Não sou de comentar em vídeos, mas tive que comentar aqui pra te agradecer cara, vc foi o único que soube explicar exatamente como fotografar com flash, pesquisei muito e ninguém explica quais configurações usar. Muito obrigado.
Show de bola essa receita de bolo, vídeos como esse são de grande ajuda. Não sou profissional, e fotografo com uma modesta Sony RX10. Esse ano estive no sul da Índia e, por acaso, fui convidado a fotografar um casamento em um templo durante uma manhã de domingo. A iluminação natural era boa porque o salão não tinha as paredes laterais. Usei a seguinte técnica: modo Manual; distância focal (equiv. em 35 mm) de 35 mm a 200 mm; velocidade 1/200 s; abertura de 2.8 a 5.6; ISO auto limitado a 3200 (mas não passou de 1250); sem flash; compensação de exposição de 0 a +1.0. Gostei de trabalhar no modo Manual com ISO auto, minha câmera anterior não tinha esse recurso. Abraço!
Vim deixar meu feedback, acabei de chegar de um evento, usei todas as suas e nem acredito que cheguei me sentindo bem diferente ddas outras vezes, já fui confiante, pois sabia que o equipamento ia trabalhar ao meu favor. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento.
Quando o conteúdo é bem feito, ultrapassa o tempo. Tive a oportunidade de assisti-lo numa palestra da Canon bem antes da pandemia. Genial como sempre, parabéns pelo conteúdo.
Esse vídeo já me ajudou bastante, principalmente no primeiro evento noturno que fotografei há uns três anos as dicas que aqui se encontram foram fundamentais. E hoje compartilhei esse vídeo com uma pessoa que encontrou dificuldades para fotografar um encontro entre amigos. Seu canal é uma referência, amigo. Grande abraço. 👍🏻📷
Cara, a partir de hje sou um apoiador e patrocinador desse canal, você é simplesmente fantástico! Hoje eu fotografo com muito mais coragem e técnica graças a você. Que Deus ilumine ainda mais essa mente brilhante.
Muito obrigado. :) Se fez o apoio através do "seja membro", na seção comunidade tem postagens exclusivas para os membros e lá tem os links de grupos no facebook e telegram, só conferir ali. Se fez via apoia-se, em breve recebo o e-mail do apoia-se com a confirmação do apoio e aí te escrevo passando as informações todas. Obrigado. :)
Dica show demais, eu estava muito em dúvida sobre como usar o flash em TTL em eventos, testei aqui sua receita e o resultado foi muito bom. Muito obrigado por mais um vídeo esclarecedor.
Revisitando alguns vídeos. Esse me lembrou de coisas que havia esquecido. Esse é um dos vídeos que sempre são atuais, principalmente agora que os sistemas de focalização estão cada vez mais usando tecnologia de AI e os sensores melhores. Parabéns pelo velho novo vídeo.
Obrigado. :) Nos equipamentos mais recentes estou delegando ainda mais responsabilidades para a câmera, o foco com detecção de rosto e olho é uma função muito boa e precisa em eventos, outro recurso interessante que vem melhorando são os ampliadores de alcance dinâmico (formas da câmera expor uma imagem em mais de um valor de ISO,, a alta luz entras num ISO mais baixo e a baixa luz num ISO mais alto), Fuji e Canon estão liderando isso no momento e associado com melhores algoritmos de redução de ruído estão fazendo o jpeg direto da câmera melhorar muito em eventos, o que permite deixar de vez o ISO em automático e ter uma imagem bem pronta ou perto de pronta da entrega ao sair da câmera, as coisas só melhoram em termos de tecnologia, nos resta saber aproveitar.
Show! Dicas super interessante. Sou fotógrafo iniciante e amanhã irei participar de um trabalho como freelancer, e sei que meu conhecimento ainda é pequeno, então resolvi buscar informações na internet sobre como produzir um bom material Seu exemplo caiu como uma luva para o cenário que vou estar amanhã. Muito obrigado. É meu apoio e a divulgação do canal será presente apartir de agora. Sucesso à todos nós!
Especialmente se sua câmera for Canon, ou os modelos da Sony antes da A9, pois todas essas câmeras tem o ponto de foco central como referência da medição pontual, só na A9 e nos modelos Nikon (não sei se todos, mas nas D7100, 7200, 500, 610, 750, 810 e 5 com certeza) é que o pontual liga com o ponto de foco ativo, qualquer que seja, aí a medição pontual acompanha a focalização, nas outras a medição pontual fica no centro, aí você re enquadra e nisso a medição muda de lugar afetando o flash, por isso na maioria das câmeras usar matricial funcionará melhor.
Arnaldo, cada vez mais tenho você como referencia em bom senso, técnica, experiência...E é muito raro ver isso na internet ou pessoalmente hoje em dia! Parabéns pelo seu trabalho/testemunho/estudos de casos/reviews!!
Cara você é muito bom véi. Ninguém ensina como tu. Um monte de gente ensinando: Vamos saí do automáticos! E eu sempre soube que é impossível fotografar um evento ao mesmo tempo que tenha que mexer nos três pilares da máquina é um monte de professor ruim ensinando justamente isso. Aí encontro você ensinando o correto e sem complicação. Você é fera! Parabéns.
Ah, pois eu sempre fotografei durante uns 6 anos, evento com todos os 4 pontos (iso, velocidade, abertura e flash externo) no manual. Eu não confio muito no automatismo. Eu to precisando começar a confiar.
Parabéns por mais um vídeo com ótimas informações. Destaco teu posicionamento quanto a usar modos automáticos(Av, Tv) ao invés do modo manual(tem gente que teima em dizer que profissional tem que usá-lo). É exatamente o que preconiza o fotógrafo Jim Zuckermann(ele publica uma ótima revista eletrônica: Photo Insights) para fotos de ação ou seja, há situações em que não temos o luxo do tempo, se ficarmos ajustando os parâmetros simplesmente perdemos a cena. Abraços
Show! Eu uso o modo prioridade abertura em casamentos. Nunca tinha pensado em usar o ISO automático justamente por não saber que poderia limitar o mínimo e o máximo, adorei a dica, vai me ajudar MUITO! Valeuzão!
Dependendo da câmera tem o recurso, verifique na sua câmera. E ainda tem algumas que mudam o comportamento do ISO automático com e sem flash, então faça testes para ver como isso acontece no seu equipamento. Prioridade de abertura eu uso quando a câmera dispõe do recurso de limitar o tempo de exposição, para que não vá além de um ponto que possa gerar tremidos.
Do que entendo do sistema do UA-cam, sim, é isso, ao alugar ele fica imediatamente livre para você ver, mas se não ver em 30 dias acho que ele cancela (não sei se mantém a cobrança, acho que sim). Uma vez que veja, ele fica lá 72hs, pode ver várias vezes. O que não sei é se começar a ver se ele vai sumir em 72hs, acho que não, acho que sumir, só depois dos 30 dias, mas não tenho certeza... desculpe pela informação imprecisa mas nem no help do youtube esclarece isso direito...
A maioria dos profissionais de eventos, de esportes e de jornalismo usa modos automáticos, quem não usa não entendeu ainda como funciona... tem uma galera na internet que vem com a conversa de que profissional só usa manual, esse pessoal nunca viu foto jornalista, fotógrafo de esportes, documentarista de fato trabalhando em campo, pois a maioria desses que citei usa automático... é aquilo, Steve McCurry que é um gênio usa câmera no automático a maior parte do tempo (dito por ele mesmo numa palestra)... tecnologia está aí para usarmos. Não significa que a pessoa não deva saber usar tudo em modo manual, precisa, mas daí a achar que esse é o melhor caminho sempre são outros 500...
Vernaglia Jr...vc é Jedai no assunto..top o seu canal!!! Parabéns pelo trabalho e incentivo às futuras gerações de novos fotógrafos chegando ao vasto e concorrido mercado de trabalho de produção e pós produção!!! Excelente vídeo!! + 1 inscrito!!!
Legal a sua sinceridade sobre o uso dos modos semi-automáticos, ttl, auto iso e medição matricial nos eventos. Conheço fotógrafos que não admitem o uso dos modos automáticos e sempre lembram daqueles tempos..... das câmeras analógicas..... quando a fotografia era feita no "braço" e na raça........
Tá cheio de gente que vem com esse discurso... isso é um jeito de dizer que o cara sabia fazer no passado, não estudou mais, não evoluiu mais, não entende nada dos equipamentos atuais, então bom era no passado. :) Comecei com filme, tive muitos clientes com filme, veio o digital, me adaptei, vieram novas tecnologias, me adaptei, sigo tendo clientes, sigo tendo trabalhos, meu melhor momento é sempre o hoje, passado já foi, não sou do tipo saudosista, é o passado que me trouxe até aqui, sou grato por isso, mas o importante é o que faço hoje, a qualidade que tenho hoje, e sigo estudando para garantir o amanhã. :)
Obrigado, Amigo. Me inscrevi agora e já meti o dedo no like. Kkkk continue produzindo seus conteúdos, que pra mim que sou iniciante, 100% aproveitável.
Mais um pro clube. :) Esse esquema funciona bem, tem situações que pedem usar o manual, mas o grosso de um evento se resolve com essas técnicas que citei no vídeo.
Oi Armando, obrigado pelo video...eu costumo deixar a camera toda no manual, mexendo apenas quando houver uma situação que eu vá fotografar uma galera, pra todos sairem focados...o flash tbm uso no manual, mas só quando eu tenho certeza de que aquela potencia dará certo em certa situação...senao é cabeca do flash pra frente e ttl, que é garantido...um abraço
Confesso q até hj nao usei esses modos da camera! Mas não recrimino quem usa e com essa frase vc soltou ..."saber quando o automatico é melhor do que vc"! Cara, a gente precisa fazer isso msm! Vendemos a alma pra comprar equipamentos! Então pq não arrancar td q ele oferece?! Sou teu fã de mt tempo! Lembro dum curso seu na Eduk ao qual atraves de vc conheci o trabalho do mestre Fan Ho! Mt obg meu caro!! Saude pra vc continuar a fazer esse trabalho maravilhoso!!
Eu achava q teu canal tinha encerrado! Ai vi um video semana passada por acaso e me deparo com o canal cheio de conteudo bom e eu sem saber! hehe Ja assisti 7 desde q comentei neste! kkk Fan Ho é fantástico!! Que tal um video sobre ele aki no seu canal hein?!
O canal foi retomado em novembro do ano passado e desde então são 2 vídeos por semana em média. :) Consegui me organizar para gravar vários vídeos em algum dia livre que tenho, aí vou editando e postando.
Ótimo!!! Vou estar sempre acompanhando!! Pense na ideia dum vídeo sobre Fan Ho! Que tbm pode ser tipo uma "série" dentro do seu canal onde vc falaria sobre grandes mestres da fotografia!! Brassai, Bresson, Salgado......
Usei essas dicas em um evento no FDS. Eu sempre usei em modo Manual, mas como trabalho em eventos com luz muito baixa resolvi fazer os testes e realmente fez grande diferença nas minhas imagens. A única coisa que vou mudar um pouco (neste fds) é usar ISO fixo em 1600, usar medição ponderada do flash e compensação em -1,5 para ver como fica. Obrigado Vernaglia!
Perfeito mestre Vernaglia, vemos tantas discussões bossais nos grupos que "fotógrafo profissional" tem q usar eh tudo (e sempre) no manual, e esquecem a praticidade.
O negócio é usar a ferramenta ideal para cada coisa, se uma ferramenta automática for melhor que outra manual, por qual motivo eu não usaria? Veja os pilotos da F1... não tem nenhum usando câmbio manual ali. ;)
Parabéns, você é dos poucos que sabe o que é e para que serve o obturador. Tem por aí "fotógrafos" que falam em velocidade de exposição e outras enormidades.
Obrigado. Já vi e ouvi de tudo por aí também, tem umas bobagens ditas por aí que são de doer... mas é um mundo livre, o mercado vai filtrando com o tempo.
Vendo esse vídeo 3 anos depois e me ajudou bastante. Fotografei um casamento: Câmera no Manual, flash ettl variando a compensação. O problema é q tinha uma variação de luz grande no evento, isso fazia o modo manual não ser tão bom. E usei ettl mas não da melhor forma. Poderia ter conseguido resultados superiores. Usei vel. alta sem necessidade tmb. Tipo 1/160 ou 1/200 (pra garantir)...mas 1/80 já seria suficiente e melhoraria na qualidade das fotos (menos ruído e mais "ambientação").
Fico feliz de ter ajudado. Evento sempre tem muita complicação na luz, eu tenho por lógica que prefiro deixar a câmera com parte da carga de trabalho técnico assim me concentro em composição, em instantes exatos etc., mesmo que isso me leve a mais tempo de ajuste fino no computador depois, mas pelo menos tenho fotos com momentos mais marcantes que no fim é nossa prioridade.
Professor, sua dicas são ótimas, muita técnica explicada de modo simples! Gostaria de ver um vídeo seu falando sobre alguma topo de linha da Fuji com sua tecnologia e ciência de cores, um vídeo assim virá algum dia?
Se um dia a Fujifilm do Brasil me procurar, emprestar umas câmeras para teste, falarei deles com gosto. Do que já testei são boas câmeras, em nada elas são melhores do que outras do mercado como Sony, Canon e Nikon, é tudo mais ou menos na mesma, com uma ou outra vantagem em um ou outro ponto para cada marca, mas não tenho e não pretendo ter uma Fujifilm por hora, então para que eu teste e fale mais delas preciso ter uma em mãos e nisso dependo da empresa oferecer o equipamento. Falo da Canon pois é a líder de mercado e por que usei a marca por 15 anos, falo da Sony pois é a empresa que mais inova no momento, é a marca que uso hoje (e nos últimos dois anos), e por que eles cedem equipamentos para review no canal, e falo da Nikon pois é a segunda ou terceira força do mercado e muitos alunos meus tem uma, assim consigo testar. A Fuji é um nicho muito pequeno ainda, pouca gente tem, poucas vendas, então ainda é um equipamento raro no mercado, mas se continuarem evoluindo cedo ou tarde acabarão aparecendo aqui no canal. :)
Armando VernagliaJr Espero poder ver sim, a cada dia a marca cresce não só no Brasil mas em outros lugares tb. Eu sou usuário Nikon e a um bom tempo estou tentado a experimentar a Sony tb dada as qualidades que tanto é falada sobre a marca, no entanto tenho receio sobre a confiabilidade do foco em baixa luz como uma entrada de noiva em um casamento por exemplo (isso falando de foto, pois video a Sony possui excelência). No momento estou um pouco longe, mas espero voltar a São Paulo para um curso com o Sr, seria ótimo!
como comentado tinha a paranoia de fazer tudo no manual . dai fui testando ao pouco modo prioridade de abertura , e o isso automatico até 3200 , tipo assim como ficou mais pratico e produtivo . me concentro mais no evento do que preocupado com regulagens !!!!!!
Parabéns pela explicação. Eu ainda não usei esses modo da Câmera, porém vou colocar em pratica. Poderia me dizer como faço para travar ou limitar a câmera para não baixar a velocidade de 1/60 ou 1/125. Obrigado.
Meu Caro é muito estranho isso, mas consegui desabilitar o EVF super simples mas nunca tive que usar esse recurso .Meu irmao sempre me disse " quando tudo der errado consulte o manual " Obrigado amigo vc me resolveu um problemao que nao temos nas DSLR'S . Ate a proxima .
Uma outra duvida que tenho, e como funciona um flash dedicado a marca da camera mirrorless, quero operar tudo em manual sem ttl para ter mais controle de abertura velocidade iso e etc assim tambem ha uma previsao de exposiçao? obrigado .
Eventos uso mais o contínuo (Servo na Canon, AF-C na Nikon) e alterno para one shot (AF-S) em algumas situações mais posadas ou cenas estáticas como ambientes dos eventos, fachadas etc.
Armando. Muito bom o vídeo. Na questão dos pontos de foco, onde você citou Canon e Sony ( Face Detect, Ifocus). Você saberia me informar se tem algum recurso de foco equivalente na Nikon?
A Nikon tem o face detection também, que eu saiba funciona da mesma forma que o face detect da Canon, questão de conferir no manual da câmera, como não uso Nikon no dia a dia não sei te dar um passo a passo de configuração, mas sei que tem, não sei se em todos os modelos, mas o recurso existe para a marca.
Obrigada pelas dicas! Eu gostaria de te perguntar, para fotografar grupos no evento, famílias e equipes por exemplo, o face detection atende? Quero dizer ninguém vai ficar desfocado? Utilizando uma f5.6 por exemplo...
Depende da lente que estiver usando e da distância que estiver do grupo, profundidade de campo depende de 3 fatores, abertura, comprimento focal e distância de focalização... como geralmente um grupo é fotografado mais de longe e com grande angular, 5.6 dá e sobra para ter todo mundo em foco.
Caro amigo Armando Vernaglia ,gostaria muito de saber de voce ,como voce faria se tivesse um flash nao dedicado ,no meu caso um flash godox 685 C que uso com adaptador em minha sony A77 que é uma SLT ,claro tenho que usar o flash no manual ,como o visor é lcd e nao pentaprisma evidentemente, se configuro para 1/100 por exemplo a noite para nao tremer o visor fica quase preto e nao consigo ver o que fotografar . As mirroles nao funcionam com flashs nao dedicados ?abs
Obrigado pelo comentário. :) Sobre mirrorless, elas funcionam sim com flashes dedicados, mas veja, dedicado significa compatível ao modelo de câmera, ele é dedicado à marca e ao modelo, você está usando um flash para Canon numa Sony, não tem como ter uma comunicação correta mesmo e você já notou isso... mas quando é dedicado mesmo, ou seja, compatível, funciona perfeitamente e a mirrorless entende que o flash está ligado e clareia a visão no EVF. No seu caso, veja se a A77 tem como desligar a chamada previsão de exposição no EVF, a maioria das câmeras pode, e em cada uma isso tem um nome, mas tenta ver se a A77 desliga a pré visualização de exposição, se desligar você terá um EVF mais claro.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pela rapida resposta, vc foi o unico que respondeu, e em tempo recorde! vc entende que ficamos ansiosos pela resposta como criança esperando doce ! Tinha um flash da sigma dedicado com a sapata alpha minolta que foi comprado nos estados unidos e nao tem aqui no brasil ! ele me dava essa previsao de exposiçao mas era só uma referencia mesmo porque o resultado final sempre era frustante . Acho que nao me adaptarei ao sistema , mas, obrigado pela dica, vou verificar abs e parabens !
Respondendo a pergunta do final. Eu clico eventos no modo manual, mas com iso automático limitado até 3200. Daí vou compensando a exposição. O flash eu uso ele apontado para cima e compensado 1 pontinho para baixo.
parabens pelo video, engraçado as pessoas ficam com a ilusao do modo M, mas usam ele so para zerar o fotometro, usam sempre a mesma abertura e Iso, se for para fazer isso o modo AV ja resolve tudo, na minha opnião o modo M e quando vc quer fazer algo fora do padrão, claro que se der para usar o Manual vou uzar mas na correria os modos semi automaticos funcionam muito bem e ajudao bastante. abração Armando.
Tem um monte de gente que faz isso mesmo, acha que está no manual, mas na real está obedecendo o fotômetro da câmera... se é para isso deixa em P que é mais rápido. :) Concordo que manual é para as situações fora da média, para fazer lago de diferente do que a câmera faria sozinha, do contrário é perda de tempo.
Armando VernagliaJr exatamente, depois fale mais sobre o modo P não intendo ele direito, e não acho nada esclarecedor. muito obrigado aprendo muito com vc.
Olá, muito bom seu video, bem esclarecedor. Parabens! Uma pergunta apenas, por gentileza. Na minha câmera, no menu de configuração de sensibilidade ISO, configurei o minimo como 400 e o maximo como 3200. Mas ao ligar o flash, em TTL -1 e, estando ele na sapata, o ISO não passa de 1600. O que pode ser? Obrigado
Conforme o modelo de câmera o ISO Auto fica limitado quando do uso de flash, a 6D Mark II por exemplo limita em 1600, alguns modelos mais antigos limitam em 400... para evitar isso aí acaba tendo que ajustar manualmente mesmo nas situações que for usar flash.
@@ArmandoVernagliaJunior Entendi. Deve ser isso. Muito obrigado. Mas parece que está meio anarrado, se eu defino o ISO minimo como 200, ao colocar em automatico, vai até 800, se eu definir como minimo ISO 800, chega a 2500, akem de 1600. Estranho isso, sendo que defini manualmente o ISO maximo em 3200.
Fora do contexto do vídeo mas aguardando ansiosamente sua opinião sobre a novíssima Canon 6D Mark II, afinal seus comentários e análise acho muito convincentes. Olha a primeira 6D nunca me convenceu em vários aspectos, já a 6D Mark II balancei para trocar minha T6i. Obviamente buscando lá fora pq aqui deverá ser uma paulada o valor. Será que vale a troca?
Bom dia Armando Vernaglia tudo bem ? peço uma dica sua por favor . Eu trabalho registrando festas corporativa em ambientes á qual a luminosidade não é sempre que está legal. registro fotos para o Sesc shows músicais, festa infantil, ensaio externo na rua e em parques público, uso a lente 50 milimetros 1.8 em uma câmera D 7000 Nikon e faço o uso da lente 18-55 também O que eu quero saber é o que compensa? usar Flash no modo TTL ou usar em uma configuração 1/8 em registros de show eu não faço o uso de Flash qual a melhor configuração em ensaio externo de casal ?
Muito complicado te orientar sobre uma regulagem, ou uma forma de trabalhar, tem essa receita geral que dei no vídeo mas tem muitas variantes... pessoalmente prefiro, como dito no vídeo, flash em TTL do que em manual, embora tenha que saber usar das duas formas exatamente para saber quando é melhor um ou outro jeito... penso que você precisa estudar mais todas as formas de trabalhar, para poder escolher seu jeito de fazer as coisas, não tem certo e errado, flash manual e flash ttl são igualmente bons se usados com técnica adequada. O mesmo sobre ensaios externos, tem mil jeitos de fazer, de iluminar, não tem como dizer para você fazer de um jeito apenas, tem que aprender todas as técnicas para poder escolher sua preferência.
É uma técnica saber quando o automático é melhor do que você !
2019, Vernaglia
E não é? :)
Não sou de comentar em vídeos, mas tive que comentar aqui pra te agradecer cara, vc foi o único que soube explicar exatamente como fotografar com flash, pesquisei muito e ninguém explica quais configurações usar. Muito obrigado.
Show de bola essa receita de bolo, vídeos como esse são de grande ajuda. Não sou profissional, e fotografo com uma modesta Sony RX10. Esse ano estive no sul da Índia e, por acaso, fui convidado a fotografar um casamento em um templo durante uma manhã de domingo. A iluminação natural era boa porque o salão não tinha as paredes laterais. Usei a seguinte técnica: modo Manual; distância focal (equiv. em 35 mm) de 35 mm a 200 mm; velocidade 1/200 s; abertura de 2.8 a 5.6; ISO auto limitado a 3200 (mas não passou de 1250); sem flash; compensação de exposição de 0 a +1.0. Gostei de trabalhar no modo Manual com ISO auto, minha câmera anterior não tinha esse recurso. Abraço!
Muitas vezes trabalho dessa forma, modo manual com ISO automático, funciona bem também.
Vim deixar meu feedback, acabei de chegar de um evento, usei todas as suas e nem acredito que cheguei me sentindo bem diferente ddas outras vezes, já fui confiante, pois sabia que o equipamento ia trabalhar ao meu favor. Muito obrigada por compartilhar esse conhecimento.
Fico feliz de ter ajudado. Obrigado.
Quando o conteúdo é bem feito, ultrapassa o tempo. Tive a oportunidade de assisti-lo numa palestra da Canon bem antes da pandemia. Genial como sempre, parabéns pelo conteúdo.
Esse vídeo já me ajudou bastante, principalmente no primeiro evento noturno que fotografei há uns três anos as dicas que aqui se encontram foram fundamentais. E hoje compartilhei esse vídeo com uma pessoa que encontrou dificuldades para fotografar um encontro entre amigos. Seu canal é uma referência, amigo. Grande abraço. 👍🏻📷
Que bom que ajudou, fico muito feliz. :)
Cara, a partir de hje sou um apoiador e patrocinador desse canal, você é simplesmente fantástico! Hoje eu fotografo com muito mais coragem e técnica graças a você. Que Deus ilumine ainda mais essa mente brilhante.
Muito obrigado. :) Se fez o apoio através do "seja membro", na seção comunidade tem postagens exclusivas para os membros e lá tem os links de grupos no facebook e telegram, só conferir ali. Se fez via apoia-se, em breve recebo o e-mail do apoia-se com a confirmação do apoio e aí te escrevo passando as informações todas. Obrigado. :)
Dica show demais, eu estava muito em dúvida sobre como usar o flash em TTL em eventos, testei aqui sua receita e o resultado foi muito bom. Muito obrigado por mais um vídeo esclarecedor.
Caraca brother, parabéns pela atitude um tanto quanto GENEROSA em repartir conhecimento, sou entusiasta, estas suas dicas são muito boas!
Obrigado.
Revisitando alguns vídeos. Esse me lembrou de coisas que havia esquecido. Esse é um dos vídeos que sempre são atuais, principalmente agora que os sistemas de focalização estão cada vez mais usando tecnologia de AI e os sensores melhores.
Parabéns pelo velho novo vídeo.
Obrigado. :) Nos equipamentos mais recentes estou delegando ainda mais responsabilidades para a câmera, o foco com detecção de rosto e olho é uma função muito boa e precisa em eventos, outro recurso interessante que vem melhorando são os ampliadores de alcance dinâmico (formas da câmera expor uma imagem em mais de um valor de ISO,, a alta luz entras num ISO mais baixo e a baixa luz num ISO mais alto), Fuji e Canon estão liderando isso no momento e associado com melhores algoritmos de redução de ruído estão fazendo o jpeg direto da câmera melhorar muito em eventos, o que permite deixar de vez o ISO em automático e ter uma imagem bem pronta ou perto de pronta da entrega ao sair da câmera, as coisas só melhoram em termos de tecnologia, nos resta saber aproveitar.
Um prazer em ser apoiador deste canal, o melhor de fotografia na minha opinião.
De vários vídeos que pesquisei na internet este é o que supriu a minha dúvida. Parabéns e obrigado!
Que bom que ajudou
Show!
Dicas super interessante.
Sou fotógrafo iniciante e amanhã irei participar de um trabalho como freelancer, e sei que meu conhecimento ainda é pequeno, então resolvi buscar informações na internet sobre como produzir um bom material
Seu exemplo caiu como uma luva para o cenário que vou estar amanhã.
Muito obrigado.
É meu apoio e a divulgação do canal será presente apartir de agora.
Sucesso à todos nós!
Fico feliz de ter ajudado, obrigado. .
top das galáxias!!!
A informação do modo de medição em matricial com o flash em TTL, eu não sabia! Obrigado mais uma vez!
Especialmente se sua câmera for Canon, ou os modelos da Sony antes da A9, pois todas essas câmeras tem o ponto de foco central como referência da medição pontual, só na A9 e nos modelos Nikon (não sei se todos, mas nas D7100, 7200, 500, 610, 750, 810 e 5 com certeza) é que o pontual liga com o ponto de foco ativo, qualquer que seja, aí a medição pontual acompanha a focalização, nas outras a medição pontual fica no centro, aí você re enquadra e nisso a medição muda de lugar afetando o flash, por isso na maioria das câmeras usar matricial funcionará melhor.
Eu aprecio seu canal aprendo muita coisa, e sempre estarei aqui rezando para cada vez mais ocorrer o crescimento do seu canal no UA-cam !
Obrigado. :)
Arnaldo, cada vez mais tenho você como referencia em bom senso, técnica, experiência...E é muito raro ver isso na internet ou pessoalmente hoje em dia!
Parabéns pelo seu trabalho/testemunho/estudos de casos/reviews!!
Obrigado. :)
4 anos depois e ainda continua ótimo o conteúdo, parabéns... Abração.
Obrigado pelo elogio
Obrigado Armando VernagliaJr! Nunca tinha usado em eventos a prioridade de tempo! Show!
Cara você é muito bom véi. Ninguém ensina como tu. Um monte de gente ensinando: Vamos saí do automáticos! E eu sempre soube que é impossível fotografar um evento ao mesmo tempo que tenha que mexer nos três pilares da máquina é um monte de professor ruim ensinando justamente isso. Aí encontro você ensinando o correto e sem complicação. Você é fera! Parabéns.
O que falar, então, quando fotografavamos no MANUAL na era do filme? Não é impossível nada!!! É o melhor hoje? Não!!!! Mas, sem essa de qu não dá.
Ah, pois eu sempre fotografei durante uns 6 anos, evento com todos os 4 pontos (iso, velocidade, abertura e flash externo) no manual. Eu não confio muito no automatismo. Eu to precisando começar a confiar.
Vernaglia sempre com um embasamento técnico impecável.
Também tenho uma camisa dessa.
Sensacional...
Congratulations for your wonderful job. 👍
Muito bom. E muito simples a explicação. Show de bola.
Obrigado.
Cara, vc é muito bom! Precisávamos muito de um youtuber como vc!
Obrigado.
eu fico perplexo com sua didatica, parabens pelo trabalho
Esta receita está totalmente correta. Prática e eficiente. Parabéns pela objetividade na aula. Saudações.
Showw!! Muito obrigada pelas contribuições.
Ótima explicação.
Obrigado. :)
Parabéns
Muito bom ter alguém que passa conhecimento, obrigada
Obrigado. :)
Parabéns por mais um vídeo com ótimas informações. Destaco teu posicionamento quanto a usar modos automáticos(Av, Tv) ao invés do modo manual(tem gente que teima em dizer que profissional tem que usá-lo). É exatamente o que preconiza o fotógrafo Jim Zuckermann(ele publica uma ótima revista eletrônica: Photo Insights) para fotos de ação ou seja, há situações em que não temos o luxo do tempo, se ficarmos ajustando os parâmetros simplesmente perdemos a cena. Abraços
O Jim Zuckerman é um ótimo fotógrafo, tem um livro dele chamado Perfect Exposure sobre fotometria que é muito bom, antigo já, mas um ótimo livro.
Show! Eu uso o modo prioridade abertura em casamentos. Nunca tinha pensado em usar o ISO automático justamente por não saber que poderia limitar o mínimo e o máximo, adorei a dica, vai me ajudar MUITO! Valeuzão!
Dependendo da câmera tem o recurso, verifique na sua câmera. E ainda tem algumas que mudam o comportamento do ISO automático com e sem flash, então faça testes para ver como isso acontece no seu equipamento. Prioridade de abertura eu uso quando a câmera dispõe do recurso de limitar o tempo de exposição, para que não vá além de um ponto que possa gerar tremidos.
Exato! Esse é um risco do modo abertura, e um detalhe que eu sempre fico de olho, e acabo compensando no ISO.
E aí que entra a vantagem do ISO automático. :)
siim! Me tira uma dúvida: ao alugar seus cursos, eu tenho 30 dias pra começar a ver e 72 horas pra concluir, é isso?
Do que entendo do sistema do UA-cam, sim, é isso, ao alugar ele fica imediatamente livre para você ver, mas se não ver em 30 dias acho que ele cancela (não sei se mantém a cobrança, acho que sim). Uma vez que veja, ele fica lá 72hs, pode ver várias vezes. O que não sei é se começar a ver se ele vai sumir em 72hs, acho que não, acho que sumir, só depois dos 30 dias, mas não tenho certeza... desculpe pela informação imprecisa mas nem no help do youtube esclarece isso direito...
Você disse 80D. Me convenceu mesmo a compra ela. Obrigado por essas dicas sobre fotos de evento! Muito legal!
sempre te acompanhando por aqui Vernaglia!
Obrigado.
Video muito bom. Muito obrigado pelas dicas.
Ótimas dicas! Muito bom ver um profissional usando modos automáticos da câmera!! Parabéns!
A maioria dos profissionais de eventos, de esportes e de jornalismo usa modos automáticos, quem não usa não entendeu ainda como funciona... tem uma galera na internet que vem com a conversa de que profissional só usa manual, esse pessoal nunca viu foto jornalista, fotógrafo de esportes, documentarista de fato trabalhando em campo, pois a maioria desses que citei usa automático... é aquilo, Steve McCurry que é um gênio usa câmera no automático a maior parte do tempo (dito por ele mesmo numa palestra)... tecnologia está aí para usarmos. Não significa que a pessoa não deva saber usar tudo em modo manual, precisa, mas daí a achar que esse é o melhor caminho sempre são outros 500...
Fantástico!!
otimo vernaglia jr captei sua mensagem foi ok obrg.
Muito bom, obrigado Armando.
Ontem eu fotografei meu primeiro evento corporativo, foi bem lega. Porém poucas luz e uma T3i foi bem complicado, mas no fim deu certo.
Vernaglia Jr...vc é Jedai no assunto..top o seu canal!!! Parabéns pelo trabalho e incentivo às futuras gerações de novos fotógrafos chegando ao vasto e concorrido mercado de trabalho de produção e pós produção!!! Excelente vídeo!! + 1 inscrito!!!
Muito obrigado pelas dicas preciosas, "tio"! =)
Legal a sua sinceridade sobre o uso dos modos semi-automáticos, ttl, auto iso e medição matricial nos eventos. Conheço fotógrafos que não admitem o uso dos modos automáticos e sempre lembram daqueles tempos..... das câmeras analógicas..... quando a fotografia era feita no "braço" e na raça........
Tá cheio de gente que vem com esse discurso... isso é um jeito de dizer que o cara sabia fazer no passado, não estudou mais, não evoluiu mais, não entende nada dos equipamentos atuais, então bom era no passado. :) Comecei com filme, tive muitos clientes com filme, veio o digital, me adaptei, vieram novas tecnologias, me adaptei, sigo tendo clientes, sigo tendo trabalhos, meu melhor momento é sempre o hoje, passado já foi, não sou do tipo saudosista, é o passado que me trouxe até aqui, sou grato por isso, mas o importante é o que faço hoje, a qualidade que tenho hoje, e sigo estudando para garantir o amanhã. :)
É isso mesmo!
Excelente!!! Obrigado por compartilhar seu conhecimento de forma tão clara.
Obrigado. :)
ótimas dicas! videos sempre informativos e educacionais!
Obrigado. :)
Video Antigo (to assistindo em 2019) mas já cheguei dando o like, por que se tem um cara que eu tenho como professor, é o Vernaglia
Obrigado 😊👍
boa dica, vou experimentar.
com certeza ganha-se em agilidade em relação ao manual mas sem perder o controle.
obrigado
Obrigado, Amigo. Me inscrevi agora e já meti o dedo no like. Kkkk continue produzindo seus conteúdos, que pra mim que sou iniciante, 100% aproveitável.
Obrigado. Seja bem vindo por aqui. :)
Muito bom!!
Obrigado.
Great job man!
Bravo. Parabéns pela simplicidade e forma directa de explicar!
Muito obrigado, mestre.
Excelente. insrição e like!
Obrigado.
Boa! Valeu pela receita.
Uso assim também...exatamente como você falou :) Fotografar evento tudo em manual é um sufoco danado.
Mais um pro clube. :) Esse esquema funciona bem, tem situações que pedem usar o manual, mas o grosso de um evento se resolve com essas técnicas que citei no vídeo.
Informações muito coerentes.
Video esclarecedor! Top demais!
Obrigado.
Obrigado pelas informações..parabéns
Boas dicas
ótimas dicas, bem direto ao ponto !!!
Muito obrigado! AJUDOU MUUUITO!
gosto muito da clareza! obrigada pelas dicas sempre... acompanho os cursos no eduk...tudo de bom!
Muito bom. Obrigado Armando pelas informações. Parabéns. Quem sabe um dia meu bolo fica mais gostoso. rsrsrsrsrsrs
Parabéns Vernaglia, perfeito!!!
Amigo, obrigado pelas dicas, tô curtindo muito o teu canal!
Muito obrigado pelas dicas! Excelente!
Oi Armando, obrigado pelo video...eu costumo deixar a camera toda no manual, mexendo apenas quando houver uma situação que eu vá fotografar uma galera, pra todos sairem focados...o flash tbm uso no manual, mas só quando eu tenho certeza de que aquela potencia dará certo em certa situação...senao é cabeca do flash pra frente e ttl, que é garantido...um abraço
Confesso q até hj nao usei esses modos da camera! Mas não recrimino quem usa e com essa frase vc soltou ..."saber quando o automatico é melhor do que vc"! Cara, a gente precisa fazer isso msm! Vendemos a alma pra comprar equipamentos! Então pq não arrancar td q ele oferece?! Sou teu fã de mt tempo! Lembro dum curso seu na Eduk ao qual atraves de vc conheci o trabalho do mestre Fan Ho! Mt obg meu caro!! Saude pra vc continuar a fazer esse trabalho maravilhoso!!
Obrigado. Fan Ho, um grande mestre, fico feliz que de alguma forma eu tenha feito mais gente conhecer o trabalho dele. :)
Eu achava q teu canal tinha encerrado! Ai vi um video semana passada por acaso e me deparo com o canal cheio de conteudo bom e eu sem saber! hehe Ja assisti 7 desde q comentei neste! kkk Fan Ho é fantástico!! Que tal um video sobre ele aki no seu canal hein?!
O canal foi retomado em novembro do ano passado e desde então são 2 vídeos por semana em média. :) Consegui me organizar para gravar vários vídeos em algum dia livre que tenho, aí vou editando e postando.
Ótimo!!! Vou estar sempre acompanhando!! Pense na ideia dum vídeo sobre Fan Ho! Que tbm pode ser tipo uma "série" dentro do seu canal onde vc falaria sobre grandes mestres da fotografia!! Brassai, Bresson, Salgado......
Vou experimentar, nao e a primeira vez, mas algumas coisas podemos tentar implementar. Pois as vezes sem duvida a correria e grande.
Usei essas dicas em um evento no FDS. Eu sempre usei em modo Manual, mas como trabalho em eventos com luz muito baixa resolvi fazer os testes e realmente fez grande diferença nas minhas imagens. A única coisa que vou mudar um pouco (neste fds) é usar ISO fixo em 1600, usar medição ponderada do flash e compensação em -1,5 para ver como fica. Obrigado Vernaglia!
O negócio é cada um fazer testes e desenvolver um método próprio que funcione para seu próprio trabalho. :)
tb fixo em 160, hj tenho mais um e testarei novamente
ops 1600
Perfeito mestre Vernaglia, vemos tantas discussões bossais nos grupos que "fotógrafo profissional" tem q usar eh tudo (e sempre) no manual, e esquecem a praticidade.
O negócio é usar a ferramenta ideal para cada coisa, se uma ferramenta automática for melhor que outra manual, por qual motivo eu não usaria? Veja os pilotos da F1... não tem nenhum usando câmbio manual ali. ;)
Bom demais
Excelente aula. Parabéns!
Obrigado.
Parabéns, você é dos poucos que sabe o que é e para que serve o obturador. Tem por aí "fotógrafos" que falam em velocidade de exposição e outras enormidades.
Obrigado. Já vi e ouvi de tudo por aí também, tem umas bobagens ditas por aí que são de doer... mas é um mundo livre, o mercado vai filtrando com o tempo.
Vendo esse vídeo 3 anos depois e me ajudou bastante. Fotografei um casamento: Câmera no Manual, flash ettl variando a compensação.
O problema é q tinha uma variação de luz grande no evento, isso fazia o modo manual não ser tão bom. E usei ettl mas não da melhor forma. Poderia ter conseguido resultados superiores.
Usei vel. alta sem necessidade tmb. Tipo 1/160 ou 1/200 (pra garantir)...mas 1/80 já seria suficiente e melhoraria na qualidade das fotos (menos ruído e mais "ambientação").
Fico feliz de ter ajudado. Evento sempre tem muita complicação na luz, eu tenho por lógica que prefiro deixar a câmera com parte da carga de trabalho técnico assim me concentro em composição, em instantes exatos etc., mesmo que isso me leve a mais tempo de ajuste fino no computador depois, mas pelo menos tenho fotos com momentos mais marcantes que no fim é nossa prioridade.
@@ArmandoVernagliaJunior Verdade. Essas dicas vão me ajudar bastante.
Vou testar essa sua receita de bolo...
Professor, sua dicas são ótimas, muita técnica explicada de modo simples! Gostaria de ver um vídeo seu falando sobre alguma topo de linha da Fuji com sua tecnologia e ciência de cores, um vídeo assim virá algum dia?
Se um dia a Fujifilm do Brasil me procurar, emprestar umas câmeras para teste, falarei deles com gosto. Do que já testei são boas câmeras, em nada elas são melhores do que outras do mercado como Sony, Canon e Nikon, é tudo mais ou menos na mesma, com uma ou outra vantagem em um ou outro ponto para cada marca, mas não tenho e não pretendo ter uma Fujifilm por hora, então para que eu teste e fale mais delas preciso ter uma em mãos e nisso dependo da empresa oferecer o equipamento. Falo da Canon pois é a líder de mercado e por que usei a marca por 15 anos, falo da Sony pois é a empresa que mais inova no momento, é a marca que uso hoje (e nos últimos dois anos), e por que eles cedem equipamentos para review no canal, e falo da Nikon pois é a segunda ou terceira força do mercado e muitos alunos meus tem uma, assim consigo testar. A Fuji é um nicho muito pequeno ainda, pouca gente tem, poucas vendas, então ainda é um equipamento raro no mercado, mas se continuarem evoluindo cedo ou tarde acabarão aparecendo aqui no canal. :)
Armando VernagliaJr Espero poder ver sim, a cada dia a marca cresce não só no Brasil mas em outros lugares tb. Eu sou usuário Nikon e a um bom tempo estou tentado a experimentar a Sony tb dada as qualidades que tanto é falada sobre a marca, no entanto tenho receio sobre a confiabilidade do foco em baixa luz como uma entrada de noiva em um casamento por exemplo (isso falando de foto, pois video a Sony possui excelência). No momento estou um pouco longe, mas espero voltar a São Paulo para um curso com o Sr, seria ótimo!
Valeu pela "DICA" Abraço!
excelente!!
Show!!!
Excelente dica!! 👏👏👏👏
como comentado tinha a paranoia de fazer tudo no manual . dai fui testando ao pouco modo prioridade de abertura , e o isso
automatico até 3200 , tipo assim como ficou mais pratico e produtivo . me concentro mais no evento do que preocupado com regulagens !!!!!!
Sensacional. Curti demais. Que tipo de objeta vc me recomenda?
Parabéns pela explicação. Eu ainda não usei esses modo da Câmera, porém vou colocar em pratica. Poderia me dizer como faço para travar ou limitar a câmera para não baixar a velocidade de 1/60 ou 1/125.
Obrigado.
Eu gosto de você cara. =)
Meu Caro é muito estranho isso, mas consegui desabilitar o EVF super simples mas nunca tive que usar esse recurso .Meu irmao sempre me disse " quando tudo der errado consulte o manual "
Obrigado amigo vc me resolveu um problemao que nao temos nas DSLR'S . Ate a proxima .
E a respeito do flash, usa rebatedor, difusor, virado pro teto... podes dizer algo sobre?
Isso depende de cada situação, não tem como responder pois cada ambiente, cada evento, cada situação demanda respostas específicas.
Ajudou bastanteeeeeeeeeeeee!!!!!!!!
Uma outra duvida que tenho, e como funciona um flash dedicado a marca da camera mirrorless, quero operar tudo em manual sem ttl para ter mais controle de abertura velocidade iso e etc assim tambem ha uma previsao de exposiçao? obrigado .
Olá, muito bom o video, parabéns. Só uma pergunta, qual o modo de disparo, AF-C ou AF-S. Obrigado
Eventos uso mais o contínuo (Servo na Canon, AF-C na Nikon) e alterno para one shot (AF-S) em algumas situações mais posadas ou cenas estáticas como ambientes dos eventos, fachadas etc.
@@ArmandoVernagliaJunior Certo, obrigado
Armando.
Muito bom o vídeo.
Na questão dos pontos de foco, onde você citou Canon e Sony ( Face Detect, Ifocus).
Você saberia me informar se tem algum recurso de foco equivalente na Nikon?
A Nikon tem o face detection também, que eu saiba funciona da mesma forma que o face detect da Canon, questão de conferir no manual da câmera, como não uso Nikon no dia a dia não sei te dar um passo a passo de configuração, mas sei que tem, não sei se em todos os modelos, mas o recurso existe para a marca.
Acredito que apenas em modo de vídeo, vou dar uma pesquisada.
Obrigada pelas dicas! Eu gostaria de te perguntar, para fotografar grupos no evento, famílias e equipes por exemplo, o face detection atende? Quero dizer ninguém vai ficar desfocado? Utilizando uma f5.6 por exemplo...
Depende da lente que estiver usando e da distância que estiver do grupo, profundidade de campo depende de 3 fatores, abertura, comprimento focal e distância de focalização... como geralmente um grupo é fotografado mais de longe e com grande angular, 5.6 dá e sobra para ter todo mundo em foco.
Entendi, muito obrigada. Abs
Show
Flash TTL e ISO automático não dá conflito...quem vai estabelecer a quantidade de luz? Valeu !
Caro amigo Armando Vernaglia ,gostaria muito de saber de voce ,como voce faria se tivesse um flash nao dedicado ,no meu caso um flash godox 685 C que uso com adaptador em minha sony A77 que é uma SLT ,claro tenho que usar o flash no manual ,como o visor é lcd e nao pentaprisma evidentemente, se configuro para 1/100 por exemplo a noite para nao tremer o visor fica quase preto e nao consigo ver o que fotografar . As mirroles nao funcionam com flashs nao dedicados ?abs
Obrigado pelo comentário. :) Sobre mirrorless, elas funcionam sim com flashes dedicados, mas veja, dedicado significa compatível ao modelo de câmera, ele é dedicado à marca e ao modelo, você está usando um flash para Canon numa Sony, não tem como ter uma comunicação correta mesmo e você já notou isso... mas quando é dedicado mesmo, ou seja, compatível, funciona perfeitamente e a mirrorless entende que o flash está ligado e clareia a visão no EVF. No seu caso, veja se a A77 tem como desligar a chamada previsão de exposição no EVF, a maioria das câmeras pode, e em cada uma isso tem um nome, mas tenta ver se a A77 desliga a pré visualização de exposição, se desligar você terá um EVF mais claro.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pela rapida resposta, vc foi o unico que respondeu, e em tempo recorde! vc entende que ficamos ansiosos pela resposta como criança esperando doce ! Tinha um flash da sigma dedicado com a sapata alpha minolta que foi comprado nos estados unidos e nao tem aqui no brasil ! ele me dava essa previsao de exposiçao mas era só uma referencia mesmo porque o resultado final sempre era frustante . Acho que nao me adaptarei ao sistema , mas, obrigado pela dica, vou verificar abs e parabens !
Respondendo a pergunta do final. Eu clico eventos no modo manual, mas com iso automático limitado até 3200. Daí vou compensando a exposição. O flash eu uso ele apontado para cima e compensado 1 pontinho para baixo.
parabens pelo video, engraçado as pessoas ficam com a ilusao do modo M, mas usam ele so para zerar o fotometro, usam sempre a mesma abertura e Iso, se for para fazer isso o modo AV ja resolve tudo, na minha opnião o modo M e quando vc quer fazer algo fora do padrão, claro que se der para usar o Manual vou uzar mas na correria os modos semi automaticos funcionam muito bem e ajudao bastante. abração Armando.
Tem um monte de gente que faz isso mesmo, acha que está no manual, mas na real está obedecendo o fotômetro da câmera... se é para isso deixa em P que é mais rápido. :) Concordo que manual é para as situações fora da média, para fazer lago de diferente do que a câmera faria sozinha, do contrário é perda de tempo.
Armando VernagliaJr exatamente, depois fale mais sobre o modo P não intendo ele direito, e não acho nada esclarecedor. muito obrigado aprendo muito com vc.
Olá, muito bom seu video, bem esclarecedor. Parabens!
Uma pergunta apenas, por gentileza.
Na minha câmera, no menu de configuração de sensibilidade ISO, configurei o minimo como 400 e o maximo como 3200. Mas ao ligar o flash, em TTL -1 e, estando ele na sapata, o ISO não passa de 1600. O que pode ser? Obrigado
Conforme o modelo de câmera o ISO Auto fica limitado quando do uso de flash, a 6D Mark II por exemplo limita em 1600, alguns modelos mais antigos limitam em 400... para evitar isso aí acaba tendo que ajustar manualmente mesmo nas situações que for usar flash.
@@ArmandoVernagliaJunior Entendi. Deve ser isso. Muito obrigado. Mas parece que está meio anarrado, se eu defino o ISO minimo como 200, ao colocar em automatico, vai até 800, se eu definir como minimo ISO 800, chega a 2500, akem de 1600. Estranho isso, sendo que defini manualmente o ISO maximo em 3200.
Fora do contexto do vídeo mas aguardando ansiosamente sua opinião sobre a novíssima Canon 6D Mark II, afinal seus comentários e análise acho muito convincentes. Olha a primeira 6D nunca me convenceu em vários aspectos, já a 6D Mark II balancei para trocar minha T6i. Obviamente buscando lá fora pq aqui deverá ser uma paulada o valor. Será que vale a troca?
Terça feira publicarei meu vídeo com opiniões sobre a 6D Mark II. :)
Bom dia Armando Vernaglia tudo bem ? peço uma dica sua por favor . Eu trabalho registrando festas corporativa em ambientes á qual a luminosidade não é sempre que está legal. registro fotos para o Sesc shows músicais, festa infantil, ensaio externo na rua e em parques público, uso a lente 50 milimetros 1.8 em uma câmera D 7000 Nikon e faço o uso da lente 18-55 também O que eu quero saber é o que compensa? usar Flash no modo TTL ou usar em uma configuração 1/8 em registros de show eu não faço o uso de Flash qual a melhor configuração em ensaio externo de casal ?
Muito complicado te orientar sobre uma regulagem, ou uma forma de trabalhar, tem essa receita geral que dei no vídeo mas tem muitas variantes... pessoalmente prefiro, como dito no vídeo, flash em TTL do que em manual, embora tenha que saber usar das duas formas exatamente para saber quando é melhor um ou outro jeito... penso que você precisa estudar mais todas as formas de trabalhar, para poder escolher seu jeito de fazer as coisas, não tem certo e errado, flash manual e flash ttl são igualmente bons se usados com técnica adequada. O mesmo sobre ensaios externos, tem mil jeitos de fazer, de iluminar, não tem como dizer para você fazer de um jeito apenas, tem que aprender todas as técnicas para poder escolher sua preferência.