Acabei de viver um relacionamento de quatro anos com uma pessoa evitativa. Nunca na vida vivi algo tão DIFÍCIL, COMPLICADO, DESAFIADOR E ANGUSTIANTE. Quando a conheci estava num momento da vida, depois de muita terapia, com um apego seguro, tanto que ela nunca escondeu ser evitativa e vivemos durante 01 (sem oficializar o namoro) de forma tranquila. Depois do pedido do namoro, onde fiz questão de pontuar naquele momento o quanto aquelas características evitante me incomodava um pouco e que poderia gerar grandes problemas para o namoro, ainda mais um namoro a distância. Bom, depois do namoro oficializado, expectativas de casamento e filhos sendo criadas e conversadas, com o passar dos dias e com as crises evitativas, no mínimo, 02 vezes por ano, eu acabei SURTANDO. A carga emocional que carrego dessa relação é enorme e trouxeram traumas e fizeram reviver traumas já superados do meu passado. Eu a amo muito, no geral tínhamos um bom convívio juntos, mas um namoro a distância e as crises evitativa a com tanta frieza, indiferença, descaso e etc me fez virar um louco de apego inseguro/ansioso. Nunca senti nem vivi nada parecido durante toda a minha vida. 😢 Eu surtei em vários momentos a ponto de ter tido comportamentos e atitudes tóxico, sufocantes e doentias. Surtei, e nunca imaginei que uma pessoa com apego seguro poderia se torna um inseguro/ansioso assim dentro de um relacionamento. É uma pena, dói bastante pq existe muito amor. Mas não dá pra saber se do outro lado existe essa compreensão e vontade de melhorar em pró do relacionamento e dela própria. No fundo acho que ela gosta de ser assim e não encara como um problema. Nos momentos de crise parece que estou vivendo com um robô e não com um outro ser humano. Sempre que toquei no assunto de terapia em casal fui tratado com desdém.
Se a pessoa não tiver lucidez, acaba desenvolvendo situações de difícil reversão em sua vida. Acredito que o apego evitativo se relaciona muito com a falta de responsabilidade afetiva. Agora uma pessoa evitativa que saiba o que realmente faz e utiliza desse mesmo desapego para testar e sacanear outra pessoa acredito que seja maldade. Se entende que é o seu jeito e que não vai mudar, a pessoa que se torna com o apego ansioso vai ter que trabalhar muito e no mínimo entender essa análise para conservar essa relação e buscar novamente o seu apego seguro. Aí é entender e saber o que cada um quer. Apaixonarmos por uma pessoa sem saber sobre a fundo dessa questão é uma coisa. Agora passarmos a gostar de alguém, sabendo que você pode ser completamente ignorado e aceitar é vacilo.
Infelizmente, assim como você, não segurei a onda. Muito por desconhecer os tipos de apego, e ao ler sobre o assunto, mudou completamente minha visão. E esclareceu muitas coisas pra mim. No início eu me coloquei em um propósito de ser uma pessoa melhor. Me doar na relação e fazer a pessoa feliz como foco e ser feliz. Mas de início percebi que se tratava de uma pessoa desapegada, sobretudo por já me falarem e também ao observar alguns comportamentos. Com o tempo pensei que a pessoa teria a minha confiança e que eu poderia conquistar o mundo dela, mas na verdade eu estava me diminuindo pra caber no mundo dela. É difícil nos convencermos e enxergar a realidade. Até acumular uma série de frustrações e buscar agir de igual pra igual, da forma como pensei q ela estava agindo comigo. Um belo dia só pedi que ela deixasse minhas coisas na portaria do condomínio dela. Uma ação reativa da qual me arrependo. Poderia simplesmente terminar tranquilo. Acabei me culpando muito por isso.
@@andriellesantos7326 É exatamente tudo isso que você acabou de relatar. Quando passamos a entender acreditamos que seremos capazes de se adaptar ao estilo da pessoa evitante. Mas só da gente tentar ser compreensivo e entender que o outro é daquele jeito e temos que nos adaptar a ela em pró do relacionamento, estamos justamente nos invalidando pelo outro. E, sem dúvida, o outro não faria 1/3 disso por você. É uma linha tênue grande entre abdicar de nós pelo outro, abrindo mão de orgulho e vaidade, mas a médio curto prazo será uma frustração enorme nas nossas vidas. O mais interessante nisso tudo é que os relatos das pessoas que se envolvem ou se envolveram com evitantes são exatamente igual. Não há nada que se possa fazer, eles não entendem o que fazem e como são capazes de destruir emocionalmente qualquer pessoa.
@@andriellesantos7326 Cara, é exatamente isso. Tentamos entender de todas as formas o motivo do evitativo ser da forma que são. Assim como você eu vivi quatro anos atormentado e extremamente ansioso sem entender o motivos de tanto desapego e falta de compromisso com a responsabilidade afetiva do outro. Assim que passei a ler muito e entender sobre estilo de apegos entender sobre o apego evitativo tudo passou a fazer sentido. E assim como você depois de entender quis me invalidar querendo entender o outro e fazer de tudo para caber na vida dela. Quis ser totalmente compreensivo e passei a acreditar que fazendo isso seria uma pessoa boa, seria feliz no relacionamento. Mas nessa situação não pode ser altruísta, infelizmente, pois na primeira oportunidade eles não farão 1/3 por você. Temos de fato que nos priorizarmos e sermos tão egoísta quanto eles, senão iremos aceitar o mínimo e viveremos frustados a vida inteira. Não dá, eles não percebem o que fazem e como pode destruir as pessoas. E nada nem ninguém ira fazer eles perceberem isso. Relacionamento e emoções ele encaram como segundo ou terceiro plano na vida deles, e rotulam isso como fraqueza. O melhor é cair fora, mesmo que amando muito e sofrendo, mas prefira sofrer agora do que sofrer numa vida inteira. É o que disse.. se a pessoa que eu estava conseguisse controlar no minimo 10% de tudo isso eu não iria embora, pq apesar dessa característica ela possui outras inumeras qualidades que me fazem amar muito até hoje.
O mais curioso nisso tudo é que exatamente igual as histórias de pessoas que se envolvem ou se envolveram com pessoas de estilo evitante. Impressionante as marcas que ele deixam nas pessoas.
Minha esposa tem estilo de apego evitativo, parece que ela tem duas personalidades, uma hora está proxima, carinhosa, brincalhona, e acorda como se não me conhecesse, eu ja estou exausto, nao aguento mais sustetentar isso.
É bom ter essa referência e ficar atento aos nossos comportamentos e ao do outro. Se relacionar e se auto conhecer também, estamos aprendendo sempre, e queremos e precisamos melhorar. Muito bom! ❤
Tenho apego evitativo e sim...é um inferno para o outro que tenta. Não consigo me apegar muito as pessoas..já tentei viu mas não ia. Até pensei porra...tem alguma coisa errada então!. Aí fui ver isso de teoria do apego e entendi o porque de eu agir assim...ser desapegado é bom...mas em excesso é frieza. Esse é o problema..não saber medir. E eu já estou no nivel da indiferença pura...to lascada..0nOu partiu terapia...😅
Eu tenho apego evitativo e isso me fez ter uma vida de mais de 30 anos no modo solo ou sozinho. Enfrentei muitas rusticidades por conta própria e isso me mudou completamente e provavelmente quando eu morrer as únicas pessoas viva que estará é o coveiro e o cara da funerária transportando meu corpo. Não fico triste com isso. Não sinto nada e recentemente descobri que tenho nojo da palavra amor. Apesar de tudo isso. Sem psicopatologia e vivendo com os dois pés no acelerador. Alguns me chama de lobo solitário.
Me identifiquei com seu relato. Estou sozinha há 11 anos. Se um dia eu me cassasse (o que é praticamente impossível) eu não teria praticamente ninguém pra chamar para ser madrinha de casamento!
@ReginaOliveira-r3i Tu. 11 anos vivendo no modo solo. É. Você tem o psicológico blindado porque bancar esse tanto de ano e mulher. Impressionante. Digo isso porque das mulheres que vi. Não dá conta. Que os poderes da sabedoria esteja com tu!
Eu tenho um apego ansioso ferrado, é muito nítido nas minhas relações, desde adolescência, mas ao mesmo tempo quando alguém se aproxima sou muito evitativo tbm, complicado.
Eu não me relaciono mais com pessoas evitativas, elas transformam a pessoa com apego seguro em ansioso e é horrível. O evitativo tem que arrumar outro que nem ele e provar do mesmo veneno ou simplesmente não vai existir relacionamento né
Não é bem assim. Tenho apego evitativo e namoro um ansioso e estou aqui pra aprender a me relacionar melhor com ele. Tenho consciência de que sou desapegada, mas quero me esforçar pra ser mais atenciosa e não fazê-lo sofrer.
@@bela8048 Você é fora da curva pq você entende as dinâmicas de apego e é alguém que se esforça pra se tornar segura. Mas a maioria das pessoas não movem um dedo sequer.
Eu sou um ansioso e quando ele se torna vago, eu simplesmente faço o mesmo e dou logo um choque pra se tocar, às vezes até dou sumiço e respondo menos as mensagens?
Oi, não necessariamente! Isso pode ser apenas uma característica sua, característica que pode ser modificada e reaprendida se é algo que você sente que está te trazendo prejuízos. :)
Acabei de viver um relacionamento de quatro anos com uma pessoa evitativa.
Nunca na vida vivi algo tão DIFÍCIL, COMPLICADO, DESAFIADOR E ANGUSTIANTE. Quando a conheci estava num momento da vida, depois de muita terapia, com um apego seguro, tanto que ela nunca escondeu ser evitativa e vivemos durante 01 (sem oficializar o namoro) de forma tranquila.
Depois do pedido do namoro, onde fiz questão de pontuar naquele momento o quanto aquelas características evitante me incomodava um pouco e que poderia gerar grandes problemas para o namoro, ainda mais um namoro a distância.
Bom, depois do namoro oficializado, expectativas de casamento e filhos sendo criadas e conversadas, com o passar dos dias e com as crises evitativas, no mínimo, 02 vezes por ano, eu acabei SURTANDO. A carga emocional que carrego dessa relação é enorme e trouxeram traumas e fizeram reviver traumas já superados do meu passado.
Eu a amo muito, no geral tínhamos um bom convívio juntos, mas um namoro a distância e as crises evitativa a com tanta frieza, indiferença, descaso e etc me fez virar um louco de apego inseguro/ansioso. Nunca senti nem vivi nada parecido durante toda a minha vida. 😢
Eu surtei em vários momentos a ponto de ter tido comportamentos e atitudes tóxico, sufocantes e doentias.
Surtei, e nunca imaginei que uma pessoa com apego seguro poderia se torna um inseguro/ansioso assim dentro de um relacionamento.
É uma pena, dói bastante pq existe muito amor.
Mas não dá pra saber se do outro lado existe essa compreensão e vontade de melhorar em pró do relacionamento e dela própria. No fundo acho que ela gosta de ser assim e não encara como um problema. Nos momentos de crise parece que estou vivendo com um robô e não com um outro ser humano.
Sempre que toquei no assunto de terapia em casal fui tratado com desdém.
Se a pessoa não tiver lucidez, acaba desenvolvendo situações de difícil reversão em sua vida. Acredito que o apego evitativo se relaciona muito com a falta de responsabilidade afetiva. Agora uma pessoa evitativa que saiba o que realmente faz e utiliza desse mesmo desapego para testar e sacanear outra pessoa acredito que seja maldade. Se entende que é o seu jeito e que não vai mudar, a pessoa que se torna com o apego ansioso vai ter que trabalhar muito e no mínimo entender essa análise para conservar essa relação e buscar novamente o seu apego seguro. Aí é entender e saber o que cada um quer. Apaixonarmos por uma pessoa sem saber sobre a fundo dessa questão é uma coisa. Agora passarmos a gostar de alguém, sabendo que você pode ser completamente ignorado e aceitar é vacilo.
Infelizmente, assim como você, não segurei a onda. Muito por desconhecer os tipos de apego, e ao ler sobre o assunto, mudou completamente minha visão. E esclareceu muitas coisas pra mim.
No início eu me coloquei em um propósito de ser uma pessoa melhor. Me doar na relação e fazer a pessoa feliz como foco e ser feliz. Mas de início percebi que se tratava de uma pessoa desapegada, sobretudo por já me falarem e também ao observar alguns comportamentos. Com o tempo pensei que a pessoa teria a minha confiança e que eu poderia conquistar o mundo dela, mas na verdade eu estava me diminuindo pra caber no mundo dela. É difícil nos convencermos e enxergar a realidade. Até acumular uma série de frustrações e buscar agir de igual pra igual, da forma como pensei q ela estava agindo comigo. Um belo dia só pedi que ela deixasse minhas coisas na portaria do condomínio dela. Uma ação reativa da qual me arrependo. Poderia simplesmente terminar tranquilo. Acabei me culpando muito por isso.
@@andriellesantos7326 É exatamente tudo isso que você acabou de relatar. Quando passamos a entender acreditamos que seremos capazes de se adaptar ao estilo da pessoa evitante. Mas só da gente tentar ser compreensivo e entender que o outro é daquele jeito e temos que nos adaptar a ela em pró do relacionamento, estamos justamente nos invalidando pelo outro. E, sem dúvida, o outro não faria 1/3 disso por você.
É uma linha tênue grande entre abdicar de nós pelo outro, abrindo mão de orgulho e vaidade, mas a médio curto prazo será uma frustração enorme nas nossas vidas.
O mais interessante nisso tudo é que os relatos das pessoas que se envolvem ou se envolveram com evitantes são exatamente igual.
Não há nada que se possa fazer, eles não entendem o que fazem e como são capazes de destruir emocionalmente qualquer pessoa.
@@andriellesantos7326 Cara, é exatamente isso. Tentamos entender de todas as formas o motivo do evitativo ser da forma que são. Assim como você eu vivi quatro anos atormentado e extremamente ansioso sem entender o motivos de tanto desapego e falta de compromisso com a responsabilidade afetiva do outro. Assim que passei a ler muito e entender sobre estilo de apegos entender sobre o apego evitativo tudo passou a fazer sentido.
E assim como você depois de entender quis me invalidar querendo entender o outro e fazer de tudo para caber na vida dela. Quis ser totalmente compreensivo e passei a acreditar que fazendo isso seria uma pessoa boa, seria feliz no relacionamento.
Mas nessa situação não pode ser altruísta, infelizmente, pois na primeira oportunidade eles não farão 1/3 por você. Temos de fato que nos priorizarmos e sermos tão egoísta quanto eles, senão iremos aceitar o mínimo e viveremos frustados a vida inteira.
Não dá, eles não percebem o que fazem e como pode destruir as pessoas. E nada nem ninguém ira fazer eles perceberem isso. Relacionamento e emoções ele encaram como segundo ou terceiro plano na vida deles, e rotulam isso como fraqueza.
O melhor é cair fora, mesmo que amando muito e sofrendo, mas prefira sofrer agora do que sofrer numa vida inteira.
É o que disse.. se a pessoa que eu estava conseguisse controlar no minimo 10% de tudo isso eu não iria embora, pq apesar dessa característica ela possui outras inumeras qualidades que me fazem amar muito até hoje.
O mais curioso nisso tudo é que exatamente igual as histórias de pessoas que se envolvem ou se envolveram com pessoas de estilo evitante.
Impressionante as marcas que ele deixam nas pessoas.
Minha esposa tem estilo de apego evitativo, parece que ela tem duas personalidades, uma hora está proxima, carinhosa, brincalhona, e acorda como se não me conhecesse, eu ja estou exausto, nao aguento mais sustetentar isso.
força pra ti
Olá, e você acha que tem qual tipo de apego?
Talvez se você descobrir o teu tipo ajude a entender melhor o que está acontecendo no seu casamento.
Isso na vdd dos como bipolaridade
Eu nao sabia qie tinha apego ansioso ate namorar com alguém de apego evitativo..
Duas😂
Até o seguro fica ansioso, qualquer apego fica ansioso com o evitativo.
nossa, foi o que rolou comigo... tô todo bugado
Melhor os dois serem ansiosos.
tenho 20 anos e fui agora recém descobrir o porquê de algumas atitudes minhas, agradeço por compartilhar este conhecimento conosco, Caroline!
É bom ter essa referência e ficar atento aos nossos comportamentos e ao do outro. Se relacionar e se auto conhecer também, estamos aprendendo sempre, e queremos e precisamos melhorar. Muito bom! ❤
Tenho apego evitativo e sim...é um inferno para o outro que tenta. Não consigo me apegar muito as pessoas..já tentei viu mas não ia. Até pensei porra...tem alguma coisa errada então!.
Aí fui ver isso de teoria do apego e entendi o porque de eu agir assim...ser desapegado é bom...mas em excesso é frieza. Esse é o problema..não saber medir.
E eu já estou no nivel da indiferença pura...to lascada..0nOu
partiu terapia...😅
Faz algum tempo que nao assisto seus vídeos, porém quando assisto aprende demais...❤
Bem vindo de volta :)
Eu tenho apego evitativo e isso me fez ter uma vida de mais de 30 anos no modo solo ou sozinho.
Enfrentei muitas rusticidades por conta própria e isso me mudou completamente e provavelmente quando eu morrer as únicas pessoas viva que estará é o coveiro e o cara da funerária transportando meu corpo.
Não fico triste com isso. Não sinto nada e recentemente descobri que tenho nojo da palavra amor.
Apesar de tudo isso. Sem psicopatologia e vivendo com os dois pés no acelerador.
Alguns me chama de lobo solitário.
Me identifiquei com seu relato. Estou sozinha há 11 anos. Se um dia eu me cassasse (o que é praticamente impossível) eu não teria praticamente ninguém pra chamar para ser madrinha de casamento!
@ReginaOliveira-r3i Tu. 11 anos vivendo no modo solo. É. Você tem o psicológico blindado porque bancar esse tanto de ano e mulher. Impressionante. Digo isso porque das mulheres que vi. Não dá conta.
Que os poderes da sabedoria esteja com tu!
Eu tenho um apego ansioso ferrado, é muito nítido nas minhas relações, desde adolescência, mas ao mesmo tempo quando alguém se aproxima sou muito evitativo tbm, complicado.
existe um tipo de apego chamado desorganizado, que é a mistura dos dois apegos, talvez seja o seu caso
Passo demais por situações semelhantes e esse conteúdo foi certeiro. Gratidão pelos esclarecimentos Dra. Caroline!
Eu não me relaciono mais com pessoas evitativas, elas transformam a pessoa com apego seguro em ansioso e é horrível. O evitativo tem que arrumar outro que nem ele e provar do mesmo veneno ou simplesmente não vai existir relacionamento né
EXATAMENTE
Não é bem assim. Tenho apego evitativo e namoro um ansioso e estou aqui pra aprender a me relacionar melhor com ele. Tenho consciência de que sou desapegada, mas quero me esforçar pra ser mais atenciosa e não fazê-lo sofrer.
@@bela8048 já vi essa história entes, infelizmente, ele vai se lascar . Se for apego seguro fica ansioso, se já é ansioso vai ficar pior.
@@bela8048 Você é fora da curva pq você entende as dinâmicas de apego e é alguém que se esforça pra se tornar segura. Mas a maioria das pessoas não movem um dedo sequer.
Nossa me ajudou muito, agora fez eu enteder porque eu repetir ciclos.
me ajudou mt tbm.
Eu sou um ansioso e quando ele se torna vago, eu simplesmente faço o mesmo e dou logo um choque pra se tocar, às vezes até dou sumiço e respondo menos as mensagens?
Me ensina 😢..pois estou em uma relação onde ele totalmente evitativo e eu totalmente ansiosa 😢
Amei sua forma natural de explicar.
Meu Deus ! Que riqueza de vídeo. Obrigada!
Muito bom este vídeo 👏👏👏
Que saudade dos vídeos!!
😮 Exatamente isso!!! Sou evitativa.
Obrigada pelo vídeo.
Descobri que tenho Apego evitativo. Isso é considerado transtorno? Sofro com isso.
Oi, não necessariamente! Isso pode ser apenas uma característica sua, característica que pode ser modificada e reaprendida se é algo que você sente que está te trazendo prejuízos. :)
@@CarolineBusarelloBruning Muito grata pela resposta 🌷🙏
Video top estava a espera desse vídeo 😊
e o apego ansioso pode ser confundido com border?
Amei
Curti. Eu faria terapia com vc.
Eu tenho os dois, ansioso evitativo, é um inferno, porque quero ser amada, mas tenho um medo profundodo ser amada, um sofrimento imenso.
sou exatamente assim.
Ola
Mto bommmm
👏👏👏
Como é obter conhecimento!
Mas e agora... já me apaixonei por uma evitativa...
Vou ter que gastar com terapia 😅
Só faltou falar como se relacionar. Clickbait?
Também quero saber. Porque tá osso 😂
Precisa de muita compressão e apoio. Eu estou no seu mesmo caso, apenas conversem e se entendam.
Não tem como, termina e larga o evitativo com o mundinho dele, ele não quer você lá. Dar murro em ponta de faca só vai fazer vc sangrar.