O que é um teste de INTEGRAÇÃO e por que EU não uso no meu dia a dia

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 16 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 21

  • @TiagoArcanjoMartins
    @TiagoArcanjoMartins Місяць тому

    Excelente video! Voltei pra ver de novo! Parabéns Andre!

  • @joaomiranda1681
    @joaomiranda1681 16 днів тому

    Conheci agora seu canal! Gostei da didática.

  • @TiagoArcanjoMartins
    @TiagoArcanjoMartins 2 місяці тому

    Muito bom. Obrigado Andre!

  • @igornascimento7071
    @igornascimento7071 Рік тому

    Sua didática é excelente professor Andre! Atualmente estou tendo que desenvolver um teste de integração de um projeto e nunca tinha feito antes. Vi vários videos tentando achar um caminho para iniciar e o seu foi o único que me deu um norte. Muito obrigado!

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  Рік тому +1

      Valeu Igor, fico feliz por ter ajudado! Abraço!!

  • @adrianosilvaxp
    @adrianosilvaxp 9 місяців тому

    Andre sempre ótimo em seus vídeos

  • @7894561231937
    @7894561231937 11 місяців тому

    Explicação maravilhosa, mudou minha visão sobre o proposito dos testes de integração

  • @joaoluizr
    @joaoluizr 2 роки тому

    EXCELENTE ANDRÉ. Não é algo simples, mas você explicou de uma forma que deu para entender com facilidade. Parabéns!

  • @videospraninguemver
    @videospraninguemver Рік тому

    Show

  • @leandrostoneshop
    @leandrostoneshop 2 роки тому +1

    Caramba, eu tinha uma visão diferente do teste de integração. Eu ignorava a parte da assertividade da regra de negócio. Esperava apenas que fossem atendidos a natureza dos objetos esperados.
    Hoje lido com um sistema que migraram do vb6 pro .Net através de um utilitário em 2013. Imagina o nível de acoplamento disso! Mediante esse vídeo acredito que um teste de integração para funções chaves do sistema nesse molde, possa me ajudar realmente.
    Obrigado André pelo seu esforço em compartilhar seu conhecimento e experiência.

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  2 роки тому

      É Leandro, eu já vi esse filme de migração com utilitários algumas vezes e não é moleza rsrs. Mas no seu caso provavelmente o teste funcional é mais indicado, porque o acoplamento também dificulta o teste de integração - menos do que o teste de unidade, mas ainda dificulta. O teste funcional é tão trabalhoso quanto, e tem menos barreiras, só dá trabalho de manter. Se for bem feito, é muito bom pra transição entre a migração e os refactorings. Tem um vídeo no canal sobre o assunto, se te interessar: ua-cam.com/video/RvYYwiKk2JE/v-deo.html. Abraço!

  • @marlonqa6321
    @marlonqa6321 2 роки тому

    @Andre Okazaki, pra você, testes de integração também podem ser feitos numa camada superior? Por exemplo, submeter requests através da API e validar os resultados no banco de dados? Para alguns, isso descaracteriza o teste de integração e passa a ser teste funcional, teste de serviço, teste de API.

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  2 роки тому

      Na minha visão isso seria teste funcional sim. Os tipos de teste são complementares, e não exclusivos - ou seja, fazer um tipo de teste não deveria excluir a necessidade de fazer outro, porque eles tem objetivos diferentes. Logo, se considerarmos que o teste de integração vai do request ao banco, o objetivo dele se misturaria com o do teste funcional. Abraço!

  • @JoaoRoberto-mm4qj
    @JoaoRoberto-mm4qj Рік тому

    Gostei bastante da explicacao, usa exemplos concretos achei muito bom mesmo, poderia informar quais frameworks utiliza? mock, entity, unit, enfins quais utiliza?

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  Рік тому

      Valeu Joao! Eu uso MsTest e Moq para mocks. Abraço!!

  • @LeonardoMarinhoCapistrano
    @LeonardoMarinhoCapistrano Рік тому

    Professor, deixa eu fazer uma pergunta de noob. porque sempre usa o mock e não a interface real, seria pq com a interface real acabaria chegando ao banco e não faria sentido...???

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  Рік тому

      A interface mesmo não faz nada (tem raras exceções, mas não vou entrar no mérito), ela é só uma declaração de comportamentos. Quem "chega ao banco" é a classe concreta que implementa esses comportamentos declarados, e o mock é um objeto que você cria nos seus testes para substituir essa classe concreta. Um pouco confuso, mas infelizmente não são coisas muito simples de explicar em algumas linhas de texto rsrs. Abraço!

    • @LeonardoMarinhoCapistrano
      @LeonardoMarinhoCapistrano Рік тому

      @@OkazakiAndre, Falo no sentido de mockar a interface, tipo eu usando a interface real da aplicação, uma interface repository ,eu faria realmente o cadastro no banco, falei nesse sentido. n sei se ficou claro ou se n faz sentido... rs... to te perguntando pq em minha aplicação eu acabo usando interface para tudo, então eu nunca instancio a classe concreta, praticamente tudo é injeção de dependência...

  • @rafaelferreiraalves2258
    @rafaelferreiraalves2258 Рік тому

    Normalmente testes de integração são feitos por equipes de QA.

    • @OkazakiAndre
      @OkazakiAndre  Рік тому +2

      Segundo a definição que uso aqui no canal, os QAs fazem testes funcionais (também chamados de teste end-to-end ou teste de UI), aqueles que clicam nas telas de fato ou que consomem APIs via HTTP. O teste de integração testa a interação entre as classes, ainda no nível do código-fonte. Mas como falei nessa série dos tipos de teste, não há uma convenção padronizada sobre isso, você vai encontrar várias definições diferentes por aí. Abraço!!