Explicando POBRES CRIATURAS e Aquele Final | Spoiler Talk!

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 1 жов 2024
  • Assistiu a Pobres Criaturas, novo filme do Yorgos Lanthimos e ficou confuso com tudo que aconteceu? Não entendeu o final? Esse vídeo é um explicado aprofundando sobre como o filme aborda suas temáticas.
    Nesse vídeo, Artur Andrade faz um final explicado de Pobres Criaturas (Poor Things), da história e dos elementos que o filme apresenta e as relações com a história de Mary Shelley, autora de Frankenstein.
    Deixe nos comentários o que pra você são as Pobres Criaturas. E assine o canal para não perder os próximos vídeos!
    / sr_artie
    / sr_artie
    Playlists do Canal:
    Filmes Fazem Anos: • Envelheceu Bem?
    5 Filmes: • 5 Filmes
    Animações: • Animações e Animes
    Dicas Netflix: • Dicas Netflix
    Dicas Amazon Prime Video: • Dicas Amazon Prime Video
    Explicados: • Explicados/Dissecando
    O Bilheterama é um canal com vídeos sobre os principais lançamentos de filmes nos cinemas e análises de séries e episódios.

КОМЕНТАРІ • 73

  • @larissarocha5323
    @larissarocha5323 6 місяців тому +19

    Perfeito esse comparativo entre Lilith e Bella, também pensei isso, pelo fato da ansia de liberdade, curiosidade e insubordinação. Também vejo semelhança no despertar do desejo sexual por ela, ao se masturbar com uma maçã, seria como fruto proibido, pois foi alimentando o desejo sexual que ela criou coragem de se libertar. Apesar das cenas de sexo explicito, achei a descoberta desses desejos muito singela, sem a maldade e os julgamentos impostos pela sociedade. Essa ingenuidade e simplicidade com que ela vê o sexo fica evidenciado com a naturalidade das suas experiências, inclusive ao experimetar com outra mulher. Seria meio obvio, mas esperava no final, que ela trocasse o cérebro do ex marido pelo do god, devolvendo-lhe a vida, fazendo a criatura virar criadora. No mais, filme lindo, atuações perfeitas, diálogos memoráveis e fotografia incrível

    • @julioramos265
      @julioramos265 3 місяці тому

      O filme explora coisas q nem se quer é relacionado na bíblia, apenas fazendo alusões, parece mesmo um adultério dela, ainda mais por ela não ter o mínimo de noção, conciência, coerência e sensates o filme todo.

  • @iiarlen
    @iiarlen 7 місяців тому +57

    amei sua explicação do final, tava tentando entender pq ela n botou o cérebro do god no alfie... filme incrível

    • @jannyalmeida9164
      @jannyalmeida9164 7 місяців тому +13

      Eu jurava que ela ia fazer isso kkk

    • @franciscorogerio9507
      @franciscorogerio9507 6 місяців тому +3

      Torci para ela fazer isso.

    • @DeniseSantos897
      @DeniseSantos897 4 місяці тому

      Também pensei que ele iria fazer isso😅

    • @AdrianaPereira-ib6ve
      @AdrianaPereira-ib6ve 4 місяці тому +2

      Eu fiquei muito desconfortável com algumas coisas do filme.
      Não gostei.
      Me embrulhou o estômago.
      Más assisti até o final no App da Star+
      Se eu estivesse no Cinema, acho que eu não conseguiria ir até o final...

  • @nayaravitoria174
    @nayaravitoria174 6 місяців тому +17

    Amei o filme, principalmente a evolução da personagem e as descoberdas dela, da para notar que quando somos crianças tudo é lindo e temos um olhar puro e inocente, mas com o passar do tempo, amadurecemos e não temos essa pureza, mas podemos continuar a viver felizes.

  • @valf2482
    @valf2482 5 місяців тому +9

    Eu ainda queria que ela tivesse salvado o pai.

  • @adydias8151
    @adydias8151 6 місяців тому +15

    Acho que o filme não perde essa profundidade ao não tratar a fundo nas questões filosóficas. O foco é o desenvolvimento dela e de sua personalidade independente, então as outras personagens e ideias a perpassam e ela assume pra si aquilo de maneira espontânea.

  • @unit4482
    @unit4482 2 місяці тому +1

    "Durante seu discurso de agradecimento, Emma Stone expressou amor por sua família, incluindo sua filha, Louise."
    na vida real a atriz é conservadora e feliz. ela mesma não comprou discursinho desconstrução do filme, e sim ganhou muito dinheiro.

  • @marilialopesdacosta1999
    @marilialopesdacosta1999 6 місяців тому +8

    Li o livro no Kindle em 2 dias - ótima experiência.Recomendo. O filme tb é bom,mas,como é um outro meio,partes que eu cinsidero importantes não foram incluidas. Leiam o livro.❤

  • @CASADEDAM
    @CASADEDAM Місяць тому +1

    bacana a análise, sobre a questão do Genesis tem uma informação importante que refuta a teoria da Lilith: A escrita hebraica conta história de maneira espiral, ela inicia resumindo e depois repete tudo destrinchando, então em Gênesis 1 você vê o resumão da criação e nos capítulos seguintes os detalhes de como foi feito.

  • @andersongomes6142
    @andersongomes6142 6 місяців тому +6

    Artur
    Ótimo vídeo , um filme estranhamente bom , Emma Stone em uma atuação digna de Oscar
    Abraço

  • @theovieira2208
    @theovieira2208 7 місяців тому +7

    Nao é q descoberta do sexo q traz colorido. É como se ela fosse uma debutante. Saindo da infancia onde vestia roupas de um.bb gigante nao sabia andar falar estava aprendendo e como todo adolescente ela estava descobrindo. Ate entao ela vestia calças curtas. Uma infantilidade ainda. Mas ja indo para a vida adulta. E como ainda nao tinha sentimentos adultos agia como instante, comia nao.gostava jigava fora falava o q achava. E quando foi ficando madura adulta foi multiplicando o vocabulário o jeito de falar pensar e vestir. Foi sendo moldada a loda adulta sendo fingida imclusive com o sexo. E quando ela começou a andar com a martha foi q ela deixou de ser usada e começou a pensar. Mesmo assim com esse amadurecimento e feminismo ela fazia escolhas erradas de homens escolhendo os canalhas ate se prostotuindo para sustenta lo e deixando o bonzinho q a aceitava como ela era

    • @ThalesSiqueiramusic
      @ThalesSiqueiramusic 6 місяців тому +4

      o “bonzinho” no caso concordou com um contrato onde ela ficaria presa, se apaixonou por ela num contexto em que ela estava no inicio da evolução ou seja uma criança e também quis mante-la presa

    • @nayaravitoria174
      @nayaravitoria174 6 місяців тому

      Ela se prostituiu pq queria dinheiro e gostava de sexo. Ela não se prendeu ao que a sociedade achava imoral, ela fez o que achava Viável e bom para ela. Basicamente, usou e foi usada sem culpa. Nem toda prostituta é uma vitima da sociedade, algumas fazem porque gostam e querem. Como a cafetina disse:"É um dinheiro fácil"

    • @usuariodogoogle205
      @usuariodogoogle205 5 місяців тому +1

      ​@@ThalesSiqueiramusice tavam errados em deixa-la presa? é óbvio que se alguém como a Bella saísse pro mundo la fora daria muito merda. Não é Atoa que ela foi constantemente usada sexualmente achando que estava tendo momentos de "desejos", uma prova disso foi ela não querer fazer sexo enquanto se prostituía.
      E a Bella nem era totalmente presa, ela ainda saía para alguns pequenos lugares com o God e o bonzinho lá, mas God sabia que alguém poderia ferir a Bella por conta da condição médica dela, por isso ele evitava que outras pessoas além do bonzinho chegassem perto dela.

  • @AdrianoEustaquiodasilva
    @AdrianoEustaquiodasilva 6 місяців тому +17

    Tudo bem que o corpo é de uma mulher, mas a mente e de uma criança, uma mente infantil tendo relações sexuais com homens adultos, crianças vendo adultos tendo relações, se isso não for alusão aquela palavrinha (ainda proibida) que começa com P e terminada com filia, eu não sei mais o que é.

    • @bilheterama
      @bilheterama  6 місяців тому +9

      O filme deixa claro que não é isso que você comentou

    • @pauloroger7835
      @pauloroger7835 6 місяців тому +2

      ​@@bilheteramapq não é uma criança tendo relações?

    • @DanielaGonzalez-sc5nv
      @DanielaGonzalez-sc5nv 6 місяців тому +1

      😅😅😅😅adriano você entendeu o filme? Pobre criatura no caso aqui é 😅😅

    • @AdrianoEustaquiodasilva
      @AdrianoEustaquiodasilva 6 місяців тому +9

      @@DanielaGonzalez-sc5nv O que eu vi foi uma mente infantil tendo relações com pessoas adultas, e isso abre margens para várias interpretações principalmente se tratando de um filme questionador.

    • @pauloroger7835
      @pauloroger7835 6 місяців тому +1

      @@DanielaGonzalez-sc5nv explica aí pra gente pf

  • @sayurisgabriela
    @sayurisgabriela 19 днів тому

    O filme não se aprofunda nas questões do socialismo porque essa é apenas uma das coisas que Bella conhece no decorrer da sua jornada... o filme , para mim, é um romance de formação (gênero fundado por Goethe, que inclusive é citado no filme!). No romance de formação, o protagonista (um homem, o primeiro foi o Wilhelm Meister) sai de casa para conhecer o mundo, vê seus encantos e mazelas, para retornar no final devidamente "formado" - e, no caso, assumir seu papel na família aristocrata ou burguesa à qual faz parte, que é exatamente o que Bella faz no final. Como a pessoa que herda a carreira e os bens do pai, Bella dá início à nova geração da família Baxter.

    • @sayurisgabriela
      @sayurisgabriela 19 днів тому

      Penso que o gênero de Bella em nenhum momento é revelado, ela é tratada como mulher apenas porque sua vida teve início no corpo que era de sua mãe. Godwin se afeiçoou a ela e, como um eunuco, nunca a sexualizou nem a criou como uma menina - até porque, ele mesmo foi socializado como um ser sem gênero definido, além de ter sofrido horrores nas mãos do pai. Bella se desenvolve sendo tão somente uma pessoa, que quer descobrir o mundo e que estranha o tratamento que recebe por habitar um corpo feminino. Inclusive, o próprio figurino mescla peças tipicamente atribuídas ao gênero feminino e peças infantis ou masculinas.

  • @gab_m_mad
    @gab_m_mad 5 місяців тому +2

    Eu amei esse filme, toda a estranheza me prendeu do início ao fim!

  • @EmersonRodriguesMonteiro
    @EmersonRodriguesMonteiro 3 місяці тому +1

    No final ela ficou com a mulher que é carinho e compreensão, o amor e dedicação do doutor e tornou-se o novo God

  • @ferhebeler847
    @ferhebeler847 7 місяців тому +4

    Adorei a análise. Pobres Criaturas é um filme sensacional 😊

  • @engenheira.humana
    @engenheira.humana 6 місяців тому +2

    E qual a opinião de vocês sobre o bebê que estava na barriga no início e que a mãe chamou de monstro? Qual a simbologia por trás dela renascer em corpo na mente do seu próprio monstro criado recém gestado?

    • @LiaGamer
      @LiaGamer 5 місяців тому +1

      Praticamente a Victória morreu no momento em que o cérebro foi removido. O corpo é só a casca né, praticamente somos o nosso cérebro e o corpo é o instrumento.

    • @sayurisgabriela
      @sayurisgabriela 19 днів тому

      O bebê-monstro foi uma criação da Victoria (supostamente, visto que não sabemos se ela se matou porque achava mesmo o bebê um monstro, ou porque não queria ter um bebê naquela casa)... O bebê em si era tão somente um feto. Ao ter seu cérebro implantado no corpo da mãe, o corpo se integra ao cérebro do bebê produzindo algo que não é nem bebê-monstro, nem Victoria... É um novo ser que vai se tornando Bella a partir do significado que God atribui à sua existência.

  • @O.shungita
    @O.shungita 6 місяців тому +1

    Achei que lembra um pouco a historia da princesa "Kaguia"

  • @LucianaRamos-cc3xi
    @LucianaRamos-cc3xi 6 місяців тому +3

    Gostei ds análise. Obrigada.

  • @yasminute
    @yasminute 7 місяців тому +17

    puts eu achei mto dificil ver esse filme, achei grotesco e cheio de gatilhos.....

    • @higor8836
      @higor8836 6 місяців тому +6

      Achei chato as cenas de sexo forçadas d+ Aida mais as do bordel😢

  • @amtnda
    @amtnda 7 місяців тому +4

    muito boa sua análise!

  • @brunomartins1370
    @brunomartins1370 7 місяців тому

    Dirigido por Yorgos Lanthimos (de "A Favorita") e baseado na obra publicada em 1992 por Alasdair Gray, não sei dizer se o filme seguiu a mesma linha que o livro, mas o roteiro de Tony McNamara conseguiu desenvolver muitas coisas. "Pobres Criaturas" não é uma história sobre liberdade e descobertas, mas sobre amadurecimento. É uma brincadeira com o ser humano que nos faz rir de nós mesmos enquanto pensamos que nunca tivemos atitudes parecidas.
    O filme merece toda essa notoriedade por conseguir desenvolver algo único, não apenas por sua excentricidade, mas também pela originalidade na forma que expressa suas ideias. Sabemos dessa nova "Era do surrealismo" no cinema, e vemos que "Mãe!" de Darren Aronofsky realmente veio para abrir mentes (ou lembrá-las dessas possibilidades) e não apenas nos gêneros suspense/terror. A questão é que aqui não vemos o surrealismo, que já se encontra fadado à monotonia depois de tantos exemplares, mas algo que nos faz até ficar sem saber como definir o seu gênero, se "fantasia", "ficção científica" ou ambas as coisas, independente de sua forma de expressão.
    Fica claro que tudo tem o porquê de estar ali e como as técnicas de fotografia também são utilizadas de forma rica e criativa (e não vou nem comentar sobre o design de produção e figuro). Lanthimos conta uma história que transita entre o preto e branco e o colorido saturado, para depois voltar às cores frias da fase adulta, colocando sua personagem central nesse desenvolvimento que explica muito sobre como ela enxerga o mundo (ou aquilo que se encontra ao seu redor).
    A figura feminina é utilizada como experimento "trifásico", em que a infância, adolescência e fase adulta estejam num mesmo corpo que acabou de receber uma descarga elétrica e saiu para desbravar o mundo. O resultado disso é o que vemos em tela. E sim, Emma Stone está totalmente entregue a proposta. Não só ela, como todo o elenco. Só acho desnecessário o nu frontal ser um dos critérios de atuação para chamar a atenção das premiações. Por esse motivo não torço para que ela ganhe dessa vez e isso continue se propagando como referência.
    É interessante e muito criativo, mesmo que haja tanta insistência apenas em descobertas sexuais em boa parte de sua duração. O filme beira o soft porn (beira? Bom...não vejam esse filme em família se isso os constranger) e um lado ninfômana, como se houvesse apenas isso a ser mostrado em sua intensidade de questionamentos que afloram em seu corpo. Cenas de nudez e sexo explícito que não estão ali para instigar excitação no espectador, claro (que é o que um filme pornô faz). Aqui, as intenções são bem claras e por incrível que pareça, podem soar até "puritanas". Diferente do recente "Saltburn", que escancara a mesma coisa só que de outras formas, a crítica ao próprio ser humano se mantém. E isso é evidenciado de uma forma certeira, dentro de um equilíbrio que estaria entre o apelativo e a mensagem que carrega.
    Mesmo que seja um filme que depois de um tempo seja esquecido, com certeza ele não é algo que poderia passar despercebido. Ele causa no espectador justamente aquilo que desenvolve em sua história: amadurecimento.
    ____________________________
    ★★★ (Muito bom | Nota: 7/10)

  • @jorgeh.c7348
    @jorgeh.c7348 2 місяці тому

    Tentei assistir por 2 vezes mais não consegui

  • @cesaroescriba7596
    @cesaroescriba7596 5 місяців тому +4

    Uma questão fundamental que não pode ser ignorada na história. O cérebro da criança que foi transplantado na bella era de um menino ou menina? Isso determina todo o desenrolar da história.

    • @lorenamoraes169
      @lorenamoraes169 22 дні тому +1

      @@cesaroescriba7596 também pensei isso, acredito que era de uma menina, se não não faria sentido.

    • @cesaroescriba7596
      @cesaroescriba7596 22 дні тому

      @@lorenamoraes169 Isso fica subentendido na história.

    • @sayurisgabriela
      @sayurisgabriela 19 днів тому

      Por que você acha que determina? Pode desenvolver mais seu pensamento?

  • @MartaEunice
    @MartaEunice 4 місяці тому

    Amei sua análise e o filme é uma obra de arte

  • @brunayasminnogueirabarbosa7904
    @brunayasminnogueirabarbosa7904 6 місяців тому +2

    Melhor análise !

  • @catarinapaulo5749
    @catarinapaulo5749 3 місяці тому

    Achei o filme louco, e a tua ezplicação e pensamentos muito bom também!

  • @danielarollo1
    @danielarollo1 6 місяців тому +2

    Amei a explicação ❤

  • @erlissonoliveira5732
    @erlissonoliveira5732 6 місяців тому

    essa sua visão do final foi muito aleatória, principalmente a parte que dar a entender que bela transferiria o cérebro do God pra o “ex marido”, o marido morreu antes e o god morreu depois. pra mim não fez sentido

  • @m.b.b9035
    @m.b.b9035 6 місяців тому

    Claramente ele se baseou no universo Bioshock principalmente o último

  • @chiarodriguez.lab.casacame5995
    @chiarodriguez.lab.casacame5995 6 місяців тому +2

    Adorei

  • @anavirginiaqueiroz8031
    @anavirginiaqueiroz8031 6 місяців тому +1

    Lilith…

  • @jeanmarcoszanatta
    @jeanmarcoszanatta 6 місяців тому +1

    eu amei demais! ❤

  • @lucianafernandes1519
    @lucianafernandes1519 3 місяці тому

    Perfeita analise. Adorei o filme!

  • @anacarolinamacedodemattos9860
    @anacarolinamacedodemattos9860 7 місяців тому +1

    Amei a explicação!!

  • @cesarpassos4948
    @cesarpassos4948 4 місяці тому

    Pq a vitoria se Mtou?

  • @willeflausino4014
    @willeflausino4014 4 місяці тому

    Que análise!!!

  • @gilbertocaldas4784
    @gilbertocaldas4784 7 місяців тому +4

    11:00 maçonaria?

  • @davilopes8130
    @davilopes8130 7 місяців тому +2

    ótimo vídeo! parabéns pelo trabalho 😊