Finalmente alguém falando disso, minha mãe é funcionária à 35 anos na empresa, e ficava indignada que ninguém na mídia ou no dia à dia em geral falava nada sobre essa venda suspeita.
@@Senciel a diferença é que quando é empresa privada, o lucro é colocado acima de tudo. e isso significa maiores custos pra quem necessita do serviço.
Na Europa, diversos paises privatizaram agua, saneamento e energia. Se arrependeram, pois viram o péssimo serviço que passou a ser prestado, e voltaram atrás, estatizando novamente.
@@tiagor.369 Qual parte da Enel não foi trocada depois de toda a merda que aconteceu que vc n entendeu. E tu vai trocar e vai mudar oq exatamente? Continuará sendo um monopólio privado que servirá ao lucro.
@@csholnapor enquanto meu bom e velho Bixão. É praxis de monopolios privados piora do serviço e preço mais caro. Quer exemplos, Enel, light, a privatização do sedae do Rio, Alagoas e RS também enfrentam o mesmo problema, recentemente em Ouro Preto as tarifas passaram a ser abusivas por um serviço que vive cortado.
@@tiagosouza7851, vc tem um ponto, a transferência de monopólio é ruim mas um passo infelizmente necessário para chegarmos ao livre mercado. Se os políticos REALMENTE pensassem no bem dos cidadãos abririam o mercado e venderiam a estatal em paralelo.
Equatorial faz muita cagada aqui no Piauí. Teve uma senhora que morreu porque eles cortaram a energia dela e ela dependia de um aparelho. Sem contar os criadores de peixe que tomaram prejuízo com a falta de energia.
Porto Alegre também. Teve apagão de quase uma semana no início desse ano, a luz cai com qualquer vento, abandonaram manutenção e poda preventiva na rede, causaram incêndio, etc. Além de piorar o atendimento e cortar a luz sempre tão rápido quanto possível. Uma piora geral, e tudo sem nenhuma vantagem ou contrapartida real. Boa sorte pra SP.
O grupo Equatorial pegou a Antiga Celpa aqui no Pará. O povo paraense sofre pois temos várias hidroelétricas no Estado e a Equatorial compra a energia de outro país, e o paraensa paga uma das contas de energia elétrica mais caras do Brasil. Sendo que o paraense deveria pagar uma das mais baratas.
Privatização de empresas prestadoras se serviços públicos básicos e/ou estratégicos é uma barbaridade! O mundo todo está reestatizando depois do que ocorreu por toda parte! Devemos aumentar o movimento, que já existe cada vez mais forte no Brasil, de reestatização para já!! E criar mais novas estatais em áreas estratégicas! Para ontem!!!
A concessão da linha 7 da CPTM, também teve apenas um interessado. O grupo Comporte. O Pedro Moro saiu da presidência da CPTM e agora está lá. Agora está na mira das linha 11, 12 e 13.
Imagina o BC de Campos Neto! Que mete uma selic de 14,25 ( atual - 12,25 ) pra combater um IPCA de 4,85 ! E ele ( Campos Neto) vai voltar pro mercado kkkkk
Não passou despercebido pela mídia, Fred, ela omitiu intencionalmente. Assim como fez, por exemplo, com a denúncia dos milhões de dólares de Paulo Guedes e Campos Neto em paraísos fiscais. Ela sempre omite ou minimiza escândalos quando é da conveniência da elite financeira. Mas, cá pra nós, todo castigo pra inocente útil é pouco!
@@wribeiro21 É por essas e outras que eu vivo dizendo que o bolsonarismo transformou boçalidade e desonestidade intelectual em motivos de orgulho e ostentação.
O deputado estadual de SP, Leonardo Siqueira, deveria assistir esse vídeo. Ele foi um dos maiores defensores e incentivadores da privatização da Sabesp.
Os CEO's dessas empresas vão repassar o custo desse aumento para os seus produtos e consequentemente quem realmente vai pagar esse aumento é a maioria da população.
Na minha cidade, houve um acompanhamento “especial” sobre os maiores consumidores… Resultado: várias deles contrataram empresas de poços artesianos e diminuíram drasticamente o consumo. Ou simplesmente caíram fora da cia de água…
Vou te falar que minha radicalização à esquerda se deu quando descobri que a Sabesp foi privatizada e eu não soube nada a respeito. O ódio que aquilo me deu e o desprezo pela mídia (inclusive progressista) por não pautar isso me tirou da inércia.
@@tolijero5866, obviamente vc não é um carioca que bebeu água com fezes porque a nossa CEDAE foi loteada politicamente para dar suporte ao governador na Alerj. Empresa pública < estatal < empresa privada monopolista < livre mercado.
@@csholna ué, recentemente as empresas que compraram parte da cedae sequer conseguiram limpar uma rede de distribuição, atrasaram a volta d'água, mal lhe dão com a rede de abastecimento, não conseguem consertar nada. Não vejo melhora alguma.
No Ceará, que também sofre com a Enel, a empresa de distribuição de água e saneamento foi entregue por 30 anos pra iniciativa privada em 2022 com PT no governo do Estado sem falar nada e sancionada em 2023 com PT no governo do Estado e governo Federal, em 1 ano a conta de água já teve 2 aumentos pra dar lucro pra barão.
seu comentário está totalmente equivocado amigo. A Cagece (água) não foi privatizada. Quem privatizou a energia (passando de Coelce para ENEL) foi Tarso Gereisaite quando FHC era presidente. Não vá me dizer que você é apoiador do Bolsonaro, porque privatista é ele.
@robendfaaraujo2993 não teve concessão da Cagece por 30 anos pra iniciativa privada? Tem certeza? Pesquisa aí por gentileza. Concessão de saneamento básico, praia e até presídio pra iniciativa privada são pautas do governo Lula3, criticar isso não me torna bolsonarista; inclusive Jericoacoara foi entregue por 30 anos pra iniciativa privada com PT no governo do Estado e governo Federal, silêncio absoluto da "esquerda progressista" que comemorava que não entregaram os lençóis maranhenses.
@@antonioflavio1049, meu caro, o mercado de distribuição elétrica está em processo de abertura, grandes clientes já podem escolher seu fornecedor e algum momento isso chegará para as pessoas tb, a transferência de monopólio foi um passo possível para uma melhoria maior no futuro que está chegando.
Inssisto: Todos esses problemas só serão resolvidos quando as PENITENCIARIAS forem ELITIZADAS. O que está faltando? Afinal são só mais 10 mil novas vagas.
@@rosanamosquimbranco1512 Braga Neto não entra nessa fila, esse só é instrumento. Falei de outra casta.Alem do mais tem um pequeno equívoco, se ele fosse considerado, faltariam 9.999😂😂😂😂😂😂
@@figueredo3201 Que bunitim! Então pq vc quer "penitenciárias elitizadas"? E quem seriam esses 10 mil presos? Explica pra mim, vamos ver se faz sentido.
Eu foi nas páginas da associação de Bares e Restaurantes, da Indústria, Shoppings de SP... Enviei e-mails perguntando qual a posição deles ao aumento de 200% na conta de água da Sabesp privatizada... Não responderam. Não precisam, pois quando eles aumentarem os custos dos produtos a população vai colocar a culpa no Lula 😂 Esse é o Brasil 😂
Tivemos um pequeno episódio aqui no RJ. A empresa pública cedae ( o que sobrou dela) limpou a central de abastecimento como faz durante todo ano. Nessas limpezas, a água é cortada em torno de 24 horas, depois volta ao normal, mas essas empresas que privatizaram boa parte da cedae não souberam fazer o serviço, levaram mais de 72 horas pra fazer sua parte e boa parte da região metropolitana ficou sem água. Mostraram total falta de competência e capacidade de lidar com a situação. Só pensam em lucros.
Não e que eu seja contra qualquer tipo de privatização, eu sou terminantemente contra a forma como as privatizações são conduzidas no país. Não há sequer uma discussão séria sobre as motivações, sobre as regras, e muito menos sobre as causas e necessidades reais dessas privatizações. A ideia de que a privatização, por si só, resolve problemas estruturais de eficiência dos serviços prestados é puramente ideológica.
Pô, a ideia de "monopólio natural" dá uma imagem muito mais clara da situação do que a de "serviços essenciais" ou "setores estratégicos"... sempre ouço apenas esses 2 últimos e, apesar de precisos, o primeiro facilita muito na argumentação!! Valeu, Fred! Abs
@@lucabsb, o preceito dele é falho, monopólio natural só é válido dentro de um livre mercado e SIM, é possível um livre mercado de distribuição de água, ocorre que a privatização do monopólio foi o passo possível. 😎
@Juubrandaos o pobre trabalha nessa indústria e não em Nárnia, o incentivo fiscal gira a economia e trás emprego e renda para o mais pobre. É até engraçado vcs serem contra isso sendo que liberais vivem dando desoneração e subsídios para empresas BILIONÁRIAS. Mas com certeza a água vai ficar mais barata agora para o mais pobre com uma empresa servindo somente ao lucro tendo um monopólio na sua mão.
@@souza1522 Errou do inicio ao fim. Quem da desoneração e incentivos a empresas como o aumento do BNDES SÃO esquerdistas. PT foi o que mais aumentou o BNDES DE 3% PRA 6% do PIB. PT que começou a desoneração da folha em 2012..... LIBERAL é CONTRA SUBSIDIOS..
@@Juubrandaos Então, ele não entendeu que a administração pública tb não pensa na maioria, kkkkkkkk. Na vdd ele só é contra o lucro, prejú que é da hora, kkkkkkkk!
O forasteiro usou um relatório fraudado pra aprovar a privatização e prometeu que a privatização iria baratear a tarifa (que era uma das mais baixas so país).
@@Juubrandaos como se a iniciativa privada fosse a única responsável por todo o desenvolvimento, construção e distribuição da área de comunicação telefônica. Aliás quem foi que desenvolveu todo o estudo da área de comunicação antes de ser entregue para iniciativa privada mesmo?
@@Gustavogomees7, o uso da infraestrutura de telecomunicações construída com dinheiro do povo foi e é pago pela empresa privada concessionária do serviço. É normal que haja venda de empresas e setores por diversos motivos e privatizar não é uma panacéia; mas não é porque é estatal que atende ao povo ou tem qualidade superior. Reforço a minha pergunta: quantas linhas de telefone tinha na sua casa em 1985?
@@Juubrandaos Pago não, doado, especialmente a um câmbio desvalorizado, juros de remessa e endividamento interno a credores imigrantes com sigilo judicial absoluto, maior do que na Suíça. Tá bom pra você?
@@csholnaPô Bixão, vai ler e estudar e para de falar besteira! Interessado único, venda abaixo do preço de mercado, pessoas trabalhando para as duas empresas, relatorio fraudado apresentado na votação, o que não falta é evidências!
Se eu não tivesse familia e amigos e seria o luiggi brasileiro eu começaria a caçar ceo de empresas privatizadas e empresas com trabalho analogo a escravidão! Não vejo a hora de fazer 60 anos e começar a caçar
@@prosafutebolistica9707 Essas risadinhas sem nexo com coisa super séria, ainda mais espalhando fake-mind de pensamento milico idiotizante pode fazer você terminar com a boca cheia de formiga, e isso não é piada... K-k-k
Grandes empresas e comercio em SP fizeram uma força danada para o Tarcicio ganhar, teve muito incentivo para isso. Um dos pontos do embate entre Tarcicio vs Haddad em debates era exatamente a privatização da SABESP que o Tarcicio sempre falava que iria ver essa "questao do saneamento" , dando a entender que iria privatizar . Deu nisso ai, nao tenho dó não desses grandes usuários, minha pena vai ser quando esses cortes chegarem para os usuários que tem taxas "sociais".
A historia dssa Equatorial que comprou a Sabesp, me faz refletir sobre algo parecido aquo no Ceará. Existe uma empresa gestora de serviços de saneamento (Ambientar) que está ancorada com a Cagece numa PPP. Não será surpresa se daqui algum tempo decidirem doar a Cagece, essa empresa arrematar esse patrimônio público.
Ainda que (ainda que...) o setor privado fosse mais eficiente, o que está em jogo em serviços essenciais não é a eficiência, mas a eficácia em se alcançar todos que dependem deste serviço.
@@luizantoniodeoliveira9974 Eficiência no quê? No oferecimento do serviço ou na geração de lucro? Em caso de monopólios naturais, estas duas coisas estão em contradição.
Discussão importantíssima e que não se limita ao âmbito de São Paulo O Brasil já deveria ter evoluído e pacificado essa questão. Estado não deve ser ineficiente, mas sua destinação não é gerar lucro.
@csholna Exato! Mas a concepção de alguns gestores parece ser essa... Trata-se da condução do Executivo com a mentalidade de um gestor de empresa privada.
Até o serviços de telecomunicações no Brasil é ruim. Veja o ranking das empresas com índices de reclamações, infelizmente, o segmento de telecom está na lista. Enfim, privatização no Brasil nunca gerou livre concorrência.
Aqui na Paraíba temos a cagepa, presta um excelente serviço, é eficiente, trabalha a estratégia hídrica do estado em conjunto com a AESA, a agência de águas do estado. 1,3 bi dereceita líquida e projetam o lucro contábil entre 120 e 150mi. E foi pauta da última eleição daqui. A política é claramente dividida em 2 segmentos. Um eu chamaria de eststista que vinha do MDB e agora é expressado pelo Psb, que governa desde 2010 O outro é o clã Cunha Lima, tucanos, vagabundos e colocaram na pauta da eleição de 2022 a privatização. Ou seja, cuidado, a água pode ser a próxima barganha com o centrão, ckmo foi a energia com o fmi.
Equatorial comprou uma empresa de saneamento por 100 mil reais. Isso 100 mil reais. Atende mais 10 cidades no sul e o Eduardo Leite vendeu por menos de um apartamento
@thulio1920 1,6 milhões de clientes, 100 mil é mto barato. Msm que ela estivesse em recuperação judicial e/ou um patrimônio líquido negativo muito grande.
Não adianta, tentei de tudo para mostrar que isso seria ruim aos consumidores, mas sai como errado. Desisti! As vezes penso que o povo precisa passar por isso, fazer o quê?
Chegou a data mais especial do ano, um tempo de paz e harmonia que nos permite esquecer todos os problemas e reunir as pessoas que mais amamos em volta da mesa. Os momentos de felicidade mais pura podem ser também os mais simples: a família unida, o riso que toma conta da casa, o entusiasmo no rosto das crianças, o carinho que transborda em todos os corações. Desejo que o amor que há entre nós neste dia permaneça nas nossas vidas para sempre. Feliz Natal!
Que video meus amigos, a parte final é sensacional, cai fora Tarcísio, se esse cara entrar como presidente da república vai querer privatizar a Petrobrás.
Não acho absurdo, deveria ser ótimo se bom executor como aconteceu com o Briza. Problema é eleger privatista do centrao ou direita reaça ou newleft esperando resultados diferentes, nisso tanto cariocas ou paulistas estão cansados de fazer e não aprendem nunca. Para mim não é absurdo nenhum, é a regra!
Gostaria das referências. Acho fundamental o assunto, mas vejo pouca substância no geral na discussão. E sim vivemos entre pessoas com suas camisas de força ideologicas.
Eu vou levantar agora e bater palmas para o eleitor de São Paulo, o qual elegeu para o governo paulista um indivíduo que tinha o slogan de "rei das obras" sem nem ter feito praticamente obra relevante nenhuma no governo federal de 2019 a 2022. O sofrimento ainda nem começou com relação ao fornecimento de água e energia em São Paulo. O "melhor" está por vir. E ainda vão jogar a culpa no PT depois.
Eu já tive ações da Sanepar e sofri como acionista porque a empresa que é estatal de economia mista quase não aumentava suas tarifas e quando houve uma crise hídrica no Estado, o governo segurou os preços, e os preços da ações não subiam e nem pagavam dividendos. Mas eu entedia a situação mesmo morando a 3350Km de Curitiba eu sabia que as pessoas estavam passando necessidade. Agora se fosse uma empresa privada com certeza eles não estariam nem ai para se as pessoas estaria sofrendo com a falta de água e os preços iriam subir, sem contar que muitas vezes a empresa privada quando se encontra em situações ruins ela vai pedir ajudar ao governo, ou seja o lucro é privado, mas o prejuízo é público.
@@csholna Oq é populismo pra vc? Prometer que reforma trabalhista iria reduzir desemprego, que reforma da previdencia iria reduzir a divida publica, que privatizar a eletrobras iria baixar o valor da luz e que autonomia do bc iria reduzir inflação como a direita prometeu?
@@CamaradaYashin Lula e bozonaro são populistas. Tarcísio não é fanfarrão como os dois ele é mais sério e reconhece quando errou (no caso do PM) Coisa q jamais veria o bozo ou Lule fazendo...
Na europa o saneamento básico voltou a público, já que as empresas do setor não investia o que causou atrasos tecnológico, prejuízos econômicos, pobreza em várias regiões de muitos países, água e energia é o que move o mundo se não entender isso muitos países deixarão de existir.
Shoppings merecem. Sao lojas privadas mas sao centros de conveniência de utilidade pública. A quantidade de pessoas que tomam água e usam o banheiro sem comprar nada é imensa.
Mas não consegue pois em Minas privatizações são proibidas sem passarem antes por plebiscito, é uma lei estadual da época do governador Itamar Franco que o atual governador está tentando derrubar ou contornar de todas as maneiras.
É só v a vale do Rio doce Fernando Henrique vendeu eles mataram quanta gente e não pagaram tive q denuncia fora do Brasil p q no Brasil não tem justiça
Entendi que quis fazer uma ironia. Mas a verdade e que a empresa privada está correta. Por que ela vai manter descontos pra grandes empresas??? O que ela tem a ver com isso?? E redução pra população de baixa renda é o governo que tem que subsídia se quiser.
@@guilherme-q6i3i, no contrato de outorga, existem contrapartidas Inclusive a expansão do serviço e sua manutenção adequada em áreas que não geram lucro O que a empresa está fazendo e cobrando de quem pode pagar: grandes consumidores como indústrias, shoppings, hospitais particulares...
Concordo em parte. Realmente a concorrência é um dos principais fatores a favor do setor privado. Porém não é o único. Tem o fator cobrança. Aquele que o serviço público não tá nem aí. Claro que no caso do serviço privado isso vai depender do agente regulador, que sabemos também não costuma cumprir o seu dever de forma satisfatória. Mas ainda assim, com a pressão adequada da opinião pública você ainda tem algum tipo de retorno da cobrança feita. Além do mais, se fosse simples assim, não teríamos vários exemplos de serviço privado bom e sem concorrência. Até porque a concorrência está no fato da empresa querer continuar com o serviço e adquirir novas áreas. Coisas que no setor público nunca vai ter.
G1: Prometida para as Olimpíadas do Rio, despoluição da Baía de Guanabara começa a avançar 8 anos após os Jogos Promessa era limpar ao menos 80% da baia até 2016, mas até hoje a meta está distante. Leilão da Cedae em 2021 e a obrigação de investir na despoluição têm trazido os primeiros resultados.
Estadão: Por que um polvo raríssimo pode mudar história das águas do Rio de Janeiro Encontrado pela primeira vez na Baía de Guanabara em novembro, polvo-pigmeu indica que despoluição pode trazer a vida de volta a antes quase morto bioma
Valor: Praias, lagoa e Baía de Guanabara: obras de saneamento vêm contribuindo para a recuperação das águas. Conquista da balneabilidade das praias do Flamengo, de Botafogo e da Ilha de Paquetá são exemplos do potencial de regeneração ambiental proporcionado pelo tratamento de esgoto.
Ah, é sempre esse mesmo papo do pessoal da canhota. "Ain, vai aumentar a tarifa, vai piorar o serviço, vai não sei o quê, pq agora está orientado para lucro". As coisas funcionam exatamente quando são orientadas para lucro. Serviço público não é orientado por lucro, então é orientado pelo quê? Pela burocracia, pela preguiça de funcionários que não podem ser mandados embora, pela vontade de agentes políticos que usam a empresa pública como cabide de emprego, pelo uso pra fazer politicagem, para agradar os "amigos" dos figurões do governo. Quer dizer que SHOPPINGS tinham desconto, e isso é "política pública" e deveria ser mantido? Ah tá. Detalhe: para custear o serviço público que vai "garantir acesso, com qualidade e blah blah blah", para "pensar em questões coletivas", indo o Estado realmente para lugares em que não seria economicamente viável, o dinheiro vem dos impostos, tá? "Ah, pq não tem concorrência, é monopólio natural". Mais ou menos. Se a qualidade da água piora, vcs não imaginam ninguém tomando água mineral de galão nas casas? Ou verificando se dá pra abrir um poço artesiano na propriedade? Meus pais mesmo moraram muito tempo tirando água de cisterna. Energia elétrica então, é mais fácil ainda, já que hj tem essas placas de energia solar que barateiam demais a conta, fora geradores de energia a base de outros combustíveis, e sim, empresas alternativas de energia entrando de forma capilar no mercado. Não é como se a pessoa simplesmente tivesse que aceitar qq porcaria, não. E mais, a agência reguladora existe para determinar as bases de funcionamento, e se a empresa não cumpre ela é multada, então obviamente ela irá tentar cumprir. Sim, o setor privado é NATURALMENTE MELHOR. E se o problema é não ter concorrência, então chegamos no ponto de admitir que saúde e educação pública são desnecessárias? "Cidades que tiveram privatização experimentaram..." Mostra os casos aí pra nós, tem muitos estudos, então coloca eles aí. Vamos ver se realmente tem esse padrão de que tudo sempre piora. Embora realmente haja concorrência de forma mais fácil, é fato que a privatização da telefonia surtiu resultados bem melhores para a população. Ninguém nem usa mais orelhões hj em dia.
Mania de achar q todos q votam na pessoa vc abomina são intelectualmente inferiores a vc. É tão..... 🤢 E muita arrogância pensar assim, quem votou nele sabia exatamente o q ele iria fazer. Ele não escondeu nada. Lide com a democracia sem achar q os outros são inferiores a ti.
@@ofulele794São Paulo nunca mereceu o Boulos como governador. Tanto é que nunca foi eleito. SP merece Enel e Sabesp privatizada mesmo. Cada povo tem o governo que merece.
Tipo a China comprando tudo no Brasil? Quebrando as indústrias nacionais? Quando foi a última vez que você vestiu uma roupa de marca brasileira com tecido feito 100% no Brasil? 🤫🤫🤫shhhhiu! Cala a boca, companheiro? Você quer que o Bozo volte?
@@leocarvalho8788 Bobagem! Papo de esquerdista..... industria BR representa 26% do Pib (530 bilhões de dolares).. em 1990 representava 140 bilhões de dolares..aumento de 400% Industria no Brasil só não é mais pujante porque o Brasil é muito burocratico e investe pouco em infraestura de mobilidade,,,,,,prefere eleger Campeoes com o maior BNDES DO MUNDO aumentando o custo de capital de todo o mercado.
tão ruim quanto a falta d'agua (apagões tipo enel) é a qualidade dessa água, pois cortar insumos para o tratamento da água é uma forma de maximizar os lucros.
O articulista comete algumas falácias argumentativas: 1- o presidente da Sabesp disse, corretamente, que não é papel da empresa pública fazer políticas públicas, mas sim do Estado, no que está correto. Pelo princípio da transparência do orçamento, todos os incentivos e isenção devem ser discriminados no orçamento do ente federado que os concede; ao fazer pelo balanço de uma empresa pública, os eleitores perdem o controle do orçamento real. 2-os cortes dos subsídios aos grandes consumidores está em linha de uma cobrança justa - todos pagam a mesma coisa pelo recurso consumido, variando de acordo com sua quantidade e sem acordos que beneficiam poucos em prejuízo de muitos. Cortar os subsídios as indústrias é necessário para que, caso seja política pública subsidiar a água para o segmento, a discussão seja feita pelos representantes do povo e as claras, como o conhecimento da população sobre o que se passa. 3-no contrato de outorga existem contrapartidas necessárias como a ampliação do serviço de saneamento básico. Caso não sejam cumpridas, existem medidas contratuais cabíveis que vai até a cassação da concessão com prejuízo para a concessionária. Agora, se a lei não vai ser cumprida, cabe ao Estado garantir o contrário e a população a pressionar pela legalidade. Esse exercício de futurologia sem base preocupa pois está carregado apenas de preconceito. 4-o fato de uma concessionária ter matriz no exterior não faz com que o mercado local esteja submetido as lógicas externas - do contrário a Sears do Brasil não teria falido e a Fiat estaria muito mal, para citar alguns exemplos. Esse medo do investimento estrangeiro não tem base na realidade dos fatos, quando hoje se sabe que o retorno das multinacionais instaladas no Brasil não passou de 10% no período da "grande espoliação" que demandava o "controle das remessas de lucro ao exterior". 5- nem a privatização é uma panacéia nem é inerentemente ruim, é preciso analizar o modelo com profundidade e entender os benefícios trazidos contra os prejuízos causados. O argumento de que em algumas cidades existe reclamação sobre o serviço privado com discussão sobre eventual reestatização precisa falar sobre as realidades e causas pontuais. Os eua, por exemplo, não tem problema de fraude eleitoral como tínhamos no passado, por isso a adoção da urna eletrônica lá traz ganhos menores do que trouxe ao Brasil; para citar um exemplo. Gosto muito dos comentários, mas dessa vez faltou o habitual distanciamento. Todo mundo erra
Bom dia, no caso no primeiro item, creio ter tido um engano. O dono da Sabesp afirmou que “A Sabesp não é mais controlada pelo Estado. Quem tem que fazer essa política pública é o Estado”. No caso, Carlos Piani não afirmou que não é papel das empresas públicas a aplicação de políticas públicas, e sim que pelo fato da empresa não ser mais do estado (ou seja, não ser mais uma empresa pública), não competiria mais a desoneração aos clientes específicos. Sendo assim, devo dizer que as empresas públicas são um dos instrumentos para aplicação de políticas públicas, haja vista à capacidade destas de cobrar preços menores que os oferecidos pelos demais do mercado, o que muitas vezes induz à déficits em seu orçamento, e não quebrar, visto que é financiada com dinheiro/impostos do contribuinte. Em seu segundo tópico, não encaro como algo benéfico esta cobrança justa. Talvez partindo da premissa de que o subsídio era aplicado às custas da manutenção de uma elevada tarifa aos demais excluídos, consideraste benéfico o corte, mas isso seria verdade somente se, em contrapartida, tivesse tido uma redução da tarifa geral. A nova administração da Sabesp não deu garantias de tal decréscimo, mesmo com uma proclamada margem de R$ 800 milhões que agora arrecadarão devido aos cortes, sendo assim, aqueles muitos que tinham prejuízo, como disseste, pagarão a mesma tarifa, ou seja, permanência do prejuízo, e os poucos que eram beneficiados também serão prejudicados, em volta de 200% como prenunciado pelas afetadas. No terceiro item, receio que tenha entendido mal, mas não há futurologia, o autor do vídeo não deu nenhum palpite ou fez afirmações, e sim trabalhou com possibilidades. Ele partiu da premissa que as empresas, ao visarem o lucro, tendem há manter uma quantidade limítrofe (ou abaixo disto) de contingente pessoal e a utilizar cada vez mais materiais de baixa qualidade para a realização de seus serviços, de modo à por a risco, no caso da Sabesp, seus serviços de distribuição de água e incapacidade de resolutividade em momentos de emergência. Nesta parte do vídeo, se trata da analise de possíveis cenários que muito acentuam suas probabilidades a privatização da empresa, devido ao modus operandi das mesmas citado antes. No quarto, acho muito dependente esta afirmação. As ações de uma filial fora do país de sua matriz podem ser influenciadas, mais usualmente observada, em casos de sanções internacionais, sendo os mais famosos os praticados à Cuba e a Russia, sendo esta última a mais exemplar observada o vazão de empresas multinacionais do país. Contudo, concordo que faltou exemplares por parte do autor do vídeo. No quinto tópico, não me concebeu a relação entre as duas primeiras frases e a última; o uso de diferentes instrumentos de votação não me parece cabível como exemplo...
@@MuriloAguiar-ox1bj, sobre o primeiro ponto, entendo sua colocação, mas como cidadão acho que tudo que é pago e recebido pelo estado deve estar claro no orçamento - sejam as emendas Pix, sejam subsídios. Quando o caixa de uma empresa pública é usado para dar subsídios, perdemos essa clareza e depois pagamos a conta sem ter discussão real sobre a necessidade ou conveniência desse gasto. Sobre o terceiro ponto, hoje a maioria dos hospitais públicos é operado por Organizações Sociais - empresas que visam lucro e operam serviço públicos essenciais sem prejuízo para o atendimento da população. Existe um mito do empresário malvado, nem toda busca por lucro acaba no sucateamento do serviço ou queda na qualidade do oferecido - as estradas privatizadas são muito melhores do que as públicas, por exemplo. Pelo viés apresentado, acredito que tanto você quanto o articulista acreditem no pior cenário possível; eu prefiro esperar para ver e, caso a realidade demande, mudar de opinião. Sobre o quarto ponto, em relação aos efeitos de embargos, fico com a historiografia consolidada dos anos 1940 na Alemanha: a Coca-Cola não deixou de vender refrigerantes no país, apenas separou a filial e se valeu de uma estrutura offshore pra guardar os dividendos que, após a guerra, foram regiamente incorporados ao balanço. O Brasil não tem poupança suficiente para conduzir os investimentos necessários como a resolução do déficit de saneamento que nos lega doenças do século xix; sem a participação de atores globais, não vamos conseguir melhorar a vida dos mais pobres. Para além desse fato, existe um ponto claro que é a impossibilidade de uma empresa estrangeiro retirar estações de tratamento e canalização já instalados. A análise dos possíveis cenários não trouxe cenários prováveis, mas sim possíveis e possível, pela regra, tudo é. Foi mais um exercício de futurologia carregado de viés se apresentando como análise objetiva dos fatos - e, pior, sem nenhuma evidência. Aliás, quando Rússia e cuba são citados, nos esquecemos que o que as empresas retiraram foram suas.marcas e seus técnicos - tudo que era do.pais continuou lá, instalado e disponível para expropriação. Os russos seguem comendo bigmacs mas os cubanos deixaram de beber Coca-Cola porque não sabiam produzir o xarope - não vejo um problema como.esse acontecendo em relação ao setor de saneamento. O quinto ponto termina com uma provocação, no sentido que temos um problema particular e grave - déficit de saneamento básico - que demanda uma solução ousada e talvez única; o exemplo da urna eletrônica foi uma ilustração de solução ousada para um problema grave e particular que tínhamos. Cada circunstância particular demanda uma solução específica. Entendo a preocupação, mas dou o benefício da duvida e espero que dê certo, como a privatização das teles expandiu o acesso ao telefone para os mais pobres e disseminou a internet.
@MuriloAguiar-ox1bj , sobre o segundo ponto, os subsídios não são necessariamente bons ou ruins, precisamos analizar seus efeitos para saber. O problema é que não podem ser dados pelo balanço de uma empresa sem que o povo saiba e opine sobre no parlamento, como deve ser feito em todos os itens do orçamento público
Votei no Tarcísio de Freitas para governador do estado de SP e fiz de tudo para convencer os indecisos a votarem nele também, mas me arrependi amargamente e hoje não votaria mais, pois na área da educação, por exemplo, os professores que estão enfermos e que perderam totalmente a sua capacidade laborativa, eles estão tendo todas as suas licenças negadas, pois: O DPME ( Departamento de perícias médicas do estado de São Paulo ), ele está "orientando" todos os peritos a negarem as licenças desses professores enfermos e agora além desses professores estarem doentes, eles também estão fadados a morrerem de fome. Se arrependimento matasse, eu já estaria morta, por conta de um dia ter depositado a minha confiança nesse homem. N O T A Z E R O !
@@Sabbra Votei porque sou livre para votar em quem quiser e de me arrepender , se for o caso. E vc é quem ? Fiscal do voto alheio ? Cuida só do teu voto e deixa que do meu cuido eu.
Privatização é política pública, ela pode ser bem feita ou mal feita Quando se trata de serviços essenciais realmente é muito mais delicado e na minha opinião deveria ser estatal, mas pode sim funcionar com concorrência no processo de licitação e com a regulamentação
Num Pais onde historicamente nem a direita fez politica economica de direita(Direita nos costumes) KKKKKKK quando tem alguma noticia de privatização, é ganhar o dia. cai bem aos ouvidos.....
Frederico fez ene críticas pertinentes mas, omitiu do debate o ponto chave de quem defende as privatizações mesmo desses setores de "monopólio natural": o fato de o estado, através do uso dessas empresas para troca de favores políticos e corrupção direta, conseguir fazer com que essas empresas, mesmo com o monopólio dos seus mercados, conseguir gerar prejuízos estratosfericos q precisam ser cobertos recorrentemente pelos pagadores de impostos.. por pior q sejam as condições de privatizações dessas empresas, apenas o fato de deixar de gerar prejuízos bilionários anuais a serem pagos pelos pagadores de impostos, já torna válidas essas privatizações aos mesmos..
Enquanto na Europa, os países reestatizam suas empresas de comodities...
Europeu adora mamatas e que o Estado. Cuide da vida pessoal
Finalmente alguém falando disso, minha mãe é funcionária à 35 anos na empresa, e ficava indignada que ninguém na mídia ou no dia à dia em geral falava nada sobre essa venda suspeita.
tai ,funcionária a 35 anos em uma empresa que é uma bosta ,assim como era a telesp
Parabéns paulistas . Elegeram um forasteiro privatizador q nem conhece SP. Tudo em nome de ideologia
Aqui na Bahia o PT tá tentando fazer o mesmo 😂
Fala isso mas mal sabe que qualquer empresa no brasil tem essas merdas graves seja quando era estatal ou privatizada.
A culpa nunca é do povo.
@@fabiohipermidia pt ou bruno reis a embasa e uma empresa mista assim diz
@@Senciel a diferença é que quando é empresa privada, o lucro é colocado acima de tudo.
e isso significa maiores custos pra quem necessita do serviço.
Na Europa, diversos paises privatizaram agua, saneamento e energia. Se arrependeram, pois viram o péssimo serviço que passou a ser prestado, e voltaram atrás, estatizando novamente.
Tamos fufu indo e vindo...
Quem poderia imaginar? Mesmo com a Enel esfregando o óbvio na cara das pessoas...
Mas tem a vantagem que a Enel pode ser trocada...agora se fosse uma estatal ??? nao poderia trocar e aguentar quieto....
@@silviomartins7116você sabe por quantos anos a ENEL vai ter esse contrato até poder ser trocada?
Procure saber
@@silviomartins7116 Com tudo o que aconteceu, a Enel não foi trocada. Fico imaginando o que seria necessário acontecer...
@@silviomartins7116 Ok, troque a Enel.
@@tiagor.369 Qual parte da Enel não foi trocada depois de toda a merda que aconteceu que vc n entendeu. E tu vai trocar e vai mudar oq exatamente? Continuará sendo um monopólio privado que servirá ao lucro.
Argumento claríssimo e irrefutável! Parabéns
Sabesp era um das melhores empresas estatais
@@Marlon-e4d-m5u, e ainda é uma das melhores de saneamento.
@@csholnapor enquanto meu bom e velho Bixão. É praxis de monopolios privados piora do serviço e preço mais caro. Quer exemplos, Enel, light, a privatização do sedae do Rio, Alagoas e RS também enfrentam o mesmo problema, recentemente em Ouro Preto as tarifas passaram a ser abusivas por um serviço que vive cortado.
@@tiagosouza7851, todo monopólio é ruim mas ainda prefiro privado do que um a base de influências políticas que distorcem as eleições.
@@tiagosouza7851, vc tem um ponto, a transferência de monopólio é ruim mas um passo infelizmente necessário para chegarmos ao livre mercado. Se os políticos REALMENTE pensassem no bem dos cidadãos abririam o mercado e venderiam a estatal em paralelo.
@@tiagosouza7851sofremos com isso agora em Teresópolis onde a fatia da esquartejada CEDAE coube à empresa recém criada Águas da Imperatriz.
Equatorial faz muita cagada aqui no Piauí. Teve uma senhora que morreu porque eles cortaram a energia dela e ela dependia de um aparelho. Sem contar os criadores de peixe que tomaram prejuízo com a falta de energia.
Porto Alegre também.
Teve apagão de quase uma semana no início desse ano, a luz cai com qualquer vento, abandonaram manutenção e poda preventiva na rede, causaram incêndio, etc. Além de piorar o atendimento e cortar a luz sempre tão rápido quanto possível. Uma piora geral, e tudo sem nenhuma vantagem ou contrapartida real.
Boa sorte pra SP.
O grupo Equatorial pegou a Antiga Celpa aqui no Pará. O povo paraense sofre pois temos várias hidroelétricas no Estado e a Equatorial compra a energia de outro país, e o paraensa paga uma das contas de energia elétrica mais caras do Brasil. Sendo que o paraense deveria pagar uma das mais baratas.
E aqui em Porto Alegre o prefeito reeleito quer privatizar o DMAE, logo após o desastre de Maio passado ...
Privatização de empresas prestadoras se serviços públicos básicos e/ou estratégicos é uma barbaridade! O mundo todo está reestatizando depois do que ocorreu por toda parte! Devemos aumentar o movimento, que já existe cada vez mais forte no Brasil, de reestatização para já!! E criar mais novas estatais em áreas estratégicas! Para ontem!!!
A concessão da linha 7 da CPTM, também teve apenas um interessado. O grupo Comporte.
O Pedro Moro saiu da presidência da CPTM e agora está lá.
Agora está na mira das linha 11, 12 e 13.
Ação entre amigos.
Formação de quadrilha, estelionato, apropriação indebita, desvio de função, peculato, cabe ação criminal e civil pública pra ontem!
A Sabesp privatizada de hoje será a Enel amanhã?
Com certeza.
Pior...
Imagina o BC de Campos Neto! Que mete uma selic de 14,25 ( atual - 12,25 ) pra combater um IPCA de 4,85 ! E ele ( Campos Neto) vai voltar pro mercado kkkkk
Sim, sim, nem parece que o estado brasileiro brasileiro tem projeções para colapsar em 2028
@diegoaraujo4242 um estado não colapso por causa de dívida. Japão, eua, Canadá, Europa todos tem divida acima do PIB. Analista de botiquem
@@medeiros7591 grande comparação, comparando países de ponta com o favelão do mundo! vai Bostil!!!
@@diegoaraujo4242 vou comparar o brasil com qual outro país? Inteligência limitada ?
@@diegoaraujo4242 Sudão? O brasi parece com o Sudão?
Não passou despercebido pela mídia, Fred, ela omitiu intencionalmente. Assim como fez, por exemplo, com a denúncia dos milhões de dólares de Paulo Guedes e Campos Neto em paraísos fiscais. Ela sempre omite ou minimiza escândalos quando é da conveniência da elite financeira. Mas, cá pra nós, todo castigo pra inocente útil é pouco!
@@EddieAxe, rapaz, ter conta em paraíso fiscal devia ser obrigatório pra todo brasileiro, estamos sempre a 4 anos de um regime socialista no país. 🤣
@csholna
Uma imbecilidade dessa, deveria ser punida com pena capital!
@@wribeiro21 É por essas e outras que eu vivo dizendo que o bolsonarismo transformou boçalidade e desonestidade intelectual em motivos de orgulho e ostentação.
@@EddieAxe A canhota sempre adorou boçalidade e desonestidade intelectual, tanto que vota no Lule até hj!
@@EddieAxeerrado ele não tá
"privatiza que melhora"
@@NikolasTostes, sempre, agora vc não pagará por donos de shopping.
Vai pagar, sim. Os preços das coisas subirão na mesma proporção.
@@csholnaO dono do shopping cobra a mais dos lojistas e depois será repassado para o consumidor.
@@rony4712 direto ao ponto.👏🏻
@@csholna a tarifa estará mais cara para todos. Antes era água de qualidade e tarifa barata, agora vai ser água suja e com tarifa cara.
O deputado estadual de SP, Leonardo Siqueira, deveria assistir esse vídeo. Ele foi um dos maiores defensores e incentivadores da privatização da Sabesp.
Eles sabem que privatização não melhora os serviços! Mas recebem dinheiro em off shore! Quem defende privatização por ideologia e pobre de direita
Você parte do principio que esse político é ético etrabalha pelo bem comum, não de um grupo que lhe interessa ou objetivos pessoais.
@@JoséZe-da-casa-do-Zekkkkkk! Que cara de pau! Povo Paulista,vâo entregar seu estado sem reagir?
Amigo ele sabe de tudo isso, por favor não seja inocente
Sou. paulistano estou indignado e puto pois ninguém se manifestou! E com certeza que a maioria desses CEO's que serão prejudicados apoiaram.
e eu achando que só CEO de MEI ia ser afetado, fiquei bem em choque
Os CEO's dessas empresas vão repassar o custo desse aumento para os seus produtos e consequentemente quem realmente vai pagar esse aumento é a maioria da população.
No final quem vai se fuder é o consumidor… todos os custos são repassados para quem compra os produtos/serviços.
Eles não serao prejudicados ao contrário vão poder aumentar o valor dos seus produtos usando isso com desculpa
Tem que privatizar TUDO! No médio prazo sempre deu certo.. com a sabesp será igual
Na minha cidade, houve um acompanhamento “especial” sobre os maiores consumidores…
Resultado: várias deles contrataram empresas de poços artesianos e diminuíram drasticamente o consumo. Ou simplesmente caíram fora da cia de água…
Vou te falar que minha radicalização à esquerda se deu quando descobri que a Sabesp foi privatizada e eu não soube nada a respeito. O ódio que aquilo me deu e o desprezo pela mídia (inclusive progressista) por não pautar isso me tirou da inércia.
Foi privatizada com recursos do BNDES do Lula.
@@tolijero5866, obviamente vc não é um carioca que bebeu água com fezes porque a nossa CEDAE foi loteada politicamente para dar suporte ao governador na Alerj. Empresa pública < estatal < empresa privada monopolista < livre mercado.
@@csholna ué, recentemente as empresas que compraram parte da cedae sequer conseguiram limpar uma rede de distribuição, atrasaram a volta d'água, mal lhe dão com a rede de abastecimento, não conseguem consertar nada.
Não vejo melhora alguma.
@@davilaercio4363, critique se os cariocas voltarem a beber cocô. 😎
@@davilaercio4363, desde então não bebi água com "aquela coisa". 😎
No Ceará, que também sofre com a Enel, a empresa de distribuição de água e saneamento foi entregue por 30 anos pra iniciativa privada em 2022 com PT no governo do Estado sem falar nada e sancionada em 2023 com PT no governo do Estado e governo Federal, em 1 ano a conta de água já teve 2 aumentos pra dar lucro pra barão.
seu comentário está totalmente equivocado amigo. A Cagece (água) não foi privatizada. Quem privatizou a energia (passando de Coelce para ENEL) foi Tarso Gereisaite quando FHC era presidente. Não vá me dizer que você é apoiador do Bolsonaro, porque privatista é ele.
@robendfaaraujo2993 não teve concessão da Cagece por 30 anos pra iniciativa privada? Tem certeza? Pesquisa aí por gentileza. Concessão de saneamento básico, praia e até presídio pra iniciativa privada são pautas do governo Lula3, criticar isso não me torna bolsonarista; inclusive Jericoacoara foi entregue por 30 anos pra iniciativa privada com PT no governo do Estado e governo Federal, silêncio absoluto da "esquerda progressista" que comemorava que não entregaram os lençóis maranhenses.
@@antonioflavio1049, meu caro, o mercado de distribuição elétrica está em processo de abertura, grandes clientes já podem escolher seu fornecedor e algum momento isso chegará para as pessoas tb, a transferência de monopólio foi um passo possível para uma melhoria maior no futuro que está chegando.
@@robendfaaraujo2993 isso mesmo camarada, gostamos da estatais para roubar e colocar os amigos nas diretorias kkkkkkkkk.
@@robendfaaraujo2993 fake News. Não teve privatização, mas sim parceria público privada PPP.
Inssisto: Todos esses problemas só serão resolvidos quando as PENITENCIARIAS forem ELITIZADAS. O que está faltando? Afinal são só mais 10 mil novas vagas.
Acabaram de prender o Braga Neto, só falta agora os outros 3.500.....
@@rosanamosquimbranco1512 Braga Neto não entra nessa fila, esse só é instrumento. Falei de outra casta.Alem do mais tem um pequeno equívoco, se ele fosse considerado, faltariam 9.999😂😂😂😂😂😂
Mais um zé qualquer que tem probleminha com rico... ai, ai, mente pequena.
@@prosafutebolistica9707 não tenho problemas cm ricos, tenho problema com gente burra, que se projeta na riqueza dos outros. Capacho servíl.🤣🤣🤣
@@figueredo3201 Que bunitim! Então pq vc quer "penitenciárias elitizadas"? E quem seriam esses 10 mil presos? Explica pra mim, vamos ver se faz sentido.
Eu foi nas páginas da associação de Bares e Restaurantes, da Indústria, Shoppings de SP... Enviei e-mails perguntando qual a posição deles ao aumento de 200% na conta de água da Sabesp privatizada... Não responderam.
Não precisam, pois quando eles aumentarem os custos dos produtos a população vai colocar a culpa no Lula 😂
Esse é o Brasil 😂
Tivemos um pequeno episódio aqui no RJ.
A empresa pública cedae ( o que sobrou dela) limpou a central de abastecimento como faz durante todo ano. Nessas limpezas, a água é cortada em torno de 24 horas, depois volta ao normal, mas essas empresas que privatizaram boa parte da cedae não souberam fazer o serviço, levaram mais de 72 horas pra fazer sua parte e boa parte da região metropolitana ficou sem água.
Mostraram total falta de competência e capacidade de lidar com a situação. Só pensam em lucros.
Não e que eu seja contra qualquer tipo de privatização, eu sou terminantemente contra a forma como as privatizações são conduzidas no país. Não há sequer uma discussão séria sobre as motivações, sobre as regras, e muito menos sobre as causas e necessidades reais dessas privatizações. A ideia de que a privatização, por si só, resolve problemas estruturais de eficiência dos serviços prestados é puramente ideológica.
Vergonha os cidadãos de SP deu um tiro no pé!
jacuzada do interior em peso votou nele e vai reelege-lo
Pô, a ideia de "monopólio natural" dá uma imagem muito mais clara da situação do que a de "serviços essenciais" ou "setores estratégicos"... sempre ouço apenas esses 2 últimos e, apesar de precisos, o primeiro facilita muito na argumentação!! Valeu, Fred! Abs
@@lucabsb, o preceito dele é falho, monopólio natural só é válido dentro de um livre mercado e SIM, é possível um livre mercado de distribuição de água, ocorre que a privatização do monopólio foi o passo possível. 😎
quem diria que uma empresa privada visaria somente o lucro e nao o bem da maioria 😯
@@souza1522 o bem da maioria é subsidiar o consumo da água de indústrias e shoppings e cobrar dos consumidores individuais e pobres a tarifa cheia?
@Juubrandaos o pobre trabalha nessa indústria e não em Nárnia, o incentivo fiscal gira a economia e trás emprego e renda para o mais pobre. É até engraçado vcs serem contra isso sendo que liberais vivem dando desoneração e subsídios para empresas BILIONÁRIAS.
Mas com certeza a água vai ficar mais barata agora para o mais pobre com uma empresa servindo somente ao lucro tendo um monopólio na sua mão.
@@souza1522 Errou do inicio ao fim. Quem da desoneração e incentivos a empresas como o aumento do BNDES SÃO esquerdistas. PT foi o que mais aumentou o BNDES DE 3% PRA 6% do PIB. PT que começou a desoneração da folha em 2012..... LIBERAL é CONTRA SUBSIDIOS..
@@Juubrandaos Então, ele não entendeu que a administração pública tb não pensa na maioria, kkkkkkkk. Na vdd ele só é contra o lucro, prejú que é da hora, kkkkkkkk!
@@prosafutebolistica9707, essa crença de que lucro é ruim e que bom é prejuízo não consegue fazer sentido pra mim...
O forasteiro usou um relatório fraudado pra aprovar a privatização e prometeu que a privatização iria baratear a tarifa (que era uma das mais baixas so país).
Será que o Luigi está interessado em vir ao Brasil?
Frederico Krepe, faz um vídeo sobre a pesquisa dos brasileiros que pela 1° vez o número de não leitores é maior que o número de leitores.
privatiza que piora
@@Gustavogomees7, vc tinha quantas linhas de telefone em casa em 1985?
@@Juubrandaos como se a iniciativa privada fosse a única responsável por todo o desenvolvimento, construção e distribuição da área de comunicação telefônica. Aliás quem foi que desenvolveu todo o estudo da área de comunicação antes de ser entregue para iniciativa privada mesmo?
@@Gustavogomees7, o uso da infraestrutura de telecomunicações construída com dinheiro do povo foi e é pago pela empresa privada concessionária do serviço. É normal que haja venda de empresas e setores por diversos motivos e privatizar não é uma panacéia; mas não é porque é estatal que atende ao povo ou tem qualidade superior.
Reforço a minha pergunta: quantas linhas de telefone tinha na sua casa em 1985?
@@Juubrandaos Pago não, doado, especialmente a um câmbio desvalorizado, juros de remessa e endividamento interno a credores imigrantes com sigilo judicial absoluto, maior do que na Suíça. Tá bom pra você?
o Eduardo Moreira falou muito dessa transação,pelo que ele falou, é muito escandaloso.
Conjecturas, provar algo que é bom, nada.
Já está provado na prática com o aumento de 200%.
José Kobori também.
@@csholnaPô Bixão, vai ler e estudar e para de falar besteira!
Interessado único, venda abaixo do preço de mercado, pessoas trabalhando para as duas empresas, relatorio fraudado apresentado na votação, o que não falta é evidências!
Aumentar não basta? Se tu mora em São Paulo tem que se ferrar mesmo kkkkk@@csholna
Se eu não tivesse familia e amigos e seria o luiggi brasileiro eu começaria a caçar ceo de empresas privatizadas e empresas com trabalho analogo a escravidão! Não vejo a hora de fazer 60 anos e começar a caçar
Lindo ver socialista dizer que todos devemos ter armas. 😂
@@csholnaoxe, como tu acha que se faz revolução sem arma, oh cérebro derretido?
Noffa! Vai caçar, é? kkkkkkkkkkkkkk, kkkamarada Atchim, sempre uma piada pronta!
@@prosafutebolistica9707 Essas risadinhas sem nexo com coisa super séria, ainda mais espalhando fake-mind de pensamento milico idiotizante pode fazer você terminar com a boca cheia de formiga, e isso não é piada...
K-k-k
Grandes empresas e comercio em SP fizeram uma força danada para o Tarcicio ganhar, teve muito incentivo para isso. Um dos pontos do embate entre Tarcicio vs Haddad em debates era exatamente a privatização da SABESP que o Tarcicio sempre falava que iria ver essa "questao do saneamento" , dando a entender que iria privatizar . Deu nisso ai, nao tenho dó não desses grandes usuários, minha pena vai ser quando esses cortes chegarem para os usuários que tem taxas "sociais".
A historia dssa Equatorial que comprou a Sabesp, me faz refletir sobre algo parecido aquo no Ceará. Existe uma empresa gestora de serviços de saneamento (Ambientar) que está ancorada com a Cagece numa PPP. Não será surpresa se daqui algum tempo decidirem doar a Cagece, essa empresa arrematar esse patrimônio público.
PPP especialidade do petê.
Ainda que (ainda que...) o setor privado fosse mais eficiente, o que está em jogo em serviços essenciais não é a eficiência, mas a eficácia em se alcançar todos que dependem deste serviço.
Eficiência também é necessária
@@luizantoniodeoliveira9974 Eficiência no quê? No oferecimento do serviço ou na geração de lucro? Em caso de monopólios naturais, estas duas coisas estão em contradição.
@@Tito_Bellicus lucros,podem elevar a eficiência também
Discussão importantíssima e que não se limita ao âmbito de São Paulo
O Brasil já deveria ter evoluído e pacificado essa questão.
Estado não deve ser ineficiente, mas sua destinação não é gerar lucro.
@@joaocosta5131, já é ruim o estado tirar dinheiro das pessoas imagina lucrar. 😁
@csholna
Exato!
Mas a concepção de alguns gestores parece ser essa...
Trata-se da condução do Executivo com a mentalidade de um gestor de empresa privada.
@@csholna ironic mode
Só tenho uma palavra a dizer…
BEM FEITO!
Tomara q aumente 200% ou mais
A iniciativa privada tem como principal objetivo o lucro. As pessoas e governos deveriam saber isto.
Ótimo vídeo.
Até o serviços de telecomunicações no Brasil é ruim. Veja o ranking das empresas com índices de reclamações, infelizmente, o segmento de telecom está na lista. Enfim, privatização no Brasil nunca gerou livre concorrência.
Aqui na Paraíba temos a cagepa, presta um excelente serviço, é eficiente, trabalha a estratégia hídrica do estado em conjunto com a AESA, a agência de águas do estado. 1,3 bi dereceita líquida e projetam o lucro contábil entre 120 e 150mi. E foi pauta da última eleição daqui. A política é claramente dividida em 2 segmentos. Um eu chamaria de eststista que vinha do MDB e agora é expressado pelo Psb, que governa desde 2010 O outro é o clã Cunha Lima, tucanos, vagabundos e colocaram na pauta da eleição de 2022 a privatização. Ou seja, cuidado, a água pode ser a próxima barganha com o centrão, ckmo foi a energia com o fmi.
quanto mais eu rezo mais assombração me aparece
Equatorial comprou uma empresa de saneamento por 100 mil reais. Isso 100 mil reais. Atende mais 10 cidades no sul e o Eduardo Leite vendeu por menos de um apartamento
E qual era o passivo da empresa???
@thulio1920 1,6 milhões de clientes, 100 mil é mto barato. Msm que ela estivesse em recuperação judicial e/ou um patrimônio líquido negativo muito grande.
PNC dos milionários (donos dessas empresas shoppings etc) eles não tem q ter isenção ou redução na tarifa não!
@@douglasprado9418, 👏🏻👏🏻👏🏻.
O CEO tá certo rs Errado é quem privatiza setor estratégico e monopólio natural. Poh, pensavam que aconteceria o quê?
Quem mandou votarem em quem votaram.Bem feito !!
A mídia é a primeira a apoiar
E vai ser reeleito no primeiro turno 👍
Não adianta, tentei de tudo para mostrar que isso seria ruim aos consumidores, mas sai como errado. Desisti!
As vezes penso que o povo precisa passar por isso, fazer o quê?
Chegou a data mais especial do ano, um tempo de paz e harmonia que nos permite esquecer todos os problemas e reunir as pessoas que mais amamos em volta da mesa.
Os momentos de felicidade mais pura podem ser também os mais simples: a família unida, o riso que toma conta da casa, o entusiasmo no rosto das crianças, o carinho que transborda em todos os corações.
Desejo que o amor que há entre nós neste dia permaneça nas nossas vidas para sempre. Feliz Natal!
Então é natal.....
@luizantoniodeoliveira9974 Tá quase
Concorrência não existe, seja monopólio natural ou não.
Existe sim. Porém é a exceção da regra.
Que video meus amigos, a parte final é sensacional, cai fora Tarcísio, se esse cara entrar como presidente da república vai querer privatizar a Petrobrás.
Eu sei que muitos de vocês não vão entender, mas uma poha de UM CARIOCA, ser governador de São Paulo é uma das coisas mais absurdas do mundo.
Não acho absurdo, deveria ser ótimo se bom executor como aconteceu com o Briza. Problema é eleger privatista do centrao ou direita reaça ou newleft esperando resultados diferentes, nisso tanto cariocas ou paulistas estão cansados de fazer e não aprendem nunca. Para mim não é absurdo nenhum, é a regra!
@@CarcaravoaRJ tá brizado até hoje...
@@luizantoniodeoliveira9974 Não sei aonde, tá miliciado desde sempre, e haja evanjegues...
mas foi a jacuzada que votou em peso nele e vai reelege-lo em 26
Gostaria das referências. Acho fundamental o assunto, mas vejo pouca substância no geral na discussão. E sim vivemos entre pessoas com suas camisas de força ideologicas.
Excelente conteúdo
Eles merecem mais kkkkkkko
Na hora de vender o Tarcísio falou q era p melhorar e fazer mais esgoto agora q tão falando q agente já sabia
Eu vou levantar agora e bater palmas para o eleitor de São Paulo, o qual elegeu para o governo paulista um indivíduo que tinha o slogan de "rei das obras" sem nem ter feito praticamente obra relevante nenhuma no governo federal de 2019 a 2022. O sofrimento ainda nem começou com relação ao fornecimento de água e energia em São Paulo. O "melhor" está por vir. E ainda vão jogar a culpa no PT depois.
O próximo passo é acabar com a tarifa social.
Eu já tive ações da Sanepar e sofri como acionista porque a empresa que é estatal de economia mista quase não aumentava suas tarifas e quando houve uma crise hídrica no Estado, o governo segurou os preços, e os preços da ações não subiam e nem pagavam dividendos. Mas eu entedia a situação mesmo morando a 3350Km de Curitiba eu sabia que as pessoas estavam passando necessidade. Agora se fosse uma empresa privada com certeza eles não estariam nem ai para se as pessoas estaria sofrendo com a falta de água e os preços iriam subir, sem contar que muitas vezes a empresa privada quando se encontra em situações ruins ela vai pedir ajudar ao governo, ou seja o lucro é privado, mas o prejuízo é público.
Uma empresa do povo, chega um canalha e entrega essa empresa por baixo dos panos e o povo brasileiro aceita calado, o Brasil já era.
O paulista gostou, aprovação do Tarcísio só aumenta, ser direita no Brasil é muito fácil, o poder de manipulação é grande.
Acho incrivel que o tarcisio só sabe privatizar e aumentar a violencia policial mas ele é "Vendido" como o novo JK tocador de obras publicas
Não, não é. Fácil é ser populista e prometer dar aos outros o que não se tem como faz a esquerda. 😂
@@csholna Oq é populismo pra vc? Prometer que reforma trabalhista iria reduzir desemprego, que reforma da previdencia iria reduzir a divida publica, que privatizar a eletrobras iria baixar o valor da luz e que autonomia do bc iria reduzir inflação como a direita prometeu?
Sabe q a policia de SP esta entre as melhores e menos violentas neh? @@CamaradaYashin
@@CamaradaYashin Lula e bozonaro são populistas.
Tarcísio não é fanfarrão como os dois ele é mais sério e reconhece quando errou (no caso do PM)
Coisa q jamais veria o bozo ou Lule fazendo...
Perfeito
Muito bem explicado. Ganhei mais argumentos para o debate em meu reduto.
Tem que privatizar TUDO! No médio prazo sempre deu certo
@@ts.9482, bingo! 👏🏻👏🏻👏🏻
Uma diária privada de hospital é 4,5 mil, UTI 13,5 mil... se precisar vc paga? E digo mais, vc ou está louco ou mente, pois nunca deu certo...
Na europa o saneamento básico voltou a público, já que as empresas do setor não investia o que causou atrasos tecnológico, prejuízos econômicos, pobreza em várias regiões de muitos países, água e energia é o que move o mundo se não entender isso muitos países deixarão de existir.
Ainda bem que o mundo gira entorno do médio prazo, logo logo o neoliberalismo vai tornar o Brasil um verdadeiro Nirvana.
@@waricksantos3148 mentira foram casos isolados a maioria é privada
Tarcísio para presidente. Precisamos enxugar o Estado.
Acho que já passou da hora de se colar adesivos e cartazes em todos os cantos escrito "NEOLIBERALISMO É O FIM DA SUA VIDA".
Olho na AEGEA. Eles querem tudo!
Tá certo, não deve dar desconto para nenhum "grande cliente".
@@TakedaOnLine, o problema não é o desconto, o problema é transferir o custo para os indivíduos dentro de um monopólio.
Shoppings merecem. Sao lojas privadas mas sao centros de conveniência de utilidade pública. A quantidade de pessoas que tomam água e usam o banheiro sem comprar nada é imensa.
O Zema em Minas Gerais que vender a COPASA
@@ProfetaDaCiencia7163, sim, pra regularizar a situação fiscal de MG, nobre iniciativa.
Mas não consegue pois em Minas privatizações são proibidas sem passarem antes por plebiscito, é uma lei estadual da época do governador Itamar Franco que o atual governador está tentando derrubar ou contornar de todas as maneiras.
É só v a vale do Rio doce Fernando Henrique vendeu eles mataram quanta gente e não pagaram tive q denuncia fora do Brasil p q no Brasil não tem justiça
Não funciona
O CEO tá correto, empresa privada não tem q fazer política publica.... Errado tá quem achou q seria diferente,
errado está a privatização da Sabenp, rolou muito dinheiro debaixo dos panos.
Entendi que quis fazer uma ironia. Mas a verdade e que a empresa privada está correta. Por que ela vai manter descontos pra grandes empresas??? O que ela tem a ver com isso?? E redução pra população de baixa renda é o governo que tem que subsídia se quiser.
@@robendfaaraujo2993 com certeza só nesse "corte" já lucrou 500 milhões ja da para molhar a mão de alguns
@@doug8590, vc diz isso pq todo político é ladrão?
@@guilherme-q6i3i, no contrato de outorga, existem contrapartidas
Inclusive a expansão do serviço e sua manutenção adequada em áreas que não geram lucro
O que a empresa está fazendo e cobrando de quem pode pagar: grandes consumidores como indústrias, shoppings, hospitais particulares...
Concordo em parte.
Realmente a concorrência é um dos principais fatores a favor do setor privado.
Porém não é o único. Tem o fator cobrança. Aquele que o serviço público não tá nem aí.
Claro que no caso do serviço privado isso vai depender do agente regulador, que sabemos também não costuma cumprir o seu dever de forma satisfatória.
Mas ainda assim, com a pressão adequada da opinião pública você ainda tem algum tipo de retorno da cobrança feita.
Além do mais, se fosse simples assim, não teríamos vários exemplos de serviço privado bom e sem concorrência.
Até porque a concorrência está no fato da empresa querer continuar com o serviço e adquirir novas áreas.
Coisas que no setor público nunca vai ter.
G1: Prometida para as Olimpíadas do Rio, despoluição da Baía de Guanabara começa a avançar 8 anos após os Jogos
Promessa era limpar ao menos 80% da baia até 2016, mas até hoje a meta está distante.
Leilão da Cedae em 2021 e a obrigação de investir na despoluição têm trazido os primeiros resultados.
Estadão: Por que um polvo raríssimo pode mudar história das águas do Rio de Janeiro
Encontrado pela primeira vez na Baía de Guanabara em novembro, polvo-pigmeu indica que despoluição pode trazer a vida de volta a antes quase morto bioma
Valor: Praias, lagoa e Baía de Guanabara: obras de saneamento vêm contribuindo para a recuperação das águas.
Conquista da balneabilidade das praias do Flamengo, de Botafogo e da Ilha de Paquetá são exemplos do potencial de regeneração ambiental proporcionado pelo tratamento de esgoto.
É mais do que justo.
Ah, é sempre esse mesmo papo do pessoal da canhota. "Ain, vai aumentar a tarifa, vai piorar o serviço, vai não sei o quê, pq agora está orientado para lucro". As coisas funcionam exatamente quando são orientadas para lucro. Serviço público não é orientado por lucro, então é orientado pelo quê? Pela burocracia, pela preguiça de funcionários que não podem ser mandados embora, pela vontade de agentes políticos que usam a empresa pública como cabide de emprego, pelo uso pra fazer politicagem, para agradar os "amigos" dos figurões do governo. Quer dizer que SHOPPINGS tinham desconto, e isso é "política pública" e deveria ser mantido? Ah tá. Detalhe: para custear o serviço público que vai "garantir acesso, com qualidade e blah blah blah", para "pensar em questões coletivas", indo o Estado realmente para lugares em que não seria economicamente viável, o dinheiro vem dos impostos, tá?
"Ah, pq não tem concorrência, é monopólio natural". Mais ou menos. Se a qualidade da água piora, vcs não imaginam ninguém tomando água mineral de galão nas casas? Ou verificando se dá pra abrir um poço artesiano na propriedade? Meus pais mesmo moraram muito tempo tirando água de cisterna. Energia elétrica então, é mais fácil ainda, já que hj tem essas placas de energia solar que barateiam demais a conta, fora geradores de energia a base de outros combustíveis, e sim, empresas alternativas de energia entrando de forma capilar no mercado. Não é como se a pessoa simplesmente tivesse que aceitar qq porcaria, não. E mais, a agência reguladora existe para determinar as bases de funcionamento, e se a empresa não cumpre ela é multada, então obviamente ela irá tentar cumprir.
Sim, o setor privado é NATURALMENTE MELHOR. E se o problema é não ter concorrência, então chegamos no ponto de admitir que saúde e educação pública são desnecessárias?
"Cidades que tiveram privatização experimentaram..." Mostra os casos aí pra nós, tem muitos estudos, então coloca eles aí. Vamos ver se realmente tem esse padrão de que tudo sempre piora. Embora realmente haja concorrência de forma mais fácil, é fato que a privatização da telefonia surtiu resultados bem melhores para a população. Ninguém nem usa mais orelhões hj em dia.
Fogo no fascista entreguista
o Tarcísio é privatizados,as pessoas votaram porque quiseram,os leitores cai muito fácil no papo de políticos que,se dizem contra sistema.
São Paulo merecia Boules pra governador
Boulos ou Haddad seriam muito melhor que esse pilantra.
Mania de achar q todos q votam na pessoa vc abomina são intelectualmente inferiores a vc. É tão..... 🤢
E muita arrogância pensar assim, quem votou nele sabia exatamente o q ele iria fazer. Ele não escondeu nada.
Lide com a democracia sem achar q os outros são inferiores a ti.
Qualquer um seria melhor que o forasteiro.
@@ofulele794São Paulo nunca mereceu o Boulos como governador. Tanto é que nunca foi eleito. SP merece Enel e Sabesp privatizada mesmo. Cada povo tem o governo que merece.
Querem água barato?
Captem as águas pluviais!!!
Patriotas que vendem empresas brasileiras para outras nações.
Tipo a China comprando tudo no Brasil? Quebrando as indústrias nacionais?
Quando foi a última vez que você vestiu uma roupa de marca brasileira com tecido feito 100% no Brasil?
🤫🤫🤫shhhhiu! Cala a boca, companheiro? Você quer que o Bozo volte?
@@leocarvalho8788 Bobagem! Papo de esquerdista.....
industria BR representa 26% do Pib (530 bilhões de dolares).. em 1990 representava 140 bilhões de dolares..aumento de 400%
Industria no Brasil só não é mais pujante porque o Brasil é muito burocratico e investe pouco em infraestura de mobilidade,,,,,,prefere eleger Campeoes com o maior BNDES DO MUNDO aumentando o custo de capital de todo o mercado.
tão ruim quanto a falta d'agua (apagões tipo enel) é a qualidade dessa água, pois cortar insumos para o tratamento da água é uma forma de maximizar os lucros.
Donos de loja e clínicas votaram no T. Vai , vota de novo, vai periferia... Vota no T ou anula o voto de novo... O resultado taí.
O articulista comete algumas falácias argumentativas:
1- o presidente da Sabesp disse, corretamente, que não é papel da empresa pública fazer políticas públicas, mas sim do Estado, no que está correto. Pelo princípio da transparência do orçamento, todos os incentivos e isenção devem ser discriminados no orçamento do ente federado que os concede; ao fazer pelo balanço de uma empresa pública, os eleitores perdem o controle do orçamento real.
2-os cortes dos subsídios aos grandes consumidores está em linha de uma cobrança justa - todos pagam a mesma coisa pelo recurso consumido, variando de acordo com sua quantidade e sem acordos que beneficiam poucos em prejuízo de muitos. Cortar os subsídios as indústrias é necessário para que, caso seja política pública subsidiar a água para o segmento, a discussão seja feita pelos representantes do povo e as claras, como o conhecimento da população sobre o que se passa.
3-no contrato de outorga existem contrapartidas necessárias como a ampliação do serviço de saneamento básico. Caso não sejam cumpridas, existem medidas contratuais cabíveis que vai até a cassação da concessão com prejuízo para a concessionária. Agora, se a lei não vai ser cumprida, cabe ao Estado garantir o contrário e a população a pressionar pela legalidade. Esse exercício de futurologia sem base preocupa pois está carregado apenas de preconceito.
4-o fato de uma concessionária ter matriz no exterior não faz com que o mercado local esteja submetido as lógicas externas - do contrário a Sears do Brasil não teria falido e a Fiat estaria muito mal, para citar alguns exemplos. Esse medo do investimento estrangeiro não tem base na realidade dos fatos, quando hoje se sabe que o retorno das multinacionais instaladas no Brasil não passou de 10% no período da "grande espoliação" que demandava o "controle das remessas de lucro ao exterior".
5- nem a privatização é uma panacéia nem é inerentemente ruim, é preciso analizar o modelo com profundidade e entender os benefícios trazidos contra os prejuízos causados. O argumento de que em algumas cidades existe reclamação sobre o serviço privado com discussão sobre eventual reestatização precisa falar sobre as realidades e causas pontuais. Os eua, por exemplo, não tem problema de fraude eleitoral como tínhamos no passado, por isso a adoção da urna eletrônica lá traz ganhos menores do que trouxe ao Brasil; para citar um exemplo.
Gosto muito dos comentários, mas dessa vez faltou o habitual distanciamento. Todo mundo erra
Esse aqui ninguém vai ler, muito menos responder...
O tempo passa, o tempo voa...
Bom dia, no caso no primeiro item, creio ter tido um engano. O dono da Sabesp afirmou que “A Sabesp não é mais controlada pelo Estado. Quem tem que fazer essa política pública é o Estado”. No caso, Carlos Piani não afirmou que não é papel das empresas públicas a aplicação de políticas públicas, e sim que pelo fato da empresa não ser mais do estado (ou seja, não ser mais uma empresa pública), não competiria mais a desoneração aos clientes específicos. Sendo assim, devo dizer que as empresas públicas são um dos instrumentos para aplicação de políticas públicas, haja vista à capacidade destas de cobrar preços menores que os oferecidos pelos demais do mercado, o que muitas vezes induz à déficits em seu orçamento, e não quebrar, visto que é financiada com dinheiro/impostos do contribuinte. Em seu segundo tópico, não encaro como algo benéfico esta cobrança justa. Talvez partindo da premissa de que o subsídio era aplicado às custas da manutenção de uma elevada tarifa aos demais excluídos, consideraste benéfico o corte, mas isso seria verdade somente se, em contrapartida, tivesse tido uma redução da tarifa geral. A nova administração da Sabesp não deu garantias de tal decréscimo, mesmo com uma proclamada margem de R$ 800 milhões que agora arrecadarão devido aos cortes, sendo assim, aqueles muitos que tinham prejuízo, como disseste, pagarão a mesma tarifa, ou seja, permanência do prejuízo, e os poucos que eram beneficiados também serão prejudicados, em volta de 200% como prenunciado pelas afetadas. No terceiro item, receio que tenha entendido mal, mas não há futurologia, o autor do vídeo não deu nenhum palpite ou fez afirmações, e sim trabalhou com possibilidades. Ele partiu da premissa que as empresas, ao visarem o lucro, tendem há manter uma quantidade limítrofe (ou abaixo disto) de contingente pessoal e a utilizar cada vez mais materiais de baixa qualidade para a realização de seus serviços, de modo à por a risco, no caso da Sabesp, seus serviços de distribuição de água e incapacidade de resolutividade em momentos de emergência. Nesta parte do vídeo, se trata da analise de possíveis cenários que muito acentuam suas probabilidades a privatização da empresa, devido ao modus operandi das mesmas citado antes. No quarto, acho muito dependente esta afirmação. As ações de uma filial fora do país de sua matriz podem ser influenciadas, mais usualmente observada, em casos de sanções internacionais, sendo os mais famosos os praticados à Cuba e a Russia, sendo esta última a mais exemplar observada o vazão de empresas multinacionais do país. Contudo, concordo que faltou exemplares por parte do autor do vídeo. No quinto tópico, não me concebeu a relação entre as duas primeiras frases e a última; o uso de diferentes instrumentos de votação não me parece cabível como exemplo...
@@MuriloAguiar-ox1bj, sobre o primeiro ponto, entendo sua colocação, mas como cidadão acho que tudo que é pago e recebido pelo estado deve estar claro no orçamento - sejam as emendas Pix, sejam subsídios. Quando o caixa de uma empresa pública é usado para dar subsídios, perdemos essa clareza e depois pagamos a conta sem ter discussão real sobre a necessidade ou conveniência desse gasto.
Sobre o terceiro ponto, hoje a maioria dos hospitais públicos é operado por Organizações Sociais - empresas que visam lucro e operam serviço públicos essenciais sem prejuízo para o atendimento da população. Existe um mito do empresário malvado, nem toda busca por lucro acaba no sucateamento do serviço ou queda na qualidade do oferecido - as estradas privatizadas são muito melhores do que as públicas, por exemplo. Pelo viés apresentado, acredito que tanto você quanto o articulista acreditem no pior cenário possível; eu prefiro esperar para ver e, caso a realidade demande, mudar de opinião.
Sobre o quarto ponto, em relação aos efeitos de embargos, fico com a historiografia consolidada dos anos 1940 na Alemanha: a Coca-Cola não deixou de vender refrigerantes no país, apenas separou a filial e se valeu de uma estrutura offshore pra guardar os dividendos que, após a guerra, foram regiamente incorporados ao balanço. O Brasil não tem poupança suficiente para conduzir os investimentos necessários como a resolução do déficit de saneamento que nos lega doenças do século xix; sem a participação de atores globais, não vamos conseguir melhorar a vida dos mais pobres. Para além desse fato, existe um ponto claro que é a impossibilidade de uma empresa estrangeiro retirar estações de tratamento e canalização já instalados. A análise dos possíveis cenários não trouxe cenários prováveis, mas sim possíveis e possível, pela regra, tudo é. Foi mais um exercício de futurologia carregado de viés se apresentando como análise objetiva dos fatos - e, pior, sem nenhuma evidência. Aliás, quando Rússia e cuba são citados, nos esquecemos que o que as empresas retiraram foram suas.marcas e seus técnicos - tudo que era do.pais continuou lá, instalado e disponível para expropriação. Os russos seguem comendo bigmacs mas os cubanos deixaram de beber Coca-Cola porque não sabiam produzir o xarope - não vejo um problema como.esse acontecendo em relação ao setor de saneamento.
O quinto ponto termina com uma provocação, no sentido que temos um problema particular e grave - déficit de saneamento básico - que demanda uma solução ousada e talvez única; o exemplo da urna eletrônica foi uma ilustração de solução ousada para um problema grave e particular que tínhamos. Cada circunstância particular demanda uma solução específica.
Entendo a preocupação, mas dou o benefício da duvida e espero que dê certo, como a privatização das teles expandiu o acesso ao telefone para os mais pobres e disseminou a internet.
@MuriloAguiar-ox1bj , sobre o segundo ponto, os subsídios não são necessariamente bons ou ruins, precisamos analizar seus efeitos para saber. O problema é que não podem ser dados pelo balanço de uma empresa sem que o povo saiba e opine sobre no parlamento, como deve ser feito em todos os itens do orçamento público
Tem que privatizar mesmo, só vejo crianças nesse canal, quando vão arrumar a cama do quarto e pagar boletos?
Votei no Tarcísio de Freitas para governador do estado de SP e fiz de tudo para convencer os indecisos a votarem nele também, mas me arrependi amargamente e hoje não votaria mais, pois na área da educação, por exemplo, os professores que estão enfermos e que perderam totalmente a sua capacidade laborativa, eles estão tendo todas as suas licenças negadas, pois:
O DPME ( Departamento de perícias médicas do estado de São Paulo ), ele está "orientando" todos os peritos a negarem as licenças desses professores enfermos e agora além desses professores estarem doentes, eles também estão fadados a morrerem de fome. Se arrependimento matasse, eu já estaria morta, por conta de um dia ter depositado a minha confiança nesse homem. N O T A Z E R O !
Como vc votou em um miliciano amiga? Me explica esse processo por favor
@@Sabbra Votei porque sou livre para votar em quem quiser e de me arrepender , se for o caso. E vc é quem ? Fiscal do voto alheio ? Cuida só do teu voto e deixa que do meu cuido eu.
@@Sabbratoma, democraticamente kkkkk
@@marciawilliams4525jacuzada lazaenta ainda vão reeleger esse bosta pra 2026
Está tudo dominado...
O Tarcísio tá certo talvez chegue até ser presidente,essa é a política da direita e vai privatizar a saúde parabéns ao povo
Eu quero mais é que quem apoiou a privatização da Sabesp sifu!
E se você falar que não vai usar, ou desliga ou paga o mínimo.
Privatização e corrupção são irmãos siameses.
Infelizmente o BRasil eh sempre assim.
Privatização é política pública, ela pode ser bem feita ou mal feita
Quando se trata de serviços essenciais realmente é muito mais delicado e na minha opinião deveria ser estatal, mas pode sim funcionar com concorrência no processo de licitação e com a regulamentação
Não tem que dar descontos nenhum!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e agora os comercios não passar para o consumidor
Eu como paulista, estou extremamente feliz com Tarcisio. E a maioria dos paulistas. Engraçado que só gente de fora reclama dele
Num Pais onde historicamente nem a direita fez politica economica de direita(Direita nos costumes) KKKKKKK quando tem alguma noticia de privatização, é ganhar o dia. cai bem aos ouvidos.....
Frederico fez ene críticas pertinentes mas, omitiu do debate o ponto chave de quem defende as privatizações mesmo desses setores de "monopólio natural": o fato de o estado, através do uso dessas empresas para troca de favores políticos e corrupção direta, conseguir fazer com que essas empresas, mesmo com o monopólio dos seus mercados, conseguir gerar prejuízos estratosfericos q precisam ser cobertos recorrentemente pelos pagadores de impostos.. por pior q sejam as condições de privatizações dessas empresas, apenas o fato de deixar de gerar prejuízos bilionários anuais a serem pagos pelos pagadores de impostos, já torna válidas essas privatizações aos mesmos..
❤
O carioca tá f....
Há muito tempo kkkk, aliás Tarcísio é carioca