Aprenda com o Akita: você não precisa saber se é bom ou não, se preocupe em se dedicar e colocar em prática seus conhecimentos quando for necessário. 很好!
O nome Winchester foi dado pelo cara que criou o primeiro HD na IBM. No protótipo dele haviam dois braços que pareciam com o cano duplo desta famosa escopeta.
MANO!!!! Você falou da minha vida! Também comecei a programar com 13 anos! Meu primeiro curso eu aprendi Basic. Mas só fui ter meu primeiro computador aos 22 anos, depois que comecei a trabalhar! Até então eu usava de amigos, colégio e faculdade!
Estou frustrado por não ter conhecido este canal antes hahaha Vivi muito do que o Akita contou neste video. Fiz um curso na Microcamp aprendendo DOS, Wordstar, Lotus 123 e dBase lá em 1992! Aprendi a programar em Clipper porque meu pai tinha um comercio e fiz os tais programas para estoque e pedidos. Também fui na Fenasoft alguns anos e comprei meu kit multimídia Soundblaster 4x. Conectei na internet a primeira vez acho que em 95 pela Mandic. Eu morava numa cidade pequena que mal tinha telefone em dia de chuva haha e quando ia para São Paulo era como chegar num oasis e poder comprar alguma revista ou livro que jamais chegaria na minha cidade. Tudo o que o Akita resumiu aqui é fato verídico! Sucesso!!
Essa parte de "aprender na marra" é outro nível... agora, sem muitas opções, fazendo faculdade na modalidade EaD é que estou sentindo na pele como é (mesmo com suporte do professor online, ainda é mais complicado e trabalhoso do que presencial); o pior disso é que só consegui depois dos 40 e de ter família. Vocês não sabem o quanto você tem que ter "força sobre-humana" para conseguir chegar ao final do curso. Quando o Akita falou sobre "aprender na marra" me veio essa lembrança! Gratidão pelo vídeo, pois a história de vida de pessoas que alcançaram seus objetivos, igual a essa, são o que me motivam muito ultimamente.
Graças a Deus que o Akita adolescente não era meu primo, imagina tua mãe te comparando com esse cara kkkkkkkk simplesmente onde ele botava a mão ele dava certo. Realmente sem tirar o mérito pela inteligência e esforço dele, mas deve ser incrível ter nascido em uma família com tradição forte e cobrança desde jovem, te permite evoluir e amadurecer pra vida muito cedo.
5:37 Curiosidade: os primeiros discos rígidos/HDs tinham duas faces com capacidade de 30MB cada. Daí, os HDs receberam o apelido de Winchester porque esse era o nome de um rifle que usava balas de calibre 30.30. Uma coisa não tem nada a ver com a outra mas o apelido pegou por causa da semelhança dos números.
Meu primeiro contato com programação foi aos 10 anos, mas fiquei sem treinar até os 11-12 anos, comecei a pegar mais pesado a uns 4-5 meses, agora tenho 13 e quero atingir minha liberdade financeira :D, estudo finanças e computação, na minha opinião as melhores área. ;-; Está complicado mas não vou desistir kk, programo em um athlon ii x2 270, 8gb ram e uma hd 6670 .-. pretendo instalar o arch no sábado, uso o mint :D, estou aprendendo git, me aprofundando em c++, pretendo ter conhecimentos em js html e css . Acho que estou no caminho certo
Legal, eu comecei com 4 anos no MS-DOS com os comandos básicos para jogar carmen san diego e elder scrolls, certamente influenciou eu hoje ser um programador.
Akita eu também sempre fiz isso, eu nunca pensei em uma carreira nunca foquei no emprego que me trará mais dinheiro. Eu tenho 13 anos e 2 semanas atrás fui chamado para um projeto de unity pelo professor de faculdade da minha mãe, e por enquanto essa foi minha maior conquista eu fui reconhecido! Porém eu não a planejava, essa conquista apareceu do "nada" Obrigando por compartilhar suas histórias e conhecimento com a gente💖
Mais um ótimo vídeo!! Eu nasci em 91, a época que conheci o mundo da computação pra valer mesmo foi a parti de 2004, época que foi os anos de ouro das Lan houses aqui em PE. Um fato de moleque curioso e que se assemelha ao que vc contou foi que nas primeiras vezes que usei a Lan house e internet, minhas primeiras pesquisas era sobre "como burlar os programas contadores de tempo ", esse motivo "besta" me levou a conhecer como um programa funcionava, como funcionava um sistema operacional e etc. O legal é que o dono da Lan hause ficava vendo os moleques "curiosos" que ficava tentando "burlar" o tempo de uso ou acessar o PC central, e em vez de repreender, ele "adotava" e ensinava tudo que ele sabia, ele mandava os moleque que ele confiava fazer alguns trabalhos que clientes encomendavam, como baixar uma playlist de música e gravar em CD, formatar um PC e etc, em troca tinhamos várias horas de uso como pagamento. No final das contas foi tudo um grande aprendizado, pois eu via moleque na lan house que não tinha nem aprendido português direito, escrevendo em inglês Tíbia, criando servidor pirata de Tibia e LineAge 2. Em 2006 eu obtive meu primeiro PC, só que não tinha net em casa, aí em vez de só baixar jogos na lan pra jogar em casa no pc, resolvir baixar algumas apostilas que ensinava como criar sites em HTML, em meu primeiro "projeto" de programação eu reproduzir uma Revista da Copa do Mundo de 2006 todo no HTML kkk, eu escaneava as imagens e tentava escrever os textos com os layout parecidos da revista e botando vários hiperlinks para nevegar pelos textos e pelas páginas.
Putz. A Data Center foi o segundo curso que fiz depois que a Micro News quebrou na época. Lembro que sai do PC-XT do primeiro para o Apple II no segundo. O livro que você mostrou no vídeo eu tinha ele até alguns anos atrás (rsrsrs). Aquela época era especial porque tinha que ralar pra aprender. O aprendizado era mais por experimentação (erro e acerto). Passei do dBase III plus pro Clipper Summer `87 no meu primeiro estágio no CPD da escola que eu estudava e tive todos esses livros que você mostrou. Programei em Clipper até 98 e saí da programação, indo pra infraestrutura. Estou pegando o fio da meada novamente. Voltando às origens, estudando programação de novo. Tá pesado, mas a base principal já tenho. Retomar de novo onde parei. Quebrar a inércia não é fácil (dói muito, rsrsrs). Excelentes seus vídeos. Me identificando com muita coisa. Abraço e obrigado por compartilhar!
Cara, eu tô simplesmente apaixonada por esse vídeo. Essa época era foda, era aprender de verdade, entender a máquina, não apenas criar páginas bonitinhas pra web (nada contra os web designers/front-enders hehe). Adoraria aprender algo assim!
Foi legal ver uma história com muito em comum com a minha, tirando as faculdades, eu comecei a trabalhar operacionalmente cedo, aprendi a lidar com pessoas e quebrar minha timidez cedo e me casei aos 21 anos e construí família, largando o segundo grau desde meus primeiros trabalhos sem registro. Nunca trabalhei na area de informática porém sempre fazia manutenção para vizinhos e amigos, hoje faço o possível para meus filhos adquirirem esses conhecimentos porque quero que eles tenham as oportunidades que não tive. Um dia independente da minha idade posso conseguir.
5 років тому+5
Vendo este episódio parece que o Akita contou a minha história, claro, a minha é com muito, mas muito menos "glamour". Quando falou daquele Globo Reporter eu na hora me lembrei que cheguei a fazer uma "palestra" na sala de aula falando sobre a geração video-game. Isto foi logo depois que a guerra do Golfo terminou, se não me engano. Em 1993, eu estudava no CEFET-PR e meu passatempo era ler na biblioteca o Assembly Z80 e meus colegas da época me chamavam de louco... Eu também "codei" muito com o Clipper Summer 87 e depois acabei parando no Clipper 5.2 com o livro que tenho até hoje [Clipper 5.2 - O estudo mais competente disponível da programação em Clipper] de Rick Spence - Makron Books. Este livro me deu os primeiros conceitos de orientação a objetos que brinquei mais a fundo com o, como vc mesmo diz, "famigerado" Visual Objects da época. Valeu pela viagem no tempo! Grande abraço!
Meu primeiro contato com a programação também foii na década de 90, um primo filho de um engenheiro , ganhou um computador e já naquela época iniciava seus estudos em tecnologia comprando revistinhas que ensinavam programar jogos numa linguagem de programação impressa em páginas que eram digitadas e ao mesmo tempo usava-se um gravador k7 com uma fita para gravar o que se digitava para não ter que re-digitar tudo depois......só cerca de 30 anos depois é que finalmente o primo pobre aqui conseguiu entrar na faculdade de tecnologia em análise e desenvolvimento de software ......trabalhei em empregos bosta como vendedor de tudo que possa imaginar , entrei para faculdade de administração , emprega desemprega da área comercial, abre , tranca faculdade, até que aceitei um emprego temporário para venda de acesso á internet pela AOL América On Line nas lojas do MC Donalds e agencias do banco Itaú, promovido a supervisor de vendas nessa operação re-conectei com a internet, e comecei a me interessar pela área, em 2018 entrei na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, agora mudei o curso para engenharia de software. Estou no segundo Ano do curso muito difícil pois separa a teoria da prática em programação que tem que ser feita em paralelo..... Tenho ainda que trabalhar como motoboy para bancar minhas despesas.....espero um dia terminar essa faculdade e dar aulas em tecnologia e contar minha história para motivar outros que como eu enfrentam muitas dificuldades para se formar.
Eu quando ganhei meu primeiro computador um IBM Aptiva com Windows 95, na época com 15 anos, fiquei decidido em aprender a programar e ser um programador, então peguei dois livros do meu pai de Visual Basic 5, em inglês, eu não sabia ler inglês, mas peguei um dicionário, e aprendi assim a ler em inglês e vb5, e nunca mais parei, sempre tive um objetivo claro, isso não quer dizer que meu trajeto foi fácil e nem sem muitos autos e baixos.
Muito bom professor , isso serve pro pessoal da minha geração (eu incluso) parar de acha tudo difícil e começar a fazer.. "basta ser sincero e desejar profundo".
Meu contato com processamento de dados foi em 1995, no antigo segundo grau. Me desviei para trabalhar no único emprego que consegui na época que foi na área de telemarketing, como operadora mesmo. Não me arrependo, não me afastei de sistemas operacionais e do bruto da informática. Já me aventurei em automação e agora (tantos anos depois, a idade nem vem ao caso :D) estou inclinada a voltar as origens e sei que o caminho é longo, mas o prazer de se superar é sempre bem vindo. Obrigada pelos tapas na cara Akita!
Cara... que emoção ao ver tudo isso, foi muito parecido com meu começo também. Descolar os programas, apostilas, disquetes, falar em público, puta começo show! Vlw!!!!
Todo pouco que aprendi veio da motivação de criar um servidor de Ragnarok na minha infância lá entre os anos 2005~2015. Consegui aprender de tudo com o brAthena(que sou muito grato a todos que aguentaram minhas perguntas frequentes no forum) mas não consegui o meu objetivo e desisti devido a escassez de conhecimento sobre segurança da informação para proteger o servidor. Só voltei a programar em 2020 devido ao mercado, e aquele "investimento" me ajudou muito nos dias de hoje sobre programação. Acho que voltei aqueles tempos vendo o Akita e seus videos kkk
Boa noite Akita, hoje pela primeira vez to vendo esse video, gostei bastantante, tenho 43 anos, e iniciei em informatica dando aula em 2004, tem sido muito bom seu canal para mim, tenho acompanhado seus podcast, tem sido muito bom
Que bacana Akita! Eu descobri o seu canal a pouco tempo atrás, e ando assistindo bastante, que eu acho que você já percebeu isso, rs. Meu primeiro contato com um computador foi em 91, em um curso de Dbase, Lotus123 e outros que eu nem me recordo. Era um computador parecido com esse que apareceu no vídeo, de fósforo verde. Me recordo que o botão de ligar ficava atrás do micro, e eu morria de medo de levar choque, rs. Mas eu gostava bastante. Nesse ano foi o ano que ganhei o meu Super Nintendo, foi um sonho. Adora vídeo games, coleciona inclusive as revistas. Como as condições financeiras não eram boas e não tinha ninguém próximo que mexia com tecnologia. Meu próximo contato com computadores foi apenas em 97, 98 com outro curso de computação, na época era Windows e seus softwares. Em 98 também comecei a faculdade de Matemática, e que tinha ênfase em computação. Nessa época aprendi algoritmo e Estrutura de Dados. Só fui comprar meu primeiro computador em 2001. Uma coisa que fiquei triste é que o meu pai faleceu sem ver o meu computador. Ele tinha falecido um ano antes, e me recordo em dizer para ele enquanto datilografava os recibos, que seria muito melhor em um computador. Com isso, tive que dar alguns pulos na vida, e em 2005 comecei o curso de Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, na Fatec de São José do Rio Preto. Entre 2007 e 2008 trabalhei com Java Desktop, com uns pequenos bicos. Em 2008 passei em um concurso público da Nossa Caixa. Mas eu queria trabalhar na área de Tecnologia, e em 2013 passei em um concurso interno para trabalhar na Diretoria de Tecnologia. E é mais ou menos um resumo da minha história. Parabéns pela sua trajetória Akita, pelo seu trabalho e principalmente por mostrar para essa nova geração que nada é fácil, e precisa de muito esforço. Agora eu fiquei curioso, de que cidade do interior você era? Um abraço!
Muito Bom, Recordar e viver !!!! eu comecei no meio da decada de 70, meu primeiro programa foi em cartão perfurado (digitadora IBM 129) em Fortran e depois Cobol, meu primeiro computador um CP400 64K o monitor era a TV :D. Tudo começou no colegio no cientifico (hoje ensino medio), tinha que fazer um curso tecnico,e as opções eram Laboratorio, Administração, Contabilidade e Processamento de Dados, como me achava "rebelde" escolhi Processamento de dados, mas eu queria ser piloto de caça, e me tornei profissional de Informatica...e adoro .... Longa Vida e Prospera.
Nunca tive muito interesse nos vídeos do Akita por serem extremante longos. Mas agora que comecei a ver com mais frequência, nem percebo o tempo passar. Parabéns pelo trabalho.
Eu comecei a ver programação na faculdade com 19 anos num curso de Redes que eu caí de para-quedas. Lá eu tive o estalo que programar era o que seu queria e no último período sai pra mais uns 2 anos de estudo em Sistemas de Informação rsrs. Parabéns pela trajetória : )
A impressora epson eu tive, mas meu primeiro computador foi o 386. Infelizmente nunca me envolvi diretamente na área, só agora com 40 anos estou indo para o ultimo ano de faculdade e aprendendo a programar. Seus vídeos me ajudaram muito a aprender a fazer da aprendizagem o grande motivo para tudo na vida.
Impressionate como foi parecido comigo , também comecei lá pela inicio da decada de 90 fazendo curso aqui em Petropolis começando com o Basic , depois fui para o Clipper Summer 87 , não cheguei a programar para o Clipper 5 , sabia que tinha função de mouse nele , comprei meu 386DX por consorcio , era muito caro mesmo , meu 386 era com monitor ambar achava mais bonito kkk , pena que trabalhei muitos anos em intituição financeira para poder custear minha faculdade , mas por todo esse esforço e paixão pela computação hoje trabalho no Serpro empresa de processamento de dados (de uns tempos para cá estamos em processo de mudanças para ser uma empresa mais inteligente) do governo federal.
Incrível, eu lembro da reportagem do Globo Rerporter ehehehehehe, Akita cresci também sobre o boom da era do vídeo game, especificamente tendo mais contato a partir dos console de 3º geração com Master System e NES e dai em diante... Hoje trabalho como programador em uma empresa aqui de Porto Alegre, e curto muito trabalhar com o que gosto, vejo os seus vídeos e percebo que você felizmente conseguiu (assim como alguns) ter contato com desenvolvimento bem cedo e isso é algo muito incrível. Comecei a programar "profissionalmente" (carteira assinada) em 2011, antes disso era só fazendo cursos, seguindo tutoriais e nada de projetos expressivos. Trabalhando num comércio, em 2007 decidi que queria migrar da TI sustentação para TI desenvolvimento e movi para isso aproveitando os conhecimentos do curso técnico de informática que fiz em 2005/2006, consegui um emprego na Sispro SA, paralelamente em 2011 comecei a cursar o Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC Senac aqui em POA. Após tudo isso sempre procuro evoluir como profissional e não me arrependo de nada (de todo esforço que fiz), hoje dou graças a Deus por ter conseguido chegar onde cheguei.
Nostalgia pura! Sua saga me fez lembrar as madrugadas a fio que ficava na internet discada, modem 56k, porque depois das 00h00 até as 06h00 era cobrado apenas 1 pulso telefônico!
Lembro de você, acho que pela Locaweb, na feira de vagas de empregos da Politécnica! Muito 10! Meus 5 primeiros anos com o computador foram mais jogando sokoban, quando pequeno, no computador da loja da minha tia. Mais computação mesmo só entre 1996 e 1999 quando entrei no segundo grau de Processamento de Dados e comecei à ver Clipper, Pascal, Delphi e Visual Basic. Já no meio de 99 fui trabalhar de estagiário pela 7COMm no Unibanco na Raposo Tavares trabalhando com TFM. Lá que aprendi SQL. Em 2001 só, quando entrei numa empresa de Meterorologia, que fui conhecer Linux. Até ai eu só fui de Windows. Demorou pra eu entender como PIPES de bash funcionavam. Hahaha
Temos a mesma origem... Comecei com um Unisys A10 (meu pai era estagiário) em 1988. Ficava olhando os coboleiros trabalharem e iam me ensinando. Depois meu pai virou clipeiro em 1990 com rede novell e eu aprendi pra poder jogar no PC :-D. E logo depois aprendi Pascal, C e Assembly pra fazer jogos. Depois pulei pro Delphi e fiquei 10 anos nele... Estou com 28 anos de carreira e 31 de experiência. Tenho 40 anos.
Fabio eu não sou programador, e nem sempre entendo todos os termos técnicos utilizados aqui, mas outro dia caí de paraquedas aqui no seu canal e estou sempre acompanhando seus vídeos, o jeito que você conta a história, o nível de detalhes, essa nostalgia que nem sempre eu tenho, pois nasci em 1992 é fantástico cara, continue com este belo trabalho, estarei sempre aqui acompanhando.
18:40 - eu lembro dessa!!!! Foi na Computer & Games, se não me engano? Comprava essa revista o tempo todo. Que barato :D 18:50 - fiz a mesma coisa. Foi excelente, pois voltei pro código depois com toda uma nova perspectiva. O velho QBasic já era pequeno demais pra mim. Não por acaso, comecei com C++ logo depois que veio o resultado do vestibular.
tu é monstrão mesmo Akita! Não tive os mesmo privilégios quando criança, mas hoje me esforço mto pra proporcionar isso ao meu filho que agora aos 7 anos já não se contenta com as fases que joga no Roblox e passou a desenvolver as suas com minha ajuda e do youtube hahaha Abraços!
Se tiver a oportunidade veja se encontra um MSX ou Commodore 64. E um manual de Basic. É impressionante como são excelentes plataformas pra aprender a programar
Comecei na década de 90 também e também desenhava na época. Sua trajetória é muito parecida com a minha. Cara, vc lembrou de muita coisa que já tinha deletado da memória rs... Foi uma injeção nostálgica absurda. Muito bom!
Também comecei a aprender programação com 13 anos, e também por um motivo muito "nobre": meu pai tinha lan house, e eu gostava muito de jogos. Logo, como um adolescente inocente na época, queria fazer meus próprios jogos com C. Com o tempo fui aprendendo Java, HTML, etc..
Estou assistindo todos os seus vídeos pra saber que direção tomar, pois devido a problemas de saúde, não tenho outra alternativa senão programar, oq é maravilhoso pois amo muito programar, mas agora além de um paixão é minha única opção de sustento, poderia simplesmente te perguntar que direção tomar, mas ao invés de tomar seu tempo explicando o contexto da minha situação estou investindo tempo nos seus vídeos pra ver se consigo essa resposta sozinho e de bônus ainda aprendo muiiiiita coisa, mas caso ao final não consiga vou tentar obter uma resposta sua. parabéns por toda dedicação em entregar tanto conhecimento com tanta qualidade. DEUS abençoe
Nunca iria imaginar que em um vídeo do Akita acharia o nome do jogo de infância. Procurei bastante na Internet mas n lembrava o nome do game. Agora posso mostrar ao meus filhos o tão procurado the lost vikings. Obrigado Fábio Akita. Hehehehe
Cara eu sou da mesma época que você, estudei na data center, vi todos esse programas que você também viu, estudei no CP500 e tals, cara que volta ao passado que você fez aqui, uau parece que foi ontem que estava aprendendo tudo isso...hahaha obrigado Akita foi muito bom essas lembranças....
Comecei com um PC-XT em 1994 na FATEC=SP aprendendo Pascal na IDE do Turbo Pascal. Cheguei até a fazer uma agenda "dinâmica" com lista ligada e ponteiros. Parabéns pelo conteúdo!
"Perder tempo planejando" concordo com você Akita. Tudo que eu aprendi e que fez e faz diferença minha vida foi de forma muito aleatória, por outro lado, muito o que planejei pouco se concretizou na realidade, na verdade muito do que planejei com o tempo simplesmente seguiu caminhos inesperados me levando para situações que eu jamais teria realmente planejado. O negócio é fazer e fazer porque quer, porque para planejar algo, ao meu ver, é preciso ter experiência no que se pretende, senão sabe nada provavelmente esses "planos" são meras fantasias.
Adorei seu vídeo e que bom que está postando para posteridade pois é incrível como sua história é igual a muitos dos que viveram e gostam da tecnologia..A dor de usar aqueles modem fracos de poucos kb e sentir aquela sensação de que estávamos um passo a trás da evolução tecnológica em relação ao mundo lá nos anos 90...kkk..Um grande abraço e seus vídeos são únicos pois realmente voltamos no tempo lembrando como a tecnologia de antigamente é ainda a base de tudo que usamos hj👏👏
Ótimo vídeo. Bateu uma nostalgia agora que lembre do tempo que eu ia pra um cybercafé com meus 50 disquetes pra ver se eu consegui baixar o Visual Basic 4.0 pra programar em BASIC. ❤
Lembrou a mim mesmo este percurso, principalmente a parte do pc do amigo e a paixão pelo clipper, meu primeiro programa foi para uma loja de automoveis, e eu cheguei a criar um software para o SEFAZ da minha cidade, que tinha uma terrivel tela CGA.
Mano, muito nostalgico ouvir sua história. Eu nao era nerds como vc. Pelo contrario, eu era o marginal da escola. Mas tive um gradiente msx, e para executar os jogos eu lembro de usar linhas de comando. Depois, em 1996 comprei um pentium 166 so para entrar no MIRC e comprei com um financiamento do BB em 24x por uma bagatela de R$ 3k. Lembro do winchester. kkkkkk Em 1998 entrei para a faculdade de tecnologia em processamento de dados. E comecei a programar no ano 2000 em VB6 e ASP classico. Enfim, muito legal sua historia. Queria ter sido nerds, mas escolhi ser vagal. Fui estudar depois de velho. Mas no fim, tudo deu certo.
Akita esse vídeo foi espetacular , relembrar todas essas tecnologias e perrengues da época foi sensacional. Nada era fácil , e por isso mesmo coisas como , se conectar à internet , passar a noite baixando aquele jogo que você tanto queria , passar horas batendo papo Mirc, conseguir criar seu primeiro programa , tinham um valor enorme, era uma felicidade quase inexplicável. Pode seguir essa série aí. Um grande abraço.
Como me identifico com sua história!! Vivi muita coisa semelhante e inclusive assisti o bendito Globo Reporter sobre os videogames no dia que passou na TV. Trabalhei no primeiro provedor de internet da minha cidade, em 1995, com os velozes modens 28.8kb.
Muito Bom seus vídeos você é uma lenda viva, você conseguiu ver toda essa mudança na história da tecnologia. e o melhor de tudo você está compartilhando toda essa história que não poderíamos encontrar em qualquer lugar.
Excelente poder conhecer essa história Akita, obrigado!!! Eu, hoje, após os 30, sou esse "jovem" curioso recém iniciado em programação e ansioso. Estou no segundo semestre de ADS na Fatec de São Paulo, e é um excelente alívio conhecer esse lado da história de quem um dia também teve seu dia zero! Haha, obrigado!
Obrigado akita por me fazer lembrar da minha infância, onde aprendia mexer em pc só por que achava legal, a apreciar o processo como um todo não só o resultado. Acho que acabamos perdendo um pouco disso com o tempo, vou deixar a minha criança interna agora se divertir aprendendo enquanto o adulto interno so mira no alvo a frente.
Me identifiquei, pois depois de 10 anos tendo trabalho em uma área totalmente diferente da tecnologia, resgatei experiências pessoais motivadas pela minha nerdice para migrar de carreira. A sua história em especial me remeteu ao provérbio abaixo, que segundo pesquisei na internet é de origem oriental... "Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes." Abraço!
Muito bacana! Estou terminando o 4º ano dos meus primeiros 5 anos. Como as coisas são diferentes hoje , não? Acho que o que você fez de pegar um livro de Corel Draw e focar até aprender aquilo, é algo que não existe hoje. Parece que hoje as pessoas simplesmente começam algo e logo em seguida já desistem e passam pra outra sem ter entendido metade da anterior. Espero que você continue nessa pegada e faça um video sobre 1995 - 2000.
Vídeo como um todo e a ultima reflexão, excelente! Não perca tempo achando que estudando ou fazendo algo que ainda não tem total conhecimento não vá lhe proporcionar boas conquistas no futuro, seja em 1, 5 ou 10 anos. Grande Akita!
Vendo sua história segui os mesmo passo que vc. Meu primeiro contato com computador TK85. PASSEI pelo Dbase III Plus ,clipper , Core Draw e por aí em diante. Muito legal.
Você falando estas coisas, me lembrou muito meu tempo na física, entrei em 89, e fazia iniciação científica, no lab recebemos umas workstations da HP, foi onde eu conheci a internet e usávamos o Netscape, e era normal a gente baixar fotos de mulher pelada, coisas de universitário. Bons tempos escutar você falando estas coisas. Bons tempos. Ótimo vídeo obrigado 😀
é brutal ver a nossa diferença, eu nasci quase 20 anos mais tarde, e em uma cidade incrivelmente menor, mesmo se eu tivesse 3 vezes mais motivação que voce, eu faria menos da metade, é incrivel ver a desigualdade social alem de "meu vizinho te um carro melhor"
Akita. Me identifiquei muito com sua história, pois parte dela foi simplesmente igual a minha. Essa de levar uma caixa de disquete no amigo para copiar um jogo foi sensacional! Recordar do dBase III foi ótima também. Sem falar das revistas... acho que tenho até hoje algumas... kkkkk O que se observa é que a nossa geração colocava mais a mão na massa, talvez pela falta de recurso tecnológico ou financeiro mesmo... Fico pensando no que faríamos se tivéssemos em 1995 a nossa disposição tudo o que essa garotada tem hoje, e que muitos não dão muito valor!!! Ahhh antes que me esqueça, bacana ter lembrado da FENASOFT, tive a oportunidade guardar uma grana de participar das edições de 1995 e 1996. Muitoo showw!! Parabéns por sua história, você representa toda uma geração. Parabéns.
Seu início foi bem parecido com o meu. Eu iniciei em 87 com um Tk85, e só em 88 consegui comprar um Hot-bit usado através do jornal primeira mão. Programei em Gw-basic, sistema para uma loja de artigos de festas. Também era instrutor de Dos, Lotus 123, Dbase e Clipper. Depois fui trabalhar como programador em Clipper, Visual Fox, VB e ASP.
Mano ri um bocado, muito obrigado. Então, só colocando meu ponto sobre ti, eu sempre segui a ti e li seus artigos por gostar muito do seu ponto de vista, não sabia de todo seu conhecimento até você começar a expor mais no youtube no ano passado. Me ajudas-te muito a pensar diferente e me ver mais como individuo e não somente um "robo fazedor de código". Sobre onde chegamos, eu sempre pensei muito no que faria, mas a vida foi "me levando" também, o que é bem estranho, mas é assim mesmo, querer pensar muito antes de ir fazer ou que vai ser o futuro nem sempre faz sentindo, pois podemos nos especilizar numa tecnologia que vai menos utilizada e ser ainda mais valorizadas por ter poucos profissionais, tipo o que acabei vendo com Cobol, por exemplo. Como sempre acabou ajudando, mesmo sem "ensinar" tecnologia eheheh. vlw ficou bem legal.
O que me motivou a aprender a programar foi criar páginas PHP fake para roubar contas de Tibia e criar servers piratas (OTservers), com 15 anos também.
Aprendi a logica de programação editando os mIRCs da vida. Mas tibia ensinou web, logo em seguida....WAMPP + lua....q emoção quando nego começou a se logar no meu server e eu era GM!!!! Bate o frio na barriga até hoje quando lembro....tinha 14
Akita, pelo jeito somos contemporâneos: nasci em 78, e vivi muitas coisas que você contou neste video. Comecei a programar na faculdade e com isso tenho uns 10 anos a menos de experiência que você. Fiquei impressionado de saber que você era amigo do Toni Ricardo Cavalheiro. O cara era um mito dos video games de 8 e 16 bits e meu sonho na época era ser um piloto de video game para uma revista como ele. Grande abraço Akita, continue com os vídeos do Canal.
Pois é, ouvindo você parece que estava narrando a minha história, mas foram desafios muito instigantes, acho que a bagagem que agregamos é impar, hoje estou me divertindo com Golang e vejo como simplificou o processo de aprendizado com os recursos que temos e recordo-me quando eu desejava aprender Pascal e o único material que eu tinha era uma copia de um livro xerocado e ainda em inglês, isso por volta de 1984, enfim... parabéns pela sua trajetória e o compartilhamento disso tudo. Grande Abraço!
Show !!! Akita. Que nostalgia... Usei muito BBS para instalar discador gráfico no win3.11 para abrir a internet com Netscape. Como sempre conteúdo fantástico !!!
Aprenda com o Akita: você não precisa saber se é bom ou não, se preocupe em se dedicar e colocar em prática seus conhecimentos quando for necessário. 很好!
O nome Winchester foi dado pelo cara que criou o primeiro HD na IBM. No protótipo dele haviam dois braços que pareciam com o cano duplo desta famosa escopeta.
MANO!!!!
Você falou da minha vida!
Também comecei a programar com 13 anos!
Meu primeiro curso eu aprendi Basic. Mas só fui ter meu primeiro computador aos 22 anos, depois que comecei a trabalhar! Até então eu usava de amigos, colégio e faculdade!
"Só sei que nada sei" virou minha frase depois de conhecer o canal do Akita
A minha tb hahahahah Já falava antes, mas depois que comecei a estudar programação hahahah
Estou frustrado por não ter conhecido este canal antes hahaha Vivi muito do que o Akita contou neste video. Fiz um curso na Microcamp aprendendo DOS, Wordstar, Lotus 123 e dBase lá em 1992! Aprendi a programar em Clipper porque meu pai tinha um comercio e fiz os tais programas para estoque e pedidos. Também fui na Fenasoft alguns anos e comprei meu kit multimídia Soundblaster 4x. Conectei na internet a primeira vez acho que em 95 pela Mandic. Eu morava numa cidade pequena que mal tinha telefone em dia de chuva haha e quando ia para São Paulo era como chegar num oasis e poder comprar alguma revista ou livro que jamais chegaria na minha cidade. Tudo o que o Akita resumiu aqui é fato verídico! Sucesso!!
Grande Akita. Ouvindo vc falar bate aquela nostalgia pois somos contemporâneos. Passou um filme da minha vida na cabeça.
x2 !
@@marcellogala4648 X3!
x4
Também vivi esta época, 1995 para quem estava em uma universidade federal foi fantástico,por ter a oportunidade de usar internet de graça.
x5!
Essa parte de "aprender na marra" é outro nível... agora, sem muitas opções, fazendo faculdade na modalidade EaD é que estou sentindo na pele como é (mesmo com suporte do professor online, ainda é mais complicado e trabalhoso do que presencial); o pior disso é que só consegui depois dos 40 e de ter família. Vocês não sabem o quanto você tem que ter "força sobre-humana" para conseguir chegar ao final do curso. Quando o Akita falou sobre "aprender na marra" me veio essa lembrança! Gratidão pelo vídeo, pois a história de vida de pessoas que alcançaram seus objetivos, igual a essa, são o que me motivam muito ultimamente.
E apaníguo, como está na caminhada ? Comecei há 3 semanas no curso ! Quase 37 anos , mãe , dona de casa etc etc… mas não vou desistir! Boraaaa
Graças a Deus que o Akita adolescente não era meu primo, imagina tua mãe te comparando com esse cara kkkkkkkk simplesmente onde ele botava a mão ele dava certo. Realmente sem tirar o mérito pela inteligência e esforço dele, mas deve ser incrível ter nascido em uma família com tradição forte e cobrança desde jovem, te permite evoluir e amadurecer pra vida muito cedo.
Muito obrigado por esse vídeo... em 1989 eu estava nascendo... e vc com 11anos. Salve salve Fábio Akita.
5:37 Curiosidade: os primeiros discos rígidos/HDs tinham duas faces com capacidade de 30MB cada. Daí, os HDs receberam o apelido de Winchester porque esse era o nome de um rifle que usava balas de calibre 30.30.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra mas o apelido pegou por causa da semelhança dos números.
Meu primeiro contato com programação foi aos 10 anos, mas fiquei sem treinar até os 11-12 anos, comecei a pegar mais pesado a uns 4-5 meses, agora tenho 13 e quero atingir minha liberdade financeira :D, estudo finanças e computação, na minha opinião as melhores área. ;-;
Está complicado mas não vou desistir kk, programo em um athlon ii x2 270, 8gb ram e uma hd 6670 .-. pretendo instalar o arch no sábado, uso o mint :D, estou aprendendo git, me aprofundando em c++, pretendo ter conhecimentos em js html e css .
Acho que estou no caminho certo
Legal, eu comecei com 4 anos no MS-DOS com os comandos básicos para jogar carmen san diego e elder scrolls, certamente influenciou eu hoje ser um programador.
Akita eu também sempre fiz isso, eu nunca pensei em uma carreira nunca foquei no emprego que me trará mais dinheiro. Eu tenho 13 anos e 2 semanas atrás fui chamado para um projeto de unity pelo professor de faculdade da minha mãe, e por enquanto essa foi minha maior conquista eu fui reconhecido! Porém eu não a planejava, essa conquista apareceu do "nada"
Obrigando por compartilhar suas histórias e conhecimento com a gente💖
Mais um ótimo vídeo!! Eu nasci em 91, a época que conheci o mundo da computação pra valer mesmo foi a parti de 2004, época que foi os anos de ouro das Lan houses aqui em PE. Um fato de moleque curioso e que se assemelha ao que vc contou foi que nas primeiras vezes que usei a Lan house e internet, minhas primeiras pesquisas era sobre "como burlar os programas contadores de tempo ", esse motivo "besta" me levou a conhecer como um programa funcionava, como funcionava um sistema operacional e etc. O legal é que o dono da Lan hause ficava vendo os moleques "curiosos" que ficava tentando "burlar" o tempo de uso ou acessar o PC central, e em vez de repreender, ele "adotava" e ensinava tudo que ele sabia, ele mandava os moleque que ele confiava fazer alguns trabalhos que clientes encomendavam, como baixar uma playlist de música e gravar em CD, formatar um PC e etc, em troca tinhamos várias horas de uso como pagamento. No final das contas foi tudo um grande aprendizado, pois eu via moleque na lan house que não tinha nem aprendido português direito, escrevendo em inglês Tíbia, criando servidor pirata de Tibia e LineAge 2. Em 2006 eu obtive meu primeiro PC, só que não tinha net em casa, aí em vez de só baixar jogos na lan pra jogar em casa no pc, resolvir baixar algumas apostilas que ensinava como criar sites em HTML, em meu primeiro "projeto" de programação eu reproduzir uma Revista da Copa do Mundo de 2006 todo no HTML kkk, eu escaneava as imagens e tentava escrever os textos com os layout parecidos da revista e botando vários hiperlinks para nevegar pelos textos e pelas páginas.
Comecei em 94, com um 386 DX66 (Super máquina), DOS 5.0 sem windows. Nostalgia, vivi praticamente tudo isso. Obrigado por compartilhar.
22:40 Eu passei por isso até em 2001, foi quando decidiram trocar a rede por uma mais moderna, novidade!!!
Putz. A Data Center foi o segundo curso que fiz depois que a Micro News quebrou na época. Lembro que sai do PC-XT do primeiro para o Apple II no segundo. O livro que você mostrou no vídeo eu tinha ele até alguns anos atrás (rsrsrs). Aquela época era especial porque tinha que ralar pra aprender. O aprendizado era mais por experimentação (erro e acerto). Passei do dBase III plus pro Clipper Summer `87 no meu primeiro estágio no CPD da escola que eu estudava e tive todos esses livros que você mostrou. Programei em Clipper até 98 e saí da programação, indo pra infraestrutura. Estou pegando o fio da meada novamente. Voltando às origens, estudando programação de novo. Tá pesado, mas a base principal já tenho. Retomar de novo onde parei. Quebrar a inércia não é fácil (dói muito, rsrsrs). Excelentes seus vídeos. Me identificando com muita coisa. Abraço e obrigado por compartilhar!
Cara, eu tô simplesmente apaixonada por esse vídeo. Essa época era foda, era aprender de verdade, entender a máquina, não apenas criar páginas bonitinhas pra web (nada contra os web designers/front-enders hehe). Adoraria aprender algo assim!
Foi legal ver uma história com muito em comum com a minha, tirando as faculdades, eu comecei a trabalhar operacionalmente cedo, aprendi a lidar com pessoas e quebrar minha timidez cedo e me casei aos 21 anos e construí família, largando o segundo grau desde meus primeiros trabalhos sem registro. Nunca trabalhei na area de informática porém sempre fazia manutenção para vizinhos e amigos, hoje faço o possível para meus filhos adquirirem esses conhecimentos porque quero que eles tenham as oportunidades que não tive. Um dia independente da minha idade posso conseguir.
Vendo este episódio parece que o Akita contou a minha história, claro, a minha é com muito, mas muito menos "glamour".
Quando falou daquele Globo Reporter eu na hora me lembrei que cheguei a fazer uma "palestra" na sala de aula falando sobre a geração video-game. Isto foi logo depois que a guerra do Golfo terminou, se não me engano. Em 1993, eu estudava no CEFET-PR e meu passatempo era ler na biblioteca o Assembly Z80 e meus colegas da época me chamavam de louco...
Eu também "codei" muito com o Clipper Summer 87 e depois acabei parando no Clipper 5.2 com o livro que tenho até hoje [Clipper 5.2 - O estudo mais competente disponível da programação em Clipper] de Rick Spence - Makron Books. Este livro me deu os primeiros conceitos de orientação a objetos que brinquei mais a fundo com o, como vc mesmo diz, "famigerado" Visual Objects da época. Valeu pela viagem no tempo! Grande abraço!
Seu canal é um dos poucos eventos que gostaria que tivesse aparecido na minha vida antes grandes lições de um jeito bem divertido!
Meu primeiro contato com a programação também foii na década de 90, um primo filho de um engenheiro , ganhou um computador e já naquela época iniciava seus estudos em tecnologia comprando revistinhas que ensinavam programar jogos numa linguagem de programação impressa em páginas que eram digitadas e ao mesmo tempo usava-se um gravador k7 com uma fita para gravar o que se digitava para não ter que re-digitar tudo depois......só cerca de 30 anos depois é que finalmente o primo pobre aqui conseguiu entrar na faculdade de tecnologia em análise e desenvolvimento de software ......trabalhei em empregos bosta como vendedor de tudo que possa imaginar , entrei para faculdade de administração , emprega desemprega da área comercial, abre , tranca faculdade, até que aceitei um emprego temporário para venda de acesso á internet pela AOL América On Line nas lojas do MC Donalds e agencias do banco Itaú, promovido a supervisor de vendas nessa operação re-conectei com a internet, e comecei a me interessar pela área, em 2018 entrei na faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, agora mudei o curso para engenharia de software. Estou no segundo Ano do curso muito difícil pois separa a teoria da prática em programação que tem que ser feita em paralelo..... Tenho ainda que trabalhar como motoboy para bancar minhas despesas.....espero um dia terminar essa faculdade e dar aulas em tecnologia e contar minha história para motivar outros que como eu enfrentam muitas dificuldades para se formar.
Nem vi o vídeo só deixando comentário aqui. Tu foi um dos poucos UA-camr que eu cliquei no sininho bixo, tu és fera!
Ele é único youtuber que me fez eu activar o sininho.
Eu quando ganhei meu primeiro computador um IBM Aptiva com Windows 95, na época com 15 anos, fiquei decidido em aprender a programar e ser um programador, então peguei dois livros do meu pai de Visual Basic 5, em inglês, eu não sabia ler inglês, mas peguei um dicionário, e aprendi assim a ler em inglês e vb5, e nunca mais parei, sempre tive um objetivo claro, isso não quer dizer que meu trajeto foi fácil e nem sem muitos autos e baixos.
Muito bom professor , isso serve pro pessoal da minha geração (eu incluso) parar de acha tudo difícil e começar a fazer.. "basta ser sincero e desejar profundo".
Engenheiros do Hawaii?
Meu contato com processamento de dados foi em 1995, no antigo segundo grau. Me desviei para trabalhar no único emprego que consegui na época que foi na área de telemarketing, como operadora mesmo. Não me arrependo, não me afastei de sistemas operacionais e do bruto da informática. Já me aventurei em automação e agora (tantos anos depois, a idade nem vem ao caso :D) estou inclinada a voltar as origens e sei que o caminho é longo, mas o prazer de se superar é sempre bem vindo.
Obrigada pelos tapas na cara Akita!
Cara... que emoção ao ver tudo isso, foi muito parecido com meu começo também.
Descolar os programas, apostilas, disquetes, falar em público, puta começo show! Vlw!!!!
Todo pouco que aprendi veio da motivação de criar um servidor de Ragnarok na minha infância lá entre os anos 2005~2015. Consegui aprender de tudo com o brAthena(que sou muito grato a todos que aguentaram minhas perguntas frequentes no forum) mas não consegui o meu objetivo e desisti devido a escassez de conhecimento sobre segurança da informação para proteger o servidor. Só voltei a programar em 2020 devido ao mercado, e aquele "investimento" me ajudou muito nos dias de hoje sobre programação. Acho que voltei aqueles tempos vendo o Akita e seus videos kkk
Boa noite Akita, hoje pela primeira vez to vendo esse video, gostei bastantante, tenho 43 anos, e iniciei em informatica dando aula em 2004, tem sido muito bom seu canal para mim, tenho acompanhado seus podcast, tem sido muito bom
Que bacana Akita! Eu descobri o seu canal a pouco tempo atrás, e ando assistindo bastante, que eu acho que você já percebeu isso, rs. Meu primeiro contato com um computador foi em 91, em um curso de Dbase, Lotus123 e outros que eu nem me recordo. Era um computador parecido com esse que apareceu no vídeo, de fósforo verde. Me recordo que o botão de ligar ficava atrás do micro, e eu morria de medo de levar choque, rs. Mas eu gostava bastante. Nesse ano foi o ano que ganhei o meu Super Nintendo, foi um sonho. Adora vídeo games, coleciona inclusive as revistas.
Como as condições financeiras não eram boas e não tinha ninguém próximo que mexia com tecnologia. Meu próximo contato com computadores foi apenas em 97, 98 com outro curso de computação, na época era Windows e seus softwares. Em 98 também comecei a faculdade de Matemática, e que tinha ênfase em computação. Nessa época aprendi algoritmo e Estrutura de Dados.
Só fui comprar meu primeiro computador em 2001. Uma coisa que fiquei triste é que o meu pai faleceu sem ver o meu computador. Ele tinha falecido um ano antes, e me recordo em dizer para ele enquanto datilografava os recibos, que seria muito melhor em um computador. Com isso, tive que dar alguns pulos na vida, e em 2005 comecei o curso de Informática com Ênfase em Gestão de Negócios, na Fatec de São José do Rio Preto. Entre 2007 e 2008 trabalhei com Java Desktop, com uns pequenos bicos.
Em 2008 passei em um concurso público da Nossa Caixa. Mas eu queria trabalhar na área de Tecnologia, e em 2013 passei em um concurso interno para trabalhar na Diretoria de Tecnologia. E é mais ou menos um resumo da minha história.
Parabéns pela sua trajetória Akita, pelo seu trabalho e principalmente por mostrar para essa nova geração que nada é fácil, e precisa de muito esforço.
Agora eu fiquei curioso, de que cidade do interior você era?
Um abraço!
Em 1990 tinha 10 anos. Compartilhamos parte dessa história. Excelente vídeo!
Muito Bom, Recordar e viver !!!! eu comecei no meio da decada de 70, meu primeiro programa foi em cartão perfurado (digitadora IBM 129) em Fortran e depois Cobol, meu primeiro computador um CP400 64K o monitor era a TV :D. Tudo começou no colegio no cientifico (hoje ensino medio), tinha que fazer um curso tecnico,e as opções eram Laboratorio, Administração, Contabilidade e Processamento de Dados, como me achava "rebelde" escolhi Processamento de dados, mas eu queria ser piloto de caça, e me tornei profissional de Informatica...e adoro .... Longa Vida e Prospera.
Nunca tive muito interesse nos vídeos do Akita por serem extremante longos.
Mas agora que comecei a ver com mais frequência, nem percebo o tempo passar.
Parabéns pelo trabalho.
Sua caminhada nos mostra o quanto script kiddie nós somos, obrigado por compartilhar sua história de vida !
Rapaz! Parece um filme da minha vida... me deu até uma certa nostalgia! Você é mais novo que eu, que tenho 54 anos. Mas a trilha foi muito parecida.
Eu comecei a ver programação na faculdade com 19 anos num curso de Redes que eu caí de para-quedas. Lá eu tive o estalo que programar era o que seu queria e no último período sai pra mais uns 2 anos de estudo em Sistemas de Informação rsrs.
Parabéns pela trajetória : )
A impressora epson eu tive, mas meu primeiro computador foi o 386. Infelizmente nunca me envolvi diretamente na área, só agora com 40 anos estou indo para o ultimo ano de faculdade e aprendendo a programar. Seus vídeos me ajudaram muito a aprender a fazer da aprendizagem o grande motivo para tudo na vida.
Impressionate como foi parecido comigo , também comecei lá pela inicio da decada de 90 fazendo curso aqui em Petropolis começando com o Basic , depois fui para o Clipper Summer 87 , não cheguei a programar para o Clipper 5 , sabia que tinha função de mouse nele , comprei meu 386DX por consorcio , era muito caro mesmo , meu 386 era com monitor ambar achava mais bonito kkk , pena que trabalhei muitos anos em intituição financeira para poder custear minha faculdade , mas por todo esse esforço e paixão pela computação hoje trabalho no Serpro empresa de processamento de dados (de uns tempos para cá estamos em processo de mudanças para ser uma empresa mais inteligente) do governo federal.
Fui funcionado do Thiago na penso durante alguns meses. Toda estrutura da empresa se encaixa com o que você diz e a história de vocês. Parabéns!!
O inicio com esse fundo inspirador ficou muito legal!
Conteúdo sempre relevante e enriquecedor, quebrando mitos!
Sucesso Akita!
Incrível, eu lembro da reportagem do Globo Rerporter ehehehehehe, Akita cresci também sobre o boom da era do vídeo game, especificamente tendo mais contato a partir dos console de 3º geração com Master System e NES e dai em diante...
Hoje trabalho como programador em uma empresa aqui de Porto Alegre, e curto muito trabalhar com o que gosto, vejo os seus vídeos e percebo que você felizmente conseguiu (assim como alguns) ter contato com desenvolvimento bem cedo e isso é algo muito incrível.
Comecei a programar "profissionalmente" (carteira assinada) em 2011, antes disso era só fazendo cursos, seguindo tutoriais e nada de projetos expressivos.
Trabalhando num comércio, em 2007 decidi que queria migrar da TI sustentação para TI desenvolvimento e movi para isso aproveitando os conhecimentos do curso técnico de informática que fiz em 2005/2006, consegui um emprego na Sispro SA, paralelamente em 2011 comecei a cursar o Tecnólogo de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FATEC Senac aqui em POA.
Após tudo isso sempre procuro evoluir como profissional e não me arrependo de nada (de todo esforço que fiz), hoje dou graças a Deus por ter conseguido chegar onde cheguei.
Nostalgia pura! Sua saga me fez lembrar as madrugadas a fio que ficava na internet discada, modem 56k, porque depois das 00h00 até as 06h00 era cobrado apenas 1 pulso telefônico!
Lembro de você, acho que pela Locaweb, na feira de vagas de empregos da Politécnica! Muito 10! Meus 5 primeiros anos com o computador foram mais jogando sokoban, quando pequeno, no computador da loja da minha tia. Mais computação mesmo só entre 1996 e 1999 quando entrei no segundo grau de Processamento de Dados e comecei à ver Clipper, Pascal, Delphi e Visual Basic. Já no meio de 99 fui trabalhar de estagiário pela 7COMm no Unibanco na Raposo Tavares trabalhando com TFM. Lá que aprendi SQL. Em 2001 só, quando entrei numa empresa de Meterorologia, que fui conhecer Linux. Até ai eu só fui de Windows. Demorou pra eu entender como PIPES de bash funcionavam. Hahaha
Tô Na maratona desse canal muito bom
Sei nada de programação
Tentei uma vez e parei
Mas esses vídeos estão mi fazendo ter interesse de novo 😁
Mto obrigado, Akita. Vc é conteúdo obrigatório pro meu colaborador assistir semanalmente.
Eu assisto por prazer mesmo.
Saudações Akita, mais uma vez um excelente vídeo, parabéns, muito obrigado, grande abraço e se cuide...
Nos 36:00 ele falou tudo!!!
Isto é a pura verdade!!! Aprenda para não ficar estagnado
Temos a mesma origem... Comecei com um Unisys A10 (meu pai era estagiário) em 1988. Ficava olhando os coboleiros trabalharem e iam me ensinando. Depois meu pai virou clipeiro em 1990 com rede novell e eu aprendi pra poder jogar no PC :-D. E logo depois aprendi Pascal, C e Assembly pra fazer jogos. Depois pulei pro Delphi e fiquei 10 anos nele... Estou com 28 anos de carreira e 31 de experiência. Tenho 40 anos.
Estou começando na programação e você com seus videos tem me ajudado MUITO a traçar um caminho, obrigado por existir!!
Fabio eu não sou programador, e nem sempre entendo todos os termos técnicos utilizados aqui, mas outro dia caí de paraquedas aqui no seu canal e estou sempre acompanhando seus vídeos, o jeito que você conta a história, o nível de detalhes, essa nostalgia que nem sempre eu tenho, pois nasci em 1992 é fantástico cara, continue com este belo trabalho, estarei sempre aqui acompanhando.
Muito bom compartilhar toda essa história. Também gostava de desenhar, mas só fiquei no desenho a lápis. Acabei virando programador.
18:40 - eu lembro dessa!!!! Foi na Computer & Games, se não me engano? Comprava essa revista o tempo todo. Que barato :D
18:50 - fiz a mesma coisa. Foi excelente, pois voltei pro código depois com toda uma nova perspectiva. O velho QBasic já era pequeno demais pra mim. Não por acaso, comecei com C++ logo depois que veio o resultado do vestibular.
tu é monstrão mesmo Akita!
Não tive os mesmo privilégios quando criança, mas hoje me esforço mto pra proporcionar isso ao meu filho que agora aos 7 anos já não se contenta com as fases que joga no Roblox e passou a desenvolver as suas com minha ajuda e do youtube hahaha
Abraços!
Se tiver a oportunidade veja se encontra um MSX ou Commodore 64. E um manual de Basic. É impressionante como são excelentes plataformas pra aprender a programar
Comecei na década de 90 também e também desenhava na época. Sua trajetória é muito parecida com a minha. Cara, vc lembrou de muita coisa que já tinha deletado da memória rs... Foi uma injeção nostálgica absurda. Muito bom!
Também comecei a aprender programação com 13 anos, e também por um motivo muito "nobre": meu pai tinha lan house, e eu gostava muito de jogos. Logo, como um adolescente inocente na época, queria fazer meus próprios jogos com C. Com o tempo fui aprendendo Java, HTML, etc..
Estou assistindo todos os seus vídeos pra saber que direção tomar, pois devido a problemas de saúde, não tenho outra alternativa senão programar, oq é maravilhoso pois amo muito programar, mas agora além de um paixão é minha única opção de sustento, poderia simplesmente te perguntar que direção tomar, mas ao invés de tomar seu tempo explicando o contexto da minha situação estou investindo tempo nos seus vídeos pra ver se consigo essa resposta sozinho e de bônus ainda aprendo muiiiiita coisa, mas caso ao final não consiga vou tentar obter uma resposta sua. parabéns por toda dedicação em entregar tanto conhecimento com tanta qualidade. DEUS abençoe
Nunca iria imaginar que em um vídeo do Akita acharia o nome do jogo de infância. Procurei bastante na Internet mas n lembrava o nome do game. Agora posso mostrar ao meus filhos o tão procurado the lost vikings.
Obrigado Fábio Akita. Hehehehe
Já assisti vários videos do Akita e ainda consigo ficar estarrecido a cada video :O show de bola!
Umas das melhores coisas que eu fiz foi me inscrever no teu canal Akita. Até fiz algumas anotações para pesquisar posteriores.
Cara eu sou da mesma época que você, estudei na data center, vi todos esse programas que você também viu, estudei no CP500 e tals, cara que volta ao passado que você fez aqui, uau parece que foi ontem que estava aprendendo tudo isso...hahaha obrigado Akita foi muito bom essas lembranças....
Mesmo contando sua história você ensina. Conteúdo riquíssimo!! Obrigado Mestre!! 👊😎
Comecei com um PC-XT em 1994 na FATEC=SP aprendendo Pascal na IDE do Turbo Pascal. Cheguei até a fazer uma agenda "dinâmica" com lista ligada e ponteiros. Parabéns pelo conteúdo!
"Perder tempo planejando" concordo com você Akita. Tudo que eu aprendi e que fez e faz diferença minha vida foi de forma muito aleatória, por outro lado, muito o que planejei pouco se concretizou na realidade, na verdade muito do que planejei com o tempo simplesmente seguiu caminhos inesperados me levando para situações que eu jamais teria realmente planejado. O negócio é fazer e fazer porque quer, porque para planejar algo, ao meu ver, é preciso ter experiência no que se pretende, senão sabe nada provavelmente esses "planos" são meras fantasias.
Adorei seu vídeo e que bom que está postando para posteridade pois é incrível como sua história é igual a muitos dos que viveram e gostam da tecnologia..A dor de usar aqueles modem fracos de poucos kb e sentir aquela sensação de que estávamos um passo a trás da evolução tecnológica em relação ao mundo lá nos anos 90...kkk..Um grande abraço e seus vídeos são únicos pois realmente voltamos no tempo lembrando como a tecnologia de antigamente é ainda a base de tudo que usamos hj👏👏
Cara você é fora de série!!!
Ótimo vídeo. Bateu uma nostalgia agora que lembre do tempo que eu ia pra um cybercafé com meus 50 disquetes pra ver se eu consegui baixar o Visual Basic 4.0 pra programar em BASIC. ❤
Lembrou a mim mesmo este percurso, principalmente a parte do pc do amigo e a paixão pelo clipper, meu primeiro programa foi para uma loja de automoveis, e eu cheguei a criar um software para o SEFAZ da minha cidade, que tinha uma terrivel tela CGA.
Muitos focando em tecnologia e esquecendo de resolver problemas. Esse vídeo mim ajudou a repensar meus estudos.
Mano, muito nostalgico ouvir sua história. Eu nao era nerds como vc. Pelo contrario, eu era o marginal da escola. Mas tive um gradiente msx, e para executar os jogos eu lembro de usar linhas de comando. Depois, em 1996 comprei um pentium 166 so para entrar no MIRC e comprei com um financiamento do BB em 24x por uma bagatela de R$ 3k. Lembro do winchester. kkkkkk Em 1998 entrei para a faculdade de tecnologia em processamento de dados. E comecei a programar no ano 2000 em VB6 e ASP classico. Enfim, muito legal sua historia. Queria ter sido nerds, mas escolhi ser vagal. Fui estudar depois de velho. Mas no fim, tudo deu certo.
Akita esse vídeo foi espetacular , relembrar todas essas tecnologias e perrengues da época foi sensacional. Nada era fácil , e por isso mesmo coisas como , se conectar à internet , passar a noite baixando aquele jogo que você tanto queria , passar horas batendo papo Mirc, conseguir criar seu primeiro programa , tinham um valor enorme, era uma felicidade quase inexplicável. Pode seguir essa série aí. Um grande abraço.
Show Akita, me fez lembrar de muitas coisa esquecidas. Quem aqui instalou uma Novel 3.12 com 40 disquetes ? Isso era vida !
Como me identifico com sua história!! Vivi muita coisa semelhante e inclusive assisti o bendito Globo Reporter sobre os videogames no dia que passou na TV. Trabalhei no primeiro provedor de internet da minha cidade, em 1995, com os velozes modens 28.8kb.
Muito bom o vídeo, ajudou a clarear algumas ideias que tive nos últimos tempos. Obrigado!
Me deu uma baita saudades de quando eu começei no Linux em 2006. Akita a cada video seu mais eu aprendo.
Muito Bom seus vídeos você é uma lenda viva, você conseguiu ver toda essa mudança na história da tecnologia. e o melhor de tudo você está compartilhando toda essa história que não poderíamos encontrar em qualquer lugar.
Excelente poder conhecer essa história Akita, obrigado!!! Eu, hoje, após os 30, sou esse "jovem" curioso recém iniciado em programação e ansioso. Estou no segundo semestre de ADS na Fatec de São Paulo, e é um excelente alívio conhecer esse lado da história de quem um dia também teve seu dia zero! Haha, obrigado!
Obrigado akita por me fazer lembrar da minha infância, onde aprendia mexer em pc só por que achava legal, a apreciar o processo como um todo não só o resultado. Acho que acabamos perdendo um pouco disso com o tempo, vou deixar a minha criança interna agora se divertir aprendendo enquanto o adulto interno so mira no alvo a frente.
Que história foda e inspiradora a sua. Tenho 19a e tô perdido na vida, seus vídeos tem me ajudado e inspirado. Obrigado.
Parabéns, vendo você narrar é uma verdadeira volta ao tempo. Histórias muito parecidas. Vivi tudo isso. Comecei em 1983 com TK82C.
Me identifiquei, pois depois de 10 anos tendo trabalho em uma área totalmente diferente da tecnologia, resgatei experiências pessoais motivadas pela minha nerdice para migrar de carreira.
A sua história em especial me remeteu ao provérbio abaixo, que segundo pesquisei na internet é de origem oriental...
"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes." Abraço!
Muito bacana!
Estou terminando o 4º ano dos meus primeiros 5 anos. Como as coisas são diferentes hoje , não?
Acho que o que você fez de pegar um livro de Corel Draw e focar até aprender aquilo, é algo que não existe hoje. Parece que hoje as pessoas simplesmente começam algo e logo em seguida já desistem e passam pra outra sem ter entendido metade da anterior.
Espero que você continue nessa pegada e faça um video sobre 1995 - 2000.
Vídeo como um todo e a ultima reflexão, excelente! Não perca tempo achando que estudando ou fazendo algo que ainda não tem total conhecimento não vá lhe proporcionar boas conquistas no futuro, seja em 1, 5 ou 10 anos. Grande Akita!
Vendo sua história segui os mesmo passo que vc.
Meu primeiro contato com computador TK85.
PASSEI pelo Dbase III Plus ,clipper , Core Draw e por aí em diante. Muito legal.
tenho 41 anos.. respirei nostalgia total
Cara, seus desenhos sao otimos, sao consistentes coisa q nao vejo hj em dia.
Muito bom! estive na Fenasoft de 92 também... boas lembranças...
Olha só! Nunca mais vi ninguém que esteve.
Você falando estas coisas, me lembrou muito meu tempo na física, entrei em 89, e fazia iniciação científica, no lab recebemos umas workstations da HP, foi onde eu conheci a internet e usávamos o Netscape, e era normal a gente baixar fotos de mulher pelada, coisas de universitário. Bons tempos escutar você falando estas coisas. Bons tempos. Ótimo vídeo obrigado 😀
é brutal ver a nossa diferença, eu nasci quase 20 anos mais tarde, e em uma cidade incrivelmente menor, mesmo se eu tivesse 3 vezes mais motivação que voce, eu faria menos da metade, é incrivel ver a desigualdade social alem de "meu vizinho te um carro melhor"
Acho que sou o único maluco,que assisto seus videos durante os exercícios da academia!!!!kkkkkkk?Like!!!
Akita. Me identifiquei muito com sua história, pois parte dela foi simplesmente igual a minha. Essa de levar uma caixa de disquete no amigo para copiar um jogo foi sensacional! Recordar do dBase III foi ótima também. Sem falar das revistas... acho que tenho até hoje algumas... kkkkk O que se observa é que a nossa geração colocava mais a mão na massa, talvez pela falta de recurso tecnológico ou financeiro mesmo... Fico pensando no que faríamos se tivéssemos em 1995 a nossa disposição tudo o que essa garotada tem hoje, e que muitos não dão muito valor!!! Ahhh antes que me esqueça, bacana ter lembrado da FENASOFT, tive a oportunidade guardar uma grana de participar das edições de 1995 e 1996. Muitoo showw!! Parabéns por sua história, você representa toda uma geração. Parabéns.
Seu início foi bem parecido com o meu. Eu iniciei em 87 com um Tk85, e só em 88 consegui comprar um Hot-bit usado através do jornal primeira mão. Programei em Gw-basic, sistema para uma loja de artigos de festas. Também era instrutor de Dos, Lotus 123, Dbase e Clipper. Depois fui trabalhar como programador em Clipper, Visual Fox, VB e ASP.
Mano ri um bocado, muito obrigado. Então, só colocando meu ponto sobre ti, eu sempre segui a ti e li seus artigos por gostar muito do seu ponto de vista, não sabia de todo seu conhecimento até você começar a expor mais no youtube no ano passado. Me ajudas-te muito a pensar diferente e me ver mais como individuo e não somente um "robo fazedor de código".
Sobre onde chegamos, eu sempre pensei muito no que faria, mas a vida foi "me levando" também, o que é bem estranho, mas é assim mesmo, querer pensar muito antes de ir fazer ou que vai ser o futuro nem sempre faz sentindo, pois podemos nos especilizar numa tecnologia que vai menos utilizada e ser ainda mais valorizadas por ter poucos profissionais, tipo o que acabei vendo com Cobol, por exemplo.
Como sempre acabou ajudando, mesmo sem "ensinar" tecnologia eheheh.
vlw ficou bem legal.
O que me motivou a aprender a programar foi criar páginas PHP fake para roubar contas de Tibia e criar servers piratas (OTservers), com 15 anos também.
Tibia me ensinou inglês e Lua... Em compensação também acabou com minhas notas de matemática da sexta e da sétima série.
já tive servidor Tibia também. falando nisso, vou abrir um hoje.
@@candidoalbertosilva9084 que nostalgia, depois passa o IP hahaha
Aprendi a logica de programação editando os mIRCs da vida. Mas tibia ensinou web, logo em seguida....WAMPP + lua....q emoção quando nego começou a se logar no meu server e eu era GM!!!! Bate o frio na barriga até hoje quando lembro....tinha 14
O fragio javascript do tibia 😂🤣
Akita, pelo jeito somos contemporâneos: nasci em 78, e vivi muitas coisas que você contou neste video. Comecei a programar na faculdade e com isso tenho uns 10 anos a menos de experiência que você. Fiquei impressionado de saber que você era amigo do Toni Ricardo Cavalheiro. O cara era um mito dos video games de 8 e 16 bits e meu sonho na época era ser um piloto de video game para uma revista como ele. Grande abraço Akita, continue com os vídeos do Canal.
Não exatamente "amigo" mas mais "conhecido" não chegamos a conviver muito perto, mas ele foi muito gente boa quando a gente se conheceu.
Pois é, ouvindo você parece que estava narrando a minha história, mas foram desafios muito instigantes, acho que a bagagem que agregamos é impar, hoje estou me divertindo com Golang e vejo como simplificou o processo de aprendizado com os recursos que temos e recordo-me quando eu desejava aprender Pascal e o único material que eu tinha era uma copia de um livro xerocado e ainda em inglês, isso por volta de 1984, enfim... parabéns pela sua trajetória e o compartilhamento disso tudo. Grande Abraço!
Esse video é mt bom, to vendo pela 3 vez !
Tem coisas que vc nunca vai aprender na faculdade !
depois desse video não sei nem o que comentar, realmente impressionante, pode não ser para você mais para min é
Muito legal o vídeo!
Aguardando o vídeo contando os anos seguintes!
Parabéns pelo trabalho!
Um abraço!
Me fez voltar no passado, bom demais
Sou seu fã meu brother, tua vida é um exemplo ! Parabéns !
Show !!! Akita. Que nostalgia... Usei muito BBS para instalar discador gráfico no win3.11 para abrir a internet com Netscape. Como sempre conteúdo fantástico !!!