Na era da "informação", ninguém lê. De novo, as redes sociais

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 17 вер 2024

КОМЕНТАРІ • 50

  • @gustavo.g.pereira
    @gustavo.g.pereira Місяць тому +23

    Certa vez meu celular estragou e um livro que eu estava lendo a 6 messes terminei em 3 dias, ai eu pensei ok talvez eu tenha um problema kkk

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому +1

      @@gustavo.g.pereira é assim q a gente percebe, quando fica sem

  • @paidefamiliasabotador7584
    @paidefamiliasabotador7584 Місяць тому +19

    Oi querida, faço medicina na federal e levei chumbo! Percebi que estava estudando 10% do que os meus colegas estudavam! Deu vontade de desistir e largar tudo! Os seus vídeos me deram forças, suprimir duas cadeiras vou comprar um tablet e tentar me reerguer! O curso de medicina exigem muita memória visual e visão 3d é loucura!

    • @leonewade4980
      @leonewade4980 Місяць тому +1

      seu perfil kkkkkkkkkk

    • @karllamaciel8316
      @karllamaciel8316 Місяць тому

      VOCÊ É UM ARTISTA NA MEDICINA

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому +3

      fico extremamente feliz em saber q meus videos te deram força. Nao desista, agora vc ja sabe os seus pontos fortes e fracos, é so tentar evitar, alem disso, vai com calma nas matérias, boa sorte

    • @lucas_goncalo
      @lucas_goncalo 7 днів тому +1

      que delicia de comentário

  • @viniciusschiavetto6401
    @viniciusschiavetto6401 Місяць тому +5

    Me identifiquei bastante. Sempre li muitos livros, mas nessa ano finalizei um só. Isso é triste, porque gosto muito de ler. Mas parece que as redes sociais consomem todo nosso tempo. É uma coisa para prestar atenção.

  • @thonnibrandao4769
    @thonnibrandao4769 Місяць тому +1

    Uma regra ensinada para pretendentes a reis e à nobreza em geral é esconder as fraquezas e vulnerabilidades para conseguirem manter uma "aura" de distinção, de superioridade, de que não são gente comum como os outros. Você faz o contrário para que as pessoas se identifiquem com você e superem suas dificuldades. Isso sim é nobreza, de caráter; reverencio e aplaudo seu gesto. 👏 👏 👏

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому

      mt obgda, eu acho bom gerar essa identificação, pq é um incentivo a mais pra mudança

  • @marcioramosfoto
    @marcioramosfoto Місяць тому +3

    Foge das redes sociais, leitura é habito, nao dá pra abraçar o mundo, nem ler tudo de uma vez, temos fases, eu por exemplo preciso de uns 30 anos pra ler tudo que eu quero... rsrrs ; ) ah eu nao lembro a maior parte do que eu leio, mas leio, to nem ai, adoro ler, so que se alguem falar bobagem, eu posso nao saber se é o "certo", mas identifico as bobagens.... rsrsr eu vejo varios podcasts de noticia, sou fissurado por geopolitica, noticias tem que ver com quem entende, senao vc cai nas "fofocas politicas, e com bons analistas que possuem cultura as noticias se tornam muito interessantes... vida longa!!! concentre-se nos classicos... Literatura e tudo, concentre-se nos classicos...

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому

      eu gosto bastante de podcasts tb. Mas ando por fora das noticias

  • @ascsaxa
    @ascsaxa Місяць тому

    È muito exemplar como cultiva suas outras expressões de inteligência, Agnessa: seu canal, por fim e ao cabo, permite, na amplitude de consciência dos seguidores e da influenciadora, com uma maneira simples, modesta e autêntica do intelecto, e concomitância dos participantes, um espaço dual do saber - ensinar aprendendo e o antípoda aprender ensinando -; refletir sobre o outro, sobre si..... a alteridade das coisas que nas mídias sociais atuais são rasas; porém vc produz, um interessante verossímil paradoxo; qual ?: uma dilatação ontológica do ser social, uma expansão do sujeito político, uma reestruturação do eu intelectivo, ainda que na sociedade dentro da "modernidade líquida" (livro de Zygmunt Bauman que aponta pra volatibilidade dos valores) nesse espaço aqui bem utilizado nas edições ; uma reconfiguração estrutural dos entes no ato de ler - como nos escrevermos no ler mais, como ler a atualidade que nos redimensiona, como ler as programações neurolinguísticas que nos impõem os algoritmos cibernéticos que estão nos mudando, como ler o outro, como ler a si mesmo, como se lê ? - !
    Para alimentar o canal ..... ,
    A leitura retarda o envelhecimento do cérebro, há pesquisas que nos apontam, como diziam já nos regionalismos universais de Guimarães Rosa perpetrados nas suas leituras dos antigos e humildes interioranos dos recantos mundanos, o cuidar da "reserva cognitiva" (modulações de redes de atividades de modo focado e difuso das pluralidades de leitura da vida - como a mente se lê em ocupações plurais dos sentimentos, em diversidade de conteúdo de reconhecimento, em polifonia de sentidos culturais de pertencimento: por isso tão importante ato simples de leitura-criação recente da "revolução copernicana" da humanidade -, que nos ensina a nos lermos em outros atos, como quando nos escrevemos no conversar, no costurar, no cozinhar, no exercitar, no dançar , no expressar e no cuidar do outro que é nós também).
    A leitura profunda aumenta a plasticidade do cérebro e empondera a resiliência cognitiva e reforça a sensibilidade de referenciais pra autoidentificação...; um convite pra todos nós: Maryanne Wolf, a neurocientista explica (nessa malha estrutural do pensamento que se faz tão só na linguagem , como disse Wittgenstein no seu livro "investigações filosóficas") os poderes da leitura profunda no livro " Proust and the Squid: The Story and Science of the Reading Brain - "Proust e a Lula: a História e a Ciência por Trás do Cérebro que Lê -; pois hj estamos vendo mais e se exercitando menos na proatividade do ato de ler que é mimético do par fala-escrita: temos que saltar, nesse campo da metáfora holística do vivido de encantamento criativo que somos nós, num ganho mais prolífico para além dos jogos de imitação da internet e ganharmos mais horizontes da concretude refundante das metonímias dos sentidos lidos nesses "crossing-over" da historicidade da leitura.
    Lêramos a fala do próximo na oralidade herdada da história humana
    - líamos as audições das trilhas das lógicas da construção estelar,
    lemos a visão do outro nos enigmas decifrados das equações que nos emana,
    leremos o tato das teorias dos modelos físicos do mundo a nos indagar,
    se lêssemos o perfume dos pensamentos...que dócil e sutilmente por vezes nos engana
    - leríamos os sentidos dos sonhos intangíveis das entregas ao amar.
    leiamos nossos espíritos em contato!
    Lendo os hiatos dos silêncios da alma de cada trato
    Ler o escrito na matriz de sentidos do primevo ato
    ...
    LI-n-DO, sempre no próximo livro, de fato.
    Leite, leitura
    letras, literatura,
    tudo o que passa,
    tudo o que dura
    tudo o que duramente passa
    tudo o que passageiramente dura
    tudo, tudo, tudo
    não passa de caricatura
    de você, minha amargura
    de ver que viver não tem cura.
    Paulo Leminski
    Ler é um enigma contínuo que se configura nas entrelinhas do saber
    que nos fiam à matriz estrutural da vivência ativa dos outros que há em nós mesmos.

  • @allanrodt3596
    @allanrodt3596 Місяць тому +1

    Eu acho bem complicado ter tempo pra ler, pois moro sozinho e tenho muitos compromissos: cuidar da minha cachorra, trabalhar, fazer comida, lavar a louça, lavar roupa, lazer, descansar...

  • @philmts128
    @philmts128 Місяць тому +3

    Eu deletei meu tiktok e fiquei bem mais focado
    Criei uma conta no Instagram, mas não cheguei a usar e acho que vou deletar tb
    Tbm procurando alguma coisa diferente pra ler

  • @fernandosampaio3429
    @fernandosampaio3429 Місяць тому +3

    Li uns sete livros esse ano. Estou lendo um do Jô Soares. Ja era pra eu ter terminado ele há uma semana, mas acho que vai levar mais uma semana pra terminar de lê-lo. Enfim, os modernismo são úteis, mas eles são muito viciantes. Um smartphone é como a lâmpada do Aladin, com pedidos infinitos. Todo mundo viciado nisso, criança, adolescente, adulto, idoso... Triste.

    • @lazarok0963
      @lazarok0963 Місяць тому

      as esganadas ? ótimo livro

    • @fernandosampaio3429
      @fernandosampaio3429 Місяць тому

      @@lazarok0963 não, tô lendo o Xangô de Baker Street. Tá bem chato, aliado a desconcentração... Sei que é um livro que dá pra ler em uma semana, já tô há quase um mês lendo ele. Já li as esganadas, tenho ele até hj. As esganadas achei muito bom, mas este do xangô não recomendo não rs.

    • @fernandosampaio3429
      @fernandosampaio3429 Місяць тому

      Não é o Xangô de Baker Street. Terminei ele hj, não estava gostando, mas ontem engrenei a ler, faltava duzentas páginas. Li quase tudo ontem. Hj recomendaria. Ele tem um humor forçado muitas vezes, mas é um livro muito bem escrito. Tem muitos personagens TB, o que atrapalha pois é um livro de mistério, aí vc acaba esquecendo de alguns personagens. Já li as esganadas, tenho ele comigo. É um livro que vou reler mais pra frente. Esse, o Xangô, não releria não.

  • @lazarok0963
    @lazarok0963 Місяць тому

    Fiquei um fim de semana sem internet, li bem uns 20 capítulos.

  • @edyedy1481
    @edyedy1481 Місяць тому +1

    Qdo meu tempo ficou apertado para ler, de tanta atenção pra rede social eu comecei a ouvir audio books na audíble da Amazon, mas títulos na língua inglesa, consegui ouvir muita coisa. Mas sempre tenho alguns de cabeceira, de várias áreas. Tem dois muito bons que talvez você goste, o livro Os Caçadores de Vênus da autora Andreia Wulf e o livro O Verdadeiro Criador de Tudo, do autor Neurocientista Miguel Nicolelis.

  • @marciliocosta5651
    @marciliocosta5651 Місяць тому +1

    Pois é Agnessa, a falta de leitura de alunos em nossa área de exatas, especialmente física e matemática, se traduz em parte pela adoração desses alunos em "macetes" para resolver questões. Mal sabem eles que na verdade não existem macetes em exatas quando se fala de cálculos. Não existem essas "mágicas" em exatas.

  • @camilofigueiredo4275
    @camilofigueiredo4275 28 днів тому

    Uma sugestão apropriada de leitura. "O Problema dos Três Corpos", de Cixin Liu (Vencedor do prêmio Hugo). Classificado no gênero ficção científica, mas fortemente fundamentada em problemas reais da Física. É organizada em um trilogia, e é uma leitura muito instigante e difícil de parar, mesmo sendo 3 livros. Aparentemente, parece ser um tipo de leitura que agradaria muito o seu estilo, e complementaria os dois lados, tanto o entretenimento quanto o preenchimento por mais uma leitura interessante.

  • @rafaelhenriqueoliveira5271
    @rafaelhenriqueoliveira5271 Місяць тому

    Gênio!

  • @Parsicalll
    @Parsicalll Місяць тому +1

    Eu também queria mudar esses hábitos, e acho que esse vídeo foi um lembrete.
    Fiquei pensando no dia que a luz foi embora e meu celular já havia descarregado, fui lá no meu quarto e peguei um livro aleatório e fiquei lendo. E eu tava até entretido com a história, mas depois que a luz voltou, fui direito pro celular e esqueci desse livro até agora...
    É. Eu preciso mudar mesmo

  • @tonilipe
    @tonilipe Місяць тому +2

    é normal gostar de estudar, mas não gostar de ler?

    • @meLLo-ng7yn
      @meLLo-ng7yn Місяць тому

      super

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому

      tem varias formas de aprender, mas acho q nao tem mt como evitar ler, pq usamos mts livros. Agora se vc nao gosta de leitura como lazer pod ser pq ainda nao achou livros q te agradam

  • @samuelfranco6336
    @samuelfranco6336 Місяць тому

    Nos todos Agnessa

  • @karllamaciel8316
    @karllamaciel8316 Місяць тому

    @Angressa, EU QUERIA SABER SE TODOS OS CURSOS SUPERIORES ESTÁ RELACIONADA A ARTE? TEM COMO VOCÊ ME RESPONDER?

  • @GuilhermeFelix718
    @GuilhermeFelix718 Місяць тому

    eu tô na mesma situação

  • @renatocampos9945
    @renatocampos9945 Місяць тому

    Sobre leitura: lia bastante na minha adolescência, em uma época da mesma, cheguei a ler 3,4 e 5 livros por mês.( É não tinha tanto tempo livre).
    Depois que me tornei adulto, fiquei um hiato, por anos 3, 4 anos. Lendo ainda, mas muito pouco.
    Isso se deve entre outras coisas, talvez principalmente a hiperestimulação que somos expostos atualmente( rede sociais, jogos, videos curtos, entre outras coisas)
    Digo isso, pois antes lia mais e com muito mais prazer, e hoje muito menos e de modo muito mais forçado.
    Porém pretende voltar a ler mais e com prazer novamente. Para tal tenho que torna isso um hábito novamente e diminuir o máximo possível as hiperestimulações futéis.

  • @NatanPereiradeSouza
    @NatanPereiradeSouza Місяць тому

    Cria rotina pow, eu leio 2 a 4 horas por dia, e acaba dando uns 2 livros por semana, então é muito sobre a rotina que vc cria.

  • @guilhermec.9368
    @guilhermec.9368 Місяць тому

    quero testar voltar pro celular de botão

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому

      acho q depende mt da area q vc trabalha, pq a gnt acaba usando mt o celular atual pra algumas coisas q realmente facilita, como banco por exemplo

    • @guilhermec.9368
      @guilhermec.9368 Місяць тому

      @@agnessaklingnobrega ah ss, mas tipo em casa, voltando do trabalho a faculdade ta la me esperando e eu rachando o bico no insta

  • @alexkidy
    @alexkidy Місяць тому

    A leitura depende do livro. Livros técnicos são de leitura muuuito lenta e, por vezes muito chata. Pra comer um livro técnico tem que ter muita técnica. Eu passo todas as folhas e todos os capítulos e vou gravando os tópicos principais. Eu acredito que a memória auditiva é mais poderosa que a visual, por isso gravo o mais importante no celular.... em suma, crio o meu próprio áudio book resumido. Funciona porque isso é estudo ATIVO (fixa mais de 60% da informação). Ler um livro técnico na cama, é um grande exemplo de estudo PASSIVO (não aprende nem 20%). Para fixar a matéria é necessário trabalhar ela para fixar. O cérebro humano não aceita download, pelo menos por enquanto.

  • @alexkidy
    @alexkidy Місяць тому

    Eu ainda não li nenhum esse ano. Últimos foi sappiens do Harari e "nobody can hurt me" do Goggins. Não cheguei ao final em nenhum dos dois. O primeiro era muito grande e o segundo tava em inglês. Vou recuperar a leitura do primeiro e traduzir o segundo pra ler....

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому

      as vzs a gnt nem percebe q nao ta lendo. Sapiens eu ja li tb, gostei mt

  • @alexkidy
    @alexkidy Місяць тому

    Qual é o seu próximo livro Agness ? Dá umas dicas pra gente !

  • @Fernando_A_Cas
    @Fernando_A_Cas 27 днів тому

    Parabéns , espero que o Brasil lhe forneça um trabalho condizente com sua educação, mas como sabemos que esse país foi quebrado por um partido corrupto , corre o risco de vc virar youtuber, nada contra ser youtuber, mas com seu estudo deveria estar muito bem encaminhada profissionalmente, é o brigação de um país acolher talentos como você.

  • @renatocampos9945
    @renatocampos9945 Місяць тому

    Na parte em que vc, fca meio desconcertada em está expondo seu defeitos. Acredito que seja besteira se sentir assim. Todo mundo e cheio de defeitos, só que a grande maioria gosta de vingir que não.
    Leia o Poema em Linha Reta do Pessoa é bem esclarecedor.

  • @VictorMauricio-o7w
    @VictorMauricio-o7w Місяць тому

    Vc lê fisica quantica? Kk🎉

    • @agnessaklingnobrega
      @agnessaklingnobrega  Місяць тому +1

      so usei os livros didaticos, mas nao peguei algum q seja mais de divulgação pra ler