Para comprar sua tech t-shirt Insider com 15 por cento de desconto, use o cupom BREVES15 e clique neste link: www.insiderstore.com.br/SomosMiopesPorqueSomosBreves15
Pois é... E tem gente que fica brava quando eu toco nesse assunto. Não são meus vídeos mais vistos, mas... Abraço, Fabio! E obrigado por mais esta ajuda!
Que vídeo maravilhoso! Soa como um respiro, uma profunda reflexão sobre nossa sociedade, atitudes e para onde queremos ir. Muito obrigado por dar forma a tudo isso!
Conheci esse cara no Quora, depois descobri seu canal no UA-cam por acidente e venho sempre acompanhando nas duas plataformas as suas postagens sobre astronomia e física. Agora como estudante de Biologia tenho o prazer de vê-lo postar um vídeo sensacional da minha área, e que se relaciona de uma maneira tão impactante com o nosso dia-a-dia! Já tinha o meu like, agora tem também o meu respeito! 💪👊👊
Eu nunca parei pra pensar que pra eu jogar meu Valorant, eu tenho que queimar uma árvore pro mês pra manter o PC ligado, muito obrigado pela reflexão, Juliano! 🙏
Que impressionante Juliano, você coloca dados tão complexos de maneira tão simples que conseguimos intender o que parecia impossível. Parabéns por mais esse vídeo meu amigo.
Segundo comentário: sua reflexão sobre biomassas foi fenomenal. Deixa óbvio a insustentabilidade. A era do petróleo e demais combustíveis fósseis vai acabar muito antes do fim desses recursos (até porque a gente está frito, literalmente, jogando todo aquele carbono de volta). Mas a era do carvão e do petróleo foram/são (ainda não terminaram) fundamentais pra atingirmos a próxima era. A sociedade eletrificada, o que nos permitiu criar e utilizar super computadores, estes estão nos permitindo fazer ciência e achar a próxima fonte de energia (vai ser fusão, já estamos quase lá). E querendo ou não, o petróleo foi a base energética básica da revolução agrícola também (grandes máquinas agrícolas multiplicando a produtividade). Antes era boi e arado de madeira. Se fosse assim até hoje com a população atual, estaríamos passando fome. Hoje estamos viabilizando as mesmas máquinas agrícolas com motores elétricos.
Minha reação ao saber que consumimos 100 biosferas por ano 😮😮😮😮 WTF? Conteúdo informativo e importante!👏👏 Nossa sociedade moderna sob uma perspectiva que nunca achei que veria. Esse vídeo abre nossas mentes e nos deixam cientes sobre o nosso impacto e oque somos capazes de fazer com nosso planeta. Sem contar que nunca vi nenhum canal de ciências abordar esse tópico. Simplesmente SENSACIONAL como sempre Juliano! Valeu!
Hehehehe! Agora meu olho faz “tututututututu” (menores de 50 não entenderão). Cara, quanto à íris, a falha está lá, mas PARECE que ela está funcionando melhor. Realmente não sei…
Video surreal estou impressionado com tanto conhecimento.e fica uma pergunta no ar e acho q é só vc q pode nos responder.oque prenche o vazio dos buracos de onde é retirado tanto petróleo e qual impacto isso tera na superfície e na crosta terrestre?
Interessante esse tipo de informação. Mas seria também muito curioso imaginar como conseguiram chegar nesses números. Principalmente os totais. Quando vi os números imediatamente comecei a contabilizar na cabeça. Mas ter um valor deve ser algo impressionante. Fica a sugestão de tema. Até para melhorar a consciência das pessoas.
Milton, estes temas de conscientização (como este vídeo) não costumam me dar boas audiências... As pessoas ficam revoltadinhas, acham que não existem mudanças climáticas, etc. Eu faço vídeos assim porque sei que são importantes... Mas não dá para dar prioridade a eles, senão morro de fome. Abraço e obrigado pela ajuda!
Interessante q nosso bem-estar consuma tantos recursos naturais. Em meio um beco sem saída: se melhoramos nossa vida, aumentamos a expectativa de vida e até somos mais solidários, consumimos mais recursos. No entanto, consumiríamos menos quando éramos mais crueis, tinhamos baixa expectativa de vida e alta moratlidade infnatil. Talvez planetas naturais não suportem civilizações avançado e solidárias. Esse pode ser o grande filtro.
Juliano, da mesmo esse tanto de biomassa? Eu fiz uma conta de padaria aqui, o mundo consome aprox 100 milhões de barris de petróleo por dia, após várias conversões (365 dias, 159 litros por barril) cheguei a um consumo de 5,8 km3 de petróleo por ano. A título de comparação a represa de Itaipu tem capacidade máxima de 29km3 de água. Ou seja, são aprox 5 anos para se consumir uma Itaipu em petróleo. Em toneladas (considerando densidade do petróleo de 0,8kg/L) isso daria um consumo anual de petróleo de aprox 4,6 bilhões de toneladas de petróleo por ano. Em relação ao carvão, achei o dado de 8,5 bilhões de toneladas de consumo por ano. Somando petróleo e carvão seriam aprox 13,1 bilhões de toneladas consumidas por ano. Achei na Wikipédia que a biomassa do planeta gira em torno de 550 bilhões de toneladas (42x o que consumimos em petróleo e carvão no ano). Um de nós dois errou nas contas, provavelmente fui eu kkkkk mas da uma conferida aí também! Abraço, sou fã do canal!
Terceiro comentário: sobre sermos, talvez, a primeira civilização da galáxia ou do universo capaz de reverter os efeitos do nosso “próprio mal”. Pior que, apesar de parecer absurdo, está provavelmente certo. Eu sempre brinco: nós provavelmente somos uma das (se não a primeira) civilização inteligente. Pode parecer um pouco arrogante, mas o universo tem menos de 14bi de anos, e demoramos mais de 4 bi de anos para surgir. Nos primeiros bilhões de anos, o universo era caótico o suficiente ao ponto de que se surgiu vida, e, dentro do caos, evoluiu a vida inteligente, devem ser muito poucas. Sabemos que o universo vai durar em volta de 100 trilhões de anos. Ou seja, existe uma probabilidade de nós sejamos uma das primeiras civilizações do universo. Eu tenho certeza de que neste exato momento, em algum lugar no universo, o acaso acabou de juntar moléculas orgânicas de forma a gerar memória de informação e reprodução. Tenho certeza que neste exato momento, em algum lugar do universo, um lugar que já tenha vida está passando por dificuldades. Tenho um pouco menos de certeza de que existam organismos multicelulares em algum lugar da galáxia (do universo, tenho certeza). Agora… demorou mais de 4 bi de anos pra chegar em nós na terra. E outra, precisaram o alinhamento de eventos. Se não houvesse o asteroide, é impossível saber se uma linhagem de dinossauros chegaria a nossa capacidade técnica, em 60 milhões de anos. Eles já estavam aqui há milhões de anos, muito mais do que a existência de mamíferos, e jamais chegaram a uma sociedade tecnológica réptil. Os pequenos mamíferos só conseguiram prosperar porque não tinha dinossauro. Mamífero antes era bicho noturno e entocado. É muita coincidência rolando ao mesmo tempo. Nós somos, com certeza, uma das primeiras civilizações inteligentes do universo, e é mais provável, se sobrevivermos, de que nós estaremos visitando outras civilizações nos próximos milhões de anos, do que nossa ficção científica diz de que receberemos visitas.
Caro Juliano, desculpe a correção (ou talvez entendi errado), mas 1000 kW por hora de consumo continuo daria um consumo absurdo de energia para uma residência, visto que watt é unidade de potência. Seria kWh (quilo-watt-hora), e não kW/h (quilo-watt-por-hora). 1000 kWh de consumo de eletricidade para uma residência brasileira já é alto - aqui nos EUA, aquelas residências de 2 andares, 4 quartos, classe média alta dos subúrbios do sul (onde é ar condicionado 24h), chegam a gastar isso. Mas uma residência brasileira deve gastar no máximo, em média, 200 kWh. Eu morando sozinho num apartamento de 42m2 gasto cerca de 200 kWh de eletricidade, mas sou consciente que consumo o mesmo que uma família brasileira de 4 pessoas por causa de diferenças da residência e pequenos confortos. Apesar de onde morar, São Francisco, CA, não precisar de ar condicionado, e a calefação não é elétrica (é a gás, assim como o chuveiro), eu utilizo fogão elétrico, purificador de ar ligado 24h por dia (tenho que limpar o ar sujo da vida de downtown). A lava louça gasta muita energia também. Detalhe: a correção não invalida o excelente conteúdo do vídeo, mas 1000 kWh por mês é a realidade de uma família rica, num imóvel de 200 m2, no verão carioca.
"Interessante... mas um pouco vago"... Acho que não faria diferença mesmo, mas não teria que ter no título "combustível fóssil"? Só porque somos breves mesmo... e no Brasil já temos problemas ao usar uma palavra com diversos significados... Sei lá... e ainda somos míopes...
Para comprar sua tech t-shirt Insider com 15 por cento de desconto, use o cupom BREVES15 e clique neste link: www.insiderstore.com.br/SomosMiopesPorqueSomosBreves15
O que eu amo é que ele não começa o vídeo cheio de propaganda e de pedicao pra inscrever. E tem um ótimo conteúdo
Esse canal é completamente único!
sim
e deixa o patrocínio la pro final, ele vai direto ao assunto
Se fosse em inglês... 10 mi views Pt-br só os brabo 🧠 assistindo e maratona do vídeos antigos
Fazer a propaganda com conceito científico ficou sensacional.
Eu agradeço muito pelo canal, Juliano. Te vejo como um amigo que encontro uma vez por semana e que sempre tem algo interessante pra me contar.
Juliano, parabéns.... seus vídeos são fantásticos!!! Sucesso meu caro!!!
Valeu! Vídeo bastante necessário, já que ainda tem muita gente que ignora esse problema.
Pois é... E tem gente que fica brava quando eu toco nesse assunto. Não são meus vídeos mais vistos, mas... Abraço, Fabio! E obrigado por mais esta ajuda!
Belo trabalho de divulgação cientifica!
Muito obrigada, Juliano.
Melhor canal de ciencias para mim, juntamente com o Ciencia Todo Dia, do Pedro Loos.
Muito bom ver patrocínio do canal, os vídeos são muito bem produzidos, você merece muito esse apoio!
Qualidade extrema desde o início, tô aqui desde o começo
Como sempre...um ótimo vídeo.
Investir no conhecimento para demonstrar nossa responsabilidade em relação ao planeta.
Parabéns pelo vídeo, Juliano! ❤
Que vídeo maravilhoso! Soa como um respiro, uma profunda reflexão sobre nossa sociedade, atitudes e para onde queremos ir.
Muito obrigado por dar forma a tudo isso!
Conheci esse cara no Quora, depois descobri seu canal no UA-cam por acidente e venho sempre acompanhando nas duas plataformas as suas postagens sobre astronomia e física. Agora como estudante de Biologia tenho o prazer de vê-lo postar um vídeo sensacional da minha área, e que se relaciona de uma maneira tão impactante com o nosso dia-a-dia! Já tinha o meu like, agora tem também o meu respeito! 💪👊👊
Esse vídeo é maravilhoso. Um tema muito pouco abordado por outros canais de ciência. Parabéns pela criatividade e didática.
Eu nunca parei pra pensar que pra eu jogar meu Valorant, eu tenho que queimar uma árvore pro mês pra manter o PC ligado, muito obrigado pela reflexão, Juliano! 🙏
Acompanho muitos canais patrocinados pela insider, mas o desse canal que irei usar
Agradeço muito, Diego! Abraço!
@@JulianoRighetto Cuidado com Thomas, o Chacal! É um criminoso que comentou na comunidade!
Como sempre no capricho!!!!!
Esse canal é sensacional
Que impressionante Juliano, você coloca dados tão complexos de maneira tão simples que conseguimos intender o que parecia impossível. Parabéns por mais esse vídeo meu amigo.
Puxa saco besta
Muito obrigado, Sidney! A ideia é essa, tentar ser o mais claro possível! Abração!
Top o video,morei em 2001 ai na vila mariana ,perto do predio da ibm,antes do tunel airton senna ,otimo bairro,fica o like
Segundo comentário: sua reflexão sobre biomassas foi fenomenal. Deixa óbvio a insustentabilidade. A era do petróleo e demais combustíveis fósseis vai acabar muito antes do fim desses recursos (até porque a gente está frito, literalmente, jogando todo aquele carbono de volta). Mas a era do carvão e do petróleo foram/são (ainda não terminaram) fundamentais pra atingirmos a próxima era. A sociedade eletrificada, o que nos permitiu criar e utilizar super computadores, estes estão nos permitindo fazer ciência e achar a próxima fonte de energia (vai ser fusão, já estamos quase lá). E querendo ou não, o petróleo foi a base energética básica da revolução agrícola também (grandes máquinas agrícolas multiplicando a produtividade). Antes era boi e arado de madeira. Se fosse assim até hoje com a população atual, estaríamos passando fome. Hoje estamos viabilizando as mesmas máquinas agrícolas com motores elétricos.
Minha reação ao saber que consumimos 100 biosferas por ano 😮😮😮😮 WTF?
Conteúdo informativo e importante!👏👏 Nossa sociedade moderna sob uma perspectiva que nunca achei que veria. Esse vídeo abre nossas mentes e nos deixam cientes sobre o nosso impacto e oque somos capazes de fazer com nosso planeta.
Sem contar que nunca vi nenhum canal de ciências abordar esse tópico.
Simplesmente SENSACIONAL como sempre Juliano! Valeu!
Valeeeeu, Hury! Eu tive a mesma reação enquanto pesquisava sobre o assunto. É coisa demais! Abraço e obrigado pela ajuda!
Muito bom. Só uma pequena correção: não é quilowatts por hora. É quilowatts hora.
Me alimentando bem com estas informações
Difícil mesmo pensar neste tempo passando e acumulando árvores. 60 milhões de anos não cabe em minha cabeça.
Sensacional
Eu tbm moro na Vila Mariana!!!
Juliano, o ciborgue... Parabéns pelo sucesso da cirurgia. Continua com o coloboma da íris, então?
Hehehehe! Agora meu olho faz “tututututututu” (menores de 50 não entenderão). Cara, quanto à íris, a falha está lá, mas PARECE que ela está funcionando melhor. Realmente não sei…
Teu canal é um dos melhores do youtube, mas se me permite uma crítica construtiva, precisa melhorar a qualidade do áudio.
Mais uma aula ❤️
Obrigado!
Eu durmo com fone de ouvindo ouvindo seus vídeos, cria playlist com todas os vídeos do canal, por favor.
Mas você pode fazer isso, na sua conta, não precisa se ele fazer pra vc.
Video surreal estou impressionado com tanto conhecimento.e fica uma pergunta no ar e acho q é só vc q pode nos responder.oque prenche o vazio dos buracos de onde é retirado tanto petróleo e qual impacto isso tera na superfície e na crosta terrestre?
Parabéns pelo trabalho!!! Primeiro a curtir e comentar.
Interessante esse tipo de informação. Mas seria também muito curioso imaginar como conseguiram chegar nesses números. Principalmente os totais. Quando vi os números imediatamente comecei a contabilizar na cabeça. Mas ter um valor deve ser algo impressionante. Fica a sugestão de tema. Até para melhorar a consciência das pessoas.
Milton, estes temas de conscientização (como este vídeo) não costumam me dar boas audiências... As pessoas ficam revoltadinhas, acham que não existem mudanças climáticas, etc. Eu faço vídeos assim porque sei que são importantes... Mas não dá para dar prioridade a eles, senão morro de fome. Abraço e obrigado pela ajuda!
Quem sabe um toca discos :) Muito bom!
Top e quando acabar tudo como vai ser
Boa noite.
Interessante q nosso bem-estar consuma tantos recursos naturais. Em meio um beco sem saída: se melhoramos nossa vida, aumentamos a expectativa de vida e até somos mais solidários, consumimos mais recursos. No entanto, consumiríamos menos quando éramos mais crueis, tinhamos baixa expectativa de vida e alta moratlidade infnatil. Talvez planetas naturais não suportem civilizações avançado e solidárias. Esse pode ser o grande filtro.
Por isso tenho placas solares em casa e carro movido a Etanol.
Ótimo
Juliano, da mesmo esse tanto de biomassa? Eu fiz uma conta de padaria aqui, o mundo consome aprox 100 milhões de barris de petróleo por dia, após várias conversões (365 dias, 159 litros por barril) cheguei a um consumo de 5,8 km3 de petróleo por ano. A título de comparação a represa de Itaipu tem capacidade máxima de 29km3 de água. Ou seja, são aprox 5 anos para se consumir uma Itaipu em petróleo. Em toneladas (considerando densidade do petróleo de 0,8kg/L) isso daria um consumo anual de petróleo de aprox 4,6 bilhões de toneladas de petróleo por ano.
Em relação ao carvão, achei o dado de 8,5 bilhões de toneladas de consumo por ano.
Somando petróleo e carvão seriam aprox 13,1 bilhões de toneladas consumidas por ano. Achei na Wikipédia que a biomassa do planeta gira em torno de 550 bilhões de toneladas (42x o que consumimos em petróleo e carvão no ano). Um de nós dois errou nas contas, provavelmente fui eu kkkkk mas da uma conferida aí também! Abraço, sou fã do canal!
6:50 mas isso e bromo, não?
o futuro energético e elétrico e renovável
Terceiro comentário: sobre sermos, talvez, a primeira civilização da galáxia ou do universo capaz de reverter os efeitos do nosso “próprio mal”. Pior que, apesar de parecer absurdo, está provavelmente certo. Eu sempre brinco: nós provavelmente somos uma das (se não a primeira) civilização inteligente. Pode parecer um pouco arrogante, mas o universo tem menos de 14bi de anos, e demoramos mais de 4 bi de anos para surgir. Nos primeiros bilhões de anos, o universo era caótico o suficiente ao ponto de que se surgiu vida, e, dentro do caos, evoluiu a vida inteligente, devem ser muito poucas. Sabemos que o universo vai durar em volta de 100 trilhões de anos. Ou seja, existe uma probabilidade de nós sejamos uma das primeiras civilizações do universo. Eu tenho certeza de que neste exato momento, em algum lugar no universo, o acaso acabou de juntar moléculas orgânicas de forma a gerar memória de informação e reprodução. Tenho certeza que neste exato momento, em algum lugar do universo, um lugar que já tenha vida está passando por dificuldades. Tenho um pouco menos de certeza de que existam organismos multicelulares em algum lugar da galáxia (do universo, tenho certeza). Agora… demorou mais de 4 bi de anos pra chegar em nós na terra. E outra, precisaram o alinhamento de eventos. Se não houvesse o asteroide, é impossível saber se uma linhagem de dinossauros chegaria a nossa capacidade técnica, em 60 milhões de anos. Eles já estavam aqui há milhões de anos, muito mais do que a existência de mamíferos, e jamais chegaram a uma sociedade tecnológica réptil. Os pequenos mamíferos só conseguiram prosperar porque não tinha dinossauro. Mamífero antes era bicho noturno e entocado. É muita coincidência rolando ao mesmo tempo. Nós somos, com certeza, uma das primeiras civilizações inteligentes do universo, e é mais provável, se sobrevivermos, de que nós estaremos visitando outras civilizações nos próximos milhões de anos, do que nossa ficção científica diz de que receberemos visitas.
Caro Juliano, desculpe a correção (ou talvez entendi errado), mas 1000 kW por hora de consumo continuo daria um consumo absurdo de energia para uma residência, visto que watt é unidade de potência. Seria kWh (quilo-watt-hora), e não kW/h (quilo-watt-por-hora). 1000 kWh de consumo de eletricidade para uma residência brasileira já é alto - aqui nos EUA, aquelas residências de 2 andares, 4 quartos, classe média alta dos subúrbios do sul (onde é ar condicionado 24h), chegam a gastar isso. Mas uma residência brasileira deve gastar no máximo, em média, 200 kWh. Eu morando sozinho num apartamento de 42m2 gasto cerca de 200 kWh de eletricidade, mas sou consciente que consumo o mesmo que uma família brasileira de 4 pessoas por causa de diferenças da residência e pequenos confortos. Apesar de onde morar, São Francisco, CA, não precisar de ar condicionado, e a calefação não é elétrica (é a gás, assim como o chuveiro), eu utilizo fogão elétrico, purificador de ar ligado 24h por dia (tenho que limpar o ar sujo da vida de downtown). A lava louça gasta muita energia também. Detalhe: a correção não invalida o excelente conteúdo do vídeo, mas 1000 kWh por mês é a realidade de uma família rica, num imóvel de 200 m2, no verão carioca.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
👍
"Interessante... mas um pouco vago"... Acho que não faria diferença mesmo, mas não teria que ter no título "combustível fóssil"? Só porque somos breves mesmo... e no Brasil já temos problemas ao usar uma palavra com diversos significados... Sei lá... e ainda somos míopes...
Nenhum. O petróleo não é feito de fósseis.
😂😂
Verdade, é feito de chifres de unicórnios marcianos
É feito de quê?
@@canaldorenegado4909 feito de chifres de unicórnios marcianos
Eu agradeço muito pelo canal, Juliano. Te vejo como um amigo que encontro uma vez por semana e que sempre tem algo interessante pra me contar.