Feio ou bonito?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 жов 2024

КОМЕНТАРІ • 3

  • @jacquelinecunhadias4008
    @jacquelinecunhadias4008 Місяць тому

    Por trás de obras marcantes, sempre tem um discurso, que à vezes não são tão bons e muito pouco convincentes. Mas podemos dizer que realmente é um edifício que deve ter causado um certo espanto na época, assim como o Pompidou, na França. Como não conheço Turim e nem a obra, assisti ao vídeo "PALAZZO DEL LAVORO (ITALIA '61 - TORINO): IERI E OGGI" e fiquei admirada e ao mesmo tempo com uma triste sensação de abandono. Realmente mexe com a gente. É impressionante! Tem colunas lindas internamente que parecem grandes turbinas com inúmeras hélices. Com certeza teve a sua importância com uso de novos materiais e soluções arquitetônicas, mas acho que realmente o exterior não reflete a sua beleza interior, mas esse pode ter sido também o intuito do arquiteto - o expectador se surpreender ao adentrar o edifício. O "Belo" realmente depende por qual ângulo estamos analisando. Só o objeto em si, o seu contexto, as suas memórias... Enfim por trás de toda obra tem uma história, só nos falta um pouco de sensibilidade, conhecimento para entendermos.

  • @juliocesar-zk2yx
    @juliocesar-zk2yx 2 місяці тому +1

    Observando o momento em que estamos e comparando, parece que sobrou elementos na fachada, mas imagino que em sua época de concepção deveria fazer total sentido o elementos dispostos do jeito como foram colocados, mas consigo ver a beleza de uma construção institucional!

    • @NeuroAU
      @NeuroAU  Місяць тому

      Oi Júlio! Realmente, a arquitetura reflete muito o contexto de sua época, e o que pode parecer "excesso" hoje talvez fosse uma expressão criativa/funcional mais relevante no momento da concepção. É interessante como conseguimos apreciar a beleza e o valor histórico de uma construção institucional, mesmo quando as tendências mudam ao longo do tempo.😊