Enquanto o mundo esta de olho na indústria crescente de jogos eletrônicos, alguns no Brasil atrasados como sempre, tentam demonizar os games e associa-los a fatos violentos isolados, é o caso de algumas mídias
Não é só no Brasil, isso também acontece nos EUA, como já disseram. É culpa da potencialização dada à voz de uma parcela de pessoas religiosas com mais de 40 anos, geralmente, que são ignorantes e fazem associações erradas. O problema maior quase sempre está no jogador, não no jogo. A voz dessa parcela é aumentada e ecoada pela mídia tradicional ou mainstream, principalmente lixos como a Record. Vide "It's the Video Game's Fault, Not My Bad Parenting!" do canal Optimus, para uma demonstração do nível em que algumas pessoas chegam com essas crenças.
@@caiosouza4288 quando na verdade a culpa é da lei de armas permissiva e quase tricentenária. Se fosse mais rigorosa, como é em certos países da Europa, proibindo doentes mentais e pais de doentes mentais de comprarem armas, essas ocorrências de tiroteio seriam reduzidas grandemente. Mas o fanatismo cultural deles pela liberdade extrema e imprudente fala mais alto. Por isso nunca mudaram isso e dificilmente mudarão.
Pse, mas é esperado tendo em vista que essas gerações não só se distanciam dos esportes tradicionais, mas também se distanciam das próprias mídias, um ótimo exemplo é a televisão que já vem perdendo muita força. Ou seja se torna mais como uma forma de atacar concorrência do que uma real crítica justa ao mundo dos jogos
Rapaz, este canal é muito bom mesmo. Digo isto como um véio paia, que detesta quase todos os canais populares no Brasil hoje em dia, e também como alguém que estudou comunicação social e rádio e televisão. Mas, o mais importante, como alguém que ama documentários. O trabalho de pesquisa é muito bom, bastante sólido. O roteiro é bem escrito e articulado. A linguagem é clara e cadenciada. E a parte técnica, acervo e edição de imagens, captação e edição de áudio, é nível profissional.
As empresas de games já tem uma parte dos seus ganhos destinados a "criar" esses "craques" dos games, para alimentar o sonhos dos consumidores de games
Eu trabalhei por 8 anos em uma loja de game em Araraquara-SP e acompanhei de perto uma parte da evolução dos games e o início dos canais no UA-cam sobre game.... legal o vídeo
Parabens ao canal Elementar. Conteúdo de muito bom gosto e acabamento. Texto e narração impecáveis. Realmente impressionante o nível técnico deste canal. Super recomendo !
Ei Tales, se possível faz um web documentário sobre uma tv que fazia transmissão de e-sports que chamava Loading e terminou de forma repentina. Eu adoro o seu canal e em breve espero comprar o seu curso. Ate em breve.
Exatamente,vejo muito jovem largando tudo pra ficar jogando no celular/PC,esse meio é igual ser jogador de futebol,tem milhares mas oque ganham muito dinheiro são poucos
O segredo é estudar e arranjar um tempo pra se exercitar independentemente do que vc quer fazer na vida. Fazendo isso você pouco a pouco chega lá. Mas tem q ter disciplina, seja em games, seja em fut, seja em empreendedorismo.
Eu amo os jogos desde criança, nunca fui viciado, sempre foi meu hobby mas infelizmente tenho perdido a vontade de jogar, e tenho tido mais vontade de estudar e praticar esportes como ir a academia
Isso mesmo!!! Praticar esportes de verdade e estudar, trabalha mente e corpo e isso é muito mais saudável. A vida é muito curta para passar o dia todo na frente de uma tela, ficando obeso e diabético.
Tercerizei serviços de programação por um tempo. E a baixa qualificação dos profissionais no mundo inteiro é impressionante. Para conseguir atender as demandas atuais. VArios pedidos de desenvolvimento de jogos forma tipo complexibilidades que só as grandes industrias conseguem atender por causa da questão do tempo e suporte tambmem.
Boa tarde desejamos um ótimo final de semana! Seus vídeos são sensacionais! Não medimos esforços para te assistir mesmo vivendo em um dos lugares mais isolados do mundo. Nosso único contato com o mundo exterior é a antena de internet por satélite. Moramos em um vale selvagem nas montanhas andinas, aqui tem ursos e onças e para chegar são horas sob montanhas com até 4.300m de altitude em Jipes 4X4, motos, cavalos e caminhando; Neste vale estamos tão longe de tudo que a base da sobrevivência é a troca ( o escambo) e mesmo assim tiramos tempo para ver todos os seus vídeos - muito obrigado 👏🤝
Nenhum jogador de E-Sports ganha próximo ao que ganha um jogador de Futebol de elite! Faz a comparação do melhor jogador de Lol o quanto ele ganha para o que Ganha em média um craque da Premier League inglesa ou jogadores tops dos clubes mais importantes da Europa! Fora o que ganham as principais estrelas da NBA e levando em conta não apenas seus salários,mas os diversos mimos e premiações extras de que os jogadores de futebol e da liga de basquete ganham.
Tales citando o game "Quake" no vídeo e os jogadores que ganharam os campeonatos, mencionando o "Fallen" também, que relíquia! Eu tenho 30 anos, e jogo Quake até hoje! Foda demais tu ter citado esses games, o game antecessor do grandioso CS, o qual eu jogo até hoje também ❤
Durante a pandemia começei a acompanhar os campeonatos de Counter-Strike, e virou um vício, sigo até hoje, e o Brasil têm crescido em importancia no cenário mundial de CS, acho bacana!
As próx gerações serão adicionadas em e sports pq os pais de hj em dia preferem seus filhos dentro de casa, dão computador e videogame pra ficarem em casa, naturalmente serão engajados nesses novo tipo de entretenimento.
A um bom tempo eu tenho acompanhado apenas os eSports e F1. E tenho preferido muito o eSports pela facilidade de "tentar" fazer o mesmo que os pro players kkk Basta abrir o jogo e pronto. Tem 10 pessoas em um servidor e você pode testar suas habilidades.
@@andyisdead sim, só pegar a lista de jogadores de qualquer clube , só comparar os últimos 3 anos e ver o quanto que mudou. Todo ano entrega gente sai gente.
Concordo, me dediquei muito para ser um bom jogador de axie infinity e com a ajuda da minha namorada tive um dos melhores times, mas fui boicotado pelo sistema, hoje tenho que trabalhar das 5 da manhã as 10 da noite ou até das 4 as 00 como foi ontem para conseguir ganhar o mínimo afim de pagar minhas contas e nem tenho tempo mais de desfrutar momentos de descanso com ela que tanto me ajudou, mas continuo lutando afim de contribuir para a melhora das condições da minha família e dos que estão contribuindo conosco pois tenho certeza que vai melhorar.
@@rodrigotorquat Certamente ele se referiu a desvalorização do token. Não foi boicote, é pq ele deve ter entrado como um afobado no mercado achando que os retornos seriam garantidos e não fazendo a mínima ideia de que o token do axie infinity era um ativo de renda variável, um ativo muito volátil.
@@Rodrigo.501 ele deve ter entrado no boom de 2021 com toda a grana da vida dele, certeza!! É aquela velha história: quando até o taxista e o engraxate estiverem falando do mercado (critpo ou de ações) apenas VENDA tudo que tiver e espere o morro desabar pra comprar laaa no fundo.
Para o mundo é mais um esporte, no Brasil o impacto é gigantesco. A quantos anos o brasileiro vê apenas o futebol como real esporte? Toda cultura gerada em volta desse esporte (que em em minha opinião era um mal para esse país). Faço parte dessa geração, e pelo que vejo a minha volta, poucas pessoas da minha idade se importa. A mudança na sociedade brasileira, com a queda do futebol como entretenimento, vai ser um bem gigantesco.
@@Joao01T10 não danos mas mudar um pouco a cultura e o entretenimento nunca é demais... sério mesmo o Brasil precisa sair um pouco do passado pensado só em futebol e trocar um pouco essa cultura
Rapaz a Materia ticou top bem ampla, diversificada, dando um panorama de toda o mundo E Sport, e belo e coeso comparativo Parabens a toda Equipe envolvida
Pra mim, não tem diferença entre ficar sentado vendo futebol e ficar sentado vendo CS, o sedentarismo é o mesmo. No final das contas é só entretenimento e publicidade. Alias, me parece q as vidas dos jovens serão regidas pela publicidade. Boa sorte pra eles, sou um velho com menos de 40 e estou de boas com isso.
O problema que quem assiste prática, quem fica sentado assistindo esportes tradicionais uma hora sai pra praticar jogar bola mesmo que poucas veses por diversão, o cara que assiste games fica o tempo todo sentado até na hora de se divertir praticando.
@@brunoramalho2963 sem dúvidas que o esporte de verdade é mais saudável, pois implicitamente estímula hábitos saudáveis, embora eu ache que, a cada dia, os jovens que acompanham futebol estão mais preocupados em apostar, beber cerveja, comer churrasco e brigar no twitter do q em bater um racha.
@@matheusdnovais amigo o problema não é só engordar não, conheço muito gamer magro e sedentário extremamente fraco, sem falar nos problemas de visão e coluna por ficar várias horas por dia no PC, celular, TV, realmente a pessoa pode jogar vídeo game e praticar esportes eu mesmo faço isso treino jiu Jitsu e adoro jogos de luta principalmente SF e MK, mas nem todo mundo tem esse equilíbrio a realidade é que quem joga muito vídeo game difícilmente faz atividade física, eu sou nerd tenho muitos amigos nerd se tiver dois que prática atividade física e MUITO. Eu concordo que os eSportes tem que creser mais tem que tomar cuidado pra não glamorisar um estilo de vida sedentário.
@@brunoramalho2963 Não da pra generalizar, o que o Albert falou é verdade, do mesmo modo tem que tem gamer que é magro e sedentário, tbm tem os caras que veem futebol que são todos gordos que vive de churrasco e cerveja (a maior causa de mortes no Brasil é parada cardiaca provocada pela obstrusão de artéria), é o tipo que mais tem vendo futebol, só olhar um estádio de futebol nas transmissões. No fim a questão do o cara vê não é o que define a sua saúde, pq o equilibrio que vc falou não existirá só pq tá assistindo uma coisa ou outra, em todos os ambientes existe muita gente com desequilibrio
Quem gosta de assistir videogames também costuma jogar videogames, já quem gosta de assistir futebol não costuma jogar futebol. Nada impede a pessoa de ser gamer casual e praticar algum esporte tradicional também; e para quem joga profissionalmente (seja competindo ou fazendo live) precisa fazer preparação física.
e-Sports é o futuro! Sempre acreditei nos games desde meu primeiro contato com o computador. Sou de 1994 mas tive meu primeiro contato em 2004 e desde então, sou apaixonado por tecnologia e games.
Já vi o futebol ser comparado ao faturamento do boxe nos anos 80, da F1 nos 90, do cinema nos 2000, do MMA nos 2010. Meu pai quase se profissionalizou no futebol nos anos 60 e ouvia do meu avô o mesmo que os gamers dizem que ouviam nos anos 80. Toda indústria que gera muito lucro em pouco tempo quer passar a ideia de que é muito fácil e legal, e que as vozes contrárias estão sempre erradas. Não estão. Só que o futebol tem raízes milenares, e demorou a gerar lucro. Por isso é diferente. É mais fácil os games como conhecemos hoje acabarem e se transformares em algo mais físico como futebol do que os nomes de campeões dos duendezinhos e das telas hipercoloridas atravessarem as décadas como um Pelé, Maradona, Romário, Zidane, Messi, Cristiano. Se alguma coisa vai matar o futebol não são os games. O que acredito que vá acontecer é que o futebol vai ficar progressivamente muito ruim com um número cada vez maior de jovens sedentários. Aliás, já ficou ruim, não existem mais jogadores que podem ganhar um campeonato "sozinho", ou vários campeonatos como existia até pouco tempo atrás. Mas certamente, em algum momento, a evolução dos games vai chegar na saturação do futebol e renová-lo, e então terá que ser feito outro vídeo perguntando qual invenção da hora poderá matar o futebol...
Sempre gostei de videogames e vejo como muito mais acessível a todos da que o futebol, espero que no futuro as empresas enxerguem o mercado móbile com mais seriedade.
Parabéns Tales por esse excelente vídeo analisando o setor de esportes. Minha opinião vejo que é um mercado que tende a crescer bastante e com o surgimento de mais equipes e gente disposta a se profissionalizar, fora que com as tecnologias de metaverso e realidade virtual vamos ver jogos bem realista e empolgante tanto de assistir como de jogar. E pelo fato de poderem ter jogos mais realistas devido o metaverso podem atrair um público maior, pois mesmo assim ainda não é muita gente que acompanha fervorosamente o e-sports, está entre os mais jovens, porém a medida que ele cresce e ganha mais responsabilidade, vai deixando de lado os games. Porém ao mesmo tempo o futebol ele é incentivado por nossos pais e avos e passando de geração em geração o fato de torcer para um time, coisa que não vemos no e sports e o pessoal assiste mais pelo entretenimento, porém o Super Bowl por exemplo, muitas pessoas só assistem pelo entretenimento tbm. Acredito num geral no futuro onde os dois esportes, tanto o tradicional como o eletrônico dividam o mercado e atenção.
Eu até acho que vai chegar um momento em que a sociedade no geral pode colapsar, hoje tem gente que faz stream em casa e ganha 5x mais que uma pessoa que estudou por anos! (claro que isso não é uma coisa do dia pra noite) tem gente que deixa de terminar um mestrado e etc pra fazer videos no youtube... mas a questão é que o jovem de hoje que vai ser o futuro daqui a 10, 15 anos... não tem interesse algum por coisas como ser PROFESSOR (uma coisa essencial) por exemplo. Isso sem contar coisas como tiktok e etc que cada vez mais cresce e cresce. Vai la saber como vai ser o futuro viu...
Quando criança conheciam dezenas de colegas que sonhavam em ser jogador de futebol, hoje as crianças sonhando em serem UA-camr gamer, ou jogador profissional, crianças de 7, 10 anos.
O bacana é que o seguimento que outrora era considerado nicho, hoje já é o maior em receita no mundo do entretenimento. Desta maneira, eu, através do meu pequeno negócio que envolvem vendas de computadores gamers e acessórios, noto o aumento da demanda dia após dia (mesmo durante a pandemia). Resumindo, amigos, pra você que está cogitando investir (tempo/formação/dinheiro) sugiro pensar com muito carinho no mundo dos games :)
Outro ponto importante é que a qualidade dos e-sports só aumenta (jogabilidade, velocidade, gráficos), enquanto o futebol só vem piorando nos últimos anos. Prefiro esportes reais, mas o futebol ocupa cada vez menos espaço na minha vida.
Conheço alguns pais que gastam verdadeiras fortunas para tirar o vício de videogames de seus filhos. Jovens sendo tratados em clínicas como viciados. É muito dinheiro que se pode ganhar como jogador ou perder como simples viciado.
Na minha opinião esse E sport evoluiu com ajuda dos doramas onde mostra muito empresa patrocinando esse tipo de jogos. O que mais vemos sul coreano jogado.
Quando vc fala que não é justo comparar o futebol com uma indústria nova q não só engloba um único jogo. Querendo dizer q só há um esporte, o futebol. E só ganha dinheiro com futebol? NÃO! Há o basquete, futebol americano, golf, beisebol, boxe, MMA e tantos outros. O futebol é um dos esportes q pagam super bem, mas temos muitos outros.
Exato, não dá pra comparar o futebol sozinho com toda a indústria dos games, teria que comparar com apenas um jogo, ou toda a indústria dos esportes, pra ficar uma comparação de igual pra igual. Achei que tava bem destaco isso 🤔
Ser jogador profissional de video game é uma opção a mais para os Jovens,até pq para jogar futebol é preciso ter talento de fato,e isso não é algo que é possível a todos! Já jogar video game basta se dedicar ao máximo e ser organizado que da sim para se tornar profissional! Enfim não cabe comparação na minha humilde opinião! Cada jovem cresce e tem uma opção a mais de ascender na vida com um entretenimento que não seja apenas o esporte físico.
Cara sei lá, tem gente com 5, 10 mil horas de jogo em um counter strike ou lol por exemplo, e não estão nem perto de jogar igual a alguns profissionais. Eu tbm pensava igual vc, mas acredito que a pessoa tem q ter algum talento mesmo, enxergar o jogo de outra forma…
Eu mesmo cresci levando porrada por vício em vídeo game, ouvia cada bobagens tipo vai estragar a tv, vai ficar burro, acho o contrário vídeo game estimula a mente, porém tudo tem de ser em equilíbrio, esporte também é muito bom
Só te deixa sedentário, fora isso é bom! E isso esporte convencional ganha e muito, tu faz o seu bem pra sua saúde fazendo o que você mais gosta! Pelo menos pra mim...
Imagine a chatice que é conversar com uma pessoa que passa horas e horas por semana só jogando games ,sem ver a luz do sol , sem falar com ninguém e sem exercitar o corpo . ACHO ISSO TUDO ESQUISITO e só é patrocinado pq é caro .Olhem o preço de um PS5 .
Estamos na verdade piorando como ser humano, todo esse autoflagelo social e esse egocentrismo nos faz implicar em divisão. Não temos mais o conhecimento que temos uma ferramenta poderosa e aliada como apps, gadgets e aparelhos, fora a internet. Mas a questão é sabemos usar ou somos usados?
E uma questão a ser respondida é uma: Você já pensou que a tal decadência do mundo seria originada antigamente, aonde não tinha mimimi, era só homem, época boa?
@@pedrolima1319 machismo aonde? Nem xinguei mulher e nem mencionei mulher no comentário, acho que é melhor você rever seu comentário. Mas né, cada louco com sua mania.
É melhor pra saúde as pessoas se inspirarem em esportes físicos do que joguinhos idiotas que ajudam a criar geração de jovens com ossos e músculos fracos.
Acredito que o Esporte tradicional não vai morrer em pouco tempo, porém terá que se mexer o quanto antes, Apesar de eu preferir ver um jogo de futebol ou jogar futebol,ver uma prova de ciclismo e pedalar por estradas e trilhas ,do que jogar um jogo no Pc, é preocupante ver uma geração não se interessar pela prática esportiva nem que fosse uma gincana por exemplo. Na minha época nem pensávamos nessa ideia de profissionalismo eletrônico, era pura diversão, fazíamos torneios internos de FIFA ou no WE/PES em casa e reunia a galera em dias que tinha churrasco. Hoje em dia tudo é profissionalismo. Não que eu seja contra , até mesmo o esporte tradicional já teve essa fase amadora para o profissional no passado. O que vai acontecer é as entidades esportivas como o COI e a FIFA por exemplo usarem os E sports a seu favor e não contra . Tempos atrás já se cogitava dos E Sports serem um esporte olímpico , mas aí entraria numa resistência grande . De certa forma ou outra os esportes tradicionais não vão morrer da noite para o dia, mas terão que encontrar soluções se não querem perder essa parcela jovem da população. Ao meu ver é melhor ter como aliado do que o inimigo
Acho que com a popularização dos e-sports e do streaming como entretenimento mainstream; talvez os esportes voltem para o amadorismo, igual era antes dos anos 40; com mais foco em praticar o esporte ou acompanhar de perto um time do que em assistir como um mero entretenimento (as pessoas que assistem futebol na tv vão aos poucos morrendo ou envelhecendo, os jogadores celebridade vão se aposentando e sobra quem pratica por prazer e quem realmente gosta de acompanhar). Talvez os esportes voltem a ser algo mais elitista e nichado.
O futebol está se tornando o que ele sempre foi: Apenas um jogo que hoje precisa de polêmica para chamar a atenção... pois qual8dade em campo está em baixa...
Esse negocio de mulheres serem mais da metade que jogam é pq são contabilizados todos jogos inclusive os Mobiles, mas em jogos competitivos homens continuam sendo a maioria, então mesmo que as mulheres deixassem de usar nomes masculinos, pra evitar assédio e hate, não veriamos essa igualdade no numero, talvez em alguns jogos tipo Lol, conheço muita garota q joga Lol, nenhuma que use nick masculino.
geração sem muita necessidade de se ocupar ganhando dinheiro pra sobreviver e com tanta diversão pra escolher e ainda poder ganhar dinheiro com isso vai criar muitos riquinhos e muitos sonhadores que perderão seu tempo mexendo só os braços e olhos e quando se derem conta que não passou de ilusão, anos depois não vai te forças nem pra andar alguns quarteirões e que emprego vão ter? home office e corpos extremamente fracos, imagina a genética das próximas gerações, quando fizerem com que possa se colocar basicamente dentro dos jogos, virtualmente controlando tudo da sua mente? nem vão querer sair da cama e ai, já viu né.
O bom era trabalhar pesado que nem um condenado para ganhar só o suficiente para se manter vivo e morrer com 40 anos. Se bem que isso n mudou muito, só vivemos mais tempo para trabalhar mais. Ngm vai ficar fraco por isso kkkk mds, vc está generalizando um extremismo, que a única coisa que as pessoas vão fazer é ficar sentadas jogando, isso pode acontecer com alguns, mas dificilmente vai ser a conduta da maioria. E lembrando que isso só seria pra uma parcela dos JOGADORES, as pessoas que n gostam de jogos n seriam afetadas com esse seu devaneio.
@@X3M_00 quem morre com 40 anos? de trabalhar, fala sério né, trabalhar pesado é por sua conta, existe milhares de opções, se ler direito vai ver que não disse que seria para a maioria e pra quem quiser algo tem que se dedicar muito e não vai ser em pé ou poucos minutos por dia.
Futebol vai morrer, mas não por causa do esports, mas por causa dos dinossauros que insistem nesse formato de torneios sem emoção que o povo já tá cansado. Maioria das pessoas, mesmo quem gosta de futebol, não acompanha mais o próprio clube, a não ser quando ele tá num jogo decisivo, uma final de campeonato, ou um clássico
Cara, seus vídeos são muito bons, inclusive preciso vencer a preguiça e assistir a aula do seu curso pra ver se melhor o conteúdo do meu canal. Mas esse vídeo ou o título dele deveria ser diferente. Você acabou focando apenas no crescimento nos dos eSports, o que é bacana. Seria interessante então você fazer um outro focando apenas no desinteresse pelo futebol dos mais jovens. A FIFA sabe disso e já discute mudanças para deixar o jogo mais atrativo, como por exemplo: Cobrar lateral com os pés, tempos menores, cartão que deixa o jogador fora apenas por um determinado tempo, dentre outras coisas. Fica aí a minha sugestão, abs!
Olha nenhum esporte vai morrer, mas essas ascenção dos "E esportes" bate numa tecla importante custo. Não é todo mundo que sequer tem um computador em casa quanto mais um computador bom. Uma bola ainda é mais barata que um PC, consoles então....
Mas no começo de 2000 era muito caro e hj já é acessivel pra muita gente ter, daqui pra frente vai ficar mais barato, e existem os jogos de celular tipo Freefire que n precisam de maquinas potentes. Uma bola pode ser mais barata mas dificílmente ela vai lhe dar chances de ser profissional sem empresários ou pagando escolinhas para arrumar testes em clubes maiores. Nos esportes vc n depende só de vc e sim de quem está com vc ou se vc tem condições de se colocar lá pagando. No eSports é mais facíl se destacar.
Os problemas de saúde que a vida virtual causa, também tem que ser colocada. Não adianta mostrar só os pontos positivos. O descolamento de retina já é algo comum em crianças, a ansiedade também aumentou e dentre outros problemas.
Olá tudo bem, teu canal é simples e muito importante para as pessoas não domina o assunto, você podia falar no teu canal dessas pessoas que sonegam imposto da população brasileira, como empresas, políticos, artistas, jogadores de futebol e o crime organizado usa as pessoas para lavar dinheiro, eu não consigo acreditar que um show ou uma palestra custa 600 milhões, eu queria fazer uma para onde vai esse dinheiro sonegado dos impostos do povo brasileiros, você que expert no assunto.
Eu acho que dessa vez você romantizou um pouco demais essa "paixao" em relação a times de e-sports , porque eu nunca vi até hoje essa paixão toda por um time de lol (jogo mais jogado do mundo) como eu vejo num time de futebol.... chega ser bizarro o quão distante é o amor no futebol com algum time , de lol etc. E outra, por mais que pareça bem mais fácil ser profissional de e-sports e ganhar muito dinheiro no profissional, eu confesso que a comunidade TÓXICA que se encontra num jogo competitivo tipo lol, é tão escroto que faz você parar de jogar facilmente e só se tornar um mero jogador casual que obviamente não vai ganhar dinheiro algum no cenário de e-sports! Eu ainda acho que o futebol se encontra em outro nivel.
Nos temos uma visao errada de um jogador profissional, quase nunca ele se preocupa com oque e dito ou feito na comunidade e so escuta aos que falam bem num todo. No Brasil a comunidade gamer ta longe de ser uma comunidade apaixonada ate mesmo porque quem produz eventos no Brasil procura aproximar os eSports ao esporte tradicional, com torçida, equipes, cenario, muita muitaaaaa publicidade, chega a ser escroto o tanto de " AD " que voce leva assistindo um jogo eletronico, e pior do que assistir televisao. Jogadores recebendo " quits " de presente.... o merchan no Brasil e fora do comum e por isso e dificil a comunidade amar o eSport como ama o futebol, volei, ufc pela falta de atençao que os patrocinadores dao aos jogadores e comunidade, nao como patrocinio em si, mas na pratica, SALARIO principalmente. Comparar o Brasil com o exterior e como colocar a Sadia como patrocinadora da Formula1 aqui na Italia, e bizarro pensar na tamanha diferença de importancia dada a cada um.
Existem poucos times tradicionais no eSports ainda, muitos são criados e logo somem do cenário, mas acho que isso vai ser passageiro. Hoje já temos alguns times como a Liquid, NAV, Fanatic e etc que estão se tornando tradicionais. Agora sobre a toxidade ela também está presente no futebol e ainda mais forte. Direto tem briga dos próprios jogadores e até dos torcedores. Algo bem raro de se ver no eSports. E briga que eu falo é com contato físico e não apenas discussões. Até em escolinhas de futebol tem isso, eu perdi a conta de quantas brigas eu presenciei em peladas.
Eu so do tempo que cheguei ter locadora de game com um dos meus tio, e hoje desenvolvendo game usando unreal engine 5, jogava muito super nintendo ate vir as midia digital discos etc, hoje e outra era que a gente aquece o mercado tanto desenvolvendo como jogando...
Todo esse repúdio dos pais outrora crianças e jovens também sofreram com a ignorância dos pais e adultos que os criaram frente ao sonho de todo menino Brasileiro no meio fo futebol.
Eu já não perco meu tempo com futebol a muitos anos,principalmente futebol brasileiro, uma maracutaia sem fim!não vale 1 minuto do meu valioso tempo de lazer...
Uma correção: Pesquisas que indicam que mulheres são maioria dos jogadores são falsas, pois consideram mulheres que jogam games de celulares como "gamers". E não me importaria se fosse verdade, mas qualquer um com cérebro percebe que essa informação não procede. Mas o documentário é bom, um dos melhores canais do UA-cam na minha opinião.
3:19 Pesquisa fajuta. Eles querem considerar "gamer" qualquer um que jogue qualquer tipo de jogo e isso inclui joguinhos bobos de celular, incluindo pessoas que jogam apenas para passar tempo na fila do mercado ou algo assim. Essas pessoas NÃO são gamers. Se comparar pessoas que jogam em PCs, consoles e que realmente acompanham o imenso mundo gamer, notícias, lançamentos e gastam dinheiro com jogos, as mulheres são imensamente minoria. Mesmo homens que não são gamers, possuem mais afinidade com games que mulheres. A maioria se você for conversar sobre o assunto fica boiando. Nem sabem do que se trata.
@Luiz Gomes é jogo, mas não em nível profissional como requer a categoria de gamer. Quem bate uma pelada no fim de semana é também jogador de futebol em nível profissional?
@@assistidor2023 Nenhuma desenvolvedora cria um jogo focando em gente que joga ocasionalmente. Eles criam jogos baseando em um público alvo que consome aquele produto. A pessoa que compra o produto, que gasta seu dinheiro em pacotes de skins e lootboxes. Pessoas que aguardam ansiosamente por lançamentos. A dona Maria que joga tetris na fila da lotérica não é gamer e esse "estudo" inclui essas pessoas.
@@PauloDarkForce a quantidade de donas marias q eu vejo todo santo dia no ônibus jogando religiosamente algum joguinho de celular não tá no gibi, pokemon go então nem se fala. Por mais q o jogo q a pessoa esteja jogando seja bem casual na sua visão, a pessoa tá todo dia ali engajada com aquilo passando as fases, melhorando… Não é muito diferente de quem só joga lol no pc (e mais nenhum outro jogo) todo dia e tenta subir nos rankings.
@@rodrigotorquat Tanto faz, essa gente não é gamer. Essa gente não acompanha o mundo gamer, não ficam aguardando lançamentos, não lêem notícias, e não compram jogos. Se você perguntar sobre jogos e video games não sabem de nada. Elas apenas jogam joguinhos gratuitos e só fazem isso para passar a hora. As empresas produtoras focam nas pessoas que gastam seu dinheiro com aquilo e as donas Marias não são esse público.
Os E-sports vão dominar o mundo! Já o futebol vemos que o poder de habilidade se concentra nos grandes poderes de clubes e também esses mesmos estão perdendo sua hegemonia....
"Video game estraga a TV", essa era clássica 😂😂😂
Só estraga se você socar a TV depois de uma crise de raiva kkkkkkk.
Lembrei da minha infância 😅😅😅 ouvi muito isso
Ouvi demais essa!!! Kkkkkk
Só jogava sem os pais em casa 😂😂
Lembrei da minha mãe kkkk
Enquanto o mundo esta de olho na indústria crescente de jogos eletrônicos, alguns no Brasil atrasados como sempre, tentam demonizar os games e associa-los a fatos violentos isolados, é o caso de algumas mídias
Concordo plenamente
E não é coisa só do Brasil. Nos EUA sempre que tem um massacre em escola as pessoas começam a acusar os games
Não é só no Brasil, isso também acontece nos EUA, como já disseram. É culpa da potencialização dada à voz de uma parcela de pessoas religiosas com mais de 40 anos, geralmente, que são ignorantes e fazem associações erradas. O problema maior quase sempre está no jogador, não no jogo. A voz dessa parcela é aumentada e ecoada pela mídia tradicional ou mainstream, principalmente lixos como a Record.
Vide "It's the Video Game's Fault, Not My Bad Parenting!" do canal Optimus, para uma demonstração do nível em que algumas pessoas chegam com essas crenças.
@@caiosouza4288 quando na verdade a culpa é da lei de armas permissiva e quase tricentenária. Se fosse mais rigorosa, como é em certos países da Europa, proibindo doentes mentais e pais de doentes mentais de comprarem armas, essas ocorrências de tiroteio seriam reduzidas grandemente.
Mas o fanatismo cultural deles pela liberdade extrema e imprudente fala mais alto. Por isso nunca mudaram isso e dificilmente mudarão.
Pse, mas é esperado tendo em vista que essas gerações não só se distanciam dos esportes tradicionais, mas também se distanciam das próprias mídias, um ótimo exemplo é a televisão que já vem perdendo muita força. Ou seja se torna mais como uma forma de atacar concorrência do que uma real crítica justa ao mundo dos jogos
Documentário tão caprichado q dá vontade de ir à uma padaria pra tomar café da tarde lá e assistindo me sentindo na Europa!
Finissimo !!!!
Já virou um dos meus canais preferidos do UA-cam
Rapaz, este canal é muito bom mesmo. Digo isto como um véio paia, que detesta quase todos os canais populares no Brasil hoje em dia, e também como alguém que estudou comunicação social e rádio e televisão. Mas, o mais importante, como alguém que ama documentários.
O trabalho de pesquisa é muito bom, bastante sólido. O roteiro é bem escrito e articulado. A linguagem é clara e cadenciada. E a parte técnica, acervo e edição de imagens, captação e edição de áudio, é nível profissional.
Rindo muito desse comentário muito adorei 🤣🤣🤣🤣
As empresas de games já tem uma parte dos seus ganhos destinados a "criar" esses "craques" dos games, para alimentar o sonhos dos consumidores de games
Não vi isso no lol
Exato
É exatamente isso. Isso aconteceu no futebol também com as "plantas da indústria" no esporte justamente para vender produtos...
Eu trabalhei por 8 anos em uma loja de game em Araraquara-SP e acompanhei de perto uma parte da evolução dos games e o início dos canais no UA-cam sobre game.... legal o vídeo
Parabens ao canal Elementar.
Conteúdo de muito bom gosto e acabamento.
Texto e narração impecáveis.
Realmente impressionante o nível técnico deste canal.
Super recomendo !
parabéns, Tales! Seu canal é muito informativo, de certa forma imparcial e com videos de alta qualidade. Continue assim!
Ei Tales, se possível faz um web documentário sobre uma tv que fazia transmissão de e-sports que chamava Loading e terminou de forma repentina. Eu adoro o seu canal e em breve espero comprar o seu curso. Ate em breve.
Eu assistia 🤧
esse documentario é tão bom quanto sentar em taxinha
Tem que estudar galera como todo setor as vagas são limitadas, estudem e corram atrás do seus sonhos, tendo uma segunda opção.
Exatamente,vejo muito jovem largando tudo pra ficar jogando no celular/PC,esse meio é igual ser jogador de futebol,tem milhares mas oque ganham muito dinheiro são poucos
@@Lucasdaniel-mq7jl exatamente!
@@claumacena6149 A diabetes tipo 2 será a doença que mais vai matar num futuro próximo!
O segredo é estudar e arranjar um tempo pra se exercitar independentemente do que vc quer fazer na vida. Fazendo isso você pouco a pouco chega lá. Mas tem q ter disciplina, seja em games, seja em fut, seja em empreendedorismo.
exatamente, é sempre bom andar com um plano B e mesmo se der certo pegar o dinheiro disso e investir
Eu amo os jogos desde criança, nunca fui viciado, sempre foi meu hobby mas infelizmente tenho perdido a vontade de jogar, e tenho tido mais vontade de estudar e praticar esportes como ir a academia
Ou seja, tais querendo comer alguém !
@@texugo_doidao e se cuidar pois mesmo que video games sejam uma coisa muito revolucionária e dahora, você basicamente só fica focado em uma tela.
@@texugo_doidao kkkkkkk
Isso mesmo!!! Praticar esportes de verdade e estudar, trabalha mente e corpo e isso é muito mais saudável. A vida é muito curta para passar o dia todo na frente de uma tela, ficando obeso e diabético.
vc é a universal amigo 🙏
Esse documentário é uma obra de arte!
Eu nunca havia entrado no site da Twitch TV, já tô é criando minha conta.
Forte abraço!
Sinceramente não curto E-sports gosto mesmo e de jogar e me divertir e não fica olhando os outros se divertirem.
*puta coisa chata ver uma pessoa jogando sendo que tu msm pode jogar*
Bom, você então gosta de ver um jogador de futebol/Piloto de Fórmula 1 se entristecerem quando perdem uma partida real? rs
@@AphantasiaNya não porque não vejo pra mim não faz diferença
Não vejo sentido tmb
13:43 Não só isso, mas agora voce nem precisa de um computador incrivel, com XCloud pra jogar jogos por streaming
Só precisa pagar assinatura e ter dados móveis
Parabéns pelo trabalho, ótimo documentário literalmente
Tercerizei serviços de programação por um tempo. E a baixa qualificação dos profissionais no mundo inteiro é impressionante. Para conseguir atender as demandas atuais. VArios pedidos de desenvolvimento de jogos forma tipo complexibilidades que só as grandes industrias conseguem atender por causa da questão do tempo e suporte tambmem.
Boa tarde desejamos um ótimo final de semana! Seus vídeos são sensacionais! Não medimos esforços para te assistir mesmo vivendo em um dos lugares mais isolados do mundo. Nosso único contato com o mundo exterior é a antena de internet por satélite. Moramos em um vale selvagem nas montanhas andinas, aqui tem ursos e onças e para chegar são horas sob montanhas com até 4.300m de altitude em Jipes 4X4, motos, cavalos e caminhando; Neste vale estamos tão longe de tudo que a base da sobrevivência é a troca ( o escambo) e mesmo assim tiramos tempo para ver todos os seus vídeos - muito obrigado 👏🤝
Nenhum jogador de E-Sports ganha próximo ao que ganha um jogador de Futebol de elite! Faz a comparação do melhor jogador de Lol o quanto ele ganha para o que Ganha em média um craque da Premier League inglesa ou jogadores tops dos clubes mais importantes da Europa! Fora o que ganham as principais estrelas da NBA e levando em conta não apenas seus salários,mas os diversos mimos e premiações extras de que os jogadores de futebol e da liga de basquete ganham.
Seus vídeos são muito bem editados,bem narrado e uma ótimo roteiro. Continue assim que cada vez mais seu canal vai crescer. Deus te abençoe 🙏🏻
Tales citando o game "Quake" no vídeo e os jogadores que ganharam os campeonatos, mencionando o "Fallen" também, que relíquia! Eu tenho 30 anos, e jogo Quake até hoje! Foda demais tu ter citado esses games, o game antecessor do grandioso CS, o qual eu jogo até hoje também ❤
Durante a pandemia começei a acompanhar os campeonatos de Counter-Strike, e virou um vício, sigo até hoje, e o Brasil têm crescido em importancia no cenário mundial de CS, acho bacana!
Brasil sempre foi um dos maiores países no CS amigo desde o começo dos anos 2000, várias equipes já foram campeões mundias
PARABÉNS pela narração! Valeu! Campo Belo MG BRASIL 28 02 2022 Segunda-feira !
As próx gerações serão adicionadas em e sports pq os pais de hj em dia preferem seus filhos dentro de casa, dão computador e videogame pra ficarem em casa, naturalmente serão engajados nesses novo tipo de entretenimento.
é mais seguro hj em dia, n importa o país, hj em dia é mt menos seguro deixar crianças na rua.
Maluco o seu canal é sensacional!
A um bom tempo eu tenho acompanhado apenas os eSports e F1. E tenho preferido muito o eSports pela facilidade de "tentar" fazer o mesmo que os pro players kkk Basta abrir o jogo e pronto. Tem 10 pessoas em um servidor e você pode testar suas habilidades.
Muito do engajamento do futebol está pelo time, enquanto no e-sports as equipes sempre estão mudando e o publico assiste mais pelo espetáculo
Ou pelos jogadores,como fallen, onde ele ta jogando o pessoal sempre ta lá pra assistir
Certamente o público acompanha muito por causa dos seus ídolos.
nos times de futebol os jogadores estão sempre mudando, então é uma ilusão achar que o time é o mesmo
@@andyisdead time≠equipe
@@andyisdead sim, só pegar a lista de jogadores de qualquer clube , só comparar os últimos 3 anos e ver o quanto que mudou. Todo ano entrega gente sai gente.
Parabéns pelo vídeo! Qualidade excelente!
Concordo, me dediquei muito para ser um bom jogador de axie infinity e com a ajuda da minha namorada tive um dos melhores times, mas fui boicotado pelo sistema, hoje tenho que trabalhar das 5 da manhã as 10 da noite ou até das 4 as 00 como foi ontem para conseguir ganhar o mínimo afim de pagar minhas contas e nem tenho tempo mais de desfrutar momentos de descanso com ela que tanto me ajudou, mas continuo lutando afim de contribuir para a melhora das condições da minha família e dos que estão contribuindo conosco pois tenho certeza que vai melhorar.
Quem te boicotou?
Como assim foi boicotado pelo sistema?
@@rodrigotorquat Certamente ele se referiu a desvalorização do token. Não foi boicote, é pq ele deve ter entrado como um afobado no mercado achando que os retornos seriam garantidos e não fazendo a mínima ideia de que o token do axie infinity era um ativo de renda variável, um ativo muito volátil.
Isso seria inevitável o axie infinity não tem demanda alguma como um bom jogo as pessoas só jogam pelo dinheiro.
@@Rodrigo.501 ele deve ter entrado no boom de 2021 com toda a grana da vida dele, certeza!!
É aquela velha história: quando até o taxista e o engraxate estiverem falando do mercado (critpo ou de ações) apenas VENDA tudo que tiver e espere o morro desabar pra comprar laaa no fundo.
Para o mundo é mais um esporte, no Brasil o impacto é gigantesco. A quantos anos o brasileiro vê apenas o futebol como real esporte? Toda cultura gerada em volta desse esporte (que em em minha opinião era um mal para esse país). Faço parte dessa geração, e pelo que vejo a minha volta, poucas pessoas da minha idade se importa. A mudança na sociedade brasileira, com a queda do futebol como entretenimento, vai ser um bem gigantesco.
Concordo plenamente
Concordo plenamente
E pq seria ruim ?
Quais danos o futebol causa em nossa sociedade?
@@Joao01T10 não danos mas mudar um pouco a cultura e o entretenimento nunca é demais... sério mesmo o Brasil precisa sair um pouco do passado pensado só em futebol e trocar um pouco essa cultura
Rapaz a Materia ticou top bem ampla, diversificada, dando um panorama de toda o mundo E Sport, e belo e coeso comparativo Parabens a toda Equipe envolvida
7:56; 11:08 - O que não é difícil... qualquer liga de futebol maior que o BR tem prêmio melhor. Capaz de até a liga americana... rs
Conheci seu canal através do meu pai que é gamer e eu tbm. Ótimo vídeo caprichado demais parabéns.
Pra mim, não tem diferença entre ficar sentado vendo futebol e ficar sentado vendo CS, o sedentarismo é o mesmo. No final das contas é só entretenimento e publicidade. Alias, me parece q as vidas dos jovens serão regidas pela publicidade. Boa sorte pra eles, sou um velho com menos de 40 e estou de boas com isso.
O problema que quem assiste prática, quem fica sentado assistindo esportes tradicionais uma hora sai pra praticar jogar bola mesmo que poucas veses por diversão, o cara que assiste games fica o tempo todo sentado até na hora de se divertir praticando.
@@brunoramalho2963 sem dúvidas que o esporte de verdade é mais saudável, pois implicitamente estímula hábitos saudáveis, embora eu ache que, a cada dia, os jovens que acompanham futebol estão mais preocupados em apostar, beber cerveja, comer churrasco e brigar no twitter do q em bater um racha.
@@matheusdnovais amigo o problema não é só engordar não, conheço muito gamer magro e sedentário extremamente fraco, sem falar nos problemas de visão e coluna por ficar várias horas por dia no PC, celular, TV, realmente a pessoa pode jogar vídeo game e praticar esportes eu mesmo faço isso treino jiu Jitsu e adoro jogos de luta principalmente SF e MK, mas nem todo mundo tem esse equilíbrio a realidade é que quem joga muito vídeo game difícilmente faz atividade física, eu sou nerd tenho muitos amigos nerd se tiver dois que prática atividade física e MUITO. Eu concordo que os eSportes tem que creser mais tem que tomar cuidado pra não glamorisar um estilo de vida sedentário.
@@brunoramalho2963 Não da pra generalizar, o que o Albert falou é verdade, do mesmo modo tem que tem gamer que é magro e sedentário, tbm tem os caras que veem futebol que são todos gordos que vive de churrasco e cerveja (a maior causa de mortes no Brasil é parada cardiaca provocada pela obstrusão de artéria), é o tipo que mais tem vendo futebol, só olhar um estádio de futebol nas transmissões.
No fim a questão do o cara vê não é o que define a sua saúde, pq o equilibrio que vc falou não existirá só pq tá assistindo uma coisa ou outra, em todos os ambientes existe muita gente com desequilibrio
Quem gosta de assistir videogames também costuma jogar videogames, já quem gosta de assistir futebol não costuma jogar futebol.
Nada impede a pessoa de ser gamer casual e praticar algum esporte tradicional também; e para quem joga profissionalmente (seja competindo ou fazendo live) precisa fazer preparação física.
e-Sports é o futuro! Sempre acreditei nos games desde meu primeiro contato com o computador.
Sou de 1994 mas tive meu primeiro contato em 2004 e desde então, sou apaixonado por tecnologia e games.
É muito dificil qualquer area acompanhar o mercado atualmente. E muita gente fica '' doida'' com isso.
Já vi o futebol ser comparado ao faturamento do boxe nos anos 80, da F1 nos 90, do cinema nos 2000, do MMA nos 2010. Meu pai quase se profissionalizou no futebol nos anos 60 e ouvia do meu avô o mesmo que os gamers dizem que ouviam nos anos 80. Toda indústria que gera muito lucro em pouco tempo quer passar a ideia de que é muito fácil e legal, e que as vozes contrárias estão sempre erradas. Não estão. Só que o futebol tem raízes milenares, e demorou a gerar lucro. Por isso é diferente.
É mais fácil os games como conhecemos hoje acabarem e se transformares em algo mais físico como futebol do que os nomes de campeões dos duendezinhos e das telas hipercoloridas atravessarem as décadas como um Pelé, Maradona, Romário, Zidane, Messi, Cristiano. Se alguma coisa vai matar o futebol não são os games. O que acredito que vá acontecer é que o futebol vai ficar progressivamente muito ruim com um número cada vez maior de jovens sedentários. Aliás, já ficou ruim, não existem mais jogadores que podem ganhar um campeonato "sozinho", ou vários campeonatos como existia até pouco tempo atrás. Mas certamente, em algum momento, a evolução dos games vai chegar na saturação do futebol e renová-lo, e então terá que ser feito outro vídeo perguntando qual invenção da hora poderá matar o futebol...
Sempre gostei de videogames e vejo como muito mais acessível a todos da que o futebol, espero que no futuro as empresas enxerguem o mercado móbile com mais seriedade.
👏👏👏 Excelente para fins de informação e conhecimento.👍👍👍
Parabéns Tales por esse excelente vídeo analisando o setor de esportes.
Minha opinião vejo que é um mercado que tende a crescer bastante e com o surgimento de mais equipes e gente disposta a se profissionalizar, fora que com as tecnologias de metaverso e realidade virtual vamos ver jogos bem realista e empolgante tanto de assistir como de jogar.
E pelo fato de poderem ter jogos mais realistas devido o metaverso podem atrair um público maior, pois mesmo assim ainda não é muita gente que acompanha fervorosamente o e-sports, está entre os mais jovens, porém a medida que ele cresce e ganha mais responsabilidade, vai deixando de lado os games.
Porém ao mesmo tempo o futebol ele é incentivado por nossos pais e avos e passando de geração em geração o fato de torcer para um time, coisa que não vemos no e sports e o pessoal assiste mais pelo entretenimento, porém o Super Bowl por exemplo, muitas pessoas só assistem pelo entretenimento tbm.
Acredito num geral no futuro onde os dois esportes, tanto o tradicional como o eletrônico dividam o mercado e atenção.
fallen fez o cs dar uma boa evoluída aqui no Brasil, principalmente no início.
Eu até acho que vai chegar um momento em que a sociedade no geral pode colapsar, hoje tem gente que faz stream em casa e ganha 5x mais que uma pessoa que estudou por anos! (claro que isso não é uma coisa do dia pra noite) tem gente que deixa de terminar um mestrado e etc pra fazer videos no youtube... mas a questão é que o jovem de hoje que vai ser o futuro daqui a 10, 15 anos... não tem interesse algum por coisas como ser PROFESSOR (uma coisa essencial) por exemplo. Isso sem contar coisas como tiktok e etc que cada vez mais cresce e cresce. Vai la saber como vai ser o futuro viu...
o emprego comum vai suprir menos da demanda em alguns anos, mais da metade do mundo desempregado, vao ter que criar formas de distribuir renda
Quando criança conheciam dezenas de colegas que sonhavam em ser jogador de futebol, hoje as crianças sonhando em serem UA-camr gamer, ou jogador profissional, crianças de 7, 10 anos.
O bacana é que o seguimento que outrora era considerado nicho, hoje já é o maior em receita no mundo do entretenimento. Desta maneira, eu, através do meu pequeno negócio que envolvem vendas de computadores gamers e acessórios, noto o aumento da demanda dia após dia (mesmo durante a pandemia). Resumindo, amigos, pra você que está cogitando investir (tempo/formação/dinheiro) sugiro pensar com muito carinho no mundo dos games :)
Outro ponto importante é que a qualidade dos e-sports só aumenta (jogabilidade, velocidade, gráficos), enquanto o futebol só vem piorando nos últimos anos.
Prefiro esportes reais, mas o futebol ocupa cada vez menos espaço na minha vida.
Conheço alguns pais que gastam verdadeiras fortunas para tirar o vício de videogames de seus filhos. Jovens sendo tratados em clínicas como viciados. É muito dinheiro que se pode ganhar como jogador ou perder como simples viciado.
3:20 Dúvido muito da veracidade dessa notícia.
Vc falou tudo,vdd👏🏽👏🏽👏🏽
A evolução é assim mesmo traz momentos bons e ruins imagine quando 5G chegar plenamente não dá para prever o futuro
Seu canal é perfeito irmão.
O vídeo me ganhou assim q começou a versão da música de Top Gear ao fundo! Q nostalgia!!!
Na minha opinião esse E sport evoluiu com ajuda dos doramas onde mostra muito empresa patrocinando esse tipo de jogos. O que mais vemos sul coreano jogado.
Quando vc fala que não é justo comparar o futebol com uma indústria nova q não só engloba um único jogo. Querendo dizer q só há um esporte, o futebol. E só ganha dinheiro com futebol? NÃO!
Há o basquete, futebol americano, golf, beisebol, boxe, MMA e tantos outros. O futebol é um dos esportes q pagam super bem, mas temos muitos outros.
Ele falou um exemplo
Exato, não dá pra comparar o futebol sozinho com toda a indústria dos games, teria que comparar com apenas um jogo, ou toda a indústria dos esportes, pra ficar uma comparação de igual pra igual.
Achei que tava bem destaco isso 🤔
Suas análises são sempre muito bem feitas. Parabéns, pelo conteúdo. 👊
Conteúdo TOP . Parabéns !
Você nunca foi para um estádio de futebol não tem comparação futebol e paixão
Ser jogador profissional de video game é uma opção a mais para os Jovens,até pq para jogar futebol é preciso ter talento de fato,e isso não é algo que é possível a todos! Já jogar video game basta se dedicar ao máximo e ser organizado que da sim para se tornar profissional! Enfim não cabe comparação na minha humilde opinião! Cada jovem cresce e tem uma opção a mais de ascender na vida com um entretenimento que não seja apenas o esporte físico.
Cara sei lá, tem gente com 5, 10 mil horas de jogo em um counter strike ou lol por exemplo, e não estão nem perto de jogar igual a alguns profissionais. Eu tbm pensava igual vc, mas acredito que a pessoa tem q ter algum talento mesmo, enxergar o jogo de outra forma…
Eu mesmo cresci levando porrada por vício em vídeo game, ouvia cada bobagens tipo vai estragar a tv, vai ficar burro, acho o contrário vídeo game estimula a mente, porém tudo tem de ser em equilíbrio, esporte também é muito bom
Só te deixa sedentário, fora isso é bom! E isso esporte convencional ganha e muito, tu faz o seu bem pra sua saúde fazendo o que você mais gosta! Pelo menos pra mim...
sim tbm acho
Excelente pesquisa, tudo de acordo!
Imagine a chatice que é conversar com uma pessoa que passa horas e horas por semana só jogando games ,sem ver a luz do sol , sem falar com ninguém e sem exercitar o corpo . ACHO ISSO TUDO ESQUISITO e só é patrocinado pq é caro .Olhem o preço de um PS5 .
Estamos na verdade piorando como ser humano, todo esse autoflagelo social e esse egocentrismo nos faz implicar em divisão. Não temos mais o conhecimento que temos uma ferramenta poderosa e aliada como apps, gadgets e aparelhos, fora a internet. Mas a questão é sabemos usar ou somos usados?
E uma questão a ser respondida é uma: Você já pensou que a tal decadência do mundo seria originada antigamente, aonde não tinha mimimi, era só homem, época boa?
@@MatheusStar78 que comentário machista e misógino jovem, reveja o que escreveu.
@@pedrolima1319 machismo aonde? Nem xinguei mulher e nem mencionei mulher no comentário, acho que é melhor você rever seu comentário. Mas né, cada louco com sua mania.
Concordo, porém o esporte convencional proporciona coisas que jamais os e sports proporcionarão
Concordo
Tbm acho
Prefiro artes marciais, odeio futebol.
É melhor pra saúde as pessoas se inspirarem em esportes físicos do que joguinhos idiotas que ajudam a criar geração de jovens com ossos e músculos fracos.
@@dsb007 Esses jogos virtuais irão transformar toda uma geração de obesos e diabéticos.
Eu queria ter uma banda como NIRVANA ! Esse sempre foi meu sonho ! E olha que nasci em 1982 ! 🙃🙃🙃
Caralho Tales, você acionou 5 vezes meu google assistente e 1 vez a bibx em 10 minutos de video pqp
Essa música do top gear nos 3min tocou no coração
gabriel toledo tem muita história a respeito da visibilidade do brasil no eSports
Acredito que o Esporte tradicional não vai morrer em pouco tempo, porém terá que se mexer o quanto antes, Apesar de eu preferir ver um jogo de futebol ou jogar futebol,ver uma prova de ciclismo e pedalar por estradas e trilhas ,do que jogar um jogo no Pc, é preocupante ver uma geração não se interessar pela prática esportiva nem que fosse uma gincana por exemplo. Na minha época nem pensávamos nessa ideia de profissionalismo eletrônico, era pura diversão, fazíamos torneios internos de FIFA ou no WE/PES em casa e reunia a galera em dias que tinha churrasco. Hoje em dia tudo é profissionalismo. Não que eu seja contra , até mesmo o esporte tradicional já teve essa fase amadora para o profissional no passado. O que vai acontecer é as entidades esportivas como o COI e a FIFA por exemplo usarem os E sports a seu favor e não contra . Tempos atrás já se cogitava dos E Sports serem um esporte olímpico , mas aí entraria numa resistência grande . De certa forma ou outra os esportes tradicionais não vão morrer da noite para o dia, mas terão que encontrar soluções se não querem perder essa parcela jovem da população. Ao meu ver é melhor ter como aliado do que o inimigo
Acho que com a popularização dos e-sports e do streaming como entretenimento mainstream; talvez os esportes voltem para o amadorismo, igual era antes dos anos 40; com mais foco em praticar o esporte ou acompanhar de perto um time do que em assistir como um mero entretenimento (as pessoas que assistem futebol na tv vão aos poucos morrendo ou envelhecendo, os jogadores celebridade vão se aposentando e sobra quem pratica por prazer e quem realmente gosta de acompanhar). Talvez os esportes voltem a ser algo mais elitista e nichado.
futebol sempre vai ser maior q o esporte eletronico
O futebol está se tornando o que ele sempre foi: Apenas um jogo que hoje precisa de polêmica para chamar a atenção... pois qual8dade em campo está em baixa...
Esse negocio de mulheres serem mais da metade que jogam é pq são contabilizados todos jogos inclusive os Mobiles, mas em jogos competitivos homens continuam sendo a maioria, então mesmo que as mulheres deixassem de usar nomes masculinos, pra evitar assédio e hate, não veriamos essa igualdade no numero, talvez em alguns jogos tipo Lol, conheço muita garota q joga Lol, nenhuma que use nick masculino.
Arrepiei com a música do top gear! Nostalgia pura!
Que vídeo. Belíssimo!
Nossa agora é viciante gameplay
Filme criado do jogos.
geração sem muita necessidade de se ocupar ganhando dinheiro pra sobreviver e com tanta diversão pra escolher e ainda poder ganhar dinheiro com isso vai criar muitos riquinhos e muitos sonhadores que perderão seu tempo mexendo só os braços e olhos e quando se derem conta que não passou de ilusão, anos depois não vai te forças nem pra andar alguns quarteirões e que emprego vão ter? home office e corpos extremamente fracos, imagina a genética das próximas gerações, quando fizerem com que possa se colocar basicamente dentro dos jogos, virtualmente controlando tudo da sua mente? nem vão querer sair da cama e ai, já viu né.
Uau, como se nas décadas passadas comer pasta de dente, quebrar muito de bicicleta fosse época boa
O bom era trabalhar pesado que nem um condenado para ganhar só o suficiente para se manter vivo e morrer com 40 anos. Se bem que isso n mudou muito, só vivemos mais tempo para trabalhar mais. Ngm vai ficar fraco por isso kkkk mds, vc está generalizando um extremismo, que a única coisa que as pessoas vão fazer é ficar sentadas jogando, isso pode acontecer com alguns, mas dificilmente vai ser a conduta da maioria. E lembrando que isso só seria pra uma parcela dos JOGADORES, as pessoas que n gostam de jogos n seriam afetadas com esse seu devaneio.
@@X3M_00 quem morre com 40 anos? de trabalhar, fala sério né, trabalhar pesado é por sua conta, existe milhares de opções, se ler direito vai ver que não disse que seria para a maioria e pra quem quiser algo tem que se dedicar muito e não vai ser em pé ou poucos minutos por dia.
O que observo é que nas ruas diminuiu e muito a garotada jogando bola na rua.
Futebol vai morrer, mas não por causa do esports, mas por causa dos dinossauros que insistem nesse formato de torneios sem emoção que o povo já tá cansado.
Maioria das pessoas, mesmo quem gosta de futebol, não acompanha mais o próprio clube, a não ser quando ele tá num jogo decisivo, uma final de campeonato, ou um clássico
Certeza que você não acompanha futebol ou não tem amigos que acompanham,pra falar uma coisa dessa só pode ser isso
WTF
Nenhum torcedor de vdd só acompanha um clássico
Torcedores de verdade acompanham todos os jogos do time quando possível
Cara, seus vídeos são muito bons, inclusive preciso vencer a preguiça e assistir a aula do seu curso pra ver se melhor o conteúdo do meu canal. Mas esse vídeo ou o título dele deveria ser diferente. Você acabou focando apenas no crescimento nos dos eSports, o que é bacana.
Seria interessante então você fazer um outro focando apenas no desinteresse pelo futebol dos mais jovens. A FIFA sabe disso e já discute mudanças para deixar o jogo mais atrativo, como por exemplo: Cobrar lateral com os pés, tempos menores, cartão que deixa o jogador fora apenas por um determinado tempo, dentre outras coisas. Fica aí a minha sugestão, abs!
Presente, professor!
Baita conteudo, caramba. Parabens
Olha nenhum esporte vai morrer, mas essas ascenção dos "E esportes" bate numa tecla importante custo. Não é todo mundo que sequer tem um computador em casa quanto mais um computador bom. Uma bola ainda é mais barata que um PC, consoles então....
Sem contar a energia q come ...
Mas no começo de 2000 era muito caro e hj já é acessivel pra muita gente ter, daqui pra frente vai ficar mais barato, e existem os jogos de celular tipo Freefire que n precisam de maquinas potentes. Uma bola pode ser mais barata mas dificílmente ela vai lhe dar chances de ser profissional sem empresários ou pagando escolinhas para arrumar testes em clubes maiores. Nos esportes vc n depende só de vc e sim de quem está com vc ou se vc tem condições de se colocar lá pagando. No eSports é mais facíl se destacar.
Não gosto de futebol mas acho que não acaba tão cedo!
Os problemas de saúde que a vida virtual causa, também tem que ser colocada. Não adianta mostrar só os pontos positivos. O descolamento de retina já é algo comum em crianças, a ansiedade também aumentou e dentre outros problemas.
2:21 Essa intro do Top Gear é de lacrimejar meu olhos. kkkk
Gostei muito da parte em que colocou a música do Top Gear
Fico imagiando que se o futebol acabar, quantos craques deixaremos de conhecer.
foda se kkk
Não sei se e um conteúdo no qual você gostaria de falar, mas queria um vídeo seu sobre as consequências dessa guerra na Ucrânia.
Graças a Deus meu filho de 9 anos ainda é apaixonado pelo futebol e joga como eu nunca joguei! Esporte de verdade e vida!
@Enox é melhor ficar sedentário do que praticar exercício em uma coisa que tu pode amar bastante?
@@MatheusStar78 ele pode ir para uma academia e jogar videogame o resto do dia.
@@matadordeleoes isso meio anularia o trabalho da academia
@@MatheusStar78 como ?
Olá tudo bem, teu canal é simples e muito importante para as pessoas não domina o assunto, você podia falar no teu canal dessas pessoas que sonegam imposto da população brasileira, como empresas, políticos, artistas, jogadores de futebol e o crime organizado usa as pessoas para lavar dinheiro, eu não consigo acreditar que um show ou uma palestra custa 600 milhões, eu queria fazer uma para onde vai esse dinheiro sonegado dos impostos do povo brasileiros, você que expert no assunto.
Eu acho que dessa vez você romantizou um pouco demais essa "paixao" em relação a times de e-sports , porque eu nunca vi até hoje essa paixão toda por um time de lol (jogo mais jogado do mundo) como eu vejo num time de futebol.... chega ser bizarro o quão distante é o amor no futebol com algum time , de lol etc. E outra, por mais que pareça bem mais fácil ser profissional de e-sports e ganhar muito dinheiro no profissional, eu confesso que a comunidade TÓXICA que se encontra num jogo competitivo tipo lol, é tão escroto que faz você parar de jogar facilmente e só se tornar um mero jogador casual que obviamente não vai ganhar dinheiro algum no cenário de e-sports! Eu ainda acho que o futebol se encontra em outro nivel.
Nos temos uma visao errada de um jogador profissional, quase nunca ele se preocupa com oque e dito ou feito na comunidade e so escuta aos que falam bem num todo. No Brasil a comunidade gamer ta longe de ser uma comunidade apaixonada ate mesmo porque quem produz eventos no Brasil procura aproximar os eSports ao esporte tradicional, com torçida, equipes, cenario, muita muitaaaaa publicidade, chega a ser escroto o tanto de " AD " que voce leva assistindo um jogo eletronico, e pior do que assistir televisao. Jogadores recebendo " quits " de presente.... o merchan no Brasil e fora do comum e por isso e dificil a comunidade amar o eSport como ama o futebol, volei, ufc pela falta de atençao que os patrocinadores dao aos jogadores e comunidade, nao como patrocinio em si, mas na pratica, SALARIO principalmente. Comparar o Brasil com o exterior e como colocar a Sadia como patrocinadora da Formula1 aqui na Italia, e bizarro pensar na tamanha diferença de importancia dada a cada um.
Existem poucos times tradicionais no eSports ainda, muitos são criados e logo somem do cenário, mas acho que isso vai ser passageiro. Hoje já temos alguns times como a Liquid, NAV, Fanatic e etc que estão se tornando tradicionais.
Agora sobre a toxidade ela também está presente no futebol e ainda mais forte. Direto tem briga dos próprios jogadores e até dos torcedores. Algo bem raro de se ver no eSports.
E briga que eu falo é com contato físico e não apenas discussões. Até em escolinhas de futebol tem isso, eu perdi a conta de quantas brigas eu presenciei em peladas.
@@srbrigao todo esporte afeta nossas emoções, agora se elas não vão dar em treta física isso é outra história.
@@MatheusStar78 exato. Mas no online você não consegue sair no soco com a outra pessoa kkkk E nos campeonatos presenciais é muitooo raro acontecer.
@@srbrigao mas acontece muita agressão verbal e palavras ela são tão fundamentais quanto o físico
Eu so do tempo que cheguei ter locadora de game com um dos meus tio, e hoje desenvolvendo game usando unreal engine 5, jogava muito super nintendo ate vir as midia digital discos etc, hoje e outra era que a gente aquece o mercado tanto desenvolvendo como jogando...
musiquinha do top gear de fundo ficou top!!!
Todo esse repúdio dos pais outrora crianças e jovens também sofreram com a ignorância dos pais e adultos que os criaram frente ao sonho de todo menino Brasileiro no meio fo futebol.
Kkkkkk me arrependo até hoje de ter ido estuda kkk deveria ter ficado no vídeo game
Falam que o futebol está acabando… mas eu so vejo as arrecadações aumentando, a audiência aumentando….
Eu já não perco meu tempo com futebol a muitos anos,principalmente futebol brasileiro, uma maracutaia sem fim!não vale 1 minuto do meu valioso tempo de lazer...
Futebol brasileiro ultimamente tá de doer os olhos de tão ruim mas também, com um calendário tão ruim não tem como ter bons jogos por exemplo.
Uma correção: Pesquisas que indicam que mulheres são maioria dos jogadores são falsas, pois consideram mulheres que jogam games de celulares como "gamers". E não me importaria se fosse verdade, mas qualquer um com cérebro percebe que essa informação não procede. Mas o documentário é bom, um dos melhores canais do UA-cam na minha opinião.
Gostei do fundo musical "Top Gear" game épico que joguei demais.
3:19 Pesquisa fajuta. Eles querem considerar "gamer" qualquer um que jogue qualquer tipo de jogo e isso inclui joguinhos bobos de celular, incluindo pessoas que jogam apenas para passar tempo na fila do mercado ou algo assim. Essas pessoas NÃO são gamers. Se comparar pessoas que jogam em PCs, consoles e que realmente acompanham o imenso mundo gamer, notícias, lançamentos e gastam dinheiro com jogos, as mulheres são imensamente minoria. Mesmo homens que não são gamers, possuem mais afinidade com games que mulheres. A maioria se você for conversar sobre o assunto fica boiando. Nem sabem do que se trata.
@Luiz Gomes é jogo, mas não em nível profissional como requer a categoria de gamer. Quem bate uma pelada no fim de semana é também jogador de futebol em nível profissional?
@@assistidor2023 Não importa. Essa pessoa não é gamer.
@@assistidor2023 Nenhuma desenvolvedora cria um jogo focando em gente que joga ocasionalmente. Eles criam jogos baseando em um público alvo que consome aquele produto. A pessoa que compra o produto, que gasta seu dinheiro em pacotes de skins e lootboxes. Pessoas que aguardam ansiosamente por lançamentos. A dona Maria que joga tetris na fila da lotérica não é gamer e esse "estudo" inclui essas pessoas.
@@PauloDarkForce a quantidade de donas marias q eu vejo todo santo dia no ônibus jogando religiosamente algum joguinho de celular não tá no gibi, pokemon go então nem se fala. Por mais q o jogo q a pessoa esteja jogando seja bem casual na sua visão, a pessoa tá todo dia ali engajada com aquilo passando as fases, melhorando…
Não é muito diferente de quem só joga lol no pc (e mais nenhum outro jogo) todo dia e tenta subir nos rankings.
@@rodrigotorquat Tanto faz, essa gente não é gamer. Essa gente não acompanha o mundo gamer, não ficam aguardando lançamentos, não lêem notícias, e não compram jogos. Se você perguntar sobre jogos e video games não sabem de nada. Elas apenas jogam joguinhos gratuitos e só fazem isso para passar a hora. As empresas produtoras focam nas pessoas que gastam seu dinheiro com aquilo e as donas Marias não são esse público.
Cara, sinceramente... Eu tenho 19 anos e não vejo como os esportes eletrônicos estarem superando os esportes reais pode ser uma coisa boa...
E a evolução natural
@@l.ts.r8729 mais aí que tá n esta superando kkkkk
@@kauakkk1113 será mesmo? Hoje em dia até clube de futebol está investindo em Esport quando você veria isso?
@@kauakkk1113 tirando o futebol qual outro esporte leva a multidões a um estádio?
@@kauakkk1113 eu acho q ainda não superou, mas vai. E pra mim isso vai ser uma merd@
Essa trilha do Top Gear me deu uma vontade de jogar um Snes.
Os E-sports vão dominar o mundo! Já o futebol vemos que o poder de habilidade se concentra nos grandes poderes de clubes e também esses mesmos estão perdendo sua hegemonia....
Isso iria contra o que foi dito sobre as pessoas assistirem mais a Fórmula 1, não?
Nunca gostei de futebol por mim que vão a falência o mais breve possível.
@@thiagofigueiredo22 falou o cara que gosta de LOL kkkk
@@thiagofigueiredo22 amem
@@canalbrasilola6216 Mais que porra é essa mermão?
Excelente vídeo
Sempre sonhei em ser jogador profissional em jogos de luta kkkkkk! Nasci na época errada kkkkkk