tem sim, mas os gringos querem que vc nao reconheça isso. O reconhecimento do capoeira e em sua comunidade, em sua roda, em seu terreiro. Tem sim e muito reconhecimento.
@@marcioramosfoto hoje em dia capoeira de verdade ta difícil de achar, como a senhora falou no vídeo, virou competição e por isso a essência da capoeira ta se perdendo, já foi a época que a capoeira era mais valorizada no brasil
@@marcioramosfoto não entendo o q vc disse, câmerá: eu sou gringo/galego/branquelinho EstadoUnidense e eu estudo a capoeira e eu adoro a história e os aspeitos folkloricos. Tive a honra de encontrar/conhecer o Mestre Jelon em Taipei durante o meu segundo batizado lá. (Foi muito legal ver Mestre Jelon neste vídeo!!) Quero que todos aprendem/saibam sobre a capoeira e sobre a resistência bem-sucedida contra o poder colonial dos Quilombos da América do Sul. Ao visitando o Brasil, eu, pessoalmente, só vi a capital e o distrito federal. Tentei falar sobre meus estudos e interesses lá, mas Brasília e Taguátinga não são Bahia. Vc pode imaginar qual tipo de coisas os políticos e os funcionários me contem. Mim, um extranjeiro quem adora capoeira…
O que é Capoeira, o que significa a capoeira para o senhor? "Capoeira é a natureza. Tudo o que nós temos dado por Deus sai da capoeira, da natureza. Dos bichos, das águas, das aves. Um pé de mato ensina a jogar. A capoeira e o pensamento. A gente pensa na coisa... *A cabeça pensa e o corpo dá o recado."* _(Mestre João Grande)_
Sou da Ucrânia e pratico capoeira há 10 anos. É uma arte incrível e um grande apoio nestes tempos difíceis. Muito obrigado ao Brasil por esse milagre 🙏
Há mais ou menos 3 dias eu sonhei com João Grande, mas não o conhecia até ver essa reportagem. Coincidência maior que eu nunca tinha entendido a música "Triste Bahia" do Caetano, "Pastinha já foi à África pra mostrar capoeira do Brasil". Quem foi Pastinha? Mais uma história de resistência abafada, mas que de agora em diante vive comigo também. Acho que esse foi o sonho mais significativo da minha vida, e eu posso explicar. Essa reportagem sobre a capoeira me fez chorar! Ao lembrar que desconheço parte da minha ancestralidade, assim como a maioria dos brasileiros, eu chorei. Não um choro de tristeza, mas de orgulho por esse homem que apareceu, no meu sonho, sorrindo sereno. Linda reportagem!
Entendo perfeitamente os seus sentimentos a respeito dessa arte tão marginalizada e esquecida. Também senti o coração apertado vendo a situações por que passaram.nosfos heróis aqui apresentados neste vídeo.As artes marciais de tantos outros países tem sua importância reconhecida e amplamente apoiada , tanto nos países de origem , como aqui mesmo; porisso minha tristeza em ver o contraste entre esse reconhecimento e importância dada a elas, em detrimento a nossa genuína arte marcial brasileira: a CAPOEIRA! " Santo de casa não faz milagres", infelizmente 😢
@@Angel-mj3bm no meu tempo de escola os esportes que os alunos mais gostavam eram futebol e volei. esse negocio de impor a atividade aos alunos nao esta com nada
irmã, eu faço educação física numa estadual de santa catarina, e a capoeira só se apresenta através de um projeto de extensão proposto por um (louvável) laboratório de pesquisa.. é de cair o c# da bunda
Esta reportagem merece um prêmio. Só isso que tenho a dizer. Além de agradecer pelo registro atemporal. Essas imagens vão provavelmente ser as últimas com todos estes Titãs juntos em vida, tem que ser guardadas com todo o cuidado do mundo. E que eles tenham por conta disto, alguma dignidade restaurada.
Ao inves do culto às armas, a capoeira deveria ser oferecida como modalidade da educação fisica ou das aulas de artes nas escolas. Mas se até o espanhol, filosofia e demais matérias os bitolados do congresso tiraram, não há futuro para a cultura popular brasileira.
Sou B-boy e Capoeirista, é uma pena que o Brasil não valoriza o Brasileiro, Grande mestre Jelon Obrigado por contribuir com tanto, a Capoeira é incrível e sem dúvidas construiu muito para o desenvolvimento do Breaking
Parabéns à BBC por realizar esse documentário incrível! Sinto valorizada a arte e cultura brasileira. Reconhecendo nominalmente vários grandes mestres e outros atores como a Profa citada para dar visibilidade mundial.
@@TattooagenstufinhaMas atualmente a parte marcial vem se perdendo, as pessoas só fazem os movimentos bonitos mas não sabem lutar. É necessário um estilo novo de capoeira.
@@fernandobarbosa2601 Cara, eu ja penso e vejo diferente da sua visão, com todo respeito, mas é hoje em dia que a capoeira está sendo mais luta do que nunca! Varios golpes e defesas implantados na capoeira. O que menos se vê é a capoeira como dança, e isso voce pode ate observar quando tem uma roda de rua, mal começa o jogo e "pau tora". E tem nego bom de Jiu, de muai, que mesclam a capoeira com essas artes marciais . Pensa a ligeireza, agilidade e malicia da capoeira! Com a suavidade do jiu por exemplo!
Que reportagem maravilhosa!! Eu moro na Alemanha e aqui existem diversos cursos de capoeira espalhados nas grandes cidades. O Brasil precisa reconhecer urgentemente este tesouro nacional e os mestres que levaram esta prática ao mundo!
A Capoeira foi reconhecida e valorizada mundo a fora. Uma TV inglesa faz doc para resgatá-la e reconhecer os seus grandes mestres, enquanto nós brasileiros ainda não damos o devido valor. Como nós somos vira-latas.
Concordo, mas a capoeira precisa escolher de uma vez: ou ser mais arte marcial ou ser mais uma dança como o break dance. A capoeira atualmente vem perdendo a sua essência marcial e diversos ensinamentos de Bimba nem são mais praticados, como sempre ter uma base no chão.
Ótimo registro das memórias da capoeira! Registro da profa. Emília e do Mestre João Grande são de arrepiar!!! É feita também a divulgação importantíssima de questões que circulam na capoeira a muito tempo, mas que não têm a repercussão e visibilidade de que precisa!
Obrigado de coração BBC. Pensa que no fim tive que ver uma das maiores decepções dos últimos tempos: essa atual "ministra", vaidosa e inoperante, que de preta só tem o estilo estético.
Ate me emocionei... parabéns a BBC pela matéria merecida....fiz capoeira durante bastante tempo aqui em sp ...grupo mar de Itapuã...parei por causa de trabalho e estudo...hoje sou Black belt de jiu-jitsu mais nunca esqueci a capoeira.....deixa uma música aqui ...Corta Cana Canção de Mestre Toni Vargas
João Fellet e Felix Lima, parabéns pelo documentário! O trabalho de vocês dá visibilidade a essas *vidas invisibilizadas* por aqui! Grandes homens, grandes herdeiras e herdeiros do saber desses mestres!
Fiz capoeira um tempo em uma escola do interior do maranhão e falo com toda certeza que muitos dos ensinamentos que tive lá quando criança moldaram muito da pessoa que me tornei e sou muito grato aos mestres que incentivam as crianças esse legado tão grande que é a capoeira.
Que reportagem maravilhosa! No momento estou rodando a Europa ensinando forró (dança)... O Brasil realmente precisa valorizar mais sua incrível riqueza cultural. Aqui fora o tratamento é maravilhoso em todos os aspectos.
Bela reportagem sobre nossos Mestres capoeristas, guerreiros na vida e na arte. Que o Congresso reconheça a dignidade dessa prática cultural.Obrigada BBC por resgatar valioso histórico.
Maravilhoso documentário BBC! Tocante, delicado, respeitoso nos detalhes!!!! Meu pai parou de treinar boxe quando eu nasci (disse minha mãe). Na infância eu treinei judô, e depois CAPOEIRA😅. Mas eu não tinha o biótipo certo para a flexibilidade necessária nos golpes mais incríveis que só a capoeira faz. Tentei o horroroso JiuJitsu. Então terminei no KarateDo, hoje com mais de vinte anos de formado pela federação do meu estado. Sou de uma época em que todas as artes marciais estavam na alta, para o bem e para o mal. Conheci muitas outras como o olímpico TaekonDo, o KungFuSho (relação com Confúcio não é mera coincidêncai), ninjustsu e KenDo. Era um treino filosófico além de uma defesa pessoal... Na música, sempre quis um dueto com berimbau. Talvez ainda role... Oxalá! PAX!
Em 2016, conheci uma francesa que fez intercâmbio no Instituto Federal onde estudei. Quando ela disse que fazia capoeira na França, eu fiquei extremamente surpresa. Não imaginei que aquela menina loira do olho azul gingava. Achei um máximo.😅 Um adendo: na LDB consta um artigo a respeito do ensino da cultura afro-brasileira, no qual deve ser transversal em todas as disciplinas, tanto na escola pública quanto na privada. No entanto, muitos professores evitam falar a respeito, bem como o corpo administrativo da escola. Só tratam do assunto no Dia da Consciência Negra e olhe lá! Há nome para esse tipo comportamento.
Meus amigos alemães em 1992, vindos da Universidade de Goetigen, conhecer o Brasil, já conheciam capoeira, queriam praticar, mas em Belém do Pará (Amazonia), não havia escola.
@rayssaoliveira3275, verdade, mas em parte é responsabilidade nossa, votamos, pagamos impostos, devemos cobrar da classe política. O Brasil é rico! A renda, o orçamento é mal distribuído.
Parabéns por resgatar essa arte que corre nas veias e sangue brasileiro... gratidão aos africanos que nos deram tanta riqueza através das artes na construção da nação brasileira com seu suor e trabalho .... A capoeira tem música, dança, arte marcial, espiritualidade, integração, união cantoria, poesia e liberdade de ser o que queremos ser. Salve esses heróis que mantiveram a chama dessa arte aglutinadora e encantadora.... tem João grande, João pequeno, João guerreiro, João que canta, João que dança, João que peleia, João que ama, João pedreiro, João de coração!
Em meus estudos de capoeira, enquanto pesquisador, sinto-me com a missão de colaborar nessa valorização dos mestres e mestras, por meio de meus textos, junto de muitos (as) outros (as) que verdadeiramente têm se preocupado com isso, tal como este documentário. Parabéns e obrigado por oportunizarem a nós, capoeiristas, o acesso a saberes e conhecimentos neste trabalho!
O problema da capoeira é que ela tem que escolher: ser uma luta, uma música ou uma dança. Tudo ao msm tempo não dá. Hj a capoeira nada mais é do que uma Yoga/Break dance, as pessoas praticam pra ter elasticidade e fazer acrobacias. O lado marcial tem muito mais público e como não veem mais a capoeira como algo marcial ela é esquecida e abandonada. Eu queria um estilo novo de capoeira, um marcial, similar ao Taekwondo.
Que vídeo massa e necessário, esse documentário tinha que ser transmitido lá em Brasília para as autoridades perceberem e valorizarem o que é nosso. A Capoeira vive, em minha adolescência eu não tinha condições de pagar para fazer capoeira, mas não perdia as rodas assistia todas, e aprendi os saltos mortais. A Capoeira vive❤
O mínimo que precisamos é honrar a memória destes mestres. A valorização começa em nós. Acreditando que é possível, sendo resilientes, respeitosos com a nossa cultura e sendo sábios em detectar os pontos que podemos melhorar enquanto empreendedores da prosperidade da capoeira! Mestre Aurélio Baraká/ SP
Fiz capoeira durante meu curso de mestrado na UF do meu Estado. Meu professor, Piloto (Sidarta Ribeiro), que também é neurocientista, vivia viajando por causa de suas palestras pelo mundo. O meu mestre de capoeira era ausente, rsrs, pois foi morar nos Emirados Árabes ensinar a arte de gingar. Conheci muita gente que viajava com frequência. Iam para a Europa, Estados Unidos e até Japão. Ficava acompanhando as fotos das viagens deles pelo Instagram. Por isso, tanta gente vai viajar/morar fora para ensinar capoeira. Aqui não é tão valorizado quanto lá fora.
Relatos lindos parabéns a bbc.👍 🇧🇷🕊Benção a todos mestres capoeristas que fizeram e fazem a história da capoeira engrandecendo a cultura afro - brasileira de forma ETERNA. RENOVARÁ SEMPRE. 🤍
Parabéns BBC. Parabéns João Fellet e Feliz Lima pelo documentário. Só fui entender a dimensão da capoeira na cultura mundial quando praticava inglês no antigo *SharedTalk*. Quem lembra? Era uma espécie de Cambly, Italki, Duolingo gratuito. Havia intercâmbio: você podia ensinar e era ensinado. Conheci muita gente da Europa Oriental: Eslováquia, Polônia, Bielorrúsia, Ucrânia etc e todos queriam aprender português. O traço comum à todos eles que levou ao interesse pelo idioma e cultura brasileira foi o contato com a: capoeira. Imaginem!... Lembro de uma menina ter dito que teve aulas com um mestre (que não lembro o nome) que era de Fortaleza no Ceará. Nós temos um grande patrimônio cultural! É uma arte incrível. Acho mais incrível ainda porque é uma coisa que se desenvolve/desenvolveu de forma orgânica! Podemos melhorar isso... Mas, espero - de coração - que não sofra do mesmo processo de "gourmetização" que tem sofrido o nosso futebol e nossa Seleção.
Meu,vcs da bbc são incríveis!obrigado por expandir nossos horizontes culturais! Agora , a extensão da capoeira "break " é olímpico e a capoeira não ! I S S O Não é justo 😮 Parabéns sr Jornalista, ótima matéria!
A capoeira é uma beleza. E a beleza, é a capoeira. H Já vi roda de capoeira em Nice França,Liguria Italia. E treino na academia na Liguria, escutando mestre Tonho matéria. E curto muito.
Treinei capoeira no CECA ainda com Mestre João Pequeno vivo e ativo, hoje treino com Mestre Aranha, um de seus principais discípulos e tanto ele quanto Mestre Zoinho, legados vivos de seu Duão, estão em situação vulnerável e sem valor.. E ensinando Angola, como o mestre mandou. A história se repete dia a dia.. Viva a Capoeira viva!!! Acorda Brasil!!!!
❤ ótima iniciativa, agora esperar que sejamos reconhecidos, da forma correta, e justa, sendo assim, é preciso parar essa situação ridícula de graduações precocemente sendo feitas em todo o Brasil.
Muito obrigado BBC - Gratidão por esse conteúdo tão importante. Isso deveria ser passado em escolas. Foi tão denso e rico toda essa história da capoeira. Me lembro da minha infância (quando pratiquei) me lembrou da minha família (sou de Salvador) e meu atual momento sobre emigração (tocando em pontos que passei). Muito obrigado ! E vou compartilhar com todos que estão ao Meu redor. A Roda não pode parar !
deu pra perceber um desconforto na portavoz ministerial, bom documeto. excelente reporters brasileiros em busca de sua propria história contemporânea. Na minha opinião, como os traficantes de escravos dividiam as pessoas trazidas da africa para prevenir rebeliões, a capoeira se tornou , além da pele, um dos poucos jeitos de se comunicar e de resgatar uma identidade que já não era mais africana, era e é brasileira
Ontem recebi 8 amigos do meu filho (13 anos) para fazer uns hot dogs pra eles,e eles deram até risadas quando propus fazer capoeira Se não abrirem o olho para a capoeira,daqui a 30,40 anos, só vamos ver em vídeos 😢😢
Infelizmente a parte marcial da capoeira se perdeu, hj ela é ensinada apenas pra dança e acrobacias. Eu gosto muito da capoeira, mas é inegável isso. A parte marcial é a que tem mais público, judo, jiu jitsu, karate, boxe, muay thai, kickboxing, wrestling, etc. Precisam fazer um estilo novo focado em ser uma arte marcial novamente. É como na época de Bimba, ele fez a regional pq a Capoeira angola estava sendo lenta e só floreios, o lado marcial estava sumindo.
O problema da capoeira é que ela tem que escolher: ser uma luta, uma música ou uma dança. Tudo ao msm tempo não dá. Hj a capoeira nada mais é do que uma Yoga/Break dance, as pessoas praticam pra ter elasticidade e fazer acrobacias. O lado marcial tem mais público e como não veem mais a capoeira como algo marcial ela é esquecida e abandonada. Eu queria um estilo novo de capoeira, um marcial, similar ao Taekwondo.
Que lindo! Parabéns a BBC E Ao reporter e todos envolvidos por este mini doc sobre a capoeira, patrimônio cultural , tradição, história, resistência e sobre os Mestres. Lindo de assistir 👏👏👏👏👏
Que reportagem maravilhosa! Grande Mestre Jelon, parabéns por sua história linda! Você pratica na capoeira a generosidade e o amor e sei do quanto você inspirou (e ajudou) centenas de pessoas. Você merece muito todo sucesso!
Parabéns pela reportagem linda! Um resumo enriquecedor das origens da Capoeira e importância cultural injustamente não introjetada nas escolas e nos projetos públicos.
Muito bom o documentário. Sensacional... "Mais uma observação! Não é uma mídia Brasileira, que nos trouxe esse documentário, mais uma vez, foi uma mídia gringa. Nem os sites Brasileiro, seja eles de: reportagem; históricos; antropologia etc, não faz muito pelo Brasil!!!".
Na creche da minha filha. Maternal, tem aulinha. Tocam os instrumentos. Cantam as músicas. Ela adora. Eu também passei pela capoeira na infância e dou muito valor.
Belíssima matéria! Parabéns ao jornalismo que foi certeiro nesse apanhado mais recente 🎉 Capoeira continua marginalizada no Brasil como as demais artes que veem dos negros. Infelizmente... Mas a capoeira é resistência, Salve!!!
Na escola da minha filha todas as crianças faziam capoeira aos 6 anos, na educação física. E tinha a capoeira como atividade extra classe. Detalhe: escola francesa, no Rio. Deveria ser assim em TODAS as escolas do Brasil. Toda criança deveria ter contato com a capoeira. Um viva para o mestre Claudio Chaminé, que dividiu o conhecimento dessa riqueza com tantas crianças ❤
❤A capoeira é muita rica em tudo! Mestre Jelon tive um imenso privilégio de conhecê-lo no nosso evento aqui na Suíça , obrigada pela sua presença nos passando seus ensinamentos sabedoria o senhor e muito top adorei! Sucesso gratidão 🙏
Parabéns pelo documentário fantástico!!!!!!! Nossa cultura é rica demais e muitas vezes não valorizamos como deveríamos. Muito bom ver trabalhos com este. Parabéns novamente.
Documentário lindo e sensível, parabéns! A capoeira nasceu como resistência e segue assim. O ministério da cultura tem que dar mais visibilidade a esses projetos de lei
Que documentario incrível e bonito sobre essa grande cultura brasileira. Parabéns aos responsáveis. Espero que o Brasil do futuro não destrua essa cultura por intolerância religiosa.
A capoeira precisa de um novo estilo, a atual está sendo uma espécie de yoga e break dance, só acrobacias e floreios. A parte marcial da capoeira vem sumindo. Esse estilo tem que ter sparring, contato físico e ser mais organizado, ter campeonatos, etc. Podia ser similar ao Taekwondo, mas com regras diferentes e técnicas e objetivos diferentes.
"Mandinga de negro em ânsia de liberdade. Seu princípio não em método e seu fim é impensável ao mais sábio capoeirista". Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha)
Mini documentário belíssimo. O roteiro a fotografia. Capoeira é da essência da cultura brasileira. Mesmo praticada em vários países, as músicas são cantadas em português.
Capoeira é uma arte incrível, não tem a valorização que merece.
tem sim, mas os gringos querem que vc nao reconheça isso. O reconhecimento do capoeira e em sua comunidade, em sua roda, em seu terreiro. Tem sim e muito reconhecimento.
@@marcioramosfoto hoje em dia capoeira de verdade ta difícil de achar, como a senhora falou no vídeo, virou competição e por isso a essência da capoeira ta se perdendo, já foi a época que a capoeira era mais valorizada no brasil
Ninguém liga.
@@marcioramosfotoTem muito reconhecimento no mundo em q vc habita, q não é o mesmo q o nosso rs
@@marcioramosfoto não entendo o q vc disse, câmerá: eu sou gringo/galego/branquelinho EstadoUnidense e eu estudo a capoeira e eu adoro a história e os aspeitos folkloricos. Tive a honra de encontrar/conhecer o Mestre Jelon em Taipei durante o meu segundo batizado lá. (Foi muito legal ver Mestre Jelon neste vídeo!!) Quero que todos aprendem/saibam sobre a capoeira e sobre a resistência bem-sucedida contra o poder colonial dos Quilombos da América do Sul. Ao visitando o Brasil, eu, pessoalmente, só vi a capital e o distrito federal. Tentei falar sobre meus estudos e interesses lá, mas Brasília e Taguátinga não são Bahia. Vc pode imaginar qual tipo de coisas os políticos e os funcionários me contem. Mim, um extranjeiro quem adora capoeira…
não tem dinheiro que pague essas vidas, a cada gingado a historia foi escrita. GIGANTE !
Mas é bom que paguem. Reconhecimento financeiro é o que falta pra esses mestres e mestras
kkkkkkkkkkkkkkkkk
O que é Capoeira, o que significa a capoeira para o senhor?
"Capoeira é a natureza.
Tudo o que nós temos dado por Deus sai da capoeira, da natureza.
Dos bichos, das águas, das aves.
Um pé de mato ensina a jogar.
A capoeira e o pensamento.
A gente pensa na coisa... *A cabeça pensa e o corpo dá o recado."*
_(Mestre João Grande)_
Sou da Ucrânia e pratico capoeira há 10 anos. É uma arte incrível e um grande apoio nestes tempos difíceis. Muito obrigado ao Brasil por esse milagre 🙏
Há mais ou menos 3 dias eu sonhei com João Grande, mas não o conhecia até ver essa reportagem. Coincidência maior que eu nunca tinha entendido a música "Triste Bahia" do Caetano, "Pastinha já foi à África pra mostrar capoeira do Brasil". Quem foi Pastinha? Mais uma história de resistência abafada, mas que de agora em diante vive comigo também. Acho que esse foi o sonho mais significativo da minha vida, e eu posso explicar. Essa reportagem sobre a capoeira me fez chorar! Ao lembrar que desconheço parte da minha ancestralidade, assim como a maioria dos brasileiros, eu chorei. Não um choro de tristeza, mas de orgulho por esse homem que apareceu, no meu sonho, sorrindo sereno. Linda reportagem!
Entendo perfeitamente os seus sentimentos a respeito dessa arte tão marginalizada e esquecida. Também senti o coração apertado vendo a situações por que passaram.nosfos heróis aqui apresentados neste vídeo.As artes marciais de tantos outros países tem sua importância reconhecida e amplamente apoiada , tanto nos países de origem , como aqui mesmo; porisso minha tristeza em ver o contraste entre esse reconhecimento e importância dada a elas, em detrimento a nossa genuína arte marcial brasileira: a CAPOEIRA! " Santo de casa não faz milagres", infelizmente 😢
Em todo lugar do mundo conhecem a capoeira, é cultura do nosso país, é identidade e patrimonio. Deveriam ensinar nas escolas de todo país.
É cultura puramente Afrinana. Implantada no Brasil pelos Afrinanos sequestrados e escravizados.
A lei já existe. O que não existe é interesse mesmo em fazer com que a lei seja cumprida e a nossa cultura valorizada
@@Angel-mj3bm no meu tempo de escola os esportes que os alunos mais gostavam eram futebol e volei. esse negocio de impor a atividade aos alunos nao esta com nada
@@InnerEvolution302não tem nada a ver com impor e sim oferecer aos alunos, assim como se oferece, nas aulas de educação fisica, os demais esportes.
irmã, eu faço educação física numa estadual de santa catarina, e a capoeira só se apresenta através de um projeto de extensão proposto por um (louvável) laboratório de pesquisa.. é de cair o c# da bunda
Esta reportagem merece um prêmio. Só isso que tenho a dizer. Além de agradecer pelo registro atemporal. Essas imagens vão provavelmente ser as últimas com todos estes Titãs juntos em vida, tem que ser guardadas com todo o cuidado do mundo. E que eles tenham por conta disto, alguma dignidade restaurada.
Matéria importantíssima!
É uma infeliz realidade, mas nossos capoeiristas são gigantes do Brasil!! MERECEM TODO VALOR!
Ao inves do culto às armas, a capoeira deveria ser oferecida como modalidade da educação fisica ou das aulas de artes nas escolas. Mas se até o espanhol, filosofia e demais matérias os bitolados do congresso tiraram, não há futuro para a cultura popular brasileira.
Sou B-boy e Capoeirista, é uma pena que o Brasil não valoriza o Brasileiro, Grande mestre Jelon Obrigado por contribuir com tanto, a Capoeira é incrível e sem dúvidas construiu muito para o desenvolvimento do Breaking
Parabéns à BBC por realizar esse documentário incrível! Sinto valorizada a arte e cultura brasileira. Reconhecendo nominalmente vários grandes mestres e outros atores como a Profa citada para dar visibilidade mundial.
A Capoeira é uma arte marcial nossa e tem que ser preservado.👏🏾
Luta de Bailarinos! E dança de gladiadores! A arte marcial disfarçada em dança !
Tem que fazer um estilo novo pq nossa arte marcial tá bem fraca. Um estilo com sparring, campeonatos, técnicas reguladas, etc.
@@TattooagenstufinhaMas atualmente a parte marcial vem se perdendo, as pessoas só fazem os movimentos bonitos mas não sabem lutar. É necessário um estilo novo de capoeira.
@@fernandobarbosa2601 Cara, eu ja penso e vejo diferente da sua visão, com todo respeito, mas é hoje em dia que a capoeira está sendo mais luta do que nunca! Varios golpes e defesas implantados na capoeira. O que menos se vê é a capoeira como dança, e isso voce pode ate observar quando tem uma roda de rua, mal começa o jogo e "pau tora". E tem nego bom de Jiu, de muai, que mesclam a capoeira com essas artes marciais . Pensa a ligeireza, agilidade e malicia da capoeira! Com a suavidade do jiu por exemplo!
meu sangue se agita, volto minha infância e meu peito se enche de emoção, viva a Capoeira, salve todos os mestres.
Que reportagem maravilhosa!! Eu moro na Alemanha e aqui existem diversos cursos de capoeira espalhados nas grandes cidades. O Brasil precisa reconhecer urgentemente este tesouro nacional e os mestres que levaram esta prática ao mundo!
A Capoeira foi reconhecida e valorizada mundo a fora. Uma TV inglesa faz doc para resgatá-la e reconhecer os seus grandes mestres, enquanto nós brasileiros ainda não damos o devido valor. Como nós somos vira-latas.
Concordo, mas a capoeira precisa escolher de uma vez: ou ser mais arte marcial ou ser mais uma dança como o break dance. A capoeira atualmente vem perdendo a sua essência marcial e diversos ensinamentos de Bimba nem são mais praticados, como sempre ter uma base no chão.
Lindo trabalho! Parabéns aos profissionais da BBC e de todos capoeiristas e personagens desta história de luta e arte. 👏
Ótimo registro das memórias da capoeira! Registro da profa. Emília e do Mestre João Grande são de arrepiar!!! É feita também a divulgação importantíssima de questões que circulam na capoeira a muito tempo, mas que não têm a repercussão e visibilidade de que precisa!
Obrigado de coração BBC.
Pensa que no fim tive que ver uma das maiores decepções dos últimos tempos: essa atual "ministra", vaidosa e inoperante, que de preta só tem o estilo estético.
A atual ministra desvaloriza a capoeira ou a capoeira vem sendo desvalorizada por vários ministros ao longo de vários governos?
Verdadeiras lendas desse país. 💪🏾
Parabéns por documentar essa nobre arte
BBC sempre divulgando assuntos muito interessantes, muito obrigado!
A capoeiragem agradece essa exposição!
Ate me emocionei... parabéns a BBC pela matéria merecida....fiz capoeira durante bastante tempo aqui em sp ...grupo mar de Itapuã...parei por causa de trabalho e estudo...hoje sou Black belt de jiu-jitsu mais nunca esqueci a capoeira.....deixa uma música aqui ...Corta Cana
Canção de Mestre Toni Vargas
Muito triste que a capoeira não tenha o reconhecimento que merece no Brasil.
João Fellet e Felix Lima, parabéns pelo documentário! O trabalho de vocês dá visibilidade a essas *vidas invisibilizadas* por aqui! Grandes homens, grandes herdeiras e herdeiros do saber desses mestres!
Lindoo. Emocionei! Parabéns a quem se dedica a disseminar de uma cultura tão rica e admirável.
fiz 3 anos de capoeira, uma cultura extremamente rica
Belo documentário! A Capuêra influencia muito a educação e a cultura do país, muita gente teve contato com esse arte, e continua praticando.
Fiz capoeira um tempo em uma escola do interior do maranhão e falo com toda certeza que muitos dos ensinamentos que tive lá quando criança moldaram muito da pessoa que me tornei e sou muito grato aos mestres que incentivam as crianças esse legado tão grande que é a capoeira.
Parabéns pela reportagem, o Brazil e conhecido lá fora e um dos motivos a capoeira, um legado da cultura negra brasileira e africana.
Viva a capoeira ❤
Pelo reconhecimento aos mestres da cultura popular, dentre estes àqueles que levaram a capoeira ao mundo como missão de vida.
Que reportagem maravilhosa! No momento estou rodando a Europa ensinando forró (dança)... O Brasil realmente precisa valorizar mais sua incrível riqueza cultural. Aqui fora o tratamento é maravilhoso em todos os aspectos.
Você para de praticar a capoeira mas ela nunca sai de você. Gratidão Mestre Bimba! 🙌🏻❤️
Bela reportagem sobre nossos Mestres capoeristas, guerreiros na vida e na arte.
Que o Congresso reconheça a dignidade dessa prática cultural.Obrigada BBC por resgatar valioso histórico.
Com este congresso? Não há esperança....
Vamos trocar!
@@rosanacruz5133 vamos começar pelas municipais, em outubro!!!!
Isso!
Esse congresso é de maioria conservadora, então sem chance
axé aos grandes mestres, viva a capoeira!
Maravilhoso documentário BBC! Tocante, delicado, respeitoso nos detalhes!!!! Meu pai parou de treinar boxe quando eu nasci (disse minha mãe). Na infância eu treinei judô, e depois CAPOEIRA😅. Mas eu não tinha o biótipo certo para a flexibilidade necessária nos golpes mais incríveis que só a capoeira faz. Tentei o horroroso JiuJitsu. Então terminei no KarateDo, hoje com mais de vinte anos de formado pela federação do meu estado. Sou de uma época em que todas as artes marciais estavam na alta, para o bem e para o mal. Conheci muitas outras como o olímpico TaekonDo, o KungFuSho (relação com Confúcio não é mera coincidêncai), ninjustsu e KenDo. Era um treino filosófico além de uma defesa pessoal... Na música, sempre quis um dueto com berimbau. Talvez ainda role... Oxalá! PAX!
Em 2016, conheci uma francesa que fez intercâmbio no Instituto Federal onde estudei. Quando ela disse que fazia capoeira na França, eu fiquei extremamente surpresa. Não imaginei que aquela menina loira do olho azul gingava. Achei um máximo.😅
Um adendo: na LDB consta um artigo a respeito do ensino da cultura afro-brasileira, no qual deve ser transversal em todas as disciplinas, tanto na escola pública quanto na privada. No entanto, muitos professores evitam falar a respeito, bem como o corpo administrativo da escola. Só tratam do assunto no Dia da Consciência Negra e olhe lá! Há nome para esse tipo comportamento.
Meus amigos alemães em 1992, vindos da Universidade de Goetigen, conhecer o Brasil, já conheciam capoeira, queriam praticar, mas em Belém do Pará (Amazonia), não havia escola.
@@rosanacruz5133 que legal! Infelizmente nem sempre valorizamos o que temos. A cultura brasileira é tão rica.
@rayssaoliveira3275, verdade, mas em parte é responsabilidade nossa, votamos, pagamos impostos, devemos cobrar da classe política. O Brasil é rico! A renda, o orçamento é mal distribuído.
Parabéns por resgatar essa arte que corre nas veias e sangue brasileiro... gratidão aos africanos que nos deram tanta riqueza através das artes na construção da nação brasileira com seu suor e trabalho .... A capoeira tem música, dança, arte marcial, espiritualidade, integração, união cantoria, poesia e liberdade de ser o que queremos ser. Salve esses heróis que mantiveram a chama dessa arte aglutinadora e encantadora.... tem João grande, João pequeno, João guerreiro, João que canta, João que dança, João que peleia, João que ama, João pedreiro, João de coração!
Em meus estudos de capoeira, enquanto pesquisador, sinto-me com a missão de colaborar nessa valorização dos mestres e mestras, por meio de meus textos, junto de muitos (as) outros (as) que verdadeiramente têm se preocupado com isso, tal como este documentário. Parabéns e obrigado por oportunizarem a nós, capoeiristas, o acesso a saberes e conhecimentos neste trabalho!
O problema da capoeira é que ela tem que escolher: ser uma luta, uma música ou uma dança. Tudo ao msm tempo não dá.
Hj a capoeira nada mais é do que uma Yoga/Break dance, as pessoas praticam pra ter elasticidade e fazer acrobacias.
O lado marcial tem muito mais público e como não veem mais a capoeira como algo marcial ela é esquecida e abandonada. Eu queria um estilo novo de capoeira, um marcial, similar ao Taekwondo.
Capoeira é bom demais, leva a perfeição do corpo, melhora a agilidade, resistência e força.
Que vídeo massa e necessário, esse documentário tinha que ser transmitido lá em Brasília para as autoridades perceberem e valorizarem o que é nosso.
A Capoeira vive, em minha adolescência eu não tinha condições de pagar para fazer capoeira, mas não perdia as rodas assistia todas, e aprendi os saltos mortais.
A Capoeira vive❤
Love❤
Love❤
Love❤
Capoeira minha vida, minha energia...
I am Capoeira ❤
Parabéns BBC News 👏🏽👏🏽
O mínimo que precisamos é honrar a memória destes mestres. A valorização começa em nós. Acreditando que é possível, sendo resilientes, respeitosos com a nossa cultura e sendo sábios em detectar os pontos que podemos melhorar enquanto empreendedores da prosperidade da capoeira!
Mestre Aurélio Baraká/ SP
Fiz capoeira durante meu curso de mestrado na UF do meu Estado. Meu professor, Piloto (Sidarta Ribeiro), que também é neurocientista, vivia viajando por causa de suas palestras pelo mundo. O meu mestre de capoeira era ausente, rsrs, pois foi morar nos Emirados Árabes ensinar a arte de gingar. Conheci muita gente que viajava com frequência. Iam para a Europa, Estados Unidos e até Japão. Ficava acompanhando as fotos das viagens deles pelo Instagram. Por isso, tanta gente vai viajar/morar fora para ensinar capoeira. Aqui não é tão valorizado quanto lá fora.
Relatos lindos parabéns a bbc.👍 🇧🇷🕊Benção a todos mestres capoeristas que fizeram e fazem a história da capoeira engrandecendo a cultura afro - brasileira de forma ETERNA. RENOVARÁ SEMPRE. 🤍
Parabéns BBC. Parabéns João Fellet e Feliz Lima pelo documentário. Só fui entender a dimensão da capoeira na cultura mundial quando praticava inglês no antigo *SharedTalk*. Quem lembra? Era uma espécie de Cambly, Italki, Duolingo gratuito. Havia intercâmbio: você podia ensinar e era ensinado. Conheci muita gente da Europa Oriental: Eslováquia, Polônia, Bielorrúsia, Ucrânia etc e todos queriam aprender português. O traço comum à todos eles que levou ao interesse pelo idioma e cultura brasileira foi o contato com a: capoeira. Imaginem!... Lembro de uma menina ter dito que teve aulas com um mestre (que não lembro o nome) que era de Fortaleza no Ceará. Nós temos um grande patrimônio cultural! É uma arte incrível. Acho mais incrível ainda porque é uma coisa que se desenvolve/desenvolveu de forma orgânica! Podemos melhorar isso... Mas, espero - de coração - que não sofra do mesmo processo de "gourmetização" que tem sofrido o nosso futebol e nossa Seleção.
Devíamos ter capoeira nas escolas! Todos teríamos a oportunidade de aprender sua história que não se separa da história do Brasil!
Meu,vcs da bbc são incríveis!obrigado por expandir nossos horizontes culturais!
Agora , a extensão da capoeira "break " é olímpico e a capoeira não ! I S S O Não é justo 😮
Parabéns sr Jornalista, ótima matéria!
A capoeira é uma beleza. E a beleza, é a capoeira. H
Já vi roda de capoeira em Nice França,Liguria Italia. E treino na academia na Liguria, escutando mestre Tonho matéria. E curto muito.
Nunca treinei capoeira. Mas meu irmão estudou com mestre Joao Pequeno. Ele admirava muito ele.
Salve a Capoeira e todos os grandes Mestres da velha guarda. Gratidão e todos vocês! 👏🏽🪘🤸🏿♂️🎼
Treinei capoeira no CECA ainda com Mestre João Pequeno vivo e ativo, hoje treino com Mestre Aranha, um de seus principais discípulos e tanto ele quanto Mestre Zoinho, legados vivos de seu Duão, estão em situação vulnerável e sem valor.. E ensinando Angola, como o mestre mandou. A história se repete dia a dia.. Viva a Capoeira viva!!! Acorda Brasil!!!!
Gratidão, BBC ❤❤❤
Capoeira, arte marcial e cultural brasileira. Obrigado BBC News Brasil por esse video tão importante.
❤ ótima iniciativa, agora esperar que sejamos reconhecidos, da forma correta, e justa, sendo assim, é preciso parar essa situação ridícula de graduações precocemente sendo feitas em todo o Brasil.
Parabéns pelo documentário BBC. A mídia também pode fazer algo pela capoeira, fazendo-a conhecer ao seu próprio povo.
Obrigado por este vídeo BBC!
Um salve a todos os mestre/herois da capoeira. O que precisamos é voltar para nossas raizes e salvar o que foi batalhado por anos. Fé em dias melhores
Sou de são Paulo e um grupo de capoeira se apresenta na estação de metrô, todo mundo para assistir desde de criança até idosos
Muito obrigado BBC - Gratidão por esse conteúdo tão importante. Isso deveria ser passado em escolas. Foi tão denso e rico toda essa história da capoeira. Me lembro da minha infância (quando pratiquei) me lembrou da minha família (sou de Salvador) e meu atual momento sobre emigração (tocando em pontos que passei). Muito obrigado ! E vou compartilhar com todos que estão ao
Meu redor. A Roda não pode parar !
deu pra perceber um desconforto na portavoz ministerial, bom documeto. excelente reporters brasileiros em busca de sua propria história contemporânea. Na minha opinião, como os traficantes de escravos dividiam as pessoas trazidas da africa para prevenir rebeliões, a capoeira se tornou , além da pele, um dos poucos jeitos de se comunicar e de resgatar uma identidade que já não era mais africana, era e é brasileira
Obrigado pelo tao necessário documentário dos nossos tempos.A capoeira vive!
Ontem recebi 8 amigos do meu filho (13 anos) para fazer uns hot dogs pra eles,e eles deram até risadas quando propus fazer capoeira
Se não abrirem o olho para a capoeira,daqui a 30,40 anos, só vamos ver em vídeos 😢😢
Infelizmente a parte marcial da capoeira se perdeu, hj ela é ensinada apenas pra dança e acrobacias. Eu gosto muito da capoeira, mas é inegável isso.
A parte marcial é a que tem mais público, judo, jiu jitsu, karate, boxe, muay thai, kickboxing, wrestling, etc.
Precisam fazer um estilo novo focado em ser uma arte marcial novamente. É como na época de Bimba, ele fez a regional pq a Capoeira angola estava sendo lenta e só floreios, o lado marcial estava sumindo.
BBC está de parabéns para divulgar, e mostra a nossa cultura que e capoeira pelo mundo , todos capoeiristas merecem todo respeito;
Mais uma ótima reportagem, parabéns BBC👏
A capoeira é cultura e arte brasileira, devemos valorizar nossa cultura.
O problema da capoeira é que ela tem que escolher: ser uma luta, uma música ou uma dança. Tudo ao msm tempo não dá.
Hj a capoeira nada mais é do que uma Yoga/Break dance, as pessoas praticam pra ter elasticidade e fazer acrobacias.
O lado marcial tem mais público e como não veem mais a capoeira como algo marcial ela é esquecida e abandonada. Eu queria um estilo novo de capoeira, um marcial, similar ao Taekwondo.
@@fernandobarbosa2601dança,poesia, canto,música ,história e luta fazem da capoeira algo único,é a cultura ancestral do Brasil.
Que lindo! Parabéns a BBC E Ao reporter e todos envolvidos por este mini doc sobre a capoeira, patrimônio cultural , tradição, história, resistência e sobre os Mestres. Lindo de assistir 👏👏👏👏👏
Documentário essencial.
Que reportagem maravilhosa! Grande Mestre Jelon, parabéns por sua história linda! Você pratica na capoeira a generosidade e o amor e sei do quanto você inspirou (e ajudou) centenas de pessoas. Você merece muito todo sucesso!
Parabéns pela matéria.👏🏾 Vamos compartilhar ao máximo.
A África é uma matriz cultural de valor indivisível para os povos afro-brasileiro.
Parabéns pela reportagem linda! Um resumo enriquecedor das origens da Capoeira e importância cultural injustamente não introjetada nas escolas e nos projetos públicos.
Muito bom o documentário. Sensacional...
"Mais uma observação! Não é uma mídia Brasileira, que nos trouxe esse documentário, mais uma vez, foi uma mídia gringa. Nem os sites Brasileiro, seja eles de: reportagem; históricos; antropologia etc, não faz muito pelo Brasil!!!".
Capoeira é arte e vida é história. Capoeira tem que ser respeitada
Mais que registro mais lindo! Informativo, formativo, transformador! Salve à nossa capoeira! A arte que transforma a nossa vida! Axé!!!
Na creche da minha filha. Maternal, tem aulinha. Tocam os instrumentos. Cantam as músicas. Ela adora. Eu também passei pela capoeira na infância e dou muito valor.
Linda matéria!!! Capoeira Bimba, Pastinha, Caiçara, João grande heróis negros...
Realmente é uma realidade muito triste a falta de Reconhecimento da Cultura Brasileira - nossa Cultura !!!
Nossa Bahia, nossa cultura. Belíssima e única
Belíssima matéria! Parabéns ao jornalismo que foi certeiro nesse apanhado mais recente 🎉
Capoeira continua marginalizada no Brasil como as demais artes que veem dos negros. Infelizmente...
Mas a capoeira é resistência, Salve!!!
Na escola da minha filha todas as crianças faziam capoeira aos 6 anos, na educação física. E tinha a capoeira como atividade extra classe. Detalhe: escola francesa, no Rio. Deveria ser assim em TODAS as escolas do Brasil. Toda criança deveria ter contato com a capoeira. Um viva para o mestre Claudio Chaminé, que dividiu o conhecimento dessa riqueza com tantas crianças ❤
❤A capoeira é muita rica em tudo! Mestre Jelon tive um imenso privilégio de conhecê-lo no nosso evento aqui na Suíça , obrigada pela sua presença nos passando seus ensinamentos sabedoria o senhor e muito top adorei! Sucesso gratidão 🙏
Máximo respeito a capoeira! ✊🏾🤎
Que todos os mestres da capoeira vivos sejam homenageados. Salve!
Documentário realmente necessário. Parabéns, BBC. Poderia estender para uma série sobre a capoeira nos diversos estados do Brasil.
Que registro importante para contribuir na apreensão da nossa arte, luta, dança, instrumento de resistência. Capoeira.
Parabéns pelo documentário fantástico!!!!!!! Nossa cultura é rica demais e muitas vezes não valorizamos como deveríamos. Muito bom ver trabalhos com este. Parabéns novamente.
Desde criança aprendi algumas artes da capoeira com a minha família no Brasil, enquanto aprendia lutar kung fu das artes marciais asiático.
Documentário lindo e sensível, parabéns! A capoeira nasceu como resistência e segue assim. O ministério da cultura tem que dar mais visibilidade a esses projetos de lei
Que documentario incrível e bonito sobre essa grande cultura brasileira. Parabéns aos responsáveis. Espero que o Brasil do futuro não destrua essa cultura por intolerância religiosa.
Capoeira precisava ser mais reconhecida no Brasil.
A capoeira precisa de um novo estilo, a atual está sendo uma espécie de yoga e break dance, só acrobacias e floreios. A parte marcial da capoeira vem sumindo.
Esse estilo tem que ter sparring, contato físico e ser mais organizado, ter campeonatos, etc. Podia ser similar ao Taekwondo, mas com regras diferentes e técnicas e objetivos diferentes.
Salve meus mestres e os mestres que vieram antes de nós e que nos ensinou a gingar.
Um de nossos maiores tesouros nacionais, fantástico documentário sobre capoeira! 👏🏽👏🏽👏🏽
Emocionante a nossa cultura. Obrigada por trazer esse documentário para as novas gerações compreenderem a importância desse símbolo do Brasil. ❤
"Mandinga de negro em ânsia de liberdade. Seu princípio não em método e seu fim é impensável ao mais sábio capoeirista".
Vicente Ferreira Pastinha (Mestre Pastinha)
"Sem capoeira eu não posso viver...sou peixe fora do mar, passarinho sem voar, dia sem amanhecer.."
eu amo capoeira ! incrível
🤝 Belo documentário 👏👏👏
Mini documentário belíssimo. O roteiro a fotografia.
Capoeira é da essência da cultura brasileira.
Mesmo praticada em vários países, as músicas são cantadas em português.
Belíssimo trabalho, capoeira essência de uma cultura brasileira, tantas vezes negligenciada
Sensacional! Que matéria necessária aos nossos …