Considere h(x)=1x+1, x≠1, x≠−1. Sabemos que h pode ser escrita como uma soma f+g em que f é uma função par e g é uma função ímpar. Para essas funções f e g, assinale a alternativa correta. Escolha uma opção: a. g(3)f(2)=−3/8 b. f(0)g(3)=0 c. f(0)+g(2)=−2/3 d. f(2)−g(3)=−5/24 e. f(2)g(3)=−1/8 Alguém aí fera em Cálculo poderia me dar uma luz nesta questão? Já olhei o material de paridade da faculdade, mas não consigo desenvolver este problema.
Bruno, dada uma função h, veja que ela pode ser escrita como a soma: h(x) = {[h(x) + h(-x)]/2} + {[h(x) - h(-x)]/2} Agora note que fazendo f(x) = [h(x) + h(-x)]/2, a função f é par. Por outro lado, fazendo g(x) = [h(x) - h(-x)]/2, a função g é ímpar. Desse modo, temos que h(x) = f(x) + g(x), com f uma função par e g uma função ímpar. Agora tente resolver o exercício considerando essa informação. Comente aqui a sua solução.
Que bom que você conseguiu! Uma dúvida: o enunciado que você escreveu aqui está igual ao do exercício? Pela sua solução, eu acho que a função h seria h(x) = 1/(x+1). Seria isso mesmo?
Feeera esse video! Olhei todo ele!
te desejo toda sorte com o teu canal!
É uma matéria importante, mas num eh de Deus Não viu. Creeeeeedo...
É possível resolver problemas de pesquisa operacional com derivadas?
Considere h(x)=1x+1, x≠1, x≠−1. Sabemos que h pode ser escrita como uma soma f+g em que f é uma função par e g é uma função ímpar.
Para essas funções f e g, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. g(3)f(2)=−3/8
b. f(0)g(3)=0
c. f(0)+g(2)=−2/3
d. f(2)−g(3)=−5/24
e. f(2)g(3)=−1/8
Alguém aí fera em Cálculo poderia me dar uma luz nesta questão? Já olhei o material de paridade da faculdade, mas não consigo desenvolver este problema.
Bruno, dada uma função h, veja que ela pode ser escrita como a soma:
h(x) = {[h(x) + h(-x)]/2} + {[h(x) - h(-x)]/2}
Agora note que fazendo f(x) = [h(x) + h(-x)]/2, a função f é par. Por outro lado, fazendo g(x) = [h(x) - h(-x)]/2, a função g é ímpar. Desse modo, temos que h(x) = f(x) + g(x), com f uma função par e g uma função ímpar.
Agora tente resolver o exercício considerando essa informação. Comente aqui a sua solução.
Muito obrigado, professor!
Encontrei -1/8 como solução.
Somente com esse "guia" eu fui capaz de solucionar o problema.
Que bom que você conseguiu!
Uma dúvida: o enunciado que você escreveu aqui está igual ao do exercício?
Pela sua solução, eu acho que a função h seria h(x) = 1/(x+1). Seria isso mesmo?
@@LCMAquino Exato!
Agora que eu ví que escrevi a equação de forma equivocada. Perdão!
Parece complicado.