D&D é um jogo para jogadores de tendência BOA... independente do tipo de personagem.

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 21 жов 2024
  • Não seja um mestre babaca.
    Esse é o resumo.
    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
    ◥◥ Apoie a criação de uma série de vídeos de tutorial de como mestrar RPG com uma aventura exclusiva para apoiadores!
    www.catarse.me/guiadecampanha
    ◥◥Instagram para dicas semanais toda segunda e stories durante a semana
    mestrepedrok
    ◥◥Facebook para acessar comunidade
    mestrepedrok
    ◥◥ Twitter para mandar uma real
    mestrepedrok
    ◥◥ Conheça o canal Vertente Geek para MUITO MAIS CONTEÚDO!
    / vertentegeek

КОМЕНТАРІ • 119

  •  6 років тому +81

    Comentando e curtindo com o canal da Ordem porque esse vídeo foi fenomenal em absoluto!

  •  6 років тому +47

    Isso é verdade Pedroka. Muitas mesas são avacalhadas por jogadores, não por personagens.

  • @tiborsantanadelima4001
    @tiborsantanadelima4001 6 років тому +32

    Pra não repetir o que todos falaram vou só responder a pergunta kkkk
    Eu como mestre permito a liberdade creativa do player e adapto a mesa, o meu trabalho pra mim como mestre é encaixar as histórias deles ao contexto do rpg.
    Amo ver os resultados, recentemente tive uma mesa aonde um dos membros viro o vilão e todos acharam épico, claro que não é o original que as pessoas sempre buscam aonde os jogadores serão heróis de tudo, mas ele são sempre os protagonistas... imaginação, é isso que resumi tudo.

  • @niltonnascimento7182
    @niltonnascimento7182 6 років тому +12

    Cara vc falou tudo.
    Compartilhei com todas as pessoas que conheço que jogam e todos adoraram, inclusive foi útil pois ontem mesmo um jogador estava tretando querendo abusar de uma mecânica da magia wish e ele e o mestre ficaram discutindo horas no whats, eu mandei esse vídeo e o cara percebeu que estava errado e mudou a postura dele, você conseguiu abrir os olhos do cara.
    Muito obrigado por fazer o que vc faz. "É very much we"

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому +3

      CARAI, é muito nóis velho!!!

  • @tefstepho
    @tefstepho 6 років тому +32

    Cara... que vídeo

  • @xuxumanholer
    @xuxumanholer 6 років тому +15

    Poderia curtir mais vezes se fosse possível. Narro RPG há pelos menos uns bons 10+ anos. Já tive muitos problemas com vários jogadores por agirem de maneira egoísta e simplesmente por pensarem, "É assim que meu personagem é, e pronto". A minha ineXP no começo me fez deixar isso rolar na mesa isso como se fosse o correto. Com o tempo fui me adaptando e buscando mais coisas para formar um grupo. Sempre busquei também players de tendencia boa. Mas nem sempre conseguia. Fiquei um tempo sem narrar (alguns anos). E voltei faz pouco tempo. E hoje narro uma campanha para amigos que hoje posso dizer que é a melhor mesa que narrei até hoje. Tem as mais variadas personalidades, mas eles jogam como um grupo, eles sabem dosar as coisas quando precisam. E por fim.
    Me emocionei no final ali quando tu disse sobre ser um ótimo mestre. Recentemente fiz uma pequena pausa de um mês para organizar algumas coisas da campanha e os jogadores da mesa estão empolgadissimos para voltar, sempre comentando sobre e não veem a hora do retorno da mesa. Embora as vezes eu seja muito duro comigo mesmo as vezes achando que eu poderia ter sido melhor na maioria das sessões.
    Btw #verymuchwe

  • @pedrodesouza1993
    @pedrodesouza1993 6 років тому +24

    Acho que seu ponto é muito mais sobre comportamento toxico do que sobre a tendencia in game. (se realmente for isso, ai perdão n ter percebido)

  • @fabiopintomachado4228
    @fabiopintomachado4228 6 років тому +6

    Excelente, Pedroka! Todos que jogam jogos como D&D deviam entender isso. O ato de jogar, o ato de respeitar o narrador, os outros jogadores, a história.

  • @gueez
    @gueez 5 років тому +1

    RPG, em sua grande base, eh um encontro entre amigos em um mundo fantástico em que se pode fazer aquilo que normalmente nao se faz no real. Criar situações na mesa que danificam a jogabilidade também reflete nas relações entre os amigos. Ninguém quer começar uma jogatina animadasso e sair brigado com alguém. Eu vejo beleza em mestrar por poder proporcionar uma fortificação de vínculos através da narrativa épica, e vc, Pedroka, transparece mt isso nas suas mesas! #PorumRPGbom

  • @thelastsatyr
    @thelastsatyr 6 років тому +9

    Excelente vídeo pedroka!
    Eu concordo imensamente com o que tu disse, é uma discussão eu que eu já tive e prossigo tendo com vários amigos meus. Hoje eu tenho uma mesa presencial jogando Waterdeep Dragon Heist em que mesmo o meu jogador mais bizarro (Uma maga cadeirante necromante) tem um sentimento de preocupação e prosseguimento bons com a aventura. O primeiro instinto é o de ajudar, o sentimento é de empatia, ainda que o personagem possa ter segundas intenções. Eu me orgulho muito e tenho muita sorte de hoje ter jogadores que seguem essa positividade pra manter uma mesa saudável, um jogo bem fluido, e uma história mais impactante. O jogador que se importa é o que faz um personagem que, de um jeito ou de outro, também se importa, e isso é o que vai manter a narrativa correndo. O difícil como mestre é você ter uma história que seja tão boa quanto seus jogadores, as vezes hahahah
    Amei o vídeo cara, meu sonho é ainda sentar numa mesa de bar com você e conversar sobre RPG, e eu sinto que esse vídeo foi muito próximo desse sentimento. Manda mais que aqui tem público!

  • @mateusdasilva8666
    @mateusdasilva8666 6 років тому +10

    Concordo com tudo que você disse no vídeo. Eu gosto também de refletir quando um jogador tá agindo de forma "tóxica", tipo "realmente essa pessoa tá agindo assim porque quer avacalhar? Ou eu to fazendo algo pra tirar a imersão dessa pessoa?". Eu não vou destruir a diversão dos outros jogadores em detrimento disso, mas é bom pra tentar modificar um pouco o estilo de narração naquela mesa se necessário, porque às vezes jogadores nem percebem que estão sendo ruins com os outros. Mas no mais, se as pessoas(mestres e jogadores) vissem D&D mais como solução de conflitos e menos com "pegar/proteger o loot", os jogos seriam bem mais épicos.

  • @koneko-chan2608
    @koneko-chan2608 5 років тому +10

    Poha aí tu me ferra, eu tava pensando tru em parar de Mestrar mas tu me fez desistir de desistir ;-;

  • @aronydi
    @aronydi 6 років тому +2

    A cada dia eu te te admiro mais! Você é um cara MT cabeça e o vc tá fazendo com esses vídeos é algo mágico, você tá ensinando as pessoas a pensarem!
    Sou muito seu fã e ficaria MT feliz se eu conseguir me tornar metade do mestre que você é!
    Forte abraço e é very much we!

  • @compendiodocapaazul4356
    @compendiodocapaazul4356 3 роки тому

    Um dos melhores vídeos que já vi esse mês. N tem nada pra tirar nem por, concordo com tudo

  • @Zokans
    @Zokans 6 років тому +1

    Cara, desculpa já chegar assim, mas eu te amo.
    Você falou tudo e mais um pouco nesse vídeo. Talvez um dos melhores vídeos seus que eu já vi. Tava discutindo exatamente isso com um amigo há um tempo, então muito obrigado por isso!
    Você é o cara!

  • @Heivmenbr
    @Heivmenbr 3 роки тому

    aprendi isso quando o formação nasceu, nos primeiros vídeos, a minha regra de ouro como mestre: todos os jogadores devem estar se divertindo e se sentindo bem. e é exatamente isto que me faz ser convidado para jogar e mestrar no clube da minha cidade (e pela net tbm). Sou filho do formação fireball, aprendi muito do que sei com vocês, se um dia passar aqui em itajaí vai ser uma honra te levar na no Corvo Solitário (O maior clube de RPG da nossa cidade.

  • @cocomaikon
    @cocomaikon 6 років тому +12

    caracas! mestre, palavras d sabedoria, não é um video q fala sobre a regra d tendencia no rpg, como muitos já vimos, é um video q fala sobre tendencia aplicada a vida real, ser BOM na vida real, trazer para o jogo a empatia e altruísmo q todos deveríamos ter no nosso dia a dia, e por outro lado influenciar e/ou incentivar os jogadores a manifestar na vida real a empatia e o altruísmo vista em jogo

  • @isaiasjuniojarcemdonascime9777
    @isaiasjuniojarcemdonascime9777 6 років тому +1

    Pedroka tanto você, quanto o Roxo ou o Vizaum, São os meus heroís, suas habilidades de mestrar são fascinantes. Algum dia mestrarei como vocês

  • @MatheusFurtado94
    @MatheusFurtado94 6 років тому

    Cara fiquei feliz em assistir o vídeo porque percebi que naturalmente com a experiência de mestrar estou desenvolvendo todos esses pontos que você comentou no vídeo. Em uma das minhas campanhas eu ditei que todos os personagens devem ser "bons" e não "babacas", coisa que meus jogadores estavam habituados a fazer. A experiência está sendo fenomenal e todos eles estão ficando muito felizes com o resultado.
    Depois de fazer isso descobri que eu sinceramente não sei orientar meus jogadores e personagens para "fazer o mal", percebi isso a muito tempo jogando Fable porque não consegui jogar com um personagem mal hahaha. Orientando meus jogadores para lutar contra o mal a aventura está sendo muito mais recompensadora para mim e para eles também, porque tudo na sessão está sendo muito mais legal.
    Então minha dica para os mestres é conversar bem com os jogadores e saber o que você quer e tentar alinhar com o que os jogadores querem, fazendo isso a sessão vai ser mais recompensadora para todos.

  • @Lucca00000
    @Lucca00000 5 років тому +1

    ótimo vídeo, compartilho dessa opinião desde que comecei a jogar rpg (15 anos atrás) vou compartilhar o vídeo com meus grupos!
    Faltou atentar que precisamos fazer com que o RPG no Brasil seja inclusivo e tenha atenção as sensibilidades de todos sejam LGBT, Negros, Indíos, Deficientes ou até alguem passando por um dia ruim, pra mim isso perpassa por esse "espirito positivo" que o jogo tem o intuito de trazer a todos que jogam

  • @rpgentos
    @rpgentos 4 роки тому +1

    Muito bom pedroka. Se me permite discordar de vc num ponto: Vc comentou que "..apesar que de a política nos levou a pensar sobre isso..." Aqui eu quero te convidar a refletir o quanto a política está nas nossas vidas e quem sem ela nós não estaríamos fazendo esse tipo de reflexão. Isso acontece pq é através dela que se pensa nisso e principalmente é através dela [a política] que transformamos a sociedade e o mundo. Para comprovar basta olharmos os dados que coletamos para análise, ou seja, a história. Toda e qualquer transformação no status da sociedade se deu por uma transformação política (revolução).

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  4 роки тому +1

      Po, adorei a reflexão. Hoje eu gravaria esse vídeo novamente!

  • @maneiro529
    @maneiro529 6 років тому +1

    Adoro seus videos mano,to começando a mestrar agora e tuas dicas ajudam mto

  • @eraldomagnoo
    @eraldomagnoo 6 років тому +3

    Vídeo muito legal, acho interessante falar sobre isso mas mais que um jogo para jogadores de tendência boa o D&D é um jogo de construção de cenário, meu grupo em especifico concordou que jogaríamos de forma a expandir o cenário e propositalmente fizemos personagens que colidem suas ideologias fazendo com que as vezes alguém tenha que ficar no papel de vilão um paladino que eventualmente descobriram ter participado de um expurgo Drow por ordens de sua fé agora se vê no time de uma criança que virou um assassino para conseguir sobreviver apos perder a família no mesmo expurgo. Essas interações assim como falado no vídeo são muitas vezes formas de abordar temas da nossa realidade e enfrentá-los, muitas vezes é uma das formas mais saudáveis de abordar problemas e comportamentos tóxicos de nossas vidas e olhar para eles de outro angulo.
    Seu trabalho e analises são excelentes como sempre, mesmo quando não concordo 100% sempre vejo novas formas de encarar o rpg oque é muito proveitoso.

  • @kiotonizaki9831
    @kiotonizaki9831 4 роки тому

    Pedroka já pensou em fazer um vídeo filosofando sobre as mudanças nos termos das fichas e ou explicando a diferença entre s fichas com passar o tempo?
    agradeço a atenção boas rolagens a todos.

  • @dhorin
    @dhorin 4 роки тому +1

    Eu sempre acabo voltando pra esse vídeo e crlh, Pedroka disse tudo. Perfeito!

    • @Galdinao
      @Galdinao 3 роки тому

      Cara, por acaso você joga no BGTSCC? (mundo persistente de Baldur's Gate há + de 10 anos dentro do Neverwinter Nights 2) É porque tem um Dhorin Oakenshield lá que foi meu parceiro de aventuras por alguns meses, porém achei que era gringo. Aí vi seu nick e fiquei na dúvida.

  • @heliosantosfilho3071
    @heliosantosfilho3071 6 років тому +1

    Karalhoooouuu Pedrok, falou tudo
    Mudou minha visão de criação de personagem. Meus motivos, conceitos e objetivos.
    Eu já havia pensado dessa forma, mas nunca coloquei em prática o modelo de cooperação que o jogo pede. Isso por muitas vezes por causa de outros jogadores, por terem a visão de que "ele sempre tem que ser o centro de tudo, ganhar dos outros jogadores e ser o mais pika de todos." E nunca pensar em como seu personagem poderia completar ou apoiar o conceito de grupo.
    Mas pra falar a verdade, tudo que falou foi um ensinamento pra vida. Tantos momentos que só olhamos para o nosso e não vemos que oferecer a mão em ajuda ao próximo pode ser tão satisfatório e gratificante.

  • @Overvoice
    @Overvoice 6 років тому

    Seus videos nunca desapontam. Parabéns companheiro!

  • @Paladino_Nerd
    @Paladino_Nerd 6 років тому +1

    Ótimo vídeo! Realmente uma das bases do RPG é a criação de personagens de tendências boas, pode-se dizer até que maniqueísta (onde o bom é bom e o mau é mau). É claro que nada impede de haver personagens das 3 tendências más, diferentemente de personagens bons que estarão (em via de regra) participando de uma aventura por motivos turísticos e para o bem comum os maus teriam motivos egoístas e que só visace o benefício próprio. Pode-se dizer que o RPG é um experimento social que emula o convívio com pessoas com diferentes formas de pensar e agir.

  • @PedroHenrique-fb4wv
    @PedroHenrique-fb4wv 6 років тому

    Pra mim esse foi o melhor video do canal, foi muito sincero. Por essas e outras que te admiro como narrador e como pessoa.

  • @rodigosr
    @rodigosr 5 років тому

    Isso é essencial, conheço mestres que quebram os jogadores e muitas vezes não estimulam a jogabilidade.

  • @AgataCris_
    @AgataCris_ 6 років тому +1

    Eu realmente não sei o que acontece com algumas pessoas. É bem complicado pois o que eu mais vejo é gente jogando de ladino e achando que tem carta branca pra ferrar com o grupo roubando eles ou pegando escondido tudo pra si ou então jogando de bruxo corruptor e acha que tem que ficar avacalhando com a aventura matando gente inocente por causa do patrono e com isso gerando inúmeros problemas desnecessários.
    E isso tudo só por que ACHA que é o correto, não por que o personagem tem um passado assim ou assado, não é por que ligações e bla bla bla, simplesmente é o jogador...
    Se mais da comunidade começasse a perceber que isso é o correto, que RPG tem que ser colaborativo para todos vencerem isso tudo seria resolvido de maneira tranquila.
    No mais ÓTIMO vídeo Pedroka, já estou espalhando pra todo mundo ^^

  • @JhonFrancioli
    @JhonFrancioli 6 років тому

    Ótimo vídeo! Eu até acho possível fazer um personagem com um alinhamento mau funcionar no grupo sem prejudicar o mesmo, mas acaba sendo um roleplay dificílimo e que requer muita fineza, só um jogador muito experiente e consciente mesmo. Caso contrário, temos os famosos trolls... aconteceu em uma mesa recente, em que toda a party bateu em retirada de um grupo de monstros durante a noite. O ladino estava bem mais a frente dos demais, até que ele para e diz o seguinte: "Ok, vou colocar uma armadilha no caminho". Quando questionado pelo mestre sobre a atitude que poderia ferir os colegas que ainda estavam por vir, ele respondeu que fazia parte de sua natureza como ladino. Isso acabou quebrando o clima do jogo. Sobre o combate, concordo completamente. Também acho que ele está ali pra criar um conflito, dar uma apimentada na narrativa. Ademais, diversão sempre na frente, um abraço.

  • @XxBruceLeoxX
    @XxBruceLeoxX 6 років тому +8

    Eu discordo respeitosamente, eu mestro uma campanha de D&D 4 edição a quatro anos. E nela eu aprendi que "pessoas diferentes se divertem de maneiras diferentes" no meu mundo Ralinor todos os habitantes estão amaldiçoados e são predestinados a cumprirem seus dias sem livre arbítrio, Os jogadores são os Ceifadores, os unicos livres das amarás do destino. O jogo é estatus quo, os dragões são 10 vezes mais fortes e extremamente mais inteligentes, magias de cura são limitadas, ressureição só com milagres e vc ainda tem que fazer uma missão extra para a divindade que o concedeu, ou seja um verdadeiro Dark sous. E mesmo assim todos adoram, os meus jogadores chegarão no Epico esse mês, com 1 morte 6 derrotas e 28 vitorias, Vencerão 2 guerras e se retiraram de 1, hoje eles querem salvar o mundo, não porque são bondosos, ou foram obrigados a isso, mais sim porque eles consideram o mundo que eu criei sua segunda casa.

  • @LuBrGameoficial1
    @LuBrGameoficial1 2 роки тому

    Concordo plenamente com você se um jogador usar de ruindades com os demais jogadores, sabotando as ações , vai ficar muito difícil o caminhar da aventura pois como você falou D&D é um jogo cooperativo. Eu acho que o personagem pode até ter atitudes ruins com relação alguns NPCs que são bons , exemplo um ladrão na equipe que vive roubando os npcs de uma cidade ou um barbaro que não quer conversa se aparecer um npc no caminho dele o mesmo m4t4. è claro que toda ação tem um consequência e uma reação.

  • @_LIKO
    @_LIKO 6 років тому +1

    Acho que independente do alinhamento do personagem a motivação que os unem deve ser reais (um ladino por mais caótico mal que seja não deveria ter motivos de atrapalhar a própria equipe). Vejo as tendencias como algo superficial e genérico(algo q não representa o interior real de uma pessoa), eu pego por exemplo o Madara (do anime Naruto Shippuden) por mais caóticos e destrutivos que sejam suas ações existe algo "bom" em suas ações tortas. Bom vídeo .... MAIS VÍDEOS PLZ!!!

  • @pessoinhasecreta1016
    @pessoinhasecreta1016 6 років тому

    Acho que a maioria já sabiam disso. Mas certamente oque foi dito ,deu para tocar e mexer ,deixando bem nítido oque nem sempre é fácil de se explicar ou até mesmo entender.

  • @alvaroramos3320
    @alvaroramos3320 6 років тому +1

    Muito bom o vídeo!!! Já tive muitos problemas em mesa justamente porque o jogador não tinha um alinhamento sequer decente.

  • @diogopietrani8579
    @diogopietrani8579 6 років тому

    Cara... Eu concordo muito com o que você disse no vídeo. Eu já tive dificuldades em me divertir durante o jogo por conta de egoísmo de outros jogadores... Jogadores que se reuniam por se reunir e não para jogar RPG... Não estavam ali para participar de uma aventura de RPG... Estavam ali por causa da aventura... Mas não estavam ali PELA aventura...
    Cheguei a desistir de jogar/mestrar com o grupo... Mas aos poucos estou retornando... Retornando porque gosto de Jogar e gosto também de Mestrar...
    Parabéns pelo vídeo. Realmente me deu algo pra pensar e refletir...

  • @DanielLima-gw6zr
    @DanielLima-gw6zr 5 років тому

    Sabe, só joguei D&D uma vez na minha vida. Era uma criança com, provavelmente, 12 anos (não lembro) quando meu "eterno mestre" me apresentou este universo. De lá em diante, com pouco tempo, me apaixonei por mestrar e faço isso até hoje (essa paixão não apaga).
    Estou contando isso pra chegar no momento em que tive o primeiro contato com storytelling (vampiro a máscara - totalmente diferente do D&D, eu sei)...não foi agradável! Não consegui entender/sentir que aquilo fosse a sensação que o D&D/RPG quisesse passar...muito contraditório.
    E, pelo que vi nesse vídeo (posso estar errado), um universo de jogo que proporciona esse tipo de sentimento não é tão saudável, pois leva os jogadores a expor pensamentos/comportamentos não tão "bons", como foi dito.
    Repito: posso estar errado.
    Espero ter contribuído.
    😅🤷‍♂️

  • @121287ark
    @121287ark 5 років тому

    teve uma cena na minha mesa em que o guerreiro teve que torturar um bandido para descobrir onde ficava o covil dos bandidos, o jogador disse "eu pego uma faca e forço embaixo da unha da mão dele", eu narrei que não estava funcionando, depois de um tempo narrei que um npc pegou um galho em brasa e aproximou da parte viril do bandido e então ele revelou o local do covil, o jogador virou pra mim e disse "foi mal, eu não ia conseguir fazer isso"...admito que isso mexeu um pouco comigo, senti que ele realmente estava envolvido e que tomava as atitudes do guerreiro como suas próprias atitudes, e que estava o forçando a algo que o incomodava.

  • @rodrigoissa4550
    @rodrigoissa4550 6 років тому +1

    Pedrok, adorei o video e concordo que a índole dos jogadores tem que ser boa, mas acho que isso não segue aos personagens, já mestrei uma campanha evil (one shot) foi bem legal, mas no começo eu coloquei limites (se alguem se sentir incomodado falar, não passar muito dos limites sociais da vida, estupro, assédio e coisas que efetivamente afetam a gente aqui fora também estão fora de cogitação)
    Eu acho que os jogadores tem que ser bons players (no sentido de saber jogar em grupo, não ficar jogando contra o mestre e tal), mas não necessariamente os personagens tem que ser bonzinhos. Eu não estou fazendo uma critica direta ao seu video, eu concordo com ele, só adicionei alguns pensamentos meus

  • @RicardoRCC
    @RicardoRCC 4 роки тому

    Eu peço que os jogadores construam bem seu background porque eu quero manter vivo quem eles eram antes de se tornar aventureiros. Achei muito bom seu vídeo!

  • @RicardoRCC
    @RicardoRCC 4 роки тому

    Fico feliz com seu vídeo, porque meus jogadores são "bons" mas cada um tem algum problema psico-social. Desde uma meia dragonessa clériga com problemas de alcool e sexo. Um druida que fala palavrões quando está nervoso e um ranger bugbear que ao beber sofre um frenesi selvagem quer matar tudo a sua volta. Mas nas missões e na questão de salvar os demais eles são ótimos. hehehe

  • @DM_J
    @DM_J 6 років тому

    Nice! 10 pts Pedrok! Muito obrigado pelo vídeo, é muito produtivo.

  • @carlos-o7z-s6e
    @carlos-o7z-s6e 6 років тому

    Essa é a verdadeira Regra de Ouro. Os jogadores antes de tudo são pessoas que estão reunidas (virtual ou presencialmente) para se DIVERTIREM EM CONJUNTO. O mediador disso sempre será o Mestre, mas quando todos estão comprometidos com esse objetivo e tem em mente que suas ações afetam diretamente a experiência de todos, o RPG ganha nível!

  • @benevenutolucas
    @benevenutolucas 6 років тому +1

    Que vídeo sensacional, seus vídeos são muito bons, mas esse passou uma verdade tão legal.

  • @FiveErv
    @FiveErv 6 років тому

    Concordo totalmente com você pedrok, por mais que esse não seja o meu jeito de jogar :v.
    Em si, eu comecei no "mundo do rpg" com o vampiro a mascara, então é como você mesmo disse, a temática é até mesmo mais "egoísta" a linha do bem e do mal fica meio tênue. Em vampiro eu gosto de dar total liberdade aos meus jogadores, até mesmo não tenho problema algum de narrar unicamente pra cada um deles pois nenhum tende a "confiar" ou sempre tenta fazer algo de ruim contra o outro, e em si eu não sinto isso como se atrapalhasse nesse sistema, mas sim agrega, tentei varias vezes fazer um jogo como todos como "parceiros" mas em si, o costume de jogar como bestas egoístas principalmente vindo de jogadores mais experientes torna a aparecer.
    Eu não narro D&D, mas joguei algumas vezes, e é absolutamente diferente a forma que eu monto o sentido do meu personagem, essa história do "rogue ferrou a mesa" já vi ocorrer varias vezes, e em si, por mais acostumado a jogar sozinho que eu sou, eu tendo a sempre montar meus personagens de D&D extremamente mais bonzinhos para evitar esses tipos de ação. Falou tudo meu brother, vamos ver se essa mensagem chega a algumas pessoas :v

  • @jonathanpozzo5556
    @jonathanpozzo5556 6 років тому

    Fantástico... Realmente um tema importante que precisa de muita reflexão...

  • @LuciusGuerrero
    @LuciusGuerrero 5 років тому +1

    O mais cagado pra mim é competição dentro do grupo, quando um player quer ser melhor do que o outro ou quer fazer a história girar apenas em volta dele em detrimento dos demais. Acho que existe espaço para rivalidades e para personagens vilões dentro do RPG, mas concordo que é bem raro que alguém saiba fazer isso dar certo.
    Acredito que essa noção que você tem está mais ligada ao jogador saber que ele não é o único que importa na mesa do que ser necessariamente bom ou mal.

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  5 років тому

      Mas o assunto do vídeo era exatamente isso.
      Não estou falando da tendência do personagem, e sim da tendência do jogador. De como ele se alinha com os outros e com a proposta da mesa.

  • @Orc185
    @Orc185 4 роки тому

    A referencia do assunto com o RPG vampiro a mascara tambem é muito pertinente: toda "maldade" que o jogador tenta fazer com seu vampiro ele tem que fazer um TESTE DE HUMANIDADE e se falhar ele PERDE UM PONTO DE HUMANIDADE.
    O que acontece quando o personagem perde tida a sua humanidade? ELE SE TORNA PERMANENTEMENTE DESUMANO.
    Alguma semelhança com um certo militar bostejador?

  • @ketsloko
    @ketsloko 6 років тому

    Eu entendi e concordo em partes mas eu teria que refletir um pouco caso eu fosse responder o porque eu discordo.
    Obrigado pelo vídeo e pela reflexão.

  • @MestrinhoCaricaturas
    @MestrinhoCaricaturas 6 років тому

    Muito legal esse vídeo, concordo plenamente com isso, uma das ultimas experiencias que tive jogando passei por problemas relacionados.

  • @salsicha7500
    @salsicha7500 4 роки тому

    A pior coisa que pode acontecer é vc vai montar uma mesa prepara todo o mundo, a trama principal, os npc e quando ve as fichas dos personagens tá lá neutro, neutro, neutro, neutro.
    Sério eu prefiro que todo o grupo seja caótico e mal do que ser neutro!

  • @luispedrolucasrosa8147
    @luispedrolucasrosa8147 6 років тому

    Pdroka seu lindão!! video top pra refletir cara adorei

  • @mateusgodoy5060
    @mateusgodoy5060 6 років тому

    Pedrokinha, vamos lá. Gostei bastante do vídeo, não vou tentar mudar nenhuma opinião só expressar a minha. Uma fundamento muito importante em uma mesa de RPG é a maturidade dos membros presentes. O individualismo que você ressaltou é muito comum porque ele meio que é inerente a nós enquanto seres humanos, vem do nosso amadurecimento corrigir essa natureza impulsiva e saber prestigiar os outros a nosso redor. Diante disso, eu acredito que não haja nenhuma ligação direta com o alinhamento do personagem dentro da Campanha, o fato dele ser bom ou ruim não irá dizer o quanto essa pessoa está apta para jogar em grupo, a partir do momento que ele trouxe um problema externo para mesa, esse problema se tornou coletivo, ele pode fazer isso direta ou indiretamente. Eu costumo brincar que todo mestre é 30% criatividade e 70% Recursos Humanos, porque você deve ao menos tentar ver seus jogadores e amortecer o impacto quando eles tiveram um dia ruim sempre os conduzindo para seu objetivo final. Para um mestre nunca vai importar se eles mataram ou não o dragão, mas sim se eles conseguiram fazer o mais difícil, que é trabalhar em grupo. Abraços :) continue assim, sem corte, como a vida pede!

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому +1

      Acho que não me fiz claro no vídeo uhasuhasuhas
      A parada é que o jogo não tem a ver com o alinhamento do PERSONAGEM, e sim do jogador.
      Personagens podem ser de qualquer alinhamento e ainda assim movimentar o jogo de forma tranquila.

    • @mateusgodoy5060
      @mateusgodoy5060 6 років тому

      @@CapyCatGames ah certo :) compreendido!

  • @GirinoDorgado
    @GirinoDorgado 6 років тому

    Eu concordo com o que você falou, mas tem vezes que os jogadores criam personagens que não se encaixam uns com os outros e isso é um problema saca? Eu acho que as vezes é necessário ir contra alguma vontade do personagens. Na mesa que jogo por exemplo algumas vezes os personagens discordaram, mas assim todo mundo sabia que aquilo era do personagem e tipo isso criou cenas taoooo legais que foi muito foda, então nem sempre eu acho que esse individualismo é ruim, mas como você disse todos devem entender seu lugar

  • @rpgtreasurebox3126
    @rpgtreasurebox3126 4 роки тому

    Muito bom! Excelente o vídeo!

  • @Gabriel-uu6hd
    @Gabriel-uu6hd 6 років тому +4

    Vídeo excelente, parabéns pelo trabalho!
    Concordo totalmente com o que foi dito, há tempos a única regra da casa que vigora nas minhas mesas é a proibição dos personagens adotarem tendência maligna. Como psicólogo e mestre de RPG, digo que pela minha experiência personagens malignos acabam sendo alter ego de jogadores frustrados que acabam sendo expressados no mundinho imaginário da jogatina. Para lidar com isso é mais recomendável boas sessões de terapia. É possível instituir uma regra da casa para lidar com o problema da tendência maligna, já o individualismo dos jogadores é mais complicado. RPG é um espaço para diversão e colaboração, juntar amigos e colegas para uma missão e tornar o mundo melhor de alguma forma, se divertir juntos.

    • @henr1qukk
      @henr1qukk 6 років тому +1

      A Maioria dos meus personagens ou é maligno o u neutro e eu não sou frustado pô.
      Porém um personagem recente meu é um demônio que está enganando todo mundo usando os jogadores para conseguir alguns objetos para ressucitar seu líder, além disso eu fiz esse personagem para influenciar os outros jogadores fazerem coisas ruins. Um exemplo: Estamos todos fugindo de alguém ai eu falo pros jogadores: "Nossa única solução é roubar a carroça ali para fugirmos" Os Jogadores não querem por ser um crime então eu fico atiçando roubarem até acabarem fazendo o mesmo.

  • @danilobatistadasilva5552
    @danilobatistadasilva5552 6 років тому +1

    A CARA PQP QUE VÍDEO PERFEITO. Como mestre/jogador digo que este vídeo devia ser visto por todo mundo que joga ou quer jogar RPG.
    Tô aplaudindo de pé. Parabéns!!!

  • @DM_J
    @DM_J 6 років тому

    Oi Pedrok! Eu tenho uma dúvida sobre personagens multiclasse, é isso: por exemplo eu tenho um clérigo e eu quero elevar um nível de paladino, o senso divino ainda é feito com o carisma ou acontece de ser feito com sabedoria? e a magia é toda jogada com sabedoria ou dividida? Eu li o manual, mas minha compreensão letora eu acho que não é muito bom xD. Um abraço e muito obrigado.
    PD: desculpe se eu não escrevo bem em português, não sou brasileira e me custa um pouco.

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому

      Sem problema!
      Qual idioma você prefere? Inglês, Português ou Espanhol?

    • @DM_J
      @DM_J 6 років тому

      @@CapyCatGames Não escrevo bem em português, mas posso falar e ler bem. eu sou uruguaio

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому +1

      Nesse caso são duas habilidades diferentes. Você sempre vai usar o atributo relativo ao spell slot que está gastando (se for magia) ou relativo a habilidade em si.
      E aí vai variar de classe pra classe, habilidade para habilidade

    • @DM_J
      @DM_J 6 років тому

      ótimo, muito obrigado Pedrok

  • @arturliebl7248
    @arturliebl7248 6 років тому +1

    Dia 13 vou mestrar minha mesa mais zoeira... Um tiefling e um ladino hahaha...
    Realmente dificulta mestrar com jogadores maus, por sorte eu jogo com pessoas muito próximas que entendem o quanto isso pode ferrar uma mesa e não costumam fazer isso a não ser se for premeditado. Eu dou graças por só ter tido grandes problemas uma vez, quando mestrei pra um grupo onde havia um cara muito infantil. Saí da mesa p*to, cansado e com vontade de matar alguém

  • @kleydsonvaynard4356
    @kleydsonvaynard4356 5 років тому +1

    Quase choro de emoção com esse video :'(

  • @Orc185
    @Orc185 4 роки тому

    Otimo comentario. Principalmente nos dias de hj onde a noção de moralidade ta sendo jogada no esgoto!

  • @zebode
    @zebode 3 роки тому

    Eu sempre falo nas minhas mesas de dnd que eu mestro para heróis. Se a galera quiser jogar com vilões, ai não vai ser por aqui.

  • @guibatista2937
    @guibatista2937 6 років тому

    Pedrok, eu tiro meu chapéu pra vc! 👏👏👏

  • @lucasbobo22
    @lucasbobo22 6 років тому

    Eu literalmente abandonei o RPG pois com o passar dos anos (não sei se pois após mais de 10 anos jogando acaba ficando um pouco clichê) meus amigos foram cada vez mais desligados e querendo zoar nos games (que obviamente já eram bem menos frequentes devido a sermos adultos)

  • @Piranha-Boy
    @Piranha-Boy 6 років тому

    Nunca conheci um jogador maduro o suficiente pra jogar de alinhamento evil de maneira saudável pra todos. Mas o que mais me chateia são Caóticos e Neutros que só querem loot. É um trabalho muito penoso para o mestre ter que desenvolver plots complexas que possam de fato prender a atenção e gerar interesse/curiosidade dos jogadores, principalmente dos mais veteranos que já viram de tudo um pouco. Meu método é quebrar a expectativa sempre que possível, como plot twists, assim mantendo meu "público" sempre motivado em continuar jogando.

  • @lchamorro3352
    @lchamorro3352 5 років тому

    Obrigado mestre dos mestres haha

  • @PedTrevisan21
    @PedTrevisan21 6 років тому

    É isso aí sensei!! Concordo muito!

  • @drizzitAB
    @drizzitAB 6 років тому

    Iai Pedrok, o que vc acha dessa situação: um jogador traiu o grupo em um momento decisivo. O que rolou a discussão e treta no grupo todo pois alguns queriam que o mestre impedisse o jogador da traição avisando os players de alguma forma. Como a traição não foi descoberta a culpa foi do mestre que não ficou cobrando testes de insight a todo momento. A treta ocasionou no fim da campanha.

    • @Raony.Borges
      @Raony.Borges 4 роки тому

      Vitor Eduardo Tudo correto. Jogadores devem entender que meta game é a pior coisa que não deve acontecer numa narrativa, estraga a imersão.

  • @igorpeixoto6872
    @igorpeixoto6872 6 років тому

    Animal Pedrão, falou tudo companheiro.

  • @marisantos5870
    @marisantos5870 2 роки тому

    Sensacional! 👏👏👏

  • @pedrobarbosa3987
    @pedrobarbosa3987 6 років тому

    Vídeo incrível, obrigado.

  • @iioulos
    @iioulos 5 років тому +2

    fala isso pro Azaghal

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  5 років тому +2

      Azaghal dá dessas né

    • @iioulos
      @iioulos 5 років тому

      @@CapyCatGames sempre kkkkk

    • @OLucasDaniel
      @OLucasDaniel 5 років тому

      Azaghal é caótico neutro na trilogia medieval, só causa msm no primeiro ep. hahaha

  • @viniciusfreitas2935
    @viniciusfreitas2935 5 років тому

    Ah, eu lembrei de tanta gente vendo esse vídeo...

  • @nobremestre
    @nobremestre 6 років тому

    Bacana o vídeo Pedro 👍 porem discordo em alguns pontos...

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому

      Nice! Se quiser continuar dialogando só colocar aí o que você discordou ^^

  • @chayulan
    @chayulan 6 років тому

    Muito bom o vídeo!!! =-)

  • @brunoaraujo2219
    @brunoaraujo2219 4 роки тому

    pedroca o bem é muito relativo, torturar um pirata que fornece pessoas inocentes para uma seita como sacrificio é uma ação boa?
    ao mesmo tempo que vc está salvando pessoas vc está sendo cruel e malicioso ao arrancar a perna dele primeiro e perguntar depois...
    a mesa que eu to jogando tá mt boa kkkkkkkk

  • @lucasbobo22
    @lucasbobo22 6 років тому

    E eu acho que da pra fazer campanhas com personagens ruins, mas isso tem que ser pars o grupo como um todo, grupo misto sempre acaba em jogo chato.....

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому

      Mas a parada é exatamente essa: dá pra fazer aventuras com personagens malvados. Até mesmo em grupos mistos... mas cabe aos jogadores entenderem isso.

  • @sadancorrea6335
    @sadancorrea6335 6 років тому

    eu sou um mestre. eu chorei

  • @maverickchurch647
    @maverickchurch647 2 роки тому

    Fodástico.

  • @rpgpro
    @rpgpro 5 років тому

    PERFEITO!!! PARABÉNS!!!

  • @mxrcxzs
    @mxrcxzs 6 років тому

    Que videozão da porra , oloko

  • @luizfelipesoares2409
    @luizfelipesoares2409 6 років тому

    Vídeo lindo ❤️

  • @sanntana1620
    @sanntana1620 5 місяців тому

    Concordo e Discordo. Muito bom o vídeo.

  • @wagnerlague
    @wagnerlague 6 років тому

    Concordo em gênero, número e grau. Nas minhas aventuras sempre faço um acordo as tendências nunca devem ser malignas

  • @sirclaudio344
    @sirclaudio344 6 років тому

    Ai fudeu, sou caótico/neutro na mesa ;-;

  • @leandropalhares8706
    @leandropalhares8706 6 років тому

    Concordo, mas na parte do quando um só se diverte ser considerado um ato violento acho que foi meio exagerado, é egoísta, é babaca, mas violeeeento acho que é banalizar a palavra violência, maaaas de resto é isso ai msm!

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому

      Um ato não precisa ser extremo para ser considerado violento. Existem violências físicas, psicológicas... sociais...

    • @LuciusGuerrero
      @LuciusGuerrero 5 років тому

      @@CapyCatGames Se qualquer coisa é violência nada é violência.

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  5 років тому

      @@LuciusGuerrero Não estou falando que qualquer coisa é violência.
      Mas beleza, não precisa concordar com todas as palavras que uso ^^
      O importante é: não ser babaca.

  • @2victorr
    @2victorr 6 років тому

    Jogador tóxico é a pior coisa que vc pode ter numa mesa.

  • @jorgebleyer8108
    @jorgebleyer8108 6 років тому

    Emocionado

    • @CapyCatGames
      @CapyCatGames  6 років тому

      Jorge melhor pessoa. Saudades NUCCA

  • @AndreSantos-ux3yn
    @AndreSantos-ux3yn 2 роки тому

    Pütz ótimo vídeo

  • @victormoreira13
    @victormoreira13 3 роки тому

    eu sou caotico evil kkkkkkkkkk

  • @georgelucas1246
    @georgelucas1246 6 років тому

    te amooooooooooooo

  • @OrdemDoGraveto
    @OrdemDoGraveto 3 роки тому

    Eu discordo dessa concepção de que jogos de D&D (e outros jogos de fantasia medieval) devem ser necessariamente sobre heróis. Para mim é perfeitamente plausível uma mesa em que os personagens sejam conquistadores, ou mercenários cuzões, ou o que for. Também discordo que é necessariamente uma concepção de "como deveria ser o nosso mundo", pelo contrário, acho que é totalmente plausível construir um mundo de merda que reflete os piores aspectos da nossa realidade ou até extrapola e exagera eles. Basicamente, o meu ponto é que é possível uma pluralidade de campanhas maior do que você confinou.
    Mas você está certo na análise sobre os elementos externos à mesa. É importante que todos da mesa se divirtam e estejam na mesma página. Esse exemplo do ladino que rouba os colegas é um exemplo clássico de um JOGADOR que resolve criar um personagem que não funciona dentro da premissa da mesa.

  • @saborevil9322
    @saborevil9322 5 років тому

    Não posso jogar D&D então :(

  • @brazzuca4939
    @brazzuca4939 4 роки тому +1

    Tudo o que você falou só vale pra forgotten helms, que é só um dos planos. Discordo totalmente, da para fazer campanha com personagens “maus” e ainda se divertir e ir para frente, e o próprio dnd nunca colocou ter isso como um Must Have. Tem muitos tipos de campanha que são bem parecidas com jogos de vampiro a mascara que você citou antes, e funcionam com diálogos, personagens maus podem se aliar e não precisam se trair, os jogadores não precisam estar sempre juntos, eu acho esse tipo de resposta que você trouxe para esse tópico é bem superficial.