Você descreveu fielmente a minha ex😯 Quase entro num casamento infernal; mas acordei antes, graças a Deus e a pessoas maravilhosas como você Taryana Rocha👏👏👏👏 Que Deus te abençoe. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.
conheci sobre isso e já amei, eu acabei de entender pq sempre minha mãe era daquele jeito, ela jogou o filho BB pra minha irmã criar praticamente e qd minha irmã saiu de casa aos 16 queria jogar pra mim e falei que não o filho era dela. Senti que minha vida melhorou qd sai de casa e estado em 2003.
Chorei muito, muito mesmo, quando soube que ela era uma narcisista oculta. Saber que todo aquele amor era uma mentira, é muito cruel. Muitas coisas se encaixam agora, mentiras, triangulações, dissociação, etc.. Na infância dela, ela apanhou muito do pai, foi atroz. Chorei muito quando, estudando sobre o narcisismo oculto, tomei conhecimento que é na infância, quando a criança sofre muito abuso, muita vergonha e negação dos pais, é onde ocorre a dissociação do eu da criança. Onde ela mesmo constrói um fake de sua personalidade. Ela mata o eu verdadeiro dela (por questão de sobrevivência), por que acredita que os pais o acham um lixo e que as pessoas também vão acha-la um lixo. Que nunca vai ser amada, porque ela não presta. É o que aconteceu com ela. Daí onde vem a baixa autoestima. Então ela necessita de validações, de suprimentos, mesmo sabendo, no fundo, que não é merecedora, somente seu fake mentirosa o é. Em segundo plano, uma narcisista também foi vítima quando criança. Muito triste ter que ir embora sem poder fazer nada. Dor infindável.
Faço das suas palavras as minhas. O grande amor da minha vida também é uma narcisista oculta, até hoje não consigo acreditar que tudo aquilo vivemos foi um amor de mentira. Sinto muito por não poder ajudá-la, ela também teve uma relação super conturbada com os pais até hoje a convivência deles não é saudável. Depois que estudei sobre esse tema eu tive a certeza que ela sofre do transtorno e que eu fui vítima. Estou tentando seguir a vida, graças a Deus agora estou bem melhor do que estava no término, mas jamais vou conseguir acreditar que a pessoa que eu mais amei na vida nunca existiu.
Meu relacionamento acabou fas um mês ele quê me provocou até conseguir quê eu pegasse amor por ele aí do nada se afastou de mim dizendo pega mas não se apega
Fui tentar escrever alguma coisa, mas li seu cometário. é bem resumido mas é profundo e verdadeiro: ela nunca saberá! Espero que esteja bem, Thais! E a vc Tary, todo o meu amor pra vc.
Sofri abusos da minha mãe narcisista durante 40 anos,pensem em uma pessoa ruim, invejosa,que adora humilhar. Uma pessoa que do portão para fora é um anjo e dentro de casa um demônio. Hoje tenho complexo de inferioridade, síndrome do pânico e crises de ansiedade!!!
Eu respondia à minha mãe altura, mesmo antes de saber da existência do narcisismo... Me descobri como a filha dourada... Fui da filha dourada à ovelha negra, porque colocava tudo no ventilador... A oculta é uma das piores de identificar, mas quando se percebe isso, não se permitir manipular é o melhor caminho. Hoje não só imponho limites como corto conversinhas desnecessárias. Se eu não tivesse tido transtorno de ansiedade e feito terapia, jamais sairia dessa prisão. Autoconhecimento é tudo. Façam terapia!!!
La em casa é tudo encubado, digo pai e mae, hoje moro bem longe deles, mas ja percebi que a melhor coisa é focar na educaçao dos meus filhos...meus pais sao caso perdido
Isso aí Katia. Foque no fluxo para frente. Olhar para trás é como olhar para a morte e olhar para seus filhos e amor pela família e pelo fluxo da vida. Afinal quem vai levar a família adiante?
Essa parte de aprender a cozinhar aconteceu comigo ,exatamente como você descreveu ,depois a mãe narcisista sai te difamando que ninguém ajuda ela em casa
Idem.. nem lavar louça. Eu nunca sabia fazer nada, ia fazer errado ou quebrar, ou ia demorar muito... Hj peguei raiva de fazer as coisas. Muito triste...
Sim. Lembro até hj, qdo fui fazer um arroz, ela dizendo: "vc não presta nem pra fazer uma arroz!". Daí sempre fica travada p fazer algo e ela aproveitava p dizer p todo mundo que eu n fazia nada.
Minha ex era assim tmb ela falava que nada dava certo na vida dela. Ela não parava em emprego nenhum no tempo que estive com ela foram 06 empregos sendo que o ultimo era um cargo concursado no qual ela pediu exoneração. Agora já faz 02 anos que ela esta sem trabalhar isso pq ela e formada em Enfermagem que é uma area que tem bastante vagas de trabalho. Em todos os empregos que ela entrava sempre havia alguém disposto a derrubar ela, querendo puxar o tapete dela, querendo o cargo dela ou fazendo algo de mal contra ela . Ela dizia que nos trabalho que ela trabalhou era só humilhação e que a pessoa precisa trabalhar em uma cargo que a pessoa seja respeitado ou ao menos a pessoa possa fazer o que quer.(Não gostava de receber ordens e nem de ser mandada por ninguem) Ela não tinha uma boa convivência com os irmãos .( Eram 03 homens) O tio dela falava que ela não fazia nada da vida fica o dia todo assistido TV e na internet . Um certo dia o irmão dela chegou do serviço a noite e nem comida pronta não tinha na casa. Sendo que nem ela e nem a mãe dela não fizeram nem a comida para o irmão que levantou as 05:00 para trabalhar e so chegou em casa a noite ai ele mesmo teve que fazer a janta. Qdo ela estava tirando a carteira de motorista ela chamou o amigo da mae dela pra ensinar ela dirigir pq ela ja tinha reprovado 02 vezes ai o rapaz foi la ensinou ela só que o carro dela estava com problema este rapaz levou o carro para o conserto e pagou com o dinheiro dele e ela ficou de pagar pra ele qdo o carro ficasse pronto o valor do conserto que era de R$ 500,00 até hoje ela não pagou este rapaz. Nunca tinha dinheiro pra nada sempre na costa de alguém. Pensa numa pessoa vitimista que reclamava de tudo e de todos e dizia que ninguem gostava dela e todo mundo pra ela era feio sempre se referia as pessoa como o feio, a feiosa o magrelo a feinha sempre com nomes pejorativos. Ela tinha um humor negativo as vezes meio sarcastico piadinhas de duplo sentido sempre jogando uma indireta. Tambem era muito invejosa qdo alguem conseguia algo na vida ela dizia que as pessoa conseguiu as coisas pq alguem ajudou ou pq nasceu privilegiada.
Graças a Deus! Já tava paranóico achando que era narcisista, eu tenho traços um pouco fortes, mas percebi e estou mudando. No espectro creio que estou no 7. A cada dia estou me curando olhando pras minhas inferioridades. Consigo me sentir bem com o bem estar verdadeiro do próximo e me sentir mal com injustiças, entretanto percebi que fui mimado e bem protegido na primeira infância, minha mãe "passou a mão em minha cabeça" em muitas situações que eu deveria ser corrigido e responsabilizado. Com isso, mesmo com uma certa facilidade para aprender, fui me tornando cada vez mais negligente e egóico. Me colocava sendo o mais inteligente e sábio. E por muito tempo dizia coisas que não sabia tanto ou sabia nada pra manter essa máscara. Percebi que não sou o dono da razão e que não preciso saber de tudo, tenho deficiências na minha aprendizagem e que preciso preencher as lacunas. E isso é libertador, se responsabilizar dos erros, me motiva a aprender mais. Melhorar o relacionamento conosco e com o próximo a cada dia é maravilhoso! Estou a cada dia aprendendo mais, amo aprender e ensinar, entretanto agora eu procuro ensinar o que realmente sei, sem precisar recorrer a mentiras ou explicações sem nexo para parecer o rei Salomão. Procurem terapia, seja homem ou mulher, todos precisamos melhorar algo em nós... Isso é amor. Amor próprio e amor pelo próximo.
Que incrível; você foi empurrado para um lugar que não era seu; mas descobriu isso devido ao seu alto valor espiritual e humano; pode -se dizer que venceu o seu meio; isso motiva a cada um de nós buscar nossa essência; obrigada por compartilhar!🙏👏💪
No seu caso como desconfiou que era? Vc por experiência, o que acha que deve ser feito quando descobrimos que alguém é, devemos contar? Ou isso pode fazer mal, ele tem que descobrir sozinho?
@@kellybarela1942 a Taryana disse em vídeo que devemos impor limites com linguagem não agressiva e avaliar a pessoa, como ela reage e se melhora. Se não reage bem e não muda, outros psicólogos indicam o contato zero com aquela pessoa (a Taryana também parte desse método, pois ela não atende narcisistas quando fecha o diagnóstico, e pelo que entendi do vídeo, a compreensão dela é que devemos nos afastar de uma personalidade que tem o narcisismo patológico).
Você pode ter só traços plenamente passíveis de tratamento.. pelo que você fala vc verificou que tem traços e deve ser culpar por ter tomado atitudes narcisistas. Mas essas atitudes podem decorrer em virtude de outros transtornos, inclusive o borderline, por exemplo. As pessoas estão enxergando personalidade narcisista exageradamente. Nem tudo é tão preto no branco. Tanto um narcisista quanto um dependente emocional pode ter atitudes manipuladoras. As intenções podem ser diferentes e a atitude semelhante.
Caramba, vc descreveu exatamente o meu ex marido, com todos os detalhes! Ele ficou parado num tempo em q lutava bem muay Tay, culpando um ou outro pela sua desistência da luta, ele é muito muito invejoso, realmente, inveja tudo! Tbm tem atitudes passivo-agressiva. Meu sofrimento se maximizou qdo parei de trabalhar para cuidar da nossa bebê. Ao tentar retornar para o mercado de trabalho, numa profissão alternativa em q eu pudesse ficar com minha filha e empreender, tive a ideia de fazer e vender marmitas com refeições indianas e um toque abrasileirada, para servir a gostos variados e pensei em começar vendendo no meu prédio. Ele super pois pra baixo a minha iniciativa, falou q ia sobrar comida, q eu não tinha como armazenar e só ia gerar prejuízo, nós dois sabíamos q sou uma ótima cozinheira (fui vegetariana por mais de 20 anos). Eu desisti pq precisaria do apoio dele para fazer as entregas das marmitas e organizar com o tempo da escolinha da minha pequena. Com certeza eu fui o bode expiatório do meu ex marido, qdo ele se sentia encurralado, em nossas discussões, ele cuspia em mim, depois falava q fazia isto por minha culpa, eu era responsável pela sua atitude. Estamos divorciados há pouco mais de um ano, hj ele está namorando uma ex namorada dele de 15 anos atrás, q ele dizia que tratava como lixo, pq na época ele se drogava e nos conhecemos num grupo de auto-ajuda, ele falava nos depoimentos. Minha mãe tbm é narcisista oculta... Eu não tenho profissão definida ainda, já tenho mais de 40 anos, minha mãe me ajuda financeiramente e, ao mesmo tempo, me chama de merda. Minha irmã é psicóloga e mto mais desajustada do q eu, não assume e não se trata. Meu pai é passivo-agressivo, tem TOC, mas não diagnosticado e nem medicado, nada... Moro longe da cidade deles, estou lutando para ser uma boa mãe e criar uma filha saudável, tenho poucas pessoas neste mundo, obrigada por vc ser uma delas!
É complicado, descobrimos quando adultas o motivo de sermos tão "perdidas" na vida e quando o entendimento vem traz consigo um luto imenso! Você vai superar, uma vida nova vai nascer para você e você vai se sentir nascendo também, fácil não é, mas é possível. Muita saúde, força e foco para você, o melhor para você e sua filha. Um abraço fraterno de alguém que entende.
Sim, seu relato parece com o meu uma ex amiga me falava que todos tinha inveja dela..eu comecei a achar aquilo estranho, pois ela culpava tudo e todos ao seu redor e fui percebendo com o tempo que na verdade era ela que tinha inveja das pessoas..uma pessoa muito vazia, mau amada e amargurada..assim que percebi, continuei me fazendo de "amiga" e fui me afastando..ainda bem que nunca fui co-dependente de pessoas e muito menos de amizade.
Taryana, o que mais sofre no meu ponto de vista é o bode expiatório. O filho de ouro pode ter algum sofrimento em algum momento mas quem realmente sofre é quem é exposto ao sofrimento e torturas psicológicas o tempo inteiro! O filho de ouro não sabe o que é sofrer, e isso os tornam até bem egoístas... São os primeiros que abandonam os pais se precisar. O bode expiatório não tem essa mesma garra tão facilmente porque a auto estima dos "bodes" foi destruída a vida inteira! E outra característica que eu vejo nos filhos de ouro quando eles crescem, é dizer que eles sofreram o que o bode expiatório sofreu. Ou seja, não satisfeito em ser o centro das atenções quando criança,ainda por cima quer ser a vítima quando adulto. Aí ele desvalida o irmão que REALMENTE sofreu... E isso eu vejo em filhos de ouro com traços narcisistas ou Narcisistas.
Exatamente eu eminha irmã, eu sou a mais velha e bode expiatório, ela foi a dourada e na concepção dela ela sofreu mais que eu 😂. O tanto de abuso psicológico e até físico (apanhar)que sofri e ser responsabilizada por tudo, ser cobrada o tempo todo a cuidar das tarefas domésticas e tomar conta minha irmã quando criança e ela dizer que ela sofreu mais, e que minha mãe sempre me amou mais que ela. Eu tive que explicar pra ela que nossa mãe simplesmente só jogava ela contra mim pra controlar ela. Hoje até entendo pq minha irmã e eu não nos entendiamos quando morávamos na casa dos nossos pais. Nosso relacionamento melhorou muito depois que eu casei e sai de casa, crie laços com minha irmã que achei que nunca fosse possível, eu achava estranho que como a gente passou a se dar bem depois que daí de sai de casa e me afastei dp ambiente tóxico em fomos criadas, hoje entendo que a causa disso foi sermos filhas de MN.
Toda vez que vou desabafar com minha mãe ela mostra como ela é quem tem problemas, sempre focando nela. Sempre me sinto pior do que antes de ter desabafado. Ouvindo os comportamentos acredito que exista muita coisa atrelada a personalidade da minha mãe.
Eu já vi esse vídeo, pelo menos umas 5x. Pq foi nele que percebi que vivo com um narcisista oculto, há 24 anos. Eu vim pro canal da Taryana por causa da minha mãe. E... Boom!!! Eu sabia que tinha algo errado e estava cega. Vejo o vídeo pra me preparar. Pra me convencer. Pra criar forças. Só quem convive num relacionamento com alguém assim, pra entender o buraco que é; eu vi a luz laaaaaa longe, mas, ainda sem forças pra sair desse buraco.
Alguém consegue indicar algum vídeo que mergulha mais no tema: convivendo em um casamento com um narcisista oculto? Percebam que o NO ele é sutil... Ele é vítima. E é algoz. E se vc for tentar se libertar, VOCÊ é uma pessoa horrível e não conseguira sair, pq não sabe como sobreviver sem essa pessoa, seja pela culpa e/ou dependência.
@@RejannePonte tem também a Taryana Rocha no Canal À Deriva Podcast onde ela explica tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista, está maravilhoso!
Minha história... Eu desenvolvi alguns traços inconsciente, mas eles me faziam me sentir mal... Pq não era de mim ser assim, elas me faziam agir assim. Quando me afastei um pouco pude ser eu de vdd. Mas tenho a tendência de criar vínculo com pessoas assim, preciso aprender a me libertar desse ciclo.
@@lp5927 assim durante a maior parte da minha vida eu não tinha consciência deles e achava apenas que era tanto o meu jeito de ser como o delas, porém nos últimos 10 ano eu me tornei TJ e com o amor e a bondade das pessoas com quem passei a conviver e o melhor entendimento da Bíblia e de toda a sua filosofia eu passei a sentir vergonha de alguns traços que eu tinha e até então achava normais, daí começou a crescer em mim o desejo de ser como aquelas pessoas e como Cristo era, mas só recentemente por viver uma amizade e um relacionamento abusivo eu fui atrás de entender essas pessoas, pq eu queria entendê-las e perdoa-las pela luz do amor foi quando eu descobri o que era narcisismo que até então eu achava ser apenas algo mitológico, ciente disso quanto mais me informava mais via minhas progenitoras e a mim nesses traços. Claro que fiquei chocada e com mais vergonha ainda, mas entendi que eu não sou,.apenas repeti um padrão de comportamento no qual estive inserida durante toda a vida. Eu lembro que me sentia uma pessoa má e gostava de ser assim, embora tmb tivesse um senso de justiça enorme, porém só tive consciência desse submundo escuro que eu tinha quando eu já era uma pessoa transformada pela palavra de Deus. Abç e desculpa o textão não consegui ser sucinta.
@@Incompleta7010 Nada, não tem o que pedir desculpas. Eu que agradeço pelo seu relato, serve como esperança e inspiração, fico feliz que conseguiu se analisar e superar os traços. Que Deus continue te iluminando 💛
Na minha primeira infância minha MNO me punia com desprezo, me ignorava. Até os 6 anos eu quase não falava, me retraia. E já tentava agrada -la ajudando minha vó doente. Cresci achando que eu era "tímida", mas na verdade eu era podada, não tinha voz na própria casa. Hj em dia não tenho prazer em conversar com ela, não me sinto ouvida por ela de verdade.
Convivi 33 anos com um narcisista oculto sem saber. Ele me olhava com desprezo e por fim me abandonou por completo morando na mesma casa. Descarrtei o por descobrir seus contatos com prostitutas. Estou no contato zero atualmente e pretendo ficar assim para o resto da vida.
@@maysasa9098 recomendo autoconhecimento através de Deus e terapia( fiz 3 tipos). Hj, estou casada com um homem maravilhoso, vivendo um relacionamento saudável, graças à Deus. Não desanime, o luto passará, mas entender o motivo pelo qual aceitamos muitas coisas inaceitáveis será essencial para sua cura. Deus te abençoe! Isso td passará, tenha fé
Nossa ano passado descobri o narcisismo ,fiquei chocada e percebi que vivia com um!Não sabia que vivia um relacionamento tóxico!24 anos de abuso e sofrimento intenso!Hj consegui sair fora e estou em contato zero ....sofrendo de abstinência!Hj sei que tenho dependência emocional
Essas descrições eu vi minha sogra e minha mãe: ambas vieram de um lar desajustado, sem amor e carinho, minha sogra disse que apanhou demais de seu pai. Eu e meu marido crescemos sendo invalidados; minha sogra o impediu de se graduar, de tirar a carteira de motorista, quando eu disse que estudava pedagogia, ela quis me desmotivar dizendo que não teria uma carreira bem sucedida. Ela diminui muito as pessoas, se vitimizando demais, tudo é culpa do pai dela, menos dela. Quando compramos nossa casa própria, diminuiu nossa conquista, dizendo que iríamos nos arrepender por não tê-la consultado, até isso ela se sentiu inferior. Já brigamos e ela me bloqueou das redes sociais. Já minha mãe, tudo que eu me destacava, (gosto de cozinhar), ela me invalidava, dizendo que estava ruim. Achava estranho porque as pessoas sempre me incentivaram, já ela me diminuía demais.
Super te entendo. Depois que eu casei percebi uma piora no comportamento da minha mãe. 3 anos depois de morar longe dos meus pais fui visitá -los. Tentei fazer um lanche pra minha mãe e ela disse que não queria e fez uma cara de desdém, uma cara de nojo. Até hoje essa lembrança ainda é muito forte em mim. Percebi que na área da cozinha não pode existir ninguém melhor que ela. Como se ninguém fosse capaz de aprender coisas novas.
Tary, por favor aborde narcismo oculto em idosos. Como lidar? cada vez mais se vitimizando e "adoecendo" a minha necessidade é de afastar, mas ela está com 84 anos de idade, não estou sabendo lidar.
O pior é que no Brasil não se pode falar nada sobre idosos. Minha avó narcisista disse que meu pai bateu nela e nem corpo de delito a senhora precisou fazer e ele foi preso. Vendo a família inteira repreender ela voltou atrás. Mas depois disso meu pai nunca mais foi o mesmo. Teve um AVC e agora fica o dia inteiro na cama. Magro e esperando a morte.Toma muito cuidado por que quanto mais velho pior.
@@anaclarasantosduarte3335 que triste seu relato! Tudo por causa da droga do tal Estatuto do idoso, que em si trás esse tipo de aberração como sua avó, que sendo narcisista sabe levar vantagens. Voces se tornaram reféns de uma mulher manipuladora ao ponto de seu pai ser preso e sofrer avc de tanto desgosto! Os tais coitadinhos idosos perversos com saúde para detonar a própria família. U
A minha mãe não me deixa fazer nada daí ela sai sozinha pra fazer algumas coisas que ela não tem a menor ideia de como fazer e as pessoas conhecidas acham que eu sou folgado que não faço nada, já conversei com ela e depois da conversa ela intensificou isso parece que percebeu que me atinge e reforçou essa atitude,não sei o que fazer.
Para mim o pior tipo que existe é a oculta pois ela tem o dom de colocar o mundo contra nós. É incrível que até qd as pessoas veem algum comportamento que ela deixa escapar ainda assim eu ouço : releve é sua mãe e o mais novo : considere a idade dela! Algumas pessoas que falam da idade sabem que ela é assim desde nova e ainda assim eu não presto
Sobre esse prazer na desgraça do filho, eu vi esse sorriso de canto de boca quando cheguei da consulta da minha bebê e o médico disse que realmente não conseguiria amamentar , eu estava chorando e ela levemente sorriu. Ali eu consegui ver como ela sentia prazer na minha dor, fora outras coisas horríveis que consegui perceber graças a Tary.
Impressionante o que a inveja faz com eles, né? Não são felizes e ficam felizes quando veem os outros infelizes também. A nossa melhor arma é NÃO deixar a pessoa saber de nada da nossa vida. Nem coisas boas e ruins.
Também percebi esse sorriso e um olhar de prazer na minha mãe, meu irmão mais velho cuida do meu pai acamado e meu outro irmão que foi muito adulado não quer ajudar com nada aí meu irmão mais velho fica chateado e estressado porque pede ele pra descansar ele pelo menos nos finais de semana mas minha mãe não gosta que fala dele e aí quando ele chega pra visitar ela vira outra toda alegre e eu reparei que ela faz isso de propósito porque ela está acamada por causa da coluna e é rabugenta com a gente e mentirosa também aí fica na cadeira de rodas olhando vídeos no celular com meu irmão e dando gargalhadas enquanto meu irmão mais velho tá cuidando do meu e ajuda cuidar dela também quando não estou , fico pensando que ela poderia conversar com esse meu irmão pra ajudar e não ficasse pirraçando o outro que cuida , ela olha pra meu irmão com cara de quem sente prazer de vê-lo sofrendo
Eu comecei a estudar sobre narcisistas devido à relação que eu tenho com a minha mãe, mas normalmente eu lia e ouvia sobre os narcisistas grandiosos, o que não se encaixa no perfil dela. Depois desse vídeo tudo faz sentido.
Fiquei preocupada 😢. Tive que trabalhar pagava aluguel e deixei meu filho com minha mãe, eu levava troca de roupa quando eu ia buscá-lo estava com a mesma roupa, todo suado, eu pagava pra ela não era de graça. Eu fui destruída por ela e meu pai, infelizmente eu não tinha conhecimento dessa patologia se não nunca tinha deixado meu filho ficar um minuto perto dela e meu filho tem vários traços será que o fato dele ter ficado com ela influenciou?? Me ajudem por favor???!!! 😢😢😢😢😢
A melhor explicação que já tive sobre narcisista! Sou filha de mãe narcisista, meus relacionamentos foram todos com narcisistas. Quando fui descartada pelo último após um mês da morte do meu pai, desabei e fui para psiquiatra e psicólogo... lá aprendi que tudo que eu passei na vida, além de não ser normal...o romantismo da sociedade...eu estava presa numa redoma de narcisistas. Não, existem outros humanos que não são narcisistas e posso estar com eles. Foi uma descoberta libertadora de mim mesma. Estou me redefinindo neste mundo cheio de armadilhas. Cada vez mais me conhecendo, minhas heranças, minhas fragilidades...minha força. Reforço...esta definição e pormenores deixam bem claro que temos muito o que aprender sobre as relações humanas. Parabéns Taryana!
Aí tô me sentindo uma péssima mãe... Sou filha de mãe narcisista, fui embora quando tinha 17 anos pq não aguentava mais. Mas com minha filha infelizmente, acho que acabo reproduzindo algumas coisas... Muito triste. Tentando mudar ... Em terapia.💓
Infelizmente a gente acaba reproduzindo alguns padroes porque somos treinados pelos nossos pais e o que aprendemos com eles tendemos a reproduzir, mas uma vez que quebramos esse ciclo vicioso podemos ajustar a nossa conduta dentro do possível.
eu já acordei do meu estado de transe pra enxergar quem é minha MN porém eu fico muito apavorada de saber que existe esse tipo monstro em forma de gente , sem sentimento verdadeiro para com sua filha.
Minha mãe faz exatamente isso. Faço 20 anos final desse mês e cansei de ouvir ela dizer que não sei cozinhar, que não sei fazer nada, que não faço nada, sendo que quando eu tomo a iniciativa, ela me impede, dizendo exatamente o que você falou. Eu só tenho liberdade para estar na cozinha quando ela não está e, sinceramente, é um grande alívio fazer minha própria comida, sem ter que aguentar ela depois jogando na minha cara que faz tudo sozinha, sendo que quando vou fazer, ela não deixa.
@Vitória Brandão passo exatamente pela mesma situação. É desgastante, insano. Tenho preferido ficar mais tempo no meu quarto e quando saio faço o método pedra cinza
Eu não sou mulher mas tento ajudar a minha mãe que já é idosa mas ela não me deixa ajudar, sai pra rua pra comprar coisas, vai em vários lugares não me deixa resolver nada e as pessoas ficam comentando que eu não faço nada pra ela, é uma merda, as pessoas julgam mas não estão dentro de casa pra saber o que acontece no dia a dia.
Engraçado, a minha jamais falaria algo assim. Mas me incomoda fazer até um brigadeiro na frente dela. O jeito de observar é sufocante. Não se precipite ao achar que ela é narcisista, que quer te diminuir e que se sente bem com suas derrotas. Pode ser que ela se sinta tão incapaz que enxergue nas tuas derrotas a incapacidade dela. Agora se ela não se sentir bem com as tuas vitórias e for do tipo de pessoa que sente inveja… mais complicado. As vezes a insegurança se manifesta de uma maneira horrível. E para qualquer mãe, narcisista ou não, ter consciência de que a atitude é prejudicial ao filho é sempre motivo de grande vergonha.. mais fácil se convencer de que o filho está errado sempre.
@@fogonoparquinho7697 Cara.... As experiências de vocês... Como podem ser tão padronizados??? Parece que vocês moram comigo. Mas foi ótimo ler essas experiências pois é exatamente o que eu estou passando.
Sobre honrar pai e mãe, no mesmo livro (Bíblia) tbém há um versículo assim : Dai honra a quem tem honra. Então não se culpem quando quiser se libertar dessa relação doentia que te faz sentir um lixo !!!
Pro azar da minha sogra tenho memoria de elefante, vendo isso repassei varios episodios pro meu marido nao so comigo mas de coisas q ele mr relatou da sua infancia e hj me ajudou a ter o apoio dele
No pior dia da minha vida me tranquei no banheiro chorando, e minha mãe do lado de fora dizendo: ah ta chorando! vc não é a unica pessoa que tem problemas. Vejo essa cena passar pela minha cabeça quase todos os dias, e sempre sentia um sentimento de culpa enorme todas as vezes que desabafava com ela. Me sentia mil vezes pior e nem conseguia olhar no espelho direito. Eu acredito que ela seja narcisista grandiosa. Assisto seus vídeos já algum tempo e estou aprendendo cada vez mais, porem, no incio me pegava chorando muito pois, identifico todos os traços nela. A descoberta é um choque, mas, o começo da libertação pra uma nova vida. Se vc puder criar um grupo no telegram será top pois, não tenho mais facebook e gostaria de participar. Sou cristã e vejo claramente que as igrejas aqui no Brasil tem uma visão completamente distorcida. Eu honro minha mãe com meu caráter e atitudes mas, não com bajulação, falsidade e subserviência como é pregado. Na igreja os pais podem ser o que for mas, se um filho reclama do pai ou da mãe pronto é rebelde, lideres e pastores viram a cara mesmo. Com os seus vídeos graças a Deus as escamas estão caindo cada vez mais e estou mais forte e segura.
Eu e minha esposa vivemos situação igual, no meu caso a np fazia coisas ruins cmgo , eu era da igreja, meu pai pastor (não o principal) sempre encobria o q ela fazia , e ele tomava meu dinheiro, o apóstolo líder da igreja q eu ia encobria os erros deles, minha esposa a np dela sempre encobriu os erros do dourado (meu cunhado) e sempre rejeitou minha esposa , nos relacionamentos antigos da minha esposa ela sofria relacionamento abusivo, a np gostava dos caras q maltratavam ela , a np da minha esposa está na igreja hj , eu e minha esposa nos libertarmos disso , e hj somos felizes longe delas
Uau...que aula. Procurando sobre narcisista oculto por causa do meu ex-marido ( estamos nos separando mas ainda sob o mesmo teto), e encotrei esse bálsamo de esclarecimento. Obg.
Eu ainda sofro mesmo com contato zero há mais de 2 anos. Hoje percebo que eu consigo ser eu mesma e me redescobrindo . Mas tenho os reflexos deixados pelos abusos. Exatamente o q vc falou tay!
percebo que o narcisista oculto só não expressa seu senso de grandiosidade de cara, mas sim aguarda um pouco mais para expor isso no grupo em que está inserido, digo isso com base em convivência com uma pessoa assim. Foi chegando de mansinho como quem não quer nada e assim que se sentiu mais "intima", mostrou as garras. No fim, todos se sentem superiores (na ala superficial do ego só né, sabemos que na verdade é uma fuga do que verdadeiramente sentem a respeito de si mesmos, que é péssimo), só demoram mais ou menos para mostrar isso para o mundo...
Eu tô lutando pra manter a empatia que me resta porque esses transtornos sempre estiveram presentes e eu não sabia. Eu me lembro de sentir muita culpa na infância, chorar com música, me arrepender mas fui entendendo que nem todos têm essa capacidade, confirmei lendo um livro de psiquiatria do Flávio Gikovate. Eu nunca fugi dos meus sentimentos e me sentia tolhido de manifestar minhas habilidades e talentos em público, acabei me sabotando. Tô aprendendo todo dia. Enfim, saber separar o que é nosso e o que é dos outros é um desafio e exercício de autoconhecimento. Agora eu tenho noção de que já variei em alguns graus de narcisismo mas sempre busquei entender isso, dar nome a cada coisa, a psicologia é muito profunda. Parabéns pelo ótimo trabalho, mais claro que isso só dois disso. Melhoremo-nos. Nunca perder a habilidade de pedir e liberar perdão porque essas feridas dos traumas ficam lá dentro, são muitos estímulos, muita gente e situações diferentes que temos que lidar desde que nascemos e até nossa morte. Bom autoconhecimento à todos que buscam com sinceridade. Valeu
Tary, minha ex é muito bem sucedida, em cargo de gerência abaixo da diretoria, porém, não está no topo. Obcecada pelo sucesso profissional e financeiro desde jovem. Mas 100% dos relacionamentos amorosos dela foram problemáticos e fracassados, ambiente familiar entre irmãos e mãe brigam demais, competitiva ao extremo, 43 anos, bi sexual realizou diante de mim, mais de uma vez, por vontade própria. Quando falado sobre ela nega até que tenha feito, sendo que fez diante dos meus olhos. Diz que não gosta. Não suporta conversar, acha que tudo é julgamento. Nunca conseguiu conversar sobre nada que gerava vergonha pra ela. Todos os ex dela tiveram problemas com álcool, depressão e um até saiu da relação ameaçando ela. Ela diz que tem coração de gelo, não consegue se envolver, ter empatia. Auto estima extremamente baixa, extremamente sedutora. Quando ela tem desejo sexual nada a para, principalmente quando sob efeito de álcool. Sofri absurdamente. Terminei há um mês, ainda em abstinência.
A daqui tb não deixava eu cozinhar. Qdo eu ia tentar fazer algo, ela dizia: "Sua obrigação eh estudar, sai daqui!" E uma outra vez, que fui fazer um arroz, não saiu bom, aí ela disse: "Vc n presta nem p fazer um arroz!". Ou seja, n deixava eu tentar, e qdo eu tentava fazer algo, n saia bem e ela aproveitava p me humilhar. Esses dias achei várias fotos da pia da cozinha cheia de louca p lavar, certamente, ela tirou p mostrar p os outros que eu n fazia nada, o que eh uma mentira. Fui uma filha muito bajulador e serviçal.
O neutro na língua portuguesa é associado ao masculino Seria: já o narcisista Que inclui ambos Este vídeo é absolutamente perfeito Exatamente tudo que disse é verdade Difícil é conseguir se recuperar do trauma em lidar com o narcisista oculto
Esses dias dei uma bronca nela! Ela tava querendo usar o cachorro de bode, eu falei : ei vai despejar sua raiva em outra coisa no meu cachorro não! RS (me sinto mãe do meu cachorro)
Aline Lopes Aline Lopes Muito bem Alíne! Não permita que sua mãe maltrate seu filho canino. Sou como você em relação aos meus filhos caninos e felinos. Felizmente, minha mãe trata meus filhotinhos bem, mas se ela se meter a besta com eles, vai experimentar a minha fúria. Viro uma onça para defendê-los, caso seja necessário.
Meu Deus vc. É o máximo! Me identifiquei.Meu marido se gaba,culpa Deus e todo mundo.Ate seres do outro mundo.Um gênio incompeendido.O eterno injustiçado. Ai de mim se fizer algo melhor do q ele. A historia da inveja é uma marca.Todo mundo inveja ele. Só q cansei de vê-lo invejando os outros.
Sai de uma relação afetiva a s quase um ano com um narcísista grandioso pra agora perceber que minha irmã é narcisista oculta. Ou seja sai de um inferno cai em outro pq vim cuidar dessa irmã que tá doente ,e muita ingrata comigo,chega ser perversa,ruim e fica feliz com QQ coisa ruim que tenha me acontecido
Fui a dourada e reconhecer a falta de amor dói muito, eu sofri muito vendo o que a bode expiatório passava, até hoje me dói muito lembrar o que ela passou, eu sofro por ter vivido e presenciado tantas coisas sem poder fazer nada, por mais que eu tentasse parar aquilo nunca adiantou.
Eles não amam os dourados, fica claro quando se é o dourado e vc tenta ser vc mesmo e é sempre rejeitado, sujeitado a humilhações, agora quando se faz algo q eles gostem é maravilhoso e te exaltam, te dão chuva de amor
RENATA RIBEIRO GOMES tem um vídeo aqui no canal da Taryana que explica sobre isso. Dá pra pessoa alegar que é perigoso estar próximo de quem a destratou grandemente.
Colocando num asilo, pagando pra alguém cuidar e indo de vez em quando ver como está. Acho que precisa manter alguma distância, mesmo idoso, pois eles não param na velhice
Exatamente o que estou passando. Quando ela.pega.pesado comigo me afasto um dia, mas ela fica ligando pra pastor ou outra pessoa pra pedir pra ir pra emergência de hospital. E não t.nada, só.vai pra tomar.sorp e dizer prós outros que é.spzinja. Isso é.perigosp pra.gente.
Passei por tudo que vc explicou em relação a MN oculta. Até o episódio da cozinha. A MN nunca me deixou ajudar na cozinha e já tirou toda a pressão da panela onde eu estava cozinhando milho verde (eu adulta de visita na casa dela, grávida de 3 meses). À noite depois que ela já tinha ido dormir, mas ela levantou quando ouviu a panela ) dizendo que eu tinha colocado pouca água. Meu Deus, ela não tinha visto quanto de água eu tinha colocado era impossível saber se eu teria a capacidade de cobrir os milhos com água. Depois de tirar toda a pressão ela disse... Viu tinha pouca água. (Só que já estava quase pronto) Encheu com mais água e colocou tampa de volta. Virou nas costas e voltou a dormir. Sempre com raiva e agressividade nos movimentos. Sempre parecia que ela ia me bater, mas não batia, contudo, ela batia nas coisas em volta o q me causava grande aflição e medo. Tipo torturando prisoneiro de guerra q não de quer matar mas se quer torturar pra mostrar quem manda. Imagina só, eu já era casada, morava em outro estado e estava apenas passeando na casa dela por alguns dias para contar da gravidez. FIQUE CHOCADA! EU NAO ENTEDIA PQ ELA FAZIA ESSAS COISAS, mas ela só faziam sozinha comigo ou quando era criança perto do meu irmão caçula, dourado. Perto do meu pai ela só se fazia de vítima.
Eu fui a dourada por mais de 30 anos. Sou aleijada de diversas formas.... no social, no funcional, no emocional, principalmente. O que eu mais ouço hoje em dia é que eu sou dependente dela, que pra onde eu for não vai ter lugar, que eu deveria parar de viver no passado, que eu imagino coisas, que eu sou ingrata. Ela não me xinga, mas tudo isso que ela fala (e muito mais) é até pior. A minha irmã era o alvo direto, hoje sou eu, pois a minha irmã morreu de câncer em 2014. Ela tinha ódio de mim desde que eu me conheço por gente.. nunca entendi.. até começar a ler sobre vampirismo energético.. que me levou a ler sobre narcisismo.. Hoje sei que as duas coisas são a mesma... Só que por ser um assunto tão pouco falado, vão aparecendo esses "diagnósticos" com nomes variados. Espero que um dia esse assunto seja dominado pela psicologia e não seja "explorado" para fins ruins ou gananciosos. A humanidade ainda tem muito o que desenvolver na area emocional, ja estamos vivendo o começo disso tudo e espero que melhore cada dia mais. Por enquanto, seguimos convivendo com essa bagunça, tentando nos controlar e por pedra cinza em quem mereça. Obrigada por seus videos, Não pare com esse TRABALHO maravilhoso. Por mais profissionais que sejam independentes iguais a você! São voces que mudam a história para sempre!
Cada dia que passa vejo que o ex é narcisista oculto. Como ele me odeia é gritante. Ele quer colocar defeito que vc vê que não existe até qdo estamos comendo delicadamente . Ele me critica mesmo estando bem vestida e super bonita enquanto ele está de camisa rasgada e até suja e todo relaxado.
Na sua frase na parte do narcisista oculto sobre ser atleta..."ouvi" minha mãe falando: "só não fui grande atriz porque eu não tinha cunha". Outra coisa interessante... antes de descobrir sobre N eu usava o mesmo termo que vc usou... dizia que minha mãe me fazia de "saco de pancada". Outro insight! Falei isso já... todo problema meu que conto pra ela duplica-se pois: 1- é o problema original, 2 - é a reação dela me fuzilando.
Interessante isso, eu estou tentando evitar comentar qualquer aspecto da minha vida pra ela pois as vezes buscamos um apoio e recebe pancada, uma coisa interessante é que não me lembro de ter ouvido um "eu te amo" da minha mãe, nunca recebi um abraço ou um afeto dela e não conheci meu pai. Ganha um doce se acertar como eu sou emocionalmente. Pois é, o problema e descobrir isso depois de adulto e a vida já ter andado bastante. Agora eu entendo porque ela não aprovava meus relacionamentos, não queria que eu saísse de casa, estou phodido.
Eu com certeza era “líder de torcida” da minha mãe na maior parte da minha vida… ficando sempre de acordo com ela se ela tinha alguma reclamação ou até crítica sobre alguém… Agora que eu tenho os meu filhos, eu percebo a irritação dela quando ela ousa falar alguma coisa em tom de crítica sobre os meus filhos PRA MIM, porque eu defendo eles (se é justo, obviamente), mas mesmo quando eles estão errados, eu digo algo que deixa bem claro que não existe uma competição al… que eu não vou “trair” ou “abandonar” os meu filhotes só pra agradá-la!!! Ela se sentia com direitos até sobre os meus filhos!!! Achei muito esquisito quando o meu filho mais velho tinha acabado de nascer… ela achou ruim que eu não a chamei pra dar o primeiro banhozinho nele. Disse “ é a vó que dá o primeiro banho! Você está me fazendo sentir como uma inútil!” E eu fiquei meio em choque porque eu nunca tinha visto ela dizer nada assim… Eu sou a mãe do neném!!!!! Como assim que ela que vai decidir coisas… É o MEU bebê… acabou de sair de mim… E ela vem com regras???? Porque sabe mais que eu… porque ela teve 4… porque eu tenho é que descansar… Ela também queria decidir como eu ia alimentar os bebês… eu queria dar só peito e ela teimando querendo me convencer que eu tinha que dar fórmula também… ela discutiu com a enfermeira sobre isso!!!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂 É sentir uma autoridade que simplesmente não lhe corresponde.
Nossa, agora que assisti a este vídeo finalmente consegui identificar todos os comportamentos tóxicos da minha madrasta. Minha mãe é do tipo grandiosa e bem óbvio, não tinha como eu "me enganar" a respeito, mas o comportamento da madrasta é bem sutil, do tipo oculto, e só consegui ter certeza assistindo a este vídeo... Comportamentos como mentir, negar tudo, distorcer, inventar histórias... coisas que nunca entendi. É incrível como a gente consegue se enganar, se não estiver muito atenta a todos os detalhes. Obrigada pelas informações, Tary, este vídeo foi excelente!
Como sempre Tary, conteúdo incrivelmenre esclarecedor, simplesmente acho genial a forma como vc expressa tornando tudo mais didático, citando exemplos, fazendo os alinhamentos inicias, etc... Esse "honrar pai e mãe" foi mto distorcido aqui no BR em decorrência da colonização católica que tivemos. Deu MTA margem para má interpretação. Eu entendo que honrar pai e mãe é honrar a VIDA que eles te deram. Para honrar a vida é preciso se curar de tudo que te oprime, inclusive os próprios pais se for o caso, romper com as crenças, dinâmicas e limites não saudáveis e se realizar, conquistar seus sonhos, viver plenamente. Qdo esse novo padrão mais saudável se instala na família, mtas vezes por um movimento iniciado por vc, de romper com o que está adoecido, é a melhor forma de honrar tbm seus antepassados. Pois a cura de si, vai contribuindo para a cura dos demais. Percebi esse padrão de narcisismo na minha família, até onde soube desde das minhas tataravós, vai saber com qual antepassado começou isso, então fez mto sentido pra mim qdo vc disse que é algo aprendido. Faça sua parte e se CURE, desperte e se liberte, assim vai realmente honrar sua a vida. Pegue sua vida nas suas próprias mãos. Quem quer viver duas vidas, uma pros pais e outra pra si, não vive nenhuma.
li essa semana que esse honrar significa originalmente analisar e ponderar o pai e a mãe. daí a gente lembra sobre o mandamento de amor o próximo como a si mesmo, ou seja, ter amor próprio, e se amar consiste muitas vezez em abandonar aqueles que te machucam. é só a gente perceber que Jesus não andava com todos, ele escolheu 12 discípulos, e desses 12 andava mais com 3 deles, ou seja, nós também devemos escolher a dedo as pessoas que devemos manter por perto, que são as que querem um compromisso sério e amoroso conosco, como Jesus escolheu os 3. muitos querem usar a Bíblia pra oprimir mas ela sempre será um livro pra libertar.
Sai de um relacionamento de 9 anos com uma narcisista oculta, vinda de uma relação com uma mãe narcisista e pai facilitador, que só consegui diagnosticar com acompanhamento profissional pós separação.
Eu estou com um narcisista oculto vulnerável, só me procura quando quer dinheiro pra recarga de celular é mais dinheiro pra outro coisa que ele comprou parceladas é não muda..espero que você me ajude com uma palavra gratidão.
Não percebemos um narcisista em nossas vidas porque nós nos concentramos demais nos escândalos, briga, arrogância, vaidade, etc. Isso não é ser narcisista. Ser narcisista é evitar sentimentos de vulnerabilidade como tristeza, solidão ou medo, porque eles têm medo de depender de pessoas assim, para se confortarem, para se acalmarem, precisam se sentirem especiais, em vez de depender de pessoas em quem confiam que se sentem especiais. Uma das maneiras que os narcisistas ocultos podem nos ferir é que não estamos procurando os sinais, então abrimos nosso coração para alguém. Elas não são capazes de dar de qualquer maneira mútua e as pessoas podem acabar com o coração partido, mas elas também podem ser diretamente prejudiciais pois, se alguém se sente especial colocando-o para baixo, implicando de alguma forma que você está fazendo as coisas erradas o tempo todo e isso minará sua autoconfiança que vai corroer sua autoestima. Todos temos uma ideia do que narcisismo é, mas nossa definição pode não ser exatamente correta. Charme, boa aparência e o narcisista Um sinal de alerta precoce de um narcisista oculto é que eles podem ser extremamente charmosos. Os narcisistas realmente dedicados gastam muito tempo focados em estética para aparentarem fantásticos e se tornarem especialistas nisso. Essa situação é chamado de adorno afetivo, então além de ser extrovertido, charmoso e chamar atenção, eles podem ser muito atraentes e você pode ser atraído sem nem perceber. Pedestal Outro sinal de alerta de um narcisista oculto é colocar as pessoas em pedestais, elas se sentem especiais por estar perto de alguém que é especial, mas a outra coisa é ajudá-las a evitar se sentirem vulneráveis. Se você está com um deus ou um ídolo, nunca se preocuparia em ser machucado, nunca teria que se preocupar em ficar desapontado. Os narcisistas são colocados em um pedestal e quando você está cimentado em um pedestal isso não é um relacionamento real. Controle oculto As narcisistas realmente não gostam de pedir coisas diretamente porque isso os coloca em uma posição de se sentirem dependentes ou até mesmo serem ignorados. As narcisistas tramam uma situação para conseguir o que precisam. " Conheci uma pessoa que tinha uma namorada que aparecia no último minuto, com ingressos para shows e o arrastava nessa maravilhosa aventura. Caso ele sugerisse que saíssem para um restaurante, ela dizia que agora eu realmente não queria fazer isso. Demorou um pouco para perceber que tudo era sobre o que ela queria fazer era sobre seus desejos, suas preferências, mesmo quando se tratava de coisas para que fossem mais divertidas. Esse tipo de comportamento é estratégia, há uma chance de que elas estão usando o controle oculto para se sentir especial". A fantasia de gêmeos Outra maneira de identificar um narcisista oculto é fantasiar que são gêmeos. Ser iguais, não é tão especial assim. Isso dá um sentimento especial de estar com alguém que compartilha as mesmas ideias e preferências. Se você encontrar alguém que constantemente insiste em todas as maneiras que você é semelhante a ele e que parece continuar por um tempo, pode ser um sinal de que você está com alguém que é um narcisista e é mais um desses sinais ocultos, se não há diferença, então não pode haver decepções, então não há vulnerabilidade, então eles estão confiando em uma relação especial de se sentir como um gêmeo, em vez de realmente se conectar com você. Empatia flutuante significa que você vê a pessoa com seus amigos sendo realmente cuidadosos e conectados de uma forma muito genuína, pessoas que são altamente narcisistas são muito empáticas sendo ótimos ouvintes, eles podem até ser assim no início dos relacionamentos, mas eles se preocupam com algo e como isso os afetará e de repente a empatia desaparece. Os narcisistas tentam dissuadir você que poderia estar lá para eles e que eles podem confiar em você, eles confiam em se sentirem especiais novamente, então os picos de narcisismo.
😳😳😳 Misericórdia 😳😳😳 Você descreveu toda a minha infância 😳😳😳 a consequência pra mim foi virar uma dependente emocional. Jesus, eu preciso de terapia pra ontem. Até chorei aqui ouvindo você descrever toda a minha infância.
Oi Taynara obrigada por ter esse canal que nos ajuda tanto, Estou passando pela fase de aceitar como a minha mãe é, me lembro que no ano passado eu vi como ela era, mas minha mente apagou um pouco e deixei pra lá... Agora comecei a me sentir mal com ela nesse ano, e passei a rever tudo de errado que acontece aqui em casa, ela realmente me faz de psicóloga acha que tenho que aguentar todas as reclamações dela, e não posso dizer nada, ela sempre reclama de tudo, ninguém presta pra ela, ela adora fofocar das amigas, parentes, e todo mundo, e na frente dessas pessoas ela dá uma de amiga, sabe? Percebi as falsidades, ela sempre precisa falar mal dos outros pra se sentir bem, é como se ela precisasse disso pra levantar a auto estima, parei de apóia la nas fofocas,e percebi que minha vida está bem melhor assim,e percebi que ela não gosta, ela fala mal dos outros desde de manhã até a noite se puder. É tenso demais....entre outras coisas que acontece e acho muito estranho, estou deixando esse texto pra sempre me lembrar e não me esquecer do que descobri sobre ela Forças para nós que estamos passando por isso Vamos vencer
A minha mãe tem o hábito de ficar olhando o que os vizinhos estão fazendo, já falei pra ela parar com isso mas acho que ela tem inveja das pessoas, é uma merda lidar com as coisas que ela faz mas não vejo saída.
Eu não conhecia pessoas narcisistas . comecei a desconfiar do comportamento do meu ex e, procurei no UA-cam informações sobre o transtorno de comportamento. Foi aí que vi uma luz. Eu queria entender o porquê de eu me deixar enganar , permitir que me tratassem daquela maneira..eu descobri que meu pai era um narcisista. Como se eu já estivesse passado por aquela situação. Eu já tinha vivido esse abuso. Eu tinha bloqueado no meu inconsciente..e no momento que eu vivi o abuso. Eu acordei e o descartei. Obrigada por tudo. Tem me ajudado a entender e me libertar..grata🙏
Taryana arregalando os olhos e fazendo uma expressão de sorriso se mostrando adolescente que se anulava para ajudar ego da mãe me lembrou eu demais kkkk. Eu era desse jeitinho.
Você foi a pessoa que mais tratou do assunto sem ser de uma mameira maniqueísta gratidão!!!! Gratidão!!! Se eu tiver isso espero regredir nos espectros.
Taryana parabéns tenho 70 anos já tudo que você fala , hoje estou terminando uma graduação de psicologia nunca ouvi falar sobre o assunto na faculdade passei por todos os abusos que você fala precisei me virar só amo seus vídeos continue parabéns sempre
Obrigada Tary! Estou me entendendo graças a você! Entendendo porque eu me senti a vida inteira tão diferente das outras pessoas. Fui criada por uma narcisista explícita. Graças a Deus por sua vida! ❤️
sofre sim amiga , sofre tanto que quando vc acorda e vê que é um carregador de ego do narcisista seu eu verdadeiro explode no peito querendo sair pq vc não é de vdd tentando agradar o tempo todo. E prepare-se pra se tornar o bode expiatório ou a invisível quando deixar de ser dourada pq aconteceu comigo...me libertei
Sofre, meu irmão é o bode e eu era a dourada, mas sofria, meu irmão hoje é casado e sabe que eu sofro, afinal sempre soube, depois que meu irmão passou a não morar mais com ela, ela começou a fazer coisas piores comigo até não suportar mais ela e acabei acordando vendo que ela ao era normal e tentando descobrir porque ela é assim, pesquisei na internet para descubri, descubri esse canal aqui. E fui mudando, mas ainda não sai de casa e não tenho independência ainda. Mas a dourada sofre, só estar cega pela mãe.
Também fui dourada e hoje sou invisível porque meu marido se tornou dourado e meu irmão sempre foi o bode expiatório coitado, que acabou perpetuando os traços. Tão difícil sair desse triângulo !!!
Excelente conteúdo. Dica de português. Não se irrite, já existe uma forma de falar neutra, diga apenas "o narcisista". Assim a gente entende q está falando de homens e mulheres. Outra dica, nao utilize "haverão", utilize "haverá". Exemplo: haverá pessoas narcisistas ocultas...
Incrível Tary! Vejo muitas características da narcisista oculta na minha mãe .Tambem já passei pela situacao de querer cozinhar e minha mãe ficar parecendo um “demôniozinho”, kkkkkkkk, tentando me impedir de fazer minhas comidas. O mais engraçado é que ela não faz comida para mim, dizendo que não tem tempo, mas faz para ela, bem como para o meu pai e irmão dourado. Além disso, ela dá a desculpa que não cozinha para mim, porque sou vegana. Entretanto, quando ele quer fazer HOVERING para me convencer que é uma boa mãezinha, ela faz uma comida vegana deliciosa para mim. Depois diz que não vai mais fazer, porque não tem tempo. 😂😂😂😂
Sou borderline, e aparentemente tenho traços de narcisismo oculto. Passei por um relacionamento muito conturbado, recentemente estava saindo com um rapaz que obviamente terminou comigo tbm. Nao é fácil, eu nao entendia o pq do nada brigava tanto com aquele rapaz pra me sentir validada e ao mesmo tempo n queria deixa-lo ir. Era uma insegurança constante! O que dói é saber que dificilmente terei um relacionamento saudavel, pq por mais que eu tente, a verdade é que eu nao tenho amor por mim mesma. É horrível :(
Verdade, todo mundo sofre, fui a criança "dourada" mas fui criada igual um ratinho de laboratório. E experimenta contrariar, experimenta tentar crescer 😳🙄
Obrigada por esse vídeo, vivi um relacionamento de narcisista poderoso (eu☝️) com um narcisista Oculto (marido),Vc trouxe em palavras tudo que eu via e nao sabia experrar. EU sempre soube que faltava algo da personalidade dele que eu nao via, mais eu peguei ele!!!! Kkkkkkkkk Vi o que que precisava ver... Ele foi decoberto!!!! Porém buscando entender mais do assunto(formando UA-cam) EU FUI DESCOBERTA, por mim mesma, QUE LIÇÃO, relacionamento com ele me ajudou, me ensinou a viver vom vulnerabilidade, e deixar me ser amada!!! Sei que faco ninhas escolhas e hj luto para nao deixar vir a tona nas minhas relações o meu Narcisismo, consciência presença e o mais difícil... se assumir assim, e hj sendo vitima de um narcisista Oculto, esse lugar é o mais difícil para mim. Deixo meu relato, para que todos saibam que... não é só sua mãe que sabe fazer filho malandro!!!! LEVANDO NA BRINCADEIRA PRA NAO FICAR LOKA. Paz❤
@@TaryanaRocha muito pra você ter ideia ela não me deixava, estudar meu pai, chegou de viagem e fez Minha matrícula eu emplorava, chorava horrores . Só faltava ajuelhar pra ela . Ela falava que era crise de ansiedade como desculpa pra não fazer minha matrícula , e ir me enrolando mais eu só queria uma matrícula . Só isso.
sinal de cura é perceber o transtorno ou a relação abusiva de alguém, depois de 10 anos de afastamento eu percebi a relação doentia comigo. Ela não tem consciencia não, ela não sabe nao que tem o transtorno, mais ela me provoca consciente e percebe se atingiu kkkkkkkkkkkkkkkk
Quem já passou na vida de um narcisista sabe bem como que é não precisa nem estudar para entender que é sofrer na alma .me perdoe sou leiga.mas aprendi na pele . Muito obrigada 😢
Que bom que eu te encontrei... Através da minha filha que hoje tem22 anos e está sofrendo por estes traumas. Tenho 40 anos e há 27 vivo com um narcista e ainda muitos traços de borderline. Agressivo, abusivo enfim. Quero aprofundar o máximo possível nesse assunto. Nunca mais te largo.
Deus usa você como um canal de cura para pessoas que vivem aprisionadas uma vida inteira!! Tenho 35 anos e 2 filhos pequenos, estou lendo seu E book e agradeço a Deus por cada informação compartilhada!
Tary morro de medo de ser narcicista , minha mãe é, e eu tenho muita tristeza com isso não quero ser assim, faço terapia mas nao tenho diagnostico, tenho muito das caracteristicas de timidez, ansiedade social, nao ter força, e autoestima e sou hipersensivel mas nao me acho superior entao nao vou ser, eu acho....
vc tem as características de uma filha de narcisista, assim como eu tinha, e é o extremo oposto, é narcisismo de 0 a 3. trabalhe sua autoestima e saúde mental pra se tornar uma narcisista saudável, de 4 a 6, pq como a psicóloga explica nesse vídeo, complexo de inferioridade muito grande tbm é tóxico e pode te atrapalhar muito quanto a sua autoimagem e tbm pode prejudicar seus relacionamentos, vc pode se sentir não merecedora de amor, desenvolver dependência emocional e esse tipo de coisa, oq tbm não vai fazer bem a vc 💛
Já comentei aí abaixo um pouco da minha vida com uma esposa narcisista mas vale ressaltar que jamais ela assumiu culpa de nada e nunca pediu desculpas por nada é nem se incomoda com isso ela acha que todos temos obrigação de obedecela e sei que talvez ela seja assim pq nasceu sem limites e superprotegida pelos pais em especial o pai dela que sempre deu tudo pra ela e nunca cobrou responsabilidades dela, notem hj ela tem 45 anos de idade e até hj sem mentira nenhuma recebe uma mesada de mil reais por mês sem fazer nada e ainda o pai dela paga o condomínio pra ela resumindo por não ter tido limites e não ter assumido responsabilidades na infância e ser cobrada ela é incapaz de um adulta resolver é assumir seus próprios problemas a qualquer sinal de ser desmascarada ela já corre atrás de por a culpa em alguém mas nunca jamais ela.
🔺Clique no link e garanta agora mesmo seu ebook gratuito Família Narcisista - Entenda o Impacto e Cure-se:
bit.ly/Familia-Narcisista 🐈
Você descreveu fielmente a minha ex😯 Quase entro num casamento infernal; mas acordei antes, graças a Deus e a pessoas maravilhosas como você Taryana Rocha👏👏👏👏 Que Deus te abençoe. Obrigado e parabéns pelo excelente trabalho.
conheci sobre isso e já amei, eu acabei de entender pq sempre minha mãe era daquele jeito, ela jogou o filho BB pra minha irmã criar praticamente e qd minha irmã saiu de casa aos 16 queria jogar pra mim e falei que não o filho era dela. Senti que minha vida melhorou qd sai de casa e estado em 2003.
9
Sim minha mãe e Narcisista sofri muito na minha infância. Adoro você Taryana muito obrigada
O marido ele é narcisista e não importa com a dor com a minha eu sou a esposa além do mais os primos
Como lidar com um narcisista: não lidando. Boa sorte a todos.
A única resposta possível!
Verdade
Frase perfeita
Kkkkk....amei, mandem a merda! Eles não mudam, e acabam com sua vida!
Se possível, melhor nao lidar mesmo!
Chorei muito, muito mesmo, quando soube que ela era uma narcisista oculta. Saber que todo aquele amor era uma mentira, é muito cruel. Muitas coisas se encaixam agora, mentiras, triangulações, dissociação, etc.. Na infância dela, ela apanhou muito do pai, foi atroz. Chorei muito quando, estudando sobre o narcisismo oculto, tomei conhecimento que é na infância, quando a criança sofre muito abuso, muita vergonha e negação dos pais, é onde ocorre a dissociação do eu da criança. Onde ela mesmo constrói um fake de sua personalidade. Ela mata o eu verdadeiro dela (por questão de sobrevivência), por que acredita que os pais o acham um lixo e que as pessoas também vão acha-la um lixo. Que nunca vai ser amada, porque ela não presta. É o que aconteceu com ela. Daí onde vem a baixa autoestima. Então ela necessita de validações, de suprimentos, mesmo sabendo, no fundo, que não é merecedora, somente seu fake mentirosa o é. Em segundo plano, uma narcisista também foi vítima quando criança. Muito triste ter que ir embora sem poder fazer nada. Dor infindável.
Que lindo você é um bom filho
Mesmo entendendo, o relacionamento é inviável pra saúde mental dos que os cercam
Precisamos sobreviver, e viver, não é mesmo? Seja feliz! Vai dar tudo certo.
Faço das suas palavras as minhas. O grande amor da minha vida também é uma narcisista oculta, até hoje não consigo acreditar que tudo aquilo vivemos foi um amor de mentira. Sinto muito por não poder ajudá-la, ela também teve uma relação super conturbada com os pais até hoje a convivência deles não é saudável. Depois que estudei sobre esse tema eu tive a certeza que ela sofre do transtorno e que eu fui vítima. Estou tentando seguir a vida, graças a Deus agora estou bem melhor do que estava no término, mas jamais vou conseguir acreditar que a pessoa que eu mais amei na vida nunca existiu.
Meu relacionamento acabou fas um mês ele quê me provocou até conseguir quê eu pegasse amor por ele aí do nada se afastou de mim dizendo pega mas não se apega
Acho que a Tary nunca vai ter noção da nossa gratidão por ela!
Fui tentar escrever alguma coisa, mas li seu cometário. é bem resumido mas é profundo e verdadeiro: ela nunca saberá! Espero que esteja bem, Thais! E a vc Tary, todo o meu amor pra vc.
@@claudiabrim8905 Obrigada!
Concordo.
Exatamente
Concordo
Sofri abusos da minha mãe narcisista durante 40 anos,pensem em uma pessoa ruim, invejosa,que adora humilhar.
Uma pessoa que do portão para fora é um anjo e dentro de casa um demônio.
Hoje tenho complexo de inferioridade, síndrome do pânico e crises de ansiedade!!!
Eu respondia à minha mãe altura, mesmo antes de saber da existência do narcisismo... Me descobri como a filha dourada... Fui da filha dourada à ovelha negra, porque colocava tudo no ventilador... A oculta é uma das piores de identificar, mas quando se percebe isso, não se permitir manipular é o melhor caminho. Hoje não só imponho limites como corto conversinhas desnecessárias.
Se eu não tivesse tido transtorno de ansiedade e feito terapia, jamais sairia dessa prisão. Autoconhecimento é tudo.
Façam terapia!!!
A terapia é se afastar do inimigo. Ou se fortalecer pra combatê-lo.
Sinceramente, melhor coisa a fazer é ignorar esse tipo de pessoas.
A descrição da minha mãe toda. E um amor de pessoa pra quem vê de fora.
Igual a minha!
A minha tbm. E faz questão de justificar que não é uma pessoa ruim pq as pessoas gostam dela. Gostam pq não convivem com ela.
@@lelefisio1passo pelo mesmo problema. Confesso que jamais imaginaria conviver com uma pessoa MUITO MÁ. Minha cabeça dá um nó!!
Verdade
La em casa é tudo encubado, digo pai e mae, hoje moro bem longe deles, mas ja percebi que a melhor coisa é focar na educaçao dos meus filhos...meus pais sao caso perdido
Isso aí Katia. Foque no fluxo para frente. Olhar para trás é como olhar para a morte e olhar para seus filhos e amor pela família e pelo fluxo da vida. Afinal quem vai levar a família adiante?
O oculto tem muito medo que suas fragilidades morais sejam expostas.
Eu fui expor os abusos de uma que conheço, ela me difamou e me fez passar por louca pra todos. Todos acreditam que ele é um anjo.
A mãe do meu marido é desse jeito todos amam ela ela ajuda a todos da festas na casa dela, banca tudo@@priscilaamaral3587
Essa parte de aprender a cozinhar aconteceu comigo ,exatamente como você descreveu ,depois a mãe narcisista sai te difamando que ninguém ajuda ela em casa
Idem.. nem lavar louça. Eu nunca sabia fazer nada, ia fazer errado ou quebrar, ou ia demorar muito... Hj peguei raiva de fazer as coisas. Muito triste...
Comigo tb. E alem disso falava que homem nao sabe fazer nada.
Sim. Lembro até hj, qdo fui fazer um arroz, ela dizendo: "vc não presta nem pra fazer uma arroz!". Daí sempre fica travada p fazer algo e ela aproveitava p dizer p todo mundo que eu n fazia nada.
aconteceu o mesmo cmg...
@@Lisablou isso tbm aconteceu comigo
A pior desgraça pra uma mãe narcisista é ver a filha num bom casamento. Beijo no ombro MN😘
Pior ainda é ver a filha solteira e feliz.
@arielle2010a verdade! Minha mãe tentou disputar a atenção com meu esposo. Ela tem ciúmes dele e já falou muita bobagem a respeito de nós.
Minha ex era assim tmb ela falava que nada dava certo na vida dela.
Ela não parava em emprego nenhum no tempo que estive com ela foram 06 empregos sendo que o ultimo era um cargo concursado no qual ela pediu exoneração.
Agora já faz 02 anos que ela esta sem trabalhar isso pq ela e formada em Enfermagem que é uma area que tem bastante vagas de trabalho.
Em todos os empregos que ela entrava sempre havia alguém disposto a derrubar ela, querendo puxar o tapete dela, querendo o cargo dela ou fazendo algo de mal contra ela .
Ela dizia que nos trabalho que ela trabalhou era só humilhação e que a pessoa precisa trabalhar em uma cargo que a pessoa seja respeitado ou ao menos a pessoa possa fazer o que quer.(Não gostava de receber ordens e nem de ser mandada por ninguem)
Ela não tinha uma boa convivência com os irmãos .( Eram 03 homens)
O tio dela falava que ela não fazia nada da vida fica o dia todo assistido TV e na internet .
Um certo dia o irmão dela chegou do serviço a noite e nem comida pronta não tinha na casa.
Sendo que nem ela e nem a mãe dela não fizeram nem a comida para o irmão que levantou as 05:00 para trabalhar e so chegou em casa a noite ai ele mesmo teve que fazer a janta.
Qdo ela estava tirando a carteira de motorista ela chamou o amigo da mae dela pra ensinar ela dirigir pq ela ja tinha reprovado 02 vezes ai o rapaz foi la ensinou ela só que o carro dela estava com problema este rapaz levou o carro para o conserto e pagou com o dinheiro dele e ela ficou de pagar pra ele qdo o carro ficasse pronto o valor do conserto que era de R$ 500,00 até hoje ela não pagou este rapaz.
Nunca tinha dinheiro pra nada sempre na costa de alguém.
Pensa numa pessoa vitimista que reclamava de tudo e de todos e dizia que ninguem gostava dela e todo mundo pra ela era feio sempre se referia as pessoa como o feio, a feiosa o magrelo a feinha sempre com nomes pejorativos.
Ela tinha um humor negativo as vezes meio sarcastico piadinhas de duplo sentido sempre jogando uma indireta.
Tambem era muito invejosa qdo alguem conseguia algo na vida ela dizia que as pessoa conseguiu as coisas pq alguem ajudou ou pq nasceu privilegiada.
Acabou de descrever meu ex certinho cada dia que passa tenho mais certeza que ele é narcisista Deus me livrou
Graças a Deus! Já tava paranóico achando que era narcisista, eu tenho traços um pouco fortes, mas percebi e estou mudando. No espectro creio que estou no 7. A cada dia estou me curando olhando pras minhas inferioridades. Consigo me sentir bem com o bem estar verdadeiro do próximo e me sentir mal com injustiças, entretanto percebi que fui mimado e bem protegido na primeira infância, minha mãe "passou a mão em minha cabeça" em muitas situações que eu deveria ser corrigido e responsabilizado. Com isso, mesmo com uma certa facilidade para aprender, fui me tornando cada vez mais negligente e egóico. Me colocava sendo o mais inteligente e sábio. E por muito tempo dizia coisas que não sabia tanto ou sabia nada pra manter essa máscara. Percebi que não sou o dono da razão e que não preciso saber de tudo, tenho deficiências na minha aprendizagem e que preciso preencher as lacunas. E isso é libertador, se responsabilizar dos erros, me motiva a aprender mais. Melhorar o relacionamento conosco e com o próximo a cada dia é maravilhoso! Estou a cada dia aprendendo mais, amo aprender e ensinar, entretanto agora eu procuro ensinar o que realmente sei, sem precisar recorrer a mentiras ou explicações sem nexo para parecer o rei Salomão.
Procurem terapia, seja homem ou mulher, todos precisamos melhorar algo em nós...
Isso é amor. Amor próprio e amor pelo próximo.
Isso mesmo: "procure terapia, seja homem ou mulher!" ❤️❤️❤️❤️
Que incrível; você foi empurrado para um lugar que não era seu; mas descobriu isso devido ao seu alto valor espiritual e humano; pode -se dizer que venceu o seu meio; isso motiva a cada um de nós buscar nossa essência; obrigada por compartilhar!🙏👏💪
No seu caso como desconfiou que era? Vc por experiência, o que acha que deve ser feito quando descobrimos que alguém é, devemos contar? Ou isso pode fazer mal, ele tem que descobrir sozinho?
@@kellybarela1942 a Taryana disse em vídeo que devemos impor limites com linguagem não agressiva e avaliar a pessoa, como ela reage e se melhora. Se não reage bem e não muda, outros psicólogos indicam o contato zero com aquela pessoa (a Taryana também parte desse método, pois ela não atende narcisistas quando fecha o diagnóstico, e pelo que entendi do vídeo, a compreensão dela é que devemos nos afastar de uma personalidade que tem o narcisismo patológico).
Você pode ter só traços plenamente passíveis de tratamento.. pelo que você fala vc verificou que tem traços e deve ser culpar por ter tomado atitudes narcisistas. Mas essas atitudes podem decorrer em virtude de outros transtornos, inclusive o borderline, por exemplo. As pessoas estão enxergando personalidade narcisista exageradamente. Nem tudo é tão preto no branco. Tanto um narcisista quanto um dependente emocional pode ter atitudes manipuladoras. As intenções podem ser diferentes e a atitude semelhante.
Caramba, vc descreveu exatamente o meu ex marido, com todos os detalhes! Ele ficou parado num tempo em q lutava bem muay Tay, culpando um ou outro pela sua desistência da luta, ele é muito muito invejoso, realmente, inveja tudo! Tbm tem atitudes passivo-agressiva. Meu sofrimento se maximizou qdo parei de trabalhar para cuidar da nossa bebê. Ao tentar retornar para o mercado de trabalho, numa profissão alternativa em q eu pudesse ficar com minha filha e empreender, tive a ideia de fazer e vender marmitas com refeições indianas e um toque abrasileirada, para servir a gostos variados e pensei em começar vendendo no meu prédio. Ele super pois pra baixo a minha iniciativa, falou q ia sobrar comida, q eu não tinha como armazenar e só ia gerar prejuízo, nós dois sabíamos q sou uma ótima cozinheira (fui vegetariana por mais de 20 anos). Eu desisti pq precisaria do apoio dele para fazer as entregas das marmitas e organizar com o tempo da escolinha da minha pequena. Com certeza eu fui o bode expiatório do meu ex marido, qdo ele se sentia encurralado, em nossas discussões, ele cuspia em mim, depois falava q fazia isto por minha culpa, eu era responsável pela sua atitude. Estamos divorciados há pouco mais de um ano, hj ele está namorando uma ex namorada dele de 15 anos atrás, q ele dizia que tratava como lixo, pq na época ele se drogava e nos conhecemos num grupo de auto-ajuda, ele falava nos depoimentos. Minha mãe tbm é narcisista oculta... Eu não tenho profissão definida ainda, já tenho mais de 40 anos, minha mãe me ajuda financeiramente e, ao mesmo tempo, me chama de merda. Minha irmã é psicóloga e mto mais desajustada do q eu, não assume e não se trata. Meu pai é passivo-agressivo, tem TOC, mas não diagnosticado e nem medicado, nada... Moro longe da cidade deles, estou lutando para ser uma boa mãe e criar uma filha saudável, tenho poucas pessoas neste mundo, obrigada por vc ser uma delas!
Menina! Sua família parece a minha! Foca na sua filhotinha, Deus abençoe vocês.
É complicado, descobrimos quando adultas o motivo de sermos tão "perdidas" na vida e quando o entendimento vem traz consigo um luto imenso! Você vai superar, uma vida nova vai nascer para você e você vai se sentir nascendo também, fácil não é, mas é possível. Muita saúde, força e foco para você, o melhor para você e sua filha. Um abraço fraterno de alguém que entende.
Sim, seu relato parece com o meu uma ex amiga me falava que todos tinha inveja dela..eu comecei a achar aquilo estranho, pois ela culpava tudo e todos ao seu redor e fui percebendo com o tempo que na verdade era ela que tinha inveja das pessoas..uma pessoa muito vazia, mau amada e amargurada..assim que percebi, continuei me fazendo de "amiga" e fui me afastando..ainda bem que nunca fui co-dependente de pessoas e muito menos de amizade.
Priscila, como vc tá hoje ? Arrumou um emprego? Sua bb tá bem ?
Enxergar após ser cego da tonteira, dor física ,real . É horrível . Ser usado e passar a ter consciência é não saber o que fazer .
Taryana, o que mais sofre no meu ponto de vista é o bode expiatório. O filho de ouro pode ter algum sofrimento em algum momento mas quem realmente sofre é quem é exposto ao sofrimento e torturas psicológicas o tempo inteiro!
O filho de ouro não sabe o que é sofrer, e isso os tornam até bem egoístas... São os primeiros que abandonam os pais se precisar.
O bode expiatório não tem essa mesma garra tão facilmente porque a auto estima dos "bodes" foi destruída a vida inteira!
E outra característica que eu vejo nos filhos de ouro quando eles crescem, é dizer que eles sofreram o que o bode expiatório sofreu.
Ou seja, não satisfeito em ser o centro das atenções quando criança,ainda por cima quer ser a vítima quando adulto. Aí ele desvalida o irmão que REALMENTE sofreu... E isso eu vejo em filhos de ouro com traços narcisistas ou Narcisistas.
Exatamente eu eminha irmã, eu sou a mais velha e bode expiatório, ela foi a dourada e na concepção dela ela sofreu mais que eu 😂. O tanto de abuso psicológico e até físico (apanhar)que sofri e ser responsabilizada por tudo, ser cobrada o tempo todo a cuidar das tarefas domésticas e tomar conta minha irmã quando criança e ela dizer que ela sofreu mais, e que minha mãe sempre me amou mais que ela. Eu tive que explicar pra ela que nossa mãe simplesmente só jogava ela contra mim pra controlar ela. Hoje até entendo pq minha irmã e eu não nos entendiamos quando morávamos na casa dos nossos pais. Nosso relacionamento melhorou muito depois que eu casei e sai de casa, crie laços com minha irmã que achei que nunca fosse possível, eu achava estranho que como a gente passou a se dar bem depois que daí de sai de casa e me afastei dp ambiente tóxico em fomos criadas, hoje entendo que a causa disso foi sermos filhas de MN.
Toda vez que vou desabafar com minha mãe ela mostra como ela é quem tem problemas, sempre focando nela. Sempre me sinto pior do que antes de ter desabafado. Ouvindo os comportamentos acredito que exista muita coisa atrelada a personalidade da minha mãe.
Não faça mais isto, ela usa este momento pra te diminuir até mesmo na dor.
Eu já vi esse vídeo, pelo menos umas 5x. Pq foi nele que percebi que vivo com um narcisista oculto, há 24 anos. Eu vim pro canal da Taryana por causa da minha mãe. E... Boom!!! Eu sabia que tinha algo errado e estava cega. Vejo o vídeo pra me preparar. Pra me convencer. Pra criar forças. Só quem convive num relacionamento com alguém assim, pra entender o buraco que é; eu vi a luz laaaaaa longe, mas, ainda sem forças pra sair desse buraco.
Alguém consegue indicar algum vídeo que mergulha mais no tema: convivendo em um casamento com um narcisista oculto? Percebam que o NO ele é sutil... Ele é vítima. E é algoz. E se vc for tentar se libertar, VOCÊ é uma pessoa horrível e não conseguira sair, pq não sabe como sobreviver sem essa pessoa, seja pela culpa e/ou dependência.
@@RejannePonte veja os vídeos de Kurt Mendonça, Alan Mocellim e Refúgio da Alma também, eles vão te ajudar muito.
@@RejannePonte tem também a Taryana Rocha no Canal À Deriva Podcast onde ela explica tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista, está maravilhoso!
@@RejannePonte pesquise o canal: Narciso o seu espelho quebrou
@@EderDavidF eu vi esse canal . Muito bom 🙌
Um narcisista acabou comigo. Saúde, financeiro e emocional. Levei nove anos para sair fora . E difícil demais !
Minha avó (mãe da minha mãe) é uma narcisista evidente. Minha mãe é uma narcisista oculta. Morro de medo de me tornar uma mãe narcisista.
Eu também tenho esse medo, ainda não identifiquei minha avó como narcisista. Mas indentiquei a minha mãe
Minha história... Eu desenvolvi alguns traços inconsciente, mas eles me faziam me sentir mal... Pq não era de mim ser assim, elas me faziam agir assim. Quando me afastei um pouco pude ser eu de vdd. Mas tenho a tendência de criar vínculo com pessoas assim, preciso aprender a me libertar desse ciclo.
@@Incompleta7010 Como se livrou dos traços inconscientes?
@@lp5927 assim durante a maior parte da minha vida eu não tinha consciência deles e achava apenas que era tanto o meu jeito de ser como o delas, porém nos últimos 10 ano eu me tornei TJ e com o amor e a bondade das pessoas com quem passei a conviver e o melhor entendimento da Bíblia e de toda a sua filosofia eu passei a sentir vergonha de alguns traços que eu tinha e até então achava normais, daí começou a crescer em mim o desejo de ser como aquelas pessoas e como Cristo era, mas só recentemente por viver uma amizade e um relacionamento abusivo eu fui atrás de entender essas pessoas, pq eu queria entendê-las e perdoa-las pela luz do amor foi quando eu descobri o que era narcisismo que até então eu achava ser apenas algo mitológico, ciente disso quanto mais me informava mais via minhas progenitoras e a mim nesses traços. Claro que fiquei chocada e com mais vergonha ainda, mas entendi que eu não sou,.apenas repeti um padrão de comportamento no qual estive inserida durante toda a vida. Eu lembro que me sentia uma pessoa má e gostava de ser assim, embora tmb tivesse um senso de justiça enorme, porém só tive consciência desse submundo escuro que eu tinha quando eu já era uma pessoa transformada pela palavra de Deus. Abç e desculpa o textão não consegui ser sucinta.
@@Incompleta7010 Nada, não tem o que pedir desculpas. Eu que agradeço pelo seu relato, serve como esperança e inspiração, fico feliz que conseguiu se analisar e superar os traços. Que Deus continue te iluminando 💛
Na minha primeira infância minha MNO me punia com desprezo, me ignorava. Até os 6 anos eu quase não falava, me retraia. E já tentava agrada -la ajudando minha vó doente. Cresci achando que eu era "tímida", mas na verdade eu era podada, não tinha voz na própria casa. Hj em dia não tenho prazer em conversar com ela, não me sinto ouvida por ela de verdade.
😢
Convivi 33 anos com um narcisista oculto sem saber. Ele me olhava com desprezo e por fim me abandonou por completo morando na mesma casa. Descarrtei o por descobrir seus contatos com prostitutas. Estou no contato zero atualmente e pretendo ficar assim para o resto da vida.
Vivi isso tá doendo muito
Estou vivendo isso. Vamos manter contato pra se ajudar?
@@maysasa9098 recomendo autoconhecimento através de Deus e terapia( fiz 3 tipos). Hj, estou casada com um homem maravilhoso, vivendo um relacionamento saudável, graças à Deus. Não desanime, o luto passará, mas entender o motivo pelo qual aceitamos muitas coisas inaceitáveis será essencial para sua cura. Deus te abençoe! Isso td passará, tenha fé
Quando se frustam profissionalmente descarregam tudo no parceiro. É um inferno!
Bem isso
Nossa ano passado descobri o narcisismo ,fiquei chocada e percebi que vivia com um!Não sabia que vivia um relacionamento tóxico!24 anos de abuso e sofrimento intenso!Hj consegui sair fora e estou em contato zero ....sofrendo de abstinência!Hj sei que tenho dependência emocional
Essas descrições eu vi minha sogra e minha mãe: ambas vieram de um lar desajustado, sem amor e carinho, minha sogra disse que apanhou demais de seu pai. Eu e meu marido crescemos sendo invalidados; minha sogra o impediu de se graduar, de tirar a carteira de motorista, quando eu disse que estudava pedagogia, ela quis me desmotivar dizendo que não teria uma carreira bem sucedida. Ela diminui muito as pessoas, se vitimizando demais, tudo é culpa do pai dela, menos dela. Quando compramos nossa casa própria, diminuiu nossa conquista, dizendo que iríamos nos arrepender por não tê-la consultado, até isso ela se sentiu inferior. Já brigamos e ela me bloqueou das redes sociais. Já minha mãe, tudo que eu me destacava, (gosto de cozinhar), ela me invalidava, dizendo que estava ruim. Achava estranho porque as pessoas sempre me incentivaram, já ela me diminuía demais.
Minha ex cobra(sogra) era machista. Dizia: mulher não pode estudar nem ter carro nem trabalhar longe do marido, pois vai arrumar outro homem!!!!!
Super te entendo. Depois que eu casei percebi uma piora no comportamento da minha mãe. 3 anos depois de morar longe dos meus pais fui visitá -los. Tentei fazer um lanche pra minha mãe e ela disse que não queria e fez uma cara de desdém, uma cara de nojo. Até hoje essa lembrança ainda é muito forte em mim. Percebi que na área da cozinha não pode existir ninguém melhor que ela. Como se ninguém fosse capaz de aprender coisas novas.
Tary, por favor aborde narcismo oculto em idosos. Como lidar? cada vez mais se vitimizando e "adoecendo" a minha necessidade é de afastar, mas ela está com 84 anos de idade, não estou sabendo lidar.
O pior é que no Brasil não se pode falar nada sobre idosos. Minha avó narcisista disse que meu pai bateu nela e nem corpo de delito a senhora precisou fazer e ele foi preso. Vendo a família inteira repreender ela voltou atrás. Mas depois disso meu pai nunca mais foi o mesmo. Teve um AVC e agora fica o dia inteiro na cama. Magro e esperando a morte.Toma muito cuidado por que quanto mais velho pior.
@@anaclarasantosduarte3335 acredito. Elas são exímios manipuladoras...
@@anaclarasantosduarte3335 que triste seu relato! Tudo por causa da droga do tal Estatuto do idoso, que em si trás esse tipo de aberração como sua avó, que sendo narcisista sabe levar vantagens. Voces se tornaram reféns de uma mulher manipuladora ao ponto de seu pai ser preso e sofrer avc de tanto desgosto! Os tais coitadinhos idosos perversos com saúde para detonar a própria família. U
A minha mãe não me deixa fazer nada daí ela sai sozinha pra fazer algumas coisas que ela não tem a menor ideia de como fazer e as pessoas conhecidas acham que eu sou folgado que não faço nada, já conversei com ela e depois da conversa ela intensificou isso parece que percebeu que me atinge e reforçou essa atitude,não sei o que fazer.
@@mercedesbogo975 mas o estatuto do idoso tem que existir. Errado está toda a família se submeter a uma pessoa assim.
Para mim o pior tipo que existe é a oculta pois ela tem o dom de colocar o mundo contra nós. É incrível que até qd as pessoas veem algum comportamento que ela deixa escapar ainda assim eu ouço : releve é sua mãe e o mais novo : considere a idade dela! Algumas pessoas que falam da idade sabem que ela é assim desde nova e ainda assim eu não presto
Concordo
Excelente!
Eu vivi exatamente esse inferno. Tinha q lhe dar com as maldades dela e ainda aturar os julgamentos das pessoas por nunca engolir calada!!
Vdd... Só quem vive na pele é que sabe como é terrível... só a colher que mexe a panela, sabe a temperatura lá dentro.
Vc descreveu minha sogra e cunhados, é essa mesma dinâmica.
Sobre esse prazer na desgraça do filho, eu vi esse sorriso de canto de boca quando cheguei da consulta da minha bebê e o médico disse que realmente não conseguiria amamentar , eu estava chorando e ela levemente sorriu. Ali eu consegui ver como ela sentia prazer na minha dor, fora outras coisas horríveis que consegui perceber graças a Tary.
Impressionante o que a inveja faz com eles, né? Não são felizes e ficam felizes quando veem os outros infelizes também. A nossa melhor arma é NÃO deixar a pessoa saber de nada da nossa vida. Nem coisas boas e ruins.
Também percebi esse sorriso e um olhar de prazer na minha mãe, meu irmão mais velho cuida do meu pai acamado e meu outro irmão que foi muito adulado não quer ajudar com nada aí meu irmão mais velho fica chateado e estressado porque pede ele pra descansar ele pelo menos nos finais de semana mas minha mãe não gosta que fala dele e aí quando ele chega pra visitar ela vira outra toda alegre e eu reparei que ela faz isso de propósito porque ela está acamada por causa da coluna e é rabugenta com a gente e mentirosa também aí fica na cadeira de rodas olhando vídeos no celular com meu irmão e dando gargalhadas enquanto meu irmão mais velho tá cuidando do meu e ajuda cuidar dela também quando não estou , fico pensando que ela poderia conversar com esse meu irmão pra ajudar e não ficasse pirraçando o outro que cuida , ela olha pra meu irmão com cara de quem sente prazer de vê-lo sofrendo
Da Polônia prestigiando o canal 🇧🇷🇵🇱. Muito obrigado pelo seu trabalho. Sou filho de família narcisista...
Eu comecei a estudar sobre narcisistas devido à relação que eu tenho com a minha mãe, mas normalmente eu lia e ouvia sobre os narcisistas grandiosos, o que não se encaixa no perfil dela. Depois desse vídeo tudo faz sentido.
Fiquei preocupada 😢. Tive que trabalhar pagava aluguel e deixei meu filho com minha mãe, eu levava troca de roupa quando eu ia buscá-lo estava com a mesma roupa, todo suado, eu pagava pra ela não era de graça. Eu fui destruída por ela e meu pai, infelizmente eu não tinha conhecimento dessa patologia se não nunca tinha deixado meu filho ficar um minuto perto dela e meu filho tem vários traços será que o fato dele ter ficado com ela influenciou?? Me ajudem por favor???!!! 😢😢😢😢😢
Narcisístas ocultos são os piores. Lobos em pele de cordeiro. Trair e mentir são seus esportes preferidos. Cilada pura. Contato zero é a única saída.
E uma rasteira sempre q possível.
O oculto é o pior porq demora pra gente descobrir
A melhor explicação que já tive sobre narcisista! Sou filha de mãe narcisista, meus relacionamentos foram todos com narcisistas. Quando fui descartada pelo último após um mês da morte do meu pai, desabei e fui para psiquiatra e psicólogo... lá aprendi que tudo que eu passei na vida, além de não ser normal...o romantismo da sociedade...eu estava presa numa redoma de narcisistas. Não, existem outros humanos que não são narcisistas e posso estar com eles. Foi uma descoberta libertadora de mim mesma. Estou me redefinindo neste mundo cheio de armadilhas. Cada vez mais me conhecendo, minhas heranças, minhas fragilidades...minha força.
Reforço...esta definição e pormenores deixam bem claro que temos muito o que aprender sobre as relações humanas. Parabéns Taryana!
Como está ultimamente?
Oiê, você está bem?
Aí tô me sentindo uma péssima mãe... Sou filha de mãe narcisista, fui embora quando tinha 17 anos pq não aguentava mais. Mas com minha filha infelizmente, acho que acabo reproduzindo algumas coisas... Muito triste. Tentando mudar ... Em terapia.💓
Vai conseguir!!! É só querer de vdd...
Infelizmente a gente acaba reproduzindo alguns padroes porque somos treinados pelos nossos pais e o que aprendemos com eles tendemos a reproduzir, mas uma vez que quebramos esse ciclo vicioso podemos ajustar a nossa conduta dentro do possível.
Acho que abriram a porta da legião dos infernos e possuiram essa geração.
😢
Fato, geração da mentira e preguiça
O caminho da cura pra quem é filho de mae narcisista é árduo, porem o seu trabalho ameniza e acelera o caminhar. Obrigado, Tary
Meu ex Narc oculto.não cresceu em nada e todas as oportunidades que teve ele mesmo negou e se sabotou
eu já acordei do meu estado de transe pra enxergar quem é minha MN porém eu fico muito apavorada de saber que existe esse tipo monstro em forma de gente , sem sentimento verdadeiro para com sua filha.
Minha mãe faz exatamente isso. Faço 20 anos final desse mês e cansei de ouvir ela dizer que não sei cozinhar, que não sei fazer nada, que não faço nada, sendo que quando eu tomo a iniciativa, ela me impede, dizendo exatamente o que você falou. Eu só tenho liberdade para estar na cozinha quando ela não está e, sinceramente, é um grande alívio fazer minha própria comida, sem ter que aguentar ela depois jogando na minha cara que faz tudo sozinha, sendo que quando vou fazer, ela não deixa.
@Vitória Brandão passo exatamente pela mesma situação. É desgastante, insano. Tenho preferido ficar mais tempo no meu quarto e quando saio faço o método pedra cinza
Eu não sou mulher mas tento ajudar a minha mãe que já é idosa mas ela não me deixa ajudar, sai pra rua pra comprar coisas, vai em vários lugares não me deixa resolver nada e as pessoas ficam comentando que eu não faço nada pra ela, é uma merda, as pessoas julgam mas não estão dentro de casa pra saber o que acontece no dia a dia.
Engraçado, a minha jamais falaria algo assim. Mas me incomoda fazer até um brigadeiro na frente dela. O jeito de observar é sufocante. Não se precipite ao achar que ela é narcisista, que quer te diminuir e que se sente bem com suas derrotas. Pode ser que ela se sinta tão incapaz que enxergue nas tuas derrotas a incapacidade dela. Agora se ela não se sentir bem com as tuas vitórias e for do tipo de pessoa que sente inveja… mais complicado. As vezes a insegurança se manifesta de uma maneira horrível. E para qualquer mãe, narcisista ou não, ter consciência de que a atitude é prejudicial ao filho é sempre motivo de grande vergonha.. mais fácil se convencer de que o filho está errado sempre.
Você já tem 22 anos agora.
@@fogonoparquinho7697 Cara.... As experiências de vocês... Como podem ser tão padronizados??? Parece que vocês moram comigo. Mas foi ótimo ler essas experiências pois é exatamente o que eu estou passando.
Tive três abortos espontâneos, a reação da minha mãe foi: "puxou a mim, também tive 3". Acolhimento? Respeito ao meu luto? Ela não sabe o que é isso.
Já parou pra pensar nas causas de seus abortos?
Sou uma psicóloga brasileira trabalhando nos EUA. Estou amando o seu canal. Muito obrigada! Super esclarecedor. 👏👏👏
Sobre honrar pai e mãe, no mesmo livro (Bíblia) tbém há um versículo assim : Dai honra a quem tem honra.
Então não se culpem quando quiser se libertar dessa relação doentia que te faz sentir um lixo !!!
Pro azar da minha sogra tenho memoria de elefante, vendo isso repassei varios episodios pro meu marido nao so comigo mas de coisas q ele mr relatou da sua infancia e hj me ajudou a ter o apoio dele
No pior dia da minha vida me tranquei no banheiro chorando, e minha mãe do lado de fora dizendo: ah ta chorando! vc não é a unica pessoa que tem problemas. Vejo essa cena passar pela minha cabeça quase todos os dias, e sempre sentia um sentimento de culpa enorme todas as vezes que desabafava com ela. Me sentia mil vezes pior e nem conseguia olhar no espelho direito. Eu acredito que ela seja narcisista grandiosa. Assisto seus vídeos já algum tempo e estou aprendendo cada vez mais, porem, no incio me pegava chorando muito pois, identifico todos os traços nela. A descoberta é um choque, mas, o começo da libertação pra uma nova vida. Se vc puder criar um grupo no telegram será top pois, não tenho mais facebook e gostaria de participar. Sou cristã e vejo claramente que as igrejas aqui no Brasil tem uma visão completamente distorcida. Eu honro minha mãe com meu caráter e atitudes mas, não com bajulação, falsidade e subserviência como é pregado. Na igreja os pais podem ser o que for mas, se um filho reclama do pai ou da mãe pronto é rebelde, lideres e pastores viram a cara mesmo. Com os seus vídeos graças a Deus as escamas estão caindo cada vez mais e estou mais forte e segura.
Um grupo no Telegran seria muito legal
Eu e minha esposa vivemos situação igual, no meu caso a np fazia coisas ruins cmgo , eu era da igreja, meu pai pastor (não o principal) sempre encobria o q ela fazia , e ele tomava meu dinheiro, o apóstolo líder da igreja q eu ia encobria os erros deles, minha esposa a np dela sempre encobriu os erros do dourado (meu cunhado) e sempre rejeitou minha esposa , nos relacionamentos antigos da minha esposa ela sofria relacionamento abusivo, a np gostava dos caras q maltratavam ela , a np da minha esposa está na igreja hj , eu e minha esposa nos libertarmos disso , e hj somos felizes longe delas
"chora que faz bem"
Uau...que aula. Procurando sobre narcisista oculto por causa do meu ex-marido ( estamos nos separando mas ainda sob o mesmo teto), e encotrei esse bálsamo de esclarecimento. Obg.
Eu ainda sofro mesmo com contato zero há mais de 2 anos. Hoje percebo que eu consigo ser eu mesma e me redescobrindo . Mas tenho os reflexos deixados pelos abusos. Exatamente o q vc falou tay!
percebo que o narcisista oculto só não expressa seu senso de grandiosidade de cara, mas sim aguarda um pouco mais para expor isso no grupo em que está inserido, digo isso com base em convivência com uma pessoa assim. Foi chegando de mansinho como quem não quer nada e assim que se sentiu mais "intima", mostrou as garras. No fim, todos se sentem superiores (na ala superficial do ego só né, sabemos que na verdade é uma fuga do que verdadeiramente sentem a respeito de si mesmos, que é péssimo), só demoram mais ou menos para mostrar isso para o mundo...
Eu tô lutando pra manter a empatia que me resta porque esses transtornos sempre estiveram presentes e eu não sabia. Eu me lembro de sentir muita culpa na infância, chorar com música, me arrepender mas fui entendendo que nem todos têm essa capacidade, confirmei lendo um livro de psiquiatria do Flávio Gikovate. Eu nunca fugi dos meus sentimentos e me sentia tolhido de manifestar minhas habilidades e talentos em público, acabei me sabotando. Tô aprendendo todo dia. Enfim, saber separar o que é nosso e o que é dos outros é um desafio e exercício de autoconhecimento. Agora eu tenho noção de que já variei em alguns graus de narcisismo mas sempre busquei entender isso, dar nome a cada coisa, a psicologia é muito profunda. Parabéns pelo ótimo trabalho, mais claro que isso só dois disso. Melhoremo-nos. Nunca perder a habilidade de pedir e liberar perdão porque essas feridas dos traumas ficam lá dentro, são muitos estímulos, muita gente e situações diferentes que temos que lidar desde que nascemos e até nossa morte. Bom autoconhecimento à todos que buscam com sinceridade. Valeu
Se a resposta é sim, então?
Sou filha de um narcisista extrovertido e uma introvertida. Meu pai percebi na adolescência, mas minha mãe... Demorei a vida toda pra descobrir.
E não dá para "desver". Credo...
Tary, minha ex é muito bem sucedida, em cargo de gerência abaixo da diretoria, porém, não está no topo. Obcecada pelo sucesso profissional e financeiro desde jovem. Mas 100% dos relacionamentos amorosos dela foram problemáticos e fracassados, ambiente familiar entre irmãos e mãe brigam demais, competitiva ao extremo, 43 anos, bi sexual realizou diante de mim, mais de uma vez, por vontade própria. Quando falado sobre ela nega até que tenha feito, sendo que fez diante dos meus olhos. Diz que não gosta. Não suporta conversar, acha que tudo é julgamento. Nunca conseguiu conversar sobre nada que gerava vergonha pra ela. Todos os ex dela tiveram problemas com álcool, depressão e um até saiu da relação ameaçando ela. Ela diz que tem coração de gelo, não consegue se envolver, ter empatia. Auto estima extremamente baixa, extremamente sedutora. Quando ela tem desejo sexual nada a para, principalmente quando sob efeito de álcool. Sofri absurdamente. Terminei há um mês, ainda em abstinência.
A daqui tb não deixava eu cozinhar. Qdo eu ia tentar fazer algo, ela dizia: "Sua obrigação eh estudar, sai daqui!" E uma outra vez, que fui fazer um arroz, não saiu bom, aí ela disse: "Vc n presta nem p fazer um arroz!". Ou seja, n deixava eu tentar, e qdo eu tentava fazer algo, n saia bem e ela aproveitava p me humilhar. Esses dias achei várias fotos da pia da cozinha cheia de louca p lavar, certamente, ela tirou p mostrar p os outros que eu n fazia nada, o que eh uma mentira. Fui uma filha muito bajulador e serviçal.
O neutro na língua portuguesa é associado ao masculino
Seria: já o narcisista
Que inclui ambos
Este vídeo é absolutamente perfeito
Exatamente tudo que disse é verdade
Difícil é conseguir se recuperar do trauma em lidar com o narcisista oculto
Esses dias dei uma bronca nela! Ela tava querendo usar o cachorro de bode, eu falei : ei vai despejar sua raiva em outra coisa no meu cachorro não! RS (me sinto mãe do meu cachorro)
Aline Lopes Aline Lopes Muito bem Alíne! Não permita que sua mãe maltrate seu filho canino. Sou como você em relação aos meus filhos caninos e felinos. Felizmente, minha mãe trata meus filhotinhos bem, mas se ela se meter a besta com eles, vai experimentar a minha fúria. Viro uma onça para defendê-los, caso seja necessário.
Meu Deus vc. É o máximo! Me identifiquei.Meu marido se gaba,culpa Deus e todo mundo.Ate seres do outro mundo.Um gênio incompeendido.O eterno injustiçado. Ai de mim se fizer algo melhor do q ele. A historia da inveja é uma marca.Todo mundo inveja ele. Só q cansei de vê-lo invejando os outros.
O que vc faz casada com ele ainda?
Sai de uma relação afetiva a s quase um ano com um narcísista grandioso pra agora perceber que minha irmã é narcisista oculta. Ou seja sai de um inferno cai em outro pq vim cuidar dessa irmã que tá doente ,e muita ingrata comigo,chega ser perversa,ruim e fica feliz com QQ coisa ruim que tenha me acontecido
Fui a dourada e reconhecer a falta de amor dói muito, eu sofri muito vendo o que a bode expiatório passava, até hoje me dói muito lembrar o que ela passou, eu sofro por ter vivido e presenciado tantas coisas sem poder fazer nada, por mais que eu tentasse parar aquilo nunca adiantou.
A bode expiatório ainda está no cativeiro, eu não consigo ter paz... Eu penso que só quando ela conseguir sair é que poderei ser feliz.
Eles não amam os dourados, fica claro quando se é o dourado e vc tenta ser vc mesmo e é sempre rejeitado, sujeitado a humilhações, agora quando se faz algo q eles gostem é maravilhoso e te exaltam, te dão chuva de amor
No Brasil as leis exigem que o filho cuide dos pais idosos. Como lidar com isso nesses casos q vc decide se afstar?
RENATA RIBEIRO GOMES tem um vídeo aqui no canal da Taryana que explica sobre isso. Dá pra pessoa alegar que é perigoso estar próximo de quem a destratou grandemente.
Colocando num asilo, pagando pra alguém cuidar e indo de vez em quando ver como está. Acho que precisa manter alguma distância, mesmo idoso, pois eles não param na velhice
Exatamente o que estou passando.
Quando ela.pega.pesado comigo me afasto um dia, mas ela fica ligando pra pastor ou outra pessoa pra pedir pra ir pra emergência de hospital. E não t.nada, só.vai pra tomar.sorp e dizer prós outros que é.spzinja.
Isso é.perigosp pra.gente.
Se vc usar o termo "indivíduo ", ficará mais fácil porque supõe-se os dois sexos. Bj, obrigada
Boa dica!
Passei por tudo que vc explicou em relação a MN oculta. Até o episódio da cozinha. A MN nunca me deixou ajudar na cozinha e já tirou toda a pressão da panela onde eu estava cozinhando milho verde (eu adulta de visita na casa dela, grávida de 3 meses). À noite depois que ela já tinha ido dormir, mas ela levantou quando ouviu a panela ) dizendo que eu tinha colocado pouca água. Meu Deus, ela não tinha visto quanto de água eu tinha colocado era impossível saber se eu teria a capacidade de cobrir os milhos com água. Depois de tirar toda a pressão ela disse... Viu tinha pouca água. (Só que já estava quase pronto) Encheu com mais água e colocou tampa de volta. Virou nas costas e voltou a dormir. Sempre com raiva e agressividade nos movimentos. Sempre parecia que ela ia me bater, mas não batia, contudo, ela batia nas coisas em volta o q me causava grande aflição e medo. Tipo torturando prisoneiro de guerra q não de quer matar mas se quer torturar pra mostrar quem manda. Imagina só, eu já era casada, morava em outro estado e estava apenas passeando na casa dela por alguns dias para contar da gravidez. FIQUE CHOCADA! EU NAO ENTEDIA PQ ELA FAZIA ESSAS COISAS, mas ela só faziam sozinha comigo ou quando era criança perto do meu irmão caçula, dourado. Perto do meu pai ela só se fazia de vítima.
A minha foi a única que não ficou nem um pouco feliz com a minha gravidez. Ela nem conseguiu disfarçar a cara de desprezo, desgosto, inveja...
Nossaaa igualinha mãe!! Ela ficou com cara feia quando soube que estava grávida!!!
No começo quando eu via os seus vídeos eu sentia raiva dos narcisistas, mas quanto mais eu vi sobre o assunto mais a raiva foi virando pena.
Eu fui a dourada por mais de 30 anos. Sou aleijada de diversas formas.... no social, no funcional, no emocional, principalmente. O que eu mais ouço hoje em dia é que eu sou dependente dela, que pra onde eu for não vai ter lugar, que eu deveria parar de viver no passado, que eu imagino coisas, que eu sou ingrata. Ela não me xinga, mas tudo isso que ela fala (e muito mais) é até pior. A minha irmã era o alvo direto, hoje sou eu, pois a minha irmã morreu de câncer em 2014. Ela tinha ódio de mim desde que eu me conheço por gente.. nunca entendi.. até começar a ler sobre vampirismo energético.. que me levou a ler sobre narcisismo.. Hoje sei que as duas coisas são a mesma... Só que por ser um assunto tão pouco falado, vão aparecendo esses "diagnósticos" com nomes variados. Espero que um dia esse assunto seja dominado pela psicologia e não seja "explorado" para fins ruins ou gananciosos. A humanidade ainda tem muito o que desenvolver na area emocional, ja estamos vivendo o começo disso tudo e espero que melhore cada dia mais. Por enquanto, seguimos convivendo com essa bagunça, tentando nos controlar e por pedra cinza em quem mereça. Obrigada por seus videos, Não pare com esse TRABALHO maravilhoso. Por mais profissionais que sejam independentes iguais a você! São voces que mudam a história para sempre!
Cada dia que passa vejo que o ex é narcisista oculto. Como ele me odeia é gritante. Ele quer colocar defeito que vc vê que não existe até qdo estamos comendo delicadamente . Ele me critica mesmo estando bem vestida e super bonita enquanto ele está de camisa rasgada e até suja e todo relaxado.
Eu cresci com ódio de família com.raxao.Parabens pelo vídeo
Na sua frase na parte do narcisista oculto sobre ser atleta..."ouvi" minha mãe falando: "só não fui grande atriz porque eu não tinha cunha". Outra coisa interessante... antes de descobrir sobre N eu usava o mesmo termo que vc usou... dizia que minha mãe me fazia de "saco de pancada". Outro insight! Falei isso já... todo problema meu que conto pra ela duplica-se pois: 1- é o problema original, 2 - é a reação dela me fuzilando.
Interessante isso, eu estou tentando evitar comentar qualquer aspecto da minha vida pra ela pois as vezes buscamos um apoio e recebe pancada, uma coisa interessante é que não me lembro de ter ouvido um "eu te amo" da minha mãe, nunca recebi um abraço ou um afeto dela e não conheci meu pai. Ganha um doce se acertar como eu sou emocionalmente. Pois é, o problema e descobrir isso depois de adulto e a vida já ter andado bastante. Agora eu entendo porque ela não aprovava meus relacionamentos, não queria que eu saísse de casa, estou phodido.
@@fogonoparquinho7697 sua história é a mesma que a minha. Você tem insta?
Eu com certeza era “líder de torcida” da minha mãe na maior parte da minha vida… ficando sempre de acordo com ela se ela tinha alguma reclamação ou até crítica sobre alguém… Agora que eu tenho os meu filhos, eu percebo a irritação dela quando ela ousa falar alguma coisa em tom de crítica sobre os meus filhos PRA MIM, porque eu defendo eles (se é justo, obviamente), mas mesmo quando eles estão errados, eu digo algo que deixa bem claro que não existe uma competição al… que eu não vou “trair” ou “abandonar” os meu filhotes só pra agradá-la!!! Ela se sentia com direitos até sobre os meus filhos!!! Achei muito esquisito quando o meu filho mais velho tinha acabado de nascer… ela achou ruim que eu não a chamei pra dar o primeiro banhozinho nele. Disse “ é a vó que dá o primeiro banho! Você está me fazendo sentir como uma inútil!” E eu fiquei meio em choque porque eu nunca tinha visto ela dizer nada assim… Eu sou a mãe do neném!!!!! Como assim que ela que vai decidir coisas… É o MEU bebê… acabou de sair de mim… E ela vem com regras???? Porque sabe mais que eu… porque ela teve 4… porque eu tenho é que descansar… Ela também queria decidir como eu ia alimentar os bebês… eu queria dar só peito e ela teimando querendo me convencer que eu tinha que dar fórmula também… ela discutiu com a enfermeira sobre isso!!!!! 😂😂😂😂😂😂😂😂😂 É sentir uma autoridade que simplesmente não lhe corresponde.
Nossa, agora que assisti a este vídeo finalmente consegui identificar todos os comportamentos tóxicos da minha madrasta. Minha mãe é do tipo grandiosa e bem óbvio, não tinha como eu "me enganar" a respeito, mas o comportamento da madrasta é bem sutil, do tipo oculto, e só consegui ter certeza assistindo a este vídeo... Comportamentos como mentir, negar tudo, distorcer, inventar histórias... coisas que nunca entendi. É incrível como a gente consegue se enganar, se não estiver muito atenta a todos os detalhes. Obrigada pelas informações, Tary, este vídeo foi excelente!
Como sempre Tary, conteúdo incrivelmenre esclarecedor, simplesmente acho genial a forma como vc expressa tornando tudo mais didático, citando exemplos, fazendo os alinhamentos inicias, etc...
Esse "honrar pai e mãe" foi mto distorcido aqui no BR em decorrência da colonização católica que tivemos. Deu MTA margem para má interpretação. Eu entendo que honrar pai e mãe é honrar a VIDA que eles te deram.
Para honrar a vida é preciso se curar de tudo que te oprime, inclusive os próprios pais se for o caso, romper com as crenças, dinâmicas e limites não saudáveis e se realizar, conquistar seus sonhos, viver plenamente.
Qdo esse novo padrão mais saudável se instala na família, mtas vezes por um movimento iniciado por vc, de romper com o que está adoecido, é a melhor forma de honrar tbm seus antepassados.
Pois a cura de si, vai contribuindo para a cura dos demais.
Percebi esse padrão de narcisismo na minha família, até onde soube desde das minhas tataravós, vai saber com qual antepassado começou isso, então fez mto sentido pra mim qdo vc disse que é algo aprendido.
Faça sua parte e se CURE, desperte e se liberte, assim vai realmente honrar sua a vida. Pegue sua vida nas suas próprias mãos. Quem quer viver duas vidas, uma pros pais e outra pra si, não vive nenhuma.
li essa semana que esse honrar significa originalmente analisar e ponderar o pai e a mãe. daí a gente lembra sobre o mandamento de amor o próximo como a si mesmo, ou seja, ter amor próprio, e se amar consiste muitas vezez em abandonar aqueles que te machucam. é só a gente perceber que Jesus não andava com todos, ele escolheu 12 discípulos, e desses 12 andava mais com 3 deles, ou seja, nós também devemos escolher a dedo as pessoas que devemos manter por perto, que são as que querem um compromisso sério e amoroso conosco, como Jesus escolheu os 3.
muitos querem usar a Bíblia pra oprimir mas ela sempre será um livro pra libertar.
Que triste isso,meu Deus.
Cuidemis das nossas crianças, é dever de toda a sociedade.
Paremos de endeusar mães,pois nem todas sao
Abremos os olhos
Sai de um relacionamento de 9 anos com uma narcisista oculta, vinda de uma relação com uma mãe narcisista e pai facilitador, que só consegui diagnosticar com acompanhamento profissional pós separação.
Pai facilitador...
Eu estou com um narcisista oculto vulnerável, só me procura quando quer dinheiro pra recarga de celular é mais dinheiro pra outro coisa que ele comprou parceladas é não muda..espero que você me ajude com uma palavra gratidão.
Não percebemos um narcisista em nossas vidas porque nós nos concentramos demais nos escândalos, briga, arrogância, vaidade, etc. Isso não é ser narcisista. Ser narcisista é evitar sentimentos de vulnerabilidade como tristeza, solidão ou medo, porque eles têm medo de depender de pessoas assim, para se confortarem, para se acalmarem, precisam se sentirem especiais, em vez de depender de pessoas em quem confiam que se sentem especiais.
Uma das maneiras que os narcisistas ocultos podem nos ferir é que não estamos procurando os sinais, então abrimos nosso coração para alguém. Elas não são capazes de dar de qualquer maneira mútua e as pessoas podem acabar com o coração partido, mas elas também podem ser diretamente prejudiciais pois, se alguém se sente especial colocando-o para baixo, implicando de alguma forma que você está fazendo as coisas erradas o tempo todo e isso minará sua autoconfiança que vai corroer sua autoestima.
Todos temos uma ideia do que narcisismo é, mas nossa definição pode não ser exatamente correta.
Charme, boa aparência e o narcisista
Um sinal de alerta precoce de um narcisista oculto é que eles podem ser extremamente charmosos. Os narcisistas realmente dedicados gastam muito tempo focados em estética para aparentarem fantásticos e se tornarem especialistas nisso. Essa situação é chamado de adorno afetivo, então além de ser extrovertido, charmoso e chamar atenção, eles podem ser muito atraentes e você pode ser atraído sem nem perceber.
Pedestal
Outro sinal de alerta de um narcisista oculto é colocar as pessoas em pedestais, elas se sentem especiais por estar perto de alguém que é especial, mas a outra coisa é ajudá-las a evitar se sentirem vulneráveis. Se você está com um deus ou um ídolo, nunca se preocuparia em ser machucado, nunca teria que se preocupar em ficar desapontado. Os narcisistas são colocados em um pedestal e quando você está cimentado em um pedestal isso não é um relacionamento real.
Controle oculto
As narcisistas realmente não gostam de pedir coisas diretamente porque isso os coloca em uma posição de se sentirem dependentes ou até mesmo serem ignorados. As narcisistas tramam uma situação para conseguir o que precisam.
" Conheci uma pessoa que tinha uma namorada que aparecia no último minuto, com ingressos para shows e o arrastava nessa maravilhosa aventura. Caso ele sugerisse que saíssem para um restaurante, ela dizia que agora eu realmente não queria fazer isso.
Demorou um pouco para perceber que tudo era sobre o que ela queria fazer era sobre seus desejos, suas preferências, mesmo quando se tratava de coisas para que fossem mais divertidas. Esse tipo de comportamento é estratégia, há uma chance de que elas estão usando o controle oculto para se sentir especial".
A fantasia de gêmeos
Outra maneira de identificar um narcisista oculto é fantasiar que são gêmeos. Ser iguais, não é tão especial assim. Isso dá um sentimento especial de estar com alguém que compartilha as mesmas ideias e preferências. Se você encontrar alguém que constantemente insiste em todas as maneiras que você é semelhante a ele e que parece continuar por um tempo, pode ser um sinal de que você está com alguém que é um narcisista e é mais um desses sinais ocultos, se não há diferença, então não pode haver decepções, então não há vulnerabilidade, então eles estão confiando em uma relação especial de se sentir como um gêmeo, em vez de realmente se conectar com você.
Empatia flutuante
significa que você vê a pessoa com seus amigos sendo realmente cuidadosos e conectados de uma forma muito genuína, pessoas que são altamente narcisistas são muito empáticas sendo ótimos ouvintes, eles podem até ser assim no início dos relacionamentos, mas eles se preocupam com algo e como isso os afetará e de repente a empatia desaparece. Os narcisistas tentam dissuadir você que poderia estar lá para eles e que eles podem confiar em você, eles confiam em se sentirem especiais novamente, então os picos de narcisismo.
😳😳😳 Misericórdia 😳😳😳 Você descreveu toda a minha infância 😳😳😳 a consequência pra mim foi virar uma dependente emocional. Jesus, eu preciso de terapia pra ontem. Até chorei aqui ouvindo você descrever toda a minha infância.
Vendo hj essa live em 2023 e amei me esclareceu muito.Serei eternamente grata a vc e porfavor continue nos ajudando.
Oi Taynara obrigada por ter esse canal que nos ajuda tanto,
Estou passando pela fase de aceitar como a minha mãe é, me lembro que no ano passado eu vi como ela era, mas minha mente apagou um pouco e deixei pra lá... Agora comecei a me sentir mal com ela nesse ano, e passei a rever tudo de errado que acontece aqui em casa, ela realmente me faz de psicóloga acha que tenho que aguentar todas as reclamações dela, e não posso dizer nada, ela sempre reclama de tudo, ninguém presta pra ela, ela adora fofocar das amigas, parentes, e todo mundo, e na frente dessas pessoas ela dá uma de amiga, sabe? Percebi as falsidades, ela sempre precisa falar mal dos outros pra se sentir bem, é como se ela precisasse disso pra levantar a auto estima, parei de apóia la nas fofocas,e percebi que minha vida está bem melhor assim,e percebi que ela não gosta, ela fala mal dos outros desde de manhã até a noite se puder. É tenso demais....entre outras coisas que acontece e acho muito estranho, estou deixando esse texto pra sempre me lembrar e não me esquecer do que descobri sobre ela
Forças para nós que estamos passando por isso
Vamos vencer
A minha mãe tem o hábito de ficar olhando o que os vizinhos estão fazendo, já falei pra ela parar com isso mas acho que ela tem inveja das pessoas, é uma merda lidar com as coisas que ela faz mas não vejo saída.
Eu não conhecia pessoas narcisistas . comecei a desconfiar do comportamento do meu ex e, procurei no UA-cam informações sobre o transtorno de comportamento. Foi aí que vi uma luz. Eu queria entender o porquê de eu me deixar enganar , permitir que me tratassem daquela maneira..eu descobri que meu pai era um narcisista. Como se eu já estivesse passado por aquela situação. Eu já tinha vivido esse abuso. Eu tinha bloqueado no meu inconsciente..e no momento que eu vivi o abuso. Eu acordei e o descartei. Obrigada por tudo. Tem me ajudado a entender e me libertar..grata🙏
Taryana arregalando os olhos e fazendo uma expressão de sorriso se mostrando adolescente que se anulava para ajudar ego da mãe me lembrou eu demais kkkk. Eu era desse jeitinho.
Pqp! que vídeo excelente! Taryana, cada dia que passa seu canal está melhor! Gratidão moça!
Verdade...
Acabei de sair de uma relação dessa é inacreditável...
Preciosas informações!
Contribuiram PARA QUE EU TOMASSE DECISÕES "CONTATO ZERO"!!!
Ser psicólogo deve ser como enxergar a matrix.
Você foi a pessoa que mais tratou do assunto sem ser de uma mameira maniqueísta gratidão!!!! Gratidão!!! Se eu tiver isso espero regredir nos espectros.
Taryana parabéns tenho 70 anos já tudo que você fala , hoje estou terminando uma graduação de psicologia nunca ouvi falar sobre o assunto na faculdade passei por todos os abusos que você fala precisei me virar só amo seus vídeos continue parabéns sempre
Obrigada Tary!
Estou me entendendo graças a você! Entendendo porque eu me senti a vida inteira tão diferente das outras pessoas. Fui criada por uma narcisista explícita. Graças a Deus por sua vida! ❤️
🙏🏿🙏🏿🙏🏿🙏🏿 Fui dourada e nos grupos me criticavam dizendo que eu não sofria 😣 Infelizmente há muita ignorância.
Muita
sofre sim amiga , sofre tanto que quando vc acorda e vê que é um carregador de ego do narcisista seu eu verdadeiro explode no peito querendo sair pq vc não é de vdd tentando agradar o tempo todo. E prepare-se pra se tornar o bode expiatório ou a invisível quando deixar de ser dourada pq aconteceu comigo...me libertei
Sofre, meu irmão é o bode e eu era a dourada, mas sofria, meu irmão hoje é casado e sabe que eu sofro, afinal sempre soube, depois que meu irmão passou a não morar mais com ela, ela começou a fazer coisas piores comigo até não suportar mais ela e acabei acordando vendo que ela ao era normal e tentando descobrir porque ela é assim, pesquisei na internet para descubri, descubri esse canal aqui. E fui mudando, mas ainda não sai de casa e não tenho independência ainda. Mas a dourada sofre, só estar cega pela mãe.
@@alinesilva_30 nojo dessa louca.
Também fui dourada e hoje sou invisível porque meu marido se tornou dourado e meu irmão sempre foi o bode expiatório coitado, que acabou perpetuando os traços. Tão difícil sair desse triângulo !!!
Excelente conteúdo. Dica de português. Não se irrite, já existe uma forma de falar neutra, diga apenas "o narcisista". Assim a gente entende q está falando de homens e mulheres. Outra dica, nao utilize "haverão", utilize "haverá". Exemplo: haverá pessoas narcisistas ocultas...
Como é difícil lidar com o narcisista, vivo desde a infância, minha Mãe é totalmente e tenho irmãos tb q são a mesma coisa.
Você é incrível querida. A sua didática é excelente, muito sucessooo!!!!
Sim, ela é incrível !!!!
Taryana vc pode fazer um vídeo sobre cada nível de espectro narcisista?
Incrível Tary! Vejo muitas características da narcisista oculta na minha mãe .Tambem já passei pela situacao de querer cozinhar e minha mãe ficar parecendo um “demôniozinho”, kkkkkkkk, tentando me impedir de fazer minhas comidas. O mais engraçado é que ela não faz comida para mim, dizendo que não tem tempo, mas faz para ela, bem como para o meu pai e irmão dourado. Além disso, ela dá a desculpa que não cozinha para mim, porque sou vegana. Entretanto, quando ele quer fazer HOVERING para me convencer que é uma boa mãezinha, ela faz uma comida vegana deliciosa para mim. Depois diz que não vai mais fazer, porque não tem tempo. 😂😂😂😂
Sou borderline, e aparentemente tenho traços de narcisismo oculto. Passei por um relacionamento muito conturbado, recentemente estava saindo com um rapaz que obviamente terminou comigo tbm. Nao é fácil, eu nao entendia o pq do nada brigava tanto com aquele rapaz pra me sentir validada e ao mesmo tempo n queria deixa-lo ir. Era uma insegurança constante! O que dói é saber que dificilmente terei um relacionamento saudavel, pq por mais que eu tente, a verdade é que eu nao tenho amor por mim mesma. É horrível :(
Verdade, todo mundo sofre, fui a criança "dourada" mas fui criada igual um ratinho de laboratório. E experimenta contrariar, experimenta tentar crescer 😳🙄
Obrigada por esse vídeo, vivi um relacionamento de narcisista poderoso (eu☝️) com um narcisista Oculto (marido),Vc trouxe em palavras tudo que eu via e nao sabia experrar. EU sempre soube que faltava algo da personalidade dele que eu nao via, mais eu peguei ele!!!! Kkkkkkkkk Vi o que que precisava ver... Ele foi decoberto!!!! Porém buscando entender mais do assunto(formando UA-cam) EU FUI DESCOBERTA, por mim mesma, QUE LIÇÃO, relacionamento com ele me ajudou, me ensinou a viver vom vulnerabilidade, e deixar me ser amada!!! Sei que faco ninhas escolhas e hj luto para nao deixar vir a tona nas minhas relações o meu Narcisismo, consciência presença e o mais difícil... se assumir assim, e hj sendo vitima de um narcisista Oculto, esse lugar é o mais difícil para mim. Deixo meu relato, para que todos saibam que... não é só sua mãe que sabe fazer filho malandro!!!!
LEVANDO NA BRINCADEIRA PRA NAO FICAR LOKA.
Paz❤
Caramba kkk tá me dando até um medo aqui tô tremendo , não quero voltar nunca mais para aquela casa . 😔🙏🏻
Se identificou?
@@TaryanaRocha muito pra você ter ideia ela não me deixava, estudar meu pai, chegou de viagem e fez Minha matrícula eu emplorava, chorava horrores . Só faltava ajuelhar pra ela . Ela falava que era crise de ansiedade como desculpa pra não fazer minha matrícula , e ir me enrolando mais eu só queria uma matrícula . Só isso.
sinal de cura é perceber o transtorno ou a relação abusiva de alguém, depois de 10 anos de afastamento eu percebi a relação doentia comigo. Ela não tem consciencia não, ela não sabe nao que tem o transtorno, mais ela me provoca consciente e percebe se atingiu kkkkkkkkkkkkkkkk
Quem já passou na vida de um narcisista sabe bem como que é não precisa nem estudar para entender que é sofrer na alma .me perdoe sou leiga.mas aprendi na pele . Muito obrigada 😢
Que bom que eu te encontrei...
Através da minha filha que hoje tem22 anos e está sofrendo por estes traumas. Tenho 40 anos e há 27 vivo com um narcista e ainda muitos traços de borderline. Agressivo, abusivo enfim.
Quero aprofundar o máximo possível nesse assunto.
Nunca mais te largo.
Deus usa você como um canal de cura para pessoas que vivem aprisionadas uma vida inteira!! Tenho 35 anos e 2 filhos pequenos, estou lendo seu E book e agradeço a Deus por cada informação compartilhada!
Tary morro de medo de ser narcicista , minha mãe é, e eu tenho muita tristeza com isso não quero ser assim, faço terapia mas nao tenho diagnostico, tenho muito das caracteristicas de timidez, ansiedade social, nao ter força, e autoestima e sou hipersensivel mas nao me acho superior entao nao vou ser, eu acho....
Tb tenho muito medo... Como vc está?
vc tem as características de uma filha de narcisista, assim como eu tinha, e é o extremo oposto, é narcisismo de 0 a 3. trabalhe sua autoestima e saúde mental pra se tornar uma narcisista saudável, de 4 a 6, pq como a psicóloga explica nesse vídeo, complexo de inferioridade muito grande tbm é tóxico e pode te atrapalhar muito quanto a sua autoimagem e tbm pode prejudicar seus relacionamentos, vc pode se sentir não merecedora de amor, desenvolver dependência emocional e esse tipo de coisa, oq tbm não vai fazer bem a vc 💛
@@melissar3392 Melissa, muito obrigada por esse comentário! Alívio p coração 💛
@@lp5927 estou lidando com isso melhor com os dias e vc?
Já comentei aí abaixo um pouco da minha vida com uma esposa narcisista mas vale ressaltar que jamais ela assumiu culpa de nada e nunca pediu desculpas por nada é nem se incomoda com isso ela acha que todos temos obrigação de obedecela e sei que talvez ela seja assim pq nasceu sem limites e superprotegida pelos pais em especial o pai dela que sempre deu tudo pra ela e nunca cobrou responsabilidades dela, notem hj ela tem 45 anos de idade e até hj sem mentira nenhuma recebe uma mesada de mil reais por mês sem fazer nada e ainda o pai dela paga o condomínio pra ela resumindo por não ter tido limites e não ter assumido responsabilidades na infância e ser cobrada ela é incapaz de um adulta resolver é assumir seus próprios problemas a qualquer sinal de ser desmascarada ela já corre atrás de por a culpa em alguém mas nunca jamais ela.
Gratidão Taryana,