beleza mas você não falou sobre o tema principal, como estudar no caso a metematica ou física que são calculos por livros, por exemplo se é necessario só ler, ou também praticar, ler, anotar e praticar, etc etc etc
4:47 Esse foi um dos grandes problemas que eu encontrei quando comecei a estudar matemática. Eu me interessei por matemática aos 30 anos. Comecei do zero. Foi e ainda é muito difícil encontrar alguém que ensine a matemática sem ser focado em concurso ou Enem. Eu só quero entender a matemática como ela é, sem decoreba, sabe? Tem professores que não explicam nem o assunto, mas já vem com um monte de questões de cursos para resolver, sendo que a base nem está firme.
O problema é que o brasileiro foi adestrado a ter ódio mortal por livros. Não importa o quanto ele goste do assunto, ele nunca vai ler um livro sobre o tema. Criticam quem lê chamando de nerd de forma pejorativa e se van gloriam de perder tempo e dinheiro com farras. É o culto à ignorância e a ninharias.
Meu caro, ótimo vídeo, como sempre! Passei a estudar por livros há 2 anos desde que conheci seu canal e sua abordagem sobre a educação... gostaria de contribuir com meus dois centavos. A respeito de como definir até onde se aprofundar no conteúdo ou quais conteúdos priorizar, acredito que um bom guia é o próprio edital do seu concurso de interesse, Enem, Vestibulares e etc. Verifique o que é mais cobrado. Outra coisa, faça muitas questões de provas anteriores do seu concurso alvo. As questões vão revelar suas lacunas de conhecimento e direcionar seus estudos. Além disso, seja autocritico, se teste, foque nas suas dificuldades. Acho que por aí já dá pra delinear um caminho.
Venho estudando para concursos militares há um tempo. No início, eu usava exclusivamente cursinhos e acabei tendo um aprendizado limitado e raso, até o ponto onde eu estagnei e não consegui chegar no nível do concurso que eu gostaria. Após algum tempo eu comecei a usar livros, e foi a apartir daí que eu realmente elevei o nível. Comecei pegando o Fundamentos de Matemática Elementar, uma coletânea famosa e tive a primeira dificuldade do vídeo: uma linguagem matemática muito pesada. Tive que refazer minha base e preencher as lacunas de conhecimento para, com muito penar, conseguir a estudar de forma profunda, provavelmente, pela primeira vez na minha vida. Como ele disse, no vídeo, usar um livro é beber direto da fonte. É totalmente diferente de usar uma apostila ou de ver uma vídeoaula de 30min que tenta te passar um conteúdo que você veria em um semestre no ensino médio; você entende o porquê das coisas. Hoje eu já posso dizer que amo matemática porque passei a conhecê-la profundamente. Em suma, tenha uma base, insista e aprecie a beleza do estudo. Acredite, são palavras dum aluno medíocre no Ensino Médio que teve que se virar, mas que agora gosta de matemática.
@@PedroHenrique-wy4os Já passei em concurso de Instituto federal em primeiro colocado, mas o foco tá exclusivamente na EFOMM e Escola Naval atualmente hoje.
@@PedroHenrique-wy4os Ensino Técnico Concomitante. Entrei em eletromecânica, mas ao conhecer concursos militares eu vi que posso atuar com o que gosto e seguir carreira militar.
Realmente irmão, depois que você passa a REALMENTE a entender a matéria você começa a gostar dela e ver o quanto ela é linda e só te desejo sorte e que você continue na sua batalha até sua sonhada aprovação.
"Nosso tempo, ele é finito ele é limitado, e a gente não pode ficar às vezes, investindo muito tempo nas coisas, que não vão nos levar onde a gente precisa chegar..."
Lembrei-me da vez que comecei a estudar gramática da língua portuguesa. Abri o livro e comecei. Capítulo 1: O que é linguagem ? Quando me dei por conta estava estudando filosofia
@@renatam.r.6762 Acredito que essa abordagem deveria ser feita para níveis mais altos do estudo da língua, quando a pessoa quer se aprofundar mais na parte histórica e tals. Tem gente que não gosta de estudar essa parte e prioriza mais a parte mecânica, de resolução de problemas etc
@@estevao7k Parte histórica? Como assim parte histórica? Para mim é ambíguo, porque você está falando do desenvolvimento das línguas e dos significados através dos processos históricos ou dos estudos linguísticos que envolvem a evolução de famílias linguísticas? A linguística, como toda ciência, vem da filosofia, mas não é filosofia. A questão é simples. Não há compreensão das hipóteses propostas para sem passar em alguma medida pela construção lógica da compreensão para com a linguística. Isso, de um modo ou de outro, paira sob a filosofia, como um método científico faz. A linguística é apenas mais difícil de ser alvejada pela verdade, digamos. A linguística é mais aberta, ainda que seja uma ciência. Eu diria que a linguística é até mais difícil de entender em alguns casos. Vemos a tragédia linguística do nosso país ocorrendo, porque as verdades mentirosas não são questionadas na base.
Eu quero estudar de tudo... Mas no meu ritmo sabe, não como na escola ou na faculdade em que se tem um prazo relativmente curto para dominar tudo. Eu quero aprender de um jeito que faça parte do meu cotidiano, como respirar. Minha meta de vida é ser um erudito, me aprofundar na filosofia, na matemática, na ciência, e nem penso tanto no dinheiro (apenas pra poder sobreviver né)... Enfim, nem que demore uns 40 anos.
@@williamcobra6652 Ajuda muito na produtividade. É melhor que os cadernos físicos - e olha que gosto bastante destes últimos. Pesquisa aqui no UA-cam: Notability, Goodnotes, ColaNote, Samsung Notes e Noteshelf. Tem milhares de funções. Então seu cérebro tem mais estímulos para estudar.
Passei pela overdose de informação no meu TCC. Em vez de me especializar no assunto, me tornei um especialista em saber quantos livros havia sobre o assunto.
Uma dica que salva demais é gravar o áudio de aulas até mesmo de matemática e de física para na hora das correria como meu exemplo que passo muito tempo no busão, esculto os áudio e fico visualizando pode parecer esquizofrênico isso mais funciona demais !
Eu uso o cursinho pra " entender" o conteúdo e uso o livro pra " complementar" a teoria e uso questões de livros e da internet para aprender o conteúdo.
Tem muitos cuidados a serem observados. Estudar direto da fonte de previne de anacronismo, inconsistências históricas e erros conceitos. Porém, deve se observar que pouco se faz necessário e até útil o estudo da obra de Newton, por exemplo, já que o avanço da mecânica se passou por vários séculos seguidos, através da notação de Lagrange e outros. Com relação ao estudo para determinadas provas: segue o edital. Ainda deve ser lembrado que os professores, de ensino superior e médio, têm uma bagagem de vários anos através de vários livros, além de saber em um nível de aprofundamento de qualquer livro, é muito recomendado que o aluno tire proveito para a sua formação. Parabéns pelo conteúdo.
EU jurooooo, no meu historico tem varias pesquisas sobre "como estudar por livros", hj eu abri o youtube e ele me sugeriu esse video, era exatamente o q eu queria.
Muito bom, também tive uma overdose de informação a não muito tempo atrás. Eu queria buscar "o melhor livro de física básica" pra usar durante a minha graduação, de certa forma me ajudou ler um pouco de cada autor (Halliday, Moyses, Tipler, Alaor, Alonso e Finn...) sobre o mesmo assunto, hoje em dia utilizo o que mais me identifiquei e que adequa ao meu nível, uma vez ou outra abro outro livro de outro autor para entender melhor algo que não ficou claro no outro.
É muito importante ter um planejamento para cumprir esses objetivos. Temos que traçar uma meta e quebrar ela em pequenos objetivos (POSSíVEIS) que possam ser feitos todos os dias. Escrever no papel o que se quer, metas que te façam chegar até lá, os materiais que serão usados e, principalmente, entender que nem todo dia conseguiremos cumprir o que foi proposto, usando aquele famoso jogo de cintura e fazendo o MELHOR COM O QUE SE TEM.
Decobrir q n tenho maturidade intelectual! Fiquei estudando por meses por diversos livros de biologia e sentir q eu tinha mt informação mas a prova nao queria muitas delas 🫠! Obg pela vídeo!
Oi Professor! Deixando essa msg aqui pra agradecer a vc e ao Universo Narrado pela didática incrível e impecável q vc tem! Graças a vc consegui passar na USP, pro curso q era meu sonho desde criança. Física era um problema pra mim, eu não entendia nada, não conseguia resolver os exercícios, na hora da prova ficava tão nervosa que deixava as questões de física em branco. Graças ao jeito leve e descontraído de ensinar essa disciplina consegui entender, fazer os exercícios, a prova e hj fui aprovada! MUITA OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO ❤️ Parabéns por ser esse professor incrível!
Há diversos tipos de estudo. Se quer passar em um concurso ou vestibular, precisa ser estratégico, não se aprofundar muito, estudar por questões e resumos, cronogramas. Agora, se quer aprofundar em um assunto, ser um expert, precisará sim beber direto da fonte, ler a maioria dos livros e além de ter a prática no assunto arrumando uma profissão no mesmo ramo ou praticando ao máximo.
Com relação a parte do " até onde preciso me aprofundar?" eu sempre procuro na internet a ementa da disciplina dada por um professor pra ter uma base do que é mais importante. Exemplo estou querendo estudar mecânica clássica, aí tem o livro do Marion, Taylor e muitos outros. Escolho a referência e procuro a ementa da disciplina pra ver quais tópicos do livro o professor aborda.
11:20 Nossa, é EXATAMENTE isso que tem acontecido cmg e é MT frustrante, ficava horas e horas só me decidindo e no fim não chegava a lugar algum. Precisava msm desse vídeo, veio na hora certa.
cara eu so consigo estudar lendo e escrevendo, se eu for ver video aula, me da sono e nao saio do lugar, pra mim video aula é o o ultimo recurso caso eu realmente nao compreenda algum assunto
Po Felipe, graças a você comecei a focar meus estudos em livros e uma coisa que me ajudou a não cair na "overdose" de informação, foi comprar livros físicos. Antes eu consumia muito PDF online e como o acesso é fácil, caía na armadilha de buscar o livro "perfeito".
Gosto de ler livros introdutórios sobre determinado conteúdo. Às vezes é melhor que uma aula. Em seguida vou avançando com outras bibliografias até o necessário.
@@RhamonDosSantosRamos-hd1gl o problema de estudar com livros logo no início é a linguagem. Grande parte do problema das pessoas não é fazer contas, mas sim entender o que o exercício pede.
Quanto ao estudo para provas específicas, gosto de puxar uma apostila específica para aquela prova, conferir quais os tópicos recorrentes da prova e, enfim, migrar para o livro. Com isso consigo definir um ponto de partida e outro de parada. Ótimo vídeo, Felipe! 😁
Isso q vc falou do professor encurtar o caminho é exatamente oq vc faz com excelência… vc mastigou tudo e entregou tudo da forma mais simplificada e bem explicada possível para seus alunos. Grande mestre, o melhor com certeza!!!
@@OArquiteto1 Lugar para guardar?? Como vc não tem lugar para guardar-los? Vc pode guardar eles em qualquer lugar, até uma caixa no chão já é suficiente para isso
Seu trabalho é muito bom. Também gosto do livros, já tive 02 bibliotecas. Como professor, percebo que é muito bom, melhor que eu já fui. No entanto, como professor, percebo que vaga em caminhos escolares q já passei. É muito talentoso como professor, precisa superar este caminho vago de educação e ensino ( conhecimento pratico e util dos não tão uteis). Não existe conhecimento que não seja util; a inutilidade é lixo teorico e não conhecimento. Espero q supere estas questões vagas para que possa produzir videos com conteudos cada vez melhores e ajudar mais pessoas como tem ajudado. Sei que é da terra do pão de queijo, quem sabe um dia possa conhecer seu trabalho mais de perto. SUCESSO
Seja autonomo, isso é bom, mas não se imponha limites e não tenha pressa em aprender. Gaste o tempo que for necessário para isso. Conhecimento nunca é demais.
Excelente vídeo. Enviei pros meus filhos. E o príncípio de tudo é: Difícil é aprender a ler o resto está escrito em livros!!! Você tem a coleção das lectures do Richard Feynmann!!
Uma grande desvantagem de estudar por livros é o preço em que são vendidos. Alguns passam dos 150 reais e não entra no orçamento de todo mundo. Educação de qualidade no Brasil é caro.
Hi, great video! I think that the 3 cons are all pointing to the same underlying problem. Also, I would add what is for me the biggest pros of self learning through a book: the learning is a100% active, while following a course, the learning is much more passive. Moreover now you can also complement books with videos and lectures from UA-cam, which is great. I particularly like the ability to skip the parts that I'm not interested in, or watch the content in 1.5X speed!
Desculpa se foge um pouco do assunto , não sei se vc fazia isso mas eu gostava de estudar um assunto com uma teoria ou resolução e confrontar tese e antítese , com outro livro . Aprendendo a ser aberto a novos livros e novos conhecimentos , não ficando preso as indicações dos professores EX: Relatividade de Einstein x GRAVITAÇÃO EFEITO ILHA de Carlos José Borges .
Caramba, eu que leio muito descobri como posso organizar melhor minhas leituras e fazer um estudo de forma sistematizada para aprimorar a capacidade de aprender. Este vídeo é sensacional!!
10:28 tá, mas de que forma eu posso adquirir esse mínimo de bagagem antes começar a leitura de um livro? Já que o próprio livro já me serviria de bagagem pra aprender determinado conteúdo.
Vídeo muito informativo mesmo, há algum tempo adquiri diversos livros para minha preparação de concurso, e senti essa parada, onde um livro volume unico seria bem melhor e mais produtivo para mim do que os três que adquiri. Tomem cuidado com a overdose de informação galera. Vai até o fim num só. Abraços!
eu sei bem como é isso, qdo comecei a ajudar num cursinho popular foi literalmente uma imersão real de Feynman com aquele gif mind-blow. Antes da minha primeira aula eu literalmente queria vomitar minha alma toda, e deu certo muito além do que imaginava! Outro exemplo é como nossas jornadas -Lumena Feelins- influenciam nossos estudos: sempre tive dificuldade em "decorar" fisiologia , era impossível decorar tudo aquilo até o dia pós enem/contaminação que me rendeu uma complicação da pós-covid, mas nunca busca para entender o que estava acontecendo comigo eu mergulhei em livros de fisiologia e até fiz 2 cursos de neuro no coursera e hoje é algo que a curiosidade/necessidade me levou a realmente conhecer sem estudar (e adorar). E do sempre caminhando com livros e aula de profs tão bons e meio maluquinhos (como eu) hahha obs.: Espero que vc tenha feito um short da sua apresentação do mestrado com Kevin O Cris de trilha. sério!! abssss
Ótimo vídeo, a terceira dica pra mim veio com um pouco de estratgia de estudo, exemplo: o ENEM tem determinadas competências e provas, tem um edital, tem o que mais cai, se vc tiver um nível mediano de conhecimento sobre a prova que vc vai fazer vc consegue entender onde parar. Um ótimo termometro são as questões, estuda o básico da teoria, faz questões do seu concurso, caiu algo mais avançado? volta pra teoria e assim vai. Dinamismo é chave pro estudo, seja focado porém dinamico, uma coisa por vez. Acho que é isso
Livros são bons para pesquisadores, quem precisa aprender o conteúdo padrão dentro de um limite de tempo como os estudantes do Enem é um erro utiliza pelos livros.
@mementomorialltime eu parei na metade do livro do FME 1, comecei o "O Algebrista". Havia partes do livro que eu não entendia e não conseguia prosseguir, preferi tirar todas as dúvidas anteriores do que seguir com dúvidas.
Eu estudava há muito tempo atrás através dos livros e de alguns canais ou programas de TV principalmente os pagos. Hoje se eu quero aprender algo ou tirar alguma dúvida,vejo vídeos do UA-cam, uso app para aprender tal assunto, leio pdfs da Internet, uso o Google e o chat gpt, e raramente a TV. Agora eu resolvo tudo isso com a Internet. Não pago mais TV a cabo, e não leio livros. Aprendo tudo na Internet. Ah,e por coincidência, eu faço aulas de francês usando apps, e já assisti algumas aulas tanto de francês qto de inglês no youtube.
Acredito que essa questão que vc tocou é, realmente, muito importante: é preciso saber o ponto de parada, o limite! O próprio propósito de vida é estabelecido com limites! Se vamos mudar o caminho, ainda assim, existem limites! Clareza, foco e objetividade. Somos seres vivos limitados que se encaixa dentro de um todo universal e complexo.
EU acredito que por livros e muito mais rápido, pq as vezes dependendo do professor o cara enrola demais na explicação. e claro que quando eu travo na matéria eu vou lá no video e vejo rapidinho a explicação do cara. e releio a parte novamente para ve se compreendi to testando assim. pq antes era so video aula e era maçante parecia que nunca acabava e lendo e as vezes vendo video(para esclarecer duvidas) me parece mais produtivo.
Esse assunto de se perder aprofundando um conteúdo é, pra mim, algo extremamente prazeroso ao mesmo tempo que me traz uma ansiedade sinistra por acabar me perdendo em meio a tantas outras coisas que tenho que estudar...
Acho que se o foco é passar em algum concurso, a melhor estratégia seja conciliar o estudo por livros e fazer provas anteriores porque assim você consegue julgar o que é mais importante para aquele objetivo.
Valeu parceiro, é mais ou menos a realidade que vivo, perdido em referências bibliográficas. Nunca gostei de pdf's, curto folear e marcar páginas ou palavras, para mim é mais confortável.
Eu também era assim até conhecer um dispositivo chamado tablet. Lá é mil vezes melhor. Quando você se acostumar, vai se arrepender de não tê-lo comprado antes.
Salve mestre! Excelente vídeo como sempre! Eu sou um completo devoto dos livros, mas tbm concordo que a principal dificuldade é saber até onde ir (ainda mais na faculdade). Entretanto, eu acho q as maiores vantagens de você ter a profundidade de conhecimento e se "obrigar" a se concentrar no que está lendo, superam as dificuldades e sedimentam mais o conteúdo e , na minha visão, vale o custo benefício.
Acho que a dica 03 pode tá ligado ao progresso, se o esforço tá muito grande (mesmo tendo maturidade) e com pouco progresso é porque o conteúdo é mais complicado de absorver talvez seja melhor baixar o nível um pouco... Sempre lendo também o prefácio do documento, porque ele já diz o que se espera do estudante e o nível dos conteúdos...
Acho que também pra ajudar a saber até onde ir no conteúdo do livro, se for em relação a fazer concurso, pegar o edital e ver o que cai no concurso que vc quer né?!
Você é maravilhoso 😍! Você tem razão em tudo que você fala, eu acho lindo o amor , a intimidade que você tem com a Matemática, mesmo sendo tão novo! Meus professores eram assim, do mesmo jeito de ensinar! Eles faziam a gente pensar, eram do IF!
Sinceramente eu prefiro o curso , guisoli estudou pra caramba os livros , fez um curso " resumo" baseado nesses livros, ja é suficiente pra maioria dos vestibulares do Brasil,tirando os de alto grau
Felipe, recentemente vi ondas na faculdade e uma questão de efeito doppler me chamou a atenção, era sobre efeito doppler transversal. Acostumado a trabalhar com fonte e detector na mesma direção, deu um trabalho para entender. Acho que daria um bom vídeo, é um assunto simples, mas diferente do habitual.
@@caiouchoa5889 Fundamentos de matemática elementar tem uma linguagem matemática muito pesada que acaba dificultando o aprendizado do pessoal de primeira viagem. Uma alternativa seria o livro do Manoel Paiva, de matemática, que tem uma teoria mais palatável ao primeiro momento. Apesar disso, encorajo-o a fazer os exercícios do Fundamentos, pois eles são de altíssimo nível.
@@caiouchoa5889 O conselho que eu dou é que você pesquise sobre essa coleção na internet. Tem pdf de toda coleção, inclusive os volumes com resoluções.
sou estudante de engenharia mecanica. passei por calculo 1 2 e 3 na faculdade. estou tendo equaçoes diferenciais. (calc 1 e 2 foi durante a pandemia ent posso dizer q mesmo sendo bom aluno, nao aprendi quase nada). agora calc 3 e equacoes diferencias (n sei nem se é assim q se traduz, pq estou numa faculdade de sistema americano) eu ia pra aula, entendia mais ou menos. comecei a perceber que só ser 'inteligente' nao seria o suficiente. ent depois de cada capitulo, eu vou no livro e leio, ai eu começo a entender o pq de estarmos fazendo isso, o que essa surface integral significa, gradient vector, vector field etc... e entendo a conexão entre as coisas, e principalmente, das aplicaçoes na engenharia. resumindo, essa sua dica 1 é o que eu mais utilizo, e fico feliz de ter mencionado, pq significa q eu to no caminho certo hahah vlw tmj
Dicas: 1) Tenha uma boa base no que você vai estudar. 2) Quando começar uma bibliografia, só vai, não fica pensando se foi uma boa escolha. 3) Aprofunde até onde precisa, o resto é desnecessário.
COMO TU VAI TER ORIENTAÇÃO DO QUE VER ANTES OU DEPOIS!? É PRA ISSO QUE SERVE O PROFESSOR!! POR EXEMPLO, TENTA ESTUDAR PROGRAMAÇÃO SEM UMA ORIENTAÇÃO E UMA SEQUENCIA DOQUE VER PRIMEIRO, TU NÃO VAI ENTENDER NADA!! POIS PROGRAMAÇÃO É RACIOCÍNIO LÓGICO, TEM TODA UMA SEQUÊNCIA PARA SE APRENDER!!!
🪖 Faça uma BASE indestrutível em matemática: dmat.universonarrado.com.br
faz um vídeo falando quais livros são "ótimos" para estudar matemática básica
Faz um vídeo indicando livros para a Escola Naval.
beleza mas você não falou sobre o tema principal, como estudar no caso a metematica ou física que são calculos por livros, por exemplo se é necessario só ler, ou também praticar, ler, anotar e praticar, etc etc etc
4:47 Esse foi um dos grandes problemas que eu encontrei quando comecei a estudar matemática. Eu me interessei por matemática aos 30 anos. Comecei do zero. Foi e ainda é muito difícil encontrar alguém que ensine a matemática sem ser focado em concurso ou Enem. Eu só quero entender a matemática como ela é, sem decoreba, sabe? Tem professores que não explicam nem o assunto, mas já vem com um monte de questões de cursos para resolver, sendo que a base nem está firme.
Procura o canal do ferreto e muito bom ele explicar matemática básica do zero ele tem uma playlist muito boa
O problema é que o brasileiro foi adestrado a ter ódio mortal por livros. Não importa o quanto ele goste do assunto, ele nunca vai ler um livro sobre o tema. Criticam quem lê chamando de nerd de forma pejorativa e se van gloriam de perder tempo e dinheiro com farras. É o culto à ignorância e a ninharias.
Meu caro, ótimo vídeo, como sempre! Passei a estudar por livros há 2 anos desde que conheci seu canal e sua abordagem sobre a educação... gostaria de contribuir com meus dois centavos. A respeito de como definir até onde se aprofundar no conteúdo ou quais conteúdos priorizar, acredito que um bom guia é o próprio edital do seu concurso de interesse, Enem, Vestibulares e etc. Verifique o que é mais cobrado. Outra coisa, faça muitas questões de provas anteriores do seu concurso alvo. As questões vão revelar suas lacunas de conhecimento e direcionar seus estudos. Além disso, seja autocritico, se teste, foque nas suas dificuldades. Acho que por aí já dá pra delinear um caminho.
Certamente a autocrítica é fundamental pra ter esse espírito "autodidata" e seguir de forma inteligente à aprovação. Bom papiro!
Adorei teu comentário, obrigada!
Venho estudando para concursos militares há um tempo. No início, eu usava exclusivamente cursinhos e acabei tendo um aprendizado limitado e raso, até o ponto onde eu estagnei e não consegui chegar no nível do concurso que eu gostaria. Após algum tempo eu comecei a usar livros, e foi a apartir daí que eu realmente elevei o nível.
Comecei pegando o Fundamentos de Matemática Elementar, uma coletânea famosa e tive a primeira dificuldade do vídeo: uma linguagem matemática muito pesada. Tive que refazer minha base e preencher as lacunas de conhecimento para, com muito penar, conseguir a estudar de forma profunda, provavelmente, pela primeira vez na minha vida.
Como ele disse, no vídeo, usar um livro é beber direto da fonte. É totalmente diferente de usar uma apostila ou de ver uma vídeoaula de 30min que tenta te passar um conteúdo que você veria em um semestre no ensino médio; você entende o porquê das coisas. Hoje eu já posso dizer que amo matemática porque passei a conhecê-la profundamente.
Em suma, tenha uma base, insista e aprecie a beleza do estudo. Acredite, são palavras dum aluno medíocre no Ensino Médio que teve que se virar, mas que agora gosta de matemática.
Ja passou em algum concurso manim?
@@PedroHenrique-wy4os Já passei em concurso de Instituto federal em primeiro colocado, mas o foco tá exclusivamente na EFOMM e Escola Naval atualmente hoje.
@@l.d.8668 passou no IF para ensino médio ou superior?
@@PedroHenrique-wy4os Ensino Técnico Concomitante. Entrei em eletromecânica, mas ao conhecer concursos militares eu vi que posso atuar com o que gosto e seguir carreira militar.
Realmente irmão, depois que você passa a REALMENTE a entender a matéria você começa a gostar dela e ver o quanto ela é linda e só te desejo sorte e que você continue na sua batalha até sua sonhada aprovação.
"Nosso tempo, ele é finito ele é limitado, e a gente não pode ficar às vezes, investindo muito tempo nas coisas, que não vão nos levar onde a gente precisa chegar..."
Lembrei-me da vez que comecei a estudar gramática da língua portuguesa.
Abri o livro e comecei. Capítulo 1: O que é linguagem ? Quando me dei por conta estava estudando filosofia
Mas e a gramática?
Semântica tem relação com a filosofia e basicamente a filosofia criou os estudos semânticos.
@@renatam.r.6762 Acredito que essa abordagem deveria ser feita para níveis mais altos do estudo da língua, quando a pessoa quer se aprofundar mais na parte histórica e tals. Tem gente que não gosta de estudar essa parte e prioriza mais a parte mecânica, de resolução de problemas etc
@@estevao7k Parte histórica? Como assim parte histórica? Para mim é ambíguo, porque você está falando do desenvolvimento das línguas e dos significados através dos processos históricos ou dos estudos linguísticos que envolvem a evolução de famílias linguísticas? A linguística, como toda ciência, vem da filosofia, mas não é filosofia. A questão é simples. Não há compreensão das hipóteses propostas para sem passar em alguma medida pela construção lógica da compreensão para com a linguística. Isso, de um modo ou de outro, paira sob a filosofia, como um método científico faz. A linguística é apenas mais difícil de ser alvejada pela verdade, digamos. A linguística é mais aberta, ainda que seja uma ciência. Eu diria que a linguística é até mais difícil de entender em alguns casos. Vemos a tragédia linguística do nosso país ocorrendo, porque as verdades mentirosas não são questionadas na base.
Como assim mano? Oxi então se eu estudar a introdução da fonética e fonologia e a história da língua portuguesa e isso é filosofia?
"Qualquer um pode aprender qualquer coisa. Não é necessário um professor para te ensinar alguma coisa. O professor é um encurtador do caminho!"
Professor devia apenas ajudar no desenvolvimento, melhorando o desempenho do aluno.
@@filipe5239isso mesmo.
Eu quero estudar de tudo... Mas no meu ritmo sabe, não como na escola ou na faculdade em que se tem um prazo relativmente curto para dominar tudo. Eu quero aprender de um jeito que faça parte do meu cotidiano, como respirar. Minha meta de vida é ser um erudito, me aprofundar na filosofia, na matemática, na ciência, e nem penso tanto no dinheiro (apenas pra poder sobreviver né)... Enfim, nem que demore uns 40 anos.
O primeiro passo é comprar um tablet.
@@OArquiteto1pq?
@@williamcobra6652 Ajuda muito na produtividade. É melhor que os cadernos físicos - e olha que gosto bastante destes últimos.
Pesquisa aqui no UA-cam: Notability, Goodnotes, ColaNote, Samsung Notes e Noteshelf.
Tem milhares de funções. Então seu cérebro tem mais estímulos para estudar.
@@williamcobra6652tela maior menos distrações
Acho que nem em 40 anos amigo. Irá levar sua vida toda e mais um pouco
Passei pela overdose de informação no meu TCC. Em vez de me especializar no assunto, me tornei um especialista em saber quantos livros havia sobre o assunto.
Felipe é um mago! Simplesmente o video que eu necessitava.
Filosofo, um Fernando natural
@@loppw7631 kkkkkkkk gostei dessa!
@@fernandoumfilosofonatural kkkkkkkkkkkkk
Opa Filipe, em algum momento bem que você poderia fazer um tour por essa sua biblioteca hein? Um grande abraço.
UP
Up
up
Uma dica que salva demais é gravar o áudio de aulas até mesmo de matemática e de física para na hora das correria como meu exemplo que passo muito tempo no busão, esculto os áudio e fico visualizando pode parecer esquizofrênico isso mais funciona demais !
Ruim que aa vezes tem conversas e brincadeiras aí fica cansativo ouvir tudo kkkk
Eu uso o cursinho pra " entender" o conteúdo e uso o livro pra " complementar" a teoria e uso questões de livros e da internet para aprender o conteúdo.
Perfeito. Geralmente livros têm uma gradação de nível de exercícios bem natural, o que vai te deixar no nível do seu concurso bem mais rapidamente.
Eu também cr
ISSO AI
Não conheço um só graduado que estudou ouvindo o professor, todos que cenheci estavam por livros.
Tem muitos cuidados a serem observados. Estudar direto da fonte de previne de anacronismo, inconsistências históricas e erros conceitos. Porém, deve se observar que pouco se faz necessário e até útil o estudo da obra de Newton, por exemplo, já que o avanço da mecânica se passou por vários séculos seguidos, através da notação de Lagrange e outros. Com relação ao estudo para determinadas provas: segue o edital. Ainda deve ser lembrado que os professores, de ensino superior e médio, têm uma bagagem de vários anos através de vários livros, além de saber em um nível de aprofundamento de qualquer livro, é muito recomendado que o aluno tire proveito para a sua formação. Parabéns pelo conteúdo.
EU jurooooo, no meu historico tem varias pesquisas sobre "como estudar por livros", hj eu abri o youtube e ele me sugeriu esse video, era exatamente o q eu queria.
Hahaaha. Gostou do conteúdo, Jessica?
@@UniversoNarrado ameiiii, saudades dos quadros que vc comentava os livros que leu, nao tenho instagram entao nao sei se vc continua fazendo isso lá
Peço nome de autores desses livros
Muito bom, também tive uma overdose de informação a não muito tempo atrás. Eu queria buscar "o melhor livro de física básica" pra usar durante a minha graduação, de certa forma me ajudou ler um pouco de cada autor (Halliday, Moyses, Tipler, Alaor, Alonso e Finn...) sobre o mesmo assunto, hoje em dia utilizo o que mais me identifiquei e que adequa ao meu nível, uma vez ou outra abro outro livro de outro autor para entender melhor algo que não ficou claro no outro.
É muito importante ter um planejamento para cumprir esses objetivos. Temos que traçar uma meta e quebrar ela em pequenos objetivos (POSSíVEIS) que possam ser feitos todos os dias. Escrever no papel o que se quer, metas que te façam chegar até lá, os materiais que serão usados e, principalmente, entender que nem todo dia conseguiremos cumprir o que foi proposto, usando aquele famoso jogo de cintura e fazendo o MELHOR COM O QUE SE TEM.
Decobrir q n tenho maturidade intelectual! Fiquei estudando por meses por diversos livros de biologia e sentir q eu tinha mt informação mas a prova nao queria muitas delas 🫠! Obg pela vídeo!
Oi Professor!
Deixando essa msg aqui pra agradecer a vc e ao Universo Narrado pela didática incrível e impecável q vc tem! Graças a vc consegui passar na USP, pro curso q era meu sonho desde criança. Física era um problema pra mim, eu não entendia nada, não conseguia resolver os exercícios, na hora da prova ficava tão nervosa que deixava as questões de física em branco. Graças ao jeito leve e descontraído de ensinar essa disciplina consegui entender, fazer os exercícios, a prova e hj fui aprovada! MUITA OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO ❤️
Parabéns por ser esse professor incrível!
Que massa, Mayara!
Obrigado por passar por aqui e dar essa notícia, fico muito feliz com sua conquista!
Sucesso nessa jornada nova.
Um beijo.
Qual foi o curso?
@@Art-rb4el faladora
Há diversos tipos de estudo.
Se quer passar em um concurso ou vestibular, precisa ser estratégico, não se aprofundar muito, estudar por questões e resumos, cronogramas.
Agora, se quer aprofundar em um assunto, ser um expert, precisará sim beber direto da fonte, ler a maioria dos livros e além de ter a prática no assunto arrumando uma profissão no mesmo ramo ou praticando ao máximo.
Ele descreveu todos os meus dilemas ao estudar sozinho
Mestre, espero que volte pra valer esse ano!! Saudades desse tipo de vídeo que nos enriquece em todos os sentidos.
Nossa overdose de informação, e saber até onde chegar são os meus principais problemas.
Com relação a parte do " até onde preciso me aprofundar?" eu sempre procuro na internet a ementa da disciplina dada por um professor pra ter uma base do que é mais importante.
Exemplo estou querendo estudar mecânica clássica, aí tem o livro do Marion, Taylor e muitos outros. Escolho a referência e procuro a ementa da disciplina pra ver quais tópicos do livro o professor aborda.
11:20 Nossa, é EXATAMENTE isso que tem acontecido cmg e é MT frustrante, ficava horas e horas só me decidindo e no fim não chegava a lugar algum.
Precisava msm desse vídeo, veio na hora certa.
"Toma muito cuidado, escolheu a bibliografia, RACHA com aquilo até o final."
cara eu so consigo estudar lendo e escrevendo, se eu for ver video aula, me da sono e nao saio do lugar, pra mim video aula é o o ultimo recurso caso eu realmente nao compreenda algum assunto
Po Felipe, graças a você comecei a focar meus estudos em livros e uma coisa que me ajudou a não cair na "overdose" de informação, foi comprar livros físicos. Antes eu consumia muito PDF online e como o acesso é fácil, caía na armadilha de buscar o livro "perfeito".
Você tem espaço em sua casa para guardar bastante livros?
Ja passei por essa "overdose de conhecimento" kkkkk. A sensação é de estar perdido mesmo rsrs
Eu botei como prática para esse ano estudar por curso,mas também estudar por livros algumas horas.
Gosto de ler livros introdutórios sobre determinado conteúdo. Às vezes é melhor que uma aula. Em seguida vou avançando com outras bibliografias até o necessário.
Exato. Um livro mais intuitivo ou introdutório é o melhor para aprender um novo assunto.
"Se você começar do zero a estudar por livros pode ser Muito Penoso."
Não entendi muito bem essa fala
@@vitor08628 entendi vlw,estou estudando o volume 1 do noções de matemática do aref
@@vitor08628acho que por volta de um mês mano
@@RhamonDosSantosRamos-hd1gl o problema de estudar com livros logo no início é a linguagem. Grande parte do problema das pessoas não é fazer contas, mas sim entender o que o exercício pede.
Comodidade não é pra quem quer fazer concurso
Overdose de informação: literalmente eu no mestrado! Lendo um monte de coisa sem realmente ta absorvendo.
Concordo com o video, essa parte de não saber até que ponto se aprofundar é realmente complicada.
Qualquer assunto tem profundidade infinita, isso é foda.Acho que é a maior dificuldade do estudante é essa mesma,não saber onde parar.
Quanto ao estudo para provas específicas, gosto de puxar uma apostila específica para aquela prova, conferir quais os tópicos recorrentes da prova e, enfim, migrar para o livro. Com isso consigo definir um ponto de partida e outro de parada. Ótimo vídeo, Felipe! 😁
Isso q vc falou do professor encurtar o caminho é exatamente oq vc faz com excelência… vc mastigou tudo e entregou tudo da forma mais simplificada e bem explicada possível para seus alunos. Grande mestre, o melhor com certeza!!!
Maneiro, muito necessário esse vídeo, acho que a principal desvantagem de estudar por livros é o preço mesmo kkkkkkk
Lugar para guardá-los também.
@@OArquiteto1 Lugar para guardar?? Como vc não tem lugar para guardar-los? Vc pode guardar eles em qualquer lugar, até uma caixa no chão já é suficiente para isso
Por isso é bom ter blibiotecas na escola
Seu trabalho é muito bom. Também gosto do livros, já tive 02 bibliotecas. Como professor, percebo que é muito bom, melhor que eu já fui. No entanto, como professor, percebo que vaga em caminhos escolares q já passei. É muito talentoso como professor, precisa superar este caminho vago de educação e ensino ( conhecimento pratico e util dos não tão uteis). Não existe conhecimento que não seja util; a inutilidade é lixo teorico e não conhecimento. Espero q supere estas questões vagas para que possa produzir videos com conteudos cada vez melhores e ajudar mais pessoas como tem ajudado. Sei que é da terra do pão de queijo, quem sabe um dia possa conhecer seu trabalho mais de perto. SUCESSO
5:12 eu fico perdido as vezes no limite de conteúdo, ate que parte vou ter parar.
Eu pretendo me tornar um Astrônomo e eu necessitava de uma orientação de estudo valeu Felipe sou teu fã 👍
Seja autonomo, isso é bom, mas não se imponha limites e não tenha pressa em aprender. Gaste o tempo que for necessário para isso. Conhecimento nunca é demais.
Excelente vídeo. Enviei pros meus filhos. E o príncípio de tudo é: Difícil é aprender a ler o resto está escrito em livros!!! Você tem a coleção das lectures do Richard Feynmann!!
Uma grande desvantagem de estudar por livros é o preço em que são vendidos. Alguns passam dos 150 reais e não entra no orçamento de todo mundo. Educação de qualidade no Brasil é caro.
É isso ai, ta dito! Vai no Universo Narrado que é sucesso certeiro!
Hi, great video! I think that the 3 cons are all pointing to the same underlying problem. Also, I would add what is for me the biggest pros of self learning through a book: the learning is a100% active, while following a course, the learning is much more passive. Moreover now you can also complement books with videos and lectures from UA-cam, which is great. I particularly like the ability to skip the parts that I'm not interested in, or watch the content in 1.5X speed!
Conheci o Universo Narrado pelos vídeos de recomendação de livros, nunca mais parei
esse era o vídeo que eu estava procurando! muito obrigado Felipe
Vídeo fenomenal, e eu lutei muito com a overdose de informação.
Desculpa se foge um pouco do assunto , não sei se vc fazia isso mas eu gostava de estudar um assunto com uma teoria ou resolução e confrontar tese e antítese , com outro livro . Aprendendo a ser aberto a novos livros e novos conhecimentos , não ficando preso as indicações dos professores EX: Relatividade de Einstein x GRAVITAÇÃO EFEITO ILHA de Carlos José Borges .
Caramba, eu que leio muito descobri como posso organizar melhor minhas leituras e fazer um estudo de forma sistematizada para aprimorar a capacidade de aprender. Este vídeo é sensacional!!
10:28 tá, mas de que forma eu posso adquirir esse mínimo de bagagem antes começar a leitura de um livro? Já que o próprio livro já me serviria de bagagem pra aprender determinado conteúdo.
Vídeo muito informativo mesmo, há algum tempo adquiri diversos livros para minha preparação de concurso, e senti essa parada, onde um livro volume unico seria bem melhor e mais produtivo para mim do que os três que adquiri. Tomem cuidado com a overdose de informação galera. Vai até o fim num só. Abraços!
eu sei bem como é isso, qdo comecei a ajudar num cursinho popular foi literalmente uma imersão real de Feynman com aquele gif mind-blow. Antes da minha primeira aula eu literalmente queria vomitar minha alma toda, e deu certo muito além do que imaginava! Outro exemplo é como nossas jornadas -Lumena Feelins- influenciam nossos estudos: sempre tive dificuldade em "decorar" fisiologia , era impossível decorar tudo aquilo até o dia pós enem/contaminação que me rendeu uma complicação da pós-covid, mas nunca busca para entender o que estava acontecendo comigo eu mergulhei em livros de fisiologia e até fiz 2 cursos de neuro no coursera e hoje é algo que a curiosidade/necessidade me levou a realmente conhecer sem estudar (e adorar). E do sempre caminhando com livros e aula de profs tão bons e meio maluquinhos (como eu) hahha obs.: Espero que vc tenha feito um short da sua apresentação do mestrado com Kevin O Cris de trilha. sério!! abssss
Felipe, você é incrivelmente foda! Sou muito seu fã!
Ótimo vídeo, a terceira dica pra mim veio com um pouco de estratgia de estudo, exemplo: o ENEM tem determinadas competências e provas, tem um edital, tem o que mais cai, se vc tiver um nível mediano de conhecimento sobre a prova que vc vai fazer vc consegue entender onde parar. Um ótimo termometro são as questões, estuda o básico da teoria, faz questões do seu concurso, caiu algo mais avançado? volta pra teoria e assim vai. Dinamismo é chave pro estudo, seja focado porém dinamico, uma coisa por vez. Acho que é isso
Livros são bons para pesquisadores, quem precisa aprender o conteúdo padrão dentro de um limite de tempo como os estudantes do Enem é um erro utiliza pelos livros.
Estou estudando FME Vol.1 e cada vez que tenho dúvidas sobre o conteúdo, pesquiso aqui no youtube e sigo...
eu achei a parte de lógica bem chatinha p aprender kkkkkk
@mementomorialltime eu parei na metade do livro do FME 1, comecei o "O Algebrista". Havia partes do livro que eu não entendia e não conseguia prosseguir, preferi tirar todas as dúvidas anteriores do que seguir com dúvidas.
@@andreigodoi_ Entendi, vc terminou o algebrista? o q achou? to tento dificuldade p prosseguir no fme1 tbm
@@EncareTheAbismo o livro é ótimo, recomendo. Tem o TQM que é muito bom também.
Passei pela overdose durante o começo da faculdade. Tive que estudar por livros e nunca tinha feito isso. Mas com o tempo você aprende a filtrar
Eu estudava há muito tempo atrás através dos livros e de alguns canais ou programas de TV principalmente os pagos.
Hoje se eu quero aprender algo ou tirar alguma dúvida,vejo vídeos do UA-cam, uso app para aprender tal assunto, leio pdfs da Internet, uso o Google e o chat gpt, e raramente a TV.
Agora eu resolvo tudo isso com a Internet. Não pago mais TV a cabo, e não leio livros. Aprendo tudo na Internet.
Ah,e por coincidência, eu faço aulas de francês usando apps, e já assisti algumas aulas tanto de francês qto de inglês no youtube.
"Não é necessário ter professor,eles apenas facilitam o caminha pois o conhecimento mais importante é aprender a aprender"
Acredito que essa questão que vc tocou é, realmente, muito importante: é preciso saber o ponto de parada, o limite!
O próprio propósito de vida é estabelecido com limites! Se vamos mudar o caminho, ainda assim, existem limites! Clareza, foco e objetividade. Somos seres vivos limitados que se encaixa dentro de um todo universal e complexo.
EU acredito que por livros e muito mais rápido, pq as vezes dependendo do professor o cara enrola demais na explicação.
e claro que quando eu travo na matéria eu vou lá no video e vejo rapidinho a explicação do cara. e releio a parte novamente para ve se compreendi
to testando assim.
pq antes era so video aula e era maçante parecia que nunca acabava e lendo e as vezes vendo video(para esclarecer duvidas) me parece mais produtivo.
Esse assunto de se perder aprofundando um conteúdo é, pra mim, algo extremamente prazeroso ao mesmo tempo que me traz uma ansiedade sinistra por acabar me perdendo em meio a tantas outras coisas que tenho que estudar...
eu sou exatamente assim, começo a me sentir ansiosa por achar que estou "perdendo tempo", sendo que não é nada disso, enfim, a nossa mente sabotadora
Ansioso para o clube do livro
Kkkkkk e eu tava pensando sobre esse assunto agora e acho esse vídeo, Vlw demais!!!
7:22 SIM
Acho que se o foco é passar em algum concurso, a melhor estratégia seja conciliar o estudo por livros e fazer provas anteriores porque assim você consegue julgar o que é mais importante para aquele objetivo.
que saudades que tava dos vídeos meu camarada :)
Eu estava a semana toda procurando esse tema
Valeu parceiro, é mais ou menos a realidade que vivo, perdido em referências bibliográficas. Nunca gostei de pdf's, curto folear e marcar páginas ou palavras, para mim é mais confortável.
Eu também era assim até conhecer um dispositivo chamado tablet. Lá é mil vezes melhor. Quando você se acostumar, vai se arrepender de não tê-lo comprado antes.
libera logo o lições, tem criança chorando aqui.
Que vídeo interessante! Eu nunca estudei por video, nunca consegui, na realidade. Eu sempre acho que o assunto é pouco aprofundado ou coisas do tipo.
Homem, o que é que você fez ao seu cabelo? 😱😱😱😱
Você tinha um cabelo perfeito!
2:30 camisa da argentina é sacanagem
É DO MESSI! Messi > argentina
Do Messi pode! 😂
Salve mestre! Excelente vídeo como sempre! Eu sou um completo devoto dos livros, mas tbm concordo que a principal dificuldade é saber até onde ir (ainda mais na faculdade). Entretanto, eu acho q as maiores vantagens de você ter a profundidade de conhecimento e se "obrigar" a se concentrar no que está lendo, superam as dificuldades e sedimentam mais o conteúdo e , na minha visão, vale o custo benefício.
Acho que a dica 03 pode tá ligado ao progresso, se o esforço tá muito grande (mesmo tendo maturidade) e com pouco progresso é porque o conteúdo é mais complicado de absorver talvez seja melhor baixar o nível um pouco... Sempre lendo também o prefácio do documento, porque ele já diz o que se espera do estudante e o nível dos conteúdos...
Acho que também pra ajudar a saber até onde ir no conteúdo do livro, se for em relação a fazer concurso, pegar o edital e ver o que cai no concurso que vc quer né?!
O incompreensivel é o compreensivel que ainda não conseguimos compreender...
Estava com saudades desse tipo de vídeo
Salve, Sr Narrado. Quando começa a próxima turma do lições de física?
Você é maravilhoso 😍! Você tem razão em tudo que você fala, eu acho lindo o amor , a intimidade que você tem com a Matemática, mesmo sendo tão novo! Meus professores eram assim, do mesmo jeito de ensinar! Eles faziam a gente pensar, eram do IF!
Sinceramente eu prefiro o curso , guisoli estudou pra caramba os livros , fez um curso " resumo" baseado nesses livros, ja é suficiente pra maioria dos vestibulares do Brasil,tirando os de alto grau
Felipe, recentemente vi ondas na faculdade e uma questão de efeito doppler me chamou a atenção, era sobre efeito doppler transversal. Acostumado a trabalhar com fonte e detector na mesma direção, deu um trabalho para entender. Acho que daria um bom vídeo, é um assunto simples, mas diferente do habitual.
O vídeo que eu precisava!
Provavelmente o melhor vídeo do canal
Vídeo incrível Guisoli, por mais obras como essa! por mais vídeos de literatura etc.. Nesse Canal!
Essa coleção do Rufino é fantástica! Matemática básica de alto nível !
Man , vc aprendeu bastante ? Estou entre essa coleção ou o livro " fundamentos da matemática " quero o volume 1 , 2 e 3
@@caiouchoa5889 Fundamentos de matemática elementar tem uma linguagem matemática muito pesada que acaba dificultando o aprendizado do pessoal de primeira viagem.
Uma alternativa seria o livro do Manoel Paiva, de matemática, que tem uma teoria mais palatável ao primeiro momento. Apesar disso, encorajo-o a fazer os exercícios do Fundamentos, pois eles são de altíssimo nível.
@@caiouchoa5889 O conselho que eu dou é que você pesquise sobre essa coleção na internet. Tem pdf de toda coleção, inclusive os volumes com resoluções.
Demais, tô misturando o curso do guisoli de matemática com o volume 0 do Rufino, mas com certeza tô apanhando muito mais pro Rufino kkkkkkkk
@@l.d.8668 terminei o volume 1 e to fazendo o 2. Acha que qual é o tempo méduo de cada volume??
As vezes no livro tem calculos, ai bate a preocupação do vestibulando. Se é preciso aprofundar no calculo
sou estudante de engenharia mecanica. passei por calculo 1 2 e 3 na faculdade. estou tendo equaçoes diferenciais. (calc 1 e 2 foi durante a pandemia ent posso dizer q mesmo sendo bom aluno, nao aprendi quase nada). agora calc 3 e equacoes diferencias (n sei nem se é assim q se traduz, pq estou numa faculdade de sistema americano) eu ia pra aula, entendia mais ou menos. comecei a perceber que só ser 'inteligente' nao seria o suficiente. ent depois de cada capitulo, eu vou no livro e leio, ai eu começo a entender o pq de estarmos fazendo isso, o que essa surface integral significa, gradient vector, vector field etc... e entendo a conexão entre as coisas, e principalmente, das aplicaçoes na engenharia. resumindo, essa sua dica 1 é o que eu mais utilizo, e fico feliz de ter mencionado, pq significa q eu to no caminho certo hahah vlw tmj
bem legal, eu não vou estudar com livros por enquanto mas pretendo usar em algum momento no futuro
Cara, é isso aí. Cara 😊. Excelente vídeo
Vc é fera, Felipe! 🔥
É exatamente esta minha dúvida 🥺 até onde estudar a matéria
Cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara cara. Aprendi tudinho.
Meu deus que presentão esperava esse video a tanto tempo 😭
Meu problema é overdose de Informação,e quando eu me pergunto não si nada sksk,fico vendo um tanto de vídeo no mesmo assunto
Dicas:
1) Tenha uma boa base no que você vai estudar.
2) Quando começar uma bibliografia, só vai, não fica pensando se foi uma boa escolha.
3) Aprofunde até onde precisa, o resto é desnecessário.
"Qualquer um pode aprender qualquer
coisa. Não é necessário um professor para
te ensinar alguma coisa. O professor é um
encurtador do caminho!"
Sim, se eu fosse um autodidata em potencial
Está subestimando o professor.
COMO TU VAI TER ORIENTAÇÃO DO QUE VER ANTES OU DEPOIS!? É PRA ISSO QUE SERVE O PROFESSOR!! POR EXEMPLO, TENTA ESTUDAR PROGRAMAÇÃO SEM UMA ORIENTAÇÃO E UMA SEQUENCIA DOQUE VER PRIMEIRO, TU NÃO VAI ENTENDER NADA!! POIS PROGRAMAÇÃO É RACIOCÍNIO LÓGICO, TEM TODA UMA SEQUÊNCIA PARA SE APRENDER!!!
@@TheChamps2001 No caso quando vc tem um bom QI, isso significa que vc tem um bom raciocínio lógico tbm.
@@22zeradodajoran22 DEPENDE PQ OS TESTES DE QI EXIGEM TEMPO DE REAÇÃO E PSICOLÓGICO TAMBÉM!!