Zerei fazem exatos 40 minutos com 105h de jogo, e ainda estou naquela melancolia pós game que sempre dá depois de todos os jogos da Atlus. Eles acertaram em cheio nesse jogo, e por mais que possua suas semelhanças com SMT e Persona, conseguiram dar um ar original para essa nova IP. Outra coisa: não achei que aconteceria, mas até que gostei de não ter opções românticas, mas sim um romance canônico para o protagonista (apesar deles não darem foco extremo nisso como um Final Fantasy VIII ou X). Cara... Esse jogo é perfeito.
@@yurifarias3598 Mas acho que é isso mesmo. Tem aquele lance do aperto de mão dos Mustari que, para eles, é quase como se fosse um beijo para as outras raças, e também tem aquela parte que a Eupha dá a concha pro protagonista antes da batalha final, concha essa que normalmente as mulheres Mustaris dão para seus maridos quando eles vão para o mar como um amuleto de proteção. O jogo deixou bem explícito que ela é o romance canônico do protagonista.
@@felixcomf eu terminei com 93h fazendo tudo que eu encontrei pra fazer, então a média é essa mesmo, mas pode por 3hrs dessas 93h só da minha luta contra o devorador de estrelas pqp KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK devo ter jogado 60 turnos de batalha, quando você chegar lá, LEMBRE-SE DAS MINHAS PALAVRAS TENHA MAGIAS DE ONIPOTÊNCIA
Eu terminei o jogo ontem, mas infelizmente, para mim, ele não é essa evolução toda em relação ao Persona 5, como muita gente está falando. Eu ainda prefiro o combate do Persona 5, ele é mais dinâmico que o combate do Metaphor, embora o combate do Metaphor dê mais variedade e necessite de um planejamento ANTES da batalha, mas o fato de você poder ficar passando o turno entre os personagens da sua party fez com que eu me divertisse mais com o Persona 5. Outra coisa que, para mim, foi um retrocesso, foram os social links. O fato de não ter voz durante 90% das quests dificultou um pouco na minha ligação com os personagens, uma coisa é você ficar 10-15 minutos ouvindo um personagem falar, outra coisa é passar esse mesmo tempo apenas lendo. Também senti falta de interação entre a party durante o combate, no Persona 5 você poderia convidar seus amigos para fazer atividades juntos, que renderia interações novas durante o combate e buffs, além das habilidades e passivas liberadas enquanto você aumentava a amizade serem melhores no Persona. Lembro que liberei uma passiva onde a Hulkenberg tinha uma chance de me proteger de um ataque durante o combate, em 85h de jogo, isso aconteceu 3 vezes. Em questões narrativas, vai de pessoa em pessoa, eu gostei muito da história e dos personagens de Metaphor, mas teve um momento, mais ou menos na metade do jogo, que eu me senti um idiota com um dos plot twists mais imbecis que eu já vi em um jogo. Ainda acho que as qualidades do jogo superam e muito os defeitos, mas, para mim, ainda decepcionou um pouco. Falei para um amigo que é como se a From Software lançasse um jogo do nível do Dark Souls 3 depois de Elden Ring. DS3 é um dos melhores jogos dos últimos 10 anos, mas ainda está um degrau abaixo do Elden Ring. Assim como Metaphor ReFantazio tem tudo para terminar como um dos melhores jogos dessa década, mas, para mim, está um degrau abaixo do Persona 5 Royal. Coloquei o "para mim" diversas vezes para deixar bem claro que é apenas a minha opinião.
Concordo, Metaphor é a melhor narrativa da Atlus e refina a formula de RPG's delas, mas em combate, P5R ainda é o melhor. P5 foi uma aula de fluidez e dinamismo que a Atlus deu pro nicho.
Estou com 11 horas de jogo. Acabei de derrotar esse chefe Casca de Ovo do vídeo kkkkk A Atlus surpreende muito. Esse RPG está sendo incrível pra mim, por enquanto. Eu zerei o Unicorn Overlord no começo do ano e foi meu jogo do ano até então. Talvez Metaphor ultrapasse. Veremos!
Joguei a demo...fazia anos que não sentia esse prazer em jogar jrpg. Jogo excelente!! Sou da epoca do ffvii no ffvii. Pena que está caríssimo. Mas vou jogar cedo ou tarde!! Coisas que só os japoneses conseguem fazer..
a melhor melhoria para mim neste novo jogo foi o seguidores(social links), que não tem mais aquele medidor invisível, você passa o dia com a pessoa e upa, simples. O combate tambem deram uma refinada, mas o jogo é maravilhoso, a historia como sempre a atlus acerta.
já joguei 10h por enquanto o unico defeito que achei foi as transformações que nos outros jogos como persona que tinha muitos personas legais, e no shin megami tensei também tem criaturas muito legais, já aqui parece que ficou nerfado essa mecanica neste quisito de ter uma enorme variedade de monstros para usar ou personas, os arquetipos tem um designer muito padronizado e uma variedade que aparenta ser bem menor usando a imagem do Homem Vitruviano de base, mas vai que tem outra pagina de arquetipos e to falando asneira, vai saber, por enquanto estou duvidando.
Tem que lembrar que os personas estão todos nas suas versões definitivas, eu tenho certeza que Metaphor terá dlc com várias adições, principalmente se ganhar o Goty.
Zerei esse jogo na segunda, achei maravilhoso! Simplesmente perfeito, o jogo me ganhou por completo naquela virada a lá SMT IV que a gente descobre na tribo lá dos três olhos, e pra mim, ele tomou o espaço que Persona 4 tinha como o melhor jogo de todos. Se eu tivesse que colocar um defeito nesse jogo seria somente no new game +, por esperar seguir com o personagem com os status/atributos do meu personagem na run anterior, igual é nos personas, porém... Isso é somente eu tentando achar erros em algo que já considero perfeito.
Eu estou com 15 horas de jogo ainda, bem no começo. Já estou amando, pois o jogo é tipo um Persona, mas em um universo próprio. Eu achei o jogo fácil, mas eu já esperava isso, visto que em Persona 5 eles também facilitaram para agradar novas audiências, diferente do que eles faziam no começo, nos anos 90. Metaphor é um jogo com dificuldade justa, sem a mais, sem a menos, muito diferente de Monster Hunter World, que também é um JRPG, mas é um triple A bem mais difícil de jogar. Metaphor segue mais a linha de ser um jogo leve de se jogar um RPG, e bastante desenvolvido na narrativa, que é bastante comum para os altos padrões da Atlus, e a narrativa de Persona 5, por exemplo, já era muito interessante. Embora não seja a maior empresa de JRPGs, a Atlus pra mim é a melhor. Tive que colocar o personagem principal de healer, e a Hulkenberg com o arquétipo que tem o melhor ataque físico. O mago ficou com o Shtrol. Não quero contar spoilers, mas eu parei na parte de caçar um sequestrador de crianças, e no meio da viagem de uma cidade para outra, teve uma luta e cena muito boa.
poxa pior que ant ontem eu dropei metaphor com 21h de jogo, ele não me pego não, prefiro persona é bem completo ao meu ver, senti que metaphor é uma receita de bolo que eles podiam ter deixado no forno pra assar mais um pouquinho, eu gostei bastante dos personagens, mas a linhas de dialogo não curti, entre outras coisas, é questão de gosto,no caso pra min não chega nem perto de um persona da vida, mas vai ter gente que vai amar esse jogo com todas as forças, e vai me chingar aqui nos comentarios. Kkkk
Eu peguei depois do Natal a demo pra jogar e gostei mt comprei e to com 15h agrs, eu to jogando na dificuldade dificil que fica mt melhor o combate eu acho causa da dificuldade, da uma segunda chance pode ser bom mas entendo sua opniao3
@Bc_Knight opa, que bom que gostou do jogo, eu queria ter gostado o problema pra min nem foi a jogabilidade, aparada que me fez parar foi a historia e o mundo do jogo que achei cru diferente de persona, mas quem sabe eu daqui uns 2 anos eu tente jogar de novo e goste, é pq agora to com persona fresco na cabeça e acabo comparando os dois, mas não to dizendo que metaphor é ruim só não me pego agora, que bom que vc gostou do jogo, o negocio é jogar sem olho critico, apenas focando em se diverti, e os personagens são carismatico, menos o protagonista com aparencia generica.
Acho que mais que game Play que são excelente, mas Baldur´s Gate 3, Like a Dragon e jogos da Atlus em geral, esses todos tem uma história muito boa. Para mim isso é o que tem contado mais ultimamente.
Baldurs com certeza é a definição de RPG com o tanto de liberdade que você tem em questão de Lore e combate e agora com a chegada dos Mods fica difícil de ganhar em conteúdo Mas gosto tbm de jogos que tem uma narrativa mais fechada, nem sempre minhas escolhas me levam para uma aventura tão boa quanto a de refantazio kkkkk Mas definitivamente Baldeus é um dos clássicos modernos
Verdade , este jogo me fez voltar no tempo dos primeiros games da série com muito ar de evolução da série. Jogos como este e o que menciona o vídeo mostra que games atuais com pegada tradicional e com ares de novidades dá certo , sem mesclar com outros gêneros como vimos nestes últimos anos . Porque quem quer jogo de ação joga game de ação. RPG é RPG , sem necessariamente mesclas de gêneros .❤
baldus gate 3 segue outra vertente do rpg, o rpg japones é bem mais linear, mas rpgs ocidentais como o dragon agé é de se esperar que seja tão complexo quanto baldus gate 3, porem a preguiça das empresas não deve deixar, já o rpg japones já é algo simples mesmo, porem a atlus sabe fazer esses jogos ficarem interessantes, mesmo sendo mais lineares que rpgs ocidentais, a historia dos seus jogos são fantasticas, persona 3,4 e 5 nem se fala.
a única coisa q eu não tô gostando em Metaphor é a qualidade gráfica, é bem ultrapassado, tomara q o Persona 6 não seja assim. Porém o Metaphor consegue compensar isso na parte artística do jogo, os cenários, personagens, inimigos, tudo isso é muito lindo.
A engine dos caras é EXTREMAMENTE datada. Os caras fizeram o absurdo de lançar um jogo com texturas porcas e RETIRAR o anti-aliasing. Eu nunca vi isso na minha vida bicho kkkkkk. A galera do PC foi a que mais reclamou óbvio, por isso nessa última att eles introduziram o recurso no game. Mas ainda não chegou nos consoles.
O jogo foi feito por um grupo que fazia persona em um novo estúdio e ficou oito anos sendo feito, acredito que esse jogo tem um orçamento mais baixo e que os integrantes tiveram que dividir a atenção com outros projetos deixando o jogo “cozinhando em fogo baixo”, por isso que ele tem alguns aspectos de jogo de ps3, não reclamo pois estou de saco cheio de jogo ultra-realista e um pouco nostálgico com jogos dessa era.
@@darlanqueirozdeoliveira1813 não acho q esse jogo teve um orçamento baixo, como não foi revelado não posso afirmar nada, mas eu acredito que deve ter sido um dos maiores projetos na Atlus. O problema é que eles fizeram o jogo na própria Engine, que é ultrapassada, enquanto isso o Persona 3 Reload foi feito na Unreal Engine, por isso o P3R é mais bonito na qualidade das texturas.
minha impressão é que os games sofrem muito com diretorias que pensam muito em retorno financeiro e prazo, claro que são importantes, mas podem impactar negativamente na criatividade e no fator diversão, por assim dizer. acho que a atlus conseguiu um bom equilíbrio. a larian também, fez um jogo impressionante sem perder de vista a visão do game que queriam fazer. só minha opinião. melhoras aí gusta, sua voz parece meio zuada
estúdios de vídeo game de capital aberto quem dita a maioria das escolhas são os acionistas, eles só querem dinheiro e os jogos estão ficando mais genéricos pois estão cada vez mais caro tendo que mitigar os riscos, quem está sabendo lidar com tudo isso é a Nintendo pois ela fala e garante que é eles que sabem fazer vídeo game não os acionistas e não vão na moda de nft, ia, triple aaa e game de serviço.
achei o personagem principal o mais genérico, com motivação mais fraca e pouco explicada no inicio (ja tenho mais 3 na party e todos tem background bem explicado).
Esse jogo não fede nem cheira, não chega nem aos pé de um BG3, história linear, tuas escolha é so um perfume com cheiro de bosta, não muda em nada na história, graficos de ps2, inovação 0, ta doido rapa, depois que alguém joga BG3, como vai conseguir jogar um bagulho zuado desse?
pra mim seria bem melhor see todos os textos tivessem impacto real nas escolhas como é Bg3.. Mas no metaphor é so perfumaria.. Isso me chateou um pouco
Rapaz... é foda quando um monte de tiete se reúne em volta de um jogo pra superestimar ele. Metaphor de fato é o "RPG" mais ambicioso da Atlus, mas como disse, dá Atlus. O game é cheio de defeitos e levando em consideração ao que ele faz de melhor - narrativa - nada que ele faz chega aos pés de BG3. Esse sim é a epítome de excelência dos RPG's, sem aspas dessa vez, pq aqui vc de fato consegue interpretar, além de que, suas opiniões e decisões afetam o mundo MESMO. Diferente dos jogos da Atlus que só dão uma sensação ilusória de escolha com pouquíssima ou nenhum impacto no mundo. Metaphor não inaugurou nada novo na indústria dos RPG's, em narrativa já existiam coisas tão ambiciosas e envolventes quanto, inclusive sobre eixos político-sociais. Ter uma hud de menus muito bonita não é o que determina o quanto o game vai influenciar o mercado. BG3 foi tão acima da industriária como um tudo, que logo quando lançou já falaram pros consumidores não esperarem coisas desse nível pq estávamos vendo uma exceção. Eu não espero ver um RPG como BG3 em menos de uma década, mas certamente todo o nicho do RPG viu o que esse jogo fez pelo menos vai usar ele de direcionamento. Eu só espero que a Square esteja vendo tudo isso e decida parar de fazer todo FF ser obrigatoriamente um Hack and Slash.
Menor ideia, eu chutaria que só quando o P3R sair que acho vai ser lá pra fevereiro, e ainda tem chance to Shin Megami Tensei V Vengence chegar antes dele, é foda pq não jogar esse jogo é uma tortura
@@maquinlol9673 Nem me fale, já até sonhei com ele kkkkk, espero que venha ele ou o SMT, to muito ansioso pra jogar ambos. Aliás eu terminei o Persona 4 esses dias e pqp, que experiência maravilhosa, sério
@@maquinlol9673 Adorei a história, as mensagens que o jogo passa, os personagens (Naoto perfeição em pessoa), mas o 3 sempre será meu favorito, oq esse jogo fez comigo e com a minha vida não ta escrito, levarei os dois no coração sempre
A única coisa que eu vi foi muito fã emocionado, esse jogo não tem nada de inovador e parece um jogo que poderia ter saído pra ps3 junto de Catherine, e ainda insistem em chamar isso de fantasia medieval...
@@Gabriel766 Inovador acho que não é mesmo não. Inovador é BG3.. mas ele faz muito bem a narrativa de personagens, a aforma como cconta história, o design artístico. Aliás, diria que eos menus e o conceito de menus é inovador sim. É um jogo que teem um menu belíssimo e intuitivo, e dá muito trabalho pra fazer algo assim. Ele tem algumas nuances que são geniais sim.. Mas concordo que rola muito fã de persona emocionado.. Pra mim o que mais pesou contra o jogo, é ser extremamente linear.. As nossas reespostas meio que dão tudo na mesma, o jogo segura sua mão e te força por um caminho.
Ápice não é ne ? Ápice eé Baldurs Gaate 3, aquilo sim é a encarnação total e final de um rpg. Metaphor é um excelente jogo e já serei sábado, porém tem alguns defeitos.. O principal dele é ser linear 90% do tempo. 90% das respostas não impacta em nada a hiistória final, e isso que é a real essência de um rpg.. ROLE PLAYING GAME. Interpretar personagens, ok ? No metaphor tudo já é scripitado.. não é como bg3 quee tem milhares de linhas e finais.. Os finais ruins do metaphor são pobrees, apenas script e são tão ruins q nem valem a pena.. Metaphor tbm peca na parte final q se torna extremamente repeetitivo e vc começa a torcere pra zerar logo..
Eu comprei e estou jogando mas sendo sincero não me conectei com o jogo. O protagonista não gostei dele. Meu filho de 7 anos perguntou para mim se era homem ou mulher. Se nem o gênero do protagonista é claro. Então na minha opinião o Persona 5 é melhor. Não que seja ruim. Mas também não é tudo isso não que a mídia quer passar.
Por mais que eu fique contente com o sucesso, espero que Metaphor nao seja o futuro. Pra mim a melhor definição de RPG por turno é Dragon Quest. Metaphor tem muitas características de anime que não me pegam.
Falando de forma hipotética, se esse jogo for uma espécie de futuro dos rpg, minha vida com rpg acabou....kkkkkkkk, pq olha, que jogo bosta, toda essa franquia da atlus é uma bosta, pelo amor de deus, não consigo jogar isso, já tentei e não vai.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Oi, meu povo! Segue algumas infos caso queiram apoiar o meu trabalho
Zerei fazem exatos 40 minutos com 105h de jogo, e ainda estou naquela melancolia pós game que sempre dá depois de todos os jogos da Atlus. Eles acertaram em cheio nesse jogo, e por mais que possua suas semelhanças com SMT e Persona, conseguiram dar um ar original para essa nova IP. Outra coisa: não achei que aconteceria, mas até que gostei de não ter opções românticas, mas sim um romance canônico para o protagonista (apesar deles não darem foco extremo nisso como um Final Fantasy VIII ou X). Cara... Esse jogo é perfeito.
Se tivesse um romance canônico eu tenho quase certeza que seria a Eupha eles deram muito sinais
@@yurifarias3598 Mas acho que é isso mesmo. Tem aquele lance do aperto de mão dos Mustari que, para eles, é quase como se fosse um beijo para as outras raças, e também tem aquela parte que a Eupha dá a concha pro protagonista antes da batalha final, concha essa que normalmente as mulheres Mustaris dão para seus maridos quando eles vão para o mar como um amuleto de proteção. O jogo deixou bem explícito que ela é o romance canônico do protagonista.
105?? Caralho, to com 43h na steam, e achei q já tava na metade do game
@@felixcomf eu terminei com 93h fazendo tudo que eu encontrei pra fazer, então a média é essa mesmo, mas pode por 3hrs dessas 93h só da minha luta contra o devorador de estrelas pqp KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK devo ter jogado 60 turnos de batalha, quando você chegar lá, LEMBRE-SE DAS MINHAS PALAVRAS TENHA MAGIAS DE ONIPOTÊNCIA
@@felixcomfBem normal é um RPG
Já é um dos melhores de todos os tempos, 10 ou 20 anos pra frente continuará sendo uma obra de arte.
Eu terminei o jogo ontem, mas infelizmente, para mim, ele não é essa evolução toda em relação ao Persona 5, como muita gente está falando. Eu ainda prefiro o combate do Persona 5, ele é mais dinâmico que o combate do Metaphor, embora o combate do Metaphor dê mais variedade e necessite de um planejamento ANTES da batalha, mas o fato de você poder ficar passando o turno entre os personagens da sua party fez com que eu me divertisse mais com o Persona 5.
Outra coisa que, para mim, foi um retrocesso, foram os social links. O fato de não ter voz durante 90% das quests dificultou um pouco na minha ligação com os personagens, uma coisa é você ficar 10-15 minutos ouvindo um personagem falar, outra coisa é passar esse mesmo tempo apenas lendo.
Também senti falta de interação entre a party durante o combate, no Persona 5 você poderia convidar seus amigos para fazer atividades juntos, que renderia interações novas durante o combate e buffs, além das habilidades e passivas liberadas enquanto você aumentava a amizade serem melhores no Persona. Lembro que liberei uma passiva onde a Hulkenberg tinha uma chance de me proteger de um ataque durante o combate, em 85h de jogo, isso aconteceu 3 vezes.
Em questões narrativas, vai de pessoa em pessoa, eu gostei muito da história e dos personagens de Metaphor, mas teve um momento, mais ou menos na metade do jogo, que eu me senti um idiota com um dos plot twists mais imbecis que eu já vi em um jogo.
Ainda acho que as qualidades do jogo superam e muito os defeitos, mas, para mim, ainda decepcionou um pouco. Falei para um amigo que é como se a From Software lançasse um jogo do nível do Dark Souls 3 depois de Elden Ring. DS3 é um dos melhores jogos dos últimos 10 anos, mas ainda está um degrau abaixo do Elden Ring. Assim como Metaphor ReFantazio tem tudo para terminar como um dos melhores jogos dessa década, mas, para mim, está um degrau abaixo do Persona 5 Royal.
Coloquei o "para mim" diversas vezes para deixar bem claro que é apenas a minha opinião.
Concordo, Metaphor é a melhor narrativa da Atlus e refina a formula de RPG's delas, mas em combate, P5R ainda é o melhor. P5 foi uma aula de fluidez e dinamismo que a Atlus deu pro nicho.
Cara, eu ainda prefiro Final Fantasy VII Rebirth. Acho o pacing do Metaphor muito maçante, muitas vezes parece um visual novel
@@JRPGJapanese Isso é comum nos jogos da Atlus
Prefiro persona 3 reload, ate o persona 5 tb achei melhor, esse fantasio n consegui nem zerar, dropei antes.
Estou com 11 horas de jogo. Acabei de derrotar esse chefe Casca de Ovo do vídeo kkkkk
A Atlus surpreende muito. Esse RPG está sendo incrível pra mim, por enquanto. Eu zerei o Unicorn Overlord no começo do ano e foi meu jogo do ano até então. Talvez Metaphor ultrapasse. Veremos!
Falando em RPG tu vai falar de Clair obscur : expedition33 ? Tô bem hypado pra esse tá prometendo demais
Joguei a demo...fazia anos que não sentia esse prazer em jogar jrpg. Jogo excelente!! Sou da epoca do ffvii no ffvii. Pena que está caríssimo. Mas vou jogar cedo ou tarde!! Coisas que só os japoneses conseguem fazer..
Jogão demais, Gusta ta bem? Ta com uma voz mais desanimado nesse video haha
Personeiros e megatenseiros assembled!
a melhor melhoria para mim neste novo jogo foi o seguidores(social links), que não tem mais aquele medidor invisível, você passa o dia com a pessoa e upa, simples. O combate tambem deram uma refinada, mas o jogo é maravilhoso, a historia como sempre a atlus acerta.
já joguei 10h por enquanto o unico defeito que achei foi as transformações que nos outros jogos como persona que tinha muitos personas legais, e no shin megami tensei também tem criaturas muito legais, já aqui parece que ficou nerfado essa mecanica neste quisito de ter uma enorme variedade de monstros para usar ou personas, os arquetipos tem um designer muito padronizado e uma variedade que aparenta ser bem menor usando a imagem do Homem Vitruviano de base, mas vai que tem outra pagina de arquetipos e to falando asneira, vai saber, por enquanto estou duvidando.
Tem que lembrar que os personas estão todos nas suas versões definitivas, eu tenho certeza que Metaphor terá dlc com várias adições, principalmente se ganhar o Goty.
Jogão, acabei de passar o prólogo
Estou intercalando entre ele e o SH2 Remake
Zerei esse jogo na segunda, achei maravilhoso! Simplesmente perfeito, o jogo me ganhou por completo naquela virada a lá SMT IV que a gente descobre na tribo lá dos três olhos, e pra mim, ele tomou o espaço que Persona 4 tinha como o melhor jogo de todos. Se eu tivesse que colocar um defeito nesse jogo seria somente no new game +, por esperar seguir com o personagem com os status/atributos do meu personagem na run anterior, igual é nos personas, porém... Isso é somente eu tentando achar erros em algo que já considero perfeito.
Eu estou com 15 horas de jogo ainda, bem no começo.
Já estou amando, pois o jogo é tipo um Persona, mas em um universo próprio.
Eu achei o jogo fácil, mas eu já esperava isso, visto que em Persona 5 eles também facilitaram para agradar novas audiências, diferente do que eles faziam no começo, nos anos 90.
Metaphor é um jogo com dificuldade justa, sem a mais, sem a menos, muito diferente de Monster Hunter World, que também é um JRPG, mas é um triple A bem mais difícil de jogar.
Metaphor segue mais a linha de ser um jogo leve de se jogar um RPG, e bastante desenvolvido na narrativa, que é bastante comum para os altos padrões da Atlus, e a narrativa de Persona 5, por exemplo, já era muito interessante.
Embora não seja a maior empresa de JRPGs, a Atlus pra mim é a melhor.
Tive que colocar o personagem principal de healer, e a Hulkenberg com o arquétipo que tem o melhor ataque físico.
O mago ficou com o Shtrol.
Não quero contar spoilers, mas eu parei na parte de caçar um sequestrador de crianças, e no meio da viagem de uma cidade para outra, teve uma luta e cena muito boa.
poxa pior que ant ontem eu dropei metaphor com 21h de jogo, ele não me pego não, prefiro persona é bem completo ao meu ver, senti que metaphor é uma receita de bolo que eles podiam ter deixado no forno pra assar mais um pouquinho, eu gostei bastante dos personagens, mas a linhas de dialogo não curti, entre outras coisas, é questão de gosto,no caso pra min não chega nem perto de um persona da vida, mas vai ter gente que vai amar esse jogo com todas as forças, e vai me chingar aqui nos comentarios. Kkkk
Eu peguei depois do Natal a demo pra jogar e gostei mt comprei e to com 15h agrs, eu to jogando na dificuldade dificil que fica mt melhor o combate eu acho causa da dificuldade, da uma segunda chance pode ser bom mas entendo sua opniao3
@Bc_Knight opa, que bom que gostou do jogo, eu queria ter gostado o problema pra min nem foi a jogabilidade, aparada que me fez parar foi a historia e o mundo do jogo que achei cru diferente de persona, mas quem sabe eu daqui uns 2 anos eu tente jogar de novo e goste, é pq agora to com persona fresco na cabeça e acabo comparando os dois, mas não to dizendo que metaphor é ruim só não me pego agora, que bom que vc gostou do jogo, o negocio é jogar sem olho critico, apenas focando em se diverti, e os personagens são carismatico, menos o protagonista com aparencia generica.
Acho que mais que game Play que são excelente, mas Baldur´s Gate 3, Like a Dragon e jogos da Atlus em geral, esses todos tem uma história muito boa. Para mim isso é o que tem contado mais ultimamente.
Ta doido comparar bg3 com essa porcaria de fantasio 🤣🤣🤣🤣
@@gilmargarcia3006 Realmente bg3 está em outro nivel kkkkkkk
mas não acho metaphor, persona e like a dragon ruim não
Eu n conhecia a série persona, joguei a demo do metaphor e amei o jogo. Tô jogando o P5 agora de tão boa foi minha experiência com a demo do metaphor
Este tá no top 1 da minha lista! Muito bom o video
"Nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"
eu diria q o futuro dos rpg é baldurs gate 3, a complexidade daquele jogo, com aquele mundo vasto é outro nivel
Desde que baldurs gate 3 sairam todos estúdios falaram o seguinte "Não espere que isso seja o novo nível, isso é algo fora da curva" então mt difícil
Baldurs com certeza é a definição de RPG com o tanto de liberdade que você tem em questão de Lore e combate e agora com a chegada dos Mods fica difícil de ganhar em conteúdo
Mas gosto tbm de jogos que tem uma narrativa mais fechada, nem sempre minhas escolhas me levam para uma aventura tão boa quanto a de refantazio kkkkk
Mas definitivamente Baldeus é um dos clássicos modernos
baldurs gate 3 é o futuro dos crpg, metaphor é o futuro dos jrpg
Verdade , este jogo me fez voltar no tempo dos primeiros games da série com muito ar de evolução da série. Jogos como este e o que menciona o vídeo mostra que games atuais com pegada tradicional e com ares de novidades dá certo , sem mesclar com outros gêneros como vimos nestes últimos anos . Porque quem quer jogo de ação joga game de ação. RPG é RPG , sem necessariamente mesclas de gêneros .❤
baldus gate 3 segue outra vertente do rpg, o rpg japones é bem mais linear, mas rpgs ocidentais como o dragon agé é de se esperar que seja tão complexo quanto baldus gate 3, porem a preguiça das empresas não deve deixar, já o rpg japones já é algo simples mesmo, porem a atlus sabe fazer esses jogos ficarem interessantes, mesmo sendo mais lineares que rpgs ocidentais, a historia dos seus jogos são fantasticas, persona 3,4 e 5 nem se fala.
a única coisa q eu não tô gostando em Metaphor é a qualidade gráfica, é bem ultrapassado, tomara q o Persona 6 não seja assim. Porém o Metaphor consegue compensar isso na parte artística do jogo, os cenários, personagens, inimigos, tudo isso é muito lindo.
O que está me incomodando é a fonte das letras e os menus e hud... Muito poluído e a fonte achei bem feia
A engine dos caras é EXTREMAMENTE datada. Os caras fizeram o absurdo de lançar um jogo com texturas porcas e RETIRAR o anti-aliasing. Eu nunca vi isso na minha vida bicho kkkkkk. A galera do PC foi a que mais reclamou óbvio, por isso nessa última att eles introduziram o recurso no game. Mas ainda não chegou nos consoles.
@@Leon-apXut7 bizzaro isso aí, tomara q não cometam mais esse erro nos próximos jogos
O jogo foi feito por um grupo que fazia persona em um novo estúdio e ficou oito anos sendo feito, acredito que esse jogo tem um orçamento mais baixo e que os integrantes tiveram que dividir a atenção com outros projetos deixando o jogo “cozinhando em fogo baixo”, por isso que ele tem alguns aspectos de jogo de ps3, não reclamo pois estou de saco cheio de jogo ultra-realista e um pouco nostálgico com jogos dessa era.
@@darlanqueirozdeoliveira1813 não acho q esse jogo teve um orçamento baixo, como não foi revelado não posso afirmar nada, mas eu acredito que deve ter sido um dos maiores projetos na Atlus. O problema é que eles fizeram o jogo na própria Engine, que é ultrapassada, enquanto isso o Persona 3 Reload foi feito na Unreal Engine, por isso o P3R é mais bonito na qualidade das texturas.
Mais um vídeo ótimo do gusta
A unica coisa que nao curti nesse game foi a dificuldade de encher a mana
Pessoal, vocês tão jogando no difícil ou no normal?
dificil
coloquei no normal achando que seria dificil (primeiro rpg da atlus que jogo) e to achando bem facil, to com umas 10 horas de game
Coloca no dificil, fica muito melhor o combate confia em mim@@guilhermecorsialcantara7852
Nao consigo parar de jogar esse jogo....
Imagina quando vim persona 6
minha impressão é que os games sofrem muito com diretorias que pensam muito em retorno financeiro e prazo, claro que são importantes, mas podem impactar negativamente na criatividade e no fator diversão, por assim dizer. acho que a atlus conseguiu um bom equilíbrio. a larian também, fez um jogo impressionante sem perder de vista a visão do game que queriam fazer. só minha opinião.
melhoras aí gusta, sua voz parece meio zuada
estúdios de vídeo game de capital aberto quem dita a maioria das escolhas são os acionistas, eles só querem dinheiro e os jogos estão ficando mais genéricos pois estão cada vez mais caro tendo que mitigar os riscos, quem está sabendo lidar com tudo isso é a Nintendo pois ela fala e garante que é eles que sabem fazer vídeo game não os acionistas e não vão na moda de nft, ia, triple aaa e game de serviço.
Jogo Absurdo até agora, to na metade e to achando incrível.
so acho que prefiro o shinigami tensei , o sistema do calendario igual persona nao combina muito comigo .
achei o personagem principal o mais genérico, com motivação mais fraca e pouco explicada no inicio (ja tenho mais 3 na party e todos tem background bem explicado).
Esse jogo não fede nem cheira, não chega nem aos pé de um BG3, história linear, tuas escolha é so um perfume com cheiro de bosta, não muda em nada na história, graficos de ps2, inovação 0, ta doido rapa, depois que alguém joga BG3, como vai conseguir jogar um bagulho zuado desse?
A burrice do povo brasileiro não para de se destacar
Para mim seria bem melhor se todas os textos tivessem falas.
pra mim seria bem melhor see todos os textos tivessem impacto real nas escolhas como é Bg3.. Mas no metaphor é so perfumaria.. Isso me chateou um pouco
@@Diego_Curcinosonha.
Rapaz... é foda quando um monte de tiete se reúne em volta de um jogo pra superestimar ele. Metaphor de fato é o "RPG" mais ambicioso da Atlus, mas como disse, dá Atlus. O game é cheio de defeitos e levando em consideração ao que ele faz de melhor - narrativa - nada que ele faz chega aos pés de BG3. Esse sim é a epítome de excelência dos RPG's, sem aspas dessa vez, pq aqui vc de fato consegue interpretar, além de que, suas opiniões e decisões afetam o mundo MESMO. Diferente dos jogos da Atlus que só dão uma sensação ilusória de escolha com pouquíssima ou nenhum impacto no mundo.
Metaphor não inaugurou nada novo na indústria dos RPG's, em narrativa já existiam coisas tão ambiciosas e envolventes quanto, inclusive sobre eixos político-sociais. Ter uma hud de menus muito bonita não é o que determina o quanto o game vai influenciar o mercado. BG3 foi tão acima da industriária como um tudo, que logo quando lançou já falaram pros consumidores não esperarem coisas desse nível pq estávamos vendo uma exceção. Eu não espero ver um RPG como BG3 em menos de uma década, mas certamente todo o nicho do RPG viu o que esse jogo fez pelo menos vai usar ele de direcionamento.
Eu só espero que a Square esteja vendo tudo isso e decida parar de fazer todo FF ser obrigatoriamente um Hack and Slash.
Olá, alguém pode me responder qual plataforma é esse jogo, procurei na steam não encontrei, é exclusivo de algum console?
Alguém sabe se tem possibilidades de acabar chegando no gamepass? Quero muito jogar esse jogo, mas 300 reais é de fuder
Menor ideia, eu chutaria que só quando o P3R sair que acho vai ser lá pra fevereiro, e ainda tem chance to Shin Megami Tensei V Vengence chegar antes dele, é foda pq não jogar esse jogo é uma tortura
@@maquinlol9673 Nem me fale, já até sonhei com ele kkkkk, espero que venha ele ou o SMT, to muito ansioso pra jogar ambos.
Aliás eu terminei o Persona 4 esses dias e pqp, que experiência maravilhosa, sério
@@shinokagessPersona 4 é muito foda cara, eu zerei a versão de PS2 uma vez e a golden também, acho que só perde pra persona 3
@@maquinlol9673 Adorei a história, as mensagens que o jogo passa, os personagens (Naoto perfeição em pessoa), mas o 3 sempre será meu favorito, oq esse jogo fez comigo e com a minha vida não ta escrito, levarei os dois no coração sempre
Muito difícil, se fosse pra entrar teria sido day one, como P3R e P5T.
Talvez daqui alguns anos quando o preço comecar a cair, coloquem nos serviços.
Baldurs gate 3 é o melhor da geração
cool
A única coisa que eu vi foi muito fã emocionado, esse jogo não tem nada de inovador e parece um jogo que poderia ter saído pra ps3 junto de Catherine, e ainda insistem em chamar isso de fantasia medieval...
Jogou ?
@@WolfStarkxJoguei
@@Gabriel766 Inovador acho que não é mesmo não. Inovador é BG3.. mas ele faz muito bem a narrativa de personagens, a aforma como cconta história, o design artístico.
Aliás, diria que eos menus e o conceito de menus é inovador sim. É um jogo que teem um menu belíssimo e intuitivo, e dá muito trabalho pra fazer algo assim.
Ele tem algumas nuances que são geniais sim.. Mas concordo que rola muito fã de persona emocionado..
Pra mim o que mais pesou contra o jogo, é ser extremamente linear.. As nossas reespostas meio que dão tudo na mesma, o jogo segura sua mão e te força por um caminho.
Realmente não é inovador. Mas é um excelente jogo.
Kkkkk eu tb acho isso, ainda mais com essas textura de ps2 nas parede, o bagulho ta tudo em 200p, mais os fã ta doido tudo com o bagulho kkkkkkk
Ápice não é ne ? Ápice eé Baldurs Gaate 3, aquilo sim é a encarnação total e final de um rpg. Metaphor é um excelente jogo e já serei sábado, porém tem alguns defeitos.. O principal dele é ser linear 90% do tempo. 90% das respostas não impacta em nada a hiistória final, e isso que é a real essência de um rpg.. ROLE PLAYING GAME.
Interpretar personagens, ok ? No metaphor tudo já é scripitado.. não é como bg3 quee tem milhares de linhas e finais..
Os finais ruins do metaphor são pobrees, apenas script e são tão ruins q nem valem a pena..
Metaphor tbm peca na parte final q se torna extremamente repeetitivo e vc começa a torcere pra zerar logo..
Eu gosto muito dos seus vídeos! Você tem in-teresse -em uma p-ar-ceria pu-blicitária?
Eu comprei e estou jogando mas sendo sincero não me conectei com o jogo. O protagonista não gostei dele. Meu filho de 7 anos perguntou para mim se era homem ou mulher. Se nem o gênero do protagonista é claro. Então na minha opinião o Persona 5 é melhor. Não que seja ruim. Mas também não é tudo isso não que a mídia quer passar.
Agora isso foi muita frescura de "homem ou mulher" claramente o mano é homem e tu veio dizer q isso é um problema?
Muito chato esse vídeo
1
É quase uma ofensa falar que isso aí é o futuro dos rpgs
Por mais que eu fique contente com o sucesso, espero que Metaphor nao seja o futuro. Pra mim a melhor definição de RPG por turno é Dragon Quest. Metaphor tem muitas características de anime que não me pegam.
Falando de forma hipotética, se esse jogo for uma espécie de futuro dos rpg, minha vida com rpg acabou....kkkkkkkk, pq olha, que jogo bosta, toda essa franquia da atlus é uma bosta, pelo amor de deus, não consigo jogar isso, já tentei e não vai.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ai tua opniao ne po esse jogo é incrivel dms