⚡💪 Inscreva-se agora na Semana Guerra ao Zé Faísca: eletr.co/ep-fev24-comentario?ChpVy-i-GDg ------ Gostou desse vídeo? 😍 ✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos ✔ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links ------------------------------
Como o objetivo do disjuntor é proteger o cabo, eu prefiro dimensioná-lo pela bitola do cabo, uma vez que no futuro o proprietário do imóvel pode dar uma destinação diferente ao cômodo.
Proximo video andré manda um alo ai para Bruno da BHS elétrica aqui em joão pessoa na paraiba, sigo vocês a muitos anos e participo também do grupo da hengerall no whats. valeu meu querido será uma alegria receber um alo do grande André Mafra.
Meu novo QDC está quase completo. Falta só o IDR adequado para minha instalação e o fazer a distribuição correta dos disjuntores. Comprei tudo da Schneider.
Dicas top por tudo que vc já nos demonstrou ao longo desses 8 anos que acompanho seu trabalho , fiz a instalação da minha residência todo coloquei meu QDC na minha futura cozinha, próximo dos dois chuveiros e na área que tem a maior uso de cargas, e próximo do meu padrão de entrada mais ou menos 30 metros antes estava um pouco mais longe,
Uma dúvida. Os disjuntores com cargas mais elevadas iniciam próximo ao disjuntor geral do QDC ou iniciam na extremidade oposta ao QDC? Excelente canal com explicações simplificadas. Parabéns!
Parabens André video aula show de ⚽️ Exemplos com circuitos terminais separados para uma cozinha com 7 tomadas em 127v F + N + T. 1° Podemos determinar apenas 1 circuito para a cozinha com 2.500va. Logo: P= 2.500va (÷) 127v ( I ) = 19,68 amperes Disjuntor para proteção de 20 amperes + cabos flexíveis de #2.5mm². 2° Também para a cozinha podemos determinar 2 circuitos separados sendo cada circuito com uma potência de 1.250va. Logo: P= 1.250va (÷) 127v ( I ) = 9,84 amperes Disjuntor para proteção de 10, 16 ou 20 amperes + cabos flexíveis de #2.5mm². 3° Para a cozinha podemos determinar 2 circuitos separados sendo cada circuito com uma potência de 3.000va. Logo: P= 3.000va (÷) 127v ( I ) = 23,62 amperes Disjuntor para proteção de 25 amperes + cabos flexíveis de #4.0mm². 4° também podemos fazer a instalação de apenas 1 circuito para 2 eletrodomésticos com correntes superiores a 10 amperes sendo 1 Micro-ondas com potencia 1.500w e 1 Forno elétrico com potencia de 1.500w. Logo: P= 3.000 (÷) 127v ( I ) = 23,62 amperes Disjuntor para proteção de 25 amperes + cabos flexíveis de #4.0mm². 5° E ainda para a cozinha podemos determinar duas potências separadas sendo uma para as tomadas simples e outra para as tomadas das Bancadas. Para 3 tomadas simples P = 2.500va. Logo: P= 2.500va (÷) 127v ( I ) = 19,68 amperes Disjuntor para proteção de 20 amperes + cabos flexíveis de #2.5mm² Para as 4 tomadas da bancada P = 3.000va. Logo: P= 3.000va (÷) 127v ( I ) = 23,62 amperes Disjuntores para proteção de 25A ou 32 amperes + cabos flexíveis de #4.0mm². 6° ☝️FIQUE ATENTO Antes de fazer a Instalação NÃO esqueça de aplicar os FATORES ▪︎Descobrir a corrente do circuito. ▪︎Fator de temperatura. ▪︎Fator de correção por agrupamento. ▪︎Aplicar a taxa de ocupação no eletroduto. ▪︎Aplicar a queda de tensão. ▪︎Consultar a tabela 36 de capacidade de condução de corrente dos cabos nos métodos de instalação A1, A2, B1, B2, C e D da NBR 5410👍👍
Uma dúvida, se dimensionar cabo 4 mm e disjuntores 25A mas a tomadas suporta apenas 20A. Não trazia problemas a tomada? Não seria melhor dividir o circuito como diz 2 circuitos cada um 1500 VA
@@robertofreitas1032 Olá Roberto Boa noite!!! Sim sabemos que a corrente máxima das tomadas residências é de até 20A. Más o que temos que entender e gravar em nossas mentes é que os disjuntores servem para proteger os "cabos" ou circuitos. Pois se por ventura o usuário plugar um micro-ondas com 11,81A + outro com 13A ao mesmo tempo sendo um em cada tomada no "mesmo" circuito com um disjuntor de 25A, em cada tomada vai passar uma corrente ( I ) "abaixo" dos 20 amperes sendo 11,81A na tomada A e 13,A na tomada B e mesmo que o usuário plugar + 1 eletrodoméstico a corrente ( I ) passaria de 25A e o disjuntor iria atuar ou desarmar por sobre carga protegendo o circuito👍👍
@@robertofreitas1032 olá Roberto boa noite!!! Otima observação peço desculpas realmente foi um erro de digitação 😬 seria de 10A, 16A e 20 amperes. Já fiz a correção👍👍
André, suas dicas me fez um profissional melhor e também mais seguro. Uso o conector genérico atrás do barramento tipo pente, devido ao alinhamento na hora do torque dos bornes dos disjuntores. Abraços!
Pergunta: no quadro de cargas há disjuntores de curva B e curva C para atender os circuitos, mas e o disjuntor geral desse mesmo quadro de cargas, deverá ser um disjuntor de curva B ou curva C?
André muito obrigado por toda a formação apresentada, sou Eletricista Residencial em São José dos Campos SP, e o que tenho encontrado de Zé Faísca e Poça Fio dá até medo kkkķkk!!!!
Estalaçães top na minha cidade se eu indicar uma estação dessa aí André o cliente descarta eu na hora eles preferem o Zé faísca 😢eu gostaria de pegar serviços assim eu gosto muito do seu canal e os conteúdos dele
Desliguei os disjuntores e fui no quadro de entrada da copel aqui , e vi que continuou a girar o relógio, aqui modelo antigo ainda , cabo rígido e nema
Parabéns por compartilhar dicas e conhecimentos tão precisos, variados e valiosos. Gostaria de receber o link para acompanhar o grupo de WhatsApp. Não exerço comercialmente, mas gosto de fazer minhas próprias instalações, dentro dos padrões e de forma prática
Excelente, mas fiquei com duas dúvidas: Sempre haverá um conduíte com mais de um circuito e sendo assim não tem q calcular o fator de agrupamento e esse terminal duplo pra dez mm2 é azul , o msm não seria dezesseis mm2 para cabo de dez ( não consegui introduzir dois cabos dez num duplo próprio pra ele o vermelho) ?
No caso de um apartamento ou residencia onde se tem tomadas com potência (w) variadas, por exemplo: chuveiro 7800W, uma secadora de 1500W etc.. como proceder no calculo?
André, sempre faço uma rede geral de aterramento, neutro, fases de tomadas e outra fase de iluminação. Ai só coloco um disjuntor para cada fase, conforme a carga de cada circuito. Acho que é uma economia de fios e não fica os neutros e aterramento no QDC. Claro para chuveiro e torneira elétrica faço circuito independente. Ta certo assim?
Boa tarde abençoada Primeiramente parabéns pelo vídeo e as dicas Agora eu morria e nao sabia, iluminação curva C, sera por causa das lâmpada serem de led? E as halogenia digo q é B correto?
André me tira uma dúvida, tem como ligar um motor trifásico em 380v numa rede trifásico 220v ( tipo assim se é possível tirar 380v de uma rede trifásico 220v)?
Dividiria em pelo menos 2 circuitos, com cabo 2,5mm, disjuntor de 20A. Se essas tomadas não incluírem a cozinha ou algum equipamento de uso específico. Você é eletricista? Se não for, recomendo procurar um pra evitar problemas no futuro.
⚡💪 Inscreva-se agora na Semana Guerra ao Zé Faísca: eletr.co/ep-fev24-comentario?ChpVy-i-GDg
------
Gostou desse vídeo? 😍
✔ Deixe seu comentário e compartilhe com os amigos
✔ Siga nossas redes ➽ eletr.co/links
------------------------------
Só continua sendo um Zé faisca quem quer. Up.
3:44 Do nada cliente liga um Secador de Cabelo, uma Airfryer, um Forno Elétrico emprestado da cunhada. Começa a desarmar tudo e a culpa é do seu Zé
Sensacional, top
Boa noite nota 10
Nota 20
Super top
Como o objetivo do disjuntor é proteger o cabo, eu prefiro dimensioná-lo pela bitola do cabo, uma vez que no futuro o proprietário do imóvel pode dar uma destinação diferente ao cômodo.
10 é minha nota professor
Andre eu mesmo gosto de alimentar os disjuntores por baixo...do lado off
Top nota 11
Proximo video andré manda um alo ai para Bruno da BHS elétrica aqui em joão pessoa na paraiba, sigo vocês a muitos anos e participo também do grupo da hengerall no whats. valeu meu querido será uma alegria receber um alo do grande André Mafra.
Nota 10 está aula
Gostei muito so um aprendiz aprendendo todos os dia
Nota 10
Nota 10.
Nota 10 muito doa aula
Bom dia André nota 10
Meu novo QDC está quase completo. Falta só o IDR adequado para minha instalação e o fazer a distribuição correta dos disjuntores. Comprei tudo da Schneider.
Mais um vídeo top para esclarecer dúvidas
Aula 1000
Aula nota 10 valeu.
Dicas top por tudo que vc já nos demonstrou ao longo desses 8 anos que acompanho seu trabalho , fiz a instalação da minha residência todo coloquei meu QDC na minha futura cozinha, próximo dos dois chuveiros e na área que tem a maior uso de cargas, e próximo do meu padrão de entrada mais ou menos 30 metros antes estava um pouco mais longe,
Uma dúvida. Os disjuntores com cargas mais elevadas iniciam próximo ao disjuntor geral do QDC ou iniciam na extremidade oposta ao QDC?
Excelente canal com explicações simplificadas. Parabéns!
Você podia atender em Curitiba né... pq aqui não existe eletricista bom... nem perto disso.
Dicas valiosas para nós eletricistas. Nota 1000
Ótima aula.
Show essas dicas mabos
Cara aula melhor que a outra
Excelente aula.
Obrigado.
Parabens André video aula show de ⚽️
Exemplos com circuitos terminais separados para uma cozinha com 7 tomadas em 127v F + N + T.
1° Podemos determinar apenas 1 circuito para a cozinha com 2.500va.
Logo: P= 2.500va (÷) 127v
( I ) = 19,68 amperes
Disjuntor para proteção de 20 amperes + cabos flexíveis de #2.5mm².
2° Também para a cozinha podemos determinar 2 circuitos separados sendo cada circuito com uma potência de 1.250va.
Logo: P= 1.250va (÷) 127v
( I ) = 9,84 amperes
Disjuntor para proteção de 10, 16 ou 20 amperes + cabos flexíveis de #2.5mm².
3° Para a cozinha podemos determinar 2 circuitos separados sendo cada circuito com uma potência de 3.000va.
Logo: P= 3.000va (÷) 127v
( I ) = 23,62 amperes
Disjuntor para proteção de 25 amperes + cabos flexíveis de #4.0mm².
4° também podemos fazer a instalação de apenas 1 circuito para 2 eletrodomésticos com correntes superiores a 10 amperes sendo 1 Micro-ondas com potencia 1.500w e 1 Forno elétrico com potencia de 1.500w.
Logo: P= 3.000 (÷) 127v
( I ) = 23,62 amperes
Disjuntor para proteção de 25 amperes + cabos flexíveis de #4.0mm².
5° E ainda para a cozinha podemos determinar duas potências separadas sendo uma para as tomadas simples e outra para as tomadas das Bancadas.
Para 3 tomadas simples
P = 2.500va.
Logo: P= 2.500va (÷) 127v
( I ) = 19,68 amperes
Disjuntor para proteção de 20 amperes + cabos flexíveis de #2.5mm²
Para as 4 tomadas da bancada P = 3.000va.
Logo: P= 3.000va (÷) 127v
( I ) = 23,62 amperes
Disjuntores para proteção de 25A ou 32 amperes + cabos flexíveis de #4.0mm².
6° ☝️FIQUE ATENTO
Antes de fazer a Instalação NÃO esqueça de aplicar os FATORES
▪︎Descobrir a corrente do circuito.
▪︎Fator de temperatura.
▪︎Fator de correção por agrupamento.
▪︎Aplicar a taxa de ocupação no eletroduto.
▪︎Aplicar a queda de tensão.
▪︎Consultar a tabela 36 de capacidade de condução de corrente dos cabos nos métodos de instalação A1, A2, B1, B2, C e D da NBR 5410👍👍
Uma dúvida, se dimensionar cabo 4 mm e disjuntores 25A mas a tomadas suporta apenas 20A. Não trazia problemas a tomada? Não seria melhor dividir o circuito como diz 2 circuitos cada um 1500 VA
@@robertofreitas1032
Olá Roberto Boa noite!!!
Sim sabemos que a corrente máxima das tomadas residências é de até 20A. Más o que temos que entender e gravar em nossas mentes é que os disjuntores servem para proteger os "cabos" ou circuitos. Pois se por ventura o usuário plugar um micro-ondas com 11,81A + outro com 13A ao mesmo tempo sendo um em cada tomada no "mesmo" circuito com um disjuntor de 25A, em cada tomada vai passar uma corrente ( I ) "abaixo" dos 20 amperes sendo 11,81A na tomada A e 13,A na tomada B e mesmo que o usuário plugar + 1 eletrodoméstico a corrente ( I ) passaria de 25A e o disjuntor iria atuar ou desarmar por sobre carga protegendo o circuito👍👍
Só uma correção no item 2 vc menciona disjuntores de 10,12,16,20. Mas ainda não vi disjuntor de 12A. Está correto ou houve um erro de digitação ?
@@robertofreitas1032 olá Roberto boa noite!!! Otima observação peço desculpas realmente foi um erro de digitação 😬 seria de 10A, 16A e 20 amperes. Já fiz a correção👍👍
😀😀😀Nota 10
Show concordo com certeza.
Vocês encontram toda linha de disjuntores WEG curva B e C na Masterluz Material Elétrico de Itaipava.
André, suas dicas me fez um profissional melhor e também mais seguro.
Uso o conector genérico atrás do barramento tipo pente, devido ao alinhamento na hora do torque dos bornes dos disjuntores. Abraços!
Parabéns professor, nota 10
Pergunta: no quadro de cargas há disjuntores de curva B e curva C para atender os circuitos, mas e o disjuntor geral desse mesmo quadro de cargas, deverá ser um disjuntor de curva B ou curva C?
Está difícil de achar disjuntores de curva B aqui no Rj
Bom dia. Na Masterluz Material Elétrico você acha. Fica em Itaipava, mas eles podem mandar pra você via ML.
Nota 10. 👍🏾
Sim meu nome Paulo do Rio de janeiro.
Show de bola guerreiro
Nota 10 André
🎉🎉🎉 Nota 10 como sempre André...
Eu nunca montei um QDC de espinha de peixe com incerteza😮 de como executar esse serviço.
Já fui um zé faisca! Hoje sou exterminador. Obrigado a Engehal.
Show
André muito obrigado por toda a formação apresentada, sou Eletricista Residencial em São José dos Campos SP, e o que tenho encontrado de Zé Faísca e Poça Fio dá até medo kkkķkk!!!!
No 10 companheiro André.
Estalaçães top na minha cidade se eu indicar uma estação dessa aí André o cliente descarta eu na hora eles preferem o Zé faísca 😢eu gostaria de pegar serviços assim eu gosto muito do seu canal e os conteúdos dele
Essas barras laterais do espinha de peixe só suporta no máximo 40 amperes, muito pouco
Qndo é q agente seja zé faísca
Desliguei os disjuntores e fui no quadro de entrada da copel aqui , e vi que continuou a girar o relógio, aqui modelo antigo ainda , cabo rígido e nema
André só lembrando que os disjuntores só desarmam depois de 1,45 x in com até uma hora de sobrecar, cuidado com as informações.
Oi André sua aula sempre e nota 10 top de mais aorendendo cada ves mas pra eliminar no Zé faísca tamos juntos.
Valeu André, aula muito top. Obrigado.
Parabéns por compartilhar dicas e conhecimentos tão precisos, variados e valiosos.
Gostaria de receber o link para acompanhar o grupo de WhatsApp. Não exerço comercialmente, mas gosto de fazer minhas próprias instalações, dentro dos padrões e de forma prática
Nota 10 show de bola!!
Excelente vídeo-aula parabéns.
Sou esterminador de Zé faísca
Porque ta lista de circuitos , na iluminação tem um terra ???
Cara, como faz pra concorrer a uma vaga na equipe da Engehall? Tenho formação técnica e prática, preciso me aperfeiçoar, excelente vídeo André.
Liga na empresa amigo, vc é de minas?
❤
O cara aprende demais com André também gostaria muito de trabalhar com ele❤
Excelente, mas fiquei com duas dúvidas:
Sempre haverá um conduíte com mais de um circuito e sendo assim não tem q calcular o fator de agrupamento e esse terminal duplo pra dez mm2 é azul , o msm não seria dezesseis mm2 para cabo de dez ( não consegui introduzir dois cabos dez num duplo próprio pra ele o vermelho) ?
Alguém sabe o nome do programa que ele utilizou para mostrar onde ficar o quadro ?
Parece interessante pra poder executar projetos!!
No caso de um apartamento ou residencia onde se tem tomadas com potência (w) variadas, por exemplo: chuveiro 7800W, uma secadora de 1500W etc.. como proceder no calculo?
Muito bom seu vídeo, nota 10
Excelente explicação 👏👏👏👏
Show de bola as dicas parabéns
André, sempre faço uma rede geral de aterramento, neutro, fases de tomadas e outra fase de iluminação. Ai só coloco um disjuntor para cada fase, conforme a carga de cada circuito. Acho que é uma economia de fios e não fica os neutros e aterramento no QDC. Claro para chuveiro e torneira elétrica faço circuito independente. Ta certo assim?
Top
Boa tarde abençoada
Primeiramente parabéns pelo vídeo e as dicas
Agora eu morria e nao sabia, iluminação curva C, sera por causa das lâmpada serem de led? E as halogenia digo q é B correto?
Qual a carga devo considerar no projeto elétrico para o consumo de um NO BREAK?
André me tira uma dúvida, tem como ligar um motor trifásico em 380v numa rede trifásico 220v ( tipo assim se é possível tirar 380v de uma rede trifásico 220v)?
Como descobrir se o Neutro já veio aterrado? No caso de não ter acesso ao mesmo.
Boa André, qual programa aquele que apareceu no video?
Gente, criem um sistema onde eu possa encontrar eletricistas que fizeram o curso de vocês!
Quanto cobram para montar um qdc de 36 disjuntores, aí na tua região.
Sim
André! Tenho um amigo que está tentando comprar o curso de eletricista profissional e ele não está conseguindo... As turmas já estão fechadas?
Sou eletricista , preciso fazer uma reciclagem me atualizar me ajuda ?
Qual seria esse software 3D?
André qual o horário do curso
Ola voces tem site de venda
👏🏻👏🏻👏🏻🔝🔝🔝
Eu sou esterminado do za faisca
Tenho 25 tomadas simples na minha cada, qual dijuntor ideal?
Dividiria em pelo menos 2 circuitos, com cabo 2,5mm, disjuntor de 20A.
Se essas tomadas não incluírem a cozinha ou algum equipamento de uso específico.
Você é eletricista? Se não for, recomendo procurar um pra evitar problemas no futuro.
10 André
Boa Noite André vcs tem curso olaine
PROFESSOR PODE SER UM 11?..10 É POUCO !///
OBRIGADO..!!!! É MINHA APOSTILA DE ESTUDOS. !!!
Pq é usado B1 na tabela e não os demais???
Isso foi só um exemplo, usamos quase todos métodos dependendo do local de instalação ❤
Entendi, e qual é a diferença entre eles??
Tem a quantidade de cabos carregados, ou seja , que tem tensão @@anderson1996
Nota 09
DPS no Neutro?! ...Eu não consigo aceitar isso!
O Neutro deve ser perfeitamente aterrado, portanto usar DPS no Neutro é DESPERDÍCIO!
10
Como dimensionar circuito na europa: usa o cabo certo e o disjuntor equivalente ao cabo, pronto kkkkkk
Também faço isso, parei de ficar calculando ponto de tomada
Não sou Zé faísca não sou Zé da gambiarra mesmo
💯
10👍
*sou eliminador do ze faisca
11
10,0000000000000000
Nota 10