GUERRA DO PARAGUAI - CURSO GEOPOLÍTICA DO BRASIL | Professor HOC

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 6 лип 2024
  • A aula de hoje é especial! Ela é parte do meu curso Geopolítica do Brasil no meu aplicativo, o HOC Academy. O tema é a Guerra do Paraguai, provavelmente o conflito armado entre países mais importante da América do Sul. A Guerra do Paraguai envolveu as maiores potências do continente no século XIX e suas consequências são vistas até hoje em dia!
    Baixe o meu aplicativo HOC ACADEMY! Uma jornada do conhecimento com cursos e aulas exclusivas do Professor HOC. Acesse e confira o Bunker do HOC, um feed de notícias diário com os principais acontecimentos da geopolítica internacional.
    Android: play.google.com/store/apps/de...
    iPhone: apps.apple.com/br/app/hoc-aca...
    Inscreva-se no canal para receber mais vídeos sobre esse tema importantíssimo. Deixe seu comentário e compartilhe este vídeo com seus amigos.

КОМЕНТАРІ • 271

  • @ProfessorHOC
    @ProfessorHOC  23 дні тому +40

    Quer fazer o curso completo da Geopolítica do Brasil? Baixe o meu aplicativo HOC ACADEMY! Uma jornada do conhecimento com cursos e aulas exclusivas do Professor HOC. Acesse e confira o Bunker do HOC, um feed de notícias diário com os principais acontecimentos da geopolítica internacional.
    Android: play.google.com/store/apps/details?id=br.com.entrega_digital.hocacademy&pcampaignid=web_share
    iPhone: apps.apple.com/br/app/hoc-academy/id6474152049?l=en-GB

  • @antoniosergiodealmeidacamp6675
    @antoniosergiodealmeidacamp6675 23 дні тому +60

    E até hoje não temos um cineasta que fizesse um filme sobre essa grande guerra na América Latina , se fosse os americanos já teriam uns 10 filmes !

    • @saraCosta-zi4cd
      @saraCosta-zi4cd 22 дні тому +4

      verdade, o bom das historias que envolvem o brasil é que sempre tem alguma anedota, tipo a "lenda" do soldado que errou o toque da trombeta e em vez de toque de recuar, tocou para avançar e os soldados inimigos que estavam vencendo, acabaram fugindo... kkkk fora outras sobre o D. pedro II

    • @antoniosergiodealmeidacamp6675
      @antoniosergiodealmeidacamp6675 22 дні тому

      @@saraCosta-zi4cd é verdade kkk

    • @edsondepaularabelorabelo9327
      @edsondepaularabelorabelo9327 21 день тому

      😮! Boa ideia; a questão é: história contada estilo prof hoc, 😊 Paralelo Brazil , ou seria um roteiro realmente comprometido com a real dos fatos históricos? Um amigo estudioso, professor de/em história, me contou que as favelas começaram a partir deste conflito, pois soldados que sobreviveram, negros, agora "livres" não receberam o prometido e foram se adequando à nova realidade que era exatamente ausência de uma e de lugar nenhum iam se ajeitando por ali perto das cidades - não me lembro bem dos detalhes 😊, pero de acordo com um nativo paraguaio ainda hoje quando comentam sobre essa história falam sobre genocídio inclusive de mulheres e crianças 😢e dos soldados Brasilenhos como "macaquitos" .

    • @arthurcaxiasbento101tarde8
      @arthurcaxiasbento101tarde8 20 днів тому

      ​@@edsondepaularabelorabelo9327 Não é bem assim em primeiro hj se sabe que durante toda a guerra apenas 10% das tropas brasileiras eram compostas por escravos ( tinha sim uma grande presença de homens negros mas eram em grande maioria homens livres). E em segundo um dos fatores que geraram essas comunidades foi a falta de amparo do governo com os recém liberados pós lei aurea, mas essas comunidades que eu citei não eram semelhantes as favelas que conhecemos hj esse tipo de favela teve seu surgimento durante a década de 20 e 40 mais ou menos devido o auto número de pessoas vindo de outros estados e com o governo não ajudando muito esses migrantes e tbm aquela falta de amparo aos recém libertados levaram ao surgimento dessas comunidades

    • @macleunin
      @macleunin 16 днів тому

      Infelizmente se fizessem, provavelmente seria ruim

  • @dikeson
    @dikeson 23 дні тому +50

    Meu sonho um filme ou mini série a nível padrão Band Of brothers da guerra do Paraguai

  • @user-wz6vy7cv1t
    @user-wz6vy7cv1t 23 дні тому +33

    Alguns de meus ancestrais estiveram no fronte desta guerra. Meu pentavô, e irmão da tetravó (sim, casamentos em família), José Garcia Duarte (O Barão de Franca), recebeu uma comenda do Regime Monárquico na altura. O título, recebido em 1888, pelos serviços prestados na Guerra do Paraguai, foram considerados importantes na altura. Escutei histórias dele e de outros dois tetravós através de minha tia bisavó, que faleceu aos 99 anos. Ele, o Barão, fez a doação de dinheiro e 200 escravos armados e treinados para o contingente brasileiro na Guerra. A história chegou até a mim,
    1 século e meio depois.

    • @user-wz6vy7cv1t
      @user-wz6vy7cv1t 23 дні тому +3

      Um de meus tetravós casou-se com uma paraguaia, de família “criolla”,inclusive. Ela era filha de um espanhol radicado no Paraguai com uma paraguaia com raizes também na atual Argentina e Uruguai. Os filhos foram viver no interior de S. Paulo, e viraram cafeicultores.

    • @f.simoes5850
      @f.simoes5850 23 дні тому +2

      Ave Império!

    • @Ag_lima
      @Ag_lima 22 дні тому +2

      Meu antepassado ganhou uma sesmaria do governo por ter participado. Essa é a história que minha mãe me contava.

  • @willmontarroyos4344
    @willmontarroyos4344 23 дні тому +35

    Cirúrgico como sempre, professor! Tenho 4 veteranos dessa guerra na família. Todos oriundos do 11º Corpo de Voluntários da Pátria (1º CVP de Pernambuco). Gosto de estudar sobre o tema e reler suas memórias.

    • @paulorabeloguimaraes
      @paulorabeloguimaraes 22 дні тому +2

      Quatro veteranos? Vc deve ser um genealogista de primeira mão para vc ter descoberto todos eles

    • @MelkarX
      @MelkarX 21 день тому

      ​@@paulorabeloguimaraes pior q não é tão difícil de achar

    • @willmontarroyos4344
      @willmontarroyos4344 21 день тому +6

      @@paulorabeloguimaraes Então, na vdd sou sim, sou genealogista amador, mas tbm sou jornalista e pesquisador. Na minha busca pela família encontrei a já famosa história de um deles, que é o Major João Capistrano de Aguiar Montarroyos. Ao me aprofundar na história encontrei três sobrinhos dele, que eram oficiais mais baixos que ele no 11º Corpo de Voluntários da Pátria (1º CVP de Pernambuco), Fernando Pacífico de Aguiar Montarroyos, Joaquim Ribeiro de Aguiar Montarroyos Jr e Lauriano Germano de Aguiar Montarroyos, este último é irmão do meu trisavô.
      Dois deles não foram até o fim do conflito por doença, que era a maior responsável pelas baixas até a I Guerra Mundial. Dos dois restantes, um deixou o conflito após perder um braço na batalha de Curupaiti e o último, que é o João Capistrano, foi até o final do conflito, alcançando o posto de major e até sendo nomeado para comandar o Corpo no exato dia da morte de Solano López, mas quando a notícia de sua morte chegou ao acampamento uns 4 dias depois e junto com ela o fim do conflito, outro comandante foi nomeado e João Capistrano recebeu ordens para voltar com uma das duas alas do Corpo.
      Isso e muito mais eu encontrei no livro “O Onze de Voluntários da Pátria”, do também oficial do Corpo Joaquim Silvério de Azevedo Pimentel, que escreveu o livro com as memórias do 11º CVP e que foi lançado em 1909, com as referências aos Montarroyos.
      Também achei muita coisa em jornais antigos e nas partes diárias da Exército e também no Arquivo Nacional.

    • @paulorabeloguimaraes
      @paulorabeloguimaraes 21 день тому +3

      @@willmontarroyos4344 Adorei saber de suas pesquisas senhor Montarroyos. Aqui de Minas eu escrevi sobre um capitão Machadinho, também meu triavô que recebeu esse título por ter sido útil no alistamento de soldados daqui para o conflito. Ele mesmo não sofreu os augúrios dessa guerra sangrenta. Sinto pela perda do braço de um Montarroyos, mas ao mesmo me alegro por não ter nenhum deles perdido a vida nesse conflito

    • @willmontarroyos4344
      @willmontarroyos4344 20 днів тому

      ​@@paulorabeloguimaraesobg pelas palavras. Também gostei de saber dos seus feitos. É sempre bom ter material sobre esse tema. Um grande abraço.

  • @jordyrsouza4416
    @jordyrsouza4416 18 днів тому +3

    Vale ressaltar, como nota de memória póstuma, a bravura de dois grandes nomes o Guarda-Marinha João Guilherme Greenhalgh, o Marinheiro Marcílio Dias, o Capitão Pedro Afonso Ferreira e o tenente Feliciano Inácio que tombaram em combate lutando bravamente defendendo a bandeira brasileira e em defesa de suas embarcações contra mais de 500 paraguaios. Heróis e bravos! Nunca serão esquecidos. 🫡

  • @rodrigowettstein5655
    @rodrigowettstein5655 23 дні тому +39

    A história da Guerra do Paraguai é fenomenal, tamanha dimensão que foi este momento do Brasil. Tem muitos detalhes no meio e tudo daria pelo menos 3 filmes grandiosos. A propaganda ufanista muuuito eficiente de D Pedro II e o desenrolar das reuniões e viagem destas tropas é maravilhosa de conhecer com momentos para se espantar de decepção como para se orgulhar; também os indigenas na guerra inclusive com voluntários! E a salvação de militares brasileiros por indios brasileiros com flechas no recuo de uma ofensiva de paraguaios é sensacional; também o nosso Legendário(muito mais que D de Caxias!!!) General Osório que era um lenda inesquecível nas guerras e ainda estorou o maxilar e nao perdeu a coragem, o lobo solitário homenageado por seus comandantes, abraçado pelos solados, invejado por Bartalomeu Mitre (outro grande militar, argentino). Tantas histórias!!!

    • @rafa11759
      @rafa11759 23 дні тому +4

      Devia ter falado como essa Guerra teve impacto na formação dos Morros e Favelas no Rio de Janeiro, com um contingente de soldados, ex-escravos, voltando com terra prometida, sem terra e vindo a se instalar nos Morros... Alguns canais de historiadores sobre a Formação das Favelas colocam essa questão

    • @lucascostadacruz3215
      @lucascostadacruz3215 23 дні тому +1

      ​@@rafa11759 não sabia disso

    • @RicardoMisterioso
      @RicardoMisterioso 22 дні тому

      @@rafa11759 Guerra de Canudos, idem

    • @rafa11759
      @rafa11759 22 дні тому

      Realmente, a Guerra de Canudos que é mais citada nessa história do começo das favelas. Acredito que a Guerra do Paraguai tbm teve reflexos, mas teria que pesquisar mais.
      "Conheça a história da 1ª favela do Rio, criada há quase 120 anos
      Morro da Providência foi ocupado por combatentes e ex-escravos em 1897. Dois fatores históricos importantes contribuíram para as primeiras ocupações na região: o grande número de soldados vitoriosos da Guerra de Canudos, que desembarcaram no Rio em 5 de novembro de 1897 sem moradia, e a grande concentração de negros que lotavam a cidade após a abolição da escravatura. A origem do termo surgiu após a Guerra de Canudos, onde ficava o Morro da Favela original, graças a uma planta conhecida como faveleira, farta no local. Alguns dos soldados, ao regressarem vitoriosos ao Rio em 1897, não receberem o prometido soldo e foram invadindo uma antiga chácara, com o apoio de um oficial, no Morro da Providência, que ganhou então o "apelido" referente a Canudos.
      “Depois de uma confusão em que tentaram matar o prefeito, estabeleceu-se um caos, uma grande desordem. Em função disso, os soldados foram desmobilizados. Eles saem do Ministério do Exército desempregados e sem ter como viver. Atrás dali tinha o Morro da Providência e eles ocupam esse morro”, lembra Milton, ressaltando que nessa época a região já estava lotada de cortiços. Mas foi com a total abolição da escravatura que a cidade ficou cheia e sem ter moradias para todos. “Todos os escravos do Vale do Paraíba - 200 mil - invadem a cidade do Rio de Janeiro. Aqui eles não tinham onde morar, começam a surgir os primeiros mendigos e o conceito de multidão”, explica o historiador.
      O morro da Providência se tornou o local ideal para abrigar as famílias de baixa renda. Cercado de um lado por uma pedreira, fábricas e pelas linhas da Estrada de Ferro Central do Brasil, e tendo do outro um cemitério de protestantes e a região portuária, os terrenos estavam, então, bem desvalorizados e livres."
      Notícia de 2007: "Em pronunciamento nesta quarta-feira (5), o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) criticou o jornal O Globo por ter classificado de "gafe histórica" afirmação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao Cantagalo, no Rio de Janeiro. Lula disse que a comunidade do Morro da Providência teria surgido por causa da Guerra do Paraguai, durante o Império. Segundo o jornal, no entanto, a comunidade, considerada o primeiro núcleo de favela do Brasil, surgiu durante a República para abrigar soldados que voltavam da Guerra de Canudos.
      De acordo com Crivella, porém, se há a versão histórica de que os negros aos quais foi oferecida a possibilidade da alforria em troca da participação voluntária na Guerra do Paraguai passaram a ocupar os cortiços da cidade quando retornaram, já libertos, há também aquela que diz que eles se refugiaram nos morros diante da impossibilidade de encontrarem trabalho e moradia em outros locais. Crivella esclareceu que ele próprio passou essa informação ao presidente da República.
      - Os voluntários da pátria retornam, por volta de 1870, e encontram a alforria sem trabalho e sem moradia. Encontram também a lei do branco, da exploração. Era nos morros que os escravos urbanos procuravam se refugiar dos maus tratos de 350 anos de uma jornada de trabalho de 16 horas por dia, de falta de uma estrutura familiar, altos índices de aborto e de suicídio - disse.
      O senador reconheceu, no entanto, que a ocupação do Morro da Providência pelos soldados que retornaram da Guerra de Canudos, duas décadas depois, de fato deu à comunidade a configuração de primeira favela do país, conforme ditam os livros de história.
      - O que não é provável, porém, é supormos que os negros voluntários da pátria tenham todos ocupado os cortiços e cômodos, que tenham vivido em condições menos adversas, que tenham se aculturado e se incorporado às atividades econômicas da cidade e aos bairros formais. Tanto que os negros e seus descendentes continuam a ser explorados nas comunidades carentes do país - disse.
      Fonte: Agência Senado".

    • @rafa11759
      @rafa11759 22 дні тому +1

      Como surgiram as favelas no Rio de Janeiro
      As favelas cariocas ocupam grande parte dos montes da cidade.
      Há até hoje muito debate sobre a origem das favelas no Rio de Janeiro. Para entender de onde vieram é necessário voltar ao período em que um presidente e um prefeito tentaram transformar a cidade do Rio de Janeiro em Paris e acabaram promovendo à força teses eugenistas. Pelo caminho derrubaram inúmeras casas no centro da cidade o que levou a uma verdadeira desordem social.
      .Mas afinal, como surgiram as favelas no Rio de Janeiro?
      As favelas do Rio de Janeiro surgiram devido a 2 fatores principais, explica o historiador Nireu Oliveira Cavalcanti: a tentativa de reformar o Rio para parecer Paris e o desenvolvimento dos cortiços, especialmente devido ao fluxo migratório de ex-escravos e de moradores de Canudos.
      As favelas cariocas começaram a surgir no início do século XX. O Brasil se aproximava do seu centenário da independência e o presidente Rodrigues Alves, junto do prefeito Pereira Passos, buscaram reformar a capital do país.
      O presidente levantou recursos para que a reforma fosse feita. Em 1903, Pereira Passos a iniciou e ela foi inspirada em uma reforma feita na cidade de Paris. Entre 1853 e 1870, a capital francesa adquiriu novos traços.
      .Como a reforma de Paris influenciou o Rio de Janeiro?
      Para entender melhor as favelas no Rio de Janeiro, primeiro é necessário ir ao continente europeu, na cidade de Paris, França.
      Paris é uma das cidades mais visitadas no mundo hoje. Muitos elementos turísticos que possui remetem à reforma que a cidade passou no século XIX. O imperador Napoleão 3º confiou o projeto a seu chefe de departamento George-Eugène Haussmann.
      Napoleão 3º, imperador francês, é sobrinho do grande general Napoleão Bonaparte. Sob seu governo, regiões inteiras da cidade foram demolidas e substituídas por avenidas largas e arborizadas. “Era a reconstrução de Paris”, escreveu Haussmann, orgulhoso, em seu livro de memórias.
      Mesmo sendo administrador público, e não engenheiro ou arquiteto, Haussmann deu andamento à reforma. A cidade de Paris se tornou um grande canteiro de obras por mais ou menos 20 anos.
      O plano foi concebido em três fases:
      - demolição de 19.730 prédios históricos;
      - substituição de antigas e estreitas ruas por avenidas largas;
      - construção de 34.000 novos prédios mais modernos.
      Era a demolição de vários elementos que compunham a memória tradicional da cidade de Paris.
      As novas construções contemplaram:
      quarteirões mais amplos;
      parques, inspirados no Hyde Park, de Londres;
      sistema de esgoto que abrangesse toda a cidade;
      aquedutos para ampliar o acesso à água doce;
      encanamentos de gás subterrâneos para iluminação de toda a cidade;
      fontes;
      banheiros públicos;
      fileiras de árvores.
      A reforma mobilizou inúmeros trabalhadores entre pedreiros, arquitetos, engenheiros e paisagistas.
      Alguns dos pontos turísticos mais visitados em Paris hoje são frutos da reforma de Haussmann. Locais como: a Ópera de Paris, o mercado de Les Halles e as várias avenidas radiais que saem do Arco do Triunfo na Place Charles de Gaulle.
      Nenhuma outra cidade na história sofreu uma transformação tão radical quanto Paris. O Rio de Janeiro tentou seguir seu exemplo, mas algo não deu certo no projeto de reforma.
      .O ano em que o Rio de Janeiro quis ser uma Paris
      Em 1903, o Brasil se aproximava do centenário da independência. A capital, na época o Rio de Janeiro, ainda carregava aspectos arquitetônicos semelhantes ao período colonial: ruas estreitas, um estilo barroco e uma cidade que sofria problemas sérios de higiene.
      Pereira Passos, o prefeito da época, se aliou ao presidente Rodrigues Alves para levantar fundos para a modernização do Rio de Janeiro.
      A capital do país ainda não tinha nem saneamento básico. Muitas casas recolhiam seus dejetos em baldes e os atiravam nas ruas. As estreitas ruas eram locais cheios de sujeiras e doenças.
      Para a reforma, o prefeito contou com a ajuda do médico sanitarista Oswaldo Cruz. Este foi o responsável pela vacinação obrigatória contra a Varíola no Rio. O que levou à famosa Revolta da Vacina, em 1904.
      A reforma do Rio de Janeiro tinha como objetivo modernizar a capital, torná-la semelhante à moderna Paris e melhorar as condições de higiene.
      Em sua gestão, Passos criou a Avenida Central, atual Avenida Rio Branco, a Avenida Beira-Mar e a Avenida Maracanã.
      A reforma se inspirou tanto no exemplo da capital francesa, que o Rio de Janeiro passou a ser conhecido como “Paris dos trópicos”, uma cidade cartão-postal.
      Para alargar as ruas e criar avenidas, foi necessário lidar com o problema dos cortiços do centro da cidade. É justamente essa a situação que está ligada ao surgimento das favelas no Rio de Janeiro.
      .Os Cortiços do centro do Rio de Janeiro
      O centro da cidade do Rio de Janeiro era tomado por cortiços. Grandes e velhos casarões que abrigavam inúmeras famílias de baixa renda, além de pessoas consideradas indesejáveis.
      Os cortiços alugavam quartos por preços baixos no centro. Todo o tipo de gente morava amontoada nestes locais. As condições de vida não eram boas. Aluísio Azevedo retrata essa situação em sua obra O Cortiço.
      Para criar avenidas largas, arborizadas e que permitissem a passagem de carros no centro da capital, era necessário derrubar os casarões.
      Durante a reforma, o prefeito Pereira Passos não hesitou: expulsou os pobres moradores que moravam amontoados nos velhos casarões e demoliu os cortiços para implementar seus planos de reforma.
      A população foi obrigada a procurar refúgio em subúrbios afastados na capital. A expulsão deu início ao processo de favelização do Rio de Janeiro. Os moradores expulsos nem sequer receberam indenização ao perder suas casas.
      E o pior: as ideias higienistas e modernizadoras não eram o principal motivo da reforma do Rio de Janeiro.
      .Como o desejo de europeizar o Rio de Janeiro promoveu um grande caos social
      No século XIX, Herbert Spencer ganhou notoriedade por aplicar a teoria da evolução das espécies de Charles Darwin à realidade das sociedades. Seu pensamento ficou conhecido como Darwinismo Social.
      Para os pensadores dessa corrente, há uma hierarquia entre as sociedades e somente as mais desenvolvidas física e intelectualmente são capazes de sobreviver.
      Um dos desenvolvimentos dessa teoria foi o surgimento de ideias eugenistas. O eugenismo é a crença na superioridade de uma raça a partir de seus traços fenotípicos.
      Na Europa do século XX, essas ideias ganharam força e influenciaram diversos pensadores brasileiros.
      A reforma do Rio de Janeiro serviu ao propósito de higienizar e modernizar o Rio de Janeiro, mas, acima de tudo, fazia parte de um plano maior: a europeização da sociedade.
      O eugenismo estava presente em grupos da classe política republicana. E é a partir dessas ideias segregadoras que surgem as favelas no Rio de Janeiro.
      Para que o Rio de Janeiro, capital do Brasil, fosse apresentado ao mundo como uma cidade moderna no centenário da independência, o centro não poderia ser tomado por pessoas consideradas inferiores.
      Isto explica a expulsão arbitrária e a força promovida por Pereira Passos. Se a situação das favelas durante estes era de abandono e descaso, um político gaúcho nos anos 80 apareceu com uma promessa de mudar o desenho do Rio de Janeiro.
      .A Organização do crime no Rio de Janeiro
      Leonel Brizola, que já havia sido prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul, muda-se para o Rio de Janeiro e, em 1983, torna-se governador do Rio de Janeiro com uma promessa: tratar o morador da favela de igual para igual com o morador da área central da cidade.
      Sua visão era a de que a polícia era truculenta apenas nas favelas, e a descriminação era a verdadeira responsável pelos crimes na capital carioca.
      Um nacionalista com ideário populista herdado do ditador Getúlio Vargas, Brizola foi governador nos últimos anos da ditadura, quando ela ainda enfrentava focos da guerrilha armada.
      Um dos principais presídios a abrigar criminosos da ditadura era o presídio Cândido Mendes, na Ilha Grande. Muitos destes presidiários cometiam violentos crimes de guerrilha, mas costumavam vir da classe média, mesmo com formação universitária e ideais de esquerda.
      Brizola e seu igualitarismo aprofundou uma crise que já havia começado nos anos 70: a união entre os criminosos comuns e os presos políticos da ditadura.
      Os primeiros davam armas, coragem e violência às vanguardas de esquerda. Os segundos ensinaram os traficantes a terem organização política e hierárquica, além de um discurso social.
      Ao contrário do que esperava, a violência no Rio não diminuiu com as políticas sociais de Brizola. Pelo contrário: o crime agora era organizado, tinha até mesmo estrutura jurídica, era defendido como uma ferramenta revolucionária por professores universitários e, o principal: tinha armamentos mais pesados e a proteção territorial das favelas, financiados com o dinheiro do narcotráfico.
      .Qual a favela mais perigosa do Rio de Janeiro?
      O Numbeo é um ranking que mede o índice de criminalidade por cidade na América. De acordo com ele, o Rio ocupa a 4ª posição entre as 142 cidades mais criminosas do continente americano. Com uma taxa de criminalidade muito alta de 77,68. O Rio de Janeiro é mais perigoso que Los Angeles, México, Cancún, Bogotá e Medellín.
      Entre julho de 2016 e 2017, o Rio de Janeiro registrou ao menos 3.829 tiroteios, uma média de 319 trocas de tiros por mês.
      São dados levantados pela Anistia Internacional, no seu aplicativo Fogo Cruzado. Os tiroteios vitimaram 706 pessoas e ainda deixaram outros 976 feridos.
      ..A favela no Rio de Janeiro do Complexo do Alemão lidera os rankings dos tiroteios e registrou nesse período ao menos 1 tiroteio a cada um dia e meio.
      ....

  • @carlosct417
    @carlosct417 22 дні тому +6

    Conteúdo excelente como de costume. Apenas uma sugestão: Utilizar os mapas para demonstrar as fases da guerra sob a perspectiva geográfica

  • @JoycePatrick-lk9sy
    @JoycePatrick-lk9sy 23 дні тому +63

    *Cheguei aos 200 mil, estou rumo aos 1 milhão sou empregada doméstica estou migrando para renda variável aos poucos, não é fácil mais é possível* 🎉🎉🎉

    • @JeffPotts-w4f
      @JeffPotts-w4f 23 дні тому +1

      chegar em R$ 200 mil por ano é incrível, como você fez isso, por favor sou novo em investir em criptomoedas e ações, você pode me orientar como fazer isso?

    • @JoycePatrick-lk9sy
      @JoycePatrick-lk9sy 23 дні тому

      É aconselhável buscar orientação profissional na hora de criar um portfólio financeiro forte devido à sua complexidade.

    • @JoycePatrick-lk9sy
      @JoycePatrick-lk9sy 23 дні тому

      *Sara Alves* é uma mulher muito legítima e competente, seu método funciona como mágica, continuo vencendo com suas estratégias.

    • @Manny-mendez
      @Manny-mendez 23 дні тому

      Você também investe com Sara Alves? Uau, aquela Senhora tem sido uma bênção para mim e minha família.

    • @Manny-mendez
      @Manny-mendez 23 дні тому +1

      Seus ensinamentos são tão educativos financeiramente que aprendi muito com ela e agradeço ao seu guia profissional.

  • @ayalamorinigo1981
    @ayalamorinigo1981 23 дні тому +75

    Buenas noches Prof soy Paraguayo 🇵🇾 saludos

  • @Igor_Comentarista
    @Igor_Comentarista 23 дні тому +17

    Excelente Aula como sempre Professor, Queria esse tipo de conteúdo na minha época de Escola, Fico triste que ensinam tão pouco sobre nossa própria nação nas Escolas. Esse conflito foi bem Sangrento.

  • @felipefaustino6407
    @felipefaustino6407 23 дні тому +12

    Prof HOC nunca decepciona, sempre com aulas brilhantes.

  • @pliniocarvalho6288
    @pliniocarvalho6288 23 дні тому +16

    Esqueceu de falar que o Paraguai também invadiu o Rio Grande do Sul, inclusive a invasão do Rio Grande do Sul era um dos principais objetivos do Paraguai na primeira fase da guerra.

    • @rodrigowettstein5655
      @rodrigowettstein5655 23 дні тому +4

      Verdade. Foi uma dissimulação atacar (sequestrando mulheres e matando todos os homens civis) cidades brasileiras em MS quando na verdade a invasão maciça seria no RS.

  • @johnnycarvalho1611
    @johnnycarvalho1611 10 днів тому +2

    A Marinha do Brasil foi determinante na manutenção da nossa soberania, através de homens honrados, liderados por Tamandaré e Barroso.

  • @pamelliavelar3024
    @pamelliavelar3024 21 день тому +3

    Interessantíssima aula, Professor! Quem dera que eu tivesse tido um professor de História do Brasil assim , na Escola Americana do Rio. Nossa Prof, Miss Colares, era um HORROR! Aprendo demais e amo os seus videos no UA-cam. Também estou lendo seu livro do Carisma. Obrigada!🙌🙌

  • @hudson3586
    @hudson3586 22 дні тому +2

    Uma coisa para levar em conta é que o Brasil naquela época tinha seus 10m de habitantes dispersos em um território continental, e o Paraguai embora com uma população muito menor estava concentrada e eles estavam a muito tempo planejando essa manobra, a mobilização dos 2 paises girou em torno dos 150-200mil soldados números bem semelhantes embora no final o Paraguai já não tinha como repor suas tropas, então não foi uma guerra "facil", e o Paraguai poderia sim ter abocanhado alguns territórios do brasil se tivesse sucesso na empreitada.

  • @davidramos5216
    @davidramos5216 23 дні тому +8

    Essa guerra do Paraguai na minha visão ajudou a criar um laço de amizade e diminuir a desconfiança com nossos vizinhos argentinos e uruguaios!

    • @macleunin
      @macleunin 16 днів тому

      Na verdade com a Argentina a desconfiança continuou até muito depois, só mudou de verdade pra cooperação e confiança depois das Malvinas.

  • @alexsilvadesenv
    @alexsilvadesenv 22 дні тому +2

    Mds, esse fim foi incrível! Obrigado professor, de verdade mesmo...

  • @emiliosibanda1653
    @emiliosibanda1653 23 дні тому +7

    Boa noite!!! Ligado apartir de Moz 🇲🇿. Eu já tenho instalado o aplicativo no meu android

  • @antoniolopes-yk3zv
    @antoniolopes-yk3zv 23 дні тому +8

    Prof. Vc tem uma análise sobre o reinado de D Pedro II? Sempre me pergunto sobre sua queda e deposição. Pareceu muito fácil.

    • @erikaluvison4259
      @erikaluvison4259 21 день тому

      Tem uma podcast que se chama caravelas que é do Marcelo Andrade que tmb tem o canal com o nome dele. Ele é professor de história conservador.
      Ele conta a história do Brasil da época do império com evidências em documentos de Portugal e sobre a falecimento cultural que é feito aqui no Brasil sobre nossa história, que não é contado a verdade nos livros de história, por questões políticas e ideológicas

  • @Ag_lima
    @Ag_lima 22 дні тому +2

    Tenho antepassado que lutou nesta guerra.
    Uma curiosidade: em decorrência da guerra uma epidemia de varíola acometeu Cuiabá, estima-se que 1/3 até 50% dos habitantes morreram por causa dela.

  • @Goebia-jp2qq
    @Goebia-jp2qq 21 день тому +3

    Excelente

  • @delcionovais3790
    @delcionovais3790 22 дні тому +2

    Eu jamais teria recursos financeiros para aprender tanto. Obrigado

  • @reneachucarro
    @reneachucarro 23 дні тому +5

    Mi hijo de 11 años rindo examen de las 3 fases de la guerra en la escuela. Estudiamos cuidadosamente todas las campañas. Y puede dar una clase al profesor HOC.

    • @dkdouglas3640
      @dkdouglas3640 22 дні тому

      Tras poner un pie en Brasil los soldados paraguayos ya sabian su destino: ☠️⚰️. Un país en el entonces controlado por un dictador loco (Solano Lopez). De verdad penso que iba a terminar como? 🤔🙄🤦🏻‍♂️. Si no fuera D. Pedro II otro en su lugar en el poder en aquel entonces quizas ni siquiera permitiria que existiera Paraguay o en en máximo no pasaba de unos 20% de como es hoy. Eran tiempos mucho más violentos entre países

  • @rafa11759
    @rafa11759 23 дні тому +3

    Devia ter falado como essa Guerra teve impacto na formação dos Morros e Favelas no Rio de Janeiro, com um contingente de soldados, ex-escravos, voltando com terra prometida, sem terra e vindo a se instalar nos Morros... Alguns canais de historiadores sobre a Formação das Favelas colocam essa questão!

  • @diegorp6031
    @diegorp6031 13 днів тому +2

    É possível que tentem" derrubar o professor HOC"porcausa do numero de pessoas e da quantidade de entendimento e sabedoria geopolítica que esta trazendo .

  • @piopenna
    @piopenna 22 дні тому +2

    Guerra do Chaco. Estou escrevendo um livro sobre ela.

  • @Estrella-lw8pj
    @Estrella-lw8pj 23 дні тому +5

    Agradecida por compartilhar conosco o teu conhecimento!
    Ótima Aula 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  • @mariaisabellevit5534
    @mariaisabellevit5534 13 днів тому +1

    Obrigada pela aula sobre a Guerra do Paraguay. Sou argentina e estudei essa guerra na escola mas já faz tanto tempo que aforei relembrar. Valeu, professor!

  • @thiagosantanna5984
    @thiagosantanna5984 23 дні тому +3

    Incrivel como a história do nosso país é escondida do próprio povo!

  • @Lucas-bi7ug
    @Lucas-bi7ug 19 днів тому +1

    Fala Heni !!! Sinto não ter te conhecido a tempo na última eleição! Mas venho deixar meu relato que agora conheço …. E estou contigo!!! Conto com sua perseverança para ser eleito e para me representar na câmera ! Vc encaixa como uma luva para o que eu procurava. Estou divulgando ! Por mais pessoas que falam e não gritam !👊🏻

  • @piopenna
    @piopenna 22 дні тому +2

    Admiro muito o seu trabalho! Parabéns!

  • @paulacristinafernandes9263
    @paulacristinafernandes9263 23 дні тому +4

    A melhor aula sobre a guerra do Paraguai que já ouvi.

  • @leonardooliveira514
    @leonardooliveira514 22 дні тому +2

    Obrigado por mais uma aula professor!❤

  • @teresinhaaparecida667
    @teresinhaaparecida667 17 днів тому +1

    Bom dia a todos. Muito obrigada professor pela brilhante aula.🌹🙏

  • @Kenz300
    @Kenz300 23 дні тому +7

    Professor, essa aula seria número 10 no HOC Academy, pois eu faço parte do membro do HOC Academy, acredito que você adiantou o vídeo da Geopolítica do Brasil - Guerra do Paraguai.
    Parabéns pelos vídeos didáticos e sempre com conteúdo de qualidade fantástica!!!

  • @dircetrindade9332
    @dircetrindade9332 23 дні тому +1

    Boa noite para todos. Excelente aula Professor Hoc!!!👍🏻👏🏻

  • @orionplay2595
    @orionplay2595 23 дні тому +10

    Boa tarde Professor Hoc!
    Acompanho seu trabalho há algum tempo e vi que você foca nas histórias dos países e também dos acontecimentos da atualidade. Eu queria saber se algum dia você planeja mostrar a mentalidade da política da Inglaterra, como uma ilha "pequena" e com poucos recursos conseguiu dominar ⅓ do mundo, como eles conseguiram por exemplo projetar poder, e porquê eles aparentam estar em decadência dos dias atuais. Desde já agradeço seu conteúdo! Te conheci pelo podcast com a Dr. Ana Beatriz e te maratono há um tempinho já

  • @luizfelipedesouzajudicedem681
    @luizfelipedesouzajudicedem681 17 днів тому +1

    Admiro seu trabalho Professor, mas eu esperava um pouco mais de dedicação ao falar sobre a guerra mais importante no contexto geopolítico da América do Sul, que como o senhor mesmo falou, o Brasil exerceu papel central no conflito. Esse vídeo foi bem razoável, mas já é um começo, uma vez que os brasileiros nem sabem o que é tríplice aliança. Precisamos valorizar mais nossa história e vitórias! Fale mais sobre o cenário sul americano é muito bom assistir!

  • @wellingtonsouza5340
    @wellingtonsouza5340 23 дні тому +6

    Tem um canal fantástico chamado Manual de História e nesse canal tem um ótimo episódio sobre a Guerra do Paraguai,desmistificando uma série de mentiras sobre essa Guerra.

    • @decodeco222
      @decodeco222 20 днів тому

      Eu assisti. Muito bom mesmo.

  • @kalinkaCamilla
    @kalinkaCamilla 20 днів тому +1

    ❤obrigada professor, pela aula!

  • @fabianaax
    @fabianaax 21 день тому +1

    Obrigada, professor HOC.

  • @adanpy
    @adanpy 14 днів тому +1

    Excelente Material Profesor Hoc, saludos 🇵🇾🇵🇾🇵🇾

  • @robertofelix7336
    @robertofelix7336 22 дні тому +1

    Parabéns querido professor Hoc

  • @jefersonbatistadasilva2173
    @jefersonbatistadasilva2173 23 дні тому +1

    Muito interessante o vídeo 📹🤔😮🤔📹.

  • @felipecanto373
    @felipecanto373 21 день тому +1

    Faz uma aula sobre a geopolítica do império e como está a família imperial hoje em dia

  • @isaalencar9051
    @isaalencar9051 21 день тому +2

    Ótima aula .🎉

  • @fredsnava
    @fredsnava 15 днів тому +1

    Ótima aula, muito obrigado!

  • @italocardoso199
    @italocardoso199 23 дні тому

    Daora o aplicativo Hoc. Eu tento acompanhar alguns vídeos no UA-cam de maneira ordenada mas é muito difícil. Vou baixar o app pq parece que lá está tudo mais organizado.

  • @paulopelin9715
    @paulopelin9715 21 день тому +1

    perfeita a aula.....parabens

  • @dududoidu
    @dududoidu 23 дні тому +6

    Bacana

  • @emiliosibanda1653
    @emiliosibanda1653 23 дні тому +2

    Muito bom!!!

  • @LeticiadeMariaLima
    @LeticiadeMariaLima 23 дні тому +1

    Vivendo e aprendendo 😊

  • @CarlosEduardo-fe6lm
    @CarlosEduardo-fe6lm 23 дні тому +2

    Top, professor

  • @alvaroribeirojr.2548
    @alvaroribeirojr.2548 20 днів тому +1

    Muito boa aula!

  • @FamíliaLanaParaguai
    @FamíliaLanaParaguai 23 дні тому +4

    Apenas pesquisem o que Caxias disse a Dom Pedro ao ser substituído. É o que realmente importa saber e que foi omitido

    • @jonesbrombil5219
      @jonesbrombil5219 23 дні тому +2

      "Não tinha necessidade de fazer toda essa caçada, em que a população civil foi a principal prejudicada",

    • @MotoBoyCanal
      @MotoBoyCanal 23 дні тому +3

      “Quanto tempo, quantos homens, quantas vidas e de quantos recursos necessitaremos para terminar a guerra, quer dizer, para transformar em fumaça e pó toda a população paraguaya, para matar até os fetos no ventre das mulheres?” argumentou com o imperador Dom Pedro 2º.

  • @felipejosepickscius7876
    @felipejosepickscius7876 23 дні тому +1

    Muito bom professor

  • @boaideiaboaideia6248
    @boaideiaboaideia6248 23 дні тому +2

    Senti falta dos mapas nas explicações, acho que ajudaria muito mostrando o local das batalhas como também as terras que o Paraguai perdeu para a Argentina e Brasil

  • @zarfrank1
    @zarfrank1 11 днів тому

    Parabens Professor pelo seu bom trabalho, so quero indicar para o senhor que a alianca entre os blancos do Uruguai e o Paraguai era pelo controle da saida ao Atlantico, que foi posta em risco primeiro pela intervencao da Argentina de Mitre e depois pela intervencao brasileira na guerra civil no Uruguai. Indico o ponto porque o senhor pone enfase na ambição do Solano Lopez, que tambem é um fator importante, mas o que foi decisivo para a intervencao paraguaia no conflito interno do Uruguai foi o que na visao do Lopez a saida do Paraguai ao Atlantico ficaria a bontade do Brasil e da Argentina. Grande abraco desde o Paraguai!

  • @robertopousa7949
    @robertopousa7949 21 день тому

    Professor HOC sua aula é magnifica, porém ficaria mais fácil se a aula fosse acompanhada de um mapa mostrando o desenrolar da guerra.

  • @marli5209
    @marli5209 17 днів тому +1

    Top

  • @Nelsonic92
    @Nelsonic92 23 дні тому +1

    Finalmente 🖐️

  • @AndréCava
    @AndréCava 23 дні тому +1

    Excelente aula Professor, qual era a composição dos combatentes brasileiros entre Policias Militares dos Estados e Forças Armadas?

  • @Jesusteama_e_Salva225
    @Jesusteama_e_Salva225 23 дні тому +4

    👏

  • @thie8eieieiw
    @thie8eieieiw 23 дні тому +1

    👏👏👏

  • @joaogomes-vt1qg
    @joaogomes-vt1qg День тому

    Solano lopez , achava D pedro ll incapaz de revidar por ser um governante de paz , mais os brasileiros arrasaram com o Paraguai

  • @nelsonjaque8536
    @nelsonjaque8536 22 дні тому

    segundo la del Pacifico en 1879 si puede tener este titulo, donde nuevamente quasi fué de 1 enfrentando 3 por conveniencia argentina recuuó al final pero con un tratado leonino, virtualmente fué el grande ganador, como siempre usando los otros. esta fué mucho mas equilibrada.

  • @edieeverest9733
    @edieeverest9733 23 дні тому +4

    Solano Lopez era ambicioso e achou que ia subjugar o Brasil kkkkk.

  • @mariliaamadeu3597
    @mariliaamadeu3597 17 днів тому +1

  • @JesuinoBrilhante
    @JesuinoBrilhante 23 дні тому +3

    Começa em 4:36

  • @uappetcoffee2023
    @uappetcoffee2023 23 дні тому +4

    👍

  • @LimonadeVM
    @LimonadeVM 22 дні тому +1

    Brasil deveria dominar a Argentina.
    Teríamos o Messi, o Papa, pista de sky em Bariloche e a tão sonhada saída pro oceano pacífico

  • @_Hasek_
    @_Hasek_ 18 днів тому

    22:40 Número inflado. As melhores estimativas do número de paraguaios antes da guerra gira em torno de 300k-400k, com a Vera Blinn Reber estimando a perda da população paraguaia entre 7-18,5%.

  • @joaogabrielottenfels5514
    @joaogabrielottenfels5514 23 дні тому +2

    Professor Hoc, se eu não me engano, apenas 10% dos militares brasileiros eram negros.

  • @lucasgoncalvesrscosta
    @lucasgoncalvesrscosta 23 дні тому +1

    Boa Noite, seria possível uma análise da Geopolítica brasileira na Primeira República (1889-1930), bem como na Era Vargas também?

  • @chspassos
    @chspassos 20 днів тому

    Caxias, patrono da nossa infantaria

  • @zecouves673
    @zecouves673 20 днів тому +1

    estimo que se o Brasil tivesse resolvido a situacao da cisplatina, logrando êxito em manter o uruguai como parte do territorio brasileiro, a guerra do paraguai talvez não tivesse acontecido... e se tivesse, paraguai deveria ter sido extinto, com o territorio dividido entre Brasil e Argentina.

  • @cantarsons7485
    @cantarsons7485 23 дні тому

    Uma vez, um prof de sociologia e história disse que a maior guerra (não lembro se em número de mortes) da América, foi a de Canudos. Será? 🤔

  • @thie8eieieiw
    @thie8eieieiw 23 дні тому

    Up

  • @RM-iz5js
    @RM-iz5js 22 дні тому

    Professor, é uma pena que a época do Império brasileiro é tão pouco aproveitado pelo cinema brasileiro, daria bons filmes e séries.

  • @nelsonjaque8536
    @nelsonjaque8536 22 дні тому

    DISCORDO!!! primero núnca podria ser la mayor, por la diparidade de fuezas de 01 para 20

  • @henriquebinato6505
    @henriquebinato6505 19 днів тому

    E a Batalha do Avaí, com o seu célebre quadro de Pedro Américo ?

  • @MsLucccccc
    @MsLucccccc 21 день тому

    O vídeo começa em 4:36

  • @mauriciobr4776
    @mauriciobr4776 17 днів тому

    14:14 "Entrarem dentro" professor? Como seria entrar fora?

  • @marcelenegomesdasilva1665
    @marcelenegomesdasilva1665 23 дні тому +2

    Não encontrei no Hoc Academy,

    • @AnaSilva-fg8ce
      @AnaSilva-fg8ce 23 дні тому

      No hoc Academy só estará disponível no mês 08. Essa seria a aula 10.

  • @odaircoldebela4215
    @odaircoldebela4215 14 днів тому

    Qual a influência da Inglaterra??

  • @lucianasalles7272
    @lucianasalles7272 23 дні тому

    🎧

  • @kauanovaes6810
    @kauanovaes6810 17 днів тому +1

    🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  • @totsuka9408
    @totsuka9408 21 день тому

    era so te me falado

  • @CleberSantos-io9bk
    @CleberSantos-io9bk 23 дні тому +1

    A geopolítica do Paraguai lembra um pouco a do Iraque. Ambos são países fracos com território plano sem defesas naturais e cercados por rios, o que acaba provocando o surgimento de tiranos expansionistas como Saddam Hussein e Solano López.

  • @josias7773
    @josias7773 23 дні тому +2

    Nessa guerra, o paraguai usou até adolescentes pra defender seus interesses, só pra se ter uma ideia até onde o ser humano vai pelos suas ambições

  • @fabiocoura8179
    @fabiocoura8179 19 днів тому +1

    O Brasil errou em não concordar com a Argentina de dividir o Paraguai.

  •  22 дні тому +1

    Brasil macetou o Paraguai, mostrando a superiodade tupiniquim a América do Sul 💪

  • @johnnyjoestar7769
    @johnnyjoestar7769 23 дні тому

    Vídeo começa 4:35

  • @WilsonBanana-t5f
    @WilsonBanana-t5f 22 дні тому +2

    Pode me dar uma ajuda? É errado não odiar a Europa? Sou apaixonado pela Europa e pela cultura europeia,mas muitas pessoas me dizem que eu deveria odiar a Europa por causa do colonialismo,do imperialismo e do eurocentrismo. Dizem que quem gosta deles não estudou história,dizem que eu deveria ler livros que estimulam o ódio aos europeus como Veias Abertas da América Latina e livros de Jessé de Souza, dizem que o mundo seria melhor se a Europa não existisse, dizem que a Europa só é rica e desenvolvida porque roubou recursos de outros continentes (e ainda rouba),que nada foi inventado pelos europeus e que todos os costumes e coisas que foram ditas "inventadas" pelos europeus foram roubados/copiados de outros povos,que antes do colonialismo a Europa era atrasada,pobre,sem recursos e sem cultura em comparação a outros povos e que eles só diziam ser avançados para poder roubar recursos de outros continentes, dizem que os europeus viviam em casas de argila, madeira,pedra e palha; e dizem que quem defende que a Europa já havia avanços científicos e tecnológicos antes do colonialismo,que ela não é rica só por ter roubado recursos de outros continentes e que eles inventaram sim muitas coisas é eurocêntrico,sofre de "sindrome do colonizado" e não estudou história.Por exemplo, Joaquin Torres García e Milton Santos morriam de ódio pela Europa. Um dia desses assisti videos do Pedro Daher na qual ele estava fazendo discursos de ódio a Europa e também ao Canadá e outros países do "norte global" (odeio as expressões Norte Global/sul global). Eu também já vi 2 páginas de geografia no Instagram (tudogeo e Leandro Levi) que disseram que "Estados Unidos e Europa não são exemplos a serem seguidos,temos é que continuar com nosso jeito latino de ser". Outro cara no TikTok disse que "O Sul Global deveria cancelar a Europa e admirar somente a América Latina e na África",outra blogueira chamada umasulamericana já disse que "os brasileiros vivem correndo atrás da cidadania europeia;a cultura europeia não tem nada a ver com a cultura brasileira e nem com nossos ancestrais,a cultura latino-americana é mais parecida com a cultura brasileira,só preferimos a europeia por causa da midia eurocêntrica que faz a gente ver eles como superiores.". O canal da Camila Faria é outro que é mais provável vc ver ela criando asas e voando do que falando bem dos europeus. Em quase todos os videos dela ela chama europeus de folgados e mimados. Já vi um youtuber brasileiro que parecia gringo chamado MeChamoJojo que disse que "O Brasil não é considerado um país ocidental pelos europeus, americanos, canadenses e australianos. Somos latinos imundos na visão deles. Mas nós somos melhores que eles. Ser brasileiro/latino é mil vezes melhor do que ser ocidental".Ele também disse que brasileiros brancos não são considerados brancos nos Estados Unidos, Europa, Austrália e Canadá. Vi 3 perfis no Quora dizendo que "Muitas pessoas falam argumentos racistas para explicar porque os Estados Unidos e a Europa são tão ricos e desenvolvidos,conversar com eles é como bater a cabeça na parede." Apesar de não ter tido colônias, já vi gente falando que a Suíça enriqueceu traficando escravos africanos e que não há outro motivo que fez a Suíça ser rica e desenvolvida. Vejo aqueles discursos de que "A Suíça é o maior produtor de chocolate do mundo sem ter um pé de cacau","A França tem a maior reserva de ouro sem ter um ouro sequer em seu território","Os ingleses não inventaram o futebol e nem os italianos inventaram o macarrão", "Roma e Grécia não seriam nada se não fosse pelos africanos do norte e os asiáticos ocidentais","Os mouros tiraram os europeus da Idade das trevas","Europeus não tomavam banho antes da colonização","É mais provável que um camelo atravesse o buraco de uma agulha que um brasileiro/latino-americano ir para a Europa e não ser discriminado", "A Inglaterra era o país mais atrasado, subdesenvolvido, pobre e sem cultura da Europa e virou esse país super influente hoje em dia graças às crueldades do colonialismo", "Eu achava que os europeus eram avançados até eu visitar Alhambra e notei que os árabes estavam anos-luz a frente dos europeus", "Europeus invejavam a África","Gregos e romanos roubaram a filosofia dos egipcios. Eles não tinham conhecimento suficiente para criar a filosofia","Roma e Grecia eram as civilizações antigas com mais desigualdade","afrocentrismo não existe, existe apenas a verdade que os eurocêntricos não aceitam", "A base de tudo é a África","os africanos inventaram tudo; engenharia, medicina, arquitetura, navegação, agricultura, comércio internacional, linguagem, arte, transporte, astronomia,escrita","a universidade mais antiga do mundo é no Mali","O filme Bacurau retrata muito bem como os americanos e europeus enxergam um brasileiro branco", "Quanto mais viajo pela América Latina mais passo a a odiar os Estados Unidos e a Europa", "Canadá, Austrália e Nova Zelândia são tão imperialistas quanto os Estados Unidos e a Inglaterra", "Os europeus não tem moral para falar de direitos humanos", "Quanto mais eu conheço reservas indígenas e quilombos, mais eu passo a odiar os Estados Unidos e a Europa", "Não existe natureza na Europa","Graças a essa galera que viaja, percebemos que fomos enganados o tempo todo sobre os Estados Unidos e a Europa", "O colonialismo foi a única forma da Europa sair do buraco que ela se meteu"... Já vi pessoas também dizendo que a única cultura do sul do Brasil é a dos gaúchos dos pampas e qualquer outra cultura sulista é só uma tentativa de atrair turistas copiando cultura alemã e italiana e lá não existe influências da cultura alemã/italiana e que é errado brasileiros dizerem e se orgulharem de ser descendentes de alemães,italianos, eslavos ou povos europeus em geral. Só ver o quanto de video no TikTok e UA-cam tem debochando desses brasileiros. Muitos dizem que são culturas alemães e italianas do passado, que não existem mais e bem diferente da cultura europeia contemporânea. Tenho medo de no futuro não existir mais a cultura europeia no sul do Brasil já que ninguém gosta dessa cultura. Vejo muitos africanos no UA-cam e no TikTok fazendo discurso de ódio pela Europa, falando que a África sempre foi melhor que a Europa em tudo; Dizendo que os africanos sempre foram mais avançados no quesito ciência e tecnologia e que eles inventaram tudo e que os europeus são só ladrões, invasores e assassinos; e quem discordar deles é eurocêntrico, racista e não estudou história. Já ouvi gente falando que Jesus nasceu na Etiópia e não na Palestina/Israel. Vejo tbm membros do movimento negro que dizem que a cultura brasileira está mais próxima da cultura africana do que da cultura europeia e até mesmo da cultura de outros países latino-americanos. E ainda tem aquela ladainha de "sulear,nosso norte é o sul" umasulamericana.com/sulear-america-invertida/ . Eu estudo muito sobre os crimes cometidos por povos não-europeus (ex: árabes, chineses, maias, astecas, soviéticos, confederados) mas mesmo assim muitas pessoas dizem que comparar os crimes cometidos pelos europeus com os crimes cometidos por povos não-europeus é idiotice, eurocentrismo, supremacia branca, sofismo e ignorância, geralmente uma "tentativa de amenizar os danos causados pela colonização europeia e permitir o racismo e o imperialismo europeu" e que Google, Wikipedia e UA-cam não são confiáveis para saber sobre geografia, história e política, inclusive tenho primos de extrema-esquerda que dizem que eu não devo confiar no que sites americanos dizem sobre esses assuntos. Dizem que "sites ocidentais distorcem a história para defender o ocidente. Sites chineses e/ou não-ocidentais mostram que os europeus sempre foram atrasados e sem cultura perto dos egipcios, árabes, chineses, mayas, aztecas, incas etc." Tbm vejo gente que diz que tudo que Brasil Paralelo, BBC, Wikipédia, CNN falam sobre países não-ocidentais é mentira. Devo confiar no que História Publica e Pedro Daher dizem. Vi um cara no UA-cam que disse "Se você gosta da Europa você foi hipnotizado pela propaganda ocidental. Existem milhões de lugares incríveis no mundo e nenhum desses é na Europa". Um dia desses vi um cara que disse "Ser antiocidental é dever de todo latino-americano. Um latino-americano que defende o Ocidente é como um boi que defende o açougueiro ou uma lesma que quer tomar banho em sal grosso". Uma vez eu disse que eu era contra o antiocidentalismo e um cara disse "se vc se sente feliz sabendo que faz parte de um povo dominado, escravizado e oprimido, não há pra quê mudar". É errado um latino-americano ser contra o antiocidentalismo? Eu estou completamente paranóico com a possibilidade de a Rússia e/ou a China destruirem os EUA e a Europa. O que eu faço? Devo passar a odiar a Europa? Países como Austrália, Canadá e Nova Zelândia são realmente tão malignos quanto Estados Unidos e Europa? Existe algum país desenvolvido que não é imperialista? O mundo realmente seria melhor se a Europa não existisse? Realmente não existem outros fatores que ajudaram a Europa a ser rica e desenvolvida e ela só é rica e desenvolvida porque roubou recursos de outros continente? Se a Europa não tivesse roubado recursos de outros continentes, atualmente ela seria pobre e subdesenvolvida? É errado enaltecer a cultura e a importância dos imigrantes alemães,italianos,ingleses,austríacos,suíços, eslavos,franceses,portugueses, espanhóis,holandeses,nórdicos, japoneses,judeus,sírios/libaneses no Brasil? Isso é racismo por excluir a cultura e importância dos negros escravizados que construíram o Brasil e dos povos indigenas que aqui viviam? Existe pelo menos uma coisa boa que a Europa fez ao mundo?

  • @user-yl2xr4rh5s
    @user-yl2xr4rh5s 22 дні тому +1

    A participação do Uruguai foi insignificante.
    A participação da Argentina durou pouco tempo, somente no início da guerra e saiu covardemente da guerra quando perdeu batalhas.

  • @WilsonBanana-t5f
    @WilsonBanana-t5f 22 дні тому +1

    Sou contra o antiocidentalismo. Sou contra o ódio a outras nações de maneira geral, não odeio país nenhum. Como todo latino-americano, sofro muita pressão para ser contra o Ocidente. Muitos comunistas, socialistas e antiocidentais me insultam, dizem que o Ocidente só comete crimes e países não-ocidentais nunca cometeram crimes, são vítimas do imperialismo ocidental e que ser antiocidental é dever de todo latino-americano. O que eu faço? Como não virar antiocidental mesmo com a pressão para virar antiocidental?

  • @joaodarc3688
    @joaodarc3688 19 днів тому +1

    Sempre bom reforçar que as consequências negativas para o Paraguai foram causadas pelo ditadorzinho que começou uma guerra e usou a própria população de escudo humano.

  • @JosimarMonteiro-ve3kx
    @JosimarMonteiro-ve3kx 21 день тому

    Professor tens q melhorar o áudio dos seus vídeos 👍

  • @rafaelchaves2035
    @rafaelchaves2035 23 дні тому +1

    Inicio: 4:36