que suporte todos os circuitos simultaneamente.
Tem algum vídeo um que me ajude a montar um quadro de distribuição balanceado que é 220v bifásico onde a rede tem 220v entre o neutro e cada fase, e 440v entre as duas fases? Todos os lugares que encontrei falam só de trifásico com 380v entre fases e 220v entre neutro e fase. Na conta de luz fala que o sistema é bifásico, no relógio de energia fala que são 3 fios, e eu fiz a medição direto no disjuntor onde estão entrando as duas fases de 220v, e entre elas tem 440v. Aqui é região rural de Goiás.
Opa, em algumas regiões do Brasil existe mesmo 220v monofásico (em MG os 220v é bifasico, duas fases de 127). Por padrão, nesses casos com uma fase e um neutro daria 220v. E pegando duas fases já fica 380. Isso é algo relativo ao transformador e o ponto neutro deles. Eu nunca vi instalação de 480v. Salvo para indústrias ou sei lá. Seu padrão é 220? se for. O certo era vir uma fase, um neutro e um terra (no caso da sua região de monofase 220). Sugiro contratar um profissional no assunto. Pois é muito perigoso. E ainda mais queimar eletrônicos
Muito obrigado pelas dicas. na verdade não é o meu caso mais todos lembrete e sempre muito bom. Gostei de como foi esplanada está matéria estou com vocês junto nessa .
Amigo faltou dizer que as cargas no QGD em circuito monofassico alimenta do maior pro menor, ou seja chuveiro, ar condicionado, micro-ondas, estou me referindo na hora de montar o pente ! Aqui no Rio agente chama de (PEDRETICISTA). Sempre comento que em BH tem duas fera Eletrica você e o Henrique Matedi, estão entre os melhores do Brasil, Parabéns!! Deus os abençoe sempre!!
O jumper em tomada de alimentação, principalmente as de 10 amperes não é muito seguro, o correto é derivar nos cabos. Explicação: para não correr o risco de a corrente não ultrapassar 10A na primeira tomada. Se a tomada 1 consumir 7A e a tomada 2, 6A, passará 13A pela primeira.
Sempre pego cabos , verdes e azuis , usados para terra e e neutro nessa ordem, para fase. E Constantemente o neutro interrompido, principalmente em construções antigas.
Nos tempos dos fios rígidos esse tipo de procedimento de decapar os cabos passando por todos os brones das tomadas não dava muitos problemas já que podíamos cortar as capas dos fios e recolocá-las entre os bornes, não deixando partes vivas mas ficavam isoladas com a própria capa do fio.
Essa forma de ligação da tomada já fiz muito 😅 Aqui em meu sistema solar tive que retirar um barramento bifasico de 80A que estava super aquecendo com uma carga de 63A. Tive que usar o cabo de 16 milímetros como jumper e diminuiu o problema em 90%. Acho que eu deveria ter pedido padrão de 80 amperes
Excelentes dicas. Sobre interrupção de neutro muitos eletricistas batem o pé sobre isso. Infelizmente poucos tem acesso às normas e muito menos aceitam orientação. Eu, em nome de vários eletricistas, agradeço por confirmar as orientações.
Olá sou eletricista, aprendo muito com os vídeos de vocês. Estou com um problema que está me quebrando a cabeça há mais de uma semana, fiz toda instalação elétrica da minha casa conforme as normas, instalei um DR, e coloquei tudo para funcionar, e funciona tudo normalmente, porém, depois de 1 hora ou mais, o DR atua, já conferi toda a instalação e a montagem do QDC, e não detectei nada de errado, como resolver isso? Já tirei as tomadas e a iluminação do DR para fazer um teste, deixei só o circuito do chuveiro que ainda não está funcionando, e mesmo assim o DR atua depois de algum tempo.
Bom dia, No caso desse exemplo de conexão de tomadas, das três fotos apresentadas a primeira tomada não estaria ligada de forma incorreta, pois o jamper de uma tomada para outra não teria que ser direta do fio e não do borne de entrada da primeira tomada, exemplo: caso seja ligado dois equipamentos nessas duas tomadas, a carga da primeira não ficaria sobrecarregada devido ao jumper? att,
Olha, gostei, mas com restrições. Por exemplo, fiz uma instalação e é claro, fase no Interruptor, mas, mesmo assim o cliente disse que as lâmpadas ficavam com um pouco de brilho ou piscando. Tive que comprar uma lâmpada led de boa qualidade e provar pra ele que o defeito era a lâmpada que ele comprou em Lote. Cabo 1'5 pra iluminação, como vc disse, depende da tensao e distância. Ficou meio genérico. Mas valeu 😊
O jamp entre disjuntores em alguns casos acho valido fazer, desde que seja com a seção do cabo correta, pois num reparo que os disjuntores não são da mesma marca o barramento nem sempre fica bom, já fiz varios jamps com conectores ilhos duplo e ficou muito bom, nesse seu exemplo os disjuntores eram todos da mesma marca, ai é bem melhor usar o barramento.
o secionamento do neutro é obrigatorio em varios paises do mundo . ex belgica. todos os disjuntores sao bipolar L - N . cada pais escole um padrao mais nao significa que nao tem outra maneira correto.
André pesquisei no site da AXT sobre os terminais tubulares ilhós e vi que a marca só se refere ao material do produto feito em cobre e tratamento térmico em estanho isso significa a boa qualidade ? Porque em outras marcas era cobre Eletròlítico
Fala, André. Estou desconfiando que há erro na medição de energia da concessionária. Como faço para medir meu consumo e comparar com o medidor da distribuidora? Tem algum equipamento acessível e confiável para isso?
Eu já tenho praticamente todas as ferranenras do Nivel 1… Nivel 2... E Nivel 3... Ferramentas a bateria, Dewalt, makita, bosch, Milwalkeer, Metabo, e algumas coisas da Worx. Ferramentas manuais em geral, e etc... Eu fiz a instalação eletrica da minha casa toda, assistindo os Videos da Engehall. Fiz a instalação padrão! Eu trabalho com Som autimotivo, mas estou querendo virar um eletrecista profissional. Em questão de ferramentas, me falta a multioscilante, e o terrometro. De resto tenho até muito mais do que foi sujerido. Oque vocês me indicam fazer? Já tenho algum conhecimento basico né, que aprendi aqui mesmo com vocês. Mas estou querendo levar a sério a profissão!
Embora esteja correto em relação à forma de ligar uma tomada dupla ou tripla, a explicação em nada tem a ver. Vamos lá: O primeiro ponto que foi dito é que uma pessoa pode se acidentar tocando na parte energizada. Para uma pessoa tocar na parte energizada, obviamente ela precisa desmontar uma tomada dessas. E se ela desmontar uma tomada dessas. Mas, convenhamos que, qualquer pessoa que desmontar um equipamento elétrico que esteja energizado estará sujeito a choques elétricos! Nem é questão de conscientização, é questão de BOM SENSO! Mesmo que tudo esteja jampeado corretamente, o próprio Borne das tomadas permite contato e conseguentemente um choque! Quanto à norma, vale lembrar que uma tomada instalada não deixa seus cabos elétricos acessíveis. Para se ter acesso ao cabeamento deve-se primeiramente desmontar a referida tomada, e isso não deve ser feito de forma alguma por uma pessoa leiga. E por fim, um profissional não deve desmontar uma tue ou tug sem os devidos cuidados, tais como o desligamento da energia elétrica, EPIs, etc.
No caso da tomada tem uma contradição nesse vídeo, pois conforme a própria norma descreve que as partes vivas não devem estar acessíveis, portanto com a tomada montada e fixada automaticamente não estaria acessível, sendo assim se eu considerar abrir essa tomada devo considerar abrir qualquer outro equipamento que também oferecerá risco se o mesmo estiver energizado, já outra recomendação da norma é fazer qualquer manutenção com o circuito desligado, ou seja se o cidadão resolver mexer em um ponto elétrico com o circuito ligado ele já estaria cometendo 2 erros. Concordo plenamente que seja uma boa prática utilizar jumper nessa tomada ou conectores de derivação, porém discordo que os condutores ficariam acessíveis. Sendo assim se alguém resolver desmontar uma tomada com o circuito desligado então qualquer coisa dentro da casa oferece o mesmo risco: abrir uma tv e por a mão na placa de circuito, retirar a tampa do quadro de distribuição e por a mão em um barramento espinha de peixe e qualquer outra coisa elétrica ou eletrônico desmontado e ligado oferece o mesmo risco.
Acontece que vc pode não estar acessando a tomada energizada, mas uma lagartixa, um camundongo por exemplo podem e correm o risco de ao gerar curto circuito, iniciar um incêndio.
O q ja encontrei de 🐀 ou lagartixa morta em tomada q fechou curto e deixou o cara sem emergia até eu poder ir na residencia dele justamente por causa da ligação preguiçosa da tomada
aqui em casa e na casa do vizinho, as lâmpadas piscam mesmo desligadas. adivinha? vc tem uma chance! eu xingo o "proficionau" p quem quiser ouvir. eu aprendi isso c 9 anos...
Sei que não tem nada a ver com vídeo Mais estou com um problema a resolver Ligar um circuito de iluminação na botoeira e ele tem que desligar sozinho. A ideia inicial seria uma fotocélula mais aí eu teria que esperar escurecer para acionar o circuito Alguém teria uma ideia.
⚡💪 Inscreva-se agora na Semana Guerra ao Zé Faísca: eletr.co/ep-fev24-comentario?TpUQ
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links
------------------------------
Eu quero mescreve no curso
Pra mim é melhor canal que um eletricista pode assistir vcs são 🔟
Eu quero que
eu joao domingos da silva costa sou eletricista a 32 anos ainda aprendendo e buscando conhecimento tecnico , assisto quases todos os dias as aulas da egehall brigado andrer,,,,,,,,
Esse último eu faço direto aqui em casa, a fiação tem mais de 50 anos e é fio rígido, se dobrar muito já era e não tem espaço de manobra na caixinha. Porém já estou planejando para alterar algumas instalações mais problemáticas, como cozinha, por exemplo.
Infelizmente algumas vezes não há muito o que fazer e eu sou eletricista por "hobby" aqui em casa somente.
Boa noite
Através dos vídeos da engehall me despertou o interesse em elétrica aprendi muito sobre elétrica e me incentivou a estudar, hj sou eletrotécnico
Muito obrigado
Sai fora Zé faísca
Vídeo 10 👏👏👏👏
Oi André,um circuito de iluminação são instalado os ventiladores de teto,eu acho que o circuito tem que ser de #2,5 mm!
Eu também prefiro barramento tipo pente, e colocar todos disjuntor da mesma marca, para não ficar com pente fora do padrão.
Questão de lâmpada piscando, acontece também por tensão no neutro
Dia dia vamos aprendendo com as dicas de vocês
Sempre bom saber, pq as vezes pode ser uma mania q vai custar tempo
André aqui em Recife. Nem se quer vender esse barramento.
Uso muito de 6mm
Revoltante. E aqui em Uberaba não se vende disjuntor DPS para residências monofásicas. É pra acabar...
Mas na falta de barramento, tem que usar no jumper uma bitola de cabo que suporte todos os circuitos simultaneamente.
Kkkkk.
Maravilha. Eu também era engenheiro.
Tem algum vídeo um que me ajude a montar um quadro de distribuição balanceado que é 220v bifásico onde a rede tem 220v entre o neutro e cada fase, e 440v entre as duas fases? Todos os lugares que encontrei falam só de trifásico com 380v entre fases e 220v entre neutro e fase. Na conta de luz fala que o sistema é bifásico, no relógio de energia fala que são 3 fios, e eu fiz a medição direto no disjuntor onde estão entrando as duas fases de 220v, e entre elas tem 440v. Aqui é região rural de Goiás.
Opa, em algumas regiões do Brasil existe mesmo 220v monofásico (em MG os 220v é bifasico, duas fases de 127).
Por padrão, nesses casos com uma fase e um neutro daria 220v. E pegando duas fases já fica 380. Isso é algo relativo ao transformador e o ponto neutro deles. Eu nunca vi instalação de 480v. Salvo para indústrias ou sei lá.
Seu padrão é 220? se for. O certo era vir uma fase, um neutro e um terra (no caso da sua região de monofase 220). Sugiro contratar um profissional no assunto. Pois é muito perigoso. E ainda mais queimar eletrônicos
Qualquer pessoa pode observar inúmeras contradições na norma.
Em relação ao quinto erro , todas as tomadas deveriam ser monobloco
Muito obrigado pelas dicas. na verdade não é o meu caso mais todos lembrete e sempre muito bom. Gostei de como foi esplanada está matéria estou com vocês junto nessa .
Legal foi ver todas as fazes da sua barba
hahahaha bem obsrevado
Casa vez aprendendo mais com esses vídeos.
Nota 10 André
Fala meu querido fui numa casa o eletricista colocou neutro do chuveiro na lâmpada do banheiro e tomada do quarto e mais as tomadas todas com cabo 6mm
Bom dia André esperando que esteja bem ❤️🩹❤
É isso Engehall
Amigo faltou dizer que as cargas no QGD em circuito monofassico alimenta do maior pro menor, ou seja chuveiro, ar condicionado, micro-ondas, estou me referindo na hora de montar o pente ! Aqui no Rio agente chama de (PEDRETICISTA). Sempre comento que em BH tem duas fera Eletrica você e o Henrique Matedi, estão entre os melhores do Brasil, Parabéns!! Deus os abençoe sempre!!
Esse quinto aí, a gente vê muito em ligações com fio rígido!
Nunca gostei de pôr defeito no serviço de outros mais tem uns que não tem como ficar sem colocar defeito
Show André 👏👏👏👏👏 maravilha 👌🏿😉
conheço um que diz que é profissional e instala tomadas assim
Agora se não tiver o barramento pente como fazer as sacsoes dos djuntores com cabaos
Vídeo e 10
O jumper em tomada de alimentação, principalmente as de 10 amperes não é muito seguro, o correto é derivar nos cabos.
Explicação: para não correr o risco de a corrente não ultrapassar 10A na primeira tomada. Se a tomada 1 consumir 7A e a tomada 2, 6A, passará 13A pela primeira.
Sempre pego cabos , verdes e azuis , usados para terra e e neutro nessa ordem, para fase. E Constantemente o neutro interrompido, principalmente em construções antigas.
Mas neutro azul e terra verde é certo.
É correto ligar em uma iluminação 1 fioa de 1,5 e fazer outras emendas com bitolas maiores
Aqui na minha região só tem Zé faísca kkkkkkk eles fizeram o curso de eletricista por correspodência .......
Bom dia ontem eu encontrei em condomínio mrv
dicas censacionais , top d mais file todo kkkk
Estou envolvido nessa 👍
Nos tempos dos fios rígidos esse tipo de procedimento de decapar os cabos passando por todos os brones das tomadas não dava muitos problemas já que podíamos cortar as capas dos fios e recolocá-las entre os bornes, não deixando partes vivas mas ficavam isoladas com a própria capa do fio.
E também lâmpadas de mau procedência
Bom achei interessante, só discordo na parte do janp......
Nota 10 tope demais
Essa forma de ligação da tomada já fiz muito 😅
Aqui em meu sistema solar tive que retirar um barramento bifasico de 80A que estava super aquecendo com uma carga de 63A.
Tive que usar o cabo de 16 milímetros como jumper e diminuiu o problema em 90%.
Acho que eu deveria ter pedido padrão de 80 amperes
Excelentes dicas. Sobre interrupção de neutro muitos eletricistas batem o pé sobre isso. Infelizmente poucos tem acesso às normas e muito menos aceitam orientação.
Eu, em nome de vários eletricistas, agradeço por confirmar as orientações.
Trabalhei numa obra onde tinha um eletricista que se achava demais onde eles na iluminação não usava os cabos de 1,5 mm so usavam como retorno.
Quando usava jamper, colocava o mesmo diâmetro do cabo geral, mais agora é melhor e mais fácil o pente
André um vizinho meu sem falar comigo antes, pediu para o pedreiro fazer a instalação e ele usou fio 16 mm para tudo. Ai pouco tempo deu pane geral.
Olá sou eletricista, aprendo muito com os vídeos de vocês. Estou com um problema que está me quebrando a cabeça há mais de uma semana, fiz toda instalação elétrica da minha casa conforme as normas, instalei um DR, e coloquei tudo para funcionar, e funciona tudo normalmente, porém, depois de 1 hora ou mais, o DR atua, já conferi toda a instalação e a montagem do QDC, e não detectei nada de errado, como resolver isso? Já tirei as tomadas e a iluminação do DR para fazer um teste, deixei só o circuito do chuveiro que ainda não está funcionando, e mesmo assim o DR atua depois de algum tempo.
Muito boa aula!! Kkkk dez!
Dicas boas pra mim inicialmente, valeu!
São top
muito bom mais aprendizado.nota 10☺️👍
Bom dia,
No caso desse exemplo de conexão de tomadas, das três fotos apresentadas a primeira tomada não estaria ligada de forma incorreta, pois o jamper de uma tomada para outra não teria que ser direta do fio e não do borne de entrada da primeira tomada, exemplo:
caso seja ligado dois equipamentos nessas duas tomadas, a carga da primeira não ficaria sobrecarregada devido ao jumper?
att,
André faz teste com barramento tipo pente usando a máquina MDC .
Show André
Ficou muito top nota 1000
Sempre conteúdo top!!!
Ótimo vídeo como sempre!
Nota 1000!
A Engehall e top!
Grande prof
Sigo o canal a muito tempo e é show os ensinamentos do canal, vcs são file no serviço 😅
Arrasou top prof vcs são dez🎉🎉🎉🎉🎉
São dicas importantes para pessoas que estão começando na área.
Olha, gostei, mas com restrições. Por exemplo, fiz uma instalação e é claro, fase no Interruptor, mas, mesmo assim o cliente disse que as lâmpadas ficavam com um pouco de brilho ou piscando. Tive que comprar uma lâmpada led de boa qualidade e provar pra ele que o defeito era a lâmpada que ele comprou em Lote. Cabo 1'5 pra iluminação, como vc disse, depende da tensao e distância. Ficou meio genérico. Mas valeu 😊
Essas dicas são maravilhosas aprendo muito de maneira rapida
Muito bom. 9,5
Mais uma aula show
Vidio muito bom tica maravilhosa
Antes de existir os barramentos de pentes como faziam... O erro é usar uma seção inferior..
O jamp entre disjuntores em alguns casos acho valido fazer, desde que seja com a seção do cabo correta, pois num reparo que os disjuntores não são da mesma marca o barramento nem sempre fica bom, já fiz varios jamps com conectores ilhos duplo e ficou muito bom, nesse seu exemplo os disjuntores eram todos da mesma marca, ai é bem melhor usar o barramento.
Muito bom esse vídeo!
Melhor canal ✌🏼
o secionamento do neutro é obrigatorio em varios paises do mundo . ex belgica. todos os disjuntores sao bipolar L - N .
cada pais escole um padrao mais nao significa que nao tem outra maneira correto.
André pesquisei no site da AXT sobre os terminais tubulares ilhós e vi que a marca só se refere ao material do produto feito em cobre e tratamento térmico em estanho isso significa a boa qualidade ? Porque em outras marcas era cobre Eletròlítico
Vcs são 10.
André nao posso fazer jumper com cabo 2,5 ? Sendo que a obra nao nos disponibiliza barramento tipo pente
A cada dia aprendendo mais e levando para vida profissional.
Nota 10🎉👏👏👏
Dicas boas obrigado
Como sempre uma super aula excelente explicações
Muito bom dicas
Legal.
Campinas SP 09/02/24
Show de bola essas dicas, aliás são aulas que a gente bota em prática todos os dias parabéns
Fala, André. Estou desconfiando que há erro na medição de energia da concessionária. Como faço para medir meu consumo e comparar com o medidor da distribuidora? Tem algum equipamento acessível e confiável para isso?
Andre aprendo muito com seus vídeos, parabéns...
show de bola, não tem como ser zé faisca nesse canal
Parabéns pelos Ótimos Esclarecimentos.
Eu já tenho praticamente todas as ferranenras do Nivel 1… Nivel 2... E Nivel 3... Ferramentas a bateria, Dewalt, makita, bosch, Milwalkeer, Metabo, e algumas coisas da Worx. Ferramentas manuais em geral, e etc... Eu fiz a instalação eletrica da minha casa toda, assistindo os Videos da Engehall. Fiz a instalação padrão! Eu trabalho com Som autimotivo, mas estou querendo virar um eletrecista profissional. Em questão de ferramentas, me falta a multioscilante, e o terrometro. De resto tenho até muito mais do que foi sujerido. Oque vocês me indicam fazer? Já tenho algum conhecimento basico né, que aprendi aqui mesmo com vocês. Mas estou querendo levar a sério a profissão!
Olhei uma casa grande ,com cabo 6mm até nas lâmpadas
Nossa! Serio?
Aula 10
O uso do terminal ilhós duplo para fazer os junpers de tomadas é recomendável?
Fica bão também rsrs, sem problemas!
Muito massa
Nota 10 👍🏾👍🏾
Muito boa explicação ótimo tema☝️🙌🙌
Embora esteja correto em relação à forma de ligar uma tomada dupla ou tripla, a explicação em nada tem a ver. Vamos lá:
O primeiro ponto que foi dito é que uma pessoa pode se acidentar tocando na parte energizada. Para uma pessoa tocar na parte energizada, obviamente ela precisa desmontar uma tomada dessas. E se ela desmontar uma tomada dessas. Mas, convenhamos que, qualquer pessoa que desmontar um equipamento elétrico que esteja energizado estará sujeito a choques elétricos! Nem é questão de conscientização, é questão de BOM SENSO! Mesmo que tudo esteja jampeado corretamente, o próprio Borne das tomadas permite contato e conseguentemente um choque!
Quanto à norma, vale lembrar que uma tomada instalada não deixa seus cabos elétricos acessíveis. Para se ter acesso ao cabeamento deve-se primeiramente desmontar a referida tomada, e isso não deve ser feito de forma alguma por uma pessoa leiga. E por fim, um profissional não deve desmontar uma tue ou tug sem os devidos cuidados, tais como o desligamento da energia elétrica, EPIs, etc.
Quero fazer parte do grupo do Whatsapp
No caso da tomada tem uma contradição nesse vídeo, pois conforme a própria norma descreve que as partes vivas não devem estar acessíveis, portanto com a tomada montada e fixada automaticamente não estaria acessível, sendo assim se eu considerar abrir essa tomada devo considerar abrir qualquer outro equipamento que também oferecerá risco se o mesmo estiver energizado, já outra recomendação da norma é fazer qualquer manutenção com o circuito desligado, ou seja se o cidadão resolver mexer em um ponto elétrico com o circuito ligado ele já estaria cometendo 2 erros. Concordo plenamente que seja uma boa prática utilizar jumper nessa tomada ou conectores de derivação, porém discordo que os condutores ficariam acessíveis. Sendo assim se alguém resolver desmontar uma tomada com o circuito desligado então qualquer coisa dentro da casa oferece o mesmo risco: abrir uma tv e por a mão na placa de circuito, retirar a tampa do quadro de distribuição e por a mão em um barramento espinha de peixe e qualquer outra coisa elétrica ou eletrônico desmontado e ligado oferece o mesmo risco.
⚡️ Verdade amigo! 👍
Cara, concordo.
Acontece que vc pode não estar acessando a tomada energizada, mas uma lagartixa, um camundongo por exemplo podem e correm
o risco de ao gerar curto circuito, iniciar um incêndio.
@@jrftreze sim, como também em qualquer outro equipamento se um "camundongo" entrar vai dar problema também
O q ja encontrei de 🐀 ou lagartixa morta em tomada q fechou curto e deixou o cara sem emergia até eu poder ir na residencia dele justamente por causa da ligação preguiçosa da tomada
Infelizmente peguei todos esses erros ontem e m uma casa e hj peguei um ar condicionado com disjuntor, só q o fio q ia pro disjuntor era o negativo 😅
Negativo ???? Na alternada não existe nunca mais fale positivo ou negativo na corrente alternada....ok
aqui em casa e na casa do vizinho, as lâmpadas piscam mesmo desligadas.
adivinha? vc tem uma chance!
eu xingo o "proficionau" p quem quiser ouvir. eu aprendi isso c 9 anos...
Sei que não tem nada a ver com vídeo
Mais estou com um problema a resolver
Ligar um circuito de iluminação na botoeira e ele tem que desligar sozinho.
A ideia inicial seria uma fotocélula mais aí eu teria que esperar escurecer para acionar o circuito
Alguém teria uma ideia.
Um amigo colocou para iluminação cabo de 4,mm
Bom dia, André posso usar conectores wago pra fazer emenda com o fio neutro.
Pode usar sim
Vendo seu vídeos vc me incentivou fazer um curso básico de elétrica pra resolver meus problemas
Nota 10