Quer conhecer os princípios da pedagogia freireana em um curso online com linguagem acessível a estudantes e profissionais de qualquer formação? Conheçam o curso "Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire". Acesse www.udemy.com/pedagogiadaautonomia/?couponCode=CUPOM-UA-cam para aproveitar o desconto exclusivo de 40% oferecido à comunidade deste canal. O curso completo conta com cinco horas-aula, exercícios, simulados e certificado. Uma ótima oportunidade para aprimorar a formação pedagógica.
Nunca tive Facebook e Instagram, para mim são redes que só fomentam fofocas. Gosto de conteúdo informativo. Meu lema é: Prefiro ser protagonista da minha vida do que coadjuvante da vida alheia.
Layra Moreira agora neste momento eu não estou muito feliz.Sou médica e estou na linha de frente contra esse vírus que está aterrorizando todas as nações.Se cuida por favor 🙏🏻
Depois que vi vídeos relacionados a isso, excluí meu Instagram, a rede social que eu mais usava. Depois que excluí, NUNCA mais quis voltar. É bom. Meu Facebook nem uso e estou planejando excluir também. A mensagem que eu queria apresentar a vocês é: sejam livres, e não deixem as redes sociais prenderem-os.
Já faz mais de 3 anos que apaguei meu Facebook, nunca criei Instagram e vivo muito bem. Fiz isso porque percebi com explicações como essa que as redes sociais só prejudicam nosso censo da realidade além de atrapalhar nossa verdadeira realizações pessoais.
Eu não uso redes sociais á mais de 2 meses, e confesso uma coisa... de como que estou me sentindo tão bem.... rs. E digo uma coisa para vocês!... Ninguém vai se importar se você deletar o seu perfil, rs. Deu pra ter uma idéia? 😂.
Muitos celulares já vem de fábrica instalado alguma rede social que vc não consegue desinstalar(no máximo desativar) como se fosse obrigatório ter uma conta nas redes sociais! Pode até ser paranóia minha mas é muito esquisito essa parada. Ou vão mentir que vcs nunca tiveram um celular que tivesse Facebook ou Twitter instalado e não conseguiram desinstalar pra liberar espaço???? Daqui um tempo será o instagram
A gente se acha crítico e seletivo o suficiente pra lidar com redes sociais sem saber que há muito mais entre o céu e as redes sociais que a nossa vã filosofia pode imaginar, rs. Conteúdo muito significativo e fundamental para todo mundo que usa (e é usado pelas, querendo ou não) redes sociais.
comecei a usar o orkut em 2008 com 12 anos, tinha alguns grupos de jogos de videogame, e tinha mais os colegas da escola, e naquela epoca inconscientemente já começava o narcisismo, pois mandava convite de amizade para os "populares" e não era aceito, e eu levava pro lado pessoal, chegava no ambiente da escola, a pessoa me tratava super bem. e eu pensava, mas pq naquele "ambiente" não me aceitam? será que tem vergonha de mostrar minha amizade? ai eu pensava como eu tenho que ser? e cansei de procurar na adolescencia alguém que eu não sou e jamais serei. há 10 anos atrás eu tinha 15 anos, em 2011, eu não tinha internet nem pc em casa, claro que na migração do facebook eu continuei tendo o pessoal da escola, e conhecendo pessoas novas, mas era mto evidente o narcisismo em busca do like. e nessa epoca em 2011, eu conseguia me concentrar para assistir um filme, conseguia ler livros, conseguia caminhar, conforme o passar do tempo, foi ficando mais natural ter o smartphone e o acesso as redes sociais na palma da mão e hj está mais claro que o facebook e instagram são os ambientes mais cheios e mais vazios, por que todos são egocentricos, ninguem quer conhecer o próximo, é tudo sobre si mesmo, e sinceramente, ficar postando a sua vida como se interessasse pros outros e até pelo seguinte, quem não sabe da sua vida, as coisas andam melhor, e tbm a vida dos outros não me interessa, o lance de se cobrar só fode o psicológico da pessoa a longo prazo, pensa que os outros estão vivendo algo que não estamos, e esquecemos de olhar para nós mesmos para o que é real, tinha chego num ponto, que acordava olhava para o celular e ficava rolando o feed infinitamente, ia levantar duas, três horas depois. e percebi que há dez anos atrás que não faz tanto tempo assim, eu conseguia fazer coisas, que não estava conseguindo me concentrar para fazer nos dias de hoje, tinha que ficar parando para consultar o celular. estou há um mês sem redes sociais, nunca o meu psicologico esteve tão equilibrado e zen. eu lembro que cada vez mais estava em busca de uma vida perfeita que não existe.
Rede social ou ego pessoal ? Eu acredito em ego, tanto deixa no auge como pode deixar lá no chão em fração de segundos, entre curtidas e comentários nessa bolha, chamada ,rede social.
Bom dia! Não tenho redes sociais, por força do trabalho (sou professora) tenho apenas whatsapp. Vivo a vida real sem necessidade de exposições desnecessárias.
A rede social deve ser usada com inteligência, ficar se exibindo é um saco. Faz dois meses que não posto e tem sido ótimo, mas trabalho com imagem. Mas esses dois meses, já me fez sentar na cadeira e me inscrever em algumas bolsas de estudo para mestrado, e entender o que quero pra carreira.
Para quem não sabe ou não se deu conta, o UA-cam também é uma rede social. Virou uma combinação perfeita de todas as redes sociais juntas e é aqui que muita gente perde tempo vendo o conteúdo de centenas de UA-camrs. Quem aí nunca ficou curioso para ver um vídeo sobre como é o dia do seu UA-camrs favorito?! O jeito mesmo é ter auto controle e saber dosar o uso de cada coisa. Já é sabido que até água em excesso faz mal...
Verdade! Eu tenho UA-cam, mas desativei todas as notificações! Tenho procurado por conteúdos de valor. Principalmente estudar.mas o insta e o face eu dei um tempo, porque lá eu não me controlava!
Eu só uso o UA-cam para aprender mais coisas, sempre tô vendo tutoriais e tentando fazer na prática e isso é bom pq vc usa o conhecimento que vc aprendeu
@@alessonamorim8446 É sim, te garanto, dou meu proprio exemplo nunca fui de ficar em insta o face de vez em qdo, UA-cam eu sou descontrolada fico vendo o dia todo, porq comobtrabalho home office, eu ñ tenho mt ctt com pessoas, então eu acabei substituindo, a gemte tende a ter mais empatia qdo ve outro ser humano, por isso fiquei viciada em youtube!! é igual face, insta e qualquer outro rede social se vc ñ tiver controle vc se perde!! Estou tentando diminuir o consumo
Olá professor. Eu adoro esse podcast e o tema. Estou gostando do seu trabalho até agora e espero que essa plataforma continue, porque esse tipo de conteúdo é necessário. Eu estive fora da universidade e a necessidade de estar em contato com mais discussões assim é real. Em outro ponto, não consegui parar de pensar em outros debates que também tangenciam este tema! Apesar de terem tocados no assunto da comercialização em um aspecto geral, os autores que falam da sociedade de consumo no século XXI nos ajudam a entender que novos produtos e dispositivos de interação em nossa sociedade sempre têm um fundo muito promissor e específico: o de gerar possibilidades novas de consumo, atraentes e inocentes. Não consigo ignorar o fato de que as redes sociais são mais uma plataforma para a promoção do consumo, mas ao mesmo tempo alimentando-o através de sua possibilidade de coleta de dados. Ela facilita e acelera tanto o processo de obter informações sobre consumidores (através de pesquisas) quanto a influência sobre os consumidores (se tornando um ponto de contato direto e itinerante, diferentemente de uma televisão ou de um outdoor). É extremanente lucrativa pelos custos baixos de divulgação e pelo fato de que o próprio usuário já "procura" o que consumir pois são grandes arenas de batalhas de estilos de vida e de imagem, uma descrição perfeita do espetáculo que Guy Debord descrevia. Isso se torna cada vez mais claro para mim.
Facebook e Instagram são alimentos de fofocas e não sobre conhecimentos e novidades que possam agregar na vida das pessoas então é melhor fazer coisas. Úteis como ler livros se exercitar assistir filmes e claro ser mais produtivo do que estar em redes sociais vendo coisas que você não gosta .
Gostei muito deste vídeo pois estou vivendo este processo de "purificação" das redes sociais. E este conteúdo abrange todos os aspectos importantes para se ter real consciência dos impactos das redes na nossa vida. Eu tive depressão durante anos e agora curada estava percebendo que aquela realidade virtual estava me colocando pra baixo de novo,é uma vida muito "good vibes 100%" e ao mesmo tempo como você diz no vídeo muitas noticias ruins passando no nosso feed. Eu tentei me adaptar as redes mas não consigo,me sinto péssima ali parece que só tem gente perfeita e eu não sou. E esse vídeo explica muito bem sobre o lado das empresas,o algoritmo que quase ninguém pensa sobre e acaba manipulando a nossa mente mesmo.Valeu pelo conteúdo!
Eu também adoro esta parte das redes de poder compartilhar conteúdos relevantes (como este), indicar livros ou documentários, mas não vejo outra maneira de fazer isso de forma eficiente entre meus amigos que não através das redes sociais, como o facebook ou o stories do instagram/whatsapp. Por isso fica esta dúvida de deletar as redes, pois sempre há coisas positivas, apesar de haver um preço a pagar por elas.
5 років тому+23
Acho que essa é precisamente a armadilha em que nos enredamos. O Lanier fala justamente sobre essa noção de que "não há outra maneira". Redes sociais e Internet não é a mesma coisa. (Podcasts, por exemplo, são vistos por ele com muita simpatia). O problema é mais o modelo de negócio do que propriamente a tecnologia. Para ele, se abandonarmos as redes sociais, os programadores serão desafiados a pensar alternativas. Mas concordo que é um desafio!
Tô precisando com urgência me livrar das redes sociais, já tentei algumas vezes e sempre volto, deleto e volto, não dá mais. Parece brincadeira, mas acho que é um vício sei lá.
Tem um documentário na Netflix sobre as redes sociais e vale muito a pena vcs assistirem, e com certeza vc vai apagar tudo !! NOME DO DOCUMENTÁRIO : O dilema das redes
Exclui o facebook , instagram eu não tinha e tem sido um alivio voltei até a ler mais, e não volto mais a usar essas redes sociais gosto muito do youtube porque tenho aprendido muitas coisas e o whatsapp . Obrigada pelo vídeo muito interessante.
Eu mesmo já tive Facebook, Instagram e TikTok... Este último eu só usava pelo computador, ou seja, não tinha o app instalado no meu celular. Mas, como eu seguia só 2 contas e nunca produzi nada pro TikTok, achei por bem desativar minha conta, e assim eu fiz. Facebook eu já havia instalado já há algum tempo, então eu já nem tenho mais Facebook. Faltava só o Instagram. Eu já havia feito uma "limpa" em meu insta, removendo fotos e vídeos postados lá. Anteontem finalmente decidi me libertar do Insta, apagando e deletando minha conta pra nunca mais voltar!! O mais legal sobre isso é que já começo a sentir os efeitos disso. Ontem mesmo acabei compondo uma música sobre sair das redes sociais, e a música ficou ótima. A tal ponto que pretendo gravá-la aqui em casa, em meu homestudio. VIVA A LIBERDADE E A VIDA REAL!! ABAIXO AS REDES SOCIAIS!!!
André, o que eu acho mais maravilhoso de tudo isso é que estamos tendo uma discussão sobre redes sociais que já transcendeu os meios físicos e virtuais. Acabei de ler esse livro por indicação sua naquela dia do encontro do Science Vlogs, agora em fevereiro, e agora continuo estudando sobre a bibliografia com a ajuda do seu vídeo podcast. Escolhi ser um gato nesse meio e gosto de transitar por fora dos meus filtros bolha pra sempre estimular a serendipidade e a criatividade. 🖤 Que a gente continue tendo espaço na vida para poder fazer essas pontes maravilhosas.
Concordo em partes, acho que essa explosão de informações tem um lado positivo que é o conhecimento real das coisas, como todos querem se destacar, acabam entregando o ouro e isso favorece outros povos que estavam em modo passivo.
Refletindo sobre o que ouvi, acredito que já passamos por uma alternativa melhor, mesmo que ainda com alguns dos problemas, que são os fóruns, o formato de fórum me parece evitar boa parte das armadilhas das atuais redes sociais expostas nesse livro
Sair das redes sociais deixam as pessoas alheias, muito uso também, o certo é tentar manter o controle através dos números e criar estratégias pra usar menos.
@ Eu estava pensando... Recentemente fiz um perfil no Instagram em que compartilho resenhas e trechos de livros, como um blog (@bravenewbook). Será que, segundo o autor, eu deveria deletar esse perfil tbm? 🤔
5 років тому+4
Apesar de ter lido o livro e feito o podcast, não me sinto autorizado a aconselhar uma ação que só você deve decidir, Ádila. De minha parte, não uso o Instagram. E estou adorando migrar meu conteúdo em texto para plataformas aparentemente menos intrusivas, como o Medium e, em breve, o WhatPadd.
O professor André se esqueceu de um aspecto muito importante. A PRODUTIVIDADE! Pessoas que frequentam redes sociais têm uma queda substancial nos índices de produtividade. É muito fácil perder horas por dia no Facebook batendo papo com amigos. Ao final do dia você não terá produzido ou aprendido nada relevante. O próprio SEBRAE dedica um bom tempo nos seus cursos para condenar redes sociais.
Ninguém ganham nada de valor,com curtidas ou comentários que massageie o próprio ego. Só faz crescer e acelerar a vontade, de postar,mais,mais e mais. É atitude que verdadeiramente, não leva a lugar nenhum. Confesso errei muito até entender, o que literalmente eu sentia. "Vulnerabilidade sem limites leva a falta de empatia, desconfiança e isolamento." Brené Brown
Comecei a trabalhar np comércio certa vez e ja me pediram o Face e insta..disse que não tinha mais me olharam como quem olha pra um ET kkk Pois no comércio hj é indispensável postar os produtos a venda! E tem lojas que obrigam funcionários a fazer dancinha no TIKTOK! Absurdo!
Uso Instagram com o objetivo apenas de informação, sigo lojas, restaurantes, pizzarias... Enfim empresas a nível de informação mesmo, não tenho interesse em seguir pessoas que não conheço e nem aceito solicitação de qualquer um, sou bem seletiva, não tenho interesse de viver postando selfie, bom acho que depende da pessoa que usa.
Bom dia, Antes de tudo, parabéns pelo o seu canal e seu conteúdo, aprecio muito a qualidade deles. Então, não terminei o vídeo, e nem estou perto. Entretanto, venho aqui deixar as minhas primeiras considerações acerca do tema, após isso, terminarei o vídeo e venho novamente reforçar o que havia dito, ou mudar meu pensamento. Adoro a MINHA rede social, quando falo isso, estou referindo em especial ao meu Facebook. Eu passava/passo um bom tempo nele, até um momento que analisei, ele não estar sendo mais efetivo. Por exemplo, ocupava meu tempo com coisas inúteis e esdrúxulas. Sendo assim, por necessidade da minha saúde mental, fiz uma "reforma" nele. Nessa época eu já estava ciente do conceito de bolhas sociais, como as redes sociais podem afetar isso, mas eu sou meio cético em relação a isso, acho que da forma que muitas pessoas pregam como deveria funcionar, minha saúde mental estaria em risco. Vou explicar essa tal reforma que eu fiz. Primeiramente, exclui quem não acrescentava para uma construção de um conhecimento, não estou falando de ideologias, não queria que todos que tivessem nas minhas amizades pensassem igual a mim. Eu pensei primordialmente na lógica, se a pessoa tinha como hábito um discurso falacioso, não coerente, com o descompromisso com a realidade, e todos essas redundâncias, eu iria excluí-la. Nisso excluí até meus familiares, muitos que convivo diariamente. De 300 amigos, passei a ter 60, e mantenho uma média por aí. Meu segundo ato foi filtrar as páginas, deixei de curtir muitas páginas de besteirol, e substituí por de divulgação científica, páginas que tinham como objetivo a informação, e o debate saudável. Não quer dizer que excluí ideologias em específico. No terceiro ato, filtrei quais grupos do Facebook tinham como objetivo o respeito, e tudo aquilo que já comentei ali em cima. E esse é um ponto bem importante. O objetivo disso tudo era buscar a otimização, ou seja, eu queria aprender, mesmo no tempo de lazer, no tempo que eu tenho entre a aula, 15 minutos, transformar o lazer em conhecimento. Eu sinto que burlei um pouco do uso comum do Facebook, faço um uso alternativo. Com isso, tenho muita dificuldade em largar disso tudo, sei que se tivesse uma outra ferramenta a fim de fazer essas coisas que eu faço no Facebook, especializada nisso, ela seria infinitamente melhor. Para mim, o Facebook e como se fosse um compilado de fóruns, por isso a minha dificuldade em largar. Em um momento estou vendo uma discussão sobre tal banda de rock progressivo, logo no post de baixo, vejo alguém divulgando uma nova descoberta tecnológica e científica, alguém compartilhando um trabalho artístico com fotografia de filme de 35mm, alguém perdido ajuda no Linux. São todos esses nichos, eu não teria paciência em fragmentar tudo isso. Abrir o Flicker para ver trabalhos fotográficos, listen.fm para música, blogs de rock progressivo, blogs e sites de política. Além disso, não ter uma produção democrática do conhecimento, ou seja, em um blog teria que estar subordinando à somente a visão do escritor, e limitar o debate aos comentários, como algo secundário. Já pensei em diversas maneiras de mudar tudo isso, mas ainda não sei como. Esse é o meu ponto de vista, ainda. Obrigado.
SALVE MARIA PURISSIMA! STA NOITE! ACABEI O INSTAGRAM FAZ MÊSES NÃO SINTO FALTA GRAÇAS A JESUS EUCARISTIA SAGRADA FACE SOBRE INTERCESSÃO DE NOSSA SRA. ACABEI ZAP. ESTOU ANGUSTIADA POR SER FILHA ÚNICA NÃO TER AMIZADES PESSOALMENTE. MAIS TENHO SUPERAR PQ ESTAVA PIORANDO MINHA DEPRESSÃO , ANSIEDADE E TENDENITE...MESMO ANGUSTIADA...ESTOU AO MESMO TEMPO ME SENTINDO MELHOR DAS DORES TENDENITE E MINHA VISTA ESTÁ MELHOR. # VAMOS SUPERAR!!! DEUS É MAIOR MARIA PASSA NA FRENTE 🙏🏻
Desde os 12 anos eu sempre usei a internet para aprender, seja la o que for mas aprender, principalmente em foruns nixados em relação a coisa do trabalho, hobbies etc o youtube veio para adicionar a tudo isso, pessoas te ensinando algo relacionando ao trabalho hobbies, filosofia, auto desenvolvimento enfim cada um tem seu nicho para aprender, agora usar Instagram para ficar vendo pessoas e suas falsidades, pessoas mostrando dancinha imbecil, mostrando prato de comida? Mostrando painel do carro? Ai fulano faz dancinha com tal filtro vai la a boiada inteira fazer igual, Isso eh um lixo, pessoas mostrando a vida que nao tem ou apenas os melhores momentos da vida mas nao mostra a realidade por tras e isso me fez sair do Instagram e to feliz e o ponto princial também eh q nao sinto tesao nenhum em mostrar minhas vitorias para ngm, desde conquistas ate mesmo a um prato de comida, eu faco por mim e isso me da uma forma grande de fe, de ser meu fã, de acreditar em mim mais e mais dia a dia que sou capaz e foda! se eu acredito em mim eu acredito em Deus!
O próprio Elon Musk disse que se a gente soubesse como nossos dados são vazados até para fora do país nós deletariamos rapidinho todas as redes sociais
Achei excelente e esclarecedor esse resumo do livro. Só não gostei da indicação de Paulo freire, pra mim, um conteúdo falido e desacreditado.
2 роки тому+1
Creio que você está se informando por fontes erradas. No ambiente acadêmico, incluindo universidades americanas e europeias, Paulo Freire é consagrado. Esses xingamentos tolos a Paulo Freire ocorrem apenas, vejam só, nas redes sociais do Brasil. E a origem dessas bobagens são os grupos olavistas. Já os pesquisadores de Harvard estudam Paulo Freire.
@ sim!! Mas pelo menos dessa vez foi de forma positiva! Podcast perfeito! Já tinha parado de usar Facebook e agora estou saindo do Twitter e Instagram, me fazem mal demais. Espero conseguir!
Quer conhecer os princípios da pedagogia freireana em um curso online com linguagem acessível a estudantes e profissionais de qualquer formação? Conheçam o curso "Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire". Acesse www.udemy.com/pedagogiadaautonomia/?couponCode=CUPOM-UA-cam para aproveitar o desconto exclusivo de 40% oferecido à comunidade deste canal. O curso completo conta com cinco horas-aula, exercícios, simulados e certificado. Uma ótima oportunidade para aprimorar a formação pedagógica.
cara que isso, que video espetacular. Volte logo pro youtube cara, por favor.
Nunca tive Facebook e Instagram, para mim são redes que só fomentam fofocas. Gosto de conteúdo informativo. Meu lema é: Prefiro ser protagonista da minha vida do que coadjuvante da vida alheia.
Cinco anos sem redes sociais,é libertador!Me formei,me mudei de país e estou muito feliz.
Uau!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Layra Moreira agora neste momento eu não estou muito feliz.Sou médica e estou na linha de frente contra esse vírus que está aterrorizando todas as nações.Se cuida por favor 🙏🏻
PARABÉNS FILHA!! JESUS EUCARISTIA SAGRADA FACE TE ABENÇOE NOSSA SRA PROTEJA.
@@layrafernanda7116 se cuidem filhas🙏🏻
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿🙏🏿
Depois que vi vídeos relacionados a isso, excluí meu Instagram, a rede social que eu mais usava. Depois que excluí, NUNCA mais quis voltar. É bom. Meu Facebook nem uso e estou planejando excluir também. A mensagem que eu queria apresentar a vocês é: sejam livres, e não deixem as redes sociais prenderem-os.
Já faz mais de 3 anos que apaguei meu Facebook, nunca criei Instagram e vivo muito bem. Fiz isso porque percebi com explicações como essa que as redes sociais só prejudicam nosso censo da realidade além de atrapalhar nossa verdadeira realizações pessoais.
Eu não uso redes sociais á mais de 2 meses, e confesso uma coisa... de como que estou me sentindo tão bem.... rs. E digo uma coisa para vocês!... Ninguém vai se importar se você deletar o seu perfil, rs. Deu pra ter uma idéia? 😂.
Verdade, pq tanto faz para as pessoas vc estando ali ou não. Não faz nenhuma diferença pra elas.
A única diferença que vc fará deletando sua rede social, é tendo uma fonte de fofoca a menos para os outros.
Se você usa o UA-cam, ainda usa redes sociais. 😂
Verdade
VERDADE PURA RS
Muitos celulares já vem de fábrica instalado alguma rede social que vc não consegue desinstalar(no máximo desativar) como se fosse obrigatório ter uma conta nas redes sociais! Pode até ser paranóia minha mas é muito esquisito essa parada. Ou vão mentir que vcs nunca tiveram um celular que tivesse Facebook ou Twitter instalado e não conseguiram desinstalar pra liberar espaço???? Daqui um tempo será o instagram
A gente se acha crítico e seletivo o suficiente pra lidar com redes sociais sem saber que há muito mais entre o céu e as redes sociais que a nossa vã filosofia pode imaginar, rs. Conteúdo muito significativo e fundamental para todo mundo que usa (e é usado pelas, querendo ou não) redes sociais.
comecei a usar o orkut em 2008 com 12 anos, tinha alguns grupos de jogos de videogame, e tinha mais os colegas da escola, e naquela epoca inconscientemente já começava o narcisismo, pois mandava convite de amizade para os "populares" e não era aceito, e eu levava pro lado pessoal, chegava no ambiente da escola, a pessoa me tratava super bem. e eu pensava, mas pq naquele "ambiente" não me aceitam? será que tem vergonha de mostrar minha amizade? ai eu pensava como eu tenho que ser? e cansei de procurar na adolescencia alguém que eu não sou e jamais serei.
há 10 anos atrás eu tinha 15 anos, em 2011, eu não tinha internet nem pc em casa, claro que na migração do facebook eu continuei tendo o pessoal da escola, e conhecendo pessoas novas, mas era mto evidente o narcisismo em busca do like. e nessa epoca em 2011, eu conseguia me concentrar para assistir um filme, conseguia ler livros, conseguia caminhar, conforme o passar do tempo, foi ficando mais natural ter o smartphone e o acesso as redes sociais na palma da mão e hj está mais claro que o facebook e instagram são os ambientes mais cheios e mais vazios, por que todos são egocentricos, ninguem quer conhecer o próximo, é tudo sobre si mesmo, e sinceramente, ficar postando a sua vida como se interessasse pros outros e até pelo seguinte, quem não sabe da sua vida, as coisas andam melhor, e tbm a vida dos outros não me interessa, o lance de se cobrar só fode o psicológico da pessoa a longo prazo, pensa que os outros estão vivendo algo que não estamos, e esquecemos de olhar para nós mesmos para o que é real, tinha chego num ponto, que acordava olhava para o celular e ficava rolando o feed infinitamente, ia levantar duas, três horas depois. e percebi que há dez anos atrás que não faz tanto tempo assim, eu conseguia fazer coisas, que não estava conseguindo me concentrar para fazer nos dias de hoje, tinha que ficar parando para consultar o celular. estou há um mês sem redes sociais, nunca o meu psicologico esteve tão equilibrado e zen.
eu lembro que cada vez mais estava em busca de uma vida perfeita que não existe.
Perfeito!!!
Adorei 👏👏👏 Vc relatou como a maioria dos usuários de redes sociais se sentem 😐 eu tô fora! 🙏🙌
Rede social ou ego pessoal ?
Eu acredito em ego, tanto deixa no auge como pode deixar lá no chão em fração de segundos, entre curtidas e comentários nessa bolha, chamada ,rede social.
Vou excluir tudo, já não uso mesmo, só falta excluir.
Bom dia! Não tenho redes sociais, por força do trabalho (sou professora) tenho apenas whatsapp. Vivo a vida real sem necessidade de exposições desnecessárias.
Olá. Tudo bem? Me passa seu WhatsApp.
@@saposemnocao 190
Eu ja nem uso mais o celular , já é o celular que me usa ..
A rede social deve ser usada com inteligência, ficar se exibindo é um saco. Faz dois meses que não posto e tem sido ótimo, mas trabalho com imagem.
Mas esses dois meses, já me fez sentar na cadeira e me inscrever em algumas bolsas de estudo para mestrado, e entender o que quero pra carreira.
Para quem não sabe ou não se deu conta, o UA-cam também é uma rede social. Virou uma combinação perfeita de todas as redes sociais juntas e é aqui que muita gente perde tempo vendo o conteúdo de centenas de UA-camrs.
Quem aí nunca ficou curioso para ver um vídeo sobre como é o dia do seu UA-camrs favorito?!
O jeito mesmo é ter auto controle e saber dosar o uso de cada coisa.
Já é sabido que até água em excesso faz mal...
Verdade! Eu tenho UA-cam, mas desativei todas as notificações! Tenho procurado por conteúdos de valor. Principalmente estudar.mas o insta e o face eu dei um tempo, porque lá eu não me controlava!
Eu só uso o UA-cam para aprender mais coisas, sempre tô vendo tutoriais e tentando fazer na prática e isso é bom pq vc usa o conhecimento que vc aprendeu
Mas aqui gente conhecida não toma conta da sua vida
@@alessonamorim8446 É sim, te garanto, dou meu proprio exemplo nunca fui de ficar em insta o face de vez em qdo, UA-cam eu sou descontrolada fico vendo o dia todo, porq comobtrabalho home office, eu ñ tenho mt ctt com pessoas, então eu acabei substituindo, a gemte tende a ter mais empatia qdo ve outro ser humano, por isso fiquei viciada em youtube!! é igual face, insta e qualquer outro rede social se vc ñ tiver controle vc se perde!! Estou tentando diminuir o consumo
@@AdrianaSantos-vq4hb k
Eu tirei todas redes sociais estou melhor em tudo graças a deus
amém Deus te abençoe
Excelente! Eu precisava ouvir esse conteúdo, para reforçar minhas decisões. Grata!
Que bom que foi útil! É uma reflexão urgente!
Olá professor. Eu adoro esse podcast e o tema. Estou gostando do seu trabalho até agora e espero que essa plataforma continue, porque esse tipo de conteúdo é necessário. Eu estive fora da universidade e a necessidade de estar em contato com mais discussões assim é real. Em outro ponto, não consegui parar de pensar em outros debates que também tangenciam este tema!
Apesar de terem tocados no assunto da comercialização em um aspecto geral, os autores que falam da sociedade de consumo no século XXI nos ajudam a entender que novos produtos e dispositivos de interação em nossa sociedade sempre têm um fundo muito promissor e específico: o de gerar possibilidades novas de consumo, atraentes e inocentes. Não consigo ignorar o fato de que as redes sociais são mais uma plataforma para a promoção do consumo, mas ao mesmo tempo alimentando-o através de sua possibilidade de coleta de dados. Ela facilita e acelera tanto o processo de obter informações sobre consumidores (através de pesquisas) quanto a influência sobre os consumidores (se tornando um ponto de contato direto e itinerante, diferentemente de uma televisão ou de um outdoor). É extremanente lucrativa pelos custos baixos de divulgação e pelo fato de que o próprio usuário já "procura" o que consumir pois são grandes arenas de batalhas de estilos de vida e de imagem, uma descrição perfeita do espetáculo que Guy Debord descrevia. Isso se torna cada vez mais claro para mim.
Facebook e Instagram são alimentos de fofocas e não sobre conhecimentos e novidades que possam agregar na vida das pessoas então é melhor fazer coisas. Úteis como ler livros se exercitar assistir filmes e claro ser mais produtivo do que estar em redes sociais vendo coisas que você não gosta .
Baita conteúdo e super necessário. Redes sociais têm sido sinônimo de servidão voluntária.
Abandonei as redes sociais fazem quatro anos e eu garanto foi a melhor coisa que fiz 😁😘 livre estou 💃💃💃💃💃
Gostei muito deste vídeo pois estou vivendo este processo de "purificação" das redes sociais. E este conteúdo abrange todos os aspectos importantes para se ter real consciência dos impactos das redes na nossa vida. Eu tive depressão durante anos e agora curada estava percebendo que aquela realidade virtual estava me colocando pra baixo de novo,é uma vida muito "good vibes 100%" e ao mesmo tempo como você diz no vídeo muitas noticias ruins passando no nosso feed. Eu tentei me adaptar as redes mas não consigo,me sinto péssima ali parece que só tem gente perfeita e eu não sou. E esse vídeo explica muito bem sobre o lado das empresas,o algoritmo que quase ninguém pensa sobre e acaba manipulando a nossa mente mesmo.Valeu pelo conteúdo!
Deletei tudo uso só youtube por causa das aulas.
Eu também adoro esta parte das redes de poder compartilhar conteúdos relevantes (como este), indicar livros ou documentários, mas não vejo outra maneira de fazer isso de forma eficiente entre meus amigos que não através das redes sociais, como o facebook ou o stories do instagram/whatsapp. Por isso fica esta dúvida de deletar as redes, pois sempre há coisas positivas, apesar de haver um preço a pagar por elas.
Acho que essa é precisamente a armadilha em que nos enredamos. O Lanier fala justamente sobre essa noção de que "não há outra maneira". Redes sociais e Internet não é a mesma coisa. (Podcasts, por exemplo, são vistos por ele com muita simpatia). O problema é mais o modelo de negócio do que propriamente a tecnologia. Para ele, se abandonarmos as redes sociais, os programadores serão desafiados a pensar alternativas. Mas concordo que é um desafio!
👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼👍🏼Redes sociais me fazem sentir de outra espécie,Só assisto UA-cam e PSN...obrigado pelo seu precioso tempo.
Tô precisando com urgência me livrar das redes sociais, já tentei algumas vezes e sempre volto, deleto e volto, não dá mais. Parece brincadeira, mas acho que é um vício sei lá.
Não ache que é um vício. É realmente um vício!
Pesquise sobre o termo FOMO (Fear of a missing out)
Joyce. Já se passa um ano. Conseguiu?
Tem um documentário na Netflix sobre as redes sociais e vale muito a pena vcs assistirem, e com certeza vc vai apagar tudo !!
NOME DO DOCUMENTÁRIO : O dilema das redes
Estou na luta! Um mês sem redes sociais. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏
Também! Cada dia com menos vontade de voltar
Parabéns 👏🏼👏🏼
Que podcast maravilhoso! Muito obrigada por esses conteúdos André! :)
Exclui o facebook , instagram eu não tinha e tem sido um alivio voltei até a ler mais, e não volto mais a usar essas redes sociais gosto muito do youtube porque tenho aprendido muitas coisas e o whatsapp . Obrigada pelo vídeo muito interessante.
Eu mesmo já tive Facebook, Instagram e TikTok... Este último eu só usava pelo computador, ou seja, não tinha o app instalado no meu celular. Mas, como eu seguia só 2 contas e nunca produzi nada pro TikTok, achei por bem desativar minha conta, e assim eu fiz.
Facebook eu já havia instalado já há algum tempo, então eu já nem tenho mais Facebook. Faltava só o Instagram. Eu já havia feito uma "limpa" em meu insta, removendo fotos e vídeos postados lá. Anteontem finalmente decidi me libertar do Insta, apagando e deletando minha conta pra nunca mais voltar!!
O mais legal sobre isso é que já começo a sentir os efeitos disso. Ontem mesmo acabei compondo uma música sobre sair das redes sociais, e a música ficou ótima. A tal ponto que pretendo gravá-la aqui em casa, em meu homestudio.
VIVA A LIBERDADE E A VIDA REAL!!
ABAIXO AS REDES SOCIAIS!!!
Esse podcast e excelente para uma ģrande ŕeflexao. Ás redes tem prejudicado à nossa sociedade E melhor ficar offline.
Interessante que o Podcast está numa rede social... Li o livro e realmente é muito bom, embora seja um pouco tendencioso também...
Ouvir e compartilhar now!
Muito bom seu podcast, vou enviar pros amigos e acreditar que eles entenderão que é uma reflexão importante e tenham vontade pra ouvir todo ele!!!
André, o que eu acho mais maravilhoso de tudo isso é que estamos tendo uma discussão sobre redes sociais que já transcendeu os meios físicos e virtuais. Acabei de ler esse livro por indicação sua naquela dia do encontro do Science Vlogs, agora em fevereiro, e agora continuo estudando sobre a bibliografia com a ajuda do seu vídeo podcast. Escolhi ser um gato nesse meio e gosto de transitar por fora dos meus filtros bolha pra sempre estimular a serendipidade e a criatividade. 🖤 Que a gente continue tendo espaço na vida para poder fazer essas pontes maravilhosas.
Concordo em partes, acho que essa explosão de informações tem um lado positivo que é o conhecimento real das coisas, como todos querem se destacar, acabam entregando o ouro e isso favorece outros povos que estavam em modo passivo.
nossa maravilhada com as informações
Quando o produto é de graça o produto é você!
Refletindo sobre o que ouvi, acredito que já passamos por uma alternativa melhor, mesmo que ainda com alguns dos problemas, que são os fóruns, o formato de fórum me parece evitar boa parte das armadilhas das atuais redes sociais expostas nesse livro
Sair das redes sociais deixam as pessoas alheias, muito uso também, o certo é tentar manter o controle através dos números e criar estratégias pra usar menos.
Eu qr usar o Facebook só por conta do marketplace,mais não tem cm .E automático se o app está no Cel eu começo a entrar nele direto
Rede social deve se chamar ego social.
Excelente professor.
Adorei o podcast, muito interessante! Eu já tinha vontade de ler esse livro qndo foi lançado, agora mais ainda.
Que bom que foi útil! Também fiquei muito impactado! Não podemos mais fugir deste debate!
@ Eu estava pensando... Recentemente fiz um perfil no Instagram em que compartilho resenhas e trechos de livros, como um blog (@bravenewbook). Será que, segundo o autor, eu deveria deletar esse perfil tbm? 🤔
Apesar de ter lido o livro e feito o podcast, não me sinto autorizado a aconselhar uma ação que só você deve decidir, Ádila. De minha parte, não uso o Instagram. E estou adorando migrar meu conteúdo em texto para plataformas aparentemente menos intrusivas, como o Medium e, em breve, o WhatPadd.
@ Vou ler e tirar minhas próprias conclusões. Acho que seria muito radical deletar o @bravenewbook, coitado, é tão inofensivo. 😄
@ wattpad sim professor . 🤗🍃
Conteúdo maravilhoso!
O professor André se esqueceu de um aspecto muito importante. A PRODUTIVIDADE! Pessoas que frequentam redes sociais têm uma queda substancial nos índices de produtividade. É muito fácil perder horas por dia no Facebook batendo papo com amigos. Ao final do dia você não terá produzido ou aprendido nada relevante. O próprio SEBRAE dedica um bom tempo nos seus cursos para condenar redes sociais.
Isso , mesmo . Era exemplo vivo disso .
7:50 Lamentável
Sua explanação foi incrível! Vi vários vídeos sobre o temas, mas o seu foi muito mais rico em conhecimento e em análise crítica.
Excelente Livro. Igualmente excelentes são suas colocações sobre o livro.
Excelente podcast!
Ninguém ganham nada de valor,com curtidas ou comentários que massageie o próprio ego. Só faz crescer e acelerar a vontade, de postar,mais,mais e mais.
É atitude que verdadeiramente, não leva a lugar nenhum.
Confesso errei muito até entender, o que literalmente eu sentia.
"Vulnerabilidade sem limites leva a falta de empatia, desconfiança e isolamento."
Brené Brown
Exclui as redes não sinto falta . Uso o whatsapp Infelismente preciso .
Bacana seu vídeo. Eu to fazendo uma série das pautas desse livro... Da uma conferida por lá se quiser!
Que legal. Já estou inscrito! :)
Prof. André Azevedo da Fonseca Bacana hein!
Eu não tenho mais rede social estou muito bem assim obrigada por tudo 💕💕💕💕💕
Ta explicado porque meus crushs sempre ficam no topo dos storys
Se tem uma coisa que o autor elogia nesse livro são podcasts.
Exato!
Conteúdo muito necessário
Comecei a trabalhar np comércio certa vez e ja me pediram o Face e insta..disse que não tinha mais me olharam como quem olha pra um ET kkk
Pois no comércio hj é indispensável postar os produtos a venda! E tem lojas que obrigam funcionários a fazer dancinha no TIKTOK! Absurdo!
Uso Instagram com o objetivo apenas de informação, sigo lojas, restaurantes, pizzarias... Enfim empresas a nível de informação mesmo, não tenho interesse em seguir pessoas que não conheço e nem aceito solicitação de qualquer um, sou bem seletiva, não tenho interesse de viver postando selfie, bom acho que depende da pessoa que usa.
39:15 Obrigado pelo conteúdo.
Trocamos os nossos dados por algumas curtidas,e depois nos achamos mais evoluídos que os índios do descobrimento.
Parabéns pelo belo trabalho! 👏🏾👏🏾👏🏾
Fantástico 👏👏👏👏
Eu estava precisando!
Que bom saber que o vídeo foi útil! Logo vai ter mais material sore isso! :)
obg pelo bom conteúdo e analise do livro ao qualestou a ler..tenho de redes ainda o whatssap, twitter e telegram
Bom dia,
Antes de tudo, parabéns pelo o seu canal e seu conteúdo, aprecio muito a qualidade deles. Então, não terminei o vídeo, e nem estou perto. Entretanto, venho aqui deixar as minhas primeiras considerações acerca do tema, após isso, terminarei o vídeo e venho novamente reforçar o que havia dito, ou mudar meu pensamento.
Adoro a MINHA rede social, quando falo isso, estou referindo em especial ao meu Facebook. Eu passava/passo um bom tempo nele, até um momento que analisei, ele não estar sendo mais efetivo. Por exemplo, ocupava meu tempo com coisas inúteis e esdrúxulas. Sendo assim, por necessidade da minha saúde mental, fiz uma "reforma" nele. Nessa época eu já estava ciente do conceito de bolhas sociais, como as redes sociais podem afetar isso, mas eu sou meio cético em relação a isso, acho que da forma que muitas pessoas pregam como deveria funcionar, minha saúde mental estaria em risco.
Vou explicar essa tal reforma que eu fiz. Primeiramente, exclui quem não acrescentava para uma construção de um conhecimento, não estou falando de ideologias, não queria que todos que tivessem nas minhas amizades pensassem igual a mim. Eu pensei primordialmente na lógica, se a pessoa tinha como hábito um discurso falacioso, não coerente, com o descompromisso com a realidade, e todos essas redundâncias, eu iria excluí-la. Nisso excluí até meus familiares, muitos que convivo diariamente. De 300 amigos, passei a ter 60, e mantenho uma média por aí.
Meu segundo ato foi filtrar as páginas, deixei de curtir muitas páginas de besteirol, e substituí por de divulgação científica, páginas que tinham como objetivo a informação, e o debate saudável. Não quer dizer que excluí ideologias em específico.
No terceiro ato, filtrei quais grupos do Facebook tinham como objetivo o respeito, e tudo aquilo que já comentei ali em cima. E esse é um ponto bem importante.
O objetivo disso tudo era buscar a otimização, ou seja, eu queria aprender, mesmo no tempo de lazer, no tempo que eu tenho entre a aula, 15 minutos, transformar o lazer em conhecimento.
Eu sinto que burlei um pouco do uso comum do Facebook, faço um uso alternativo. Com isso, tenho muita dificuldade em largar disso tudo, sei que se tivesse uma outra ferramenta a fim de fazer essas coisas que eu faço no Facebook, especializada nisso, ela seria infinitamente melhor. Para mim, o Facebook e como se fosse um compilado de fóruns, por isso a minha dificuldade em largar. Em um momento estou vendo uma discussão sobre tal banda de rock progressivo, logo no post de baixo, vejo alguém divulgando uma nova descoberta tecnológica e científica, alguém compartilhando um trabalho artístico com fotografia de filme de 35mm, alguém perdido ajuda no Linux.
São todos esses nichos, eu não teria paciência em fragmentar tudo isso. Abrir o Flicker para ver trabalhos fotográficos, listen.fm para música, blogs de rock progressivo, blogs e sites de política. Além disso, não ter uma produção democrática do conhecimento, ou seja, em um blog teria que estar subordinando à somente a visão do escritor, e limitar o debate aos comentários, como algo secundário. Já pensei em diversas maneiras de mudar tudo isso, mas ainda não sei como. Esse é o meu ponto de vista, ainda.
Obrigado.
Inclusive, conheci pelo seu canal pelo fb
Excelente! Parabéns pelo podcast!
Gostei muito do conteúdo. Fiquem todos com Deus
Sensacional 👏🏻
O universo age assim tbm, ele te manda mais o que tú vibra...apenas uma analogia tá...bjs
38:00 Booa
Quero muito deletar minhas redes
5 anos sem face maaiisde 1 ano sem Instagram ...nan faz menor falta viver em off e a melhor coisa
Olá onde posso achar esse livro em PDF ?
Inbox ! No lê livros
Ótimo podcast professor!
SALVE MARIA PURISSIMA! STA NOITE! ACABEI O INSTAGRAM FAZ MÊSES NÃO SINTO FALTA GRAÇAS A JESUS EUCARISTIA SAGRADA FACE SOBRE INTERCESSÃO DE NOSSA SRA. ACABEI ZAP. ESTOU ANGUSTIADA POR SER FILHA ÚNICA NÃO TER AMIZADES PESSOALMENTE. MAIS TENHO SUPERAR PQ ESTAVA PIORANDO MINHA DEPRESSÃO , ANSIEDADE E TENDENITE...MESMO ANGUSTIADA...ESTOU AO MESMO TEMPO ME SENTINDO MELHOR DAS DORES TENDENITE E MINHA VISTA ESTÁ MELHOR. # VAMOS SUPERAR!!! DEUS É MAIOR
MARIA PASSA NA FRENTE 🙏🏻
Desde os 12 anos eu sempre usei a internet para aprender, seja la o que for mas aprender, principalmente em foruns nixados em relação a coisa do trabalho, hobbies etc o youtube veio para adicionar a tudo isso, pessoas te ensinando algo relacionando ao trabalho hobbies, filosofia, auto desenvolvimento enfim cada um tem seu nicho para aprender, agora usar Instagram para ficar vendo pessoas e suas falsidades, pessoas mostrando dancinha imbecil, mostrando prato de comida? Mostrando painel do carro? Ai fulano faz dancinha com tal filtro vai la a boiada inteira fazer igual, Isso eh um lixo, pessoas mostrando a vida que nao tem ou apenas os melhores momentos da vida mas nao mostra a realidade por tras e isso me fez sair do Instagram e to feliz e o ponto princial também eh q nao sinto tesao nenhum em mostrar minhas vitorias para ngm, desde conquistas ate mesmo a um prato de comida, eu faco por mim e isso me da uma forma grande de fe, de ser meu fã, de acreditar em mim mais e mais dia a dia que sou capaz e foda! se eu acredito em mim eu acredito em Deus!
O próprio Elon Musk disse que se a gente soubesse como nossos dados são vazados até para fora do país nós deletariamos rapidinho todas as redes sociais
Ótimo!
Rede dissociais .
19:25 Aham
acabei de excluir e ja to arrependido. como passar por isso ?
Calma reze e respire. E difícil mais vamos SUPERAR!!!
Achei excelente e esclarecedor esse resumo do livro. Só não gostei da indicação de Paulo freire, pra mim, um conteúdo falido e desacreditado.
Creio que você está se informando por fontes erradas. No ambiente acadêmico, incluindo universidades americanas e europeias, Paulo Freire é consagrado. Esses xingamentos tolos a Paulo Freire ocorrem apenas, vejam só, nas redes sociais do Brasil. E a origem dessas bobagens são os grupos olavistas. Já os pesquisadores de Harvard estudam Paulo Freire.
Seria interessante uma parceria com um canal como o peixebabel
Sim, sou fã da Camila! Vou falar com ela! :)
24:30 O Tik-Tok é pior ainda.
👏
Qual o nome do rapaz americano que escreveu o livro, André?
Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais, de Jaron Lanier
Interessante é no final do vídeo aparecer uma propaganda do Facebook! KKKKK
Ah ah! Eles são terríveis! Nos cercam por todos os lados!
@ sim!! Mas pelo menos dessa vez foi de forma positiva! Podcast perfeito! Já tinha parado de usar Facebook e agora estou saindo do Twitter e Instagram, me fazem mal demais. Espero conseguir!
@@layrafernanda7116 eu já excluí todas essas outras, com exceção do whatsapp!
O algoritmo pegou essa informação e no meu caso, encheu de anuncios!!!
Saiam das cidades enquanto há tempo
Eu né tenho mas Facebook mas só tenho WhatsApp Instagram sim 🤠🤠🤜🤛
Eu né tenho Facebook só tenho WhatsApp Instagram
O vídeo ia bem até falar de Paulo Freire... Este que é o principal culpado de tornar a educação no Brasil nessa bela inutilidade.
Essa fantasia já foi superada. Fiz um vídeo sobre isso. ua-cam.com/video/JjWyju3HvSc/v-deo.html