Pessoal, deixei o link para baixar o projeto na descrição. Lembrando que você pode me dizer como seria melhor para a sua necessidade e eu adiciono nos próximos vídeos, aguardo o feedback. Me ajudem compartilhando os vídeos nos grupos de whatsapp. Minha meta é 1000 inscritos até o final do ano.
@@jorgetrindade4886 eu até respondi isso em outra pergunta. Acontece que se eu fixar um índice para a mão de obra você só poderia utilizar esse serviço específico e também não poderia utilizar outra tabela de referência. Exemplo: Serviço 87523 (SINAPI): BLOCOS CERÂMICOS FURADOS NA HORIZONTAL DE 9X14X19CM (ESPESSURA 9CM) DE PAREDES COM ÁREA LÍQUIDA MAIOR OU IGUAL A 6M2 COM VÃOS E ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO COM PREPARO EM BETONEIRA Imagine que eu coloco os indices desse serviço... mas no seu projeto a alvenaria tem um bloco diferente, uma especificação diferente e preparada de forma diferente... ou apenas a tabela de referência é diferente (TCPO, ORÇE, SEINFRA...). Qualquer mudança dessas já mudaria os índices. Mas se você tiver o quantitativo de todos os serviços você consegue utilizar em qualquer composição de qualquer tabela de referência, salvo exceções de metodologia de cálculo específicas que não vem ao caso. Em resumo, o melhor é retirar o quantitativo do Revit e utilizar essa informação da melhor forma possível. Usando excel ou algum programa de orçamento bem como a tabela de referência que você desejar para cada aplicação. Obrigado pelo comentário, Jorge. Espero que tenha entendido o meu raciocínio. Qualquer dúvida você pode sempre deixar comentário em qualquer vídeo.
O problema é que todo mês muda... Me refiro ao SINAPI, TCOP... Você teria que mudar TODOS os valores todo mês. Mas se você tem os códigos é só retirar as tabelas do Revit para o Excel usando o Dynamo e já puxar os valores atuais automaticamente. A grosso modo você só vai se preocupar em fazer um projeto bem feito, a maioria do orçamento já vai estar feita.
Parabéns pelo trabalho Luis. Eu estou desenvolvendo um template parecido com esse que você apresentou... Para cálculo do valor total por m2 de cada camada de piso, eu criei o parâmetro VALOR TOTAL, inserindo a fórmula multiplicando a área de piso (m2) pelo valor unitário (R$/m2) do SINAPI, porém tem algumas camadas de piso cujos valores unitários no SINAPI estão por m3... Nesse caso como poderia ser feito a tabela de composição de custos de pisos no padrão SINAPI dentro do Revit? considerando que só é permitido uma só fórmula para cada parâmetro, então o parâmetro VALOR TOTAL cuja fórmula está utilizando a unidade m2, não poderia utilizar outras unidades na fórmula? Pois na tabela do SINAPI os preços unitários estão vinculados em diferentes unidades (m, m2, m3, un, Vb, Kg, ...
Luan, fico feliz de ter ajudado. Vou lhe dar uma dica que vai servir para o seu template como um todo. Não pense em fazer uma tabela pra tudo. Nesse caso específico você pode fazer uma tabela para cada grupo com unidade igual. Outra dica é não se preocupar em por valor no template. O valor vai modificar a cada mês ou região, pode até ser utilizada outra tabela de referência além do Sinapi.
Olá Fernando, parabéns pela iniciativa. Seria interessante depois fazer uma maneira de exportar/importar do Excel essa tabela para preenchimento automático da descrição, unidade e preço a partir dos códigos SINAPI. E uma outra sugestão é depois de várias tabelas prontas, criar uma tabela dinâmica com EAP. Não sei se é possível, fica apenas a sugestão.
Emerson, obrigado pelo seu feedback. Realmente isso que você disse é muito importante. Acredito que vou fazer algo de encontro ao seu raciocínio: 1- Pretendo fazer várias tabelas, assim como essa do vídeo. 2- Retirar todas as tabelas de forma organizada e automática com o Dynamo 3- Com as tabelas no Excel posso "pesquisar" o valor de cada serviço pelo código e automatizar essa parte tbm. Resolvi fazer dessa forma para que o fluxo de trabalho seja útil para a maioria dos inscritos. A maioria deve usar algum software/sistema para orçamento e quer apenas extrair os quantitativos, ou usa a tabela do próprio SINAPI, ou quem sabe usa uma tabela própria de preços... O que você acha? Ficou com alguma dúvida sobre o que pretende lo fazer? Lembrando que estou fazendo a medida que posto os vídeos e vou analisar os feedbacks para melhorar o template e também o fluxo de trabalho.
Luis, boa tarde!! Excelente trabalho parabéns!! Tenho assistido todos os seus vídeos e são muito didáticos. Estou escrito no seu canal mas não recebi o Template.
Valeu, Jorge. Já respondi seu email. Só lembrando que eu deixo o link para baixar os arquivos na descrição do vídeo, antes de receber os arquivos eu faço uma pesquisa para me ajudar no canal.
Obrigado, Jorge. Na verdade a minha ideia é retirar os quantitativos dos serviços da forma mais prática possível para que possa ser utilizado em qualquer composição. Caso eu fixe a mão de obra por exemplo usando algum serviço do SINAPI pode atrapalhar o uso de quem for usar um outro serviço ou quem for utilizar outra tabela de referência como TCPO, ORÇE, SEINFRA... Obrigado pelo comentário, sucesso.
Edson, pode sim. Uma forma seria colocar a cor no próprio nome do material: "Pintura Interna Azul". Nesse caso você faria uma tabela somente para as cores e utilizaria um filtro para que apareça na tabela somente materiais que contenham a palavra "pintura". Outra maneira e seria criando um parâmetro cor para as paredes. E daria o mesmo processo. A vantagem do primeiro é que você consegue identificar mais fácil quando for procurar o material, afinal já está identificado no próprio nome. Era essa sua dúvida? Caso não tenha sido esclarecida explica melhor nos comentários. Abraço.
Oi, desculpa a demora. Eu acabei de adicionar todos que responderam ao formulário. Eu dou acesso ao drive, caso não tenha eu recomendo que faça para ter acesso às atualizações. Me dá um retorno por aqui se deu certo. Obrigado por acompanhar o canal.
Diego, obrigado por acompanhar e desculpa a demora. Eu acabei de lhe adicionar no drive e percebi que você não tem conta, aí nesse caso o drive envia um convite. Seria interessante ter o acesso ao drive para ter todas as atualizações que eu vou fazer nessa série. De qualquer forma vou lhe enviar o último arquivo agora. Mas se for possível tenta acessar pela sua conta gmail para ter acesso ao drive. Abraço
⚠️⚠️ CURSOS QUE EU RECOMENDO ⚠️⚠️
► Curso de Revit, modelagem de arquitetura, estrutura, hidrossanitário e elétrico:
hotm.art/IksqYB
► Dynamo (Automatiza o Revit):
hotm.art/z8210R
► Orçamento - Super Planilha (Orçamento Automático):
hotm.art/ZC6mMPh
► Revit Elétrico (Dimensionamento + Template)
hotm.art/arlSQHu
► Revit Hidrossanitário (Dimensionamento + Template)
hotm.art/NUlkfYvz
Parabéns pelos vídeos, ajudou muito.
Pessoal, deixei o link para baixar o projeto na descrição. Lembrando que você pode me dizer como seria melhor para a sua necessidade e eu adiciono nos próximos vídeos, aguardo o feedback.
Me ajudem compartilhando os vídeos nos grupos de whatsapp. Minha meta é 1000 inscritos até o final do ano.
👏👏
@@lorenaeulalio1877 😁😁😁
Não encontre um Template para orçamento de mão de obra. Por acaso você já criou este Template?
@@jorgetrindade4886 eu até respondi isso em outra pergunta. Acontece que se eu fixar um índice para a mão de obra você só poderia utilizar esse serviço específico e também não poderia utilizar outra tabela de referência.
Exemplo:
Serviço 87523 (SINAPI): BLOCOS CERÂMICOS
FURADOS NA HORIZONTAL DE 9X14X19CM (ESPESSURA 9CM) DE PAREDES COM ÁREA LÍQUIDA MAIOR OU IGUAL A
6M2 COM VÃOS E ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO COM
PREPARO EM BETONEIRA
Imagine que eu coloco os indices desse serviço... mas no seu projeto a alvenaria tem um bloco diferente, uma especificação diferente e preparada de forma diferente... ou apenas a tabela de referência é diferente (TCPO, ORÇE, SEINFRA...). Qualquer mudança dessas já mudaria os índices.
Mas se você tiver o quantitativo de todos os serviços você consegue utilizar em qualquer composição de qualquer tabela de referência, salvo exceções de metodologia de cálculo específicas que não vem ao caso.
Em resumo, o melhor é retirar o quantitativo do Revit e utilizar essa informação da melhor forma possível. Usando excel ou algum programa de orçamento bem como a tabela de referência que você desejar para cada aplicação.
Obrigado pelo comentário, Jorge. Espero que tenha entendido o meu raciocínio. Qualquer dúvida você pode sempre deixar comentário em qualquer vídeo.
@@eng.luisfernando3717 entendi sim, Luis e concordo plenamente!! Muito grato!! Abraço
Tem que colocar os valores sim, fazer tudo na mesma plataforma.
O problema é que todo mês muda... Me refiro ao SINAPI, TCOP... Você teria que mudar TODOS os valores todo mês.
Mas se você tem os códigos é só retirar as tabelas do Revit para o Excel usando o Dynamo e já puxar os valores atuais automaticamente. A grosso modo você só vai se preocupar em fazer um projeto bem feito, a maioria do orçamento já vai estar feita.
Parabéns pelo trabalho Luis. Eu estou desenvolvendo um template parecido com esse que você apresentou... Para cálculo do valor total por m2 de cada camada de piso, eu criei o parâmetro VALOR TOTAL, inserindo a fórmula multiplicando a área de piso (m2) pelo valor unitário (R$/m2) do SINAPI, porém tem algumas camadas de piso cujos valores unitários no SINAPI estão por m3... Nesse caso como poderia ser feito a tabela de composição de custos de pisos no padrão SINAPI dentro do Revit? considerando que só é permitido uma só fórmula para cada parâmetro, então o parâmetro VALOR TOTAL cuja fórmula está utilizando a unidade m2, não poderia utilizar outras unidades na fórmula? Pois na tabela do SINAPI os preços unitários estão vinculados em diferentes unidades (m, m2, m3, un, Vb, Kg, ...
Luan, fico feliz de ter ajudado. Vou lhe dar uma dica que vai servir para o seu template como um todo. Não pense em fazer uma tabela pra tudo. Nesse caso específico você pode fazer uma tabela para cada grupo com unidade igual. Outra dica é não se preocupar em por valor no template. O valor vai modificar a cada mês ou região, pode até ser utilizada outra tabela de referência além do Sinapi.
Você pode saber, mas vou explicar aqui. Você utiliza os filtros para conseguir fazer duas tabelas e n haver duplicidade nos serviços
Olá Fernando, parabéns pela iniciativa. Seria interessante depois fazer uma maneira de exportar/importar do Excel essa tabela para preenchimento automático da descrição, unidade e preço a partir dos códigos SINAPI. E uma outra sugestão é depois de várias tabelas prontas, criar uma tabela dinâmica com EAP. Não sei se é possível, fica apenas a sugestão.
Emerson, obrigado pelo seu feedback. Realmente isso que você disse é muito importante. Acredito que vou fazer algo de encontro ao seu raciocínio:
1- Pretendo fazer várias tabelas, assim como essa do vídeo.
2- Retirar todas as tabelas de forma organizada e automática com o Dynamo
3- Com as tabelas no Excel posso "pesquisar" o valor de cada serviço pelo código e automatizar essa parte tbm.
Resolvi fazer dessa forma para que o fluxo de trabalho seja útil para a maioria dos inscritos. A maioria deve usar algum software/sistema para orçamento e quer apenas extrair os quantitativos, ou usa a tabela do próprio SINAPI, ou quem sabe usa uma tabela própria de preços...
O que você acha? Ficou com alguma dúvida sobre o que pretende lo fazer?
Lembrando que estou fazendo a medida que posto os vídeos e vou analisar os feedbacks para melhorar o template e também o fluxo de trabalho.
Gostei!
Obrigado!!
Luis, boa tarde!! Excelente trabalho parabéns!!
Tenho assistido todos os seus vídeos e são muito didáticos.
Estou escrito no seu canal mas não recebi o Template.
Valeu, Jorge. Já respondi seu email. Só lembrando que eu deixo o link para baixar os arquivos na descrição do vídeo, antes de receber os arquivos eu faço uma pesquisa para me ajudar no canal.
@@eng.luisfernando3717 Muito grato, Luis!! Confirmo o recebimento do seu e-mail. Abraço!!
Gostaria de dar uma sugestão quanto a criação de um template de mão de obra. Abraço
Obrigado, Jorge. Na verdade a minha ideia é retirar os quantitativos dos serviços da forma mais prática possível para que possa ser utilizado em qualquer composição. Caso eu fixe a mão de obra por exemplo usando algum serviço do SINAPI pode atrapalhar o uso de quem for usar um outro serviço ou quem for utilizar outra tabela de referência como TCPO, ORÇE, SEINFRA...
Obrigado pelo comentário, sucesso.
olá.
Há como eu inserir na tabela de materiais as cores? Ou criar uma tabela de cores e quantidades?
Edson, pode sim. Uma forma seria colocar a cor no próprio nome do material: "Pintura Interna Azul". Nesse caso você faria uma tabela somente para as cores e utilizaria um filtro para que apareça na tabela somente materiais que contenham a palavra "pintura".
Outra maneira e seria criando um parâmetro cor para as paredes. E daria o mesmo processo.
A vantagem do primeiro é que você consegue identificar mais fácil quando for procurar o material, afinal já está identificado no próprio nome.
Era essa sua dúvida? Caso não tenha sido esclarecida explica melhor nos comentários. Abraço.
Boa Noite Luis, fiz o cadastro mas nao chegou o template no email para acompanhar as aulas, consegue encaminhar ?
Oi, desculpa a demora. Eu acabei de adicionar todos que responderam ao formulário. Eu dou acesso ao drive, caso não tenha eu recomendo que faça para ter acesso às atualizações. Me dá um retorno por aqui se deu certo. Obrigado por acompanhar o canal.
cmo agente faz para fazer upload para o revit?
Você pode especificar? Upload de que?
Mão-de-obras
Na continuação dessa série vou explicar como faremos o orçamento completo. Sucesso.
Não veio o template, poderia me enviar.
Diego, obrigado por acompanhar e desculpa a demora. Eu acabei de lhe adicionar no drive e percebi que você não tem conta, aí nesse caso o drive envia um convite. Seria interessante ter o acesso ao drive para ter todas as atualizações que eu vou fazer nessa série. De qualquer forma vou lhe enviar o último arquivo agora. Mas se for possível tenta acessar pela sua conta gmail para ter acesso ao drive. Abraço