Já tive relacionamento onde o gaslighting foi como esse do papel de parede..."Use essas roupas, fale isso aqui perto dessas pessoas e fique nesse quadrado junto comigo". "Se você tem ou conseguiu algo é porque eu estou aqui, e só eu estou com você"...e então fugi. Quando saí disso, me vi sem pessoas próximas, tendo que me explicar sobre coisas que não fui eu quem disse e sobre momentos e oportunidades que perdi porque alguém tomou minha voz e respondeu em meu lugar. É doloroso, e o que sobra de você não tem resposta para o dia seguinte.
É interesante como o movimento de descreditação e isolamento tem mão dupla: o agente o promove nos sentidos "pessoa manipulada -> entorno social" e "entorno social -> pessoa manipulada". O agente espalha discórdias sutis no entorno, para que eles descreditem a pessoa manipulada e se afastem, e induz a pessoa manipulada a acreditar que o entorno é tóxico, descreditando-o em relação à ela, que se afasta.
Sofri um gaslighting recentemente e identifiquei imediatamente como manipulação. Cortei pela raiz o contato professional com o colega e denunciei o abuso. Só depois o conceito de gaslighting veio à tona.
O conceito de gaslighting está em todas as relações abusivas. Se você procurar sobre transtorno de personalidade, principalmente narcisista e antissocial, irá encontrar uma vasta referência sobre o assunto. Gaslighting é a arma principal dentro desses relacionamentos. Sou sobrevivente de um narcisista.
@@fatimadeluzie Vdd Fátima, e a gente fica bem confusa até começar a identificar a manipulação. Acho q minha irmã e mãe são narcisistas. Nunca entendia muito bem seus ataques sem noção, mas agora ficou mais claro. Parabéns pela tua superação e conscientização desse desvio de comportamento terrível q algumas pessoas carregam. Abs e coragem 🙏
A divulgação deste temas é fundamental. Fico pensando quantas vidas são "roubadas" por inteiro em processos como este. O judiciário deveria agir melhor em prol da saúde das mulheres, sobretudo em casos de separação.
Não conhecia o significado desta expressão, embora já tivesse ouvido falar bastante dela. Fico feliz que exista um nome pra esse tipo de agressão, pois explicar a prática é muito difícil. Tendo a crer que as pessoas poderiam até achar que são coisa da cabeça de quem relata. Nomear dá mais consistência ao ato, torna ele real, mais simples de identificar. Enfim, obrigada pela explicação!
Tão difícil alguém admitir, ou mesmo perceber, que atua dessa forma. Tão difícil a vítima perceber, ou admitir, que sofreu ou está sofrendo essa manipulação.
@@nektafit Você tem razão. Quando uma vítima tem consciência de sua situação, essa ou outra, também tem dificuldade para encontrar credibilidade e apoio. Mas acredito que, aos poucos, essa situação começa a mudar. Não é fácil, mas um dia chegaremos lá! É preciso fortalecer quem nos fortalece!
@@ClauVenturi você é muito iluminada!!!! já me imaginei sendo sua amiga e tento conversas de apoio uma com a outra num lugar bem perfumado e com incenso tomando um chá ou coisa assim kkk perfeita 💖 me senti acolhida só com um comentário seu
@@nektafitObrigada. Eu sou de uma geração que ensinou as meninas a competirem entre si. É mais fácil oprimir quem vê os semelhantes como opositores e os opressores como salvadores. Fiquei feliz ao ver a situação começando a mudar e mais mulheres preferindo dar apoio e carinho ao invés de rebaixar as amigas para se sentirem melhores.
A pessoa que te manipula exige de você coisas que você não faria normalmente sempre em tom de ameaça de rompimento da relação. O pior de tudo a pessoa que tem esse tipo de prática tem um poder de persuasão que chega a ser assustador, invertendo situações e fatos e depois sempre com um sorriso no rosto como se nada tivesse acontecido. Pior, quando vc ama a pessoa? Isso pode te destruir completamente. Muitas vezes somente as pessoas que estão de fora vão te alertar sobre, pq o seu nível de envolvimento emocional é tão grande que você não consegue perceber ou não quer acreditar que a pessoa está fazendo isso.
Eu vive até os 27 anos com minha avó, tia, pai e os 3 fizeram gaslithing comigo durante todo o tempo. Não tenho amigos, não consigo manter amizades nem relacionamentos, uma insegurança surreal de tanta confusão que sempre causaram
@@valeriadasletras2406 aos poucos vou tentando me libertar. Mas hj consigo ver o mecanismo e confronto meu pai. Minha tia pretendo não conviver mais, parece que já não tem possibilidade e minha vó já está bem velha. Mas sinceramente, a confusão mental eu acho difícil superar, pq realmente sinto minha cognição comprometida, é difícil explicar. Realmente eu passei a me isolar e minha tia virou minha única companhia. Todos eles sempre criando essas confusões mentais pra me deixar inseguro e preso a eles...e todos que conhecem minha família sempre me fala wue parecem pessoas muito fechadas, e é...era um universo só lá dentro ...eu me esforço muito pra superar
Tenho uma tia encapetada assim e ela se junta cm a minha mãe pra fazer isso,consegue distorcer tudo essa safada e tudo na minha vida ela tenta sabotar.
@@henriquepenteado9068 Força, Henrique. Vc vai conseguir. Procure ajuda profissional. Não se esqueça que vc é capaz de mudar completamente essa sua realidade.
Quando li o tema do vídeo logo pensei nas análises mal conduzidas, imaginei que o Dunker iria falar sobre isso e não deu outra. É um assunto urgente e infelizmente muito pouco falado nos circuitos psicanalíticos. Estragos são feitos no próprio dispositivo analítico, por profissionais muitas vezes bem posicionados. Tanto se fala do "não todo", de um saber que não se pretende absoluto, mas na prática muitos analistas se colocam nesse lugar do detentor da verdade última sobre o outro, a despeito do que o próprio sujeito tenha a dizer sobre isso, ironicamente exercendo justamente o oposto do que pregam em seus discursos sobre a clínica. Alienando ainda mais o paciente ao outro, alienados que estão às suas próprias verdades. A tal incoerência gritando alto e o psicanalista que não se escuta. Lamentável que ainda hoje práticas assim sejam tão comuns, inclusive em escolas importantes onde muitas vezes não há sequer lugar para tais questionamentos.
Sofri muito com isso em 2022…apesar da dor profunda, 4 meses na cama em profunda tristeza, eu sempre soube que estava certa…dei um basta! Espero hoje somente em Deus, sou fiel à Ele e Suas leis! Sigo firme com meus filhos e bem longe do manipulador! 🙏🏼🤍🌹
Esse tema está sendo abordado na novela da globo "Cara e coragem" pelo personagem Renan. A discussão sobre gaslighting é muito impotente e necessária. Grata por mais essa contribuição generosa!
Um exemplo muito comum de gaslighting: o cara durante uma briga de casal falar ou fazer coisas que ele vai negar veementemente depois, dizendo que a mulher está louca. Sempre traduzo gaslighting, quando me perguntam como "tirar de louca". Geralmente as mulheres entendem porque isso é universal, toda mulher que se relaciona com homem passa por isso alguma vez.
Gracias pelo video...gostaria de ver vc falando sobre ALIENAÇÃO PARENTAL e como isso pode estragar a relação da criança com o pai ou mãe e principalmente, essa criança se tornando adulta e mantendo uma relação ambigua de amor e revolta sem causa aparente..e quem sabe a relação dessa ALIENAÇÃO com o GASLIGHTING
rotina de gaslighting, fique atente: -diga que não entendeu o que a pessoa falou. Obrigue-a a repetir-se. Repita este passo até que o passo seguinte possa ser aplicado. -quando a pessoa repetir-se, obrigatoriamente há de parafrasear-se com palavras outras., interrompa-a, apontando que este ou aquele lexico está inadequado. Problematize este ou aquele vocábulo, obrigando-a a repetir-se explicando-se. -repita os passo anteriores até que a pessoa esteja desorientada. Então pressione-a agressivamente. Algo como "pois então fale de uma vez o que quer dizer". Neste ponto, a pessoa já ramificou tanto a mensaguem, que fica impossível resumir todo o conteúdo em 1 frase , então a pessoa perde muita confiança de uma vez. Com este tipo de rotina, a vitima acaba por duvidar da propria sanidade. Principalmente pessoas que são honetas, vulneráveis a admitir os proprios erros.
Eu consegui me livrar de um relacionamento de 2 anos que ele praticava intensamente o gaslighting intensamente, manipulação, questionei minha sanidade mental. Voltei a fazer terapia, me dei conta e arranquei forças de onde não tinha e acabei com isso.
Poderia falar um pouco sobre castigo, tapas, chantagem (só vai fazer isso, se fizer aquilo), ameaça (se não fizer isso vai apanhar), deboche e ironia na educação dos filhos?
Eu vivo isso e tenho consciência. A pessoa tenta me manipular a vida inteira, e eu não consigo me desvencilhar disso. A pessoa imagino eu faz inconscientemente...
Para se relacionar , hoje em dia, tem que esquecer idealização romântica: tem que lidar com o outro com solidez e certa inteligência agressiva ( não ato agressivo) até o relacionamento chegar em um ponto de mais honestidade. Até chegar na honestidade, tem que domar o toro
É muito triste e ao mesmo tempo libertador descobrir que passei por isso. Embora tenha sido caótico, eu fazia análise e fui conseguindo aos poucos perceber isso, até que ficou insuportável. E NOSSA! Incrível ver como nossa mente reage depois que sai de um lugar que não nos faz bem. Não foi fácil, mas é libertador. Acho que a psicanálise salva quem está disposto a abraçar suas dores. E elas sempre vêm. Mas podem vir acompanhadas de muito alívio. Parabéns pelo trabalho, Dunker & equipe💙
Já vivenciei gaslithting com meu ex - esposo. Depois que meu filho nasceu ficamos casados 10 meses pois ele já havia arrumado uma amante. E praticando agressões físicas e psicológicas também praticava gaslithting. Depois que nos separamos as agressões continuaram nos dias de visita ao filho. Ele sempre praticava gaslithting. Depois de muitas agressões quando decidi reagir ele procurava a delegacia sempre com essas versões: ela é louca, está exagerando. Me processou por lesão corporal depois de uma agressão física. Embora o nome seja complicado é uma prática muito comum em relacionamentos abusivos. É muito triste.
Doutor Christian, excelente vídeo. Seus vídeos são cursos de alto nível. É possível afirmar que o século XXI esteja vivenciando a "Era dos Transtornos"?
Olá Dunker, estou fazendo análise e sou um grande fã aqui do canal! Poderia falar um pouco sobre a co-adicção? Percebo este como um grande desafio, não só pra mim, mas para tantas pessoas que percebo nessa situação. Acabamos ficando fragilizados por tentar cuidar de dependentes químicos, e facilmente perdemos o contato com o nosso próprio prazer e auto-cuidado. Tudo sempre permeado por muito medo. Quando vejo, isso já se alastrou para os mais diversos setores da vida, como trabalho e relações. Um grande abraço!
Tou numa situação parecida, mas por conta de mãe idosa. Rapaz, e ficar doente (fisica e mentalmente) é um pulo, heim? Um pulo num poço profundo: fácil de entradlr, difícil de sair. Força prá nós!
Observo há anos que o papel de ser cuidador é muito difícil porque ninguém nos vê, independente da área do cuidado. Nós ficamos fragilizados física e emocionalmente e ninguém se preocupa com o que sentimos, e quando nos tornamos pai ou mãe de quem está sendo cuidado, ainda que esse seja jovem, a carga parece que triplica, pois há uma grande tendência de nos olharem como se fossemos Deus, sempre invencível!
Gostaria de aproveitar o exemplo que você usou para colocar como sugestão uma investigação cuidadosa sobre o uso das smart lights ou smart lamps, que estão conectadas a Internet das coisas.
muita erva pra digerir essas verdades pqp muita vergonha de ter me deixado viver isso e ter sido a pior versão mais estupida de mim q eu poderia ser pra conseguir atenção do dominador kkk vontade de vomitar meu cerebro
Olá, Christian. Um tema infelizmente muito presente na minha vida, e que vejo pouca gente abordando, é o amor platônico. Eu tendo a me enfiar em situações platônicas e fantasiar excessivamente. Após muita terapia estou melhorando um pouco, mas hoje mesmo estou numa das maiores fossas da vida porque, após meses de um amor platônico intenso e de um suposto flerte com uma pessoa do trabalho, descobri por outra pessoa que ela tem um relacionamento. Você poderia fazer um vídeo (caso já não haja) sobre esse platonismo e a tendência a esse mundo de fantasia? Obrigado!
Bom dia. Christian, você poderia falar sobre essas manifestações descontroladas de muitas pessoas após a derrota eleitoral do atual presidente, JMB? Muito obrigado pelo seu canal sensacional.
Outro detalhe que fiquei a pensar, antes peço perdão, mas sem querer ofender, só a título de curiosidade minha. Bolsonaro com essas frases de impacto(que de realidade não tem nada) "Deus Pátria e Família" não traria INCONSCIENTEMENTE às mulheres e homens que tiveram problemas com o pai a seguinte frase : esse é o pai, que vai me defender. Seria uma identificação de uma falsa "proteção"? Caso sim e porque? Já que se percebe as práticas de Bolsonaro tão misogena...
Professor, por favor, faça um Desejo em cena sobre a minissérie da Netflix "Bem vindos à vizinhança" . Fiquei pensando no seu livro e a lógica do condomínio o tempo todo. Também pensei no filme Beleza Americana. Pensei em muitas coisas na vdd, mas não encontrei nenhuma resenha à altura de tudo o que foi abordado na série. Por favor, nos de esse presente. Abraço!!
Aproveitando este vídeo mais recente para pedir (não sei se pessoas pediram antes): fala sobre a série de TV "Ruptura"! Adoraria escutar suas impressões e análises!
Olá professor. Sou aluno da Filosofia e tenho tido particular interesse na leitura dO Seminário VII. Gostei muito do vídeo da série Entre Capas, tenho revisto algumas vezes o vídeo sobre Ontologia Negativa e um outro mais antigo sobre Ética propriamente. Gostaria que comentasse novamente acerca do tema com ênfase no caráter Trágico e de Resistência da ética do Desejo, na relevância de Antigona e se seria possível pensar uma política de esperança no Brasil atual. Grande abraço!
(...) o efeito do gaslighting é fazer o sujeito suportar um nível de incoerência , que em estado normal de ( Volume ) Pressão , Temperatura não suportaria (...)
Dr. como evitar a situação de gaslighting, noto que minha filha adolescente faz isso muito bem comigo. Sabendo dessa manipulação como devo agir, falo apenas o necessário com ela, para ela não me sansionar.Estou cansada dessa situação, não sei como lidar, detalhe, ela faz terapia🤷🏻♀️🤔.Obrigada
Estou com um cara que fica me acusando de estar com outra pessoa sem eu está e fica querendo que eu assumo sem ser verdade Isso tbm é manipulação psicológica?
Professor, tenho visto alguns sujeitos desavisados propondo liberdade de expressão pra falar tudo que pensam. Eu percebo que no Estado Democrático de Direito nós podemos muito, mas não tudo. Há uma regra instituída. Flertar fora disso é desejar destituir a Democracia. Tivemos um apresentador que propôs isso num podcast desejando liberdade pra falar que o nazismo é uma possibilidade. Hj vi, um professor coach de Instagram, afirmando que liberdade de expressão existe pra ameaçar a Ordem instituída. Partindo pra Lacan, esse sujeitos são os que cometem a foraclusão, que não aderiram ao Nome-do-pai e estão sempre as voltas contra a Lei instituída? Obrigado! Abraços...
Já tive relacionamento onde o gaslighting foi como esse do papel de parede..."Use essas roupas, fale isso aqui perto dessas pessoas e fique nesse quadrado junto comigo". "Se você tem ou conseguiu algo é porque eu estou aqui, e só eu estou com você"...e então fugi. Quando saí disso, me vi sem pessoas próximas, tendo que me explicar sobre coisas que não fui eu quem disse e sobre momentos e oportunidades que perdi porque alguém tomou minha voz e respondeu em meu lugar. É doloroso, e o que sobra de você não tem resposta para o dia seguinte.
É exatamente assim
sofri tanto gaslighting de um ex namorado que comecei a duvidar de quem eu era.
Muito frequente em relacionamentos abusivos, também no meio corporativo.
Gostaria que o tio Chris falasse sobre mães, filhas e devastação
Menina! Assisti aqui e só pensava nisso!!
Ótima proposta
Up
Up
Já tem
É interesante como o movimento de descreditação e isolamento tem mão dupla: o agente o promove nos sentidos "pessoa manipulada -> entorno social" e "entorno social -> pessoa manipulada". O agente espalha discórdias sutis no entorno, para que eles descreditem a pessoa manipulada e se afastem, e induz a pessoa manipulada a acreditar que o entorno é tóxico, descreditando-o em relação à ela, que se afasta.
Eu amo o papel de parede amarelo. É o lugar onde a sociedade quer colocar a mulher. Está sendo manipulada, mas ele é tão bom, ele cuida de mim.
Sofri um gaslighting recentemente e identifiquei imediatamente como manipulação. Cortei pela raiz o contato professional com o colega e denunciei o abuso. Só depois o conceito de gaslighting veio à tona.
O conceito de gaslighting está em todas as relações abusivas. Se você procurar sobre transtorno de personalidade, principalmente narcisista e antissocial, irá encontrar uma vasta referência sobre o assunto. Gaslighting é a arma principal dentro desses relacionamentos. Sou sobrevivente de um narcisista.
@@fatimadeluzie Vdd Fátima, e a gente fica bem confusa até começar a identificar a manipulação. Acho q minha irmã e mãe são narcisistas. Nunca entendia muito bem seus ataques sem noção, mas agora ficou mais claro. Parabéns pela tua superação e conscientização desse desvio de comportamento terrível q algumas pessoas carregam. Abs e coragem 🙏
A divulgação deste temas é fundamental. Fico pensando quantas vidas são "roubadas" por inteiro em processos como este. O judiciário deveria agir melhor em prol da saúde das mulheres, sobretudo em casos de separação.
Não conhecia o significado desta expressão, embora já tivesse ouvido falar bastante dela. Fico feliz que exista um nome pra esse tipo de agressão, pois explicar a prática é muito difícil. Tendo a crer que as pessoas poderiam até achar que são coisa da cabeça de quem relata. Nomear dá mais consistência ao ato, torna ele real, mais simples de identificar.
Enfim, obrigada pela explicação!
Tão difícil alguém admitir, ou mesmo perceber, que atua dessa forma. Tão difícil a vítima perceber, ou admitir, que sofreu ou está sofrendo essa manipulação.
Eu identifiquei imediatamente esse comportamento nefasto. O conhecimento nos liberta.
tão dificil a vitima encontrar pessoas que acreditem em sua palavra também...
@@nektafit Você tem razão. Quando uma vítima tem consciência de sua situação, essa ou outra, também tem dificuldade para encontrar credibilidade e apoio. Mas acredito que, aos poucos, essa situação começa a mudar. Não é fácil, mas um dia chegaremos lá! É preciso fortalecer quem nos fortalece!
@@ClauVenturi você é muito iluminada!!!! já me imaginei sendo sua amiga e tento conversas de apoio uma com a outra num lugar bem perfumado e com incenso tomando um chá ou coisa assim kkk perfeita 💖 me senti acolhida só com um comentário seu
@@nektafitObrigada. Eu sou de uma geração que ensinou as meninas a competirem entre si. É mais fácil oprimir quem vê os semelhantes como opositores e os opressores como salvadores. Fiquei feliz ao ver a situação começando a mudar e mais mulheres preferindo dar apoio e carinho ao invés de rebaixar as amigas para se sentirem melhores.
A pessoa que te manipula exige de você coisas que você não faria normalmente sempre em tom de ameaça de rompimento da relação. O pior de tudo a pessoa que tem esse tipo de prática tem um poder de persuasão que chega a ser assustador, invertendo situações e fatos e depois sempre com um sorriso no rosto como se nada tivesse acontecido. Pior, quando vc ama a pessoa? Isso pode te destruir completamente. Muitas vezes somente as pessoas que estão de fora vão te alertar sobre, pq o seu nível de envolvimento emocional é tão grande que você não consegue perceber ou não quer acreditar que a pessoa está fazendo isso.
Click imediato no vídeo do Dunker, como sempre!
Pertinente o assunto.
Eu vive até os 27 anos com minha avó, tia, pai e os 3 fizeram gaslithing comigo durante todo o tempo. Não tenho amigos, não consigo manter amizades nem relacionamentos, uma insegurança surreal de tanta confusão que sempre causaram
Que terrível! Espero que vc possa encontrar ajuda profissional para superar seus traumas, vc ainda tem uma vida para viver.
@@valeriadasletras2406 aos poucos vou tentando me libertar. Mas hj consigo ver o mecanismo e confronto meu pai. Minha tia pretendo não conviver mais, parece que já não tem possibilidade e minha vó já está bem velha.
Mas sinceramente, a confusão mental eu acho difícil superar, pq realmente sinto minha cognição comprometida, é difícil explicar. Realmente eu passei a me isolar e minha tia virou minha única companhia. Todos eles sempre criando essas confusões mentais pra me deixar inseguro e preso a eles...e todos que conhecem minha família sempre me fala wue parecem pessoas muito fechadas, e é...era um universo só lá dentro ...eu me esforço muito pra superar
Tenho uma tia encapetada assim e ela se junta cm a minha mãe pra fazer isso,consegue distorcer tudo essa safada e tudo na minha vida ela tenta sabotar.
@@henriquepenteado9068 Força, Henrique. Vc vai conseguir. Procure ajuda profissional. Não se esqueça que vc é capaz de mudar completamente essa sua realidade.
Quando li o tema do vídeo logo pensei nas análises mal conduzidas, imaginei que o Dunker iria falar sobre isso e não deu outra. É um assunto urgente e infelizmente muito pouco falado nos circuitos psicanalíticos. Estragos são feitos no próprio dispositivo analítico, por profissionais muitas vezes bem posicionados. Tanto se fala do "não todo", de um saber que não se pretende absoluto, mas na prática muitos analistas se colocam nesse lugar do detentor da verdade última sobre o outro, a despeito do que o próprio sujeito tenha a dizer sobre isso, ironicamente exercendo justamente o oposto do que pregam em seus discursos sobre a clínica. Alienando ainda mais o paciente ao outro, alienados que estão às suas próprias verdades. A tal incoerência gritando alto e o psicanalista que não se escuta. Lamentável que ainda hoje práticas assim sejam tão comuns, inclusive em escolas importantes onde muitas vezes não há sequer lugar para tais questionamentos.
Passei por isto, uma análise mal conduzida. Não tenho palavras para descrever...
Sofri muito com isso em 2022…apesar da dor profunda, 4 meses na cama em profunda tristeza, eu sempre soube que estava certa…dei um basta! Espero hoje somente em Deus, sou fiel à Ele e Suas leis! Sigo firme com meus filhos e bem longe do manipulador! 🙏🏼🤍🌹
O tema me fez lembrar sobre a relação entre o útil e o gozo.
Há uma estrutura psíquica, como a perversão, mais adepta do gaslighting?
Esse tema está sendo abordado na novela da globo "Cara e coragem" pelo personagem Renan. A discussão sobre gaslighting é muito impotente e necessária. Grata por mais essa contribuição generosa!
Você está descrevendo minha situação...pela primeira vez alguém descreveu minha situação em todas as palavras...e as consequências na minha vida
Um exemplo muito comum de gaslighting: o cara durante uma briga de casal falar ou fazer coisas que ele vai negar veementemente depois, dizendo que a mulher está louca. Sempre traduzo gaslighting, quando me perguntam como "tirar de louca". Geralmente as mulheres entendem porque isso é universal, toda mulher que se relaciona com homem passa por isso alguma vez.
Não há uma regra sobre o "cara", pode acontecer dentro de casais Homo tanto quanto hétero
É muito característico de homem
@@camilacosta3078 em relacionamento homoafetivo tb acontece pra caramba
Nessa política foi puro gás no meu meio social.
Eu acho que a frase " você é doida" que é dita quando contamos algo a uma parceiro tb é uma forma de gaslithing.
Gracias pelo video...gostaria de ver vc falando sobre ALIENAÇÃO PARENTAL e como isso pode estragar a relação da criança com o pai ou mãe e principalmente, essa criança se tornando adulta e mantendo uma relação ambigua de amor e revolta sem causa aparente..e quem sabe a relação dessa ALIENAÇÃO com o GASLIGHTING
rotina de gaslighting, fique atente:
-diga que não entendeu o que a pessoa falou. Obrigue-a a repetir-se. Repita este passo até que o passo seguinte possa ser aplicado.
-quando a pessoa repetir-se, obrigatoriamente há de parafrasear-se com palavras outras., interrompa-a, apontando que este ou aquele lexico está inadequado. Problematize este ou aquele vocábulo, obrigando-a a repetir-se explicando-se.
-repita os passo anteriores até que a pessoa esteja desorientada. Então pressione-a agressivamente. Algo como "pois então fale de uma vez o que quer dizer". Neste ponto, a pessoa já ramificou tanto a mensaguem, que fica impossível resumir todo o conteúdo em 1 frase , então a pessoa perde muita confiança de uma vez.
Com este tipo de rotina, a vitima acaba por duvidar da propria sanidade. Principalmente pessoas que são honetas, vulneráveis a admitir os proprios erros.
Pra quem n conhece o assunto 😊
Obrigada pela resposta de minha pergunta. Valeu demais!
Gostaria até de uma característica da vítima, são altamente sugestionada justamente por não identificar com a incoerência
Magnífico! O Sr. explanou o assunto de modo esclarecido, inteligente e enriquecedor. Agradecido!
Eu consegui me livrar de um relacionamento de 2 anos que ele praticava intensamente o gaslighting intensamente, manipulação, questionei minha sanidade mental.
Voltei a fazer terapia, me dei conta e arranquei forças de onde não tinha e acabei com isso.
Fico pensando o quanto a pessoa que pratica o gasligting, é perversa....
Poderia falar um pouco sobre castigo, tapas, chantagem (só vai fazer isso, se fizer aquilo), ameaça (se não fizer isso vai apanhar), deboche e ironia na educação dos filhos?
Obrigado Christian pela excelente explicação.
seria uma ótima um vídeo sobre as manipulações desse tipo no mundo profissional. Entre gerente e funcionário. Entre empresa e colaboradores.
Eu vivo isso e tenho consciência. A pessoa tenta me manipular a vida inteira, e eu não consigo me desvencilhar disso. A pessoa imagino eu faz inconscientemente...
Chris, gostaria de falasse sobre distimia!!!
Seria interessante falar também sobre manterrupting e outras manipulações. É uma selva de pedra onde tentamos sobreviver!
💯✍ que aula !
O algoritmo do UA-cam faz isso comigo.
😂😂😂
Para se relacionar , hoje em dia, tem que esquecer idealização romântica: tem que lidar com o outro com solidez e certa inteligência agressiva ( não ato agressivo) até o relacionamento chegar em um ponto de mais honestidade. Até chegar na honestidade, tem que domar o toro
Isso
Esse tema deveria ser de utilidade pública!
Um vídeo de utilidade pública 🌹,
Obrigada por este vídeo 🙏🏼
Muito obrigada pela explicação. Gostei muito.
É muito triste e ao mesmo tempo libertador descobrir que passei por isso. Embora tenha sido caótico, eu fazia análise e fui conseguindo aos poucos perceber isso, até que ficou insuportável.
E NOSSA! Incrível ver como nossa mente reage depois que sai de um lugar que não nos faz bem. Não foi fácil, mas é libertador. Acho que a psicanálise salva quem está disposto a abraçar suas dores. E elas sempre vêm. Mas podem vir acompanhadas de muito alívio.
Parabéns pelo trabalho, Dunker & equipe💙
Já vivenciei gaslithting com meu ex - esposo. Depois que meu filho nasceu ficamos casados 10 meses pois ele já havia arrumado uma amante. E praticando agressões físicas e psicológicas também praticava gaslithting. Depois que nos separamos as agressões continuaram nos dias de visita ao filho. Ele sempre praticava gaslithting. Depois de muitas agressões quando decidi reagir ele procurava a delegacia sempre com essas versões: ela é louca, está exagerando. Me processou por lesão corporal depois de uma agressão física. Embora o nome seja complicado é uma prática muito comum em relacionamentos abusivos. É muito triste.
Doutor Christian, excelente vídeo. Seus vídeos são cursos de alto nível. É possível afirmar que o século XXI esteja vivenciando a "Era dos Transtornos"?
Dunker como sempre MAGNÍFICO ❤
Minha mãe é EXTREMAMENTE manipuladora. Jesus!! 😬😳
Legaliza 🌞🌿✨
Olá Dunker, estou fazendo análise e sou um grande fã aqui do canal! Poderia falar um pouco sobre a co-adicção? Percebo este como um grande desafio, não só pra mim, mas para tantas pessoas que percebo nessa situação. Acabamos ficando fragilizados por tentar cuidar de dependentes químicos, e facilmente perdemos o contato com o nosso próprio prazer e auto-cuidado. Tudo sempre permeado por muito medo. Quando vejo, isso já se alastrou para os mais diversos setores da vida, como trabalho e relações. Um grande abraço!
Tou numa situação parecida, mas por conta de mãe idosa. Rapaz, e ficar doente (fisica e mentalmente) é um pulo, heim? Um pulo num poço profundo: fácil de entradlr, difícil de sair.
Força prá nós!
Observo há anos que o papel de ser cuidador é muito difícil porque ninguém nos vê, independente da área do cuidado. Nós ficamos fragilizados física e emocionalmente e ninguém se preocupa com o que sentimos, e quando nos tornamos pai ou mãe de quem está sendo cuidado, ainda que esse seja jovem, a carga parece que triplica, pois há uma grande tendência de nos olharem como se fossemos Deus, sempre invencível!
Fez-me lembrar o filme "Encaixotando Helena".
Grata Prof! Vc é o Cara
Gostaria de aproveitar o exemplo que você usou para colocar como sugestão uma investigação cuidadosa sobre o uso das smart lights ou smart lamps, que estão conectadas a Internet das coisas.
Já tive momentos que comecei a perceber que uma cera pessoa estava fazendo isso, mais eu caí fora, mas tive sofrimento para tomar essa decisão.
Obrigada tio Chris, muito bom 😊
Mas lidar com isso? Será que tem algum antídoto 😀?
E o que fazer depois de tee vivido por muitos anos relações deste tipo? Como virar a chave e superar os traumas?
muita erva pra digerir essas verdades pqp muita vergonha de ter me deixado viver isso e ter sido a pior versão mais estupida de mim q eu poderia ser pra conseguir atenção do dominador kkk vontade de vomitar meu cerebro
Lembre-se que vc não tem culpa.
Gostei do novo microfone! Aproveitando, gostaria de sugerir o tema da composição musical :)
Ouvi esse termo hoje e fiquei me perguntando oq é esse tal de Gaslight kkk
Como é bizarro passar por isso... É muito tenso
Minha sogra faz comigo. Já cortei contato. Só falo o necessário.
Completamente sincrônico. Obrigada Christian! 🙏🏼🌻
Olá, Christian. Um tema infelizmente muito presente na minha vida, e que vejo pouca gente abordando, é o amor platônico. Eu tendo a me enfiar em situações platônicas e fantasiar excessivamente. Após muita terapia estou melhorando um pouco, mas hoje mesmo estou numa das maiores fossas da vida porque, após meses de um amor platônico intenso e de um suposto flerte com uma pessoa do trabalho, descobri por outra pessoa que ela tem um relacionamento. Você poderia fazer um vídeo (caso já não haja) sobre esse platonismo e a tendência a esse mundo de fantasia? Obrigado!
Eu achava que significava a desqualificação da fala de alguém chamando-a de louca
Excelente, maravilha professor ! Parabéns e muito obrigada !!!!!!!!! Puxa vida !!! Fico até emocionada !!!!
Pá... ESTOURO BUMMM...
Professor poderia falar sobre o encantamento perverso que o Freud fala sobre os neuróticos
Leon Festinger ficou conhecido com o experimento junto a um grupo que esperava a chegada de um disco voador.
Bom dia. Christian, você poderia falar sobre essas manifestações descontroladas de muitas pessoas após a derrota eleitoral do atual presidente, JMB?
Muito obrigado pelo seu canal sensacional.
Boa sacasa, gostaria muito que o Christian fizesse a gentileza....
Outro detalhe que fiquei a pensar, antes peço perdão, mas sem querer ofender, só a título de curiosidade minha. Bolsonaro com essas frases de impacto(que de realidade não tem nada) "Deus Pátria e Família" não traria INCONSCIENTEMENTE às mulheres e homens que tiveram problemas com o pai a seguinte frase : esse é o pai, que vai me defender. Seria uma identificação de uma falsa "proteção"? Caso sim e porque? Já que se percebe as práticas de Bolsonaro tão misogena...
Dói muito saber que você se submeteu a tudo isso.
Sensacional
Excelente Dunker. E quando isso acontece no ambiente de trabalho? Acho que na área de comunicação isso tem sido bastante frequente
🙋🏻♀️🙏 a explicação
isso tem muito a ver com o caso do atelie
Estou passando por isso.
Existe algum relação entre isso e a neurose obssessiva?
🌞⚡
Professor, por favor, faça um Desejo em cena sobre a minissérie da Netflix "Bem vindos à vizinhança" . Fiquei pensando no seu livro e a lógica do condomínio o tempo todo. Também pensei no filme Beleza Americana. Pensei em muitas coisas na vdd, mas não encontrei nenhuma resenha à altura de tudo o que foi abordado na série. Por favor, nos de esse presente. Abraço!!
Brilhante!
Obrigada Professor 😊
Buli, o som ficou cristalino com esse microfone novo. Só passa em um compressor para o volume ficar sempre no mesmo nível que fica perfeito.
Difícil perceber, parece sutil
Parabéns pelo vídeo! Necessário por demais.
Aproveitando este vídeo mais recente para pedir (não sei se pessoas pediram antes): fala sobre a série de TV "Ruptura"! Adoraria escutar suas impressões e análises!
Pessoas pediram antes. A equipe está pedindo para o Christian também... Abraço, Tarsila
#equipedunker
@@chrisdunker espero que dê certo! :) abraços e feliz Natal a todos!
Professor Dunker,poderia falar sobre a ausência paterna e porque ela é tão comum na nossa sociedade? Muito obrigado
👏🏼👏🏼👏🏼💜
meu deus
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Olá professor. Sou aluno da Filosofia e tenho tido particular interesse na leitura dO Seminário VII. Gostei muito do vídeo da série Entre Capas, tenho revisto algumas vezes o vídeo sobre Ontologia Negativa e um outro mais antigo sobre Ética propriamente. Gostaria que comentasse novamente acerca do tema com ênfase no caráter Trágico e de Resistência da ética do Desejo, na relevância de Antigona e se seria possível pensar uma política de esperança no Brasil atual. Grande abraço!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Adorei!
👏👏👏
(...) o efeito do gaslighting é fazer o sujeito suportar um nível de incoerência , que em estado normal de ( Volume ) Pressão , Temperatura não suportaria (...)
Alguem põe um microfone de lapela no Dunker pfvr!!
Prezado Christian, é uma leitura possível de um filme antigo: "Encaixotando Helena"?
Dr. como evitar a situação de gaslighting, noto que minha filha adolescente faz isso muito bem comigo. Sabendo dessa manipulação como devo agir, falo apenas o necessário com ela, para ela não me sansionar.Estou cansada dessa situação, não sei como lidar, detalhe, ela faz terapia🤷🏻♀️🤔.Obrigada
Use provas, use coisas concretas para provar para ela que ela está errado, seja firme e forte na sua argumentação e bate o pé com ela, e por aí vai
@@lucassantos-rr1pj Obrigada Lucas!!!
Estou com um cara que fica me acusando de estar com outra pessoa sem eu está e fica querendo que eu assumo sem ser verdade
Isso tbm é manipulação psicológica?
Eu tenho uma irmão bipolar... Ela vive fazendo isso...
Experimento do tamanho das retas era de Solomon Asch, não?!
Professor, tenho visto alguns sujeitos desavisados propondo liberdade de expressão pra falar tudo que pensam. Eu percebo que no Estado Democrático de Direito nós podemos muito, mas não tudo. Há uma regra instituída. Flertar fora disso é desejar destituir a Democracia. Tivemos um apresentador que propôs isso num podcast desejando liberdade pra falar que o nazismo é uma possibilidade. Hj vi, um professor coach de Instagram, afirmando que liberdade de expressão existe pra ameaçar a Ordem instituída.
Partindo pra Lacan, esse sujeitos são os que cometem a foraclusão, que não aderiram ao Nome-do-pai e estão sempre as voltas contra a Lei instituída?
Obrigado!
Abraços...