Reserva de emergência melhorou meu psicológico em 1000%. Você não se importa se esta de ônibus, nao se preocupa com o aluguel, não se importa com as emergências, isso deixa a gente muito leve.
@@Tds789 Eu só tiro para investir em algo que pode trazer mais retorno, mas realmente a gente depende muito do cartão no começo, mas tenta juntar até uma certa quantia, depois vai pagando o cartão e tentando diminuir os gastos lá.
Eu montei uma reserva de emergência de 18 meses (me inspirei no caos da pandemia). Hoje, fico tranquila quando começam falar em cortes na empresa. Não quero ser desligada, mas já não tenho mais o psicológico abalado.
Mano, a sua fala de que "rever como se gasta ao invés de guardar" é a maior realidade! Tudo mudou pra mim, depois que organizei os meus gastos em planilha e comecei a ver para onde o meu dinheiro estava indo. Este passo é essencial para qualquer planejamento ou tomada de decisão.
Tenho 33, sempre fui um fodido de merda, comprei minha casa em agosto, juntei o PPR da empresa e mais uma grana com minha esposa e conseguimos conquistar. Tenho um corsinha 2001 quitado, agora é só tocar a vida, como eu não fui mordido pelo bicho da ostentação eu não me sinto inferior por ter esse carro mais velho, ele me levando e eu tendo meu teto tá ótimo. Ajudo a pagar o plano de saúde da minha mãe e comprei a casa com 3 quartos pensando em ter como acolher ela caso precise.
Palavras ditas não votam , pare de se chamar de fodido , pois tem saúde física e mental, está lutando pelo que é seu , fodido é o diabo que sabe que um dia será escorraçado desse mundo e NADA pode fazer, ele NUNCA será maior que Deus .
@LUGUBAOL Isso significa que ele vai ter uma falsa sensação de estar com muito dinheiro, sendo que não vai dar pra comprar quase nada lá frente só com 100 mil. O único jeito seria ele arrumar outro tipo de investimento que não seja a poupança.
Experiência própria, minha esposa teve câncer aos 27 anos. A reserva de emergência foi o que salvou, só uma consulta com um especialista era em torno de 500 reais, a 7 anos atrás, uma cirurgia em torno de 30 mil. E olha que ainda temos planos de saúde. Tenham um plano de saúde e uma boa reserva de emergência, todos teremos nossos apocalipses.
Isso que o Ed falou sobre o pessoal mais jovem sem ensinamento sobre finanças é muito real. Há alguns anos, quando eu ainda era bancário, atendi uma conhecida que tem um filho de uns vinte anos (na época), ela e o marido nunca ensinaram ele a lidar com dinheiro (ele também não trabalhava), como ele tinha uma conta com dinheiro que eles depositavam para guardar para ele (ele não sabia sobre a conta), o banco enviou um cartão com limite de crédito de 20 mil para ele, ele mesmo recebeu o cartão e quando eles souberam da existência desse cartão, o filho já tinha feito uma dívida de 13 mil só em roupas e tênis de marca
A duras penalizações eu aprendi educação financeira... e de fato não se culpe pelo passado isso não volta, mas reformule seu presente e planeje seu futuro...
O melhor investimento pra quem está ferrado é em educação. Se você consegue guardar 20 reais por mês, esquece tigrinho, poupança, ações, investe em um curso na udemy para encher seu currículo com pequenos cursos que façam sentido para conseguir um emprego melhor. Nessa, tu sai de um salário mínimo ou menos, pra ganhar 2 salários. Muitos sempre fecham no vermelho mas se tu fecha o mês com menos de 50 contos, estude que vai ser ótimo
@DenisBatistaBezerra-ku3kf tem muito curso bom lá bem baratinhos. Até no youtube tem de graça. O Gustavo Guanabara já ajudou muita gente com programação, excel, etc por exemplo
Ótimo vídeo! Lembro que meu pai falava que “dinheiro guardado dava filhotinho” quando eu tinha uns 9 anos, cresci com educação financeira em casa, comecei a gostar muito do assunto, estudei na facul e pós, comecei a investir desde os 19 anos, faz todo a diferença ter um incentivo desse, mas sei que não é a realidade do Brasil… O tempo é aliado dos investimentos, quanto antes melhor. Esse ano bati os 200k investidos 🫡 a meta é dobrar a meta e aumentar a meta, dobrar de novo kkk
Esse ano vivi um dos anos mais estressantes financeiramente da minha vida. Sempre fui economico, juntava dinheiro e sempre tinha costume de ter uma reserva, mas fui mandado embora do meu trabalho que estava a três anos, mesmo assim decidi estudar e fazer faculdade, fiquei o ano todo quase sem um real no bolso, davam rolê contando o dinheiro do VR pra pagar as contas e mês após mês tinha que dar um jeitinho de não ficar devendo e até minha moto foi roubada. Muita disciplina financeira e planilhas e mais planilhas me evitaram de sair devendo a minha vida para os bancos.
Comprei minha casa toda mobiliada ja, tenho investido em media 9 k... Ganho 2,3 k mes .... 29 anos, ja quebrei 2 empresas ... E estou me reconstruindo de novo... So ter fé e começar
Tenho 23 anos, 1 milhão em investimentos diversos. Casa em condominio, 3 dormitórios, 205m de área útil, quitada. Duas empresas que me geram uma receita liquida mensal somadas próximo a 50mil, 3 SUVs na garagem. Verdade ou não? Falar até papagaio fala.
Não estudei educação financeira na escola, mas consegui juntar dinheiro, eu tenho 30 anos e o principal motivo de eu juntar essa grana foi que desde de cedo meus pais tocavam um "terror psicológico" em mim dizendo que eu estava sozinho e que eles nunca seriam minha rede de segurança e brigavam muito entre si, cresci com medo de me tornar um mendigo.
Eu tbm tinha esse medo de morar na rua virar mendigo pq meu pai é de idade avançada já e não tenho contato com familiares nenhum isso quando era criança. Hoje em dia tbm não tenho contato com eles porém quando conheci a educação financeira e comecei a praticar simplesmente o medo que eu carregava dentro de mim se foi eu fui liberto.
Depende, acho que só fica endividado quem tem familia para cuidar ae concordo contigo. Uma pessoa solteira se tiver cabeça e foco pode ficar bem financeiramente. Agora se for o sistema do consumismo só cai quem quer.
A educação financeira transforma vidas, sou grato por ter acordado para isso tão cedo, mas também nunca é tarde para você dar aquela virada de chave na sua vida!
Eu saí de casa aos 19 anos, porque vivia uma vida muito abusiva na família de origem. Aí resolvi sair de casa e tinha que me sustentar sozinha. Não sobrava tempo, nem dinheiro pra gastar com besteira, pois eu estava sempre trabalhando muito (e ganhando mal). Meu nome foi para o spc mil vezes, mesmo depois de ter me formado em Direito e exercendo a advocacia. Mas mesmo assim fui vivendo de boas, sempre focada em viver em paz. Aos 29, comprei um apto, e troquei de carro (um fiesta completinho, mas que estava pra sair de linha), nessa época perdi a maioria das amigas, e depois muitas me procuraram pra dizer que ficaram "incomodadas" e "com inveja" das minhas conquistas. Voltaram para contar como se sentiram, não para reatar a amizade. Mas essas amigas, viviam de que forma? Festas, viagens, gastando em iPhones (eu nunca tive um) e carros excelentes, pagando o mínimo do cartão de crédito e usando cheque especial. Eu nunca fiz essas coisas, sempre vivi simples, quando fui para o spc é porque estava falida mesmo. Mas... enquanto elas estavam na praia, eu estava trabalhando. Enquanto elas estavam casando, eu estava estudando. Enquanto elas estavam separando, eu estava pensando em casar, e casei só aos 35a. E ok! Cada um com.sua história... Mas... fizemos escolhas diferentes e tivemos resultados diferentes. Só o que não dá é pra reclamar depois que vem a conta, porque ela sempre vem. E é isso aí. Obs.: Eu nunca tive grandes reservas de dinheiro guardado, até hoje, que tenho 40a, sobretudo agora que trocamos de casa e fizemos reforma. Mas estamos aí, tentando. Quem sabe um dia chegamos nos 50 mil na conta pelo menos.
É muito complicado Ed...Vejo a valor de terrenos, valor para construir, valor de aluguel, valor das coisas no mercado, valor de carro insano, imposto comendo solto sem parar...Eu nao julgo quem nao tem grana na conta ou investido as coisas estao muito dificies ainda mais se tiver filhos.
mano, através de você eu vi os cortes e o podcast com o primo pobre em 2023, após isso acompanho ele e foi muito importante, tô com 20 anos e já tenho essa política de guardar dinheiro, com ele tô aprendendo a investir vlw ed 🙏🏾
Sempre q quero comprar algo específico q é caro costumo juntar um dinheiro por um tempo,fiz isso quando era criança e comprei meu ps2 e meu xbox 360 guardando o dinheiro q meu pai dava(ele dava 1 real por dia na semana e 4 reais no final pra mim poder comprar alguma coisa na escola ou se fosse sair),e depois de adulto ja trabalhando fiz isso pra comprar meu ps4 uns anos atrás(la na santa efigenia q não era caro igual na loja ),pra comprar o meu notebook gamer e a tv da sala pra minha mãe assistir e a do meu quarto. Sempre ganhei pouco mais q um salário mínimo nos empregos q trampei mas todo mês guardava um pouco pra comprar algo legal,daí uma parte ajudava meus pais e a outra pagava os boletos.Nunca fui de ser festeiro e nem gastar atoa com os outros então dava pra ter um controle,e até hj evito ficar criando dívidas enormes no cartão.
@@samuraiderua96 eu q cheguei a essa conclusão q podia fazer isso,eu costumava usa o dinheiro pra comprar carta do yu gi oh e ir pra lan house,daí fiz as contas na cabeça e pensei "se eu guardo posso comprar meu próprio videogame eaí tenho um pra jogar a vontade",e foi assim q fiz quando era criança e levei esse comportamento pra vida adulta. Hj em dia procuro estudar e procurar melhorar de vida até pq ajudo minha mãe,mesmo q seja bem difícil a situação pra quem tá cursando ou tenha completado a faculdade , mas é uma boa estratégia fazer isso até dá paz vc poder pagar a vista e não ter q se preocupar com parcela.
Po cara, sou igualzinho. Nessa mentalidade fui guardando quando criança para comprar meu 1 celular, xbox, ps4 (e como adulto continuo fazendo o mesmo). Deus me livre fazer dívida por um bem que não me é essencial
@@GabrielSantos-rg5rlcara tenho 25 anos e sempre fui dessa maneira também, mas fiz um movimento arriscado, financiei um imóvel e agora tá difícil guardar dinheiro 😂
@@tiocorey3820 imóvel é complicado mesmo,minha irmã ela chegou investir em um apartamento mas perdeu o emprego uns meses depois e aí teve q abrir mão,daí o dinheiro q foi dado de entrada e pago se perdeu. Mas no meu ver vale a pena se vc tem condição de bancar hj em dia,mas tem q ralar pra garantir a parcela. E no caso dela isso foi até pouco antes da pandemia então foi mais de um fator tbm.
Educação financeira só aprendi na vida adulta, hoje consigo guardar um pouco, investi muito em educação, hoje revejo muito os meus gastos e consigo me planejar melhor para as coisas. A questão emocional pega muito, o dinheiro tem tudo a ver com comportamento sim.
Só agora com 30+ anos eu vim começar a me preocupar com isso, antes todo o dinheiro que eu ganhei eu comprei besteira e torrei...mas como dizem por ai ne, nunca é tarde para começar.
São os mesmo que gastam dinheiro com bebida e um monte de coisa inútil, dizem caixão não tem gaveta e é preciso aproveitar a vida. O problema q quando falta pro básico é emergências acontecem eles pedem ajuda pra quem foi responsável com os gastos e economizou o próprio dinheiro.
Tenho 38 anos, e só agora começo a juntar dinheiro. Até tive um pouco de educação financeira com os meus pais no sentido de "não gaste mais do que você ganha e tenha uma poupança". Porém vamos aos fatos, eu sou millenial e meus pais boomers. Porém, na época em que eu tinha 20 anos, lá em 2006, não existiam canais de investimentos, cursos e nem toda a informação que temos agora. Já empreendi, já fali, já fiquei mega endividada sem ter nada, já caí em pirâmide, voltei a ser CLT. Já me conformei que não terei casa nem carro e que o pouco dinheiro que tenho está reservado para quando o meu pai falecer porque ele sim tem casa, apartamento e carro - o que vai dar um inventário muito, mas muito, salgado. Outro dia li uma matéria de que pode haver uma reviravolta e os millenials se tornarem a geração mais rica da história pois vamos somar o pouco que conseguimos com a herança dos boomers. Muito bem! Mas a que preço? O preço da m0r♰3 dos nossos pais? Acho essa uma riqueza extremamente cara! E quem é GenZ faz o quê? E quem é filho de boomer pobre? No mais, excelente vídeo! E como dica, continuem gastando menos do que ganham SE POSSÍVEL e continuem sem filhos. Eu amo tanto os meus filhos que não os trouxe para esse mundo, mesmo sendo uma quase quarentona e sofrendo pressão por todos os lados. Quem puder, faça o mesmo
Filho de Boomer pobre aqui😅 . Olha, é triste. Não vou herdar nada. Mas já consegui minha casa e dei uma pra minha mãe. Pelo menos ja tenho onde cair morto.
Poxa, Edson, eu sempre achei que tu tivesse uma condição financeira muito melhor que a maioria de nós, que legal saber que você é gente como a gente. Eu só estou conseguindo ganhar uma graninha agora com 32 anos, ainda vivo com meus avós, mas com fé em Deus eu passo num concurso nos próximos 2 anos. Ps: ainda não conseguir minhas coisas por causa de 'Ns' problemas na vida que estou resolvendo, Deus está no comando sempre e Ele tem me ajudado muito ultimamente.
Rapaz!! Muito bacana o conteúdo!! Sempre fui equilibrado na juventude nunca me Individei nunca fui de rolê nem Ostentação!! Mas nunca poupava!! Em 2019 dispertei pra Finanças de lá pra cá vivo 1000% melhor (eu com a Galega) em 2022 me Desfiz de Tudo para fazer um intercâmbio de 2 anos aqui nas Highlanders 🏴 Se hoje voltar pro brasa 🇧🇷 volto sem Arrependimento nenhum e com muita Habilidade pra trabalhar e Ganhar muito + Dinheiro!!
verdade ed comecei a estudar sobre investimentos assim que saí do ensino médio aos 19 anos e desde lá vim estudando as sobre investimentosas e então fiz estágio aos 22 anos mas tive uns problemas financeiroas por causa de alguns problemas pessoais que tive nessa época depois saí do estagio no final de 2022 e no ano de 2023 acabei ficando parado o ano todo mas aí fui assistir na vídeo sobre investimentos e também fui conhecendo outros canais como do primo pobre que falam de coisas mais próximas às nossas realidades vi também uma entrevista sua com ele e fui assistindo com outros educadores financeiros como os jovens de negócio que também assistiu uma entrevista sua no ano passado e graças a Deus no meio agora de 2024 conseguiu emprego e estou começando a fazer investimentos agora aos 24 anos mas ainda também estou aprendendo que Jesus abençoe a todos para melhorarmos o nosso conhecimento, obrigado pelos vídeos ed
A pessoa só começa a avançar na vida quando assume responsabilidade por si mesma. Isso só acontece quando ela para de jogar a culpa nos outros - seja na escola, nos pais, no parceiro. Culpar os outros pode até aliviar o peso momentaneamente, mas só atrasa o seu crescimento.
Nunca tive educação financeira, o que me fez querer tomar conta do meu dinheiro foi justamente o descontrole financeiro da minha família. Que já não tinha dinheiro e o que tinha se acabava de maneiras pessimas. Com 15 comecei a juntar. Com 17 que fui morar em outra cidade já sabia tomar conta do dinheiro. Na casa que eu morava eu era a que recebia menos dinheiro (de auxílio da faculdade, menos de meio salário mínimo pra me manter) e a única que tinha alguma coisa na conta no final do mês, nem que fosse 10 reais. Eu lembro claramente da primeira vez que vi mil reais na minha conta, depois de 2 anos juntando. Hoje minha vida tá MUITO diferente, graças ao que faço desde os 15 anos. E não dá pra ficar preso ao passado “ain ninguém me ensinou” pois é, agora aprende. Se ninguém ensinou o jeito é se virar pra aprender. E sim, vai ser pouco no começo. E pouco é melhor que nada! Mas quem não sabe cuidar de pouco dinheiro não vai saber cuidar de muito. Não dá pra esperar pra aprender a lidar com dinheiro só depois que começar a ter muito. O que mais tem é gente ganhando MUITO e gastando tudo.
video veio na hora certa... sou um cara de 30 anos que a vida todo gastou todo dinheiro e tempo correndo atrás de mulher... não guardei nada não estudei e este mês fui despedido ... passei os piores dias da minha vida voltei a falar com minha mãe que não falava a anos e voltei pra igreja também ... sinto que estou passando por um choque pra acordar ... mas doi muito querer ter acordado a muito mais tempo.
Importante esse viídeo, Edson Castro, além de te dar engajamento, conscientiza muito as pessoas ignorantes. Eu negligencio demais meu conhecimento referente aos meus hábitos de economia financeira. Mais um ano se passa e ignoro o fato de ter alguma grana guardada. Tenho que mudar drasticamente meus hábitos
Nossa, que video maravilhoso! Sou oriunda de uma família de pessoas com absoluto descontrole financeiro, porém eu, talvez justamente por ter visto o descontrole dos meus pais (que perdura até hoje), sou uma pessoa altamente controlada e econômica. Às vezes me acho "pão dura", mas não vejo sentido em comprar o que eu não preciso só para agradar os outros ou para que me vejam assim ou assado. Comecei a ganhar uma graninha aos 28 anos apenas e, ainda com essa idade, fui nomeada em um concurso público. Hoje consigo guardar bastante até do que ganho, porém foi preciso passar pelo "trauma" do desajuste e da tensão de ficar sem pagar aluguel no mês na casa dos meus pais para ter essa postura totalmente diferente. Eu brinco que a minha "educação financeira" foi na marra. Mas estou, devagar, conseguindo construir uma quantidade de investimento bacana. Pelo menos isso eu aprendi: temos que fazer por nós mesmos, pois o mundo só nos vai tirar.
Mano, guardar dinheiro te faz ter uma sensação de liberdade dahora. consegui fazer isso quando estipulei metas, me organizei e lógico quando recebi bem o suficiente pra conseguir guardar! Mas eu tava fudido de grana no começo do ano passado, papo de final de smen n ter oq comer, comer na firma durante a semana... Ai entrei num emprego melhor e comecei guardar... Mano, n quero parar de guardar e investir... Devido um b.o de saude na família partir do ano q vem vou começar a cuidar da casa e mesmo assim vou dá um jeito de continuar guardando!
eu tive a sorte de meu pai ter sido um contador, e todo mês ele era bem planejado, ficava junto com minha mãe vendo as cadernetas das contas (afinal as contas eram conjuntas entre eles), e planejando os proximos passos, levei isso pra minha vida, minha primeira e segunda motos foram compradas a vista, nunca tive financiamento, nem cheque especial (uma vez entrei por centavos mas abati no mesmo dia e mandei cancelar o limite), ja cheguei a gastar 50% do meu salario com fatura de cartão de credito, isso foi o pior q ja cheguei, mas agora uso com moderação.
Estou na mesma, indo Pros 30 não tenho casa nem carro nem um real guardado, 10 anos de CLT sub emprego ,me sinto culpado e fracassado por não ser bem sucedido e nem perto de ter o mínimo que gostaria,achando que não mereço nem estar vivo, porém agora me recompondo e tentando achar uma saída.
Nós vivemos num cenário muito diferente dos nossos pais. Meus pais na minha idade já tinham 3 filhos,casas e uma vida financeira estabilidade. Eu tenho pets,moro de aluguel e sem reserva financeira. Mas já to no rumo pra mudar esse cenário.
Graças a Deus eu consegui me formar com alguma grana guardada, e além disso fiz questão de contaminar quem tava por perto de mim para fazer o mesmo. Sempre fiz questão de tentar convencer quem tá próximo de mim a investir.
Esta questão da prioridade dos gastos é realmente importante. É por isto que é altamente recomendável que a maioria dos seus gastos sejam com ativos, ou seja, que sejam com gastos que lhe trarão mais dinheiro.
Esse ano eu comecei a juntar dinheiro. De pouquinho em pouquinho eu já tenho uma reserva de emergência que pode me manter por 2 meses sem trabalhar. 🙏🏽 Deixei de fazer algumas coisas que gostava como beber cerveja e comer lanches todos os finais de semana. Ainda bebo e como, claro, só que não com a mesma frequência. Hoje, não sinto mais tanta falta de fazer essas coisas todo final de semana 🙏🏽 O legal de juntar dinheiro é que você sente uma liberdade foda! Você não é mais refém de si próprio.
Eu esse ano trabalhei 6 meses somente, porém faço minha reserva de emergência e fiquei de boa, agora vou entrar trabalhar novamente e construir minha reserva novamente e tirar minha habilitação E, para trabalhar com caminhão carreta. Hoje sou muito mais feliz mesmo com pouco "no momento". As pessoas ao meu redor que fica incomodadas comigo por que elas só trabalho. Eu aprendi que trabalhar é necessário 24, pois tento trabalhar mais com a inteligência do que com os músculos somente.
Edzao comecei a trampar aos 16 e dos 16 aos 17 eu guardei dinheiro pra habilitação,relaxei dos 17 aos 19, e agora aos 20 anos indo pra 21 consegui guardar,de uma vez foi mais 1000 Reais
Só pra dar uma luz pra vocês, o Barsi que é bilionário investidor e maior patrimônio pessoa física na bolsa brasileira começou à investir em torno de 30 anos de idade. Antes disso ele era trabalhador sem patrimônio classe média baixa.
Vou fazer trinta anos q vem não tenho nem 300 de cotas q tô comprando mxrf11 Mas consegui comprar casa mobilhada carro kitado agora q vou conseguir guardar o máximo possível nunca é tarde de tentar E o q é mais importante tudo depende de nós msm toquei o FDS para opinião alheia isso q me ajudou
Educação financeira faz muita diferença, meus pais sempre me botaram medo em relação ao dinheiro. O resultado foi que nunca tive carro caro, só andei de carro mil a vida toda (e hoje estou sem carro, pois trabalho remoto)... mas por outro lado estou com meu imóvel quase quitado e todo ano consigo fazer uma viagem bacana. Obs: tenho 39
Eu mudei muito educação financeira 😊 3.3 paguei todas minhas dividas em até setembro de 2024 após isso parece que as portas abriram!! Faço faxina vendo kit de paçoca por 5,00 .😅 Consegui ajuntar de outubro a dezembro 5 k ❤ Estudando educação financeira todo dia 😊 que 2025 venha em nome de Jesus Cristo.
Você está fazendo um trabalho fantástico! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como posso transferi-los para Binance?
Quase 40 anos, casa quitada, agora "o meu compromisso gastar dinheiro", mas sem ostentação e sempre com uma reserva de emergência. Quero acumular experiências durante os 40 anos. Com 50 me preparo para a velhice. Não quero chegar lá sem ter histórias pra contar.
Tenho 32 não guardei dinheiro, não enriqueci. Trabalho num lugar tranquilo prestação de serviço pra órgão publico, não estou preocupado em ganhar mais se isso tirar minha paz e espero morrer antes de dar trabalho demais. De resto são coisas vazias e não preenchem a vida de ninguém.
Tenho 22 anos e até estou conseguindo não ter tantos problemas financeiros. Pra mim o ideal seria acima de tudo não gastar acima do que recebe e de preferência registrar todos os seus gastos e despesas. Eu por exemplo uso uma planilha para monitorar e me ajuda bastante. "Ah mas você não mora sozinho nem paga aluguel" Sim pq seria dar um passo maior que a perna fazer isso enquanto preciso pagar faculdade, inglês e auto escola sem receber muito. Uma coisa de cada vez.
Eu tinha mente para guardar dinheiro desde adolescente. Lembro que quando conseguir meu primeiro emprego descente e era estagio eu juntei para comprar meu primeiro computador. Fiz curso no tecnico de autocad e passei sem computador. E por falta de um para treinar perdi varios empregos. Ae juntei na epoca 2008 Mil e trezentos Reais e comprei um. E graças a ele pude estudar e cheguei a Engenheiro. Tenho o orçamento dele impresso guardado até hoje! E continuei juntando grana, mas meu defeito foi não ter deixado ele investido pois a poupança rende pouco. Em 2014 um amigo me deu a sugestão de ter investido no tesouro direto. Talvez hoje eu teria mais grana.
O banco sempre me liga pra fazer uma reserva financeira (título de capitalização) com chances de ganhar 600 mil no sorteio semanal, e o dono do mesmo banco fala que pobre não sabe investir. Muita hipocrisia 😢
Eu tenho reserva de emergia, só que eu gostei de juntar, quando da algum problema, eu uso o cartão de credito para resolver sem gastar a reserva, eu sei estou ficando louco mesmo
Faço planilhas e tudo, não gasto com besteiras e mesmo assim to duro kkkkkkkkkkk Pra ter dinheiro guardado hoje, eu teria que simplesmente viver sem me alimentar metade do dia. Claro que é uma fase da vida, mas hoje sei que não tem dinheiro guardado que salve o cara de uma longa fase ruim.
Sobre aquele vídeo que vc tirou (vc vai morar pobre) acho que vc não deveria ter tirado, pois mesmo sendo meio pesado de ouvir, tem pessoas que precisam ouvir isso
O complicado é vc juntar e juntar deixar de viver e aí pa acontece alguma coisa e vai embora quase toda a grana q vc juntou. Foi isso q ocorreu comigo qdo juntei 15k 😢 bom q n precisei de empréstimo mas voltei para a estaca zero
@Gjwjrbehi2hw3v3v3vv simplesmente tive q ir tirando o dinheiro por conta da necessidade. Ex: tive q mudar de casa por causa de vizinho barulhento e só a mudança e acerto com a imobiliária anterior gastei uns 6k.
Acho que algumas pessoa que chagaram nessa idade e nao tem nem um centavo no bolso é por simplesmente escolha propria e CONSCIENTE, mas só se dão conta da merda que fizeram mais tarde. Depois dizem que nao tiveram educação financeira 🫠
Não tenho dívidas mas também não tenho dinheiro guardado. Não da pra guardar 100 ou 50 reais e esperar milagre da multiplicação de 0.01 e achar que qualquer investimento baixo vai virar riqueza. Ainda mais na classe baixa.
@heron2795 eis o X da questão. Não vejo ele como um ativo financeiro. Eu uso ele. Moro nele. Exploro o espaço, me economizando uns bons 2 mil reais de aluguel por aí. Ficar comprando terreno pra vender, principalmente hoje em dia, deixa seu dinheiro engessado e se duvidar, desvalorizar.
31 anos, tenho uma casa propria e quitada e herdei uma casa da minha falecida mae, comecei guardar agora depois dos 30, pago um analista de investimentos e invisto 1000 reais todos os meses, vamos ver oq isso vai dar
Você está fazendo um trabalho fantástico! Um pouco fora do tópico, mas queria perguntar: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como posso transferi-los para Binance?
Guardar dinheiro ou não vc vai morrer de qualquer jeito, não se preocupe, tudo é correr atrás do vento, não entre em depressão nem ansiedade, todos vão morrer , independente do que faça.👍🏻
Cara tenho 33 anos, da graduação fiz mestrado, doutorado e intercâmbio no exterior devido ao doutorado. Abri mão da carreira profissional pela vida acadêmica que era o que queria muito. Não tenho um pau para atirar em um gato, mas foda-se. Sou feliz pelas minhas escolhas, se morresse hoje a minha vida já teria sido muito boa. Cada um deve viver a vida de acordo com as suas prioridades. Se tenho mais de trinta e sou liso. Problema é meu, tenho a vida inteira para construir patrimônio, pelo menos vivi a vida que queria viver.
Reserva de emergência melhorou meu psicológico em 1000%. Você não se importa se esta de ônibus, nao se preocupa com o aluguel, não se importa com as emergências, isso deixa a gente muito leve.
@@Kingofmoney23 exatamente
eu juntei reserva de emergia, só que não consigo gastar ela, kkkkkkkkkkkk acostumei a juntar e usando cartão de credito para não gastar a reserva
@@Tds789 Eu só tiro para investir em algo que pode trazer mais retorno, mas realmente a gente depende muito do cartão no começo, mas tenta juntar até uma certa quantia, depois vai pagando o cartão e tentando diminuir os gastos lá.
Eu montei uma reserva de emergência de 18 meses (me inspirei no caos da pandemia). Hoje, fico tranquila quando começam falar em cortes na empresa. Não quero ser desligada, mas já não tenho mais o psicológico abalado.
True, da true...m
Mano, a sua fala de que "rever como se gasta ao invés de guardar" é a maior realidade! Tudo mudou pra mim, depois que organizei os meus gastos em planilha e comecei a ver para onde o meu dinheiro estava indo. Este passo é essencial para qualquer planejamento ou tomada de decisão.
Exato. Nao adianta fechar a torneira se a casa tá cheia de vazamento.
Na faculdade fiz isso e reparei que gastava muito com lanche na faculdade, tipo, não era aquele gasto estrondoso, mas que dava pra fazer outras coisas
Você não precisa juntar grana pra ficar rico, tu precisa juntar pra resolver problemas aleatórios que aparecem do nada
FALOU TUDO
Isso
Nossa, mano, é exatamente isso
Show!
Tenho 33, sempre fui um fodido de merda, comprei minha casa em agosto, juntei o PPR da empresa e mais uma grana com minha esposa e conseguimos conquistar. Tenho um corsinha 2001 quitado, agora é só tocar a vida, como eu não fui mordido pelo bicho da ostentação eu não me sinto inferior por ter esse carro mais velho, ele me levando e eu tendo meu teto tá ótimo. Ajudo a pagar o plano de saúde da minha mãe e comprei a casa com 3 quartos pensando em ter como acolher ela caso precise.
comprou a casa a vista ou financiada ?
@tiocorey3820 financiada, fodido igual eu jamais conseguiria comprar a vista kkk
👏🏿
Parabéns, está no caminho muito certo na sua vida. 🎉🎉🎉
Palavras ditas não votam , pare de se chamar de fodido , pois tem saúde física e mental, está lutando pelo que é seu , fodido é o diabo que sabe que um dia será escorraçado desse mundo e NADA pode fazer, ele NUNCA será maior que Deus .
Rapaz.. já juntei 60 mil na poupança da Caixa. Tenho 51 anos. Acho que em menos de 10 anos chego a 100 mil que é o meu grande sonho.
Se tirar da poupança e colocar no cdb o retorno vai ser um pouco melhor com a mesma segurança. Inclusive, parabéns pela conquista!
Daqui 10 anos vc acha que 100 mil vai valer alguma coisa? 100 mil vai ser o preço mais barato de um carro popular.
Sucesso Paulo
@@Mr.Kennedy200 oque a inflação tem haver cara ? O sonho dele é ter 100.000.
@LUGUBAOL Isso significa que ele vai ter uma falsa sensação de estar com muito dinheiro, sendo que não vai dar pra comprar quase nada lá frente só com 100 mil. O único jeito seria ele arrumar outro tipo de investimento que não seja a poupança.
Experiência própria, minha esposa teve câncer aos 27 anos. A reserva de emergência foi o que salvou, só uma consulta com um especialista era em torno de 500 reais, a 7 anos atrás, uma cirurgia em torno de 30 mil. E olha que ainda temos planos de saúde. Tenham um plano de saúde e uma boa reserva de emergência, todos teremos nossos apocalipses.
Vi a tumbnail do vídeo e ja me deu um frio na barriga, mas voce abordou de forma totalmente diferente
Isso que o Ed falou sobre o pessoal mais jovem sem ensinamento sobre finanças é muito real. Há alguns anos, quando eu ainda era bancário, atendi uma conhecida que tem um filho de uns vinte anos (na época), ela e o marido nunca ensinaram ele a lidar com dinheiro (ele também não trabalhava), como ele tinha uma conta com dinheiro que eles depositavam para guardar para ele (ele não sabia sobre a conta), o banco enviou um cartão com limite de crédito de 20 mil para ele, ele mesmo recebeu o cartão e quando eles souberam da existência desse cartão, o filho já tinha feito uma dívida de 13 mil só em roupas e tênis de marca
A duras penalizações eu aprendi educação financeira... e de fato não se culpe pelo passado isso não volta, mas reformule seu presente e planeje seu futuro...
O melhor investimento pra quem está ferrado é em educação. Se você consegue guardar 20 reais por mês, esquece tigrinho, poupança, ações, investe em um curso na udemy para encher seu currículo com pequenos cursos que façam sentido para conseguir um emprego melhor. Nessa, tu sai de um salário mínimo ou menos, pra ganhar 2 salários. Muitos sempre fecham no vermelho mas se tu fecha o mês com menos de 50 contos, estude que vai ser ótimo
Verdade.
Udemy ensina mais q faculdade
@DenisBatistaBezerra-ku3kf tem muito curso bom lá bem baratinhos. Até no youtube tem de graça. O Gustavo Guanabara já ajudou muita gente com programação, excel, etc por exemplo
Ótimo vídeo! Lembro que meu pai falava que “dinheiro guardado dava filhotinho” quando eu tinha uns 9 anos, cresci com educação financeira em casa, comecei a gostar muito do assunto, estudei na facul e pós, comecei a investir desde os 19 anos, faz todo a diferença ter um incentivo desse, mas sei que não é a realidade do Brasil… O tempo é aliado dos investimentos, quanto antes melhor.
Esse ano bati os 200k investidos 🫡 a meta é dobrar a meta e aumentar a meta, dobrar de novo kkk
Maior verdade do mundo!
Esse ano vivi um dos anos mais estressantes financeiramente da minha vida. Sempre fui economico, juntava dinheiro e sempre tinha costume de ter uma reserva, mas fui mandado embora do meu trabalho que estava a três anos, mesmo assim decidi estudar e fazer faculdade, fiquei o ano todo quase sem um real no bolso, davam rolê contando o dinheiro do VR pra pagar as contas e mês após mês tinha que dar um jeitinho de não ficar devendo e até minha moto foi roubada. Muita disciplina financeira e planilhas e mais planilhas me evitaram de sair devendo a minha vida para os bancos.
Comprei minha casa toda mobiliada ja, tenho investido em media 9 k... Ganho 2,3 k mes .... 29 anos, ja quebrei 2 empresas ... E estou me reconstruindo de novo... So ter fé e começar
Tenho 23 anos, 1 milhão em investimentos diversos. Casa em condominio, 3 dormitórios, 205m de área útil, quitada. Duas empresas que me geram uma receita liquida mensal somadas próximo a 50mil, 3 SUVs na garagem. Verdade ou não? Falar até papagaio fala.
@WarDkr parabéns querido, mas se a sua vida é uma bosta, o problema não é meu... Só correr atrás que do céu só cai água msm ... Paz
@@skinthegame8472 minha vida é uma bosta? Será que é ou será que não. Falar até papagaio fala.
Não estudei educação financeira na escola, mas consegui juntar dinheiro, eu tenho 30 anos e o principal motivo de eu juntar essa grana foi que desde de cedo meus pais tocavam um "terror psicológico" em mim dizendo que eu estava sozinho e que eles nunca seriam minha rede de segurança e brigavam muito entre si, cresci com medo de me tornar um mendigo.
Eu comecei a guardar pelo mesmo motivo. Ter dinheiro investido me dá uma paz de espírito tremenda
Eu tbm tinha esse medo de morar na rua virar mendigo pq meu pai é de idade avançada já e não tenho contato com familiares nenhum isso quando era criança. Hoje em dia tbm não tenho contato com eles porém quando conheci a educação financeira e comecei a praticar simplesmente o medo que eu carregava dentro de mim se foi eu fui liberto.
Hoje o que é mais fácil é ficar endividado e o sistema te induz a você ficar na dívida o tempo todo
Depende, acho que só fica endividado quem tem familia para cuidar ae concordo contigo. Uma pessoa solteira se tiver cabeça e foco pode ficar bem financeiramente. Agora se for o sistema do consumismo só cai quem quer.
A educação financeira transforma vidas, sou grato por ter acordado para isso tão cedo, mas também nunca é tarde para você dar aquela virada de chave na sua vida!
Eu saí de casa aos 19 anos, porque vivia uma vida muito abusiva na família de origem. Aí resolvi sair de casa e tinha que me sustentar sozinha. Não sobrava tempo, nem dinheiro pra gastar com besteira, pois eu estava sempre trabalhando muito (e ganhando mal). Meu nome foi para o spc mil vezes, mesmo depois de ter me formado em Direito e exercendo a advocacia. Mas mesmo assim fui vivendo de boas, sempre focada em viver em paz. Aos 29, comprei um apto, e troquei de carro (um fiesta completinho, mas que estava pra sair de linha), nessa época perdi a maioria das amigas, e depois muitas me procuraram pra dizer que ficaram "incomodadas" e "com inveja" das minhas conquistas. Voltaram para contar como se sentiram, não para reatar a amizade. Mas essas amigas, viviam de que forma? Festas, viagens, gastando em iPhones (eu nunca tive um) e carros excelentes, pagando o mínimo do cartão de crédito e usando cheque especial. Eu nunca fiz essas coisas, sempre vivi simples, quando fui para o spc é porque estava falida mesmo. Mas... enquanto elas estavam na praia, eu estava trabalhando. Enquanto elas estavam casando, eu estava estudando. Enquanto elas estavam separando, eu estava pensando em casar, e casei só aos 35a. E ok! Cada um com.sua história... Mas... fizemos escolhas diferentes e tivemos resultados diferentes. Só o que não dá é pra reclamar depois que vem a conta, porque ela sempre vem. E é isso aí.
Obs.: Eu nunca tive grandes reservas de dinheiro guardado, até hoje, que tenho 40a, sobretudo agora que trocamos de casa e fizemos reforma. Mas estamos aí, tentando. Quem sabe um dia chegamos nos 50 mil na conta pelo menos.
Realmente; não temos educação financeira, mas que isso não seja usado como desculpa para a pessoa sair fazendo merd@ com a consciência tranquila.
É muito complicado Ed...Vejo a valor de terrenos, valor para construir, valor de aluguel, valor das coisas no mercado, valor de carro insano, imposto comendo solto sem parar...Eu nao julgo quem nao tem grana na conta ou investido as coisas estao muito dificies ainda mais se tiver filhos.
mano, através de você eu vi os cortes e o podcast com o primo pobre em 2023, após isso acompanho ele e foi muito importante, tô com 20 anos e já tenho essa política de guardar dinheiro, com ele tô aprendendo a investir vlw ed 🙏🏾
@@paulosergio5711 seus investimentos estão perdendo comparado ao dólar. Largue isso é entre para o Bitcoin!
Sempre q quero comprar algo específico q é caro costumo juntar um dinheiro por um tempo,fiz isso quando era criança e comprei meu ps2 e meu xbox 360 guardando o dinheiro q meu pai dava(ele dava 1 real por dia na semana e 4 reais no final pra mim poder comprar alguma coisa na escola ou se fosse sair),e depois de adulto ja trabalhando fiz isso pra comprar meu ps4 uns anos atrás(la na santa efigenia q não era caro igual na loja ),pra comprar o meu notebook gamer e a tv da sala pra minha mãe assistir e a do meu quarto.
Sempre ganhei pouco mais q um salário mínimo nos empregos q trampei mas todo mês guardava um pouco pra comprar algo legal,daí uma parte ajudava meus pais e a outra pagava os boletos.Nunca fui de ser festeiro e nem gastar atoa com os outros então dava pra ter um controle,e até hj evito ficar criando dívidas enormes no cartão.
Mas seus pais ensinaram vc esse lance de guardar dinheiro?é poucos q tem essa cabeça
@@samuraiderua96 eu q cheguei a essa conclusão q podia fazer isso,eu costumava usa o dinheiro pra comprar carta do yu gi oh e ir pra lan house,daí fiz as contas na cabeça e pensei "se eu guardo posso comprar meu próprio videogame eaí tenho um pra jogar a vontade",e foi assim q fiz quando era criança e levei esse comportamento pra vida adulta.
Hj em dia procuro estudar e procurar melhorar de vida até pq ajudo minha mãe,mesmo q seja bem difícil a situação pra quem tá cursando ou tenha completado a faculdade , mas é uma boa estratégia fazer isso até dá paz vc poder pagar a vista e não ter q se preocupar com parcela.
Po cara, sou igualzinho. Nessa mentalidade fui guardando quando criança para comprar meu 1 celular, xbox, ps4 (e como adulto continuo fazendo o mesmo). Deus me livre fazer dívida por um bem que não me é essencial
@@GabrielSantos-rg5rlcara tenho 25 anos e sempre fui dessa maneira também, mas fiz um movimento arriscado, financiei um imóvel e agora tá difícil guardar dinheiro 😂
@@tiocorey3820 imóvel é complicado mesmo,minha irmã ela chegou investir em um apartamento mas perdeu o emprego uns meses depois e aí teve q abrir mão,daí o dinheiro q foi dado de entrada e pago se perdeu.
Mas no meu ver vale a pena se vc tem condição de bancar hj em dia,mas tem q ralar pra garantir a parcela. E no caso dela isso foi até pouco antes da pandemia então foi mais de um fator tbm.
Educação financeira só aprendi na vida adulta, hoje consigo guardar um pouco, investi muito em educação, hoje revejo muito os meus gastos e consigo me planejar melhor para as coisas. A questão emocional pega muito, o dinheiro tem tudo a ver com comportamento sim.
Só agora com 30+ anos eu vim começar a me preocupar com isso, antes todo o dinheiro que eu ganhei eu comprei besteira e torrei...mas como dizem por ai ne, nunca é tarde para começar.
Muitos que dizem que não guardam e não investem porque tem que pagar as contas, são os mesmos que estão firmes e fortes no tigrinho
São os mesmo que gastam dinheiro com bebida e um monte de coisa inútil, dizem caixão não tem gaveta e é preciso aproveitar a vida. O problema q quando falta pro básico é emergências acontecem eles pedem ajuda pra quem foi responsável com os gastos e economizou o próprio dinheiro.
Tenho 38 anos, e só agora começo a juntar dinheiro. Até tive um pouco de educação financeira com os meus pais no sentido de "não gaste mais do que você ganha e tenha uma poupança". Porém vamos aos fatos, eu sou millenial e meus pais boomers. Porém, na época em que eu tinha 20 anos, lá em 2006, não existiam canais de investimentos, cursos e nem toda a informação que temos agora. Já empreendi, já fali, já fiquei mega endividada sem ter nada, já caí em pirâmide, voltei a ser CLT. Já me conformei que não terei casa nem carro e que o pouco dinheiro que tenho está reservado para quando o meu pai falecer porque ele sim tem casa, apartamento e carro - o que vai dar um inventário muito, mas muito, salgado. Outro dia li uma matéria de que pode haver uma reviravolta e os millenials se tornarem a geração mais rica da história pois vamos somar o pouco que conseguimos com a herança dos boomers. Muito bem! Mas a que preço? O preço da m0r♰3 dos nossos pais? Acho essa uma riqueza extremamente cara! E quem é GenZ faz o quê? E quem é filho de boomer pobre? No mais, excelente vídeo! E como dica, continuem gastando menos do que ganham SE POSSÍVEL e continuem sem filhos. Eu amo tanto os meus filhos que não os trouxe para esse mundo, mesmo sendo uma quase quarentona e sofrendo pressão por todos os lados. Quem puder, faça o mesmo
Filho de Boomer pobre aqui😅 . Olha, é triste. Não vou herdar nada. Mas já consegui minha casa e dei uma pra minha mãe. Pelo menos ja tenho onde cair morto.
Poxa, Edson, eu sempre achei que tu tivesse uma condição financeira muito melhor que a maioria de nós, que legal saber que você é gente como a gente. Eu só estou conseguindo ganhar uma graninha agora com 32 anos, ainda vivo com meus avós, mas com fé em Deus eu passo num concurso nos próximos 2 anos.
Ps: ainda não conseguir minhas coisas por causa de 'Ns' problemas na vida que estou resolvendo, Deus está no comando sempre e Ele tem me ajudado muito ultimamente.
Rapaz!! Muito bacana o conteúdo!!
Sempre fui equilibrado na juventude nunca me Individei nunca fui de rolê nem Ostentação!! Mas nunca poupava!! Em 2019 dispertei pra Finanças de lá pra cá vivo 1000% melhor
(eu com a Galega) em 2022 me Desfiz de Tudo para fazer um intercâmbio de 2 anos aqui nas Highlanders 🏴
Se hoje voltar pro brasa 🇧🇷 volto sem Arrependimento nenhum e com muita Habilidade pra trabalhar e Ganhar muito + Dinheiro!!
Que necessário essa conversa!Excelente vídeo irmão! Parabéns ! Os 30+ estão vencendo!💪🏻🚀🚀
verdade ed comecei a estudar sobre investimentos assim que saí do ensino médio aos 19 anos e desde lá vim estudando as sobre investimentosas e então fiz estágio aos 22 anos mas tive uns problemas financeiroas por causa de alguns problemas pessoais que tive nessa época depois saí do estagio no final de 2022 e no ano de 2023 acabei ficando parado o ano todo mas aí fui assistir na vídeo sobre investimentos e também fui conhecendo outros canais como do primo pobre que falam de coisas mais próximas às nossas realidades vi também uma entrevista sua com ele e fui assistindo com outros educadores financeiros como os jovens de negócio que também assistiu uma entrevista sua no ano passado e graças a Deus no meio agora de 2024 conseguiu emprego e estou começando a fazer investimentos agora aos 24 anos mas ainda também estou aprendendo que Jesus abençoe a todos para melhorarmos o nosso conhecimento, obrigado pelos vídeos ed
Se você tem essa possibilidade, nunca é tarde demais para começar a investir
A pessoa só começa a avançar na vida quando assume responsabilidade por si mesma. Isso só acontece quando ela para de jogar a culpa nos outros - seja na escola, nos pais, no parceiro. Culpar os outros pode até aliviar o peso momentaneamente, mas só atrasa o seu crescimento.
Pô, aqui é um canal bom para a juventude. Castro é muito consciente, parabéns. Apesar de não concordar 100%, normal. Tmj
Vídeo muito bom, parabéns Edson! Muitas pessoas não sabem o que é educação financeira, as escolas deveriam ensinar isso'
Nunca tive educação financeira, o que me fez querer tomar conta do meu dinheiro foi justamente o descontrole financeiro da minha família. Que já não tinha dinheiro e o que tinha se acabava de maneiras pessimas.
Com 15 comecei a juntar. Com 17 que fui morar em outra cidade já sabia tomar conta do dinheiro. Na casa que eu morava eu era a que recebia menos dinheiro (de auxílio da faculdade, menos de meio salário mínimo pra me manter) e a única que tinha alguma coisa na conta no final do mês, nem que fosse 10 reais.
Eu lembro claramente da primeira vez que vi mil reais na minha conta, depois de 2 anos juntando.
Hoje minha vida tá MUITO diferente, graças ao que faço desde os 15 anos.
E não dá pra ficar preso ao passado “ain ninguém me ensinou” pois é, agora aprende. Se ninguém ensinou o jeito é se virar pra aprender.
E sim, vai ser pouco no começo. E pouco é melhor que nada!
Mas quem não sabe cuidar de pouco dinheiro não vai saber cuidar de muito. Não dá pra esperar pra aprender a lidar com dinheiro só depois que começar a ter muito. O que mais tem é gente ganhando MUITO e gastando tudo.
video veio na hora certa... sou um cara de 30 anos que a vida todo gastou todo dinheiro e tempo correndo atrás de mulher... não guardei nada não estudei e este mês fui despedido ... passei os piores dias da minha vida voltei a falar com minha mãe que não falava a anos e voltei pra igreja também ... sinto que estou passando por um choque pra acordar ... mas doi muito querer ter acordado a muito mais tempo.
Meu amigo, que vídeo fantástico!!
Importante esse viídeo, Edson Castro, além de te dar engajamento, conscientiza muito as pessoas ignorantes. Eu negligencio demais meu conhecimento referente aos meus hábitos de economia financeira. Mais um ano se passa e ignoro o fato de ter alguma grana guardada. Tenho que mudar drasticamente meus hábitos
Vídeo essencial. Parabéns
Nossa, que video maravilhoso! Sou oriunda de uma família de pessoas com absoluto descontrole financeiro, porém eu, talvez justamente por ter visto o descontrole dos meus pais (que perdura até hoje), sou uma pessoa altamente controlada e econômica. Às vezes me acho "pão dura", mas não vejo sentido em comprar o que eu não preciso só para agradar os outros ou para que me vejam assim ou assado. Comecei a ganhar uma graninha aos 28 anos apenas e, ainda com essa idade, fui nomeada em um concurso público. Hoje consigo guardar bastante até do que ganho, porém foi preciso passar pelo "trauma" do desajuste e da tensão de ficar sem pagar aluguel no mês na casa dos meus pais para ter essa postura totalmente diferente. Eu brinco que a minha "educação financeira" foi na marra. Mas estou, devagar, conseguindo construir uma quantidade de investimento bacana. Pelo menos isso eu aprendi: temos que fazer por nós mesmos, pois o mundo só nos vai tirar.
Mano, guardar dinheiro te faz ter uma sensação de liberdade dahora. consegui fazer isso quando estipulei metas, me organizei e lógico quando recebi bem o suficiente pra conseguir guardar! Mas eu tava fudido de grana no começo do ano passado, papo de final de smen n ter oq comer, comer na firma durante a semana... Ai entrei num emprego melhor e comecei guardar... Mano, n quero parar de guardar e investir... Devido um b.o de saude na família partir do ano q vem vou começar a cuidar da casa e mesmo assim vou dá um jeito de continuar guardando!
eu tive a sorte de meu pai ter sido um contador, e todo mês ele era bem planejado, ficava junto com minha mãe vendo as cadernetas das contas (afinal as contas eram conjuntas entre eles), e planejando os proximos passos, levei isso pra minha vida, minha primeira e segunda motos foram compradas a vista, nunca tive financiamento, nem cheque especial (uma vez entrei por centavos mas abati no mesmo dia e mandei cancelar o limite), ja cheguei a gastar 50% do meu salario com fatura de cartão de credito, isso foi o pior q ja cheguei, mas agora uso com moderação.
Só posso dizer uma coisa mano: Obrigado, estava precisando ouvir isso.
Estou na mesma, indo Pros 30 não tenho casa nem carro nem um real guardado, 10 anos de CLT sub emprego ,me sinto culpado e fracassado por não ser bem sucedido e nem perto de ter o mínimo que gostaria,achando que não mereço nem estar vivo, porém agora me recompondo e tentando achar uma saída.
compre um terreno no interior, no mínimo. Ao menos para a aposentadoria. Acredite que com 30~50 mil tu consegue.
@@abnerfaggioli comprar como fi ? o cara não tem nada
Nós vivemos num cenário muito diferente dos nossos pais. Meus pais na minha idade já tinham 3 filhos,casas e uma vida financeira estabilidade. Eu tenho pets,moro de aluguel e sem reserva financeira.
Mas já to no rumo pra mudar esse cenário.
Obrigado amigo, você é um amigo. Video top vlw
Muito bom o video!!
Graças a Deus eu consegui me formar com alguma grana guardada, e além disso fiz questão de contaminar quem tava por perto de mim para fazer o mesmo. Sempre fiz questão de tentar convencer quem tá próximo de mim a investir.
Esta questão da prioridade dos gastos é realmente importante. É por isto que é altamente recomendável que a maioria dos seus gastos sejam com ativos, ou seja, que sejam com gastos que lhe trarão mais dinheiro.
Eu investir mas tomei golpe e estou me recuperando ! Cara eu fui ter contato com educação financeira com o canal do mhm seu antigo canal ! !
Esse ano eu comecei a juntar dinheiro. De pouquinho em pouquinho eu já tenho uma reserva de emergência que pode me manter por 2 meses sem trabalhar. 🙏🏽
Deixei de fazer algumas coisas que gostava como beber cerveja e comer lanches todos os finais de semana. Ainda bebo e como, claro, só que não com a mesma frequência. Hoje, não sinto mais tanta falta de fazer essas coisas todo final de semana 🙏🏽
O legal de juntar dinheiro é que você sente uma liberdade foda! Você não é mais refém de si próprio.
Cara, você é 10 👏🏽
Ed, meu amigo
aproveitando a deixa: c poderia fazer um vídeo falando sobre controle emocional e sua relação com o dinheiro? Ajudaria bastante! ❤️
Teu canal é muito bom, parabéns 👏🏻
Eu esse ano trabalhei 6 meses somente, porém faço minha reserva de emergência e fiquei de boa, agora vou entrar trabalhar novamente e construir minha reserva novamente e tirar minha habilitação E, para trabalhar com caminhão carreta. Hoje sou muito mais feliz mesmo com pouco "no momento". As pessoas ao meu redor que fica incomodadas comigo por que elas só trabalho.
Eu aprendi que trabalhar é necessário 24, pois tento trabalhar mais com a inteligência do que com os músculos somente.
Edzao comecei a trampar aos 16 e dos 16 aos 17 eu guardei dinheiro pra habilitação,relaxei dos 17 aos 19, e agora aos 20 anos indo pra 21 consegui guardar,de uma vez foi mais 1000 Reais
Só pra dar uma luz pra vocês, o Barsi que é bilionário investidor e maior patrimônio pessoa física na bolsa brasileira começou à investir em torno de 30 anos de idade. Antes disso ele era trabalhador sem patrimônio classe média baixa.
Vou fazer trinta anos q vem não tenho nem 300 de cotas q tô comprando mxrf11
Mas consegui comprar casa mobilhada carro kitado agora q vou conseguir guardar o máximo possível nunca é tarde de tentar
E o q é mais importante tudo depende de nós msm toquei o FDS para opinião alheia isso q me ajudou
Ótimo vídeo!!
Educação financeira faz muita diferença, meus pais sempre me botaram medo em relação ao dinheiro. O resultado foi que nunca tive carro caro, só andei de carro mil a vida toda (e hoje estou sem carro, pois trabalho remoto)... mas por outro lado estou com meu imóvel quase quitado e todo ano consigo fazer uma viagem bacana. Obs: tenho 39
Ed obrigado pelas dicas de educação financeira.
A sociedade é consumista então pessoas não terem reservas é algo previsível infelizmente
Só dicas top!
Que câmera boa em bixo, parabéns
Boa tarde condecorados
Eu mudei muito educação financeira 😊 3.3 paguei todas minhas dividas em até setembro de 2024 após isso parece que as portas abriram!! Faço faxina vendo kit de paçoca por 5,00 .😅
Consegui ajuntar de outubro a dezembro 5 k ❤
Estudando educação financeira todo dia 😊 que 2025 venha em nome de Jesus Cristo.
Parabéns
Eu até guardo dinheiro, mas eu torro com oq eu quero KKKKKKKKK
kr precisa ver esse video hj
muito obrigado
Você está fazendo um trabalho fantástico! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como posso transferi-los para Binance?
Quase 40 anos, casa quitada, agora "o meu compromisso gastar dinheiro", mas sem ostentação e sempre com uma reserva de emergência. Quero acumular experiências durante os 40 anos. Com 50 me preparo para a velhice. Não quero chegar lá sem ter histórias pra contar.
Mariana não passa frio pois está coberta de razão
Tenho 32 não guardei dinheiro, não enriqueci. Trabalho num lugar tranquilo prestação de serviço pra órgão publico, não estou preocupado em ganhar mais se isso tirar minha paz e espero morrer antes de dar trabalho demais. De resto são coisas vazias e não preenchem a vida de ninguém.
Tenho 22 anos e até estou conseguindo não ter tantos problemas financeiros. Pra mim o ideal seria acima de tudo não gastar acima do que recebe e de preferência registrar todos os seus gastos e despesas.
Eu por exemplo uso uma planilha para monitorar e me ajuda bastante.
"Ah mas você não mora sozinho nem paga aluguel" Sim pq seria dar um passo maior que a perna fazer isso enquanto preciso pagar faculdade, inglês e auto escola sem receber muito.
Uma coisa de cada vez.
O dinheiro q eu tava juntando ja se foi quase tudo so nos cuidados de saude esse ano, ta comicado essa vida aí
Eu tinha mente para guardar dinheiro desde adolescente. Lembro que quando conseguir meu primeiro emprego descente e era estagio eu juntei para comprar meu primeiro computador. Fiz curso no tecnico de autocad e passei sem computador. E por falta de um para treinar perdi varios empregos. Ae juntei na epoca 2008 Mil e trezentos Reais e comprei um. E graças a ele pude estudar e cheguei a Engenheiro. Tenho o orçamento dele impresso guardado até hoje! E continuei juntando grana, mas meu defeito foi não ter deixado ele investido pois a poupança rende pouco. Em 2014 um amigo me deu a sugestão de ter investido no tesouro direto. Talvez hoje eu teria mais grana.
O banco sempre me liga pra fazer uma reserva financeira (título de capitalização) com chances de ganhar 600 mil no sorteio semanal, e o dono do mesmo banco fala que pobre não sabe investir. Muita hipocrisia 😢
Eu tenho reserva de emergia, só que eu gostei de juntar, quando da algum problema, eu uso o cartão de credito para resolver sem gastar a reserva, eu sei estou ficando louco mesmo
😂
Faço planilhas e tudo, não gasto com besteiras e mesmo assim to duro kkkkkkkkkkk
Pra ter dinheiro guardado hoje, eu teria que simplesmente viver sem me alimentar metade do dia.
Claro que é uma fase da vida, mas hoje sei que não tem dinheiro guardado que salve o cara de uma longa fase ruim.
Sobre aquele vídeo que vc tirou (vc vai morar pobre) acho que vc não deveria ter tirado, pois mesmo sendo meio pesado de ouvir, tem pessoas que precisam ouvir isso
O complicado é vc juntar e juntar deixar de viver e aí pa acontece alguma coisa e vai embora quase toda a grana q vc juntou. Foi isso q ocorreu comigo qdo juntei 15k 😢 bom q n precisei de empréstimo mas voltei para a estaca zero
Como assim? O que aconteceu?
O Banco/corredora faliu?
@Gjwjrbehi2hw3v3v3vv simplesmente tive q ir tirando o dinheiro por conta da necessidade. Ex: tive q mudar de casa por causa de vizinho barulhento e só a mudança e acerto com a imobiliária anterior gastei uns 6k.
Só mercado,açougue e feira já come todo meu salário,ainda tenho que me virar para pagar luz telefone e água🥲
Foda é sobreviver e ainda guardar dinheiro...
porra Ed, seu canal ta muito foda!
Caraca, câmera esta mto boa nesse vídeo
Acho que algumas pessoa que chagaram nessa idade e nao tem nem um centavo no bolso é por simplesmente escolha propria e CONSCIENTE, mas só se dão conta da merda que fizeram mais tarde.
Depois dizem que nao tiveram educação financeira 🫠
Não importa se a pessoa não conseguiu guardar uma boa grana mas sim a pessoa não querer mesmo guardar e nem crescer na vida
E eu que paguei o mínimo da fatura do meu primeiro cartão por meses… não sabia como funcionava kkk
Não tenho dívidas mas também não tenho dinheiro guardado. Não da pra guardar 100 ou 50 reais e esperar milagre da multiplicação de 0.01 e achar que qualquer investimento baixo vai virar riqueza. Ainda mais na classe baixa.
Realmente não guardei dinheiro. Mas procuro gastar com coisas úteis : terreno, habilitação, faculdade , cursos etc.
Terreno não deixa de ser um investimento o problema só é a liquidez
@heron2795 eis o X da questão. Não vejo ele como um ativo financeiro. Eu uso ele. Moro nele. Exploro o espaço, me economizando uns bons 2 mil reais de aluguel por aí. Ficar comprando terreno pra vender, principalmente hoje em dia, deixa seu dinheiro engessado e se duvidar, desvalorizar.
Nem considero vender visto que com o dinheiro não vou conseguir um espaço maior e vou ser jogado para mais longe ainda.
31 anos, tenho uma casa propria e quitada e herdei uma casa da minha falecida mae, comecei guardar agora depois dos 30, pago um analista de investimentos e invisto 1000 reais todos os meses, vamos ver oq isso vai dar
Mais de 90% da população ganha menos de 3 salários mínimos. Não existe guardar dinheiro e viver com o mínimo de conforto nesse cenário
Depende de vários fatores. Ex: se solteiro, casado, com filhos, do trabalho, da região onde mora, estilo de vida etc
@@franciscosousa3368 só de aluguel vai 1500 no mínimo, fora luz, água, comida, gás, etc. Dá pra nada
Você está fazendo um trabalho fantástico! Um pouco fora do tópico, mas queria perguntar: Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como posso transferi-los para Binance?
Wtf
O que aconteceu que não está saindo mais vídeos do canal manual do homem moderno?
O homem de 30 hj tem um pincher, um copo staley, um pc gamer e mora na casa dos pais.
Juntar grana eu juntei, ela só não sobreviveu às trombas pelas quais passei xD
ow mano, zika, mas a cor do seu vídeo tá foda mano!
Guardar dinheiro ou não vc vai morrer de qualquer jeito, não se preocupe, tudo é correr atrás do vento, não entre em depressão nem ansiedade, todos vão morrer , independente do que faça.👍🏻
Ué a live de ontem já virou corte kkkkk, o Homi é rapido
Cara tenho 33 anos, da graduação fiz mestrado, doutorado e intercâmbio no exterior devido ao doutorado. Abri mão da carreira profissional pela vida acadêmica que era o que queria muito. Não tenho um pau para atirar em um gato, mas foda-se. Sou feliz pelas minhas escolhas, se morresse hoje a minha vida já teria sido muito boa. Cada um deve viver a vida de acordo com as suas prioridades. Se tenho mais de trinta e sou liso. Problema é meu, tenho a vida inteira para construir patrimônio, pelo menos vivi a vida que queria viver.
não guardar dinheiro : irresponsável
guardar dinheiro : miserável
¯\_(ツ)_/¯
Usei tanto o cheque especial q o banco tirou 😂