Professor, por que em algumas didaticas, o alivio fica em toda a crista do rebordo, e o suporte secundário da mandibula fica na região V/L anterior? Não na crista do rebordo alveolar?
Prezado Vitor, duas coisas: - o suporte secundário sempre será nas vertentes vestibular e lingual (mandibula) e vestibular e palatina (maxila). Uma definição boa para suporte secundário é a região que é suporte, porém não recebe a carga perpendicularmente, e sim obliquamente. - sobre o alívio, o que define a extensão é o tipo de rebordo residual. Se for um rebordo alto com extrações dentárias recentes, será necessário extender o alívio até a região de prés molares; se o rebordo for bem reabsorvido com extrações antigas, somente restou a base do osso mandibular e não é necessário alívio, porque o que restou é suporte secundário.
Como sempre dando um SHOW de didática e conhecimento. Parabéns !!!
muito bom!!!
Excelente exposição ! Parabéns professor !!
Já estou aguardando o próximo. Parabéns professor 👏🏻👏🏻👏🏻
Ótima explicação! obrigada.
Professor, por que em algumas didaticas, o alivio fica em toda a crista do rebordo, e o suporte secundário da mandibula fica na região V/L anterior? Não na crista do rebordo alveolar?
Prezado Vitor, duas coisas:
- o suporte secundário sempre será nas vertentes vestibular e lingual (mandibula) e vestibular e palatina (maxila). Uma definição boa para suporte secundário é a região que é suporte, porém não recebe a carga perpendicularmente, e sim obliquamente.
- sobre o alívio, o que define a extensão é o tipo de rebordo residual. Se for um rebordo alto com extrações dentárias recentes, será necessário extender o alívio até a região de prés molares; se o rebordo for bem reabsorvido com extrações antigas, somente restou a base do osso mandibular e não é necessário alívio, porque o que restou é suporte secundário.