O 25 de Abril e a perspectiva da música
Вставка
- Опубліковано 29 жов 2024
- A música teve uma importância fundamental na resistência à ditadura salazarista e durante o período revolucionário do 25 de Abril. No ano em que se comemoram os 50 anos do início da Revolução dos Cravos, o projecto internacional «Transficción. Discursos y relatos de la Transición» (sediado na Uni. Zaragoza) promoveu em Lisboa o Colóquio «O 25 de Abril e a perspectiva cultural europeia: história e literatura na relação com outras artes».
Conversámos com o jornalista Pedro Tadeu, a maestrina Joana Fonseca e os músicos Rogério Charraz e Tiago Santos sobre o papel da música no contexto do 25 de Abril, os principais paralelos entre Portugal e Espanha no plano musical, o papel da música como instrumento revolucionário e a importância hoje em dia das canções de intervenção.
O Colóquio «O 25 de Abril e a perspectiva cultural europeia: história e literatura na relação com outras artes» teve lugar entre 3 e 5 de Junho de 2024 e integrou mesas-redondas sobre música, literatura e cinema e comunicações de cerca de 30 investigadores de várias universidades europeias. O evento foi co-organizado pelo CHAM-Centro de Humanidades (NOVA FCSH-UAc), Instituto de História de Arte (NOVA FCSH) e Universidad de Zaragoza, com o apoio do Museu do Aljube-Resistência e Liberdade e da Fundação José Saramago.