Assistindo esse vídeo 3 anos depois, e preciso fazer uma nota de desagravo a mim mesmo. Se eu fosse gravá-lo hoje, eu mudaria completamente o tom da minha fala (não mudaria o cerne da questão, até porque, segue válido), mas teria mais sensibilidade com os conhecimentos de outros povos que, obviamente, sempre soube da importância, mas meu palavreado no meu vídeo deu um ar desdenhoso. Peço desculpas a todos pelos meus modos, e se eu pudesse voltaria atrás. Dentro da minha análise, penso que esse vídeo não tem a necessidade de ser apagado, mas minha nota e correção e pedido de desculpas precisam ficar registrados. É incrível como em tão pouco tempo (3 anos) a gente pode mudar tanto na forma de perceber certos aspectos do mundo. Sigo dizendo: é perigosíssimo ficar falando em "ciência de branco", e agora, com a pandemia que veio e com o governo desastroso do Bolsonaro, parece que fica mais óbvio ainda. Contudo, a sabedoria dos povos originários é valiosíssima, e eu reduzi tudo a acerto e erro, e me esqueci que tem todo um aspecto simbólico e de crenças e tradições que são fundamentais e de relevância ímpar pra esses povos, além de serem um patrimônio da humanidade que merece todo o respeito do mundo. Esses povos estão em guerra há 500 anos contra seu apagamento cultural, e eu tinha que ter tido essa sensibilidade nesse vídeo, pra não dar argumentos e ferramentas pra pessoas que odeiam indígenas seguirem com seu fluxo destrutivo e preconceituoso. Novamente, ficam minhas desculpas pelo tom do vídeo e pela falta de entendimento das nuances desse assunto, que é muito mais complexo do que eu desrespeitosamente fiz parecer. Também fiz a ciência parecer muito monolítica, quando na verdade ela também precisa se adaptar aos diferentes objetos de estudo, e esqueci de citar também que a escolha de pesquisas a serem feitas seguem sim um princípio norteador elitista que, na nossa sociedade, é majoritariamente branco. Contudo, preciso reiterar que não existe "ciência de branco" no sentido estrito, e é um discurso perigoso. Ciência é Ciência, com todas as suas nuances, mas é. Repito o que disse no final: precisamos lutar pra que seja inclusiva, não para que seja destruída.
Conheci seu canal no começo desse ano! E é tanto por esse e outros videos, agora mais ainda por este comentário, que te admiro como profissional e pessoa. Isso é pensamento crítico de verdade, é ter a coragem e humildade de se revisitar quando necessário. Quem dera que na minha area tivessem mais profissionais assim. Vi recentemente péssimos exemplos de ataque a ciência pra defender ego ao invés de identificar e repensar inadequações de discurso. Parabéns pelo seu trabalho e pelo canal, saiba que tem sido importante pra minha construção de conhecimento, instigado busca por práticas baseadas em evidências e me fez pensar muito sobre me atentar mais ao meu viés quando analiso situações. Abraço e desejo muito sucesso!
Frase meio idiota. Seria como dizer "pedras não se importam com seus sentimentos". Sua professora provavelmente somente quis te colocar uma pressão para estudar mais para prova, não filosofar.
Pirula, lembro que foi em seu vídeo sobre O dilema dos zoológicos, que encontrei a primeira pessoa, que assim como eu, se impressionava com o quão expressivos são os gorilas (em relação à semelhança aos humanos) pensando nisso agora, seria pedir demais que você fizesse um vídeo, mesmo que curto, sobre a morte da gorila Koko, e a importância das pesquisas feitas em relação à ela?
Sobre ciência e viés de confirmação, conheço um cara que estudava num laboratório em pesquisa com ratos. Certo dia ele estava fazendo alguns testes e os ratinhos tinham que apertar um botão pra cair comida. Um dos ratinhos, por algum motivo naquele dia, jogou a cabeça pra trás (como se tivesse olhando) antes de apertar o botão e caiu comida. A partir daquele dia, toda vez que o ratinho queria comida, ele jogava a cabeça pra trás antes de apertar o botão, porque "achava" que era um ritual necessário para a comida vir.
Vamos lá que o assunto é delicado. Primeiramente concordo com quase tudo o que foi dito no vídeo mas é preciso ter alguns cuidados. Que a Ciência nos proporcionou um monte de avanços não dá pra negar, que a Ciência, em aspectos práticos e úteis, superou em muito diversos saberes populares (de todas as culturas) também não dá pra negar. O que é preciso é ter muito cuidado para não usar esse argumento para dizer que a Ciência é MELHOR, de um ponto de vista cultural, que outras formas de conhecimento para JUSTIFICAR uma superioridade do povo que a desenvolveu. A ciência Europeia é uma atividade exclusivamente humana, e em diversos aspectos reflete a nossa realidade. Hoje temos uma maioria de homens brancos como cientistas (apesar de já termos melhorado um pouco neste aspecto), temos os grandes investimentos na Europa e EUA. A Ciência não é só européia, ela também é eurocêntrica, e isso ainda é um grande problema. Pegue os livros didáticos que se usam no Brasil, da pra contar nos dedos quantos cientistas brasileiros estão lá, africanos ou sul-americanos são inexistentes. Pergunta numa escola, no Brasil, quantos cientistas brasileiros os alunos conhecem e vai ver que não sabem citar um único nome. Do ponto de vista cultural (e sim, entendo que a ciência é parte da cultura humana assim como a arte, a literatura, etc) a Ciência ainda é apresentada ao grande público como uma atividade eurocêntrica Então, por mais que a Ciência (com C maíusculo) é européia e não podemos mudar isso, a narrativa pela qual ela é propagada (dentro e fora da academia) ainda carrega um estigma colonizador muito forte, e muitas vezes é usado para justificar superioridade e/ou inferioridade de determinados povos, etnias ou até mesmo gêneros. De um ponto de vista cultural e educacional estes saberes populares devem ser valorizados na medida em que refletem a identidade e a história dos povos, e este conhecimento não deve ser visto como inferior ou como incompatível com a dita Ciência. Em suma, a Ciência desenvolvida pelos europeus é uma forma de saber indispensável para as sociedades humanas contemporâneas e seus avanços são inegáveis, porém não deve ser usada para justificar preconceitos e precisa se livrar da carga colonizadora que ainda carrega, valorizando mais uma narrativa que seja menos eurocêntrica e mais inclusiva, para que se estabeleça um desenvolvimento científico mais justo em todas as nações.
Muita gente não está entendendo que você está falando do método científico... Talvez vale a pena você fazer um vídeo sobre metodologia da ciência, e chama alguém de outras áreas. Abraço
Exato. A compreensão do método científico é a chave para entender que quando se fala de ciência, não é uma questão de opinião, mas justamente o uso de técnicas para tirar a opinião da equação ao testar hipóteses.
Mauro Vianna nem toda pesquisa testamos hipóteses. Os métodos são variados. Mas acho que mais incomoda a população que se diz preocupada com animais é a incompreensão de que não há como realizar certas investigações sem o organismo modelo ou os indivíduos de uma população. É um dilema, mas fazer o quê.
Gente, esse negócio de voltar e ver se o joinha foi, funciona pra vcs? Porq eu posso voltar umas 15 vezes e ele nunca vai ter ficado... Impossível eu ficar por conta de garantir o joinha no video, Pirula! Infelizmente...
Primorosa explanação. Precisamos combater o obscurantismo que tem se difundido nas camadas mais leigas da sociedade, colocando os pingos nos Is. Me preocupa seriamente como há grupos que voluntariamente jogam contra o esclarecimento e a honestidade, científico e jornalístico. Isso é muito perigoso mesmo. Vlw Pirula por mais esse teor ajustado!
Sempre procuram formas de se dividir, ideologia de elite, ideologia de comunista, ideologia de gênero, religião de negro, time de favelado, etc e etc. A Ciência é a única coisa que ainda temos de forma plena, valendo como uma só pra todo mundo: funciona pra todo mundo: sem quaisquer distinções, porque a realidade é insensível à nossas vontades sobre ela, os fatos simplesmente são fatos. Ótimo vídeo, um abraço (y)
Pow Pirula, vou pro Rio uma semana depois do teu show la. De la vou pra Brasilia pra chegar uma semana depois do show la tbm. Ta fugindo de mim mermao so pode
De fato, esse negócio de "Ciência Branca" ou "Ciência Indígena" é algo que não se sustenta. Não só pela ciência ser uma só, e sim pela ciência ser algo que no seu surgimento abrangesse muitos povos. Concordo com muita coisa dita por você, entretanto os europeus não foram os únicos a "fazer ciência". E é isso que precisamos lutar, acabar com essa narrativa única de orgiem da ciência. Não só pelo exemplo que você deu do conhecimento dos índios, mas pela contribuição que toda uma humanidade fez para ciência. Principalmente os Árabes e Turcos. Quando houve um debate sobre a disciplina "Matemática Negra" acho que na UFABC, o que essa disciplina queria propor era estudar a influência de povos africanos na matemática, isso eu acho importante. Dentro da antropologia e linguística, existe muito debate sobre o método cientifico, e nenhum desses debates entra em consenso sobre seu surgimento.
Renan Galvão Essa ideia do filme é retirada da hipótese de Sapir-Whorf que já foi desmistificada há um bom tempo pelos cientistas cognitivos. Essa hipótese nem é levada a sério atualmente. Não é a língua que molda o pensamento.
Renan, de fato, a ciencia não surgiu(pelo menos bem instituida) apenas na europa. Mas quando olhamos os grupos que reclamam da tal ciencia branca acaba falando de coisa não cientificas, como essa aberração da Ciencia Indigena ou essa bizarrice da "matématica negra" (troca o nome para historia da matématica na africa)
Sim, conheço essa hipótese e o debate entorno, inclusive é criticada por cientistas sociais. Vou procurar esses estudos da ciência cognitiva. De antemão, gosto dos trabalhos de Noam Chomsky sobre. A variedade semântica na linguagem, pode ser que não molde o pensamento, mas deve impactar em algo. Obrigado!
Ian, concordo. Muito dos movimentos pós-modernos que exaltam a identidade de grupos carregam uma tese negacionista da razão. Sou da Geografia, e infelizmente esta repleta disso. Há um movimento que tenta "limpar" a Geografia de seu passado colonizador, mas que as vezes força a barra. Sobre o "Matemática Negra", não sei dizer o porquê do nome, mas mudar com certeza facilitaria a compreensão.
BOA PIRULLA. Esse assunto é importantíssimo, ouvi MUITO esse papo bizarro na academia. Sou de geografia e esse sintoma pós moderno tem dificultado muito o debate acadêmico aqui na UFSCar de Sorocaba. Um abraço e continue o bom trabalho sempre!!!!!!!
Eu ouvi esse gerador de lero-lero identitario hoje no curso de ASTROFISICA da ufrgs, o falando em etnoastrofisica, falando quase como um coach quantico, "ciencia" indigena e yoruba e querendo por isso e pé de igualdade com a teoria da relatividade geral Extremamente bizarro
Quando eu compra mais dinheiro pra Google play vou ajudar o canal Pq eu ganhei muitas coisas com esse canal, valeu amo esse canal mais de 4 anos aqui sem arrependimento.
Pirula, sou de Araraquara e adoraria ver as suas palestras pro aqui, especialmente “a ciência só está certa quando concorda comigo”. Vem pra Araraquara!
Parabéns pelo vídeo sempre muito coerente, gostaria de ver um vídeo seu sobre a gorila Koko que faleceu esta semana, sobre a pesquisa que foi desenvolvida com ela. Fiquei bastante impressionada com a capacidade comunicativa dela.
PIRULA, VOCÊ JÁ FEZ VÁRIOS VÍDEOS SOBRE RELIGIÕES, FAZ UM VÍDEO SOBRE 'CARTAS PSICOGRAFADAS' DOS ESPIRITAS. AGUARDO. AGORA VOU ASSISTIR ESTE VÍDEO QUE PARECE MUITO IMPORTANTE!! VALEU ...
Pirula Faça tbm um vídeo sobre crianças que lembram de vidas passadas e que inclusive foram confrontadas com as famílias que perderam seus entes queridos, e que posteriormente reencarnaram nessas crianças As mesmas foram submetidas a averiguação com descrições e fatos que só os familiares das pessoas mortas sabiam Teria como tirar um pouco o foco desses acontecimentos do campo da fé e levar pro campo da ciência? *=/*
Pois é Pirula , Pegando carona com o colega aí, queria ver um vídeo nesse assunto, sendo que um Médico cético Me falou uma vez que quando a pessoa estava " possuída" na verdade aquilo era um transe provocado por algum distúrbio Na tireóide ( queria saber também se isso procede ) , e também fez até um desafio: " quando uma pessoa tiver possuída , coloca um fio energizado e desencapado pra ver se esse demônio Não vai embora" em suma , um vídeo Nesse sentido seria ótimo. Obrigado à Todos.
É bom lembrar que na Matemática o ocidente que aderiu o método algébrico oriental, no caso dos Árabes. Então de fato não faz sentido nenhum falar que a ciência é 100% ocidental, já que a matemática é a principal ferramenta das ciências naturais.
Marcelo Vargas dos Santos O problema de uma "Ciência branca" é que 1° Há uma tendência do senso comum em achar que a ciência é européia e que lá é a única e melhor fonte de conhecimento verdadeiro 2° O fato da maioria esmagadora de cientistas serem brancos (e homens). Qnd um grupo detém a hegemonia do saber, ele subjulga simbolicamente os outros. A crítica não é p "acabar com a ciência" mas para pensa-la enquanto fenômeno social problemático
To ligado, só estou complementando. Mas essa de "a maioria esmagadora de cientistas serem brancos" já não é verdade, essa maioria não é mais esmagadora e em breve serão a minoria. Estamos começando a ser dominados pelos Chineses agora.
O problema é que esses movimentos não estão simplesmente questionando a falta de reconhecimento das contribuições de outras culturas e a exclusão delas da comunidade. Eles estão, ao menos os mais fanáticos, tratando a ciência em si como uma mera questão social, como se os conhecimentos obtidos fossem culturais, e isso não é o caso
A questão não é a origem do conhecimento, é o desenvimento do método. De fato, vários dos conhecimentos e construtos culturais que embasaram a ciência tem origem no cristinanismo, na Grécia antiga, em Roma e em muitos povos não-europeus (Egípicios, Mesopotâmicos, Árabes, Indus). A diferença da Ciência Moderna, surgida na Europa da renascença, como nos trabalhos Galileu e Newton e consolidada nas universidades na segunda revolução industrial, está no método: levantamento de hipóteses, testes sistemáticos, teorias com poder preditivo, e o mais importante de todos: uma debate de ideias em uma comunidade independente de acadêmicos, cada qual defendendo sua ideia e desprovando (ou confirmando) a ideia dos seus pares. Estes fatores, em conjunto, só surgiram a partir da renascença na Europa, e da forma que conhecemos hoje, a partir do século XIX. Issa forma de desenvolver e validar conhecimentos e teorias com cada vez mais capacidade de resolução de problemas é o que distingue a "ciência europeia" de outras formas de conhecimento ao redor do mundo ou de formas antigas de conhecimento que existiram na Europa, antes da Ciência moderna.
Mateus, " 1° Há uma tendência do senso comum em achar que a ciência é européia " Eu concordo, mas na verdade cara, atualmente, a maioria das pessoas sabem que foram os chineses, árabes, persas e egípcios quem descobriram varias coisas e colaboraram para a ciência e o conhecimento. " e que lá é a única e melhor fonte de conhecimento verdadeiro " Muita gente acha que alguns lugares, como por exemplo, no Japão ou na China, tem uma grande fonte de conhecimento e ate igual a da europeia.
É bom ter pessoas como o Pirula para disseminar conhecimento científico de forma simples, que já não é tão acessível ou compreensível pra maioria da população, até mesmo pela educação precária do Brasil. Isso aproxima as pessoas dessa curiosidade pelo desconhecido, independente do nível de educação. Parabéns, man
Pirula, tu não acha que seria interessante fazer uma linha do tempo da ciência ? No sentido dos paradigmas e também dos filósofos da ciência e como ela avançou em visão e metodologias.
Faz um vídeo sobre quais são as melhores alternativas que temos esse ano para votar, quem melhor nos representa, quem melhor representaria e apoiaria o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.
Tu falou uma coisa muito importante, a ciência foi usada muitas vezes para legitimar barbaridade, porém isso não tira o mérito da evoluções que ela causou.
E esse tipo de gente está em diversos lugares. Sempre penso, será que uma dessas pessoas será algum médico que eu possa vir a precisar? Não é só a política, mas o nível de ser humano que infesta o brasil é assustador. Em breve me mando daqui... Obrigado, Pirula. ;)
Infesta o Brasil? Grupos anti-vacinação e negacionistas climáticos existem em maior número nos EUA do que aqui. Esse viralatismo de achar que só no Brasil tem gente assim é bem idiota.
Aí é que está. Mesmo que lá fora tenha, e eu não duvido, o custo beneficio ainda é melhor, pra não dizer, absurdamente melhor. Brasil é um lixo, há pontos bons, mas como disse não compensa. Isso aqui é bom só pra turista mesmo. Tipo, não são só os políticos, que nem deveriam existir, é o povo mesmo. Pensamento pequeno, pobre, e não falo de $$, falo de espírito, de intelecto. Só ver o orkut dos anos 2010, feyssybuki. Sinto dó quando vejo vídeos assim, Pirula, ainda tentando ajudar essa gente. Falo isso a anos pra ele, sempre dando pérolas aos porcos.
Certo dia fui a um médico no UPA aqui da cidade e ele começou a falar que o Google havia escondido fotos do Google Maps que provavam a existência de OVNIs... Fingi que acreditei e peguei minhas guias de exames... Nunca mais voltei nele.
Boa Pirula, mais um excelente vídeo. E de novo não é falta de conhecimento do método científico? E da história de como o conhecimento científico já é desde tempos imemoráveis compartilhado entre povos, seja através de bibliotecas, como a de Alexandria, por exemplo, ou através do controle de rotas comerciais como fizeram os árabes. A própria "ciência" de branco foi muito influenciada pelas descobertas do norte africano e Ásia, além da aplicabilidade do método científico em descobertas dos ameríndios. Mais estudo e menos radicalismo!
6 років тому+11
*Canal do Pirula* Ciência é fruto de esforços individuais humanos, independentemente de qualquer coisa. E também de esforços grupais e com base em conhecimentos provenientes de fontes diversas, independentemente de *rótulos étnicos* . *SIMPLES ASSIM.*
6 років тому+2
*ADOROouvirChorodePetista* Segundo a ciência não existem raças humanas e sim grupos humanos que se reproduziram mais durante um tempo entre si. A miscigenação é o caminho natural de ampliarmos a variedade genética e inclusive características benéficas diversas.
Incrível ver no youtube um vídeo tão bacana relacionando um evento presente com a história da ciência (inclusive citando Karl Popper e falseabilidade). Parabéns pelo trabalho.
Povos no norte da África, na Ásia e nas Américas já estavam num alto nível de avanço científico (como ferramenta ciência) enquanto a Europa mal dominava a fala ou a escrita. O sistema numérico hindu-arábico foi o primeiro avanço efetivo ao pensamento científico europeu. Dizer que “a ciência foi desenvolvida na Europa" é ignorar uma parte bem recente da nossa história humana. A ciência é humana, assim como a idéia de que “eu e os meus somos melhores que os outros" também é vista nas demais etnias.
Amo seus vídeos, Pirula! Sua monocelha faz eu ficar ainda mais concentrada neles, por isso adoro ela, por favor, nunca tire. Beijos e obrigada por compartilhar tanto conhecimento. ❤❤
Independentemente da discussão principal do vídeo, a coisa mais triste é ver gente, nos comentários, compactuando com perspectivas típicas do evolucionismo cultural do século XIX, que serviu de fundamento ideológico para o neocolonialismo, a exploração, a dominação de diversos povos africanos e asiáticos. Coisa que o próprio autor do vídeo, ao que parece, rechaça. Tem gente que até mesmo acredita que a colonização foi boa! Boa para quem? Para os indígenas dizimados pela espada castelhana? Ou para aqueles que foram escravizados ou submetidos a regimes de trabalho absurdamente desumanos? Não. A colonização foi boa para o europeu. E só.
Na maior parte das vezes que recebo notificação, eu vejo pelo celular a notificação, e entro para ver pelo pc sem clicar em qualquer coisa da notificação, as vezes até em outro horário. Mas a forma com que mais vejo os vicios é nevegando pela aba de inscritos e vendo o que tem de novo.
Cara, você é um sujeito admirável em muitos aspectos. O principal desses aspectos eu diria que é sua generosidade em divulgar ciência. No entanto, acho que lhe falta uma leitura sobre sociologia da ciência. Não estou discordando de sua discordância acerca da noção de "ciência indígena", mas penso diferente de você acerca do fato de que a ciência ocidental é uma ciência "branca" . De diversas formas, seus procedimentos de validação, seus métodos, suas comunidades, suas instituições, seu ethos, enfim, não é algo que exista acima dos aspectos culturais e dos interesses sociais que afetam as comunidades científicas. E, como vc mesmo admite, este é um meio branco e masculino. James Watson, nobel de medicina, pesquisador que decifrou o genoma humano, é um exemplo do que falo aqui: ele acreditava (talvez ainda acredite) que brancos são mais inteligentes que negros. As pesquisas conduzidas na área de saúde costumam ser financiadas pela indústria farmacêutica e isso tem implicações diversas, incluindo aí a falta de atenção para com as populações de países pobres de terceiro mundo (as da África, sobretudo). Então, para resumir: acredito que a Ciência, ainda que utopicamente se pretenda neutra, objetiva, desinteressada, não deixa nunca de ser uma Ciência feita por pessoas situadas em determinados contextos sociais, históricos,m culturais, políticos e econômicos. [Um parêntesis: você que saca muito mais que eu de paleontologia e arqueologia deve estar a par das disputas no interior destas comunidades científicas acerca de como podemos explicar a chegada dos sapiens às américas. E esta disputa reflete o ponto de vista e os interesses de grupos dominantes - brancos, do norte]. Recomendo fortemente a leitura do Ciência em Ação do Bruno Latour [se é que vc já não saca esse autor]. Abraço
Complicado, achei seu ponto de vista massa e do dele também. Ciência realmente só existe uma, a que descobre coisas novas. Mas está Ciência é branca sim, pois não dá e não quer dar espaço para outras Etnias. Isso é real, foda de falar mas é a verdade.
Sobre a questão indígena, eu indico o documentário "Martírio", do Vincent Carelli, que conta a história dos Guarani Kaiowá desde a colonização. Me ajudou bastante a desmontar alguns preconceitos que eu ainda tinha com a minoria indígena, por pura falta de informação.
sim, aconteceu isso comigo, o yt acabou tirando minha inscrição do seu canal e eu ficava me perguntando pq n vinha as notificações até perceber q n tava inscrita
augosto p. eu não duvido nada vindo de mim, mas hj em dia só uso pc pra ver video e qnd vc vai se desinscrever aparece uma segunda aba perguntando se tem certeza, então acredito q não
Tiro meu chapéu pra esse vídeo Pirula! Quanto a questão dos indígenas serem vistos por muitos como sociedades que respeitam o meio ambiente e não causam impacto ambiental, recomendo a leitura do livro do Fernando Fernandez sobre a extinção da mega-fauna americana e do livro A Grande Marcha para Oeste dos irmãos Villas Boas na parte que relatam as gigantescas queimadas produzidas pelos Xavantes pra caçar.
esse discurso contrário a tal "ciência dos brancos" foi um dos fatores que me fez afastar de vez de militantes identitários de esquerda, de tão absurdo que é gente que acredita que horoscopo ou saberes tribais são tão equivalentes e válidos quanto a ciência e de menosprezar os conhecimentos que por acaso vieram dos europeus ocidentais.
Sei que ele sempre diz que não é a praia dele e tal, mas eu queria muito ver o Pirula tirando um tempinho (que eu sei que ele não tem) para ler e dar sua visão sobre algumas obras fundamentais das humanidades, que geram certas problemáticas que se encontram no cerne desse tipo de debate epistemológico. Admiro o esforço do Pirula, mas ao se debater ciência do ponto de vista epistemológico falta sair da zona de conforto um pouco. A questão da relação entre ideologia e ciência, que ele muito debate, vem sendo posto nas ciências sociais desde Foucault, e seria legal ver ele indo mais a fundo em um autor como este (até pelo mal uso que se faz de sua obra).
Thiago Castro Mas daí dizer que não "somos feitos" para comer carne, que carne apodrece no estômago e outras bobagens que os veganos falam e postam em propagandas, é outra história e ao meu ver o real motivo de muitos hostilizarem os vegetarianos e veganos.
Só ouvi verdades, eu fico triste quando entro em um debate que a pessoa está completamente embebecida de ideias conspiracionistas. E geralmente ela está também se afogando em ideologias afins. Pessoas que eu até queria defender me sinto envergonhado de notar que elas reduzem tudo à falácia conspiratória...
Mateus Menezes Mas relativizar tudo, e achar que baboseiras ideológicas como identitarianismo fazem alguma diferença na ciência é sim um problema. Popper eda um filósofo pós-moderno e criou o artifício da falseabilidade para quebrar com o positivo que afirmava que tudo poderia ser resolvido pela ciência, e não é dessa forma, todavia os pós-modernos relativistas como Heiddeger, Foucault e outros implicaram que tudo é relativo e até a ciência não dá respostas sobre nada no mundo, e isso é tão perigoso e pseudointelectual do que os designers inteligentes e outras pseudagens avulsas com um agravante, essa mentalidade está invadindo as academias no mundo afora...
BOA NOITE PIRULA!!! TÁ MESMO!!! COM CERTEZA, ELES NÃO SÃO " LOUCOS "! ACREDITO QUE AS PESSOAS REFIRAM-SE, ÀS CHAMADAS " SABEDORIA INDÍGENA "; PORÉM, MUITOS PERECEM DIANTE DA AUSÊNCIA DE " CONHECIMENTO "!!! CONCORDO PLENAMENTE PIRULA!!! É O CAMINHO QUE NOS LEVA À " VERDADE "!!! ÓTIMO VÍDEO PIRULA!!! TUDO DE MARAVILHOSO! ÓTIMO FIM DE SEMANA! ABRAÇOS!!!
lembrei que eu conheci seu canal atravez desse video dos beagles. e no começo eu descordei a respeito, pois estava cega na epoca e um pouco ignorante. mas depois de um tempo fui vendo outros videos seu e acabei me inscrevendo no seu canal. e depois que fiz biologia, concordo com vc a respeito do resgate dos beagles.. E concordo claro que as redes não deveriam ter sido cortadas... eu fiz iniciação cientifica com aves urbanas e com certeza é um método muito bom de amostragem e com impacto mínimo.
Lembra da sua analogia da mola ? que depois que voce oprimi e solta a mola se expande acima do normal. Então essa mola ja se esticou em muitos pontos e estão tentando segurar ela expandida
Pirula mexendo no vespeiro dos SJW. Agora eu afirmo, com toda a minha certeza, que o Pirula sofre hate de ambos os lados (dos neocons em geral, e dos SJW)
pirula, sobre o caso da fosfoetanolamina e teorias da conspiração sobre a indústria farmacêutica, eu acho que seria interessante você fazer um vídeo especifico sobre isso, visto que de certa forma existe um certo interesse da indústria farmacêutica em manter a doença e acaba ficando um limbo nos pontos para quando realmente existem tais casos e para casos como a fosfoetanolamina, onde esse limbo fica ali criando uma certa desconfiança nas pessoas beirando as vezes tais teorias conspiratórias.
Td canal fica pedindo pra ativar sininho, mas é um saco ficar recebendo msg sem parar, prefiro entrar nas inscrições, assim na hr que entro pra assistir vídeos tds os vídeos novos das inscrições estão lá, muito mais prático, até já tornei a aba inscrições minha página inicial pra facilitar.
Ei AdoroVerChoroDePetista, se prestar atenção aqui tem pessoas que TRABALHAM e ESTUDAM. Saiba que faço ecologia, sou ótimo em biologia e filosofia e adivinha e não sou um demente que coloca um nome desses no canal do youtube que provavelmente é de direita não entende nada de ciência e ciências humanas. Mano, sai daqui
@@melandy54 Vc deve ser um daqueles crentes conservadores que acredita que a Terra foi feita por deus, se bobear apoia Bolsonaro. Aqui é canal pra gente inteligente, respeita as pessoas e adora evidências. Não pra pessoas como vc.
Pirula, mano! Preciso falar "lougu" isso, velho seu canal é "foda" pra krlh Parabéns!!!! Sem dúvidas meu canal preferido...por favor nunca pare de postar seus vídeos. Apenas acho que o YT precisava de mais conteúdos CULTURAIS como o seu é vários outros UA-camrs por aí, pq hj em dia tem apenas retardados gastando alimento e fingindo que é uma foca ;-; (netos). Nem precisa dar um "amei" no meu comentário pq o q importa é vc ter lido, me orgulho um pouco de saber que ainda tem gente trazendo conteúdos de real qualidade!
Foda Pirula, valeu por esclarecer essa questão, não estava sabendo dessa história de ''Ciência de Branco'' mas estava em duvida a respeito do que estava rolando sobre os passarinhos em Ilha Bela
Quando acabar a copa as pessoas vão continuar maratonando séries e filmes na netflix, passando o final de semana em festas, se afundando em vícios, trabalhando mecanicamente dia pós dia, engolindo mentiras que são impostas pela mídia. Mania chata de culpar o descaso e a ignorância do povo em um evento esportivo hein
6 років тому
*Gustavo Zenker* Mas o futebol é uma forma de autoafirmação e se "sentir bem pelo país" bem tosca que distancia muitos de assuntos realmente relevantes. Não acha?
Tudo é questão de bom senso.... Há um certo exagero em querer que tudo seja da nossa forma, por isso a ciência é pouco conhecida, ela nos dá respostas que na maioria das vezes contradiz nossos princípios e crenças triviais....
A ciência "do branco" pode ate ser mais eficaz, no sentido de descobrir mais coisas em períodos de tempo relativamente curto. Porem, mesmo o conhecimento adquirido pelos métodos digamos, tradicionais ou primitivos (medicina oriental, curandeirismo indígena, etc), apesar de possuir um método mais falho, eles possuem um know how de milênios. Outra coisa e que se por um lado os chineses abraçaram em muitos aspectos a ciência européia, ainda usava seus métodos tradicionais ate bem poucos anos atrás.
ciência NAO É ADQUIRIR CONHECIMENTO. Ciência é um METODO, que tenta explicar a realidade do mundo de forma TESTAVEL e POR CONSEQUENCIA acaba adquirindo conhecimento.
Recomendo muitovc assistir o vídeo 'science must fall" , que mostra como há uma guerra entre "ciência negra" e "ciência branca" nas universidades da África do sul
Pirula, faz uma parte 2 desse vídeo falando de certo movimento que procura, em países africanos, salvo engano, tratar os "conhecimentos populares" e misticismo e afins com o mesmo patamar da Ciência. :)
Pelos vídeos que cheguei assistir, sou grato pelo conteúdo, pois obtive conhecimento de discussões que não passavam pela minha cabeça que existiam ou estavam em evidência, aprendi mais sobre elas e adicionei mais conhecimento a mim sobre estes diversos assuntos. Obrigado mesmo.
Pirula, eu concordo com parte da argumentação do vídeo, porém não fica claro para mim até onde a ciência é só ciência. O método científico em si não têm ideologia, mas por ser feito por pessoas há nela sempre ideologias embutidas, dá para notar isso na sua argumentação. Eu acompanho seu canal há muitos anos e de outros divulgadores científicos e vocês sempre criticaram a "invasão do instituto royal", que não é igual ao caso das redes de pássaros de agora por terem motivações diferentes. Atualmente, por ser feita por humanos, há na sociedade em geral - inclui-se a ciência - o antropocentrismo moral, onde de forma instrumentalista os animais acabam sendo usados como meios para os fins humanos. É justamente por isso que você argumenta contra a invasão do instituto royal e os veganos pensam no bem-estar, na liberdade e nos direitos animais - onde não deveria existir esse método que envolve violação dos animais - eles devem viver para seus próprios fins -, então o "desenvolve um método melhor" não é um argumento válido -, certo? Do ponto de vista da ética animalista/vegana e dos direitos animais, praticamente toda violência contra animais está errada, portanto, resgate de animais que vão ser mortos é válido, haja visto que todo indivíduo senciente têm sua importância. Isso não é uma questão sobre acomodação e sim sobre uso e exploração. Até agora percebo que sua ética humanista ainda preserva o ideal antropocêntrico e não deu espaço considerável para os animais e que têm vários pontos sobre veganismo que não entende, haja visto que veganismo não é sobre não matar nada é sobre não usar animais para nossos fins. Ah, vale lembrar que sou racionalista - e contra as pseudociências - e, de forma paralela, vejo a moralidade como algo objetivo - para mim, parece que colocar o humano num pedestal sim que é maluquice, afinal ele é um animal dentre todos os outros -, por isso relativizar o sofrimento dos animais não faz sentido algum. Enfim, acho muito difícil traçar a linha onde a ideologia influencia na ciências, há alguma indicação livro que fale sobre isso?
cara, tem um texto muito interessante que chama ''neutralidade da ciencia, desencantamento do mundo e controle da natureza'', muuuito bom pra se questionar os caminhos que a produção cientifica tem tomado, a relação com os impactos ambientais e comparação a outras formas de conhecimentos que nao a cientifica. Recomendo demais! Quem quiser ler taí o link www.scielo.br/pdf/ss/v6n1/a04v06n01.pdf
Sim de fato o povo nipônico adotou mesmo a ciência criada no ocidente, o que na real meio que demonstra um pouco do porque o Ocidente é tão ...bom e avançado :) claro tbm tem a questão cultura, a moral cristã ocidental, os valores iluministas, etc... mas é a ciência realmente foi crucial mesmo. Outra coisa, Pirula, o que que tu acha do livro "Bell curve" do Charles Murray? Pq esse livro tbm ajuda a explicar um pouco do pq os Europeus avançaram tanto e tal, e sim, sei o que tu vai falar, vai falar que a academia não aceita isso, blz...só que não foram produzidos estudos que provam 100% que o cara tava errado. Tem até mais coisa sobre QI e etnia que ele fala lá e tal envolvendo estudos de gêmeos, que por sinal é a melhor alternativa que temos pra estudar QI dessa forma sem a gente parecer os nazistas, pq se a gente fosse estudar que nem os nazistas teríamos de fazer um estudo de Knockout nos genes das pessoas...coisa bem anti-ética, enfim, qual é a tua opinião? Tudo bem tu não manjar, acho que não é mesmo a sua área, eu leio bastante sobre o assunto, mas eu pergunto pra tu pq sinto as vezes que vc coloca um pouco seu viés sobre esse tema e acaba meio que não passando a melhor informação sobre QI e etnias.
adonayshot na minha opinião creio que antes da etnia, tenha a ver com a cultura, veja por exemplo os norte e os sul coreanos, mesma etnia, mas, diferença absurda de Q.I. mas creio sim que haja uma tendência entre Q.I. e etnia porém acho que antes disso vem os fatores econômicos e o ambiente em que a pessoa cresce, o fato da etnia acho perfeitamente contornavel hoje em dia com o modelo de educação universalizada (para todos) pelo menos no Brasil entre pessoas da mesma classe não vejo diferença do QI entre negros e brancos de forma a explicitar essa correlação, enfim e só minha opinião espero que tenha contribuido para a discussão :).
De boa, eu conheço esse exemplo, e é um exemplo bem comum, e tbm sei que no nível individual a variação de QI é maior do que na "racial", o que tende a ser muito usado como um argumento pra "refutar" essa questão de etnia e QI.....só que ele tá errado :v existe uma parada chamada análise de cluster, que basicamente vc analisa num gráfico e vem a formação de "grupos" em certas posições do gráfico...é complicado de explicar :) Enfim, tbm concordo que os fatores..na real, não é só concordo, eu sei que fatores sócio econômicos pesam (alimentação, educação nos primeiros anos de vida, etc) mas eu tbm sei que nosso QI é pelo menos 50% genético (tem estudo que fala que é mais) e tbm conheço diversos estudos de gêmeos comparando gêmeos de diversas etnias e backgrounds socias....e mesmo controlando por todos esses fatore a gente ainda vê uma diferença de QI bem dignificativa. Also, povo Nipônico tem um QI mais altinho aparentemente, acho que só estão atrás dos Judeus ashkenazi :v Mas tbm tem os outros fatores, o fato de que a pior Coréia (a do sul) saiu de uma guerra e entrou com políticas liberais, adotou beeeem ferradamente a cultura ocidental (até demais na minha opinião). Enfim, meu ponto é, o Pírula aceita isso? tipo que isso exista? e se sim, o que ele acha de alternativas que vem aparecendo na China, coisas como terapia de genes e tal (literalmente criar gente mais inteligente)
Você sabe que o cara já veio aqui no Brasil, não? Ele, inclusive, de uma daquelas entrevistas que ficam nas folhas amarelas da veja... digamos que ele foi meio polêmico... particularmente por dizer que literalmente o QI médio no Brasil é menor pq o país é mestiço. É muito difícil não dizer que o cara é racista... muito difícil...
E o que você diz então dos estudos que controlaram todos essa fatores e ainda revelaram diferenças significativas? Eu acompanho os anais academicos mais da europa e EUA e vejo alguns UA-camr academicos falando isso, vi tbm os estudos, aqui vai o link de alguns videos com referências na descrição (sugiro que leiam) falando sobre o assunto: ua-cam.com/video/9BDkeFJlOCE/v-deo.html -Rushton, J. P. (1996). Race, evolution, and behavior: A life history perspective. Transaction Publishers. -Rushton, J. P., & Jensen, A. R. (2005). Thirty years of research on race differences in cognitive ability. Psychology, public policy, and law, 11(2), 235. -Rushton, J. P., & Jensen, A. R. (2010). Race and IQ: A theory-based review of the research in Richard Nisbett’s Intelligence and How to Get It. The Open Psychology Journal, 3(1), 9-35. ua-cam.com/video/8_O758GJWKs/v-deo.html -www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2... - www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2... -www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2... - www.pnas.org/content/111/38/13... anyway, tbm não to negando o que você ta falando, okay? só to pontuando que provavelmente não 100% como tu ta pensando que é .
Eu vi, parece que são métodos de povos africanos de resolver problemas matemáticos Vi o Marcos Gomes falando disso Eu não pesquisei a fundo, mas creio que se fosse mais fácil ou útil que "nossos" métodos, nós estaríamos usando eles nas escolas
Alexandre Oliveira Arrais Essa é a questão, não tem nada a ser realmente estudado nessa "área". Nada mesmo, nenhum teorema ou resultado útil ou significativo. Nos departamentos de matemática do mundo todo não se estuda isso.
Esse ramo de estudo, muito utilizado nas ciências humanas estuda exatamente a apropriação pelos Europeus de alguns métodos matemáticos e científicos criados pelos africanos, principalmente com egípcios (por questão de proximidade) e que hoje achamos ter sido criados por europeus, um exemplo clássico ainda muito debatido é a geometria
Vamos evitar falar de assuntos que desconhecemos, por trás do comentário afirmando não servir pra nada existem doutorados produzidos por métodos científicos dos mais diversos que estudam justamente isso.
Se já utilizamos esses métodos, então não é preciso separar a "matemática africana" da europeia, islâmica ou indiana... Basta pedir o reconhecimento de que de lá vieram tais conhecimentos
Podia ter um ranking de políticos científicos.... tipo um wiki ficha limpa da ciência. Uma lista de quem não votar por ter barrado ou atrasado ciência, ou por ter feito projeto baseado em pseudociencia.
Pirula precisa fazer um vídeo só criticando pós-modernismo. Essa maluquice tá se espalhando igual praga e ninguém tá dando atenção. Nunca te pedi nada pirula
Gosto muito de vc pirula apesar da sua ideologia parecer totalmente diferente das minhas vc ainda é um cara que coloca a ciência em primeiro lugar isso é bom.
Pirula, vou comentar porque tenho consideração por ti mas discordei de ti nesse vídeo (raridade). Percebi um grande incômodo teu com relação ao que tu identificas como um ataque à ciência. Para entender a contestação à chamada "ciência branca" tens que separar o método científico da ciência desenvolvida no Ocidente. O método científico não está (ou não deveria estar) em discussão; o que está em discussão é a ciência produzida por europeus e a forma que ele tomou e toma historicamente. Tudo isso tu pontuas no vídeo e até aí tudo bem. Mas quando tu fazes uma defesa dessa ciência como única válida acabas corroborando os males da ciência porque o cerne dessa arrogância científica europeia vem exatamente dessa desqualificação de outros saberes. Teu exemplo usando Japão e China vai ajudar a entender o que quero dizer: esses países não viveram o jugo colonial europeu de forma mais direta como as Américas e a África, logo conseguiram preservar sua cultura ao mesmo tempo que ocidentalizavam-se. Já as Américas e a África sofreram uma ocidentalização violenta com um genocídio físico e cultural e esse genocídio foi corroborado e legitimado pela ciência europeia, eis aí a chave da crítica. No vídeo qualificas isso como "deslize ético", o que é muito leve. Mas entenda: a crítica, ainda válida hoje, é como essa ciência eurocentrada ainda invalida ou minimiza outros conhecimentos produzidos fora do Ocidente e a forma que colocas no vídeo (e que já vi o Slow fazendo) age exatamente nesse sentido. É uma postura que percebo fora das ciências humanas de modo geral. De resto concordo com sua crítica a uma contestação histérica a toda e qualquer ciência. Só mais uma pontuação: quando se fala em Ocidente se trata do conceito sócio-histórico que o delimita à Europa Ocidental e América do Norte e não ao conceito geográfico, daí a América Latina e os povos indígenas de todo o continente não serem considerados ocidentais. Por fim gostaria de sugerir que lesse sofre colonialidade e decolonização, que ajudam a entender o assunto. Abraço.
"é como essa ciência eurocentrada ainda invalida ou minimiza outros conhecimentos produzidos fora do Ocidente e a forma que colocas no vídeo (e que já vi o Slow fazendo) age exatamente nesse sentido." 1- Vc quer dizer os cientistas, não? (ciência e cientista são coisas diferentes... aliás, a ciência É o método cientifico) Os exemplos de cientistas usando a ciência para legitimar algum preconceito chegam, ao menos, até 50% do número de cientistas "totais" (por assim dizer).? Caso não, de nome aos bois: Olha só, quem está falando tal coisa é o "fulano de tal"; no lugar de "a ciência de branco é quem está dizendo essa atrocidade aqui"... pois um ou outro caso isolado é só cherry picking. 2- Caso esteja dizendo que essa "ciência de branco" está minimizando "conhecimentos culturais" (algo como um conhecimento milenar passado de geração em geração)... bom, tem grande chance de ser pseudagem e teria apenas valor histórico... qualquer ciência é ciência apenas se seguir o método cientifico e o que não segue o método cientifico apenas acerta na base da sorte. 3- Caso tudo seja parte meramente de questão histórica... do tipo: "antigamente todos da acamedia cientifica usavam a ciência para justificar barbáries". Bom, infelizmente aconteceu, da para fazer o que agora? (como disse, se alguém ainda faz isso, DE NOME AOS BOIS no lugar de querer falar "ciência de branco"... pode ser um instituto inteiro, não precisa ser individuo por individuo, pq essa ciência é sim um conhecimento superior a qualquer outro (o método utilizado, em verdade) já inventado pelo ser humano, é por causa dela que nós dois estamos conseguindo conversar mesmo estando tão longe e nunca nos vendo pessoalmente). PS: O Pirula falando deu a entender que tudo a respeito do metodo cientifico atual surgiu na Europa, o que n é la bem verdade... muito da matematica os europeus absorveram dos povos lá do oriente médio.
Kkk como é delicioso ver esquerdopatas degladiando-se, gastando tempo e os poucos neurônios que lhes restam, para constatar a obviedade da realidade kkk e inventam teorias argumentativas extremamente utópicas para tentar defender ideologias falidas e fracassadas em prol de supostas minorias, oprimidas por maldosos opressores ocidentais brancos héteros e cristãos kkkkkkk #chupaesquerdaburra
KAOR40 1- Vc quer dizer os cientistas, não? (ciência e cientista são coisas diferentes... aliás, a ciência É o método cientifico) A separação cientista, ciência e método científico é um exercício teórico. Na prática uma coisa é indissociável da outra. Tentar isolar o método é uma forma de "não jogar o bebê fora junto coma água do banho". Você pede exemplos e posso citar, de cabeça, racismo e eugenia. Percebes que continuas afirmando a mesma coisa que o Pirula? Que a ciência é intocável? O que tentei colocar é que a ciência é fruto da modernidade europeia e como tal traz tudo o de bom e ruim que a ocidentalização trouxe para o restante do mundo. O exercício de separar o método daquilo que essa ciência produziu e produz e das hierarquias que ela carrega é uma tentativa de resgatar a parte boa. Ainda poderíamos falar sobre a instrumentalização do conhecimento científico para objetivos variados, mas Foucault já fez isso muito bem.
Cara, eu vou fazer o possível pra não apontar dedos: Esse tribalismo que tem ganho força novamente nos últimos anos é algo que me deixa extremamente frustrado, especialmente porque de alguma forma as pessoas estão convencidas de que isso é uma evolução na sociedade, quando na verdade isso só serve pra continuar nos deixando divididos (e por consequência manipuláveis) e nos puxa pra trás. Eu não consigo entender como esse discurso consegue se reproduzir. (Eu sei que eu repeti algumas coisas que o Pirulla disse no final do vídeo, mas queria deixar meu comentário fazendo sentido por si só) P.S.: Pirulla, gosto muito dos seus vídeos. Mesmo quando é algo no qual eu já concordo contigo, você sempre me ajuda com mais argumentos e com bibliografias. Esse canal é um dos melhores do UA-cam brasileiro, e torço pra que continue crescendo.
Me dói ouvir sobre testes em animais, pois sou vegetariana estrita e sensível quando se trata desse assunto, porém, apesar disso, amei seu vídeo, incrível como sempre! Parabéns
Assistindo esse vídeo 3 anos depois, e preciso fazer uma nota de desagravo a mim mesmo. Se eu fosse gravá-lo hoje, eu mudaria completamente o tom da minha fala (não mudaria o cerne da questão, até porque, segue válido), mas teria mais sensibilidade com os conhecimentos de outros povos que, obviamente, sempre soube da importância, mas meu palavreado no meu vídeo deu um ar desdenhoso. Peço desculpas a todos pelos meus modos, e se eu pudesse voltaria atrás. Dentro da minha análise, penso que esse vídeo não tem a necessidade de ser apagado, mas minha nota e correção e pedido de desculpas precisam ficar registrados. É incrível como em tão pouco tempo (3 anos) a gente pode mudar tanto na forma de perceber certos aspectos do mundo. Sigo dizendo: é perigosíssimo ficar falando em "ciência de branco", e agora, com a pandemia que veio e com o governo desastroso do Bolsonaro, parece que fica mais óbvio ainda. Contudo, a sabedoria dos povos originários é valiosíssima, e eu reduzi tudo a acerto e erro, e me esqueci que tem todo um aspecto simbólico e de crenças e tradições que são fundamentais e de relevância ímpar pra esses povos, além de serem um patrimônio da humanidade que merece todo o respeito do mundo. Esses povos estão em guerra há 500 anos contra seu apagamento cultural, e eu tinha que ter tido essa sensibilidade nesse vídeo, pra não dar argumentos e ferramentas pra pessoas que odeiam indígenas seguirem com seu fluxo destrutivo e preconceituoso. Novamente, ficam minhas desculpas pelo tom do vídeo e pela falta de entendimento das nuances desse assunto, que é muito mais complexo do que eu desrespeitosamente fiz parecer. Também fiz a ciência parecer muito monolítica, quando na verdade ela também precisa se adaptar aos diferentes objetos de estudo, e esqueci de citar também que a escolha de pesquisas a serem feitas seguem sim um princípio norteador elitista que, na nossa sociedade, é majoritariamente branco. Contudo, preciso reiterar que não existe "ciência de branco" no sentido estrito, e é um discurso perigoso. Ciência é Ciência, com todas as suas nuances, mas é. Repito o que disse no final: precisamos lutar pra que seja inclusiva, não para que seja destruída.
Cara ciência é ciência ponto mas como diz nosso amigo Sacani sempre tem o fator tripa
Conheci seu canal no começo desse ano! E é tanto por esse e outros videos, agora mais ainda por este comentário, que te admiro como profissional e pessoa. Isso é pensamento crítico de verdade, é ter a coragem e humildade de se revisitar quando necessário. Quem dera que na minha area tivessem mais profissionais assim. Vi recentemente péssimos exemplos de ataque a ciência pra defender ego ao invés de identificar e repensar inadequações de discurso. Parabéns pelo seu trabalho e pelo canal, saiba que tem sido importante pra minha construção de conhecimento, instigado busca por práticas baseadas em evidências e me fez pensar muito sobre me atentar mais ao meu viés quando analiso situações. Abraço e desejo muito sucesso!
Não precisa se desculpar por nada.
Essa pedido de desculpas não foi científico!
Considere perdoado, pois todos somos suscetíveis a errar o que importa é aprender como ele, e você esta melhor que 5 anos atrás :)
Uma frase que mudou a minha vida, foi quando meu professor de biologia disse: "a ciência não se importa com o seu sentimento"
DeGrasse disse algo similar: a natureza não se preocupa em ser compreensível ao homem
Sim, é verdade, estuda os sentimentos, mas não se importa com os sentimentos de quem estuda.
jordan Acho que ele foi meio grosseiro. Mas, se você sente que aprendeu uma lição, há que se ficar feliz!
huahauh. exatamente. Claro que importa, ele pode ser objeto de estudos!
Frase meio idiota. Seria como dizer "pedras não se importam com seus sentimentos". Sua professora provavelmente somente quis te colocar uma pressão para estudar mais para prova, não filosofar.
Se na época do Sagan o mundo era assombrado por demônios, hoje a gente já ta vivendo no inferno.
Pirula, lembro que foi em seu vídeo sobre O dilema dos zoológicos, que encontrei a primeira pessoa, que assim como eu, se impressionava com o quão expressivos são os gorilas (em relação à semelhança aos humanos) pensando nisso agora, seria pedir demais que você fizesse um vídeo, mesmo que curto, sobre a morte da gorila Koko, e a importância das pesquisas feitas em relação à ela?
Vinícius Coelho quero muito algo assim
Tb qro
Sim! Sim!!
Vinícius Coelho acho que ele até faz o vídeo, só não sei se vai ser curto...
Olha aí, não fui o único que pediu. Pirula tem uma demanda.
Não usar a rede de neblina é o mesmo que parar de dar injeção por que dói.
Sobre ciência e viés de confirmação, conheço um cara que estudava num laboratório em pesquisa com ratos. Certo dia ele estava fazendo alguns testes e os ratinhos tinham que apertar um botão pra cair comida.
Um dos ratinhos, por algum motivo naquele dia, jogou a cabeça pra trás (como se tivesse olhando) antes de apertar o botão e caiu comida. A partir daquele dia, toda vez que o ratinho queria comida, ele jogava a cabeça pra trás antes de apertar o botão, porque "achava" que era um ritual necessário para a comida vir.
Ele só ta dando um exemplo de viés de confirmação amigo
superstição dos pombos. ♥
eis que o rato aprende a dança da comida ISJIODJSDIJASD
A Google me respeita, sou inscrito há anos e recebo notificações normalmente.
tb
eu tbm
Eu também e olha que passei quase 6 meses sem ver vídeos do pirula
Vamos lá que o assunto é delicado. Primeiramente concordo com quase tudo o que foi dito no vídeo mas é preciso ter alguns cuidados. Que a Ciência nos proporcionou um monte de avanços não dá pra negar, que a Ciência, em aspectos práticos e úteis, superou em muito diversos saberes populares (de todas as culturas) também não dá pra negar. O que é preciso é ter muito cuidado para não usar esse argumento para dizer que a Ciência é MELHOR, de um ponto de vista cultural, que outras formas de conhecimento para JUSTIFICAR uma superioridade do povo que a desenvolveu.
A ciência Europeia é uma atividade exclusivamente humana, e em diversos aspectos reflete a nossa realidade. Hoje temos uma maioria de homens brancos como cientistas (apesar de já termos melhorado um pouco neste aspecto), temos os grandes investimentos na Europa e EUA. A Ciência não é só européia, ela também é eurocêntrica, e isso ainda é um grande problema. Pegue os livros didáticos que se usam no Brasil, da pra contar nos dedos quantos cientistas brasileiros estão lá, africanos ou sul-americanos são inexistentes. Pergunta numa escola, no Brasil, quantos cientistas brasileiros os alunos conhecem e vai ver que não sabem citar um único nome. Do ponto de vista cultural (e sim, entendo que a ciência é parte da cultura humana assim como a arte, a literatura, etc) a Ciência ainda é apresentada ao grande público como uma atividade eurocêntrica
Então, por mais que a Ciência (com C maíusculo) é européia e não podemos mudar isso, a narrativa pela qual ela é propagada (dentro e fora da academia) ainda carrega um estigma colonizador muito forte, e muitas vezes é usado para justificar superioridade e/ou inferioridade de determinados povos, etnias ou até mesmo gêneros. De um ponto de vista cultural e educacional estes saberes populares devem ser valorizados na medida em que refletem a identidade e a história dos povos, e este conhecimento não deve ser visto como inferior ou como incompatível com a dita Ciência.
Em suma, a Ciência desenvolvida pelos europeus é uma forma de saber indispensável para as sociedades humanas contemporâneas e seus avanços são inegáveis, porém não deve ser usada para justificar preconceitos e precisa se livrar da carga colonizadora que ainda carrega, valorizando mais uma narrativa que seja menos eurocêntrica e mais inclusiva, para que se estabeleça um desenvolvimento científico mais justo em todas as nações.
175 pessoas deram deslike.
Desses, 79 utilizando um smartphone desenvolvido pelos índios.
Fonte: Fatos Desconhecidos.
Muita gente não está entendendo que você está falando do método científico... Talvez vale a pena você fazer um vídeo sobre metodologia da ciência, e chama alguém de outras áreas. Abraço
Luciana Feliciano Bióloga AC
Exato. A compreensão do método científico é a chave para entender que quando se fala de ciência, não é uma questão de opinião, mas justamente o uso de técnicas para tirar a opinião da equação ao testar hipóteses.
Eu tambem pensei nisso. Tomara que o Pitula lria e pense em fazer um video so sibre o metido científico nos mínimos detalhes
acho q seria legal tb chamar algum pesquisador de ciencias humanas pra falar de metodologia (n sei, talvez alguem da antropologia ou historia)
Mauro Vianna nem toda pesquisa testamos hipóteses. Os métodos são variados. Mas acho que mais incomoda a população que se diz preocupada com animais é a incompreensão de que não há como realizar certas investigações sem o organismo modelo ou os indivíduos de uma população. É um dilema, mas fazer o quê.
Gente, esse negócio de voltar e ver se o joinha foi, funciona pra vcs? Porq eu posso voltar umas 15 vezes e ele nunca vai ter ficado...
Impossível eu ficar por conta de garantir o joinha no video, Pirula! Infelizmente...
O melhor é curtir e ir conferir se ficou nas curtidas recentes. Se ficou, provavelmente não sairá de lá(pelo menos é o que se espera, rs).
Primorosa explanação. Precisamos combater o obscurantismo que tem se difundido nas camadas mais leigas da sociedade, colocando os pingos nos Is. Me preocupa seriamente como há grupos que voluntariamente jogam contra o esclarecimento e a honestidade, científico e jornalístico. Isso é muito perigoso mesmo. Vlw Pirula por mais esse teor ajustado!
E pensar que a ciência é uma das poucas coisas que unem as pessoas com tanta política, guerra e religião pra separar.
Sempre procuram formas de se dividir, ideologia de elite, ideologia de comunista, ideologia de gênero, religião de negro, time de favelado, etc e etc.
A Ciência é a única coisa que ainda temos de forma plena, valendo como uma só pra todo mundo: funciona pra todo mundo: sem quaisquer distinções, porque a realidade é insensível à nossas vontades sobre ela, os fatos simplesmente são fatos.
Ótimo vídeo, um abraço (y)
Pow Pirula, vou pro Rio uma semana depois do teu show la. De la vou pra Brasilia pra chegar uma semana depois do show la tbm.
Ta fugindo de mim mermao so pode
Igor Sousa "show" haha fiquei imaginando o pirulla cantando Pantera.
De fato, esse negócio de "Ciência Branca" ou "Ciência Indígena" é algo que não se sustenta. Não só pela ciência ser uma só, e sim pela ciência ser algo que no seu surgimento abrangesse muitos povos. Concordo com muita coisa dita por você, entretanto os europeus não foram os únicos a "fazer ciência". E é isso que precisamos lutar, acabar com essa narrativa única de orgiem da ciência. Não só pelo exemplo que você deu do conhecimento dos índios, mas pela contribuição que toda uma humanidade fez para ciência. Principalmente os Árabes e Turcos. Quando houve um debate sobre a disciplina "Matemática Negra" acho que na UFABC, o que essa disciplina queria propor era estudar a influência de povos africanos na matemática, isso eu acho importante. Dentro da antropologia e linguística, existe muito debate sobre o método cientifico, e nenhum desses debates entra em consenso sobre seu surgimento.
Renan Galvão Essa ideia do filme é retirada da hipótese de Sapir-Whorf que já foi desmistificada há um bom tempo pelos cientistas cognitivos. Essa hipótese nem é levada a sério atualmente. Não é a língua que molda o pensamento.
Muito interessante essa contribuição que vc lembrou dos países árabes para o desenvolvimento da área de exatas que nunca é lembrado
Renan, de fato, a ciencia não surgiu(pelo menos bem instituida) apenas na europa.
Mas quando olhamos os grupos que reclamam da tal ciencia branca acaba falando de coisa não cientificas, como essa aberração da Ciencia Indigena ou essa bizarrice da "matématica negra" (troca o nome para historia da matématica na africa)
Sim, conheço essa hipótese e o debate entorno, inclusive é criticada por cientistas sociais. Vou procurar esses estudos da ciência cognitiva. De antemão, gosto dos trabalhos de Noam Chomsky sobre. A variedade semântica na linguagem, pode ser que não molde o pensamento, mas deve impactar em algo. Obrigado!
Ian, concordo. Muito dos movimentos pós-modernos que exaltam a identidade de grupos carregam uma tese negacionista da razão. Sou da Geografia, e infelizmente esta repleta disso. Há um movimento que tenta "limpar" a Geografia de seu passado colonizador, mas que as vezes força a barra. Sobre o "Matemática Negra", não sei dizer o porquê do nome, mas mudar com certeza facilitaria a compreensão.
Esse vídeo não é um vírus mas ele é zika!
BOA PIRULLA. Esse assunto é importantíssimo, ouvi MUITO esse papo bizarro na academia. Sou de geografia e esse sintoma pós moderno tem dificultado muito o debate acadêmico aqui na UFSCar de Sorocaba. Um abraço e continue o bom trabalho sempre!!!!!!!
Eu ouvi esse gerador de lero-lero identitario hoje no curso de ASTROFISICA da ufrgs, o falando em etnoastrofisica, falando quase como um coach quantico, "ciencia" indigena e yoruba e querendo por isso e pé de igualdade com a teoria da relatividade geral
Extremamente bizarro
Quando eu compra mais dinheiro pra Google play vou ajudar o canal
Pq eu ganhei muitas coisas com esse canal, valeu amo esse canal mais de 4 anos aqui sem arrependimento.
Pirula, sou de Araraquara e adoraria ver as suas palestras pro aqui, especialmente “a ciência só está certa quando concorda comigo”. Vem pra Araraquara!
Parabéns pelo vídeo sempre muito coerente, gostaria de ver um vídeo seu sobre a gorila Koko que faleceu esta semana, sobre a pesquisa que foi desenvolvida com ela. Fiquei bastante impressionada com a capacidade comunicativa dela.
Universo em Pixel poxa que notícia triste :(
PIRULA, VOCÊ JÁ FEZ VÁRIOS VÍDEOS SOBRE RELIGIÕES, FAZ UM VÍDEO SOBRE 'CARTAS PSICOGRAFADAS' DOS ESPIRITAS. AGUARDO. AGORA VOU ASSISTIR ESTE VÍDEO QUE PARECE MUITO IMPORTANTE!! VALEU ...
Mrcueizin Up
Pirula Faça tbm um vídeo sobre crianças que lembram de vidas passadas e que inclusive foram confrontadas com as famílias que perderam seus entes queridos, e que posteriormente reencarnaram nessas crianças
As mesmas foram submetidas a averiguação com descrições e fatos que só os familiares das pessoas mortas sabiam
Teria como tirar um pouco o foco desses acontecimentos do campo da fé e levar pro campo da ciência? *=/*
Up
Black Dog assim como as outras religiões, e mesmo assim o Pirula fala sobre.
Pois é Pirula , Pegando carona com o colega aí, queria ver um vídeo nesse assunto, sendo que um Médico cético Me falou uma vez que quando a pessoa estava " possuída" na verdade aquilo era um transe provocado por algum distúrbio Na tireóide ( queria saber também se isso procede ) , e também fez até um desafio: " quando uma pessoa tiver possuída , coloca um fio energizado e desencapado pra ver se esse demônio Não vai embora" em suma , um vídeo Nesse sentido seria ótimo. Obrigado à Todos.
É bom lembrar que na Matemática o ocidente que aderiu o método algébrico oriental, no caso dos Árabes. Então de fato não faz sentido nenhum falar que a ciência é 100% ocidental, já que a matemática é a principal ferramenta das ciências naturais.
Marcelo Vargas dos Santos O problema de uma "Ciência branca" é que
1° Há uma tendência do senso comum em achar que a ciência é européia e que lá é a única e melhor fonte de conhecimento verdadeiro
2° O fato da maioria esmagadora de cientistas serem brancos (e homens). Qnd um grupo detém a hegemonia do saber, ele subjulga simbolicamente os outros.
A crítica não é p "acabar com a ciência" mas para pensa-la enquanto fenômeno social problemático
To ligado, só estou complementando. Mas essa de "a maioria esmagadora de cientistas serem brancos" já não é verdade, essa maioria não é mais esmagadora e em breve serão a minoria. Estamos começando a ser dominados pelos Chineses agora.
O problema é que esses movimentos não estão simplesmente questionando a falta de reconhecimento das contribuições de outras culturas e a exclusão delas da comunidade.
Eles estão, ao menos os mais fanáticos, tratando a ciência em si como uma mera questão social, como se os conhecimentos obtidos fossem culturais, e isso não é o caso
A questão não é a origem do conhecimento, é o desenvimento do método. De fato, vários dos conhecimentos e construtos culturais que embasaram a ciência tem origem no cristinanismo, na Grécia antiga, em Roma e em muitos povos não-europeus (Egípicios, Mesopotâmicos, Árabes, Indus). A diferença da Ciência Moderna, surgida na Europa da renascença, como nos trabalhos Galileu e Newton e consolidada nas universidades na segunda revolução industrial, está no método: levantamento de hipóteses, testes sistemáticos, teorias com poder preditivo, e o mais importante de todos: uma debate de ideias em uma comunidade independente de acadêmicos, cada qual defendendo sua ideia e desprovando (ou confirmando) a ideia dos seus pares. Estes fatores, em conjunto, só surgiram a partir da renascença na Europa, e da forma que conhecemos hoje, a partir do século XIX. Issa forma de desenvolver e validar conhecimentos e teorias com cada vez mais capacidade de resolução de problemas é o que distingue a "ciência europeia" de outras formas de conhecimento ao redor do mundo ou de formas antigas de conhecimento que existiram na Europa, antes da Ciência moderna.
Mateus, " 1° Há uma tendência do senso comum em achar que a ciência é européia "
Eu concordo, mas na verdade cara, atualmente, a maioria das pessoas sabem que foram os chineses, árabes, persas e egípcios quem descobriram varias coisas e colaboraram para a ciência e o conhecimento.
" e que lá é a única e melhor fonte de conhecimento verdadeiro "
Muita gente acha que alguns lugares, como por exemplo, no Japão ou na China, tem uma grande fonte de conhecimento e ate igual a da europeia.
É bom ter pessoas como o Pirula para disseminar conhecimento científico de forma simples, que já não é tão acessível ou compreensível pra maioria da população, até mesmo pela educação precária do Brasil. Isso aproxima as pessoas dessa curiosidade pelo desconhecido, independente do nível de educação. Parabéns, man
Pirula, tu não acha que seria interessante fazer uma linha do tempo da ciência ? No sentido dos paradigmas e também dos filósofos da ciência e como ela avançou em visão e metodologias.
Faz um vídeo sobre quais são as melhores alternativas que temos esse ano para votar, quem melhor nos representa, quem melhor representaria e apoiaria o desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil.
Also, eu gosto quando o Pirula fica pistola ;)
Tu falou uma coisa muito importante, a ciência foi usada muitas vezes para legitimar barbaridade, porém isso não tira o mérito da evoluções que ela causou.
E esse tipo de gente está em diversos lugares.
Sempre penso, será que uma dessas pessoas será algum médico que eu possa vir a precisar?
Não é só a política, mas o nível de ser humano que infesta o brasil é assustador.
Em breve me mando daqui...
Obrigado, Pirula. ;)
Uma pena que vai encontrar essas pessoas onde vc for cara, vai se surpreender, mas não é uma crítica eu quero logo me mandar daqui também rsrs..
Infesta o Brasil? Grupos anti-vacinação e negacionistas climáticos existem em maior número nos EUA do que aqui. Esse viralatismo de achar que só no Brasil tem gente assim é bem idiota.
Aí é que está. Mesmo que lá fora tenha, e eu não duvido, o custo beneficio ainda é melhor, pra não dizer, absurdamente melhor. Brasil é um lixo, há pontos bons, mas como disse não compensa. Isso aqui é bom só pra turista mesmo. Tipo, não são só os políticos, que nem deveriam existir, é o povo mesmo. Pensamento pequeno, pobre, e não falo de $$, falo de espírito, de intelecto. Só ver o orkut dos anos 2010, feyssybuki.
Sinto dó quando vejo vídeos assim, Pirula, ainda tentando ajudar essa gente.
Falo isso a anos pra ele, sempre dando pérolas aos porcos.
Certo dia fui a um médico no UPA aqui da cidade e ele começou a falar que o Google havia escondido fotos do Google Maps que provavam a existência de OVNIs...
Fingi que acreditei e peguei minhas guias de exames... Nunca mais voltei nele.
Hime-chan Claudia Cavalcante Fonseca ,y essa é de chorar , isso é culpa de muitos grupos sociais , inclusive nós que manjamos e ficamos calados.
Boa Pirula, mais um excelente vídeo.
E de novo não é falta de conhecimento do método científico? E da história de como o conhecimento científico já é desde tempos imemoráveis compartilhado entre povos, seja através de bibliotecas, como a de Alexandria, por exemplo, ou através do controle de rotas comerciais como fizeram os árabes. A própria "ciência" de branco foi muito influenciada pelas descobertas do norte africano e Ásia, além da aplicabilidade do método científico em descobertas dos ameríndios. Mais estudo e menos radicalismo!
*Canal do Pirula*
Ciência é fruto de esforços individuais humanos, independentemente de qualquer coisa. E também de esforços grupais e com base em conhecimentos provenientes de fontes diversas, independentemente de *rótulos étnicos* . *SIMPLES ASSIM.*
*ADOROouvirChorodePetista*
Segundo a ciência não existem raças humanas e sim grupos humanos que se reproduziram mais durante um tempo entre si. A miscigenação é o caminho natural de ampliarmos a variedade genética e inclusive características benéficas diversas.
Incrível ver no youtube um vídeo tão bacana relacionando um evento presente com a história da ciência (inclusive citando Karl Popper e falseabilidade). Parabéns pelo trabalho.
Povos no norte da África, na Ásia e nas Américas já estavam num alto nível de avanço científico (como ferramenta ciência) enquanto a Europa mal dominava a fala ou a escrita.
O sistema numérico hindu-arábico foi o primeiro avanço efetivo ao pensamento científico europeu.
Dizer que “a ciência foi desenvolvida na Europa" é ignorar uma parte bem recente da nossa história humana.
A ciência é humana, assim como a idéia de que “eu e os meus somos melhores que os outros" também é vista nas demais etnias.
Amo seus vídeos, Pirula!
Sua monocelha faz eu ficar ainda mais concentrada neles, por isso adoro ela, por favor, nunca tire. Beijos e obrigada por compartilhar tanto conhecimento. ❤❤
Queria saber oq esse cara q sempre negativa faz. 32s de vídeo postado. 26min de vídeo e já deslike kkkkkk q patrulha da porra
O cara deve ser inscrito no canal para esperar o pirula postar um video, e negativar. Vai entender ne...
Olha pelo lado bom, pelo menos a patrulha não comenta rs.
real, o video acaba de ser postado e já vem os haters dá deslike, obsessão?
''Patrulha canina!Patrulha canina!Sempre estaremos juntos!''...
Uma palavra: bots.
Pirulla, te acompanho desde o início do canal até aagora. É meu primeiro comentário aqui, e queria dizer que foi um ótimo vídeo
Independentemente da discussão principal do vídeo, a coisa mais triste é ver gente, nos comentários, compactuando com perspectivas típicas do evolucionismo cultural do século XIX, que serviu de fundamento ideológico para o neocolonialismo, a exploração, a dominação de diversos povos africanos e asiáticos. Coisa que o próprio autor do vídeo, ao que parece, rechaça. Tem gente que até mesmo acredita que a colonização foi boa! Boa para quem? Para os indígenas dizimados pela espada castelhana? Ou para aqueles que foram escravizados ou submetidos a regimes de trabalho absurdamente desumanos? Não. A colonização foi boa para o europeu. E só.
Eu sou do pensamento de que, sim, a humanidade tem níveis de evolução, mas não acho justificável que se forcem outros povos a mudar.
Concordo com você em tudo.
Vendo esse video hj....mal sabia o Pirulla oq viria pela frente nesse país....
Muito bom, Pirula!
Owwwn a Jolia Jolie x3
Acho que como uma das sociedades que mais exigiram higiene (por falta da mesma) era meio inevitável que eles se desenvolvessem mais nesse aspecto
Tenho um professor que fala que a ciência é apenas uma cultura do ocidente.
Por favor, me diga que é um professor de sociologia
Astronomia do oriente então não existe? Babilônicos? Egípcios? Chineses? 🙄
É bem de humanas kkkk
Eu tenho professor que diz que a história é história de burguês...
João Vítor Felix ele sabe que os burgueses eram uma das classes mais pobres da Europa antiga??? Kkkk
Na maior parte das vezes que recebo notificação, eu vejo pelo celular a notificação, e entro para ver pelo pc sem clicar em qualquer coisa da notificação, as vezes até em outro horário. Mas a forma com que mais vejo os vicios é nevegando pela aba de inscritos e vendo o que tem de novo.
Cadê o vídeo sobre Jurassic World :Reino Ameaçado???
Adoro esse tema quero muito mais vídeos de Paleontologia!!!!
Pirula no dicionário:
Aquele que apanha de todos os lados políticos por ir atrás de informações e basear oq fala na ciência.
Cara, você é um sujeito admirável em muitos aspectos. O principal desses aspectos eu diria que é sua generosidade em divulgar ciência. No entanto, acho que lhe falta uma leitura sobre sociologia da ciência. Não estou discordando de sua discordância acerca da noção de "ciência indígena", mas penso diferente de você acerca do fato de que a ciência ocidental é uma ciência "branca" . De diversas formas, seus procedimentos de validação, seus métodos, suas comunidades, suas instituições, seu ethos, enfim, não é algo que exista acima dos aspectos culturais e dos interesses sociais que afetam as comunidades científicas. E, como vc mesmo admite, este é um meio branco e masculino. James Watson, nobel de medicina, pesquisador que decifrou o genoma humano, é um exemplo do que falo aqui: ele acreditava (talvez ainda acredite) que brancos são mais inteligentes que negros. As pesquisas conduzidas na área de saúde costumam ser financiadas pela indústria farmacêutica e isso tem implicações diversas, incluindo aí a falta de atenção para com as populações de países pobres de terceiro mundo (as da África, sobretudo). Então, para resumir: acredito que a Ciência, ainda que utopicamente se pretenda neutra, objetiva, desinteressada, não deixa nunca de ser uma Ciência feita por pessoas situadas em determinados contextos sociais, históricos,m culturais, políticos e econômicos. [Um parêntesis: você que saca muito mais que eu de paleontologia e arqueologia deve estar a par das disputas no interior destas comunidades científicas acerca de como podemos explicar a chegada dos sapiens às américas. E esta disputa reflete o ponto de vista e os interesses de grupos dominantes - brancos, do norte]. Recomendo fortemente a leitura do Ciência em Ação do Bruno Latour [se é que vc já não saca esse autor]. Abraço
até que tava razoavel antes do '' INDUSTRIA FARMACEUTICA'' kkkkkkkkkkkk
Complicado, achei seu ponto de vista massa e do dele também. Ciência realmente só existe uma, a que descobre coisas novas. Mas está Ciência é branca sim, pois não dá e não quer dar espaço para outras Etnias. Isso é real, foda de falar mas é a verdade.
Sobre a questão indígena, eu indico o documentário "Martírio", do Vincent Carelli, que conta a história dos Guarani Kaiowá desde a colonização. Me ajudou bastante a desmontar alguns preconceitos que eu ainda tinha com a minoria indígena, por pura falta de informação.
sim, aconteceu isso comigo, o yt acabou tirando minha inscrição do seu canal e eu ficava me perguntando pq n vinha as notificações até perceber q n tava inscrita
nussss LOL
Talvez vc sem querer apertou o botão...
augosto p. eu não duvido nada vindo de mim, mas hj em dia só uso pc pra ver video e qnd vc vai se desinscrever aparece uma segunda aba perguntando se tem certeza, então acredito q não
Tiro meu chapéu pra esse vídeo Pirula! Quanto a questão dos indígenas serem vistos por muitos como sociedades que respeitam o meio ambiente e não causam impacto ambiental, recomendo a leitura do livro do Fernando Fernandez sobre a extinção da mega-fauna americana e do livro A Grande Marcha para Oeste dos irmãos Villas Boas na parte que relatam as gigantescas queimadas produzidas pelos Xavantes pra caçar.
esse discurso contrário a tal "ciência dos brancos" foi um dos fatores que me fez afastar de vez de militantes identitários de esquerda, de tão absurdo que é gente que acredita que horoscopo ou saberes tribais são tão equivalentes e válidos quanto a ciência e de menosprezar os conhecimentos que por acaso vieram dos europeus ocidentais.
Sei que ele sempre diz que não é a praia dele e tal, mas eu queria muito ver o Pirula tirando um tempinho (que eu sei que ele não tem) para ler e dar sua visão sobre algumas obras fundamentais das humanidades, que geram certas problemáticas que se encontram no cerne desse tipo de debate epistemológico. Admiro o esforço do Pirula, mas ao se debater ciência do ponto de vista epistemológico falta sair da zona de conforto um pouco. A questão da relação entre ideologia e ciência, que ele muito debate, vem sendo posto nas ciências sociais desde Foucault, e seria legal ver ele indo mais a fundo em um autor como este (até pelo mal uso que se faz de sua obra).
Eu abro seus videos pela aba de inscriçoes, quase nao olho as notificações do youtube
Esse sim é o estilo clássico do Pirula! O discurso dele fica mais brilhante na mesma proporção da sua indignação. Excelente!
Não sou vegano, mas entendo que a pegada ambiental de alimentar a humanidade com proteína animal é infinitamente maior do que usar proteína vegetal.
Thiago Castro
Mas daí dizer que não "somos feitos" para comer carne, que carne apodrece no estômago e outras bobagens que os veganos falam e postam em propagandas, é outra história e ao meu ver o real motivo de muitos hostilizarem os vegetarianos e veganos.
Fábio Villa tenho que concordar com você.
Só ouvi verdades, eu fico triste quando entro em um debate que a pessoa está completamente embebecida de ideias conspiracionistas. E geralmente ela está também se afogando em ideologias afins. Pessoas que eu até queria defender me sinto envergonhado de notar que elas reduzem tudo à falácia conspiratória...
Deu para ver que o pós-modernismo começou a afetar a ciência com sua pseudointelectualidade. Excelente vídeo, Dr. Pirulla
Pós-modernismo faz isso há anos já... aliás, era este o principal inimigo de vários outros canais e páginas sobre ciência.
Pós-modernismo vei amenizar as loucuras que o método positivista justificou
Mateus Menezes Mas relativizar tudo, e achar que baboseiras ideológicas como identitarianismo fazem alguma diferença na ciência é sim um problema. Popper eda um filósofo pós-moderno e criou o artifício da falseabilidade para quebrar com o positivo que afirmava que tudo poderia ser resolvido pela ciência, e não é dessa forma, todavia os pós-modernos relativistas como Heiddeger, Foucault e outros implicaram que tudo é relativo e até a ciência não dá respostas sobre nada no mundo, e isso é tão perigoso e pseudointelectual do que os designers inteligentes e outras pseudagens avulsas com um agravante, essa mentalidade está invadindo as academias no mundo afora...
KAOR40 Sei disso, parece que só agora o Pirulla viu isso, pois os fanáticos ideológicos pós-modernos começaram a atacar a ciência...
Muito bom o vídeo! Uma sugestão: fale mais sobre cladística, construção de cladogramas e a matemática envolvida.
Simplesmente fantástico esse vídeo. Parabéns ^^
BOA NOITE PIRULA!!!
TÁ MESMO!!!
COM CERTEZA, ELES NÃO SÃO " LOUCOS "!
ACREDITO QUE AS PESSOAS REFIRAM-SE, ÀS CHAMADAS " SABEDORIA INDÍGENA "; PORÉM, MUITOS PERECEM DIANTE DA AUSÊNCIA DE " CONHECIMENTO "!!!
CONCORDO PLENAMENTE PIRULA!!!
É O CAMINHO QUE NOS LEVA À " VERDADE "!!!
ÓTIMO VÍDEO PIRULA!!!
TUDO DE MARAVILHOSO!
ÓTIMO FIM DE SEMANA!
ABRAÇOS!!!
Como melhorar o meu sábado!
Queria dar 1.000 likes pra este vídeo! Um dos melhores dos últimos tempos de canal!! 👏🏼👏🏼👏🏼
O método científico tem natureza universal, tá nem aí pra ideologia ou etnia de quem aplica. Se sofreu influência, quer dizer que foi sabotado.
lembrei que eu conheci seu canal atravez desse video dos beagles. e no começo eu descordei a respeito, pois estava cega na epoca e um pouco ignorante. mas depois de um tempo fui vendo outros videos seu e acabei me inscrevendo no seu canal. e depois que fiz biologia, concordo com vc a respeito do resgate dos beagles.. E concordo claro que as redes não deveriam ter sido cortadas... eu fiz iniciação cientifica com aves urbanas e com certeza é um método muito bom de amostragem e com impacto mínimo.
Quer dizer que a dança da chuva não funciona? ;)
Lembra da sua analogia da mola ? que depois que voce oprimi e solta a mola se expande acima do normal.
Então essa mola ja se esticou em muitos pontos e estão tentando segurar ela expandida
Pirulla, assim tu vai arrumar briga com os pós-modernistas! haha
O pirula é o professor Popular de ciência que o Brasil precisa. A ciência ja passou do tempo de ser Pop. Ciência Must be Pop
Pirula mexendo no vespeiro dos SJW.
Agora eu afirmo, com toda a minha certeza, que o Pirula sofre hate de ambos os lados (dos neocons em geral, e dos SJW)
Gabriel Cândido Ele nem com está lidando. Essa vão deixar passar.
e quando foi que ele não tomou de ambos os lados?? kkkkk
Normal, os eois grupos sao a msm coisa
pirula, sobre o caso da fosfoetanolamina e teorias da conspiração sobre a indústria farmacêutica, eu acho que seria interessante você fazer um vídeo especifico sobre isso, visto que de certa forma existe um certo interesse da indústria farmacêutica em manter a doença e acaba ficando um limbo nos pontos para quando realmente existem tais casos e para casos como a fosfoetanolamina, onde esse limbo fica ali criando uma certa desconfiança nas pessoas beirando as vezes tais teorias conspiratórias.
Agora vão falar que o Pirulla é de direita kkkkkk. Povo brasileiro é foda mesmo...
Henrique de Pádua a cada vídeo a posição política dele muda kk
Sou um critico do pirula...mas nesse video eu assino em baixo.
Td canal fica pedindo pra ativar sininho, mas é um saco ficar recebendo msg sem parar, prefiro entrar nas inscrições, assim na hr que entro pra assistir vídeos tds os vídeos novos das inscrições estão lá, muito mais prático, até já tornei a aba inscrições minha página inicial pra facilitar.
Tira esse cabide daí Pirula...kkkk
Obrigado Pirula por defender a ciência e sua relevância (principalmente a brasileira) de maneira justa, de facil acesso e sensata.
Pirula sempre fodendo a minha vida rsrsrsrsr eu tentando trabalhar e vem a notificação do vídeo novo. Quem precisa trabalhar? Bora assistir hahah
Então não é culpa do IIrula
Claro que é.... A culpa é dele eu ser viciada nos vídeos dele u.u... se ele não fosse um divulgador científico tão bom, não aconteceria u.u....
e eu precisando estudar pra a prova de segunda kkkkkkkkkkk
Ei AdoroVerChoroDePetista, se prestar atenção aqui tem pessoas que TRABALHAM e ESTUDAM. Saiba que faço ecologia, sou ótimo em biologia e filosofia e adivinha e não sou um demente que coloca um nome desses no canal do youtube que provavelmente é de direita não entende nada de ciência e ciências humanas. Mano, sai daqui
@@melandy54 Vc deve ser um daqueles crentes conservadores que acredita que a Terra foi feita por deus, se bobear apoia Bolsonaro. Aqui é canal pra gente inteligente, respeita as pessoas e adora evidências. Não pra pessoas como vc.
Como umas aulas de filosofia da ciência fazem falta... Na primeira aula desse conteúdo você vê que a ciência não é "só uma"
Pirula pistola
Pirula, mano! Preciso falar "lougu" isso, velho seu canal é "foda" pra krlh Parabéns!!!! Sem dúvidas meu canal preferido...por favor nunca pare de postar seus vídeos.
Apenas acho que o YT precisava de mais conteúdos CULTURAIS como o seu é vários outros UA-camrs por aí, pq hj em dia tem apenas retardados gastando alimento e fingindo que é uma foca ;-; (netos). Nem precisa dar um "amei" no meu comentário pq o q importa é vc ter lido, me orgulho um pouco de saber que ainda tem gente trazendo conteúdos de real qualidade!
esqueceu de citar na introdução as tais da ciência de esquerda, ciência de direita.
Graciano Garcia famosa ciência de burguês
Eu não sabia que tinha gente que discutia esse tipo de coisa. A ciência eh ciência e basta. Se vc quiser adjetiva-la, problema seu.
Corajoso Pirula. Corajoso. Se prepara pra intolerância.
Carlos Gonzales Vamos aguardar os dementes aparecerem.
Foda Pirula, valeu por esclarecer essa questão, não estava sabendo dessa história de ''Ciência de Branco'' mas estava em duvida a respeito do que estava rolando sobre os passarinhos em Ilha Bela
Pirula, tu acha q o Brasil leva o hexa?
*Michelle C.*
Estou torcendo para o Brasil perder feio. Assim talvez se liguem em assuntos mais relevantes... HAHAHHAHAHA
nossa voce deve ser bem legal em festas em kkkkk
Não leva infelizmente, chega no máximo nas quartas.
Quando acabar a copa as pessoas vão continuar maratonando séries e filmes na netflix, passando o final de semana em festas, se afundando em vícios, trabalhando mecanicamente dia pós dia, engolindo mentiras que são impostas pela mídia. Mania chata de culpar o descaso e a ignorância do povo em um evento esportivo hein
*Gustavo Zenker*
Mas o futebol é uma forma de autoafirmação e se "sentir bem pelo país" bem tosca que distancia muitos de assuntos realmente relevantes. Não acha?
Tudo é questão de bom senso.... Há um certo exagero em querer que tudo seja da nossa forma, por isso a ciência é pouco conhecida, ela nos dá respostas que na maioria das vezes contradiz nossos princípios e crenças triviais....
A ciência "do branco" pode ate ser mais eficaz, no sentido de descobrir mais coisas em períodos de tempo relativamente curto. Porem, mesmo o conhecimento adquirido pelos métodos digamos, tradicionais ou primitivos (medicina oriental, curandeirismo indígena, etc), apesar de possuir um método mais falho, eles possuem um know how de milênios. Outra coisa e que se por um lado os chineses abraçaram em muitos aspectos a ciência européia, ainda usava seus métodos tradicionais ate bem poucos anos atrás.
ciência NAO É ADQUIRIR CONHECIMENTO.
Ciência é um METODO, que tenta explicar a realidade do mundo de forma TESTAVEL e POR CONSEQUENCIA acaba adquirindo conhecimento.
Lau. Anda e pirula. Eu sei q não e Ciência. Eu não disse que e.
Recomendo muitovc assistir o vídeo 'science must fall" , que mostra como há uma guerra entre "ciência negra" e "ciência branca" nas universidades da África do sul
Eu vi o vídeo, um misto de vergonha alheia, desapontamento e raiva é inevitável
Pirula, faz uma parte 2 desse vídeo falando de certo movimento que procura, em países africanos, salvo engano, tratar os "conhecimentos populares" e misticismo e afins com o mesmo patamar da Ciência. :)
É algo nesse sentido: ua-cam.com/video/qn7sR_BmL6s/v-deo.html
Pelos vídeos que cheguei assistir, sou grato pelo conteúdo, pois obtive conhecimento de discussões que não passavam pela minha cabeça que existiam ou estavam em evidência, aprendi mais sobre elas e adicionei mais conhecimento a mim sobre estes diversos assuntos. Obrigado mesmo.
To recebendo normal...hehehhe
Pirula, eu concordo com parte da argumentação do vídeo, porém não fica claro para mim até onde a ciência é só ciência. O método científico em si não têm ideologia, mas por ser feito por pessoas há nela sempre ideologias embutidas, dá para notar isso na sua argumentação. Eu acompanho seu canal há muitos anos e de outros divulgadores científicos e vocês sempre criticaram a "invasão do instituto royal", que não é igual ao caso das redes de pássaros de agora por terem motivações diferentes. Atualmente, por ser feita por humanos, há na sociedade em geral - inclui-se a ciência - o antropocentrismo moral, onde de forma instrumentalista os animais acabam sendo usados como meios para os fins humanos. É justamente por isso que você argumenta contra a invasão do instituto royal e os veganos pensam no bem-estar, na liberdade e nos direitos animais - onde não deveria existir esse método que envolve violação dos animais - eles devem viver para seus próprios fins -, então o "desenvolve um método melhor" não é um argumento válido -, certo? Do ponto de vista da ética animalista/vegana e dos direitos animais, praticamente toda violência contra animais está errada, portanto, resgate de animais que vão ser mortos é válido, haja visto que todo indivíduo senciente têm sua importância. Isso não é uma questão sobre acomodação e sim sobre uso e exploração. Até agora percebo que sua ética humanista ainda preserva o ideal antropocêntrico e não deu espaço considerável para os animais e que têm vários pontos sobre veganismo que não entende, haja visto que veganismo não é sobre não matar nada é sobre não usar animais para nossos fins. Ah, vale lembrar que sou racionalista - e contra as pseudociências - e, de forma paralela, vejo a moralidade como algo objetivo - para mim, parece que colocar o humano num pedestal sim que é maluquice, afinal ele é um animal dentre todos os outros -, por isso relativizar o sofrimento dos animais não faz sentido algum. Enfim, acho muito difícil traçar a linha onde a ideologia influencia na ciências, há alguma indicação livro que fale sobre isso?
cara, tem um texto muito interessante que chama ''neutralidade da ciencia, desencantamento do mundo e controle da natureza'', muuuito bom pra se questionar os caminhos que a produção cientifica tem tomado, a relação com os impactos ambientais e comparação a outras formas de conhecimentos que nao a cientifica. Recomendo demais! Quem quiser ler taí o link www.scielo.br/pdf/ss/v6n1/a04v06n01.pdf
Obrigado Lívia, vou ler sim :)
Sim de fato o povo nipônico adotou mesmo a ciência criada no ocidente, o que na real meio que demonstra um pouco do porque o Ocidente é tão ...bom e avançado :) claro tbm tem a questão cultura, a moral cristã ocidental, os valores iluministas, etc... mas é a ciência realmente foi crucial mesmo.
Outra coisa, Pirula, o que que tu acha do livro "Bell curve" do Charles Murray? Pq esse livro tbm ajuda a explicar um pouco do pq os Europeus avançaram tanto e tal, e sim, sei o que tu vai falar, vai falar que a academia não aceita isso, blz...só que não foram produzidos estudos que provam 100% que o cara tava errado. Tem até mais coisa sobre QI e etnia que ele fala lá e tal envolvendo estudos de gêmeos, que por sinal é a melhor alternativa que temos pra estudar QI dessa forma sem a gente parecer os nazistas, pq se a gente fosse estudar que nem os nazistas teríamos de fazer um estudo de Knockout nos genes das pessoas...coisa bem anti-ética, enfim, qual é a tua opinião?
Tudo bem tu não manjar, acho que não é mesmo a sua área, eu leio bastante sobre o assunto, mas eu pergunto pra tu pq sinto as vezes que vc coloca um pouco seu viés sobre esse tema e acaba meio que não passando a melhor informação sobre QI e etnias.
adonayshot na minha opinião creio que antes da etnia, tenha a ver com a cultura, veja por exemplo os norte e os sul coreanos, mesma etnia, mas, diferença absurda de Q.I. mas creio sim que haja uma tendência entre Q.I. e etnia porém acho que antes disso vem os fatores econômicos e o ambiente em que a pessoa cresce, o fato da etnia acho perfeitamente contornavel hoje em dia com o modelo de educação universalizada (para todos) pelo menos no Brasil entre pessoas da mesma classe não vejo diferença do QI entre negros e brancos de forma a explicitar essa correlação, enfim e só minha opinião espero que tenha contribuido para a discussão :).
De boa, eu conheço esse exemplo, e é um exemplo bem comum, e tbm sei que no nível individual a variação de QI é maior do que na "racial", o que tende a ser muito usado como um argumento pra "refutar" essa questão de etnia e QI.....só que ele tá errado :v existe uma parada chamada análise de cluster, que basicamente vc analisa num gráfico e vem a formação de "grupos" em certas posições do gráfico...é complicado de explicar :) Enfim, tbm concordo que os fatores..na real, não é só concordo, eu sei que fatores sócio econômicos pesam (alimentação, educação nos primeiros anos de vida, etc) mas eu tbm sei que nosso QI é pelo menos 50% genético (tem estudo que fala que é mais) e tbm conheço diversos estudos de gêmeos comparando gêmeos de diversas etnias e backgrounds socias....e mesmo controlando por todos esses fatore a gente ainda vê uma diferença de QI bem dignificativa.
Also, povo Nipônico tem um QI mais altinho aparentemente, acho que só estão atrás dos Judeus ashkenazi :v Mas tbm tem os outros fatores, o fato de que a pior Coréia (a do sul) saiu de uma guerra e entrou com políticas liberais, adotou beeeem ferradamente a cultura ocidental (até demais na minha opinião). Enfim, meu ponto é, o Pírula aceita isso? tipo que isso exista? e se sim, o que ele acha de alternativas que vem aparecendo na China, coisas como terapia de genes e tal (literalmente criar gente mais inteligente)
Você sabe que o cara já veio aqui no Brasil, não? Ele, inclusive, de uma daquelas entrevistas que ficam nas folhas amarelas da veja... digamos que ele foi meio polêmico... particularmente por dizer que literalmente o QI médio no Brasil é menor pq o país é mestiço. É muito difícil não dizer que o cara é racista... muito difícil...
adonayshot ua-cam.com/video/cb5_OmhG_IQ/v-deo.html lá pelos 8 minutos ele fala a respeito de desse assunto.
E o que você diz então dos estudos que controlaram todos essa fatores e ainda revelaram diferenças significativas? Eu acompanho os anais academicos mais da europa e EUA e vejo alguns UA-camr academicos falando isso, vi tbm os estudos, aqui vai o link de alguns videos com referências na descrição (sugiro que leiam) falando sobre o assunto:
ua-cam.com/video/9BDkeFJlOCE/v-deo.html
-Rushton, J. P. (1996). Race, evolution, and behavior: A life history perspective. Transaction Publishers.
-Rushton, J. P., & Jensen, A. R. (2005). Thirty years of research on race differences in cognitive ability. Psychology, public policy, and law, 11(2), 235.
-Rushton, J. P., & Jensen, A. R. (2010). Race and IQ: A theory-based review of the research in Richard Nisbett’s Intelligence and How to Get It. The Open Psychology Journal, 3(1), 9-35.
ua-cam.com/video/8_O758GJWKs/v-deo.html
-www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2...
- www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2...
-www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2...
- www.pnas.org/content/111/38/13...
anyway, tbm não to negando o que você ta falando, okay? só to pontuando que provavelmente não 100% como tu ta pensando que é .
Afromatematica!!! Já viram essa?
Eu vi, parece que são métodos de povos africanos de resolver problemas matemáticos
Vi o Marcos Gomes falando disso
Eu não pesquisei a fundo, mas creio que se fosse mais fácil ou útil que "nossos" métodos, nós estaríamos usando eles nas escolas
Alexandre Oliveira Arrais Essa é a questão, não tem nada a ser realmente estudado nessa "área". Nada mesmo, nenhum teorema ou resultado útil ou significativo. Nos departamentos de matemática do mundo todo não se estuda isso.
Esse ramo de estudo, muito utilizado nas ciências humanas estuda exatamente a apropriação pelos Europeus de alguns métodos matemáticos e científicos criados pelos africanos, principalmente com egípcios (por questão de proximidade) e que hoje achamos ter sido criados por europeus, um exemplo clássico ainda muito debatido é a geometria
Vamos evitar falar de assuntos que desconhecemos, por trás do comentário afirmando não servir pra nada existem doutorados produzidos por métodos científicos dos mais diversos que estudam justamente isso.
Se já utilizamos esses métodos, então não é preciso separar a "matemática africana" da europeia, islâmica ou indiana... Basta pedir o reconhecimento de que de lá vieram tais conhecimentos
O racismo é algo inaceitável, e sua abordagem vem a calhar muito bem. Parabens pela retória.Beto de São Paulo
Like
Podia ter um ranking de políticos científicos.... tipo um wiki ficha limpa da ciência. Uma lista de quem não votar por ter barrado ou atrasado ciência, ou por ter feito projeto baseado em pseudociencia.
Pirula precisa fazer um vídeo só criticando pós-modernismo. Essa maluquice tá se espalhando igual praga e ninguém tá dando atenção. Nunca te pedi nada pirula
Gosto muito de vc pirula apesar da sua ideologia parecer totalmente diferente das minhas vc ainda é um cara que coloca a ciência em primeiro lugar isso é bom.
Pirula, vou comentar porque tenho consideração por ti mas discordei de ti nesse vídeo (raridade). Percebi um grande incômodo teu com relação ao que tu identificas como um ataque à ciência. Para entender a contestação à chamada "ciência branca" tens que separar o método científico da ciência desenvolvida no Ocidente. O método científico não está (ou não deveria estar) em discussão; o que está em discussão é a ciência produzida por europeus e a forma que ele tomou e toma historicamente. Tudo isso tu pontuas no vídeo e até aí tudo bem. Mas quando tu fazes uma defesa dessa ciência como única válida acabas corroborando os males da ciência porque o cerne dessa arrogância científica europeia vem exatamente dessa desqualificação de outros saberes. Teu exemplo usando Japão e China vai ajudar a entender o que quero dizer: esses países não viveram o jugo colonial europeu de forma mais direta como as Américas e a África, logo conseguiram preservar sua cultura ao mesmo tempo que ocidentalizavam-se. Já as Américas e a África sofreram uma ocidentalização violenta com um genocídio físico e cultural e esse genocídio foi corroborado e legitimado pela ciência europeia, eis aí a chave da crítica. No vídeo qualificas isso como "deslize ético", o que é muito leve. Mas entenda: a crítica, ainda válida hoje, é como essa ciência eurocentrada ainda invalida ou minimiza outros conhecimentos produzidos fora do Ocidente e a forma que colocas no vídeo (e que já vi o Slow fazendo) age exatamente nesse sentido. É uma postura que percebo fora das ciências humanas de modo geral. De resto concordo com sua crítica a uma contestação histérica a toda e qualquer ciência. Só mais uma pontuação: quando se fala em Ocidente se trata do conceito sócio-histórico que o delimita à Europa Ocidental e América do Norte e não ao conceito geográfico, daí a América Latina e os povos indígenas de todo o continente não serem considerados ocidentais. Por fim gostaria de sugerir que lesse sofre colonialidade e decolonização, que ajudam a entender o assunto. Abraço.
"é como essa ciência eurocentrada ainda invalida ou minimiza outros conhecimentos produzidos fora do Ocidente e a forma que colocas no vídeo (e que já vi o Slow fazendo) age exatamente nesse sentido."
1- Vc quer dizer os cientistas, não? (ciência e cientista são coisas diferentes... aliás, a ciência É o método cientifico)
Os exemplos de cientistas usando a ciência para legitimar algum preconceito chegam, ao menos, até 50% do número de cientistas "totais" (por assim dizer).?
Caso não, de nome aos bois: Olha só, quem está falando tal coisa é o "fulano de tal"; no lugar de "a ciência de branco é quem está dizendo essa atrocidade aqui"... pois um ou outro caso isolado é só cherry picking.
2- Caso esteja dizendo que essa "ciência de branco" está minimizando "conhecimentos culturais" (algo como um conhecimento milenar passado de geração em geração)... bom, tem grande chance de ser pseudagem e teria apenas valor histórico... qualquer ciência é ciência apenas se seguir o método cientifico e o que não segue o método cientifico apenas acerta na base da sorte.
3- Caso tudo seja parte meramente de questão histórica... do tipo: "antigamente todos da acamedia cientifica usavam a ciência para justificar barbáries".
Bom, infelizmente aconteceu, da para fazer o que agora? (como disse, se alguém ainda faz isso, DE NOME AOS BOIS no lugar de querer falar "ciência de branco"... pode ser um instituto inteiro, não precisa ser individuo por individuo, pq essa ciência é sim um conhecimento superior a qualquer outro (o método utilizado, em verdade) já inventado pelo ser humano, é por causa dela que nós dois estamos conseguindo conversar mesmo estando tão longe e nunca nos vendo pessoalmente).
PS: O Pirula falando deu a entender que tudo a respeito do metodo cientifico atual surgiu na Europa, o que n é la bem verdade... muito da matematica os europeus absorveram dos povos lá do oriente médio.
Kkk como é delicioso ver esquerdopatas degladiando-se, gastando tempo e os poucos neurônios que lhes restam, para constatar a obviedade da realidade kkk e inventam teorias argumentativas extremamente utópicas para tentar defender ideologias falidas e fracassadas em prol de supostas minorias, oprimidas por maldosos opressores ocidentais brancos héteros e cristãos kkkkkkk #chupaesquerdaburra
Felipe Mark Mcfly
Bebeu?
KAOR40
1- Vc quer dizer os cientistas, não? (ciência e cientista são coisas diferentes... aliás, a ciência É o método cientifico)
A separação cientista, ciência e método científico é um exercício teórico. Na prática uma coisa é indissociável da outra. Tentar isolar o método é uma forma de "não jogar o bebê fora junto coma água do banho". Você pede exemplos e posso citar, de cabeça, racismo e eugenia.
Percebes que continuas afirmando a mesma coisa que o Pirula? Que a ciência é intocável? O que tentei colocar é que a ciência é fruto da modernidade europeia e como tal traz tudo o de bom e ruim que a ocidentalização trouxe para o restante do mundo. O exercício de separar o método daquilo que essa ciência produziu e produz e das hierarquias que ela carrega é uma tentativa de resgatar a parte boa.
Ainda poderíamos falar sobre a instrumentalização do conhecimento científico para objetivos variados, mas Foucault já fez isso muito bem.
Cara, eu vou fazer o possível pra não apontar dedos: Esse tribalismo que tem ganho força novamente nos últimos anos é algo que me deixa extremamente frustrado, especialmente porque de alguma forma as pessoas estão convencidas de que isso é uma evolução na sociedade, quando na verdade isso só serve pra continuar nos deixando divididos (e por consequência manipuláveis) e nos puxa pra trás. Eu não consigo entender como esse discurso consegue se reproduzir.
(Eu sei que eu repeti algumas coisas que o Pirulla disse no final do vídeo, mas queria deixar meu comentário fazendo sentido por si só)
P.S.: Pirulla, gosto muito dos seus vídeos. Mesmo quando é algo no qual eu já concordo contigo, você sempre me ajuda com mais argumentos e com bibliografias. Esse canal é um dos melhores do UA-cam brasileiro, e torço pra que continue crescendo.
Pirula, o novo símbolo da extrema direita neonazista kkkkkkkkkkkkk
Semana que vem já é comunista de novo kkkk
Me dói ouvir sobre testes em animais, pois sou vegetariana estrita e sensível quando se trata desse assunto, porém, apesar disso, amei seu vídeo, incrível como sempre! Parabéns
Pirula, você está muito de direita. Achei meio ofensivo esse vídeo às minorias.