Os Lusíadas (Luís de Camões) 🇵🇹 | Tatiana Feltrin

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 20 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 277

  • @tatifeltrin
    @tatifeltrin  2 роки тому +103

    📚 Este livro faz parte do desafio 12 Livros para 2022!
    Para saber quais serão os próximos, vejo este vídeo: ua-cam.com/video/D84xAEURlo4/v-deo.html
    Bom domingo a todos! :)

    • @anacarolinadasneves3301
      @anacarolinadasneves3301 2 роки тому +1

      Tati, tudo bem? Te acompanho e acho maravalhosae o conteúdo impecável. Comecei a ler Alamut e de forma ousada, lhe indico. Gostaria muito de ver um vídeo seu sobre a obra!

  • @MrEmanuelMoreira
    @MrEmanuelMoreira 2 роки тому +235

    Sigo-te desde 2011 (sou português e é o meu primeiro comentário). Foi impecável. 🫶🏻 Obrigado por leres e falares de “Os Lusíadas”. Alguém o faça! 😄

    • @licamelo5633
      @licamelo5633 2 роки тому +10

      Igual no Brasil. E a nossa língua é a mais linda do mundo. Abraços

    • @fabiolimadasilva3398
      @fabiolimadasilva3398 4 місяці тому

      Sou brasileiro. Estudamos os Lusíadas na escola.

  • @JoaoPedro-oi7yr
    @JoaoPedro-oi7yr 2 роки тому +337

    Acompanho-te desde Portugal e, é muito interessante ver alguém de fora falar desta obra... Aqui "Os Lusíadas" são matéria obrigatória na escola desde muito cedo. Apesar de ser ensinada de forma gradual, não é fácil para adolescentes conseguirem entender a importância do livro. A obrigatoriedade desde de cedo de uma leitura tão pesada acho que cria um "trauma" coletivo em relação a este livro e até a sua banalização (apesar de que assim, pelos menos é garantido que todos os portugueses têm conhecimento da existência do livro). Enfim, por isso achei interessante ouvir falar d'os Lusíadas outra vez 🙂

    • @emersonpires8312
      @emersonpires8312 2 роки тому +23

      Aqui no Brasil obrigatório ler essa obra, por conta disso sabemos da sua existência.

    • @fernandagiffoni5114
      @fernandagiffoni5114 2 роки тому +16

      De fora? Somos do Brasil! Também estudamos Os Lusíadas.

    • @nathanesm
      @nathanesm 2 роки тому +22

      Também é estudada por aqui essa obra. Acontece isso com alguns autores no Brasil. A forma como a escola cobra a leitura não é tão satisfatória, o adolescente não assimila bem. Muitos só passam a gostar depois de adultos. Abraços.

    • @emersonpires8312
      @emersonpires8312 2 роки тому +5

      @@nathanesm verdade, fiquei super traumatizado por Machado de Assis. Agora que sou adulto continuo evitando....

    • @iyamarina1574
      @iyamarina1574 2 роки тому +12

      @@emersonpires8312 Obrigatório? Era, se for. Ou numa faculdade de Letras. Na minha escola eu não lembro 1 citação sequer desse livro; foi um ensino péssimo em Literatura, como é em 90% das escolas.

  • @danvenceslau5818
    @danvenceslau5818 2 роки тому +149

    O que mais me impressiona em “Os Lusíadas” é a força poética. O texto é de uma beleza absurda, o leitor de Língua Portuguesa tem um joia nas mãos. Livraço!!

    • @VoltaireMM
      @VoltaireMM 2 роки тому +5

      A maior especialista mundial de Luís Vaz de Camões, tanto na lírica como na épica, é a Professora Maria Vitalina Leal de Matos, catedrática jubilada da Faculdade de Letras de Lisboa. Há várias obras dela editadas em Portugal, mas não estou certo se estarão disponíves ao público brasileiro. São obras de uma profundíssima análise que merecem ser lidas. Creio que consegue obtê-las através da amazon. Um abraço de Lisboa e boas leituras!

  • @marianacostapinto9894
    @marianacostapinto9894 2 роки тому +81

    Em Portugal, os estudiosos também dividem em quatro planos: Plano da História, Plano da Viagem, Plano Mitológico e Plano das Reflexões do Poeta.

  • @roangelus2487
    @roangelus2487 2 роки тому +30

    Sou brasileira e vivo em Portugal a 17 anos e sugiro a todos quantos puderem vir a Portugal visitar os túmulos de Camões e Vasco da Gama q estão no Mosteiro dos Jerónimos em Lisboa, e os túmulos de Pedro e Inês que estão no mosteiro de Alcobaça! Enriquecedor!

    • @Solek95
      @Solek95 3 місяці тому

      Vale lembrar que o único livro autografado dos lusíadas fica no Brasil.❤

  • @josenunesdacosta1781
    @josenunesdacosta1781 2 роки тому +66

    Os Lusíadas é livro base para entender nossa língua.

  • @theresaveratti278
    @theresaveratti278 2 роки тому +90

    Meu Deus, como pude demorar tanto pra "descobrir" esse canal. Tatiana Feltrin é espetacular.

    • @eliel.5985
      @eliel.5985 2 роки тому +5

      é a melhor do "ramo". ninguém supera.

    • @eduardodaniloferreira8774
      @eduardodaniloferreira8774 2 роки тому +3

      O pior é que eu achava ela chata e seus vídeos longos me assustavam. Evitei muitos vídeos dela. Sempre que aparecia eu ia para outros. Só vi dois ou três vídeos dela, quando queria uma resenha de um livro específico, e não via "melhor opção". Agora, porém, me vejo apaixonado

  • @BtsQuo
    @BtsQuo 2 роки тому +43

    Esse:
    "Vós poderoso rei, cujo alto império
    O sol logo em nascendo ver primeiro
    Vê o também no alto do hemisfério
    E quando morre o beija derradeiro."
    É um louvor ao tamanho do reino português, que ao nascer já o encontra no Oriente, na China, Japão, Índia. Depois o encontra no Alto do Hemisfério em Portugal propriamente e por fim quando vai morrendo encontra ainda o Brasil. 🥰

  • @joaoluisnobrega1900
    @joaoluisnobrega1900 2 роки тому +63

    Bom dia, terminei de ler Sapiens, Yuval Noah Harari e Metamorfose Franz Kafka, estou lendo O Tempo E O Vento parte 1, Érico Veríssimo, boas leituras Tati e Tlt.

    • @lusianapaivadosreys2203
      @lusianapaivadosreys2203 2 роки тому +8

      Tb estou lendo o tempo e o vento. Maravilhoso!

    • @joaoluisnobrega1900
      @joaoluisnobrega1900 2 роки тому +4

      @@lusianapaivadosreys2203 Estou no vol. 2 cap 3,. Vol 1 👏👏👏👏👏. Boa leitura.

    • @maisinscritosbrasil
      @maisinscritosbrasil 2 роки тому +1

      Tambem terminei Sapiens, tens um dias...

    • @marciaprof.8353
      @marciaprof.8353 2 роки тому +3

      Eu li o Sapiens, confesso que senti minha vida se esvaindo enquanto lia. Não gostei.

    • @ozi744
      @ozi744 2 роки тому

      @@marciaprof.8353 É livro para materialista

  • @rosangeladr
    @rosangeladr 2 роки тому +4

    Há tempos ouvi um comentário sobre as navegações portuguesas, no qual a pessoa dizia que o passar pelo Cabo das Tormentas equivaleu a conquista do homem ao pisar na lua. Nós realmente não percebemos o tamanho dessas conquistas, e isso, creio eu, devido ao distanciamento do tempo e aos avanços que vivemos.

  • @janaina8200
    @janaina8200 2 місяці тому +1

    Acho importante dizer que o livro foi escrito em língua portuguesa numa época em que o latim era a língua culta, erudita. O livro é uma exaltação a língua portuguesa, e isso foi pioneiro para a época.

  • @JulianaLiraLiteratura
    @JulianaLiraLiteratura 2 роки тому +3

    Eu passei a amar Os Lusíadas depois de mais velha. É muito lindo, as imagens criadas por Camões ficam na sua cabeça mesmo depois de muito tempo que você lê, é impressionante. Queria tanto essa edição da Nova Fronteira, mas está esgotada há um tempo :(

  • @mariadefatimal.pereira4080
    @mariadefatimal.pereira4080 2 роки тому +15

    Estava ansiosa por esse vídeo. Lembro que mi esse livro na faculdade e, depois de ler o primeiro canto, fiquei com duas opções: abandonar a leitura porque não entendi nada ou começar de novo, com outra estratégia. Felizmente escolhi a segunda opção e, com um atlas, um dicionário, um livro de história de Portugal e um livro de mitologia, comecei de novo. Livro sensacional! Obrigada pela resenha, Tati !!!

  • @r.c.7793
    @r.c.7793 Рік тому +6

    Melhor edição é a comentada, da editora Concreta, com todas as estrofes parafraseadas e todas as explicações mitológicas, históricas, literárias etc. ali, juntinho do poema! Sem necessidade de correr ao dicionário ou à internet!

  • @Mayara201084
    @Mayara201084 2 роки тому +10

    No primeiro semestre desse ano eu fiquei simplesmente obcecada pelas biografias de D. Pedro, D. Leopoldina e D. Pedro II do Paulo Rezzutti. Nessa pegada resolvi ler Os Lusíadas e que grata surpresa eu tive. Obra belíssima. Vale muito a pena todo o esforço dedicado à leitura.

  • @memotecnia
    @memotecnia 2 роки тому +20

    Apenas para compartilhar minha experiência, recentemente li dois livros da trilogia de Jakob Wasserman: O processo Maurizius e Etzel Andergast, o terceiro ainda não foi traduzido, que é A terceira existência de Joseph Kerkhoven. O autor é pouco comentado, mas considero que vale a pena conhecê-lo. Estou lendo agora Moll Flanders de Daniel Defoe e depois lerei Os noivos e Diário de um pároco de aldeia. Não leio tanto quanto a Tatiana, porém já tivemos leituras em comum. Há dez anos atrás decidir que iria me tornar um bom leitor e o esforço tem sido recompensado, pois não é fácil para quem tem de trabalhar durante o dia e ainda arrumar tempo para ler. Infelizmente o ensino público não me motivou a ser um leitor, aos poucos fui descobrindo essa necessidade de herdar as grandes obras e pelo menos contemplar esse grande diálogo entre as várias gerações e culturas do mundo.

  • @licamelo5633
    @licamelo5633 2 роки тому +7

    Tive um ótimo professor de literatura. Lemos Os Lusíadas e tive que pesquisar a obra na biblioteca da capital, ou seja, o professor fez eu viver uma aventura inesquecível até para descobrir onde achar a obra. Eram tempos sem internet, então tdo era fantástico na busca do conhecimento. Quem não viveu essa época não sabe o que é lutar por conhecimento em plena Amazônia. Bons tempos de uma obra e de um professor que poucos tiveram a oportunidade de ter na Escola publica brasileira 👍🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  • @emanuellyvaz439
    @emanuellyvaz439 Рік тому +2

    Onde estudei, essa obra foi introduzida aos alunos desde o 8° ano do ensino fundamental. Pude conhecer com mais detalhes durante a 1° série do ensino médio. Foi muito prazeroso.

  • @joycefabriciaaraujo9364
    @joycefabriciaaraujo9364 2 роки тому +6

    Estive em Portugal mês passado. Fui à livraria, peguei "Os Luísadas", folheei a obra e tive a percepção que eu não seria capaz de entendê-la. Agora, após assistir o vídeo, o arrependimento veio à tona.

    • @wesleymotogp1700
      @wesleymotogp1700 Рік тому

      Joice vc já assitiu o filme " a sociedade literária e a torta de casca de batata?" é ' ou " ? se vc ja leu o livro e assistiu o filme por favor pode me explicar como funciona a diferença? eu nunca li.

  • @cristian326771
    @cristian326771 2 роки тому +14

    Bora conhecer os Lusiadas... Bom dia para vocês

  • @Jehsoyer
    @Jehsoyer 2 роки тому +9

    Eu fico impressionada com o trabalho que você faz. Eu sempre tive trauma de Os Lusíadas por causa da escola e sua empolgação pra falar dessa obra já me deixou muito animada para lê-la. Obrigada Tati!

  • @vascocarneiro7450
    @vascocarneiro7450 2 роки тому +29

    Ler Os Lusíadas é como ler um livro de aventura. Pena ser tao mal ensinado nas escolas. Abraço de Portugal 🇵🇹

    • @Elysberto74457
      @Elysberto74457 9 днів тому

      Eu tenho a impressão de que ensino de literatura, mas atrapalha do que ajuda os alunos a gostarem de literatura clássica ou qualquer outro tipo. Na alemanha acontece a mesma coisa (pelo o que ouvi falar) com clássicos como Goethe, Schiller e Hoffmann, os alunos criam uma aversão por estes autores.
      Eles não ensinam a apreciar a beleza, a forma dos textos poéticos. E sim, uma tecnicalidade tosca e fútil. Mas pelo menos serve p'ra os alunos saibam quem eles são. Aqui no Brasil, se você sair perguntando quem é Olavo Billac, Álvares de Azevedo, Gonçalves Dias por exemplo: ninguém sabe

  • @luananandi5122
    @luananandi5122 2 роки тому +6

    Sobre os Lusíadas, comprei uma edição ilustrada lindíssima da editora Abril, que para minha surpresa veio até lacrado rsrsrs
    Logo que terminar Metamorfoses vou para ele .
    Para que quer uma ajuda para entender tem aulas detalhadas do professor Jorge Miguel, aqui no UA-cam.

  • @OGarrancho
    @OGarrancho 2 роки тому +6

    Excelência, Táti, esse é teu nome! Parabéns, parabéns! Sou prof de literatura e sei da importância dessa obra, que é monumental. Adorei!

  • @Gabrielagabig
    @Gabrielagabig 2 роки тому +4

    Achei uma bela fala sobre este livro tão importante da literatura portuguesa. Gostei muito do canal e seguirei acompanhando.

  • @deia_silveira
    @deia_silveira 2 роки тому +12

    Bom dia!!!
    Ganhei uma edição de "Os Lusíadas" , 1999, Ed BIBLIEx, capa dura, lindíssima. Há um tempo está na lista dos livros a serem lidos. Compromissos profissionais, rotina de trabalho vão atrasando o andamento das leituras, esse atraso é diretamente proporcional ao estímulo que recebo de cada vídeo assistido.
    Agradeço pois mesmo devagar e sempre, você me faz manter firme o hábito de leitura.
    Um bom domingo e uma ótima semana a todos.

  • @Gabrielli.Junkes
    @Gabrielli.Junkes 2 роки тому +30

    Bom dia, Tati! Lá vamos nós encaixar mais uma leitura nas milhões previstas até o fim do ano por conta de vídeo seu 😂

  • @klebiojunior3509
    @klebiojunior3509 2 роки тому +5

    Li recentemente pra faculdade de letras. Muito bom ver, não só o livro, mas todo o contexto por trás que a Tati sempre busca repassar para os inscritos

  • @Ninguém.realmente
    @Ninguém.realmente 2 роки тому +4

    Os Lusíadas me traz grande vislumbre, assim como Divina Comédia. Contudo, a dificuldade é a mesma em relação a leitura: a preguiça colossal de consultar o dicionário. Mas, tenho a esperança de recomeçar ambas às obras e, de fato, terminá-las rsrs

  • @hugoaragao8350
    @hugoaragao8350 2 роки тому +19

    Mulher, entenda, você é maravilhosa.

  • @oslivrosdonossobairro5286
    @oslivrosdonossobairro5286 2 роки тому +11

    Amei, obrigada! Abraço de Portugal😘

  • @coverdale1990
    @coverdale1990 2 роки тому +18

    Um dos melhores vídeos do canal! Já li alguns cantos dos Lusíadas, mas ler o livro inteiro é um dos meus projetos para o futuro. No momento estou lendo Decamerão. Adoraria te ver falando sobre este clássico também. Beijos Tati!

    • @imcida
      @imcida 2 роки тому +1

      Boccaccio 🤍 queria muito ver a Tati comentando das estripulias que Calandrino sofre

    • @Lfcm15
      @Lfcm15 2 роки тому +2

      Li Decamerão ano passado, que delícia aquelas novelas.

  • @familialimahs
    @familialimahs 2 роки тому +27

    O tanto que vou voltar a esse vídeo nos próximos 5 anos não está escrito! 😂 Vou usar muitas referências desse para montar as aulas das crianças aqui em casa. Desde já coleciono leituras de apoio a respeito desse poema para montar o currículo de estudo deles. Aliás, que bela edição antiga!!! Tomara que seja editado em breve. 🧡 Obrigada por esse vídeo, Tatiana!

    • @VoltaireMM
      @VoltaireMM 2 роки тому +1

      Há muitas obras dedicadas ao ensino dos Lusíadas às crianças e jovens, da Porto Editora. Recomendo "Os Lusíadas de Luís de Camões: Contados às Crianças e Lembrados ao Povo", de João de Barros. São obras - todas elas - de um sublime grafismo muito do agrado de miúdos e graúdos. Abraço de Lisboa.

  • @janjs232
    @janjs232 2 роки тому +6

    Bom dia! Tati, que delícia de aula! Fez-me lembrar muito a minha professora de Literatura Brasileira e Portuguesa na faculdade! ❤ (comentando enquanto assisto)

  • @raphaelsanchesdesimone7895
    @raphaelsanchesdesimone7895 2 роки тому +2

    Easter egg: D. Pedro II possuía uma edição d'Os Lusíadas, que provavelmente, teria sido usada pelo próprio Camões, e que levou ao seu exilio, dando depois à Biblioteca Nacional.

  • @maeducacionalalanofaraujo6918
    @maeducacionalalanofaraujo6918 2 роки тому +5

    Bom dia!!! Um bom café, boa companhia e uma epopéia sem comparação!!!
    Camões é o nosso Homero, Os Lusíadas é a nossa Odisseia, que canta os efeitos do povo que singrou os mares nunca dante navegados.
    Um clássico, uma epopéia que deve ser lida e relida por todos, pois a sua beleza estética e formidável.
    Ps: existem vários vídeos aqui no UA-cam que mostram as dificuldades técnicas de se fazer essa viagem, não só por conta da tecnologia das velas na época, mas também como os ventos e as correntes, em determinadas épocas do ano, podiam atrasar durante meses a circum-navegação do continente africano e a chegada a Índia.

  • @liviafaria423
    @liviafaria423 2 роки тому +3

    Quando fiz faculdade de letras, meu primeiro texto, meu primeiro livro e primeiro trabalho foram sobre "Os Lusíadas" e guardo com muito carinho esse texto pq me emocionou com sua beleza, com sua força. Através dele veio um interesse maior em descobrir e conhecer mais da literatura portuguesa.

  • @isabelapires90
    @isabelapires90 2 роки тому +4

    Nunca li Os Lusíadas, mesmo a escola indicando todos os anos, e imaginava uma coisa completamente diferente. Não sei o porquê, mas agora achei super interessante.

  • @Sara-xu6ww
    @Sara-xu6ww 2 роки тому +5

    Olá, estou atrasada na visualização dos seus vídeos pq estive de férias, entre outras coisas q acontecem na vida. Mas estou inscrita no seu canal faz um século 😉do tempo dos vídeos na cozinha da casa da sua mãe e a musiquinha do vizinho😁. Sempre dou aquele Like. Desde essa época, já faz uns quinze anos segundo vc mesma disse, o seu trabalho é sempre em crescendo, o céu é o limite. Vc está imbatível e o seu trabalho é simplesmente magnifico. Depois de vc, surgiram muitos mais Booktubers, mas Tatiana Feltrin, é Tatiana Feltrin e ponto. Não sei se tem noção, mas para muitos portugueses que assistem aos seus vídeos, vc é a outra face do Brasil. O Brasil culto, inteligente, perspicaz, sem dogmas e que não passa na TV. Pode olhar para o espelho, e pensar "Caramba Tatiana, vc tá fazendo um baita dum trabalho, não só pela literacia, mas tb pela imagem desse seu Brasil". Parabéns e um muito obrigado por todos os livros fantásticos que li por sua culpa ❤ from Portugal

  • @marialuciaguimaraesmartins3413

    Sensacional. Amei esse vídeo do começo ao fim. Estou começando a ler Os Lusiadas, junto a um livro de apoio e reconheço que é uma leitura difícil, mas assistir esse vídeo me inspirou muito. Um vídeo perfeito em todos os sentidos, o que inclui além da transmissão de conhecimentos, muita sensibilidade. Mais do que parabéns! Tive poucas professoras como você, Tatiana (e fiz curso de Historia).

  • @claudia.sousa0611
    @claudia.sousa0611 2 роки тому +10

    Bom dia. Obrigada Tati por trazer-me um novo olhar para essa obra canônica. Li esse livro qd fiz universidade. Acho que não tinha maturidade ou bagagem suficiente para compreendê-lo e apreciá-lo. Sem contar que ler por obrigação é diferente de ler por espontânea vontade. Depois do vídeo darei uma nova chance a Camões.

  • @Salgadelli
    @Salgadelli 2 роки тому +5

    Adoro Os Lusíadas e achei excelente sua leitura da obra. Obrigado, Tatiana!

  • @pat6050
    @pat6050 2 роки тому +7

    Vídeo épico. Deu vontade de ler os Lusíadas imediatamente!. Bom domingo Tati e amigos do TLT. ✌️😘

  • @leticiabueno9432
    @leticiabueno9432 2 роки тому +5

    As edições do Clube de Literatura Clássica são muito lindas, comecei a assinar o clube depois que você disse que assinava 😍

  • @luisgavancha9342
    @luisgavancha9342 2 роки тому +3

    Que video bom!! "Os Lusiadas" foi o primeiro poema publicado na lingua portuguesa tal qual é falada nos dias de hoje. É toda uma história de todos os paises lusófonos que começou a partir dai.

  • @andre7206
    @andre7206 2 роки тому +7

    Tenho extrema dificuldade em epopéia. Até hoje a única que consegui ler e compreender todos os trechos da obra foi Jerusalém Libertada.

  • @Barao321
    @Barao321 2 роки тому +2

    Esse livro dos Lusíadas é uma relíquia meus parabéns pela visão so de vê-lo, difícil mente mesmo em Portugal isso é uma miragem se não mesmo uma aparição..

  • @ANAP89
    @ANAP89 2 роки тому +2

    Tatiana e suas resenhas de Domingo completam meu dia. Só me arrependo de não ter conhecido o canal há mais tempo

  • @joycenayane7196
    @joycenayane7196 2 роки тому +5

    Bom dia povo! 💞

  •  2 роки тому +5

    Super aula sobre Camões com a Tati!!

  • @BtsQuo
    @BtsQuo 2 роки тому +6

    Esse era a leitura dos 12 livros o que eu estava mais ansiosa 😅

  • @josevictor8583
    @josevictor8583 2 роки тому +3

    Esse trecho que começa em 37:15 e termina em 38:00 me fez refletir sobre as viagens espaciais e os esforços recentes pela colonização de marte, são inegáveis os paralelos entre as grandes navegações e os projetos ainda embrionários da humanidade de ocupar o planeta vermelho, ao mesmo tempo, são legítimas muitas das críticas à existência dos programas espaciais atuais, afinal de contas, porque gastar tantos recursos em algo tão distante sendo que estamos cheios de problemas na terra? Só que dessa vez o ímpeto explorador que prossegue apesar das críticas não se limita a uma única nação ou continente. Como disse Mark Twain, "A história não se repete, mas ela frequentemente rima", eu só espero que o futuro não rime com algumas das coisas que aconteceram logo depois das grandes navegações.

    • @Sara-xu6ww
      @Sara-xu6ww 2 роки тому

      A grande diferença é que o pessoal que vai para o espaço sabe o caminho e o que vai encontrar, ou pelo menos uma ideia do que vai encontrar. Os portugueses partiram para o total desconhecido. Faça uma experiência, vá para um lugar q vc desconheça com GPS, e depois escolhe outro lugar, tb desconhecido para vc, mas vá com os olhos vendados. A diferença é "monstruosa". Apena duas coisas em comum, a curiosidade e o sonho. Mas estou totalmente de acordo com vc qd diz que espera que não aconteçam algumas das coisas que aconteceram depois das grandes navegações e ainda n pararam de acontecer, com muita dor minha, e de muitos outros seres humanos de bem.🌷🌷Adoro tulipas, essas são pra vc em sinal de paz e com o desejo muito forte que os povos deste planeta lindo, q estamos a fazer o favor de estragar, vivam em harmonia e amor, e já agora que a humanidade n vá estragar mais planetas com as suas guerras estúpidas, nojentas, e moralmente obscenas.

  • @fabizabr
    @fabizabr 2 роки тому +4

    Tenho essa edição do CLC e não tinha em vista ler Os Lusíadas, mas seu vídeo me deu um baita estímulo pra tirá-lo da estante e me aventurar. Bom domingo Tati!

  • @josianealbino1300
    @josianealbino1300 2 роки тому +29

    A notificação que anima meu domingo❤️❤️❤️❤️❤️

  • @amandapaiva3774
    @amandapaiva3774 2 роки тому +8

    Obrigada Tatiana pelo excelente trabalho! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @wanderbedits
    @wanderbedits 7 місяців тому

    A aula do prof. Monir é fantástica!
    A sua tbm, muito obrigada Tati!

  • @LucasBatistaAndrade1
    @LucasBatistaAndrade1 2 роки тому +10

    As armas e os barões assinalados,
    Que da ocidental praia Lusitana,
    Por mares nunca de antes navegados,
    Passaram ainda além da Taprobana,
    Em perigos e guerras esforçados,
    Mais do que prometia a força humana,
    E entre gente remota edificaram
    Novo Reino, que tanto sublimaram;
    Não sou o maior entusiasta da literatura lusitana como um todo, acho que nós, brasileiros, produzimos obras em maior número e infinitamente melhores. Mas Camões é aquela grande exceção. Épico!

    • @tinagoldsteinscamander
      @tinagoldsteinscamander 2 роки тому +1

      Eu amava o Eça de Queiróz. “O Primo Basílio” me deixou descabelada, hahahahahahahahahah. “Os Lusíadas” exige uma bagagem cultural absurda para a gente conseguir acompanhar, mas vale o esforço para quem estiver interessado(a).

    • @Sara-xu6ww
      @Sara-xu6ww 2 роки тому +1

      Meu querido você está muito longe de conhecer todos os escritores/as que existem em Portugal pq n sua maioria n são divulgados no Brasil. Enquanto nós, se assim o quisermos, temos facilmente acesso ao que se produz no Brasil o contrário não acontece. Agora se vc acha a literatura brasileira infinitamente melhor que a portuguesa, eu acho q a nossa é bastante superior. Talvez, porque eu me identifico mais com ela, do que com a brasileira, pode ser uma das razões. Normal. Na verdade, eu acho muito estúpido comparar as literaturas entre países. Muita coisa está envolvida, por exemplo depende bastante da sua cultura e da sua educação, entre outra variáveis, de forma que n existe a literatura do país X é melhor que a do país Y. Se vc pensa que têm obras em maior número, lembre-se que Portugal existe desde 1143 e a nossa produção literária (O Trovadorismo: cantigas de amor, de amigo de escárnio e maldizer, séc. XII a XV) começou muito antes do Brasil ser uma ideia ou sonho de alguém. Nós produzimos muito mais do q vc pensa. A taxa de alfabetismo é maior em Portugal, logo n faço ideia quem produziu ou quem produz mais, no final das contas vale é a qualidade e n a quantidade. O que vc escreveu mostra bem a sua ignorância sobre a História Portuguesa e os Portugueses e Portugal e a produção literária deste país. Não basta ler os Lusíadas, para pensar q sabe tudo sobre nós. Não sabe, nem de perto, nem de longe, somos muito antigos, já produzíamos coisas antes do Grande Camões, e bastante. E sim, nós sabemos muito bem da "raivinha" que uma infinidade de brasileiros sentem contra Portugal, mas isso deve-se mais uma vez há ignorância provavelmente provocada e promovida pelos anos e anos de mentiras que os vossos governos contaram sobre os portugueses e Portugal. Mas podem continuar com essa soberba, que são melhores e maiores, pq isso está, só e apenas, na vossa cabeça e o Brasil não é o mundo.
      Olha, já pensou pq os Norte Americanos não dizem mal do Reino Unido e admiram a monarquia Inglesa? Afinal foram eles os primeiros colonizadores daquelas paragens, tb habitavam no território muitas tribos indígenas q eles dizimaram e não se misturavam, tb houve muitíssimo tráfico de gentes de África, infelizmente. Pense bem na resposta, pq ela está à sua frente, mas duvido q vc a veja. O mundo inteiro sabe a resposta, e vc tb sabe, mas custa muito enfrentar a verdade. E n a culpa n é nossa, é vossa. Há 200 anos que estão por vossa conta e risco. Essa retórica está gasta. Apostem na educação muito, muito, muito, , automaticamente o país vai começar a mudar.
      Com os melhores cumprimentos

  • @martocasp
    @martocasp 2 роки тому +2

    Incrível aula! Estudei os Lusíadas em uma escola privada em SP (Colégio São Luís), com um excelente professor de literatura! Incrível obra do gênio Camões.
    (Na época, adorei a parte de Inês de Castro e do velho do Restelo).
    Adorei o bom humor da apresentadora!😄😄 "no topo de um cume"? Kkkkk
    Vídeo gostoso de assistir!

  • @michelemeneghetti7669
    @michelemeneghetti7669 2 роки тому +7

    Vídeo espetacular! Parabéns!

  • @drarafaelle.skniess
    @drarafaelle.skniess 2 роки тому +5

    Sempre irretocável em suas análises 👏🏻

  • @lauriaprotasio
    @lauriaprotasio 2 роки тому +3

    Ai, q legal ver Tatiana comentando um classicão como os Lusíadas ❤️

  • @Adriana.Alvarenga
    @Adriana.Alvarenga 2 роки тому +3

    Obrigada por essa aula!! 📖 🇵🇹 🛶 🏛🌏

  • @ot4viordg
    @ot4viordg 2 роки тому +6

    Aquele domingo aprendendo sobre uma grande obra e contexto histórico 👏🏼

  • @fabianasimoes5625
    @fabianasimoes5625 2 роки тому +3

    As suas resenhas são aulas completas. Impecável Tati!

  • @marcusvaleriosantos1208
    @marcusvaleriosantos1208 2 роки тому +3

    Excelente! Creio que essa palavra diz tudo e não há mais o que dizer!

  • @luananandi5122
    @luananandi5122 2 роки тому +2

    Tati quando assisti o seu vídeo da Eneida, não entendi nada, do quanto essas obras passaram longe da minha vida rsrsrs.
    Mas a sua paixão em falar me fez ir atrás, pesquisei , comprei os livros tanto da Eneida quando Ilíada e Odisseia ... E me apaixonei ♥️ Eu só tenho a agradecer

  • @tourliterario
    @tourliterario 2 роки тому +8

    Bom dia, Tati! Já quero ler Os Lusíadas ❤

  • @VoltaireMM
    @VoltaireMM 2 роки тому +2

    O maravilhamento da leitura da obra camoniana, na sua dimensão épica e lírica, é algo que toca o sobrenatural, porque o que nos deixou escrito é eterno. Ficamos perplexos e sem palavras quando o lemos. A Professora Maria Vitalina Leal de Matos, Catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem uma vasta obra publicada e é hoje considerada a maior especialista mundial em Luís Vaz de Camões. É pena que não se encontra disponível nas livrarias do Brasil, mas sempre poderá ser adquirida através da amazon. O longe também se faz perto.

  • @veravera9979
    @veravera9979 2 роки тому +4

    Tati, "viajo" com as suas resenhas, melhor que isso só os livros mesmo, parabéns 👏 minha lista leitura só aumenta 😊

  • @nevittoncostta
    @nevittoncostta 2 роки тому +6

    Essa menina é um fenômeno!

  • @walterluisjorge9772
    @walterluisjorge9772 2 роки тому +4

    Excelente vídeo e apresentação dessa obra magnífica. Parabéns!

  • @edersilveira8001
    @edersilveira8001 2 роки тому +3

    Chegando aqui agora e amando esse trabalho maravilhoso, parabéns Tatiana pelo rico trabalho.

  • @HislaGrillo
    @HislaGrillo 2 роки тому +3

    Meus Parabéns Tati !! Excelente

  • @fcripa1
    @fcripa1 2 роки тому +1

    Depois de muito tempo ouço alguém explicando este livro de forma simples, clara e objetiva!!!

  • @djalmaveloso2323
    @djalmaveloso2323 2 роки тому +3

    Sensacional! Fiquei emocionado...

  • @campanula5258
    @campanula5258 2 роки тому +7

    Tati pretende fazer uma resenha de As flores do mal de Baudelaire algum dia?

    • @imcida
      @imcida 2 роки тому +2

      Precisooo

    • @gustavooliveirasantos6768
      @gustavooliveirasantos6768 2 роки тому +1

      Existe também "Flores das 'Flores do mal' de Baudelaire" do grande poeta Guilherme de Almeida.

  • @gustavooliveirasantos6768
    @gustavooliveirasantos6768 2 роки тому +1

    Mais uma grande resenha do canal. Procurem a edição da editora concreta, está bem didática.

  • @andre_data
    @andre_data 2 роки тому +2

    Valeu pelo Video. Estou revisitando esta obra tambem. Minha parte preferida é o velho do restelo e gigante adamastor.

  • @lucasmanoel7795
    @lucasmanoel7795 2 роки тому +1

    Essa é uma professora única, já que poucas explicam tão bem como ela.

  • @mtmirian
    @mtmirian 2 роки тому +4

    Sensacional! Deu vontade de ler hoje mesmo.

  • @filipefrancoafonso
    @filipefrancoafonso 2 роки тому +3

    Este é um dos melhores vídeos seus. Parabéns!

  • @ler_por_querer
    @ler_por_querer 2 роки тому +6

    Tatiana, obrigada, pela resenha muito bem conseguida sobre uma obra tão importante da nossa língua. 💚

  • @silvinodesousa765
    @silvinodesousa765 2 роки тому +1

    Muitos parabéns… Óptimo… Fiquei sabendo mais do grande Camões…Obrigadissimo …

  • @Silvana2304
    @Silvana2304 2 роки тому +8

    Eu pensando a vida inteira que Camões era brasileiro 🤡 (provavelmente porque obrigavam a ler adaptações na escola). Você falando de todas as coisas que podem ter acontecido com ele, e eu pensei: caramba quanta treta naquela época pra conseguir sobreviver! Provavelmente por isso falamos dele ainda hoje, se tivesse tido uma vida calma, sem tantos perrengues, não teria feito coisas incríveis, teria passado batido por essa vida. Então to indo bem, to fazendo cada M, que eu própria me surpreendo 😅. Do nada, eu me perdendo no meio da resenha pra observar que o colar da tati combina com o anel e que outro colar combina com os brincos (que alias, parecem ser de pérola verdadeira).

    • @VoltaireMM
      @VoltaireMM 2 роки тому +1

      Adaptam a escrita camoniana à variante linguística do português falado no Brasil?

    • @Silvana2304
      @Silvana2304 Рік тому

      @@VoltaireMM pelo que sei não. Quando me refiro a adaptações, falo de livros menores, pra adolescentes, contando a historia porem sem ser a historia inteira. Resumindo: lendo livros "resumo" da historia. Pelo que sei, Camoes é lido no português de portugal por aqui

  • @Katiacristina93
    @Katiacristina93 2 роки тому +2

    Eu já tinha interesse a algum tempo nesse livro , agora que vou ler mesmo .

  • @mariasocorrodesouzazullino6031
    @mariasocorrodesouzazullino6031 2 роки тому +10

    BOM DIA TATI 🙏🙏🙏
    COMO É BOM COMEÇAR O DOMINGO COM SABEDORIA.
    SUCESSO ☺☺☺. BJOS🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷☕☕☕🔰🔰🔰

  • @susanamozza
    @susanamozza 2 роки тому +4

    Tomando cafezinho e assistindo a Tati❤❤❤❤❤❤

  • @luispaulosimardi1110
    @luispaulosimardi1110 Місяць тому

    Muito bom o vídeo, parabéns! Só uma correção: Portugal é um país que se formou há muito tempo, mas isso acontece no século XII. No século IX, eram os mouros que controlavam o território onde hj está Portugal

  • @thuanypriscilazuanazzi7458
    @thuanypriscilazuanazzi7458 2 роки тому +2

    Maravilhoso mesmo. Completou 450 anos esse ano.

  • @ailimwill372
    @ailimwill372 2 роки тому +2

    Amo suas resenhas, para mim são as melhores! Sempre muito educada, e apesar de toda a sua dedicação e pesquisa sobre cada obra q apresenta, vc sempre deixa o espaço para alguma correção, para q os inscritos acrescentem algo ou tenham outra visão sobre a obra. Obrigada pelo seu primoroso trabalho, Tatiana!

  • @Dra.Karine.
    @Dra.Karine. 2 роки тому +3

    Maravilhosaaa!!!!

  • @frs05
    @frs05 2 роки тому +2

    Que coincidência bacana, Tati. Estou lendo Os Lusíadas agora e também estou impressionado com a qualidade da obra. Não pensei que fosse gostar tanto.

  • @brubellale
    @brubellale 2 роки тому +1

    O incrível "Os Lusíadas"! Ti e que estudá-lo no ensino médio e me apaixonei. A obra que inaugurou a língua portuguesa moderna. Amo 🇧🇷

  • @damarisdesouzadias3349
    @damarisdesouzadias3349 2 роки тому +3

    Bom dia, Tati! ❤️... Hoje, o UA-cam não enviou a notificação, mas é de lei estar aqui nesse horário. 🙏

  • @madeleinebarros8715
    @madeleinebarros8715 2 роки тому +1

    Fui aluna do Professor Ivan Teixeira, no cursinho, que saudades. Grande professor. ♥️

  • @valeriasilvestre9121
    @valeriasilvestre9121 Рік тому +1

    Você é admirável Tatiana! Parabéns por este vídeo.

  • @BreakCards
    @BreakCards Рік тому

    Como portuguesa fã da Tatiana!
    Tenho algo muito provinciano , “muita tuga” que é: alguém que gosto de ouvir e ver . Sigo o canal e sou fã! Adoro vê-lá falar de autores e obras portuguesas! Tenho aprendido tanto consigo ! Continue Tatiana ! Abraços aprendi e aprendo tanto consigo

  • @mariadasgracasverlylamblet8485

    Obrigada Tatiana, que aula maravilhosa. 👋👋👋👋👋👋👋👋👋A estrofe 99 me chamou muito a atenção. Ela fala de uma forma belíssima do Sacrifício de Jesus por nós. "O desprezo da vida, que devia de ser sempre estimada, pois que já temos tanto perde-la, quem a dá. (Jesus pediu ao Pai que afastasse dele o cálice. Ele que é Deus e quem dá a vida)

  • @satoshi259
    @satoshi259 3 місяці тому

    Adoro suas resenhas e críticas das obras apresentadas.