Aula aberta: "Nietzsche como Psicólogo" (por Oswaldo Giacoia)
Вставка
- Опубліковано 7 лют 2025
- Aula aberta que aconteceu dia 27/06/23 no canal da Twitch do Razão Inadequada.
Para encerrar o nosso semestre de aulas, convidamos o professor Oswaldo Giacoia Junior, que ministrará a aula: "Nietzsche como Psicólogo"
Começa em 12:00
Durante a aula procurarei destacar alguns dos elementos centrais da fisiopsicologia de Friedrich Nietzsche, explicitando as razões pelas quais este se considerava o ‘primeiro psicólogo entre os filósofos’, assim como a importância estratégica, o estatuto e o papel reservado à fisiopsicologia no pensamento genealógico de Nietzsche.
Sobre o Professor
Professor titular do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Campinas (Aposentado) e do Programa de Pós Graduação em Filosofia da PUCPR. Doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin e pós doutorado em Filosofia em Berlin (Freie Universität), Viena (Universität Wien) e Lecce (Università del Salento). Pesquisador 1B do CNPq. Assessor da Capes, CNPq. e Fapesp. Autor, entre outros, dos seguintes livros: O Leitor de Nietzsche (Civilização Brasileira, 2022); Ressentimento e Vontade (Via Verita, 2021); Agamben. Por uma Ética da Vergonha e do Resto (N-1, 2018); Heidegger Urgente. Introdução a um Novo Pensar (Três Estrelas, 2014); Nietzsche: O Humano entre a Memória e a Promessa (Vozes, 2013).
Acompanho de há muito o trabalho do prof Giacóia. Nessa aula magna ele retoma percurso já feito antes em seu livro "Nietzsche Como Psicólogo" e em módulo de mestrado ministrado em 2008 em Porto Alegre, depois de um dos seus doutoramentos na Alemanha. Material de valor instimável pra ensino e divulgação da filosofia no Brasil. Obrigado por disponibilizar.
12:05 começa!
Hrs 19:10 min' início da exposição do professor Oswaldo Giacoia.
Gratidão 🙇🏻♂️!
Hrs. 00:12:00 minutos Início
Muito obrigado por disponibilizar a aula! Nesse momento estou pesquisando para uma monografia de conclusão do curso de psicologia, pensando a moral em Nietzsche pela perspectiva da clínica. A aula do professor Giacoia foi um verdadeiro tesouro para o que eu tenho refletido na pesquisa. Muito obrigado mesmo!
Boa :)
Giacoia eu te amoooo
Professor Giacoia é um dos maiores intelectuais brasileiros vivos
Grande professor Giacoia! Extraordinário intelectual brasileiro!
Esse professor é fantástico! Gosto muito dele!
o entusiasmo é mesmo encantador. maravilha a aula.
Excelente, só a questão da físis, Que é preciso entender no sentido pré-socrático do termo, como modos de crescimento de vida...
Grande Mestre
Aula sensacional , parabéns professor!
Eu não estou acreditando que estou vendo Razão Indadequada e Professor Oswaldo Giacóia juntos na minha tela! Voces foram peça chave na minha maturação espiritual na adolescência tardia. Vou assistir isso com GOSTO.
Faça bom proveito :P
Poucas vezes vi uma explanação tão clara e elucidativa sobre o pensamento de Nietzsche. Obrigada, professor. Penso que a psicologia profunda de Jung avançou, nessa linha, aí onde Freud recuou. Gostaria de ouvir a sua opinião a respeito.
Gostei muito mesmo desta Palestra. Ganharam um inscristo, e o Professor um admirador.
Grata pela maravilhosa aula 👏🏻
Fantástica aula, pra mim, que sou leiga em Filosofia e Psicologia. Muito obrigada!!😊
Lindíssima aula, galera!!!
Gratidão, mais uma vez, ao querido professor Giacoia e aos organizadores deste formidável evento!
Que venham muitos mais!
Grande e fraterno abraço!
Ótima aula!
Que aula bonita 🐠🦜🦉
Que aula incrível!
Excelente!
Espetacular!!!🤩
Gratissima❤
Acho incrível nessas aulas é que ninguém discorda um do outro 😮
Que bom que acha as aulas incríveis, obrigado! rs
@@razaoinadequadaTalvez a verdadeira razao seja outra. Eu sou muito nietzschiano e sempre "suspeito" dessas explicaçoes faceis. Porem a aula é otima e voce esta de parabens.
🤩
Meu amigo. Qual a melhor editora pra comprar livros do nietzsche em portugues?
Companhia das Letras
@@razaoinadequada obrigado o/
Qual e o nome dessa música de abertura ?😊
Manda e-mail para rafael@razaoinadequada.com que a gente te manda!
Aula excelente, como já esperava do professor Giacóia.
Mas, se houvesse uma tal disputa entre a caricatura que Nietzsche faz do Idealismo e os componentes do "cuidado de si", os cursos de nutrição e de educação física seriam concorrentes acadêmicos do curso de filosofia. São setores da existência individual e da cultura conciliáveis e complementares. Aliás, o próprio Platão provavelmente foi muito mais prudente com sua saúde e seu corpo ao longo da vida do que Nietzsche.
Tampouco vejo no Idealismo alemão essa redução da razão, do intelecto e da alma à consciência. Talvez seja o caso sim, de Descartes, que foi citado no vídeo, mas com certeza não é o de Hegel.
Não vi Nietzsche demonstrar através dos textos de nenhum filósofo específico que os valores lógicos e epistemológicos da tradição são um epifenômeno dos instintos. Ele especula isso tudo no vazio.
E fiquei curioso para saber quais seriam as referências do moralismo francês, além de La Rochefoucauld que é famoso, que teriam influenciado a psicologia de Nietzsche.
Ótima aula, porém, tem um problema "grave", que vou esclarecer aos leigos no assunto: ALMA = MENTE.
Os estudiosos de filosofia atuais poderiam simplificar o uso de algumas palavras, por exemplo, usar a palavra MENTE no lugar de ALMA.
Toda pessoa que tem o mínimo de conhecimento de filosofia sabe que no passado o uso do termo ALMA se referia a MENTE, e não tem nada haver com a alma da atualidade que se refere a algo sobrenatural (espírito).
Mas os estudiosos de hoje em dia continuam filosofando através de palavras que desvirtuam o leigo e fazem-o associar (erradamente) alguns ensinamentos à crenças.
O uso do termo ALMA ludibria ignorantes e interliga o assunto a um pensamento religioso.
Se Nietzsche estivesse vivo hoje em dia, vomitaria ao ver pessoas distorcerem ou não esclarecerem o real e atual significado das palavras.
Se um estudioso de Filosofia não deixa isso bem esclarecido ao falar de ALMA, comete um erro, ou faz por intenção de enganar leigos, como fez o filósofo Agostinho e Tomáz de Aquino, ao qual desvirtuaram os ensinamentos de Aristóteles, dessa mesma forma, só que de forma intencional, trocando significados de palavras e linhas de pensamento, assim criaram um deus e mais tarde surgiu o cristianismo, apoiados em uma "desinterpretação" da filosofia de Aristóteles. Deturparam a obra de Aristóteles.
Conclusão: ALMA = MENTE e não tem nada de algo sobrenatural.