Um luto bonito | Somos todos malucos #49

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 7 лют 2023
  • O Rui viu a mulher Irina partir no ano passado. Ficou com o filho e a sua vida mudou completamente. Como é que se vive este processo de luto da melhor forma?
    Somos Todos Estranhos - o meu testemunho sincero sobre a ansiedade, os medos e as obsessões com as quais me deparei ao longo da vida. Mas não é um livro para o choradinho, é uma partilha às vezes difícil, mas bem-humorada e sem drama, porque para haver comédia é preciso haver tragédia. Links diretos para encomendas:
    - www.fnac.pt/Somos-Todos-Estra...
    - www.bertrand.pt/livro/somos-t...
    - www.wook.pt/livro/somos-todos...
  • Розваги

КОМЕНТАРІ • 52

  • @anabarbarabrandao
    @anabarbarabrandao Рік тому +9

    Deixo aqui o meu testemunho do outro lado... Perdi a minha mãe quando tinha 14 anos, ela tinha 40. Ficou doente e faleceu, de repente. Na minha casa não se falava do que estava a acontecer e depois a grande preocupação era que fossemos fortes, que ninguém tivesse pena de nós, de mim e dos meus irmãos. Realmente fomos fortes, o tempo passou, crescemos e a vida andou...
    Gostava de ter sabido do que estava a acontecer para me preparar, para perceber, gostava de hoje em dia poder falar sobre isso, mas na minha família não se fala, o meu pai carrega o fardo.
    Temos o direito a ser felizes, todos tem direito a voltar a amar. O meu pai voltou a amar, casou e há pouco tempo a minha madrasta também ficou doente e morreu de uma forma horrível. Apesar de todas as diferenças entre mim e o meu pai admiro a forma como leva pauladas da vida mas continua.

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +3

      Na minha família, tive um irmão que morreu antes de eu nascer, vim logo depois e via lá fotos dele mas pouco ou nada sei dele. Tal como de muitas histórias meio escondidas... cabe-nos a nós procurar fazer de outro modo :) Força para ti e para o teu pai :)

  • @helderbolas2405
    @helderbolas2405 9 місяців тому

    Obrigado pela partilha, fui desde cedo confrontado com a morte de pessoas que eram o mundo para mim e depois de passar anos a lidar com o facto de ser homem e ter de mostrar que tinha que ser firme e forte, permiti-me baixar a guarda.
    Hoje estou em paz comigo mesmo e além de ter saído benefíciado benefíciei os que estão à minha volta. Abraço Raminhos e convidado.

  • @paularosendo3693
    @paularosendo3693 Рік тому +5

    De facto, nós temos muita dificuldade em aceitar que a nossa existência nada tem a ver com justiça. A nossa existência é absolutamente aleatória. As coisas boas e as coisas más acontecem e não há uma explicação lógica para isso. Cada um de nós acha que o universo tem uma missão e um cuidado especial connosco. Mas, não é bem assim. No fundo, somos praticamente insignificantes. E quando percebemos isso, no início, pode ser assustador. Depois, acabamos por aceitar.

  • @franquica98
    @franquica98 Рік тому +6

    Obrigada, Raminhos, por tudo o que transmites através deste podcast. Normalmente nunca comento, mas não podia deixar de expressar o meu agradecimento. Não perco um único episódio, todos os assuntos são altamente pertinentes, e este em particular diz-me muito. O meu querido Pai morreu há 8 meses, também de um cancro, muito novo (71 anos)... Eu só tenho 24 anos, e custa-me saber que ficou muita coisa para partilhar, mas orgulho-me muito da forma que tanto eu, como as minhas irmãs e a minha mãe temos conseguido lidar com a situação, vivendo! A viver celebra-se a vida, a nossa e a de quem já não está. Há dias difíceis, claro, mas o luto não tem que ser mau. Com a morte do meu Pai, percebi que com a morte também vêm coisas boas. É um processo duro, mas de uma aprendizagem imensa. Obrigada por toda a tua generosidade com este podcast

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +1

      Obrigado eu pela partilha e parabéns pelo caminho :) Como se diz, o caminho faz-se... caminhando :) beijinhos a todos e não sou nada um ser especial lol

  • @susanacosta7501
    @susanacosta7501 Рік тому +5

    Uma conversa entre dois homens com muita sensibilidade e bom senso sobre um tema ainda tabu no nosso país. Parabéns 👏

  • @tiagoreis5390
    @tiagoreis5390 Рік тому +11

    Adoro todos os episodios deste podcast... Sabes o que me custa? Tenho a certeza que se isto fosse para o ar na televisão iria ter imensa audiência, ao invés de novelas e aqueles programas de xaxada de fim de semana e ate de semana... 1 hora de podcast teu vale mais que 3/4 horas desses programas da treta na TV tuga!!!!! Abraço :)

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +3

      Hahah obrigado pelas palavras mas nem vale a pena pensar nisso! :) é seguir caminho

  • @vandacris
    @vandacris Рік тому +2

    Mais uma partilha muito valiosa 🙏🏻 coragem e parabéns pelo percurso 🍀grande inspiração 🙌

  • @anasousa962
    @anasousa962 Рік тому

    Obrigada pela msg. O meu marido deu entrada no hospital no dia 8 Maio/22 e descobrimos que era cancro do pulmão em ultima fase. Faleceu a 6 de Julho de 2022...o funeral foi no dia dos meus anos...8 de julho. Como dói...Obrigada por estas palavras

  • @MyCristinapereira
    @MyCristinapereira Рік тому +2

    Fantástico!
    Eu perdi uma sobrinha com 18 anos e durante anos tinha problemas de consciência quando me estava a divertir... É difícil ultrapassar a morte, embora todos saibamos que a morte é tão natural como a vida...

  • @crismoreira4403
    @crismoreira4403 Рік тому +1

    Que conversa tão bonita mas emocionei me muito pois gostava muito da Irina. Muita força Rui e um beijinho grande ao Santiago. Obrigada Raminhos por estas conversas tão pertinentes e importantes. Parabéns 👏👏👏👏

  • @carlabranco6391
    @carlabranco6391 Рік тому

    👏🙏💙 Grata por esta partilha

  • @lefg00
    @lefg00 Рік тому +2

    Olá Raminhos! Obrigada por mais este episódio! Sou fã e oiço todos! Neste em particular, tal como outras pessoas comentaram, identifico-me muito e tive vontade de comentar logo no início quando falaram no sentimento de "injustiça" e a postura do Rui. A minha mãe faleceu há 2 meses. Ela era nova, saudável e teve um AVC tão agressivo... Desde o início a minha postura foi a mesma do Rui, se deixar que o sentimento de injustiça faça sentido na minha vida, então eu não vou conseguir viver porque nunca haverá justiça. Sair da nossa bolha e perceber que foi assim porque teve que ser e como ela dizia sempre, "a vida continua", por ela e por todos os que ficamos cá. Pela vontade de viver e por tudo o que aí vem. Obrigada pela tua companhia, pelas palavras e pelos convidados. Oxalá todos tivessem a oportunidade (e a pachorra) de te ouvir porque as conversas valem muito a pena!

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому

      Obrigado eu e força:)

  • @anamafaldapereira1194
    @anamafaldapereira1194 Рік тому +2

    Mais um episódio excelente.
    Relativamente aos filhos crescerem " sozinhos". Quantos filhos têm pai e mãe e "crescem sozinhos"??? Parabéns pelo seu trabalho. E força para viver e bem para o Rui

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +1

      Também é verdade sim

  • @urceira1
    @urceira1 Рік тому +2

    Olá Raminhos, adoro o podcast, já ouvi praticamente todos mas este tocou-me especialmente. Perdi o meu pai em agosto do ano passado, cancro de pulmão. Era a minha pessoa e ainda hoje parece que não foi real, sinto muito a sua falta. Mas orgulho-me bastante da forma como estamos a processar o luto, de uma forma bonita também, não há melhor homenagem para quem parte. Obrigada ao Rui pela partilha. Um beijinho.

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому

      obrigado eu pelas palavras e força :)

  • @Darteliana
    @Darteliana Рік тому

    Parabéns Raminhos, acho incríveis estas conversas e os temas que abordas. Já aprendi muito e reformulei ideias que tinha, sinto que aprendo e cresço! Acompanhei uma parte do percurso da Irina e já me emocionei tanto com o que o Rui escreve. Tenho muita admiração pelo Rui, transmite uma sensibilidade e serenidade que me toca muito. Bem hajam! Sejam felizes!

  • @secondhandbabywonderland1489

    És o maior raminhos. És mesmo. Obrigada por tudo aquilo que tens feito por cada um de nós.

  • @susanamatias8677
    @susanamatias8677 Рік тому +2

    Adorei!!! Parabéns 👏

  • @mariliasantos6251
    @mariliasantos6251 Рік тому +3

    Que lindo! Eu que não conhecia a Irina, sorri muitas vezes a pensar nela. Parabéns Raminhos, não só por este episódio mas pelo programa. É uma pena não haver um patrocinador.

  • @marianacruz-pb2hc
    @marianacruz-pb2hc Рік тому

    E é isto! Obrigada pela partilha e por falarem de um tema tão importante!

  • @AnaRodrigues-tt2ex
    @AnaRodrigues-tt2ex Рік тому

    Obrigada, Raminhos, por mais um podcast interessante.
    Aqui está um exemplo de que como é importante viver as emoções/ sentimentos com atenção plena para ter paz.
    Gostei muito.
    Muitos parabéns, Raminhos, e um abraço ao Rui.

  • @noelmafany
    @noelmafany Рік тому +2

    Obrigada pela partilha! Parabéns.. adorei! Este testemunho ajuda-me muito no meu percurso. Não um luto de morte, mas noutro tipo de luto. Houve coisas que pude retirar pra minha experiência de vida. Sorri e emocionei-me também! obrigou-me a repensar em muitas coisas. Tomo o exemplo, dele, como para mim , em outras circunstâncias da minha vida. Quero pensar que há coisas da vida que não acontecem por acaso. Cabe-nos a nós lidar com elas de uma forma mais ligeira para nos sentirmos melhores. Não é por mostrar-mos sofrimento ou não mostrar-nos de todo, que diminui a dor. Mais uma vez obrigada! ❤

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому

      Obrigado eu e ainda bem que estas conversas ajudam:)

  • @carlaalmeida4192
    @carlaalmeida4192 Рік тому

    Obrigada a ambos. Um tema que não é nada fácil e é difícil ter quem tenha vontade de falar sobre

  • @anamarialeitaogoncalves3962

    Mais um episódio brilhante. Adorei😃

  • @luisagarcia5928
    @luisagarcia5928 Рік тому +3

    Excelente.

  • @juliatrindade9358
    @juliatrindade9358 Рік тому +2

    Grande testemunho 😍😍😍

  • @sandrasoares450
    @sandrasoares450 Рік тому

    Obrigada Raminhos. É sempre bom ouvir este seu podcast!

  • @claudiaalves3304
    @claudiaalves3304 Рік тому

    Obrigada ❤ foi muito importante ouvir este podcast! Um beijo de amor no vosso coração

  • @chantipa
    @chantipa Рік тому

    Que bonito testemunho. O Rui é uma pessoa bonita e honesta :)

  • @anabeladomingos8826
    @anabeladomingos8826 Рік тому +2

    Obrigado Raminhos, Obrigado Rui. Tenho seguido com muita atenção todos os episódios. Mas este era especial. Em Fevereiro de 2022 perdi o meu marido com uma embolia pulmonar aguda sem nada que o fizesse prever dado que não tinha qualquer indicio(exames feitos em Dezembro 2021). Quando tudo aconteceu, tive de dar a noticia aos meus filhos, aos meus sogros a todos, dado que ele faleceu na Lourinhã (estávamos a passar o fim de semana em casa do meu irmão). Foi muito duro, afinal tinha vivido mais tempo com ele do que sozinha (estivemos casados 28 anos). No inicio senti uma revolta enorme mas tive ajuda psicológica logo desde o inicio e aos poucos comecei a conseguir seguir como diz o Rui, com amor. Porque era assim que nós éramos, amor. E falamos muito sobre todas as memorias que temos juntos, os meus filhos recordam o pai todos os dias em conversas. O meu filho diz que o Benfica está a ganhar este ano e vai ganhar o campeonato porque o pai está lá em cima a puxar os cordelinhos :). Apesar de já serem os dois adultos foi muito duro, existem dias que são muito duros. Mas sei que ele não ia querer que ficássemos como as avestruzes, queria que seguíssemos. E Rui, ele tal como a Irina, conseguiu levar a dele avante. Também ele dizia que ia primeiro do que eu (éramos da mesma idade, 51) e eu dizia que ele era parvo, que eu é que ia.......

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +1

      Obrigado pela partilha :) e força nesse caminho

  • @anaalvoeiro8123
    @anaalvoeiro8123 Рік тому

    Há injustiças mas não há injustiçados. Fica a reflexão. Estamos aqui num processo de auto correção. Muita paz a todos.

  • @santosivone9568
    @santosivone9568 Рік тому +1

    Inspiraçao 💖🙏

  • @lauraalves7451
    @lauraalves7451 Рік тому

    ❤️

  • @Rocktonight
    @Rocktonight Рік тому

    Obrigada! 🖤

  • @fabiolopes3389
    @fabiolopes3389 Рік тому

    A história da minha vida e muito igual, percebo a 100% este senhor … So quem passa por isto é que sabe . Abraço a todos

  • @sofiavieira8827
    @sofiavieira8827 Рік тому +1

    Abraço!!!

  • @celialopes5716
    @celialopes5716 Рік тому

    "tentar viver as nossas relações, a vida, a nossa existência da maneira mais honesta possível" Estas conversas fazem-me tão bem!!! Obrigada!

  • @vanessabrancodesignilustra3652

    Olá raminhos, será que podes meter nos episódios, o nome dos convidados? assim era mais fácil e decidir qual dos episódios ver. nem sempre conheço a pessoa :) obg

  • @JumpingMike333
    @JumpingMike333 Рік тому +1

    Pq é que não pões o nome dos convidados no título?

    • @raminhos
      @raminhos  Рік тому +1

      também posso colocar sim

  • @sarasilva7747
    @sarasilva7747 Рік тому

    Que testemunho bonito.
    É na verdade que se vive a vida .