Opa, acabei identificando muito o que você falou sobre os meios de firmar o conhecimento, eu sempre tive muita curiosidade em formas de aprender mais rápido, então eu percebi que nas vezes em que eu tentava registrar não só no papel mas principalmente na mente, eu aprendia muito mais. Então a maneira mais fácil para mim aprender é ficar repetindo algo na cabeça. isso dá muito certo pra mim. ótimo vídeo!
A melhor forma de aprender é aquela que a pessoa se sente bem fazendo! Anotar as coisas nunca foi sinônimo de aprender. Aprende-se com foco e concentração naquilo que se está estudando. Sempre anotei as coisas e hoje meu cérebro agradece. Aprender é uma coisa muito individual. Tanto é, que as escolas e universidades não ensinam como a pessoa deve estudar o que ela está aprendendo. O que acontece muitas vezes é que o sistema ou a forma como o professor ensina obriga o estudante a estudar da maneira incorreta, sendo obrigado a decorar coisas desnecessárias e tirando o prazer de aprender.
Desculpe minha ignorância e incômodo, mas poderia por gentileza descrever esse método. No vídeo o Felipe não explica muito bem como colocá-lo em prática.
não, aprender não é pessoal o método menos efetivo de todos de estudar e escrever notas e lê-las isso não é eu que tô dizendo não cientificamente o melhor método de estudo É fazer questões e revisão espaçada usando aplicativos como anki se você ainda escreve notas me desculpe mas esse método de estudo é um lixo só perca de tempo mas cada um faz oq quer
@@evart5374 É mesmo? Você conseguiu tirar da minha mensagem que eu falei que anotar é um método de estudo? Nossa, meus parabéns! Pelo visto, você não consegue nem interpretar um texto.
Esse vídeo me lembrou do livro "Fedro" do Platão, em que ele tece uma crítica à escrita, em que tomá-la como a tal "poção da memória" é um equívoco, já que desestimula os homens a não usarem a sua memória (ou seja, apreender as coisas com a Alma). Você basicamente disse tudo que ele diz lá: a escrita serve como uma "evocação", e não como uma extensão da memória
Bem colocado. Eu lembrei de Sócrates que não escrevia nada. Uma explicação possivelmente mais provável pelo motivo pelo qual Sócrates nunca escrevia nada, contudo, é que ele simplesmente não achava que escrever era o melhor método de ensino. A Grécia Clássica tinha uma cultura oral muito forte e a maior parte das ideias era ensinada por diálogo entre professor e estudante.
@@telesmarquesLP exatamente. Tanto que é agoniante, existencialmente falando, que os diálogos platônicos são, sem dúvida alguma, apenas a ponta do iceberg da filosofia de Platão: isso tudo pq ele ensinava tudo oralmente na academia. Bizarro que 1/3 da filosofia dele já é extremamente transcendental e mind-blowing
Vai ter quem diz que não é bom escrever, vai ter quem diz que o melhor é escrever. Não perca tempo com gurus da internet, faça o que você se sente melhor fazendo.
sim, tem pessoas q aprendem lendo sozinhas, com explicações do professor, online, presencial, explicando para alguém, escrevendo, entre outros. Isso vai de cada pessoa, o melhor é descobrir de q forma vc se adapta
acho bom deixar registrado q a melhor maneira é exercitar, se tá aprendendo algo ex: matemática, tu vê a aula e vai fazer equações, dai tu tbm pode usar alguns flashcards para revisar a formula... para mim anotar algumas coisas é fundamental, pq eu trabalhei essa parada.
O melhor método que eu achei foi resolver questões, meu desempenho melhorou muito, sai de 70% pra 91% de acertividade. Isso foi um processo de 3 anos estudando para concurso e apenas ano passado descobri o método perfeito pra mim, ajuda muito na memorização pq sempre vai aparecer questões parecidas àquelas que vc fez há semanas, então vc força o cérebro a lembrar do conteúdo.
Eu fiz 5 anos de engenharia, não copiava nada da lousa, assistia a aula, tirava foto da lousa e guardava organizadamente em pastas por matérias no pc. Eu apenas utilizava um papel para desenvolver ideias e resolver exercícios. Por experiência própria, copiar e assistir aula ao mesmo tempo não funciona, além de exaustivo, o professor passando textos na lousa tomava o tempo da aula que deveria ser usado para explicar algo.
nas minhas aulas de história tipo no sexto ano, eu simplesmente não copiava. preferia mais é ouvir o professor falar e ir pensando no assunto. eu era um dos melhores alunos em historia e eu nem fazia por querer, eu só tinha preguiça msm agr vou fazer em todas as matérias tbm, o tempo que eu copio, eu poderia ta raciocinando
Eu só tenho a lhe agradecer, Guisoli. De uns meses para cá, você me inspirou a estudar mais e melhor. E receber um vídeo desse antes de mais um dia de estudo (sendo que já vinha sentido que anotações tão simplórias não estavam me ajudando a estudar melhor), ajuda muito!
Eu faço resumos e vou seguindo tocando as matérias. Depois paro e vou ler o resumo e fico me fazendo perguntas e explicando para mim mesmo em voz alta, como se estivesse falando para outra pessoas. Repito essa explicação de outras formas e em outros momentos, a retenção de conhecimento é muito grande. Arrebentei no meu TCC assim.
Eu faço exatamente isso sksksksksk minha mãe fica assustada quando me vê falando sozinha, mas eu aprendo MT mais explicando do meu jeito e pra mim mesma em voz alta
Uma coisa que eu noto que é nós, brasileiros, temos grande dificuldade com o processo de estudo. Desejo que as pessoas possam se dar disso e otimizá-lo.
É exatamente o que disse. E isso acontece porque nosso Sistema não saiu "copiar do quadro", sendo que é comprovado pelo estudo de neuroplasticidade que a melhor forma de reter um conhecimento é interagindo com ele de forma espaçada, não copiando.
Tenho praticamente o livro de Cálculo 2 do Stewart transcrito no meu caderno. Durante o curso, escrevo praticamente toda a matéria e isso me desgasta absurdamente. Muito obrigado por me dar esse toque, Guisoli.
Então comigo funciona escrever e fazer "resumos", na hora da aula não escrevo nada uso apenas um bloco de notas para escrever coisas importantes mas todo o resto só observo e tiro fotos da lousa e ao chegar em casa revejo as fotos e escrevo oque considero realmente necessário no meu caderno que separo por matéria ou em folhas em uma pasta, esse ato de escrever ao chegar em casa refresca a minha memória e logo depois disso já faço exercícios sobre o assunto, quando não faço exercícios logo depois de escrever a verdade é que aquilo que eu escrevi se perde realmente, só o ato de escrever por si só para mim e improdutivo, mas da forma que faço para min funciona, escrever me prepara para os primeiros exercícios que normalmente começam mais fácil e no decorrer vão subindo de nível porém a maior parte do meu estudo se trata de resolver exercícios e não do pouco tempo que levo para revisar oque vi em sala.
Cada pessoa tem um caminho próprio para o aprendizado, não é algo único para cada um. Uns precisam anotar tudo pq esse é o melhor para ele, outros são auditivos só ouvindo e refletindo mentalmente, outros são visuais, por imagens... Cada um vai construindo como lhe faz melhor. Eu para um aprendizado sistematizado preciso anotar, não para o caderno ser uma extensão da memória, mas como auxiliar. Certos conteúdos preciso de imagens e construo mapas mentais para associação. Enfim, o melhor é se conhecer e entender o que ajuda a render mais.
Eu acho que o certo é vc assistir a aula e depois que a aula terminar fazer umas anotações do que vc lembra. Anotar os principais pontos, e tbm umas dúvidas pra pesquisar dps
Tu é foda mano, tu e o super exatas, autodidatas natos. No fim das contas, o negócio é o seguinte, copiar a matéria sim, mas não rola passar toda aula de matemática e física copiando, e só deixar pra fazer exercícios em casa ( quando na realidade você procrastina e não faz ). Teoria funciona, mas sem prática não se aprende nem a contar sequer. É isso.
Amei essa dica de escrever e jogar fora, uma coisa q tenho bastante dificuldade é jogar fora meus cadernos antigos rsrs vou adota anotar em folhas e depois jogar fora pra registrar no cérebro. Obrigado pela dica, pelo ensinamento.
muito bom! às vezes me sinto improdutivo achando que perco grande parte do meu dia tomando notas pensando que aquilo de fato está sendo compreendido, mas pra nós da área de exatas, se envolver no conteúdo, tentar enxergar a parte prática do conteúdo de fato é a melhor forma de estudar.
cara, Vc está colocando o patamar de qualidade dos nossos futuros e também dos atuais técnicos, engenheiros e cientistas numa altura incrível, excelente trabalho!
eu sempre finjo q estou exolicando oq eu fiz para uma criança d 5 anos, td q eu falo ela pergunta "pq?", por causa disso ja passei o dia fazendo pesquisas sobre apenas um assunto, mas depois disso eu ja entendia tão bem q conseguia fazer tarefas e ajudar outras pessoas com muita facilidade
man, te acompanhava desde aquele seu 1º canal, qnd tinha uma meia duzia de inscrito, e sabia o quão foda vc ja era. Parabens pelo sucesso. admiro teu trabalho!
Eurekaaaa , hoje pensei nisso quando fui estudar e hoje voce postou esse video com essas informações preciosas , que Coincidencia kkkkk . Agradeço imensamente , Universo narrado por me tirar de um buraco negro.
Eu sempre assisti aula enqnt anotava o conteúdo em forma de resumo, como se tivesse tomando notas, sempre estive entre os 3 melhores alunos da sala, no ensino fundametal, médio e faculdade, interessante saber que a técnica não é tão efetiva mas acredito que dentro de sala de aula ela tenha certa valia, fora dela ainda da pra empregar todos os outros métodos de estudo.
Ufa! Tomei um susto. "Não pode ser". No final ficou claro. A técnica de deduzir as expressões e jogar o papel fora eu utilizava e ainda utilizo. Considero que equivale a "auto explicação". Parabéns por mais um vídeo sensacional.
Concordo em partes. Talvez para ciências exatas seja mais eficiente esse método de abrir as contas e entender o passo a passo e depois descartar a anotação. Nas ciências humanas não creio que dá para dispensar os grifos, anotações, resumos. São métodos de pesquisa diferentes, pois muitas vezes precisamos partir de uma ideia de algum autor para fazer uma análise da realidade e ajuda demais saber em qual livro, parágrafo etc está a passagem que precisamos. Nesses casos, ter um bom fichamento é uma mão na roda, economiza tempo de ter que procurar no livro inteiro. Leitura de leis, códigos é outra coisa que flui bem com várias passadas e grifos. Mas concordo que não devemos gastar muito tempo com material de apoio e o importante mesmo é lembrar da informação adquirida e conseguir fazer relações a partir delas.
O mais impactante pra mim foi o fato de que eu não sou academicamente talentoso ou capaz ou realizado, mas sempre insisti em escrever tudo que está no quadro, no livro, ou as frases dos professores, eu não visualizava ou internalizava a ideia que era expressa. Sempre me julguei inteligente, preguiçoso mas inteligente, e cometi esse erro até esse semana, estou me preparando para um concurso, fazendo as mesmas coisas que fazia na aula, olha q já sai da escola tem 7 anos. Muito obrigado pelo conteúdo, colocando essa ideia como uma lógica(meu ponto de vista), ficou muito mais fácil pra coloca-la em prática 🎉🎉🎉🎉🎉
Um vídeo que me libertou das algemas das anotações excessivas, inclusive, enquanto vc tava falando, eu anotei tudo o que achei relevante, fixei no cérebro e rasguei o papel jogando-o fora. Obrigado, cara!
Guisoli, você parece que leu meus pensamentos... tipo, tô estudando pra concurso, mas percebi que gasto muito tempo resumindo as coisas e isso acaba sendo pouco eficiente porque tenho pouco tempo pra estudar... então, tava buscando formas de trocar essa forma de retenção. Obrigado por esse vídeo! Vou aplicar esse método em detrimento dos resumos e acho quer vai ser mais eficiente. Seu vídeo veio no momento certo!
Formei em Engenharia Civil em 2018, fiz no prazo dos 5 anos, nunca repeti uma matéria, e a nota pra passar era 70/100. Mais da metade do curso foi tirando foto da lousa ou pegando os arquivos de slide quando a aula era assim. O que eu fazia era simplesmente ler e entender a matéria e posteriormente fazer exercícios. Caso errasse o exercício, lia de novo a matéria, tentava entender novamente e repetia, até acertar. Minhas notas foram melhores do que a maioria dos que copiavam tudo e tinham o caderno todo bonitinho. Inclusive uma amiga até ficava indignada comigo pois quando eu faltava de aula eu tirava foto do caderno dela, pois ela copiava tudo nos mínimos detalhes, e na prova minha nota era maior kkk
Olá Felipe, Parabéns pelo conteúdo e que você possa continuar nos presenteando com ricas discussões. Gostaria de saber o título do artigo citado no vídeo para leitura.
Eu sempre tirava um tempo para rabiscar em um papel o que eu havia aprendido. Eu percebi que o assunto em questão fixava melhor, pois o cérebro tinha que buscar na memória, racioncinar sobre o todo, e dar mais importância sobre o assunto.
já percebi que absorvo melhor somente praticando, escrever tava tomando muito do meu tempo, um vídeo de 20 minutos durava uma hora de tanto que eu pausava pra anotar. agora, assisto a vídeo aula toda e estimulo meu cérebro a lembrar das informações para digitá-las em post it na tela inicial do meu celular, uso as informações pros exercícios e sempre que desbloqueio o celular é a primeira coisa que vejo e releio pra relembrar, vejo onde eu estiver, já os conteúdos que anotava não dava de carregar comigo... de qualquer forma, achei melhor pra mim.
quando eu estava estudando uma materia bem dificil pra mim (equações diferenciais), o que eu fazia, copiava o q o professor passava no quadro, chegava em casa e fazia varios exercicios ate entender. quando eu entendia certo oq fazer, fazia um resumo do que eu entendi e jogava a copia fora. isso significa q to no meio do caminho.
Eu estudo a teoria, escrevo os pontos mais importantes, assisto uma vídeo aula pra aprofundar, e resolvo uma lista de exercícios. E quando vou revisar, tento lembrar do assunto explicando pra mim mesmo, e sempre resolvendo mais listas de exercícios sobre o assunto! No caso de física e matemática nas revisões vou direto para as resoluções dos exercícios, não tem pra que resumir essas matérias ou lembrar de resumo, só aprende na prática, não tem pra onde correr kkkkkkkk 🥲 enfim, esse método da certo comigo!
Essa é a base da Teoria da Aprendizagem de Piaget. "O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola." (Jean Piaget)
Digitar e escrever à mão sao inputs completamente diferentes pra fixação. Escrever uma letra no teclado é igual em tudo, já a escrita é analógica e requer/cria ligaçoes neurológicas bem mais específicas. Requer mais cognição.
Estou amando a frequência de videos, os temas dos videos são sempre extremamente necessarios, obrigada por trazer esse conhecimento. Eu entendi que anotar não é tão necessario, mas em temáticas que alem de entender era necessário decorar uma formula ou um conceito como vc fazia? eu sempre vejo algumas pessoas falando que decorar e entender não é a mesma coisa, mas como isso se diferencia? porque tem o ponto que vc entende o que foi dito mas precisa se lembrar disso pra poder aplicar em outras situações. OBS: saudades dos seus videos falando dos livros lidos
Acho que isso que o Guisoli disse funciona melhor pra exatas, onde é meio inútil você decorar explicações sobre os assuntos, mas sim saber resolver/calcular algo novo a partir do que você sabe. Com exatas, você consegue gabaritar uma prova sem saber a definição, em palavras, de "função" ou "gráfico". Mas com humanas, o negócio é você entender o assunto (da forma mais ativa e envolvente possível) e ter uma interpretação de texto aguçada a ponto de reconhecer aquele conceito em outros lugares. Por exemplo história. Você precisa decorar muita coisa. Datas, nomes de pessoas, lugares, confrontos, acontecimentos. Guardar na memória (decorar) é importante, até certo ponto.
@@bandeclay. isso é verdade. Para exatas eu costumo só escrever alguns axiomas e fazer demonstrações, o resto do estudo é exercício em cima de exercício.
@@bandeclay. obrigada pela resposta, isso faz sentido sim. Eu fiz essa pergunta porque faço faculdade de direito e é preciso entender alguns conceitos e para algumas provas é necessário saber como cada autor conceitua determinado assunto. (não conseguiria me ver sem caderno na faculdade)
@@bandeclay. concordo plenamente,em humanas eu sempre estudei só lendo,apenas isso,nem fazia questão ou nada do gênero,mas apenas por eu gostar mesmo de ler sobre o assunto,acabei tendo mais facilidade em memorizar e entender o assunto...
O jeito que mais funciona pra mim é anotar palavras-chave, desenhos ou frases que me ajudam a lembrar das coisas. Alem de explicar o conteudo pra mim mesma e ir atras do que eu percebi que nao entendi muito bem.
Gosto de escrever por que eu tenho memória fotográfica voltada pra escrita. Parece que quando eu escrevo eu escrevo no meu cérebro! Difícil eu esquecer depois.. eu explico pra mim mesmo e faço muito exercício!
Eu não copio muito, mas eu grifo bastante os livros. Acho que isso torna a leitura mais ativa. E quando pego no livro depois meu foco vai direto nas partes mais importantes
O que você acharia inteligente anotar? pois as vezes nos deparamos com termos/nomenclaturas ou algumas coisas difíceis de reter tendo a obrigação de retornar e ler diversas vezes.
Quando estou vendo uma aula presencial eu não anoto, gosto mais de participar. Agora em vídeos aulas eu gosto mais de anotar e pausar a aula e depois eu faço um resumo do conteúdo, e depois eu resolvo exercícios, e eu consigo aprender
Eu sempre detestei copiar palavra por palavra a matéria, sempre preferi resumir e explicar com minhas próprias palavras para simplificar o assunto na minha cabeça. Não entendo por que tantos professores ainda dão nota por caderno "completo".
Chave demais apresentar mestrado com manto argentino kjkkkkk Irmão, concluí eng civil no final do ano passado e só agradeço pelos seus vídeos que de certa forma me fizeram despertar mais interesse na minha área de estudo, foda demais meu truta
Vou usar tua técnica mais manterei o caderno gosto de ter só para registro, no caso galera quadros com piloto espelhos ou ate mesmo um pedaço de vidro de antiga vitrine serão viáveis por que você apaga e repete.
Eu comecei a reter mais vendo videos ao mesmo tempo acompanhando com texto marcando e anotando os principaís tópicos, depois faço anotações com base nestes. Mapas mentais e esses resumos serve para mini revisões. Geralmente estudo pela internet pra Concurso no Gran e Estratégia e para o ENEM no portal AprovaTotal, e coloco os videos quase sempre na velocidade 1,2x, 1,5x, 1,75x, as vezes consigo na 2x hehe Então,o meu caminho é por aí. Mas quero tentat essa prática do video aí.
Cuidado com a velocidade dos vídeos. Pesquisas recentes revelaram que prejudica reter o conhecimento pois a velocidade interfere na habilidade do que fazer com a informação.
🪖O melhor metódo para estudar matemática (07 de março, 19h07min): lm.universonarrado.com.br/espera
Opa, acabei identificando muito o que você falou sobre os meios de firmar o conhecimento, eu sempre tive muita curiosidade em formas de aprender mais rápido, então eu percebi que nas vezes em que eu tentava registrar não só no papel mas principalmente na mente, eu aprendia muito mais. Então a maneira mais fácil para mim aprender é ficar repetindo algo na cabeça. isso dá muito certo pra mim. ótimo vídeo!
Acho que vc tem alguma coisa com o n° 7 🧐
Eu quero mostrar uma descoberta científica pra vc ,eu descobri como viajar na velocidade da luz
Onde está a fonte desse estudo ?
@@leandrofernandes9074 eu faço pesquisa a anos
A melhor forma de aprender é aquela que a pessoa se sente bem fazendo!
Anotar as coisas nunca foi sinônimo de aprender. Aprende-se com foco e concentração naquilo que se está estudando.
Sempre anotei as coisas e hoje meu cérebro agradece. Aprender é uma coisa muito individual. Tanto é, que as escolas e universidades não ensinam como a pessoa deve estudar o que ela está aprendendo. O que acontece muitas vezes é que o sistema ou a forma como o professor ensina obriga o estudante a estudar da maneira incorreta, sendo obrigado a decorar coisas desnecessárias e tirando o prazer de aprender.
Desculpe minha ignorância e incômodo, mas poderia por gentileza descrever esse método. No vídeo o Felipe não explica muito bem como colocá-lo em prática.
@@ConstruindoUmFuturo pse
não, aprender não é pessoal o método menos efetivo de todos de estudar e escrever notas e lê-las isso não é eu que tô dizendo não cientificamente o melhor método de estudo É fazer questões e revisão espaçada usando aplicativos como anki se você ainda escreve notas me desculpe mas esse método de estudo é um lixo só perca de tempo mas cada um faz oq quer
@@evart5374 É mesmo?
Você conseguiu tirar da minha mensagem que eu falei que anotar é um método de estudo?
Nossa, meus parabéns!
Pelo visto, você não consegue nem interpretar um texto.
@@evart5374 Só pelo jeito que escreve, já dá para ver que não aprendeu nem o básico do português.
o Felipe é diferenciado, apresentou o tcc de nevou e com camisa da Argentina kkkk top demais
Algumas ocasiões exigem trajes.
Que cara bom kskslakakak
@@UniversoNarrado MITO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Acho que nem os professores dele acreditavam que ele estudava física
Só faltou o Juliet
Esse vídeo me lembrou do livro "Fedro" do Platão, em que ele tece uma crítica à escrita, em que tomá-la como a tal "poção da memória" é um equívoco, já que desestimula os homens a não usarem a sua memória (ou seja, apreender as coisas com a Alma). Você basicamente disse tudo que ele diz lá: a escrita serve como uma "evocação", e não como uma extensão da memória
Bem colocado. Eu lembrei de Sócrates que não escrevia nada.
Uma explicação possivelmente mais provável pelo motivo pelo qual Sócrates nunca escrevia nada, contudo, é que ele simplesmente não achava que escrever era o melhor método de ensino. A Grécia Clássica tinha uma cultura oral muito forte e a maior parte das ideias era ensinada por diálogo entre professor e estudante.
@@telesmarquesLP exatamente. Tanto que é agoniante, existencialmente falando, que os diálogos platônicos são, sem dúvida alguma, apenas a ponta do iceberg da filosofia de Platão: isso tudo pq ele ensinava tudo oralmente na academia. Bizarro que 1/3 da filosofia dele já é extremamente transcendental e mind-blowing
Sábias palavras
@@Plutão-r3h Quando inventaram o papiro, um certo pensador (cujo nome não me recordo) disse: este é o fim da memória do homem.
@@Lucas-bv2vm interessante mano
Vai ter quem diz que não é bom escrever, vai ter quem diz que o melhor é escrever. Não perca tempo com gurus da internet, faça o que você se sente melhor fazendo.
Perfeito, ele fala pra não escrever mas não propoe uma solução
sim, tem pessoas q aprendem lendo sozinhas, com explicações do professor, online, presencial, explicando para alguém, escrevendo, entre outros. Isso vai de cada pessoa, o melhor é descobrir de q forma vc se adapta
@@MarceloOliveira-ps7rz Auto explicação, revisão espaçada e muitos exercícios
acho bom deixar registrado q a melhor maneira é exercitar, se tá aprendendo algo ex: matemática, tu vê a aula e vai fazer equações, dai tu tbm pode usar alguns flashcards para revisar a formula...
para mim anotar algumas coisas é fundamental, pq eu trabalhei essa parada.
@Thaís Silva oxi lkkkkkk
O melhor método que eu achei foi resolver questões, meu desempenho melhorou muito, sai de 70% pra 91% de acertividade. Isso foi um processo de 3 anos estudando para concurso e apenas ano passado descobri o método perfeito pra mim, ajuda muito na memorização pq sempre vai aparecer questões parecidas àquelas que vc fez há semanas, então vc força o cérebro a lembrar do conteúdo.
Eu fiz 5 anos de engenharia, não copiava nada da lousa, assistia a aula, tirava foto da lousa e guardava organizadamente em pastas por matérias no pc.
Eu apenas utilizava um papel para desenvolver ideias e resolver exercícios.
Por experiência própria, copiar e assistir aula ao mesmo tempo não funciona, além de exaustivo, o professor passando textos na lousa tomava o tempo da aula que deveria ser usado para explicar algo.
No meu caso, se eu não anotar ou estiver pelo menos rabiscando, não consigo prestar atenção em nada
Também estudo dessa forma kkkkkkkkkk, muitos te acham um lunático.
@@TemplArioUCHIHA esses muitos são os que vão ser passados pra trás facilmente
nas minhas aulas de história tipo no sexto ano, eu simplesmente não copiava. preferia mais é ouvir o professor falar e ir pensando no assunto. eu era um dos melhores alunos em historia e eu nem fazia por querer, eu só tinha preguiça msm
agr vou fazer em todas as matérias tbm, o tempo que eu copio, eu poderia ta raciocinando
@@-_deploy_- Haha
Eu só tenho a lhe agradecer, Guisoli. De uns meses para cá, você me inspirou a estudar mais e melhor. E receber um vídeo desse antes de mais um dia de estudo (sendo que já vinha sentido que anotações tão simplórias não estavam me ajudando a estudar melhor), ajuda muito!
Eu faço resumos e vou seguindo tocando as matérias. Depois paro e vou ler o resumo e fico me fazendo perguntas e explicando para mim mesmo em voz alta, como se estivesse falando para outra pessoas. Repito essa explicação de outras formas e em outros momentos, a retenção de conhecimento é muito grande. Arrebentei no meu TCC assim.
Eu aí
Três
Eu faço exatamente isso sksksksksk minha mãe fica assustada quando me vê falando sozinha, mas eu aprendo MT mais explicando do meu jeito e pra mim mesma em voz alta
eu tbmm
Sou assim
Uma coisa que eu noto que é nós, brasileiros, temos grande dificuldade com o processo de estudo. Desejo que as pessoas possam se dar disso e otimizá-lo.
É exatamente o que disse. E isso acontece porque nosso Sistema não saiu "copiar do quadro", sendo que é comprovado pelo estudo de neuroplasticidade que a melhor forma de reter um conhecimento é interagindo com ele de forma espaçada, não copiando.
@@mafra2602 Exatamente! A gente precisa "aprender a aprender".
Tenho praticamente o livro de Cálculo 2 do Stewart transcrito no meu caderno. Durante o curso, escrevo praticamente toda a matéria e isso me desgasta absurdamente. Muito obrigado por me dar esse toque, Guisoli.
Gostei do seu comentário, também escrevo muitooo e não vejo resultados, vou tentar outras técnicas
Então comigo funciona escrever e fazer "resumos", na hora da aula não escrevo nada uso apenas um bloco de notas para escrever coisas importantes mas todo o resto só observo e tiro fotos da lousa e ao chegar em casa revejo as fotos e escrevo oque considero realmente necessário no meu caderno que separo por matéria ou em folhas em uma pasta, esse ato de escrever ao chegar em casa refresca a minha memória e logo depois disso já faço exercícios sobre o assunto, quando não faço exercícios logo depois de escrever a verdade é que aquilo que eu escrevi se perde realmente, só o ato de escrever por si só para mim e improdutivo, mas da forma que faço para min funciona, escrever me prepara para os primeiros exercícios que normalmente começam mais fácil e no decorrer vão subindo de nível porém a maior parte do meu estudo se trata de resolver exercícios e não do pouco tempo que levo para revisar oque vi em sala.
@@anakeyla5828 cada um tem seu método, mas para exatas fazer estudo espaçado usando questões, eu acho bem efetivo
@@luxxias6744o que é estudo espaçado?
Gosto do anotar as aulas, por que também isso me ajuda a prestar atenção
Cada pessoa tem um caminho próprio para o aprendizado, não é algo único para cada um. Uns precisam anotar tudo pq esse é o melhor para ele, outros são auditivos só ouvindo e refletindo mentalmente, outros são visuais, por imagens... Cada um vai construindo como lhe faz melhor. Eu para um aprendizado sistematizado preciso anotar, não para o caderno ser uma extensão da memória, mas como auxiliar. Certos conteúdos preciso de imagens e construo mapas mentais para associação. Enfim, o melhor é se conhecer e entender o que ajuda a render mais.
Eu acho que o certo é vc assistir a aula e depois que a aula terminar fazer umas anotações do que vc lembra. Anotar os principais pontos, e tbm umas dúvidas pra pesquisar dps
Excelente vídeo! Eu já meio que praticava isso, mas vou agora colocar em prática conscientemente. Isso faz muita diferença no aprendizado.
Mais um vídeo que nos auxilia a reter os conhecimentos!
Tu é foda mano, tu e o super exatas, autodidatas natos. No fim das contas, o negócio é o seguinte, copiar a matéria sim, mas não rola passar toda aula de matemática e física copiando, e só deixar pra fazer exercícios em casa ( quando na realidade você procrastina e não faz ). Teoria funciona, mas sem prática não se aprende nem a contar sequer. É isso.
Faz mais vídeos, sobre métodos de estudos... Vai servir de muita ajuda!! O vídeo ficou muito bom vlw !!
Amei essa dica de escrever e jogar fora, uma coisa q tenho bastante dificuldade é jogar fora meus cadernos antigos rsrs vou adota anotar em folhas e depois jogar fora pra registrar no cérebro. Obrigado pela dica, pelo ensinamento.
muito bom! às vezes me sinto improdutivo achando que perco grande parte do meu dia tomando notas pensando que aquilo de fato está sendo compreendido, mas pra nós da área de exatas, se envolver no conteúdo, tentar enxergar a parte prática do conteúdo de fato é a melhor forma de estudar.
cara, Vc está colocando o patamar de qualidade dos nossos futuros e também dos atuais técnicos, engenheiros e cientistas numa altura incrível, excelente trabalho!
eu sempre finjo q estou exolicando oq eu fiz para uma criança d 5 anos, td q eu falo ela pergunta "pq?", por causa disso ja passei o dia fazendo pesquisas sobre apenas um assunto, mas depois disso eu ja entendia tão bem q conseguia fazer tarefas e ajudar outras pessoas com muita facilidade
man, te acompanhava desde aquele seu 1º canal, qnd tinha uma meia duzia de inscrito, e sabia o quão foda vc ja era. Parabens pelo sucesso. admiro teu trabalho!
Eu acho legal fazer rabisco sobre o que estou estudando, parece que fixa melhor na mente
Vi um estudo que diz que o mais eficiente é você explicar para si mesmo.
O que você faz pela educação chega a ser bizarro. O Brasil precisa de mais gente fazendo o que você faz :)
Sou nova no canal e tenho dificuldade em matemática mas percebi que você tem muito conhecimento,obrigada
Esse vídeo me ajudou demais, estava perdendo muito tempo copiando matéria pra um concurso! Muito sucesso pra você!
Mash,essas músicas que tu põe em segundo plano agregam muito,sério mesmo!
Eurekaaaa , hoje pensei nisso quando fui estudar e hoje voce postou esse video com essas informações preciosas , que Coincidencia kkkkk .
Agradeço imensamente , Universo narrado por me tirar de um buraco negro.
Parabéns cara, você é uma pessoa incrível. Nunca esqueça disso e o que faz você ser incrível.
Eu sempre assisti aula enqnt anotava o conteúdo em forma de resumo, como se tivesse tomando notas, sempre estive entre os 3 melhores alunos da sala, no ensino fundametal, médio e faculdade, interessante saber que a técnica não é tão efetiva mas acredito que dentro de sala de aula ela tenha certa valia, fora dela ainda da pra empregar todos os outros métodos de estudo.
O que seria do mundo sem um professor (de verdade).
A maioria dos que eu tive sabia menos que eu.
Salve o "minerim" Guisoli.
Cara, bem na hora que eu ia pesquisar um vídeo sobre isso, apareceu seu vídeo nas recomendações. Obg pela ajuda!!
toma-lheeeee
@@UniversoNarrado quero divulgar uma descoberta científica
@@williansilvaferreirasilvaf4784 Qual?
@@Juniorcjre eu descobri a matéria exótica e sei como viajar na velocidade da luz
@@Juniorcjre e tbm descobri muitas outras coisas
quando eu explico aquele conteúdo vira um concreto! é incrível!
Ufa! Tomei um susto. "Não pode ser". No final ficou claro. A técnica de deduzir as expressões e jogar o papel fora eu utilizava e ainda utilizo. Considero que equivale a "auto explicação". Parabéns por mais um vídeo sensacional.
Concordo em partes. Talvez para ciências exatas seja mais eficiente esse método de abrir as contas e entender o passo a passo e depois descartar a anotação. Nas ciências humanas não creio que dá para dispensar os grifos, anotações, resumos. São métodos de pesquisa diferentes, pois muitas vezes precisamos partir de uma ideia de algum autor para fazer uma análise da realidade e ajuda demais saber em qual livro, parágrafo etc está a passagem que precisamos. Nesses casos, ter um bom fichamento é uma mão na roda, economiza tempo de ter que procurar no livro inteiro. Leitura de leis, códigos é outra coisa que flui bem com várias passadas e grifos.
Mas concordo que não devemos gastar muito tempo com material de apoio e o importante mesmo é lembrar da informação adquirida e conseguir fazer relações a partir delas.
O mais impactante pra mim foi o fato de que eu não sou academicamente talentoso ou capaz ou realizado, mas sempre insisti em escrever tudo que está no quadro, no livro, ou as frases dos professores, eu não visualizava ou internalizava a ideia que era expressa. Sempre me julguei inteligente, preguiçoso mas inteligente, e cometi esse erro até esse semana, estou me preparando para um concurso, fazendo as mesmas coisas que fazia na aula, olha q já sai da escola tem 7 anos.
Muito obrigado pelo conteúdo, colocando essa ideia como uma lógica(meu ponto de vista), ficou muito mais fácil pra coloca-la em prática 🎉🎉🎉🎉🎉
Um vídeo que me libertou das algemas das anotações excessivas, inclusive, enquanto vc tava falando, eu anotei tudo o que achei relevante, fixei no cérebro e rasguei o papel jogando-o fora. Obrigado, cara!
3:59, manooooo, eu faço isso e nem sabia que era tão eficaz assim.
Faz um vídeo sobre métodos/dicas de estudo Felipe, comentando o q vc acha de alguns métodos e quais vc acha mais interessante. 🙂
O vídeo que eu precisava! Vc é incrível, prof 🔥
Guisoli, você parece que leu meus pensamentos... tipo, tô estudando pra concurso, mas percebi que gasto muito tempo resumindo as coisas e isso acaba sendo pouco eficiente porque tenho pouco tempo pra estudar... então, tava buscando formas de trocar essa forma de retenção. Obrigado por esse vídeo! Vou aplicar esse método em detrimento dos resumos e acho quer vai ser mais eficiente. Seu vídeo veio no momento certo!
Que cara bom, obrigado de mais professor por suas dicas!
Gostei que tem referências. Descrição bem organizadinha.
Interessante...
Lembro-me do prof.pier,ele sempre enfatizou o ato de escrever e jogar o papel fora.
Eu precisava exatamente desse vídeo agora, obrigada mestre!!!
Cada vídeo/aula é um enorme aprendizado! ❤
Entendi oq ele falou. A melhor forma de entender é projetar na mente. ❤
Formei em Engenharia Civil em 2018, fiz no prazo dos 5 anos, nunca repeti uma matéria, e a nota pra passar era 70/100.
Mais da metade do curso foi tirando foto da lousa ou pegando os arquivos de slide quando a aula era assim.
O que eu fazia era simplesmente ler e entender a matéria e posteriormente fazer exercícios. Caso errasse o exercício, lia de novo a matéria, tentava entender novamente e repetia, até acertar.
Minhas notas foram melhores do que a maioria dos que copiavam tudo e tinham o caderno todo bonitinho.
Inclusive uma amiga até ficava indignada comigo pois quando eu faltava de aula eu tirava foto do caderno dela, pois ela copiava tudo nos mínimos detalhes, e na prova minha nota era maior kkk
parece ser um ótimo metodo
Mas e se caso você esquecer o conteúdo, você lê novamente?
@@saturnv2771 sim! é só ler
@@saturnv2771 tem que ler pra pegar de volta a visao e fazer os exercicios pra fixar creio eu
Pra mim tirar foto da lousa é a mesma coisa que copiar a matéria.
Brabo demais, vou começar a aplicar essas dicas nesse meu último ano da escola 💪
Brabo, brabo, mlk ,mt brabo
Olá Felipe,
Parabéns pelo conteúdo e que você possa continuar nos presenteando com ricas discussões. Gostaria de saber o título do artigo citado no vídeo para leitura.
Sempre com conteúdo de qualidade. Obrigado, Guisoli.
O vídeo veio na hora certa!
Eu sempre tirava um tempo para rabiscar em um papel o que eu havia aprendido. Eu percebi que o assunto em questão fixava melhor, pois o cérebro tinha que buscar na memória, racioncinar sobre o todo, e dar mais importância sobre o assunto.
Adorei esse vídeo, senhor Felipe G. Narrado.
já percebi que absorvo melhor somente praticando, escrever tava tomando muito do meu tempo, um vídeo de 20 minutos durava uma hora de tanto que eu pausava pra anotar. agora, assisto a vídeo aula toda e estimulo meu cérebro a lembrar das informações para digitá-las em post it na tela inicial do meu celular, uso as informações pros exercícios e sempre que desbloqueio o celular é a primeira coisa que vejo e releio pra relembrar, vejo onde eu estiver, já os conteúdos que anotava não dava de carregar comigo... de qualquer forma, achei melhor pra mim.
Parabéns pelo conteúdo, sigo a um tempo e vejo a evolução, abraços!
o óbvio que precusa ser dito. excelente!
quando eu estava estudando uma materia bem dificil pra mim (equações diferenciais), o que eu fazia, copiava o q o professor passava no quadro, chegava em casa e fazia varios exercicios ate entender. quando eu entendia certo oq fazer, fazia um resumo do que eu entendi e jogava a copia fora. isso significa q to no meio do caminho.
E realmente, a maioria das coisas que escrevemos no caderno nunca mais são lidas por nós
eu tomo notas com minhas próprias palavras e escrevo muito pouco, as vezes coloco o tópico seco, sem explica-lo. Mas não jogo a anotação fora
Eu nem me preocupo em fazer resumo, só vou anotando as palavras/tópicos chaves e depois faço uma auto explicação do conteúdo.
Sempre faça, mesmo não sabendo, faça questões, e vai estudando indo atrás das informações para resolver as questões
estou estudando para um concurso e imediatamente cliquei no vídeo quando o vi. Obrigado pela dica!
Eu estudo a teoria, escrevo os pontos mais importantes, assisto uma vídeo aula pra aprofundar, e resolvo uma lista de exercícios. E quando vou revisar, tento lembrar do assunto explicando pra mim mesmo, e sempre resolvendo mais listas de exercícios sobre o assunto! No caso de física e matemática nas revisões vou direto para as resoluções dos exercícios, não tem pra que resumir essas matérias ou lembrar de resumo, só aprende na prática, não tem pra onde correr kkkkkkkk 🥲 enfim, esse método da certo comigo!
eu uso meu caderno p dar aulas p meus amigos sinto q aprendo mt ensinando
Leiam o livro da Bárbara Oakley, Aprendendo a Aprender. Depois que o li reduzir drasticamente aquilo que eu grifava antes nos livros.
Essa é a base da Teoria da Aprendizagem de Piaget. "O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola." (Jean Piaget)
melhor forma de reter conhecimento e revisar assuntos é aplicando.
Os cara do fundão então são os verdadeiros gênios
Uau....que conclusão! Os kara é Jênio....estaria mais apropriado.
Feynman provou isso há décadas.
Digitar e escrever à mão sao inputs completamente diferentes pra fixação. Escrever uma letra no teclado é igual em tudo, já a escrita é analógica e requer/cria ligaçoes neurológicas bem mais específicas. Requer mais cognição.
Estou amando a frequência de videos, os temas dos videos são sempre extremamente necessarios, obrigada por trazer esse conhecimento.
Eu entendi que anotar não é tão necessario, mas em temáticas que alem de entender era necessário decorar uma formula ou um conceito como vc fazia? eu sempre vejo algumas pessoas falando que decorar e entender não é a mesma coisa, mas como isso se diferencia? porque tem o ponto que vc entende o que foi dito mas precisa se lembrar disso pra poder aplicar em outras situações.
OBS: saudades dos seus videos falando dos livros lidos
Acho que isso que o Guisoli disse funciona melhor pra exatas, onde é meio inútil você decorar explicações sobre os assuntos, mas sim saber resolver/calcular algo novo a partir do que você sabe. Com exatas, você consegue gabaritar uma prova sem saber a definição, em palavras, de "função" ou "gráfico". Mas com humanas, o negócio é você entender o assunto (da forma mais ativa e envolvente possível) e ter uma interpretação de texto aguçada a ponto de reconhecer aquele conceito em outros lugares. Por exemplo história. Você precisa decorar muita coisa. Datas, nomes de pessoas, lugares, confrontos, acontecimentos. Guardar na memória (decorar) é importante, até certo ponto.
@@bandeclay. isso é verdade. Para exatas eu costumo só escrever alguns axiomas e fazer demonstrações, o resto do estudo é exercício em cima de exercício.
@@bandeclay. obrigada pela resposta, isso faz sentido sim. Eu fiz essa pergunta porque faço faculdade de direito e é preciso entender alguns conceitos e para algumas provas é necessário saber como cada autor conceitua determinado assunto. (não conseguiria me ver sem caderno na faculdade)
@@bandeclay. concordo plenamente,em humanas eu sempre estudei só lendo,apenas isso,nem fazia questão ou nada do gênero,mas apenas por eu gostar mesmo de ler sobre o assunto,acabei tendo mais facilidade em memorizar e entender o assunto...
Um vídeo extremamente necessário
Conteúdo finíssimo senhores!
O fino da bossa!
Felipe Feynman in action. I really like. Cgts !
O jeito que mais funciona pra mim é anotar palavras-chave, desenhos ou frases que me ajudam a lembrar das coisas. Alem de explicar o conteudo pra mim mesma e ir atras do que eu percebi que nao entendi muito bem.
Cada um tem a sua maneira de fixar algo. No caso sugerido pra mim já nao serve. Minha retenção e baseada na repetição.
A melhor maneira de aprender uma matéria é preparar uma aula sobre ela.
Gosto de escrever por que eu tenho memória fotográfica voltada pra escrita. Parece que quando eu escrevo eu escrevo no meu cérebro! Difícil eu esquecer depois.. eu explico pra mim mesmo e faço muito exercício!
top demaisss, eu uso esse método de escrever e jogar fora e ajuda muito mesmo!
5:22 isto eu faço com livros; muitas vezes me interrogo (com surpresa)por exemplo... nossa!, então é assim que fazem isto. etc...
Eu não copio muito, mas eu grifo bastante os livros. Acho que isso torna a leitura mais ativa. E quando pego no livro depois meu foco vai direto nas partes mais importantes
Minha mente foi aberta novamente!
acertou , eu tenho saber o sentido por trás daquilo ali sem ser muito formal e tender o sentido e o certo é treinar por questões
O que você acharia inteligente anotar? pois as vezes nos deparamos com termos/nomenclaturas ou algumas coisas difíceis de reter tendo a obrigação de retornar e ler diversas vezes.
Faz flashcards no Anki (é um aplicativo de memorização espaçada, pesquisa depois). É muito bom pra fixar a teoria.
@ivo siliprandi memorização espaçada?
Quando estou vendo uma aula presencial eu não anoto, gosto mais de participar. Agora em vídeos aulas eu gosto mais de anotar e pausar a aula e depois eu faço um resumo do conteúdo, e depois eu resolvo exercícios, e eu consigo aprender
Privilégio ouvir vc!!
Eu sempre detestei copiar palavra por palavra a matéria, sempre preferi resumir e explicar com minhas próprias palavras para simplificar o assunto na minha cabeça. Não entendo por que tantos professores ainda dão nota por caderno "completo".
Chave demais apresentar mestrado com manto argentino kjkkkkk
Irmão, concluí eng civil no final do ano passado e só agradeço pelos seus vídeos que de certa forma me fizeram despertar mais interesse na minha área de estudo, foda demais meu truta
Eu anoto o que é util, simples!
O cara foi de camiseta da seleção ARGENTINA pro mestrado brabo dms 😂
Man eu sempre fiz isso numca dependi muito de anotação agora entendi por que, seus vídeos são muito bons valew
Vou usar tua técnica mais manterei o caderno gosto de ter só para registro, no caso galera quadros com piloto espelhos ou ate mesmo um pedaço de vidro de antiga vitrine serão viáveis por que você apaga e repete.
Ando parando de copiar antes dos vídeos do cursinho, e anotando enquanto assisto.
Mas gente possa ser que ele seja dotado de uma habilidade única, que tem gente que aprende só escutando.
Bora catar um café ali
Eu comecei a reter mais vendo videos ao mesmo tempo acompanhando com texto marcando e anotando os principaís tópicos, depois faço anotações com base nestes. Mapas mentais e esses resumos serve para mini revisões. Geralmente estudo pela internet pra Concurso no Gran e Estratégia e para o ENEM no portal AprovaTotal, e coloco os videos quase sempre na velocidade 1,2x, 1,5x, 1,75x, as vezes consigo na 2x hehe Então,o meu caminho é por aí. Mas quero tentat essa prática do video aí.
Cuidado com a velocidade dos vídeos. Pesquisas recentes revelaram que prejudica reter o conhecimento pois a velocidade interfere na habilidade do que fazer com a informação.