1 Coríntios 6:9-11 - É o que alguns têm sido

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 лис 2024
  • É o que alguns têm sido
    Os injustos são os que não foram justificados em Jesus, como Paulo exemplifica nesta lista, são:
    1. devassos
    2. idólatras
    3. adúlteros
    4. efeminados
    5. sodomitas
    6. ladrões
    7. avarentos
    8. bêbados
    9. maldizentes
    10. roubadores
    Interessante e com um significado profundo é estar nesta lista "maldizentes", numa lista de pecados de imoralidade sexual, de roubo, de idolatria, estar ao mesmo nível o pecado da maledicência.
    Os justos não são os que nunca foram assim, mas os que tendo sido assim não são mais. Porquê? Porque foram:
    1. lavados - são novas criaturas, nasceram de novo da água e do Espírito.
    2. santificados - não são perfeitos, ainda pecam, ainda caem, mas levantam-se e estão de pé e cada dia o Espírito os está a santificar, os está a tornar mais como Jesus.
    3. justificados - no nome de Jesus foram declarados justos diante de Deus.
    Se o que está descrito de 1 a 10 não diz respeito ao passado, se alguém não identifica na sua vida estas características como algo do passado é porque ainda não nasceu de novo.
    Tal com os de Corinto, nós, os que cremos no Senhor Jesus Cristo, temos sido salvos lavados completamente, por isso justificados, declarados justos com uma justiça que não é nossa mas que nos foi imputada por causa de Jesus e porque fomos justificados, estamos a ser santificados, sendo cada dia mais como Cristo.
    Que possamos ter com clareza na nossa mente o que é ser injusto, isto é, ainda não ter sido lavado, ainda não estar no processo de santificação porque ainda não foi justificado e o que é ser justo, isto é, ter sido lavado, continuar a ser lavado porque foi justificado.

КОМЕНТАРІ • 2