Meu piloto predileto, dentre varios, era Adolf Galland. E vivi uma estranha historia com ele. Tinha 14 ou 15 anos mais ou menos, quando acidentalmente li numa pequenissima nota no Jornal do Brasil, que ele estaria vindo de Sao Paulo para o Rio, como executivo da Lufthansa. O horario seria as 10:00 da manha e de la seguiria para uma reuniao. Passei o dia enchendo o saco de minha avó. E apos ela me dar dinheiro e dizer qual o onibus tomar, esperei amanhecer o dia. Sai de casa as 6 da manha e em meia hora, estava no Santos Dumont iniciando minha longa espera. Me informaram la que a Lufthansa nao fazia voos para aquele aeroporto naquele tempo, e o aviao deveria ser um pequeno aviao executivo. E assim, fiquei esperando. Quando ja estava desistindo, o voo chegou. Corri para a vidraça que dava para a pista e vi um grupo de homens vindo em direcao ao saguao. E milagrosamente la estava ele: Cabelos encanecidos, penteados para tras com brilhantina, seu indefectivel bigode ja branco, um pouco mais gordo e com o rosto mais cheio do que nas fotos do tempo da guerra. Procurei de todas as formas uma porta para ir ate ele, mas estavam todas fechadas. O vi entao entrar num carro que o esperava e aos seus amigos, e la se foi ele. Fiquei na maior frustracao, com o livro na mao que esperava ser autografado. Foi um triste regresso para casa, mas ao mesmo tempo posso me considerar feliz por ter visto meu heroi.
Fantástica história Renato! Estou certo de que se ele tivesse te visto assinaria seu livro com prazer. Não conheci Galland, ele morreu em fevereiro de 1996, mas Martin Drewes me contou uma história interessante sobre ele: no fim de 1995 eles haviam enterrado um amigo no cemitério de Oberwinter, que fica na lateral de uma colina. Todos os veteranos levaram o caixão colina acima, num esforço bem grande, devido à idade. Aí Galland morreu em fevereiro de 1996 e eles tiveram que voltar ao mesmo cemitério, só que o túmulo de Galland era localizado na parte mais alta da encosta. E lá foram os veteranos carregarem novamente o caixão. No meio do caminho, todos arfando, um deles diz: "Ele quer é nos enterrar junto lá em cima".
@@SaladeGuerraSdG eu conheci um outro heroi de guerra. Sou mergulhador e caçador submarino, e como todos nos inscritos aqui, apaixonado por historia. Entao quando um amigo me convidou para conhecer um veterano, mesmo que ingles, eu aceitei. E assim conheci Michael Causer, o torpedo humano anglo-brasileiro, em sua casa em Jurujuba, Niteroi. Um heroi modestissimo e boa praca que respondeu a todas as perguntas que lhe fiz. Bem humorado, contou-nos suas estorias e seus mergulhos. Outro que tive a honra de ter como mestre, foi sensei Tokyomao, talvez o unico ex-kamicase vivo no Brasil. Abatido a 1 km de seu alvo, foi resgatado por um submarino japones apos 3 dias no mar. Levado a um hospital, so saiu de la quando a guerra acabou. So conheci recentemente seu canal, e realmente me impressionou pela qualidade e acuracea das informacoes. Parabens.
@@renatoguilhermecunha6033 muito obrigado! De submarinistas eu o Karl Eschweiler, que morava em Floripa, e o Kapitänleutnant Alfred Eick, comandante do U-510.
@@SaladeGuerraSdG inveja branca aqui...rs. sempre quis conhecer um. Amo os U boot tipo VII e ja montei diversos. Inclusive em meu segundo livro, tenho um conto de terror a bordo de um..
Assistindo ao vídeo tive a clara percepção de que se trata de um superdotado que tem dificuldade de se encaixar no mundo normal. Muitos inclusive não conseguem estudar porque é algo enfadonho e torturante para eles. Digo isso porque tenho um amigo de infância, o Bruno, que é a mesma coisa do cara desse vídeo ( exceto ser piloto), QI de 230 pontos, aprendeu a ler e escrever sozinho aos 3 anos, inventou fórmulas matemáticas, criou motores mas só estudou até o primário, nunca parou em emprego nenhum, falava umas coisas que só tinha sentido para ele e hoje vive como um mendigo pelas ruas, todo desdentado. Um verdadeiro gênio desperdiçado. Impressionante como é tênue a linha entre a genialidade e a loucura. Caramba, esse vídeo me fez lembrar muito do Bruno. Grato a você que leu até aqui!👍
Meu piloto preferido é o Pierre Clousterman, li sua história, ri, chorei, um cara comum, normal , com erros e acertos, mas que amava aviões, igual a mim; brasileiro, filho de país franceses, nascido em Curitiba, serviu na RAF, seu amigo foi quem acertou o carro do Romel, voava Tempest. Outro, que não foi um ás, mas que tenho profunda admiração, é o Saint Exupéry, esse, espero encontrar na glória celeste e dar um grande abraço.
Trabalhei no prédio que ele mora ainda me deu o livro senta pua gente muito boa e sempre educado e ainda me emprestou a fita uma semana antes do documentário passar na Band uma semana depois
Que vida triste . . . Acidente ou não, a morte em um avião foi a melhor coisa que aconteceu com ele. Um final poético para um piloto. Morreu em um avião.
@@Christian9029h O polonês? Eu não acho. Ele teve uma vida de aventuras e morreu lutando por aquilo que acreditava. Com certeza, existem mortes piores.
Erich Hartmann " A maior de minhas realizações foi não ter perdido um ala em todos os combates que participei". Colocando a vida de seus subordinados acima das vaidades pessoais e, ainda sendo o maior às de todos os tempos não resta a menor dúvida que o meu preferido é Hartmann. Existe ainda um episódio em que que ele poupou a vida de um piloto americano inexperiente sobre a Romênia. Grande piloto , grande caráter.
O cara nasceu para a guerra e ninguém conseguiu entender em vida isso. Imagine se ele tivesse nascido no passado em um dos impérios da antiguidade, ou nas estepes.
Gostei do seu canal sem politicagem sem tomar partido sem fantasiar momentos e crises que. Estão acontecendo no país indo direto ao assunto histórias e curiosidades sobre a grande guerra . Parabéns ganhou um fã do seu canal.
Pierre Closterman e seu livro O grande Circo fizeram parte da minha adolescência, quando encontrei o primeiro Combat Flight Simulator e através desse jogo pude simular algumas missões do livro foi simplesmente incrível.
Ele ainda está devendo uma série especial sobre a FEB. E estou cobrando também uma série especial sobre a Guerra do Paraguai. Mas os pedidos são muitos para apenas 1 vídeo por semana. =D
Acho que foi um brilhante piloto, sincero em seus sentimentos; acho que numa guerra, ninguém é completamente são, não há como ser normal, e puxar um gatilho e matar alguém, a pessoa tem que por em prática o que tem que fazer, e esconder que em um momento ou em outro, gostou do que fez. Ele enfrentou pressões, de diversas pessoas e isto só alimentou seu sentimento de repúdio ao inimigo ( não adversário, não confunda isto ). O mundo tá cheio de críticos e acusadores, doutores de meia pataca, por isso, que ele é menor do que merece e que poderia ser...
Meu piloto de caça preferido é o saudoso Coronel Antônio Braga. Excelente aeronauta, excelente militar, excelente ser humano. E além de tudo, brasileiro!!
Já viu seu amigo morrendo na sua frente com um tiro de escopeta e ter que se despedir dele com o caixão fechado porque quase não sobrou nada da cabeça ? Um homem não pode se chamar de homem com orgulho até que passe por uma situação que faça os que você despreza tremerem enquanto você consegue passar mantendo a postura, pelo menos é foi assim na Síria, é bom estar de volta. É só isso "Nutella" :D
Realmente uma história impressionante, uma pena o fim trágico em todos os sentidos, dada a sua instabilidade emocional. Gosto muito das histórias de Adolf Joseph Ferdinand Galland, um verdadeiro soberano no campo da batalha aérea da Segunda Guerra Mundia, acho que daria um bom vídeo. Um abraço e obrigado pelo conteúdo!
Também lí esse livro no qual ele narra as experiencias de pilotos de várias nacionalidades. Procure ler outro livro de Pierre Closterman, O GRANDE CIRCO (Editora Flamboyant). Nele ele narra suas experiencias pilotando Spitfire Mk. Vb e Mk. IX, Hawker Typhoon e, finalmente Hawker Tempest V.
@@charlesjames4028 sim... Não citei, mas li os dois! São excelentes! O baterista do Paralamas fez uma entrevista com o Closterman! Acho que tem no UA-cam! Um abraço.
Meu piloto favorito é Illu Juuntilainem, símbolo da resistência finlandesa durante a guerra de inverno. Ele mostrou que vc não precisa ter o melhor avião para se tornar um bom piloto. E a história dele mostrou como o treinamento adequado faz uma grande diferença no espaço aéreo de batalha.
O cara só tinha uma personalidade forte.. e ajudou mais do que prejudicou! Se o USA aproveitasse ele certamente tbm seria beneficiado. Na minha opinião maluco é quem não tem um cara desse na equipe.
Hans Ulrich Rudel...muitos são os pilotos de combate incríveis da segunda guerra mundial, porém os números e a história de Rudel, ultrapassa a razão...2.500 missões de combate, abateu de tudo, de tanques a aviões e navios, voou após a amputação de uma perna poucas semanas depois...a história é longa....merece um vídeo?! Abraços
Assisti hoje essa história maravilhosa 08/10/2022, nós é que temos que lhe prestar continência ,você é um excelente professor antes de assistir os seus vídeos eu dou o meu joinha 👏👏👏🇧🇷
Muito bom o vídeo, fiz a inscrição no canal. Falando da Ilha de Malta. Um história Boa é sobre os lendários três Gloster Gladiador denominados 'Fé, Esperança e Caridade ' que defendiam a Ilha no início da guerra.
Um Psicopata, elementos como ele podem ser tremendamente eficientes em uma função que demanda violência fria e desprezo pelo ser humano. Os postos de CEOS de grandes empresas estão cheias de gente como esse piloto.
Hmm, então por que ele teria recusado o posto de oficial? Eu entendo o que você diz, mas é meio contraditório visto que psicopatas anseiam por postos de poder cada vez maiores. No máximo ele era um sociopata ou apenas mais um jovem muito rebelde. Alguém sugeriu nos comentários que ele havia Transtorno do Espectro Autista (TEA) o que é uma possibilidade bem interessante.
Então tem bonzinho com inimigos alemães da SS que matavam paraquedista no ar antes de chegar ao solo. Querra ê querra, brother. Leia do talião. Meu ídolo.
@@brendacorreabr8278 é ao contrário, o psicopata que anseia por altos cargos e poder. Esse piloto tem jeito de sociopata, ele é impulsivo e sacia a sede por sangue sem se preocupar com rastros.
O objeto sob o nariz do Spitfire VB que você menciona aos 07:30 não é um "grande radiador", mas um filtro de ar superdimensionado, o famoso filtro Vokes.
Meu piloto favorito é o Saburu Sakai, que era tenente da força aérea imperial do Japão com 64 vitórias e 20 mortes confirmadas, e a minha admiração é porque além de vir de uma família de samurais após a era Meiji, na batalha de Iwo Jima, ele conseguiu sozinho sem sofrer um único dano, desviar-se dê 15 caças Dountless americanos, pousando em segurança numa base aérea no Japão.
Fala aí meu Xará, espero que vc esteja bem ! Julio, Mais um vídeo sensacional muito Boa dicção e muito conteúdo ! A cada vídeo que vc faz, o conteúdo só melhora ! Não DESANIME ! vc está no caminho certo ! Tenho dois pilotos que admiro : 1 - Marseile 2- Rudel
Obrigado Júlio! Tudo bem por aqui. É um prazer saber que os vídeos estão agradando! Vamos crescendo aos poucos 😄 espero continuar contando com suas visitas. Abração!
Conheci um pouco do Screwball num livro do Pierre Clostermann chamado "Fogo No Céu" quando era criança, mas não lembrava dele ser tão chapado! E escolher só um ás é foda... Dentre os alemães, fico dividido entre Galland, Mölders e Hartmann. Mölders virou ás ainda na Guerra Civil Espanhola, e Hartmann era um caçador absurdo, preciso pra cacete. Mas Galland... Galland era genial na pilotagem e na tática, fora-de-série! Entre os americanos, Francis Gabreski com um P-47 na mão fazia um estrago absurdo, e Louis Edward Curdes conseguiu casar com a enfermeira que estava num C-47 que ele teve que derrubar pra salvar a tripulação de uma cagada, fora o fato de ter derrubado italianos, alemães e japoneses. Muito nego lendário pra escolher só um hahaha canal legal demais, parabéns!
Excelente trabalho. Os meus parabéns. Ficam aqui duas dicas: Fale sobre Douglas Bader, um piloto RAF da segunda GG, com as duas pernas amputadas e sobre o Corpo Expedicionário Português que combateu na primeira GG, e do seu herói Soldado Aníbal Augusto Milhaes, conhecido como Soldado Milhões. Grande Abraço deste rectângulo Lusitano.
Meio.....Melo Maluco .....'Madame, eu sou o Melo; maluco é a ......!!! Belo documentário. Li mto sobre a segunda guerra, mas a gente tá sempre descobrindo coisas.....
Não acho que ele fosse o mais letal. Combateu em 1.404 missões, quase todas contra soviéticos, e das 352 vitórias dele, somente 7 foram obtidas em cima dos Aliados Ocidentais. Já o piloto Hans-Joachim Marseille, voou em 388 missões, e abateu 158, sendo que abateu 16 spitfires em um único dia. Morreu quando o 109 G dele teve defeito, sem ter sido atingido. Por conta da fumaça do avião, Marseille caiu do mesmo. Segundo Galland, Marseille era o melhor piloto da Luftwaffe.
12:00 Eu sinceramente admiro todos os pilotos alemães...mas o Erich Hartmann foi o meu favorito, maior às da história, se não me engano com mais de 350 abates Sugestão de vídeo tbm...faz um vídeo sobre ele pq além de não ter nenhum em português no youtube ele é super pesquisado Abraço 👍
Seus atos ficam manchados por sua falta de honra, ficar exaltando detalhes sangrentos comprovam seu lado doentio... Meu piloto preferido é Hans Ulrich Rudel, sua façanhas como o afundamento do couraçado Marat são indiscutíveis provas de sua pericia como piloto (embora sua carreira seja destacada por suas ações no comando de um Stuka, no fim da guerra estava pilotando um FW190 com a perna amputada).
George (scrambl) Burley vc é o meu favorito...essa de ver a cabeça explodir foi como um gozo ler estás palavras... Nunca mais teremos uma guerra tão linda como a segunda guerra Mundial. Que Pena.
Alo...Gosto muito de suas postagens. Teem profundidade e conhecimento de causa acrescido que sabe quase tanto quanto eu sobre a 2a W.W. Parabéns e Abraçāo Sergio
Um maluco com incríveis talentos que infelizmente se foi de uma maneira trágica por não ter tido um comportamento sensato. Acho que o jeito desafiador como ele encarava as coisas, os pais tendo-o proibido de fazer o que mais queria e gostava, os sacrifícios não reconhecidos, entre outras coisas, o fizeram ter esse perfil de doido varrido. Uma excelente história.
Lembre de Hermann Graf... grande ás da Luftwaffe. Outro vídeo poderia ser sobre o ás brasileiro Egon Albrecht e sua misteriosa e pouco conhecida história.
Esse era doidão mesmo hein, mais inegavelmente um grande caçador, já li varias histórias desse maluco,em uma delas narrada pela esposa de seu comandante em malta.
O meu piloto favorito foi Hans-Ulrich Rudel. É um daqueles casos onde o sujeito passou a vida inteira sendo tratado como um bosta, mas quando chamado ao serviço simplesmente destruiu TDS os números.
Gostaria , se possível e se interessante for, que você fizesse um postagem sobre o brasileiro nascido em Curitiba, Egon Albercht, que lutou pela Alemanha na Luftwafe . E Pierre Clostermann, também brasileiro nascido em Curitiba que lutou pela RAF.
Pierre Clostermann, o maior ás francês da 2ªGM e nascido no Brasil, fala sobre Beurling e suas qualidades e defeitos em seu livro 'Fogo no Céu', mais especificamente no capítulo Um Dia em Malta. Clostermann conta ter convivido com ele durante um estágio na base de Catfoss, uma espécie de escola superior da RAF, na ocasião sob o comando do Group Captain 'Sailor' Malan (ás sul-africano da RAF) e que reunia um grupo de pilotos experientes de vários países para avaliar e aprimorar táticas e técnicas de combate aéreo.
Lucas seu ninja! Era esse aí que eu ia sugerir! Ótimo nome! Aliás, leiam seu livro sobre a guerra, O Grande Circo, é ótimo. Pierre e seu Gran Charles fizeram um fudunço danado lá nas zoropa!
Pierre Closterman. Um grande as. Li O Grande Circo, livro que conta as aventuras deste magnífico piloto. Nasceu em Curitiba-PR, filho do embaixador da França.
Meu piloto predileto, dentre varios, era Adolf Galland. E vivi uma estranha historia com ele.
Tinha 14 ou 15 anos mais ou menos, quando acidentalmente li numa pequenissima nota no Jornal do Brasil, que ele estaria vindo de Sao Paulo para o Rio, como executivo da Lufthansa. O horario seria as 10:00 da manha e de la seguiria para uma reuniao.
Passei o dia enchendo o saco de minha avó. E apos ela me dar dinheiro e dizer qual o onibus tomar, esperei amanhecer o dia.
Sai de casa as 6 da manha e em meia hora, estava no Santos Dumont iniciando minha longa espera. Me informaram la que a Lufthansa nao fazia voos para aquele aeroporto naquele tempo, e o aviao deveria ser um pequeno aviao executivo. E assim, fiquei esperando.
Quando ja estava desistindo, o voo chegou. Corri para a vidraça que dava para a pista e vi um grupo de homens vindo em direcao ao saguao. E milagrosamente la estava ele: Cabelos encanecidos, penteados para tras com brilhantina, seu indefectivel bigode ja branco, um pouco mais gordo e com o rosto mais cheio do que nas fotos do tempo da guerra.
Procurei de todas as formas uma porta para ir ate ele, mas estavam todas fechadas. O vi entao entrar num carro que o esperava e aos seus amigos, e la se foi ele.
Fiquei na maior frustracao, com o livro na mao que esperava ser autografado. Foi um triste regresso para casa, mas ao mesmo tempo posso me considerar feliz por ter visto meu heroi.
Fantástica história Renato! Estou certo de que se ele tivesse te visto assinaria seu livro com prazer.
Não conheci Galland, ele morreu em fevereiro de 1996, mas Martin Drewes me contou uma história interessante sobre ele: no fim de 1995 eles haviam enterrado um amigo no cemitério de Oberwinter, que fica na lateral de uma colina. Todos os veteranos levaram o caixão colina acima, num esforço bem grande, devido à idade. Aí Galland morreu em fevereiro de 1996 e eles tiveram que voltar ao mesmo cemitério, só que o túmulo de Galland era localizado na parte mais alta da encosta. E lá foram os veteranos carregarem novamente o caixão. No meio do caminho, todos arfando, um deles diz: "Ele quer é nos enterrar junto lá em cima".
@@SaladeGuerraSdG eu conheci um outro heroi de guerra. Sou mergulhador e caçador submarino, e como todos nos inscritos aqui, apaixonado por historia. Entao quando um amigo me convidou para conhecer um veterano, mesmo que ingles, eu aceitei.
E assim conheci Michael Causer, o torpedo humano anglo-brasileiro, em sua casa em Jurujuba, Niteroi. Um heroi modestissimo e boa praca que respondeu a todas as perguntas que lhe fiz. Bem humorado, contou-nos suas estorias e seus mergulhos.
Outro que tive a honra de ter como mestre, foi sensei Tokyomao, talvez o unico ex-kamicase vivo no Brasil. Abatido a 1 km de seu alvo, foi resgatado por um submarino japones apos 3 dias no mar. Levado a um hospital, so saiu de la quando a guerra acabou.
So conheci recentemente seu canal, e realmente me impressionou pela qualidade e acuracea das informacoes. Parabens.
@@renatoguilhermecunha6033 muito obrigado! De submarinistas eu o Karl Eschweiler, que morava em Floripa, e o Kapitänleutnant Alfred Eick, comandante do U-510.
@@SaladeGuerraSdG inveja branca aqui...rs. sempre quis conhecer um. Amo os U boot tipo VII e ja montei diversos. Inclusive em meu segundo livro, tenho um conto de terror a bordo de um..
Também é o meu piloto preferido.
Saudações!
A história desse gênio me lembrou daquela frase :
"Antes de ser diagnosticado como louco, certifique-se de que não está apenas rodeado de idiotas."
Inteligente & ACERTIVO !!!
Principalmente se ele não está rodeado de evangélicos. Aí, o sujeito, além de louco, é idiota.
Bem lembrado
@@aliceyagami8260
até pq matar um piloto em um avião é correto né?
😴😴😴😴
Assistindo ao vídeo tive a clara percepção de que se trata de um superdotado que tem dificuldade de se encaixar no mundo normal. Muitos inclusive não conseguem estudar porque é algo enfadonho e torturante para eles. Digo isso porque tenho um amigo de infância, o Bruno, que é a mesma coisa do cara desse vídeo ( exceto ser piloto), QI de 230 pontos, aprendeu a ler e escrever sozinho aos 3 anos, inventou fórmulas matemáticas, criou motores mas só estudou até o primário, nunca parou em emprego nenhum, falava umas coisas que só tinha sentido para ele e hoje vive como um mendigo pelas ruas, todo desdentado. Um verdadeiro gênio desperdiçado. Impressionante como é tênue a linha entre a genialidade e a loucura. Caramba, esse vídeo me fez lembrar muito do Bruno.
Grato a você que leu até aqui!👍
Meu piloto preferido é o Pierre Clousterman, li sua história, ri, chorei, um cara comum, normal , com erros e acertos, mas que amava aviões, igual a mim; brasileiro, filho de país franceses, nascido em Curitiba, serviu na RAF, seu amigo foi quem acertou o carro do Romel, voava Tempest. Outro, que não foi um ás, mas que tenho profunda admiração, é o Saint Exupéry, esse, espero encontrar na glória celeste e dar um grande abraço.
Rui Moreira Lima, um dos maiores pilotos brasileiros na 2.a Guerra Mundial... Herói nacional q não pode ser esquecido! 🇧🇷
Quantas vitorias?
@@pedropaz7681 Mais de 20 se não me engano
Trabalhei no prédio que ele mora ainda me deu o livro senta pua gente muito boa e sempre educado e ainda me emprestou a fita uma semana antes do documentário passar na Band uma semana depois
Que vida triste . . . Acidente ou não, a morte em um avião foi a melhor coisa que aconteceu com ele. Um final poético para um piloto. Morreu em um avião.
Vida triste é do Witold Pilecki.
@@Christian9029h O polonês? Eu não acho. Ele teve uma vida de aventuras e morreu lutando por aquilo que acreditava. Com certeza, existem mortes piores.
Erich Hartmann, inigualável ... A vida desse piloto daria um filme que muitos pensariam ser uma obra de ficção.
Erich Hartmann " A maior de minhas realizações foi não ter perdido um ala em todos os combates que participei".
Colocando a vida de seus subordinados acima das vaidades pessoais e, ainda sendo o maior às de todos os tempos não resta a menor dúvida que o meu preferido é Hartmann. Existe ainda um episódio em que que ele poupou a vida de um piloto americano inexperiente sobre a Romênia.
Grande piloto , grande caráter.
*UP*
se fosse esse maluco do Screwball esse americano já estaria morto sem dó nem piedade. Cara humilde!
@@VictorHugo-tm2zp Ou teria matado ele ainda no avião, o maluco sentia prazer em ver a cabeça de uma pessoa explodir
@@pedroarthur919 Pois é, o maluco tinha um parafuso a menos. Só do cara gostar de uma guerra, já é loucura demais
Esse cara podia ser doido mas estava no lugar certo e merecia ser encorajado e não punido.
O cara nasceu para a guerra e ninguém conseguiu entender em vida isso.
Imagine se ele tivesse nascido no passado em um dos impérios da antiguidade, ou nas estepes.
Meu piloto favorito é sem dúvidas, o Hans Ulrich Rudel, as suas façanhas com um Stuka dariam um belo vídeo!
Cara, vida de Rudel dá uma série de vídeos fácil!
+1 aqui
@@SaladeGuerraSdG então mãos a obra !
Gostei do seu canal sem politicagem sem tomar partido sem fantasiar momentos e crises que. Estão acontecendo no país indo direto ao assunto histórias e curiosidades sobre a grande guerra . Parabéns ganhou um fã do seu canal.
Muito obrigado Vilmar😄
Pierre Closterman e seu livro O grande Circo fizeram parte da minha adolescência, quando encontrei o primeiro Combat Flight Simulator e através desse jogo pude simular algumas missões do livro foi simplesmente incrível.
Lydia Litvyak, a Rosa de Stalingrado.
Ela Merece um vídeo
Não sei como ele não fez ainda
@@kelmatos4853 palma palma não priemos cânico! Uma hora sai.
Verdade!
Ele ainda está devendo uma série especial sobre a FEB.
E estou cobrando também uma série especial sobre a Guerra do Paraguai.
Mas os pedidos são muitos para apenas 1 vídeo por semana.
=D
Acho que foi um brilhante piloto, sincero em seus sentimentos; acho que numa guerra, ninguém é completamente são, não há como ser normal, e puxar um gatilho e matar alguém, a pessoa tem que por em prática o que tem que fazer, e esconder que em um momento ou em outro, gostou do que fez. Ele enfrentou pressões, de diversas pessoas e isto só alimentou seu sentimento de repúdio ao inimigo ( não adversário, não confunda isto ). O mundo tá cheio de críticos e acusadores, doutores de meia pataca, por isso, que ele é menor do que merece e que poderia ser...
Meu piloto de caça preferido é o saudoso Coronel Antônio Braga. Excelente aeronauta, excelente militar, excelente ser humano. E além de tudo, brasileiro!!
Era talentoso mas psicótico era uma pessoa perigosa .
Adorei essa aula👏👏👏👏👏
q historia! um herói sem pátria! admirado p mts e rejeitado p tds!
Herói SIONISTA 🕯🤫
Guerra é um inferno para todos, então ele abraçou o inferno. Guerra não é para os de estômago fraco, não para os Nutellas. Ótima história irmão!
Já viu seu amigo morrendo na sua frente com um tiro de escopeta e ter que se despedir dele com o caixão fechado porque quase não sobrou nada da cabeça ? Um homem não pode se chamar de homem com orgulho até que passe por uma situação que faça os que você despreza tremerem enquanto você consegue passar mantendo a postura, pelo menos é foi assim na Síria, é bom estar de volta. É só isso "Nutella" :D
Sem loucos como esse os aliados jamais teriam feito o estrago que fizeram
e normalmente quem fala isso é mais nutele aque pepa pig
Realmente uma história impressionante, uma pena o fim trágico em todos os sentidos, dada a sua instabilidade emocional. Gosto muito das histórias de Adolf Joseph Ferdinand Galland, um verdadeiro soberano no campo da batalha aérea da Segunda Guerra Mundia, acho que daria um bom vídeo. Um abraço e obrigado pelo conteúdo!
Parabéns pela narração dos fatos e o brilhante roteiro da história. Vocabulário correto e bem verbalizado. Abraços, força e saúde.
Conheci Screwball num livro de Clostermann (narra, após dedicada pesquisa, histórias de grandes pilotos aliados)!!!
Também lí esse livro no qual ele narra as experiencias de pilotos de várias nacionalidades. Procure ler outro livro de Pierre Closterman, O GRANDE CIRCO (Editora Flamboyant). Nele ele narra suas experiencias pilotando Spitfire Mk. Vb e Mk. IX, Hawker Typhoon e, finalmente Hawker Tempest V.
@@charlesjames4028 sim... Não citei, mas li os dois! São excelentes! O baterista do Paralamas fez uma entrevista com o Closterman! Acho que tem no UA-cam! Um abraço.
Oba, vídeo novo! Esquadrão, vamos lá! Todos vamos nos escrever! Parabéns pelo vídeo!
Isso sim é conteúdo de valor! Canais como esse que estamos precisando. Com certeza vai muito longe. Vlwww
Valeu Fábio!!
Meu piloto favorito é Illu Juuntilainem, símbolo da resistência finlandesa durante a guerra de inverno. Ele mostrou que vc não precisa ter o melhor avião para se tornar um bom piloto. E a história dele mostrou como o treinamento adequado faz uma grande diferença no espaço aéreo de batalha.
É incrível como a historia passa pela mente como se fosse um filme enquanto assisto esse vídeo .MUITO BOM !
Um livro tem esse mesmo potencial, porém, aumentado em muitas vezes!
É muito interessante!
Meu piloto favorito é o Erich Hartmann gosto muito dele por conta de sua personalidade e técnicas de combate infalíveis
O cara só tinha uma personalidade forte..
e ajudou mais do que prejudicou!
Se o USA aproveitasse ele certamente tbm seria beneficiado.
Na minha opinião maluco é quem não tem um cara desse na equipe.
Mais uma belíssima história 👏👏👏👏👏
Hans Ulrich Rudel...muitos são os pilotos de combate incríveis da segunda guerra mundial, porém os números e a história de Rudel, ultrapassa a razão...2.500 missões de combate, abateu de tudo, de tanques a aviões e navios, voou após a amputação de uma perna poucas semanas depois...a história é longa....merece um vídeo?!
Abraços
sim uma ótima história tbm, vale um vídeo tbm
Claro que merece!
Com certeza ele foi um dos ases mais respeitados tanto pelos seus subordinados quanto pelos seus inimigos.
Assisti hoje essa história maravilhosa 08/10/2022, nós é que temos que lhe prestar continência ,você é um excelente professor antes de assistir os seus vídeos eu dou o meu joinha 👏👏👏🇧🇷
parabens pelas historias individuais. todo mundo gosta desse tipo de historia mas eh um nicho inexplorado no yt. va fundo que da certo. troço por vc.
Obrigado Clerton! Traga os amigos também 😄
Mais um grande herói que deixou seu nome nos livros de histórias parabéns
O cara faz fama matando italianos. Aí viaja pra Itália. De repente o avião dele cai. MISTÉRIO, o que será que aconteceu uhauhauhauhauhau
Kkkk
*musica do arquivo x*
Kkkk
Foi o que eu pensei...o gajo era maluco mesmo
Excelente matéria!....👏👏👏
Muito bom o vídeo, fiz a inscrição no canal. Falando da Ilha de Malta. Um história Boa é sobre os lendários três Gloster Gladiador denominados 'Fé, Esperança e Caridade ' que defendiam a Ilha no início da guerra.
Isso mesmo!
Os 3 Gloster Gladiator 'Faith', 'Hope' e 'Charity' merecem um vídeo!
O meu piloto favorito e o alemão Franz strigler um piloto na qual salvou um bombardeiro americano b-17 ezciltando ele até ele chegar em águas neutras
Um Psicopata, elementos como ele podem ser tremendamente eficientes em uma função que demanda violência fria e desprezo pelo ser humano. Os postos de CEOS de grandes empresas estão cheias de gente como esse piloto.
Hmm, então por que ele teria recusado o posto de oficial? Eu entendo o que você diz, mas é meio contraditório visto que psicopatas anseiam por postos de poder cada vez maiores.
No máximo ele era um sociopata ou apenas mais um jovem muito rebelde.
Alguém sugeriu nos comentários que ele havia Transtorno do Espectro Autista (TEA) o que é uma possibilidade bem interessante.
Então tem bonzinho com inimigos alemães da SS que matavam paraquedista no ar antes de chegar ao solo. Querra ê querra, brother. Leia do talião. Meu ídolo.
@@lukasi.v4269 Quem anseia por postos de poder cada vez maiores são os sociopatas.
@@brendacorreabr8278 é ao contrário, o psicopata que anseia por altos cargos e poder. Esse piloto tem jeito de sociopata, ele é impulsivo e sacia a sede por sangue sem se preocupar com rastros.
Lukas I.V psicopata e sociopata é a mesma coisa, ambos são o mesmo transtorno de personalidade
Cara, vc tem um talento nato pra contar as histórias. Prende nossa atenção. Parabéns! Sou fã.
Obrigado meu amigo 😅
O objeto sob o nariz do Spitfire VB que você menciona aos 07:30 não é um "grande radiador", mas um filtro de ar superdimensionado, o famoso filtro Vokes.
Meu piloto favorito é o Saburu Sakai, que era tenente da força aérea imperial do Japão com 64 vitórias e 20 mortes confirmadas, e a minha admiração é porque além de vir de uma família de samurais após a era Meiji, na batalha de Iwo Jima, ele conseguiu sozinho sem sofrer um único dano, desviar-se dê 15 caças Dountless americanos, pousando em segurança numa base aérea no Japão.
Meu piloto de caça favorito é o Luke Skywalker, sem dúvidas, porém acho o Pete "Maverick" muito bom, apesar de insubordinado.
O meu preferido foi o Franz Stigler, não pela sua grande capacidade como piloto, mas pela sua humanidade no evento com o piloto Americano
Fala aí meu Xará, espero que vc esteja bem ! Julio, Mais um vídeo sensacional muito Boa dicção e muito conteúdo ! A cada vídeo que vc faz, o conteúdo só melhora ! Não DESANIME ! vc está no caminho certo !
Tenho dois pilotos que admiro : 1 - Marseile
2- Rudel
Obrigado Júlio! Tudo bem por aqui. É um prazer saber que os vídeos estão agradando! Vamos crescendo aos poucos 😄 espero continuar contando com suas visitas. Abração!
A história desse piloto daria um belo filme.
até que enfim um ótimo canal com Historia de pilotos ww2, ótimo trabalho!!👏👏👏
Estou perplexo como esse canal ainda não tá em 500K
Excelente vídeo! Quanto ao meu piloto favorito, é Douglas Bader, outro com uma inacreditável história.
Bem interessante. Maravilhosa maneira de apresentar essa história, parabéns pelo trabalho!
Nunca tive piloto favorito, agora tenho!!! O MALUCO DE MALTA!!!!!!
Barone vermelho, um espetáculo de piloto!
Seus vídeos são excelentes: faz um vídeo do piloto Günther Rall da luftwafe ou lydia litvyak a rosa de stalingrado!!!! Abração!!!
Conheci um pouco do Screwball num livro do Pierre Clostermann chamado "Fogo No Céu" quando era criança, mas não lembrava dele ser tão chapado! E escolher só um ás é foda... Dentre os alemães, fico dividido entre Galland, Mölders e Hartmann. Mölders virou ás ainda na Guerra Civil Espanhola, e Hartmann era um caçador absurdo, preciso pra cacete. Mas Galland... Galland era genial na pilotagem e na tática, fora-de-série! Entre os americanos, Francis Gabreski com um P-47 na mão fazia um estrago absurdo, e Louis Edward Curdes conseguiu casar com a enfermeira que estava num C-47 que ele teve que derrubar pra salvar a tripulação de uma cagada, fora o fato de ter derrubado italianos, alemães e japoneses. Muito nego lendário pra escolher só um hahaha canal legal demais, parabéns!
Parabéns! narrativa e conteúdo de alto nivel!
Excelente trabalho. Os meus parabéns. Ficam aqui duas dicas:
Fale sobre Douglas Bader, um piloto RAF da segunda GG, com as duas pernas amputadas e sobre o Corpo Expedicionário Português que combateu na primeira GG, e do seu herói Soldado Aníbal Augusto Milhaes, conhecido como Soldado Milhões. Grande Abraço deste rectângulo Lusitano.
Pierre Clostermann! Além de piloto (RAF) escritor de dois livros excelentes da aviação na, WW II. E Hans Kneuk (Luftwaff)!!!
Bela pesquisa e vc leva jeito para contar histórias. Parabéns.
Meu piloto preferido é Manfred Von Richthofen, o imortal Barão Vermelho.
Concordo,meu pai me contou a história dele
Não pode faltar. O às dos ases
@
Sim, ela é descendente direta dele...
É verdade que a Suzane Von Richthofen é parente dele ?
É man. A suzane é descedente direta dele.
Júlio super show esse vídeo. Irado irmao
Meu irmão! O doido era doido mesmo!
Que show esse vídeo. E que figura esse piloto.
Um talentoso piloto, mas uma pessoa com sérios problemas de psicopatia.
Mais um excelente vídeo, grande Júlio!
Alguns piscicopatas são inteligentes esse usou sua inteligência nos combates aéreos
Não que ter respeito pelo inimigo, principalmente pelos assainos da SS. Não tinha que captura, fuzilar todos eles.
Quem vai para a queria se não for psicótico,fica esse piloto já foi no clima,quem pode julgar ,vendo velhos e criança sendo mortos pelos SS ALEMÃES.
Aguardando o vídeo sobre o grande Hermman Graff.
Historia incrivel! A musica combina muito com a historia kkk
😄😄😄
Meio.....Melo Maluco .....'Madame, eu sou o Melo; maluco é a ......!!! Belo documentário. Li mto sobre a segunda guerra, mas a gente tá sempre descobrindo coisas.....
Que tal falar sobre Hans Ulrich Rudel que segundo alguns viveu no Brasil depois da Guerra ?
Tem que ter mesmo um doido pra bater de frente cm outros
As vezes as coisas só dão certo quando tu mete a cara sem pensar nas consequências
O meu piloto favorito é Erich Hartmann o mais letal da história
Não acho que ele fosse o mais letal. Combateu em 1.404 missões, quase todas contra soviéticos, e das 352 vitórias dele, somente 7 foram obtidas em cima dos Aliados Ocidentais. Já o piloto Hans-Joachim Marseille, voou em 388 missões, e abateu 158, sendo que abateu 16 spitfires em um único dia. Morreu quando o 109 G dele teve defeito, sem ter sido atingido. Por conta da fumaça do avião, Marseille caiu do mesmo. Segundo Galland, Marseille era o melhor piloto da Luftwaffe.
6:26 amo essa manobra
Manfred von Richthofen “The Red Baron" pq ele era uma cavaleiro lendário e glorioso 👏
Caramba !! Aí e uma história rica e verdadeira.. daria um bom filme.
12:00 Eu sinceramente admiro todos os pilotos alemães...mas o Erich Hartmann foi o meu favorito, maior às da história, se não me engano com mais de 350 abates
Sugestão de vídeo tbm...faz um vídeo sobre ele pq além de não ter nenhum em português no youtube ele é super pesquisado
Abraço 👍
Vou preparar então Gabriel!😉
@@SaladeGuerraSdG muito obrigado cara...te admiro muito, espero que teu canal cresça pq sei vídeo é de qualidade incrível, sucesso...👏👍
@@gabrielpevidor8372 veleu meu amigo 😄😄😄
Me apaixonei por esse piloto
Seus atos ficam manchados por sua falta de honra, ficar exaltando detalhes sangrentos comprovam seu lado doentio... Meu piloto preferido é Hans Ulrich Rudel, sua façanhas como o afundamento do couraçado Marat são indiscutíveis provas de sua pericia como piloto (embora sua carreira seja destacada por suas ações no comando de um Stuka, no fim da guerra estava pilotando um FW190 com a perna amputada).
George (scrambl) Burley vc é o meu favorito...essa de ver a cabeça explodir foi como um gozo ler estás palavras...
Nunca mais teremos uma guerra tão linda como a segunda guerra Mundial.
Que Pena.
- Eu quero ir adentro do território alemão atrás de caças inimigos!
- Vá, e se voltar vivo, vá de novo!
O cara queria roubar caças da raf para usar na guerra em israel kkkkkk m pode ser vdd
@@pedropaz7681 esse cara era pirado mesmo. O doido queria porque queria uma guerra hahahahaha pena que era dodói da cabeça
Alo...Gosto muito de suas postagens. Teem profundidade e conhecimento de causa acrescido que sabe quase tanto quanto eu sobre a 2a W.W. Parabéns e Abraçāo
Sergio
Com uma história bem contada como essa, não entendi como ainda aparecem 46 "deslikes"... sacanagem, pow...
Um maluco com incríveis talentos que infelizmente se foi de uma maneira trágica por não ter tido um comportamento sensato. Acho que o jeito desafiador como ele encarava as coisas, os pais tendo-o proibido de fazer o que mais queria e gostava, os sacrifícios não reconhecidos, entre outras coisas, o fizeram ter esse perfil de doido varrido. Uma excelente história.
Que canal massa !
Obrigado Windy! 😄
Nossa cada vez mais fico viciado neste canal, só histórias tops.
Lembre de Hermann Graf... grande ás da Luftwaffe. Outro vídeo poderia ser sobre o ás brasileiro Egon Albrecht e sua misteriosa e pouco conhecida história.
Esse era doidão mesmo hein, mais inegavelmente um grande caçador, já li varias histórias desse maluco,em uma delas narrada pela esposa de seu comandante em malta.
O karinha era um psicopata! Sem sombra de dúvidas.
Muito bom o vídeo, valeu!
Hans-Ulrich Rudel e Manfred Von Richthofen os melhores em suas funções.
Meu tbm
Lembra o personagem de Mel Gibson, Riggs em ''Lethal Weapon'' ou como chamamos no meio, ''Cachorro Louco''.
O meu piloto favorito foi Hans-Ulrich Rudel. É um daqueles casos onde o sujeito passou a vida inteira sendo tratado como um bosta, mas quando chamado ao serviço simplesmente destruiu TDS os números.
Gostaria , se possível e se interessante for, que você fizesse um postagem sobre o brasileiro nascido em Curitiba, Egon Albercht, que lutou pela Alemanha na Luftwafe . E Pierre Clostermann, também brasileiro nascido em Curitiba que lutou pela RAF.
Pierre Clostermann, o maior ás francês da 2ªGM e nascido no Brasil, fala sobre Beurling e suas qualidades e defeitos em seu livro 'Fogo no Céu', mais especificamente no capítulo Um Dia em Malta. Clostermann conta ter convivido com ele durante um estágio na base de Catfoss, uma espécie de escola superior da RAF, na ocasião sob o comando do Group Captain 'Sailor' Malan (ás sul-africano da RAF) e que reunia um grupo de pilotos experientes de vários países para avaliar e aprimorar táticas e técnicas de combate aéreo.
Meu piloto favorito é o Tom Cruise KKK
Meu piloto favorito é meu amigo Leonardo dicaprio
o melhor de todos sem dúvida barão vermelho
Eita Professor esse maluco era aloprado mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk rindo até 2100 de novo....
Ganhou um fã!! Parabéns pelo canal!
Sem honra , sem glória !
Muito doido, esse cara mas um verdadeiro piloto.
Faz um vídeo sobre Pierre Clostermann, o ás franco-brasileiro.
Vou preparar um dele e outro do Egon Albrecht
@@SaladeGuerraSdG 👍🏽 ótimo canal
Lucas seu ninja! Era esse aí que eu ia sugerir! Ótimo nome! Aliás, leiam seu livro sobre a guerra, O Grande Circo, é ótimo. Pierre e seu Gran Charles fizeram um fudunço danado lá nas zoropa!
@@homemtraque hehehe
Pierre Closterman. Um grande as. Li O Grande Circo, livro que conta as aventuras deste magnífico piloto. Nasceu em Curitiba-PR, filho do embaixador da França.
Parabéns pelos seus excelentes vídeos de História Militar. Um abraço, desde Lisboa!
Muito obrigado Joaquim!
O herói canadense, britânico, israelense, louco, meu Deus legal essa.
Que história fascinante!
Meu piloto favorito é o famoso Manfred von richitofen conhecido como barão vermelho
Para me ninguém supera esse meu piloto maluco, Screwball. George Beurling.
Indico a historia de Martin Drewes.
Meo Ta bem