Eu sou esse teimoso que usa agua da chuva (depois de meia hora) e aparece alga marrom do mesmo jeito. me recuso a ter uma geringonça dessa de RO/DI na lavanderia. Ja vi em cada de amigos e é de dar arrepios. Nao é economia, ja basta eu pegar 20L/40 mes de agua na praia. (questao de liberdade) Sigo o seu metodo graças aos deuses (parcialmete pq nao coloco ovos de artemias) e minha agua nao é de RO/DI. obrigado por compartilhar a experiência do Sr, sou muito grato. Estou satisfeito com meu aquario, e toda semana eu tomo umas cervejas observando a criança. o Sr é uma inspiração obrigado mais uma x Bacelar.
Meu querido Alberto, não foi por acaso que escolhi a Aquashow para construir meu grande aquário!!! Contra fatos não há argumentos! Sigo religiosamente os seus ensinamentos!!! Faço TPAs regulares, carvão de excelente qualidade e suplementos vendidos pela aquashow. Depositei minha confiança no seu trabalho e estou feliz demais!!! Apesar de apenas 07 meses, já com grandes colônias de corais, corais fáceis, difíceis, não importa!!! É a constância e os cuidados! Não faço nenhum teste, graças à Deus!!! E breve estaremos construindo o nosso mangue, com a Aquashow é claro!!! Muito obrigado pelos ensinamentos e parabéns por fazer parte da equipe Triton! Você merece!!!
É esse tipo de compreensão que falta a muitos no hobby. As pessoas gostam e buscam eleger ídolos ou métodos como se fossem os exclusivos donos da razão e acabam virando haters de técnicas diferentes. Parabéns Alberto por suas reflexões. Abraço!
Muita gente quando vê meu aquário reclama da altura do substrato . Aí quando falo q meu aquário só tem 6 messes eles se admiram por um aquário novo está tão equilibrado
Alberto e um cara muito Bacana, me ajudou a regular o skimmer da aviv a 200, mesmo eu ñ comprando com ele. Isso q é humilde. 😊😊nota mil👍. Comprei meu NANO com ele acabamento impecável. Show
Parabéns Alberto , quando vc , com enorme generosidade , informa que outros métodos também dão certo ,encerra o assunto . Acredito que todos puderam concluir que devem seguir apenas um método . Agora é só continuar os ensinamentos sem se preocupar com os achismos . Mais uma vez te parabenizo e agradeço.
Gostei muito dos seus conceitos ! Bem realista o seu conteúdo! Me ajudou e me abriu o olho para muita coisa! Sou iniciante e já estava pensando em desistir de tantas coisas que vejo em outros canais e através do seu conteúdo vi que não precisava daquelas ilusões todas que outros mostram. Muito obrigado por me motivar ainda mais! Parabéns!
Parabéns Alberto por outro vídeo com ótimas explicações. A dificuldade do povo é aceitar que outras pessoas e outros métodos tbm tem excelência. E ao invés de propagarem o robi arrumam maneiras de afastar as pessoas dele. Só tenho a agradecer pois se hoje tenho meu aquário foi por sua ajuda e paciência e hoje sigo seu método e indiferente do método que um dia eu vá seguir, seus ensinamentos são sem igual. Quem não sabe absorver conhecimento deveria nem entrar nesse Rob.
grande Alberto, boa explicação, eu respeito o seu método , e qualquer duvida vou tirar com você, acho que muita gente não sabe o significado da palavra ''RESPEITO'' abraço
Vc e muito inteligente ... E eu comprovei que sem água de qualidade esquece Aquário marinho ..... A maioria dos erros vem da água ruim .... Parabéns pelo vídeo !!! Estou me preparando pra montar um no seu método !!
Alberto Boa Noite, sou Roberto de Pirituba, Alberto primeiro de tudo sou seu fã, parabéns por não ir na conversa dessa tryton querem contamina todas lojistas com essa conversa para vender o produto abraço.
Grande professor Muito obrigado por todo seu ensinamento, acompanho seu canal desde o início.. essa semana passarei na sua loja quero muito conhecer a big beach e vc... aliás seu livro é demais.. obrigado mais uma vez!
Parabéns Alberto, sempre concordando com vc desde o primeiro vídeo, não sou muito atuante em comentários e etc... mais sou um atento expectador de suas aulas, tenho muito respeito pelo seu trabalho, e mais uma vez aprendo com seus vídeos, nesse video entendi de forma bem clara o problema que eu estava tendo, mais, nesse momento tive que desativar meu naninho de 100 litros... fiquei um pouco triste mais, vou me planejar melhor e retornar em outro aquário, grande abraço ! .. Moises Manaus/AM.
Top conteúdo eu levo meu aquário assim sem teste e vai super bem,melhor teste é vc sentar na frente do aquário e observa ele dia a pois dia. Quando falei no grupo de aquaristas q Coral come luz deram risada. O único q falou q sim foi vc é talvez não seja só eu q faço assim. Obg vlw
Olha Alberto poucas vezes eu concordei 100% com alguém no aquárismo. Você já viu meus comentários sempre contestando você e outros. estou olhando de outra forma sobre teste ja a algum tempo. Venho sem fazer alguns teste a um tempo e dosando no olhometro. Lógico que tendo um cálculo base sempre pra mais e pra menos. Lógico que ainda tem coisas no vídeo que questiono mas mesmo assim esse vídeo posso dizer que está maravilhoso
concordo plenamente com vc...Alberto.... sempre e bom ver seus videos....e para quem nao tem experiencia em certos assuntos...vai um aprendizado a esse pessoal...... obrigado por mais um video...... abracos...
Como sempre diferenciado. Os bate papos dos seus vídeos vem com muita informação acompanho o canal a uns 3 anos e sempre tiro proveito de muita coisa parabéns pelo trabalho e dedicação que vc tem a grande praia ta linda faz um vídeo de perto so dele vai ser show
Parabéns pelo conteúdo Alberto, antes eu só media o pH mas agora não utilizo os testes. Tenho a reverse osmose, controlo o input e já sei o que se esperar!
Top o canal, meu aquário foi feito no método Alberto Bacelar em 6 meses estava top, porém fui instruído a mudar algumas coisas, resumindo me arrependo muito de ter mudado, pois o aquário estava top, agora estou sofrendo para voltar como era antes!
Fala Alberto tudo bom ? Que bom que saiu o primeiro vídeo do ano, pois já estava sentindo falta dos seus ensinamentos. Sou do interior de São Paulo e gostaria de saber qual a cidade que você mencionou que vai montar um aquário, vai que é perto da minha cidade, pois se for posso combinar com você de já adquirir alguns dos seus produtos. Fica com Deus abraço !!
Parabéns Alberto,, sou de Pernambuco estou montando meu primeiro marinho...150x70x60...mais aqui tem muita opinião em grupos aqui mesmo dizem que RO não tira cilica
É só entrar em contato com a springway que eles te passam essas informações. São fabricantes e vendedores de purificadoras de água. Tenho toda a tabela do que cada uma das 4 fases remove. E a sílica, segundo o fabricante, é retida no RO. Grande abraço.
@@carlosribeiro8854 sou iniciante no hobby...mais entendi muito bem quando falou que Reverso osmose não tira sílica... assim foi oq falaram por isso fiz o comentário
Olá Alberto no seu vídeo de receita de bolo, se usar o hidróxido de cálcio vai ter que dosar a mesma posologia do buffer, tendo em vista que o hidróxido de cálcio aumenta reserva alcalina? Abraço.
Bom dia Aberto! Parabéns por mais um vídeo incrível. Gostaria que me tirasse mais uma dúvida. Moro em uma pequena cidade de Minas Gerais, onde não se ouve falar em poluição atimosférica rsrs. Uso água de chuva na reposição, de água doce. Será que existe algum problema em adicionar o sal para usá-la nas tpa's? Seria uma forma de tornar o hobby mais barato, em um momento onde tenho outras "prioridades" rsrs. Quem acompanha o seu canal vai saber do que tô falando 😅. Muito obrigado, um grande abraço.
Pode usar sim. Procura no meu canal o vídeo sobre água natural e sal Marinho. São dois vídeos. Neles eu ensino como usar a água da chuva sem medo. Se não achar me chama no WhatsApp. Grande abraço.
Alberto como disse abaixo sou iniciante e estou colocando corais Soft e LPS... que produto seu eu poderia usar para ir mantendo os parâmetros pra este tipo de coral?
Alberto respeito seu trabalho mas descordo com alguns dos seus argumentos gostaria de ver em seu canal um aquario montado apenas com sps predominate e voce ter sucesso sem teste obrigado temho um aquario com sps e com os test consigo reajustar as dose de alkalina nao uso test de calcium por dosar 2 partes iguais mas sem esse teste de alk nao consigo manter alk estavel pelo consumo das acropora abraço
Entendo sua curiosidade. Mas eu não gosto de aquários só com sps. E por razões até econômicas, de tempo e de gosto pessoal, não vejo essa possibilidade no momento. Mas é possível você mesmo fazer um experimento. Monta um nano, de uns 30 litros e faça seguindo minha técnica. Vc verá que vai dar certo. Na verdade, não sei qual método que vc usa, porém é possível ir dosando da forma que eu ensino e ir monitorando com seus testes. Assim vc terá a comprovação. Eu recebo dezenas de comentários de pessoas que seguem e têm aquários com sps. Incluindo a Grande Praia, que tem dezenas. Mas vá assistindo que ao longo dos próximos meses, vc vai ver e acompanhar o crescimento das mudas que vou adicionar no aquário da loja. Grande abraço.
Boa noite Alberto! estou com uma dúvida, fiz uma tpa mais meus peixes ficam se esfregando nas rochas,não é ictiun não tem pintas brancas no corpo deles !! Não sei o que fazer!!😫😫
Não tenho que lhe ajudar assim, amigo. Ainda mais que existem muitas razões para isso. Mas eu não conheço outra razão para os peixes fazerem Isso que não seja por parasitas em seus corpos.
O aquário de casa está "em estudo" para RELANÇAMENTO. Não posso publicar ainda, pois estou fazendo um levantamento para relatos futuros. Por enquanto, vamos se divertindo com os que vêm por aí. Rs. Grande abraço meu amigo.
Oi Alberto, eu assisti o vídeo do link abaixo: ua-cam.com/video/moW3Q771zO8/v-deo.html Então eu pesquisei e encontrei esse vídeo aqui e resolvi investir um tempinho para deixar meu comentário. Como sempre, venho tentar adicionar mais conteúdo, pois é com prazer que posso dividir minhas experiêcias dessa forma no seu canal com todo o respeito e admiração que tenho por ti, escrevendo, uma vez que é impossível eu arrumar tempo para fazer videos com a minha correria de vida atualmente. Eu tenho muitos projetos inacabados e tal... Espero que essas linhas venham a contribuir para uma reflexão. Não se trata de método algum, mas de praticidade de dosagem em sistemas de reef, chamados sistemas naturais, seja qual for o método de filtragem e montagem escolhidas. Respeitosamente procurarei adicionar algumas informaçōes com o pouco que sei e tenho em mente. Minha intenção é de contribuir e formar uma visão geral em torno do assunto, uma vez que esse vídeo foi feito para os que recomendam testar a água, como eu faço. O maior problema que poderia surgir na sua "metodologia" é na prática o acúmulo ou carência de dosagens para se manter um sistema fechado em equilíbrio, por consequência de dosagens esporádicas e sem cálculos, pois sem base para os cálculos de dosagem não se sabe mesmo quando o sistema está precisando, concorda comigo? Isso não é nem aquarismo avançado, mas a base de aquariofilia de água doce/plantado e principalmente aquariofilia marinha/de reef. Sem testar o que se dosa é praticamente impossível se ter uma idéia de como esses níveis estão sendo equilibrados no sistema e consequentemente impossível de diagnosticar com precisão as medidas e focar no que precisa ser corrigido. A análise visual dos organismos, ainda que muito importante, muitas vezes pode relatar uma situação já avançada demais em termos de desencadeiamento nos desequilíbrios químicos da água do aquário, o que pode ser fatal para algumas espécies de organismos. Trocas parciais de água fica sendo então o "único remédio" normalmente recomendado, mas que na verdade vai somente ALIVIAR temporariamente tal estresse no sistema, isso se não piorar a situação, uma vez que nem se sabe do que se trata para corrigir. O problema é que se o aquarista não sabe o porquê, ele não pode administrar correção nos parâmetros. O barato pode sair muito caro dessa forma a longo prazo. Por favor lembre-se: "a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem". Sobre a BRS: Pelo fato de que os resultados dos testes foram diferentes, e de acordo com a forma que você trouxe do vídeo da BRS, posso entender sua decisão em pensar que não deva valer a pena fazer mas os testes de um vez por todas, porém o vídeo da BRS não concluiu que se deve parar de testar a água do aquário. Muito pelo contrário!!! Eles disseram que a frequência nos testes é importante que a pecisão dos mesmos quando se mantém os números permitindo uma certa margem de erro (Ca= 440ppm, reserva alcalina= 9dKH, magnésio= 1300ppm). Fizeram uma comparação entre os menores valores e os maiores valores dos resultados encontrados nos testes para uma conclusão. Inclusive eles dizem quais os melhores testes e quais eles pararam de vender por causa das dificuldades que eles acharam para alcançar as leituras. A escolha do apresentador no final do vídeo fica para: Cálcio: Red Sea Magnésio: Aqua Forest Alcalinidade: Hana Alkalinity Checker Por favor verifique o conteúdo original no vídeo da BRS no link abaixo para maiores informaçōes: ua-cam.com/video/5SZcIgqDbto/v-deo.html continua...
...continuação Os mesmos testes com kits caseiros (Red Sea, etc..) feitos pela mesma pessoa, executados da mesma maneira, por consecutivas vezes então sempre servirá de auxílio necessário para se evitar um excesso ou demanda de qualquer produto dosado como a principal forma de controle da tal dosagem, podendo com isso prevenir a perda de organismos. Os maiores scientistas e biólogos de aquários públicos no mundo inteiro sempre testaram a água dos aquários onde trabalham. Esse exemplo deveria ser seguidos por todos os aquaristas no hobby, na minha opinião. É o que eu aprendi e sigo. Hoje em dia a maioria desses mesmos cientistas utilizam simplesmente testes vendidos para a aquaiofilia marinha vendido nas lojas. Nos anos 90 eu logicamente fazia como a maioria dos aquaristas, da maneira que você faz hoje, pois não haviam testes disponíveis como hoje, mas sempre tive problemas depois de um certo tempo, o que realmente era evitado ou remediado com trocas de água, mas também totamente "no escuro". Portanto, aqui venho concordar que é perfeitamente possível tentar manter os sistemas dessa forma, mas não fica sendo a mais segura, podendo acarretar em perdas, como acontecia antigamente. Como sabemos hoje, até mesmo um excesso de trocas de água também pode ser prejudicial em alguns casos. Usando os mesmos testes, fazendo-os numa mesma maneira e pela mesma pessoa porém, apresentará uma linha de resultados formada, e que pode ser mantida, para atingirmos uma certa estabilidade. Sem testar alguns valores de elementos dosados, não existe a possibilidade de enchergarmos essa linha. Isso ocorre porque as mudanças químicas no progresso do sistema se desenvolve inevitávelmente com o crescimento dos organismos e acúmulo de nutrientes em sistemas fechados. Qualquer biólogo e químico podem atestar esses fatos. Na verdade a maneira em que a sua "metodologia" (que na verdade é somente como a gente fazia antigamente quando não existiam testes) funciona é um equilíbrio entre as trocas de água. Pode dar certo? Sim, temporariamente. Pode dar errado? Sim, da mesma forma que uma pessoa que costuma testar a água resolver parar de testar, e o sistema começar a desequilibrar porque a demanda de alcalinidade é maior do que a de cálcio, por exemplo, e a dosagem não foi calculada e acertada de acordo. Ou quando um aumento de fosfatos é introduzido com o crescimento dos peixes através de uma maior necessidade de alimentos. Carvão ativado sempre introduz fosfatos na água, por melhor que seja o carvão. É só fazer os testes e encontraremos fosfato. Rhizophora (árvore de mangue) não pode ser utilizada como mecanismo de retirada de fosfato nem nitrato da maneira tão efetiva como se prega no hobby. É legal ver a árvorezinha lá, mas pura estética, simplesmente. Para falar a verdade essa árvores soltam fenóis na água e outros produtos, tornando-a amarelada. O substrato que contém área desnitrificante é que tecnicamente pode funcionar como retirda de nitratos. Na verdade existem muitos aquários sem nenhum substato de fundo, contendo muitos e muitos corais, com resultados de testes de nitrato e fosfato mostrando indetectável (0.00). De qualquer forma... Note que me refiro a testar a água para se ter uma idéia dos níveis dos produtos que dosamos e dos produtos que se acumulam no sistema, como fosfato e nitrato, pois não se pode assumir que todos os aquários funcionarão como os nossos, por mais que sigam uma linha similar de montagem e de manutenção. Os testes estão aí para serem usados. Isso previne erros que podem custar muito mais dinheiro do que um simples test kit. Faz parte da responsabilidade em mantermos o aquário de reef a longo prazo. Aquarismo de reef funciona de várias formas, sim, mas existem coisas que facilitam muito a vida do aquarista independente do tipo de método de montagem, como o skimmer, o uso de kalkwasser, trocas e água e logicamente os test kits. Venho com isso trazer minhas observaçōes por experiência e vivencia dos últimos 25 anos no hobby e escrevo somente para tentar adicionar com os conteúdos aqui colocados. Como você mesmo diz sempre, "contra fatos não há argumentos". Se houver algum seguidor seu que não conseguiu manter o sistema sem testar a água, por favor tente testar a água do sistema para ver o que está acontecendo. Dessa forma será fácil determinar o que ocorre de maneira mais segura. É assim que eu aprendi na minha vida e é dessa forma que eu tento passar. Já vivi essa "metodologia" e sei peifeitamente como funciona! Novamente: investimento em testes são importantes na prevenção e correção de parâmetros. Por último, mas não menos importante, existem muitas incertezas nesse hobby que podem ser evitadas com o hábito de se testar e corrigir os parâmetros da água do aquário. RTN, STN, HLLE são algumas delas. Já foi observado que mantendo uma estabilidade dos parâmetros químicos da água existe uma ajuda na prevenção dos sintomas citados acima. Poucas pessoas conseguem manter aquários bem estáveis por muitos anos. Testando a água do sistema é um bom começo para iniciarmos uma manutenção de foma consciente, diminuinto a margem de erros. Não é algo do outro mundo. É só não transformar isso em bicho de sete cabeças corrento atrás de números de testes, como alguns fazem. Equilíbio e sabedoria em administrar usando testes é primordial e ajuda bastante. Muitos sabem que minhas sugestōes são para simplificar esse hobby, mas ao mesmo tempo, e principalmente, para manter os organismos nos sistemas de forma exemplar, oferecendo o que temos de melhor. As ferramentas que facilitam o hobby também previnem perdas de organismos e é isso que se espera com o hábito de se testar a água. Existem coisas que são indispensáveis e que podemos viver sem elas. Se é absolutamente necessário que se dose também é extremamente importante e primordial que se calcule a medida a ser dosada. Como sabemos, entre os testes normalmente recomendados estão de cálcio, magnésio e principalmente alcalinidade (Red Sea vende os 3 juntos). Os de nutrientes são de fosfato e nitrato (Hana eletrônicos são os mais usados). Enfim, os grandes aquaristas e químicos conhecidos mundialmente recomendam e testam a água de seus aquários até multiplas vezes por dia se precisarem para fazerem seus cálculos de dosagem nos sistemas. Isso é uma coisa normal. No mínimo testes semanais deveriam ser administrados para um acompanhamento de forma generalizada, até que os parâmetros se estabilizem e se possa testar menos frequentemente. Vou ficando por aqui com meus pensamentos e como você disse em outro vídeo: "conhecimento bom é conhecimento publicado", ou algo desse tipo... Espero ter contribuido. Desculpe pelo longo comentário. Um grande abraço, meu querido. Deus nos abençoe.
Eu entendo perfeitamente tudo o que foi colocado. Porém, em 36 anos, na prática, basta olhar o resultado não apenas do aquário que está atrás de mim, onde são feitas apenas 2 TPA por ano, de 10%, o que mostra que não é pela TPA que se consegue apenas obter um equilíbrio. |||O que ocorre, ao menos eu cheguei a essa conclusão, é que os tais parâmetros ideais são, de fato, flexíveis e variáveis. E que os organismos, conseguem sem grandes problemas, crescerem em condições com números bem diferentes dos que dão divulgados como ideias. Se em todo esse tempo, eu tivesse tido alguma caso de insucesso, eu não teria lançado isso no meu canal. Afinal, responsabilidade nesse tipo de informação, onde vidas estão envolvidas, é essencial. Há muitos pormenores nas coisas que você escreveu, que são baseados na questão de que se os valores não estiverem dentro do IDEIAL, o aquário não irá ter bons resultados. E isso não é um fato. Já vi aquários com cálcio inferior a 250, onde ASPS crescem de forma natural, com cores vibrantes etc. Como lhe disse: o "engano" na questão é achar que se o cálcio, como exemplo, não estiver em 450, as coisas não darão certo. E isso, não é uma verdade. Grande abraço.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Entendi. Muito obrigado pela explicação, Alberto. É dessa forma que se entende os pontos de vista com clareza. Muito obrigado mesmo! Quando eu escrevo tudo isso é porque eu quero entender a maneira que se aplica o seu ponto de visa e como está dando certo pra você, e não para tentar mudar o teu pensamento. Que essa conversa sirva para que outros vejam a sua maneira de lidar com o aquário simplesmente de uma forma diferente. Contra fatos não há mesmo argumentos. Mesmo porque depois de tanto tempo funcionando dentro dos seus limites e de acordo com os resultados é sempre interessante entender mehor. O seu método de manter os valores dos elementos na água é mesmo único. Uma das mais importantes observaçōes em manter o cálcio tão baixo (250ppm ou menos, no caso daquele aquarista) e ainda existir calcificação, precisa estar ligada ao nível de fosfato com valores não detectáveis, ou bem perto de não detectáveis, assim creio. Você lembra quando o teste de fosfato marcava no aquário dele? Outro ponto que é importante é de manter a intensidade da luz relativamente baixa em comparação com o que normalmente temos como uma referência no hobby, obedecendo isso no decorrer do fotoperiodo. Nos recifes o cálcio está normalmente de 380ppm para cima (dependendo do recife e localização geográfica), sendo que em sistemas fechados o ideal, e normalmente recomendado, é de se manter entre 420 e 440ppm para facilitarmos a calcificação e mantermos uma taxa de crescimento equiparada da que encontamos na natureza. Existem vários pontos interligados em calcificação como parâmetros da água, movimento da água, temperaura, iluminação, etc... Alcalinidade na natureza se encontra de 7.0dKH para cima ao redor de recifes de corais. Nos aquários é sempre recomendado mantermos entre 8.0 e 9.0dKH. Tudo isso influi na taxa de calcificação e consequentemente na velocidade de crescimento dos corais e ainda na formação do esqueleto e formato das colônias. Um balanço de qualidades determina os resultados, e cada aquário fica então com uma "impressão digital", digamos assim, que é mesmo o normal em todos os casos. Corais são organismos extremamente adaptáveis as vairiadas condiçōes proporcionadas no ambiente e o que é mais importante em qualquer situação é uma ceta estabilidade nisso tudo, apresentando mudanças em um longo período de tempo. Os resultados são certamente diferente de acordo com o que existe no ambiente e isso ocorre até mesmo um pouco na natureza, como sabemos. Enfim.. temos todos nossos próprios limites e preferências, e isso torna ainda mais aberto o ângulo de experiências e possibilidades nesse hobby. Eu vi alguns vídeos seus mostrando os corais mais de perto. Você poderia por favor fazer um vídeo novo com os corais mais detalhadamente, se possível de frente e de cima, bem de perto, principalmente os SPS e LPS? Outra coisa interessantíssima seria uma comparação do crescimento nos últimos 6 meses. Acredito que você não estaria interessado em testar sua água de nenhuma maneira... mas eu ficaria muito grato se isso acontessesse, mais por curiosidade mesmo. Tudo isso serveria como uma forma ainda maior de tentarmos entender o que ocorre nos seus sistemas. Uma pergunta a parte... por favor me diga suas observaçōes na mudança do uso de HQI para os seus LEDs e porque você escolheu as 3 cores dos diodes na formação da sua luminária. Muito obrigado por compartilhar mais dos seus pensamentos e por me responder. Desculpa as longas mensagens. O assunto é bem interessante. Um grande abraço e tenha uma ótima semana!!
@@Alex_Correa Impossível lembrar outros valores, ainda mais com precisão. Mas oque me levou na época a chamar a atenção foi essa valor do cálcio. Mas é claro, variantes são constantes e podem levar ao sucesso ou não. Sobre fazer os vídeos com meus corais, estou sempre mostrando, em um ou outro vídeo. Acompanhar o crescimento? Impossível, pois estou constantemente podando e vendendo mudas dos corais. às vezes tenho até dó, mas como uma loja, eu não tenho problemas em precisar cortar e vender os corais do aquário da loja. A correria em dar conta de tantos serviços, e ainda manter o canal, não é fácil. Me falta tempo para muitas coisas. Grande abraço.
Seguindo seu método. Não estou fazendo nenhum e também não colocando nenhum suplemento químico. Chega de gastar dinheiro. Chega de ser consumista e trouxa.
Que vídeo maravilhoso !
Eu sou esse teimoso que usa agua da chuva (depois de meia hora) e aparece alga marrom do mesmo jeito.
me recuso a ter uma geringonça dessa de RO/DI na lavanderia. Ja vi em cada de amigos e é de dar arrepios.
Nao é economia, ja basta eu pegar 20L/40 mes de agua na praia. (questao de liberdade)
Sigo o seu metodo graças aos deuses (parcialmete pq nao coloco ovos de artemias)
e minha agua nao é de RO/DI.
obrigado por compartilhar a experiência do Sr, sou muito grato. Estou satisfeito com meu aquario, e toda semana eu tomo umas cervejas observando a criança. o Sr é uma inspiração obrigado mais uma x Bacelar.
Meu querido Alberto, não foi por acaso que escolhi a Aquashow para construir meu grande aquário!!!
Contra fatos não há argumentos! Sigo religiosamente os seus ensinamentos!!! Faço TPAs regulares, carvão de excelente qualidade e suplementos vendidos pela aquashow. Depositei minha confiança no seu trabalho e estou feliz demais!!!
Apesar de apenas 07 meses, já com grandes colônias de corais, corais fáceis, difíceis, não importa!!! É a constância e os cuidados!
Não faço nenhum teste, graças à Deus!!! E breve estaremos construindo o nosso mangue, com a Aquashow é claro!!!
Muito obrigado pelos ensinamentos e parabéns por fazer parte da equipe Triton! Você merece!!!
Muito obrigado, minha amiga. Em breve estaremos abrilhantando ainda mais esse seu pedaço de paraíso.
constância, eu falo consistência, sinonimos nao é mesmo? realmente é tudo. tb estou feliz com meu sistema. um abraço
É esse tipo de compreensão que falta a muitos no hobby. As pessoas gostam e buscam eleger ídolos ou métodos como se fossem os exclusivos donos da razão e acabam virando haters de técnicas diferentes. Parabéns Alberto por suas reflexões. Abraço!
Tive o prazer de ver de perto o aquário da pousada Casa de Maria... Simplesmente maravilhoso!!!!
Muita gente quando vê meu aquário reclama da altura do substrato . Aí quando falo q meu aquário só tem 6 messes eles se admiram por um aquário novo está tão equilibrado
ótimo trabalho Alberto, obrigado pela paciência em explicar e facilitar a nossa vida.
Excelente vídeo. Parabéns Alberto!!!!!
Que tapa na cara de alguns picaretas q querem empurrar teste guela abaixo dos Aquaristas! Um grande abraço!
Você é uma inspiração... Obrigado por disseminar conhecimento de qualidade.
Alberto e um cara muito Bacana, me ajudou a regular o skimmer da aviv a 200, mesmo eu ñ comprando com ele. Isso q é humilde. 😊😊nota mil👍.
Comprei meu NANO com ele acabamento impecável. Show
Parabéns Alberto , quando vc , com enorme generosidade , informa que outros métodos também dão certo ,encerra o assunto .
Acredito que todos puderam concluir que devem seguir apenas um método .
Agora é só continuar os ensinamentos sem se preocupar com os achismos .
Mais uma vez te parabenizo e agradeço.
Gostei muito dos seus conceitos ! Bem realista o seu conteúdo! Me ajudou e me abriu o olho para muita coisa! Sou iniciante e já estava pensando em desistir de tantas coisas que vejo em outros canais e através do seu conteúdo vi que não precisava daquelas ilusões todas que outros mostram. Muito obrigado por me motivar ainda mais! Parabéns!
Parabéns Alberto. Concordo em tudo que você fala. Abraços.
Parabéns Alberto por outro vídeo com ótimas explicações. A dificuldade do povo é aceitar que outras pessoas e outros métodos tbm tem excelência. E ao invés de propagarem o robi arrumam maneiras de afastar as pessoas dele. Só tenho a agradecer pois se hoje tenho meu aquário foi por sua ajuda e paciência e hoje sigo seu método e indiferente do método que um dia eu vá seguir, seus ensinamentos são sem igual. Quem não sabe absorver conhecimento deveria nem entrar nesse Rob.
Muito bom meu caro. Moisés Gama não exagerou quando me indicou vc como um excelente aquarista Marinho. Parabéns
Faco minha as suas palavras,otima índole tambem🐡🐡🐡
Muito bom você é de mais parabéns
Sem dúvida todos os métodos funcionam sim, porém o seu método me parece mais fácil e de menor custo que os outros.
Parabéns grande mestre ...seus ensinamentos são excelentes
grande Alberto, boa explicação, eu respeito o seu método , e qualquer duvida vou tirar com você, acho que muita gente não sabe o significado da palavra ''RESPEITO'' abraço
Vc e muito inteligente ... E eu comprovei que sem água de qualidade esquece Aquário marinho ..... A maioria dos erros vem da água ruim .... Parabéns pelo vídeo !!! Estou me preparando pra montar um no seu método !!
Excelente aula !!!! Parabéns professor !!
Nossa aprendo muito, aula de nível superior!
Alberto Boa Noite, sou Roberto de Pirituba, Alberto primeiro de tudo sou seu fã, parabéns por não ir na conversa dessa tryton querem contamina todas lojistas com essa conversa para vender o produto abraço.
Grande professor Muito obrigado por todo seu ensinamento, acompanho seu canal desde o início.. essa semana passarei na sua loja quero muito conhecer a big beach e vc... aliás seu livro é demais.. obrigado mais uma vez!
Parabéns Alberto, sempre concordando com vc desde o primeiro vídeo, não sou muito atuante em comentários e etc... mais sou um atento expectador de suas aulas, tenho muito respeito pelo seu trabalho, e mais uma vez aprendo com seus vídeos, nesse video entendi de forma bem clara o problema que eu estava tendo, mais, nesse momento tive que desativar meu naninho de 100 litros... fiquei um pouco triste mais, vou me planejar melhor e retornar em outro aquário, grande abraço ! .. Moises Manaus/AM.
Top conteúdo eu levo meu aquário assim sem teste e vai super bem,melhor teste é vc sentar na frente do aquário e observa ele dia a pois dia.
Quando falei no grupo de aquaristas q Coral come luz deram risada. O único q falou q sim foi vc é talvez não seja só eu q faço assim. Obg vlw
Olha Alberto poucas vezes eu concordei 100% com alguém no aquárismo. Você já viu meus comentários sempre contestando você e outros. estou olhando de outra forma sobre teste ja a algum tempo. Venho sem fazer alguns teste a um tempo e dosando no olhometro. Lógico que tendo um cálculo base sempre pra mais e pra menos. Lógico que ainda tem coisas no vídeo que questiono mas mesmo assim esse vídeo posso dizer que está maravilhoso
concordo plenamente com vc...Alberto.... sempre e bom ver seus videos....e para quem nao tem experiencia em certos assuntos...vai um aprendizado a esse pessoal...... obrigado por mais um video...... abracos...
Vídeo fantástico
Vc é show amigo parabéns. Concordo com seus ensinamentos.
Como sempre diferenciado. Os bate papos dos seus vídeos vem com muita informação acompanho o canal a uns 3 anos e sempre tiro proveito de muita coisa parabéns pelo trabalho e dedicação que vc tem a grande praia ta linda faz um vídeo de perto so dele vai ser show
Parabéns Alberto pelo vídeo e obrigado por mencionar o meu grupo no seu vídeo..show
Sensacional 🎉🎉🎉
Parabéns pelo conteúdo Alberto, antes eu só media o pH mas agora não utilizo os testes. Tenho a reverse osmose, controlo o input e já sei o que se esperar!
Show parabéns pelo vídeo ganhou mais um fã abraço.
Grande Alberto ótimas explicações! Se existiam dúvidas para alguns acredito que goram sanadas! Parabéns pelo vídeo!
Chefe Alberto já cheguei dando like ,e já me escrevi sou daqui do parque São Lucas ,adorei o canal abraço
parabéns pelo vídeo Alberto, concordo com você em tudo que falo.
Parabéns pelo vídeo! Muito bom e enriquecedor! Sucesso!
Muito conhecimento e da para ver na prática, parabéns meu amigo Alberto Deus até abençoe ricamente 🙏🙏
Top o canal, meu aquário foi feito no método Alberto Bacelar em 6 meses estava top, porém fui instruído a mudar algumas coisas, resumindo me arrependo muito de ter mudado, pois o aquário estava top, agora estou sofrendo para voltar como era antes!
Show Alberto, muito bom mesmo suas explicações, velha frase ''contra fatos não há argumentos'' e tudo isso com base cientifica...Parabéns
Tope ...vc e o mestre parabéns pela explicação....
Excelente vídeo Alberto,obrigado pelas informações e parabéns pelo aquário,está lindo!
Parabéns vc é meu professor tudo de bom
Mais um excelente vídeo parabéns , sucesso sempre.
Boa Sr Alberto...deve ter muita gente te xingando... Kkkkk
Sou seu fã.
Que video legal cara! Parabéns!
Boa tarde.
Acabei de ver o vídeo e concordo 110% tudo dito.
Abraço ótimo projeto e um excelente ano pra todos.
Obrigado mais uma vez pela aula. Deus te abençoe grandemente. Abraço!
Parabéns.. Show, Show...
Só uma reclamação a fazer, NÃO demore tanto para soltar vídeos novos ;).
Abraço!
Top Alberto, também sigo seus ensinamentos. Não faço teste também .
Comecei no marinho a dois anos graças a este professor , show?
Chique demais 2020 ! Eu odeio fazer testes e acabo não fazendo , mais não tenho nada de coral difícil.
Se não tem coral nem esquenta mantem só ph e kh.
Opa. O Moisés é fera. Grande abraço, meu amigo. Valeu..
Nesse canal ja chego dando like 👍👍👍👍
Excelente vídeo, Alberto!
Show de bola 👍
👏👏👏 sou fã...
Parabéns Alberto, abraço!!!
Tenho seis meses com meu aquario e nunca fiz teste só digo a sua receita de bolo rsrsrsrs
Já vi esse vídeo umas 3 vezes.
Mais brilhante q isso só se fosse e ensserado, muito bom
Ouvir o mestre dizer o termo correto Biota num video de rede nacional é como musica para meus ouvidos kkkkk!!!
Fala Alberto tudo bom ? Que bom que saiu o primeiro vídeo do ano, pois já estava sentindo falta dos seus ensinamentos. Sou do interior de São Paulo e gostaria de saber qual a cidade que você mencionou que vai montar um aquário, vai que é perto da minha cidade, pois se for posso combinar com você de já adquirir alguns dos seus produtos.
Fica com Deus abraço !!
Olá amigo. Será em Ribeirão Preto. Mas não tem data definida ainda.
aí mestre Alberto estava com sede de conhecimento muito obrigado pela explicação do metendo e conhecimento e q os outros se lasquem KKK kkk
Parabéns Alberto,, sou de Pernambuco estou montando meu primeiro marinho...150x70x60...mais aqui tem muita opinião em grupos aqui mesmo dizem que RO não tira cilica
É só entrar em contato com a springway que eles te passam essas informações. São fabricantes e vendedores de purificadoras de água. Tenho toda a tabela do que cada uma das 4 fases remove. E a sílica, segundo o fabricante, é retida no RO. Grande abraço.
Emerson vc realmente ouvido que RO não tira sílica? Acho que misturou os termos quem não tira é o DI
@@carlosribeiro8854 pois é. Eu fui informado que a sílica é removida pelo RO.
@@carlosribeiro8854 sou iniciante no hobby...mais entendi muito bem quando falou que Reverso osmose não tira sílica... assim foi oq falaram por isso fiz o comentário
Queria tirar essa Dúvida pra saber se compensa comprar o RO ou compro já a água do lojista
Parabéns mais uma vídeo aula em que só não aprende quem não quer quero muito conhecer sua loja em breve
Falar o que?? Contra fatos nao há argumentos!! Ja escolhi o meu método agora só falta a grana para o meu aquário!
Feliz 2020
Ótimo vídeo
Grande Alberto parabéns pelo canal, sou iniciante e ouço pessoal falando que filtro de RO não retira Sílica... é verdade?
Quem não tia a silica é a resina. RO< tira.
Top
Olá Alberto no seu vídeo de receita de bolo, se usar o hidróxido de cálcio vai ter que dosar a mesma posologia do buffer, tendo em vista que o hidróxido de cálcio aumenta reserva alcalina? Abraço.
Sim, amigo. Usa o buffer da mesma forma.
Show !!!
Bom dia Aberto!
Parabéns por mais um vídeo incrível.
Gostaria que me tirasse mais uma dúvida. Moro em uma pequena cidade de Minas Gerais, onde não se ouve falar em poluição atimosférica rsrs.
Uso água de chuva na reposição, de água doce.
Será que existe algum problema em adicionar o sal para usá-la nas tpa's? Seria uma forma de tornar o hobby mais barato, em um momento onde tenho outras "prioridades" rsrs. Quem acompanha o seu canal vai saber do que tô falando 😅.
Muito obrigado, um grande abraço.
Pode usar sim. Procura no meu canal o vídeo sobre água natural e sal Marinho. São dois vídeos. Neles eu ensino como usar a água da chuva sem medo. Se não achar me chama no WhatsApp. Grande abraço.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 muito obrigado, já vou conferir.
Grande abraço 🤗
Esses Sargentinhos são mesmo lindos. Fico vidrado neles, como lembram os mergulhos no nosso litoral brasileiro...
Aminoácidos a exemplo do Fuell contribui para elevar Fostato?
Eleva nutrientes. Não sei lhe precisar quais. Mas com certeza, se usado incorretamente, resultará em problemas.
Alberto como disse abaixo sou iniciante e estou colocando corais Soft e LPS... que produto seu eu poderia usar para ir mantendo os parâmetros pra este tipo de coral?
Assiste o vídeo, SUPLEMENTOS AQUASHOW.
Boa tarde Alberto gostaria de seus produtos para dosar em meu novo aquário mas não sou de São Paulo .como posso fazer?
Me chama no WhatsApp.
Alberto, ainda tem jeito de comprar seu livro?
Tem sim, amigo. Me chama no WhatsApp. Tem o número na descrição do vídeo.
Alberto respeito seu trabalho mas descordo com alguns dos seus argumentos gostaria de ver em seu canal um aquario montado apenas com sps predominate e voce ter sucesso sem teste obrigado temho um aquario com sps e com os test consigo reajustar as dose de alkalina nao uso test de calcium por dosar 2 partes iguais mas sem esse teste de alk nao consigo manter alk estavel pelo consumo das acropora abraço
Entendo sua curiosidade. Mas eu não gosto de aquários só com sps. E por razões até econômicas, de tempo e de gosto pessoal, não vejo essa possibilidade no momento. Mas é possível você mesmo fazer um experimento. Monta um nano, de uns 30 litros e faça seguindo minha técnica. Vc verá que vai dar certo. Na verdade, não sei qual método que vc usa, porém é possível ir dosando da forma que eu ensino e ir monitorando com seus testes. Assim vc terá a comprovação. Eu recebo dezenas de comentários de pessoas que seguem e têm aquários com sps. Incluindo a Grande Praia, que tem dezenas. Mas vá assistindo que ao longo dos próximos meses, vc vai ver e acompanhar o crescimento das mudas que vou adicionar no aquário da loja. Grande abraço.
Cara, tu viu o vídeo? Veja novamente kkk
Faltou só o passeio na grande praia
Parceiro
Você realmente é fantástico
Uso sim o seu método e pronto
Isso é pros idiotas e lesos.
Boa noite Alberto! estou com uma dúvida, fiz uma tpa mais meus peixes ficam se esfregando nas rochas,não é ictiun não tem pintas brancas no corpo deles !! Não sei o que fazer!!😫😫
Não tenho que lhe ajudar assim, amigo. Ainda mais que existem muitas razões para isso. Mas eu não conheço outra razão para os peixes fazerem Isso que não seja por parasitas em seus corpos.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Boa noite Alberto já descobri o que é, é ictio vou baixar a salinidade pra 1009 aos poucos !!
Ja foi comprovado que cascalho alto NÃO SEGURA FOSFATO.
Coloca o link da comprovação por favor, estou curioso
Vê se manda toda semana e tá devendo o aquário da sua casa hein
O aquário de casa está "em estudo" para RELANÇAMENTO. Não posso publicar ainda, pois estou fazendo um levantamento para relatos futuros. Por enquanto, vamos se divertindo com os que vêm por aí. Rs. Grande abraço meu amigo.
Obs: só vejo pessoas que nunca utilizaram o método questionando o mesmo, porém, quem utilizou o método não questiona, pq?
Kkkk pq funciona kkk
Ainda bem que você não aceitou ser vitrine dá triton, pois vai contra ao que você prega. Continue dessa forma sendo simples
Oi Alberto, eu assisti o vídeo do link abaixo:
ua-cam.com/video/moW3Q771zO8/v-deo.html
Então eu pesquisei e encontrei esse vídeo aqui e resolvi investir um tempinho para deixar meu comentário. Como sempre, venho tentar adicionar mais conteúdo, pois é com prazer que posso dividir minhas experiêcias dessa forma no seu canal com todo o respeito e admiração que tenho por ti, escrevendo, uma vez que é impossível eu arrumar tempo para fazer videos com a minha correria de vida atualmente. Eu tenho muitos projetos inacabados e tal... Espero que essas linhas venham a contribuir para uma reflexão. Não se trata de método algum, mas de praticidade de dosagem em sistemas de reef, chamados sistemas naturais, seja qual for o método de filtragem e montagem escolhidas.
Respeitosamente procurarei adicionar algumas informaçōes com o pouco que sei e tenho em mente. Minha intenção é de contribuir e formar uma visão geral em torno do assunto, uma vez que esse vídeo foi feito para os que recomendam testar a água, como eu faço.
O maior problema que poderia surgir na sua "metodologia" é na prática o acúmulo ou carência de dosagens para se manter um sistema fechado em equilíbrio, por consequência de dosagens esporádicas e sem cálculos, pois sem base para os cálculos de dosagem não se sabe mesmo quando o sistema está precisando, concorda comigo? Isso não é nem aquarismo avançado, mas a base de aquariofilia de água doce/plantado e principalmente aquariofilia marinha/de reef. Sem testar o que se dosa é praticamente impossível se ter uma idéia de como esses níveis estão sendo equilibrados no sistema e consequentemente impossível de diagnosticar com precisão as medidas e focar no que precisa ser corrigido. A análise visual dos organismos, ainda que muito importante, muitas vezes pode relatar uma situação já avançada demais em termos de desencadeiamento nos desequilíbrios químicos da água do aquário, o que pode ser fatal para algumas espécies de organismos. Trocas parciais de água fica sendo então o "único remédio" normalmente recomendado, mas que na verdade vai somente ALIVIAR temporariamente tal estresse no sistema, isso se não piorar a situação, uma vez que nem se sabe do que se trata para corrigir. O problema é que se o aquarista não sabe o porquê, ele não pode administrar correção nos parâmetros. O barato pode sair muito caro dessa forma a longo prazo.
Por favor lembre-se: "a diferença entre o remédio e o veneno está na dosagem".
Sobre a BRS:
Pelo fato de que os resultados dos testes foram diferentes, e de acordo com a forma que você trouxe do vídeo da BRS, posso entender sua decisão em pensar que não deva valer a pena fazer mas os testes de um vez por todas, porém o vídeo da BRS não concluiu que se deve parar de testar a água do aquário. Muito pelo contrário!!! Eles disseram que a frequência nos testes é importante que a pecisão dos mesmos quando se mantém os números permitindo uma certa margem de erro (Ca= 440ppm, reserva alcalina= 9dKH, magnésio= 1300ppm). Fizeram uma comparação entre os menores valores e os maiores valores dos resultados encontrados nos testes para uma conclusão. Inclusive eles dizem quais os melhores testes e quais eles pararam de vender por causa das dificuldades que eles acharam para alcançar as leituras.
A escolha do apresentador no final do vídeo fica para:
Cálcio: Red Sea
Magnésio: Aqua Forest
Alcalinidade: Hana Alkalinity Checker
Por favor verifique o conteúdo original no vídeo da BRS no link abaixo para maiores informaçōes:
ua-cam.com/video/5SZcIgqDbto/v-deo.html
continua...
...continuação
Os mesmos testes com kits caseiros (Red Sea, etc..) feitos pela mesma pessoa, executados da mesma maneira, por consecutivas vezes então sempre servirá de auxílio necessário para se evitar um excesso ou demanda de qualquer produto dosado como a principal forma de controle da tal dosagem, podendo com isso prevenir a perda de organismos. Os maiores scientistas e biólogos de aquários públicos no mundo inteiro sempre testaram a água dos aquários onde trabalham. Esse exemplo deveria ser seguidos por todos os aquaristas no hobby, na minha opinião. É o que eu aprendi e sigo. Hoje em dia a maioria desses mesmos cientistas utilizam simplesmente testes vendidos para a aquaiofilia marinha vendido nas lojas. Nos anos 90 eu logicamente fazia como a maioria dos aquaristas, da maneira que você faz hoje, pois não haviam testes disponíveis como hoje, mas sempre tive problemas depois de um certo tempo, o que realmente era evitado ou remediado com trocas de água, mas também totamente "no escuro". Portanto, aqui venho concordar que é perfeitamente possível tentar manter os sistemas dessa forma, mas não fica sendo a mais segura, podendo acarretar em perdas, como acontecia antigamente. Como sabemos hoje, até mesmo um excesso de trocas de água também pode ser prejudicial em alguns casos. Usando os mesmos testes, fazendo-os numa mesma maneira e pela mesma pessoa porém, apresentará uma linha de resultados formada, e que pode ser mantida, para atingirmos uma certa estabilidade. Sem testar alguns valores de elementos dosados, não existe a possibilidade de enchergarmos essa linha. Isso ocorre porque as mudanças químicas no progresso do sistema se desenvolve inevitávelmente com o crescimento dos organismos e acúmulo de nutrientes em sistemas fechados. Qualquer biólogo e químico podem atestar esses fatos.
Na verdade a maneira em que a sua "metodologia" (que na verdade é somente como a gente fazia antigamente quando não existiam testes) funciona é um equilíbrio entre as trocas de água. Pode dar certo? Sim, temporariamente. Pode dar errado? Sim, da mesma forma que uma pessoa que costuma testar a água resolver parar de testar, e o sistema começar a desequilibrar porque a demanda de alcalinidade é maior do que a de cálcio, por exemplo, e a dosagem não foi calculada e acertada de acordo. Ou quando um aumento de fosfatos é introduzido com o crescimento dos peixes através de uma maior necessidade de alimentos.
Carvão ativado sempre introduz fosfatos na água, por melhor que seja o carvão. É só fazer os testes e encontraremos fosfato. Rhizophora (árvore de mangue) não pode ser utilizada como mecanismo de retirada de fosfato nem nitrato da maneira tão efetiva como se prega no hobby. É legal ver a árvorezinha lá, mas pura estética, simplesmente. Para falar a verdade essa árvores soltam fenóis na água e outros produtos, tornando-a amarelada. O substrato que contém área desnitrificante é que tecnicamente pode funcionar como retirda de nitratos. Na verdade existem muitos aquários sem nenhum substato de fundo, contendo muitos e muitos corais, com resultados de testes de nitrato e fosfato mostrando indetectável (0.00). De qualquer forma...
Note que me refiro a testar a água para se ter uma idéia dos níveis dos produtos que dosamos e dos produtos que se acumulam no sistema, como fosfato e nitrato, pois não se pode assumir que todos os aquários funcionarão como os nossos, por mais que sigam uma linha similar de montagem e de manutenção. Os testes estão aí para serem usados. Isso previne erros que podem custar muito mais dinheiro do que um simples test kit. Faz parte da responsabilidade em mantermos o aquário de reef a longo prazo.
Aquarismo de reef funciona de várias formas, sim, mas existem coisas que facilitam muito a vida do aquarista independente do tipo de método de montagem, como o skimmer, o uso de kalkwasser, trocas e água e logicamente os test kits.
Venho com isso trazer minhas observaçōes por experiência e vivencia dos últimos 25 anos no hobby e escrevo somente para tentar adicionar com os conteúdos aqui colocados. Como você mesmo diz sempre, "contra fatos não há argumentos". Se houver algum seguidor seu que não conseguiu manter o sistema sem testar a água, por favor tente testar a água do sistema para ver o que está acontecendo. Dessa forma será fácil determinar o que ocorre de maneira mais segura. É assim que eu aprendi na minha vida e é dessa forma que eu tento passar. Já vivi essa "metodologia" e sei peifeitamente como funciona!
Novamente: investimento em testes são importantes na prevenção e correção de parâmetros.
Por último, mas não menos importante, existem muitas incertezas nesse hobby que podem ser evitadas com o hábito de se testar e corrigir os parâmetros da água do aquário. RTN, STN, HLLE são algumas delas. Já foi observado que mantendo uma estabilidade dos parâmetros químicos da água existe uma ajuda na prevenção dos sintomas citados acima. Poucas pessoas conseguem manter aquários bem estáveis por muitos anos. Testando a água do sistema é um bom começo para iniciarmos uma manutenção de foma consciente, diminuinto a margem de erros. Não é algo do outro mundo. É só não transformar isso em bicho de sete cabeças corrento atrás de números de testes, como alguns fazem. Equilíbio e sabedoria em administrar usando testes é primordial e ajuda bastante. Muitos sabem que minhas sugestōes são para simplificar esse hobby, mas ao mesmo tempo, e principalmente, para manter os organismos nos sistemas de forma exemplar, oferecendo o que temos de melhor. As ferramentas que facilitam o hobby também previnem perdas de organismos e é isso que se espera com o hábito de se testar a água. Existem coisas que são indispensáveis e que podemos viver sem elas. Se é absolutamente necessário que se dose também é extremamente importante e primordial que se calcule a medida a ser dosada.
Como sabemos, entre os testes normalmente recomendados estão de cálcio, magnésio e principalmente alcalinidade (Red Sea vende os 3 juntos). Os de nutrientes são de fosfato e nitrato (Hana eletrônicos são os mais usados).
Enfim, os grandes aquaristas e químicos conhecidos mundialmente recomendam e testam a água de seus aquários até multiplas vezes por dia se precisarem para fazerem seus cálculos de dosagem nos sistemas. Isso é uma coisa normal.
No mínimo testes semanais deveriam ser administrados para um acompanhamento de forma generalizada, até que os parâmetros se estabilizem e se possa testar menos frequentemente.
Vou ficando por aqui com meus pensamentos e como você disse em outro vídeo: "conhecimento bom é conhecimento publicado", ou algo desse tipo... Espero ter contribuido.
Desculpe pelo longo comentário.
Um grande abraço, meu querido.
Deus nos abençoe.
Eu entendo perfeitamente tudo o que foi colocado. Porém, em 36 anos, na prática, basta olhar o resultado não apenas do aquário que está atrás de mim, onde são feitas apenas 2 TPA por ano, de 10%, o que mostra que não é pela TPA que se consegue apenas obter um equilíbrio. |||O que ocorre, ao menos eu cheguei a essa conclusão, é que os tais parâmetros ideais são, de fato, flexíveis e variáveis. E que os organismos, conseguem sem grandes problemas, crescerem em condições com números bem diferentes dos que dão divulgados como ideias. Se em todo esse tempo, eu tivesse tido alguma caso de insucesso, eu não teria lançado isso no meu canal. Afinal, responsabilidade nesse tipo de informação, onde vidas estão envolvidas, é essencial. Há muitos pormenores nas coisas que você escreveu, que são baseados na questão de que se os valores não estiverem dentro do IDEIAL, o aquário não irá ter bons resultados. E isso não é um fato. Já vi aquários com cálcio inferior a 250, onde ASPS crescem de forma natural, com cores vibrantes etc. Como lhe disse: o "engano" na questão é achar que se o cálcio, como exemplo, não estiver em 450, as coisas não darão certo. E isso, não é uma verdade. Grande abraço.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Entendi. Muito obrigado pela explicação, Alberto. É dessa forma que se entende os pontos de vista com clareza. Muito obrigado mesmo! Quando eu escrevo tudo isso é porque eu quero entender a maneira que se aplica o seu ponto de visa e como está dando certo pra você, e não para tentar mudar o teu pensamento. Que essa conversa sirva para que outros vejam a sua maneira de lidar com o aquário simplesmente de uma forma diferente. Contra fatos não há mesmo argumentos. Mesmo porque depois de tanto tempo funcionando dentro dos seus limites e de acordo com os resultados é sempre interessante entender mehor. O seu método de manter os valores dos elementos na água é mesmo único. Uma das mais importantes observaçōes em manter o cálcio tão baixo (250ppm ou menos, no caso daquele aquarista) e ainda existir calcificação, precisa estar ligada ao nível de fosfato com valores não detectáveis, ou bem perto de não detectáveis, assim creio. Você lembra quando o teste de fosfato marcava no aquário dele? Outro ponto que é importante é de manter a intensidade da luz relativamente baixa em comparação com o que normalmente temos como uma referência no hobby, obedecendo isso no decorrer do fotoperiodo. Nos recifes o cálcio está normalmente de 380ppm para cima (dependendo do recife e localização geográfica), sendo que em sistemas fechados o ideal, e normalmente recomendado, é de se manter entre 420 e 440ppm para facilitarmos a calcificação e mantermos uma taxa de crescimento equiparada da que encontamos na natureza. Existem vários pontos interligados em calcificação como parâmetros da água, movimento da água, temperaura, iluminação, etc... Alcalinidade na natureza se encontra de 7.0dKH para cima ao redor de recifes de corais. Nos aquários é sempre recomendado mantermos entre 8.0 e 9.0dKH. Tudo isso influi na taxa de calcificação e consequentemente na velocidade de crescimento dos corais e ainda na formação do esqueleto e formato das colônias. Um balanço de qualidades determina os resultados, e cada aquário fica então com uma "impressão digital", digamos assim, que é mesmo o normal em todos os casos. Corais são organismos extremamente adaptáveis as vairiadas condiçōes proporcionadas no ambiente e o que é mais importante em qualquer situação é uma ceta estabilidade nisso tudo, apresentando mudanças em um longo período de tempo. Os resultados são certamente diferente de acordo com o que existe no ambiente e isso ocorre até mesmo um pouco na natureza, como sabemos. Enfim.. temos todos nossos próprios limites e preferências, e isso torna ainda mais aberto o ângulo de experiências e possibilidades nesse hobby.
Eu vi alguns vídeos seus mostrando os corais mais de perto. Você poderia por favor fazer um vídeo novo com os corais mais detalhadamente, se possível de frente e de cima, bem de perto, principalmente os SPS e LPS? Outra coisa interessantíssima seria uma comparação do crescimento nos últimos 6 meses. Acredito que você não estaria interessado em testar sua água de nenhuma maneira... mas eu ficaria muito grato se isso acontessesse, mais por curiosidade mesmo. Tudo isso serveria como uma forma ainda maior de tentarmos entender o que ocorre nos seus sistemas.
Uma pergunta a parte... por favor me diga suas observaçōes na mudança do uso de HQI para os seus LEDs e porque você escolheu as 3 cores dos diodes na formação da sua luminária.
Muito obrigado por compartilhar mais dos seus pensamentos e por me responder. Desculpa as longas mensagens. O assunto é bem interessante. Um grande abraço e tenha uma ótima semana!!
@@Alex_Correa Impossível lembrar outros valores, ainda mais com precisão. Mas oque me levou na época a chamar a atenção foi essa valor do cálcio. Mas é claro, variantes são constantes e podem levar ao sucesso ou não. Sobre fazer os vídeos com meus corais, estou sempre mostrando, em um ou outro vídeo. Acompanhar o crescimento? Impossível, pois estou constantemente podando e vendendo mudas dos corais. às vezes tenho até dó, mas como uma loja, eu não tenho problemas em precisar cortar e vender os corais do aquário da loja. A correria em dar conta de tantos serviços, e ainda manter o canal, não é fácil. Me falta tempo para muitas coisas. Grande abraço.
@@albertobacelaraquashowaqua1108 Obrigado mais uma vez Alberto. Fique com Deus.
Seguindo seu método. Não estou fazendo nenhum e também não colocando nenhum suplemento químico. Chega de gastar dinheiro. Chega de ser consumista e trouxa.
Top!