Li o livro A Fábrica de Cretinos Digitais e me assusta muito vivenciar, na prática, o fenômeno discutido no vídeo. Sou professor universitário e percebo a dificuldade de muitos alunos em se concentrar em aulas expositivas, participar de discussões aprofundadas, no entendimento de compreender literatura acadêmica, de propôr ideias e soluções para problemas complexos. O nível de ansiedade dos alunos e alunas quando peço para deixarem o celular de lado e engajarem em uma atividade prática é imensa.
Eu com 37 anos estou sempre falando sobre isso, o celular e a tela se tornaram a vida da galera, ninguém sabe nem conversar mais em uma roda de amigos sem o celular, terrível!
A mais pura verdade. Eu e todos as pessoas com mais de 50 anos que trabalhamos com TI não conseguimos contratar pessoas que tenham capacidade de analise e pesquisa.
Pura realidade, trabalho com TI quando fazemos uma seleção e pedimos para fazer um texto, simulando um relatório, parece que estamos pedindo para resolver um cálculo da NASA, ninguém quer mais pensar e analisar.
@@djacirmaciel7425 Então eu to bem, tenho 23, to me mudando pra Miami e sou dev. A galera da minha idade não sabe se virar ou ir atrás doq precisa até o fim.
Eu que sou novo, fico P da vida pq eu não faço oq me pede de imediato como um gado cego, eu critico oq é pedido, falo do problema futuro q isso vai gerar, digo quais os possiveis impedimentos q podem ocorrer, mas infelizmente na startup onde trabalhei, qualidade não era tão desejado quanto velocidade. Mas faz parte, sai de lá pra ir embora do Brasil, e agr vou tentar fazer oq faço mas mais rapido
Sou professor de matemática em escola pública, os alunos estão procurando as respostas prontas nas IAs. Não bastasse mão de obra ter tirado postos de trabalho, as IAs vem como uma pá de cal faltava. As diferenças sociais vão aumentar.
E eles nem querem saber de outra coisa. Poucos se importam com o estudo. O prejuízo será todo deles, que depois, dirão que não tiveram oportunidades e que são vítimas da sociedade. Só discurso vitimista.
As IAs podem ajudar.Podem ser uma boa ferramenta.Tnho 64 anos e tnho apreendido muito com elas.Mas, claro, temos q saber usa las.Ha coisas q forçosamente vão mudar, como na revolução industrial.Não podemos é esquecer nossa humanidade, empatia e conexão com nosso coração e bondade.
Precisam ser ensinados a tirar o melhor proveito ao invés dessa antiga lenga lenga de filosofia barata anti tecnologia que rola por aí que mostra muito mais que a pessoa em questão não tem opinião ou assunto em relação ao tema que outra coisa. É como na Revolução Industrial, as máquinas vieram e fazem parte do nosso dia a dia. É preciso ensinar a raciocinar, o que fazer e NÃO fazer, pois isso me lembra as "críticas" que os professores tinham quanto à calculadora, que ao contrário do que diziam, não é uma muleta e sim uma ferramenta de que nada adianta não saber usar, simplesmente não saber saber quais fatores calcular e é um paradoxo da tecnologia: Para bem poder usar é preciso ter conhecimento para tal sendo que quem é mais inteligente/hábil consegue desenvolver suas habilidades muito mais do que quem não se interessa, buscando bobagens na tecnologia. E sem falar que com o advento da Internet o acesso a conteúdos excelentes e gratuitos é gigantesco. É preciso que as pessoas sejam ensinadas estimuladas à isto.
Eu saí esse final de semana depois de assistir esse vídeo, nunca nenhuma msg mexeu tanto comigo, fui visitar uma amiga q a muito tempo.me convidava para ir vê lá.
Que incrível saber que o vídeo inspirou algo tão especial! Agradecemos por compartilhar isso com a gente 🤗
6 днів тому+13
É muito curiso como estamos emburrecendo na época onde possuímos a maior facilidade de acesso à informação da história da humanidade. Gosto de refletir sobre esses temas, pois acredito que a independência está atrelada ao mesmo fator que pode nos prender ao emburrecimento: a forma como utilizamos essa ferramenta de conhecimento.
Eu sou Professora...e esse vídeo é uma dura realidade para nós. Estudantes agarrados no celular, que querem escrever pouco, pensar pouco. São raros os que querem se aprofundar em estudos. Hj em dia, esse povo alienado é o mesmo que não sabe lidar com o não, com o erro ou com a frustração. E isso tb é fruto da educação familiar...
O equilíbrio entre tecnologia e aprendizado é realmente um desafio, ainda mais difícil de alcançar nos tempos atuais. Mas seu trabalho é fundamental para ajudar a mudar essa realidade. Agradecemos por compartilhar com a gente.
Isso é o tema da moda, culpar a tecnologia pelo "emburrecimento" das pessoas, como se apenas "ler livros" resolvesse a questão, que na verdade é como voce usa os meios disponíveis sendo que justamente essa demagogia é um papo pra lá de raso. Mais uma vez, basta usar a tecnologia ao seu favor. Inclusive os livros e outras publicações, a internet facilitou imensamente a pesquisa e compra, sendo que também se acha, muitas vezes sem custo, versões em PDF..
@@letrasetraços Na mosca. Tecnologia, assim como qualquer coisa, é questão de saber usar, quando, quanto, como, o quê etc. Pôxa. Pessoal fala de "livros" como se estes, ou mesmo publicações especializadas, existem em menor quantidade, obviamente, e as que têm à venda se compra pelo..celular. Conteúdos gratuitos se encontram aos montes na Internet, então é uma crítica infundada, quase um modismo, mas voltando ao assunto, basta utilizar à nosso favor e não o contrário.
Gostei muito do texto, verdadeiro, explicativo e claro. Nunca abandonei os livros em papel, todos me diziam, é muito mais fácil ler "kindle", você nem precisa voltar as páginas é só procurar o personagem que ele volta automaticamente, e eu dizia acho que raciocino melhor voltando as páginas, resisti... Continuo com a cultura ocidental e não woke, prefiro fatos históricos do idealismo, chegamos até aqui com esse conhecimento, e olha o que construímos? Vamos refletir, vamos nos conhecer, saber de onde viemos, o que somos e para onde nossa mente e alma nos diz para ir, sem o comando de ninguém... Conhecimento e cultura é tudo para uma sociedade sã
Agradecemos por compartilhar sua reflexão, Adriana! O conhecimento, aliado ao entendimento de nossa história e cultura, é realmente essencial para nossa evolução como sociedade. Agradecemos por expor seus pensamentos. 😉
Discordo dizer que conhecimento e cultura é tudo, tecnologia é extremamente importante também . Só que conhecimento vc e cultura, apesar de não ser tudo, são fundamentais.
Concordo, autoconhecimento e reflexão são inestimáveis para um bom desenvolvimento pessoal e coletivo, buscando a verdade e o conhecimento. Afinal, somos humanos, nosso tempo de vida é curto, por que não aproveitamos o tempo que temos para desenvolver essas virtudes.
Agora, convivendo com a Inteligência Artificial, isso acelerará muito, infelizmente. Os adultos, nós, que somos a última geração que viveu sem internet, precisamos educar nossos descendentes, ensinando e agindo com moderação nesse aspecto. Aproveitando sim, o melhor da tecnologia, mas principalmente, nos protegendo dos possíveis danos que advirão.
Concordo, amo as IAs e uso bastante, mas e se eu te falar que esses modelos LLM não são inteligentes, ele apenas são otimo em memorizar e prever qual vai ser a proxima palavra, saiu inclusive um estudo recente da apple, não vou conseguir pegar agora, mas se tiver interesse me fala q eu pego pra vc. Não estou dizendo que as IAs são ruins, apenas digo que as pessoas não estão entendo a real utilizadade delas.
É, este momento é único, o discernimento fica comprometido, A influência maciva fica incontrolável, o resultado também fica. O núcleo familiar é fundamental!
Realmente, a facilidade de acesso à informação hoje tem seu preço. Sentimos falta da profundidade nas conexões e da paciência para aprender. Parabéns por levantar esse ponto de forma tão clara e envolvente!
EU como tdah misto severo, estou evoluindo no tratamento, estou conseguindo ter uma memória de trabalho melhor, estou conseguindo driblar a falta de foco, tudo com muito esforço, mas percebo pessoas com capacidade cognitiva maior, sem esses problemas que eu enfrento ficando pra tras, muitas vezes me torno o suporte de quem era para ser meu suporte e isso é triste, pois meu problema é de nascença, mas o de algumas pessoas que convivo não, também sou autista, mas é triste ver pessoas que não são TDAHs tendo problemas parecidos, que no caso delas poderia ser evitado. Para contexto nasci nos anos 90, tenho o diagnóstico há muitos anos já e se eu evoluo tanto apesar desses problemas, imagina quem tem o cérebro perfeito, as coisas incríveis que poderiam fazer, se na minha pequena evolução ja me sinto incrível. Espero ter me expressado certo, como tenho dificuldade de comunicação às vezes digo uma coisa querendo dizer outra.
Adriano, agradecemos por compartilhar sua experiência com a gente. Seu relato é muito inspirador. Você mostra que a superação e a evolução são possíveis, e certamente vai motivar muitas pessoas. Continue acreditando em você!
Muito boa a reflexão, apesar de não mudar nada. O que está acontecendo inevitavelmente irá desembocar no pior cenário possível. Não tenho ilusões a esse respeito.
Esse vídeo traz uma reflexão extremamente relevante sobre como a evolução tecnológica moldou nossa forma de viver e interagir. Ele nos convida a relembrar um tempo em que a profundidade das relações era muitas vezes fruto do esforço genuíno para se conectar, algo que, na era digital, parece ter dado lugar à rapidez e à superficialidade. Ao mesmo tempo, a análise é equilibrada: reconhece os benefícios inegáveis da tecnologia - como o acesso instantâneo ao conhecimento -, mas nos alerta para os custos emocionais e sociais dessa conveniência. O ponto sobre a ansiedade e a distração é especialmente pertinente, pois vivemos em uma sociedade onde a hiperconectividade muitas vezes nos desconecta de nós mesmos e das pessoas ao nosso redor. O maior mérito deste vídeo está na proposta de reflexão e ação. Ele não condena a tecnologia, mas sugere um uso mais consciente, nos desafiando a encontrar equilíbrio e resgatar o que há de mais humano: conexões verdadeiras. É um convite para reconsiderarmos prioridades e incorporarmos práticas que nos aproximem de uma vida mais plena e autêntica. Um tema profundo, que merece ser amplamente discutido!
Agradecemos por tirar um tempinho para deixar esse comentário tão caprichado! Ficamos felizes demais em saber que a mensagem do vídeo foi bem captada. Seu comentário com certeza enriquece a discussão!
Pierre Lévy dentro de seu livro "cibercultura " já nos alertava sobre o dilúvio de informações e a necessidade do filtro das mesmas. O uso integrado e interativo das tecnologias precisa ser incentivado, de maneira crítica e construtiva
É preciso dosar, pois a era é da tecnologia. Acho um grande avanço banir celular nas escolas, mais livros, brincadeiras em grupo, o faz de conta tão importante. Muito obrigada pelo vídeo! ❤
Temos que mudar esta atual realidade para um desenvolvimento pleno e saudável de toda humanidade para atual e futuras gerações o pensamento e um dom de Deus para seus filhos e sim ele deve ser ter um incentivo colectivo
Excelente análise . De fácil compreensão e profunda , nos faz pensar como lidar com nossos filhos e com os imóveis e adultos que estão com "preguiça de pensar e refletir sobre o que se lhe é apresentado nas plataformas digitais.hoje .
Agradecemos pelo comentário! Que bom que o conteúdo tenha gerado reflexões tão importantes. Acreditamos que a troca de ideias é fundamental para enfrentar os desafios atuais!
Só tenho a aprender com conteúdos reflexivos como este. É meio ousado falar isso, mas com essa realidade tão crescente e acelerada estamos fadados a um mundo utópico e totalmente ignorante onde pessoas cheias de informação pensam que estão cheias de conhecimento e no momento em que precisar de tal não saberá como utilizar 😢
Excelente vídeo, retrata uma realidade atual, onde está levando uma sociedade para controle através da "chupeta digital", colocando todos dentro de uma caverna pelo controle de alguns, devido a baixa capacidade de pensar fora da caverna.
E só vai piorar, e olha que não sou pessimista. Saudade das décadas de 80 e 90. Partindo desse ponto de vista sempre afirmo que não há evolução onde deveria haver, diante da imensidão da população, muitos poucos vão entender que menos é mais. Triste isso.
Este vídeo é uma verdadeira aula sobre o assunto. Super gratificante encontrar centeúdos como o seu hoje em meio a tanto lixo aqui nas redes. Muito bom mesmo!
Qual a diferença dos "livros" pra internet? Basta saber como usá-la, inclusive para pesquisar e comprar o material de pesquisa que necessitar. Por exemplo: Teste o chat gpt num exercício mental, seja para um investimento para vender algo, ou um planejamento para comprar máquinas estabelecendo uma taxa de investimento até se obter um número x delas lucrando com o tempo, ele faz isto, e de forma "honesta", digo, apenas lhe apresenta as informações que pediu, sem pender pra algum interesse, coisa que o Google não vai fazer pois tounou-se um mercado persa. É pesquisar, receber as informações, ANALISAR e aplicar se quiser. A questão da tecnologia é simples: Vai potencializar a forma como as mentes são, emburrecendo quem não quer raciocinar (pois estes, tolamente acreditam que basta utilizar quando precisa, só que não vão saber como formular exatamente o que que vão pedir..) e desenvolver quem já é mais inteligente.
A boa e velha enciclopédia Barsa, a biblioteca dos barris (SSA/BA.). A biblioteca Juracy Magalhães Filho, no Rio vermelho, próximo onde morávamos. N tinha Google , etc.
Muito obrigado, excelente trabalho. Já enviei o teu vídeo para a minha filha, para ajudá-la a educar o meu netinho sem que haja vício em internet, dando-lhe os brinquedos de quando eu era criança, ou seja, acesso à Internet, porém, com informações balanceadas e filtradas. Muito obrigado mesmo, este é o tipo de informação de que REALMENTE necessitamos.
Ficamos muito felizes em saber que o vídeo foi útil para sua família! É gratificante contribuir para reflexões tão importantes. Agradecemos pelo apoio.🤗
A dedicação à educação em tempos de mudanças é admirável, e seu esforço em incentivar a leitura faz muita diferença. Entendemos sua frustração e agradecemos por compartilhar!
Parabéns pelo belo vídeo e conteúdo. Tudo que está acontecendo hoje nas relações sociais de "bom" e de "ruim", não tenham dúvida, é reflexo do que vc chama de "Emburrecimento Coletivo". Talvez, não que em outras épocas tenha sido igual, mas uma coisa é certa, pelo menos se vivia melhor e as relações humanas eram muito mais saudáveis e menos superficiais, tóxicas e doentias.
Agradecemos pelo comentário e pela reflexão! Realmente, há muito a se pensar sobre como as relações humanas mudaram e como podemos buscar formas de resgatar conexões mais saudáveis e autênticas. Ficamos felizes que tenha gostdo do vídeo!
Excelente vídeo, parabéns pelo conteúdo. Assistindo ao vídeo não me arrependo de colocar meus filhos na pedagogia Waldorf, meu filho mais velho no 7°ano teve essa experiência de trocar o pneu do carro, como experiência da aula de física que tratava do sistema de alavancas, forças. Obrigado, pelo excelente conteúdo.
Acredito que o ser humano sempre foi raso. Agora, com a internet, eles se mostram mais. Vejo o lado positivo de sabermos em qual sociedade estamos inseridos. E assim temos a resposta do porque temos esses governantes no poder, porque eles refletem a sociedade
Não podemos ignorar o fato que a tecnologia nos impacta enquanto ser humano e sociedade. Mas, concordo contigo que a maior parte das pessoas são rasas, hoje em dia, também, por conta da pulverização de informações que faz qualquer um ser "especialista por um dia" apenas por ler um postagem na internet sobre o assunto político-social mais comentado no momento (e sequer verificam as fontes e veracidade). Antes do advento da internet havia a televisão para manipular opiniões cretinas para pessoas rasas, fora o entretenimento. E antes da televisão havia o rádio como propaganda (de forma mais direita e sem disfarces).
Concordo plenamente, esse saudosismo ao antigo, é burrice também, antigamente as pessoas eram assim também, porém a internet só expôs o que era oculto!
@@Odinsson71de fato. A Era Digital tem bons e contras na cultura. N tem como viver sem. Imagine de 90 pra trás população mais alienada por novelas e jornais que tinham "monopólio ". Hoje eu faço um exame e corro pro Google. Ja sei se vou morrer ou viver antes de ir a consulta kk
Excelente vídeo e reflexões! Bauman, Umberto Eco, Saramago e muitos outros escritores, pensadores e filósofos já debatiam sobre a dissolução das relações humanas, da superficialidade e da insuficiência no desenvolvimento cognitivo e crítico e assim sobrou a frivolidade das coisas, isso me faz lembrar de como Andy Warhol previu (sem precisão) que no futuro todo mundo vai ter 15 minutos de fama (o que ele não previu é que seriam só 15 segundos)....
Que bom que gostou e que tenha feito associações tão importantes! Realmente, a reflexão de Warhol sobre a fama nunca foi tão atual. Agradecemos por enriquecer a discussão!
Sabe o quer é curioso eu aqui pensando no meu tempo em que se fazia o primário, o exame de admissão porém na época optei em fazer o curso de admissão em um ano como era conhecido depois o ginasial e o científico. Pois bem naquela tempo que tínhamos coragem e determinação para estudar e se houvesse as facilidades que hoje temos em obter conhecimentos seria uma maravilha e muitos de nós seriamos muitos mais eficientes. Já no meu caso estudei eletrônica por cursos de correspondências no começo tinha que ir a uma biblioteca e fazer pesquisas então comecei a fazer a minha própria biblioteca começando pelas enciclopédias Conhecer, Barsa, Tecnirama, Tesouro da juventude, Enciclopédia Abril e livros específicos da minha área. lido com tecnologia desde da década de 70. Quando a internet começou no Brasil era só para as universidades em 1988 e a comercial começou em 1996 portando em 30 anos entramos em uma nova revolução não como a industrial que levou um tempão agora chegamos algo impensável a revolução digital temos facilidade de estudar tudo nas mãos inclusive IA que é uma mão na roda sabendo usar é claro portanto a conclusão que eu chego é que aqueles que não estudarem de verdade ficarão para traz porque muitas profissões ficarão obsoletas graças a IA hoje portanto estar sendo muito mais difícil conseguir uma boa especialização. No tempo do meu pai ele falava “na época que ele era jovem quem tinha o admissão era considerado um doutor”
Agradecemos por comprtilhar sua trajetória com a gente! É realmente impressionante ver como a tecnologia transformou o acesso ao conhecimento. Hoje temos tantas ferramentas ao nosso alcance, mas, como você bem disse, só terá sucesso quem souber aproveitar de verdade.
Sim infelizmente a dignidade de viver esta associada a um doutorado. Não que eu pense assim, mas venho descobrindo isso ao longo que me especializo mais. 😢 o que nossos pais tinham como trabalhadores hoje só doutor tem.
Tenho vivido um período de racionalização, em que explorei leituras que antes não estavam no meu cronograma e busquei entender mais os ambientes que sempre estive embutido desde a infância. Posso assegurar que é mais difícil, por isso a atual geração, como dita no vídeo, com capacidade de manter atenção menor do que de um peixe dourado, tem problemas em mudar os hábitos (me incluo nessa geração). Tendemos a aceitar apenas o que é mais fácil e se esquivar do difícil, mas não percebemos que a vida só é vivida se for enfrentada de frente, para que não sejamos expectadores, mas participantes da vida
Interessante abordagem. Vou deixar indicação de livros que me ajudaram a entender um pouco essa loucura que estamos experimentando enquanto sociedade .... "Cinismo E Falência Da Crítica" de Vladimir Safatle, publicado em 2008 ; "Sociedade Paliativa: a dor hoje" e "A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje" do Byung-Chul Han; "21 lições para o século 21" do Yuval Noah Harari
Gostei bastante do tema abordado, estou ( tentando ) diminuir o uso do celular e utilizar ele apenas para momentos que exigem pesquisa, para me comunicar com familiares e ouvir música. Percebi que passar muito tempo na tela não estava apenas afetando a minha visão, mais o meu raciocínio. Mas um dos problemas que não me faz parar é a leitura, não é um ato ruim ler, mais o fato de que a única biblioteca disponível que conheço na cidade onde vivo não tem muitos livros que queria ler, então sempre leio apenas em pdf.
As descargas de pequenas doses dopamina com as rolagens dos feeds tem me viciado… difícil sair desse círculo ⭕️… boa reflexão porque me vejo entorpecido as vezes por essa super excitação midiática … senso de prontidão nas respostas… e no fim fico cansado mas sem sono… enfim a reflexão do vídeo foi excelente caracterizando o problema… bora reagir! Por mais interações humanas reais e presentes, sem celular!!!
Seu comentário é extremamente reflexivo. Reconhecer esse ciclo já é um grande passo para quebrá-lo. Agradecemos por compartilhar sua experiência com a gente!
Exatamente isso! No mundo da informação, onde 90% não sai de fontes sérias, mas de pessoas buscando likes e curtidas, postando opiniões, e outros tantos seguindo e concordando e se sentindo mais conhecedores do que a própria ciência. A opinião da blogueira é mais aceita do que a do professor e pesquisador, do que as pesquisas científicas sérias... Sem pensar e refletir de forma crítica, e colocando o achismo, o empirismo em primeiro lugar! A preguiça de pensar e estudar profundamente sobre algo já é claramente percebida nas conversas. Se continuarmos assim, a era pós informação será a era do emburrecimento sim, se não é que já estamos nela...
Essa é uma preocupação muito real! A superficialidade da informação é um grande desafio, e a reflexão crítica é essencial para resgatarmos a profundidade no conhecimento. Agradecemos por compartilhar sua visão.
Eu estava no meio do vídeo, e pensando: "Tá, mostrou o problema, coisa e tal... mas não vai sugerir soluções?", e próximo ao final, me vem uma aula de humanidade! Parabéns, e muito obrigado
Ficamos felizes que tenha sentido isso! Mostrar o problema é importante, mas trazer propostas de soluções é o que torna tudo mais especial. Valeu pelo comentário e por ter acompanhado o vídeo até o fim! 👏
Ao delegarmos processos de pensamento, análise e até criatividade para máquinas, corremos o risco de perder nossa capacidade de questionar, refletir e aprender de forma autônoma.O que resulta em uma sociedade mais passiva e menos crítica.
Esse seria o menor dos problemas o verdadeiro problema é que qualquer pessoa decente simplesmente e engolido pelo mar de gentes idiotas os estímulos pra ser mas um idiota útil e grande pq a vida das pessoas cheias de empatia com fome de justiça e uma sociedade melhor só geral dor de cabeça e sofrimento
Tem razão mais isso não é exclusivo da minha geração, Mcdonald, Cocacola e parada g@y existem des dos anos 60. Nota: geração Coca-cola erá a sua só pra lembra... "Verdadeiro Morto (ambilante)".😅😂
Tenho a nítida impressão de que essa tecnologia tem o propósito de escravizar as nossas mentes sob a máscara de livre acesso a "informações"... Está claro que os algoritmos da IA são hipnóticos...
@@moacirg Não falei de políticos antigos, mas já vi que vc é fã dessa galera lacradora em sua maioria que nunca bateram um prego na piga, os políticos antigos sempre defenderam bem os interesses da família, família deles kkk como o mito vagabundo que ficou rico com dinheiro publico e é o maior "antissistema", alias toda a família.
Miura, obrigado por compartilhar este video comigo!! A reflexão que ele nos direciona faz todo o sentido!!! Eu reforço estes conceitos com meus filhos, bem como procuro "voltar ao passado" para fazer coisas simples, como se a tecnologia não fosse necessária para alguns momentos.
Ficamos felizes em saber que o conteudo fez sentido para você, Carlos! É incrível poder voltar ao básico e apreciar esses momentos simples com as pessoas que amamos. Agradecemos por compartilhar sua experiência com a gente!
Li o livro A Fábrica de Cretinos Digitais e me assusta muito vivenciar, na prática, o fenômeno discutido no vídeo. Sou professor universitário e percebo a dificuldade de muitos alunos em se concentrar em aulas expositivas, participar de discussões aprofundadas, no entendimento de compreender literatura acadêmica, de propôr ideias e soluções para problemas complexos. O nível de ansiedade dos alunos e alunas quando peço para deixarem o celular de lado e engajarem em uma atividade prática é imensa.
Realmente é preocupante observar esses desafios na educação. Agradecemos por compartilhar sua experiência com a gente!
Na época que estudava não podia levar nem àqueles lápis que tinham tabuada 😂
😅
Pois é o professor Pitágoras não deixava, né 😊
Bom dia desde BH, MG. Eu me lembro desses lápis, havia até me esquecido. 😂😂😂😂. Um abraço.
Certamente você também não apontava do 7 pra cima hahahaha eu era assim.
Ótima lembrança!
Verdade
Eu com 37 anos estou sempre falando sobre isso, o celular e a tela se tornaram a vida da galera, ninguém sabe nem conversar mais em uma roda de amigos sem o celular, terrível!
É verdade, parece que a galera desaprendeu a aproveitar o momento juntos ... Excente reflexão! Agradecemos pelo comentário 😉
A mais pura verdade. Eu e todos as pessoas com mais de 50 anos que trabalhamos com TI não conseguimos contratar pessoas que tenham capacidade de analise e pesquisa.
Pura realidade, trabalho com TI quando fazemos uma seleção e pedimos para fazer um texto, simulando um relatório, parece que estamos pedindo para resolver um cálculo da NASA, ninguém quer mais pensar e analisar.
@@djacirmaciel7425 Então eu to bem, tenho 23, to me mudando pra Miami e sou dev. A galera da minha idade não sabe se virar ou ir atrás doq precisa até o fim.
Eu que sou novo, fico P da vida pq eu não faço oq me pede de imediato como um gado cego, eu critico oq é pedido, falo do problema futuro q isso vai gerar, digo quais os possiveis impedimentos q podem ocorrer, mas infelizmente na startup onde trabalhei, qualidade não era tão desejado quanto velocidade. Mas faz parte, sai de lá pra ir embora do Brasil, e agr vou tentar fazer oq faço mas mais rapido
Sou professor de matemática em escola pública, os alunos estão procurando as respostas prontas nas IAs. Não bastasse mão de obra ter tirado postos de trabalho, as IAs vem como uma pá de cal faltava. As diferenças sociais vão aumentar.
E o uso de aplicativos nas próprias escolas tb contribui para isso😢
E eles nem querem saber de outra coisa. Poucos se importam com o estudo.
O prejuízo será todo deles, que depois, dirão que não tiveram oportunidades e que são vítimas da sociedade. Só discurso vitimista.
As IAs podem ajudar.Podem ser uma boa ferramenta.Tnho 64 anos e tnho apreendido muito com elas.Mas, claro, temos q saber usa las.Ha coisas q forçosamente vão mudar, como na revolução industrial.Não podemos é esquecer nossa humanidade, empatia e conexão com nosso coração e bondade.
AS IAs não são o problema, mas sim a cretinice humana e ainda mais num país tão ALIENADO por ideologias
Precisam ser ensinados a tirar o melhor proveito ao invés dessa antiga lenga lenga de filosofia barata anti tecnologia que rola por aí que mostra muito mais que a pessoa em questão não tem opinião ou assunto em relação ao tema que outra coisa.
É como na Revolução Industrial, as máquinas vieram e fazem parte do nosso dia a dia.
É preciso ensinar a raciocinar, o que fazer e NÃO fazer, pois isso me lembra as "críticas" que os professores tinham quanto à calculadora, que ao contrário do que diziam, não é uma muleta e sim uma ferramenta de que nada adianta não saber usar, simplesmente não saber saber quais fatores calcular e é um paradoxo da tecnologia: Para bem poder usar é preciso ter conhecimento para tal sendo que quem é mais inteligente/hábil consegue desenvolver suas habilidades muito mais do que quem não se interessa, buscando bobagens na tecnologia.
E sem falar que com o advento da Internet o acesso a conteúdos excelentes e gratuitos é gigantesco.
É preciso que as pessoas sejam ensinadas estimuladas à isto.
Eu saí esse final de semana depois de assistir esse vídeo, nunca nenhuma msg mexeu tanto comigo, fui visitar uma amiga q a muito tempo.me convidava para ir vê lá.
Que incrível saber que o vídeo inspirou algo tão especial! Agradecemos por compartilhar isso com a gente 🤗
É muito curiso como estamos emburrecendo na época onde possuímos a maior facilidade de acesso à informação da história da humanidade. Gosto de refletir sobre esses temas, pois acredito que a independência está atrelada ao mesmo fator que pode nos prender ao emburrecimento: a forma como utilizamos essa ferramenta de conhecimento.
É esse o ponto! O uso que fazemos das informações disponíveis é o que realmente faz a diferença. Valeu por compartilhar com a gente 😉
Eu sou Professora...e esse vídeo é uma dura realidade para nós. Estudantes agarrados no celular, que querem escrever pouco, pensar pouco. São raros os que querem se aprofundar em estudos. Hj em dia, esse povo alienado é o mesmo que não sabe lidar com o não, com o erro ou com a frustração. E isso tb é fruto da educação familiar...
O equilíbrio entre tecnologia e aprendizado é realmente um desafio, ainda mais difícil de alcançar nos tempos atuais. Mas seu trabalho é fundamental para ajudar a mudar essa realidade. Agradecemos por compartilhar com a gente.
E depois, dirão que a culpa é dos professores em sala de aula.
Que vídeo maravilhoso. Fico meio triste e deslocada quando escrevo um texto mais longo e não lêem.
Ótimo vídeo! É por isso estou diminuindo o uso do celular, pra ler e aprender conteúdos que me fazem pensar e quebrar a cabeça.
Que bom.que gostou do conteúdo. Agradecemos pelo comentário!
Eu também. Só uso pra estudar ou wsaps importantes.
Isso é o tema da moda, culpar a tecnologia pelo "emburrecimento" das pessoas, como se apenas "ler livros" resolvesse a questão, que na verdade é como voce usa os meios disponíveis sendo que justamente essa demagogia é um papo pra lá de raso.
Mais uma vez, basta usar a tecnologia ao seu favor. Inclusive os livros e outras publicações, a internet facilitou imensamente a pesquisa e compra, sendo que também se acha, muitas vezes sem custo, versões em PDF..
Eu assisti no celular, então...
@@letrasetraços Na mosca. Tecnologia, assim como qualquer coisa, é questão de saber usar, quando, quanto, como, o quê etc.
Pôxa. Pessoal fala de "livros" como se estes, ou mesmo publicações especializadas, existem em menor quantidade, obviamente, e as que têm à venda se compra pelo..celular.
Conteúdos gratuitos se encontram aos montes na Internet, então é uma crítica infundada, quase um modismo, mas voltando ao assunto, basta utilizar à nosso favor e não o contrário.
Gostei muito do texto, verdadeiro, explicativo e claro. Nunca abandonei os livros em papel, todos me diziam, é muito mais fácil ler "kindle", você nem precisa voltar as páginas é só procurar o personagem que ele volta automaticamente, e eu dizia acho que raciocino melhor voltando as páginas, resisti... Continuo com a cultura ocidental e não woke, prefiro fatos históricos do idealismo, chegamos até aqui com esse conhecimento, e olha o que construímos? Vamos refletir, vamos nos conhecer, saber de onde viemos, o que somos e para onde nossa mente e alma nos diz para ir, sem o comando de ninguém... Conhecimento e cultura é tudo para uma sociedade sã
Agradecemos por compartilhar sua reflexão, Adriana! O conhecimento, aliado ao entendimento de nossa história e cultura, é realmente essencial para nossa evolução como sociedade. Agradecemos por expor seus pensamentos. 😉
Discordo dizer que conhecimento e cultura é tudo, tecnologia é extremamente importante também . Só que conhecimento vc e cultura, apesar de não ser tudo, são fundamentais.
@@elianedecarvalho396 Tecnologia é conhecimento adquirido, como qualquer outro, então quando digo conhecimento é tudo. Obrigada
Concordo, autoconhecimento e reflexão são inestimáveis para um bom desenvolvimento pessoal e coletivo, buscando a verdade e o conhecimento. Afinal, somos humanos, nosso tempo de vida é curto, por que não aproveitamos o tempo que temos para desenvolver essas virtudes.
Agora, convivendo com a Inteligência Artificial, isso acelerará muito, infelizmente.
Os adultos, nós, que somos a última geração que viveu sem internet, precisamos educar nossos descendentes, ensinando e agindo com moderação nesse aspecto.
Aproveitando sim, o melhor da tecnologia, mas principalmente, nos protegendo dos possíveis danos que advirão.
Concordo, amo as IAs e uso bastante, mas e se eu te falar que esses modelos LLM não são inteligentes, ele apenas são otimo em memorizar e prever qual vai ser a proxima palavra, saiu inclusive um estudo recente da apple, não vou conseguir pegar agora, mas se tiver interesse me fala q eu pego pra vc. Não estou dizendo que as IAs são ruins, apenas digo que as pessoas não estão entendo a real utilizadade delas.
"O pensamento reflexivo será um luxo escasso."
É, este momento é único, o discernimento fica comprometido, A influência maciva fica incontrolável, o resultado também fica. O núcleo familiar é fundamental!
...diálogos produtivos... Ôh saudade!
Realmente, a facilidade de acesso à informação hoje tem seu preço. Sentimos falta da profundidade nas conexões e da paciência para aprender. Parabéns por levantar esse ponto de forma tão clara e envolvente!
Senti uma nostalgia ao lembrar da época sem internet e com enciclopédias! Concordo que precisamos buscar um equilíbrio.
EU como tdah misto severo, estou evoluindo no tratamento, estou conseguindo ter uma memória de trabalho melhor, estou conseguindo driblar a falta de foco, tudo com muito esforço, mas percebo pessoas com capacidade cognitiva maior, sem esses problemas que eu enfrento ficando pra tras, muitas vezes me torno o suporte de quem era para ser meu suporte e isso é triste, pois meu problema é de nascença, mas o de algumas pessoas que convivo não, também sou autista, mas é triste ver pessoas que não são TDAHs tendo problemas parecidos, que no caso delas poderia ser evitado.
Para contexto nasci nos anos 90, tenho o diagnóstico há muitos anos já e se eu evoluo tanto apesar desses problemas, imagina quem tem o cérebro perfeito, as coisas incríveis que poderiam fazer, se na minha pequena evolução ja me sinto incrível. Espero ter me expressado certo, como tenho dificuldade de comunicação às vezes digo uma coisa querendo dizer outra.
Adriano, agradecemos por compartilhar sua experiência com a gente. Seu relato é muito inspirador. Você mostra que a superação e a evolução são possíveis, e certamente vai motivar muitas pessoas. Continue acreditando em você!
Muito boa a reflexão, apesar de não mudar nada. O que está acontecendo inevitavelmente irá desembocar no pior cenário possível. Não tenho ilusões a esse respeito.
Às vezes, refletir já é um pequeno passo, mesmo quando o cenário parece desanimador. Seguiremos firmes! Agradecemos pelo comentário.
Nem eu.
@@precisodesenharinterrogacaoconcordo, refletir é importante
Nós estamos vivendo numa época de facilidade para a nossa sobrevivência,porém isso tem um preso que nossa saúde e paz espiritual
Esse vídeo traz uma reflexão extremamente relevante sobre como a evolução tecnológica moldou nossa forma de viver e interagir. Ele nos convida a relembrar um tempo em que a profundidade das relações era muitas vezes fruto do esforço genuíno para se conectar, algo que, na era digital, parece ter dado lugar à rapidez e à superficialidade.
Ao mesmo tempo, a análise é equilibrada: reconhece os benefícios inegáveis da tecnologia - como o acesso instantâneo ao conhecimento -, mas nos alerta para os custos emocionais e sociais dessa conveniência. O ponto sobre a ansiedade e a distração é especialmente pertinente, pois vivemos em uma sociedade onde a hiperconectividade muitas vezes nos desconecta de nós mesmos e das pessoas ao nosso redor.
O maior mérito deste vídeo está na proposta de reflexão e ação. Ele não condena a tecnologia, mas sugere um uso mais consciente, nos desafiando a encontrar equilíbrio e resgatar o que há de mais humano: conexões verdadeiras. É um convite para reconsiderarmos prioridades e incorporarmos práticas que nos aproximem de uma vida mais plena e autêntica. Um tema profundo, que merece ser amplamente discutido!
Agradecemos por tirar um tempinho para deixar esse comentário tão caprichado! Ficamos felizes demais em saber que a mensagem do vídeo foi bem captada. Seu comentário com certeza enriquece a discussão!
Isto é algo grave, uma sociedade desaprender um mecanismo simples. Por isso existe hoje em dia, algumas pessoas destoadas e se sentindo fora.
Gostei muito da reflexão. É exatamente o que está acontecendo.
Pierre Lévy dentro de seu livro "cibercultura " já nos alertava sobre o dilúvio de informações e a necessidade do filtro das mesmas. O uso integrado e interativo das tecnologias precisa ser incentivado, de maneira crítica e construtiva
É preciso dosar, pois a era é da tecnologia. Acho um grande avanço banir celular nas escolas, mais livros, brincadeiras em grupo, o faz de conta tão importante. Muito obrigada pelo vídeo! ❤
Temos que mudar esta atual realidade para um desenvolvimento pleno e saudável de toda humanidade para atual e futuras gerações o pensamento e um dom de Deus para seus filhos e sim ele deve ser ter um incentivo colectivo
Esse é o caminho.Transformar a realidade depende de todos nós! Valeu pelo comentário.
Eu não mudaria uma vírgula em todo esse conteúdo! Parabéns pelo vídeo!!
Que bom que gostou! ❤️
Excelente análise . De fácil compreensão e profunda , nos faz pensar como lidar com nossos filhos e com os imóveis e adultos que estão com "preguiça de pensar e refletir sobre o que se lhe é apresentado nas plataformas digitais.hoje .
Agradecemos pelo comentário! Que bom que o conteúdo tenha gerado reflexões tão importantes. Acreditamos que a troca de ideias é fundamental para enfrentar os desafios atuais!
Só tenho a aprender com conteúdos reflexivos como este.
É meio ousado falar isso, mas com essa realidade tão crescente e acelerada estamos fadados a um mundo utópico e totalmente ignorante onde pessoas cheias de informação pensam que estão cheias de conhecimento e no momento em que precisar de tal não saberá como utilizar 😢
Você trouxe um bom ponto! Informação sem reflexão pode realmente nos deixar perdidos. Agradecemos pelo comentario e por compartilhar sua visão.
Vídeo maravilhoso!! ótima reflexão, tudo que eu estava pensando e sentindo, descrito com sabedoria no vídeo.. parabéns.
Ficamos muito felizes que tenha gostado do vídeo! Agradecemos pelo carinho e por acompanhar o conteúdo!
Excelente vídeo, retrata uma realidade atual, onde está levando uma sociedade para controle através da "chupeta digital", colocando todos dentro de uma caverna pelo controle de alguns, devido a baixa capacidade de pensar fora da caverna.
Valeu Victor! Agradecemos por compartilhar sua reflexão com a gente.
Em uma sociedade em que todos pensam igual é sinal de que ninguém está pensando.
E só vai piorar, e olha que não sou pessimista. Saudade das décadas de 80 e 90. Partindo desse ponto de vista sempre afirmo que não há evolução onde deveria haver, diante da imensidão da população, muitos poucos vão entender que menos é mais. Triste isso.
Este vídeo é uma verdadeira aula sobre o assunto. Super gratificante encontrar centeúdos como o seu hoje em meio a tanto lixo aqui nas redes. Muito bom mesmo!
Ficamos muito felizes que tenha gostado! Agradecemos pelo reconhecimento, comentários assim nos motivam demais!
Sou desta época, maravilhosa. Passo boua parte do. Dia mo chadres.😊😊
eu leio muitos livros gratidão pôr esse vídeo maravilhoso
Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo! 😃
Qual a diferença dos "livros" pra internet? Basta saber como usá-la, inclusive para pesquisar e comprar o material de pesquisa que necessitar.
Por exemplo: Teste o chat gpt num exercício mental, seja para um investimento para vender algo, ou um planejamento para comprar máquinas estabelecendo uma taxa de investimento até se obter um número x delas lucrando com o tempo, ele faz isto, e de forma "honesta", digo, apenas lhe apresenta as informações que pediu, sem pender pra algum interesse, coisa que o Google não vai fazer pois tounou-se um mercado persa.
É pesquisar, receber as informações, ANALISAR e aplicar se quiser.
A questão da tecnologia é simples: Vai potencializar a forma como as mentes são, emburrecendo quem não quer raciocinar (pois estes, tolamente acreditam que basta utilizar quando precisa, só que não vão saber como formular exatamente o que que vão pedir..) e desenvolver quem já é mais inteligente.
Excelente!!!
Esta reflexão dá o que pensar sobre o que vivemos antes e agora!!!
Agradeço o vídeo e espero que seja muuuuito compartilhado. Farei minha parte.
Agradecemos pelo carinho e apoio. Certamente sua atitude irá contribuir para que o conteúdo possa atingir mais pessoas. 😃
Reflexão profunda e admirável.
A boa e velha enciclopédia Barsa, a biblioteca dos barris (SSA/BA.). A biblioteca Juracy Magalhães Filho, no Rio vermelho, próximo onde morávamos. N tinha Google , etc.
Ótimo vídeo, pessoas reféns de rede social, dependentes de tela, viciados. Saude mental afetada em boa parte da população.
Excelente vídeo !!! Parabéns !!!
Muito obrigado, excelente trabalho. Já enviei o teu vídeo para a minha filha, para ajudá-la a educar o meu netinho sem que haja vício em internet, dando-lhe os brinquedos de quando eu era criança, ou seja, acesso à Internet, porém, com informações balanceadas e filtradas. Muito obrigado mesmo, este é o tipo de informação de que REALMENTE necessitamos.
Ficamos muito felizes em saber que o vídeo foi útil para sua família! É gratificante contribuir para reflexões tão importantes. Agradecemos pelo apoio.🤗
Assunto urgente nessa era de relações e conversas líquidas e sem profundidade!
Bom das redes são as informações descentralizadas. Precisamos apenas ter bom senso.
Video muito bom verdade tudo isso
Sinto falta dos anos 80 e 90. Tenho 61 anos e sou professora de história, é muito difícil lidar com jovens que não lêem livros.
A dedicação à educação em tempos de mudanças é admirável, e seu esforço em incentivar a leitura faz muita diferença. Entendemos sua frustração e agradecemos por compartilhar!
Parabéns pelo vídeo! São conteúdos como este que nos afasta da previsão de Idiocracia.
Excelente reflexão!!! Um problema real a ser resolvido por todos.
Pois é. O que mais tem hj são conversas e respostas rasas.
Ótima reflexao
Vídeo de conteúdo fantástico!! Parabéns!!!
O ruim é ter que enfrentar a rejeição de frente! Dá uma vergonha, sempre tem alguém observando. 😂😂😂
Parabéns pelo belo vídeo e conteúdo. Tudo que está acontecendo hoje nas relações sociais de "bom" e de "ruim", não tenham dúvida, é reflexo do que vc chama de "Emburrecimento Coletivo". Talvez, não que em outras épocas tenha sido igual, mas uma coisa é certa, pelo menos se vivia melhor e as relações humanas eram muito mais saudáveis e menos superficiais, tóxicas e doentias.
Agradecemos pelo comentário e pela reflexão! Realmente, há muito a se pensar sobre como as relações humanas mudaram e como podemos buscar formas de resgatar conexões mais saudáveis e autênticas. Ficamos felizes que tenha gostdo do vídeo!
obrigado pelo conteúdo, me escreve no canal, curte o vídeo e compartilhei. Que Deus te abençoe.
Seja muito bem vindo ao canal! Agradecemos pelo apoio.
Excelente vídeo, parabéns pelo conteúdo. Assistindo ao vídeo não me arrependo de colocar meus filhos na pedagogia Waldorf, meu filho mais velho no 7°ano teve essa experiência de trocar o pneu do carro, como experiência da aula de física que tratava do sistema de alavancas, forças. Obrigado, pelo excelente conteúdo.
Que bom que gostou do vídeo! Nos é que agradecemos por compartilhar sua vivência com a gente 😉
Excelente conteúdo 🙌🙌👍👍
Muy buena esa charla y la información
Acredito que o ser humano sempre foi raso. Agora, com a internet, eles se mostram mais. Vejo o lado positivo de sabermos em qual sociedade estamos inseridos. E assim temos a resposta do porque temos esses governantes no poder, porque eles refletem a sociedade
Não podemos ignorar o fato que a tecnologia nos impacta enquanto ser humano e sociedade. Mas, concordo contigo que a maior parte das pessoas são rasas, hoje em dia, também, por conta da pulverização de informações que faz qualquer um ser "especialista por um dia" apenas por ler um postagem na internet sobre o assunto político-social mais comentado no momento (e sequer verificam as fontes e veracidade).
Antes do advento da internet havia a televisão para manipular opiniões cretinas para pessoas rasas, fora o entretenimento. E antes da televisão havia o rádio como propaganda (de forma mais direita e sem disfarces).
Concordo plenamente, esse saudosismo ao antigo, é burrice também, antigamente as pessoas eram assim também, porém a internet só expôs o que era oculto!
@@Odinsson71de fato. A Era Digital tem bons e contras na cultura. N tem como viver sem. Imagine de 90 pra trás população mais alienada por novelas e jornais que tinham "monopólio ". Hoje eu faço um exame e corro pro Google. Ja sei se vou morrer ou viver antes de ir a consulta kk
Excelente vídeo e reflexões! Bauman, Umberto Eco, Saramago e muitos outros escritores, pensadores e filósofos já debatiam sobre a dissolução das relações humanas, da superficialidade e da insuficiência no desenvolvimento cognitivo e crítico e assim sobrou a frivolidade das coisas, isso me faz lembrar de como Andy Warhol previu (sem precisão) que no futuro todo mundo vai ter 15 minutos de fama (o que ele não previu é que seriam só 15 segundos)....
Que bom que gostou e que tenha feito associações tão importantes! Realmente, a reflexão de Warhol sobre a fama nunca foi tão atual. Agradecemos por enriquecer a discussão!
Excelente reflexão sobre esse quadro assustador.
Sabe o quer é curioso eu aqui pensando no meu tempo em que se fazia o primário, o exame de admissão porém na época optei em fazer o curso de admissão em um ano como era conhecido depois o ginasial e o científico. Pois bem naquela tempo que tínhamos coragem e determinação para estudar e se houvesse as facilidades que hoje temos em obter conhecimentos seria uma maravilha e muitos de nós seriamos muitos mais eficientes. Já no meu caso estudei eletrônica por cursos de correspondências no começo tinha que ir a uma biblioteca e fazer pesquisas então comecei a fazer a minha própria biblioteca começando pelas enciclopédias Conhecer, Barsa, Tecnirama, Tesouro da juventude, Enciclopédia Abril e livros específicos da minha área. lido com tecnologia desde da década de 70. Quando a internet começou no Brasil era só para as universidades em 1988 e a comercial começou em 1996 portando em 30 anos entramos em uma nova revolução não como a industrial que levou um tempão agora chegamos algo impensável a revolução digital temos facilidade de estudar tudo nas mãos inclusive IA que é uma mão na roda sabendo usar é claro portanto a conclusão que eu chego é que aqueles que não estudarem de verdade ficarão para traz porque muitas profissões ficarão obsoletas graças a IA hoje portanto estar sendo muito mais difícil conseguir uma boa especialização. No tempo do meu pai ele falava “na época que ele era jovem quem tinha o admissão era considerado um doutor”
Agradecemos por comprtilhar sua trajetória com a gente! É realmente impressionante ver como a tecnologia transformou o acesso ao conhecimento. Hoje temos tantas ferramentas ao nosso alcance, mas, como você bem disse, só terá sucesso quem souber aproveitar de verdade.
Sim infelizmente a dignidade de viver esta associada a um doutorado. Não que eu pense assim, mas venho descobrindo isso ao longo que me especializo mais. 😢 o que nossos pais tinham como trabalhadores hoje só doutor tem.
Tenho vivido um período de racionalização, em que explorei leituras que antes não estavam no meu cronograma e busquei entender mais os ambientes que sempre estive embutido desde a infância. Posso assegurar que é mais difícil, por isso a atual geração, como dita no vídeo, com capacidade de manter atenção menor do que de um peixe dourado, tem problemas em mudar os hábitos (me incluo nessa geração). Tendemos a aceitar apenas o que é mais fácil e se esquivar do difícil, mas não percebemos que a vida só é vivida se for enfrentada de frente, para que não sejamos expectadores, mas participantes da vida
É isso mesmo, enfrentar a vida de frente é essencial para realmente vivê-la. Agradecemos por compartilhar sua experiência aqui, com a gente 😉
Foi a melhor das épocas, foi a pior das épocas...Foi a idade da sabedoria,Foi a idade da tolice...Dickens
Interessante abordagem. Vou deixar indicação de livros que me ajudaram a entender um pouco essa loucura que estamos experimentando enquanto sociedade .... "Cinismo E Falência Da Crítica" de Vladimir Safatle, publicado em 2008 ; "Sociedade Paliativa: a dor hoje" e "A expulsão do outro: Sociedade, percepção e comunicação hoje" do Byung-Chul Han; "21 lições para o século 21" do Yuval Noah Harari
Agradecemos pelas dicas 😉
Brutal essa lista, pretendo ler todos!
Me sinto um peixe fora d'água, valeu abraço.
Excelente, ganhou um novo escrito.
Seja muito bem vindo ao canal!
Excelente documentário! Isso é fato
Gostei bastante do tema abordado, estou ( tentando ) diminuir o uso do celular e utilizar ele apenas para momentos que exigem pesquisa, para me comunicar com familiares e ouvir música. Percebi que passar muito tempo na tela não estava apenas afetando a minha visão, mais o meu raciocínio.
Mas um dos problemas que não me faz parar é a leitura, não é um ato ruim ler, mais o fato de que a única biblioteca disponível que conheço na cidade onde vivo não tem muitos livros que queria ler, então sempre leio apenas em pdf.
Procure sebos, sempre encontro excelentes livros e bem mais baratos.
Ficamos felizes que você tenha gostado do tema! Diminuir o uso do celular pode ser desafiador, mas seu esforço é admirável!
Muito bom vídeo sobre Internet e o emburrecimento da humanidade.
Amo suas reflexões, obrigada
Ficamos felizes em saber ! 😃
excelente
Imagino os caminhoneiros ou alguma familia na estrada abrindo um mapa, observando o para chegar em tal destino. N vivi isso, mas via/vejo em filmes.
Muito bom obligado desde Lima - Perú, interesante
Que bom que gostou !
Muito bom...
Não se esqueça da lista telefônica. Páginas amarelas, mapa....
Assino embaixo com um enorme sentimento de perplexidade e saudosismo. É uma geração perdida. Só temos q lamentar. 😢😢
Agradecemos pelo apoio. Continuemos refletindo juntos para encontrar caminhos e resgatar conexões significativas!
Esse livro bom
As descargas de pequenas doses dopamina com as rolagens dos feeds tem me viciado… difícil sair desse círculo ⭕️… boa reflexão porque me vejo entorpecido as vezes por essa super excitação midiática … senso de prontidão nas respostas… e no fim fico cansado mas sem sono… enfim a reflexão do vídeo foi excelente caracterizando o problema… bora reagir! Por mais interações humanas reais e presentes, sem celular!!!
Seu comentário é extremamente reflexivo. Reconhecer esse ciclo já é um grande passo para quebrá-lo. Agradecemos por compartilhar sua experiência com a gente!
Excelente vídeo 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito bom o vídeo. É só ir nas escolas para ver o caos que se encontra.
ótimo vídeo!!!
Telefone fixo❤
O livro a "fábrica de cretinos digitais". É estupendo!
Parabéns pelas imagens de pessoas pretas para ilustração desse debate ❤
Excelente vídeo! Parabéns ×
Exatamente isso! No mundo da informação, onde 90% não sai de fontes sérias, mas de pessoas buscando likes e curtidas, postando opiniões, e outros tantos seguindo e concordando e se sentindo mais conhecedores do que a própria ciência. A opinião da blogueira é mais aceita do que a do professor e pesquisador, do que as pesquisas científicas sérias... Sem pensar e refletir de forma crítica, e colocando o achismo, o empirismo em primeiro lugar! A preguiça de pensar e estudar profundamente sobre algo já é claramente percebida nas conversas. Se continuarmos assim, a era pós informação será a era do emburrecimento sim, se não é que já estamos nela...
Essa é uma preocupação muito real! A superficialidade da informação é um grande desafio, e a reflexão crítica é essencial para resgatarmos a profundidade no conhecimento. Agradecemos por compartilhar sua visão.
Já estamos nela, o avanço do neofascismo prova isso.
Excelente vídeo!
Eu estava no meio do vídeo, e pensando: "Tá, mostrou o problema, coisa e tal... mas não vai sugerir soluções?", e próximo ao final, me vem uma aula de humanidade! Parabéns, e muito obrigado
Ficamos felizes que tenha sentido isso! Mostrar o problema é importante, mas trazer propostas de soluções é o que torna tudo mais especial. Valeu pelo comentário e por ter acompanhado o vídeo até o fim! 👏
Grande vídeo, refleta a situação do Bostil que fatalmente lidera o ranking do emburrecimento.
E não ironicamente é o que mais dá engajamento em tendências de redes sociais
tenho saudades de enviar cartas! Vivi nessa época, muito bom.
Ao delegarmos processos de pensamento, análise e até criatividade para máquinas, corremos o risco de perder nossa capacidade de questionar, refletir e aprender de forma autônoma.O que resulta em uma sociedade mais passiva e menos crítica.
Perfeita reflexão,verdadeira.
Gostei muito !
Nossa! pura verdade da nossa realidade, necessário que meus filhos e netos/as , e todos atentam para isso.
Ficamos felizes que a mensagem tenha feito sentido para você e sua família. Que mais pessoas possam refletir e se conscientizar!
INFELIZMENTE TEM MUITA PESSOAS EM TRANSE, VERDADEIROS MORTOS AMBILANTES CAINDO NO PENHASCO SEM PREOCUPAÇÃO ALGUMA !!! 🙄🙄
Esse seria o menor dos problemas o verdadeiro problema é que qualquer pessoa decente simplesmente e engolido pelo mar de gentes idiotas os estímulos pra ser mas um idiota útil e grande pq a vida das pessoas cheias de empatia com fome de justiça e uma sociedade melhor só geral dor de cabeça e sofrimento
Sem preocupação alguma ou sem defesa alguma?
Tem razão mais isso não é exclusivo da minha geração, Mcdonald, Cocacola e parada g@y existem des dos anos 60.
Nota: geração Coca-cola erá a sua só pra lembra...
"Verdadeiro Morto (ambilante)".😅😂
@mariaanunciada1525 DEFESA TEM ! É SÓ ANDAR NA CONTRAMÃO DA MANIPULAÇÃO DESTE SISTEMA MALIGNO QUE ESTA ESCRAVISANDO UM MONTE DE GENTE !!! 🙄
Tenho a nítida impressão de que essa tecnologia tem o propósito de escravizar as nossas mentes sob a máscara de livre acesso a "informações"... Está claro que os algoritmos da IA são hipnóticos...
Aspetacular, define muito bem a sociedade contemporânea
Tecnologia não é sinônimo de evolução, pelo contrário , quanto mais complexa uma sociedade mais perigosamente perto do fim ela está.
concordo plenamente
Descreveu alguns políticos jovens brasileiros, 😅😅 extremistas de respostas rápidas e prontas, mas sem nenhuma profundidade seja qual dor o tema
Vc fala como se os políticos antigos dessem respostas profundas e cheias de sabedoria.
Kkkkk você via sabedoria no Lula, ACM, Jader Barbalho?
@@moacirg Não falei de políticos antigos, mas já vi que vc é fã dessa galera lacradora em sua maioria que nunca bateram um prego na piga, os políticos antigos sempre defenderam bem os interesses da família, família deles kkk como o mito vagabundo que ficou rico com dinheiro publico e é o maior "antissistema", alias toda a família.
Miura, obrigado por compartilhar este video comigo!! A reflexão que ele nos direciona faz todo o sentido!!! Eu reforço estes conceitos com meus filhos, bem como procuro "voltar ao passado" para fazer coisas simples, como se a tecnologia não fosse necessária para alguns momentos.
Ficamos felizes em saber que o conteudo fez sentido para você, Carlos! É incrível poder voltar ao básico e apreciar esses momentos simples com as pessoas que amamos. Agradecemos por compartilhar sua experiência com a gente!