A perdição das pessoas não está ligada ao fato delas não terem ouvido o Evangelho, mas sim ao fato de que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
Ouvindo novamente esse podcast. Assunto espinhoso mas o Bibo e o Caike foram humildes e diretos! Que o Bibotalk continue pregando o evangelho com diligência!
Nossa, muito interessante. Estão falando de minhas maiores dúvidas. Vou ouvir pelo menos 10 x. Creio que nunca teremos todas as respostas e pra mim, tudo bem. O que eu sei sobre Jesus já é o suficiente para crer nele como meu Senhor Salvador. Mas é muito interessante estudarmos mais profundamente esses temas. Deus abençoe vcs meus queridos!
Muuuuuito TOP!!! Bom demais ouvir pessoas sábias e tementes a Deus discorrendo sobre esse assunto que muitos não sabem discursar e acabam gerando DOIS LADOS CRISTÃOS POLARIZADOS. Show!!! Foi uma benção!!!!
Preciso parabenizá-los pela imagem da capa do vídeo. Que sacada sensacional! Quando mais eu penso na perspicácia, mais percebo o quanto é sutil a referência, mas óbvia ao mesmo tempo. Já até reassisti o filme. Sacada fenomenal de seja lá quem teve a ideia! É um gênio com boas referências!
😎 cara eu chorei ouvindo esta podcast… onde há um temente ,há um Deus que responde … quantos relatos de sonhos e visões que os próprios muçulmanos recebem !!? Glória ao Eterno pelos séculos dos séculos e em todos os lugares do seu domínio
Bibinho! Há podcast sobre se o inferno é literalmente eterno ou se os q rejeitaram a graça voltarão para a inexistência? E se após a morte da carne estaremos ativos no paraíso ou se ficaremos em stand by, aguardando a volta triunfante de Jesus?
Creio num inferno eterno literal, até pq as Escrituras são bem enfaticas quanto a isso. Com relação ao "sono" da alma, creio que estaremos na frente de Nosso Senhor no segundo após fecharmos nossos olhos. E chegaremos juntos lá com todos os justos, de todas as eras, de acordo com Hebreus 9.27: “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. O autor de Hebreus é bem enfático ao dizer que depois da morte vem o juízo. Não vem o Céu e nem o inferno. A pessoa só é levada ao Céu ou ao inferno depois de ser julgada. Contudo, lemos que este julgamento só irá acontecer ao soar da última trombeta (cf. Ap.11:18), e após toda a tribulação apocalíptica, no final dos tempos (cf. Ap.20:12), na volta de Jesus (cf. 2Tm.4:1). Na teologia cristã o termo Kairós descreve “o tempo de Deus”, que não pode ser medido, ou seja, Kairós descreve Eternidade, pois “para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia. “Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade” Sl 103:17 Por outro lado, Chronos ou Khronos (em grego Χρόνος), significa ‘tempo’, ou seja, o “tempo cronológico” ou “tempo seqüencial”, o “tempo que se mede”. Ou em outras palavras, o tempo dos homens. O tempo dos homens é medido em presente, passado e futuro, ou seja, a cronologia humana, mas para Deus não existe passado, presente ou futuro, pois, Ele não está preso ao tempo. Todos os acontecimentos estão diante de Deus, ao mesmo tempo, e são tão reais como se tivessem acontecido naquele instante. Não existem mistérios algum insondável para Deus, pois, Ele sabe de tudo antes mesmo que os acontecimentos venham à luz.
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus. João 3:18 NVI A verdade pode não ser o que queremos ouvir mas liberta, ninguém pode ser salvo, além do conhecer e crer no nome de Cristo, por isso a importância de nos doarmos cada vez mais para a pregação do Evangelho.
@@sidneijunior9663 Muito cômodo para quem mora nos locais onde se temo evangelho. Imagina você ter nascido na coreia do Norte. Já pensou nisso, nascer, crescer e morrer sem ouvir o evangelho e ainda irá para o inferno. Poderia citar outros exemplos. O assunto não é tão simples assim.. É bem mais complexo. Mas Deus é justo e saberá fazer um julgamento baseado no amor e na sua justiça.
@@carmovaldeci A minha resposta vai exigir a sua maturidade Espiritual, doi, mas é simples, Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, e é simplesmente isso
eu acho q o ponto de paulo em romanos 1 e 2 nao é dizer que a moral humana vai servir de justificacao. pelo contrario, a partir de romanos 1:18 é dizer que mesmo com todo o tipo de revelacao de Deus, todo ser humano é indesculpavel exatamente por isso, pq deus se revelou a eles de todas as formas e ainda assim eles o rejeitaram. nao ha um justo sequer, por nenhum motivo.
Concordo. E indo adiante, a lei humana, menos ainda, é critério moral, ou de justiça, válido para pautar condutas. Há uma diferença cabal entre a lei e a justiça. Especialmente no momento em que vivemos, de positivismo jurídico, em que basta escrever algo em papel que se passa a considerar qualquer absurdo como certo, é fundamental desatrelar a justiça verdadeira, que pauta a vida cristã, das leis de natureza humana carnal e decaída. Também, as leis humanas podem mudar conforme o tempo e a cultura, mas a justiça verdadeira é imutável, portanto, incompatíveis. Mesmo em outros lugares ou no passado, as leis (ainda que consuetudinárias) também são/eram fundadas nas mais diversas crenças contrárias à verdade, que só provém do único Deus. E segue relação de exemplos...
@@danilodiniz4810 sim, as distorcoes morais causadas pelo pecado só significam que todos pecaram, pecam e vao pecar, por isso todos se tornam condenaveis. pra mim é a leitura mais natural dos 3 primeiros capitulos, ja que é a linha que paulo estabelece. todos culpados, pereceram em adao, mas sao salvos por cristo que foi o unico que nao pecou.
Mas os locais onde estão as pessoas não evangelizadas, ou até identificar quem são as pessoas não evangelizadas pode ser relativizado. Áreas rurais com nominalismo, NY secular e Tribo indígenas não possuem essas pessoas?
Pensar nos planos de Deus para além daquilo que não está escrito na Bíblia são apenas conjecturas. Limitar a ação de Deus nestas conjecturas é limitar o nosso Deus em seus planos que são muitos maiores de que aquilo que podemos imaginar ou pensar. Ter o plano de salvação apresentado para nós é um privilégio sem igual e rejeitá-lo é pecar contra o Espírito Santo, sem esperança para estes, mas para aqueles que nunca ouviram sobre Cristo, não puderam Conhecer Jesus, Deus colocou, de certa forma, a explicação para aquilo que ocorrerá com eles. E acredito que Deus julgará justamente a cada um, pois Ele não pode negar a si mesmo em sua essência que é justiça, a nossa cumprida em Cristo, a dos outros de acordo com os mistérios de Deus. Abraão foi justificado pela fé, pronto, isso explica muito sobre a salvação na medida em que Deus se revelou a cada um. Quem tem uma fé verdadeira em Cristo, acredita em Deus e no Espírito Santo precisa desencanar em achar que tem que ter resposta para tudo, pois a própria Bíblia diz que existem mistérios que não nos foram revelados agora, uma pela nossa limitação e duas porque não era necessário que nos fosse revelado 🙏♥️
Bom dia, já ouvi falar por um pastor da AD que a salvação por aceitar a Cristo é salvação para glorificação, sendo que haveria outra forma de Deus salvar aqueles que nunca o ouviram, o tribunal da consciência.
tbm ja ouvi algo assim... 1Tm4:10 "Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem." fica parecendo q todo mundo vai ser salvo, mas alguns de uma forma especial ne.. isso é estranho e dificil de entender e explicar, mas sei lá, é um argumento universalista e exclusivista ao msm tempo hahaha
Salvação é departamento de Deus, ainda que a Bíblia dê luz pra esse assunto de Salvação, Deus saberá julgar cada um ser humano individualmente. De uma coisa tenho certeza ,todos os salvos estarão no céu pelos méritos de Cristo jesus e isso pela graça.
Os judeus nunca acreditaram que precisavam ser salvos de um castigo interno, eles criam que precisavam ser salvos de questões terrenas. Nunca acreditaram no inferno, e até hoje é assim. O inferno para os judeus é o equivalente ao purgatório, onde a alma da pessoa fica por um ano, nesse período os parentes devem fazer orações e acender velas para que o morto tenha o caminho iluminado para chegar no "Gan Eden". Então a religião judaica nunca sistematizou uma fé para a salvação de um destino eterno.
Sou calvinista e não vejo grandes problemas no pensamento inclusivista mais pessimista. Entendo que Deus tem o seus eleitos e o chamamento pode ocorrer de vários formas. Creio que o novo nascimento independe de ouvir ou não o evangelho. Portanto, de certa forma, sou inclusivista pessimista, mesmo sendo calvinista. Então tudo bem, rsrs
E sobre que paulo diz que a própria terra e tudo que há nela já é testemunho da existência de Deus e que isso já basta para tirar a ignorância de todos.
Para uma defesa de uma tese teológica, essa "palestra" careceu quase fatalmente de passagens bíblicas e suas exposições dentro de seus contextos. Utilizou equivocadamente o nome de dois teólogos mais famosos como referencias inquestionáveis do exclusivismos. E fez defesas puramente retoricas. Entender que em Romanos capitulo 1 permite a interpretação da salvação diante a graça comum, exige logicamente que se afirme a salvação dos judeus pela obediência a lei, a qual Paulo nos capítulos 2 e 3 afirma também ser impossível.
Similar à salvação (partindo do suposição de que ocorreu) antes de Cristo, em Israel. Quem creu no Deus de Israel, reconhecendo sua incapacidade de obedecer toda Lei, rendido à graça de Deus.
@@pedroaugusto3602 exatamente, por uma questão de logica do argumento Paulino em Romanos de 1 a 3 isso ser impossível torna a salvação por meio da revelação geral também impossível.
Mateus 5:20 . Perdoem-me mas sempre em debates ou explicações eu percebo que , as pessoas tendem a não citar Jesus . Como quando perguntam , pq ser gay é errado , fazem uma ginastica mental . A resposta direta Levítico 18:22. Essa é minha opinião mas estou aberto para aprender com qualquer irmão ,
Só achei que não tem muito sentido perguntar sobre o "poque Deus permite que as crianças se tornem adultas" já que as crianças são salvas, o fato é que se as crianças não se tornarem adultas elas não podem procriar.
Seria o destino dos não evangelizados ou dos que não transformados "caráter de Cristo"? Visto que, Jesus dirá há muitos que pregaram em seu nome apartai de mim vós que praticou a iniquidade. Dedutível que esse povo era mais evangelizado que Judas e os discípulos, e os pai da igreja tudinho mesmo assim não mudaram o caráter.
No AT a salvação é pela graça mediante a fé. Cristo está comunicado no sacrifício. De todos os povos Deus escolheu a nação de Israel. Deus tem um único povo, na qual fez uma aliança este povo já está eleito antes da fundação do mundo. Ele ouvirão o evangelho em algum lugar no tempo e no espaço. Abraão Mesoptãnico pagão ouviu o evangelho, Raab se converteu. Porém nem todos de Israel são eleitos, há um Israel dentro de Israel. Os povos não alcançados não estão dentro do plano salvífico de Deus.
@@caike_hislumial Irmão, o Senhor Jesus disse vinde a mim os pequeninos ...pertence ao reino do céus. Porém temos que entender que, todos pecaram em Adão. Uma criança é potencialmente pecadora da mesma forma os mentalmente incapazes. Existem alguns textos na Escritura que talvez responda isso: "Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: ‘Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver’. Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim". (2 Samuel 12:22,23) Destaque: Eu irei até ela... pressupõe que a criança foi para o céu. João Batista foi cheio do Espirito Santo no ventre materno. Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. (Lucas 1:15) O Profeta Jeremias, foi santificado no ventre de sua mãe, veja: "Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:4,5) Por que de tudo isso, por causa da aliança e do pacto feito ao seu povo. Veja: "E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti". (Gênesis 17:7) Portanto eu creio que os filhos do pacto ao morrerem na infância irão para o céu.
Vemos Deus julgando Israel por não cumprir as leis e os povos vizinhos por crimes desumanos(Amós). Temos que ter ciência que Deus se preocupa com Sua criação! Como exclusivista *penso* que, mesmo com uma revelação especial Seu povo era incapaz de cumprir-la, quanto mais um homem que vive sob as leis inscritas em si, ambas nos condenam!
Pelo que entendi, nem o autor entende assim. A salvação é ainda pelos méritos de Cristo, porém alguns homens tem temor de Deus, mesmo sem a revelação completa do "mistério", para usar o termo paulino. Melquisedeque não só tinha temor como prestava culto ao mesmo Deus de Abraão. Tornou-se a origem da linhagem sacerdotal de Cristo e por consequência, nossa própria linhagem. Abimeleque, apesar de Abraão pensar em princípio que não ele não tinha temor, teve temor e obedeceu tanto quanto Deus ordenou. Os companheiros de viagem de Jonas, atemorizados e rendidos ao Deus de Jonas, prestaram culto a ele. Mais tarde, a cidade de Ninive recebeu a palavra de arrependimento, e não o evangelho e Deus decidiu poupá-la. Sou exclusivista também. Mas o que o autor está defendendo não é salvação sem Cristo e sim a salvação sem a revelação especial. A revelação geral não é em si condenatória, o que condena o homem é não dar glória ao Deus vivo dado que recebeu a revelação geral. Isto porque, em seu orgulho, provê uma (falsa) salvação para si mesmo seja pelas obras, pela política, pela educação, pela ciência, pelo misticismo... Para aqueles que não serão salvos, seja a geral ou a especial, ambas dão testemunho contra eles. Para aqueles que serão salvos, tanto a geral ou a especial, dão testemunho em favor, afinal são os méritos de Cristo e não os nossos. No Grande Dia o testemunho será de que perseveramos em obediência à vontade de Deus, não porque não tenhamos falhado, mas porque os méritos são de Cristo e ele não falhou. Nos conhecemos o plano de salvação pelo nome de Jesus Cristo. Talvez um indígena perceba a grandiosidade de Deus, perceba a lei moral e perceba sua incapacidade de cumpri-la. Eventualmente, este sujeito poderá se dar conta do risco e perceber que está nas mãos de Deus e que apenas a misericórdia divina poderia salva-lo. Ele pode não saber o nome de Cristo, mas ele conheceu o Evangelho. O nome em si não é importante. Digo mais, se o sujeito tiver consciência de sua pecaminosidade, se arrepender e passar a desejar realizar boas obras, ele terá recebido o Espírito Santo.
@@snowman_brazil muito bem pontuado, meu caro! Quando eu disse que a lei geral nos condenam eu quis dizer, mesmo que eu tenha um senso de moralidade (inscrição divina) sem a graça de Deus será impossível deu cumprir-la plenamente. Logo, se eu não sou justo perante essa lei, estou condenado. Fez sentido? Com isso, digo que sua posição em relação aqueles que não O conhecem como Cristo faz total sentido! Estes serão salvos em Cristo pois Ele os capacitou e predestinou para boas obras.
Eu não acredito que pessoas que nunca ouviram falar de Jesus possam ser salvas por moralidade de lei e etc, acho inclusive um tanto absurdo um cristão crer nisso sendo que a Bíblia diz que obras não salvam e a base dessa crença é justamente essa. Se sou salvo por obedecer a lei, logo eu sou serei salva por obras e isso não é o evangelho, é o total contrário dele.
Tô ouvindo aqui ainda tá em 29 min o cara tá falando de romanos 1. Me parece uma leitura idólatra do texto. Onde o homem olha a natureza e sabe que alguém criou. Minha pergunta é quem criou? Como chegar diante de do verdadeiro Deus adorando outro?
Boa Noite. Isso faz parte do modo como Deus se revelou, esse tipo de REVELAÇÃO conhecida como UNIVERSAL ou GERAL (revelação que alcança a todos), pode ser a natureza, consciência e providência, a sua função não é salvar, mas tornar o homem indesculpável por não adorar ou buscar a Deus; ao contemplar a natureza gera perguntas, uma delas seria quem criou tudo isso, se negar a procurar o criador, já é o suficiente pra sua consciência reconhecer a existência de Deus, e nisso te tornar indesculpável, isso é melhor desenvolvido na Teologia Natural ou Lei Natural, uma vez que somos aquilo que adoramos, não me parece uma leitura idólatra Rm 1:18-27 pode ser um reflexo do Salmo 115, desde o AOP já reconhecia como um nonsense a criatura adorar algo que ela mesmo criou com as mãos, já no Salmo 115 mostra que já era uma característica única de Deus FALAR, e depois registrado em códigos linguísticos conhecido pelos humanos (as primeiras duas tábua que Moisés trouxe foi escrita pelo próprio dedo de Deus), e qual Deus se coloca como criador dos céus e da terra e tudo quanto nossos olhos contemplam ? o nosso Deus não se encaixa na visão de teogonia ou ontologia, ele é o Eu Sou. No cap. 2:12-15 fala da consciência no caso os gentios, são julgados através da consciência, por que a lei de Deus está nos seus corações, quer acusando-os ou defendendo-os, de todo modo todos somos indesculpáveis, o que nos conduz a buscar a salvação que só encontramos na REVELAÇÃO ESPECIAL, Jesus Cristo ou a Escritura, a Escritura direciona para Cristo, nele alcançamos a salvação, remissão para nossos pecados. Quando adoramos outro deus, cria-se um conflito, então terá que ter uma pesquisa debate interno, na busca da Verdade, nessa busca podemos reconhece-lo o Logos, reconhecemos que ele é o único caminho, o único intermédio entre nós e Deus. Deus o Abençoe.
@@gutinhao9505 Eu entendo que as natureza da seu testemunho acerca do criador. Porém o homem corrompido pelo pecado ao se deparar com esse testemunho corre para longe de Deus. "Não há quem busque a Deus." "A fé vem pelo ouvir." Lutero dizia que o único órgão ativo para a salvação é o ouvido. Eu particularmente preso pela história da igreja, e vivo me perguntando onde isso estava na história? Será que os irmãos do primeiro século criam assim? Minha teologia deve ser o mais parecido possível com a deles.
@@marcosaquino21 Mas, isso ocorre de todo modo, é a depravação total, isso não impossibilita ainda que corrompido e distorcido compreender, como se Deus fizesse algo que ele sabia que era ineficaz, fez algo mas não conseguiu atingir seu objetivo. Eu particularmente acho que Lutero nisso está equivocado, assim como em várias outras coisas; a fé vem pelo ouvir, pode ter o sentido de que a fé vem pelo recebimento de uma transmissão da Palavra de Deus, mas não só por ouvir, é um dom de Deus, e não apenas ouvir do sentido de audição, vemos a parábola do semeador, aonde vários ouviram a palavra mas, nem todos tomaram atitudes que o fizeram ser boa terra, então o ouvir pode ser um dos modos de receber a transmissão da palavra de Deus, podemos ter fé também ao ler a Palavra. E me desculpe, não consegui compreender o que quis dizer no final...
Pra mim o inclusivismo diminui em muito o poder do evangelho e a mediação de Cristo, bem como a pregação do evangelho. Claramente a base bíblica é praticamente nula (enquanto no exclusivismo toda a base parte da Bíblia). O inclusivismo usa mais argumentos racionais do que bíblicos e claramente os inclusivistas deixam as suas emoções pelas pessoas influenciarem na sua visão sobre a depravação total e a salvação. Ao meu ver eles parecem amar mais os homens do que a Deus, pois rejeitam a mensagem clara da Bíblia sobre como as pessoas são salvas e optam por um outro caminho simplesmente por acharem a visão bíblica muito "cruel". Pra mim foi um podcast sobre o inclusivismo acima de todas as coisas.
Já ouvi ícone Calvinista falar esse absurdo, de que se fosse assim seria melhor as pessoas não ouvirem o evangelho. Só que no próprio Calvinismo é defendido a ideia de que Deus predeterminou que um determinado número de pessoas, ouçam o evangelho; porém predeterminou que as mesmas não o aceite, pois já separou as tais para o inferno.
Clark Pinnock é um teólogo que nega os atributos de onisciência e onipotência de Deus, portanto, não serve para embasar uma ideia de inclusivismo missionário.
Não entendi a relação, mas tudo bem. De todo modo, há formas de inclusivismo que remontam aos primórdios da era cristã com Justino, Clemente de Roma, Clemente de Alexandria, mas tarde com Zwinglio, Arminio, Wesley, C. S Lewis, Billy Graham, A. Strong, Millard Erickson
@@caike_hislumial, perfeito, com estes outros teólogos a questão do inclusivismo já pode ser melhor expressa. Já que o inclusivismo se coloca como ortodoxo, Pinnock não é ortodoxo, logo, não serve de base para uma teologia ortodoxa.
@@escalagrega Mano, isso é sofisma. O fato de eu não concordar com Calvino no que tange à Soteriologia, por exemplo, não significa que eu discordarei em absolutamente tudo.
@@caike_hislumial interessante seu ponto de vista, aqui a questão é: quando eu adoto o Teologia Relacional na minha estrutura de pensamento teológico, isto implica várias consequências em meus posicionamentos, inclusive minha visão missiológica, e quando adoto Pinnock (teólogo relacional) para fundamentar meu posicionamento já ultrapasso a orotodoxia, para muitos teólogos a Teologia Relacional deixa até de ser cristã. O campo da Teologia é muito mais restrito do que uma argumentação ou debate filosófico, onde faço citações de vários filósofos sem me comprometer com nenhum na minha visão epistemológica.
@@caike_hislumial Deus sabe, nós não. Pressupor que Ele sabe que a igreja não vai alcançar, é algo que pelo menos eu não vejo na Bíblia, por isso disse que saiu da sua cabeça. Me parece meio Elias, “só ficou eu”, e Deus diz: opa tem uns 7.000 aí fiéis. Ao meu ver você atribui algo ao seu argumento que pode ser uma percepção sua (e de outros vários estudiosos) da realidade que não tem como se comprovar de fato.
Outro ponto a se pensar é igualar as crianças e os mentalmente incapazes, com adultos sãos, só porque esses adultos não foram “alcançados”…uma diferença básica seria toda a condição mental para reconhecer Deus e não fazê-lo e viver na prática do pecado e por isso são indescupáveis. Outro ponto, citar que alguns exclusivistas acreditam na salvação das crianças é diferente de citar que eles afirmam que isso será assim ou assado. Creio que onde a Bíblia para temos que parar, e lidar com isso!
@@rafaelramos4164 mano, isso é óbvio. Deus conhece o futuro contingente de maneira minuciosa e exaustiva. Logo, ele sabe que a igreja que a igreja não alcançaria todos os povos, é um fato.
@@rafaelramos4164 quanto ao segundo ponto. Eu digo o seguinte: se Deus age de maneira extraordinária com as crianças e débeis, pq Ele não pode fazer o mesmo com os adultos não evangelizados? O que você diz acerca do exemplo que dei sobre aqueles birmaneses que morreram antes da chegada do missionário em 1817, contudo, nutriam a fé no Y,wa?
É muito simples , se o índio que não ouvir vai ser salvo...então não preciso fazer missões e não precisamos falar de missões e Jesus Cristo nos enviou atoa 😂
Acho essa teologia muito vaga, as bases biblicas quase nem citadas bem vagas também, dizer que universalismo é uma carta de amor é uma loucura maior ainda. Amo os debates teológicos mas as vezes me assusta um pouco, daqui a pouco chama o Ed Rene kivtz pra apresentar a teologia dele.
O assunto em si é "vago". Não nenhum "versículo prova" que baseie o Inclusivismo, nem tampouco, o exclusivismo. Deus se revela, as pessoas podem enxergá-lo por intermédio das coisas criadas, providência, senso de moralidade e aspectos culturais. Se por ventura, ao ser assistido pela graça, o indivíduo decidir tributar glória à Deus mesmo que a luz que esteja recebendo seja não tão clara, ainda assim, Deus poderá salvá-lo. Esse módus operandi se aplicou aos crentes pré messiânicos, as crianças que morrem antes da idade da razão e os mentalmente incapazes, porventura Deus não poderia utilizar o mesmo modus no que diz respeito aos não evangelizados?
Creio da mesmíssima forma que você no que tange às questões basilares e primárias da fé. Contudo, no que se refere a esta questão secundária específica, discordo. Pois, creio que em maior ou menor grau, Deus poderá salvar sim, alguém que não ouviu sobre a vida e obra de Cristo. A salvação ocorre única e exclusivamente por conta dos méritos de Jesus.
Quem és tu para criticar Paulo? E quem sou eu para criticar você? Hahaha. Meu entendimento é que Deus deu um pirulitão, tipo aqueles do Kiko, para Adão e Eva, eles chuparam até a metade, deixaram cair no chão, embrulharam novamente e passaram para o resto da humanidade. Deus na sua imença bondade de misericórdia, assim como um pai faz quando um filho pequeno está com dificuldades de abrir a embalagem, pega o doce da nossa mão e o abre, passa ao Filho mais velho para que esse lave o doce (com seu sangue) e nos devolva. Assim podemos desfrutar, por hora, um pirulito chupado pela metade, mas nosso Pai amado nos prometeu que quando Ele voltar do trabalho vai nos trazer um novinho que poderemos apreciar eternamente em sua companhia. Esse ato de carinho não foi feito com todos, apenas com seus filhos e filhas, alguns infelizmente irão chupar pirulito embrulhado e sujo para sempre, mas esse pirulito não foi o Pai quem nos deu e sim nossos irmãos Adão e Eva. Ta bom esse texto ficou maior do que eu achei que ficaria. Desculpe haha. É só minha visão da coisa, o meu barquinho com certeza deve ter alguns furos teológicos, mas continuo remando para não afundar. Vamos juntos, aprendo muito com esse canal maravilhoso.
É uma referência para poucos. Trata-se de um filme clássico. Chama-se "Os Deuses devem estar loucos" e é uma comédia sobre uma tribo que nunca havia tido contato com a civilização. A garrafa de coca-cola vazia é algo completamente estranho para um nativo isolado. Tanto quanto o evangelho ou qualquer outra coisa cotidiana na civilização moderna. E como qualquer coisa ou fenômeno estranho, poderia ser compreendida como um fenômeno divino. Na verdade, a referência é muito boa e tem tudo a ver. Eu ri só de ver a capa do vídeo. Nem me interessava pelo tema, mas ouvi só pela referência. Recomendo muito o filme. Não tem como não gostar.
O deus de Israel nunca prometeu salvação, nunca falou de vida eterna. Como podem afirmar que no velho testamento a salvação era pela fé de YHWH? E os outros povos que não conheceram YHWH?
lembrando da afirmação de Jesus Cristo. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam"; João 5:39 As poucas vezes que se falou de vida eterna no Velho testamento foi em profecias que apontavam para Jesus Cristo.
Olá Denis. Se você ler o antigo testamento vai perceber que sim, YHWH já falou sobre vida eterna e salvação muitas vezes. Usou vários profetas para falar suas palavras de arrependimento. Ele falou através de Daniel sobre salvação e condenação: Muitos dos que estão mortos e enterrados ressuscitarão, alguns para a vida eterna e outros para a vergonha e a desonra eterna. (Daniel 12:2) Ele usou Isaías para falar da Eternidade e poder Supremo: “Desde toda a eternidade, eu o sou; não há ninguém que possa livrar da minha mão; quando faço, quem poderá desfazer?.” (Isaías 43:13) Sobre quem não conhece YHWH, Ele vai agir da maneira justa e sublime, Ele ama sua Criação e a certeza que temos é que devemos confiar e o obedecer. Ele colocou um senso de eternidade em todos os seus filhos e filhas como disse Salomão: "E, no entanto, Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. Ele colocou um senso de eternidade no coração humano, mas mesmo assim ninguém é capaz de entender toda a obra de Deus, do começo ao fim." (Eclesiastes 3:11) Ele livra quem o ama: “Livrarei aquele que me ama, protegerei o que confia em meu nome. Quando clamar por mim, eu responderei e estarei com ele em meio às dificuldades; eu o resgatarei e lhe darei honra. Com vida longa o recompensarei e lhe darei minha salvação”. (Salmos 91:14-16)
@@luanapontes6220 Pois foi o que eu disse na sequencia e usei JOAO 5:39 para afirmar que o que se fala de salvação no velho testamento é profecia acerca de Jesus Cristo. Salomão que era conhecido como o homem mais sabio de toda a terra afirmou "Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra? Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele? Eclesiastes 3:21,22" Mesmo com seu contato direto com YHWH ele não tinha esperança nenhuma e se considerava na mesma condição de um cão, os dois iriam para o pó e conclui dizendo a frase que todo homem sem Cristo diz "aproveite cada segundo pois só se vive uma vez". Ele livra o que ama? Ele entregou o povo de Israel a outras nações e os matava sem misericórdia quando ficava irado. A salvação de YHWH era limitada a essa vida. Salvação da carne para uma morte na carne, nada além disso.
@@denisperes57 Vejo que você realmente percebe a severidade do juízo do Deus bíblico. Pensar sobre as mortes que ocorreram nas histórias bíblicas e a condenação do inferno causa profunda sensação de incômodo. Paulo foi um judeu que se converteu a Cristo e teve muitas lutas no seu ministério, ao pregar Jesus, ele sentiu dificuldade tanto com os judeus como com os gentios (pessoas de outras religiões). Os judeus só criam no Pai e os gentios em vários outros deuses. Paulo disse: "Pois os judeus pedem sinais, e os gentios buscam sabedoria. Assim, quando pregamos que o Cristo foi crucificado, os judeus se ofendem, e os gentios dizem que é tolice. Mas, para os que foram chamados para a salvação, tanto judeus como gentios, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus." (1Co 1:22-24) Como um cristão ama a Deus vendo todas as passagens bíblicas que falam de destruição, morte etc? Porque lemos a bíblia e somos convencidos do pecado, do juízo e da justiça pelo Espírito Santo. Todas essas passagens de fogo, destruição e guerras tem contexto, Deus enviava profetas para falar da justiça de Deus para o povo e como resposta eles matavam os profetas e escarneciam do seu sangue derramado, todo juízo desempenhado por Deus tem como critério a sua justiça em meio a longa decorrência de crimes e pecados cometidos. Deus é amor mas também é justiça. O Evangelho fala sobre justiça, justica feita e validada por Deus e não por nós humanos. Não é um conto de fadas é a história de Deus para a humanidade. A humanidade e a permanecer pecando todos os dias e Deus sabe disso por isso ele enviou seu Filho. Deus se fez carne, Jesus se fez sacrifício para que todo aquele que nele crer seja salvo. Esse é o Evangelho, essa é a mensagem de salvacão.
Inscreva-se na EBT: escolabibotalk.com.br/inscricao
A perdição das pessoas não está ligada ao fato delas não terem ouvido o Evangelho, mas sim ao fato de que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
A perdição das pessoas está ligada ao fato de não aceitarem o Senhor e Salvador Jesus.
Ouvindo novamente esse podcast. Assunto espinhoso mas o Bibo e o Caike foram humildes e diretos! Que o Bibotalk continue pregando o evangelho com diligência!
Pra entender esse tema com clareza é bom ler R. N Champlim em 1°Pedro 3.18-20 e 1°Pedro 4.6.
meu comentário aleatório : Gostei da imagem escolhida do filme The Gods Must Be Crazy ,1980.
Nossa, muito interessante. Estão falando de minhas maiores dúvidas. Vou ouvir pelo menos 10 x. Creio que nunca teremos todas as respostas e pra mim, tudo bem. O que eu sei sobre Jesus já é o suficiente para crer nele como meu Senhor Salvador. Mas é muito interessante estudarmos mais profundamente esses temas. Deus abençoe vcs meus queridos!
Que bom que tenha gostado, Noelia. Se quiser, pode me seguir no instagram o de falo mais sobre o assunto. É @teologia_expressa
Abraço!
Muuuuuito TOP!!! Bom demais ouvir pessoas sábias e tementes a Deus discorrendo sobre esse assunto que muitos não sabem discursar e acabam gerando DOIS LADOS CRISTÃOS POLARIZADOS.
Show!!! Foi uma benção!!!!
👏🙏✝️
Dica de leitura: O Totem da Paz - Don Richardson
O melhor livro sobre o tema que já li. Li na época de seminário, o que faz muito tempo. Tinha na biblioteca da faculdade
Excelente dica. Outro muito bom, do mesmo autor , é O Fator Melquiseque, que versa sobre missões transculturais.
O Fator Melquisedeque, como falado, é sensacional.
Preciso parabenizá-los pela imagem da capa do vídeo. Que sacada sensacional! Quando mais eu penso na perspicácia, mais percebo o quanto é sutil a referência, mas óbvia ao mesmo tempo.
Já até reassisti o filme. Sacada fenomenal de seja lá quem teve a ideia! É um gênio com boas referências!
Fiquei curioso sobre o filme rs
@@juniornogueira1713 é engraçadinho. E tem no UA-cam completo.
Sei qual é o filme, vcs lembram o nome?
@@gessicamoreira101 "Os deuses devem estar loucos".
😎 cara eu chorei ouvindo esta podcast… onde há um temente ,há um Deus que responde … quantos relatos de sonhos e visões que os próprios muçulmanos recebem !!? Glória ao Eterno pelos séculos dos séculos e em todos os lugares do seu domínio
Teologia é o nosso esporte
Legal seu comentário meu irmão. Vou tomar emprestado blz?! Kkkk. ABRAÇO MEU IRMÃO
Dica BTCast 116 também fala desse assunto e Bibo traz a Glória denovo eu amei a participação dela!
Que assunto top
Sensacional!!! Muito esclarecedor. Obrigado Bibo e Caike😊
Nossa!!! Que show 👏🏻👏🏻👏🏻 muito interessante o assunto, muito inteligente o Caike. Deus abençoe 🙌🏼
Amém, Neia! Deus abençoe. Se quiser, estou no Instagram: @teologia_expressa
Eu aprendi do meu pastor em sua simplicidade que estes serão salvos pelas obras
Boas ou mas
rapaz...o buraco é sempre mais embaixo. Muito bom
Uauu que estudo top...
Feliz em conhecer esse canal....
Fiquei pensando.. Yago e Rodrigo dois nerds teólogos...kkk Show... Parabéns mano
Bibinho! Há podcast sobre se o inferno é literalmente eterno ou se os q rejeitaram a graça voltarão para a inexistência? E se após a morte da carne estaremos ativos no paraíso ou se ficaremos em stand by, aguardando a volta triunfante de Jesus?
Tais temas são bem interessantes: temos aí o (1) aniquilacionismo e o (2) sono da alma.
Creio num inferno eterno literal, até pq as Escrituras são bem enfaticas quanto a isso.
Com relação ao "sono" da alma, creio que estaremos na frente de Nosso Senhor no segundo após fecharmos nossos olhos. E chegaremos juntos lá com todos os justos, de todas as eras, de acordo com Hebreus 9.27:
“Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo”. O autor de Hebreus é bem enfático ao dizer que depois da morte vem o juízo. Não vem o Céu e nem o inferno. A pessoa só é levada ao Céu ou ao inferno depois de ser julgada. Contudo, lemos que este julgamento só irá acontecer ao soar da última trombeta (cf. Ap.11:18), e após toda a tribulação apocalíptica, no final dos tempos (cf. Ap.20:12), na volta de Jesus (cf. 2Tm.4:1).
Na teologia cristã o termo Kairós descreve “o tempo de Deus”, que não pode ser medido, ou seja, Kairós descreve Eternidade, pois “para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia.
“Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade” Sl 103:17
Por outro lado, Chronos ou Khronos (em grego Χρόνος), significa ‘tempo’, ou seja, o “tempo cronológico” ou “tempo seqüencial”, o “tempo que se mede”. Ou em outras palavras, o tempo dos homens.
O tempo dos homens é medido em presente, passado e futuro, ou seja, a cronologia humana, mas para Deus não existe passado, presente ou futuro, pois, Ele não está preso ao tempo. Todos os acontecimentos estão diante de Deus, ao mesmo tempo, e são tão reais como se tivessem acontecido naquele instante. Não existem mistérios algum insondável para Deus, pois, Ele sabe de tudo antes mesmo que os acontecimentos venham à luz.
🎉Top!!
Uiaaaa que LINDO... AMEI isso! ♥
E super indico este livro debatido e muito bom os argumentos do autor Kaique.
Parabéns pelos 100k!!!
Conteúdo Abençoando 🙌🙏👍
Podcast excelente! E um tema super relevante para nós cristãos. Eu, honestamente, me vejo mais pro lado inclusivista.
Bacana, Tiago!
Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.
João 3:18 NVI
A verdade pode não ser o que queremos ouvir mas liberta, ninguém pode ser salvo, além do conhecer e crer no nome de Cristo, por isso a importância de nos doarmos cada vez mais para a pregação do Evangelho.
@@sidneijunior9663 Muito cômodo para quem mora nos locais onde se temo evangelho. Imagina você ter nascido na coreia do Norte. Já pensou nisso, nascer, crescer e morrer sem ouvir o evangelho e ainda irá para o inferno. Poderia citar outros exemplos. O assunto não é tão simples assim.. É bem mais complexo. Mas Deus é justo e saberá fazer um julgamento baseado no amor e na sua justiça.
@@carmovaldeci A minha resposta vai exigir a sua maturidade Espiritual, doi, mas é simples, Deus não tem a obrigação de salvar ninguém, e é simplesmente isso
@@carmovaldeci E Ele continua sendo justo e perfeito mesmo assim, pois escolheu salvar a muitos sem merecerem
Muito boa a referência da thumb. Os deuses devem estar loucos.
Bibo poderia ter um programa dos
Povos não alcançados
eu acho q o ponto de paulo em romanos 1 e 2 nao é dizer que a moral humana vai servir de justificacao. pelo contrario, a partir de romanos 1:18 é dizer que mesmo com todo o tipo de revelacao de Deus, todo ser humano é indesculpavel exatamente por isso, pq deus se revelou a eles de todas as formas e ainda assim eles o rejeitaram. nao ha um justo sequer, por nenhum motivo.
Concordo. E indo adiante, a lei humana, menos ainda, é critério moral, ou de justiça, válido para pautar condutas. Há uma diferença cabal entre a lei e a justiça. Especialmente no momento em que vivemos, de positivismo jurídico, em que basta escrever algo em papel que se passa a considerar qualquer absurdo como certo, é fundamental desatrelar a justiça verdadeira, que pauta a vida cristã, das leis de natureza humana carnal e decaída. Também, as leis humanas podem mudar conforme o tempo e a cultura, mas a justiça verdadeira é imutável, portanto, incompatíveis. Mesmo em outros lugares ou no passado, as leis (ainda que consuetudinárias) também são/eram fundadas nas mais diversas crenças contrárias à verdade, que só provém do único Deus. E segue relação de exemplos...
@@danilodiniz4810 sim, as distorcoes morais causadas pelo pecado só significam que todos pecaram, pecam e vao pecar, por isso todos se tornam condenaveis. pra mim é a leitura mais natural dos 3 primeiros capitulos, ja que é a linha que paulo estabelece. todos culpados, pereceram em adao, mas sao salvos por cristo que foi o unico que nao pecou.
Perfeito.
O próprio podcast menciona essa colocação
Assunto muito interessante... Confesso que colocou algumas pulguinhas aqui nessa orelha
o deus da tribo da polinesia foi mt bom msm
bibo lembrou de um video top
O irmão Caike criou a caricatura que melhor ajuda "o combate" dele.
Podcast em vídeo, por favor
Show
Mas os locais onde estão as pessoas não evangelizadas, ou até identificar quem são as pessoas não evangelizadas pode ser relativizado. Áreas rurais com nominalismo, NY secular e Tribo indígenas não possuem essas pessoas?
Os deuses devem estar loucos, amei a referência do banner, gosto demais desse filme
Olá! Vc pode me dizer por favor qual é o filme? Fiquei curiosa.
@@mariafernandafonseca8037 os deuses devem estar loucos
Pensar nos planos de Deus para além daquilo que não está escrito na Bíblia são apenas conjecturas. Limitar a ação de Deus nestas conjecturas é limitar o nosso Deus em seus planos que são muitos maiores de que aquilo que podemos imaginar ou pensar. Ter o plano de salvação apresentado para nós é um privilégio sem igual e rejeitá-lo é pecar contra o Espírito Santo, sem esperança para estes, mas para aqueles que nunca ouviram sobre Cristo, não puderam Conhecer Jesus, Deus colocou, de certa forma, a explicação para aquilo que ocorrerá com eles. E acredito que Deus julgará justamente a cada um, pois Ele não pode negar a si mesmo em sua essência que é justiça, a nossa cumprida em Cristo, a dos outros de acordo com os mistérios de Deus. Abraão foi justificado pela fé, pronto, isso explica muito sobre a salvação na medida em que Deus se revelou a cada um. Quem tem uma fé verdadeira em Cristo, acredita em Deus e no Espírito Santo precisa desencanar em achar que tem que ter resposta para tudo, pois a própria Bíblia diz que existem mistérios que não nos foram revelados agora, uma pela nossa limitação e duas porque não era necessário que nos fosse revelado 🙏♥️
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤️👏🏻👏🏻
Os deuses devem esta louco ?
Ufa... Achei que eu era o único que havia reconhecido a capa do vídeo. Estava me sentindo solitário e velho. Agora me sinto apenas velho.
@@snowman_brazil é meu amigo o tempo passa. Boas gargalhadas com esse filme. Kkkkkkk
Bom dia, já ouvi falar por um pastor da AD que a salvação por aceitar a Cristo é salvação para glorificação, sendo que haveria outra forma de Deus salvar aqueles que nunca o ouviram, o tribunal da consciência.
A única forma de salvação é pelo sacrifício de Jesus, é a única forma que a Bíblia relata.
tbm ja ouvi algo assim... 1Tm4:10 "Pois para isto é que trabalhamos e lutamos, porque temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, especialmente dos que crêem." fica parecendo q todo mundo vai ser salvo, mas alguns de uma forma especial ne.. isso é estranho e dificil de entender e explicar, mas sei lá, é um argumento universalista e exclusivista ao msm tempo hahaha
Sim, mas e as crianças e bebês? E as pessoas que foram salvas em Israel no antigo testamento, como a parábola de Lázaro relata?
🤯
Mas e quando Jesus voltar, o reino milenar? Não seria nesse período que esses não evangelizados ouviriam sobre Cristo?
Salvação é departamento de Deus, ainda que a Bíblia dê luz pra esse assunto de Salvação, Deus saberá julgar cada um ser humano individualmente. De uma coisa tenho certeza ,todos os salvos estarão no céu pelos méritos de Cristo jesus e isso pela graça.
100000 mil inscritos
Os judeus nunca acreditaram que precisavam ser salvos de um castigo interno, eles criam que precisavam ser salvos de questões terrenas. Nunca acreditaram no inferno, e até hoje é assim. O inferno para os judeus é o equivalente ao purgatório, onde a alma da pessoa fica por um ano, nesse período os parentes devem fazer orações e acender velas para que o morto tenha o caminho iluminado para chegar no "Gan Eden". Então a religião judaica nunca sistematizou uma fé para a salvação de um destino eterno.
Considerando td isso q ele disse eu acho q sou inclusivista não otimista
Sou calvinista e não vejo grandes problemas no pensamento inclusivista mais pessimista. Entendo que Deus tem o seus eleitos e o chamamento pode ocorrer de vários formas. Creio que o novo nascimento independe de ouvir ou não o evangelho. Portanto, de certa forma, sou inclusivista pessimista, mesmo sendo calvinista. Então tudo bem, rsrs
Perfeito. Não há uma relação necessária entre inclusivismo e arminianismo, por exemplo.
Gente. Bugou tudo aqui. 😅
E sobre que paulo diz que a própria terra e tudo que há nela já é testemunho da existência de Deus e que isso já basta para tirar a ignorância de todos.
Neste assunto, Paulo se não me engano disse que Deus não leva em conta o tempo da ignorância.
33:56
Para uma defesa de uma tese teológica, essa "palestra" careceu quase fatalmente de passagens bíblicas e suas exposições dentro de seus contextos. Utilizou equivocadamente o nome de dois teólogos mais famosos como referencias inquestionáveis do exclusivismos. E fez defesas puramente retoricas. Entender que em Romanos capitulo 1 permite a interpretação da salvação diante a graça comum, exige logicamente que se afirme a salvação dos judeus pela obediência a lei, a qual Paulo nos capítulos 2 e 3 afirma também ser impossível.
Ele afirmou categoricamente que a salvação é pela fé em Deus revelado pela revelação geral, não por obediência
Similar à salvação (partindo do suposição de que ocorreu) antes de Cristo, em Israel. Quem creu no Deus de Israel, reconhecendo sua incapacidade de obedecer toda Lei, rendido à graça de Deus.
Foi o que entendi, pelo menos.
@@pedroaugusto3602 exatamente, por uma questão de logica do argumento Paulino em Romanos de 1 a 3 isso ser impossível torna a salvação por meio da revelação geral também impossível.
@@pedroaugusto3602 Perfeito! Foi isso mesmo que eu disse, Pedro.
Mateus 5:20 . Perdoem-me mas sempre em debates ou explicações eu percebo que , as pessoas tendem a não citar Jesus .
Como quando perguntam , pq ser gay é errado , fazem uma ginastica mental . A resposta direta Levítico 18:22.
Essa é minha opinião mas estou aberto para aprender com qualquer irmão ,
Em debates e explicações se fala do que Cristo nos ensinou.
Ninguém precisa finalizar cada frase com Jesus pra saber do que está sendo falado.
@@marcosaquino21 se " Em debates e explicações se fala do que Cristo nos ensinou. " , seria ótimo , mas geralmente não assim que acontece .
Só achei que não tem muito sentido perguntar sobre o "poque Deus permite que as crianças se tornem adultas" já que as crianças são salvas, o fato é que se as crianças não se tornarem adultas elas não podem procriar.
Seria o destino dos não evangelizados ou dos que não transformados "caráter de Cristo"? Visto que, Jesus dirá há muitos que pregaram em seu nome apartai de mim vós que praticou a iniquidade. Dedutível que esse povo era mais evangelizado que Judas e os discípulos, e os pai da igreja tudinho mesmo assim não mudaram o caráter.
No AT a salvação é pela graça mediante a fé. Cristo está comunicado no sacrifício. De todos os povos Deus escolheu a nação de Israel. Deus tem um único povo, na qual fez uma aliança este povo já está eleito antes da fundação do mundo. Ele ouvirão o evangelho em algum lugar no tempo e no espaço. Abraão Mesoptãnico pagão ouviu o evangelho, Raab se converteu. Porém nem todos de Israel são eleitos, há um Israel dentro de Israel. Os povos não alcançados não estão dentro do plano salvífico de Deus.
Com relação as crianças que não atingiram a idade da razão e os mentalmente incapazes, o que o irmão pensa?
@@caike_hislumial Irmão, o Senhor Jesus disse vinde a mim os pequeninos ...pertence ao reino do céus. Porém temos que entender que, todos pecaram em Adão. Uma criança é potencialmente pecadora da mesma forma os mentalmente incapazes.
Existem alguns textos na Escritura que talvez responda isso:
"Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: ‘Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver’. Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim". (2 Samuel 12:22,23)
Destaque: Eu irei até ela... pressupõe que a criança foi para o céu.
João Batista foi cheio do Espirito Santo no ventre materno.
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe. (Lucas 1:15)
O Profeta Jeremias, foi santificado no ventre de sua mãe, veja:
"Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. (Jeremias 1:4,5)
Por que de tudo isso, por causa da aliança e do pacto feito ao seu povo. Veja:
"E estabelecerei a minha aliança entre mim e ti e a tua descendência depois de ti em suas gerações, por aliança perpétua, para te ser a ti por Deus, e à tua descendência depois de ti". (Gênesis 17:7)
Portanto eu creio que os filhos do pacto ao morrerem na infância irão para o céu.
Da pano pra manga esse assunto em kkk
😬👏🙏✝️
Bibo resumiu…rebolar teologicamente! Rsrsrs
Vemos Deus julgando Israel por não cumprir as leis e os povos vizinhos por crimes desumanos(Amós). Temos que ter ciência que Deus se preocupa com Sua criação!
Como exclusivista *penso* que, mesmo com uma revelação especial Seu povo era incapaz de cumprir-la, quanto mais um homem que vive sob as leis inscritas em si, ambas nos condenam!
Pelo que entendi, nem o autor entende assim. A salvação é ainda pelos méritos de Cristo, porém alguns homens tem temor de Deus, mesmo sem a revelação completa do "mistério", para usar o termo paulino.
Melquisedeque não só tinha temor como prestava culto ao mesmo Deus de Abraão. Tornou-se a origem da linhagem sacerdotal de Cristo e por consequência, nossa própria linhagem.
Abimeleque, apesar de Abraão pensar em princípio que não ele não tinha temor, teve temor e obedeceu tanto quanto Deus ordenou. Os companheiros de viagem de Jonas, atemorizados e rendidos ao Deus de Jonas, prestaram culto a ele. Mais tarde, a cidade de Ninive recebeu a palavra de arrependimento, e não o evangelho e Deus decidiu poupá-la.
Sou exclusivista também. Mas o que o autor está defendendo não é salvação sem Cristo e sim a salvação sem a revelação especial.
A revelação geral não é em si condenatória, o que condena o homem é não dar glória ao Deus vivo dado que recebeu a revelação geral. Isto porque, em seu orgulho, provê uma (falsa) salvação para si mesmo seja pelas obras, pela política, pela educação, pela ciência, pelo misticismo...
Para aqueles que não serão salvos, seja a geral ou a especial, ambas dão testemunho contra eles.
Para aqueles que serão salvos, tanto a geral ou a especial, dão testemunho em favor, afinal são os méritos de Cristo e não os nossos. No Grande Dia o testemunho será de que perseveramos em obediência à vontade de Deus, não porque não tenhamos falhado, mas porque os méritos são de Cristo e ele não falhou.
Nos conhecemos o plano de salvação pelo nome de Jesus Cristo. Talvez um indígena perceba a grandiosidade de Deus, perceba a lei moral e perceba sua incapacidade de cumpri-la. Eventualmente, este sujeito poderá se dar conta do risco e perceber que está nas mãos de Deus e que apenas a misericórdia divina poderia salva-lo.
Ele pode não saber o nome de Cristo, mas ele conheceu o Evangelho. O nome em si não é importante.
Digo mais, se o sujeito tiver consciência de sua pecaminosidade, se arrepender e passar a desejar realizar boas obras, ele terá recebido o Espírito Santo.
@@snowman_brazil muito bem pontuado, meu caro!
Quando eu disse que a lei geral nos condenam eu quis dizer, mesmo que eu tenha um senso de moralidade (inscrição divina) sem a graça de Deus será impossível deu cumprir-la plenamente. Logo, se eu não sou justo perante essa lei, estou condenado. Fez sentido?
Com isso, digo que sua posição em relação aqueles que não O conhecem como Cristo faz total sentido! Estes serão salvos em Cristo pois Ele os capacitou e predestinou para boas obras.
Eu não acredito que pessoas que nunca ouviram falar de Jesus possam ser salvas por moralidade de lei e etc, acho inclusive um tanto absurdo um cristão crer nisso sendo que a Bíblia diz que obras não salvam e a base dessa crença é justamente essa. Se sou salvo por obedecer a lei, logo eu sou serei salva por obras e isso não é o evangelho, é o total contrário dele.
Maa nao foi dito q é salvo pela lei. É pela fé
Tô ouvindo aqui ainda tá em 29 min o cara tá falando de romanos 1.
Me parece uma leitura idólatra do texto.
Onde o homem olha a natureza e sabe que alguém criou. Minha pergunta é quem criou? Como chegar diante de do verdadeiro Deus adorando outro?
Boa Noite. Isso faz parte do modo como Deus se revelou, esse tipo de REVELAÇÃO conhecida como UNIVERSAL ou GERAL (revelação que alcança a todos), pode ser a natureza, consciência e providência, a sua função não é salvar, mas tornar o homem indesculpável por não adorar ou buscar a Deus; ao contemplar a natureza gera perguntas, uma delas seria quem criou tudo isso, se negar a procurar o criador, já é o suficiente pra sua consciência reconhecer a existência de Deus, e nisso te tornar indesculpável, isso é melhor desenvolvido na Teologia Natural ou Lei Natural, uma vez que somos aquilo que adoramos, não me parece uma leitura idólatra Rm 1:18-27 pode ser um reflexo do Salmo 115, desde o AOP já reconhecia como um nonsense a criatura adorar algo que ela mesmo criou com as mãos, já no Salmo 115 mostra que já era uma característica única de Deus FALAR, e depois registrado em códigos linguísticos conhecido pelos humanos (as primeiras duas tábua que Moisés trouxe foi escrita pelo próprio dedo de Deus), e qual Deus se coloca como criador dos céus e da terra e tudo quanto nossos olhos contemplam ? o nosso Deus não se encaixa na visão de teogonia ou ontologia, ele é o Eu Sou.
No cap. 2:12-15 fala da consciência no caso os gentios, são julgados através da consciência, por que a lei de Deus está nos seus corações, quer acusando-os ou defendendo-os, de todo modo todos somos indesculpáveis, o que nos conduz a buscar a salvação que só encontramos na REVELAÇÃO ESPECIAL, Jesus Cristo ou a Escritura, a Escritura direciona para Cristo, nele alcançamos a salvação, remissão para nossos pecados. Quando adoramos outro deus, cria-se um conflito, então terá que ter uma pesquisa debate interno, na busca da Verdade, nessa busca podemos reconhece-lo o Logos, reconhecemos que ele é o único caminho, o único intermédio entre nós e Deus. Deus o Abençoe.
@@gutinhao9505 Eu entendo que as natureza da seu testemunho acerca do criador. Porém o homem corrompido pelo pecado ao se deparar com esse testemunho corre para longe de Deus.
"Não há quem busque a Deus."
"A fé vem pelo ouvir."
Lutero dizia que o único órgão ativo para a salvação é o ouvido.
Eu particularmente preso pela história da igreja, e vivo me perguntando onde isso estava na história? Será que os irmãos do primeiro século criam assim?
Minha teologia deve ser o mais parecido possível com a deles.
@@marcosaquino21 Mas, isso ocorre de todo modo, é a depravação total, isso não impossibilita ainda que corrompido e distorcido compreender, como se Deus fizesse algo que ele sabia que era ineficaz, fez algo mas não conseguiu atingir seu objetivo.
Eu particularmente acho que Lutero nisso está equivocado, assim como em várias outras coisas; a fé vem pelo ouvir, pode ter o sentido de que a fé vem pelo recebimento de uma transmissão da Palavra de Deus, mas não só por ouvir, é um dom de Deus, e não apenas ouvir do sentido de audição, vemos a parábola do semeador, aonde vários ouviram a palavra mas, nem todos tomaram atitudes que o fizeram ser boa terra, então o ouvir pode ser um dos modos de receber a transmissão da palavra de Deus, podemos ter fé também ao ler a Palavra. E me desculpe, não consegui compreender o que quis dizer no final...
Pra mim o inclusivismo diminui em muito o poder do evangelho e a mediação de Cristo, bem como a pregação do evangelho. Claramente a base bíblica é praticamente nula (enquanto no exclusivismo toda a base parte da Bíblia). O inclusivismo usa mais argumentos racionais do que bíblicos e claramente os inclusivistas deixam as suas emoções pelas pessoas influenciarem na sua visão sobre a depravação total e a salvação. Ao meu ver eles parecem amar mais os homens do que a Deus, pois rejeitam a mensagem clara da Bíblia sobre como as pessoas são salvas e optam por um outro caminho simplesmente por acharem a visão bíblica muito "cruel". Pra mim foi um podcast sobre o inclusivismo acima de todas as coisas.
Já ouvi ícone Calvinista falar esse absurdo, de que se fosse assim seria melhor as pessoas não ouvirem o evangelho. Só que no próprio Calvinismo é defendido a ideia de que Deus predeterminou que um determinado número de pessoas, ouçam o evangelho; porém predeterminou que as mesmas não o aceite, pois já separou as tais para o inferno.
Clark Pinnock é um teólogo que nega os atributos de onisciência e onipotência de Deus, portanto, não serve para embasar uma ideia de inclusivismo missionário.
Não entendi a relação, mas tudo bem. De todo modo, há formas de inclusivismo que remontam aos primórdios da era cristã com Justino, Clemente de Roma, Clemente de Alexandria, mas tarde com Zwinglio, Arminio, Wesley, C. S Lewis, Billy Graham, A. Strong, Millard Erickson
@@caike_hislumial, perfeito, com estes outros teólogos a questão do inclusivismo já pode ser melhor expressa. Já que o inclusivismo se coloca como ortodoxo, Pinnock não é ortodoxo, logo, não serve de base para uma teologia ortodoxa.
@@escalagrega Mano, isso é sofisma. O fato de eu não concordar com Calvino no que tange à Soteriologia, por exemplo, não significa que eu discordarei em absolutamente tudo.
@@caike_hislumial interessante seu ponto de vista, aqui a questão é: quando eu adoto o Teologia Relacional na minha estrutura de pensamento teológico, isto implica várias consequências em meus posicionamentos, inclusive minha visão missiológica, e quando adoto Pinnock (teólogo relacional) para fundamentar meu posicionamento já ultrapasso a orotodoxia, para muitos teólogos a Teologia Relacional deixa até de ser cristã. O campo da Teologia é muito mais restrito do que uma argumentação ou debate filosófico, onde faço citações de vários filósofos sem me comprometer com nenhum na minha visão epistemológica.
@@escalagrega de fato, o teísmo aberto é heresia. Contudo, não nenhuma relação entre a questão dos não-evangelizados e o teísmo aberto.
Me incomoda esse: “Deus sabe que a igreja não alcançaria…” isso é da cabeça dele.
Não entendi. Qual o problema?
Deus de fato não sabe?
@@caike_hislumial Deus sabe, nós não. Pressupor que Ele sabe que a igreja não vai alcançar, é algo que pelo menos eu não vejo na Bíblia, por isso disse que saiu da sua cabeça. Me parece meio Elias, “só ficou eu”, e Deus diz: opa tem uns 7.000 aí fiéis. Ao meu ver você atribui algo ao seu argumento que pode ser uma percepção sua (e de outros vários estudiosos) da realidade que não tem como se comprovar de fato.
Outro ponto a se pensar é igualar as crianças e os mentalmente incapazes, com adultos sãos, só porque esses adultos não foram “alcançados”…uma diferença básica seria toda a condição mental para reconhecer Deus e não fazê-lo e viver na prática do pecado e por isso são indescupáveis. Outro ponto, citar que alguns exclusivistas acreditam na salvação das crianças é diferente de citar que eles afirmam que isso será assim ou assado. Creio que onde a Bíblia para temos que parar, e lidar com isso!
@@rafaelramos4164 mano, isso é óbvio. Deus conhece o futuro contingente de maneira minuciosa e exaustiva. Logo, ele sabe que a igreja que a igreja não alcançaria todos os povos, é um fato.
@@rafaelramos4164 quanto ao segundo ponto. Eu digo o seguinte: se Deus age de maneira extraordinária com as crianças e débeis, pq Ele não pode fazer o mesmo com os adultos não evangelizados?
O que você diz acerca do exemplo que dei sobre aqueles birmaneses que morreram antes da chegada do missionário em 1817, contudo, nutriam a fé no Y,wa?
É muito simples , se o índio que não ouvir vai ser salvo...então não preciso fazer missões e não precisamos falar de missões e Jesus Cristo nos enviou atoa 😂
Essa falácia que vc disse esta respondida no podcast, ouve dnv
Tema muito instigante !!
👏🙏✝️
Acho essa teologia muito vaga, as bases biblicas quase nem citadas bem vagas também, dizer que universalismo é uma carta de amor é uma loucura maior ainda. Amo os debates teológicos mas as vezes me assusta um pouco, daqui a pouco chama o Ed Rene kivtz pra apresentar a teologia dele.
O assunto em si é "vago". Não nenhum "versículo prova" que baseie o Inclusivismo, nem tampouco, o exclusivismo.
Deus se revela, as pessoas podem enxergá-lo por intermédio das coisas criadas, providência, senso de moralidade e aspectos culturais. Se por ventura, ao ser assistido pela graça, o indivíduo decidir tributar glória à Deus mesmo que a luz que esteja recebendo seja não tão clara, ainda assim, Deus poderá salvá-lo.
Esse módus operandi se aplicou aos crentes pré messiânicos, as crianças que morrem antes da idade da razão e os mentalmente incapazes, porventura Deus não poderia utilizar o mesmo modus no que diz respeito aos não evangelizados?
Creio da mesmíssima forma que você no que tange às questões basilares e primárias da fé. Contudo, no que se refere a esta questão secundária específica, discordo. Pois, creio que em maior ou menor grau, Deus poderá salvar sim, alguém que não ouviu sobre a vida e obra de Cristo. A salvação ocorre única e exclusivamente por conta dos méritos de Jesus.
Quem és tu para criticar Paulo? E quem sou eu para criticar você? Hahaha. Meu entendimento é que Deus deu um pirulitão, tipo aqueles do Kiko, para Adão e Eva, eles chuparam até a metade, deixaram cair no chão, embrulharam novamente e passaram para o resto da humanidade. Deus na sua imença bondade de misericórdia, assim como um pai faz quando um filho pequeno está com dificuldades de abrir a embalagem, pega o doce da nossa mão e o abre, passa ao Filho mais velho para que esse lave o doce (com seu sangue) e nos devolva. Assim podemos desfrutar, por hora, um pirulito chupado pela metade, mas nosso Pai amado nos prometeu que quando Ele voltar do trabalho vai nos trazer um novinho que poderemos apreciar eternamente em sua companhia. Esse ato de carinho não foi feito com todos, apenas com seus filhos e filhas, alguns infelizmente irão chupar pirulito embrulhado e sujo para sempre, mas esse pirulito não foi o Pai quem nos deu e sim nossos irmãos Adão e Eva.
Ta bom esse texto ficou maior do que eu achei que ficaria. Desculpe haha. É só minha visão da coisa, o meu barquinho com certeza deve ter alguns furos teológicos, mas continuo remando para não afundar. Vamos juntos, aprendo muito com esse canal maravilhoso.
Essa figura que colocaram não tem nada a ver. Um nativo com Coca-Cola?!
É uma referência para poucos. Trata-se de um filme clássico. Chama-se "Os Deuses devem estar loucos" e é uma comédia sobre uma tribo que nunca havia tido contato com a civilização.
A garrafa de coca-cola vazia é algo completamente estranho para um nativo isolado. Tanto quanto o evangelho ou qualquer outra coisa cotidiana na civilização moderna. E como qualquer coisa ou fenômeno estranho, poderia ser compreendida como um fenômeno divino.
Na verdade, a referência é muito boa e tem tudo a ver. Eu ri só de ver a capa do vídeo. Nem me interessava pelo tema, mas ouvi só pela referência.
Recomendo muito o filme. Não tem como não gostar.
@@snowman_brazil já assisti também.
O deus de Israel nunca prometeu salvação, nunca falou de vida eterna. Como podem afirmar que no velho testamento a salvação era pela fé de YHWH? E os outros povos que não conheceram YHWH?
lembrando da afirmação de Jesus Cristo. "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam"; João 5:39
As poucas vezes que se falou de vida eterna no Velho testamento foi em profecias que apontavam para Jesus Cristo.
Olá Denis. Se você ler o antigo testamento vai perceber que sim, YHWH já falou sobre vida eterna e salvação muitas vezes. Usou vários profetas para falar suas palavras de arrependimento.
Ele falou através de Daniel sobre salvação e condenação:
Muitos dos que estão mortos e enterrados ressuscitarão, alguns para a vida eterna e outros para a vergonha e a desonra eterna.
(Daniel 12:2)
Ele usou Isaías para falar da Eternidade e poder Supremo:
“Desde toda a eternidade, eu o sou; não há ninguém que possa livrar da minha mão; quando faço, quem poderá desfazer?.”
(Isaías 43:13)
Sobre quem não conhece YHWH, Ele vai agir da maneira justa e sublime, Ele ama sua Criação e a certeza que temos é que devemos confiar e o obedecer. Ele colocou um senso de eternidade em todos os seus filhos e filhas como disse Salomão:
"E, no entanto, Deus fez tudo apropriado para seu devido tempo. Ele colocou um senso de eternidade no coração humano, mas mesmo assim ninguém é capaz de entender toda a obra de Deus, do começo ao fim."
(Eclesiastes 3:11)
Ele livra quem o ama:
“Livrarei aquele que me ama, protegerei o que confia em meu nome. Quando clamar por mim, eu responderei e estarei com ele em meio às dificuldades; eu o resgatarei e lhe darei honra. Com vida longa o recompensarei e lhe darei minha salvação”.
(Salmos 91:14-16)
@@luanapontes6220
Pois foi o que eu disse na sequencia e usei JOAO 5:39 para afirmar que o que se fala de salvação no velho testamento é profecia acerca de Jesus Cristo.
Salomão que era conhecido como o homem mais sabio de toda a terra afirmou "Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?
Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?
Eclesiastes 3:21,22"
Mesmo com seu contato direto com YHWH ele não tinha esperança nenhuma e se considerava na mesma condição de um cão, os dois iriam para o pó e conclui dizendo a frase que todo homem sem Cristo diz "aproveite cada segundo pois só se vive uma vez".
Ele livra o que ama? Ele entregou o povo de Israel a outras nações e os matava sem misericórdia quando ficava irado. A salvação de YHWH era limitada a essa vida. Salvação da carne para uma morte na carne, nada além disso.
@@luanapontes6220 YHWH agindo de maneira justa e sublime, tá de brincadeira?
@@denisperes57 Vejo que você realmente percebe a severidade do juízo do Deus bíblico. Pensar sobre as mortes que ocorreram nas histórias bíblicas e a condenação do inferno causa profunda sensação de incômodo.
Paulo foi um judeu que se converteu a Cristo e teve muitas lutas no seu ministério, ao pregar Jesus, ele sentiu dificuldade tanto com os judeus como com os gentios (pessoas de outras religiões). Os judeus só criam no Pai e os gentios em vários outros deuses. Paulo disse:
"Pois os judeus pedem sinais, e os gentios buscam sabedoria. Assim, quando pregamos que o Cristo foi crucificado, os judeus se ofendem, e os gentios dizem que é tolice. Mas, para os que foram chamados para a salvação, tanto judeus como gentios, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus." (1Co 1:22-24)
Como um cristão ama a Deus vendo todas as passagens bíblicas que falam de destruição, morte etc? Porque lemos a bíblia e somos convencidos do pecado, do juízo e da justiça pelo Espírito Santo.
Todas essas passagens de fogo, destruição e guerras tem contexto, Deus enviava profetas para falar da justiça de Deus para o povo e como resposta eles matavam os profetas e escarneciam do seu sangue derramado, todo juízo desempenhado por Deus tem como critério a sua justiça em meio a longa decorrência de crimes e pecados cometidos. Deus é amor mas também é justiça.
O Evangelho fala sobre justiça, justica feita e validada por Deus e não por nós humanos. Não é um conto de fadas é a história de Deus para a humanidade. A humanidade e a permanecer pecando todos os dias e Deus sabe disso por isso ele enviou seu Filho. Deus se fez carne, Jesus se fez sacrifício para que todo aquele que nele crer seja salvo. Esse é o Evangelho, essa é a mensagem de salvacão.
Muito fraco o argumento inclusivista , não se sustenta.
Refute os argumentos, meu irmão.
Quais são os argumentos exclusivista? Os textos que "falam por si"?
Fraco? Contraponha os argumentos