Se você erra você é crucificado emocionalmente. Se você acerta é mérito deles. Eles te sufocam emocionalmente e te cercam de todos os lados. Se você se submete eles te oprimem. Se você enfrenta eles se fazem de vítima e manipula emocionalmente. Eles te castram em tudo!
Uma das piores coisas que pode acontecer para uma criança é ter pais narcisistas. Uma infância roubada, uma infância de tristezas e culpas. Um tempo que nunca mais volta e deixa marcas para sempre...
O pior disso tudo, é ter a certeza de que a solução é se afastar e viver sua vida!! e com isso ter a certeza de que não vivem bem juntos e nunca viverá. :(( Isso doi bastante no meu coração!! Principalmente de ter momentos em que o que mais queria era viver bem com os familiares.
Meu pai e extremamente narcisista,o meu pai por exemplo,ele sempre acha q agente fez algo errado (algo q eu e meus irmãos não fazemos algo de grave em casa)chama agente de imbecil e entre outras coisas...,eu sou totalmente controlado pq ele acha q não tenho direito de falar absolutamente nada Não agradou a ele só a mim?eu não posso fazer isso...
Meu pai é assim 😭😭 ele sempre fala que eu sou burra, não sei fazer nada, sou fracassada, inútil, imprestável, falava que se ele se separar da minha mãe é culpa minha, se eu não fazia algo que ele não queria, ele me humilhava , teve uma vez ele de deixou 1 semana de castigo sem comer, Falava que os filhos de fulano é melhor que eu. Eu quando eu tinha 21 anos eu ganhei uma bolsa de medicina, ele não me deixou estudar pq eu tinha a obrigação de tirar minha mãe do serviço resumido ele não me deixou estudar, aí eu entrei na faculdade de enfermagem e ele me fez sair, Isso é só comigo meus irmãos ele não trata deste grito, eu apanhava, era só humilhação Pra todos ele mostra que tem a familia perfeito Eu fui em bora de casa com meu namorado até hoje ele me trata a assim, eu hoje tenho uma empresa ele nunca me elogiou em nada, e toda é não deu favor em nada, Eu sou uma filha que Nunca fumei Nunca bebei bebida Alcolica Nunca dormi fora Nunca cheguei tarde Ele nunca vai mudar Hoje sou casada e nunca vou fazer o mesmo com meus filhos!
Tenho pais narcisistas, como pude ver que vc melhorou de vida, se desconecte de quem te faz mal, pq e enquanto ele puder te fazer mal, ele vai fazer, aprendi na vida que pessoas narcisistas nunca mudam
Moça , Tenho que fazer coisas que meus pais me obrigam que me deixa com tristeza enorme, me culpo por não conseguir ser como eles queiram, mas para as pessoas sempre os pais estão certos.
Como é bom saber que não sou eu que sou o louco da história. Me identifiquei com muitas coisas desse vídeo, principalmente na parte da namorada e também sobre ser criado pra ficar sendo dependente a vida inteira de alguém, no meu caso da minha mãe. Esse ano consegui uma oportunidade de emprego em outra cidade, tô morando sozinho agora, sensação de paz indescritível, parece que tirei um fardo das costas. Até a ansiedade aliviou bem :)
Ainda bem amigo 🙏 🙏🙏🙌🙌🙌🙌 Eu fiquei com minha mãe até ela falecer, sofri horrores, fui parar no psiquiatra e tomo antidepressivos e calmantes até hoje, fiquei com depressão severa, já tentei o suicídio duas vezes, tenho bloqueios em relacionamento, não consigo fazer minha vida andar, um caos!! As sequelas ficaram e não é fácil, é muito sofrimento, ainda fiquei como a maluca da história, a problemática!! Vou fazer análise agora depois que ela faleceu!! Não desejo isso pra ninguém, isso tem que ser mais divulgado para salvar vidas, sim, vidas, pois a gente perde tudo, nossa dignidade, nossa liberdade (passamos a depender do narcisista pra tudo), sofremos com ataques e abusos psicológicos e emocionais, anos de nossas vidas são roubados, ainda ficamos com sensação de culpa, é horroroso!! Isso tem que ser mais divulgado, parentes próximos precisam estar atentos, quem puder sai fora o quanto antes!! Eu não consegui escapar, aliás, só fui saber que minha mãe era narcisistas depois que ela se foi, aí já era tarde! Os estragos causados são grandes, estou tentando recuperar uma vida normal que nunca tive, a gente vive o inferno na terra!! Quem puder se afaste pelo amor de Deus 🙏
Sofro muito com os pais do meu namorado, querem controlar tudo...até nosso relacionamento, controlam os filhos dele excessivamente e infelizmente meu namorado não consegue expôr tudo o que sente e quando tenta expôr, sofre consequências...muitas vezes eles já tomaram o celular de meu namorado (detalhe que moramos um pouco distantes e nossa comunicação é por Whatsapp) como se ele ainda fosse uma criança. Infelizmente é um sofrimento pra mim, amo nossa relação e amo quando estamos sozinhos, mas quando os pais dele estão é complicado, querem que vivamos como eles viveram levando ainda em consideração que me excluem muito, tentam ao máximo nos manter afastados, e ultimamente tem sido tenso.
Me identifiquei muito com seu comentário, eu saí do meu país e agora moro aqui sozinha, sinto muita paz. Aqui eu administro o meu dinheiro, lá eu lembro que recebia pagamento e dava íntegro pra ela, ela administrava tudo, se eu queria comprar algo, o que for tinha que pedir o dinheiro dela - que era eu quem trabalhava - imagina o nivel de controle e manipulação que assim que funcionavam as coisas em casa. Ah e os namorados, meu Deus do céu, me fazia passar vergonha em frete deles, nunca tive nenhum o suficientemente bom, lembro que um deles um dia me falou: " eu gosto de vc, mas se vc tiver a oportunidade de ir embora para outro país, vaia, mesmo que a gente tenha de terminar" claro, ele conheceu o jeito da pessoa!
Um pai narcista destrói a vida de um filho. Eu a cada dia busco me afastar mais, nem um câncer e todo cuidado que tenho com ele, o fez mudar. São pessoas tóxicas, egocêntrica. Afasta-se!
A minha mãe quer que eu pague eles pelos investimentos na minha educação e gastos que tiveram comigo. Jamais deixaria de ajudá-los, porém me cobram como se tivessem feito um empréstimo.
O problema é que, normalmente, o filho que é vítima não sabe identificar que os pais tem o transtorno, como foi o meu caso. As vezes as pessoas acham que os pais são apenas chatos ou mais rígidos e não acreditam muito quando a criança ou o adolescente reclamada. E os narsistas são mentirosos natos, sabem enganar bem todo mundo, então quando questionados sobre o que acontece eles inventam alguma mentira sobre o filho (de que o filho foi o culpado). Por isso não é fácil, e essas pessoas acabam passando desapercebidas. Para os filhos serem retirados dos pais, na maioria dos casos só se chegar a ter abuso físico.
@@marina.albuquerque bem isso, eu só me toquei depois de 49 anos. Depois que sofri uma tentativa de roubo, cheguei em casa , falei com minha mãe e ela disse:" Há, não aconteceu nada, tentou ficar comigo, mas era notório o desconforto dela em querer ir dormir( eles odeiam acordar cedo), enfim, tive um estalo na mente e Comecei a pesquisar. Depois fui entender meu passado pq era tão depressiva ,pq tentei j tentei suicídio, essa coisas. Hoje, eu não tenho condições de sair de casa, mas sabendo agora a realidade deles , eu posso me defender melhor. Minha maior aliada foi a meditação.
eu TB. Sou filha de pai abusador e mãe narcisista. Contato quase zero, ta no 0,00001 pq de vez em quando ela manda mensagem e raríssimas vezes respondo bem seca e a conversa se resume a 3 palavras e fim.
Eu acho que se eu não tivesse a minha irmã, que tem meu contato e amo muito ela e afins, eu nunca mais falaria com a minha mãe e pai. Bloqueei ela do whatsapp mas ela arruma um jeito de mandar mensagem.
Nunca podemos amiga pq temos que evitar eles o máximo pq eles sao inimigos nossa mente fala isso por isso nós evitamos eles sempre pq sao pessoas amaldiçoadas e temos que evitar elas o máximo que puder
Eu moro com uma irmã e um pai narcisista, vivo ouvindo buchichinho dele falando baixinho de mim pelos cantos , aí eu chego aquele silêncio. Eu odeio essa família, já fui acusado de diversas coisas, já chorei muito nessa vida, mas agora eu estou prestes a me libertar desse pesadelo, que até então eu conhecia como vida. Obs tive sérios problemas com álcool e drogas TB, mas estou me recuperando.
Meu pai e assim mesmo,por exemplo,algo q pra mim e meus irmãos agrada e meu pai não pq ele acha algo ruim sendo q não tem nada dms ele chama nois de imbecis,e também qnd ele vai me parabenizar tem momentos q ele vai estar feliz mas depois ele aumenta o tom e fala dps de forma grosseira e aquela voz raivosa e arrogante
Eu nasci 3 anos depois da minha irmã e meus pais se separaram. Minha irmã "me culpa" pela separação deles e por eu ter sido bajulado quando pequeno. Na adolescência meu pai faleceu e minha mãe teve "estresse", de repente ela surtava por qualquer coisa, era gritaria xingamento pelos motivos mais idiotas. Se a gente falasse um A com tom de voz diferente, ela atacava. Mas quando ela direcionava a raiva pra mim, a minha irmã fazia as vontades dela e puxava o saco pra tentar agradar a ela. Depois de uma adolescência perturbadora e uma infância culposa (me sentia responsável em ter que agradar o meu pai e minha mãe mesmo sendo impossível agradar os 2) desenvolvi uma doença intestinal séria e sem cura. Perdi muito peso, autoestima, energia e ânimo. Só hoje em dia descobri o quanto nada importava do que eu fazia, e que a responsabilidade minha era NULA. E hoje também desenvolvo a autoestima aos poucos, priorizo o que EU acho certo e faço as coisas no MEU tempo. Dá até aquela sensação de egoísmo por estar pensando mais em você mesmo, quando era pra ser algo natural e completamente NORMAL, sem depender da aprovação da minha mãe ou irmã. Não sei quantos anos você tem, mas te falo: com o tempo vc vai enxergar como a opinião de seu pai e sua irmão são INSIGNIFICANTES. Se eles mais abrem a boca pra te maltratar, eles não tem nada de bom a te acrescentar. Posso estar soando até grosso, mas isso que eles fazem é manipulação. Mexem com seus sentimentos pra te "colocarem no seu lugar" como a Caroline falou. Fique forte, pratique a apatia pelo que eles falam e priorize o que vc sente que é melhor pra vc.
Hoje aos 26 anos descobrindo que meu pai é narcisista e obtive problemas emocionais por causa disso, esse vídeo respondeu várias dúvidas na minha cabeça.
Meu pai é narcisista, qualquer coisa que eu fazia até os 12 anos, ele falava que ia me bater, que ia me quebrar e esses adjetivos.. depois dos 12 eu passei a diminuir as conversas e ele continuou falando que eu nao prestava pra nada, que eu tinha que ir embora e sempre me diminuía..agora na fase adulta, eu mudei de cidade e saí da casa dele e hoje nao converso com ele há alguns meses. Sinceramente nao sinto falta nenhuma
Eu sofro muito com isso, tenho 17 anos e minha vida é um inferno. Nada na minha casa se resolve na conversa, tudo é na base da ignorância, quando eles vêm que estão errados partem pra me humilharem. É um terror, muita hipocrisia, muita mentira. Não posso nem ter um relacionamento, sempre término com meus namorados por conta dos meus pais. Me cobram a minha saída de casa sendo que eu ainda tô no ensino médio, estudo o dia todo e é quase impossível eu arrumar um emprego.
Tenho 17 também, passando pelo mesmo q vc. No caso eu até trabalho, mas o salário de menor aprendiz não paga nem o aluguel de um Kitnet. Hoje em dia, como está sua situação? Já conseguiu sair dessa?
E o meu? Os narcisistas são uma praga. Não toleram a felicidade, o bem-estar, a estabilidade alheia, querem ser os primeiros a saber de tudo pra poderem dizer que você só ficou sabendo por causa deles. Gostam de te prejudicar e não sabem discutir. Ficam desviando do assunto pra tentar de desestabilizar perversamente e tendem a ter medo da morte. Também podem gostar de tirar sua liberdade, usando os perigos, a criminalidade como pretexto. O ego é a principal característica do narcisismo. Quanto mais narcisista, mais perseguido ele vai se sentir. Qualquer coisa que te acontecer eles vão pensar que vai acontecer com eles também, como se fossem especiais e coisas ruins fossem algo anormal na vida deles. Alguns são do tipo que vive no hospital e são atentos aos exames. Também tendem a ser invejosos e despeitados. O meu é ex-usuario de drogas e é louco pra voltar a usar, por isso fica na frente da TV se acabando de xingar os usuários.
Impressionante você descreveu tudo o que eu estou passando morando com meus pais "evangélicos", o pior de tudo é que não tenho com quem desabafar sobre isso, tenho 30 anos e infelizmente ainda não consegui minha independência financeira mas falta pouco, a única solução vai ser mudar de cidade, não existe diálogo, são pessoas extremamente vingativas, manipuladores e controladores que vivem de aparência.
No meu caso eu tenho ninguém para correr. Mesmo se eu estivesse com dinheiro não teria ninguém para pedir ajuda porque não tenho amigos. Que você consiga superar essa situação de coração!
Caramba ela descreveu o meu pai, ele é desse jeito! Ele se faz de vítima o tempo inteiro, faz as coisas e ainda tenta jogar a culpa pra cima de você! Eu me formei agora ele me chama de doutora de araque adora me denegrir
Conheço uma moça o pai chama de p▪︎▪︎▪︎, de va** assim por diante tentei abrir o olho dela , mas ela deve ter falado para mae que me contava .E ela se afastou fiz a minha parte . Os dois mais novos vao no psicologos sao doentes psicologicamente é notorio. Nao sao nada social pois vivem preso dentro de casa e so sai para escola e a irma foi para universidade mas luta com as humilhaçoes do pai. Enfim a mae é uma coodependente que aceita tudo do marido ajuda o marido a esmagar a filha. Eles vivem de aparencia parece uma familia feliz e por isso que quero que milha filha abra olho com pai dela que um manipulador narcisista .
Meu pai acha que eu sou criancinha, ele nunca me deixa ficar sozinho, ele me humilha na frente dos meus "amigos", não me deixa sair de casa sozinho, e eu nem se quer posso ter meu quarto, outro dia ele conseguiu me botar de castigo por ter me recusado a comer sorvete pois não gostava dos sabores, não importa o quanto eu esteja feliz ele sempre acha um jeito de me botar para baixo, e hoje tenho depressão e insônia... Obrigado por abrir meus olhos
Boa noite dr , a situação aqui em casa está muito séria , meus pais estão fazendo de tudo para me internar e me prejudicar , as brigas aqui em casa viraram escândalo e os vizinho assistem como se fosse uma série .Estou tentando narrumar emprego para me sustentar , mais não consigo cozinhar um arroz sem minha mãe deixar .Tenho 20 anos sou homem , mais infelizmente pela situação financeira , tenho que morar com meus pais
Eu tbm...meu pai o perverso e minha mãe a oculta, sempre achei que ela foi vítima como eu, mas hj vejo que ela é a oculta e sou distante deles emocionalmente.
Tenho pai e mãe assim. Minha mãe para o lado passivo, da culpa, meu pai para o lado da agressividade e inferiorização. Ambos me destruíram e agora estou tratando tanto quem eles são em mim porque me peguei reproduzindo as mesmas coisas. Hoje trato traços de TDAH, autismo, narcisismo deles, transtorno de personalidade borderline e esquizofrenia pela perseguição da minha mãe e loucura do meu pai. Tudo isso provocado por um ambiente muito louco e de posse deles sobre eu e meu irmão. Com isso ativou uma doença que chama síndrome de ativação mastocitaria e comecei a ter anafilaxias cerebrais onde meu cérebro falhava, eu via tudo borrado, tinha náuseas e quase desmaios, além de crises de pânico e anafilaxias respiratórias. Mas o fim disso tudo: Jesus Cristo! Quando cai de cama pelos traumas emocionais e psicológicos que ativaram minha doença, fui visitado pelo Espírito Santo de Deus quando quase morri dessa doença, e a partir dessa visita ele passou a me curar pela cruz de Jesus e me livrei de grande parte desses transtornos psicológicos. Minha doença regrediu e a fadiga crônica está regredindo. Meus órgãos estão voltando a funcionar (tudo isso me causou disautonomia em todos os órgãos), e começo novamente a ganhar vida e esperança! Fui destruído e perdoo aqueles que me destruíram, mesmo porque eles me formaram e me tornei como eles, mesmo que não quisesse! Então perdoo pela semelhança e pela misericórdia do Senhor sei que esse processo irá terminar como várias dessas coisas já são passado! Encorajo a todos a NUNCA desistirem e clamarem por aquilo que está ali em efesisos 1.17-18, que é aquele que abre o nosso entendimento para começarmos a ser libertos de tudo isso que foi construído sobre nós! NÃO DESISTAM! Deus é fiel!
Meu pai qdo eu tinha 9 anos de idade, eu repeti um comentario da minha mãe, sobre o fato de um irmão dele dormir na nossa casa pequena, sendo que tinhamos parentes com casas mais espaçosas para ir e ele me disse o seguinte ---Meu irmão tem a preferência, se alguém tiver de sair daqui, sai você! -e daí pra pior. o diálogo era muito raro lá em casa. Quem salvou minha personalidade foi minha mãe.
O meu sonho é sair da casa do meu pai NARCISISTA . Não aguento mais viver sem paz e sem alegria, tendo que fingir para todo mundo que estou bem. Meus três irmãos são casados e tem suas casas, só eu que estou solteira e dependo financeiramente do meu pai NARCISISTA. Eu estou a espera de um MILAGRE.
Eu também, só que no meu caso, meu pai narcisista ainda é deficiente e sempre que o convém, ele se prevalece da deficiência para conseguir o que quer. A dependência chega a níveis mais profundos por ele não poder morar sozinho. Minha mãe se anulou e me criou para atender às vontades dele. Já passei dos 30, continuo morando com eles e cumprindo mil tarefas diariamente. Quando não posso fazer algo, é aquele drama. Outro dia, passei a maior vergonha em uma loja. Ele começou a gritar e a dizer que eu não fazia nada e quando fazia era de má vontade. Todo mundo se levantou para ver o que estava acontecendo. Como ele é deficiente e gosta de se fazer de vítima, quem sempre será a errada da história? Nem preciso responder. Que possamos nos libertar desse jugo em breve.
O pior é saber q apesar de eu já ter passado por tantos psis nenhum deles reconheceu isso. Mas neste ano vendo alguns vídeos sobre o tema. Eu percebi q se eles ñ forem narcisista, eles tem traços.😢😢
"No que mais dói, sempre precisar de apoio e nunca ser estendida aa mãos para mim. 😢😭😢😭😢😞😢 e meu pai quer sempre me culpar. Não perdoa, ele guarda ódio e rancor". 😢😭😥
Eu sofro tanto com isso 😭, o pior que me afetou tanto que eu não consigo progredir na vida .... Tudo que eu começo eu paro no meio do caminho nunca me sinto auto confiante em meus projetos e sempre acabo desistindo por não me sentir capaz 😭....
Oi Marina! Que pena que seu pai apresente esses comportamentos! Você já tentou convesar com ele, dizer que te incomoda, que te magoa... eu sempre acho que a gente pode dar uma chance, o benefício da dúvida, que essa pessoa talvez não saiba a gravidade dos comportamentos que ela tem com a gente. Agora, se você já conversou, se já ficou claro como você se sente e a pessoa parece que não liga, que passa por cima dos seus sentimentos, existe no mínimo, um problema com empatia, né? Boa sorte aí
Meu pai é. E eu só percebi o quanto ele era abusivo com minha mãe quando eu estava pesquisando sobre o meu próprio relacionamento abusivo. Até então eu nunca tinha ouvido falar sobre o transtorno nascisista. Hoje sinto muita pena de minha mãe avaliando o que ela tem sofrido há 40 anos. Ele é péssimo como pai mas nunca dei importância, meu irmão quem ficou traumatizado com suas humilhações e abuso psicológico. Tudo que ele me falava eu nunca absorvi. Minha mãe foi anulada e é codependente. Sempre morei longe justamente porque o máximo que consigo ficar com ele na mesma casa ê tres dias.
você resumiu a vida da minha mãe, ela não existe, só está ali pra servir e obedecer ele. isso me causa muita raiva, não consigo sentir amor e admiração por eles 😓
Meu pai faz “brincadeiras “ pesadas sobre eu ter tido depressão e ter tentado tirar minha vida algumas vezes. Sempre que ele tem oportunidade está me comparando com ele, que eu sou fraca emocionalmente e ele é forte. É extremamente ciumento comigo e eu até achava que era porque ele me amava, mas ele não demonstra afeto por mim então acho que é mais possessão. Mas ainda não sei se ele é narcisista de fato porque as vezes ele demonstra compaixão por outras pessoas e pelos animais. 🙃
de saco cheio do momento que passava debaixo do chuveiro apostei com o nada, mantrei alto a Chiva e acho que foi ouvido, Chiva destrói tudo para dar espaço ao novo, no dia seguinte minha base que era fraca começou a desmoronar, foi incrivel, vi a face real de todos, ual, fui julgado sem direito a saber o porque e de responder, exilado, repudiado, fui o sacrificio para um bem comum, mergulhei fundo em um oceano dentro de mim, ja se faz mais de cinco anos e não atrevo dizer que estou cem por cento acho que nem setenta, numa certa fase sempre em contato com a agua, no chuveiro observava um pensamento, ''chega, tudo é uma mentira afinal vale apena continuar, é dor, mentiras, não é melhor dar um fim, vale viver por isto'', e esses pensamentos se repetiram por varias vezes, desconfiei do invisivel, procurei por respostas no ilicito, nas religiões, nas brigas e nada e o oceano me puxando para mais fundo, me senti como bicho enjaulado andando de um lado para outro olhando para lua e perguntando, afinal que merda e esta, qual é a moral disto, dobrei os joelhos de punhos ao chão e nada, conheci o tarot que me confortou e do tarot veio a astrologia e nela explicito dizia do apartamento e da compreensão do auto reconhecer, sempre procurei o reconhecimento no outro e o outro é só o outro reflexo de outro, uma besta, é dificil se reconhecer quando sua base foi edificada em sugestões, de que é um fraco, que não aguenta um tapa da vida, que tudo tem que provar, provar que é um bom nisto e aquilo, ser eu era diferente e pouco, hoje começo a reconhecer algumas coisas em mim, é um progresso lento, como um bom Tomé, desconfiado suponho que a vida é mais do que isso e que aqui é uma escola ou um teatro, segurança é uma mentira, tudo pode nada é proibido, felicidade é só um estado de momento, gatinha se ame, de um jeito de cuidar da sua vida literalmente, te amo nenem voce é especial.
Sim, ele é. Narcisistas demonstram afetos pra ganhar admiração e respeito de pessoas de fora, criam esse personagem pra mostrar pro mundo exterior que são santos, mas quem convive com eles realmente os conhecem.
Seu pai não é emocionalmente forte, ele te manipula pra te manter no controle com medo de te perder. E ele SABE que ele precisa de você, por isso te faz acreditar que você que precisa dele...
Minha mãe têm todas essas características, me sinto sufocada, pois é muito possessiva e quando não fazemos o que ela quer, fica em silêncio, com raiva e só melhora quando consegue o quer,e o pior de tudo são as chantagens, quer exercer controle sobre tudo, é horrível esse comportamento.... Obrigada pelo vídeo, as informações são muito esclarecedoras e objetivas.
A minha como chantagem esconde coisas que eu uso,como esmaltes,até roupas msm isso tudo é uma forma de oprimir e eu deixar de fazer as minhas vontades pq ela não gosta,implica com todas as minhas amizades,eu tinha uma amigona minha que me ajudava muito msm não tendo condição e ela simplesmente implicou com a menina só pq ela ficava do meu lado enquanto uma prima minha que me infernizou e me prejudicou ela defende ela e continua falando normalmente.Cada dia que passa crio mais ranço!
Sou filho de uma mulher narcisista... A única pessoa que realmente tenho como família é meu pai, que sempre buscou resolver problemas pelo diálogo... ao contrário da esposa dele, que sempre que podia me agredia pelos menores erros... É um caminho muito difícil a se trilhar, mas uma vez que eu descobri, venho buscando ressignificar a concepção do que é família de fato
Como tem gente narcisista , pior quando agente só percebe muito tarde quando qboa parte da vida eles nos infernizaram , quando a ficha cai já estamos doentes , depressivos mal .
Só consegui perceber isso quando entrei em uma depressão profunda devido ao relacionamento que tenho com meu pai. Infelizmente ele não enxerga que tem um problema e acho que nunca vai enxergar.
Eles nunca enxergam que tem problemas, e que são os causadores dos problemas. Sou a única filha que ainda está solteira e que mora com meu pai narcisista . Já tive pré depressão e uma crise de ansiedade que me levou para a emergência por causa dele. Não tenho paz e nem alegria convivendo com ele. Tem mais de 70 anos e ainda é violento, agressivo, que até já me agrediu duas vezes. E se eu deixar, agride mais. Eu o enfrento e falo tudo o que ele não quer ouvir do que ele já fez na vida e faz. Só ainda não o deixei sozinho porque não tenho pra onde ir. Mas vivo dizendo que ele ainda vai morrer sozinho. Pra ser sincera, não tenho pena quando fica doente, e quando fica, chamo um irmão pra cuidar. Eu tenho que orar muito por mim para não ficar LOUCA como minha mãe ficou por causa dos maltratos que ele causou. Esse ano faz 20 que ela faleceu. Nunca foi feliz, porque ele infernizaou a vida dela. Essas pragas quando estão velhos ficam piores do que eram aff
Meus pais são assim! Hoje novamente ouvi tudo isso o que essa moça do vídeo está dizendo. Sempre me apareceram bons serviços para mim e meus pais, principalmente minha mãe, me proibiam, sempre era o que ela queria e do jeito que ela queria. Hoje estou desempregada pois recusei um trabalho que minha mãe disse que era longe, e agora joga na minha cara a comida que como, a roupa que visto.
4 роки тому+21
Meu pai é narcisista e não sei mais o que fazer , já estou completando 30 anos e ele roubou meus sonhos, expectativas, juventude e ainda me faz me sentir culpado por tudo que ele sabotou ... não sei mais o que fazer...
Sai de casa, assuma a direção da sua vida. Só assim pra viver em paz. 30 anos já está na hora de mandar no próprio nariz. Enquanto morar debaixo do teto dele vai ser dessa forma.. Boa sorte.
Eu morava com meus padrinhos,vamos dizer meus segundos pais,morei com eles por Muuuito tempo,desde sempre nunca pude sair,sempre criticada,minha opinião nunca valia,quando eu estava certa sobre as coisas me mandavam calar a boca,além de sofrer bullying quando era menor na escola basicamente sofria em casa tbem,não podia nem ir na casa dos colegas de escola pra fazer trabalho,sempre tinha que ser na minha casa,mesmo um pouco maior nunca pude sair de jeito nenhum,sempre com eles,nunca tinha privacidade,inventava que ia dormir cedo,mas era pra ter pelo menos um momento sozinha,antes de dormir,além de tudo fora de casa,sempre me criticavam por eu nunca saia,sendo que eu não tinha culpa disso,meu olho queria encher de lágrima só de lembrar de casa,cada segundo na escola era libertador(no ensino medio),fiz amigos incríveis que me ajudavam sempre quando estava na pior por conta deles,pra completar tudo gosto de meninas e super preconceituosos,já chorei uma vez em uma discussão sobre sexualidade,já sabia que nunca podia contar para eles,como depois da minha infância nunca contava mais nada do que acontecia,porque sempre me botavam pra baixo e me faziam desistir das coisas...Quando abri o olho foi tarde demais,minha adolescência toda eu perdi,sofro de ansiedade,já tive depressão,mas fui muito forte e nn me deixei levar,PAIS ENTEDAM QUE FILHOS NÃO SÃO CRIADOS PARA SEGUIR OQUE VOCÊS DESEJAM.
Tudo que a Senhora disse , relatou toda a verdade sobre minha vida. Meu pai é um Narcisista, ele sempre falou palavrões, e sempre me fez sentir mau, sempre fez as cagadas dele, ou seja ,quebrava pratos, garrafas de café e jogava a culpa toda em cima de mim. Ele me humilhava enfrente na frente das visitas, falava que minha roupa estava feia, me proibia de sair afirmando ser por causa da roupa, mas ele nunca comprava a roupa bonita. Meu pai é Tõxico. Sempre reprovava as minhas amizades, ele dizia que ninguém presta.
Preciso de um vídeo explicando o processo de superação dos filhos de pais narcisistas... descobri recentemente sobre o assunto e comecei a entender muita coisa! Me sinto presa, não sei nem por onde começar, um vídeo sobre isso seria esclarecedor!
Procura os vídeos da Taryana Rocha e Virgínia Coser, tbm estou na descoberta e aceitação da mãe narcisista, é difícil demais, mas com autoconhecimento vamos conseguir sair dessa
Você definiu meu pai ! Exatamente em tudo. Eu queria tanto ignora-lo e viver a minha vida sem medo do telefone tocar e ser ele ou ele chegar de surpresa na minha casa e começar a mentir falar mal dos outros, dos meus irmãos e depois saber que ele falou a mesma coisa de mim para o outro irmão. Tenho 33 anos e só consegui me libertar das manipulações dele a pouco mais de 2 anos , Deus sabe o quanto minha mãe eu e meus irmãos sofremos com isso .
Cresci em uma casa com pais narcisista. Tenho 15 anos e nunca desfrutei da minha infância e nem da imaturidade de adolescência. Com 5 anos já tinha uma rotina extremamente rígida e uma casa solitária, onde me resumia a estudar, fazer as atividades extracurriculares, as quais odiava. Cresci sozinha, talvez poderia ter enlouquecido se não fosse pelos meus irmãos. Hoje em dia, com meus amigos e um pouquinho mais de conhecimento e entendimento das coisas que não via quando era criança. Como o relacionamento tóxico dos meus pais e o narcisismo deles. Meu pai quer agir comigo com a "minha maturidade" sendo que ele já tem mais de 30 enquanto eu não tenho nem uma década direito. E a minha mãe criticando tudo de que eu faço pq eu sou "uma ingrata que só pensa em si mesma" que eu não sou "a filha que ela pediu pra deus" e como "as pessoas vão achar que ela é uma péssima mãe" já que eu tenho opinião própria. Estou cansada desta casa. Quero ir embora e levar meu irmão mais novo, já está recaindo sobre ele. Dou minha vida mas não vou deixar que eles façam a mesma coisa com ele.
Eu conheci família que os pais são amigos dos filho,quando meu pai me abraça me sinto um cachorro que nunca recebeu um afeto,a não ser uma palavra boa raramente,claro quando as minhas vontades batem com a dele...me coloca pra baixo e tudo que VC falou no vídeo...eu me acho estranho e tenho dificuldade de relacionar com pessoas (fobias social) estressado claro que não estou fazendo papel de vítima,mas é bom saber que o problema não sou Eu. Olha que VC não mora comigo e já conhece meu pai..ksss impressionante! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Meu pai é exatamente assim, não importa oq eu pense ou qual é a minha opinião seja lá para oq for, se eu não fizer oq ele quer a guerra ta declarada, começa a gritar bater nas coisas, surtando literalmente, sem contar q sempre esta desvalorizando eu e meus irmãos, um dia disse q não quer filhos inúteis, sendo q cada um de nós nos esforçamos pra conseguir trabalhar, sou cabeleireira a domicilio, pois não tenho salão e nem com quem deixar meu filho a semana toda enquanto trabalho em um, os dias q marco com as clientes são os dias de folga da minha mãe, ele não sabe um terço do que se passa na nossa cabeça nos nossos sonhos, mais nos julga como quer, e sai falando mal da gente (principalmente de mim) pra todo mundo.... eu e meu marido estamos juntando um dinheiro pra sair daqui e pagar aluguel e já comprar nossos moveis, pelos menos o básico, só tenho pena do meu irmão q vai sobrar o peso mais ainda pra ele.... Tento não pegar raiva dele mais continuar convivendo com ele é impossível e revoltante!!! Nunca entendi qual era a dele, mais agr to entendendo o problema dele
Uma coisa boba mas muito haver com o que voce disse. "Hoje meu pai foi na pia da varanda viu terra na pia e ja começou a dizer que era eu reclamando "suavemente" eu sabia que nao era eu, minha mãe explicou que foi ela lavando umas acerolas que pegou do chão. Fui ironico e disse que ele queimou a língua, após isso ele bem mais educado foi falar com ela. E!a por sua vez desviou o foco do assunto e começou a reclamar de uma toalha que sujei. Perguntei para ela se isso tirava a culpa dela por ter deixado a pia suja." É uma situacao boba mas é o que acontece sempre quando algum deles erram, vão procurar um erro em outra pessoa para justificar o deles.
Pais narcisistas também são egocêntricos então provavelmente eles te usam por ser filho e eles serem autoridade sobre você daí usam o que eles não conseguem absorver encima de você como escudo pra aumentar o ego deles
Meus pais são assim... em 21 anos eu NUNCA vi nenhum dos dois assumir um erro. Eles estão sempre procurando outra pessoa para culpar ou fingem que não erraram mesmo, independente das consequencias do erro, mesmo que alguém saia machucado
Eu sou filha mais velha de cinco irmãos,nunca pude ser criança,pq tinha que dar o exemplo p meus irmãos, com 14 anos eu fui obrigada a cuidar de toda responsabilidade da casa e tbm dos meus irmãos sendo que minha irmã caçula tinha 4 anos lavava as roupas das 8 pessoas na mão por 4 vezes na semana,sem máquina ou tanquinho,e no fim da tarde qd minha mãe chegava,reprovava o meu trabalho,eu não respondia nada, entrava no banheiro e chorava,mas na época eu achava que ela como mãe,tinha autoridade pra isso,eu via ela como grandiosa ,tudo que vc fala no vídeo eu passei,hoje eu sei o que é isso,e não permito ser tratada como antes,tem três anos que descobri o que é o narcisista,e tô sempre me informando e crescendo no conhecimento, obrigada
Nossa, minha psicóloga me mandou seu vídeo. Pediu pra eu ver pra discutir sobre meus pais na minha próxima sessão... É díficil aceitar tudo isso. Pra mim pelo menos. Eu sempte me senti a maluca e doida de pedra. Meus pais viviam fazendo minha caveira pro resto da família, graças a Deus meus avós e tias conhecem bem minha mãe... Mas quem não convive direto... Acaba acreditando sim q os filhos são ingratos, malucos, pq eles pintam a gente assim... E aquela sensação de que nunca está bom pra eles.. é muito frustrante sabe... Eu sinto um peso até hj depois de casada em relação à isso. Só de pensar me dá vontade de chorar pq tenho a sensação de que sou um eterno fracasso pra eles e uma ingrata... Tento sempre fazer de tudo, muitas chantagens emocionais... É muito complicado. Haja terapia pra desvencilhar disso tudo... Pra nós filhos de pais com esses traços, é uma carga gigante emocionalmente pra lidar. Precisamos de ajuda sim... agora reconheço. E se entramos em depressão é mais fácil arranjar um transtorno em cima de nós do que assumir uma culpa. Eu ainda preciso escutar da minha mãe que não apanhei igual ela apanhou e que meu pai só me bateu 1x, eu chego a ficar pasma quando escuto isso pq eu lembro de todas as vezes q apanhei. Muitas ela nem tava em casa. E muitas ela me bateu. E ela esquece. Quando ela fala isso na frente do meu esposo, eu fico até com vergonha de falar q apanhei sim, pq parece q to me passando de vítima ou algo do tipo. E na verdade só queria q ela assumisse que sim, eu apanhei sim deles e não foi só 1x. Tanto q escutei e escuto meu pai falando que hj reconhece q foi muito duro comigo e que isso fez ele reconhecer pra não ser com meus 3 irmãos, pq me deixou várias "cicatrizes" digamos, não por só ter apanhado, mas as palavras e julgamento que vinham junto com o ato de bater... Hoje eu vejo que as palavras machucam e te criam uma crença de si mesmo totalmente distorcida, mas é isso q eles querem... pra que você seja dependente da aprovação deles o resto da vida. Busquem terapia se vcs se identificam como filhos de pais assim. Isso deixa a gente doente!
Eu percebi agora que meus pais são narcisistas e de um tempo pra cá meu pai tem ficado agressivo eu não sei mais oq eu faço, me sinto controlada e desprezada, me sinto culpada disso de não ser uma filha melhor😭
Eu sofro com isso. A síndrome da “filha ingrata”. Hoje tive que ouvir que eu tenho ÓDIO da minha mãe. Oi? Com essas palavras mesmo. Isso nunca nem tinha se passado pela minha cabeça…. To sem chão
Me roubaram tanto minha identidade que eu me sentia em um vazio profundo sempre fui talentoso consegui o melhor trabalho com 18 anos comprei um carro novo mas sentia que tinha uma coisa que não batia não se encaixava não gostava do jeito que eu era me afundei em entorpecentes fui internado até intender que aquele não era eu, aquele era o que meus pais queriam que eu fosse
Hoje sei que posso e tenho o direito de escolher meu próprio caminho, que minha vida não está nas mãos de ninguém, sei que tenho valor que não sou o lixo que pensava que era, acho q a palavra livre define bem como estou hoje meu caro amigo, é o mesmo que acordar de um sono profundo e começar uma nova vida .
Linda sua mensagem, exatamente como me sinto. Eu não queria aceitar que meu pai é narcisista, achava que esse vazio que eu sentia era culpa minha, por eu ser louca ou ter um transtorno. Sempre fui estudiosa e consegui me formar em uma Federal no curso de direito, quando entrei na faculdade meu pai fez minha vida um inferno e eu piorei, comei a beber muito e me sabotar demais, eu me formei com força de Deus se não eu teria abandonado a faculdade, pois ele deixou de comprar comida e pagar todas as contas de casa, eu só comia uma vez na faculdade. Depois ele espalhou para todos que pagou minha faculdade e que comprava livros pra mim, sendo que minah faculdade era gratuita e eu ganhava bolsa. Ele nunca comprou livros pra mim, eu pagava com estágio...eu sofria muito por isso e hoje entendo que nunca teve nada de errado comigo, estou planejando ir embora silenciosamente.
Você não sabe o tanto que me ajudou com esse vídeo. Por anos eu tentei expressar o meu sofrimento em ter uma pessoa assim na família, mas nunca consegui. O seu vídeo foi uma identificação completa, a cada minuto tive que pausar enquanto chorava pra conseguir entender todas as lembranças que me tomam. Obrigada por me ajudar a enxergar e significar dores que antes eram tidas pelos outros como insustentáveis e insignificantes. Muito obrigada!!!!
Tive uma mae superprotetora que sempre me encheu de medo , sempre disse nao , e me fez acreditar que tudo era impossivel . E um pai que me rejeitou e que sentia prazer em me humilhar e me constranger publicamente e ainda se fazia de vitima falando mal de mim pra pessoas fora do nosso convivio familiar.
DESABAFO DE QUEM VIVE UMA VIDA COM UM NARCISTA, NÃO TENHO COM QUEM FALAR. Passei em uma universidade publica e meu padrasto ficou com raiva e não queria deixar eu fazer minha matricula. Passei em uma outra faculdade para o curso que sempre sonhei e perguntei pra ele porque não me dava parabéns, ele disse: parabéns a gente só dá em aniversário. Ele me ajuda financeiramente na minha despesa com passagem pra faculdade e faz questão de jogar isso na minha cara (claro), tenho 29 anos e nunca namorei porque ele não deixa. Eu só tolero isso porque tenho muitas despesas com faculdade pois estudo em um município vizinho, mesmo com o que ganho ainda preciso de ajuda em passagens então não dá pra morar sozinha, mas um dia eu formo e vou me ver livre dessa tortura. Ah! ele me molestava quando eu era criança, eu tinha apenas 7 anos quando acordava de madrugada com ele colocando o dedo em minhas partes intimas, mas como hoje sou uma cristã tentei perdoar e seguir a vida mas doe muito ver alguém que me fez tanto mal na infância tendo esse controle sobre mim. Tenho muitas feridas e traumas, coisas que minha mãe nem imagina, pra ela eu sou uma ingrata porque as vezes trato ele de forma grosseira mas só eu sei o que passei pra não acabar com esse casamento dela. Hoje ele se diz cristão também, é visto como um "homem de Deus", mas até tapa na minha cara ele me dá, se eu contar vão pensar que estou mentindo só meu irmão e minha mãe que sabe dessa agressão. Pasmem! levei um tapa na cara porque demorei sentar na mesa para o almoço, na cabeça louca dele eu estava na cozinha mexendo no celular e na verdade estava colocando comida no meu prato.
Sou filha de pai narcisista e mãe controladora. Um apoia o outro. Desde pequena fui chamada de egoísta e imprestável pelo meu pai, quando adolescente queria fazer cursos e ambos não deixavam. Nunca elogiam, motivam e incentivam, pelo contrário, parece que tem inveja, jogam água fria nos meus planos. Não falam comigo, fico isolada no quarto, só me procuram quando precisam de mim, quando me aproximo deles, vai cada um pra um lado e me vejo só. Quando durmo na casa do meu namorado, minha mãe não cansa de enviar mensagens e áudios, mas quando estou em casa nem conversa comigo, já meu pai, acha que ninguém é bom o suficiente pra mim, não me olha nos olhos, já me humilhou diversas vezes, não se importam com minha vida, meus sonhos e planos. Passei a vida toda achando que eu tinha problemas, tentava de tudo pra agradar eles, tive depressão, ansiedade, tentei suicídio, me prostitui, isso tudo na busca pela aprovação que não recebia deles, vivi no submundo. Hoje continuo morando com eles, mas nada mudou, o que mudou foram meus pensamentos de amor próprio, o foco pra sair daqui o mais rápido possível, estar perto de quem realmente me ama, querer quem realmente me quer.
@@marioalvesbrasil é triste meu amigo. Passei Natal com a família do meu namorado, meus pais nem se quer me enviaram uma mensagem de Feliz Natal, mas eu fiz minha parte.
@@lucianacanuto9259 esqueça essa frase "eu fiz a minha parte" não existe isso... eles são narcisistas, nao te amam, amam a si próprios, saia de casa o quanto antes principalmente se aos 18 anos (idade fundamental onde diz a lei que os pais são responsáveis) e rompa relações definitivamente, zero contato, faça um detox parental de 2 anos, é a única solução, esqueça-os e não caia não armadilhas que farão contra vc. Virão muitas!!
Minha avó é narcisista, e, por conta disso, sofro com essas consequências por conta do meu pai. Aliás, todos os meus tios são meio "tóxicos", uns mais, outros menos, mas todos tem em algum aspecto semelhança com a mãe. Estou com depressão, ansiedade, e estar perto dela me deixa pior. Ela SEMPRE desconta as coisas no meu pai, ou seja, me afeta diretamente, e em todas as vezes que meu pai brigou comigo, minha família esteve no meio.
Passo pelo mesmo aqui,minha vó e uma cobra,todo lugar que ela vai arruma uma briga,gosta de inferninho e fofoca e é invejosa tbm e as minhas tias acobertam ela falando que é por causa da idade e pq ela sofreu muito muito que percebo que ela se faz de vítima,mas na vdd é perversa.
Eu e o meu namorado decidimos nós casar em agosto. E eu comuniquei para a minha mãe que eu irei embora, para outro estado, e ela fez o maior escândalo ( o mais engraçado é que sempre dizia que não via a hora, de se livrar de mim, nunca se cansou de ficar me humilhando, me colocando pra baixo), eu fui percebendo que ela tem traços narcisistas. E para completar o meu pai acha que manda em mim, eu tenho 23 anos, tenho direito de viver a minha vida, fazer as escolhas na minha vida. Meu pai hoje, teve a audição de insinuar em uma ligação com a minha mãe, que eu indo embora, iria roubar o dinheiro dele, que está na minha conta bancária a pedido dele . Nunca tirei nenhum centavo desse dinheiro dele, falou na minha cara, que se eu quebrar a cara, que eu nem lembre do número de telefone dele, pra pedir ajuda, falou isso como se eu fosse pedir ajuda pra ele 🤣, sendo que não quero nada dele . Eu sofri abuso sexual de um sobrinho do meu pai, quando eu tinha 9 anos, e o meu pai ficou do lado do sobrinho dele. Falou que só iria denunciar se fosse alguém da família da minha mãe, mas como não era, ele não iria denunciar o sobrinho dele. Minha vida tem sido um inferno, esses últimos dias, sei que só terei paz quando for embora daqui . E mais uma vez, eu percebi que nunca tive pai, desde aquele acontecido na minha infância. Depois desses absurdos que ouvi nós últimos dias, ele morreu pra mim …
eu pensava muito assim, quando minha mãe me dizia que eu nao era capaz. me sentia culpada e incapaz. mas depois de um tempo, comecei a ser mais forte e observa-lá. Consegui me desprender dela e isso a deixa muito brava, pelo fato dela querer que eu dependa dela. minha mãe da a vida pelo meu outro irmão, ja por mim, ela não dá a mínima, sabe?
Minha mãe tbm e assim comigo,sinceramente entre ter uma mãe dessas e ser órfã melhor ser órfã é horrível vc ver a maioria das pessoas da sua idade com uma vida meia que feita,já trabalham,terminaram ou estão terminando a faculdade,alguns moram sozinhos(as) e a nossa vida sendo sabotada e destruída por causa de uma mãe lixo!
Fui paciente seu e foi muito importante pra mim ter ouvido sobre a possibilidade de meu pai ser narcisista. Estou tentando pela segunda vez me afastar completamente dele, pois faz muito mal a convivência. Ótimo vídeo!
Meu pai é muito manipulador em relação a dinheiro, ele sempre foi preguiçoso nunca quis trabalhar, e minha mãe se separou dele, hoje eu e meus irmãos ajudamos ele. E ele não tem amor por nós é o que sinto, ele só vem atrás de mim quando está precisando, é complicado e sufoca.
eu chorei muito assistindo esse vídeo,eu tenho 15 anos e toda minha infância eu lidei com isso e achava normal e que eu estava errada,mas quando fui crescendo e ia na casa das minhas amigas e convivi mais com outras famílias comentando com outras pessoas,eu percebi que nada disso era normal e que eu não era o problema,e me deixa muito triste saber que só vou ser feliz quando eu me afastar de vez e viver a minha vida,eu só queria ter uma família normal.
Pais narcisistas geralmente são, também, egocêntricos e igualmente idílicos (mais que pulsionais, impulsivos). E o egocentrismo sempre revela uma substancial dose de ignorância e alienação, que seja a ignorância e a alienação que a própria contradição (dualidade) do sadismo/masoquismo e da independência/heteronomia como traços de suas personalidades deformadas e deformantes expressa. Dou um exemplo simples desse comportamento desestruturado/disfuncional que observo desde que eu mesmo era criança e o vivenciava na pele. Os cuidadores -- pais ou avós -- sequer percebem seus fenômenos psicológicos (afetivos, conativos, instintivos, inconscientes, etc.) agirem na deturpação de suas relações cotidianas com seus filhos e netos. O condicionamento positivo do comportamento de "pedir algo" na criança é realizado no cerne de um contexto de total dependência em relação aos pais e avós (narcisistas), porque esses o estimulam ao dar tudo na mão das crianças, ao invés de promoverem sua autonomia intelectual mínima, especialmente quando esses têm apenas uma delas para cuidar. Mas esse condicionamento da criança "heterônoma" revela-se absurdamente EGOÍSTA e NARCISISTA nos adultos, quando, imediatamente após, noutra circunstância em que estão atarefados com outra criança, geralmente mais nova, reagem negativamente a qualquer pedido daquela primeira, e até ameaçando puni-la por pedir algo quando estão ocupados, sem sequer se disporem a perceber que essa criança o faz por ciúme e carência circunstanciais -- quando não pela heteronomia (à qual ela foi condicionada). Nesse zelo (excessivo ou não) que torna a criança dependente, expressado pelo atendimento total das necessidades da primeira criança, esses cuidadores comprovadamente motivaram-se não por um "amor incondicional" e "bilateral" --- tal como os idealistas romantizaram a maternidade e a paternidade ---, mas, senão totalmente, também e principalmente pela instrumentalização objetificadora dela, através da qual eles próprios tentaram (inutilmente) suprir alguma carência e/ou insegurança e/ou conflito interno (como aquelas trazidas pela infância negligenciada dos pais ou pela velhice, com a síndrome do lar vazio), quando as necessidades da primeira criança serviram de corpo para fazê-lo se sentir moralmente mais "útil", "cuidador" e "benigno", escondendo a perniciosidade do que ele depositara nessa relação nada dialética, plenamente desenvolvimental e libertária. Imagine as consequências dessa constante relação contraditória -- entre "amor/heteronomia" e "ódio/abandono" (sem autonomia, respeito, plenitude, etc. de fato em ambos os caos) para a criança e futuro adulto! A vitimação também acontece com filhos únicos por parte de pais e avós ricos. Mas ocorre principalmente em famílias empobrecidas ou miserabilizadas e, sobretudo, com mais de um filho, levando essa toxicidade sintomatológica, psicossomática e psicopatológica para a relação entre irmãos. Portanto, na minha humilde e bem intencionada opinião (de alguém que percebe muito), a melhor coisa que o pobre (materialmente e/ou intelectualmente) faria nesse mundo cão, repleto de desigualdades e sensos comuns consequentes e causadores de agressões e violências tão sutis, mas tão explícitas e destrutivas, é não ter filhos, ou, no máximo, ter um só. Pois nisso, tão despercebido ou relativizado em nossa sociedade, explica as negatividades de nossa cultura e que se revelam pelo tipo de governo, política, economia e religião que temos hoje, impedindo o desenvolvimento pleno de cada um de nós.
Mostrei esse vídeo pra minha mãe , ela simplesmente não admite e ao invés de dizer se sou assim vou tentar mudar , não, como era de prever colocou a culpa toda em mim. E disse que quem tem que mudar sou eu .
Oi Caroline tenho 16 anos comentei em um vídeo seu anteriormente, sou filho de um pai Narcisista e me identifiquei muito com seus vídeo Passei por muitas coisa eu e minha família,estamos muito melhor Tudo de bom para você
Ambos meus pais são tóxicos. Resolvi a questão com meu pai, quando ele se separou de minha mãe, pouco tempo depois botei um basta de vez e falei para nunca mais entrar em contato comigo, que se eu quisesse algo, eu entrava em contato e dai ele decidia se ia me escutar ou não. Com minha mãe, parte disso está encaminhado, recentemente, estressado com tudo que tenho que lidar aqui por causa dele, eu falei: "Você só vem falar comigo para reclamar de qualquer coisa, implicar de qualquer coisa a meu respeito, para mandar eu fazer algo ou para eu resolver algo que você não quer levantar um dedo para fazer, inclusive fingindo até que não sabe ler para eu ter que fazer. Se eu digo algo você se faz de coitada e vitima para deus e o mundo para se sair de santa, o que eu digo é mentira até uma terceira pessoa te dizer a mesma coisa que eu falei, só dai passa a ser verdade. Você vem me falar de que tenho que te contar e confiar algo e só pra você pra ninguém mais saber, mas não dá 5 minutos de eu te contar algo e você já fala pra primeira pessoa que ligar para você. Você quer que eu confie em você e te conte as coisas com você sendo assim comigo? Me diminuindo e me colocando como errado sempre? Jamais!" Meu próximo passo é conseguir dinheiro para ir embora daqui, ciente que será espalhado para todos como o filho horrível aqui abandonou a mãe ao invés de viver colado nela e só poder ter minha vida depois que ela morrer.
Meu pai sempre foi um abusivo comigo e com os irmãos, mas comigo sempre quiz me manipular, nas escolhas de calçados, quando criança tinha que usar as roupas que lhe convinha, muitas vezes eu chorava por causa do calçado que machucava meus pés. Ele sempre foi insensível, não importa se eu estive com dor de cabeça, ele me obrigava a fazer almoço, café, arrumar a roupa e a cama dele, como se eu fosse a esposa dele.
Por um momento achei que tava falando da minha mãe kkkk. É difícil admitir que somos filhos de narcisistas, e pior ainda é admitir que fomos feitos de bode expiatório mesmo que não saiba. Doe saber dessas coisas, mas ao mesmo tempo, alivia um grande peso na consciência por saber que você não tem culpa.
eu conheço pais assim. Eles controlam os filhos em tudo.não deixa os filhos aproximar dos outros.nem comprimentar,ele coloca ate rastreador na moto dos rapazes... Ele batia nos filhos de soco e pedaço de pau.. A mae tbm é igual ele. Os 2 saíram de casa ... Agora q eles melhoraram um pouco....
Minha mãe menospreza minha depressão e ansiedade. Somos em 3 filhas e todas dependentes emocionamelte dela e financeiramente. Controlava minha vida em todos os sentidos. Quando decidi sair de casa ela simplesmente disse pra eu não voltar. E até hoje me culpa por não ter uma situação FINANCEIRA boa pq eu abandonei ela num momento frágil.
Minha mãe era igual, falava que toda e qualquer garota que chegasse perto de mim não prestava. Que todas as escolhas que eu fazia eram erradas até depois que eu casei. Minha mãe deixou meu pai doente, achando que eu não era um filho capaz de fazer nada e inclusive ele tem essa mente até hoje. Ele prefere ouvir os outros do que me ouvir, se alguém fala pra ele que "eu bebi na rua ( Detalhe que eu não bebo ) ele vai acreditar na mentira dos outros e vir me cobrar. Eu lutei muito contra minha mãe, e muito até que na briga eu casei e sai de casa e mesmo assim, queria me controlar.
Narrou minha vida, me libertei aos 37 anos. Antes disso chorava sangue hoje tenho vontade de rir, tamanho o grau do rediculo. É Deus no comando 🙏🏻🙏🏻🙏🏻.
EXCELENTE video. Você descreveu em detalhes uma pessoa da minha família. Já tinha me informado a respeito de mães narcisistas e sobre o filho dourado e o bode expiatório, porém não sabia que eles poderiam ser invertidos ao longo do tempo. Muito interessante.
Descreveu a minha mãe narcisista, minha família é disfuncional, descobri isso recentemente e foi difícil de aceitar, a diferença é que minha mãe sempre é superprotetora e isso é a pior coisa, pq fica difícil pra gente amadurecer, ela não aceita que somos adultas e que precisamos agir como tal, pq ela tbm se acha a adolescente, não aceita que a vida é isso, a gente precisa amadurecer e lidar com nossa própria vida, ela se mete em tudo, não gosta que tomamos nossas próprias decisões, eu tenho uma irmã mais velha de 30 anos, e minha irmã não pode tomar uma decisão sozinha, minha mãe sempre faz com que ela parece infantil pra depois reclamar que ela tem que fazer tudo por ela. A MN sempre faz tudooo, e depois reclama da gente pros outros É complicado, não é fácil viver numa família assim
Não é fácil,estou adoecendo mentalmente pq quanto mais velha eu fico mais ela se junta cm outras tias tóxicas pra me controlar e sabotar minha independência e liberdade.
No fundo eu não queria acreditar q meus pais fossem narcisistas, negava a mim msm até q tomei coragem de pesquisar no Google e por aqui no YT.. depois de mtt pesquisar e assistir vídeos sobre, ler relatos de quem tb passa pelo msm tenho ctz de que os meus infelizmente são narcisista.... tudo bate certinho em como eles são e em como eu, como filha me sinto. tenho 18 anos e até parei de estudar por causa disso entrei em depressão mas agr entendi q ter saído da escola só piora.. preciso me reerguer, eu já tinha aceitado q iria viver minha vida assim msm sem contesta-los mas já vi q se eu continuar assim eu vou acabar cometendo uma loucura ou cmg ou com alguém. smp achei q a culpa fosse minha, mas hj meus olhos se abriram.
Tenho pais narcisistas e isso me prejudicou demais na minha formação profissional! Nas relações, o clima é bem pesado, é muito difícil. Estou lutando pela minha independência e sair logo de casa.
Meu pai nunca foi um pai de verdade. Sempre se escondeu atrás de religião pra julgar os próprios filhos dele. Nunca éramos bom o suficiente, mesmo a gente fazendo a vontade dele. Tudo tinha que ser conforme o que ele definia como certo. Ele conseguiu colocar meus irmãos uns contro o outro, fazendo uma competição pra ver qual filho ganhava a apreciação dele. Teve um momento que eu fiz a vontade dele, mas mesmo assim eu era tratado como piada, ele ria de mim na frente dos amigos dele. Hoje em dia eu só trato ele como um ser humano deve ser tratado, pois ele nunca conquistou esse título de pai. Ele abandonou nossa educação escolar, familiar, e ainda se fazia de vítima dizendo que era o diabo que estava na nossa vida. Mas nunca era o erro dele. Eu até tentei por um tempo unir-me a ele como filho, mas não tinha relação com ele, era sempre ter que me diminuir pra ele se sentir bom. Hoje é só respeito entre nós, se ele passar disso eu corto na hora as asinhas dele.
Pse, comigo é minha mãe... Até meu pai já falou comigo sobre. Ela quer tudo do jeito dela, briga com todo mundo, meus 2 irmãos sofrem de depressão profunda, eu sofri por 1 ano e superei. Ela quer se sentir superior a todos, e quer que todos façam tudo ao favor dela, até meu pai trabalhando ela não deixa! Doido pra sair de casa logo, isso é um abuso psicológico cara! E dói tanto na alma, saber q não se pode confiar na mãe ou dar um abraço dizendo q ama, pq nem isso ela gosta, quando vou abraçar ela, ela me tira de perto igual lixo! 😔
Ela teve uma infância toda conturbada, e meu avô (pai dela), era um sóciopata, hoje em dia quem sofre somos eu meu pai e meus irmãos, que são tratados igual lixo! Isso é HORRÍVEL!
De 1 em 1 semana, era uma discussão dentro de casa, e ela faz todo mundo sentir medo dela, grita muito! E reclama com todos igual cachorro, mesmo todo mundo dando 101% de sí. Eu sou um OTIMO aluno, limpo a casa sozinho, acordo sozinho, pego ônibus sozinho pra ir a escola, comprei um celular pra mim sozinho trabalhando, montei boa parte do meu pc sozinho! Tenho compromisso com a igreja sem ninguém me obrigar, e mesmo assim sou julgado todo dia igual lixo! Não sei o porque isso, e oq eu faço de errado pra merecer tal tratamento, mas se a culpa for realmente minha, que Deus me perdoe
@@THebert2222 Fica tranquilo com vc mesmo. Continue conquistando o que é seu por direito. E tenta só manter o respeito entre vc e ela. Nunca dívida intimidade com quem não mereça.
@@THebert2222 e parabéns pela sua autonomia. Eu fico muito feliz mesmo de saber que mesmo tendo gente botando nós pra baixo, a gente tem ânimo pra crescer, mesmo que aos poucos.
Eu desenvolvi borderline, quando fui ao psicologo sozinha quando fiz 18 anos, fui diagnosticada, depois de anos sofrendo sem saber o pq, hoje vejo o pq, meus pais sao separados, vivi com a minha mãe visitando meu pai nas férias, minhas mãe nunca teve contato amoroso comigo, sempre me culpava por tudo, desde criança eu fui obrigada a olhar meus irmãos e sobrinhos, tive que ser "adulta" sendo privada de fazer coisas normais de criança e adolescente, sempre sendo jogado na minha cara meu sustento, e minha moradia, quando ia no meu pai ele jogava na minha cara que se eu morasse com ele eu teria tudo aquilo que nao tive, escola material e roupa boa, engravidei com 16 anos pra conseguir sair de casa (péssima escolha mas na época nao via outra opção) meu pai sempre ia atrás quando eu conseguia outra moradia, isso aconteceu até os 23 anos, hoje moro no quintal do meu pai, e tudo que eu vou fazer meu pai me reprime, eu não posso trabalhar, estudar e namorar, e meu pai sempre diz "eu sou seu pai eu sei o que é bom pra você, me respeita e me obedece" eu nao sou ninguém na vida, e eu não sei mais o que fazer, pq sei que onde eu for ele vai atrás, eu vivo com medo, eu nunca fui eu aqui, me sinto uma criança, eu nao sei fazer nada, pq sempre que tento algo minhas asas sao cortadas...
Primeira mulher que vejo admitindo que tem sindrome de Borderline. Na verdade a maioria das mulheres acaba tendo isso, assim como homens. Da mesma maneira que as pessoas que sofrem narcisismo acabam "aprendendo" a ser assim , vira meio que uma simbiose, a gente acaba reproduzindo aquilo que sofremos com outras pessoas também.
A minha mãe sempre me substima desde quando eu era criança e até os dias de hoje, na mentalidade dela eu nunca sou capaz, nunca sei de nada ela reduz meu valor a zero, antigamente isso minava minha autoestima e me deixava insegura, mas depois entendi que eu não estava errada e não era culpada foi como um peso saindo de mim, recuperei minhas forças, eu não gosto da presença dela é pesado, desagradável, tóxico e abusivo evito sempre de estar perto, ela tenta controlar a minha vida e a vida das minhas filhas por eu morar perto, mas não permito de maneira alguma, quando ela vem tentando agradar é sempre com uma bomba prestes a soltar como um comentário desagradável, opiniões não solicitadas disfarçadas de "ajuda", é dando pitaco, se intrometendo onde não é chamada, perguntas sobre onde minhas filhas estão ou deixam de estar ela acha que devo satisfação dos passos da minha filha maior, enfim... É um tormento, não gosto dela me sinto mal, me afasto o bastante o máximo que puder, dela e do filho dela preferido que nunca enxerga os erros da mãe dele e sempre passa pano, ele a enxerga como uma santa, enfim quero distância desses dois seres trevosos da minha vida.
Sou filha de mãe e padrasto narcisista, meu padrasto é um abusador contumaz, em todos os aspectos imagináveis, mas minha mãe…,olha, sei que ela é vitima dele tb, mas ela escolheu viver dentro desse relacionamento e se tornou uma narcisista tanto quanto ele e tão somente replica as atitudes que o marido dela tem com todo mundo. Tive de me afastar depois de 40 anos convivendo com eles, pra preservar minha saude mental, hj tenho paz e fico daqui do outro lado do globo sabendo que a vida dos dois não mudou, vivem num inferno, se agridem diariamente fisica e psicologicamente, agora mesmo estão “separados”, porque meu padrasto em uma discussão perdeu a cabeça de vez e tocou fogo em tds as rouoas da minha mãe e na dele proprio, imagem que cresci nesse ambiente… sobrevuvi, nem acredito. Vim morar fora do pais, escolhi passar os ultimos 10 dias que dicaria nó Brasil, na casa deles pra que pudessemos ter algum momento juntos antes de nos separar por anos e isso gerou o seguinta discurso por parte da minha mãe: Michele só conseguiu sair do pais, porque deixei ela passar uns dias aqui em casa, pode uma coisa dessas?
Pior amiga que isso é em todo lugar tem que tomar muito cuidado com quem casa e com quem esta do lado da casa essas pessoas sao invejosas e nao sao amigáveis
Meu ex sogro e sogra o casal. Meu ex marido era o bode e irmao o dourado que estudava era o intelegente da familia e meu ex marido nao estudou pois a mae dizia que tinha problemas por causa de um acidente de moto. Depois vim entender que eram familia de doentes tanto que se divorciaram. E me divorciei pois nao aguentei 12 anos casada com manipulador narcisista. Se se parou sa ex mulher agora ta manipulando minha filha ele mudou a cabeça dela , faz todas as vontades to tentando abrir os filhos dela. Mas ta cega.
Eu tive pai e mãe narcisistas. É o pior tipo de pessoa q pode existir nesse mundo. São extremamente maldosos, perversos, covardes. Sofri muito abuso q destruiu com minha vida. É uma verdadeira tortura a vida. Ou melhor, não pude ter vida. Isso precisa ser falado e mostrado.
Entrei nesse vídeo por acaso e você desenhou minha mãe exatamente no minuto 10:36. Eu sempre senti uma preferência pela minha irmã, por parte dela. A vida inteira me culpou por coisas que eu não tinha culpa. A vida inteira se fez de vítima em situações que quem estava sendo injustiçado era eu. Depois de adulto, me cobra muito que eu dê assistência financeira e moral para a minha irmã (que tb é adulta, trabalha, é noiva). Para minha mãe, eu tenho a obrigação de ficar procurando minha irmã. EXATAMENTE TODAS as minhas namoradas tiveram problemas com minha mãe. TODAS, sem exceção. Enfim. . Eu a amo, afinal é minha mãe. Mas estou tentando fazer o mínimo de contato, pois já está me fazendo muito mal.
Fui criado pela minha vo meu pai muito narcisista vive falando que eu não sou nada sem ela e o pior ela me trata muito mal perto dos meus tios tive que crescer e aprender a engolir tudo isso sozinho já passei por depressão mas Deus sempre se fez presente na minha vida tenho certeza que sem Deus hoje não estaria mais aqui
Esse vídeo é a definição mais perfeita e detalhada da minha mãe... nossa muito triste passar uma vida convivendo com isso e saber o quanto isso afetou sua essência. Espero que com os vídeos eu consiga ir me libertando e tirando a culpa de mim.... são muitos de tortura... 😢... mas venceremos...
Se você erra você é crucificado emocionalmente. Se você acerta é mérito deles. Eles te sufocam emocionalmente e te cercam de todos os lados. Se você se submete eles te oprimem. Se você enfrenta eles se fazem de vítima e manipula emocionalmente. Eles te castram em tudo!
Sim mano
Exatamente assim
É só sair da casa
Finalmente alguém que me entende 😖
@@arnaldsonsantosdeoliveira7209 pelo jeito você é um também né
@@arnaldsonsantosdeoliveira7209 Pior que não…
Ou sai difamando os filhos para parentes e vizinhos destruindo sua imagem.
Meu pai faz isso comigo e com os meus irmãos tbm, pense como é pesado o clima perto dele.
Isso é o que eles mais fazem!
isso aconteceu comigo! duro demais.
meus pais fazem isso , ate mesmo com minha namorada , amigos
Psé , isso e mais normal do que eu pensei
Uma das piores coisas que pode acontecer para uma criança é ter pais narcisistas. Uma infância roubada, uma infância de tristezas e culpas. Um tempo que nunca mais volta e deixa marcas para sempre...
A infância e a juventude.
Tudo fica mais fácil quando você entende que o problema não é você
O pior disso tudo, é ter a certeza de que a solução é se afastar e viver sua vida!! e com isso ter a certeza de que não vivem bem juntos e nunca viverá. :((
Isso doi bastante no meu coração!!
Principalmente de ter momentos em que o que mais queria era viver bem com os familiares.
sei como se sente, também passo por isso. Sinto muito 😥
Meu pai e extremamente narcisista,o meu pai por exemplo,ele sempre acha q agente fez algo errado (algo q eu e meus irmãos não fazemos algo de grave em casa)chama agente de imbecil e entre outras coisas...,eu sou totalmente controlado pq ele acha q não tenho direito de falar absolutamente nada
Não agradou a ele só a mim?eu não posso fazer isso...
Triste irmão. Estamos juntos
O que foi e não ter independencia financeira
Meu pai é assim 😭😭 ele sempre fala que eu sou burra, não sei fazer nada, sou fracassada, inútil, imprestável, falava que se ele se separar da minha mãe é culpa minha, se eu não fazia algo que ele não queria, ele me humilhava , teve uma vez ele de deixou 1 semana de castigo sem comer,
Falava que os filhos de fulano é melhor que eu. Eu quando eu tinha 21 anos eu ganhei uma bolsa de medicina, ele não me deixou estudar pq eu tinha a obrigação de tirar minha mãe do serviço resumido ele não me deixou estudar, aí eu entrei na faculdade de enfermagem e ele me fez sair,
Isso é só comigo meus irmãos ele não trata deste grito, eu apanhava, era só humilhação
Pra todos ele mostra que tem a familia perfeito
Eu fui em bora de casa com meu namorado até hoje ele me trata a assim, eu hoje tenho uma empresa ele nunca me elogiou em nada, e toda é não deu favor em nada,
Eu sou uma filha que
Nunca fumei
Nunca bebei bebida Alcolica
Nunca dormi fora
Nunca cheguei tarde
Ele nunca vai mudar
Hoje sou casada e nunca vou fazer o mesmo com meus filhos!
você é muito forte ❤️
Deus te recompense!!!
Tenho pais narcisistas, como pude ver que vc melhorou de vida, se desconecte de quem te faz mal, pq e enquanto ele puder te fazer mal, ele vai fazer, aprendi na vida que pessoas narcisistas nunca mudam
Você não é isso que ele te fala, vc é forte!
@final do canal muito obg
A pior parte de tudo é o sentimento de culpa de ingratidão por querer sair desse ambiente. Excelente vídeo!
Moça
, Tenho que fazer coisas que meus pais me obrigam que me deixa com tristeza enorme, me culpo por não conseguir ser como eles queiram, mas para as pessoas sempre os pais estão certos.
É verdade.
@@GE-di6rs é a mais pura verdade, eles acham que são uns semi deuses e que eles nunca erram em nada!!!
@@anakeilaavelino6322Sim eu nem sei pq aqui em casa são os dois
Me sinto culpada e ingrata tbm
Como é bom saber que não sou eu que sou o louco da história.
Me identifiquei com muitas coisas desse vídeo, principalmente na parte da namorada e também sobre ser criado pra ficar sendo dependente a vida inteira de alguém, no meu caso da minha mãe.
Esse ano consegui uma oportunidade de emprego em outra cidade, tô morando sozinho agora, sensação de paz indescritível, parece que tirei um fardo das costas. Até a ansiedade aliviou bem :)
Ainda bem amigo 🙏 🙏🙏🙌🙌🙌🙌
Eu fiquei com minha mãe até ela falecer, sofri horrores, fui parar no psiquiatra e tomo antidepressivos e calmantes até hoje, fiquei com depressão severa, já tentei o suicídio duas vezes, tenho bloqueios em relacionamento, não consigo fazer minha vida andar, um caos!! As sequelas ficaram e não é fácil, é muito sofrimento, ainda fiquei como a maluca da história, a problemática!! Vou fazer análise agora depois que ela faleceu!! Não desejo isso pra ninguém, isso tem que ser mais divulgado para salvar vidas, sim, vidas, pois a gente perde tudo, nossa dignidade, nossa liberdade (passamos a depender do narcisista pra tudo), sofremos com ataques e abusos psicológicos e emocionais, anos de nossas vidas são roubados, ainda ficamos com sensação de culpa, é horroroso!!
Isso tem que ser mais divulgado, parentes próximos precisam estar atentos, quem puder sai fora o quanto antes!! Eu não consegui escapar, aliás, só fui saber que minha mãe era narcisistas depois que ela se foi, aí já era tarde! Os estragos causados são grandes, estou tentando recuperar uma vida normal que nunca tive, a gente vive o inferno na terra!! Quem puder se afaste pelo amor de Deus 🙏
Sofro muito com os pais do meu namorado, querem controlar tudo...até nosso relacionamento, controlam os filhos dele excessivamente e infelizmente meu namorado não consegue expôr tudo o que sente e quando tenta expôr, sofre consequências...muitas vezes eles já tomaram o celular de meu namorado (detalhe que moramos um pouco distantes e nossa comunicação é por Whatsapp) como se ele ainda fosse uma criança. Infelizmente é um sofrimento pra mim, amo nossa relação e amo quando estamos sozinhos, mas quando os pais dele estão é complicado, querem que vivamos como eles viveram levando ainda em consideração que me excluem muito, tentam ao máximo nos manter afastados, e ultimamente tem sido tenso.
Me identifiquei muito com seu comentário, eu saí do meu país e agora moro aqui sozinha, sinto muita paz. Aqui eu administro o meu dinheiro, lá eu lembro que recebia pagamento e dava íntegro pra ela, ela administrava tudo, se eu queria comprar algo, o que for tinha que pedir o dinheiro dela - que era eu quem trabalhava - imagina o nivel de controle e manipulação que assim que funcionavam as coisas em casa.
Ah e os namorados, meu Deus do céu, me fazia passar vergonha em frete deles, nunca tive nenhum o suficientemente bom, lembro que um deles um dia me falou: " eu gosto de vc, mas se vc tiver a oportunidade de ir embora para outro país, vaia, mesmo que a gente tenha de terminar" claro, ele conheceu o jeito da pessoa!
@@biellylira1550 no meu caso foi meu pai. Cuidei dele até sua morte, mas sofri muito. Faz 8 anos que ele morreu e hoje tenho vida de vdd
@@cadadiaeespecial3660
A sofre e muito sim!! Graças a Deus vc está bem hoje 🙏 Deus te abençoe sempre 🙏❤
Um pai narcista destrói a vida de um filho. Eu a cada dia busco me afastar mais, nem um câncer e todo cuidado que tenho com ele, o fez mudar. São pessoas tóxicas, egocêntrica. Afasta-se!
A minha mãe quer que eu pague eles pelos investimentos na minha educação e gastos que tiveram comigo. Jamais deixaria de ajudá-los, porém me cobram como se tivessem feito um empréstimo.
Credo, que nojo. Gente assim nunca devia ter filhos, sinto muito por você moça :(
sany se vc tiver oportunidade um dia, pague... eles gostam é de dinheiro, pague e mantém a distancia
Meu pai deixa claro q sou um mal "investimento" ele acha q eu devia ser a aposentadoria dele.
Meus pais também !!!!
Tão errados
A guarda tinha que ser retirada. Pessoas assim nunca podem ser pais.
O problema é que, normalmente, o filho que é vítima não sabe identificar que os pais tem o transtorno, como foi o meu caso.
As vezes as pessoas acham que os pais são apenas chatos ou mais rígidos e não acreditam muito quando a criança ou o adolescente reclamada.
E os narsistas são mentirosos natos, sabem enganar bem todo mundo, então quando questionados sobre o que acontece eles inventam alguma mentira sobre o filho (de que o filho foi o culpado).
Por isso não é fácil, e essas pessoas acabam passando desapercebidas.
Para os filhos serem retirados dos pais, na maioria dos casos só se chegar a ter abuso físico.
@@marina.albuquerque bem isso, eu só me toquei depois de 49 anos. Depois que sofri uma tentativa de roubo, cheguei em casa , falei com minha mãe e ela disse:" Há, não aconteceu nada, tentou ficar comigo, mas era notório o desconforto dela em querer ir dormir( eles odeiam acordar cedo), enfim, tive um estalo na mente e Comecei a pesquisar. Depois fui entender meu passado pq era tão depressiva ,pq tentei j tentei suicídio, essa coisas. Hoje, eu não tenho condições de sair de casa, mas sabendo agora a realidade deles , eu posso me defender melhor. Minha maior aliada foi a meditação.
Patricia , não entendi seu texto , você poderia ser mais específica
@@oj2204 A mãe dela armou uma emboscada pra ela, ou tentou furtá-lá. Foi isso que atendi.
*Entendi
Sou filha única de pais narcisistas, sofri muito, quase morri, tentei me matar. Hoje faço contato zero!
Só assim p se libertar.
você é muito forte ❤️
eu TB. Sou filha de pai abusador e mãe narcisista. Contato quase zero, ta no 0,00001 pq de vez em quando ela manda mensagem e raríssimas vezes respondo bem seca e a conversa se resume a 3 palavras e fim.
Eu acho que se eu não tivesse a minha irmã, que tem meu contato e amo muito ela e afins, eu nunca mais falaria com a minha mãe e pai. Bloqueei ela do whatsapp mas ela arruma um jeito de mandar mensagem.
Te entendo completamente
Eu sinto que não posso ser eu mesma com os meu pais.
Sei bem como é
Eu hj, eu amanhã, eu sempre
Nunca podemos amiga pq temos que evitar eles o máximo pq eles sao inimigos nossa mente fala isso por isso nós evitamos eles sempre pq sao pessoas amaldiçoadas e temos que evitar elas o máximo que puder
Também sei
Sei como é , ser a gente mesma é uma ofensa.
Minha mãe me criou pra voar sem depender de ninguém. Mãe rainha!
Mãe normal!!!
Q sorte
Agradeça muito mulher,melhor coisa é ter uma mãe assim normal🙏
Minha tbm,amém 🙏
Que inveja! a minha não é possessiva, narcisista, manipuladora e controladora!!
Eu moro com uma irmã e um pai narcisista, vivo ouvindo buchichinho dele falando baixinho de mim pelos cantos , aí eu chego aquele silêncio. Eu odeio essa família, já fui acusado de diversas coisas, já chorei muito nessa vida, mas agora eu estou prestes a me libertar desse pesadelo, que até então eu conhecia como vida. Obs tive sérios problemas com álcool e drogas TB, mas estou me recuperando.
Meu pai e assim mesmo,por exemplo,algo q pra mim e meus irmãos agrada e meu pai não pq ele acha algo ruim sendo q não tem nada dms
ele chama nois de imbecis,e também qnd ele vai me parabenizar tem momentos q ele vai estar feliz mas depois ele aumenta o tom e fala dps de forma grosseira e aquela voz raivosa e arrogante
Eu nasci 3 anos depois da minha irmã e meus pais se separaram. Minha irmã "me culpa" pela separação deles e por eu ter sido bajulado quando pequeno. Na adolescência meu pai faleceu e minha mãe teve "estresse", de repente ela surtava por qualquer coisa, era gritaria xingamento pelos motivos mais idiotas. Se a gente falasse um A com tom de voz diferente, ela atacava. Mas quando ela direcionava a raiva pra mim, a minha irmã fazia as vontades dela e puxava o saco pra tentar agradar a ela.
Depois de uma adolescência perturbadora e uma infância culposa (me sentia responsável em ter que agradar o meu pai e minha mãe mesmo sendo impossível agradar os 2) desenvolvi uma doença intestinal séria e sem cura. Perdi muito peso, autoestima, energia e ânimo. Só hoje em dia descobri o quanto nada importava do que eu fazia, e que a responsabilidade minha era NULA. E hoje também desenvolvo a autoestima aos poucos, priorizo o que EU acho certo e faço as coisas no MEU tempo. Dá até aquela sensação de egoísmo por estar pensando mais em você mesmo, quando era pra ser algo natural e completamente NORMAL, sem depender da aprovação da minha mãe ou irmã.
Não sei quantos anos você tem, mas te falo: com o tempo vc vai enxergar como a opinião de seu pai e sua irmão são INSIGNIFICANTES. Se eles mais abrem a boca pra te maltratar, eles não tem nada de bom a te acrescentar. Posso estar soando até grosso, mas isso que eles fazem é manipulação. Mexem com seus sentimentos pra te "colocarem no seu lugar" como a Caroline falou.
Fique forte, pratique a apatia pelo que eles falam e priorize o que vc sente que é melhor pra vc.
Hoje aos 26 anos descobrindo que meu pai é narcisista e obtive problemas emocionais por causa disso, esse vídeo respondeu várias dúvidas na minha cabeça.
Tem a vírginia coser e a Cris cole são muito boas também
@@Decamaemcamavirouprimeiradama Desiste não meu amigo, você ira conseguir 🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Desista não @madson4254 e não revide. Perdoe e deixa ir
Eu também ! 😔
Me identifiquei. Vivi uma infância muito frustrante com pais narcisistas e eu só descobri isso agora, com 30 anos. Obrigada pelas dicas.
Eu descobri hoje com 26 anos tô chocado, iluminou minha cabeça demais.
Eu descobri com 31 antes tarde que nunca ruim é as sequelas de culpa que fica na alma ..
@@vivendoavidacomvisao9359 verdade !
Descobri agora com 38 anos. 😫
34, não querendo acreditar, mas fazendo um esforço absurdo pra conseguir descobrir quem sou de verdade!
Meu pai é narcisista, qualquer coisa que eu fazia até os 12 anos, ele falava que ia me bater, que ia me quebrar e esses adjetivos.. depois dos 12 eu passei a diminuir as conversas e ele continuou falando que eu nao prestava pra nada, que eu tinha que ir embora e sempre me diminuía..agora na fase adulta, eu mudei de cidade e saí da casa dele e hoje nao converso com ele há alguns meses. Sinceramente nao sinto falta nenhuma
Que bom que vc conseguiu se livrar do seu genitor. Continue afastado e viva sua vida lembrando cada dia o quanto você é valioso e capaz.
Eu sofro muito com isso, tenho 17 anos e minha vida é um inferno. Nada na minha casa se resolve na conversa, tudo é na base da ignorância, quando eles vêm que estão errados partem pra me humilharem. É um terror, muita hipocrisia, muita mentira. Não posso nem ter um relacionamento, sempre término com meus namorados por conta dos meus pais. Me cobram a minha saída de casa sendo que eu ainda tô no ensino médio, estudo o dia todo e é quase impossível eu arrumar um emprego.
Amiga aqui em casa também é um inferno, não aguento mais 💔😖..
Tenho 17 também, passando pelo mesmo q vc. No caso eu até trabalho, mas o salário de menor aprendiz não paga nem o aluguel de um Kitnet. Hoje em dia, como está sua situação? Já conseguiu sair dessa?
Força 😢 é muito difícil!
Por isso eu era tão perfeccionista quando criança e parte da adolescência. Eu queria muito a aprovação do meu pai e nunca tive.
você é muito forte❤️
Eu sou até hoje...quando não consigo o perfeito, desisto no meio do caminho.
E o meu? Os narcisistas são uma praga. Não toleram a felicidade, o bem-estar, a estabilidade alheia, querem ser os primeiros a saber de tudo pra poderem dizer que você só ficou sabendo por causa deles. Gostam de te prejudicar e não sabem discutir. Ficam desviando do assunto pra tentar de desestabilizar perversamente e tendem a ter medo da morte. Também podem gostar de tirar sua liberdade, usando os perigos, a criminalidade como pretexto. O ego é a principal característica do narcisismo. Quanto mais narcisista, mais perseguido ele vai se sentir. Qualquer coisa que te acontecer eles vão pensar que vai acontecer com eles também, como se fossem especiais e coisas ruins fossem algo anormal na vida deles. Alguns são do tipo que vive no hospital e são atentos aos exames. Também tendem a ser invejosos e despeitados. O meu é ex-usuario de drogas e é louco pra voltar a usar, por isso fica na frente da TV se acabando de xingar os usuários.
Impressionante você descreveu tudo o que eu estou passando morando com meus pais "evangélicos", o pior de tudo é que não tenho com quem desabafar sobre isso, tenho 30 anos e infelizmente ainda não consegui minha independência financeira mas falta pouco, a única solução vai ser mudar de cidade, não existe diálogo, são pessoas extremamente vingativas, manipuladores e controladores que vivem de aparência.
No meu caso eu tenho ninguém para correr. Mesmo se eu estivesse com dinheiro não teria ninguém para pedir ajuda porque não tenho amigos. Que você consiga superar essa situação de coração!
Caramba ela descreveu o meu pai, ele é desse jeito! Ele se faz de vítima o tempo inteiro, faz as coisas e ainda tenta jogar a culpa pra cima de você! Eu me formei agora ele me chama de doutora de araque adora me denegrir
Conheço uma moça o pai chama de p▪︎▪︎▪︎, de va** assim por diante tentei abrir o olho dela , mas ela deve ter falado para mae que me contava .E ela se afastou fiz a minha parte . Os dois mais novos vao no psicologos sao doentes psicologicamente é notorio. Nao sao nada social pois vivem preso dentro de casa e so sai para escola e a irma foi para universidade mas luta com as humilhaçoes do pai. Enfim a mae é uma coodependente que aceita tudo do marido ajuda o marido a esmagar a filha. Eles vivem de aparencia parece uma familia feliz e por isso que quero que milha filha abra olho com pai dela que um manipulador narcisista .
Meu pai acha que eu sou criancinha, ele nunca me deixa ficar sozinho, ele me humilha na frente dos meus "amigos", não me deixa sair de casa sozinho, e eu nem se quer posso ter meu quarto, outro dia ele conseguiu me botar de castigo por ter me recusado a comer sorvete pois não gostava dos sabores, não importa o quanto eu esteja feliz ele sempre acha um jeito de me botar para baixo, e hoje tenho depressão e insônia... Obrigado por abrir meus olhos
Eu perguntei para o meu pai:
- Pai, você tem algo de que se orgulha de mim?
- Não.
- Isso me doeu profundamente.
Meu pai nem responderia ou entederia a pergunta acho.
Meu Deus fui criada por Mãe e Pai Narcisistas!
É nois o comportamento do meu pai mudou muito esses dias to começando a desconfiar
Eu também!
Eu também, descobrir isso tem muitos anos...
Boa noite dr , a situação aqui em casa está muito séria , meus pais estão fazendo de tudo para me internar e me prejudicar , as brigas aqui em casa viraram escândalo e os vizinho assistem como se fosse uma série .Estou tentando narrumar emprego para me sustentar , mais não consigo cozinhar um arroz sem minha mãe deixar .Tenho 20 anos sou homem , mais infelizmente pela situação financeira , tenho que morar com meus pais
Eu tbm...meu pai o perverso e minha mãe a oculta, sempre achei que ela foi vítima como eu, mas hj vejo que ela é a oculta e sou distante deles emocionalmente.
Tenho pai e mãe assim. Minha mãe para o lado passivo, da culpa, meu pai para o lado da agressividade e inferiorização. Ambos me destruíram e agora estou tratando tanto quem eles são em mim porque me peguei reproduzindo as mesmas coisas. Hoje trato traços de TDAH, autismo, narcisismo deles, transtorno de personalidade borderline e esquizofrenia pela perseguição da minha mãe e loucura do meu pai. Tudo isso provocado por um ambiente muito louco e de posse deles sobre eu e meu irmão. Com isso ativou uma doença que chama síndrome de ativação mastocitaria e comecei a ter anafilaxias cerebrais onde meu cérebro falhava, eu via tudo borrado, tinha náuseas e quase desmaios, além de crises de pânico e anafilaxias respiratórias.
Mas o fim disso tudo: Jesus Cristo! Quando cai de cama pelos traumas emocionais e psicológicos que ativaram minha doença, fui visitado pelo Espírito Santo de Deus quando quase morri dessa doença, e a partir dessa visita ele passou a me curar pela cruz de Jesus e me livrei de grande parte desses transtornos psicológicos. Minha doença regrediu e a fadiga crônica está regredindo. Meus órgãos estão voltando a funcionar (tudo isso me causou disautonomia em todos os órgãos), e começo novamente a ganhar vida e esperança! Fui destruído e perdoo aqueles que me destruíram, mesmo porque eles me formaram e me tornei como eles, mesmo que não quisesse! Então perdoo pela semelhança e pela misericórdia do Senhor sei que esse processo irá terminar como várias dessas coisas já são passado!
Encorajo a todos a NUNCA desistirem e clamarem por aquilo que está ali em efesisos 1.17-18, que é aquele que abre o nosso entendimento para começarmos a ser libertos de tudo isso que foi construído sobre nós! NÃO DESISTAM! Deus é fiel!
Meu pai qdo eu tinha 9 anos de idade, eu repeti um comentario da minha mãe, sobre o fato de um irmão dele dormir na nossa casa pequena, sendo que tinhamos parentes com casas mais espaçosas para ir e ele me disse o seguinte
---Meu irmão tem a preferência, se alguém tiver de sair daqui, sai você! -e daí pra pior. o diálogo era muito raro lá em casa. Quem salvou minha personalidade foi minha mãe.
O dia que eu sair de perto do meu pai vai ser o dia mais feliz da minha vida minha mãe que aguente esse traste ela gosta to fora
Tomara que vc consiga, sei como é isso
O meu sonho é sair da casa do meu pai NARCISISTA .
Não aguento mais viver sem paz e sem alegria, tendo que fingir para todo mundo que estou bem.
Meus três irmãos são casados e tem suas casas, só eu que estou solteira e dependo financeiramente do meu pai NARCISISTA.
Eu estou a espera de um MILAGRE.
Sei exatamente como é isso. Desejo força para vc. Se puder, faça terapia. Só consegui começar a me libertar depois de anos de terapia.
E duas estou na mesma situação
Eu também, só que no meu caso, meu pai narcisista ainda é deficiente e sempre que o convém, ele se prevalece da deficiência para conseguir o que quer. A dependência chega a níveis mais profundos por ele não poder morar sozinho. Minha mãe se anulou e me criou para atender às vontades dele. Já passei dos 30, continuo morando com eles e cumprindo mil tarefas diariamente. Quando não posso fazer algo, é aquele drama. Outro dia, passei a maior vergonha em uma loja. Ele começou a gritar e a dizer que eu não fazia nada e quando fazia era de má vontade. Todo mundo se levantou para ver o que estava acontecendo. Como ele é deficiente e gosta de se fazer de vítima, quem sempre será a errada da história? Nem preciso responder. Que possamos nos libertar desse jugo em breve.
O pior é saber q apesar de eu já ter passado por tantos psis nenhum deles reconheceu isso. Mas neste ano vendo alguns vídeos sobre o tema. Eu percebi q se eles ñ forem narcisista, eles tem traços.😢😢
"No que mais dói, sempre precisar de apoio e nunca ser estendida aa mãos para mim. 😢😭😢😭😢😞😢 e meu pai quer sempre me culpar. Não perdoa, ele guarda ódio e rancor". 😢😭😥
Eu sofro tanto com isso 😭, o pior que me afetou tanto que eu não consigo progredir na vida .... Tudo que eu começo eu paro no meio do caminho nunca me sinto auto confiante em meus projetos e sempre acabo desistindo por não me sentir capaz 😭....
Ahh dra. Preciso dizer, o confronto moderado através da piada, comédia, funciona comigo....
Aos 12 eu aplicava injeções...a parte histrionica junto com doença grave, isso pega demais.....vc nunca pode duvidar
Você resumiu o meu pai.
Eu sempre tive dificuldade de entender se meu pai era narcisista ou não.
Obrigada por me ajudar.
Oi Marina! Que pena que seu pai apresente esses comportamentos! Você já tentou convesar com ele, dizer que te incomoda, que te magoa... eu sempre acho que a gente pode dar uma chance, o benefício da dúvida, que essa pessoa talvez não saiba a gravidade dos comportamentos que ela tem com a gente. Agora, se você já conversou, se já ficou claro como você se sente e a pessoa parece que não liga, que passa por cima dos seus sentimentos, existe no mínimo, um problema com empatia, né? Boa sorte aí
Tem pais que nao mudam...principalmente narcisistas ...só pioram
Meu pai é tão ruim q ele não é narcisista ele é nazista mesmo
@@sheven6509 sinto muito. Minha solidariedade. Já tentou constelação sistêmica?
@@sheven6509 narcisista 2.0
Meu pai é. E eu só percebi o quanto ele era abusivo com minha mãe quando eu estava pesquisando sobre o meu próprio relacionamento abusivo. Até então eu nunca tinha ouvido falar sobre o transtorno nascisista. Hoje sinto muita pena de minha mãe avaliando o que ela tem sofrido há 40 anos. Ele é péssimo como pai mas nunca dei importância, meu irmão quem ficou traumatizado com suas humilhações e abuso psicológico. Tudo que ele me falava eu nunca absorvi. Minha mãe foi anulada e é codependente. Sempre morei longe justamente porque o máximo que consigo ficar com ele na mesma casa ê tres dias.
você resumiu a vida da minha mãe, ela não existe, só está ali pra servir e obedecer ele. isso me causa muita raiva, não consigo sentir amor e admiração por eles 😓
Com que idade vc descobriu? Quanto mais cedo melhor, se eu tivesse descoberto mais cedo tudo teria sido diferente.
@@marioalvesbrasil quantos anos vc tem ?
@@joaopedro-zk3mf 29
@@marioalvesbrasil bom de certa forma vc ainda é novo e pode mudar sua realidade, ruim seria se fosse demais idade
Uma coisa que aprendi, ter filhos não te torna melhor do que ninguém. Ainda bem que não possuo pais assim
Meu pai faz “brincadeiras “ pesadas sobre eu ter tido depressão e ter tentado tirar minha vida algumas vezes. Sempre que ele tem oportunidade está me comparando com ele, que eu sou fraca emocionalmente e ele é forte. É extremamente ciumento comigo e eu até achava que era porque ele me amava, mas ele não demonstra afeto por mim então acho que é mais possessão. Mas ainda não sei se ele é narcisista de fato porque as vezes ele demonstra compaixão por outras pessoas e pelos animais. 🙃
de saco cheio do momento que passava debaixo do chuveiro apostei com o nada, mantrei alto a Chiva e acho que foi ouvido, Chiva destrói tudo para dar espaço ao novo, no dia seguinte minha base que era fraca começou a desmoronar, foi incrivel, vi a face real de todos, ual, fui julgado sem direito a saber o porque e de responder, exilado, repudiado, fui o sacrificio para um bem comum, mergulhei fundo em um oceano dentro de mim, ja se faz mais de cinco anos e não atrevo dizer que estou cem por cento acho que nem setenta, numa certa fase sempre em contato com a agua, no chuveiro observava um pensamento, ''chega, tudo é uma mentira afinal vale apena continuar, é dor, mentiras, não é melhor dar um fim, vale viver por isto'', e esses pensamentos se repetiram por varias vezes, desconfiei do invisivel, procurei por respostas no ilicito, nas religiões, nas brigas e nada e o oceano me puxando para mais fundo, me senti como bicho enjaulado andando de um lado para outro olhando para lua e perguntando, afinal que merda e esta, qual é a moral disto, dobrei os joelhos de punhos ao chão e nada, conheci o tarot que me confortou e do tarot veio a astrologia e nela explicito dizia do apartamento e da compreensão do auto reconhecer, sempre procurei o reconhecimento no outro e o outro é só o outro reflexo de outro, uma besta, é dificil se reconhecer quando sua base foi edificada em sugestões, de que é um fraco, que não aguenta um tapa da vida, que tudo tem que provar, provar que é um bom nisto e aquilo, ser eu era diferente e pouco, hoje começo a reconhecer algumas coisas em mim, é um progresso lento, como um bom Tomé, desconfiado suponho que a vida é mais do que isso e que aqui é uma escola ou um teatro, segurança é uma mentira, tudo pode nada é proibido, felicidade é só um estado de momento, gatinha se ame, de um jeito de cuidar da sua vida literalmente, te amo nenem voce é especial.
Sim, ele é. Narcisistas demonstram afetos pra ganhar admiração e respeito de pessoas de fora, criam esse personagem pra mostrar pro mundo exterior que são santos, mas quem convive com eles realmente os conhecem.
Seu pai não é emocionalmente forte, ele te manipula pra te manter no controle com medo de te perder. E ele SABE que ele precisa de você, por isso te faz acreditar que você que precisa dele...
cuidado, quase todos pais narcisistas tem propensões incestuosas.
@@tassiodrigues exatamente
Minha mãe têm todas essas características, me sinto sufocada, pois é muito possessiva e quando não fazemos o que ela quer, fica em silêncio, com raiva e só melhora quando consegue o quer,e o pior de tudo são as chantagens, quer exercer controle sobre tudo, é horrível esse comportamento.... Obrigada pelo vídeo, as informações são muito esclarecedoras e objetivas.
A minha como chantagem esconde coisas que eu uso,como esmaltes,até roupas msm isso tudo é uma forma de oprimir e eu deixar de fazer as minhas vontades pq ela não gosta,implica com todas as minhas amizades,eu tinha uma amigona minha que me ajudava muito msm não tendo condição e ela simplesmente implicou com a menina só pq ela ficava do meu lado enquanto uma prima minha que me infernizou e me prejudicou ela defende ela e continua falando normalmente.Cada dia que passa crio mais ranço!
Sou filho de uma mulher narcisista... A única pessoa que realmente tenho como família é meu pai, que sempre buscou resolver problemas pelo diálogo... ao contrário da esposa dele, que sempre que podia me agredia pelos menores erros... É um caminho muito difícil a se trilhar, mas uma vez que eu descobri, venho buscando ressignificar a concepção do que é família de fato
Como tem gente narcisista , pior quando agente só percebe muito tarde quando qboa parte da vida eles nos infernizaram , quando a ficha cai já estamos doentes , depressivos mal .
Só consegui perceber isso quando entrei em uma depressão profunda devido ao relacionamento que tenho com meu pai. Infelizmente ele não enxerga que tem um problema e acho que nunca vai enxergar.
História da minha vida, só não cai totalmente na depressão pq comecei terapia
Eles nunca enxergam que tem problemas, e que são os causadores dos problemas.
Sou a única filha que ainda está solteira e que mora com meu pai narcisista .
Já tive pré depressão e uma crise de ansiedade que me levou para a emergência por causa dele.
Não tenho paz e nem alegria convivendo com ele.
Tem mais de 70 anos e ainda é violento, agressivo, que até já me agrediu duas vezes. E se eu deixar, agride mais.
Eu o enfrento e falo tudo o que ele não quer ouvir do que ele já fez na vida e faz.
Só ainda não o deixei sozinho porque não tenho pra onde ir.
Mas vivo dizendo que ele ainda vai morrer sozinho.
Pra ser sincera, não tenho pena quando fica doente, e quando fica, chamo um irmão pra cuidar.
Eu tenho que orar muito por mim para não ficar LOUCA como minha mãe ficou por causa dos maltratos que ele causou.
Esse ano faz 20 que ela faleceu. Nunca foi feliz, porque ele infernizaou a vida dela.
Essas pragas quando estão velhos ficam piores do que eram aff
@@julianab9903 Eu também. Mas até lá tive quadros de ansiedade.
@@MariaLil25 Sinto muito por isso. Desejo que você também consiga se libertar.
@@edlamircoelho5402 Obrigada!
Meus pais são assim!
Hoje novamente ouvi tudo isso o que essa moça do vídeo está dizendo. Sempre me apareceram bons serviços para mim e meus pais, principalmente minha mãe, me proibiam, sempre era o que ela queria e do jeito que ela queria. Hoje estou desempregada pois recusei um trabalho que minha mãe disse que era longe, e agora joga na minha cara a comida que como, a roupa que visto.
Meu pai é narcisista e não sei mais o que fazer , já estou completando 30 anos e ele roubou meus sonhos, expectativas, juventude e ainda me faz me sentir culpado por tudo que ele sabotou ... não sei mais o que fazer...
@Plath 's quantos anos você tem ?
O quê exatamente ele te fez?
Sai de casa, assuma a direção da sua vida. Só assim pra viver em paz. 30 anos já está na hora de mandar no próprio nariz. Enquanto morar debaixo do teto dele vai ser dessa forma.. Boa sorte.
30 anos ainda e jovem, vc não ta velho vai atrás dos seus sonhos
Eu morava com meus padrinhos,vamos dizer meus segundos pais,morei com eles por Muuuito tempo,desde sempre nunca pude sair,sempre criticada,minha opinião nunca valia,quando eu estava certa sobre as coisas me mandavam calar a boca,além de sofrer bullying quando era menor na escola basicamente sofria em casa tbem,não podia nem ir na casa dos colegas de escola pra fazer trabalho,sempre tinha que ser na minha casa,mesmo um pouco maior nunca pude sair de jeito nenhum,sempre com eles,nunca tinha privacidade,inventava que ia dormir cedo,mas era pra ter pelo menos um momento sozinha,antes de dormir,além de tudo fora de casa,sempre me criticavam por eu nunca saia,sendo que eu não tinha culpa disso,meu olho queria encher de lágrima só de lembrar de casa,cada segundo na escola era libertador(no ensino medio),fiz amigos incríveis que me ajudavam sempre quando estava na pior por conta deles,pra completar tudo gosto de meninas e super preconceituosos,já chorei uma vez em uma discussão sobre sexualidade,já sabia que nunca podia contar para eles,como depois da minha infância nunca contava mais nada do que acontecia,porque sempre me botavam pra baixo e me faziam desistir das coisas...Quando abri o olho foi tarde demais,minha adolescência toda eu perdi,sofro de ansiedade,já tive depressão,mas fui muito forte e nn me deixei levar,PAIS ENTEDAM QUE FILHOS NÃO SÃO CRIADOS PARA SEGUIR OQUE VOCÊS DESEJAM.
Tudo que a Senhora disse , relatou toda a verdade sobre minha vida. Meu pai é um Narcisista, ele sempre falou palavrões, e sempre me fez sentir mau, sempre fez as cagadas dele, ou seja ,quebrava pratos, garrafas de café e jogava a culpa toda em cima de mim. Ele me humilhava enfrente na frente das visitas, falava que minha roupa estava feia, me proibia de sair afirmando ser por causa da roupa, mas ele nunca comprava a roupa bonita. Meu pai é Tõxico. Sempre reprovava as minhas amizades, ele dizia que ninguém presta.
Preciso de um vídeo explicando o processo de superação dos filhos de pais narcisistas... descobri recentemente sobre o assunto e comecei a entender muita coisa! Me sinto presa, não sei nem por onde começar, um vídeo sobre isso seria esclarecedor!
Me sinto da mesma forma
Faça terapia com um(a) Psicólogo(a), vai ajudar a superar, estou fazendo e vou superar meus traumas.
Procura os vídeos da Taryana Rocha e Virgínia Coser, tbm estou na descoberta e aceitação da mãe narcisista, é difícil demais, mas com autoconhecimento vamos conseguir sair dessa
Você definiu meu pai ! Exatamente em tudo. Eu queria tanto ignora-lo e viver a minha vida sem medo do telefone tocar e ser ele ou ele chegar de surpresa na minha casa e começar a mentir falar mal dos outros, dos meus irmãos e depois saber que ele falou a mesma coisa de mim para o outro irmão. Tenho 33 anos e só consegui me libertar das manipulações dele a pouco mais de 2 anos , Deus sabe o quanto minha mãe eu e meus irmãos sofremos com isso .
Cresci em uma casa com pais narcisista. Tenho 15 anos e nunca desfrutei da minha infância e nem da imaturidade de adolescência. Com 5 anos já tinha uma rotina extremamente rígida e uma casa solitária, onde me resumia a estudar, fazer as atividades extracurriculares, as quais odiava. Cresci sozinha, talvez poderia ter enlouquecido se não fosse pelos meus irmãos.
Hoje em dia, com meus amigos e um pouquinho mais de conhecimento e entendimento das coisas que não via quando era criança. Como o relacionamento tóxico dos meus pais e o narcisismo deles. Meu pai quer agir comigo com a "minha maturidade" sendo que ele já tem mais de 30 enquanto eu não tenho nem uma década direito. E a minha mãe criticando tudo de que eu faço pq eu sou "uma ingrata que só pensa em si mesma" que eu não sou "a filha que ela pediu pra deus" e como "as pessoas vão achar que ela é uma péssima mãe" já que eu tenho opinião própria. Estou cansada desta casa.
Quero ir embora e levar meu irmão mais novo, já está recaindo sobre ele. Dou minha vida mas não vou deixar que eles façam a mesma coisa com ele.
Que vídeo sensacional. O triste é que me identifiquei com tudo 😭
Eu conheci família que os pais são amigos dos filho,quando meu pai me abraça me sinto um cachorro que nunca recebeu um afeto,a não ser uma palavra boa raramente,claro quando as minhas vontades batem com a dele...me coloca pra baixo e tudo que VC falou no vídeo...eu me acho estranho e tenho dificuldade de relacionar com pessoas (fobias social) estressado claro que não estou fazendo papel de vítima,mas é bom saber que o problema não sou Eu.
Olha que VC não mora comigo e já conhece meu pai..ksss impressionante! Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.
Meu pai é exatamente assim, não importa oq eu pense ou qual é a minha opinião seja lá para oq for, se eu não fizer oq ele quer a guerra ta declarada, começa a gritar bater nas coisas, surtando literalmente, sem contar q sempre esta desvalorizando eu e meus irmãos, um dia disse q não quer filhos inúteis, sendo q cada um de nós nos esforçamos pra conseguir trabalhar, sou cabeleireira a domicilio, pois não tenho salão e nem com quem deixar meu filho a semana toda enquanto trabalho em um, os dias q marco com as clientes são os dias de folga da minha mãe, ele não sabe um terço do que se passa na nossa cabeça nos nossos sonhos, mais nos julga como quer, e sai falando mal da gente (principalmente de mim) pra todo mundo.... eu e meu marido estamos juntando um dinheiro pra sair daqui e pagar aluguel e já comprar nossos moveis, pelos menos o básico, só tenho pena do meu irmão q vai sobrar o peso mais ainda pra ele....
Tento não pegar raiva dele mais continuar convivendo com ele é impossível e revoltante!!!
Nunca entendi qual era a dele, mais agr to entendendo o problema dele
Uma coisa boba mas muito haver com o que voce disse. "Hoje meu pai foi na pia da varanda viu terra na pia e ja começou a dizer que era eu reclamando "suavemente" eu sabia que nao era eu, minha mãe explicou que foi ela lavando umas acerolas que pegou do chão. Fui ironico e disse que ele queimou a língua, após isso ele bem mais educado foi falar com ela. E!a por sua vez desviou o foco do assunto e começou a reclamar de uma toalha que sujei. Perguntei para ela se isso tirava a culpa dela por ter deixado a pia suja." É uma situacao boba mas é o que acontece sempre quando algum deles erram, vão procurar um erro em outra pessoa para justificar o deles.
Pais narcisistas também são egocêntricos então provavelmente eles te usam por ser filho e eles serem autoridade sobre você daí usam o que eles não conseguem absorver encima de você como escudo pra aumentar o ego deles
Meus pais são assim... em 21 anos eu NUNCA vi nenhum dos dois assumir um erro. Eles estão sempre procurando outra pessoa para culpar ou fingem que não erraram mesmo, independente das consequencias do erro, mesmo que alguém saia machucado
...e n pedem desculpas. Se acham perfeito até qdo erra.
Eu sou filha mais velha de cinco irmãos,nunca pude ser criança,pq tinha que dar o exemplo p meus irmãos, com 14 anos eu fui obrigada a cuidar de toda responsabilidade da casa e tbm dos meus irmãos sendo que minha irmã caçula tinha 4 anos lavava as roupas das 8 pessoas na mão por 4 vezes na semana,sem máquina ou tanquinho,e no fim da tarde qd minha mãe chegava,reprovava o meu trabalho,eu não respondia nada, entrava no banheiro e chorava,mas na época eu achava que ela como mãe,tinha autoridade pra isso,eu via ela como grandiosa ,tudo que vc fala no vídeo eu passei,hoje eu sei o que é isso,e não permito ser tratada como antes,tem três anos que descobri o que é o narcisista,e tô sempre me informando e crescendo no conhecimento, obrigada
Nossa, minha psicóloga me mandou seu vídeo. Pediu pra eu ver pra discutir sobre meus pais na minha próxima sessão... É díficil aceitar tudo isso. Pra mim pelo menos. Eu sempte me senti a maluca e doida de pedra. Meus pais viviam fazendo minha caveira pro resto da família, graças a Deus meus avós e tias conhecem bem minha mãe... Mas quem não convive direto... Acaba acreditando sim q os filhos são ingratos, malucos, pq eles pintam a gente assim...
E aquela sensação de que nunca está bom pra eles.. é muito frustrante sabe... Eu sinto um peso até hj depois de casada em relação à isso.
Só de pensar me dá vontade de chorar pq tenho a sensação de que sou um eterno fracasso pra eles e uma ingrata... Tento sempre fazer de tudo, muitas chantagens emocionais... É muito complicado.
Haja terapia pra desvencilhar disso tudo... Pra nós filhos de pais com esses traços, é uma carga gigante emocionalmente pra lidar. Precisamos de ajuda sim... agora reconheço.
E se entramos em depressão é mais fácil arranjar um transtorno em cima de nós do que assumir uma culpa. Eu ainda preciso escutar da minha mãe que não apanhei igual ela apanhou e que meu pai só me bateu 1x, eu chego a ficar pasma quando escuto isso pq eu lembro de todas as vezes q apanhei. Muitas ela nem tava em casa. E muitas ela me bateu. E ela esquece. Quando ela fala isso na frente do meu esposo, eu fico até com vergonha de falar q apanhei sim, pq parece q to me passando de vítima ou algo do tipo. E na verdade só queria q ela assumisse que sim, eu apanhei sim deles e não foi só 1x. Tanto q escutei e escuto meu pai falando que hj reconhece q foi muito duro comigo e que isso fez ele reconhecer pra não ser com meus 3 irmãos, pq me deixou várias "cicatrizes" digamos, não por só ter apanhado, mas as palavras e julgamento que vinham junto com o ato de bater...
Hoje eu vejo que as palavras machucam e te criam uma crença de si mesmo totalmente distorcida, mas é isso q eles querem... pra que você seja dependente da aprovação deles o resto da vida.
Busquem terapia se vcs se identificam como filhos de pais assim. Isso deixa a gente doente!
Eu percebi agora que meus pais são narcisistas e de um tempo pra cá meu pai tem ficado agressivo eu não sei mais oq eu faço, me sinto controlada e desprezada, me sinto culpada disso de não ser uma filha melhor😭
Você não é uma filha ruim
Foi apenas seus pais narcisistas que te fizeram acreditar nisso
Eu sofro com isso. A síndrome da “filha ingrata”. Hoje tive que ouvir que eu tenho ÓDIO da minha mãe. Oi? Com essas palavras mesmo. Isso nunca nem tinha se passado pela minha cabeça…. To sem chão
Vc nunca será boa o bastante p um pai narc..veja mais vídeos irá te ajudar.
Me roubaram tanto minha identidade que eu me sentia em um vazio profundo sempre fui talentoso consegui o melhor trabalho com 18 anos comprei um carro novo mas sentia que tinha uma coisa que não batia não se encaixava não gostava do jeito que eu era me afundei em entorpecentes fui internado até intender que aquele não era eu, aquele era o que meus pais queriam que eu fosse
Como esta hoje mano???
Hoje sei que posso e tenho o direito de escolher meu próprio caminho, que minha vida não está nas mãos de ninguém, sei que tenho valor que não sou o lixo que pensava que era, acho q a palavra livre define bem como estou hoje meu caro amigo, é o mesmo que acordar de um sono profundo e começar uma nova vida .
Linda sua mensagem, exatamente como me sinto. Eu não queria aceitar que meu pai é narcisista, achava que esse vazio que eu sentia era culpa minha, por eu ser louca ou ter um transtorno. Sempre fui estudiosa e consegui me formar em uma Federal no curso de direito, quando entrei na faculdade meu pai fez minha vida um inferno e eu piorei, comei a beber muito e me sabotar demais, eu me formei com força de Deus se não eu teria abandonado a faculdade, pois ele deixou de comprar comida e pagar todas as contas de casa, eu só comia uma vez na faculdade. Depois ele espalhou para todos que pagou minha faculdade e que comprava livros pra mim, sendo que minah faculdade era gratuita e eu ganhava bolsa. Ele nunca comprou livros pra mim, eu pagava com estágio...eu sofria muito por isso e hoje entendo que nunca teve nada de errado comigo, estou planejando ir embora silenciosamente.
Você não sabe o tanto que me ajudou com esse vídeo. Por anos eu tentei expressar o meu sofrimento em ter uma pessoa assim na família, mas nunca consegui. O seu vídeo foi uma identificação completa, a cada minuto tive que pausar enquanto chorava pra conseguir entender todas as lembranças que me tomam. Obrigada por me ajudar a enxergar e significar dores que antes eram tidas pelos outros como insustentáveis e insignificantes. Muito obrigada!!!!
Minha mãe e assim, sofri com isso durante 50 anos mais hoje vendo você falar me vi nas suas palavras
Tive uma mae superprotetora que sempre me encheu de medo , sempre disse nao , e me fez acreditar que tudo era impossivel . E um pai que me rejeitou e que sentia prazer em me humilhar e me constranger publicamente e ainda se fazia de vitima falando mal de mim pra pessoas fora do nosso convivio familiar.
DESABAFO DE QUEM VIVE UMA VIDA COM UM NARCISTA, NÃO TENHO COM QUEM FALAR.
Passei em uma universidade publica e meu padrasto ficou com raiva e não queria deixar eu fazer minha matricula. Passei em uma outra faculdade para o curso que sempre sonhei e perguntei pra ele porque não me dava parabéns, ele disse: parabéns a gente só dá em aniversário.
Ele me ajuda financeiramente na minha despesa com passagem pra faculdade e faz questão de jogar isso na minha cara (claro), tenho 29 anos e nunca namorei porque ele não deixa.
Eu só tolero isso porque tenho muitas despesas com faculdade pois estudo em um município vizinho, mesmo com o que ganho ainda preciso de ajuda em passagens então não dá pra morar sozinha, mas um dia eu formo e vou me ver livre dessa tortura.
Ah! ele me molestava quando eu era criança, eu tinha apenas 7 anos quando acordava de madrugada com ele colocando o dedo em minhas partes intimas, mas como hoje sou uma cristã tentei perdoar e seguir a vida mas doe muito ver alguém que me fez tanto mal na infância tendo esse controle sobre mim.
Tenho muitas feridas e traumas, coisas que minha mãe nem imagina, pra ela eu sou uma ingrata porque as vezes trato ele de forma grosseira mas só eu sei o que passei pra não acabar com esse casamento dela.
Hoje ele se diz cristão também, é visto como um "homem de Deus", mas até tapa na minha cara ele me dá, se eu contar vão pensar que estou mentindo só meu irmão e minha mãe que sabe dessa agressão. Pasmem! levei um tapa na cara porque demorei sentar na mesa para o almoço, na cabeça louca dele eu estava na cozinha mexendo no celular e na verdade estava colocando comida no meu prato.
Sou filha de pai narcisista e mãe controladora. Um apoia o outro. Desde pequena fui chamada de egoísta e imprestável pelo meu pai, quando adolescente queria fazer cursos e ambos não deixavam. Nunca elogiam, motivam e incentivam, pelo contrário, parece que tem inveja, jogam água fria nos meus planos. Não falam comigo, fico isolada no quarto, só me procuram quando precisam de mim, quando me aproximo deles, vai cada um pra um lado e me vejo só. Quando durmo na casa do meu namorado, minha mãe não cansa de enviar mensagens e áudios, mas quando estou em casa nem conversa comigo, já meu pai, acha que ninguém é bom o suficiente pra mim, não me olha nos olhos, já me humilhou diversas vezes, não se importam com minha vida, meus sonhos e planos. Passei a vida toda achando que eu tinha problemas, tentava de tudo pra agradar eles, tive depressão, ansiedade, tentei suicídio, me prostitui, isso tudo na busca pela aprovação que não recebia deles, vivi no submundo. Hoje continuo morando com eles, mas nada mudou, o que mudou foram meus pensamentos de amor próprio, o foco pra sair daqui o mais rápido possível, estar perto de quem realmente me ama, querer quem realmente me quer.
É assim mesmo... igual a mim, é viver numa masmorra emocional!
@@marioalvesbrasil é triste meu amigo. Passei Natal com a família do meu namorado, meus pais nem se quer me enviaram uma mensagem de Feliz Natal, mas eu fiz minha parte.
@@lucianacanuto9259 esqueça essa frase "eu fiz a minha parte" não existe isso... eles são narcisistas, nao te amam, amam a si próprios, saia de casa o quanto antes principalmente se aos 18 anos (idade fundamental onde diz a lei que os pais são responsáveis) e rompa relações definitivamente, zero contato, faça um detox parental de 2 anos, é a única solução, esqueça-os e não caia não armadilhas que farão contra vc. Virão muitas!!
Minha avó é narcisista, e, por conta disso, sofro com essas consequências por conta do meu pai. Aliás, todos os meus tios são meio "tóxicos", uns mais, outros menos, mas todos tem em algum aspecto semelhança com a mãe. Estou com depressão, ansiedade, e estar perto dela me deixa pior. Ela SEMPRE desconta as coisas no meu pai, ou seja, me afeta diretamente, e em todas as vezes que meu pai brigou comigo, minha família esteve no meio.
Passo pelo mesmo aqui,minha vó e uma cobra,todo lugar que ela vai arruma uma briga,gosta de inferninho e fofoca e é invejosa tbm e as minhas tias acobertam ela falando que é por causa da idade e pq ela sofreu muito muito que percebo que ela se faz de vítima,mas na vdd é perversa.
Chega me arrepiar, bate tudo com meu pai 😮
Com o meu tbm, quê bom que eu n estou só
O meu pai infelizmente...
Mas pelo menos minha mãe e gnt boa 😄
Eu e o meu namorado decidimos nós casar em agosto. E eu comuniquei para a minha mãe que eu irei embora, para outro estado, e ela fez o maior escândalo ( o mais engraçado é que sempre dizia que não via a hora, de se livrar de mim, nunca se cansou de ficar me humilhando, me colocando pra baixo), eu fui percebendo que ela tem traços narcisistas. E para completar o meu pai acha que manda em mim, eu tenho 23 anos, tenho direito de viver a minha vida, fazer as escolhas na minha vida. Meu pai hoje, teve a audição de insinuar em uma ligação com a minha mãe, que eu indo embora, iria roubar o dinheiro dele, que está na minha conta bancária a pedido dele . Nunca tirei nenhum centavo desse dinheiro dele, falou na minha cara, que se eu quebrar a cara, que eu nem lembre do número de telefone dele, pra pedir ajuda, falou isso como se eu fosse pedir ajuda pra ele 🤣, sendo que não quero nada dele . Eu sofri abuso sexual de um sobrinho do meu pai, quando eu tinha 9 anos, e o meu pai ficou do lado do sobrinho dele. Falou que só iria denunciar se fosse alguém da família da minha mãe, mas como não era, ele não iria denunciar o sobrinho dele. Minha vida tem sido um inferno, esses últimos dias, sei que só terei paz quando for embora daqui . E mais uma vez, eu percebi que nunca tive pai, desde aquele acontecido na minha infância. Depois desses absurdos que ouvi nós últimos dias, ele morreu pra mim …
É incrível o quanto eu vi minha vida inteira até aqui, em um video de 10 min.
Também tinha essa dúvida. O meu me trata como uma criança. Sendo que tenho 42 anos.
eu pensava muito assim, quando minha mãe me dizia que eu nao era capaz. me sentia culpada e incapaz. mas depois de um tempo, comecei a ser mais forte e observa-lá. Consegui me desprender dela e isso a deixa muito brava, pelo fato dela querer que eu dependa dela.
minha mãe da a vida pelo meu outro irmão, ja por mim, ela não dá a mínima, sabe?
Minha mãe tbm e assim comigo,sinceramente entre ter uma mãe dessas e ser órfã melhor ser órfã é horrível vc ver a maioria das pessoas da sua idade com uma vida meia que feita,já trabalham,terminaram ou estão terminando a faculdade,alguns moram sozinhos(as) e a nossa vida sendo sabotada e destruída por causa de uma mãe lixo!
Tb, aqui é os 2
Fui paciente seu e foi muito importante pra mim ter ouvido sobre a possibilidade de meu pai ser narcisista. Estou tentando pela segunda vez me afastar completamente dele, pois faz muito mal a convivência.
Ótimo vídeo!
Meu pai é muito manipulador em relação a dinheiro, ele sempre foi preguiçoso nunca quis trabalhar, e minha mãe se separou dele, hoje eu e meus irmãos ajudamos ele. E ele não tem amor por nós é o que sinto, ele só vem atrás de mim quando está precisando, é complicado e sufoca.
Eles ñ reconhece seus erros se puder ficar longe é o melhor remédio sem dor e piedade eles ñ tem piedade.
eu chorei muito assistindo esse vídeo,eu tenho 15 anos e toda minha infância eu lidei com isso e achava normal e que eu estava errada,mas quando fui crescendo e ia na casa das minhas amigas e convivi mais com outras famílias comentando com outras pessoas,eu percebi que nada disso era normal e que eu não era o problema,e me deixa muito triste saber que só vou ser feliz quando eu me afastar de vez e viver a minha vida,eu só queria ter uma família normal.
Pais narcisistas geralmente são, também, egocêntricos e igualmente idílicos (mais que pulsionais, impulsivos). E o egocentrismo sempre revela uma substancial dose de ignorância e alienação, que seja a ignorância e a alienação que a própria contradição (dualidade) do sadismo/masoquismo e da independência/heteronomia como traços de suas personalidades deformadas e deformantes expressa.
Dou um exemplo simples desse comportamento desestruturado/disfuncional que observo desde que eu mesmo era criança e o vivenciava na pele.
Os cuidadores -- pais ou avós -- sequer percebem seus fenômenos psicológicos (afetivos, conativos, instintivos, inconscientes, etc.) agirem na deturpação de suas relações cotidianas com seus filhos e netos. O condicionamento positivo do comportamento de "pedir algo" na criança é realizado no cerne de um contexto de total dependência em relação aos pais e avós (narcisistas), porque esses o estimulam ao dar tudo na mão das crianças, ao invés de promoverem sua autonomia intelectual mínima, especialmente quando esses têm apenas uma delas para cuidar. Mas esse condicionamento da criança "heterônoma" revela-se absurdamente EGOÍSTA e NARCISISTA nos adultos, quando, imediatamente após, noutra circunstância em que estão atarefados com outra criança, geralmente mais nova, reagem negativamente a qualquer pedido daquela primeira, e até ameaçando puni-la por pedir algo quando estão ocupados, sem sequer se disporem a perceber que essa criança o faz por ciúme e carência circunstanciais -- quando não pela heteronomia (à qual ela foi condicionada).
Nesse zelo (excessivo ou não) que torna a criança dependente, expressado pelo atendimento total das necessidades da primeira criança, esses cuidadores comprovadamente motivaram-se não por um "amor incondicional" e "bilateral" --- tal como os idealistas romantizaram a maternidade e a paternidade ---, mas, senão totalmente, também e principalmente pela instrumentalização objetificadora dela, através da qual eles próprios tentaram (inutilmente) suprir alguma carência e/ou insegurança e/ou conflito interno (como aquelas trazidas pela infância negligenciada dos pais ou pela velhice, com a síndrome do lar vazio), quando as necessidades da primeira criança serviram de corpo para fazê-lo se sentir moralmente mais "útil", "cuidador" e "benigno", escondendo a perniciosidade do que ele depositara nessa relação nada dialética, plenamente desenvolvimental e libertária. Imagine as consequências dessa constante relação contraditória -- entre "amor/heteronomia" e "ódio/abandono" (sem autonomia, respeito, plenitude, etc. de fato em ambos os caos) para a criança e futuro adulto!
A vitimação também acontece com filhos únicos por parte de pais e avós ricos. Mas ocorre principalmente em famílias empobrecidas ou miserabilizadas e, sobretudo, com mais de um filho, levando essa toxicidade sintomatológica, psicossomática e psicopatológica para a relação entre irmãos.
Portanto, na minha humilde e bem intencionada opinião (de alguém que percebe muito), a melhor coisa que o pobre (materialmente e/ou intelectualmente) faria nesse mundo cão, repleto de desigualdades e sensos comuns consequentes e causadores de agressões e violências tão sutis, mas tão explícitas e destrutivas, é não ter filhos, ou, no máximo, ter um só. Pois nisso, tão despercebido ou relativizado em nossa sociedade, explica as negatividades de nossa cultura e que se revelam pelo tipo de governo, política, economia e religião que temos hoje, impedindo o desenvolvimento pleno de cada um de nós.
Minha mãe é narcisista, mas eu só descobri isso depois de alguns meses de terapia. Me identifiquei com o vídeo todo. Muito claro! Obrigada.
Mostrei esse vídeo pra minha mãe , ela simplesmente não admite e ao invés de dizer se sou assim vou tentar mudar , não, como era de prever colocou a culpa toda em mim. E disse que quem tem que mudar sou eu .
Oi Caroline tenho 16 anos comentei em um vídeo seu anteriormente, sou filho de um pai Narcisista e me identifiquei muito com seus vídeo
Passei por muitas coisa eu e minha família,estamos muito melhor
Tudo de bom para você
Meu Deus!! Eu to chocada do quão perfeitamente vc descreve o narcisismo, em detalhes do dia a dia
Me identifiquei MUITO com TANTA COISA... 😢 os prejuízos do convívio tóxico com pais narcisistas se estendem por toda a vida. TRISTE!
Eu tenho 18, tô perdendo o que me resta de Sanidade, vou ter que fazer algo para me mudar talvez para outro estado pra ficar bem longe deles
Ambos meus pais são tóxicos.
Resolvi a questão com meu pai, quando ele se separou de minha mãe, pouco tempo depois botei um basta de vez e falei para nunca mais entrar em contato comigo, que se eu quisesse algo, eu entrava em contato e dai ele decidia se ia me escutar ou não.
Com minha mãe, parte disso está encaminhado, recentemente, estressado com tudo que tenho que lidar aqui por causa dele, eu falei:
"Você só vem falar comigo para reclamar de qualquer coisa, implicar de qualquer coisa a meu respeito, para mandar eu fazer algo ou para eu resolver algo que você não quer levantar um dedo para fazer, inclusive fingindo até que não sabe ler para eu ter que fazer. Se eu digo algo você se faz de coitada e vitima para deus e o mundo para se sair de santa, o que eu digo é mentira até uma terceira pessoa te dizer a mesma coisa que eu falei, só dai passa a ser verdade. Você vem me falar de que tenho que te contar e confiar algo e só pra você pra ninguém mais saber, mas não dá 5 minutos de eu te contar algo e você já fala pra primeira pessoa que ligar para você.
Você quer que eu confie em você e te conte as coisas com você sendo assim comigo? Me diminuindo e me colocando como errado sempre? Jamais!"
Meu próximo passo é conseguir dinheiro para ir embora daqui, ciente que será espalhado para todos como o filho horrível aqui abandonou a mãe ao invés de viver colado nela e só poder ter minha vida depois que ela morrer.
Meu pai sempre foi um abusivo comigo e com os irmãos, mas comigo sempre quiz me manipular, nas escolhas de calçados, quando criança tinha que usar as roupas que lhe convinha, muitas vezes eu chorava por causa do calçado que machucava meus pés. Ele sempre foi insensível, não importa se eu estive com dor de cabeça, ele me obrigava a fazer almoço, café, arrumar a roupa e a cama dele, como se eu fosse a esposa dele.
Por um momento achei que tava falando da minha mãe kkkk. É difícil admitir que somos filhos de narcisistas, e pior ainda é admitir que fomos feitos de bode expiatório mesmo que não saiba. Doe saber dessas coisas, mas ao mesmo tempo, alivia um grande peso na consciência por saber que você não tem culpa.
eu conheço pais assim. Eles controlam os filhos em tudo.não deixa os filhos aproximar dos outros.nem comprimentar,ele coloca ate rastreador na moto dos rapazes... Ele batia nos filhos de soco e pedaço de pau.. A mae tbm é igual ele. Os 2 saíram de casa ... Agora q eles melhoraram um pouco....
Minha mãe menospreza minha depressão e ansiedade.
Somos em 3 filhas e todas dependentes emocionamelte dela e financeiramente. Controlava minha vida em todos os sentidos. Quando decidi sair de casa ela simplesmente disse pra eu não voltar. E até hoje me culpa por não ter uma situação FINANCEIRA boa pq eu abandonei ela num momento frágil.
Minha mãe era igual, falava que toda e qualquer garota que chegasse perto de mim não prestava. Que todas as escolhas que eu fazia eram erradas até depois que eu casei. Minha mãe deixou meu pai doente, achando que eu não era um filho capaz de fazer nada e inclusive ele tem essa mente até hoje. Ele prefere ouvir os outros do que me ouvir, se alguém fala pra ele que "eu bebi na rua ( Detalhe que eu não bebo ) ele vai acreditar na mentira dos outros e vir me cobrar. Eu lutei muito contra minha mãe, e muito até que na briga eu casei e sai de casa e mesmo assim, queria me controlar.
Narrou minha vida, me libertei aos 37 anos. Antes disso chorava sangue hoje tenho vontade de rir, tamanho o grau do rediculo.
É Deus no comando 🙏🏻🙏🏻🙏🏻.
EXCELENTE video. Você descreveu em detalhes uma pessoa da minha família. Já tinha me informado a respeito de mães narcisistas e sobre o filho dourado e o bode expiatório, porém não sabia que eles poderiam ser invertidos ao longo do tempo. Muito interessante.
Descreveu meu pai... Fantástica sua explicação.
Muito esclarecedor , o mundo narcicista ! Um amor doentio , fistorcido e que faz muito mal . Obrigada ! 🦋
Meu Deus como pode ser tão perfeita descrevendo meus pais...que dor ....
Descreveu a minha mãe narcisista, minha família é disfuncional, descobri isso recentemente e foi difícil de aceitar, a diferença é que minha mãe sempre é superprotetora e isso é a pior coisa, pq fica difícil pra gente amadurecer, ela não aceita que somos adultas e que precisamos agir como tal, pq ela tbm se acha a adolescente, não aceita que a vida é isso, a gente precisa amadurecer e lidar com nossa própria vida, ela se mete em tudo, não gosta que tomamos nossas próprias decisões, eu tenho uma irmã mais velha de 30 anos, e minha irmã não pode tomar uma decisão sozinha, minha mãe sempre faz com que ela parece infantil pra depois reclamar que ela tem que fazer tudo por ela.
A MN sempre faz tudooo, e depois reclama da gente pros outros
É complicado, não é fácil viver numa família assim
Não é fácil,estou adoecendo mentalmente pq quanto mais velha eu fico mais ela se junta cm outras tias tóxicas pra me controlar e sabotar minha independência e liberdade.
No fundo eu não queria acreditar q meus pais fossem narcisistas, negava a mim msm
até q tomei coragem de pesquisar no Google e por aqui no YT.. depois de mtt pesquisar e assistir vídeos sobre, ler relatos de quem tb passa pelo msm tenho ctz de que os meus infelizmente são narcisista.... tudo bate certinho em como eles são e em como eu, como filha me sinto. tenho 18 anos e até parei de estudar por causa disso
entrei em depressão mas agr entendi q ter saído da escola só piora.. preciso me reerguer, eu já tinha aceitado q iria viver minha vida assim msm sem contesta-los mas já vi q se eu continuar assim eu vou acabar cometendo uma loucura ou cmg ou com alguém. smp achei q a culpa fosse minha, mas hj meus olhos se abriram.
Tenho pais narcisistas e isso me prejudicou demais na minha formação profissional! Nas relações, o clima é bem pesado, é muito difícil. Estou lutando pela minha independência e sair logo de casa.
Meu pai nunca foi um pai de verdade. Sempre se escondeu atrás de religião pra julgar os próprios filhos dele. Nunca éramos bom o suficiente, mesmo a gente fazendo a vontade dele. Tudo tinha que ser conforme o que ele definia como certo. Ele conseguiu colocar meus irmãos uns contro o outro, fazendo uma competição pra ver qual filho ganhava a apreciação dele. Teve um momento que eu fiz a vontade dele, mas mesmo assim eu era tratado como piada, ele ria de mim na frente dos amigos dele. Hoje em dia eu só trato ele como um ser humano deve ser tratado, pois ele nunca conquistou esse título de pai. Ele abandonou nossa educação escolar, familiar, e ainda se fazia de vítima dizendo que era o diabo que estava na nossa vida. Mas nunca era o erro dele. Eu até tentei por um tempo unir-me a ele como filho, mas não tinha relação com ele, era sempre ter que me diminuir pra ele se sentir bom. Hoje é só respeito entre nós, se ele passar disso eu corto na hora as asinhas dele.
Pse, comigo é minha mãe... Até meu pai já falou comigo sobre.
Ela quer tudo do jeito dela, briga com todo mundo, meus 2 irmãos sofrem de depressão profunda, eu sofri por 1 ano e superei. Ela quer se sentir superior a todos, e quer que todos façam tudo ao favor dela, até meu pai trabalhando ela não deixa! Doido pra sair de casa logo, isso é um abuso psicológico cara! E dói tanto na alma, saber q não se pode confiar na mãe ou dar um abraço dizendo q ama, pq nem isso ela gosta, quando vou abraçar ela, ela me tira de perto igual lixo! 😔
Ela teve uma infância toda conturbada, e meu avô (pai dela), era um sóciopata, hoje em dia quem sofre somos eu meu pai e meus irmãos, que são tratados igual lixo! Isso é HORRÍVEL!
De 1 em 1 semana, era uma discussão dentro de casa, e ela faz todo mundo sentir medo dela, grita muito! E reclama com todos igual cachorro, mesmo todo mundo dando 101% de sí.
Eu sou um OTIMO aluno, limpo a casa sozinho, acordo sozinho, pego ônibus sozinho pra ir a escola, comprei um celular pra mim sozinho trabalhando, montei boa parte do meu pc sozinho! Tenho compromisso com a igreja sem ninguém me obrigar, e mesmo assim sou julgado todo dia igual lixo! Não sei o porque isso, e oq eu faço de errado pra merecer tal tratamento, mas se a culpa for realmente minha, que Deus me perdoe
@@THebert2222 Fica tranquilo com vc mesmo. Continue conquistando o que é seu por direito. E tenta só manter o respeito entre vc e ela. Nunca dívida intimidade com quem não mereça.
@@THebert2222 e parabéns pela sua autonomia. Eu fico muito feliz mesmo de saber que mesmo tendo gente botando nós pra baixo, a gente tem ânimo pra crescer, mesmo que aos poucos.
Eu desenvolvi borderline, quando fui ao psicologo sozinha quando fiz 18 anos, fui diagnosticada, depois de anos sofrendo sem saber o pq, hoje vejo o pq, meus pais sao separados, vivi com a minha mãe visitando meu pai nas férias, minhas mãe nunca teve contato amoroso comigo, sempre me culpava por tudo, desde criança eu fui obrigada a olhar meus irmãos e sobrinhos, tive que ser "adulta" sendo privada de fazer coisas normais de criança e adolescente, sempre sendo jogado na minha cara meu sustento, e minha moradia, quando ia no meu pai ele jogava na minha cara que se eu morasse com ele eu teria tudo aquilo que nao tive, escola material e roupa boa, engravidei com 16 anos pra conseguir sair de casa (péssima escolha mas na época nao via outra opção) meu pai sempre ia atrás quando eu conseguia outra moradia, isso aconteceu até os 23 anos, hoje moro no quintal do meu pai, e tudo que eu vou fazer meu pai me reprime, eu não posso trabalhar, estudar e namorar, e meu pai sempre diz "eu sou seu pai eu sei o que é bom pra você, me respeita e me obedece" eu nao sou ninguém na vida, e eu não sei mais o que fazer, pq sei que onde eu for ele vai atrás, eu vivo com medo, eu nunca fui eu aqui, me sinto uma criança, eu nao sei fazer nada, pq sempre que tento algo minhas asas sao cortadas...
Primeira mulher que vejo admitindo que tem sindrome de Borderline. Na verdade a maioria das mulheres acaba tendo isso, assim como homens.
Da mesma maneira que as pessoas que sofrem narcisismo acabam "aprendendo" a ser assim , vira meio que uma simbiose, a gente acaba reproduzindo aquilo que sofremos com outras pessoas também.
A minha mãe sempre me substima desde quando eu era criança e até os dias de hoje, na mentalidade dela eu nunca sou capaz, nunca sei de nada ela reduz meu valor a zero, antigamente isso minava minha autoestima e me deixava insegura, mas depois entendi que eu não estava errada e não era culpada foi como um peso saindo de mim, recuperei minhas forças, eu não gosto da presença dela é pesado, desagradável, tóxico e abusivo evito sempre de estar perto, ela tenta controlar a minha vida e a vida das minhas filhas por eu morar perto, mas não permito de maneira alguma, quando ela vem tentando agradar é sempre com uma bomba prestes a soltar como um comentário desagradável, opiniões não solicitadas disfarçadas de "ajuda", é dando pitaco, se intrometendo onde não é chamada, perguntas sobre onde minhas filhas estão ou deixam de estar ela acha que devo satisfação dos passos da minha filha maior, enfim...
É um tormento, não gosto dela me sinto mal, me afasto o bastante o máximo que puder, dela e do filho dela preferido que nunca enxerga os erros da mãe dele e sempre passa pano, ele a enxerga como uma santa, enfim quero distância desses dois seres trevosos da minha vida.
Sou filha de mãe e padrasto narcisista, meu padrasto é um abusador contumaz, em todos os aspectos imagináveis, mas minha mãe…,olha, sei que ela é vitima dele tb, mas ela escolheu viver dentro desse relacionamento e se tornou uma narcisista tanto quanto ele e tão somente replica as atitudes que o marido dela tem com todo mundo. Tive de me afastar depois de 40 anos convivendo com eles, pra preservar minha saude mental, hj tenho paz e fico daqui do outro lado do globo sabendo que a vida dos dois não mudou, vivem num inferno, se agridem diariamente fisica e psicologicamente, agora mesmo estão “separados”, porque meu padrasto em uma discussão perdeu a cabeça de vez e tocou fogo em tds as rouoas da minha mãe e na dele proprio, imagem que cresci nesse ambiente… sobrevuvi, nem acredito.
Vim morar fora do pais, escolhi passar os ultimos 10 dias que dicaria nó Brasil, na casa deles pra que pudessemos ter algum momento juntos antes de nos separar por anos e isso gerou o seguinta discurso por parte da minha mãe: Michele só conseguiu sair do pais, porque deixei ela passar uns dias aqui em casa, pode uma coisa dessas?
Meu ex sogro narcisista e seus filhos narcisistas, familia doente! 🙌🏻
Aprendeu com os pais,q coisa ridícula
Pior amiga que isso é em todo lugar tem que tomar muito cuidado com quem casa e com quem esta do lado da casa essas pessoas sao invejosas e nao sao amigáveis
Meu ex sogro e sogra o casal. Meu ex marido era o bode e irmao o dourado que estudava era o intelegente da familia e meu ex marido nao estudou pois a mae dizia que tinha problemas por causa de um acidente de moto. Depois vim entender que eram familia de doentes tanto que se divorciaram. E me divorciei pois nao aguentei 12 anos casada com manipulador narcisista. Se se parou sa ex mulher agora ta manipulando minha filha ele mudou a cabeça dela , faz todas as vontades to tentando abrir os filhos dela. Mas ta cega.
Muito top e esclarecedor, o Senhor te dê dias longos e felizes. Obrigada por compartilhar
Eu tive pai e mãe narcisistas. É o pior tipo de pessoa q pode existir nesse mundo. São extremamente maldosos, perversos, covardes. Sofri muito abuso q destruiu com minha vida. É uma verdadeira tortura a vida. Ou melhor, não pude ter vida. Isso precisa ser falado e mostrado.
Entrei nesse vídeo por acaso e você desenhou minha mãe exatamente no minuto 10:36. Eu sempre senti uma preferência pela minha irmã, por parte dela. A vida inteira me culpou por coisas que eu não tinha culpa. A vida inteira se fez de vítima em situações que quem estava sendo injustiçado era eu. Depois de adulto, me cobra muito que eu dê assistência financeira e moral para a minha irmã (que tb é adulta, trabalha, é noiva). Para minha mãe, eu tenho a obrigação de ficar procurando minha irmã. EXATAMENTE TODAS as minhas namoradas tiveram problemas com minha mãe. TODAS, sem exceção. Enfim. . Eu a amo, afinal é minha mãe. Mas estou tentando fazer o mínimo de contato, pois já está me fazendo muito mal.
Fui criado pela minha vo meu pai muito narcisista vive falando que eu não sou nada sem ela e o pior ela me trata muito mal perto dos meus tios tive que crescer e aprender a engolir tudo isso sozinho já passei por depressão mas Deus sempre se fez presente na minha vida tenho certeza que sem Deus hoje não estaria mais aqui
Muito bom,.... Extremamente objetivo simples e 100% realista. em 10:36 falastes a espinha dorsal de um pai/mãe narcisista. Gostei muito,....Parabéns.
Esse vídeo é a definição mais perfeita e detalhada da minha mãe... nossa muito triste passar uma vida convivendo com isso e saber o quanto isso afetou sua essência. Espero que com os vídeos eu consiga ir me libertando e tirando a culpa de mim.... são muitos de tortura... 😢... mas venceremos...
Eu realmente devo tudo a meu pai e minha mãe hehehe
Ainda bem que eles nao se enquadram nessas características... sao pais normais.
🤔
Já o filho kakakakakak
Q bom